O recente aumento na popularidade da “febre de inscrição” deixou muitas pessoas realmente perplexas. A aparente falta de valor nessas criações “no ar” levantou a questão: por que elas são tão procuradas? Na comunidade, o burburinho diário sobre “inscrição” parece confundir muitos que ainda não têm clareza sobre o que “inscrever” realmente significa. Parece que outra onda está prestes a passar rapidamente. Essas coisas altamente controversas realmente podem durar? Hoje, vamos falar sobre a essência e a lógica de valor das inscrições, bem como as dúvidas que as cercam, e explorar o que exatamente significa “inscrever” inscrições de Bitcoin.
Já em 3 de janeiro de 2009, no bloco gênese do Bitcoin, a primeira inscrição do Bitcoin foi registrada. Satoshi Nakamoto gravou o título da edição daquele dia do The Times em hexadecimal na blockchain - 'The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks.'
O uso dos termos "gravura" e "inscrição" é intencional porque as informações registradas no blockchain antifráfil, descentralizado, são semelhantes a inscrições em pedra dura, indeléveis e permanentes. Anteriormente, as pessoas também gravaram mensagens no blockchain do Bitcoin, como votos de amor eterno, para comemorar informações especiais. Hoje em dia, é possível rastrear a emissão e circulação de tokens atribuindo números de série à menor unidade de Bitcoin, Satoshi. Em reflexão, o moderno BRC20 e o antigo dinheiro de pedra yapês compartilham uma semelhança impressionante em suas abordagens engenhosas.
Pedra de dinheiro yapense, ou pedra Rai
Na verdade, existem muitos exemplos muito semelhantes na sociedade moderna, o que também pode ajudar a entender inscrições e BRC20:
Em 1990 e 1991, para comemorar a apresentação das cédulas da Disney ao governo dos EUA para aprovação e se tornarem moeda circulante pela primeira vez, foram emitidas cédulas especiais de $1 (com primeiro dia de circulação, carimbadas com imagens de Walt Disney e o padrão era o Mickey Mouse).
Disney Mickey nota de $1 dólar comemorativa
É claro que também existem moedas comemorativas impressas em moedas de diferentes denominações, como os "Dragon Banknotes" que estão sendo disputados na China. Com a excelente capacidade anticontrafação, numerção independente e circulabilidade das cédulas de dinheiro legal, essas cédulas comemorativas tornaram-se itens de colecionador muito únicos. É óbvio que uma cédula comemorativa com valor nominal de 1 dólar dos EUA é muito maior do que 1 dólar dos EUA.
O meio para estas inscrições mudou-se de dinheiro em papel para a menor unidade de Bitcoin, também conhecida como sua menor denominação: o Satoshi. Quando certos Satoshis são inscritos com padrões NFT, scripts para a emissão e negociação de Tokens BRC20, o Bitcoin também confere a essas informações atributos especiais como anti-falsificação e imutabilidade. Com esses atributos, os NFTs e BRC20 inscritos no Bitcoin têm a rede mais forte na indústria de criptomoedas como sua “espinha dorsal,” maximizando sua antifragilidade. Aliado ao efeito FOMO (Fear of Missing Out) dos memes, a febre de inscrição do Bitcoin não desaparece tão rapidamente como muitos novos conceitos frequentemente fazem, mostrando certa vitalidade. BRC20, em particular, inclusive exibe uma tendência ascendente em espiral. Claro, há mais fatores por trás da febre de inscrição do que apenas estes…
Use a analogia de notas comemorativas para expressar BRC20
Não é fácil explicar a lógica por trás do fenômeno da febre de inscrição. Pode não ser tão simples quanto pensamos. É pelo menos composto pela força motriz composta pelos seguintes fatores:
1) Meme: um poder misterioso que é difícil de explicar
O meme, uma força difícil de explicar completamente, é alimentado principalmente por emoções FOMO (Fear of Missing Out). A maioria dos memes costuma ser chamada de "ar". No entanto, talvez seja justamente por serem considerados "ar" que rompem o teto da imaginação, ultrapassando os limites de roteiros detalhados e conceitos precisos encontrados em white papers. Em vez disso, eles são atribuídos com consenso e valor com base na percepção. Seja no início do Bitcoin ou BRC20, é ar e não ar ao mesmo tempo. Neste momento, serve mais como um portador de tendências emocionais e hype especulativo.
Esse fenômeno existe há muito tempo em outros mercados, por isso vemos eventos e personalidades fenomenais, como o Gala do Festival da Primavera ou certas celebridades que de repente se tornam famosas, bem como a figura reverenciada de Elon Musk twittando, rapidamente se tornarem o tema de inúmeros memes que carregam as emoções das pessoas. Seja FOMO ou mera curiosidade, contanto que haja demanda de mercado, esses memes surgirão. Claro, isso muitas vezes é ainda mais alimentado pelo envolvimento de capital e jogadores institucionais.
2) BRC20 traz inovação para o mercado
BRC20 parece muito com NFT, mas não é um NFT. É semelhante a uma Token homogênea, mas um pouco diferente.
Comparado com ERC20 (protocolo de token homogêneo mainstream da Ethereum), o BRC20 parece ser mais aberto e justo, e é respaldado pelo consenso do principal ativo de criptomoeda. Durante a onda ERC20 em 2017, a posição da Ethereum não era particularmente estável.
Comparado ao ERC721 (o protocolo NFT predominante no Ethereum), o BRC20 pode ser cunhado um por um como NFTs, mas é mais fácil adicionar liquidez. É muito conveniente para contabilidade homogênea e pode ser listado diretamente nos pares de negociação das principais plataformas, eliminando o problema anterior dos NFTs onde a liquidez costumava secar.
3) Expectativas do Ecossistema Bitcoin
Nos últimos anos, os memes já viraram o mundo de cabeça para baixo. Agora, à medida que se alinham com o emergente ecossistema Bitcoin, tornaram-se ainda mais imparáveis. O status do Bitcoin como o ancião, servindo como uma espécie de totem de consenso na comunidade cripto, é inabalável. O ecossistema Bitcoin, com elementos como BitcoinFi e Bitcoin NFT, na verdade, tem sido gestado por muito tempo. Na verdade, desde 2013, houve vozes e tentativas de expandir a funcionalidade do ouro digital. No entanto, devido ao trilema que tornou a escalabilidade um problema persistente, o progresso tem sido lento e exploratório.
Ethereum, também, teve origem a partir de uma ideia proposta por Vitalik Buterin, na época parte da comunidade Bitcoin, para expandir as capacidades de contratos inteligentes. A recente explosão do ecossistema Ethereum e a implementação da Camada2 têm, em certa medida, estimulado o desenvolvimento do ecossistema Bitcoin. As experiências e caminhos bem-sucedidos no ecossistema Ethereum serviram como um campo de testes, fornecendo direção e confiança para os desenvolvedores do ecossistema Bitcoin.
Assim, construindo sobre desenvolvimentos existentes do Bitcoin como o Segregated Witness, os protocolos Ordinals e BRC20 foram lançados com sucesso como uma combinação poderosa...
4) Forçado pela pressão do halving e impulsionado pela motivação interna da comunidade Bitcoin
Embora as halvings anteriores do Bitcoin tenham sido seguidas por um mercado em alta, a maioria das pessoas na comunidade do Bitcoin sabe que as recompensas do sistema estão ficando cada vez menores e é improvável que os produtores de bloco possam ser estáveis toda vez simplesmente contando com as recompensas do sistema. Portanto, a comunidade do Bitcoin, incluindo o grupo de produtores de bloco, está ansiosa para que o ecossistema do Bitcoin prospere e resolva esse problema que afeta o desenvolvimento sustentável do sistema do Bitcoin antes do halving.
Em 12 de janeiro, de acordo com dados da Dune, a receita acumulada de taxas de inscrição de Ordinais de Bitcoin excedeu 5506 BTC, o que equivale a aproximadamente US$ 254 milhões (calculado com base no preço atual de 46032/BTC). A inscrição claramente começou a trazer altos lucros aos produtores de blocos, e estes também se tornaram um dos principais grupos beneficiários da Inscrição de Bitcoin, especialmente BRC20.
Custo acumulado da fundição da inscrição, fonte: análise de Dunas
5) Bitcoin ETF e o ambiente geral
A maior expectativa deste ano reside no altamente aguardado ETF de Bitcoin spot da indústria de criptomoedas. Fora da indústria de criptomoedas, é o fim do ciclo de aumento da taxa de juros do dólar americano que domina o cenário geral.
Em relação aoBitcoin spot ETF, O Baihua Blockchain já fez muita popularização e interpretação no passado, e sua importância e significado são presumivelmente evidentes. Em termos de um contexto mais amplo, o fim do ciclo de aumento da taxa de juros do dólar americano em 2024, ou até mesmo uma mudança para um corte de taxa, implica em maior liquidez do dólar e mais capital fluindo para o mercado. Aliado à iminente redução pela metade do Bitcoin, essas múltiplas grandes expectativas positivas sugerem uma maré crescente para o ecossistema do Bitcoin. A expectativa estabelecida como fundamento traz mais certeza ao capital, maximizando mais uma vez a sustentabilidade da febre da inscrição.
Com o consenso do Bitcoin como respaldo, os memes de Inscrição do Bitcoin parecem ter uma boa oportunidade de se desenvolver no momento e local certos, mas ainda são questionados por algumas pessoas, e muitos oponentes levantaram críticas sérias.
Recentemente, as atitudes de alguns desenvolvedores principais do Bitcoin têm chamado atenção significativa, como Luke Dashjr, um desenvolvedor principal do Bitcoin e fundador da piscina de mineração Eligis. Luke tem condenado repetidamente inscrições e BRC20 nas redes sociais, argumentando que as inscrições exploram uma vulnerabilidade no BitcoinCore para enviar informações inúteis para a blockchain. Em essência, oponentes como Luke visam tratar esses protocolos como vulnerabilidades e buscam corrigi-los e bloqueá-los. Posteriormente, Luke enviou uma proposta relacionada, provocando mil ondulações com uma única pedra!
Porque os desenvolvedores principais do Bitcoin têm o “poder” de modificar o cliente Bitcoin, muitas pessoas pensam que a Inscrição está prestes a terminar, porque uma vez que as “vulnerabilidades” que eles alegam sejam corrigidas, os NFTs no protocolo Ordinals incluem todos os Tokens BRC-20 Todos os vestígios serão apagados e todo o valor será redefinido para zero.
No entanto, a teoria das “vulnerabilidades” e o pânico de um pequeno número de pessoas não causaram vibrações violentas no mercado. Após uma simples consolidação, alguns BRC20 até continuaram a subir “como se nada tivesse acontecido”.
Então, por que as pessoas estão tão calmas diante da oposição dos desenvolvedores principais?
Na realidade, os desenvolvedores principais do Bitcoin formam uma organização vasta e descentralizada, e Luke é apenas um dos seus membros. Não é como se o Bitcoin Core executasse modificações simplesmente porque alguém se opõe a algo. Mesmo que a maioria do Bitcoin Core concorde, não significa necessariamente uma atualização bem-sucedida do cliente, já que o poder de atualizar os clientes está nas mãos dos produtores de blocos. Na comunidade do Bitcoin, as identidades dos produtores de blocos e desenvolvedores frequentemente se sobrepõem, e as inscrições já estão intimamente ligadas aos seus interesses. Manter um desenvolvimento estável e sustentável do protocolo de inscrição é, em grande parte, mais benéfico do que prejudicial para o ecossistema do Bitcoin e a maioria da comunidade do Bitcoin.
A maioria das pessoas está convencida de que Luke e outros oponentes não podem causar impacto, mesmo que Luke controle um pool de mineração. No entanto, deve-se notar que, por trás do suporte do BRC20, há vários pools de mineração com a maior potência computacional, que na verdade representam os interesses dos produtores de blocos.
Recentemente, como esperado, a proposta de Luke de proibir inscrições foi rejeitada por vários desenvolvedores principais. A desenvolvedora principal do Bitcoin Core, Ava Chow, resumiu que a proposta foi altamente controversa e nem sequer valia a pena continuar a discussão.
A existência é razoável, e é certo que as inscrições continuarão a existir sob o consenso impulsionado por fortes interesses.
Obviamente, a febre da inscrição não é uma coincidência. A comunidade e o ecossistema do Bitcoin há muito tempo estão preparados, e essa inovação de baixo para cima surpreendeu o capital, passando de frio e arrogante para se juntar. Mesmo que o BRC20 não seja um protocolo perfeito, é incerto se haverá um protocolo melhor para substituir sua posição no futuro. No entanto, o que pode ser determinado no momento é que ele abriu as portas para o ecossistema do Bitcoin, e o ímpeto do ecossistema do Bitcoin já foi estabelecido.
O recente aumento na popularidade da “febre de inscrição” deixou muitas pessoas realmente perplexas. A aparente falta de valor nessas criações “no ar” levantou a questão: por que elas são tão procuradas? Na comunidade, o burburinho diário sobre “inscrição” parece confundir muitos que ainda não têm clareza sobre o que “inscrever” realmente significa. Parece que outra onda está prestes a passar rapidamente. Essas coisas altamente controversas realmente podem durar? Hoje, vamos falar sobre a essência e a lógica de valor das inscrições, bem como as dúvidas que as cercam, e explorar o que exatamente significa “inscrever” inscrições de Bitcoin.
Já em 3 de janeiro de 2009, no bloco gênese do Bitcoin, a primeira inscrição do Bitcoin foi registrada. Satoshi Nakamoto gravou o título da edição daquele dia do The Times em hexadecimal na blockchain - 'The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks.'
O uso dos termos "gravura" e "inscrição" é intencional porque as informações registradas no blockchain antifráfil, descentralizado, são semelhantes a inscrições em pedra dura, indeléveis e permanentes. Anteriormente, as pessoas também gravaram mensagens no blockchain do Bitcoin, como votos de amor eterno, para comemorar informações especiais. Hoje em dia, é possível rastrear a emissão e circulação de tokens atribuindo números de série à menor unidade de Bitcoin, Satoshi. Em reflexão, o moderno BRC20 e o antigo dinheiro de pedra yapês compartilham uma semelhança impressionante em suas abordagens engenhosas.
Pedra de dinheiro yapense, ou pedra Rai
Na verdade, existem muitos exemplos muito semelhantes na sociedade moderna, o que também pode ajudar a entender inscrições e BRC20:
Em 1990 e 1991, para comemorar a apresentação das cédulas da Disney ao governo dos EUA para aprovação e se tornarem moeda circulante pela primeira vez, foram emitidas cédulas especiais de $1 (com primeiro dia de circulação, carimbadas com imagens de Walt Disney e o padrão era o Mickey Mouse).
Disney Mickey nota de $1 dólar comemorativa
É claro que também existem moedas comemorativas impressas em moedas de diferentes denominações, como os "Dragon Banknotes" que estão sendo disputados na China. Com a excelente capacidade anticontrafação, numerção independente e circulabilidade das cédulas de dinheiro legal, essas cédulas comemorativas tornaram-se itens de colecionador muito únicos. É óbvio que uma cédula comemorativa com valor nominal de 1 dólar dos EUA é muito maior do que 1 dólar dos EUA.
O meio para estas inscrições mudou-se de dinheiro em papel para a menor unidade de Bitcoin, também conhecida como sua menor denominação: o Satoshi. Quando certos Satoshis são inscritos com padrões NFT, scripts para a emissão e negociação de Tokens BRC20, o Bitcoin também confere a essas informações atributos especiais como anti-falsificação e imutabilidade. Com esses atributos, os NFTs e BRC20 inscritos no Bitcoin têm a rede mais forte na indústria de criptomoedas como sua “espinha dorsal,” maximizando sua antifragilidade. Aliado ao efeito FOMO (Fear of Missing Out) dos memes, a febre de inscrição do Bitcoin não desaparece tão rapidamente como muitos novos conceitos frequentemente fazem, mostrando certa vitalidade. BRC20, em particular, inclusive exibe uma tendência ascendente em espiral. Claro, há mais fatores por trás da febre de inscrição do que apenas estes…
Use a analogia de notas comemorativas para expressar BRC20
Não é fácil explicar a lógica por trás do fenômeno da febre de inscrição. Pode não ser tão simples quanto pensamos. É pelo menos composto pela força motriz composta pelos seguintes fatores:
1) Meme: um poder misterioso que é difícil de explicar
O meme, uma força difícil de explicar completamente, é alimentado principalmente por emoções FOMO (Fear of Missing Out). A maioria dos memes costuma ser chamada de "ar". No entanto, talvez seja justamente por serem considerados "ar" que rompem o teto da imaginação, ultrapassando os limites de roteiros detalhados e conceitos precisos encontrados em white papers. Em vez disso, eles são atribuídos com consenso e valor com base na percepção. Seja no início do Bitcoin ou BRC20, é ar e não ar ao mesmo tempo. Neste momento, serve mais como um portador de tendências emocionais e hype especulativo.
Esse fenômeno existe há muito tempo em outros mercados, por isso vemos eventos e personalidades fenomenais, como o Gala do Festival da Primavera ou certas celebridades que de repente se tornam famosas, bem como a figura reverenciada de Elon Musk twittando, rapidamente se tornarem o tema de inúmeros memes que carregam as emoções das pessoas. Seja FOMO ou mera curiosidade, contanto que haja demanda de mercado, esses memes surgirão. Claro, isso muitas vezes é ainda mais alimentado pelo envolvimento de capital e jogadores institucionais.
2) BRC20 traz inovação para o mercado
BRC20 parece muito com NFT, mas não é um NFT. É semelhante a uma Token homogênea, mas um pouco diferente.
Comparado com ERC20 (protocolo de token homogêneo mainstream da Ethereum), o BRC20 parece ser mais aberto e justo, e é respaldado pelo consenso do principal ativo de criptomoeda. Durante a onda ERC20 em 2017, a posição da Ethereum não era particularmente estável.
Comparado ao ERC721 (o protocolo NFT predominante no Ethereum), o BRC20 pode ser cunhado um por um como NFTs, mas é mais fácil adicionar liquidez. É muito conveniente para contabilidade homogênea e pode ser listado diretamente nos pares de negociação das principais plataformas, eliminando o problema anterior dos NFTs onde a liquidez costumava secar.
3) Expectativas do Ecossistema Bitcoin
Nos últimos anos, os memes já viraram o mundo de cabeça para baixo. Agora, à medida que se alinham com o emergente ecossistema Bitcoin, tornaram-se ainda mais imparáveis. O status do Bitcoin como o ancião, servindo como uma espécie de totem de consenso na comunidade cripto, é inabalável. O ecossistema Bitcoin, com elementos como BitcoinFi e Bitcoin NFT, na verdade, tem sido gestado por muito tempo. Na verdade, desde 2013, houve vozes e tentativas de expandir a funcionalidade do ouro digital. No entanto, devido ao trilema que tornou a escalabilidade um problema persistente, o progresso tem sido lento e exploratório.
Ethereum, também, teve origem a partir de uma ideia proposta por Vitalik Buterin, na época parte da comunidade Bitcoin, para expandir as capacidades de contratos inteligentes. A recente explosão do ecossistema Ethereum e a implementação da Camada2 têm, em certa medida, estimulado o desenvolvimento do ecossistema Bitcoin. As experiências e caminhos bem-sucedidos no ecossistema Ethereum serviram como um campo de testes, fornecendo direção e confiança para os desenvolvedores do ecossistema Bitcoin.
Assim, construindo sobre desenvolvimentos existentes do Bitcoin como o Segregated Witness, os protocolos Ordinals e BRC20 foram lançados com sucesso como uma combinação poderosa...
4) Forçado pela pressão do halving e impulsionado pela motivação interna da comunidade Bitcoin
Embora as halvings anteriores do Bitcoin tenham sido seguidas por um mercado em alta, a maioria das pessoas na comunidade do Bitcoin sabe que as recompensas do sistema estão ficando cada vez menores e é improvável que os produtores de bloco possam ser estáveis toda vez simplesmente contando com as recompensas do sistema. Portanto, a comunidade do Bitcoin, incluindo o grupo de produtores de bloco, está ansiosa para que o ecossistema do Bitcoin prospere e resolva esse problema que afeta o desenvolvimento sustentável do sistema do Bitcoin antes do halving.
Em 12 de janeiro, de acordo com dados da Dune, a receita acumulada de taxas de inscrição de Ordinais de Bitcoin excedeu 5506 BTC, o que equivale a aproximadamente US$ 254 milhões (calculado com base no preço atual de 46032/BTC). A inscrição claramente começou a trazer altos lucros aos produtores de blocos, e estes também se tornaram um dos principais grupos beneficiários da Inscrição de Bitcoin, especialmente BRC20.
Custo acumulado da fundição da inscrição, fonte: análise de Dunas
5) Bitcoin ETF e o ambiente geral
A maior expectativa deste ano reside no altamente aguardado ETF de Bitcoin spot da indústria de criptomoedas. Fora da indústria de criptomoedas, é o fim do ciclo de aumento da taxa de juros do dólar americano que domina o cenário geral.
Em relação aoBitcoin spot ETF, O Baihua Blockchain já fez muita popularização e interpretação no passado, e sua importância e significado são presumivelmente evidentes. Em termos de um contexto mais amplo, o fim do ciclo de aumento da taxa de juros do dólar americano em 2024, ou até mesmo uma mudança para um corte de taxa, implica em maior liquidez do dólar e mais capital fluindo para o mercado. Aliado à iminente redução pela metade do Bitcoin, essas múltiplas grandes expectativas positivas sugerem uma maré crescente para o ecossistema do Bitcoin. A expectativa estabelecida como fundamento traz mais certeza ao capital, maximizando mais uma vez a sustentabilidade da febre da inscrição.
Com o consenso do Bitcoin como respaldo, os memes de Inscrição do Bitcoin parecem ter uma boa oportunidade de se desenvolver no momento e local certos, mas ainda são questionados por algumas pessoas, e muitos oponentes levantaram críticas sérias.
Recentemente, as atitudes de alguns desenvolvedores principais do Bitcoin têm chamado atenção significativa, como Luke Dashjr, um desenvolvedor principal do Bitcoin e fundador da piscina de mineração Eligis. Luke tem condenado repetidamente inscrições e BRC20 nas redes sociais, argumentando que as inscrições exploram uma vulnerabilidade no BitcoinCore para enviar informações inúteis para a blockchain. Em essência, oponentes como Luke visam tratar esses protocolos como vulnerabilidades e buscam corrigi-los e bloqueá-los. Posteriormente, Luke enviou uma proposta relacionada, provocando mil ondulações com uma única pedra!
Porque os desenvolvedores principais do Bitcoin têm o “poder” de modificar o cliente Bitcoin, muitas pessoas pensam que a Inscrição está prestes a terminar, porque uma vez que as “vulnerabilidades” que eles alegam sejam corrigidas, os NFTs no protocolo Ordinals incluem todos os Tokens BRC-20 Todos os vestígios serão apagados e todo o valor será redefinido para zero.
No entanto, a teoria das “vulnerabilidades” e o pânico de um pequeno número de pessoas não causaram vibrações violentas no mercado. Após uma simples consolidação, alguns BRC20 até continuaram a subir “como se nada tivesse acontecido”.
Então, por que as pessoas estão tão calmas diante da oposição dos desenvolvedores principais?
Na realidade, os desenvolvedores principais do Bitcoin formam uma organização vasta e descentralizada, e Luke é apenas um dos seus membros. Não é como se o Bitcoin Core executasse modificações simplesmente porque alguém se opõe a algo. Mesmo que a maioria do Bitcoin Core concorde, não significa necessariamente uma atualização bem-sucedida do cliente, já que o poder de atualizar os clientes está nas mãos dos produtores de blocos. Na comunidade do Bitcoin, as identidades dos produtores de blocos e desenvolvedores frequentemente se sobrepõem, e as inscrições já estão intimamente ligadas aos seus interesses. Manter um desenvolvimento estável e sustentável do protocolo de inscrição é, em grande parte, mais benéfico do que prejudicial para o ecossistema do Bitcoin e a maioria da comunidade do Bitcoin.
A maioria das pessoas está convencida de que Luke e outros oponentes não podem causar impacto, mesmo que Luke controle um pool de mineração. No entanto, deve-se notar que, por trás do suporte do BRC20, há vários pools de mineração com a maior potência computacional, que na verdade representam os interesses dos produtores de blocos.
Recentemente, como esperado, a proposta de Luke de proibir inscrições foi rejeitada por vários desenvolvedores principais. A desenvolvedora principal do Bitcoin Core, Ava Chow, resumiu que a proposta foi altamente controversa e nem sequer valia a pena continuar a discussão.
A existência é razoável, e é certo que as inscrições continuarão a existir sob o consenso impulsionado por fortes interesses.
Obviamente, a febre da inscrição não é uma coincidência. A comunidade e o ecossistema do Bitcoin há muito tempo estão preparados, e essa inovação de baixo para cima surpreendeu o capital, passando de frio e arrogante para se juntar. Mesmo que o BRC20 não seja um protocolo perfeito, é incerto se haverá um protocolo melhor para substituir sua posição no futuro. No entanto, o que pode ser determinado no momento é que ele abriu as portas para o ecossistema do Bitcoin, e o ímpeto do ecossistema do Bitcoin já foi estabelecido.