A indústria das criptomoedas está a expandir-se rapidamente, com novos projetos em várias blockchains a serem lançados todos os meses, oferecendo serviços únicos. O setor tem visto um crescimento imenso, com mais de 13.000 projetos lançados, crescendo dos 9.000 em 2023.
A troca de ativos entre essas blockchains pode ser um processo estressante. Os usuários normalmente têm que encontrar uma DEX que suporte tanto a blockchain do token original quanto do token desejado, ofereça as melhores taxas e não represente quaisquer riscos de liquidez potenciais. Encontrar a rota de troca mais econômica entre muitos projetos pode ser demorado e requer comparação manual em várias plataformas.
Com isso em mente, há uma necessidade óbvia de um projeto para organizar e armazenar vários projetos, criando um novo e mais fácil método de transferência de ativos. Rubic Exchange é um desses projetos, agregando centenas de DEXs e pontes para os usuários trocarem tokens facilmente sem qualquer problema. Este artigo vai analisar como a Rubic torna isso possível, abrindo assim caminho para um futuro mais interoperável para criptomoedas.
Rubic é uma troca descentralizada que permite aos usuários trocar tokens facilmente entre blockchains e redes, incluindo Bitcoin, Ethereum, Arbitrum, etc. Com seu widget fácil de instalar e SDK personalizável, Rubic oferece total interoperabilidade entre diferentes redes.
Este projeto destaca-se porque simplifica a comparação de taxas e liquidez entre plataformas. Compilou mais de 70 blockchains e testnets, permitindo-lhes trocar mais de 15.500 ativos com a melhor taxa e maior liquidez. Atualmente, dos 2.150 dApps disponíveis, até 6% (130) são interoperáveis com o Rubic, e oferece aos utilizadores acesso a mais de 220 DEXs e bridges.
Além disso, o Rubic contribui com até 32% do seu volume para os seus fornecedores integrados de cross-chain, solidificando o seu papel no desenvolvimento dos ecossistemas ao trazer mais utilizadores e transações para as suas plataformas.
Rubic foi lançado em setembro de 2020 como o primeiro projeto a introduzir trocas cruzadas de “Um-Clique”. Desde então, tornou-se um dos líderes do setor, fornecendo trocas cruzadas e agregando exchanges descentralizadas (DEXs) e pontes para garantir as melhores taxas para trocas on-chain e cross-chain na indústria de criptomoedas.
O projeto foi fundado por Vladmir TikhomiroveAlexandra Kornevaser a solução preferencial para funcionalidades entre cadeias. A equipa da Rubic está sediada em diferentes locais a nível internacional, com a maioria dos funcionários sediados na Europa de Leste, Alemanha, EAU e EUA. A equipa é composta pelo Diretor de TecnologiaEugene Korol, CMO Elena Nova, e CBDOSven Michael. Outros membros da equipa incluem Collin O’Brien, o Chefe de RP; Dmitry Sleta, o principal desenvolvedor de front-end; e Yegor Obukhov, o chefe da equipa de apoio.
Para entender como o Rubic funciona, primeiro precisamos entender o que um agregador DEX multichain faz. Um agregador DEX multichain agrupa a liquidez das trocas descentralizadas (DEXs) em várias redes blockchain. Tradicionalmente, as DEXs só podiam ser acessadas a partir de uma rede blockchain. Mas, com a troca Rubic, os usuários podem trocar tokens instantaneamente em diferentes redes a partir de uma única plataforma.
Aprofundando, a arquitetura da Rubic gira em torno de três módulos principais: fornecedores de API externos, um nó RPC e um gestor de cross-chain. O nó RPC facilita a comunicação com outras blockchains, enquanto o gestor de cross-chain atua como o condutor. Ele consulta as APIs dos fornecedores e inicia transações através dos contratos inteligentes seguros da Rubic. Esses contratos, por sua vez, interagem diretamente com os contratos das pontes e DEXs, garantindo a execução suave e transparente de trocas cross-chain.
Para swaps dentro do ecossistema da Máquina Virtual Ethereum (EVM), a Rubic aproveita uma rede de DEXs integrados nativamente como 1inch, OpenOcean, ODOS e XY Finance, otimizando ainda mais o processo de troca.
Seguindo em frente, o Rubic retira liquidez de outros DEXs proeminentes na indústria, o que cria um ambiente de negociação mais estável com menos deslizamento. Como tal, pode processar encomendas maiores, uma vez que as transações são encaminhadas através de várias bolsas para encontrar os melhores preços possíveis.
A interoperabilidade é um factor crucial na operação da Rubic, e isso é alcançado com um foco significativo na compatibilidade entre blockchains. Uma vez que o projeto visa ser o pioneiro em interoperabilidade, não é surpreendente que também leve a sua segurança muito a sério. Como um dos projetos mais experientes no mercado de blockchains, a Rubic desenvolveu um sistema de segurança elaborado e robusto para se proteger a si próprio, aos seus utilizadores e aos seus parceiros.
Por exemplo, o Rubic incorpora várias pontes e exchanges descentralizadas (DEXs) para permitir que o Rubic desative qualquer provedor que repentinamente fique fora de operação e redirecione o usuário para um em operação. Por agregar mais de 220 pontes e DEXs, o Rubic pode garantir liquidez suficiente para uma troca, mesmo que os provedores fiquem sem liquidez ou sejam hackeados.
Rubic também possui uma extensa infraestrutura, equipe e suporte ao desenvolvedor, o que permite o desenvolvimento de medidas mais inovadoras para garantir a segurança das trocas.
Além disso, a Rubic nunca mantém os fundos dos utilizadores no seu front end, e cada transação é realizada por uma API que envia chamadas para outros contratos inteligentes. Estes contratos inteligentes utilizam o Gnosis Safe para permitir a gestão segura de ativos. Esta abordagem descentralizada reduz os ataques de vetores como DDOS.
A Rubic Exchange é uma solução completa destinada a interligar soluções blockchain e oferecer aos utilizadores um acesso conveniente a estes projetos. Algumas das características mais marcantes do projeto incluem:
A Rubic Exchange oferece um kit de desenvolvimento de software (SDK) que permite aos utilizadores ligar as suas dApps a várias trocas on-chain e cross-chain, permitindo também aos seus parceiros ganhar até 50% da comissão gerada pela sua plataforma. O SDK é construído no robusto protocolo cross-chain da Rubic e oferece integração gratuita com até 200 exchanges descentralizadas (DEXs).
Além disso, o SDK pode ser integrado em qualquer aplicação JavaScript, independentemente do framework utilizado (incluindo React, Angular, Vue, etc.), ou mesmo em aplicações JavaScript autônomas sem frameworks. O SDK também possui uma função de reembolso automático e oferece funcionalidades de roteamento inteligente no caso de mau funcionamento do provedor.
O Widget é uma única linha de código que pode ser facilmente integrada em trocas de criptografia para desbloquear todo o poder da Rubic Exchange. Também fornece trocas on-chain e cross-chain num clique e processa uma transação média em 90 segundos sem limites de transação.
Para além da conveniência total de aceder à Rubic Exchange a partir de um widget, os utilizadores também desfrutam de vários benefícios. Por exemplo, os utilizadores podem ganhar até 30% das taxas de negociação ajustáveis geradas através do Widget, ao mesmo tempo que se mantêm à frente da curva ao receber atualizações sobre tokens recém-lançados em questão de minutos. O Widget também apresenta um design minimalista que pode misturar-se com qualquer interface e a sua integração pode ser concluída em 15-20 minutos, poupando tempo e recursos.
A Rubic Exchange também oferece um programa de staking para os utilizadores. O processo de staking é relativamente simples; os utilizadores podem fazer staking dos seus tokens RBC trimestralmente, variando de três a doze meses. O contrato de staking é então implementado na Chain Arbitrum. Após depositar RBC, os utilizadores receberão um NFT contendo informações sobre o período de staking e a quantidade de tokens depositados.
As recompensas são distribuídas a cada segundo, e os utilizadores podem levantar os seus tokens apostados e as recompensas sem problemas. No entanto, os utilizadores não podem levantar os tokens RBC depositados até que o período de aposta esteja concluído. Os utilizadores podem ganhar uma taxa de juro anual de até 100%, que será paga em tokens ETH na Arbitrum.
O ecossistema da Rubic foi projetado para apoiar o seu lugar como um dos líderes do setor na esfera de interligação entre cadeias. Para garantir a máxima segurança para o seu projeto, a Rubic fornece diferentes recursos de segurança, como monitorização de desempenho, gestão de acidentes e Gestão de Processos SDK.
A equipa Rubic implementou um sistema eficiente de monitorização de desempenho que utiliza um Painel de Monitorização de Fornecedores/Blockchain. Este painel permite-nos avaliar os fornecedores com base em várias métricas, como transações bloqueadas, volume diário e reembolsos, e monitorizar o estado em tempo real dos SDKs. Esta abordagem melhora significativamente a capacidade da Rubic de acompanhar o desempenho e tomar decisões orientadas por dados.
Num acidente que afete um provedor ou ponte, a Rubic notifica imediatamente todos os outros integradores via Discord ou Telegram. A ponte comprometida é então pausada no contrato inteligente e desligada para todos os integradores enquanto a Rubic redireciona as transações para outros provedores simultaneamente. A Rubic também segue o mesmo protocolo se um dos seus SDKs encontrar o mesmo problema. O suporte técnico está disponível 24/7 para ajudar com quaisquer problemas que possam surgir.
Rubic é uma plataforma que colabora com outros projetos para fornecer os ambientes de teste, staging e produção mais confiáveis. Gerencia SDKs de forma transparente, rápida e segura, implementando um processo de aprovação de código que envolve revisões de desenvolvedores e um processo de aprovação de lançamento que inclui revisões do Gerente de Produto e da equipe de Garantia de Qualidade.
Para reduzir o risco de instalar uma versão comprometida, a Rubic audita regularmente seus contratos inteligentes e utiliza canais de comunicação direta para atualizações, como novos lançamentos de versão e comentários. Isso posiciona a Rubic como uma plataforma para trocas entre cadeias e um conjunto de ferramentas entre cadeias para projetos de criptomoeda.
O token RBC é um token ERC-20 que serve como token nativo do Ecossistema Rubic. É também o método principal de pagamento de taxas na bolsa Rubic, quer esteja a negociar criptomoedas ou a utilizar a função de corretagem. Embora o RBC seja a opção de pagamento preferida, algumas taxas podem ser liquidadas com outras criptomoedas populares como ETH e BNB.
Além dos pagamentos de taxas, a receita da plataforma é dividida ao meio: uma parte é destinada aos custos operacionais e a outra reforça a liquidez, beneficiando todos os utilizadores.
RBC tem um fornecimento total de 1 bilhão de tokens e um fornecimento circulante de 99,36 milhões de tokens, com uma capitalização de mercado atual de $3,16 milhões. Os tokens foram distribuídos da seguinte forma:
Na sua mais recente relatório semanal, lançado em 18 de abril de 2024, a Rubic anunciou que sua equipe de desenvolvimento está finalizando a integração da blockchain zkLink e completando a integração de OpenOceancomo fornecedor on-chain para as blockchains Mode e Rootstock. Isso desbloqueará rotas de troca mais eficientes e oferecerá aos usuários melhores taxas de negociação.
Rubic oferece uma inovação na tecnologia cross-chain, permitindo aos utilizadores trocar os seus tokens pelos melhores preços de forma transparente. Apesar de ser líder na indústria blockchain, os utilizadores devem notar que a indústria de criptomoedas é volátil. Como tal, é aconselhável pesquisar e consultar um profissional financeiro qualificado antes de investir em qualquer projeto.
Os utilizadores podem negociar o token RBC em bolsas centralizadas e descentralizadas, incluindo Gate.io. Clique aqui para ver e negociar os seus pares de moedas favoritos.
A indústria das criptomoedas está a expandir-se rapidamente, com novos projetos em várias blockchains a serem lançados todos os meses, oferecendo serviços únicos. O setor tem visto um crescimento imenso, com mais de 13.000 projetos lançados, crescendo dos 9.000 em 2023.
A troca de ativos entre essas blockchains pode ser um processo estressante. Os usuários normalmente têm que encontrar uma DEX que suporte tanto a blockchain do token original quanto do token desejado, ofereça as melhores taxas e não represente quaisquer riscos de liquidez potenciais. Encontrar a rota de troca mais econômica entre muitos projetos pode ser demorado e requer comparação manual em várias plataformas.
Com isso em mente, há uma necessidade óbvia de um projeto para organizar e armazenar vários projetos, criando um novo e mais fácil método de transferência de ativos. Rubic Exchange é um desses projetos, agregando centenas de DEXs e pontes para os usuários trocarem tokens facilmente sem qualquer problema. Este artigo vai analisar como a Rubic torna isso possível, abrindo assim caminho para um futuro mais interoperável para criptomoedas.
Rubic é uma troca descentralizada que permite aos usuários trocar tokens facilmente entre blockchains e redes, incluindo Bitcoin, Ethereum, Arbitrum, etc. Com seu widget fácil de instalar e SDK personalizável, Rubic oferece total interoperabilidade entre diferentes redes.
Este projeto destaca-se porque simplifica a comparação de taxas e liquidez entre plataformas. Compilou mais de 70 blockchains e testnets, permitindo-lhes trocar mais de 15.500 ativos com a melhor taxa e maior liquidez. Atualmente, dos 2.150 dApps disponíveis, até 6% (130) são interoperáveis com o Rubic, e oferece aos utilizadores acesso a mais de 220 DEXs e bridges.
Além disso, o Rubic contribui com até 32% do seu volume para os seus fornecedores integrados de cross-chain, solidificando o seu papel no desenvolvimento dos ecossistemas ao trazer mais utilizadores e transações para as suas plataformas.
Rubic foi lançado em setembro de 2020 como o primeiro projeto a introduzir trocas cruzadas de “Um-Clique”. Desde então, tornou-se um dos líderes do setor, fornecendo trocas cruzadas e agregando exchanges descentralizadas (DEXs) e pontes para garantir as melhores taxas para trocas on-chain e cross-chain na indústria de criptomoedas.
O projeto foi fundado por Vladmir TikhomiroveAlexandra Kornevaser a solução preferencial para funcionalidades entre cadeias. A equipa da Rubic está sediada em diferentes locais a nível internacional, com a maioria dos funcionários sediados na Europa de Leste, Alemanha, EAU e EUA. A equipa é composta pelo Diretor de TecnologiaEugene Korol, CMO Elena Nova, e CBDOSven Michael. Outros membros da equipa incluem Collin O’Brien, o Chefe de RP; Dmitry Sleta, o principal desenvolvedor de front-end; e Yegor Obukhov, o chefe da equipa de apoio.
Para entender como o Rubic funciona, primeiro precisamos entender o que um agregador DEX multichain faz. Um agregador DEX multichain agrupa a liquidez das trocas descentralizadas (DEXs) em várias redes blockchain. Tradicionalmente, as DEXs só podiam ser acessadas a partir de uma rede blockchain. Mas, com a troca Rubic, os usuários podem trocar tokens instantaneamente em diferentes redes a partir de uma única plataforma.
Aprofundando, a arquitetura da Rubic gira em torno de três módulos principais: fornecedores de API externos, um nó RPC e um gestor de cross-chain. O nó RPC facilita a comunicação com outras blockchains, enquanto o gestor de cross-chain atua como o condutor. Ele consulta as APIs dos fornecedores e inicia transações através dos contratos inteligentes seguros da Rubic. Esses contratos, por sua vez, interagem diretamente com os contratos das pontes e DEXs, garantindo a execução suave e transparente de trocas cross-chain.
Para swaps dentro do ecossistema da Máquina Virtual Ethereum (EVM), a Rubic aproveita uma rede de DEXs integrados nativamente como 1inch, OpenOcean, ODOS e XY Finance, otimizando ainda mais o processo de troca.
Seguindo em frente, o Rubic retira liquidez de outros DEXs proeminentes na indústria, o que cria um ambiente de negociação mais estável com menos deslizamento. Como tal, pode processar encomendas maiores, uma vez que as transações são encaminhadas através de várias bolsas para encontrar os melhores preços possíveis.
A interoperabilidade é um factor crucial na operação da Rubic, e isso é alcançado com um foco significativo na compatibilidade entre blockchains. Uma vez que o projeto visa ser o pioneiro em interoperabilidade, não é surpreendente que também leve a sua segurança muito a sério. Como um dos projetos mais experientes no mercado de blockchains, a Rubic desenvolveu um sistema de segurança elaborado e robusto para se proteger a si próprio, aos seus utilizadores e aos seus parceiros.
Por exemplo, o Rubic incorpora várias pontes e exchanges descentralizadas (DEXs) para permitir que o Rubic desative qualquer provedor que repentinamente fique fora de operação e redirecione o usuário para um em operação. Por agregar mais de 220 pontes e DEXs, o Rubic pode garantir liquidez suficiente para uma troca, mesmo que os provedores fiquem sem liquidez ou sejam hackeados.
Rubic também possui uma extensa infraestrutura, equipe e suporte ao desenvolvedor, o que permite o desenvolvimento de medidas mais inovadoras para garantir a segurança das trocas.
Além disso, a Rubic nunca mantém os fundos dos utilizadores no seu front end, e cada transação é realizada por uma API que envia chamadas para outros contratos inteligentes. Estes contratos inteligentes utilizam o Gnosis Safe para permitir a gestão segura de ativos. Esta abordagem descentralizada reduz os ataques de vetores como DDOS.
A Rubic Exchange é uma solução completa destinada a interligar soluções blockchain e oferecer aos utilizadores um acesso conveniente a estes projetos. Algumas das características mais marcantes do projeto incluem:
A Rubic Exchange oferece um kit de desenvolvimento de software (SDK) que permite aos utilizadores ligar as suas dApps a várias trocas on-chain e cross-chain, permitindo também aos seus parceiros ganhar até 50% da comissão gerada pela sua plataforma. O SDK é construído no robusto protocolo cross-chain da Rubic e oferece integração gratuita com até 200 exchanges descentralizadas (DEXs).
Além disso, o SDK pode ser integrado em qualquer aplicação JavaScript, independentemente do framework utilizado (incluindo React, Angular, Vue, etc.), ou mesmo em aplicações JavaScript autônomas sem frameworks. O SDK também possui uma função de reembolso automático e oferece funcionalidades de roteamento inteligente no caso de mau funcionamento do provedor.
O Widget é uma única linha de código que pode ser facilmente integrada em trocas de criptografia para desbloquear todo o poder da Rubic Exchange. Também fornece trocas on-chain e cross-chain num clique e processa uma transação média em 90 segundos sem limites de transação.
Para além da conveniência total de aceder à Rubic Exchange a partir de um widget, os utilizadores também desfrutam de vários benefícios. Por exemplo, os utilizadores podem ganhar até 30% das taxas de negociação ajustáveis geradas através do Widget, ao mesmo tempo que se mantêm à frente da curva ao receber atualizações sobre tokens recém-lançados em questão de minutos. O Widget também apresenta um design minimalista que pode misturar-se com qualquer interface e a sua integração pode ser concluída em 15-20 minutos, poupando tempo e recursos.
A Rubic Exchange também oferece um programa de staking para os utilizadores. O processo de staking é relativamente simples; os utilizadores podem fazer staking dos seus tokens RBC trimestralmente, variando de três a doze meses. O contrato de staking é então implementado na Chain Arbitrum. Após depositar RBC, os utilizadores receberão um NFT contendo informações sobre o período de staking e a quantidade de tokens depositados.
As recompensas são distribuídas a cada segundo, e os utilizadores podem levantar os seus tokens apostados e as recompensas sem problemas. No entanto, os utilizadores não podem levantar os tokens RBC depositados até que o período de aposta esteja concluído. Os utilizadores podem ganhar uma taxa de juro anual de até 100%, que será paga em tokens ETH na Arbitrum.
O ecossistema da Rubic foi projetado para apoiar o seu lugar como um dos líderes do setor na esfera de interligação entre cadeias. Para garantir a máxima segurança para o seu projeto, a Rubic fornece diferentes recursos de segurança, como monitorização de desempenho, gestão de acidentes e Gestão de Processos SDK.
A equipa Rubic implementou um sistema eficiente de monitorização de desempenho que utiliza um Painel de Monitorização de Fornecedores/Blockchain. Este painel permite-nos avaliar os fornecedores com base em várias métricas, como transações bloqueadas, volume diário e reembolsos, e monitorizar o estado em tempo real dos SDKs. Esta abordagem melhora significativamente a capacidade da Rubic de acompanhar o desempenho e tomar decisões orientadas por dados.
Num acidente que afete um provedor ou ponte, a Rubic notifica imediatamente todos os outros integradores via Discord ou Telegram. A ponte comprometida é então pausada no contrato inteligente e desligada para todos os integradores enquanto a Rubic redireciona as transações para outros provedores simultaneamente. A Rubic também segue o mesmo protocolo se um dos seus SDKs encontrar o mesmo problema. O suporte técnico está disponível 24/7 para ajudar com quaisquer problemas que possam surgir.
Rubic é uma plataforma que colabora com outros projetos para fornecer os ambientes de teste, staging e produção mais confiáveis. Gerencia SDKs de forma transparente, rápida e segura, implementando um processo de aprovação de código que envolve revisões de desenvolvedores e um processo de aprovação de lançamento que inclui revisões do Gerente de Produto e da equipe de Garantia de Qualidade.
Para reduzir o risco de instalar uma versão comprometida, a Rubic audita regularmente seus contratos inteligentes e utiliza canais de comunicação direta para atualizações, como novos lançamentos de versão e comentários. Isso posiciona a Rubic como uma plataforma para trocas entre cadeias e um conjunto de ferramentas entre cadeias para projetos de criptomoeda.
O token RBC é um token ERC-20 que serve como token nativo do Ecossistema Rubic. É também o método principal de pagamento de taxas na bolsa Rubic, quer esteja a negociar criptomoedas ou a utilizar a função de corretagem. Embora o RBC seja a opção de pagamento preferida, algumas taxas podem ser liquidadas com outras criptomoedas populares como ETH e BNB.
Além dos pagamentos de taxas, a receita da plataforma é dividida ao meio: uma parte é destinada aos custos operacionais e a outra reforça a liquidez, beneficiando todos os utilizadores.
RBC tem um fornecimento total de 1 bilhão de tokens e um fornecimento circulante de 99,36 milhões de tokens, com uma capitalização de mercado atual de $3,16 milhões. Os tokens foram distribuídos da seguinte forma:
Na sua mais recente relatório semanal, lançado em 18 de abril de 2024, a Rubic anunciou que sua equipe de desenvolvimento está finalizando a integração da blockchain zkLink e completando a integração de OpenOceancomo fornecedor on-chain para as blockchains Mode e Rootstock. Isso desbloqueará rotas de troca mais eficientes e oferecerá aos usuários melhores taxas de negociação.
Rubic oferece uma inovação na tecnologia cross-chain, permitindo aos utilizadores trocar os seus tokens pelos melhores preços de forma transparente. Apesar de ser líder na indústria blockchain, os utilizadores devem notar que a indústria de criptomoedas é volátil. Como tal, é aconselhável pesquisar e consultar um profissional financeiro qualificado antes de investir em qualquer projeto.
Os utilizadores podem negociar o token RBC em bolsas centralizadas e descentralizadas, incluindo Gate.io. Clique aqui para ver e negociar os seus pares de moedas favoritos.