Em várias salas de bate-papo de investimento em criptomoedas chinesas, o “investimento em valor” é frequentemente uma presença como piada. As pessoas costumam usá-lo para fazer comentários auto-depreciativos. Quando um investidor está preso, ele/ela pode dizer, “Agora só posso recorrer ao investimento em valor.” Então, os espectadores expressam simpatia ou fazem algumas piadas, e o grupo é instantaneamente preenchido com uma atmosfera alegre.
Alternativamente, o investimento em valor é como uma tendência de moda elusiva, às vezes elogiada por todos, às vezes considerada 'sem valor', de repente declarada 'morta', mas logo em seguida ressuscita novamente.
Pesquise por "value investing", você pode encontrar muitas mensagens similares.
Também ocasionalmente nos deparamos com outros membros do grupo que se identificam como "investidores de valor". Quando questionados sobre o que é investimento em valor, frequentemente mencionam palavras-chave como "manter a longo prazo" e "paciência", entre outras. Na nossa opinião, isso não é a intenção original do investimento em valor.
A definição de investimento de valor não é complicada, mas também não é tão simples quanto a maioria das pessoas pensa.
Seu conceito pode ter se originado do mestre americano de investimentos Benjamin Graham e seu trabalho inovador "Análise de Segurança", enfatizando a análise do valor de investimento com base no valor intrínseco das ações.
Posteriormente, um grupo de mestres como Philip Fisher, Charlie Munger, Seth Klarman e Howard Marks têm contribuído continuamente para o conceito de investimento em valor, fazendo seu sistema ideológico florescer. No entanto, foi Warren Buffett, que tem mais de 50 anos de brilhante desempenho de investimento, que verdadeiramente popularizou o sistema de investimento em valor e o tornou um termo comum.
Então, o que é investimento de valor? Alguns dizem que a essência do investimento de valor é: comprar ativos a um preço inferior ao seu valor intrínseco, como comprar algo que vale $1 por apenas $0.40.
Esta declaração não está errada, mas é o resultado ou objetivo do investimento em valor. O que mais nos preocupa é como alcançar a “compra de ativos a um preço inferior ao seu valor intrínseco.”
Em nossa opinião, o investimento em valor pode ser resumido por quatro conceitos-chave, que podemos chamar de os “Quatro Pilares do Investimento em Valor”. Eles são:
Esses quatro conceitos-chave formam a base da teoria de investimento em valor. Quando entendemos, reconhecemos e começamos a praticar esses quatro conceitos-chave, embarcamos no caminho do investimento em valor.
O que significam especificamente esses quatro conceitos? Vamos discuti-los em detalhes.
O valor das ações vem da propriedade da empresa representada, e a empresa tem valor porque pode gerar lucros e fluxo de caixa. Portanto, quando compramos ações, essencialmente estamos comprando e mantendo a propriedade da empresa por trás das ações. O valor dessa propriedade é determinado pelos fluxos de caixa futuros totais que a empresa pode criar. Comprar ações é o processo de avaliar o valor futuro do fluxo de caixa de uma empresa.
Aqui, o conceito de “valor intrínseco” emerge. O valor intrínseco de uma empresa refere-se à soma dos fluxos de caixa descontados que a empresa pode gerar do presente até seu fim.
*Desconto refere-se ao processo de converter os preços futuros dos ativos em preços atuais. Por exemplo, se você receberá $10 de renda após 10 anos, o que é equivalente a $5 em valor presente, então $5 é o valor presente ou valor descontado desses $10.
O Círculo de Competência refere-se ao alcance das habilidades de um investidor. Quando realmente entendemos um ativo e possuímos conhecimento que supera a maioria dos participantes do mercado, esse ativo está dentro do nosso círculo de competência. O conceito do Círculo de Competência não é difícil de entender. O verdadeiro desafio está na tendência das pessoas de superestimar o raio de seu próprio círculo de competência.
O Margem de Segurança é um princípio amplamente praticado na vida diária. Por exemplo, se construirmos uma ponte de pedra com uma capacidade de carga máxima de 20 toneladas, apenas permitiremos que carros com uma carga total de 15 toneladas a atravessem. As 5 toneladas extras são a "margem de segurança" que deixamos para a ponte.
Ao investir, a Margem de Segurança significa comprar ações de uma empresa a um preço inferior ao seu valor intrínseco (ou o valor intrínseco de qualquer outro ativo). É o que Warren Buffett se refere como "comprar algo que vale um dólar por 40 centavos".
A Margem de Segurança reconhece que estamos propensos a cometer erros e que o mercado é imprevisível. Ela serve como uma zona de amortecimento entre nosso dinheiro suado, nossos cálculos errados, infortúnios, e a volatilidade da economia e do mercado. Quanto mais Margem de Segurança tivermos, mais espaço teremos para nossos erros e menor a probabilidade de perdas futuras.
O conceito de “Sr. Mercado” vem de uma fábula em “Análise de Segurança”, conforme a seguir:
Imagine que você está envolvido na negociação de ações com uma pessoa chamada Sr. Mercado. Todos os dias, Sr. Mercado irá propor um preço ao qual ele está disposto a comprar suas ações ou vender suas ações para você. As emoções do Sr. Mercado são altamente voláteis. Então, em alguns dias, quando o Sr. Mercado estiver de bom humor, vendo apenas o lado bom das coisas, ele irá cotar um preço alto. Em outros dias, quando o Sr. Mercado estiver se sentindo para baixo e só vê dificuldades, ele irá cotar um preço baixo. Além disso, o Sr. Mercado tem uma característica encantadora: ele não se importa de ser ignorado. Se as pessoas ignorarem o que o Sr. Mercado diz, ele voltará amanhã com uma nova cotação. O que é útil sobre o Sr. Mercado são os preços que ele carrega no bolso, não sua sabedoria. Se o Sr. Mercado parecer anormal, você pode ignorá-lo ou usar sua fraqueza a seu favor. No entanto, se você permitir que ele o controle completamente, as consequências serão inimagináveis.
Sr. Mercado apenas relata os preços dos ativos, não seus valores. Os preços são o que pagamos e o valor é o que obtemos.
Combinando esses quatro conceitos, podemos definir o investimento em valor como a compra de ativos dentro de nossa esfera de competência, a um preço inferior ao seu valor intrínseco e com uma margem de segurança suficiente.
A definição é clara, mas implementá-la não é fácil.
"Escolher dentro do nosso círculo de competência" significa avaliar primeiro objetivamente as nossas próprias habilidades, o que é desafiador porque os humanos são naturalmente centrados em si mesmos e tendem a se sobreestimar. O círculo de competência precisa de uma expansão contínua, pois um círculo pequeno significa perder muitas oportunidades de investimento. No entanto, expandir o círculo de competência não deve ser muito agressivo, uma vez que o nosso tempo é limitado, e tentar entender um grande número de setores e projetos pode significar que o investidor não é especialista em nenhum deles.
"Comprar a um preço inferior ao valor intrínseco": Isso significa que você precisa da capacidade e de um critério para medir o verdadeiro valor dos ativos. Mais importante ainda, fatores como vantagens competitivas invisíveis ainda não refletidas no balanço da empresa, como aquelas derivadas dos efeitos de rede, custos de troca, ativos intangíveis (marca, direitos de franquia) e vantagens de custo, precisam ser levados em consideração.
Deixar uma margem de segurança suficiente: Quanto mais margem de segurança você deixar, menos oportunidades terá de agir. Ficar de mãos vazias depois de tomar a decisão certa às vezes é mais doloroso do que as perdas incorridas ao fazer a compra errada.
Durante esse processo, o Sr. Mercado constantemente irá te confundir. Quando os preços dos ativos estão disparando, ele irá te instigar a não vender, e quando os preços estão despencando, ele irá te aconselhar a vender tudo. O Sr. Mercado às vezes está certo e às vezes errado, mas desde que você fique de olho nele, ele tem a oportunidade de te influenciar.
Cada diretriz requer prática, e é mais fácil dito do que feito.
É bem sabido que Warren Buffett e seu parceiro Charlie Munger nunca foram fãs de criptomoedas, com Buffett até mesmo se referindo ao Bitcoin como “veneno de rato.”
No entanto, acreditamos que o conceito de investimento em valor ainda é válido no mundo cripto.
Buffett pode nunca comprar um Bitcoin em sua vida, assim como ele nunca investe em ouro porque vê o ouro como “apenas um cubo com um comprimento lateral de 20 metros” que não produz nada e não muda ao longo do tempo. Como ele não gosta de ouro, naturalmente ele não seria fã do ouro digital, BTC.
No entanto, Buffett investiu em empresas que produzem ouro, como a Barrick Gold, a segunda maior empresa de mineração de ouro do mundo, porque gera um bom fluxo de caixa.
Acredito que se Buffett fosse 60 anos mais jovem e descobrisse projetos no mundo cripto que também têm bom fluxo de caixa e uma ampla margem de segurança, ele não seria capaz de resistir em se envolver.
Os quatro pilares do investimento em valor podem ser aplicados com ligeiras modificações aos investimentos em cripto: comprar tokens é equivalente a comprar projetos, círculo de competência, margem de segurança e Sr. Mercado.
Vamos entender esses quatro conceitos no mundo cripto através de exemplos.
O valor dos tokens do projeto vem fundamentalmente do valor fornecido pelos projetos subjacentes e sua capacidade de capturar receita. Do ponto de vista do investimento em valor, os projetos de cripto em que investimos devem ter as seguintes características:
a. Os tokens emitidos pelo projeto podem capturar toda ou a maioria do valor econômico criado pelo projeto.
Por exemplo, existem alguns produtos com uma grande base de usuários e alta atividade, mas a maioria do valor do projeto não pode ser transferido para os tokens emitidos pelo projeto. Tome as carteiras de cripto como exemplo. A base de usuários, volume de transações e gerenciamento de ativos das carteiras são todos significativos, mas o valor de mercado dos tokens do projeto de carteira é relativamente pequeno. Isso ocorre porque a maioria do valor fornecido pela carteira aos seus usuários não pode ser capturado ou vinculado aos seus tokens.
b. O problema que o projeto visa resolver tem um valor significativo, uma trilha longa e ampla, e um ciclo de vida longo.
Por exemplo, o projeto de misturador Tornado Cash tem um bom conceito e satisfaz algumas necessidades (lavagem de dinheiro), mas a escala de sua demanda ainda é relativamente limitada em comparação com outras áreas (não há tantos usuários com uma necessidade real de lavagem de dinheiro). Possui um óbvio teto de escala de negócios. Em contraste, serviços financeiros como empréstimos, negociações e derivativos são mais saudáveis e têm trilhas de longo prazo.
c. O projeto possui uma excelente equipe de gestão.
Por exemplo, alguns projetos começaram cedo em trilhas promissoras, mas foram constantemente superados no desenvolvimento posterior devido a limitações na força geral da equipe. O projeto de negociação mais antigo na BSC, Burgerswap, é um exemplo típico.
Como Charlie Munger disse, "Se eu soubesse onde iria morrer, nunca iria para lá."
Graves perdas de investimento frequentemente ocorrem quando investimos em áreas que pensamos entender, mas na verdade não entendemos.
Então, como podemos determinar se entendemos ou não? Podemos nos referir a dois critérios:
1. Nossa compreensão de uma trilha ou projeto deve superar pelo menos 90% de outros investidores que investiram no mesmo projeto.
2. Quando outros discutem o projeto, deve haver muito pouca informação da qual você não está ciente ou perspectivas que você não considerou.
Para estabelecer uma margem de segurança, precisamos ter uma estimativa do "preço justo" do projeto. Com base nessa estimativa, podemos então aplicar um desconto, que representa a margem de segurança para nosso investimento.
Atualmente, é quase impossível valorar com precisão a maioria dos projetos de cripto, especialmente as blockchains públicas. Mesmo para protocolos DeFi com fluxos de caixa muito transparentes, é desafiador usar modelos de fluxo de caixa descontado (DCF) para valoração devido a inúmeros fatores incertos como a vida útil do projeto e a taxa de crescimento do lucro. Um grande número de suposições frequentemente leva a um 'erro preciso'.
Portanto, usar a valoração relativa pode ser uma abordagem mais prática. Nós predominantemente usamos este método em nossos relatórios de pesquisa anteriores. Se você estiver interessado, pode revisar nossos relatórios passados.
Embora nem sempre possamos calcular o valor justo de um projeto, podemos identificar projetos "visivelmente subvalorizados" por meio da valuation relativa.
Como Buffett disse, quando vemos uma pessoa acima do peso, mesmo que não saibamos o peso exato, sabemos: essa pessoa está acima do peso.
Sobre isso, só precisamos lembrar com base na adesão aos três primeiros princípios: Sr. Mercado é útil para nós por causa dos preços em seus bolsos, não por causa de sua sabedoria. Os relatórios de mercado não são sobre a verdade do projeto, mas sim os votos coletivos de todos no mercado atual.
Quando tentamos aplicar o conceito de investimento em valor às aquisições em criptomoedas e tomar decisões de compra e venda, continuamente nos fazemos estas quatro perguntas:
1. Este projeto é um bom projeto e está em um bom caminho? (Comprar tokens é equivalente a comprar projetos)
2. Eu alcancei o padrão de entender este projeto? (Círculo de competência)
3. Eu deixei uma margem de segurança comprando pelo preço atual? (Margem de segurança)
4. Estou usando o mercado ou sendo usado pelo mercado? (Sr. Mercado)
Essas quatro perguntas nos ajudam a avaliar nossa ignorância (perguntas 1 e 3) e contrariar as fraquezas da natureza humana (perguntas 2 e 4).
A ignorância e a natureza humana são as únicas razões pelas quais perdemos uma quantidade significativa de dinheiro no mercado.
Meus critérios para vender são os seguintes:——
Os motivos para comprar o ativo não são mais válidos. Por exemplo: a concorrência na pista que antes era otimista se deteriorou rapidamente, o fosso (margem de segurança) do projeto que se acreditava existir na verdade é raso, e existem sérios problemas com a integridade e nível de gestão da equipe, entre outros.
O preço do ativo subiu muito e sua taxa de retorno potencial já é muito baixa em comparação com outros ativos com taxas de retorno potencial mais altas. Nesse caso, venda o ativo e mude para um mais eficiente em termos de custos. O investimento é constantemente sobre cálculo, medição e comparação. Até mesmo manter dinheiro em yuan chinês é uma forma de investimento, que pode ser entendida como um título atual com uma taxa de juros anual de cerca de 2% (ao depositar em um fundo de mercado monetário).
Investir em valor certamente não é a única maneira de investir no mundo das criptomoedas.
Talvez haja realmente pessoas que consigam lucrar consistentemente contando com análises técnicas, e sempre há investidores com um aguçado senso de olfato que conseguem zarpar antecipadamente quando o vento sobe, acompanhando a onda narrativa do mercado.
No entanto, também há uma competição acirrada nas áreas acima, e a reflexividade do mercado está constantemente destruindo as regras que foram comprovadas verdadeiras anteriormente.
Mais importante, isso realmente está dentro do seu círculo de competência?
Em várias salas de bate-papo de investimento em criptomoedas chinesas, o “investimento em valor” é frequentemente uma presença como piada. As pessoas costumam usá-lo para fazer comentários auto-depreciativos. Quando um investidor está preso, ele/ela pode dizer, “Agora só posso recorrer ao investimento em valor.” Então, os espectadores expressam simpatia ou fazem algumas piadas, e o grupo é instantaneamente preenchido com uma atmosfera alegre.
Alternativamente, o investimento em valor é como uma tendência de moda elusiva, às vezes elogiada por todos, às vezes considerada 'sem valor', de repente declarada 'morta', mas logo em seguida ressuscita novamente.
Pesquise por "value investing", você pode encontrar muitas mensagens similares.
Também ocasionalmente nos deparamos com outros membros do grupo que se identificam como "investidores de valor". Quando questionados sobre o que é investimento em valor, frequentemente mencionam palavras-chave como "manter a longo prazo" e "paciência", entre outras. Na nossa opinião, isso não é a intenção original do investimento em valor.
A definição de investimento de valor não é complicada, mas também não é tão simples quanto a maioria das pessoas pensa.
Seu conceito pode ter se originado do mestre americano de investimentos Benjamin Graham e seu trabalho inovador "Análise de Segurança", enfatizando a análise do valor de investimento com base no valor intrínseco das ações.
Posteriormente, um grupo de mestres como Philip Fisher, Charlie Munger, Seth Klarman e Howard Marks têm contribuído continuamente para o conceito de investimento em valor, fazendo seu sistema ideológico florescer. No entanto, foi Warren Buffett, que tem mais de 50 anos de brilhante desempenho de investimento, que verdadeiramente popularizou o sistema de investimento em valor e o tornou um termo comum.
Então, o que é investimento de valor? Alguns dizem que a essência do investimento de valor é: comprar ativos a um preço inferior ao seu valor intrínseco, como comprar algo que vale $1 por apenas $0.40.
Esta declaração não está errada, mas é o resultado ou objetivo do investimento em valor. O que mais nos preocupa é como alcançar a “compra de ativos a um preço inferior ao seu valor intrínseco.”
Em nossa opinião, o investimento em valor pode ser resumido por quatro conceitos-chave, que podemos chamar de os “Quatro Pilares do Investimento em Valor”. Eles são:
Esses quatro conceitos-chave formam a base da teoria de investimento em valor. Quando entendemos, reconhecemos e começamos a praticar esses quatro conceitos-chave, embarcamos no caminho do investimento em valor.
O que significam especificamente esses quatro conceitos? Vamos discuti-los em detalhes.
O valor das ações vem da propriedade da empresa representada, e a empresa tem valor porque pode gerar lucros e fluxo de caixa. Portanto, quando compramos ações, essencialmente estamos comprando e mantendo a propriedade da empresa por trás das ações. O valor dessa propriedade é determinado pelos fluxos de caixa futuros totais que a empresa pode criar. Comprar ações é o processo de avaliar o valor futuro do fluxo de caixa de uma empresa.
Aqui, o conceito de “valor intrínseco” emerge. O valor intrínseco de uma empresa refere-se à soma dos fluxos de caixa descontados que a empresa pode gerar do presente até seu fim.
*Desconto refere-se ao processo de converter os preços futuros dos ativos em preços atuais. Por exemplo, se você receberá $10 de renda após 10 anos, o que é equivalente a $5 em valor presente, então $5 é o valor presente ou valor descontado desses $10.
O Círculo de Competência refere-se ao alcance das habilidades de um investidor. Quando realmente entendemos um ativo e possuímos conhecimento que supera a maioria dos participantes do mercado, esse ativo está dentro do nosso círculo de competência. O conceito do Círculo de Competência não é difícil de entender. O verdadeiro desafio está na tendência das pessoas de superestimar o raio de seu próprio círculo de competência.
O Margem de Segurança é um princípio amplamente praticado na vida diária. Por exemplo, se construirmos uma ponte de pedra com uma capacidade de carga máxima de 20 toneladas, apenas permitiremos que carros com uma carga total de 15 toneladas a atravessem. As 5 toneladas extras são a "margem de segurança" que deixamos para a ponte.
Ao investir, a Margem de Segurança significa comprar ações de uma empresa a um preço inferior ao seu valor intrínseco (ou o valor intrínseco de qualquer outro ativo). É o que Warren Buffett se refere como "comprar algo que vale um dólar por 40 centavos".
A Margem de Segurança reconhece que estamos propensos a cometer erros e que o mercado é imprevisível. Ela serve como uma zona de amortecimento entre nosso dinheiro suado, nossos cálculos errados, infortúnios, e a volatilidade da economia e do mercado. Quanto mais Margem de Segurança tivermos, mais espaço teremos para nossos erros e menor a probabilidade de perdas futuras.
O conceito de “Sr. Mercado” vem de uma fábula em “Análise de Segurança”, conforme a seguir:
Imagine que você está envolvido na negociação de ações com uma pessoa chamada Sr. Mercado. Todos os dias, Sr. Mercado irá propor um preço ao qual ele está disposto a comprar suas ações ou vender suas ações para você. As emoções do Sr. Mercado são altamente voláteis. Então, em alguns dias, quando o Sr. Mercado estiver de bom humor, vendo apenas o lado bom das coisas, ele irá cotar um preço alto. Em outros dias, quando o Sr. Mercado estiver se sentindo para baixo e só vê dificuldades, ele irá cotar um preço baixo. Além disso, o Sr. Mercado tem uma característica encantadora: ele não se importa de ser ignorado. Se as pessoas ignorarem o que o Sr. Mercado diz, ele voltará amanhã com uma nova cotação. O que é útil sobre o Sr. Mercado são os preços que ele carrega no bolso, não sua sabedoria. Se o Sr. Mercado parecer anormal, você pode ignorá-lo ou usar sua fraqueza a seu favor. No entanto, se você permitir que ele o controle completamente, as consequências serão inimagináveis.
Sr. Mercado apenas relata os preços dos ativos, não seus valores. Os preços são o que pagamos e o valor é o que obtemos.
Combinando esses quatro conceitos, podemos definir o investimento em valor como a compra de ativos dentro de nossa esfera de competência, a um preço inferior ao seu valor intrínseco e com uma margem de segurança suficiente.
A definição é clara, mas implementá-la não é fácil.
"Escolher dentro do nosso círculo de competência" significa avaliar primeiro objetivamente as nossas próprias habilidades, o que é desafiador porque os humanos são naturalmente centrados em si mesmos e tendem a se sobreestimar. O círculo de competência precisa de uma expansão contínua, pois um círculo pequeno significa perder muitas oportunidades de investimento. No entanto, expandir o círculo de competência não deve ser muito agressivo, uma vez que o nosso tempo é limitado, e tentar entender um grande número de setores e projetos pode significar que o investidor não é especialista em nenhum deles.
"Comprar a um preço inferior ao valor intrínseco": Isso significa que você precisa da capacidade e de um critério para medir o verdadeiro valor dos ativos. Mais importante ainda, fatores como vantagens competitivas invisíveis ainda não refletidas no balanço da empresa, como aquelas derivadas dos efeitos de rede, custos de troca, ativos intangíveis (marca, direitos de franquia) e vantagens de custo, precisam ser levados em consideração.
Deixar uma margem de segurança suficiente: Quanto mais margem de segurança você deixar, menos oportunidades terá de agir. Ficar de mãos vazias depois de tomar a decisão certa às vezes é mais doloroso do que as perdas incorridas ao fazer a compra errada.
Durante esse processo, o Sr. Mercado constantemente irá te confundir. Quando os preços dos ativos estão disparando, ele irá te instigar a não vender, e quando os preços estão despencando, ele irá te aconselhar a vender tudo. O Sr. Mercado às vezes está certo e às vezes errado, mas desde que você fique de olho nele, ele tem a oportunidade de te influenciar.
Cada diretriz requer prática, e é mais fácil dito do que feito.
É bem sabido que Warren Buffett e seu parceiro Charlie Munger nunca foram fãs de criptomoedas, com Buffett até mesmo se referindo ao Bitcoin como “veneno de rato.”
No entanto, acreditamos que o conceito de investimento em valor ainda é válido no mundo cripto.
Buffett pode nunca comprar um Bitcoin em sua vida, assim como ele nunca investe em ouro porque vê o ouro como “apenas um cubo com um comprimento lateral de 20 metros” que não produz nada e não muda ao longo do tempo. Como ele não gosta de ouro, naturalmente ele não seria fã do ouro digital, BTC.
No entanto, Buffett investiu em empresas que produzem ouro, como a Barrick Gold, a segunda maior empresa de mineração de ouro do mundo, porque gera um bom fluxo de caixa.
Acredito que se Buffett fosse 60 anos mais jovem e descobrisse projetos no mundo cripto que também têm bom fluxo de caixa e uma ampla margem de segurança, ele não seria capaz de resistir em se envolver.
Os quatro pilares do investimento em valor podem ser aplicados com ligeiras modificações aos investimentos em cripto: comprar tokens é equivalente a comprar projetos, círculo de competência, margem de segurança e Sr. Mercado.
Vamos entender esses quatro conceitos no mundo cripto através de exemplos.
O valor dos tokens do projeto vem fundamentalmente do valor fornecido pelos projetos subjacentes e sua capacidade de capturar receita. Do ponto de vista do investimento em valor, os projetos de cripto em que investimos devem ter as seguintes características:
a. Os tokens emitidos pelo projeto podem capturar toda ou a maioria do valor econômico criado pelo projeto.
Por exemplo, existem alguns produtos com uma grande base de usuários e alta atividade, mas a maioria do valor do projeto não pode ser transferido para os tokens emitidos pelo projeto. Tome as carteiras de cripto como exemplo. A base de usuários, volume de transações e gerenciamento de ativos das carteiras são todos significativos, mas o valor de mercado dos tokens do projeto de carteira é relativamente pequeno. Isso ocorre porque a maioria do valor fornecido pela carteira aos seus usuários não pode ser capturado ou vinculado aos seus tokens.
b. O problema que o projeto visa resolver tem um valor significativo, uma trilha longa e ampla, e um ciclo de vida longo.
Por exemplo, o projeto de misturador Tornado Cash tem um bom conceito e satisfaz algumas necessidades (lavagem de dinheiro), mas a escala de sua demanda ainda é relativamente limitada em comparação com outras áreas (não há tantos usuários com uma necessidade real de lavagem de dinheiro). Possui um óbvio teto de escala de negócios. Em contraste, serviços financeiros como empréstimos, negociações e derivativos são mais saudáveis e têm trilhas de longo prazo.
c. O projeto possui uma excelente equipe de gestão.
Por exemplo, alguns projetos começaram cedo em trilhas promissoras, mas foram constantemente superados no desenvolvimento posterior devido a limitações na força geral da equipe. O projeto de negociação mais antigo na BSC, Burgerswap, é um exemplo típico.
Como Charlie Munger disse, "Se eu soubesse onde iria morrer, nunca iria para lá."
Graves perdas de investimento frequentemente ocorrem quando investimos em áreas que pensamos entender, mas na verdade não entendemos.
Então, como podemos determinar se entendemos ou não? Podemos nos referir a dois critérios:
1. Nossa compreensão de uma trilha ou projeto deve superar pelo menos 90% de outros investidores que investiram no mesmo projeto.
2. Quando outros discutem o projeto, deve haver muito pouca informação da qual você não está ciente ou perspectivas que você não considerou.
Para estabelecer uma margem de segurança, precisamos ter uma estimativa do "preço justo" do projeto. Com base nessa estimativa, podemos então aplicar um desconto, que representa a margem de segurança para nosso investimento.
Atualmente, é quase impossível valorar com precisão a maioria dos projetos de cripto, especialmente as blockchains públicas. Mesmo para protocolos DeFi com fluxos de caixa muito transparentes, é desafiador usar modelos de fluxo de caixa descontado (DCF) para valoração devido a inúmeros fatores incertos como a vida útil do projeto e a taxa de crescimento do lucro. Um grande número de suposições frequentemente leva a um 'erro preciso'.
Portanto, usar a valoração relativa pode ser uma abordagem mais prática. Nós predominantemente usamos este método em nossos relatórios de pesquisa anteriores. Se você estiver interessado, pode revisar nossos relatórios passados.
Embora nem sempre possamos calcular o valor justo de um projeto, podemos identificar projetos "visivelmente subvalorizados" por meio da valuation relativa.
Como Buffett disse, quando vemos uma pessoa acima do peso, mesmo que não saibamos o peso exato, sabemos: essa pessoa está acima do peso.
Sobre isso, só precisamos lembrar com base na adesão aos três primeiros princípios: Sr. Mercado é útil para nós por causa dos preços em seus bolsos, não por causa de sua sabedoria. Os relatórios de mercado não são sobre a verdade do projeto, mas sim os votos coletivos de todos no mercado atual.
Quando tentamos aplicar o conceito de investimento em valor às aquisições em criptomoedas e tomar decisões de compra e venda, continuamente nos fazemos estas quatro perguntas:
1. Este projeto é um bom projeto e está em um bom caminho? (Comprar tokens é equivalente a comprar projetos)
2. Eu alcancei o padrão de entender este projeto? (Círculo de competência)
3. Eu deixei uma margem de segurança comprando pelo preço atual? (Margem de segurança)
4. Estou usando o mercado ou sendo usado pelo mercado? (Sr. Mercado)
Essas quatro perguntas nos ajudam a avaliar nossa ignorância (perguntas 1 e 3) e contrariar as fraquezas da natureza humana (perguntas 2 e 4).
A ignorância e a natureza humana são as únicas razões pelas quais perdemos uma quantidade significativa de dinheiro no mercado.
Meus critérios para vender são os seguintes:——
Os motivos para comprar o ativo não são mais válidos. Por exemplo: a concorrência na pista que antes era otimista se deteriorou rapidamente, o fosso (margem de segurança) do projeto que se acreditava existir na verdade é raso, e existem sérios problemas com a integridade e nível de gestão da equipe, entre outros.
O preço do ativo subiu muito e sua taxa de retorno potencial já é muito baixa em comparação com outros ativos com taxas de retorno potencial mais altas. Nesse caso, venda o ativo e mude para um mais eficiente em termos de custos. O investimento é constantemente sobre cálculo, medição e comparação. Até mesmo manter dinheiro em yuan chinês é uma forma de investimento, que pode ser entendida como um título atual com uma taxa de juros anual de cerca de 2% (ao depositar em um fundo de mercado monetário).
Investir em valor certamente não é a única maneira de investir no mundo das criptomoedas.
Talvez haja realmente pessoas que consigam lucrar consistentemente contando com análises técnicas, e sempre há investidores com um aguçado senso de olfato que conseguem zarpar antecipadamente quando o vento sobe, acompanhando a onda narrativa do mercado.
No entanto, também há uma competição acirrada nas áreas acima, e a reflexividade do mercado está constantemente destruindo as regras que foram comprovadas verdadeiras anteriormente.
Mais importante, isso realmente está dentro do seu círculo de competência?