O Protocolo Dust é um projeto multi-cadeia descentralizado integrado em outros projetos como um protocolo de internet projetado para resistir à censura. É um experimento criado pela Fundação DeDAO, tornando-se a espinha dorsal da coleção de tokens não fungíveis DeGods.
O protocolo fornece funcionalidades que contrariam a Inspeção Profunda de Pacotes (DPI), que é usada para bloquear ou limitar conexões a projetos de blockchain. Faz isso garantindo que todos os pacotes de dados consistam em bytes criptografados ou aleatórios de uso único, tornando difícil distinguir um pacote do outro.
Este design ajuda os projetos a contornar restrições e ataques que operam com base na correspondência da impressão digital de projetos populares a uma base de dados de lista negra. Ao tornar os protocolos não observáveis, o protocolo Dust e seu token nativo, DUST, podem ser usados para adicionar camadas adicionais de segurança e garantir operações ininterruptas.
O token DUST foi lançado em 2022 para fornecer utilidade a projetos NFT como o DeGods. Em 21 de fevereiro de 2023, o site do Protocolo Dust foi lançado para proporcionar aos utilizadores uma experiência interativa.
O token DUST foi inicialmente projetado como uma moeda de recompensas de stake para comprar outros ativos e NFTs na Solana. Foi desenvolvido para adicionar utilidade a uma ampla gama de protocolos. O projeto associou-se à Magna para simplificar e automatizar a distribuição de tokens de vesting.
A equipa de gestão de projetos é composta por @frankdegods, um experimentador social líder do projeto DeGods, e @kevindegods, o CEO da Dust Labs. Até ao final de 2023, o Protocolo Dust colaborou com Kraken NFT, Y00ts, Decent e ZTX para permitir aos utilizadores fazer a ponte do projeto a partir de qualquer cadeia ou rede.
O projeto Dust é um protocolo multi-cadeia construído para operar em projetos EVM como Solana, Ethereum e Polygon. Isso permite que o projeto aproveite as vantagens de diferentes cadeias, como segurança, velocidade e transações economicamente eficientes.
Como um projeto focado em construir software que ajuda projetos de NFT, o Projeto Dust é construído para se integrar em blockchains projetados para projetos de NFT. Isso posiciona o projeto em um pool diversificado de recursos, aumentando seu alcance e permitindo que ele crie uma comunidade expansiva.
A funcionalidade multichain do Protocolo Dust permite aos utilizadores escolher a blockchain que melhor satisfaça os seus requisitos, permitindo-lhes navegar pelo mundo criptográfico de forma mais fácil na Gate.io.
O Protocolo Dust utiliza obfuscação de dados para combater limitações e ataques de DPI. Esta funcionalidade compreende três técnicas principais: criptografia, tokenização e mascaramento de dados.
A criptografia é o meio mais básico de proteger dados, convertendo a linguagem humana em informações codificadas ou texto cifrado. Este texto cifrado só pode ser decodificado usando as chaves de criptografia corretas, mas requer manutenção consistente para proteger as chaves de criptografia.
Os projetos criptográficos utilizam um sistema de chave assimétrica composto por chaves públicas e privadas ou uma criptografia simétrica onde as chaves de criptografia e decriptografia são iguais. O tamanho dos dados criptografados determina o uso de um dos sistemas.
A tokenização é outra forma de substituir dados sensíveis por tokens sem valor intrínseco. Este método torna o token inútil para utilizadores não autorizados e requer pouca manutenção.
O mascaramento de dados é uma técnica para remover dados sensíveis dos dados publicados na blockchain. Dados como tokens de autenticação, dados pessoais ou chaves de criptografia são excluídos dos domínios públicos. A técnica de mascaramento de dados altera o valor dos dados enquanto utiliza o mesmo formato para os dados mascarados.
O protocolo Dust tem algumas integrações com DeGods e Y00ts, bem como Magic Eden.
Fonte: Site DeGods
O projeto DeGods é uma coleção de NFT na Solana que utiliza o protocolo DUST para adicionar utilidade ao seu projeto, aumentando o seu valor a longo prazo.
DeGods é uma coleção deflacionária composta por 10.000 deuses virtuais representados em cores vibrantes. Os detentores de ativos digitais têm acesso ao canal Discord DeGods, que é composto por numerosos canais DeDAO.
O protocolo Dust permite aos detentores de DeGods ganhar entre 5 a 10 tokens de DUST por dia ao apostar suas NFTs. Eles podem queimar suas NFTs e 1k de DUSK para obter uma NFT DeadGod, substituindo o ativo queimado. Este ativo atualizado pode permitir aos seus usuários ganhar o dobro dos tokens ganhos pelo ativo anterior.
O projeto também incorpora um DeDAO usado para DUSTest no ecossistema DeGods, fornecer incentivos à comunidade, apoiar eventos comunitários, mercado e adquirir DeGod NFTs para manter seu design deflacionário.
O tesouro é financiado através de um imposto sobre transações de venda cobrado aos detentores que listam o seu DeGod NFT em mercados secundários com um preço inferior ao preço de venda mais alto. Este imposto incentiva os detentores a manter o custo da coleção.
Origem: Website Y00ts
A coleção de NFTs Y00ts na Ethereum é uma coleção de 15.000 NFTs criada pela equipe DeGods. É conhecida por ser um NFT de imagem de perfil (PFP). O projeto foi inicialmente desenvolvido na Solana antes de migrar para a rede Polygon. Posteriormente, migrou para a blockchain Ethereum.
O projeto Yoots permite aos utilizadores criar e vender traços personalizados, que os detentores podem utilizar para personalizar os seus ativos digitais, criando um caráter mais único. Os criadores de traços podem definir taxas de royalties nas suas criações para receber rendimento em cada venda.
O custo inicial da cunhagem de NFTs Y00ts foi de 375 tokens DUST. E o ecossistema Y00ts utiliza tokens DUST.
Origem: Site da Magic Eden
A plataforma Magic Eden é o mercado de NFT mais popular na blockchain da Solana. Foi lançada em 2021 para alojar coleções de NFT construídas na blockchain de forma simples e focada na comunidade. A plataforma permite aos utilizadores listar tokens e projetos diversos.
A plataforma Magic Eden integrou o uso de DUST para a cunhagem de NFTs em algumas coleções de NFT. O Protocolo Dust e o Magic Eden estão a trabalhar para incluir DUST como uma opção de pagamento permanente na plataforma.
Origem: Protocolo Dust Whitepaper
O token Dust é um token da Biblioteca de Programas Solana (SPL) construído na rede Solana como o token de utilitário do Protocolo Dust. O seu objetivo é ser um token liderado pela comunidade para criar propostas e financiar o tesouro do Dust DAO.
O fornecimento máximo do token é de 33,3 milhões de DUST, que foi totalmente distribuído através de um lançamento justo para detentores de DeGods NFTs apostados. O token passou por três períodos de redução a metade, reduzindo a quantidade de recompensas de DUST pela metade a cada vez.
O primeiro halving ocorreu em 4 de junho de 2022, o segundo em 6 de agosto de 2022 e o último em 10 de outubro de 2022. Todos os tokens DUST estão agora em circulação.
O protocolo Dust opera em várias blockchains (Solana, Ethereum, Polygon), permitindo-lhe aproveitar as vantagens de cada rede. Isto dá aos futuros programadores a flexibilidade de combinar segurança, rapidez ou eficiência de custos nos seus projetos.
O token DUST fornece utilidades para projetos NFT lançados na Solana, permitindo que os criadores disponibilizem essas utilidades aos detentores dos seus NFTs.
As técnicas de obfuscação de dados do Protocolo Dust têm como objetivo tornar os projetos de blockchain resistentes à Inspeção Profunda de Pacotes (DPI), o que poderia beneficiar os desenvolvedores e criadores que lançam em regiões restritas.
O Protocolo Dust é um projeto recém-lançado em desenvolvimento, tornando difícil avaliar seu valor a longo prazo.
O sucesso do token DUST também está ligado ao sucesso dos projetos que o adotam como seu modo de transação. Isso torna o token mais arriscado em comparação com projetos e tokens mais estabelecidos.
A falta de conhecimento técnico sobre a capacidade e manutenção de um projeto complexo como o Protocolo Dust levantaria questões sobre a sua eficiência operacional nas operações diárias.
O espaço NFT é altamente volátil e menos desenvolvido do que outros setores de criptomoeda. Isso torna difícil para os investidores em DUST investirem em projetos NFT e infraestruturas construídas para utilidades NFT. A falta de desenvolvimento poderia favorecer projetos mais estabelecidos, tornando difícil para novos projetos como o Protocolo Dust prosperar.
A volatilidade do preço no espaço cripto, combinada com a incerteza geral da regulação de NFT, levanta questões sobre o futuro do Protocolo Dust.
Tal como o Protocolo DUST, o projeto Apecoin foi inicialmente lançado como o token nativo das coleções de NFT de Ape (Bored Ape Yatch Club e Mutant Ape Yatch Club). O projeto é posteriormente desenvolvido para impulsionar a adoção do metaverso.
Embora ambos os projetos estejam integrados em coleções de NFT lançadas na Ethereum, o Protocolo Dust é um projeto multi-cadeia, o que lhe dá acesso a mais utilizadores do que o projeto Apecoin.
O Apecoin é feito para apoiar projetos de metaverso orientados pela comunidade, servindo como uma camada descentralizada impulsionando a cultura da comunidade para projetos NFT. O Protocolo Dust está focado em fornecer utilidades para projetos NFT oferecerem aos detentores sem a incerteza de uma nova tecnologia como o desenvolvimento de metaverso.
Ao contrário do projeto Apecoin, que alocou tokens para a equipe (150 milhões de tokens), o Protocolo Dust alocou 100% de seus tokens para a comunidade e detentores dos DeGod NFTs. Isso mostrou um verdadeiro foco em sua comunidade e ecossistema.
O token DUST está definido como o principal token para transações NFT na Solana. Também será listado como um método de pagamento para transações na Magic Eden, dando aos detentores oportunidades de ganhar de forma passiva.
Como o token nativo de um projeto multi-cadeias, DUST está posicionado para tirar proveito das funcionalidades da Solana, Polygon e Ethereum. Também concede aos detentores direitos de governação para tomarem decisões sobre o desenvolvimento futuro do Projeto Dust através do Dust DAO.
Ao integrar-se com importantes projetos e mercados NFT, o token DUST está bem posicionado para um crescimento de longo prazo em várias cadeias.
Os utilizadores podem seguir um processo simples para possuir tokens DUST e tornarem-se parte do ecossistema Dust.
Uma forma de possuir tokens DUST é comprá-los através de uma troca. Para isso, o utilizador deve criar um Gate.ioconta, complete o processo de KYC e adicione fundos à conta para comprar o token.
Uma vez que os utilizadores tenham adquirido tokens DUST, podem explorar a plataforma de protocolo DUST, cunhando NFTs e participando na governação.
Os utilizadores podem negociar o token DUSTaqui.
O Protocolo Dust é um projeto multi-cadeia descentralizado integrado em outros projetos como um protocolo de internet projetado para resistir à censura. É um experimento criado pela Fundação DeDAO, tornando-se a espinha dorsal da coleção de tokens não fungíveis DeGods.
O protocolo fornece funcionalidades que contrariam a Inspeção Profunda de Pacotes (DPI), que é usada para bloquear ou limitar conexões a projetos de blockchain. Faz isso garantindo que todos os pacotes de dados consistam em bytes criptografados ou aleatórios de uso único, tornando difícil distinguir um pacote do outro.
Este design ajuda os projetos a contornar restrições e ataques que operam com base na correspondência da impressão digital de projetos populares a uma base de dados de lista negra. Ao tornar os protocolos não observáveis, o protocolo Dust e seu token nativo, DUST, podem ser usados para adicionar camadas adicionais de segurança e garantir operações ininterruptas.
O token DUST foi lançado em 2022 para fornecer utilidade a projetos NFT como o DeGods. Em 21 de fevereiro de 2023, o site do Protocolo Dust foi lançado para proporcionar aos utilizadores uma experiência interativa.
O token DUST foi inicialmente projetado como uma moeda de recompensas de stake para comprar outros ativos e NFTs na Solana. Foi desenvolvido para adicionar utilidade a uma ampla gama de protocolos. O projeto associou-se à Magna para simplificar e automatizar a distribuição de tokens de vesting.
A equipa de gestão de projetos é composta por @frankdegods, um experimentador social líder do projeto DeGods, e @kevindegods, o CEO da Dust Labs. Até ao final de 2023, o Protocolo Dust colaborou com Kraken NFT, Y00ts, Decent e ZTX para permitir aos utilizadores fazer a ponte do projeto a partir de qualquer cadeia ou rede.
O projeto Dust é um protocolo multi-cadeia construído para operar em projetos EVM como Solana, Ethereum e Polygon. Isso permite que o projeto aproveite as vantagens de diferentes cadeias, como segurança, velocidade e transações economicamente eficientes.
Como um projeto focado em construir software que ajuda projetos de NFT, o Projeto Dust é construído para se integrar em blockchains projetados para projetos de NFT. Isso posiciona o projeto em um pool diversificado de recursos, aumentando seu alcance e permitindo que ele crie uma comunidade expansiva.
A funcionalidade multichain do Protocolo Dust permite aos utilizadores escolher a blockchain que melhor satisfaça os seus requisitos, permitindo-lhes navegar pelo mundo criptográfico de forma mais fácil na Gate.io.
O Protocolo Dust utiliza obfuscação de dados para combater limitações e ataques de DPI. Esta funcionalidade compreende três técnicas principais: criptografia, tokenização e mascaramento de dados.
A criptografia é o meio mais básico de proteger dados, convertendo a linguagem humana em informações codificadas ou texto cifrado. Este texto cifrado só pode ser decodificado usando as chaves de criptografia corretas, mas requer manutenção consistente para proteger as chaves de criptografia.
Os projetos criptográficos utilizam um sistema de chave assimétrica composto por chaves públicas e privadas ou uma criptografia simétrica onde as chaves de criptografia e decriptografia são iguais. O tamanho dos dados criptografados determina o uso de um dos sistemas.
A tokenização é outra forma de substituir dados sensíveis por tokens sem valor intrínseco. Este método torna o token inútil para utilizadores não autorizados e requer pouca manutenção.
O mascaramento de dados é uma técnica para remover dados sensíveis dos dados publicados na blockchain. Dados como tokens de autenticação, dados pessoais ou chaves de criptografia são excluídos dos domínios públicos. A técnica de mascaramento de dados altera o valor dos dados enquanto utiliza o mesmo formato para os dados mascarados.
O protocolo Dust tem algumas integrações com DeGods e Y00ts, bem como Magic Eden.
Fonte: Site DeGods
O projeto DeGods é uma coleção de NFT na Solana que utiliza o protocolo DUST para adicionar utilidade ao seu projeto, aumentando o seu valor a longo prazo.
DeGods é uma coleção deflacionária composta por 10.000 deuses virtuais representados em cores vibrantes. Os detentores de ativos digitais têm acesso ao canal Discord DeGods, que é composto por numerosos canais DeDAO.
O protocolo Dust permite aos detentores de DeGods ganhar entre 5 a 10 tokens de DUST por dia ao apostar suas NFTs. Eles podem queimar suas NFTs e 1k de DUSK para obter uma NFT DeadGod, substituindo o ativo queimado. Este ativo atualizado pode permitir aos seus usuários ganhar o dobro dos tokens ganhos pelo ativo anterior.
O projeto também incorpora um DeDAO usado para DUSTest no ecossistema DeGods, fornecer incentivos à comunidade, apoiar eventos comunitários, mercado e adquirir DeGod NFTs para manter seu design deflacionário.
O tesouro é financiado através de um imposto sobre transações de venda cobrado aos detentores que listam o seu DeGod NFT em mercados secundários com um preço inferior ao preço de venda mais alto. Este imposto incentiva os detentores a manter o custo da coleção.
Origem: Website Y00ts
A coleção de NFTs Y00ts na Ethereum é uma coleção de 15.000 NFTs criada pela equipe DeGods. É conhecida por ser um NFT de imagem de perfil (PFP). O projeto foi inicialmente desenvolvido na Solana antes de migrar para a rede Polygon. Posteriormente, migrou para a blockchain Ethereum.
O projeto Yoots permite aos utilizadores criar e vender traços personalizados, que os detentores podem utilizar para personalizar os seus ativos digitais, criando um caráter mais único. Os criadores de traços podem definir taxas de royalties nas suas criações para receber rendimento em cada venda.
O custo inicial da cunhagem de NFTs Y00ts foi de 375 tokens DUST. E o ecossistema Y00ts utiliza tokens DUST.
Origem: Site da Magic Eden
A plataforma Magic Eden é o mercado de NFT mais popular na blockchain da Solana. Foi lançada em 2021 para alojar coleções de NFT construídas na blockchain de forma simples e focada na comunidade. A plataforma permite aos utilizadores listar tokens e projetos diversos.
A plataforma Magic Eden integrou o uso de DUST para a cunhagem de NFTs em algumas coleções de NFT. O Protocolo Dust e o Magic Eden estão a trabalhar para incluir DUST como uma opção de pagamento permanente na plataforma.
Origem: Protocolo Dust Whitepaper
O token Dust é um token da Biblioteca de Programas Solana (SPL) construído na rede Solana como o token de utilitário do Protocolo Dust. O seu objetivo é ser um token liderado pela comunidade para criar propostas e financiar o tesouro do Dust DAO.
O fornecimento máximo do token é de 33,3 milhões de DUST, que foi totalmente distribuído através de um lançamento justo para detentores de DeGods NFTs apostados. O token passou por três períodos de redução a metade, reduzindo a quantidade de recompensas de DUST pela metade a cada vez.
O primeiro halving ocorreu em 4 de junho de 2022, o segundo em 6 de agosto de 2022 e o último em 10 de outubro de 2022. Todos os tokens DUST estão agora em circulação.
O protocolo Dust opera em várias blockchains (Solana, Ethereum, Polygon), permitindo-lhe aproveitar as vantagens de cada rede. Isto dá aos futuros programadores a flexibilidade de combinar segurança, rapidez ou eficiência de custos nos seus projetos.
O token DUST fornece utilidades para projetos NFT lançados na Solana, permitindo que os criadores disponibilizem essas utilidades aos detentores dos seus NFTs.
As técnicas de obfuscação de dados do Protocolo Dust têm como objetivo tornar os projetos de blockchain resistentes à Inspeção Profunda de Pacotes (DPI), o que poderia beneficiar os desenvolvedores e criadores que lançam em regiões restritas.
O Protocolo Dust é um projeto recém-lançado em desenvolvimento, tornando difícil avaliar seu valor a longo prazo.
O sucesso do token DUST também está ligado ao sucesso dos projetos que o adotam como seu modo de transação. Isso torna o token mais arriscado em comparação com projetos e tokens mais estabelecidos.
A falta de conhecimento técnico sobre a capacidade e manutenção de um projeto complexo como o Protocolo Dust levantaria questões sobre a sua eficiência operacional nas operações diárias.
O espaço NFT é altamente volátil e menos desenvolvido do que outros setores de criptomoeda. Isso torna difícil para os investidores em DUST investirem em projetos NFT e infraestruturas construídas para utilidades NFT. A falta de desenvolvimento poderia favorecer projetos mais estabelecidos, tornando difícil para novos projetos como o Protocolo Dust prosperar.
A volatilidade do preço no espaço cripto, combinada com a incerteza geral da regulação de NFT, levanta questões sobre o futuro do Protocolo Dust.
Tal como o Protocolo DUST, o projeto Apecoin foi inicialmente lançado como o token nativo das coleções de NFT de Ape (Bored Ape Yatch Club e Mutant Ape Yatch Club). O projeto é posteriormente desenvolvido para impulsionar a adoção do metaverso.
Embora ambos os projetos estejam integrados em coleções de NFT lançadas na Ethereum, o Protocolo Dust é um projeto multi-cadeia, o que lhe dá acesso a mais utilizadores do que o projeto Apecoin.
O Apecoin é feito para apoiar projetos de metaverso orientados pela comunidade, servindo como uma camada descentralizada impulsionando a cultura da comunidade para projetos NFT. O Protocolo Dust está focado em fornecer utilidades para projetos NFT oferecerem aos detentores sem a incerteza de uma nova tecnologia como o desenvolvimento de metaverso.
Ao contrário do projeto Apecoin, que alocou tokens para a equipe (150 milhões de tokens), o Protocolo Dust alocou 100% de seus tokens para a comunidade e detentores dos DeGod NFTs. Isso mostrou um verdadeiro foco em sua comunidade e ecossistema.
O token DUST está definido como o principal token para transações NFT na Solana. Também será listado como um método de pagamento para transações na Magic Eden, dando aos detentores oportunidades de ganhar de forma passiva.
Como o token nativo de um projeto multi-cadeias, DUST está posicionado para tirar proveito das funcionalidades da Solana, Polygon e Ethereum. Também concede aos detentores direitos de governação para tomarem decisões sobre o desenvolvimento futuro do Projeto Dust através do Dust DAO.
Ao integrar-se com importantes projetos e mercados NFT, o token DUST está bem posicionado para um crescimento de longo prazo em várias cadeias.
Os utilizadores podem seguir um processo simples para possuir tokens DUST e tornarem-se parte do ecossistema Dust.
Uma forma de possuir tokens DUST é comprá-los através de uma troca. Para isso, o utilizador deve criar um Gate.ioconta, complete o processo de KYC e adicione fundos à conta para comprar o token.
Uma vez que os utilizadores tenham adquirido tokens DUST, podem explorar a plataforma de protocolo DUST, cunhando NFTs e participando na governação.
Os utilizadores podem negociar o token DUSTaqui.