Na véspera dos resultados iminentes do Bitcoin Spot ETF, o mercado de criptomoedas experimentou uma queda repentina esta semana. Após o pânico, tokens do ecossistema Ethereum como LDO e ARB recuperaram-se rapidamente, com algumas soluções menores de Ethereum L2 como Metis atingindo novos máximos. Isso, de outra perspetiva, indica o sentimento positivo atual do mercado em relação ao ecossistema Ethereum.
No entanto, com projetos L2 em ascensão coletiva, a maioria dos projetos no espaço de estacas de liquidez oferece apenas retornos beta. Em relação ao ecossistema Ethereum, que outras narrativas podem ser exploradas?
Não nos podemos esquecer de outro catalisador significativo, mas ainda por realizar completamente - re-estaca e EigenLayer. Derivado da estaca de liquidez, o conceito de re-estaca evoluiu gradualmente para a versão aninhada dos tokens de estaca de liquidez (LST) conhecida como Tokens de Re-Estaca de Liquidez (LRT).
Fora das bolsas centralizadas (CEX), certos tokens relacionados ao conceito LRT recentemente tiveram ganhos significativos. Pode soar um pouco familiar, mas não totalmente compreendido em termos de lógica.
Nesta edição, ajudaremos você a entender rapidamente a lógica por trás do re-staking e LRT, e aprofundar-se em projetos com valores de mercado mais baixos ou tokens não lançados.
Re-staking não é um conceito novo. Já em junho do ano passado, a EigenLayer introduziu o conceito de "re-staking" na rede Ethereum. Permite aos utilizadores voltar a apostar Ethereum já apostado ou Tokens de Estaca de Liquidez (LST) para fornecer segurança adicional para vários serviços descentralizados na Ethereum e ganhar recompensas adicionais.
Não vou repetir os princípios técnicos da EigenLayer aqui, pressupondo que os leitores tenham um certo entendimento disso.
Pelo contrário, se não se deixar envolver nos detalhes técnicos da EigenLayer, torna-se mais fácil entender a lógica do 'staking' de liquidez e do re-'staking'.
Em essência:
Para o Ethereum, o staking mantém a segurança, enquanto o re-staking mantém ainda mais segurança.
Do ponto de vista do investimento, o staking procura retornos, enquanto o re-staking visa ainda mais retornos.
Então, do ponto de vista do investimento, como é implementado especificamente o método atual de busca de retornos? O seguinte é uma versão simplificada para melhor compreensão:
Tenho ETH e aposto-o com um fornecedor de Liquidez e Estaca de Derivativos (LSD), como o Lido.
Recebo Tokens de Estaca de Liquidez (LST), por exemplo, stETH.
Re-estaco stETH na EigenLayer.
Ganho retornos tanto do passo 1 como do passo 3.
Claramente, antes do surgimento da EigenLayer, o LST em minha posse só podia gerar um tipo de retorno. Com a EigenLayer, agora tenho uma camada adicional de retornos, teoricamente sem prejuízo.
No entanto, no processo de re-estaca maduro acima delineado, há um problema crítico: a liquidez está bloqueada. O seu LST, re-estacado no EigenLayer, perde a oportunidade de investi-lo noutro lugar e gerar retornos adicionais.
EigenLayer, como uma camada de re-estaca, retorna lucros com base na sua entrada de estaca, mas não fornece o mesmo nível de liquidez ao deter o token. No mercado de criptomoedas, que enfatiza a eficiência de capital, a liquidez nunca dorme. Cenários impulsionados pela especulação não aceitam o bloqueio completo da liquidez do token num só lugar sem a capacidade de expandir.
Portanto, a lógica atual de buscar retornos através de 'estaca - reestaca' não é perfeita. Para dar aos tokens mais liquidez e oportunidades, surgiram os Tokens de Reestaca de Liquidez (LRT). Na verdade, o princípio dos LRT é fácil de entender, e uma simples analogia seria: certificados de garantia.
Se eu tiver ETH, posso trocá-lo por Tokens de Estaca de Liquidez (LST), como stETH. Neste ponto, stETH é essencialmente um certificado de garantia usado para provar "Eu depositei ETH", mas o ativo original em minha posse é apenas o próprio ETH.
Da mesma forma, se eu tiver LST, posso usar o re-staking para gerar um novo certificado de garantia, demonstrando 'Voltei a apostar em stETH', mas o ativo original em minha posse ainda é apenas ETH.
Essencialmente, este novo certificado de garantia é o Token de Estaca de Liquidez Re-Staking (LRT), que lhe permite participar em operações financeiras adicionais. Por exemplo, a garantia e empréstimo, abordando a situação de bloqueio de liquidez na re-staking.
Se ainda não consegue entender o princípio, pode imaginar um conjunto de três bonecas aninhadas.
Com ETH, você pode obter LST e, com LST, você pode obter LRT. Quando tem três camadas de bonecas aninhadas, pode usar essas três bonecas para realizar diferentes ações (estaca, re-estaca e outros métodos de geração de rendimento). Com cada camada aninhada, ganha uma oportunidade adicional de obter retornos através da liquidez.
Assim, quando o Ethereum recuperar a atenção, abordar o problema da eficiência de capital no re-staking da EigenLayer poderá potencialmente evoluir para uma nova narrativa para LRT.
Quais projetos relacionados valem a pena prestar atenção?
Projetos relacionados com LRT que tentam resolver o problema da eficiência de capital já estão a ganhar atenção no mercado atual e alguns deles têm mostrado um desempenho de preço excelente. No entanto, do ponto de vista da pesquisa, tendemos a não introduzir projetos que já foram completamente descobertos em termos de preço, como o SSV.
Portanto, nas seguintes tentativas de encontrar projetos, estamos mais inclinados para as seguintes duas categorias:
Rede SSV ($SSV): Um plano de reemprego contínuo para estaca de liquidez
Projetos anteriores de estaca de liquidez que podiam estacar também podiam participar em restacar, representando uma forma de reintegração contínua com um foco profissional.
Esta lógica está claramente incorporada em SSV.
Em 4 de janeiro, a SSV anunciou no Twitter que começou a aventurar-se no negócio de reestaca. Isso permite a descentralização das responsabilidades de validação do EigenLayer para a SSV, aproveitando as características descentralizadas e não custodiais da SSV para melhorar o desempenho e a segurança de seus validadores. Esse processo não só aumenta a flexibilidade e distribuição das operações de validação, mas também melhora a tolerância a falhas e a eficiência, trazendo assim mais benefícios e maior garantia de segurança para os utilizadores.
Ao mesmo tempo, os utilizadores também podem ganhar recompensas adicionais nos seus ativos ETH em stake.
Vale ressaltar que os nós de re-estaca da SSV são altamente distribuídos e, atualmente, podem colaborar com quatro nós: ANKR, Forbole, Dragon Stake e Shard Labs, para fornecer serviços de re-estaca.
No entanto, o token SSV não mostrou um aumento significativo de valor na semana passada. Considerando o reconhecimento no espaço de estaca de liquidez e a natureza especializada do seu negócio de re-estaca, com uma capitalização de mercado de cerca de 3 mil milhões, ainda se pode esperar um bom desempenho na narrativa da re-estaca.
Restake Finance ($RSTK): O Primeiro Protocolo Modular de Re-estaca de Liquidez na EigenLayer
A partir do nome do projeto, fica claro que a Restake Finance se concentra em conduzir negócios relacionados com re-staking na EigenLayer. Compreender a lógica operacional do LRT no contexto anterior torna as operações da Restake Finance diretas:
Governance:
Os detentores de RSTK podem participar no processo de seleção de operadores de nós e AVSs, contribuindo para a segurança dos componentes relacionados com o Ethereum.
Aumento de rendimento:
O RSTK pode ser apostado para aumentar o rendimento gerado pela EigenLayer. 5% das recompensas acumuladas de re-aposta da EigenLayer na plataforma Restake Finance serão distribuídas aos apostadores, permitindo-lhes ganhar uma parte das receitas do protocolo.
Como agente de sucesso da EigenLayer:
Fonte: Utilizador do Twitter@jinglingcookies
Globalmente, não há muita novidade no design da função do token, e é mais um foco clássico na estaca para obter renda adicional.
Mas em termos de desempenho do Token, RSTK recentemente viveu um momento de destaque.
Desde a abertura da negociação em 20 de dezembro, o RSTK aumentou quase 20 vezes até o momento da publicação; no entanto, o seu valor de mercado é de apenas 38 milhões de dólares americanos e, de acordo com a observação do autor, o dinheiro inteligente tem comprado quantidades variadas de RSTK todos os dias na última semana.
Então, RSTK está subvalorizado?
Tendo em consideração que a Rede SSV também começou a envolver-se em negócios relacionados com a re-estaca e tem atualmente uma capitalização de mercado de $3.3 biliões, se a re-estaca se tornar uma escolha mainstream para projetos maduros de estaca de liquidez, isso provavelmente significa que a RSTK tem cerca de 10 vezes o valor de mercado potencial em comparação com projetos maduros. Se comparado diretamente com LDO, existe mais potencial, mas tendo em conta a posição líder da LDO e a vantagem de se concentrar no seu negócio principal LSD, tal comparação pode não ser prática.
Portanto, o autor acredita que, a longo prazo, não há muitos novos projetos com tokens em que se possa apostar na narrativa atual do LRT. Os projetos LSD são, na maioria das vezes, Beta yield em reemprego contínuo, e projetos como RSTK, que foram reestacados desde o início, merecem mais atenção.
No entanto, a curto prazo, devido à incerteza do Bitcoin ETF e à maior possibilidade de mudanças extremas no mercado, do ponto de vista da pesquisa de investimento, pode ser uma escolha melhor esperar até que o pó assente e encontrar um ponto de entrada estável.
Stader Labs X KelpDAO ($SD): Apoiando novas organizações em restaking
A Stader Labs não é um nome desconhecido, tendo surgido na narrativa de estaca de liquidez trazida pela atualização de Xangai no ano passado. No entanto, a característica da Stader é o suporte à estaca multi-cadeia, como visto no seu site oficial, não apenas na Ethereum, mas também suportando a estaca em várias cadeias L1 e L2.
E este jogador versátil envolve-se facilmente no negócio de re-estaca LRT.
Stader também apoia uma organização chamada Kelp DAO, focando na re-estaca de liquidez. O modelo de negócio é bastante semelhante ao da Restake Finance:
Os utilizadores depositam LST como stETH no protocolo Kelp, trocando-os por tokens rsETH. Posteriormente, os utilizadores usam rsETH para realizar operações que geram mais receitas. Além disso, devido à interação com a EigenLayer, o re-staking não apenas ganha pontos EigenLayer para os utilizadores, mas também lhes permite extrair liquidez usando LRT para gerar rendimento enquanto desfrutam das receitas do staking LST.
No que diz respeito aos tokens, como o Kelp DAO atualmente não possui seu próprio token, o token SD da Stader Labs, que está abertamente associado a ele, pode ser um foco interessante.
O SD teve um aumento de cerca de 20% na última semana, com um valor de mercado próximo ao RSTK, ambos na faixa de cerca de 35 milhões. No entanto, ao contrário da RSTK, SD é uma moeda antiga com atenção renovada após a narrativa de re-stake. Considerando que a Kelp DAO está ativamente envolvida em operações comerciais diretas, mas não emitiu seu próprio token, pode haver expectativas de que o token SD seja vinculado a desenvolvimentos futuros da Kelp, como airdrops e muito mais.
Prisma ($PRISMA): Uma Alternativa ao LRT, Outra Opção em LSDFi
Embora os dois projetos mencionados com tokens estejam diretamente centrados na libertação de liquidez dentro da EigenLayer, na verdade, há mais de uma maneira de desencadear a liquidez do token. Outra abordagem no mercado é não integrar diretamente com a EigenLayer, mas sim alavancar seus próprios recursos para desbloquear a liquidez e gerar renda. Um projeto notável que representa essa abordagem é o Prisma.
Estritamente falando, este projeto não é uma LRT, mas sim mais semelhante a LSDFi. Prisma entrou no olho público cerca de seis meses atrás, ganhando atenção devido à sua impressionante lista de endossos e investimentos:
O projeto recebeu endossos e investimentos dos fundadores de vários projetos importantes, incluindo Curve Finance, Convex Finance, Swell Network e CoingeckoFinance. Também atraiu a participação de projetos conhecidos como Frax Finance, Conic Finance, Tetranode, OK Venture, Llama Airforce, GBV, Agnostic Fund, Ankr Founders, MCEG, Eric Chen e outros.
Embora o montante de financiamento não tenha sido divulgado, pode-se dizer que a Prisma essencialmente obteve apoio dos principais projetos DeFi em todo o setor.
A forma como a Prisma liberta a liquidez do LST é:
Em termos de TOKENs, o PRISMA tem passado por altos e baixos no último mês, com uma amplitude de mais de 1 vez entre os pontos altos e baixos. O preço é muito instável, mas também teve bons ganhos na semana passada.
Por outro lado, o token tem um valor de mercado de apenas cerca de 17 milhões e é extremamente suscetível a aumentos ou quedas rápidas devido ao impacto das notícias.
Considerando o luxuoso alinhamento de endossos, por que é tão baixo o valor de mercado atual do projeto? A narrativa da LSDFi tem um certo apelo, mas isso não significa completamente que o projeto esteja subvalorizado. Em vez disso, os seguintes pontos precisam ser considerados:
Mas a instabilidade + baixa capitalização de mercado significa certas oportunidades de operação.
Em geral, parece que o valor de mercado da PRISMA é muito pequeno, mas ela endossa o luxo e segue a narrativa da LSDFi. Não há um custo de migração particularmente grande para transferências subsequentes para o LRT, e a possibilidade de usar a narrativa para causar problemas não pode ser descartada.
Recomenda-se que uma operação razoável deve ser alocar pequenas posições para obter lucros na bomba de banda ou despejo.
Picca Network ($PICA): Resgate de Liquidez Rumo à Solana
Se sentir que a narrativa de re-estaca de liquidez em torno do Ethereum está lotada, um plano B viável é encontrar alvos para a mesma narrativa no popular ecossistema Solana.
O alvo que atende a esses critérios de pesquisa inclui atualmente a Picasso Network.
O próprio projeto é projetado para suportar várias L1s, facilitando principalmente a comunicação inter-ecossistema blockchain (IBC) entre ecossistemas como Polkadot, Kusama e Cosmos, e estendendo-se a outras redes como Ethereum e Solana.
No entanto, o plano está atualmente direcionado para a lacuna na pista de re-estaca de liquidez no ecossistema Solana, tentando alcançar a re-estaca no ecossistema Solana através das capacidades IBC.
Em termos de implementação específica, Picasso está a lançar um plano de Cofre de Reestaca. Excluindo os detalhes técnicos, pode compreender Picasso de forma geral como uma EigenLayer na Solana. A forma como é implementado é mais ou menos a seguinte:
Uma oportunidade potencial é que a taxa de estaca de liquidez da Solana é menor do que a do ETH. Os dados mostram que cerca de 8% do SOL ainda não foram retirados, o que é bom para a estaca de liquidez e também bom para a reposição de liquidez.
Dado que o projeto de estaca de liquidez da Solana já experimentou ganhos generalizados anteriormente, se a narrativa de re-estaca do Ethereum voltar à tona, os fundos de mercado podem mais uma vez transbordar para a mesma narrativa da Solana.
Em termos de TOKEN, Picasso registou um aumento quase duplicado na última semana, com o seu valor de mercado a rondar os US$100 milhões. Comparativamente aos projetos de re-estaca de liquidez mencionados no Ethereum, o valor de mercado é relativamente elevado; no entanto, tendo em conta as suas características de IBC, o seu principal negócio não é apenas a re-estaca de liquidez, pelo que o seu valor de mercado não pode ser totalmente comparado com projetos semelhantes no Ethereum.
Considerando que o ecossistema Solana não teve um desempenho tão bom quanto os projetos relacionados ao Ethereum na última semana, o Picasso pode ser usado como uma alternativa no portfólio de investimentos e cooperar observando o fluxo de fundos para a Solana antes de realizar operações.
Para além dos projetos acima mencionados, existem também alguns projetos na pista LRT que atualmente não têm tokens, mas também estão a fazer movimentos frequentes de re-staking.
Devido a problemas de espaço, aqui apenas é fornecida uma breve lista e descrição. Os leitores interessados podem consultar as redes sociais do projeto e o site oficial para mais informações.
Puffer Finance: Reduzindo o limiar do validador através do re-estaque nativo
A EigenLayer tem um requisito de limite de 32 ETH para nós gerais de re-estaca Ethereum, que pode ser atingido antes de o AVS poder ser executado.
A função de restaking do Puffer é reduzir esse limite abaixo de 2 ETH na tentativa de atrair nós pequenos.
Swell: Estaque a liquidez e re-estaque para ganhar airdrops de pontos
Swell costumava fazer estaca de liquidez na Ethereum e recentemente anunciou uma função de re-staking, que permite depositar ETH e trocar por rswETH.
Considerando que Swell ainda não emitiu moedas, o LSD podia ser trocado por pontos anteriormente. Agora, participar no re-staking também pode aumentar a chance de pontos.
ether.fi: Fornecendo uma experiência de re-estaca sem problemas
Este projeto é semelhante em funcionalidade ao Swell e Puffer, e o TVL total estacado atual atingiu cerca de 120 milhões de dólares americanos.
Para além do acima mencionado, ainda existem alguns itens que não foram listados devido a limitações de espaço. Mas se o LRT estiver suficientemente quente, acredito que estes projetos de moeda não emitida irão comercializar ativamente e atrair utilizadores para re-estacar, e será apenas uma questão de tempo até que todos o descubram.
No decorrer deste estudo, o autor também tem estado a ponderar se a restaking de liquidez representa progresso. Do ponto de vista do Ethereum, de facto, reforça a segurança em diversos projetos através da EigenLayer.
No entanto, considerando os benefícios práticos, parece mais uma alavancagem especulativa para a criação de liquidez. O conceito de alavancagem aqui significa que os ativos originais permanecem os mesmos, mas através do mapeamento de tokens e bloqueio de direitos, pode-se alavancar continuamente o ETH original através de bonecas aninhadas, criando múltiplos certificados derivados.
Numa nota positiva, estes certificados derivados ativam significativamente a liquidez em condições favoráveis, tornando o mercado mais propício a atividades especulativas. Por outro lado, os protocolos que emitem derivados estão interligados devido à liquidez. A posse de A permite a extração de B, o empréstimo de B pode ativar C e, se o protocolo A em si encontrar problemas (ataques de hackers ou atividades maliciosas) e tiver um volume substancial, os riscos resultantes são contínuos.
Ao montar o vento de proa, a alavancagem pode prosperar, mas em condições adversas, tudo se dispersa como aves e bestas.
O Ethereum abriu um vasto território, e a EigenLayer é como construir uma pista de corrida neste terreno aberto. Para os buscadores de liquidez famintos por retornos e dispostos a correr riscos, dar-lhes uma razão para correr nesta pista não poderia ser melhor.
A liquidez nunca dorme, agradando a liquidez é o tema narrativo eterno no mercado de criptomoedas.
Mời người khác bỏ phiếu
Na véspera dos resultados iminentes do Bitcoin Spot ETF, o mercado de criptomoedas experimentou uma queda repentina esta semana. Após o pânico, tokens do ecossistema Ethereum como LDO e ARB recuperaram-se rapidamente, com algumas soluções menores de Ethereum L2 como Metis atingindo novos máximos. Isso, de outra perspetiva, indica o sentimento positivo atual do mercado em relação ao ecossistema Ethereum.
No entanto, com projetos L2 em ascensão coletiva, a maioria dos projetos no espaço de estacas de liquidez oferece apenas retornos beta. Em relação ao ecossistema Ethereum, que outras narrativas podem ser exploradas?
Não nos podemos esquecer de outro catalisador significativo, mas ainda por realizar completamente - re-estaca e EigenLayer. Derivado da estaca de liquidez, o conceito de re-estaca evoluiu gradualmente para a versão aninhada dos tokens de estaca de liquidez (LST) conhecida como Tokens de Re-Estaca de Liquidez (LRT).
Fora das bolsas centralizadas (CEX), certos tokens relacionados ao conceito LRT recentemente tiveram ganhos significativos. Pode soar um pouco familiar, mas não totalmente compreendido em termos de lógica.
Nesta edição, ajudaremos você a entender rapidamente a lógica por trás do re-staking e LRT, e aprofundar-se em projetos com valores de mercado mais baixos ou tokens não lançados.
Re-staking não é um conceito novo. Já em junho do ano passado, a EigenLayer introduziu o conceito de "re-staking" na rede Ethereum. Permite aos utilizadores voltar a apostar Ethereum já apostado ou Tokens de Estaca de Liquidez (LST) para fornecer segurança adicional para vários serviços descentralizados na Ethereum e ganhar recompensas adicionais.
Não vou repetir os princípios técnicos da EigenLayer aqui, pressupondo que os leitores tenham um certo entendimento disso.
Pelo contrário, se não se deixar envolver nos detalhes técnicos da EigenLayer, torna-se mais fácil entender a lógica do 'staking' de liquidez e do re-'staking'.
Em essência:
Para o Ethereum, o staking mantém a segurança, enquanto o re-staking mantém ainda mais segurança.
Do ponto de vista do investimento, o staking procura retornos, enquanto o re-staking visa ainda mais retornos.
Então, do ponto de vista do investimento, como é implementado especificamente o método atual de busca de retornos? O seguinte é uma versão simplificada para melhor compreensão:
Tenho ETH e aposto-o com um fornecedor de Liquidez e Estaca de Derivativos (LSD), como o Lido.
Recebo Tokens de Estaca de Liquidez (LST), por exemplo, stETH.
Re-estaco stETH na EigenLayer.
Ganho retornos tanto do passo 1 como do passo 3.
Claramente, antes do surgimento da EigenLayer, o LST em minha posse só podia gerar um tipo de retorno. Com a EigenLayer, agora tenho uma camada adicional de retornos, teoricamente sem prejuízo.
No entanto, no processo de re-estaca maduro acima delineado, há um problema crítico: a liquidez está bloqueada. O seu LST, re-estacado no EigenLayer, perde a oportunidade de investi-lo noutro lugar e gerar retornos adicionais.
EigenLayer, como uma camada de re-estaca, retorna lucros com base na sua entrada de estaca, mas não fornece o mesmo nível de liquidez ao deter o token. No mercado de criptomoedas, que enfatiza a eficiência de capital, a liquidez nunca dorme. Cenários impulsionados pela especulação não aceitam o bloqueio completo da liquidez do token num só lugar sem a capacidade de expandir.
Portanto, a lógica atual de buscar retornos através de 'estaca - reestaca' não é perfeita. Para dar aos tokens mais liquidez e oportunidades, surgiram os Tokens de Reestaca de Liquidez (LRT). Na verdade, o princípio dos LRT é fácil de entender, e uma simples analogia seria: certificados de garantia.
Se eu tiver ETH, posso trocá-lo por Tokens de Estaca de Liquidez (LST), como stETH. Neste ponto, stETH é essencialmente um certificado de garantia usado para provar "Eu depositei ETH", mas o ativo original em minha posse é apenas o próprio ETH.
Da mesma forma, se eu tiver LST, posso usar o re-staking para gerar um novo certificado de garantia, demonstrando 'Voltei a apostar em stETH', mas o ativo original em minha posse ainda é apenas ETH.
Essencialmente, este novo certificado de garantia é o Token de Estaca de Liquidez Re-Staking (LRT), que lhe permite participar em operações financeiras adicionais. Por exemplo, a garantia e empréstimo, abordando a situação de bloqueio de liquidez na re-staking.
Se ainda não consegue entender o princípio, pode imaginar um conjunto de três bonecas aninhadas.
Com ETH, você pode obter LST e, com LST, você pode obter LRT. Quando tem três camadas de bonecas aninhadas, pode usar essas três bonecas para realizar diferentes ações (estaca, re-estaca e outros métodos de geração de rendimento). Com cada camada aninhada, ganha uma oportunidade adicional de obter retornos através da liquidez.
Assim, quando o Ethereum recuperar a atenção, abordar o problema da eficiência de capital no re-staking da EigenLayer poderá potencialmente evoluir para uma nova narrativa para LRT.
Quais projetos relacionados valem a pena prestar atenção?
Projetos relacionados com LRT que tentam resolver o problema da eficiência de capital já estão a ganhar atenção no mercado atual e alguns deles têm mostrado um desempenho de preço excelente. No entanto, do ponto de vista da pesquisa, tendemos a não introduzir projetos que já foram completamente descobertos em termos de preço, como o SSV.
Portanto, nas seguintes tentativas de encontrar projetos, estamos mais inclinados para as seguintes duas categorias:
Rede SSV ($SSV): Um plano de reemprego contínuo para estaca de liquidez
Projetos anteriores de estaca de liquidez que podiam estacar também podiam participar em restacar, representando uma forma de reintegração contínua com um foco profissional.
Esta lógica está claramente incorporada em SSV.
Em 4 de janeiro, a SSV anunciou no Twitter que começou a aventurar-se no negócio de reestaca. Isso permite a descentralização das responsabilidades de validação do EigenLayer para a SSV, aproveitando as características descentralizadas e não custodiais da SSV para melhorar o desempenho e a segurança de seus validadores. Esse processo não só aumenta a flexibilidade e distribuição das operações de validação, mas também melhora a tolerância a falhas e a eficiência, trazendo assim mais benefícios e maior garantia de segurança para os utilizadores.
Ao mesmo tempo, os utilizadores também podem ganhar recompensas adicionais nos seus ativos ETH em stake.
Vale ressaltar que os nós de re-estaca da SSV são altamente distribuídos e, atualmente, podem colaborar com quatro nós: ANKR, Forbole, Dragon Stake e Shard Labs, para fornecer serviços de re-estaca.
No entanto, o token SSV não mostrou um aumento significativo de valor na semana passada. Considerando o reconhecimento no espaço de estaca de liquidez e a natureza especializada do seu negócio de re-estaca, com uma capitalização de mercado de cerca de 3 mil milhões, ainda se pode esperar um bom desempenho na narrativa da re-estaca.
Restake Finance ($RSTK): O Primeiro Protocolo Modular de Re-estaca de Liquidez na EigenLayer
A partir do nome do projeto, fica claro que a Restake Finance se concentra em conduzir negócios relacionados com re-staking na EigenLayer. Compreender a lógica operacional do LRT no contexto anterior torna as operações da Restake Finance diretas:
Governance:
Os detentores de RSTK podem participar no processo de seleção de operadores de nós e AVSs, contribuindo para a segurança dos componentes relacionados com o Ethereum.
Aumento de rendimento:
O RSTK pode ser apostado para aumentar o rendimento gerado pela EigenLayer. 5% das recompensas acumuladas de re-aposta da EigenLayer na plataforma Restake Finance serão distribuídas aos apostadores, permitindo-lhes ganhar uma parte das receitas do protocolo.
Como agente de sucesso da EigenLayer:
Fonte: Utilizador do Twitter@jinglingcookies
Globalmente, não há muita novidade no design da função do token, e é mais um foco clássico na estaca para obter renda adicional.
Mas em termos de desempenho do Token, RSTK recentemente viveu um momento de destaque.
Desde a abertura da negociação em 20 de dezembro, o RSTK aumentou quase 20 vezes até o momento da publicação; no entanto, o seu valor de mercado é de apenas 38 milhões de dólares americanos e, de acordo com a observação do autor, o dinheiro inteligente tem comprado quantidades variadas de RSTK todos os dias na última semana.
Então, RSTK está subvalorizado?
Tendo em consideração que a Rede SSV também começou a envolver-se em negócios relacionados com a re-estaca e tem atualmente uma capitalização de mercado de $3.3 biliões, se a re-estaca se tornar uma escolha mainstream para projetos maduros de estaca de liquidez, isso provavelmente significa que a RSTK tem cerca de 10 vezes o valor de mercado potencial em comparação com projetos maduros. Se comparado diretamente com LDO, existe mais potencial, mas tendo em conta a posição líder da LDO e a vantagem de se concentrar no seu negócio principal LSD, tal comparação pode não ser prática.
Portanto, o autor acredita que, a longo prazo, não há muitos novos projetos com tokens em que se possa apostar na narrativa atual do LRT. Os projetos LSD são, na maioria das vezes, Beta yield em reemprego contínuo, e projetos como RSTK, que foram reestacados desde o início, merecem mais atenção.
No entanto, a curto prazo, devido à incerteza do Bitcoin ETF e à maior possibilidade de mudanças extremas no mercado, do ponto de vista da pesquisa de investimento, pode ser uma escolha melhor esperar até que o pó assente e encontrar um ponto de entrada estável.
Stader Labs X KelpDAO ($SD): Apoiando novas organizações em restaking
A Stader Labs não é um nome desconhecido, tendo surgido na narrativa de estaca de liquidez trazida pela atualização de Xangai no ano passado. No entanto, a característica da Stader é o suporte à estaca multi-cadeia, como visto no seu site oficial, não apenas na Ethereum, mas também suportando a estaca em várias cadeias L1 e L2.
E este jogador versátil envolve-se facilmente no negócio de re-estaca LRT.
Stader também apoia uma organização chamada Kelp DAO, focando na re-estaca de liquidez. O modelo de negócio é bastante semelhante ao da Restake Finance:
Os utilizadores depositam LST como stETH no protocolo Kelp, trocando-os por tokens rsETH. Posteriormente, os utilizadores usam rsETH para realizar operações que geram mais receitas. Além disso, devido à interação com a EigenLayer, o re-staking não apenas ganha pontos EigenLayer para os utilizadores, mas também lhes permite extrair liquidez usando LRT para gerar rendimento enquanto desfrutam das receitas do staking LST.
No que diz respeito aos tokens, como o Kelp DAO atualmente não possui seu próprio token, o token SD da Stader Labs, que está abertamente associado a ele, pode ser um foco interessante.
O SD teve um aumento de cerca de 20% na última semana, com um valor de mercado próximo ao RSTK, ambos na faixa de cerca de 35 milhões. No entanto, ao contrário da RSTK, SD é uma moeda antiga com atenção renovada após a narrativa de re-stake. Considerando que a Kelp DAO está ativamente envolvida em operações comerciais diretas, mas não emitiu seu próprio token, pode haver expectativas de que o token SD seja vinculado a desenvolvimentos futuros da Kelp, como airdrops e muito mais.
Prisma ($PRISMA): Uma Alternativa ao LRT, Outra Opção em LSDFi
Embora os dois projetos mencionados com tokens estejam diretamente centrados na libertação de liquidez dentro da EigenLayer, na verdade, há mais de uma maneira de desencadear a liquidez do token. Outra abordagem no mercado é não integrar diretamente com a EigenLayer, mas sim alavancar seus próprios recursos para desbloquear a liquidez e gerar renda. Um projeto notável que representa essa abordagem é o Prisma.
Estritamente falando, este projeto não é uma LRT, mas sim mais semelhante a LSDFi. Prisma entrou no olho público cerca de seis meses atrás, ganhando atenção devido à sua impressionante lista de endossos e investimentos:
O projeto recebeu endossos e investimentos dos fundadores de vários projetos importantes, incluindo Curve Finance, Convex Finance, Swell Network e CoingeckoFinance. Também atraiu a participação de projetos conhecidos como Frax Finance, Conic Finance, Tetranode, OK Venture, Llama Airforce, GBV, Agnostic Fund, Ankr Founders, MCEG, Eric Chen e outros.
Embora o montante de financiamento não tenha sido divulgado, pode-se dizer que a Prisma essencialmente obteve apoio dos principais projetos DeFi em todo o setor.
A forma como a Prisma liberta a liquidez do LST é:
Em termos de TOKENs, o PRISMA tem passado por altos e baixos no último mês, com uma amplitude de mais de 1 vez entre os pontos altos e baixos. O preço é muito instável, mas também teve bons ganhos na semana passada.
Por outro lado, o token tem um valor de mercado de apenas cerca de 17 milhões e é extremamente suscetível a aumentos ou quedas rápidas devido ao impacto das notícias.
Considerando o luxuoso alinhamento de endossos, por que é tão baixo o valor de mercado atual do projeto? A narrativa da LSDFi tem um certo apelo, mas isso não significa completamente que o projeto esteja subvalorizado. Em vez disso, os seguintes pontos precisam ser considerados:
Mas a instabilidade + baixa capitalização de mercado significa certas oportunidades de operação.
Em geral, parece que o valor de mercado da PRISMA é muito pequeno, mas ela endossa o luxo e segue a narrativa da LSDFi. Não há um custo de migração particularmente grande para transferências subsequentes para o LRT, e a possibilidade de usar a narrativa para causar problemas não pode ser descartada.
Recomenda-se que uma operação razoável deve ser alocar pequenas posições para obter lucros na bomba de banda ou despejo.
Picca Network ($PICA): Resgate de Liquidez Rumo à Solana
Se sentir que a narrativa de re-estaca de liquidez em torno do Ethereum está lotada, um plano B viável é encontrar alvos para a mesma narrativa no popular ecossistema Solana.
O alvo que atende a esses critérios de pesquisa inclui atualmente a Picasso Network.
O próprio projeto é projetado para suportar várias L1s, facilitando principalmente a comunicação inter-ecossistema blockchain (IBC) entre ecossistemas como Polkadot, Kusama e Cosmos, e estendendo-se a outras redes como Ethereum e Solana.
No entanto, o plano está atualmente direcionado para a lacuna na pista de re-estaca de liquidez no ecossistema Solana, tentando alcançar a re-estaca no ecossistema Solana através das capacidades IBC.
Em termos de implementação específica, Picasso está a lançar um plano de Cofre de Reestaca. Excluindo os detalhes técnicos, pode compreender Picasso de forma geral como uma EigenLayer na Solana. A forma como é implementado é mais ou menos a seguinte:
Uma oportunidade potencial é que a taxa de estaca de liquidez da Solana é menor do que a do ETH. Os dados mostram que cerca de 8% do SOL ainda não foram retirados, o que é bom para a estaca de liquidez e também bom para a reposição de liquidez.
Dado que o projeto de estaca de liquidez da Solana já experimentou ganhos generalizados anteriormente, se a narrativa de re-estaca do Ethereum voltar à tona, os fundos de mercado podem mais uma vez transbordar para a mesma narrativa da Solana.
Em termos de TOKEN, Picasso registou um aumento quase duplicado na última semana, com o seu valor de mercado a rondar os US$100 milhões. Comparativamente aos projetos de re-estaca de liquidez mencionados no Ethereum, o valor de mercado é relativamente elevado; no entanto, tendo em conta as suas características de IBC, o seu principal negócio não é apenas a re-estaca de liquidez, pelo que o seu valor de mercado não pode ser totalmente comparado com projetos semelhantes no Ethereum.
Considerando que o ecossistema Solana não teve um desempenho tão bom quanto os projetos relacionados ao Ethereum na última semana, o Picasso pode ser usado como uma alternativa no portfólio de investimentos e cooperar observando o fluxo de fundos para a Solana antes de realizar operações.
Para além dos projetos acima mencionados, existem também alguns projetos na pista LRT que atualmente não têm tokens, mas também estão a fazer movimentos frequentes de re-staking.
Devido a problemas de espaço, aqui apenas é fornecida uma breve lista e descrição. Os leitores interessados podem consultar as redes sociais do projeto e o site oficial para mais informações.
Puffer Finance: Reduzindo o limiar do validador através do re-estaque nativo
A EigenLayer tem um requisito de limite de 32 ETH para nós gerais de re-estaca Ethereum, que pode ser atingido antes de o AVS poder ser executado.
A função de restaking do Puffer é reduzir esse limite abaixo de 2 ETH na tentativa de atrair nós pequenos.
Swell: Estaque a liquidez e re-estaque para ganhar airdrops de pontos
Swell costumava fazer estaca de liquidez na Ethereum e recentemente anunciou uma função de re-staking, que permite depositar ETH e trocar por rswETH.
Considerando que Swell ainda não emitiu moedas, o LSD podia ser trocado por pontos anteriormente. Agora, participar no re-staking também pode aumentar a chance de pontos.
ether.fi: Fornecendo uma experiência de re-estaca sem problemas
Este projeto é semelhante em funcionalidade ao Swell e Puffer, e o TVL total estacado atual atingiu cerca de 120 milhões de dólares americanos.
Para além do acima mencionado, ainda existem alguns itens que não foram listados devido a limitações de espaço. Mas se o LRT estiver suficientemente quente, acredito que estes projetos de moeda não emitida irão comercializar ativamente e atrair utilizadores para re-estacar, e será apenas uma questão de tempo até que todos o descubram.
No decorrer deste estudo, o autor também tem estado a ponderar se a restaking de liquidez representa progresso. Do ponto de vista do Ethereum, de facto, reforça a segurança em diversos projetos através da EigenLayer.
No entanto, considerando os benefícios práticos, parece mais uma alavancagem especulativa para a criação de liquidez. O conceito de alavancagem aqui significa que os ativos originais permanecem os mesmos, mas através do mapeamento de tokens e bloqueio de direitos, pode-se alavancar continuamente o ETH original através de bonecas aninhadas, criando múltiplos certificados derivados.
Numa nota positiva, estes certificados derivados ativam significativamente a liquidez em condições favoráveis, tornando o mercado mais propício a atividades especulativas. Por outro lado, os protocolos que emitem derivados estão interligados devido à liquidez. A posse de A permite a extração de B, o empréstimo de B pode ativar C e, se o protocolo A em si encontrar problemas (ataques de hackers ou atividades maliciosas) e tiver um volume substancial, os riscos resultantes são contínuos.
Ao montar o vento de proa, a alavancagem pode prosperar, mas em condições adversas, tudo se dispersa como aves e bestas.
O Ethereum abriu um vasto território, e a EigenLayer é como construir uma pista de corrida neste terreno aberto. Para os buscadores de liquidez famintos por retornos e dispostos a correr riscos, dar-lhes uma razão para correr nesta pista não poderia ser melhor.
A liquidez nunca dorme, agradando a liquidez é o tema narrativo eterno no mercado de criptomoedas.