Em 2022, à medida que SBF e a plataforma FTX ganharam imensa popularidade, Solana também se tornou uma blockchain pública quente na indústria de criptomoedas. No entanto, o colapso da FTX quase arrastou todo o ecossistema Solana.
O preço do SOL despencou de US$ 236 para US$ 13 em poucas semanas. As instituições de investimento aconselharam as startups a não escolherem Solana e, em vez disso, construírem na Máquina Virtual Ethereum (EVM). Posteriormente, alguns projetos de destaque migraram de Solana para outras cadeias. No entanto, um ano depois, como mostra o gráfico abaixo, Solana se recuperou, superando seus pares.
Tendência de Crescimento de Preço dos Principais Tokens do Final de 2022 a 2023
As pessoas adoram ouvir histórias de recuperação, e hoje este artigo explora as escolhas que a Solana fez para se recuperar com sucesso do fundo do mercado urso em 2023, e as diferenças de design que a tornaram uma das principais blockchains públicas.
O fundador da Solana, Anatoly, e os membros da equipa têm extensas experiências na indústria tradicional de comunicação móvel. Trabalharam como programadores na Qualcomm por mais de uma década, testemunhando em primeira mão o impacto da Lei de Moore (duplicação da capacidade de hardware a cada dois anos). A arquitetura da Solana difere do Bitcoin e do Ethereum no sentido de que não restringe os requisitos de hardware para os nós.
O Bitcoin e o Ethereum são redes relativamente maduras com uma maior diversidade de clientes. Mas por que é tão importante a diversidade de clientes? Pense desta forma: numa rede descentralizada, deseja-se que todas as funcionalidades sejam relativamente descentralizadas. Se mais de 66% da rede utilizar um único cliente de nó e esse nó enviar atualizações erróneas ou sincronizar blocos na ordem errada, pode afetar a funcionalidade da blockchain. Podem surgir problemas de consenso sobre qual bloco é aprovado primeiro, e tanto o Ethereum como o Bitcoin otimizaram ativamente a diversidade de clientes no passado.
Cliente de consenso e cliente de execução (Fonte: https://clientdiversity.org/methodology/)
Solana teve três grandes interrupções de rede e várias degradações de desempenho em 2022, bem como uma interrupção em 2023. Estas interrupções foram principalmente causadas por problemas de consenso. Embora as taxas de transação baixas sejam boas para os utilizadores, também tornam mais fácil a realização de ataques de negação de serviço (DDoS) ao enviar grandes quantidades de transações ou realizar ataques de negação de serviço (DDoS).
Quando um bloco é proposto, os validadores recebem o pacote de informações (no bloco), verificam independentemente a sua correção e confirmam mutuamente a correção para alcançar consenso. No entanto, a informação de consenso é perdida quando os validadores atrasam no processamento dos pacotes.
O Firedancer criou um framework de mensagens que contorna certos nós e reduz a latência da rede. Uma vez que o Firedancer foi construído do zero por uma equipe diferente, pode não ter os mesmos bugs que o cliente da Solana Labs. Portanto, o mesmo bug não afetará esses clientes ao mesmo tempo. Idealmente, um validador executaria um cliente primário e um secundário, com o cliente secundário atuando como backup.
Uma cadeia com um ecossistema DeFi forte precisa garantir 100% de tempo de atividade, por isso a Solana precisa de uma infraestrutura de cliente mais poderosa. As principais causas das interrupções na rede Solana são a falta de controlo de congestionamento e atrasos no processamento de rede. Várias atualizações de rede melhoraram as anomalias do validador contra a inundação de transações, permitindo um melhor controlo de congestionamento.
Solana admitiu que a diversidade de clientes é um trabalho em andamento. Tal como aconteceu com o Ethereum e o Bitcoin antes, estas coisas levam tempo. Um sinal de melhoria é a percentagem de ativos que passam pelo cliente Jito-Solana. Embora o cliente Jito Solana não ajude a alcançar redundância, indica que os validadores irão usar diferentes clientes quando disponíveis.
À medida que mais clientes como Firedancer e Sig se conectam, devemos ver menos dependência dos clientes da Solana Labs no futuro. A proporção ideal para clientes individuais é de cerca de 33%. Portanto, ainda há trabalho a ser feito.
Percentagem de participação em execução através do cliente Jito-Solana ao longo do tempo
Um mercado de taxas saudável é um fator chave em uma blockchain próspera, como as blockchains do Bitcoin e Ethereum têm mostrado. Em 2024, a recompensa por bloco do Bitcoin será reduzida pela metade, de 6,25 BTC para 3,125 BTC por bloco. Se assumirmos que os produtores de Bitcoin necessitam dos mesmos incentivos, então para manter os níveis de incentivo existentes, o preço teria que dobrar, ou a receita das taxas teria que compensar a perda da redução da recompensa. Graças à Inscription, as taxas aumentadas dão esperança aos produtores de blocos e ao orçamento de segurança do Bitcoin.
Os custos de fundição de inscrição representam aproximadamente 20%.
Através do EIP1559, o Ethereum alterou a sua política monetária ao adicionar um mecanismo de queima para garantir que a inflação do ETH permaneça sob controle. Os sistemas monetários e as taxas dinâmicas desempenham um papel importante na estabilização da cadeia e na ajuste de incentivos para as partes interessadas, com outras cadeias também aspirando a alcançar o mesmo status.
Inicialmente, a Solana não tinha taxas prioritárias, com a taxa para cada transação fixada em 5000 Lamports (na blockchain da Solana, os Lamports são a unidade mais pequena, semelhante ao wei no Ethereum ou satoshis no Bitcoin). A Solflare foi a primeira carteira a implementar taxas prioritárias na Solana em janeiro de 2023. As taxas são cruciais pelas seguintes razões:
1) Resistir a ataques de spam
2) Recompensas de validadores
3) Melhorias na estabilidade econômica do protocolo. À medida que as despesas aumentam, a inflação pode ser reduzida.
Semelhante ao EIP1559 do Ethereum, a Solana queima 50% das taxas, enquanto os restantes 50% vão para os validadores. Este padrão foi estabelecido em 2021 e não mudou desde então.
As taxas básicas são queimadas, enquanto as taxas de prioridade vão para os validadores. (Fonte: Umbra Research)
Na Ethereum, as transações aguardam na mempool antes de entrarem num bloco, e os validadores selecionam as transações com as taxas mais altas para incluir nos blocos. A mempool global é criada pelos validadores propagando as suas respectivas mempools uns aos outros. É aqui que o Valor Máximo Extraível (MEV) é gerado.
Porque a mempool é visível tanto para validadores como para os procuradores de MEV, estes podem identificar transações onde podem lucrar ao realizar frontrunning e backrunning. Os procuradores são tipicamente bots à procura de oportunidades de MEV. Por exemplo, se alguém compra o token A no valor de um milhão de dólares, um procurador pode comprar o token A antes que essa transação seja concluída e vendê-lo imediatamente.
Ao contrário do Ethereum, a Solana é multithreaded e pode executar transações em paralelo. Quando as transações assinadas chegam ao líder, o líder verifica-as e atribui-as aleatoriamente a threads. Elas são classificadas por taxas de prioridade (ou seja, transações com as taxas mais altas têm prioridade) apenas quando atribuídas a diferentes threads localmente pelo líder.
Diferenças nos Processos de Transação entre Ethereum e Solana
A Solana originalmente não tinha taxas prioritárias. No entanto, agora, carteiras como Solflare permitem que os utilizadores paguem taxas prioritárias. As taxas prioritárias criaram um mercado de taxas local ou isolado dentro da Solana. Ao contrário do Ethereum, as transações na Solana devem especificar de qual parte do estado desejam ler e escrever.
Os validadores da Solana sabem em que estado as transações estão envolvidas antes da computação, enquanto os validadores da Ethereum só sabem disso depois que a computação começa. As transações da Solana requerem informações especificadas que ajudam a Solana a determinar qual parte do estado está se tornando quente. O número total de unidades de computação (CUs) usadas por qualquer ponto quente é restrito a 25% (um dos quatro núcleos usados para a execução multithread da Solana). Isso é feito para evitar atualizações excessivas em uma conta dentro de um único bloco.
Um hotspot é um contrato inteligente ou conta específica que experimenta um aumento repentino no tráfego. Na rede EVM, uma demanda intensa de uma única aplicação (como Crypto Kitties) poderia fazer com que as taxas de transação aumentassem em toda a rede. Na Solana, contratos/aplicações inteligentes individuais (como Tensor ou Jupiter) estão limitados a usar 25% das CUs por bloco.
Em outras palavras, transações usando qualquer contrato específico não podem ocupar mais do que 25% de um bloco, que é 12 milhões de CUs. Quaisquer transações que excedam este limite devem esperar pelo próximo bloco. Portanto, se o uso de uma aplicação individual aumentar repentinamente, toda a rede não começará a pagar taxas mais elevadas. Apenas as transações que interagem com essa aplicação verão um aumento nas taxas. Isto é como se parece um mercado de taxas localizado.
Com diferentes aplicações, mesmo que ocorra uma guerra de gás, não afetará outras aplicações
O que acontece se houver 4 ou mais hotspots? Neste caso, Solana parece Ethereum. Guerras de gás podem ocorrer entre hotspots concorrentes e as transações com as taxas mais altas serão capazes de entrar. Os mercados locais de taxas parecem ser uma solução engenhosa para o problema geral das taxas disparadas.
Como funciona na prática? Ainda existem algumas questões com o design do mercado de taxas da Solana:
Em primeiro lugar, as taxas básicas incorridas pelas transações são atualmente as mesmas, quer se trate de uma transferência de tokens, de uma troca ou de um empréstimo flash. Isto obviamente não é razoável o suficiente. As transações devem incorrer em taxas com base nos recursos computacionais (CU) consumidos, embora isto já esteja a ser considerado. CU representa o espaço de bloco, portanto, pagar uma taxa mais alta deve dar-lhe mais espaço.
Em segundo lugar, uma vez que não há pool de memória, os validadores apenas organizam as transações com base nas taxas depois de serem alocadas a diferentes threads. Portanto, transações com taxas mais altas nem sempre têm sucesso. Isso pode levar ao próximo problema.
Em terceiro lugar, a Solana não tem uma mempool como o Ethereum. Portanto, taxas de prioridade mais altas não garantem que as transações serão incluídas num bloco. Portanto, os pesquisadores (aqueles que procuram MEV) extraem MEV bombardeando a rede com várias transações e esperando que os validadores escolham uma delas. Na Solana, devido aos custos de transação mais baixos, essa prática é relativamente fácil.
Steve Ballmer disse uma vez: 'A chave para o sucesso do '.net' são os programadores!.' Esta é a única métrica que faz sentido ao construir um novo ecossistema. Uma forte rede de programadores constrói aplicações, que por sua vez desenvolvem casos de uso e, finalmente, se traduzem em utilizadores reais. Quer seja em dispositivos móveis, desktop, serviços de nuvem ou blockchain, os programadores são o caminho para a relevância.
Portanto, estou curioso para saber quantos desenvolvedores existem no ecossistema Solana. No entanto, é importante notar que grande parte do ecossistema Solana foi inicialmente afetada devido ao colapso da FTX.
Packy mencionou sarcasticamente num artigo de 2022 que SBF é uma das figuras que torna Solana um ecossistema interessante. Quando a FTX colapsou, o ecossistema perdeu um dos seus maiores apoiantes. Novos tokens já não estão no mercado, os investidores de risco já não estão a investir, e o talento de desenvolvimento pode ter migrado para outros lugares em busca de recursos.
Desenvolvedores ativos mensais da Solana em 2023
De acordo com dados recentes da Solana, aproximadamente 3.000 desenvolvedores estiveram desenvolvendo na Solana no último ano. Este número considera os desenvolvedores que contribuem para repositórios públicos e não inclui aqueles que desenvolvem em repositórios privados no GitHub. Considerando o recente aumento nos preços do SOL, mais desenvolvedores podem voltar-se para o ecossistema. À medida que os utilizadores se dirigem para a Solana (devido aos preços em alta), este número provavelmente aumentará significativamente.
Comparação do aumento e da diminuição do número de desenvolvedores em cada cadeia pública principal em janeiro e outubro nos últimos três anos
(Source: https://www.developerreport.com/)
Se compararmos este número com o relatório de desenvolvedores da Electric Capital, que afirma que havia mais de 19.000 desenvolvedores no ecossistema blockchain em outubro de 2023, os desenvolvedores na Solana representam aproximadamente 15% de todo o ecossistema.
Comparado ao ecossistema tradicional Web2, a Solana oferece aos desenvolvedores custos mais baixos e transações mais rápidas, e proporciona aos usuários uma experiência melhor. À medida que a variedade de ferramentas iniciais para consumidores cresce em torno da Solana, cada vez mais desenvolvedores irão construir sobre ela.
Para estabelecer um ecossistema sustentável, é crucial garantir que os desenvolvedores possam beneficiar dele. Solana fornece recursos para os desenvolvedores que estão seriamente interessados em construir na sua plataforma através de fundações, hackathons da comunidade e plataformas como Superteam Earn. A equipa angariou quase $600 milhões de hackathons do ecossistema. Além disso, através de airdrops direcionados aos desenvolvedores, Solana desencadeou uma onda de novos talentos que podem construir sem a pressão da angariação de fundos.
Em 2022, a Bonk alocou 5% do seu airdrop para os desenvolvedores. Outros 20% foram alocados para projetos NFT existentes dentro do ecossistema, e 10% foram para artistas e colecionadores. Esses 35% valem agora $450 milhões. Os desenvolvedores que mantêm esse token podem ter percebido cerca de $500,000 em ganhos durante o pico de dezembro da Bonk, equivalente a uma rodada de financiamento pre-seed.
Pesquisar as tendências do telefone Saga no Google Trends
A recente mudança de sentimento em relação à Solana pode ser quantificada pelas vendas do telefone Saga. Embora o telefone tenha sido nomeado o “pior telefone de 2023”, à medida que o preço do Bonk aumentou, os usuários que compraram o telefone descobriram que ele se pagou. Os proprietários do telefone são elegíveis para o Airdrop da Bonk, transformando o telefone em um telefone nativo de criptomoeda gratuito. Como o número de telefones é limitado, semelhante ao Bored Ape NFT ou a outros colecionáveis, os traders estão começando a perceber as oportunidades de arbitragem e o valor dos futuros Airdrops, então eles correm para comprar os telefones. A demanda estava no auge, com telefones Saga lacrados vendidos por mais de $5,000 em Solana.
Esta situação é indicativa da mudança de sentimento em torno do ecossistema Solana, com Bonk sendo um exemplo de um ativo meme, e variantes semelhantes também sendo WIF. No entanto, ativos meme sozinhos podem não ajudar o crescimento do ecossistema. Na verdade, a demanda do consumidor pelo uso de produtos na Solana, como ganhar pontos e possíveis Airdrops, é o principal fator que muda o sentimento. Dois exemplos recentes são Pyth e Jito.
A Pyth Network fornece um serviço de oracle e aumenta a liquidez da Solana através da distribuição de tokens por Airdrop aos utilizadores. O Jito distribui uma parte do fornecimento aos utilizadores que apostam SOL no cliente validador do Jito e utilizam LST para atividades DeFi. Estas atividades de Airdrop são mais benéficas para pequenos utilizadores e trazem-lhes ganhos de valor substanciais.
Alocação Total de JTO Entre Camadas
Curiosamente, o esquema de distribuição aérea da Jito adota um modelo escalonado, em que o número de tokens JTO recebidos diminui gradualmente do Nível 1 ao Nível 10, seguindo uma tendência decrescente. Isso implica que os utilizadores em níveis inferiores recebem um valor mais elevado por token.
Júpiter, uma DEX na Solana, tinha divulgado o seu plano de airdrop antes do Jito. Embora fosse sabido que o Jito iria lançar um token, a escala do airdrop foi subestimada, potencialmente levando a uma subutilização do airdrop.
Agora, todos os olhos estão voltados para Solana, com todos tentando participar no próximo airdrop da JTO. Projetos como Tensor, Kamino, Marginfi, Zeta, Meteora, Parcl, entre outros, anunciaram seus planos de token e estão convertendo esses pontos em seus tokens respectivos. Alguns veem esses planos de token como uma má ideia, enquanto outros argumentam que podem servir como pontos de fidelidade e um método de distribuição de token mais transparente, desbloqueando comportamentos que aumentam o valor do produto.
Por exemplo, o Marginfi aloca um ponto por dia aos utilizadores com staking, mas quatro pontos por dia aos utilizadores que pedem emprestado. Este sistema faz sentido, uma vez que o protocolo requer mutuários. No entanto, a deteção de atividade de Sybil tornou-se desafiante, mas projetos como o Marginfi e o Zeta têm um método de deteção; por exemplo, se uma carteira corresponder a padrões de transação de lavagem de dinheiro no Zeta, os seus pontos serão definidos como zero.
Estes exemplos têm atraído um grande número de utilizadores para se juntarem ao ecossistema. Na nossa opinião, o desenvolvimento do ecossistema consiste em duas forças mutuamente equilibradas. Por um lado, é necessário construir cultura e paixão, que os ativos de meme, pontos e airdrops abordam. Por outro lado, é necessário projetar excelentes produtos para despertar a curiosidade e reter utilizadores. Portanto, embora vários aspetos do Solana possam ser mais explorados, mais atenção deve ser dada aos produtos desenvolvidos pelos programadores ao longo do último ano.
O ecossistema on-chain da Solana (versão incompleta)
O desenvolvimento de produtos da Internet é sempre acompanhado por melhorias na largura de banda. Em Web3 também, Solana marca um momento em que sua alta taxa de transferência e baixos custos de transação tornam possível construir aplicações de nível de consumidor. Assim como vimos na era Web2, onde a plataforma arcava com os custos do servidor. Na Solana, os NFTs comprimidos permitem que os desenvolvedores enviem um milhão de NFTs por alguns dólares.
Atualmente, grande parte do que está na Solana é uma extensão da paisagem mais ampla das criptomoedas, vista como “X, mais barato e mais rápido.” Mas construir aplicativos completamente novos requer competir com os comportamentos inerentes dos usuários, o que exige muitos recursos com os quais a maioria das startups não está disposta a desafiar.
No entanto, o que me entusiasma na Solana é o seu potencial para mudar o panorama atual da Internet. Vou entrar em mais detalhes sobre como é feito no final do artigo, mas por agora, vamos dar uma olhada na situação atual da Solana.
1) Plataforma de negociação
Dado o relacionamento da Solana com a FTX, o ecossistema inicialmente focou-se principalmente em DeFi. A Mercurial começou como uma plataforma de troca de ativos estáveis na Solana, semelhante à Curve na Ethereum. Após o colapso da FTX, hackers roubaram mais de $400 milhões em tokens da FTX, dos quais aproximadamente $800.000 eram do token de governança MER da Mercurial. Isso resultou na separação do desenvolvedor com a Alameda Research. Como parte da retomada do desenvolvimento, a Mercurial foi abandonada e surgiram dois novos protocolos: Jupiter e Meteora, respectivamente um agregador de receitas e um agregador de DEX.
As baixas taxas da Solana tornam mais fácil para os utilizadores negociar com uma maior frequência, o que pode ser facilmente visto nos números. Três gráficos ilustram as diferenças nas transações na Ethereum e na Solana. A Ethereum mostra métricas superiores em termos de volume de transações e valor bloqueado (TVL).
É importante notar que o Ethereum tem uma vantagem de cinco anos e um ecossistema DeFi saudável com múltiplos tokens subjacentes que valem bilhões de dólares. Portanto, os seguintes indicadores são um tanto falhos. Ao analisar os gráficos, as conclusões devem ser tiradas ao observar os três gráficos em vez de um único gráfico.
Comparação dos Volumes de Transações Semanais de Ethereum e Solana
Comparação do TVL do Ethereum e Solana
No entanto, a diferença no TVL entre as duas redes é muito maior do que o volume de transações. Em algum momento, a figura do TVL se torna menos relevante. Quanto maior a proporção do volume de transações para o TVL, melhor a eficiência de capital. Recentemente, Solana superou Ethereum nesse aspecto.
Rácio dos Volumes de Transação do Ethereum e Solana para TVL
Uma das razões para o recente aumento no volume de transações é a busca por Airdrops pelos usuários. A Jupiter anunciou o programa de Airdrop, no qual 50% dos tokens estão reservados para a comunidade, divididos em quatro fases diferentes, sendo que a primeira pode ser lançada no início de 2024.
Embora o Airdrop possa ser o que impulsiona a atividade da Solana, deve ser entendido que certos designs não são possíveis no Ethereum. Por exemplo, o design do livro de ordens não é possível na camada base do Ethereum. Protocolos como dYdX e Aevo fizeram fork para suas próprias cadeias.
A combinação de velocidade e baixas taxas da Solana significa que os market makers podem realizar negociações de alta frequência na cadeia sem ter que recorrer a CEX ou esperar por soluções de camada secundária de desempenho superior.
Muitas CEXs hoje mal tocam na cadeia. Por vezes, quando a integração da cadeia é difícil, eles apenas adicionam um token e desativam os depósitos ou levantamentos desse token. Mas a CEX também tem suas vantagens. Os market makers (MM) ainda escolhem a CEX como a principal plataforma de atividade, não apenas por causa da taxa de manuseio, mas também devido à garantia de desempenho.
Como se costuma dizer, a liquidez gera liquidez. Os traders procuram as plataformas com mais market makers porque facilitam relativamente a entrada e saída de posições grandes.
2) Agregador de empréstimos e rendimentos
O mercado de empréstimos on-chain permite que os participantes do mercado obtenham retornos de ativos. Além disso, permitem que os investidores convertam de um ativo para outro sem criar um evento tributável. Marginfi é o protocolo de empréstimo de maior valor na Solana, com mais de $350 milhões em depósitos e $80 milhões em empréstimos bloqueados.
Antes do colapso da FTX, a Solend era o principal protocolo de empréstimo na Solana. Em novembro de 2021, o seu valor total bloqueado estava quase próximo de $1 bilhão. Em novembro de 2022, quando a FTX faliu, os preços dos Tokens do ecossistema Solana desabaram, fazendo com que as posições no protocolo DeFi fossem liquidadas. O valor total bloqueado da Solend caiu de mais de $350 milhões para aproximadamente $25 milhões em apenas uma semana.
Até 26 de dezembro de 2023, o valor total bloqueado era ligeiramente superior a $200 milhões, que ainda não regressou aos níveis anteriores ao colapso da FTX. A queda no valor bloqueado da Solend cria uma oportunidade para um novo protocolo atrair financiamento. Considerando que a Solend já tem um token, não é suficiente atrair e reter utilizadores apenas através das taxas de juro.
A Marginfi aproveitou esta oportunidade e anunciou o lançamento dos “Points”, o que significa que, além de receberem juros, os depositantes e mutuários também receberão um Airdrop mais tarde. A Marginfi lançou os points na primeira semana de julho de 2023. Desde 15 de outubro, o valor total bloqueado da Marginfi cresceu de aproximadamente US$30 milhões para aproximadamente US$485 milhões em apenas dois meses, um aumento de mais de 10 vezes.
Valor Total Bloqueado (TVL) dos Protocolos de Empréstimo na Solana
Kamino, a segunda maior plataforma de empréstimos na Solana, demonstrou um crescimento rápido através dos seus mecanismos de incentivo. O protocolo anunciou o lançamento iminente do seu token em 3 de dezembro, com o valor total bloqueado aumentando oito vezes em três semanas para aproximadamente $245 milhões.
3) Liquidity Staking
O staking é um componente essencial das cadeias de prova de participação (POS), permitindo aos detentores de participações ganhar recompensas com a inflação do protocolo e taxas, ao mesmo tempo que protegem a segurança da cadeia. O staking de liquidez é uma infraestrutura essencial, uma vez que as cadeias devem estabelecer baixas barreiras ao staking e não dissuadir os utilizadores devido a taxas elevadas.
O staking de liquidez permite aos investidores apostar qualquer montante sem necessidade de profunda compreensão técnica ou de executar software de nó. Enquanto que os validadores da Solana devem apostar SOL desde o início, e o Ethereum só recentemente transicionou para a prova de participação, a indústria de staking de liquidez no Ethereum lidera o caminho. Mais de 383 milhões de SOL estão apostados, representando aproximadamente 90% do fornecimento em circulação.
Notavelmente, 362 milhões de SOL, ou aproximadamente 95%, estão em staking nativo, ou seja, estão bloqueados e não são utilizados em quaisquer derivados de staking. Isso implica que os utilizadores que fazem staking com SOL nativo perdem a oportunidade de utilizar tokens de liquidez em DeFi. Ao fazer staking de SOL através de protocolos como Marinade ou Jito, recebe mSOL ou JitoSOL como recompensa, que pode ser utilizado em aplicações DeFi. À medida que os derivados de staking evoluem, é de esperar que os utilizadores optem gradualmente por derivados, em vez de suportar custos de oportunidade.
Staking de SOL (Liquidez e Passividade)
O mercado de participação líquida tem apenas cerca de 20 milhões de SOL. Atualmente, 24% do ETH em circulação está empenhado, mas aproximadamente 68% (31% LST e 37% na plataforma) estão empenhados através de plataformas de participação líquida e CEX. Se 31% do SOL também estiver empenhado através de diferentes LSTs, o mercado de LST da Solana pode ser estimado em cerca de 115 milhões de SOL ou aproximadamente $11 biliões.
Marinade é o primeiro protocolo de estaca de liquidez Solana nascido de um terceiro lugar no Solana Hackathon de 2021. O protocolo foi lançado na mainnet em agosto de 2021. A solução, semelhante ao Lido, é simples e prática. Quando os utilizadores apostam SOL através da piscina de estaca da Marinade, os utilizadores receberão Marinade SOL ou mSOL, que podem ser usados nas aplicações DeFi da Solana.
O mSOL acumula as recompensas ganhas pela piscina de staking Marinade e ajusta-se em relação ao SOL a cada época (~2 dias). Quando os usuários apostam usando a opção de staking líquida, eles devem pagar uma taxa para o pool. O staking de liquidez expõe os usuários aos riscos de contrato inteligente do protocolo de stake.
A Marinade também oferece aos seus utilizadores a opção de apostar SOL localmente. Quando o fazem, o utilizador não recebe mSOL em troca. Quando os utilizadores exercem esta opção, utilizam a funcionalidade nativa da Solana e a Marinade age simplesmente como a interface. São apenas os utilizadores que podem levantar o seu SOL a qualquer momento.
Os utilizadores criam essencialmente uma conta de staking Solana e delegam a responsabilidade de gerir o staking à Marinade. As contas de staking receberão recompensas de staking no final de cada período. A Marinade não cobra taxas aos utilizadores e estes não estão expostos aos riscos do contrato inteligente da Marinade.
Total TVL de liquidez apostada em Solana
Marinade e Jito são os dois principais fornecedores de protocolo de participação de liquidez na Solana. O TVL da Marinade é de aproximadamente 7,1 milhões de SOL, e sua participação de mercado é de aproximadamente 41%. O TVL da Jito é de aproximadamente 6,4 milhões de SOL, e sua participação de mercado é de aproximadamente 38%. Semelhante ao mSOL da Marinade, a Jito fornece JitoSOL aos usuários como um voucher para a locação de SOL em seu contrato de participação. Além dos ganhos do validador, a Jito também entrega recompensas de MEV aos detentores de JitoSOL.
\
Por muito convenientes que sejam para os utilizadores, também existem algumas desvantagens nos tokens de staking de liquidez. Uma delas é o potencial problema de liquidez. Por exemplo, a mSOL sofreu um desacoplamento do seu peg em 12 de dezembro. Quando um trader vendeu uma grande quantidade de mSOL, o preço caiu de 1,16 para 1,02. Isso poderia ser bastante prejudicial para um token que se supõe estar "pago". Embora os arbitragistas tenham garantido que o preço voltasse ao nível fixado, este evento destacou a necessidade de melhorar a liquidez para os tokens de staking de liquidez.
Atualmente, existem mais de 10 tokens de staking de liquidez na Solana. À medida que mais tokens de staking de liquidez são lançados, o problema da baixa liquidez pode se tornar mais grave. Para resolver este problema, a Sanctum propôs uma solução. O Sanctum Infinity é um pool de tokens de staking de liquidez multi-liquidez que permite a troca entre todos os tokens de staking de liquidez no pool. Isto pode ser visto como uma camada de agregação para os tokens de staking de liquidez da Solana. A solução deverá ser lançada no primeiro trimestre de 2024.
4) Ecossistema NFT
O ecossistema de NFT na Solana tem visto um crescimento rápido ao longo do último ano. Inicialmente, havia uma falta de conteúdo exibível, e alguns projetos principais como DeGods e yOOts escolheram migrar para outras cadeias. Embora a Magic Eden sempre tenha sido o principal mercado de NFT na Solana, tem feito hedge através da integração multi-cadeia. Coleções de NFT líderes são cruciais para a comunidade, então essa lacuna deve ser preenchida.
Novas coleções como Claynosaurz e Mad Lads preencheram essa lacuna e estabeleceram comunidades fortes em ambos. A semelhança entre esses projetos é que são meios para atingir objetivos, em vez de serem pontos finais.
Mad Lads é uma coleção criada por ex-engenheiros da FTX, com o objetivo de substituir a FTX por outra plataforma chamada Backpack. A plataforma de troca visa preencher o vazio deixado pela FTX, sendo mais cumpridora, transparente e seguindo o espírito do DeFi. Mad Lads desenvolveu uma carteira Solana que utiliza NFTs executáveis ou xNFTs, borrando as fronteiras entre aplicações e NFTs.
Ao contrário dos NFTs tradicionais armazenados em servidores, os xNFTs podem executar código. Os xNFTs permitem que os utilizadores interajam com aplicações como Jito Staking, Birdeye, Orca e Marginfi dentro da carteira Backpack.
Magic Eden foi inicialmente o mercado dominante de NFT na Solana. Expandiu o seu suporte para a Ethereum em agosto de 2022 e eventualmente adicionou outras redes como Polygon e Bitcoin (Inscrições). À medida que o Magic Eden expandia o seu suporte para outras redes, o Tensor permanecia focado na Solana e oferecia funcionalidades adicionais como integração com TradingView e ordens de market-making. Para além destas funcionalidades, o Tensor também lançou atividades de tokens semelhantes ao Blur, onde os traders receberiam o token de governança do Tensor como recompensa.
Volume de negociação semanal do mercado NFT na Solana
5) Infraestrutura
Tenho usado Solana há mais de dois anos e tenho experimentado as mudanças de infraestrutura em primeira mão. Solana parou de produzir blocos mais de dez vezes em 2022, mas apenas uma vez em 2023. Esse tipo de falha, embora indesejável, é comum para novas cadeias que tentam tecnologia de ponta. Mesmo L2s como Arbitrum podem experimentar essas falhas quando o tráfego aumenta.
Vários fatores contribuem para melhorar a infraestrutura, desde a operação de mercados de taxas e diversidade de clientes até nós RPC. Empresas como Helius Labs e Triton estão ajudando desenvolvedores de aplicativos com:
Nós de RPC e webhooks para interagir com a rede Solana. A terceirização desta responsabilidade permite aos desenvolvedores concentrarem-se mais na resolução de problemas centrais.
API avançada para ajudar os desenvolvedores a poupar tempo na obtenção dos dados necessários, como histórico de transações, dados NFT, metadados de tokens, etc.
Outra alteração de infraestrutura é a compressão de estado, a Solana usa árvores de Merkle e armazena apenas parte dos dados, reduzindo significativamente os custos de armazenamento. Os NFTs são uma das aplicações originais da compressão de estado. A Helius Labs e a Triton fornecem a infraestrutura de nó RPC necessária e os serviços de indexação, enquanto as carteiras como Phantom e Solflare fornecem interfaces amigáveis ao usuário.
O custo para criar 1 milhão de NFTs na Solana é de cerca de $247, comparado com cerca de $98,000 na Polygon e cerca de $65,000,000 na Ethereum. O DRiP é uma plataforma de NFT que envia 3 milhões de NFTs para diferentes utilizadores todas as semanas, em vez de lhes mostrar anúncios. Utilizando a tecnologia de compressão de estado, o DRiP pode alcançar o mesmo efeito por cerca de $250.
Vários projetos estão a melhorar a conectividade da Solana com outras blockchains e a misturar os melhores componentes da Solana e de outras blockchains. O Eclipse utiliza a máquina virtual SVM da Solana para cálculos e a Ethereum como a sua camada de liquidação. Por outro lado, o Neon está a construir um EVM na Solana que pode fazer processamento paralelo. O Nitro está a construir a Cosmos L2.
5) DePIN
DePIN significa Rede de Infraestrutura Física Descentralizada, e a ideia de alavancar a infraestrutura descentralizada e incentivá-la inserindo tokens existe há muito tempo. DePIN borra as linhas entre dispositivos de consumo e empresariais. Helium e Hivemapper são alguns exemplos de DePIN na Solana.
A missão inicial da Helium é criar uma infraestrutura wireless descentralizada para apoiar dispositivos IoT. Os dispositivos da Helium funcionam como hotspots, e cerca de 50 hotspots são suficientes para fornecer conectividade à Internet a uma cidade. Qualquer pessoa pode hospedar um hotspot da Helium.
As adições diárias de utilizadores pré-pagos da Helium Mobile
A Helium tem sua própria blockchain com mais de um milhão de hotspots antes de migrar para Solana em abril de 2023. Para apoiar o crescimento e a expansão adicional, a Helium terceiriza tarefas como suporte de infraestrutura para Solana para economizar custos e alcançar melhor escalabilidade.
Hivemapper é outro exemplo de uma aplicação DePIN construída em Solana. Ajuda a mapear o mundo instalando gravadores de condução e motivando os participantes com o Token HONEY. Até à data, o Hivemapper mapeou 100 milhões de quilómetros de estradas, dos quais 6,6 milhões são únicos.
Origem: Hivemapper
O Hivemapper aproveita o poder fornecido pela infraestrutura web3 ao inspirar pessoas comuns a instalar câmeras de painel e começar a mapear. Este modelo permite que serviços como Uber e Zomato usem o Hivemapper da mesma forma que o Google Maps no futuro, enquanto exigem menos permissões.
Quando o custo de interagir com um produto cai drasticamente, a adoção da tecnologia acelera. Nós vivenciamos isso em primeira mão; no início dos anos 2000, os telefones Nokia baratos substituíram as conexões de linha fixa, e as pessoas gradualmente migraram para os telefones celulares. A Lei de Moore e o desenvolvimento do Android permitiram que pessoas de todo o mundo acessassem a internet por meio de dispositivos móveis. Na minha opinião, as funcionalidades oferecidas pela Solana são muito adequadas para atrair as massas.
Pode ignorar o resto deste artigo; basta tentar receber $1 na carteira Phantom Solana e vai perceber o que quero dizer. Ainda me lembro da primeira vez que experimentei; a velocidade e a experiência foram as mais próximas do que vi ao usar o PayPal no início dos anos 2010. A economia unitária da Solana permite que os programadores paguem pelas interações dos utilizadores na cadeia sem deixar buracos enormes nos seus balanços. A economia unitária da Solana torna possível construir aplicações em escala de consumidor que vão além da base de utilizadores nativos de criptomoedas de hoje.
Isso não significa que produtos como MarginFi ou Jupiter sejam irrelevantes. Eles são infraestruturas críticas; no entanto, para atrair a primeira onda de utilizadores, as suas necessidades devem ser satisfeitas, e substituir a infraestrutura financeira existente é um objetivo assustador, mas que vale a pena. No entanto, ao olhar para a próxima década, a menos que estabeleçamos o nosso Facebook e Substack desta era, teremos dificuldade em ganhar relevância para além de um grupo diminuto de especuladores.
A blockchain é uma infraestrutura financeira. Na sua forma atual, focamos excessivamente nas transações do utilizador em vez da troca de valor nos bastidores. Que formas de troca de valor pode a blockchain da Solana alcançar (os utilizadores não estão cientes)? Estas respostas não são respondidas neste artigo.
Como acontece com a maioria dos aumentos de preço, não conseguir focar nos problemas principais (construção) e, em vez disso, focar demais no preço pode levar a rede a perder suas vantagens de longo prazo. Portanto, a Solana deve abrandar o seu ritmo de competição com os pares da EVM e voltar-se para os consumidores. É necessário um novo lote de empresas de capital de risco dispostas a investir em aplicações de criptomoeda para consumidores ao lado de fundadores que construíram em Web2. Esta abordagem de procurar outras direções num mercado que compete ferozmente por uma parcela dos 10 milhões de utilizadores ativos na cadeia pode levar a Solana por um caminho completamente diferente.
Num mercado competitivo, Solana encontra-se numa posição relativamente forte. Se isso se traduzirá em valas significativas e momentum sustentado permanece incerto. Mas por agora, algumas coisas são evidentes: a abordagem SVM tem vantagens no desenvolvimento de redes, os desenvolvedores estão a construir coisas interessantes no ecossistema, e a comunidade preocupa-se com tudo.
Estas coisas não aconteceram da noite para o dia. Solana passou por provações e voltou. No entanto, note que isso não significa que sua trajetória não precise ser observada.
Em 2022, à medida que SBF e a plataforma FTX ganharam imensa popularidade, Solana também se tornou uma blockchain pública quente na indústria de criptomoedas. No entanto, o colapso da FTX quase arrastou todo o ecossistema Solana.
O preço do SOL despencou de US$ 236 para US$ 13 em poucas semanas. As instituições de investimento aconselharam as startups a não escolherem Solana e, em vez disso, construírem na Máquina Virtual Ethereum (EVM). Posteriormente, alguns projetos de destaque migraram de Solana para outras cadeias. No entanto, um ano depois, como mostra o gráfico abaixo, Solana se recuperou, superando seus pares.
Tendência de Crescimento de Preço dos Principais Tokens do Final de 2022 a 2023
As pessoas adoram ouvir histórias de recuperação, e hoje este artigo explora as escolhas que a Solana fez para se recuperar com sucesso do fundo do mercado urso em 2023, e as diferenças de design que a tornaram uma das principais blockchains públicas.
O fundador da Solana, Anatoly, e os membros da equipa têm extensas experiências na indústria tradicional de comunicação móvel. Trabalharam como programadores na Qualcomm por mais de uma década, testemunhando em primeira mão o impacto da Lei de Moore (duplicação da capacidade de hardware a cada dois anos). A arquitetura da Solana difere do Bitcoin e do Ethereum no sentido de que não restringe os requisitos de hardware para os nós.
O Bitcoin e o Ethereum são redes relativamente maduras com uma maior diversidade de clientes. Mas por que é tão importante a diversidade de clientes? Pense desta forma: numa rede descentralizada, deseja-se que todas as funcionalidades sejam relativamente descentralizadas. Se mais de 66% da rede utilizar um único cliente de nó e esse nó enviar atualizações erróneas ou sincronizar blocos na ordem errada, pode afetar a funcionalidade da blockchain. Podem surgir problemas de consenso sobre qual bloco é aprovado primeiro, e tanto o Ethereum como o Bitcoin otimizaram ativamente a diversidade de clientes no passado.
Cliente de consenso e cliente de execução (Fonte: https://clientdiversity.org/methodology/)
Solana teve três grandes interrupções de rede e várias degradações de desempenho em 2022, bem como uma interrupção em 2023. Estas interrupções foram principalmente causadas por problemas de consenso. Embora as taxas de transação baixas sejam boas para os utilizadores, também tornam mais fácil a realização de ataques de negação de serviço (DDoS) ao enviar grandes quantidades de transações ou realizar ataques de negação de serviço (DDoS).
Quando um bloco é proposto, os validadores recebem o pacote de informações (no bloco), verificam independentemente a sua correção e confirmam mutuamente a correção para alcançar consenso. No entanto, a informação de consenso é perdida quando os validadores atrasam no processamento dos pacotes.
O Firedancer criou um framework de mensagens que contorna certos nós e reduz a latência da rede. Uma vez que o Firedancer foi construído do zero por uma equipe diferente, pode não ter os mesmos bugs que o cliente da Solana Labs. Portanto, o mesmo bug não afetará esses clientes ao mesmo tempo. Idealmente, um validador executaria um cliente primário e um secundário, com o cliente secundário atuando como backup.
Uma cadeia com um ecossistema DeFi forte precisa garantir 100% de tempo de atividade, por isso a Solana precisa de uma infraestrutura de cliente mais poderosa. As principais causas das interrupções na rede Solana são a falta de controlo de congestionamento e atrasos no processamento de rede. Várias atualizações de rede melhoraram as anomalias do validador contra a inundação de transações, permitindo um melhor controlo de congestionamento.
Solana admitiu que a diversidade de clientes é um trabalho em andamento. Tal como aconteceu com o Ethereum e o Bitcoin antes, estas coisas levam tempo. Um sinal de melhoria é a percentagem de ativos que passam pelo cliente Jito-Solana. Embora o cliente Jito Solana não ajude a alcançar redundância, indica que os validadores irão usar diferentes clientes quando disponíveis.
À medida que mais clientes como Firedancer e Sig se conectam, devemos ver menos dependência dos clientes da Solana Labs no futuro. A proporção ideal para clientes individuais é de cerca de 33%. Portanto, ainda há trabalho a ser feito.
Percentagem de participação em execução através do cliente Jito-Solana ao longo do tempo
Um mercado de taxas saudável é um fator chave em uma blockchain próspera, como as blockchains do Bitcoin e Ethereum têm mostrado. Em 2024, a recompensa por bloco do Bitcoin será reduzida pela metade, de 6,25 BTC para 3,125 BTC por bloco. Se assumirmos que os produtores de Bitcoin necessitam dos mesmos incentivos, então para manter os níveis de incentivo existentes, o preço teria que dobrar, ou a receita das taxas teria que compensar a perda da redução da recompensa. Graças à Inscription, as taxas aumentadas dão esperança aos produtores de blocos e ao orçamento de segurança do Bitcoin.
Os custos de fundição de inscrição representam aproximadamente 20%.
Através do EIP1559, o Ethereum alterou a sua política monetária ao adicionar um mecanismo de queima para garantir que a inflação do ETH permaneça sob controle. Os sistemas monetários e as taxas dinâmicas desempenham um papel importante na estabilização da cadeia e na ajuste de incentivos para as partes interessadas, com outras cadeias também aspirando a alcançar o mesmo status.
Inicialmente, a Solana não tinha taxas prioritárias, com a taxa para cada transação fixada em 5000 Lamports (na blockchain da Solana, os Lamports são a unidade mais pequena, semelhante ao wei no Ethereum ou satoshis no Bitcoin). A Solflare foi a primeira carteira a implementar taxas prioritárias na Solana em janeiro de 2023. As taxas são cruciais pelas seguintes razões:
1) Resistir a ataques de spam
2) Recompensas de validadores
3) Melhorias na estabilidade econômica do protocolo. À medida que as despesas aumentam, a inflação pode ser reduzida.
Semelhante ao EIP1559 do Ethereum, a Solana queima 50% das taxas, enquanto os restantes 50% vão para os validadores. Este padrão foi estabelecido em 2021 e não mudou desde então.
As taxas básicas são queimadas, enquanto as taxas de prioridade vão para os validadores. (Fonte: Umbra Research)
Na Ethereum, as transações aguardam na mempool antes de entrarem num bloco, e os validadores selecionam as transações com as taxas mais altas para incluir nos blocos. A mempool global é criada pelos validadores propagando as suas respectivas mempools uns aos outros. É aqui que o Valor Máximo Extraível (MEV) é gerado.
Porque a mempool é visível tanto para validadores como para os procuradores de MEV, estes podem identificar transações onde podem lucrar ao realizar frontrunning e backrunning. Os procuradores são tipicamente bots à procura de oportunidades de MEV. Por exemplo, se alguém compra o token A no valor de um milhão de dólares, um procurador pode comprar o token A antes que essa transação seja concluída e vendê-lo imediatamente.
Ao contrário do Ethereum, a Solana é multithreaded e pode executar transações em paralelo. Quando as transações assinadas chegam ao líder, o líder verifica-as e atribui-as aleatoriamente a threads. Elas são classificadas por taxas de prioridade (ou seja, transações com as taxas mais altas têm prioridade) apenas quando atribuídas a diferentes threads localmente pelo líder.
Diferenças nos Processos de Transação entre Ethereum e Solana
A Solana originalmente não tinha taxas prioritárias. No entanto, agora, carteiras como Solflare permitem que os utilizadores paguem taxas prioritárias. As taxas prioritárias criaram um mercado de taxas local ou isolado dentro da Solana. Ao contrário do Ethereum, as transações na Solana devem especificar de qual parte do estado desejam ler e escrever.
Os validadores da Solana sabem em que estado as transações estão envolvidas antes da computação, enquanto os validadores da Ethereum só sabem disso depois que a computação começa. As transações da Solana requerem informações especificadas que ajudam a Solana a determinar qual parte do estado está se tornando quente. O número total de unidades de computação (CUs) usadas por qualquer ponto quente é restrito a 25% (um dos quatro núcleos usados para a execução multithread da Solana). Isso é feito para evitar atualizações excessivas em uma conta dentro de um único bloco.
Um hotspot é um contrato inteligente ou conta específica que experimenta um aumento repentino no tráfego. Na rede EVM, uma demanda intensa de uma única aplicação (como Crypto Kitties) poderia fazer com que as taxas de transação aumentassem em toda a rede. Na Solana, contratos/aplicações inteligentes individuais (como Tensor ou Jupiter) estão limitados a usar 25% das CUs por bloco.
Em outras palavras, transações usando qualquer contrato específico não podem ocupar mais do que 25% de um bloco, que é 12 milhões de CUs. Quaisquer transações que excedam este limite devem esperar pelo próximo bloco. Portanto, se o uso de uma aplicação individual aumentar repentinamente, toda a rede não começará a pagar taxas mais elevadas. Apenas as transações que interagem com essa aplicação verão um aumento nas taxas. Isto é como se parece um mercado de taxas localizado.
Com diferentes aplicações, mesmo que ocorra uma guerra de gás, não afetará outras aplicações
O que acontece se houver 4 ou mais hotspots? Neste caso, Solana parece Ethereum. Guerras de gás podem ocorrer entre hotspots concorrentes e as transações com as taxas mais altas serão capazes de entrar. Os mercados locais de taxas parecem ser uma solução engenhosa para o problema geral das taxas disparadas.
Como funciona na prática? Ainda existem algumas questões com o design do mercado de taxas da Solana:
Em primeiro lugar, as taxas básicas incorridas pelas transações são atualmente as mesmas, quer se trate de uma transferência de tokens, de uma troca ou de um empréstimo flash. Isto obviamente não é razoável o suficiente. As transações devem incorrer em taxas com base nos recursos computacionais (CU) consumidos, embora isto já esteja a ser considerado. CU representa o espaço de bloco, portanto, pagar uma taxa mais alta deve dar-lhe mais espaço.
Em segundo lugar, uma vez que não há pool de memória, os validadores apenas organizam as transações com base nas taxas depois de serem alocadas a diferentes threads. Portanto, transações com taxas mais altas nem sempre têm sucesso. Isso pode levar ao próximo problema.
Em terceiro lugar, a Solana não tem uma mempool como o Ethereum. Portanto, taxas de prioridade mais altas não garantem que as transações serão incluídas num bloco. Portanto, os pesquisadores (aqueles que procuram MEV) extraem MEV bombardeando a rede com várias transações e esperando que os validadores escolham uma delas. Na Solana, devido aos custos de transação mais baixos, essa prática é relativamente fácil.
Steve Ballmer disse uma vez: 'A chave para o sucesso do '.net' são os programadores!.' Esta é a única métrica que faz sentido ao construir um novo ecossistema. Uma forte rede de programadores constrói aplicações, que por sua vez desenvolvem casos de uso e, finalmente, se traduzem em utilizadores reais. Quer seja em dispositivos móveis, desktop, serviços de nuvem ou blockchain, os programadores são o caminho para a relevância.
Portanto, estou curioso para saber quantos desenvolvedores existem no ecossistema Solana. No entanto, é importante notar que grande parte do ecossistema Solana foi inicialmente afetada devido ao colapso da FTX.
Packy mencionou sarcasticamente num artigo de 2022 que SBF é uma das figuras que torna Solana um ecossistema interessante. Quando a FTX colapsou, o ecossistema perdeu um dos seus maiores apoiantes. Novos tokens já não estão no mercado, os investidores de risco já não estão a investir, e o talento de desenvolvimento pode ter migrado para outros lugares em busca de recursos.
Desenvolvedores ativos mensais da Solana em 2023
De acordo com dados recentes da Solana, aproximadamente 3.000 desenvolvedores estiveram desenvolvendo na Solana no último ano. Este número considera os desenvolvedores que contribuem para repositórios públicos e não inclui aqueles que desenvolvem em repositórios privados no GitHub. Considerando o recente aumento nos preços do SOL, mais desenvolvedores podem voltar-se para o ecossistema. À medida que os utilizadores se dirigem para a Solana (devido aos preços em alta), este número provavelmente aumentará significativamente.
Comparação do aumento e da diminuição do número de desenvolvedores em cada cadeia pública principal em janeiro e outubro nos últimos três anos
(Source: https://www.developerreport.com/)
Se compararmos este número com o relatório de desenvolvedores da Electric Capital, que afirma que havia mais de 19.000 desenvolvedores no ecossistema blockchain em outubro de 2023, os desenvolvedores na Solana representam aproximadamente 15% de todo o ecossistema.
Comparado ao ecossistema tradicional Web2, a Solana oferece aos desenvolvedores custos mais baixos e transações mais rápidas, e proporciona aos usuários uma experiência melhor. À medida que a variedade de ferramentas iniciais para consumidores cresce em torno da Solana, cada vez mais desenvolvedores irão construir sobre ela.
Para estabelecer um ecossistema sustentável, é crucial garantir que os desenvolvedores possam beneficiar dele. Solana fornece recursos para os desenvolvedores que estão seriamente interessados em construir na sua plataforma através de fundações, hackathons da comunidade e plataformas como Superteam Earn. A equipa angariou quase $600 milhões de hackathons do ecossistema. Além disso, através de airdrops direcionados aos desenvolvedores, Solana desencadeou uma onda de novos talentos que podem construir sem a pressão da angariação de fundos.
Em 2022, a Bonk alocou 5% do seu airdrop para os desenvolvedores. Outros 20% foram alocados para projetos NFT existentes dentro do ecossistema, e 10% foram para artistas e colecionadores. Esses 35% valem agora $450 milhões. Os desenvolvedores que mantêm esse token podem ter percebido cerca de $500,000 em ganhos durante o pico de dezembro da Bonk, equivalente a uma rodada de financiamento pre-seed.
Pesquisar as tendências do telefone Saga no Google Trends
A recente mudança de sentimento em relação à Solana pode ser quantificada pelas vendas do telefone Saga. Embora o telefone tenha sido nomeado o “pior telefone de 2023”, à medida que o preço do Bonk aumentou, os usuários que compraram o telefone descobriram que ele se pagou. Os proprietários do telefone são elegíveis para o Airdrop da Bonk, transformando o telefone em um telefone nativo de criptomoeda gratuito. Como o número de telefones é limitado, semelhante ao Bored Ape NFT ou a outros colecionáveis, os traders estão começando a perceber as oportunidades de arbitragem e o valor dos futuros Airdrops, então eles correm para comprar os telefones. A demanda estava no auge, com telefones Saga lacrados vendidos por mais de $5,000 em Solana.
Esta situação é indicativa da mudança de sentimento em torno do ecossistema Solana, com Bonk sendo um exemplo de um ativo meme, e variantes semelhantes também sendo WIF. No entanto, ativos meme sozinhos podem não ajudar o crescimento do ecossistema. Na verdade, a demanda do consumidor pelo uso de produtos na Solana, como ganhar pontos e possíveis Airdrops, é o principal fator que muda o sentimento. Dois exemplos recentes são Pyth e Jito.
A Pyth Network fornece um serviço de oracle e aumenta a liquidez da Solana através da distribuição de tokens por Airdrop aos utilizadores. O Jito distribui uma parte do fornecimento aos utilizadores que apostam SOL no cliente validador do Jito e utilizam LST para atividades DeFi. Estas atividades de Airdrop são mais benéficas para pequenos utilizadores e trazem-lhes ganhos de valor substanciais.
Alocação Total de JTO Entre Camadas
Curiosamente, o esquema de distribuição aérea da Jito adota um modelo escalonado, em que o número de tokens JTO recebidos diminui gradualmente do Nível 1 ao Nível 10, seguindo uma tendência decrescente. Isso implica que os utilizadores em níveis inferiores recebem um valor mais elevado por token.
Júpiter, uma DEX na Solana, tinha divulgado o seu plano de airdrop antes do Jito. Embora fosse sabido que o Jito iria lançar um token, a escala do airdrop foi subestimada, potencialmente levando a uma subutilização do airdrop.
Agora, todos os olhos estão voltados para Solana, com todos tentando participar no próximo airdrop da JTO. Projetos como Tensor, Kamino, Marginfi, Zeta, Meteora, Parcl, entre outros, anunciaram seus planos de token e estão convertendo esses pontos em seus tokens respectivos. Alguns veem esses planos de token como uma má ideia, enquanto outros argumentam que podem servir como pontos de fidelidade e um método de distribuição de token mais transparente, desbloqueando comportamentos que aumentam o valor do produto.
Por exemplo, o Marginfi aloca um ponto por dia aos utilizadores com staking, mas quatro pontos por dia aos utilizadores que pedem emprestado. Este sistema faz sentido, uma vez que o protocolo requer mutuários. No entanto, a deteção de atividade de Sybil tornou-se desafiante, mas projetos como o Marginfi e o Zeta têm um método de deteção; por exemplo, se uma carteira corresponder a padrões de transação de lavagem de dinheiro no Zeta, os seus pontos serão definidos como zero.
Estes exemplos têm atraído um grande número de utilizadores para se juntarem ao ecossistema. Na nossa opinião, o desenvolvimento do ecossistema consiste em duas forças mutuamente equilibradas. Por um lado, é necessário construir cultura e paixão, que os ativos de meme, pontos e airdrops abordam. Por outro lado, é necessário projetar excelentes produtos para despertar a curiosidade e reter utilizadores. Portanto, embora vários aspetos do Solana possam ser mais explorados, mais atenção deve ser dada aos produtos desenvolvidos pelos programadores ao longo do último ano.
O ecossistema on-chain da Solana (versão incompleta)
O desenvolvimento de produtos da Internet é sempre acompanhado por melhorias na largura de banda. Em Web3 também, Solana marca um momento em que sua alta taxa de transferência e baixos custos de transação tornam possível construir aplicações de nível de consumidor. Assim como vimos na era Web2, onde a plataforma arcava com os custos do servidor. Na Solana, os NFTs comprimidos permitem que os desenvolvedores enviem um milhão de NFTs por alguns dólares.
Atualmente, grande parte do que está na Solana é uma extensão da paisagem mais ampla das criptomoedas, vista como “X, mais barato e mais rápido.” Mas construir aplicativos completamente novos requer competir com os comportamentos inerentes dos usuários, o que exige muitos recursos com os quais a maioria das startups não está disposta a desafiar.
No entanto, o que me entusiasma na Solana é o seu potencial para mudar o panorama atual da Internet. Vou entrar em mais detalhes sobre como é feito no final do artigo, mas por agora, vamos dar uma olhada na situação atual da Solana.
1) Plataforma de negociação
Dado o relacionamento da Solana com a FTX, o ecossistema inicialmente focou-se principalmente em DeFi. A Mercurial começou como uma plataforma de troca de ativos estáveis na Solana, semelhante à Curve na Ethereum. Após o colapso da FTX, hackers roubaram mais de $400 milhões em tokens da FTX, dos quais aproximadamente $800.000 eram do token de governança MER da Mercurial. Isso resultou na separação do desenvolvedor com a Alameda Research. Como parte da retomada do desenvolvimento, a Mercurial foi abandonada e surgiram dois novos protocolos: Jupiter e Meteora, respectivamente um agregador de receitas e um agregador de DEX.
As baixas taxas da Solana tornam mais fácil para os utilizadores negociar com uma maior frequência, o que pode ser facilmente visto nos números. Três gráficos ilustram as diferenças nas transações na Ethereum e na Solana. A Ethereum mostra métricas superiores em termos de volume de transações e valor bloqueado (TVL).
É importante notar que o Ethereum tem uma vantagem de cinco anos e um ecossistema DeFi saudável com múltiplos tokens subjacentes que valem bilhões de dólares. Portanto, os seguintes indicadores são um tanto falhos. Ao analisar os gráficos, as conclusões devem ser tiradas ao observar os três gráficos em vez de um único gráfico.
Comparação dos Volumes de Transações Semanais de Ethereum e Solana
Comparação do TVL do Ethereum e Solana
No entanto, a diferença no TVL entre as duas redes é muito maior do que o volume de transações. Em algum momento, a figura do TVL se torna menos relevante. Quanto maior a proporção do volume de transações para o TVL, melhor a eficiência de capital. Recentemente, Solana superou Ethereum nesse aspecto.
Rácio dos Volumes de Transação do Ethereum e Solana para TVL
Uma das razões para o recente aumento no volume de transações é a busca por Airdrops pelos usuários. A Jupiter anunciou o programa de Airdrop, no qual 50% dos tokens estão reservados para a comunidade, divididos em quatro fases diferentes, sendo que a primeira pode ser lançada no início de 2024.
Embora o Airdrop possa ser o que impulsiona a atividade da Solana, deve ser entendido que certos designs não são possíveis no Ethereum. Por exemplo, o design do livro de ordens não é possível na camada base do Ethereum. Protocolos como dYdX e Aevo fizeram fork para suas próprias cadeias.
A combinação de velocidade e baixas taxas da Solana significa que os market makers podem realizar negociações de alta frequência na cadeia sem ter que recorrer a CEX ou esperar por soluções de camada secundária de desempenho superior.
Muitas CEXs hoje mal tocam na cadeia. Por vezes, quando a integração da cadeia é difícil, eles apenas adicionam um token e desativam os depósitos ou levantamentos desse token. Mas a CEX também tem suas vantagens. Os market makers (MM) ainda escolhem a CEX como a principal plataforma de atividade, não apenas por causa da taxa de manuseio, mas também devido à garantia de desempenho.
Como se costuma dizer, a liquidez gera liquidez. Os traders procuram as plataformas com mais market makers porque facilitam relativamente a entrada e saída de posições grandes.
2) Agregador de empréstimos e rendimentos
O mercado de empréstimos on-chain permite que os participantes do mercado obtenham retornos de ativos. Além disso, permitem que os investidores convertam de um ativo para outro sem criar um evento tributável. Marginfi é o protocolo de empréstimo de maior valor na Solana, com mais de $350 milhões em depósitos e $80 milhões em empréstimos bloqueados.
Antes do colapso da FTX, a Solend era o principal protocolo de empréstimo na Solana. Em novembro de 2021, o seu valor total bloqueado estava quase próximo de $1 bilhão. Em novembro de 2022, quando a FTX faliu, os preços dos Tokens do ecossistema Solana desabaram, fazendo com que as posições no protocolo DeFi fossem liquidadas. O valor total bloqueado da Solend caiu de mais de $350 milhões para aproximadamente $25 milhões em apenas uma semana.
Até 26 de dezembro de 2023, o valor total bloqueado era ligeiramente superior a $200 milhões, que ainda não regressou aos níveis anteriores ao colapso da FTX. A queda no valor bloqueado da Solend cria uma oportunidade para um novo protocolo atrair financiamento. Considerando que a Solend já tem um token, não é suficiente atrair e reter utilizadores apenas através das taxas de juro.
A Marginfi aproveitou esta oportunidade e anunciou o lançamento dos “Points”, o que significa que, além de receberem juros, os depositantes e mutuários também receberão um Airdrop mais tarde. A Marginfi lançou os points na primeira semana de julho de 2023. Desde 15 de outubro, o valor total bloqueado da Marginfi cresceu de aproximadamente US$30 milhões para aproximadamente US$485 milhões em apenas dois meses, um aumento de mais de 10 vezes.
Valor Total Bloqueado (TVL) dos Protocolos de Empréstimo na Solana
Kamino, a segunda maior plataforma de empréstimos na Solana, demonstrou um crescimento rápido através dos seus mecanismos de incentivo. O protocolo anunciou o lançamento iminente do seu token em 3 de dezembro, com o valor total bloqueado aumentando oito vezes em três semanas para aproximadamente $245 milhões.
3) Liquidity Staking
O staking é um componente essencial das cadeias de prova de participação (POS), permitindo aos detentores de participações ganhar recompensas com a inflação do protocolo e taxas, ao mesmo tempo que protegem a segurança da cadeia. O staking de liquidez é uma infraestrutura essencial, uma vez que as cadeias devem estabelecer baixas barreiras ao staking e não dissuadir os utilizadores devido a taxas elevadas.
O staking de liquidez permite aos investidores apostar qualquer montante sem necessidade de profunda compreensão técnica ou de executar software de nó. Enquanto que os validadores da Solana devem apostar SOL desde o início, e o Ethereum só recentemente transicionou para a prova de participação, a indústria de staking de liquidez no Ethereum lidera o caminho. Mais de 383 milhões de SOL estão apostados, representando aproximadamente 90% do fornecimento em circulação.
Notavelmente, 362 milhões de SOL, ou aproximadamente 95%, estão em staking nativo, ou seja, estão bloqueados e não são utilizados em quaisquer derivados de staking. Isso implica que os utilizadores que fazem staking com SOL nativo perdem a oportunidade de utilizar tokens de liquidez em DeFi. Ao fazer staking de SOL através de protocolos como Marinade ou Jito, recebe mSOL ou JitoSOL como recompensa, que pode ser utilizado em aplicações DeFi. À medida que os derivados de staking evoluem, é de esperar que os utilizadores optem gradualmente por derivados, em vez de suportar custos de oportunidade.
Staking de SOL (Liquidez e Passividade)
O mercado de participação líquida tem apenas cerca de 20 milhões de SOL. Atualmente, 24% do ETH em circulação está empenhado, mas aproximadamente 68% (31% LST e 37% na plataforma) estão empenhados através de plataformas de participação líquida e CEX. Se 31% do SOL também estiver empenhado através de diferentes LSTs, o mercado de LST da Solana pode ser estimado em cerca de 115 milhões de SOL ou aproximadamente $11 biliões.
Marinade é o primeiro protocolo de estaca de liquidez Solana nascido de um terceiro lugar no Solana Hackathon de 2021. O protocolo foi lançado na mainnet em agosto de 2021. A solução, semelhante ao Lido, é simples e prática. Quando os utilizadores apostam SOL através da piscina de estaca da Marinade, os utilizadores receberão Marinade SOL ou mSOL, que podem ser usados nas aplicações DeFi da Solana.
O mSOL acumula as recompensas ganhas pela piscina de staking Marinade e ajusta-se em relação ao SOL a cada época (~2 dias). Quando os usuários apostam usando a opção de staking líquida, eles devem pagar uma taxa para o pool. O staking de liquidez expõe os usuários aos riscos de contrato inteligente do protocolo de stake.
A Marinade também oferece aos seus utilizadores a opção de apostar SOL localmente. Quando o fazem, o utilizador não recebe mSOL em troca. Quando os utilizadores exercem esta opção, utilizam a funcionalidade nativa da Solana e a Marinade age simplesmente como a interface. São apenas os utilizadores que podem levantar o seu SOL a qualquer momento.
Os utilizadores criam essencialmente uma conta de staking Solana e delegam a responsabilidade de gerir o staking à Marinade. As contas de staking receberão recompensas de staking no final de cada período. A Marinade não cobra taxas aos utilizadores e estes não estão expostos aos riscos do contrato inteligente da Marinade.
Total TVL de liquidez apostada em Solana
Marinade e Jito são os dois principais fornecedores de protocolo de participação de liquidez na Solana. O TVL da Marinade é de aproximadamente 7,1 milhões de SOL, e sua participação de mercado é de aproximadamente 41%. O TVL da Jito é de aproximadamente 6,4 milhões de SOL, e sua participação de mercado é de aproximadamente 38%. Semelhante ao mSOL da Marinade, a Jito fornece JitoSOL aos usuários como um voucher para a locação de SOL em seu contrato de participação. Além dos ganhos do validador, a Jito também entrega recompensas de MEV aos detentores de JitoSOL.
\
Por muito convenientes que sejam para os utilizadores, também existem algumas desvantagens nos tokens de staking de liquidez. Uma delas é o potencial problema de liquidez. Por exemplo, a mSOL sofreu um desacoplamento do seu peg em 12 de dezembro. Quando um trader vendeu uma grande quantidade de mSOL, o preço caiu de 1,16 para 1,02. Isso poderia ser bastante prejudicial para um token que se supõe estar "pago". Embora os arbitragistas tenham garantido que o preço voltasse ao nível fixado, este evento destacou a necessidade de melhorar a liquidez para os tokens de staking de liquidez.
Atualmente, existem mais de 10 tokens de staking de liquidez na Solana. À medida que mais tokens de staking de liquidez são lançados, o problema da baixa liquidez pode se tornar mais grave. Para resolver este problema, a Sanctum propôs uma solução. O Sanctum Infinity é um pool de tokens de staking de liquidez multi-liquidez que permite a troca entre todos os tokens de staking de liquidez no pool. Isto pode ser visto como uma camada de agregação para os tokens de staking de liquidez da Solana. A solução deverá ser lançada no primeiro trimestre de 2024.
4) Ecossistema NFT
O ecossistema de NFT na Solana tem visto um crescimento rápido ao longo do último ano. Inicialmente, havia uma falta de conteúdo exibível, e alguns projetos principais como DeGods e yOOts escolheram migrar para outras cadeias. Embora a Magic Eden sempre tenha sido o principal mercado de NFT na Solana, tem feito hedge através da integração multi-cadeia. Coleções de NFT líderes são cruciais para a comunidade, então essa lacuna deve ser preenchida.
Novas coleções como Claynosaurz e Mad Lads preencheram essa lacuna e estabeleceram comunidades fortes em ambos. A semelhança entre esses projetos é que são meios para atingir objetivos, em vez de serem pontos finais.
Mad Lads é uma coleção criada por ex-engenheiros da FTX, com o objetivo de substituir a FTX por outra plataforma chamada Backpack. A plataforma de troca visa preencher o vazio deixado pela FTX, sendo mais cumpridora, transparente e seguindo o espírito do DeFi. Mad Lads desenvolveu uma carteira Solana que utiliza NFTs executáveis ou xNFTs, borrando as fronteiras entre aplicações e NFTs.
Ao contrário dos NFTs tradicionais armazenados em servidores, os xNFTs podem executar código. Os xNFTs permitem que os utilizadores interajam com aplicações como Jito Staking, Birdeye, Orca e Marginfi dentro da carteira Backpack.
Magic Eden foi inicialmente o mercado dominante de NFT na Solana. Expandiu o seu suporte para a Ethereum em agosto de 2022 e eventualmente adicionou outras redes como Polygon e Bitcoin (Inscrições). À medida que o Magic Eden expandia o seu suporte para outras redes, o Tensor permanecia focado na Solana e oferecia funcionalidades adicionais como integração com TradingView e ordens de market-making. Para além destas funcionalidades, o Tensor também lançou atividades de tokens semelhantes ao Blur, onde os traders receberiam o token de governança do Tensor como recompensa.
Volume de negociação semanal do mercado NFT na Solana
5) Infraestrutura
Tenho usado Solana há mais de dois anos e tenho experimentado as mudanças de infraestrutura em primeira mão. Solana parou de produzir blocos mais de dez vezes em 2022, mas apenas uma vez em 2023. Esse tipo de falha, embora indesejável, é comum para novas cadeias que tentam tecnologia de ponta. Mesmo L2s como Arbitrum podem experimentar essas falhas quando o tráfego aumenta.
Vários fatores contribuem para melhorar a infraestrutura, desde a operação de mercados de taxas e diversidade de clientes até nós RPC. Empresas como Helius Labs e Triton estão ajudando desenvolvedores de aplicativos com:
Nós de RPC e webhooks para interagir com a rede Solana. A terceirização desta responsabilidade permite aos desenvolvedores concentrarem-se mais na resolução de problemas centrais.
API avançada para ajudar os desenvolvedores a poupar tempo na obtenção dos dados necessários, como histórico de transações, dados NFT, metadados de tokens, etc.
Outra alteração de infraestrutura é a compressão de estado, a Solana usa árvores de Merkle e armazena apenas parte dos dados, reduzindo significativamente os custos de armazenamento. Os NFTs são uma das aplicações originais da compressão de estado. A Helius Labs e a Triton fornecem a infraestrutura de nó RPC necessária e os serviços de indexação, enquanto as carteiras como Phantom e Solflare fornecem interfaces amigáveis ao usuário.
O custo para criar 1 milhão de NFTs na Solana é de cerca de $247, comparado com cerca de $98,000 na Polygon e cerca de $65,000,000 na Ethereum. O DRiP é uma plataforma de NFT que envia 3 milhões de NFTs para diferentes utilizadores todas as semanas, em vez de lhes mostrar anúncios. Utilizando a tecnologia de compressão de estado, o DRiP pode alcançar o mesmo efeito por cerca de $250.
Vários projetos estão a melhorar a conectividade da Solana com outras blockchains e a misturar os melhores componentes da Solana e de outras blockchains. O Eclipse utiliza a máquina virtual SVM da Solana para cálculos e a Ethereum como a sua camada de liquidação. Por outro lado, o Neon está a construir um EVM na Solana que pode fazer processamento paralelo. O Nitro está a construir a Cosmos L2.
5) DePIN
DePIN significa Rede de Infraestrutura Física Descentralizada, e a ideia de alavancar a infraestrutura descentralizada e incentivá-la inserindo tokens existe há muito tempo. DePIN borra as linhas entre dispositivos de consumo e empresariais. Helium e Hivemapper são alguns exemplos de DePIN na Solana.
A missão inicial da Helium é criar uma infraestrutura wireless descentralizada para apoiar dispositivos IoT. Os dispositivos da Helium funcionam como hotspots, e cerca de 50 hotspots são suficientes para fornecer conectividade à Internet a uma cidade. Qualquer pessoa pode hospedar um hotspot da Helium.
As adições diárias de utilizadores pré-pagos da Helium Mobile
A Helium tem sua própria blockchain com mais de um milhão de hotspots antes de migrar para Solana em abril de 2023. Para apoiar o crescimento e a expansão adicional, a Helium terceiriza tarefas como suporte de infraestrutura para Solana para economizar custos e alcançar melhor escalabilidade.
Hivemapper é outro exemplo de uma aplicação DePIN construída em Solana. Ajuda a mapear o mundo instalando gravadores de condução e motivando os participantes com o Token HONEY. Até à data, o Hivemapper mapeou 100 milhões de quilómetros de estradas, dos quais 6,6 milhões são únicos.
Origem: Hivemapper
O Hivemapper aproveita o poder fornecido pela infraestrutura web3 ao inspirar pessoas comuns a instalar câmeras de painel e começar a mapear. Este modelo permite que serviços como Uber e Zomato usem o Hivemapper da mesma forma que o Google Maps no futuro, enquanto exigem menos permissões.
Quando o custo de interagir com um produto cai drasticamente, a adoção da tecnologia acelera. Nós vivenciamos isso em primeira mão; no início dos anos 2000, os telefones Nokia baratos substituíram as conexões de linha fixa, e as pessoas gradualmente migraram para os telefones celulares. A Lei de Moore e o desenvolvimento do Android permitiram que pessoas de todo o mundo acessassem a internet por meio de dispositivos móveis. Na minha opinião, as funcionalidades oferecidas pela Solana são muito adequadas para atrair as massas.
Pode ignorar o resto deste artigo; basta tentar receber $1 na carteira Phantom Solana e vai perceber o que quero dizer. Ainda me lembro da primeira vez que experimentei; a velocidade e a experiência foram as mais próximas do que vi ao usar o PayPal no início dos anos 2010. A economia unitária da Solana permite que os programadores paguem pelas interações dos utilizadores na cadeia sem deixar buracos enormes nos seus balanços. A economia unitária da Solana torna possível construir aplicações em escala de consumidor que vão além da base de utilizadores nativos de criptomoedas de hoje.
Isso não significa que produtos como MarginFi ou Jupiter sejam irrelevantes. Eles são infraestruturas críticas; no entanto, para atrair a primeira onda de utilizadores, as suas necessidades devem ser satisfeitas, e substituir a infraestrutura financeira existente é um objetivo assustador, mas que vale a pena. No entanto, ao olhar para a próxima década, a menos que estabeleçamos o nosso Facebook e Substack desta era, teremos dificuldade em ganhar relevância para além de um grupo diminuto de especuladores.
A blockchain é uma infraestrutura financeira. Na sua forma atual, focamos excessivamente nas transações do utilizador em vez da troca de valor nos bastidores. Que formas de troca de valor pode a blockchain da Solana alcançar (os utilizadores não estão cientes)? Estas respostas não são respondidas neste artigo.
Como acontece com a maioria dos aumentos de preço, não conseguir focar nos problemas principais (construção) e, em vez disso, focar demais no preço pode levar a rede a perder suas vantagens de longo prazo. Portanto, a Solana deve abrandar o seu ritmo de competição com os pares da EVM e voltar-se para os consumidores. É necessário um novo lote de empresas de capital de risco dispostas a investir em aplicações de criptomoeda para consumidores ao lado de fundadores que construíram em Web2. Esta abordagem de procurar outras direções num mercado que compete ferozmente por uma parcela dos 10 milhões de utilizadores ativos na cadeia pode levar a Solana por um caminho completamente diferente.
Num mercado competitivo, Solana encontra-se numa posição relativamente forte. Se isso se traduzirá em valas significativas e momentum sustentado permanece incerto. Mas por agora, algumas coisas são evidentes: a abordagem SVM tem vantagens no desenvolvimento de redes, os desenvolvedores estão a construir coisas interessantes no ecossistema, e a comunidade preocupa-se com tudo.
Estas coisas não aconteceram da noite para o dia. Solana passou por provações e voltou. No entanto, note que isso não significa que sua trajetória não precise ser observada.