O Filecoin, enquanto rede de armazenamento descentralizado, alcança o armazenamento e recuperação de dados globais ao ligar clientes de armazenamento a fornecedores. Em 14 de março de 2023, a Máquina Virtual Filecoin (FVM) foi lançada na rede principal, introduzindo funcionalidades de contratos inteligentes no Filecoin, o que despertou um renovado interesse no mercado e no desenvolvimento do projeto.
O Filecoin é uma rede de armazenamento descentralizada baseada no IPFS, atuando principalmente como um armazenamento de serviço aberto, servindo como a camada de incentivo no IPFS. O IPFS forma a camada de armazenamento e compartilhamento distribuída da rede Filecoin. O Filecoin, através de incentivos econômicos, tem estimulado o desenvolvimento do IPFS, fomentando um mercado de armazenamento de dados aberto e confiável. Ao mesmo tempo, o IPFS fornece suporte ecológico para o desenvolvimento do mercado do Filecoin.
A visão do Filecoin é substituir o armazenamento em nuvem tradicional através da agregação de capacidade massiva de armazenamento e poder computacional dos nós mineradores de Filecoin. A demanda primária do Filecoin origina-se de cenários de armazenamento Web3: desde Tokens Não-Fungíveis (NFTs) até metaversos e jogos, e ainda mais para armazenamento Web3 e armazenamento sustentável. Atualmente, o ecossistema do Filecoin está a testemunhar um crescimento significativo. No futuro ecossistema, os utilizadores alcançarão progressivamente programabilidade, recuperabilidade e escalabilidade, facilitados pelo lançamento da Máquina Virtual Filecoin.
A Máquina Virtual do Filecoin (FVM) é uma arquitetura de máquina virtual baseada na rede Filecoin. Permite aos desenvolvedores escrever e executar contratos inteligentes diretamente na rede Filecoin, dotando o Filecoin de programabilidade. Isso permite funções como processamento de dados, conversão e criptografia.
A FVM é totalmente compatível com o EVM do Ethereum. Os desenvolvedores podem utilizar o Solidity e outras linguagens compatíveis com o Ethereum para escrever contratos inteligentes. No entanto, em comparação com o EVM, o conjunto de instruções do FVM é mais simplificado e suporta recursos exclusivos de armazenamento e recuperação do Filecoin.
Após o lançamento do FVM, os contratos inteligentes no Filecoin irão interagir com os seus dados de armazenamento, abrindo caminho para o desenvolvimento de aplicações inovadoras.
FVM, construído sobre WebAssembly (WASM), permite a criação de atores nativos do Filecoin em idiomas compilados para WASM, bem como contratos inteligentes desenvolvidos para runtimes externos. WASM, ou WebAssembly, é uma linguagem de montagem projetada especificamente para navegadores da web.
Integrada dentro de FVM está uma Máquina Virtual Ethereum (EVM). Quando em funcionamento, permite que os desenvolvedores de Ethereum e Solidity executem seus contratos no FVM com alterações mínimas. O FEVM (Filecoin EVM) é uma Máquina Virtual Ethereum construída na Máquina Virtual Filecoin, virtualizada em tempo de execução.
Esta configuração facilita aos desenvolvedores a portabilidade de quaisquer contratos inteligentes existentes baseados na EVM diretamente para o FVM. O tempo de execução da EVM do Filecoin é totalmente compatível com quaisquer ferramentas de desenvolvimento da EVM, como Hardhat, Brownie e Metamask. Isto é possível porque os nós do Filecoin fornecem a API JSON-RPC do Ethereum, simplificando a implementação e interações com participantes baseados na EVM.
Após a conclusão do marco 2.2 no roteiro do FVM, os desenvolvedores terão a opção de implantar atores no FEVM ou no FVM nativo. Em outras palavras, se o desempenho não for uma prioridade, pode-se implantar no FEVM; para um desempenho superior, a criação de atores compilados para WASM para implantação no FVM nativo seria a escolha.
Com o lançamento do FVM e a introdução de contratos inteligentes, os desenvolvedores podem criar aplicações universais DeFi, GameFi e NFT na sua cadeia pública, antecipando um crescimento explosivo no seu ecossistema. Os futuros produtos construídos dentro do ecossistema FVM não se limitarão ao DataDAO, armazenamento permanente e leasing de garantias.
Data DAO pode criar uma economia de dados, onde os usuários podem capturar e representar o valor social desses conjuntos de dados. Eles podem até mesmo trocar esses tokens de dados e solicitar serviços de computação para os dados entre pontos de pares, como validação, conexão, análise, detecção de características e extração.
Antes do lançamento do FVM, as transações de armazenamento não eram permanentes. As transações de armazenamento no Filecoin tinham uma data de validade e eram atualizadas a cada 1,5 anos. Após a data de validade, os dados seriam apagados e irreversíveis. Com o FVM, os uploaders podem especificar o número desejado de replicação e a data de validade necessária.
A data de validade pode ser definida para um período significativo no futuro, como 5 anos, 10 anos ou mesmo indefinidamente. Contanto que haja fundos (FIL) na conta do contrato, o contrato continuará a incentivar constantemente os provedores de armazenamento, criando transações para replicar o arquivo para armazenamento.
Os Prestadores de Armazenamento (SPs) são obrigados a publicar garantias (na forma de FIL) para carregar capacidade de armazenamento na rede e aceitar transações de armazenamento. Esta garantia incentiva os prestadores de armazenamento a agir corretamente, fornecendo provas de dados atempadamente (PoRep, PoSt), caso contrário, correm o risco de serem penalizados. No entanto, a necessidade de garantias cria atrito e torna-se um obstáculo direto à participação e crescimento dos SPs.
Por outro lado, a rede Filecoin possui muitos detentores de tokens a longo prazo que desejam ver a rede crescer e estão dispostos a emprestar os seus FIL a SPs credíveis e orientados para o crescimento. O aluguer de garantias pode resolver este problema. Os fornecedores de armazenamento podem alugar garantias FIL aos detentores de tokens, e os contratos inteligentes bloquearão rendimentos futuros (recompensas de bloco) até que os fornecedores de armazenamento tenham reembolsado os seus FIL alugados, conectando assim de forma mais eficiente os detentores de tokens Fil e os fornecedores de armazenamento.
O objetivo do projeto FVM é dotar a blockchain do Filecoin com programabilidade universal. Seu roteiro está dividido em três etapas:
Atualmente, o desenvolvimento do FVM atingiu a fase 2.1, na qual os desenvolvedores podem implementar contratos inteligentes escritos e compilados em Solidity para EVM. Esses contratos inteligentes poderão aceder às funções do Filecoin invocando participantes integrados, e as ferramentas existentes do Ethereum serão compatíveis com o Filecoin. A rede continuará a evoluir no futuro.
Fonte: Site Oficial da FVMhttps://fvm.filecoin.io/
A funcionalidade do ecossistema do Filecoin é atualmente algo limitada, predominantemente confinada ao armazenamento de dados. Além disso, grande parte dos dados armazenados é gerada computacionalmente e de pouca utilidade, restringindo assim a expansão para contextos de aplicação mais amplos. No entanto, a iniciação da Máquina Virtual do Filecoin (FVM) promete abrir caminho para uma nova era de possibilidades e cenários para a rede Filecoin.
Em primeiro lugar, o FVM oferece uma programabilidade substancial para os utilizadores. Permite a criação de vários tipos de contratos inteligentes para verificação de armazenamento de dados e implementação de aplicações. Esta capacidade adicional traz uma maior garantia e benefícios para os fornecedores de armazenamento e clientes.
Além disso, a FVM permite aos desenvolvedores construir diversos tipos de Aplicações Descentralizadas (DApps) na rede Filecoin. Estas incluem aplicações de armazenamento de dados descentralizado, mercados de armazenamento de dados e muito mais. Os desenvolvedores que utilizam a FVM para criar DApps e utilizar a rede Filecoin para atender aos requisitos de armazenamento e computação resultarão em um ecossistema Filecoin mais robusto e seguro.
Por último, a FVM também pode ser usada para implementar funções de governação e de voto dentro da rede Filecoin, desbloqueando o potencial de expansão de aplicações, mercados e organizações. Isto promove um ecossistema mais integrado e melhorado, fomentando assim o desenvolvimento e crescimento da comunidade.
A FVM traz programabilidade para a rede Filecoin, permitindo aos desenvolvedores construir contratos inteligentes on-chain, libertando assim o vasto potencial do ecossistema Filecoin em termos de funcionalidade e adequação. No futuro, a FVM, com sua arquitetura de desenvolvimento aprimorada, ampliará o escopo de desenvolvimento do ecossistema, atraindo mais desenvolvedores para a rede Filecoin para criar novos DApps. Avanços esperados dentro do ecossistema Filecoin incluem Defi, NFT e outros cenários de aplicação Web 3.0. O crescimento de todo o ecossistema sem dúvida levará a mais cenários de uso inovadores para armazenamento descentralizado.
O Filecoin, enquanto rede de armazenamento descentralizado, alcança o armazenamento e recuperação de dados globais ao ligar clientes de armazenamento a fornecedores. Em 14 de março de 2023, a Máquina Virtual Filecoin (FVM) foi lançada na rede principal, introduzindo funcionalidades de contratos inteligentes no Filecoin, o que despertou um renovado interesse no mercado e no desenvolvimento do projeto.
O Filecoin é uma rede de armazenamento descentralizada baseada no IPFS, atuando principalmente como um armazenamento de serviço aberto, servindo como a camada de incentivo no IPFS. O IPFS forma a camada de armazenamento e compartilhamento distribuída da rede Filecoin. O Filecoin, através de incentivos econômicos, tem estimulado o desenvolvimento do IPFS, fomentando um mercado de armazenamento de dados aberto e confiável. Ao mesmo tempo, o IPFS fornece suporte ecológico para o desenvolvimento do mercado do Filecoin.
A visão do Filecoin é substituir o armazenamento em nuvem tradicional através da agregação de capacidade massiva de armazenamento e poder computacional dos nós mineradores de Filecoin. A demanda primária do Filecoin origina-se de cenários de armazenamento Web3: desde Tokens Não-Fungíveis (NFTs) até metaversos e jogos, e ainda mais para armazenamento Web3 e armazenamento sustentável. Atualmente, o ecossistema do Filecoin está a testemunhar um crescimento significativo. No futuro ecossistema, os utilizadores alcançarão progressivamente programabilidade, recuperabilidade e escalabilidade, facilitados pelo lançamento da Máquina Virtual Filecoin.
A Máquina Virtual do Filecoin (FVM) é uma arquitetura de máquina virtual baseada na rede Filecoin. Permite aos desenvolvedores escrever e executar contratos inteligentes diretamente na rede Filecoin, dotando o Filecoin de programabilidade. Isso permite funções como processamento de dados, conversão e criptografia.
A FVM é totalmente compatível com o EVM do Ethereum. Os desenvolvedores podem utilizar o Solidity e outras linguagens compatíveis com o Ethereum para escrever contratos inteligentes. No entanto, em comparação com o EVM, o conjunto de instruções do FVM é mais simplificado e suporta recursos exclusivos de armazenamento e recuperação do Filecoin.
Após o lançamento do FVM, os contratos inteligentes no Filecoin irão interagir com os seus dados de armazenamento, abrindo caminho para o desenvolvimento de aplicações inovadoras.
FVM, construído sobre WebAssembly (WASM), permite a criação de atores nativos do Filecoin em idiomas compilados para WASM, bem como contratos inteligentes desenvolvidos para runtimes externos. WASM, ou WebAssembly, é uma linguagem de montagem projetada especificamente para navegadores da web.
Integrada dentro de FVM está uma Máquina Virtual Ethereum (EVM). Quando em funcionamento, permite que os desenvolvedores de Ethereum e Solidity executem seus contratos no FVM com alterações mínimas. O FEVM (Filecoin EVM) é uma Máquina Virtual Ethereum construída na Máquina Virtual Filecoin, virtualizada em tempo de execução.
Esta configuração facilita aos desenvolvedores a portabilidade de quaisquer contratos inteligentes existentes baseados na EVM diretamente para o FVM. O tempo de execução da EVM do Filecoin é totalmente compatível com quaisquer ferramentas de desenvolvimento da EVM, como Hardhat, Brownie e Metamask. Isto é possível porque os nós do Filecoin fornecem a API JSON-RPC do Ethereum, simplificando a implementação e interações com participantes baseados na EVM.
Após a conclusão do marco 2.2 no roteiro do FVM, os desenvolvedores terão a opção de implantar atores no FEVM ou no FVM nativo. Em outras palavras, se o desempenho não for uma prioridade, pode-se implantar no FEVM; para um desempenho superior, a criação de atores compilados para WASM para implantação no FVM nativo seria a escolha.
Com o lançamento do FVM e a introdução de contratos inteligentes, os desenvolvedores podem criar aplicações universais DeFi, GameFi e NFT na sua cadeia pública, antecipando um crescimento explosivo no seu ecossistema. Os futuros produtos construídos dentro do ecossistema FVM não se limitarão ao DataDAO, armazenamento permanente e leasing de garantias.
Data DAO pode criar uma economia de dados, onde os usuários podem capturar e representar o valor social desses conjuntos de dados. Eles podem até mesmo trocar esses tokens de dados e solicitar serviços de computação para os dados entre pontos de pares, como validação, conexão, análise, detecção de características e extração.
Antes do lançamento do FVM, as transações de armazenamento não eram permanentes. As transações de armazenamento no Filecoin tinham uma data de validade e eram atualizadas a cada 1,5 anos. Após a data de validade, os dados seriam apagados e irreversíveis. Com o FVM, os uploaders podem especificar o número desejado de replicação e a data de validade necessária.
A data de validade pode ser definida para um período significativo no futuro, como 5 anos, 10 anos ou mesmo indefinidamente. Contanto que haja fundos (FIL) na conta do contrato, o contrato continuará a incentivar constantemente os provedores de armazenamento, criando transações para replicar o arquivo para armazenamento.
Os Prestadores de Armazenamento (SPs) são obrigados a publicar garantias (na forma de FIL) para carregar capacidade de armazenamento na rede e aceitar transações de armazenamento. Esta garantia incentiva os prestadores de armazenamento a agir corretamente, fornecendo provas de dados atempadamente (PoRep, PoSt), caso contrário, correm o risco de serem penalizados. No entanto, a necessidade de garantias cria atrito e torna-se um obstáculo direto à participação e crescimento dos SPs.
Por outro lado, a rede Filecoin possui muitos detentores de tokens a longo prazo que desejam ver a rede crescer e estão dispostos a emprestar os seus FIL a SPs credíveis e orientados para o crescimento. O aluguer de garantias pode resolver este problema. Os fornecedores de armazenamento podem alugar garantias FIL aos detentores de tokens, e os contratos inteligentes bloquearão rendimentos futuros (recompensas de bloco) até que os fornecedores de armazenamento tenham reembolsado os seus FIL alugados, conectando assim de forma mais eficiente os detentores de tokens Fil e os fornecedores de armazenamento.
O objetivo do projeto FVM é dotar a blockchain do Filecoin com programabilidade universal. Seu roteiro está dividido em três etapas:
Atualmente, o desenvolvimento do FVM atingiu a fase 2.1, na qual os desenvolvedores podem implementar contratos inteligentes escritos e compilados em Solidity para EVM. Esses contratos inteligentes poderão aceder às funções do Filecoin invocando participantes integrados, e as ferramentas existentes do Ethereum serão compatíveis com o Filecoin. A rede continuará a evoluir no futuro.
Fonte: Site Oficial da FVMhttps://fvm.filecoin.io/
A funcionalidade do ecossistema do Filecoin é atualmente algo limitada, predominantemente confinada ao armazenamento de dados. Além disso, grande parte dos dados armazenados é gerada computacionalmente e de pouca utilidade, restringindo assim a expansão para contextos de aplicação mais amplos. No entanto, a iniciação da Máquina Virtual do Filecoin (FVM) promete abrir caminho para uma nova era de possibilidades e cenários para a rede Filecoin.
Em primeiro lugar, o FVM oferece uma programabilidade substancial para os utilizadores. Permite a criação de vários tipos de contratos inteligentes para verificação de armazenamento de dados e implementação de aplicações. Esta capacidade adicional traz uma maior garantia e benefícios para os fornecedores de armazenamento e clientes.
Além disso, a FVM permite aos desenvolvedores construir diversos tipos de Aplicações Descentralizadas (DApps) na rede Filecoin. Estas incluem aplicações de armazenamento de dados descentralizado, mercados de armazenamento de dados e muito mais. Os desenvolvedores que utilizam a FVM para criar DApps e utilizar a rede Filecoin para atender aos requisitos de armazenamento e computação resultarão em um ecossistema Filecoin mais robusto e seguro.
Por último, a FVM também pode ser usada para implementar funções de governação e de voto dentro da rede Filecoin, desbloqueando o potencial de expansão de aplicações, mercados e organizações. Isto promove um ecossistema mais integrado e melhorado, fomentando assim o desenvolvimento e crescimento da comunidade.
A FVM traz programabilidade para a rede Filecoin, permitindo aos desenvolvedores construir contratos inteligentes on-chain, libertando assim o vasto potencial do ecossistema Filecoin em termos de funcionalidade e adequação. No futuro, a FVM, com sua arquitetura de desenvolvimento aprimorada, ampliará o escopo de desenvolvimento do ecossistema, atraindo mais desenvolvedores para a rede Filecoin para criar novos DApps. Avanços esperados dentro do ecossistema Filecoin incluem Defi, NFT e outros cenários de aplicação Web 3.0. O crescimento de todo o ecossistema sem dúvida levará a mais cenários de uso inovadores para armazenamento descentralizado.