Um Farol Iluminando a Floresta Negra do Ethereum: Um Relatório de Pesquisa sobre a Solução MEV da Flashbots

Intermediário12/23/2023, 6:42:40 PM
Nesta pesquisa de investimento da WJB, iremos aprofundar a solução líder na pista de MEV, Flashbots, o projeto em destaque do ano que recebe financiamento potente. Flashbots é uma organização de pesquisa e desenvolvimento que visa mitigar o impacto negativo do MEV nas blockchains, especificamente na Ethereum.

Prefácio

Flashbots é uma organização de pesquisa e desenvolvimento que tem como objetivo mitigar o impacto negativo do MEV nas blockchains, especificamente no Ethereum. Seu principal objetivo é criar um ecossistema permissivo, transparente e sustentável para o MEV através de produtos como o MEV-Boost. O desenvolvimento futuro do MEV deve focar na captura de MEV entre cadeias, minimizando a perda de valor, reduzindo os impactos negativos potenciais nos usuários reais do protocolo e garantindo uma distribuição justa entre os participantes.

Autor

Elma Ruan, uma pesquisadora de investimentos sénior na WJB, tem um mestrado duplo em marketing/finanças de uma escola da Ivy League. Ele tem 5 anos de experiência em WEB3 e é bom em DeFi, NFTs e outras áreas. Antes de entrar na indústria de criptomoedas, trabalhou como gestor de investimentos numa grande empresa de valores mobiliários.

1. Destaques da Pesquisa

1.1 Lógica de Investimento Principal

MEV (Valor Extratível pelo Minerador) é uma parte da infraestrutura subjacente que está intimamente ligada às transações dentro de um bloco. Tem um alto potencial de rendimento, com o aumento da renda correlacionando-se proporcionalmente com a complexidade do cenário de transação, mantendo um nível relativamente baixo de risco. Resolver o problema do MEV é uma parte importante do roteiro da Ethereum, que visa garantir transações neutras confiáveis, justas e confiáveis, enquanto resolve o problema do MEV. O desenvolvimento futuro do MEV pode se concentrar na extração de MEV entre cadeias, minimizando a perda de valor, minimizando impactos negativos potenciais sobre os usuários reais do protocolo e garantindo uma distribuição justa entre os participantes.

Ao discutir MEV, inevitavelmente nos deparamos com várias estratégias como frontrunning, ataques de sandwich e rastreamento de transações. Essas estratégias podem trazer resultados injustos para certos participantes no ecossistema blockchain, prejudicando os interesses de usuários comuns. Os fundadores da Flashbots acreditam que o MEV é uma questão importante no ecossistema Ethereum, que pode levar a transações injustas e distorções de mercado. Portanto, criaram o projeto Flashbots para fornecer um canal de comunicação confiável e neutro para o ecossistema Ethereum, facilitando a comunicação privada entre mineradores e outros participantes para resolver o problema do MEV.

A infraestrutura central do Flashbots é o relay, cujo papel é recolher pacotes de transações de diferentes redes de participantes e encaminhá-los para os mineiros. Os relays podem verificar a validade das transações e prevenir transações maliciosas. Além disso, os relays também podem ajudar os mineiros a utilizar melhor a MEV, aumentando assim os seus lucros.

A correspondência entre usuários e buscadores é alcançada por meio do serviço Flashbots. Os usuários podem revelar seletivamente suas informações de transação ao Flashbots, e os buscadores agrupam e submetem essas transações aos construtores de blocos para construir blocos inteiros. Isso facilita arbitragens mais eficientes para os buscadores. Se estiver disposto, o arbitrageur pode compartilhar uma parte dos lucros de MEV com o usuário, alcançando uma situação ganha-ganha. Esse mecanismo também pode fornecer um processo de licitação saudável para outros arbitrageurs, que podem obter lucros ao oferecer preços mais altos, evitando falhas de transação e taxas de gás excessivas. Além disso, ao filtrar transações falhadas, reduz a ocupação de espaço on-chain, atenuando assim o problema de congestão em certa medida e alcançando uma situação ganha-ganha.

Globalmente, é benéfico para todas as partes envolvidas:

Proponentes: Ao trabalhar em privado com pesquisadores, os proponentes podem chegar à frente da fila e obter mais benefícios.

Searchers: Usando Flashbots, eles podem evitar desperdício de recursos, economizar custos e obter mais informações de negociação.

Traders: Ao iniciar transações, podem evitar interferências de comportamentos maliciosos e reduzir perdas causadas por operações incorretas.

Flashbots: Obtenha informações exclusivas de negociação fornecidas por usuários e pesquisadores, expandindo assim as margens de lucro.

No entanto, o Flashbots não está isento de desvantagens. Em primeiro lugar, os relés do Flashbots requerem recursos de computação e largura de banda substanciais, o que pode causar problemas de desempenho. Em segundo lugar, o Flashbots precisa ser apoiado por participantes suficientes; caso contrário, pode não ser eficaz. Isto requer que o Flashbots estabeleça parcerias com outros participantes no ecossistema Ethereum para garantir que o Flashbots possa ser amplamente utilizado e apoiado. Por último, embora o Flashbots seja atualmente uma organização sem fins lucrativos, as transações ainda precisam ser submetidas ao servidor centralizado do Flashbots, o que pode ter alguns riscos de centralização.

Vendo a partir do contexto da indústria, a ascensão de Flashbots é um sinal positivo. Com a evolução contínua do mercado de criptomoedas, o problema do MEV tornou-se cada vez mais grave. A solução da Flashbots fornece ao ecossistema Ethereum uma solução viável que pode ajudar a mitigar os impactos negativos dos problemas do MEV. A natureza justa e orientada para o mercado do MEV proporciona benefícios previsíveis para o protocolo LSD e os detentores de Ethereum, promovendo o crescimento do staking de Ethereum e a adoção de soluções do MEV pelo protocolo LSD. Entretanto, a natureza justa e orientada para o mercado do MEV também impulsionou a atividade on-chain, melhorou a experiência do usuário on-chain e promoveu a adoção de produtos do MEV e a demanda pelo staking de Ethereum, formando um ciclo virtuoso. Além disso, o protocolo do MEV orientado para o mercado pode distribuir melhor os benefícios e promover o crescimento do ecossistema geral do Ethereum.

A longo prazo, a pista MEV tem vastas perspectivas. Embora ainda esteja numa fase inicial, os efeitos principais já começaram a aparecer. A Flashbots construiu a base para o rápido crescimento da MEV e proporciona muitas oportunidades para o desenvolvimento futuro.

1.2 Avaliação

O projeto Flashbots foi avaliado em $1 bilhão. De acordo com The Block, o provedor de serviços de infraestrutura Ethereum concluiu um financiamento da Série B de $60 milhões em julho de 2023.

2. Visão Geral do Projeto

2.1 Funcionalidades e Produtos

Os produtos da Flashbots incluem principalmente Flashbots Auction, Flashbots Protect, Flashbots Data, MEV-Boost e MEV-Share. A Flashbots Auction é um ecossistema permissivo, transparente e justo projetado para extração eficiente de MEV e proteção contra frontrunning. Flashbots Protect oferece uma forma segura e amigável para negociar, prevenindo transações maliciosas e permitindo que os utilizadores partilhem MEV. Flashbots Data fornece ferramentas para analisar o MEV Ethereum, armazenado na base de dados Postgres. MEV-Boost pode melhorar a eficiência do validador e promover a competição e descentralização no Ethereum. MEV-Share é um protocolo de código aberto para os utilizadores, carteiras e aplicações internalizarem o MEV que as suas transações criam.

2.2 Eventos Principais e Cronograma

Desenvolvimento Futuro

SUAVE (Single Unified Auction for Value Expression) é um projeto que visa resolver o problema de MEV (Valor Extratável pelo Minerador) construindo uma camada de sequenciamento descentralizada. SUAVE é composto por três componentes principais: ambiente de preferência universal, mercado de execução ótima e construção de bloco descentralizada. SUAVE tem como objetivo capacitar os usuários e maximizar a descentralização das blockchains públicas. É uma rede independente que serve como mempool plug-and-play e construtor de bloco descentralizado para qualquer blockchain. Flashbots é um dos criadores do SUAVE. Flashbots afirmou claramente, no whitepaper do SUAVE, que eles continuarão a melhorar o SUAVE e incluir o SUAVE em planos futuros importantes.

  • Q2 2021: Lançamento da primeira versão do SUAVE, suportando cadeias públicas mainstream como Ethereum e BSC.
  • T3 2021: Suportar mais blockchains públicas, incluindo Polygon, Solana, etc.
  • T4 2021: Suporte a soluções de MEV entre cadeias, e mais estratégias de extração de MEV.
  • 2022: Lançar a segunda versão do SUAVE, suportando mais estratégias de extração de MEV e maior throughput.
  • 2023: Planos para lançar o teste SUAVE para começar a testar suas novas funcionalidades
  • Futuro: Melhorar ainda mais a segurança e descentralização do SUAVE e apoiar mais soluções de cadeia pública e interdomínio.

Além disso, os planos futuros da SUAVE também incluem a cooperação com outros projetos e organizações relacionados com MEV para promover o desenvolvimento e a descentralização de MEV. Eles também planeiam alcançar a descentralização através da governação da comunidade para garantir a sua sustentabilidade e desenvolvimento a longo prazo.

2.3 Equipa

2.3.1 Visão Geral

De acordo com dados do LinkedIn, a Flashbots atualmente conta com 28 funcionários, a maioria dos quais tem formação em ciências da computação, matemática, psicologia e economia. Eles possuem diversas competências em várias tecnologias e domínios, incluindo, mas não se limitando a Python, blockchain, aprendizagem automática e linguagem C. A sua experiência permite-lhes enfrentar desafios técnicos complexos dentro do ecossistema Ethereum e contribuir ativamente para a pesquisa e desenvolvimento do projeto Flashbots.

2.3.2 Fundadores

Philip Daian, Co-fundador

Stephane Gosselin, co-fundador da Flashbots, resignou do seu cargo em outubro de 2022 devido a desacordos com a equipe sobre censura.

Alex Obadia, um ex-cofundador e principal pesquisador estratégico da Flashbots, deixou a Flashbots em 20 de junho de 2023, por razões pessoais.

2.3.3 Membros Principais

Andrew Miller

Diretor Executivo de Pesquisa, Ambientes de Execução Confiáveis e SUAVE

Miller é mais conhecido pela sua pesquisa sobre a quebra do código SGX da Intel. Ele também é Diretor Associado da Iniciativa para Criptomoedas e Contratos (IC3). Ele planeia tirar uma licença temporária do seu cargo de Professor Assistente na Universidade de Illinois em Engenharia Elétrica e de Computadores.

Hasu, Líder de Estratégia da Flashbots

Hasu atua como Consultor Estratégico da Lido, um protocolo líder para stake líquido, e Líder Estratégico na Flashbots, um grupo de pesquisa e desenvolvimento dedicado a proteger os usuários de blockchains públicas dos efeitos prejudiciais do MEV. Ele compartilhou que divide seu tempo aproximadamente 90% na Flashbots e 10% na Lido. Além disso, ele também atua como Colaborador de Pesquisa na Paradigm, e costumava ser Co-fundador da Deribit Insights e um Delegado na MakerDAO. Ele educa e promove a indústria através da escrita, redes sociais e podcasts.

2.4 Financiamento

Fundada em 2020, Flashbots passou por duas rodadas de financiamento. Seu investimento inicial veio da Paradigm, com o valor do investimento não divulgado. Em 2023, a empresa passou por uma rodada de financiamento da Série B, garantindo $60 milhões, com a Paradigm sendo um investidor significativo.

3. Análise de Negócios

3.1 Público-Alvo

O principal serviço da Flashbots visa os seguintes grupos de pessoas:

1) Bots de arbitragem e liquidação e Traders DeFi: Obtenham lucros ao encontrar valor extraível no Ethereum, agrupando essas transações e submetendo-as aos construtores da Flashbots.

2) Ethereum dApps com funcionalidades complexas: Estas dApps utilizam as funcionalidades do Flashbots para otimizar a execução das suas transações, melhorando a eficiência e a receita.

3) Organizações de construtores profissionais: Estas entidades selecionam as transações mais lucrativas dos pacotes de transações enviados pelos pesquisadores, agrupam-nas em blocos completos e, finalmente, enviam-nas para validadores através de relé. Atualmente, há um pequeno número de construtores ativos no mercado, e as poucas organizações líderes monopolizam a quota de mercado.

4) Mineradores: Validadores para ETH2.0, responsáveis por propor blocos à rede e adicioná-los à cadeia.

5) Utilizadores comuns do Ethereum: Podem interagir diretamente com Flashbots e executar as suas transações através das ferramentas e interfaces fornecidas pela Flashbots.

3.2 Classificações Empresariais

Os negócios da Flashbots consistem principalmente no seguinte:

1) Leilão Flashbots: Fornece um ecossistema permissivo, transparente e justo para a extração eficiente de MEV e proteção contra frontrunning que preserva os ideais do Ethereum. O Leilão Flashbots fornece um canal de comunicação privado entre os usuários do Ethereum e os validadores para comunicar eficientemente a ordenação preferida de transações dentro de um bloco.

2) Proteção Flashbots: Fornece um ambiente de negociação amigável, seguro e poderoso para os utilizadores do Ethereum. É configurável, o que significa que pode escolher para onde enviar os construtores e as suas configurações de MEV-Share. Além disso, fornece um mecanismo de proteção para evitar a frente de fila, para que as transações não sejam capturadas por transações maliciosas no Mempool público e, se a transação criar MEV, os utilizadores podem obter recompensas através do MEV-share.

3) Dados do Flashbots: Fornece uma ferramenta para a inspeção de MEV do Ethereum, que pode analisar blocos, incluindo dados sobre pagamentos de validadores, transferências de tokens e lucros, trocas e arbitragem. Todos os dados são armazenados em uma base de dados Postgres para consulta e análise.

4) MEV-Boost: O principal objetivo do MEV-Boost é melhorar a eficiência dos validadores de Ethereum, acedendo a um mercado competitivo de construção de blocos. O MEV-Boost separa o papel dos proponentes dos construtores de blocos, promovendo assim a descentralização e a resistência à censura da rede Ethereum.

5) MEV-Share: É um protocolo de código aberto para utilizadores, carteiras e aplicações internalizarem o MEV que as suas transações criam. É neutro, o que significa que qualquer pesquisador pode participar e não está restrito a um único construtor de blocos.

Em suma, Flashbots engloba principalmente Flashbots Auction, Flashbots Protect, Flashbots Data, MEV-Boost e MEV-Share. O seu objetivo é melhorar a eficiência do MEV, proteger a segurança das transações e oferecer um ambiente competitivo de construção de blocos.

3.3 Desagregação de Negócios

O negócio da Flashbots envolve principalmente quatro componentes: buscadores, relés, construtores e proponentes. Eles desempenham diferentes funções e têm responsabilidades distintas no processo de criação de um único bloco.

Aqui está uma análise das suas funções e responsabilidades no processo de criação de um único bloco:

Builders: Os construtores criam blocos ao recolher transações de utilizadores, pesquisadores ou outros fluxos de ordens. O objetivo deles é maximizar o MEV deles próprios e dos proponentes e construir blocos com o valor exequível máximo.

Relés: Os relés são terceiros confiáveis que servem como um canal de comunicação bidirecional conectando proponentes com construtores. Eles atuam como validadores, verificando a validade dos blocos e calculando a quantidade a ser paga ao proponente.

Proponentes: Os proponentes são validadores PoS Ethereum. Após receberem os cabeçalhos de bloco e os valores de pagamento submetidos pelos relays, avaliam todas as propostas recebidas e assinam o cabeçalho de bloco ligado ao pagamento mais alto.

Pesquisadores: Os pesquisadores monitorizam as piscinas de transações públicas e as piscinas de transações privadas da Flashbots, procuram sequências de transações que maximizem os benefícios e as agrupam e as submetem aos construtores.

Em resumo, todo o processo é operado da seguinte forma: Os construtores criam blocos e submetem-nos aos retransmissores, que verificarão a validade do bloco, calcularão a quantia a ser paga ao proponente e enviarão o cabeçalho do bloco e o valor do pagamento ao proponente atual. O proponente avalia as propostas recebidas, assina o cabeçalho do bloco associado ao pagamento mais alto e envia-o aos retransmissores. Os retransmissores usam nós de farol para publicar blocos e devolvê-los ao proponente. Por fim, as recompensas são distribuídas aos construtores e proponentes na forma de transações dentro do bloco e recompensas do bloco.

1. Leilão Flashbots

O Leilão Flashbots é um ecossistema aberto, transparente e justo para o mecanismo de leilão, projetado para a extração eficiente de MEV e proteção contra frontrunning, o que está de acordo com os ideais do Ethereum. O Leilão Flashbots permite que os utilizadores e validadores do Ethereum comuniquem eficientemente a ordem de transação preferida dentro de um bloco através de um canal de comunicação privado.

O leilão Flashbots começou com mev-geth e mev-relay. No Ethereum PoS, é construído sobre o MEV-Boost, um programa que implementa a separação de proposer-builder para o Ethereum.

No entanto, também expõe uma série de efeitos negativos causados por MEV:

1) Comunicação ineficiente entre os operadores do bot PGA e os mineradores PoW para preferência de ordem de transação leva a congestionamento da rede e da cadeia.

Os utilizadores regulares de Ethereum suportam a perda através de taxas elevadas de gás e espaço escasso no bloco.

2) A extração de MEV apresenta algumas ameaças à segurança do consenso do Ethereum. Isto deve-se principalmente ao potencial de reorganização da história da cadeia para extrair MEV passado e à centralização da roteamento de transações para uma melhor proteção de privacidade, baixa latência e controle sobre transações.

3) As partes relevantes estão a desenvolver uma infraestrutura de roteamento de transações com permissão e exclusiva, o que poderá minar a neutralidade, transparência, descentralização e equidade do Ethereum. O Leilão Flashbots, como uma escolha de código aberto e democrática, tem como objetivo contrariar os efeitos negativos e ameaças à segurança acima mencionados.

Como funciona

O leilão Flashbots é um sistema que fornece uma pool de transações privadas e um mecanismo de leilão de espaço de bloco de oferta selada. Este sistema permite que os proponentes de bloco confiem em outros para encontrar a construção de bloco ótima de forma confiável.

Num pool de transações Ethereum regular, os utilizadores transmitiriam transações para a rede pública P2P e especificariam um preço do gás indicando quanto estavam dispostos a pagar pela computação na Ethereum. Após receber as transações, os construtores de blocos ordenam-nas por preço do gás e depois usam um algoritmo guloso para construir um bloco que visa maximizar o valor derivado das taxas de transação. Para a sua compreensão, em ciência da computação, um algoritmo guloso envolve selecionar o caminho que parece ótimo no momento, com o objetivo de encontrar a otimização geral. Aqui, refere-se ao construtor de blocos usando um algoritmo guloso para construir o bloco com a taxa mais alta. Este mecanismo mistura leilões ingleses e leilões de tudo-pago, onde os lances para o espaço de bloco são feitos abertamente, o licitante mais alto ganha e todos os participantes suportam um custo.

Este mecanismo vem com os seguintes problemas:

1) As pools de negociação abertas levam a guerras de lances pelo espaço de bloco, aumentando a carga da rede e as flutuações de preço do gás. Isso não é propício para os participantes sem estratégias avançadas de lances.

2) Todos os leilões de pagamento causam lances mal sucedidos revertendo na cadeia, desperdiçando assim espaço de bloco. Além disso, os licitantes desvalorizam seus lances devido ao risco de falha na execução, o que leva, em última instância, à escassez artificial de espaço de bloco e à redução das receitas do validador.

3) O mecanismo que depende exclusivamente do preço do gás restringe os licitantes de expressar suas preferências de ordenação, pois estão limitados a licitar pela posição superior no bloco. Isso obriga os participantes a adotar outras estratégias ineficazes para aumentar a chance de suas transações serem incluídas no bloco, como enviar um grande número de transações inúteis para ocupar o espaço do bloco. Essa situação leva ao desperdício de recursos públicos e perdas de eficiência.

Em vez disso, o leilão Flashbots utiliza um mecanismo de leilão de preço selado de primeira oferta (FPSBA), onde os participantes podem comunicar lances específicos e preferências de ordem de transação através de canais privados sem pagar por lances sem sucesso. Este mecanismo maximiza os pagamentos dos validadores, porque cada transação tem um lance correspondente, e o validador pode escolher a combinação de transações com o maior pagamento. Além disso, os diferentes participantes precisam determinar seus lances com base na receita esperada da oportunidade de MEV, o que fornece um local eficiente para descoberta de preços e pode deduzir o valor de mercado da oportunidade de MEV. É importante notar que o mecanismo FPSBA elimina o problema de frontrunning causado por lances abertos.

Roteiro do Leilão Flashbots

A equipa Flashbots adotou uma abordagem iterativa para descentralizar a arquitetura do leilão Flashbots. Durante este processo, irão introduzir novas tecnologias e melhorias em fases para melhorar gradualmente toda a arquitetura.

Privacidade pré-negociação: As transações só são tornadas públicas depois de serem incluídas num bloco, excluindo intermediários como relés e bloqueadores.

Falha na privacidade da negociação: As ofertas malsucedidas não serão incluídas num bloco e não serão tornadas públicas.

Eficiência: A extração de MEV é realizada sem causar congestionamento desnecessário na rede ou na cadeia.

Fusão de pacotes: Fundir vários pacotes de entrada sem conflitos.

Proteção de finalidade: Uma vez que um bloco contendo bundles da Flashbots é propagado, é difícil modificar o bloco. Isso protege contra ataques de reorganização de cadeia de time-bandit.

Privacidade completa: Os intermediários, como relés e validadores, não podem visualizar o conteúdo da transação antes de ser incluído na blockchain.

Sem permissão: O sistema não tem intermediários confiáveis censurando transações.

Arquitetura Técnica

A arquitetura de leilões Flashbots propõe uma rede composta por três partes distintas, cada uma especializada em realizar parte do trabalho necessário para manter este canal de comunicação. Os construtores de blocos são responsáveis pela construção de blocos completos, que são propostos pelos validadores.

Pesquisadores

Os pesquisadores referem-se aos utilizadores de Ethereum que, por diversos motivos, preferem utilizar preferencialmente o pool de transações privadas da Flashbots em vez do pool de transações P2P regulares. Estes utilizadores são responsáveis por monitorizar o estado on-chain e enviar conjuntos de transações aos construtores de blocos.

Os pesquisadores podem ser principalmente divididos nas seguintes três categorias:

Operadores de bots Ethereum: Eles precisam de acesso rápido e sem riscos ao espaço do bloco, como bots de arbitragem e liquidação.

Utilizadores do Ethereum que procuram proteção contra frontrunning para as suas transações, como negociadores da Uniswap.

Aplicações descentralizadas Ethereum que requerem funcionalidades avançadas como abstração de conta ou transações sem gás.

Ao enviar pacotes diretamente para construtores de blocos, em vez de através da rede p2p, os pesquisadores são capazes de ganhar "privacidade pré-negociação", o que significa que suas transações não podem ser vistas por outros na rede até que sejam incluídas em um bloco. Os pesquisadores expressam seus lances de inclusão por meio de transações Ethereum, seja como um preço de gás ou como uma transferência ETH direta para o endereço da coinbase. Diferente da definição do preço do gás, o método de pagamento direto pode evitar taxas de licitação falhadas desnecessárias e só pagar a taxa quando a transação for bem-sucedida. Este método não só garante a privacidade das transações, mas também melhora a eficiência económica.

Construtores de Blocos

Os construtores de blocos são profissionais que recebem transações de usuários e buscadores. Eles trabalham para construir blocos com o maior potencial de lucro dessas transações. Uma vez que um bloco é construído, é enviado para os validadores através de um retransmissor de impulso de MEV. Os buscadores podem enviar pacotes para vários construtores.

(Os construtores de blocos constroem blocos integrando pacotes de pesquisadores e transações da mempool, que são submetidos por usuários regulares.)

Relays

Os relés são um componente do PBS (Periscope Block Scope) e são responsáveis por armazenar os blocos recebidos dos construtores, tornando-os acessíveis aos validadores.

(O relayer seleciona o bloco mais lucrativo dos construtores aos quais está conectado e mantém em custódia para o validador.)

No sistema MEV-Boost, os validadores selecionam blocos com o maior potencial de lucro de vários relés. Cada relé mantém o conteúdo do bloco em segredo até que um validador decida propô-lo para inclusão na rede.

Especificamente, os relays realizam os seguintes passos:

Receber novos blocos dos construtores de blocos.

Enviar o cabeçalho do bloco mais lucrativo para um validador quando solicitado.

Ao assinar este cabeçalho, o validador estabelece o seu compromisso de propor um bloco completo.

Enviar o bloco completo para o validador após receber o cabeçalho do bloco assinado pelo validador.

Todas as operações são realizadas de forma rápida e confiável para garantir que os validadores cumpram os prazos das propostas.

Validadores/Proponentes

No Ethereum PoS, os validadores são responsáveis por propor novos blocos à rede e anexar blocos à blockchain.

(O validador usa o mev-boost para escolher o bloco mais lucrativo para propor a partir de vários relays)

Quando os construtores de blocos produzem blocos, os blocos resultantes tendem a ser mais lucrativos se incluírem transações MEV que geram receitas máximas. Os validadores podem obter lucros mais elevados ao selecionar esses blocos que oferecem os maiores lucros. Este processo é conhecido como Mev-Boost, que pode aumentar os ganhos dos validadores.

Pacotes

Os pesquisadores usam Flashbots para enviar pacotes de transações aos construtores de blocos para inclusão em blocos. Um pacote de transações combina uma ou mais transações e as executa na ordem em que são fornecidas. Além das transações dos pesquisadores, os pacotes podem potencialmente conter transações pendentes de outros usuários na mempool, e os pacotes também podem visar blocos específicos para inclusão.

Preço de pacote

Os construtores de blocos dos Flashbots, em alto nível, visam incluir as transações mais lucrativas possíveis nos blocos que constroem. No PoW Ethereum, o construtor de blocos da Flashbots alcança o lucro máximo do pesquisador inserindo os pacotes do pesquisador na parte superior do bloco e removendo as transações na cauda do bloco. De acordo com a medição do preço do gás, as transações na cauda de um bloco são as transações menos lucrativas para os mineradores. Portanto, para que um pacote Flashbots seja considerado lucrativo, ele deve ter um preço de gás mais alto do que as transações que desloca na cauda do bloco.

No Ethereum PoS, a regra geral para a fixação de preços de pacotes na Flashbots é praticamente a mesma; transações mais lucrativas são geralmente favorecidas pelo algoritmo de construção de blocos. A rentabilidade do pacote/transação é determinada pela taxa por gás utilizado, taxa de prioridade e pagamentos diretos aos validadores.

No mecanismo de PoS, em vez de todas as transações serem colocadas no topo do bloco, as transações podem ser colocadas em qualquer lugar num bloco. Isto significa que, além de agrupar transações, outras transações da mempool também podem ser adicionadas à blockchain. No entanto, as transações no agrupamento não serão adicionadas diretamente à blockchain.

Fórmula de Pedidos de Pacote

Os construtores de blocos da Flashbots usam um novo algoritmo projetado para produzir os blocos mais lucrativos. Este design traz algumas mudanças importantes para os pesquisadores notarem:

Em vez de classificar e incluir pacotes com base no preço do gás efetivo, o algoritmo otimiza os lucros globais do bloco.

A execução no topo do bloco não é mais garantida.

Outras transações (como as da mempool) podem ser implementadas entre dois bundles diferentes, em vez de entre transações dentro de um bundle.

Endpoint RPC

Os utilizadores avançados podem interagir com o endpoint RPC em relay.flashbots.net ou um dos URLs de testnet abaixo.

Os URLs de retransmissão do pacote são os seguintes:

Reputação do buscador

Durante períodos de carga pesada, a Flashbots fornece acesso consistente ao construtor de blocos Flashbots para pesquisadores com um bom histórico de desempenho. Para combater ataques sofisticados na camada de aplicação, também conhecidos como ataques de camada 7, uma das várias soluções em estudo é melhorar a infraestrutura da Flashbots introduzindo um mecanismo de reputação do pesquisador.

Suporte EIP-1559

O Flashbots suporta transações EIP-1559 desde o mev-geth v1.10.5-mev-0.3.0. Para os pesquisadores que desejam continuar a usar tipos de negociação tradicionais, não são necessárias alterações de configuração. No entanto, o EIP-1559 traz mudanças significativas na taxa base dos blocos, o que significa que os pesquisadores que costumavam transacionar com preços de gás de 0 precisarão fazer alguns ajustes em suas transações. Ainda assim, os pesquisadores têm a oportunidade de pagar taxas primeiro, seja transferindo fundos diretamente para a Coinbase ou pagando um preço de gás mais alto do que a taxa base do EIP-1559. Mas, independentemente disso, a transação do usuário deve conter um preço de gás Ethereum pelo menos igual à taxa base.

2. Proteção Flashbots

Visão geral

O Flashbots Protect RPC não rastreia nenhuma informação do usuário (como endereço IP, localização, etc.), nem armazena ou grava informações do usuário. O Flashbots Protect é uma maneira amigável, segura e poderosa de negociar no Ethereum, adequada tanto para novos como para utilizadores experientes.

Tem as seguintes vantagens cruciais:

1) Configurável: Os utilizadores podem escolher enviar transações para diferentes construtores e definir a quota de MEV.

2) Proteção contra frente de fila: As transações do usuário não serão descobertas por bots no mempool público.

3) Obter MEV de volta em backrunning: Se a transação do usuário gerar MEV em backrunning, o usuário pode obter até 90% dele de volta através do MEV-Share.

4) Nenhuma transação falhada: Apenas se a transação dos usuários não tiver sido revogada ou anulada, ela será incluída na transação, para que os usuários não precisem pagar por transações falhadas.

MEV-Share (Mais detalhes serão introduzidos na parte posterior deste artigo)

Através do MEV-Share, os utilizadores têm a oportunidade de ganhar até 90% do MEV que as suas transações criam. Por padrão, os utilizadores do Protect serão conectados à configuração Stable, que é continuamente ajustada pela Flashbots para otimizar a execução enquanto protege os utilizadores do MEV prejudicial.

Os utilizadores só precisam de enviar transações para o Flashbots Protect para receber ganhos. Os utilizadores avançados podem ter um controlo mais preciso sobre as suas transações e preferências, configurando manualmente os seus pedidos RPC de Proteção ou através do painel avançado.

Existem três maneiras de usar o Flashbots Protect:

1) Adicionar Flashbots Protect RPC (https://rpc.Flashbots.net) para a sua carteira. Isto é adequado para a maioria dos utilizadores.

2) Use eth_sendRawTransaction para enviar a transação para https://rpc.Flashbots.net.

3) Use eth_sendPrivateTransaction para enviar a transação para Flashbots.

A maneira mais fácil é adicionar o Flashbots Protect RPC à carteira dos utilizadores, com a capacidade de configurar para quais construtores é enviado e personalizar as definições de MEV-Share.

Melhorar Velocidade de Inclusão de Transações

As transações enviadas através do Flashbots Protect são por padrão apenas partilhadas com o construtor Flashbots, que apenas constrói uma parte dos blocos do Ethereum. Se um utilizador desejar aumentar as chances de a sua transação ser incluída, pode optar por partilhar a sua transação com mais construtores. Basta selecionar outro construtor ao conectar a carteira com o Protect.

Cancelar Transações

As transações submetidas ao Flashbots Protect são enviadas para o nó Flashbots MEV-Share e permanecem num estado pendente por até 6 minutos.

O Flashbots Protect permite aos utilizadores cancelar transações pendentes, enviando uma transação de cancelamento para o Flashbots Protect. Ao cancelar uma transação, o utilizador precisa de enviar uma nova transação, que deve cumprir os seguintes critérios:

Deve ser submetido a partir do mesmo endereço que a transação original que se pretende cancelar. Deve incluir o mesmo nonce, os mesmos endereços do remetente e do destinatário, e deixar os campos de dados vazios. É gratuito cancelar a transação desta forma, e é utilizado para verificar que tem controlo sobre a conta que iniciou a transação que pretende cancelar. Como a transação cancelada não é incluída na blockchain, não incorre em custos.

Corrigir transações bloqueadas

Se a sua transação estiver no estado de "pendente" ou o nonce for muito alto, você precisará limpar a atividade e os dados de nonce no MetaMask. Isso fará com que o MetaMask atualize o nonce e o histórico de transações da rede. Seus fundos e chaves estão seguros durante este processo.

3. Dados do Flashbots

MEV-Inspect

mev-inspect-py é um inspetor de MEV para Ethereum. É capaz de analisar várias informações em blocos, incluindo pagamentos de validadores, transferências e lucros de tokens, trocas e arbitragens, e muito mais. Todos os dados são armazenados no Postgres para consulta e análise fáceis.

A execução de uma inspeção para um bloco será realizada da seguinte forma:

Recupere traços, recibos e dados de bloco a partir do ponto final RPC.

Descodificar as traces usando ABIs (Interfaces Binárias de Aplicação) reconhecidas para que o seu significado possa ser compreendido.

Extrair objetos estruturados, como transferências e trocas, das pistas decodificadas.

Armazene todos esses elementos no banco de dados para consulta e análise futuras.

4. MEV-Boost

MEV-Boost é um middleware de código aberto executado por validadores para aceder a um mercado de construção de blocos altamente competitivo. Foi desenvolvido pela Flashbots para implementar a separação de proponentes e construtores (PBS) para o Ethereum de proof-of-stake (PoS). Com o MEV-Boost, os validadores podem aceder a blocos do mercado de construtores. Os construtores geram blocos contendo o fluxo de ordem de transações e uma taxa para o validador que propõe o bloco. Ao separar o papel de proponentes e construtores, o MEV-Boost promove uma maior descentralização e resistência à censura na rede Ethereum.

Significado

MEV é uma força centralizadora no Ethereum. Se não for controlado, a competição pelas oportunidades de MEV poderia levar a uma instabilidade de consenso e uma infraestrutura de comunicação permitida entre os pesquisadores, produtores de blocos e validadores. No Ethereum PoS, a oportunidade de ganhar MEV torna-se ainda mais importante, uma vez que a redução planeada nos subsídios de blocos tornará o MEV uma parte maior da receita total de apostas. Os validadores que executam o MEV-Boost maximizam as suas recompensas de apostas ao vender o seu espaço de bloco num mercado aberto. Estima-se que os validadores que executam o MEV-Boost possam aumentar as suas recompensas de apostas em mais de 60%.

Como funciona o MEV-Boost

Os operadores de nós PoS precisam de executar três componentes de software: um cliente validador, um cliente de consenso e um cliente de execução. Como um complemento ao cliente de consenso, o MEV-Boost é um software independente de código aberto responsável por consultar e externalizar a construção de blocos para uma rede de construtores.

Os construtores de blocos preparam blocos completos, otimizando a extração de MEV e a distribuição justa de recompensas, e enviam blocos para os retransmissores. Uma instância de MEV-Boost pode ser configurada para se conectar a vários relés.

Os relés agregam blocos de vários construtores e determinam os blocos mais lucrativos para enviar ao proponente. O cliente de consenso dos validadores proponentes depois propaga os blocos mais lucrativos recebidos do MEV-Boost para a rede Ethereum para atestação e inclusão de blocos.

5. MEV-Share

MEV-Share é um protocolo open-source projetado para que os usuários, carteiras e aplicações internalizem o MEV que suas transações criam. Através de um 'leilão de fluxo de ordens', permite aos usuários escolherem compartilhar os dados da transação com os pesquisadores que licitam para incluir as transações em pacotes. Os usuários são livres para escolher como redistribuir as ofertas dos pesquisadores entre eles mesmos, validadores ou outras partes. MEV-Share é neutro, sem permissão para os pesquisadores e não favorece nenhum construtor de blocos em particular. O objetivo é reduzir o impacto centralizador do fluxo de pedidos exclusivo no Ethereum e permitir que as carteiras e outras fontes de fluxo de pedidos participem na cadeia de suprimento de MEV.

Usar o MEV-Share é simples. Os utilizadores apenas precisam de enviar transações para o Flashbots Protect, que alavanca o Flashbots MEV-Share Node. O MEV-Share redistribui o MEV de volta para a parte que o cria em primeiro lugar: os utilizadores. O design é escalável e descentralizado, permitindo que os searchers se integrem sem necessidade de permissão e sem favorecer qualquer construtor de blocos em particular.

Os utilizadores enviam as suas transações para um nó especializado MEV-Share, que partilha seletivamente informações de transação com os pesquisadores com base nas preferências de privacidade do utilizador. Com base nesta informação, o pesquisador submete pacotes parciais ao nó MEV-Share na tentativa de extrair MEV da transação do utilizador sem visualizar os dados completos da transação. Os nós MEV-Share irão simular cada um destes pacotes de pesquisa e enviar o pacote bem-sucedido e uma condição ao construtor de blocos. Em outras palavras, o nó MEV-Share ajudará os pesquisadores a partilhar as informações bem-sucedidas dos seus pacotes de transação, o que significa que os utilizadores serão recompensados com 90% do MEV que as suas transações criam. Este mecanismo garante que os utilizadores recebam recompensas justas neste processo.

Atualmente, os nós de partilha de MEV apenas aceitam backruns.

6. REV

Desde a Fusão em 15 de setembro de 2022, a parte do projeto mudou MEV para REV (Valor Extratável Realizado).

REV pode ser dividido nas seguintes 2 partes:

Aqui, REVS é o valor passado para o pesquisador, e REVM é para o minerador. É importante notar que, como explicado abaixo, REV já inclui o custo de mineração da oportunidade (ou seja, o REV real da oportunidade depende do preço do gás da rede no momento da mineração).

O REV do pesquisador consiste em:

Numa transação que realiza uma operação de extração, Vout representa o valor que flui do pesquisador para o blockchain (excluindo taxas de gás); Vin representa o valor que flui do blockchain para o pesquisador; MEVg representa o preço do gás da transação; MEVs representa o tamanho da transação, ou seja, o total de gás que consome. Vout, Vin e MEVg são denominados na moeda base da rede (ETH), enquanto MEVs são calculados em unidades de gás. Separar a taxa de gás de Vout ajuda a quantificar o custo da extração e é assim que o REV é realmente calculado.

Aqui, o termo “blockchain” refere-se a qualquer outro endereço que não esteja associado ao EOA da transação de extração ou ao contrato inteligente controlado pelo pesquisador, correspondendo a um contrato inteligente ou EOA. Identificar esses endereços é um processo orientado heuristicamente com base em padrões de pesquisa conhecidos e pode incluir negligências. Além disso, quaisquer transações acessórias relacionadas à extração de MEV não fazem parte das variáveis acima. Para mineiros:

Aqui, geff representa o preço efetivo do gás da transação que deveria ter sido incluído no bloco se a oportunidade não fosse explorada. Portanto, o REV inclui o custo de oportunidade que os mineradores suportam por meio de transações que incluem a extração de MEV.

Uma vez que as transações na piscina de transações são de curta duração, o geff não pode ser medido apenas através dos dados e registos da blockchain. A Flashbots utiliza um método de aproximação que também serve como um limite inferior do valor alcançado pelos mineiros:

Aqui, gtail é o preço do gás da última transação no bloco.

Portanto, mesmo que os papéis dos mineiros e dos buscadores estejam um pouco confusos, o custo de extração da oportunidade pode ser claramente identificado, ou seja, o MEV.gtail.

Finalmente, nesta fase, a distribuição de valor entre os pesquisadores e os mineiros depende inteiramente da escolha de MEV, que é influenciada por outros pesquisadores que tentam aproveitar a oportunidade.

3.4 Potencial de Desenvolvimento

3.4.1 Background

MEV pode ser categorizado da seguinte forma:

1) Categoria de execução de transação:

Pré-transação MEV: Refere-se a operações realizadas antes da execução da transação, principalmente obtendo valor através de lances em pools de transações públicas ou redirecionamento de transações.

MEV a meio da transação: Refere-se aos valores gerados durante a execução da transação, incluindo a manipulação da ordem de enfileiramento da transação, a reordenação da transação e outras operações.

MEV pós-transação: Refere-se a operações realizadas após a conclusão da execução da transação, geralmente relacionadas às interações de contratos inteligentes na blockchain, incluindo recompensas de mineração, empréstimos instantâneos, etc.

2) Categoria de manipulação de mercado:

Pré-mercado MEV: Obtém lucros ao operar no mercado fora da bolsa, como manipulação de informações, manipulação colaborativa, etc.

MEV no mercado: Obtém lucros através de operações internas e atividades comerciais dentro da exchange, incluindo manipulação de preços de mercado, ativação de stop-loss, etc.

MEV pós-mercado: Obtém lucros através de operações após a conclusão da transação, como devoluções de transações e ajustes de mercado.

3) Categoria de protocolo blockchain:

Transações de contrato MEV: Envolve transações executadas usando contratos inteligentes, gerando valor operando lógica de contrato.

Mineração de blocos MEV: Envolve manipular a ordem dos blocos durante o processo de mineração para obter valor.

Resolver o problema do MEV (Valor Extraível pelos Mineiros) é uma parte importante do roteiro da Ethereum. Em 5 de novembro de 2020, Vitalik Buterin, co-fundador da Ethereum, lançou um roteiro atualizado da Ethereum, que introduziu uma nova fase - “A Praga”, projetada para garantir transações confiáveis, justas e credivelmente neutras, e resolver problemas de MEV. Isso significa que os protocolos que resolvem o problema de centralização do MEV ganharão mais atenção, e a importância dessa trilha aumentará gradualmente.

Nos últimos anos, o desenvolvimento do MEV passou por diferentes estágios. As fases iniciais (2010-2017) marcaram a criação do MEV, focando principalmente na rede Bitcoin, como sniping de taxas e ataques de gastos duplos. De 2018 a 2019, testemunhamos um período de crescimento significativo do MEV na Ethereum, incluindo o surgimento de bolsas descentralizadas, stablecoins algorítmicas e mecanismos de criação de mercado automática na Ethereum, o que proporciona mais oportunidades de MEV.

Atualmente, existem várias soluções no mercado de MEV, com a Flashbots sendo a mais proeminente. A Flashbots implementa a extração de MEV através da criptografia de robôs, e o lançamento da sua plataforma de leilão de MEV tem recebido ampla atenção e gerado consideráveis receitas de MEV. O potencial de mercado das trilhas de MEV é enorme. De acordo com os dados da Flashbots, antes da Fusão do Ethereum, os ganhos de MEV já tinham excedido 206.450 ETH. No entanto, isso só representa os ganhos dos proposidores de bloco, com os lucros dos buscadores ainda por contabilizar. De acordo com o desenvolvimento atual do mercado, o tamanho do mercado de MEV pode ser ilimitado. Além disso, os ganhos reais de MEV atuais são apenas uma fração do seu potencial.

Globalmente, a pista de MEV detém perspetivas de desenvolvimento promissoras. Com a inovação contínua da tecnologia e dos protocolos, a ênfase na resolução dos problemas de MEV será mais forte, trazendo mais oportunidades e benefícios para os utilizadores e participantes.

3.4.2 Escala de Mercado

A escala de receitas deste campo quase se sincroniza com o volume de negociação do mercado de criptomoedas. A escala de MEV é afetada por dois fatores principais: há uma correlação positiva entre a frequência de arbitragem e as flutuações de preço; também há uma correlação positiva entre o volume de arbitragem e o volume total de negociação.

Tomando o Flashbots como exemplo, o seu lucro total bruto de extração é de $713.95 milhões, o que é considerado MEV favorável e tem um impacto positivo no valor de mercado, funcionalidades essenciais de DeFi e volume de transações DEX. A receita dos ataques sandwich totaliza $1,206.11 milhões, o que é considerado MEV desfavorável. A maioria das DEXes protegidas por MEV esperam controlar e reter esta parte do lucro.

Tomando a receita de taxas acumulada das três principais DEXes - Uniswap, Pancakeswap e Sushi - como pontos de referência, as suas taxas acumuladas são de $5.21 mil milhões, dos quais a receita MEV obtida através do Flashbots representa aproximadamente 37%. Para além das principais DEXes, outras DApps e soluções de camada 1 e camada 2 na Ethereum também gerarão receitas MEV consideráveis. Para calcular o impacto das taxas em toda a cadeia de valor, é necessário analisar como os lucros MEV são distribuídos entre diferentes participantes.

De acordo com dados da Eigenphi, em janeiro e fevereiro de 2023, os buscadores MEV geraram US$ 48,3 milhões de todas as transações dos usuários via carteiras e RPC, com US$ 34,7 milhões indo para construtores. E os construtores enviaram US$ 30,3 milhões para os validadores. Os lucros foram distribuídos da seguinte forma: os pesquisadores receberam US$ 7,3 milhões (17,4%), os construtores receberam US$ 4,4 milhões (10,5%) e os validadores receberam US$ 30,3 milhões (72,1%). Verifica-se que a maior parte dos lucros (72%) ainda é obtida por validadores a jusante. Dos US$ 48,3 milhões, US$ 6,3 milhões foram queimados para o EIP 1559. A taxa de prioridade para transações comuns transmitidas aos construtores a partir de carteiras e RPC e depois para validadores foi de US$ 32,554 milhões. Enquanto as transações comuns entre carteiras e RPC destruíram US$ 227,2 milhões para o EIP 1559.

No mercado em alta de 2021, o limite de rendimento global atingiu os $476 milhões. Com base num rendimento conservador de 10x, a escala total de mercado aproxima-se dos $5 mil milhões. A escala de cada nicho pode ser estimada proporcionalmente. Os pesquisadores excedem $1 mil milhões e os validadores excedem $3.5 mil milhões.

No entanto, os bots que participam e lucram com transações on-chain ainda podem suportar o custo de muitos custos de transações falhadas, bem como outros custos de cobertura off-chain que não são considerados nos cálculos. Além disso, isso é calculado apenas com base na renda obtida pelos participantes diretos e não leva em consideração o mercado de participantes indiretos. De fato, todo o campo é muito maior do que as figuras acima.

3.5 Dados Comerciais

Dados Operacionais

Nota: Desde a Merge em 15 de setembro de 2022, a equipe do projeto alterou o MEV para REV (Realized Extractable Value). Comparado com o valor máximo teórico, o REV representa de forma mais precisa o valor real realizado e extraível. Simplificando, o REV refere-se à receita que os mineradores ganham em uma rede blockchain, enquanto o MEV é um conceito mais específico que envolve o valor potencial que os mineradores derivam de sua capacidade de ordenar transações e manipular certas atividades on-chain.

REV:

Em 31 de agosto de 2023, o total de retiradas desde a fusão foi de 288.829 ETH, com 18.860 ETH nos últimos 30 dias (os ganhos dos pesquisadores não foram contabilizados). A partir de outubro de 2022, o valor total de Ethereum pago aos proponentes viu um aumento consistente, subindo de 1,6 mil por semana em outubro de 2022 para 287,1 mil por semana em agosto de 2023, marcando um aumento de mais de 179 vezes.

Análise detalhada do REV (o conjunto de dados abaixo contém estatísticas para arbitragem de MEV e liquidação capturadas por mev-inspect-py após a Fusão)

De acordo com os dados, o protocolo com a maior proporção na arbitragem de MEV é o Uniswap V2, representando 64,11%, seguido pelo Uniswap V3, Curve e Balancer V1. Na arbitragem, o token com a maior proporção é o WETH, representando 91,58%, seguido por USDC, USDT, etc. Em termos de liquidação, o protocolo Aave representa 68,8% e o Compound V2, 31,2%. O valor total de liquidação é de aproximadamente $1,22 milhões. Em termos de tokens, o WETH lidera com cerca de 25,09%, seguido pelo USDC com 24,07%.

Deve ser notado que, uma vez que os preços de todos os tokens denominados em dólares americanos não estão totalmente cobertos, a equipe do projeto só consegue calcular cerca de 85% do volume total de arbitragem (denominado em dólares americanos).

Métricas de Reenvio da Flashbots

Podemos ver que o montante total de ETH pago aos validadores pelo relé Flashbots MEV-Boost continua a crescer. Em novembro de 2022, a recompensa por bloco atingiu um pico de 13K ETH por semana, e o ETH semanal pago aos validadores variou entre 2-4K.

O número total de blocos submetidos pelo Relé MEV-Boost durante todo o período de tempo foi de aproximadamente 2,5 milhões. Os Flashbots representaram 40,1%, enquanto os outros representaram 59,9%.

Registo do validador de retransmissão dos Flashbots:

De acordo com os dados, os validadores de retransmissão que têm uma conta registada na Flashbots representam 81% do número total de validadores atuais (aproximadamente 810.000). O número de registos de validadores continua a aumentar. De setembro a novembro de 2022, o número de validadores cresceu rapidamente, com o número de registos semanais atingindo o pico. No entanto, de novembro de 2022 a setembro de 2023, o número de registos de validadores mostra uma tendência significativamente descendente. Em particular, entre dezembro de 2022 e abril de 2023, os registos estavam num ponto baixo. Atualmente, os registos de validadores permanecem num nível relativamente moderado.

Dados de redes sociais

Twitter: Este projeto ainda não tem uma conta oficial no Twitter.

Discord: Atualmente, existem 26.870 seguidores no Discord, com 3.996 online.

As discussões na comunidade do Discord são muito ativas e abrangem muitos tópicos técnicos.

3.6 Paisagem Competitiva

3.6.1 Introdução do Projeto

Manifold Finance

Manifold Finance (FOLD) é um projeto de infraestrutura de retransmissão de MEV que visa melhorar a conectividade entre DeFi, DApps e protocolos, e fornecer soluções. Fundada em 2020 por Sam Bacha, a Manifold Finance atua como um intermediário entre os utilizadores e validadores do Ethereum.

Um dos seus principais focos é proteger os utilizadores de ataques de MEV, incluindo ataques de sanduíche, que podem explorar transações e manipular preços. Com o seu primeiro produto YCabal, a Manifold Finance redefine o processo de transação, previne ataques maliciosos de arbitragem on-chain e reduz as taxas de gás.

Protocolo de Salto

O Skip Protocol desenvolveu um conjunto de produtos MEV para o ecossistema no Cosmos. O objetivo destes produtos é ajudar a blockchain a alcançar sustentabilidade financeira a longo prazo e aproveitar o MEV para atingir este objetivo. Ao fornecer infraestrutura MEV dedicada, o Skip Protocol permite à comunidade blockchain controlar autonomamente como a receita MEV é obtida e distribuída. Os seus produtos ajudam os stakers, validadores e protocolos a obter lucros com o MEV, ao mesmo tempo que melhoram a experiência do utilizador on-chain. Além disso, estes produtos permitem aos traders executar estratégias de negociação mais complexas e lucrativas.

3.6.2 Análise comparativa

Manifold Finance, Skip Protocol e Flashbots são todas organizações ou protocolos que visam mitigar o impacto negativo do MEV. Manifold Finance e Flashbots são infraestruturas técnicas, enquanto o Skip Protocol é um protocolo descentralizado.

A Manifold Finance trabalha para reduzir o impacto negativo do MEV através do SecureRPC e do OpenMEV SDK, enquanto a Flashbots trabalha através de uma série de produtos para democratizar e redistribuir a receita do MEV e trazer maior transparência ao ecossistema.

O Skip Protocol concentra-se em resolver o problema da integração de pesquisadores e validadores de MEV. Ao criar um sistema de leilão fechado de propostas seladas, os traders podem enviar transações com gorjeta aos validadores, que as priorizam no topo dos blocos com base nos blocos para obter mais recompensas.

A Flashbots é uma organização de investigação e desenvolvimento que visa mitigar os impactos negativos do MEV. O Leilão de Flashbots ignora os lances públicos tradicionais, permitindo que os usuários comuniquem de forma privada seus lances e preferências de ordem de negociação, maximizando as recompensas do validador e evitando o frontrunning. A combinação de pools de transações privadas e lances selados garante a estabilidade da rede Ethereum e blocos justos e ideais.

Portanto, estas três organizações ou protocolos diferem nos seus produtos, infraestrutura técnica e foco na resolução de problemas.

3.7 Análise do Modelo de Token

Fornecimento e Distribuição de Tokens

O projeto ainda não emitiu tokens.

4. Avaliação de Valor Básico

4.1 Questões Chave

O projeto tem uma vantagem competitiva robusta? De onde vem essa vantagem competitiva?

1) Tecnologia de ponta e posicionamento de mercado único: A Flashbots tem como objetivo resolver os problemas de competição de blocos e front-running impostos pelo MEV no Ethereum. A tecnologia de ponta e o posicionamento de mercado único dão à Flashbots uma vantagem competitiva no ecossistema Ethereum.

2) Demanda de mercado e parcerias industriais: A Flashbots também coopera com vários projetos e exchanges no ecossistema Ethereum para promover em conjunto a tecnologia e o desenvolvimento de mercado, o que proporciona à Flashbots uma maior vantagem competitiva.

3) Equipa forte: A Flashbots reúne os melhores engenheiros e investigadores da comunidade de desenvolvedores do Ethereum. Eles têm sólidos conhecimentos em tecnologia blockchain e uma vasta experiência, capazes de enfrentar desafios de mercado e impulsionar o projeto. As capacidades sólidas da equipa são um fator significativo para a Flashbots estabelecer uma vantagem competitiva.

Quais são os principais fatores variáveis que afetam as operações do projeto? Estes fatores são facilmente quantificáveis e mensuráveis?

1) Volume de transações: Este é um indicador importante para medir a atividade e participação do utilizador no projeto Flashbots. Um maior volume de transações significa que mais utilizadores estão a usar os serviços da Flashbots. Isto pode ser quantificado e medido contando o número, valor e frequência das transações.

2) Parcerias e participação da comunidade: Flashbots precisa trabalhar em estreita colaboração com vários intervenientes, como mineiros de Ethereum, investigadores e programadores, para impulsionar em conjunto o desenvolvimento do Ethereum. A quantidade e qualidade de parceiros, bem como a atividade e envolvimento da comunidade, podem servir como métricas importantes para medir a cooperação do projeto e a construção da comunidade.

3) Inovação tecnológica e resultados de pesquisa: Um dos objetivos da Flashbots é promover a inovação de novas tecnologias no Ethereum. Medir o impacto e a qualidade da inovação tecnológica e dos resultados de pesquisa de um projeto pode ser relativamente subjetivo. No entanto, pode ser medido avaliando a qualidade e influência das especificações técnicas, ferramentas e software com os quais o projeto se envolve.

Estas variáveis podem ser quantificadas e medidas até certo ponto, especialmente em termos de volume de transações. A parceria e o envolvimento da comunidade podem ser basicamente medidos através da observação da atividade nas redes sociais, da quantidade e qualidade dos projetos colaborativos, e do número de participantes nas atividades. As inovações tecnológicas e os resultados de pesquisa podem exigir uma avaliação e avaliação mais aprofundadas, levando em consideração fatores como qualidade, viabilidade e impacto.

4.2 Principais riscos

  1. Risco de centralização: Flashbots é uma organização que visa maximizar os interesses do Ethereum, mas isso pode, por vezes, entrar em conflito com as expectativas da comunidade Ethereum. Por exemplo, a Flashbots anunciou que iria rever transações colocadas na lista negra pelo Gabinete de Controlo de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA, uma decisão que causou uma ampla atenção pública e oposição. Estas questões podem ter impacto na reputação da Flashbots na comunidade Ethereum e na confiança dos utilizadores.

  2. Liquidez insuficiente: A liquidez insuficiente no Leilão da Flashbots poderia prejudicar a sua eficácia, afetando a viabilidade do seu modelo de negócio. Além disso, a liquidez insuficiente do Leilão da Flashbots pode fazer com que não consiga atrair usuários e validadores suficientes para participar, impactando a sua sustentabilidade a longo prazo.

  3. Problemas de desempenho: A operação dos relés da Flashbots requer recursos computacionais e largura de banda substanciais, o que pode causar alguns problemas de desempenho. Além disso, os problemas de desempenho da Flashbots podem afetar a sua estabilidade e fiabilidade na rede Ethereum, impactando ainda mais a viabilidade do seu modelo de negócio.

  4. Problemas com o mercado de ordenação de transações: O mercado de ordenação de transações do Leilão Flashbots pode priorizar o processamento de algumas transações, causando descontentamento e ceticismo público.

  5. Questões legais e regulatórias: A operação do leilão Flashbots pode estar sujeita a restrições e limitações legais e regulatórias, o que pode afetar a viabilidade e sustentabilidade a longo prazo do seu modelo de negócios.

  6. Risco de mecanismo: O desenvolvimento de infraestruturas de roteamento de transações com permissão e exclusivas pode ter um impacto negativo na neutralidade, transparência, descentralização e equidade do Ethereum. O leilão Flashbots, como uma opção sem permissão e democrática, precisa encontrar soluções em desenvolvimentos futuros para evitar tais impactos.

Aviso legal:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de [PANews]. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [世链投研-Elma Ruan]. Se houver objeções a esta reimpressão, entre em contato com a equipe Gate Learn(gatelearn@gate.io), e eles vão lidar com isso prontamente.
  2. Aviso de responsabilidade: As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe do Gate Learn. Salvo indicação em contrário, é proibido copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos.

Um Farol Iluminando a Floresta Negra do Ethereum: Um Relatório de Pesquisa sobre a Solução MEV da Flashbots

Intermediário12/23/2023, 6:42:40 PM
Nesta pesquisa de investimento da WJB, iremos aprofundar a solução líder na pista de MEV, Flashbots, o projeto em destaque do ano que recebe financiamento potente. Flashbots é uma organização de pesquisa e desenvolvimento que visa mitigar o impacto negativo do MEV nas blockchains, especificamente na Ethereum.

Prefácio

Flashbots é uma organização de pesquisa e desenvolvimento que tem como objetivo mitigar o impacto negativo do MEV nas blockchains, especificamente no Ethereum. Seu principal objetivo é criar um ecossistema permissivo, transparente e sustentável para o MEV através de produtos como o MEV-Boost. O desenvolvimento futuro do MEV deve focar na captura de MEV entre cadeias, minimizando a perda de valor, reduzindo os impactos negativos potenciais nos usuários reais do protocolo e garantindo uma distribuição justa entre os participantes.

Autor

Elma Ruan, uma pesquisadora de investimentos sénior na WJB, tem um mestrado duplo em marketing/finanças de uma escola da Ivy League. Ele tem 5 anos de experiência em WEB3 e é bom em DeFi, NFTs e outras áreas. Antes de entrar na indústria de criptomoedas, trabalhou como gestor de investimentos numa grande empresa de valores mobiliários.

1. Destaques da Pesquisa

1.1 Lógica de Investimento Principal

MEV (Valor Extratível pelo Minerador) é uma parte da infraestrutura subjacente que está intimamente ligada às transações dentro de um bloco. Tem um alto potencial de rendimento, com o aumento da renda correlacionando-se proporcionalmente com a complexidade do cenário de transação, mantendo um nível relativamente baixo de risco. Resolver o problema do MEV é uma parte importante do roteiro da Ethereum, que visa garantir transações neutras confiáveis, justas e confiáveis, enquanto resolve o problema do MEV. O desenvolvimento futuro do MEV pode se concentrar na extração de MEV entre cadeias, minimizando a perda de valor, minimizando impactos negativos potenciais sobre os usuários reais do protocolo e garantindo uma distribuição justa entre os participantes.

Ao discutir MEV, inevitavelmente nos deparamos com várias estratégias como frontrunning, ataques de sandwich e rastreamento de transações. Essas estratégias podem trazer resultados injustos para certos participantes no ecossistema blockchain, prejudicando os interesses de usuários comuns. Os fundadores da Flashbots acreditam que o MEV é uma questão importante no ecossistema Ethereum, que pode levar a transações injustas e distorções de mercado. Portanto, criaram o projeto Flashbots para fornecer um canal de comunicação confiável e neutro para o ecossistema Ethereum, facilitando a comunicação privada entre mineradores e outros participantes para resolver o problema do MEV.

A infraestrutura central do Flashbots é o relay, cujo papel é recolher pacotes de transações de diferentes redes de participantes e encaminhá-los para os mineiros. Os relays podem verificar a validade das transações e prevenir transações maliciosas. Além disso, os relays também podem ajudar os mineiros a utilizar melhor a MEV, aumentando assim os seus lucros.

A correspondência entre usuários e buscadores é alcançada por meio do serviço Flashbots. Os usuários podem revelar seletivamente suas informações de transação ao Flashbots, e os buscadores agrupam e submetem essas transações aos construtores de blocos para construir blocos inteiros. Isso facilita arbitragens mais eficientes para os buscadores. Se estiver disposto, o arbitrageur pode compartilhar uma parte dos lucros de MEV com o usuário, alcançando uma situação ganha-ganha. Esse mecanismo também pode fornecer um processo de licitação saudável para outros arbitrageurs, que podem obter lucros ao oferecer preços mais altos, evitando falhas de transação e taxas de gás excessivas. Além disso, ao filtrar transações falhadas, reduz a ocupação de espaço on-chain, atenuando assim o problema de congestão em certa medida e alcançando uma situação ganha-ganha.

Globalmente, é benéfico para todas as partes envolvidas:

Proponentes: Ao trabalhar em privado com pesquisadores, os proponentes podem chegar à frente da fila e obter mais benefícios.

Searchers: Usando Flashbots, eles podem evitar desperdício de recursos, economizar custos e obter mais informações de negociação.

Traders: Ao iniciar transações, podem evitar interferências de comportamentos maliciosos e reduzir perdas causadas por operações incorretas.

Flashbots: Obtenha informações exclusivas de negociação fornecidas por usuários e pesquisadores, expandindo assim as margens de lucro.

No entanto, o Flashbots não está isento de desvantagens. Em primeiro lugar, os relés do Flashbots requerem recursos de computação e largura de banda substanciais, o que pode causar problemas de desempenho. Em segundo lugar, o Flashbots precisa ser apoiado por participantes suficientes; caso contrário, pode não ser eficaz. Isto requer que o Flashbots estabeleça parcerias com outros participantes no ecossistema Ethereum para garantir que o Flashbots possa ser amplamente utilizado e apoiado. Por último, embora o Flashbots seja atualmente uma organização sem fins lucrativos, as transações ainda precisam ser submetidas ao servidor centralizado do Flashbots, o que pode ter alguns riscos de centralização.

Vendo a partir do contexto da indústria, a ascensão de Flashbots é um sinal positivo. Com a evolução contínua do mercado de criptomoedas, o problema do MEV tornou-se cada vez mais grave. A solução da Flashbots fornece ao ecossistema Ethereum uma solução viável que pode ajudar a mitigar os impactos negativos dos problemas do MEV. A natureza justa e orientada para o mercado do MEV proporciona benefícios previsíveis para o protocolo LSD e os detentores de Ethereum, promovendo o crescimento do staking de Ethereum e a adoção de soluções do MEV pelo protocolo LSD. Entretanto, a natureza justa e orientada para o mercado do MEV também impulsionou a atividade on-chain, melhorou a experiência do usuário on-chain e promoveu a adoção de produtos do MEV e a demanda pelo staking de Ethereum, formando um ciclo virtuoso. Além disso, o protocolo do MEV orientado para o mercado pode distribuir melhor os benefícios e promover o crescimento do ecossistema geral do Ethereum.

A longo prazo, a pista MEV tem vastas perspectivas. Embora ainda esteja numa fase inicial, os efeitos principais já começaram a aparecer. A Flashbots construiu a base para o rápido crescimento da MEV e proporciona muitas oportunidades para o desenvolvimento futuro.

1.2 Avaliação

O projeto Flashbots foi avaliado em $1 bilhão. De acordo com The Block, o provedor de serviços de infraestrutura Ethereum concluiu um financiamento da Série B de $60 milhões em julho de 2023.

2. Visão Geral do Projeto

2.1 Funcionalidades e Produtos

Os produtos da Flashbots incluem principalmente Flashbots Auction, Flashbots Protect, Flashbots Data, MEV-Boost e MEV-Share. A Flashbots Auction é um ecossistema permissivo, transparente e justo projetado para extração eficiente de MEV e proteção contra frontrunning. Flashbots Protect oferece uma forma segura e amigável para negociar, prevenindo transações maliciosas e permitindo que os utilizadores partilhem MEV. Flashbots Data fornece ferramentas para analisar o MEV Ethereum, armazenado na base de dados Postgres. MEV-Boost pode melhorar a eficiência do validador e promover a competição e descentralização no Ethereum. MEV-Share é um protocolo de código aberto para os utilizadores, carteiras e aplicações internalizarem o MEV que as suas transações criam.

2.2 Eventos Principais e Cronograma

Desenvolvimento Futuro

SUAVE (Single Unified Auction for Value Expression) é um projeto que visa resolver o problema de MEV (Valor Extratável pelo Minerador) construindo uma camada de sequenciamento descentralizada. SUAVE é composto por três componentes principais: ambiente de preferência universal, mercado de execução ótima e construção de bloco descentralizada. SUAVE tem como objetivo capacitar os usuários e maximizar a descentralização das blockchains públicas. É uma rede independente que serve como mempool plug-and-play e construtor de bloco descentralizado para qualquer blockchain. Flashbots é um dos criadores do SUAVE. Flashbots afirmou claramente, no whitepaper do SUAVE, que eles continuarão a melhorar o SUAVE e incluir o SUAVE em planos futuros importantes.

  • Q2 2021: Lançamento da primeira versão do SUAVE, suportando cadeias públicas mainstream como Ethereum e BSC.
  • T3 2021: Suportar mais blockchains públicas, incluindo Polygon, Solana, etc.
  • T4 2021: Suporte a soluções de MEV entre cadeias, e mais estratégias de extração de MEV.
  • 2022: Lançar a segunda versão do SUAVE, suportando mais estratégias de extração de MEV e maior throughput.
  • 2023: Planos para lançar o teste SUAVE para começar a testar suas novas funcionalidades
  • Futuro: Melhorar ainda mais a segurança e descentralização do SUAVE e apoiar mais soluções de cadeia pública e interdomínio.

Além disso, os planos futuros da SUAVE também incluem a cooperação com outros projetos e organizações relacionados com MEV para promover o desenvolvimento e a descentralização de MEV. Eles também planeiam alcançar a descentralização através da governação da comunidade para garantir a sua sustentabilidade e desenvolvimento a longo prazo.

2.3 Equipa

2.3.1 Visão Geral

De acordo com dados do LinkedIn, a Flashbots atualmente conta com 28 funcionários, a maioria dos quais tem formação em ciências da computação, matemática, psicologia e economia. Eles possuem diversas competências em várias tecnologias e domínios, incluindo, mas não se limitando a Python, blockchain, aprendizagem automática e linguagem C. A sua experiência permite-lhes enfrentar desafios técnicos complexos dentro do ecossistema Ethereum e contribuir ativamente para a pesquisa e desenvolvimento do projeto Flashbots.

2.3.2 Fundadores

Philip Daian, Co-fundador

Stephane Gosselin, co-fundador da Flashbots, resignou do seu cargo em outubro de 2022 devido a desacordos com a equipe sobre censura.

Alex Obadia, um ex-cofundador e principal pesquisador estratégico da Flashbots, deixou a Flashbots em 20 de junho de 2023, por razões pessoais.

2.3.3 Membros Principais

Andrew Miller

Diretor Executivo de Pesquisa, Ambientes de Execução Confiáveis e SUAVE

Miller é mais conhecido pela sua pesquisa sobre a quebra do código SGX da Intel. Ele também é Diretor Associado da Iniciativa para Criptomoedas e Contratos (IC3). Ele planeia tirar uma licença temporária do seu cargo de Professor Assistente na Universidade de Illinois em Engenharia Elétrica e de Computadores.

Hasu, Líder de Estratégia da Flashbots

Hasu atua como Consultor Estratégico da Lido, um protocolo líder para stake líquido, e Líder Estratégico na Flashbots, um grupo de pesquisa e desenvolvimento dedicado a proteger os usuários de blockchains públicas dos efeitos prejudiciais do MEV. Ele compartilhou que divide seu tempo aproximadamente 90% na Flashbots e 10% na Lido. Além disso, ele também atua como Colaborador de Pesquisa na Paradigm, e costumava ser Co-fundador da Deribit Insights e um Delegado na MakerDAO. Ele educa e promove a indústria através da escrita, redes sociais e podcasts.

2.4 Financiamento

Fundada em 2020, Flashbots passou por duas rodadas de financiamento. Seu investimento inicial veio da Paradigm, com o valor do investimento não divulgado. Em 2023, a empresa passou por uma rodada de financiamento da Série B, garantindo $60 milhões, com a Paradigm sendo um investidor significativo.

3. Análise de Negócios

3.1 Público-Alvo

O principal serviço da Flashbots visa os seguintes grupos de pessoas:

1) Bots de arbitragem e liquidação e Traders DeFi: Obtenham lucros ao encontrar valor extraível no Ethereum, agrupando essas transações e submetendo-as aos construtores da Flashbots.

2) Ethereum dApps com funcionalidades complexas: Estas dApps utilizam as funcionalidades do Flashbots para otimizar a execução das suas transações, melhorando a eficiência e a receita.

3) Organizações de construtores profissionais: Estas entidades selecionam as transações mais lucrativas dos pacotes de transações enviados pelos pesquisadores, agrupam-nas em blocos completos e, finalmente, enviam-nas para validadores através de relé. Atualmente, há um pequeno número de construtores ativos no mercado, e as poucas organizações líderes monopolizam a quota de mercado.

4) Mineradores: Validadores para ETH2.0, responsáveis por propor blocos à rede e adicioná-los à cadeia.

5) Utilizadores comuns do Ethereum: Podem interagir diretamente com Flashbots e executar as suas transações através das ferramentas e interfaces fornecidas pela Flashbots.

3.2 Classificações Empresariais

Os negócios da Flashbots consistem principalmente no seguinte:

1) Leilão Flashbots: Fornece um ecossistema permissivo, transparente e justo para a extração eficiente de MEV e proteção contra frontrunning que preserva os ideais do Ethereum. O Leilão Flashbots fornece um canal de comunicação privado entre os usuários do Ethereum e os validadores para comunicar eficientemente a ordenação preferida de transações dentro de um bloco.

2) Proteção Flashbots: Fornece um ambiente de negociação amigável, seguro e poderoso para os utilizadores do Ethereum. É configurável, o que significa que pode escolher para onde enviar os construtores e as suas configurações de MEV-Share. Além disso, fornece um mecanismo de proteção para evitar a frente de fila, para que as transações não sejam capturadas por transações maliciosas no Mempool público e, se a transação criar MEV, os utilizadores podem obter recompensas através do MEV-share.

3) Dados do Flashbots: Fornece uma ferramenta para a inspeção de MEV do Ethereum, que pode analisar blocos, incluindo dados sobre pagamentos de validadores, transferências de tokens e lucros, trocas e arbitragem. Todos os dados são armazenados em uma base de dados Postgres para consulta e análise.

4) MEV-Boost: O principal objetivo do MEV-Boost é melhorar a eficiência dos validadores de Ethereum, acedendo a um mercado competitivo de construção de blocos. O MEV-Boost separa o papel dos proponentes dos construtores de blocos, promovendo assim a descentralização e a resistência à censura da rede Ethereum.

5) MEV-Share: É um protocolo de código aberto para utilizadores, carteiras e aplicações internalizarem o MEV que as suas transações criam. É neutro, o que significa que qualquer pesquisador pode participar e não está restrito a um único construtor de blocos.

Em suma, Flashbots engloba principalmente Flashbots Auction, Flashbots Protect, Flashbots Data, MEV-Boost e MEV-Share. O seu objetivo é melhorar a eficiência do MEV, proteger a segurança das transações e oferecer um ambiente competitivo de construção de blocos.

3.3 Desagregação de Negócios

O negócio da Flashbots envolve principalmente quatro componentes: buscadores, relés, construtores e proponentes. Eles desempenham diferentes funções e têm responsabilidades distintas no processo de criação de um único bloco.

Aqui está uma análise das suas funções e responsabilidades no processo de criação de um único bloco:

Builders: Os construtores criam blocos ao recolher transações de utilizadores, pesquisadores ou outros fluxos de ordens. O objetivo deles é maximizar o MEV deles próprios e dos proponentes e construir blocos com o valor exequível máximo.

Relés: Os relés são terceiros confiáveis que servem como um canal de comunicação bidirecional conectando proponentes com construtores. Eles atuam como validadores, verificando a validade dos blocos e calculando a quantidade a ser paga ao proponente.

Proponentes: Os proponentes são validadores PoS Ethereum. Após receberem os cabeçalhos de bloco e os valores de pagamento submetidos pelos relays, avaliam todas as propostas recebidas e assinam o cabeçalho de bloco ligado ao pagamento mais alto.

Pesquisadores: Os pesquisadores monitorizam as piscinas de transações públicas e as piscinas de transações privadas da Flashbots, procuram sequências de transações que maximizem os benefícios e as agrupam e as submetem aos construtores.

Em resumo, todo o processo é operado da seguinte forma: Os construtores criam blocos e submetem-nos aos retransmissores, que verificarão a validade do bloco, calcularão a quantia a ser paga ao proponente e enviarão o cabeçalho do bloco e o valor do pagamento ao proponente atual. O proponente avalia as propostas recebidas, assina o cabeçalho do bloco associado ao pagamento mais alto e envia-o aos retransmissores. Os retransmissores usam nós de farol para publicar blocos e devolvê-los ao proponente. Por fim, as recompensas são distribuídas aos construtores e proponentes na forma de transações dentro do bloco e recompensas do bloco.

1. Leilão Flashbots

O Leilão Flashbots é um ecossistema aberto, transparente e justo para o mecanismo de leilão, projetado para a extração eficiente de MEV e proteção contra frontrunning, o que está de acordo com os ideais do Ethereum. O Leilão Flashbots permite que os utilizadores e validadores do Ethereum comuniquem eficientemente a ordem de transação preferida dentro de um bloco através de um canal de comunicação privado.

O leilão Flashbots começou com mev-geth e mev-relay. No Ethereum PoS, é construído sobre o MEV-Boost, um programa que implementa a separação de proposer-builder para o Ethereum.

No entanto, também expõe uma série de efeitos negativos causados por MEV:

1) Comunicação ineficiente entre os operadores do bot PGA e os mineradores PoW para preferência de ordem de transação leva a congestionamento da rede e da cadeia.

Os utilizadores regulares de Ethereum suportam a perda através de taxas elevadas de gás e espaço escasso no bloco.

2) A extração de MEV apresenta algumas ameaças à segurança do consenso do Ethereum. Isto deve-se principalmente ao potencial de reorganização da história da cadeia para extrair MEV passado e à centralização da roteamento de transações para uma melhor proteção de privacidade, baixa latência e controle sobre transações.

3) As partes relevantes estão a desenvolver uma infraestrutura de roteamento de transações com permissão e exclusiva, o que poderá minar a neutralidade, transparência, descentralização e equidade do Ethereum. O Leilão Flashbots, como uma escolha de código aberto e democrática, tem como objetivo contrariar os efeitos negativos e ameaças à segurança acima mencionados.

Como funciona

O leilão Flashbots é um sistema que fornece uma pool de transações privadas e um mecanismo de leilão de espaço de bloco de oferta selada. Este sistema permite que os proponentes de bloco confiem em outros para encontrar a construção de bloco ótima de forma confiável.

Num pool de transações Ethereum regular, os utilizadores transmitiriam transações para a rede pública P2P e especificariam um preço do gás indicando quanto estavam dispostos a pagar pela computação na Ethereum. Após receber as transações, os construtores de blocos ordenam-nas por preço do gás e depois usam um algoritmo guloso para construir um bloco que visa maximizar o valor derivado das taxas de transação. Para a sua compreensão, em ciência da computação, um algoritmo guloso envolve selecionar o caminho que parece ótimo no momento, com o objetivo de encontrar a otimização geral. Aqui, refere-se ao construtor de blocos usando um algoritmo guloso para construir o bloco com a taxa mais alta. Este mecanismo mistura leilões ingleses e leilões de tudo-pago, onde os lances para o espaço de bloco são feitos abertamente, o licitante mais alto ganha e todos os participantes suportam um custo.

Este mecanismo vem com os seguintes problemas:

1) As pools de negociação abertas levam a guerras de lances pelo espaço de bloco, aumentando a carga da rede e as flutuações de preço do gás. Isso não é propício para os participantes sem estratégias avançadas de lances.

2) Todos os leilões de pagamento causam lances mal sucedidos revertendo na cadeia, desperdiçando assim espaço de bloco. Além disso, os licitantes desvalorizam seus lances devido ao risco de falha na execução, o que leva, em última instância, à escassez artificial de espaço de bloco e à redução das receitas do validador.

3) O mecanismo que depende exclusivamente do preço do gás restringe os licitantes de expressar suas preferências de ordenação, pois estão limitados a licitar pela posição superior no bloco. Isso obriga os participantes a adotar outras estratégias ineficazes para aumentar a chance de suas transações serem incluídas no bloco, como enviar um grande número de transações inúteis para ocupar o espaço do bloco. Essa situação leva ao desperdício de recursos públicos e perdas de eficiência.

Em vez disso, o leilão Flashbots utiliza um mecanismo de leilão de preço selado de primeira oferta (FPSBA), onde os participantes podem comunicar lances específicos e preferências de ordem de transação através de canais privados sem pagar por lances sem sucesso. Este mecanismo maximiza os pagamentos dos validadores, porque cada transação tem um lance correspondente, e o validador pode escolher a combinação de transações com o maior pagamento. Além disso, os diferentes participantes precisam determinar seus lances com base na receita esperada da oportunidade de MEV, o que fornece um local eficiente para descoberta de preços e pode deduzir o valor de mercado da oportunidade de MEV. É importante notar que o mecanismo FPSBA elimina o problema de frontrunning causado por lances abertos.

Roteiro do Leilão Flashbots

A equipa Flashbots adotou uma abordagem iterativa para descentralizar a arquitetura do leilão Flashbots. Durante este processo, irão introduzir novas tecnologias e melhorias em fases para melhorar gradualmente toda a arquitetura.

Privacidade pré-negociação: As transações só são tornadas públicas depois de serem incluídas num bloco, excluindo intermediários como relés e bloqueadores.

Falha na privacidade da negociação: As ofertas malsucedidas não serão incluídas num bloco e não serão tornadas públicas.

Eficiência: A extração de MEV é realizada sem causar congestionamento desnecessário na rede ou na cadeia.

Fusão de pacotes: Fundir vários pacotes de entrada sem conflitos.

Proteção de finalidade: Uma vez que um bloco contendo bundles da Flashbots é propagado, é difícil modificar o bloco. Isso protege contra ataques de reorganização de cadeia de time-bandit.

Privacidade completa: Os intermediários, como relés e validadores, não podem visualizar o conteúdo da transação antes de ser incluído na blockchain.

Sem permissão: O sistema não tem intermediários confiáveis censurando transações.

Arquitetura Técnica

A arquitetura de leilões Flashbots propõe uma rede composta por três partes distintas, cada uma especializada em realizar parte do trabalho necessário para manter este canal de comunicação. Os construtores de blocos são responsáveis pela construção de blocos completos, que são propostos pelos validadores.

Pesquisadores

Os pesquisadores referem-se aos utilizadores de Ethereum que, por diversos motivos, preferem utilizar preferencialmente o pool de transações privadas da Flashbots em vez do pool de transações P2P regulares. Estes utilizadores são responsáveis por monitorizar o estado on-chain e enviar conjuntos de transações aos construtores de blocos.

Os pesquisadores podem ser principalmente divididos nas seguintes três categorias:

Operadores de bots Ethereum: Eles precisam de acesso rápido e sem riscos ao espaço do bloco, como bots de arbitragem e liquidação.

Utilizadores do Ethereum que procuram proteção contra frontrunning para as suas transações, como negociadores da Uniswap.

Aplicações descentralizadas Ethereum que requerem funcionalidades avançadas como abstração de conta ou transações sem gás.

Ao enviar pacotes diretamente para construtores de blocos, em vez de através da rede p2p, os pesquisadores são capazes de ganhar "privacidade pré-negociação", o que significa que suas transações não podem ser vistas por outros na rede até que sejam incluídas em um bloco. Os pesquisadores expressam seus lances de inclusão por meio de transações Ethereum, seja como um preço de gás ou como uma transferência ETH direta para o endereço da coinbase. Diferente da definição do preço do gás, o método de pagamento direto pode evitar taxas de licitação falhadas desnecessárias e só pagar a taxa quando a transação for bem-sucedida. Este método não só garante a privacidade das transações, mas também melhora a eficiência económica.

Construtores de Blocos

Os construtores de blocos são profissionais que recebem transações de usuários e buscadores. Eles trabalham para construir blocos com o maior potencial de lucro dessas transações. Uma vez que um bloco é construído, é enviado para os validadores através de um retransmissor de impulso de MEV. Os buscadores podem enviar pacotes para vários construtores.

(Os construtores de blocos constroem blocos integrando pacotes de pesquisadores e transações da mempool, que são submetidos por usuários regulares.)

Relays

Os relés são um componente do PBS (Periscope Block Scope) e são responsáveis por armazenar os blocos recebidos dos construtores, tornando-os acessíveis aos validadores.

(O relayer seleciona o bloco mais lucrativo dos construtores aos quais está conectado e mantém em custódia para o validador.)

No sistema MEV-Boost, os validadores selecionam blocos com o maior potencial de lucro de vários relés. Cada relé mantém o conteúdo do bloco em segredo até que um validador decida propô-lo para inclusão na rede.

Especificamente, os relays realizam os seguintes passos:

Receber novos blocos dos construtores de blocos.

Enviar o cabeçalho do bloco mais lucrativo para um validador quando solicitado.

Ao assinar este cabeçalho, o validador estabelece o seu compromisso de propor um bloco completo.

Enviar o bloco completo para o validador após receber o cabeçalho do bloco assinado pelo validador.

Todas as operações são realizadas de forma rápida e confiável para garantir que os validadores cumpram os prazos das propostas.

Validadores/Proponentes

No Ethereum PoS, os validadores são responsáveis por propor novos blocos à rede e anexar blocos à blockchain.

(O validador usa o mev-boost para escolher o bloco mais lucrativo para propor a partir de vários relays)

Quando os construtores de blocos produzem blocos, os blocos resultantes tendem a ser mais lucrativos se incluírem transações MEV que geram receitas máximas. Os validadores podem obter lucros mais elevados ao selecionar esses blocos que oferecem os maiores lucros. Este processo é conhecido como Mev-Boost, que pode aumentar os ganhos dos validadores.

Pacotes

Os pesquisadores usam Flashbots para enviar pacotes de transações aos construtores de blocos para inclusão em blocos. Um pacote de transações combina uma ou mais transações e as executa na ordem em que são fornecidas. Além das transações dos pesquisadores, os pacotes podem potencialmente conter transações pendentes de outros usuários na mempool, e os pacotes também podem visar blocos específicos para inclusão.

Preço de pacote

Os construtores de blocos dos Flashbots, em alto nível, visam incluir as transações mais lucrativas possíveis nos blocos que constroem. No PoW Ethereum, o construtor de blocos da Flashbots alcança o lucro máximo do pesquisador inserindo os pacotes do pesquisador na parte superior do bloco e removendo as transações na cauda do bloco. De acordo com a medição do preço do gás, as transações na cauda de um bloco são as transações menos lucrativas para os mineradores. Portanto, para que um pacote Flashbots seja considerado lucrativo, ele deve ter um preço de gás mais alto do que as transações que desloca na cauda do bloco.

No Ethereum PoS, a regra geral para a fixação de preços de pacotes na Flashbots é praticamente a mesma; transações mais lucrativas são geralmente favorecidas pelo algoritmo de construção de blocos. A rentabilidade do pacote/transação é determinada pela taxa por gás utilizado, taxa de prioridade e pagamentos diretos aos validadores.

No mecanismo de PoS, em vez de todas as transações serem colocadas no topo do bloco, as transações podem ser colocadas em qualquer lugar num bloco. Isto significa que, além de agrupar transações, outras transações da mempool também podem ser adicionadas à blockchain. No entanto, as transações no agrupamento não serão adicionadas diretamente à blockchain.

Fórmula de Pedidos de Pacote

Os construtores de blocos da Flashbots usam um novo algoritmo projetado para produzir os blocos mais lucrativos. Este design traz algumas mudanças importantes para os pesquisadores notarem:

Em vez de classificar e incluir pacotes com base no preço do gás efetivo, o algoritmo otimiza os lucros globais do bloco.

A execução no topo do bloco não é mais garantida.

Outras transações (como as da mempool) podem ser implementadas entre dois bundles diferentes, em vez de entre transações dentro de um bundle.

Endpoint RPC

Os utilizadores avançados podem interagir com o endpoint RPC em relay.flashbots.net ou um dos URLs de testnet abaixo.

Os URLs de retransmissão do pacote são os seguintes:

Reputação do buscador

Durante períodos de carga pesada, a Flashbots fornece acesso consistente ao construtor de blocos Flashbots para pesquisadores com um bom histórico de desempenho. Para combater ataques sofisticados na camada de aplicação, também conhecidos como ataques de camada 7, uma das várias soluções em estudo é melhorar a infraestrutura da Flashbots introduzindo um mecanismo de reputação do pesquisador.

Suporte EIP-1559

O Flashbots suporta transações EIP-1559 desde o mev-geth v1.10.5-mev-0.3.0. Para os pesquisadores que desejam continuar a usar tipos de negociação tradicionais, não são necessárias alterações de configuração. No entanto, o EIP-1559 traz mudanças significativas na taxa base dos blocos, o que significa que os pesquisadores que costumavam transacionar com preços de gás de 0 precisarão fazer alguns ajustes em suas transações. Ainda assim, os pesquisadores têm a oportunidade de pagar taxas primeiro, seja transferindo fundos diretamente para a Coinbase ou pagando um preço de gás mais alto do que a taxa base do EIP-1559. Mas, independentemente disso, a transação do usuário deve conter um preço de gás Ethereum pelo menos igual à taxa base.

2. Proteção Flashbots

Visão geral

O Flashbots Protect RPC não rastreia nenhuma informação do usuário (como endereço IP, localização, etc.), nem armazena ou grava informações do usuário. O Flashbots Protect é uma maneira amigável, segura e poderosa de negociar no Ethereum, adequada tanto para novos como para utilizadores experientes.

Tem as seguintes vantagens cruciais:

1) Configurável: Os utilizadores podem escolher enviar transações para diferentes construtores e definir a quota de MEV.

2) Proteção contra frente de fila: As transações do usuário não serão descobertas por bots no mempool público.

3) Obter MEV de volta em backrunning: Se a transação do usuário gerar MEV em backrunning, o usuário pode obter até 90% dele de volta através do MEV-Share.

4) Nenhuma transação falhada: Apenas se a transação dos usuários não tiver sido revogada ou anulada, ela será incluída na transação, para que os usuários não precisem pagar por transações falhadas.

MEV-Share (Mais detalhes serão introduzidos na parte posterior deste artigo)

Através do MEV-Share, os utilizadores têm a oportunidade de ganhar até 90% do MEV que as suas transações criam. Por padrão, os utilizadores do Protect serão conectados à configuração Stable, que é continuamente ajustada pela Flashbots para otimizar a execução enquanto protege os utilizadores do MEV prejudicial.

Os utilizadores só precisam de enviar transações para o Flashbots Protect para receber ganhos. Os utilizadores avançados podem ter um controlo mais preciso sobre as suas transações e preferências, configurando manualmente os seus pedidos RPC de Proteção ou através do painel avançado.

Existem três maneiras de usar o Flashbots Protect:

1) Adicionar Flashbots Protect RPC (https://rpc.Flashbots.net) para a sua carteira. Isto é adequado para a maioria dos utilizadores.

2) Use eth_sendRawTransaction para enviar a transação para https://rpc.Flashbots.net.

3) Use eth_sendPrivateTransaction para enviar a transação para Flashbots.

A maneira mais fácil é adicionar o Flashbots Protect RPC à carteira dos utilizadores, com a capacidade de configurar para quais construtores é enviado e personalizar as definições de MEV-Share.

Melhorar Velocidade de Inclusão de Transações

As transações enviadas através do Flashbots Protect são por padrão apenas partilhadas com o construtor Flashbots, que apenas constrói uma parte dos blocos do Ethereum. Se um utilizador desejar aumentar as chances de a sua transação ser incluída, pode optar por partilhar a sua transação com mais construtores. Basta selecionar outro construtor ao conectar a carteira com o Protect.

Cancelar Transações

As transações submetidas ao Flashbots Protect são enviadas para o nó Flashbots MEV-Share e permanecem num estado pendente por até 6 minutos.

O Flashbots Protect permite aos utilizadores cancelar transações pendentes, enviando uma transação de cancelamento para o Flashbots Protect. Ao cancelar uma transação, o utilizador precisa de enviar uma nova transação, que deve cumprir os seguintes critérios:

Deve ser submetido a partir do mesmo endereço que a transação original que se pretende cancelar. Deve incluir o mesmo nonce, os mesmos endereços do remetente e do destinatário, e deixar os campos de dados vazios. É gratuito cancelar a transação desta forma, e é utilizado para verificar que tem controlo sobre a conta que iniciou a transação que pretende cancelar. Como a transação cancelada não é incluída na blockchain, não incorre em custos.

Corrigir transações bloqueadas

Se a sua transação estiver no estado de "pendente" ou o nonce for muito alto, você precisará limpar a atividade e os dados de nonce no MetaMask. Isso fará com que o MetaMask atualize o nonce e o histórico de transações da rede. Seus fundos e chaves estão seguros durante este processo.

3. Dados do Flashbots

MEV-Inspect

mev-inspect-py é um inspetor de MEV para Ethereum. É capaz de analisar várias informações em blocos, incluindo pagamentos de validadores, transferências e lucros de tokens, trocas e arbitragens, e muito mais. Todos os dados são armazenados no Postgres para consulta e análise fáceis.

A execução de uma inspeção para um bloco será realizada da seguinte forma:

Recupere traços, recibos e dados de bloco a partir do ponto final RPC.

Descodificar as traces usando ABIs (Interfaces Binárias de Aplicação) reconhecidas para que o seu significado possa ser compreendido.

Extrair objetos estruturados, como transferências e trocas, das pistas decodificadas.

Armazene todos esses elementos no banco de dados para consulta e análise futuras.

4. MEV-Boost

MEV-Boost é um middleware de código aberto executado por validadores para aceder a um mercado de construção de blocos altamente competitivo. Foi desenvolvido pela Flashbots para implementar a separação de proponentes e construtores (PBS) para o Ethereum de proof-of-stake (PoS). Com o MEV-Boost, os validadores podem aceder a blocos do mercado de construtores. Os construtores geram blocos contendo o fluxo de ordem de transações e uma taxa para o validador que propõe o bloco. Ao separar o papel de proponentes e construtores, o MEV-Boost promove uma maior descentralização e resistência à censura na rede Ethereum.

Significado

MEV é uma força centralizadora no Ethereum. Se não for controlado, a competição pelas oportunidades de MEV poderia levar a uma instabilidade de consenso e uma infraestrutura de comunicação permitida entre os pesquisadores, produtores de blocos e validadores. No Ethereum PoS, a oportunidade de ganhar MEV torna-se ainda mais importante, uma vez que a redução planeada nos subsídios de blocos tornará o MEV uma parte maior da receita total de apostas. Os validadores que executam o MEV-Boost maximizam as suas recompensas de apostas ao vender o seu espaço de bloco num mercado aberto. Estima-se que os validadores que executam o MEV-Boost possam aumentar as suas recompensas de apostas em mais de 60%.

Como funciona o MEV-Boost

Os operadores de nós PoS precisam de executar três componentes de software: um cliente validador, um cliente de consenso e um cliente de execução. Como um complemento ao cliente de consenso, o MEV-Boost é um software independente de código aberto responsável por consultar e externalizar a construção de blocos para uma rede de construtores.

Os construtores de blocos preparam blocos completos, otimizando a extração de MEV e a distribuição justa de recompensas, e enviam blocos para os retransmissores. Uma instância de MEV-Boost pode ser configurada para se conectar a vários relés.

Os relés agregam blocos de vários construtores e determinam os blocos mais lucrativos para enviar ao proponente. O cliente de consenso dos validadores proponentes depois propaga os blocos mais lucrativos recebidos do MEV-Boost para a rede Ethereum para atestação e inclusão de blocos.

5. MEV-Share

MEV-Share é um protocolo open-source projetado para que os usuários, carteiras e aplicações internalizem o MEV que suas transações criam. Através de um 'leilão de fluxo de ordens', permite aos usuários escolherem compartilhar os dados da transação com os pesquisadores que licitam para incluir as transações em pacotes. Os usuários são livres para escolher como redistribuir as ofertas dos pesquisadores entre eles mesmos, validadores ou outras partes. MEV-Share é neutro, sem permissão para os pesquisadores e não favorece nenhum construtor de blocos em particular. O objetivo é reduzir o impacto centralizador do fluxo de pedidos exclusivo no Ethereum e permitir que as carteiras e outras fontes de fluxo de pedidos participem na cadeia de suprimento de MEV.

Usar o MEV-Share é simples. Os utilizadores apenas precisam de enviar transações para o Flashbots Protect, que alavanca o Flashbots MEV-Share Node. O MEV-Share redistribui o MEV de volta para a parte que o cria em primeiro lugar: os utilizadores. O design é escalável e descentralizado, permitindo que os searchers se integrem sem necessidade de permissão e sem favorecer qualquer construtor de blocos em particular.

Os utilizadores enviam as suas transações para um nó especializado MEV-Share, que partilha seletivamente informações de transação com os pesquisadores com base nas preferências de privacidade do utilizador. Com base nesta informação, o pesquisador submete pacotes parciais ao nó MEV-Share na tentativa de extrair MEV da transação do utilizador sem visualizar os dados completos da transação. Os nós MEV-Share irão simular cada um destes pacotes de pesquisa e enviar o pacote bem-sucedido e uma condição ao construtor de blocos. Em outras palavras, o nó MEV-Share ajudará os pesquisadores a partilhar as informações bem-sucedidas dos seus pacotes de transação, o que significa que os utilizadores serão recompensados com 90% do MEV que as suas transações criam. Este mecanismo garante que os utilizadores recebam recompensas justas neste processo.

Atualmente, os nós de partilha de MEV apenas aceitam backruns.

6. REV

Desde a Fusão em 15 de setembro de 2022, a parte do projeto mudou MEV para REV (Valor Extratável Realizado).

REV pode ser dividido nas seguintes 2 partes:

Aqui, REVS é o valor passado para o pesquisador, e REVM é para o minerador. É importante notar que, como explicado abaixo, REV já inclui o custo de mineração da oportunidade (ou seja, o REV real da oportunidade depende do preço do gás da rede no momento da mineração).

O REV do pesquisador consiste em:

Numa transação que realiza uma operação de extração, Vout representa o valor que flui do pesquisador para o blockchain (excluindo taxas de gás); Vin representa o valor que flui do blockchain para o pesquisador; MEVg representa o preço do gás da transação; MEVs representa o tamanho da transação, ou seja, o total de gás que consome. Vout, Vin e MEVg são denominados na moeda base da rede (ETH), enquanto MEVs são calculados em unidades de gás. Separar a taxa de gás de Vout ajuda a quantificar o custo da extração e é assim que o REV é realmente calculado.

Aqui, o termo “blockchain” refere-se a qualquer outro endereço que não esteja associado ao EOA da transação de extração ou ao contrato inteligente controlado pelo pesquisador, correspondendo a um contrato inteligente ou EOA. Identificar esses endereços é um processo orientado heuristicamente com base em padrões de pesquisa conhecidos e pode incluir negligências. Além disso, quaisquer transações acessórias relacionadas à extração de MEV não fazem parte das variáveis acima. Para mineiros:

Aqui, geff representa o preço efetivo do gás da transação que deveria ter sido incluído no bloco se a oportunidade não fosse explorada. Portanto, o REV inclui o custo de oportunidade que os mineradores suportam por meio de transações que incluem a extração de MEV.

Uma vez que as transações na piscina de transações são de curta duração, o geff não pode ser medido apenas através dos dados e registos da blockchain. A Flashbots utiliza um método de aproximação que também serve como um limite inferior do valor alcançado pelos mineiros:

Aqui, gtail é o preço do gás da última transação no bloco.

Portanto, mesmo que os papéis dos mineiros e dos buscadores estejam um pouco confusos, o custo de extração da oportunidade pode ser claramente identificado, ou seja, o MEV.gtail.

Finalmente, nesta fase, a distribuição de valor entre os pesquisadores e os mineiros depende inteiramente da escolha de MEV, que é influenciada por outros pesquisadores que tentam aproveitar a oportunidade.

3.4 Potencial de Desenvolvimento

3.4.1 Background

MEV pode ser categorizado da seguinte forma:

1) Categoria de execução de transação:

Pré-transação MEV: Refere-se a operações realizadas antes da execução da transação, principalmente obtendo valor através de lances em pools de transações públicas ou redirecionamento de transações.

MEV a meio da transação: Refere-se aos valores gerados durante a execução da transação, incluindo a manipulação da ordem de enfileiramento da transação, a reordenação da transação e outras operações.

MEV pós-transação: Refere-se a operações realizadas após a conclusão da execução da transação, geralmente relacionadas às interações de contratos inteligentes na blockchain, incluindo recompensas de mineração, empréstimos instantâneos, etc.

2) Categoria de manipulação de mercado:

Pré-mercado MEV: Obtém lucros ao operar no mercado fora da bolsa, como manipulação de informações, manipulação colaborativa, etc.

MEV no mercado: Obtém lucros através de operações internas e atividades comerciais dentro da exchange, incluindo manipulação de preços de mercado, ativação de stop-loss, etc.

MEV pós-mercado: Obtém lucros através de operações após a conclusão da transação, como devoluções de transações e ajustes de mercado.

3) Categoria de protocolo blockchain:

Transações de contrato MEV: Envolve transações executadas usando contratos inteligentes, gerando valor operando lógica de contrato.

Mineração de blocos MEV: Envolve manipular a ordem dos blocos durante o processo de mineração para obter valor.

Resolver o problema do MEV (Valor Extraível pelos Mineiros) é uma parte importante do roteiro da Ethereum. Em 5 de novembro de 2020, Vitalik Buterin, co-fundador da Ethereum, lançou um roteiro atualizado da Ethereum, que introduziu uma nova fase - “A Praga”, projetada para garantir transações confiáveis, justas e credivelmente neutras, e resolver problemas de MEV. Isso significa que os protocolos que resolvem o problema de centralização do MEV ganharão mais atenção, e a importância dessa trilha aumentará gradualmente.

Nos últimos anos, o desenvolvimento do MEV passou por diferentes estágios. As fases iniciais (2010-2017) marcaram a criação do MEV, focando principalmente na rede Bitcoin, como sniping de taxas e ataques de gastos duplos. De 2018 a 2019, testemunhamos um período de crescimento significativo do MEV na Ethereum, incluindo o surgimento de bolsas descentralizadas, stablecoins algorítmicas e mecanismos de criação de mercado automática na Ethereum, o que proporciona mais oportunidades de MEV.

Atualmente, existem várias soluções no mercado de MEV, com a Flashbots sendo a mais proeminente. A Flashbots implementa a extração de MEV através da criptografia de robôs, e o lançamento da sua plataforma de leilão de MEV tem recebido ampla atenção e gerado consideráveis receitas de MEV. O potencial de mercado das trilhas de MEV é enorme. De acordo com os dados da Flashbots, antes da Fusão do Ethereum, os ganhos de MEV já tinham excedido 206.450 ETH. No entanto, isso só representa os ganhos dos proposidores de bloco, com os lucros dos buscadores ainda por contabilizar. De acordo com o desenvolvimento atual do mercado, o tamanho do mercado de MEV pode ser ilimitado. Além disso, os ganhos reais de MEV atuais são apenas uma fração do seu potencial.

Globalmente, a pista de MEV detém perspetivas de desenvolvimento promissoras. Com a inovação contínua da tecnologia e dos protocolos, a ênfase na resolução dos problemas de MEV será mais forte, trazendo mais oportunidades e benefícios para os utilizadores e participantes.

3.4.2 Escala de Mercado

A escala de receitas deste campo quase se sincroniza com o volume de negociação do mercado de criptomoedas. A escala de MEV é afetada por dois fatores principais: há uma correlação positiva entre a frequência de arbitragem e as flutuações de preço; também há uma correlação positiva entre o volume de arbitragem e o volume total de negociação.

Tomando o Flashbots como exemplo, o seu lucro total bruto de extração é de $713.95 milhões, o que é considerado MEV favorável e tem um impacto positivo no valor de mercado, funcionalidades essenciais de DeFi e volume de transações DEX. A receita dos ataques sandwich totaliza $1,206.11 milhões, o que é considerado MEV desfavorável. A maioria das DEXes protegidas por MEV esperam controlar e reter esta parte do lucro.

Tomando a receita de taxas acumulada das três principais DEXes - Uniswap, Pancakeswap e Sushi - como pontos de referência, as suas taxas acumuladas são de $5.21 mil milhões, dos quais a receita MEV obtida através do Flashbots representa aproximadamente 37%. Para além das principais DEXes, outras DApps e soluções de camada 1 e camada 2 na Ethereum também gerarão receitas MEV consideráveis. Para calcular o impacto das taxas em toda a cadeia de valor, é necessário analisar como os lucros MEV são distribuídos entre diferentes participantes.

De acordo com dados da Eigenphi, em janeiro e fevereiro de 2023, os buscadores MEV geraram US$ 48,3 milhões de todas as transações dos usuários via carteiras e RPC, com US$ 34,7 milhões indo para construtores. E os construtores enviaram US$ 30,3 milhões para os validadores. Os lucros foram distribuídos da seguinte forma: os pesquisadores receberam US$ 7,3 milhões (17,4%), os construtores receberam US$ 4,4 milhões (10,5%) e os validadores receberam US$ 30,3 milhões (72,1%). Verifica-se que a maior parte dos lucros (72%) ainda é obtida por validadores a jusante. Dos US$ 48,3 milhões, US$ 6,3 milhões foram queimados para o EIP 1559. A taxa de prioridade para transações comuns transmitidas aos construtores a partir de carteiras e RPC e depois para validadores foi de US$ 32,554 milhões. Enquanto as transações comuns entre carteiras e RPC destruíram US$ 227,2 milhões para o EIP 1559.

No mercado em alta de 2021, o limite de rendimento global atingiu os $476 milhões. Com base num rendimento conservador de 10x, a escala total de mercado aproxima-se dos $5 mil milhões. A escala de cada nicho pode ser estimada proporcionalmente. Os pesquisadores excedem $1 mil milhões e os validadores excedem $3.5 mil milhões.

No entanto, os bots que participam e lucram com transações on-chain ainda podem suportar o custo de muitos custos de transações falhadas, bem como outros custos de cobertura off-chain que não são considerados nos cálculos. Além disso, isso é calculado apenas com base na renda obtida pelos participantes diretos e não leva em consideração o mercado de participantes indiretos. De fato, todo o campo é muito maior do que as figuras acima.

3.5 Dados Comerciais

Dados Operacionais

Nota: Desde a Merge em 15 de setembro de 2022, a equipe do projeto alterou o MEV para REV (Realized Extractable Value). Comparado com o valor máximo teórico, o REV representa de forma mais precisa o valor real realizado e extraível. Simplificando, o REV refere-se à receita que os mineradores ganham em uma rede blockchain, enquanto o MEV é um conceito mais específico que envolve o valor potencial que os mineradores derivam de sua capacidade de ordenar transações e manipular certas atividades on-chain.

REV:

Em 31 de agosto de 2023, o total de retiradas desde a fusão foi de 288.829 ETH, com 18.860 ETH nos últimos 30 dias (os ganhos dos pesquisadores não foram contabilizados). A partir de outubro de 2022, o valor total de Ethereum pago aos proponentes viu um aumento consistente, subindo de 1,6 mil por semana em outubro de 2022 para 287,1 mil por semana em agosto de 2023, marcando um aumento de mais de 179 vezes.

Análise detalhada do REV (o conjunto de dados abaixo contém estatísticas para arbitragem de MEV e liquidação capturadas por mev-inspect-py após a Fusão)

De acordo com os dados, o protocolo com a maior proporção na arbitragem de MEV é o Uniswap V2, representando 64,11%, seguido pelo Uniswap V3, Curve e Balancer V1. Na arbitragem, o token com a maior proporção é o WETH, representando 91,58%, seguido por USDC, USDT, etc. Em termos de liquidação, o protocolo Aave representa 68,8% e o Compound V2, 31,2%. O valor total de liquidação é de aproximadamente $1,22 milhões. Em termos de tokens, o WETH lidera com cerca de 25,09%, seguido pelo USDC com 24,07%.

Deve ser notado que, uma vez que os preços de todos os tokens denominados em dólares americanos não estão totalmente cobertos, a equipe do projeto só consegue calcular cerca de 85% do volume total de arbitragem (denominado em dólares americanos).

Métricas de Reenvio da Flashbots

Podemos ver que o montante total de ETH pago aos validadores pelo relé Flashbots MEV-Boost continua a crescer. Em novembro de 2022, a recompensa por bloco atingiu um pico de 13K ETH por semana, e o ETH semanal pago aos validadores variou entre 2-4K.

O número total de blocos submetidos pelo Relé MEV-Boost durante todo o período de tempo foi de aproximadamente 2,5 milhões. Os Flashbots representaram 40,1%, enquanto os outros representaram 59,9%.

Registo do validador de retransmissão dos Flashbots:

De acordo com os dados, os validadores de retransmissão que têm uma conta registada na Flashbots representam 81% do número total de validadores atuais (aproximadamente 810.000). O número de registos de validadores continua a aumentar. De setembro a novembro de 2022, o número de validadores cresceu rapidamente, com o número de registos semanais atingindo o pico. No entanto, de novembro de 2022 a setembro de 2023, o número de registos de validadores mostra uma tendência significativamente descendente. Em particular, entre dezembro de 2022 e abril de 2023, os registos estavam num ponto baixo. Atualmente, os registos de validadores permanecem num nível relativamente moderado.

Dados de redes sociais

Twitter: Este projeto ainda não tem uma conta oficial no Twitter.

Discord: Atualmente, existem 26.870 seguidores no Discord, com 3.996 online.

As discussões na comunidade do Discord são muito ativas e abrangem muitos tópicos técnicos.

3.6 Paisagem Competitiva

3.6.1 Introdução do Projeto

Manifold Finance

Manifold Finance (FOLD) é um projeto de infraestrutura de retransmissão de MEV que visa melhorar a conectividade entre DeFi, DApps e protocolos, e fornecer soluções. Fundada em 2020 por Sam Bacha, a Manifold Finance atua como um intermediário entre os utilizadores e validadores do Ethereum.

Um dos seus principais focos é proteger os utilizadores de ataques de MEV, incluindo ataques de sanduíche, que podem explorar transações e manipular preços. Com o seu primeiro produto YCabal, a Manifold Finance redefine o processo de transação, previne ataques maliciosos de arbitragem on-chain e reduz as taxas de gás.

Protocolo de Salto

O Skip Protocol desenvolveu um conjunto de produtos MEV para o ecossistema no Cosmos. O objetivo destes produtos é ajudar a blockchain a alcançar sustentabilidade financeira a longo prazo e aproveitar o MEV para atingir este objetivo. Ao fornecer infraestrutura MEV dedicada, o Skip Protocol permite à comunidade blockchain controlar autonomamente como a receita MEV é obtida e distribuída. Os seus produtos ajudam os stakers, validadores e protocolos a obter lucros com o MEV, ao mesmo tempo que melhoram a experiência do utilizador on-chain. Além disso, estes produtos permitem aos traders executar estratégias de negociação mais complexas e lucrativas.

3.6.2 Análise comparativa

Manifold Finance, Skip Protocol e Flashbots são todas organizações ou protocolos que visam mitigar o impacto negativo do MEV. Manifold Finance e Flashbots são infraestruturas técnicas, enquanto o Skip Protocol é um protocolo descentralizado.

A Manifold Finance trabalha para reduzir o impacto negativo do MEV através do SecureRPC e do OpenMEV SDK, enquanto a Flashbots trabalha através de uma série de produtos para democratizar e redistribuir a receita do MEV e trazer maior transparência ao ecossistema.

O Skip Protocol concentra-se em resolver o problema da integração de pesquisadores e validadores de MEV. Ao criar um sistema de leilão fechado de propostas seladas, os traders podem enviar transações com gorjeta aos validadores, que as priorizam no topo dos blocos com base nos blocos para obter mais recompensas.

A Flashbots é uma organização de investigação e desenvolvimento que visa mitigar os impactos negativos do MEV. O Leilão de Flashbots ignora os lances públicos tradicionais, permitindo que os usuários comuniquem de forma privada seus lances e preferências de ordem de negociação, maximizando as recompensas do validador e evitando o frontrunning. A combinação de pools de transações privadas e lances selados garante a estabilidade da rede Ethereum e blocos justos e ideais.

Portanto, estas três organizações ou protocolos diferem nos seus produtos, infraestrutura técnica e foco na resolução de problemas.

3.7 Análise do Modelo de Token

Fornecimento e Distribuição de Tokens

O projeto ainda não emitiu tokens.

4. Avaliação de Valor Básico

4.1 Questões Chave

O projeto tem uma vantagem competitiva robusta? De onde vem essa vantagem competitiva?

1) Tecnologia de ponta e posicionamento de mercado único: A Flashbots tem como objetivo resolver os problemas de competição de blocos e front-running impostos pelo MEV no Ethereum. A tecnologia de ponta e o posicionamento de mercado único dão à Flashbots uma vantagem competitiva no ecossistema Ethereum.

2) Demanda de mercado e parcerias industriais: A Flashbots também coopera com vários projetos e exchanges no ecossistema Ethereum para promover em conjunto a tecnologia e o desenvolvimento de mercado, o que proporciona à Flashbots uma maior vantagem competitiva.

3) Equipa forte: A Flashbots reúne os melhores engenheiros e investigadores da comunidade de desenvolvedores do Ethereum. Eles têm sólidos conhecimentos em tecnologia blockchain e uma vasta experiência, capazes de enfrentar desafios de mercado e impulsionar o projeto. As capacidades sólidas da equipa são um fator significativo para a Flashbots estabelecer uma vantagem competitiva.

Quais são os principais fatores variáveis que afetam as operações do projeto? Estes fatores são facilmente quantificáveis e mensuráveis?

1) Volume de transações: Este é um indicador importante para medir a atividade e participação do utilizador no projeto Flashbots. Um maior volume de transações significa que mais utilizadores estão a usar os serviços da Flashbots. Isto pode ser quantificado e medido contando o número, valor e frequência das transações.

2) Parcerias e participação da comunidade: Flashbots precisa trabalhar em estreita colaboração com vários intervenientes, como mineiros de Ethereum, investigadores e programadores, para impulsionar em conjunto o desenvolvimento do Ethereum. A quantidade e qualidade de parceiros, bem como a atividade e envolvimento da comunidade, podem servir como métricas importantes para medir a cooperação do projeto e a construção da comunidade.

3) Inovação tecnológica e resultados de pesquisa: Um dos objetivos da Flashbots é promover a inovação de novas tecnologias no Ethereum. Medir o impacto e a qualidade da inovação tecnológica e dos resultados de pesquisa de um projeto pode ser relativamente subjetivo. No entanto, pode ser medido avaliando a qualidade e influência das especificações técnicas, ferramentas e software com os quais o projeto se envolve.

Estas variáveis podem ser quantificadas e medidas até certo ponto, especialmente em termos de volume de transações. A parceria e o envolvimento da comunidade podem ser basicamente medidos através da observação da atividade nas redes sociais, da quantidade e qualidade dos projetos colaborativos, e do número de participantes nas atividades. As inovações tecnológicas e os resultados de pesquisa podem exigir uma avaliação e avaliação mais aprofundadas, levando em consideração fatores como qualidade, viabilidade e impacto.

4.2 Principais riscos

  1. Risco de centralização: Flashbots é uma organização que visa maximizar os interesses do Ethereum, mas isso pode, por vezes, entrar em conflito com as expectativas da comunidade Ethereum. Por exemplo, a Flashbots anunciou que iria rever transações colocadas na lista negra pelo Gabinete de Controlo de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA, uma decisão que causou uma ampla atenção pública e oposição. Estas questões podem ter impacto na reputação da Flashbots na comunidade Ethereum e na confiança dos utilizadores.

  2. Liquidez insuficiente: A liquidez insuficiente no Leilão da Flashbots poderia prejudicar a sua eficácia, afetando a viabilidade do seu modelo de negócio. Além disso, a liquidez insuficiente do Leilão da Flashbots pode fazer com que não consiga atrair usuários e validadores suficientes para participar, impactando a sua sustentabilidade a longo prazo.

  3. Problemas de desempenho: A operação dos relés da Flashbots requer recursos computacionais e largura de banda substanciais, o que pode causar alguns problemas de desempenho. Além disso, os problemas de desempenho da Flashbots podem afetar a sua estabilidade e fiabilidade na rede Ethereum, impactando ainda mais a viabilidade do seu modelo de negócio.

  4. Problemas com o mercado de ordenação de transações: O mercado de ordenação de transações do Leilão Flashbots pode priorizar o processamento de algumas transações, causando descontentamento e ceticismo público.

  5. Questões legais e regulatórias: A operação do leilão Flashbots pode estar sujeita a restrições e limitações legais e regulatórias, o que pode afetar a viabilidade e sustentabilidade a longo prazo do seu modelo de negócios.

  6. Risco de mecanismo: O desenvolvimento de infraestruturas de roteamento de transações com permissão e exclusivas pode ter um impacto negativo na neutralidade, transparência, descentralização e equidade do Ethereum. O leilão Flashbots, como uma opção sem permissão e democrática, precisa encontrar soluções em desenvolvimentos futuros para evitar tais impactos.

Aviso legal:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de [PANews]. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [世链投研-Elma Ruan]. Se houver objeções a esta reimpressão, entre em contato com a equipe Gate Learn(gatelearn@gate.io), e eles vão lidar com isso prontamente.
  2. Aviso de responsabilidade: As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe do Gate Learn. Salvo indicação em contrário, é proibido copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos.
即刻开始交易
注册并交易即可获得
$100
和价值
$5500
理财体验金奖励!