Protocolo Virtual: Fábrica de IA para Jogos e Metaverso

iniciantes4/8/2024, 3:44:13 AM
DePIN ganhou alta popularidade. Desde o conceito proposto pela Messari no primeiro trimestre de 2023, até os preços em ascensão de vários projetos DePIN no quarto trimestre de 2023, DePIN se tornou uma das faixas mais assistidas em 2024 e nesse novo ciclo de mercado de alta. Mas isso ainda não pode eliminar as dúvidas da indústria sobre o novo conceito. As dúvidas de Vitalik também são as principais questões de fundo enfrentadas pelos praticantes que entram na pista.

Encaminhar o Título Original 'Protocolo Virtual: uma fábrica de IA para jogos e metaversos, onde todos podem contribuir e se beneficiar'

A popularidade da pista de IA é óbvia para todos e tornou-se um consenso narrativo ao longo do ano.

Por outro lado, o volume de transações da cadeia Base aumentou recentemente, com o TVL atingindo um novo recorde de US$745 milhões.

No entanto, essa tendência não pode durar para sempre. Com a popularidade do tráfego da cadeia Base e projetos de IA confiáveis, a combinação dos dois pode criar novas oportunidades.

Os projetos de IA cripto atuais frequentemente se concentram em infraestrutura de alto perfil e algoritmos que estão próximos do futuro, mas longe do cotidiano, do entretenimento e do envolvimento pessoal. O que nos falta é um projeto que permita que indivíduos participem, tenha um baixo limiar, seja perceptível e tenha um impacto visível e tangível na vida de entretenimento de investidores de varejo. Portanto, encontrar projetos com negócios diferenciados em IA é a chave para descobrir joias.

Recentemente, o Protocolo Virtual na cadeia Base é um exemplo típico que atende ao ponto de combinação acima.

Seu token VIRTUAL dobrou rapidamente de preço em um dia, e o próprio protocolo é um dos poucos projetos de IA sérios na Base.

O objetivo do projeto é criar uma fábrica de IA para jogos e o metaverso, onde todos podem contribuir e se beneficiar, enquanto tornam os jogos mais inteligentes e aumentam a experiência e interação.

As narrativas de GameFi e Metaverso têm estado adormecidas por muito tempo, e talvez novas faíscas possam ser criadas com IA.

Mais importante, os projetos de jogos podem utilizar as capacidades fornecidas pela Virtual para tornar seus próprios jogos melhores, portanto, é previsível que o Protocolo Virtual forme um efeito de "pá de ouro" semelhante ao Pyth.

À medida que os projetos de rastreamento de IA se tornam gradualmente fungíveis, o Virtual se tornará o próximo Bittensor especializado nas indústrias de jogos e entretenimento?

Neste problema, usamos a maneira mais popular para ajudá-lo a entender rapidamente esta pérola de IA na cadeia Base.

IA cresce em direção à democratização e os jogos se tornam inteligentes

Para entender se o Protocolo Virtual tem potencial, primeiro precisamos ver o que está faltando no mercado e se ele pode resolver o problema. Como o projeto é voltado para a ampla direção de IA + Jogo, quais são os problemas nas atuais trilhas de IA e jogos?

Vamos começar com IA. Um problema comumente criticado é o problema da caixa preta: você contribui com dados para a IA, mas não pode lucrar com isso, não pode saber como os dados são usados e não pode contribuir ativamente com os dados que deseja contribuir; os provedores de modelos de IA retiram a maior parte do discurso e benefícios.

Quanto aos jogos, uma das questões proeminentes com o atual GameFi ou metaverso é a falta de experiência interativa imersiva, tornando-o menos atraente em comparação com os produtos de jogos convencionais. A falta de sensação interativa no mundo virtual faz você se sentir irreal, não divertido, não imersivo o suficiente e não personalizado o suficiente, e como resultado, o jogo, como um produto que consome tempo, carece da confiança para capturar a atenção dos jogadores.

Do ponto de vista dos observadores da indústria, na verdade, começamos a ver a IA sendo usada na indústria de criptomoedas para melhorar a experiência e a eficiência. No entanto, a maior parte dessa aplicação está concentrada em DeFi e em outros aspectos orientados para transações. Existem muito poucos exemplos maduros de IA aplicada à trilha de jogos.

E esta é também a chave para o Protocolo Virtual encontrar seu nicho ecológico adequado.

Simplesmente falando, este projeto faz principalmente duas coisas:

Tornando a IA democratizada e os jogos inteligentes.

A chamada democratização da IA significa que você pode contribuir com os dados que deseja contribuir, compartilhar os benefícios dessa contribuição, entender o propósito da contribuição de dados, confirmar a propriedade dos dados e quebrar a "caixa-preta" mencionada acima;

Essa narrativa está naturalmente alinhada com o núcleo espiritual igualitário e de base do Web3, e é fácil de entender.

A inteligência do jogo significa que você pode usar os dados contribuídos por diferentes grupos através de treinamento de IA e integrá-los em diferentes mecanismos de jogo, para que todas as interações do jogo possam ser transformadas de 'quase sociais' para 'totalmente sociais' - Imagine 'Meus amigos de IA e eu estávamos jogando no jogo'. Este cenário está gradualmente se tornando realidade;

No círculo tradicional de jogos, alguns jogadores conectaram o GPT4 aos NPCs em “The Elder Scrolls”, e a qualidade do diálogo e a imersão interativa foram grandemente melhoradas. Os jogos Web3 também podem adotar esse método, tornando o jogo mais interativo e imersivo, e servindo toda a trilha de jogos/metaverso.

Outro benefício trazido pela inteligência é a composabilidade. A memória e o histórico do personagem de IA podem ser usados em diferentes jogos e mundos virtuais - ele no jogo A irá acompanhá-lo em sua aventura no jogo B...

O personagem de IA embarca em uma aventura em Zelda e sabe onde a espada em Mario pode estar escondida através da memória.

A IA generativa ajuda a expandir a personalização, enquanto a saída multimodal (incluindo texto, som e visuais) melhora a imersão. Juntos, eles removem a monotonia das interações virtuais, garantindo que cada momento seja mais envolvente do que o último.

Os benefícios são evidentes e a narrativa é razoável o suficiente. A chave é como fazer isso.

Fábrica de IA para jogos e Metaverso

Voltando ao projeto em si, como o Virtual Protocol implementa uma inteligência artificial de jogo de propriedade conjunta, curada por humanos e plug-and-play?

Deixando de lado os detalhes técnicos elevados, uma metáfora popular pode resumir a essência do projeto — Construir uma fábrica de IA descentralizada para conectar oferta e demanda.

Uma vez que se trata de uma fábrica, é natural pensar nas questões-chave nestas duas extremidades:

Para o lado da oferta, que tipo de produtos o Protocolo Virtual tem? Onde comprar?

Para o lado da demanda, o que o Protocolo Virtual vende? Para quem você vende os bens?

Vamos começar com o lado da oferta.

Você pode simplesmente entender os bens adquiridos pela Virtual como “Partes de personagens virtuais de IA“, classificar as partes na fábrica e prepará-las para montagem.

As partes podem ser divididas grosseiramente em três tipos:

  • Núcleo cognitivo: Incorporando a complexidade de grandes modelos de linguagem (LLMs), ele se destaca na criação de interações que não apenas são contextualmente coordenadas, mas também linguisticamente sólidas.
  • Núcleo sonoro: Desde o timbre e tom da voz até os sons ambientes que acompanham a interação
  • Núcleo visual: Abrangendo desde aparências básicas até animações complexas. Este núcleo encapsula o aspecto visual, permitindo que a IA seja vista e reconhecida

Falando sério, essas partes são oficialmente chamadas de Núcleo Modular e formam a chave para um personagem virtual ter capacidades de IA.

De onde vêm essas peças? A resposta é “das massas”.

Qualquer pessoa pode usar seus talentos e participar da contribuição do Núcleo Modular para melhorar um personagem virtual de IA e depois aplicar o personagem em várias aplicações, como jogos.

Você pode ser um contribuidor de dados de texto, fornecendo os dados textuais necessários para moldar o diálogo, história e características do AI para formar uma personalidade virtual;

Você pode ser um contribuinte do modelo de LLM, usando dados de texto de destino para refinar modelos de linguagem para aprimorar as comunicações de IA, garantindo interações naturais e contextuais. Esse processo transforma a inteligência artificial geral em ferramentas mais matizadas que se destacam em áreas profissionais e temáticas específicas;

Você ainda pode ser um contribuidor de dados de voz, fornecendo diferentes amostras de som para criar vozes virtuais que capturam toda a gama de emoções e tons para gerar fala expressiva;

Você pode até ser um contribuidor visual, projetando aparências virtuais, de imagens básicas a animações detalhadas.

Finalmente, as partes acima são montadas em um personagem virtual de IA. Todos contribuem, todos possuem e todos se beneficiam.

Quaisquer materiais que você contribuir aparecerão na forma de NFT, o que facilita a partilha de receitas posteriores e a confirmação de direitos de dados, e o arquivo em si é armazenado no IPFS.

Depois que a entrada de mercadorias e a montagem forem concluídas, quais mercadorias serão vendidas?

Esses personagens virtuais de IA podem ser realmente classificados em três tipos diferentes:

  • Espelho virtual de personagens de PI: Esses espelhos virtuais são projetados para simular personagens icônicos de várias PIs. Permitindo que os fãs interajam com seus personagens favoritos de uma maneira muito pessoal e autêntica, enriquecendo sua experiência com PI original.
  • Programa virtual específico da função: Personalizado para realizar tarefas especializadas, semelhante a um sistema especialista. Seja tecendo narrativas de horror ou guiando jogadores através do DOTA, essas IAs possuem conhecimentos específicos de domínio que lhes permitem atuar como assistentes e agentes autônomos, fornecendo aos usuários expertise e experiências de aprendizado interativo.
  • Avatar pessoal: Não apenas se parece com você, mas se comporta e interage de uma maneira típica de você. Esses dispositivos virtuais pessoais são projetados para serem personalizáveis e autoextensíveis, proporcionando aos usuários a oportunidade de interagir com espaços digitais de maneira inerentemente pessoal e única.

Quem precisa desses bens? Naturalmente, existem vários Dapps com diferentes requisitos de IA.

Protocolo Virtual primeiro jogou um jogo de "auto-produzido e auto-vendido".

Por exemplo, o jogo de namorada virtual AI AI WAIFU auto-desenvolvido usa as capacidades da fábrica de IA mencionada acima para construir três namoradas AI diferentes que podem conversar com você, reagir com base em diferentes cenários de conversa, melhorar sua favorabilidade e formar um modelo de desenvolvimento de jogo com base no feedback do diálogo.

Para mais detalhes específicos, consulte este artigoInterpretação do AI WAIFU: O primeiro jogo de namorada virtual impulsionado por IA na Blast - o token LBP está prestes a ser lançadopara obter uma introdução detalhada.

Da mesma forma, a fábrica de IA também pode fornecer outros Dapps de terceiros.

Através do acesso simples ao SDK, diferentes desenvolvedores de aplicativos podem aproveitar as capacidades de raciocínio multi-modal do protocolo, permitindo que o Gate seja integrado de forma transparente em vários ambientes DApp, garantindo que os desenvolvedores possam implementar funções avançadas de IA com o mínimo de atrito.

Há um benefício-chave aqui, que é o “plug and play” mencionado anteriormente.

Você mesmo cria a lógica do jogo. Quando você precisa de capacidades de IA, você não precisa desenvolvê-la do início ao fim, nem precisa treinar uma IA separadamente para o jogo. Você pode simplesmente usar as capacidades fornecidas pelo Protocolo Virtual como um plug-in.

Por fim, Protocolo Virtual, um conjunto de IA de jogos plug-and-play de propriedade conjunta, criada em conjunto, formou tal fluxo de valor para diferentes participantes:

Os contribuintes podem contribuir com dados, modelos e materiais necessários no núcleo de vários módulos;

Verificadores usam conhecimento profissional para revisar e verificar os dados e modelos fornecidos pelos contribuidores para garantir que a saída atenda aos mais altos padrões;

Os desenvolvedores de Dapp usam as contribuições mencionadas e os dados e modelos auditados, e a receita gerada pelos usuários que usam Dapps também será compartilhada com verificadores e desenvolvedores. Como resultado, uma fábrica especificamente construída para jogos de IA é construída.

Token virtual: a chave para coordenar os interesses de todas as partes

Para esta plataforma que conecta multidões à esquerda e projetos DApp como jogos à direita, os incentivos econômicos do token serão essenciais para determinar se a fábrica de IA poderá operar de forma transparente e organizada.

O efeito geral do $Virtual é ajustar medidas de incentivo e aumentar o valor de todos os interessados. Especificamente, o $Virtual atuará como um token de utilidade para transações, governança e staking. Os usuários podem acessar e utilizar várias funcionalidades no ambiente virtual e contribuir para elas. Vamos dar uma olhada no valor do $Virtual do ponto de vista de um usuário comum.

Suponhamos que Alice, que é otimista em relação ao Protocolo Virtual, detém $Virtual. Ela pode optar por apostar $Virtual para manter a segurança de todo o sistema, ao mesmo tempo em que ganha recompensas de aposta. Agora, surge a pergunta: onde ela deve apostar seus tokens para obter o benefício máximo?

Alice precisa escolher um personagem virtual dentro do sistema Virtual para apostar seus tokens, como mostrado abaixo. Você pode pensar nisso como uma piscina de apostas, onde quanto mais tokens houver, mais recursos de desenvolvimento serão alocados em torno desse personagem.

Na realidade, o projeto associou personagens virtuais de IA com tokens virtuais. Quanto mais tokens apostados, melhor reflete a popularidade do personagem. Quanto mais popular o personagem, mais dispostos os contribuintes estão a contribuir com dados (porque as recompensas distribuídas potenciais são maiores), então os recursos de desenvolvimento em torno desse personagem também aumentarão.

Essencialmente, Alice está enfrentando um mecanismo de votação em massa, usando tokens para votar e se beneficiando da votação. No entanto, depois de apostar tokens para um personagem específico, a conclusão do staking também implica responsabilidade. Alice também precisa atuar como Validadora, revisando as várias informações de dados carregadas pelos contribuintes para o personagem, como idioma, voz, aparência, etc. Se ela não possuir essa capacidade de revisão, ela pode escolher um método de delegação de staking semelhante ao ETH, delegando os direitos de staking a nós mais profissionais e, assim, compartilhando as recompensas.

Mais tarde, quando outros DApps desenvolverem jogos usando a tecnologia do Virtual e personagens de IA, Alice pode receber airdrops de tokens para esses jogos porque ela possui Virtual.

Além da perspectiva de Alice, o token VIRTUAL conecta efetivamente o fluxo de valor em todo o protocolo:

Primeiramente, os tokens VIRTUAIS recompensam os colaboradores que fazem upload e atualizam conteúdo para o Núcleo Modular do personagem virtual.

Em segundo lugar, os tokens VIRTUAL recompensam os validadores que verificam o conteúdo enviado.

Finalmente, o oficial do Protocolo Virtual usará uma parte da renda dos DApps que usam personagens virtuais para recomprar tokens $VIRTUAL, aumentando assim o valor do token e estabilizando o ecossistema.

Além do papel do próprio token, seu modelo econômico merece mais atenção.

Pelo que consta nos documentos do projeto e nas informações públicas, 40% dos tokens VIRTUAL são de propriedade do DAO oficial do projeto. Qualquer uso desses 40% dos tokens requer que a proposta seja votada antes que possa ser executada. Isso também significa que a parte não circulada dos tokens VIRTUAL não será vendida sob pressão, diluindo assim o valor dos tokens em circulação.

Por outro lado, os restantes 60% foram totalmente circulados no mercado e também existe o mecanismo de recompra mencionado acima. Os jogos associados ao protocolo geram receitas e distribuem lucros aos detentores de tokens.

Portanto, no geral, a pressão de venda da VIRTUAL é controlável e tem um certo efeito de pá.

Além disso, token VIRTUAL Página de distribuição gratuitafoi lançado, e você também pode obter diferentes recompensas de airdrop ao manter Virtual. Embora as informações específicas ainda não tenham sido anunciadas, isso também aumentou as expectativas do mercado disfarçadamente.

Força motriz a ser observada no futuro próximo

As informações públicas mostram que a mainnet do Virtual Protocol será lançada oficialmente na noite do dia 22, momento em que os usuários poderão contribuir com dados e modelos relevantes em seu site. Além disso, que outras boas informações valem a pena ser notadas?

Em primeiro lugar, em termos do ambiente geral, a cadeia Base está quente e a pista de IA continua a crescer. A sobreposição desses dois fatores é, sem dúvida, um fator favorável.

O segundo ponto que é facilmente ignorado é que, embora o protocolo esteja na Base, as aplicações em cada cadeia podem usar capacidades Virtuais. Incentivos econômicos baseados em Token e fluxo de valor estão on-chain, mas as capacidades de IA estão off-chain. Usar SDK para desenvolver aplicações não seleciona L1 ou L2. Isso também aumenta significativamente o número de parceiros potenciais e o espaço de uso do protocolo, ou seja, o "efeito pá de ouro Pyth" que falamos no início do artigo.

Talvez, todos os jogos e projetos de metaverso irão inaugurar uma primavera de IA, e Virtual pode ser apenas o primeiro raio da brisa da primavera.

Ao mesmo tempo, o empoderamento de toda a cadeia também traz um espaço potencial para a “compra de votos.”

Leitores familiarizados com DeFi estarão familiarizados com a Curve War, que cria demanda por veCRV para direcionar mais atenção para sua piscina de liquidez.

O Protocolo Virtual também tem a possibilidade de uma Guerra Virtual:

Com atenção e liquidez limitadas, diferentes projetos de jogos podem investir o máximo possível em xVirtual nos personagens virtuais que desejam usar para atrair outros a apostar para retornos mais altos, promovendo assim a atividade e o uso de seus próprios personagens virtuais de IA.

Além desses fundamentos, alguma cooperação ecológica também é digna de interpretação.

O Twitter oficial da Virtual afirmou recentemente que se tornou parte do Programa Inception da Nvidia. O programa é um programa gratuito projetado para ajudar startups a crescer mais rapidamente por meio de tecnologia de ponta, oportunidades de se conectar com capitalistas de risco e acesso aos mais recentes recursos tecnológicos da NVIDIA.

Sendo associado à NVIDIA e à IA, pelo menos tem a centelha para alimentar a narrativa especulativa.

Ao mesmo tempo, os personagens virtuais de IA da Virtual podem essencialmente ser vistos como agentes de IA especializados na indústria de jogos. E o irmão mais velho dos agentes de IA, Autonolas ($OLAS), também colaborou com a Virtual. Há espaço para imaginação em termos de contribuições de recursos e interligação de tokens entre os dois.

Virtual, Extraído da Realidade

Em conclusão, o nome Protocolo Virtual reflete o cerne de seu negócio:

Descentralizar a coleta de materiais da realidade torna o mundo virtual mais inteligente.

O nome Protocolo Virtual é interessante o suficiente, e seu negócio e narrativa correspondentes são suficientes para estimular mais interesse dos participantes.

O mundo virtual não é completamente independente da realidade; pelo contrário, reúne várias sabedorias e esforços da realidade. Essa sabedoria e esforço merecem ser recompensados de forma adequada. Ao beneficiar a indústria do entretenimento, também permite que todos alcancem sua própria felicidade e lucros.

Aviso Legal:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de [GateTechFlow], Encaminhe o Título Original‘Protocolo Virtual: uma fábrica de IA para jogos e metaversos, onde todos podem contribuir e se beneficiar’. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [TechFlow]. Se houver objeções a esta reimpressão, entre em contato com o Gate Learntime de suporte, e eles vão lidar com isso prontamente.
  2. Isenção de Responsabilidade: As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. A menos que mencionado, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.

Protocolo Virtual: Fábrica de IA para Jogos e Metaverso

iniciantes4/8/2024, 3:44:13 AM
DePIN ganhou alta popularidade. Desde o conceito proposto pela Messari no primeiro trimestre de 2023, até os preços em ascensão de vários projetos DePIN no quarto trimestre de 2023, DePIN se tornou uma das faixas mais assistidas em 2024 e nesse novo ciclo de mercado de alta. Mas isso ainda não pode eliminar as dúvidas da indústria sobre o novo conceito. As dúvidas de Vitalik também são as principais questões de fundo enfrentadas pelos praticantes que entram na pista.

Encaminhar o Título Original 'Protocolo Virtual: uma fábrica de IA para jogos e metaversos, onde todos podem contribuir e se beneficiar'

A popularidade da pista de IA é óbvia para todos e tornou-se um consenso narrativo ao longo do ano.

Por outro lado, o volume de transações da cadeia Base aumentou recentemente, com o TVL atingindo um novo recorde de US$745 milhões.

No entanto, essa tendência não pode durar para sempre. Com a popularidade do tráfego da cadeia Base e projetos de IA confiáveis, a combinação dos dois pode criar novas oportunidades.

Os projetos de IA cripto atuais frequentemente se concentram em infraestrutura de alto perfil e algoritmos que estão próximos do futuro, mas longe do cotidiano, do entretenimento e do envolvimento pessoal. O que nos falta é um projeto que permita que indivíduos participem, tenha um baixo limiar, seja perceptível e tenha um impacto visível e tangível na vida de entretenimento de investidores de varejo. Portanto, encontrar projetos com negócios diferenciados em IA é a chave para descobrir joias.

Recentemente, o Protocolo Virtual na cadeia Base é um exemplo típico que atende ao ponto de combinação acima.

Seu token VIRTUAL dobrou rapidamente de preço em um dia, e o próprio protocolo é um dos poucos projetos de IA sérios na Base.

O objetivo do projeto é criar uma fábrica de IA para jogos e o metaverso, onde todos podem contribuir e se beneficiar, enquanto tornam os jogos mais inteligentes e aumentam a experiência e interação.

As narrativas de GameFi e Metaverso têm estado adormecidas por muito tempo, e talvez novas faíscas possam ser criadas com IA.

Mais importante, os projetos de jogos podem utilizar as capacidades fornecidas pela Virtual para tornar seus próprios jogos melhores, portanto, é previsível que o Protocolo Virtual forme um efeito de "pá de ouro" semelhante ao Pyth.

À medida que os projetos de rastreamento de IA se tornam gradualmente fungíveis, o Virtual se tornará o próximo Bittensor especializado nas indústrias de jogos e entretenimento?

Neste problema, usamos a maneira mais popular para ajudá-lo a entender rapidamente esta pérola de IA na cadeia Base.

IA cresce em direção à democratização e os jogos se tornam inteligentes

Para entender se o Protocolo Virtual tem potencial, primeiro precisamos ver o que está faltando no mercado e se ele pode resolver o problema. Como o projeto é voltado para a ampla direção de IA + Jogo, quais são os problemas nas atuais trilhas de IA e jogos?

Vamos começar com IA. Um problema comumente criticado é o problema da caixa preta: você contribui com dados para a IA, mas não pode lucrar com isso, não pode saber como os dados são usados e não pode contribuir ativamente com os dados que deseja contribuir; os provedores de modelos de IA retiram a maior parte do discurso e benefícios.

Quanto aos jogos, uma das questões proeminentes com o atual GameFi ou metaverso é a falta de experiência interativa imersiva, tornando-o menos atraente em comparação com os produtos de jogos convencionais. A falta de sensação interativa no mundo virtual faz você se sentir irreal, não divertido, não imersivo o suficiente e não personalizado o suficiente, e como resultado, o jogo, como um produto que consome tempo, carece da confiança para capturar a atenção dos jogadores.

Do ponto de vista dos observadores da indústria, na verdade, começamos a ver a IA sendo usada na indústria de criptomoedas para melhorar a experiência e a eficiência. No entanto, a maior parte dessa aplicação está concentrada em DeFi e em outros aspectos orientados para transações. Existem muito poucos exemplos maduros de IA aplicada à trilha de jogos.

E esta é também a chave para o Protocolo Virtual encontrar seu nicho ecológico adequado.

Simplesmente falando, este projeto faz principalmente duas coisas:

Tornando a IA democratizada e os jogos inteligentes.

A chamada democratização da IA significa que você pode contribuir com os dados que deseja contribuir, compartilhar os benefícios dessa contribuição, entender o propósito da contribuição de dados, confirmar a propriedade dos dados e quebrar a "caixa-preta" mencionada acima;

Essa narrativa está naturalmente alinhada com o núcleo espiritual igualitário e de base do Web3, e é fácil de entender.

A inteligência do jogo significa que você pode usar os dados contribuídos por diferentes grupos através de treinamento de IA e integrá-los em diferentes mecanismos de jogo, para que todas as interações do jogo possam ser transformadas de 'quase sociais' para 'totalmente sociais' - Imagine 'Meus amigos de IA e eu estávamos jogando no jogo'. Este cenário está gradualmente se tornando realidade;

No círculo tradicional de jogos, alguns jogadores conectaram o GPT4 aos NPCs em “The Elder Scrolls”, e a qualidade do diálogo e a imersão interativa foram grandemente melhoradas. Os jogos Web3 também podem adotar esse método, tornando o jogo mais interativo e imersivo, e servindo toda a trilha de jogos/metaverso.

Outro benefício trazido pela inteligência é a composabilidade. A memória e o histórico do personagem de IA podem ser usados em diferentes jogos e mundos virtuais - ele no jogo A irá acompanhá-lo em sua aventura no jogo B...

O personagem de IA embarca em uma aventura em Zelda e sabe onde a espada em Mario pode estar escondida através da memória.

A IA generativa ajuda a expandir a personalização, enquanto a saída multimodal (incluindo texto, som e visuais) melhora a imersão. Juntos, eles removem a monotonia das interações virtuais, garantindo que cada momento seja mais envolvente do que o último.

Os benefícios são evidentes e a narrativa é razoável o suficiente. A chave é como fazer isso.

Fábrica de IA para jogos e Metaverso

Voltando ao projeto em si, como o Virtual Protocol implementa uma inteligência artificial de jogo de propriedade conjunta, curada por humanos e plug-and-play?

Deixando de lado os detalhes técnicos elevados, uma metáfora popular pode resumir a essência do projeto — Construir uma fábrica de IA descentralizada para conectar oferta e demanda.

Uma vez que se trata de uma fábrica, é natural pensar nas questões-chave nestas duas extremidades:

Para o lado da oferta, que tipo de produtos o Protocolo Virtual tem? Onde comprar?

Para o lado da demanda, o que o Protocolo Virtual vende? Para quem você vende os bens?

Vamos começar com o lado da oferta.

Você pode simplesmente entender os bens adquiridos pela Virtual como “Partes de personagens virtuais de IA“, classificar as partes na fábrica e prepará-las para montagem.

As partes podem ser divididas grosseiramente em três tipos:

  • Núcleo cognitivo: Incorporando a complexidade de grandes modelos de linguagem (LLMs), ele se destaca na criação de interações que não apenas são contextualmente coordenadas, mas também linguisticamente sólidas.
  • Núcleo sonoro: Desde o timbre e tom da voz até os sons ambientes que acompanham a interação
  • Núcleo visual: Abrangendo desde aparências básicas até animações complexas. Este núcleo encapsula o aspecto visual, permitindo que a IA seja vista e reconhecida

Falando sério, essas partes são oficialmente chamadas de Núcleo Modular e formam a chave para um personagem virtual ter capacidades de IA.

De onde vêm essas peças? A resposta é “das massas”.

Qualquer pessoa pode usar seus talentos e participar da contribuição do Núcleo Modular para melhorar um personagem virtual de IA e depois aplicar o personagem em várias aplicações, como jogos.

Você pode ser um contribuidor de dados de texto, fornecendo os dados textuais necessários para moldar o diálogo, história e características do AI para formar uma personalidade virtual;

Você pode ser um contribuinte do modelo de LLM, usando dados de texto de destino para refinar modelos de linguagem para aprimorar as comunicações de IA, garantindo interações naturais e contextuais. Esse processo transforma a inteligência artificial geral em ferramentas mais matizadas que se destacam em áreas profissionais e temáticas específicas;

Você ainda pode ser um contribuidor de dados de voz, fornecendo diferentes amostras de som para criar vozes virtuais que capturam toda a gama de emoções e tons para gerar fala expressiva;

Você pode até ser um contribuidor visual, projetando aparências virtuais, de imagens básicas a animações detalhadas.

Finalmente, as partes acima são montadas em um personagem virtual de IA. Todos contribuem, todos possuem e todos se beneficiam.

Quaisquer materiais que você contribuir aparecerão na forma de NFT, o que facilita a partilha de receitas posteriores e a confirmação de direitos de dados, e o arquivo em si é armazenado no IPFS.

Depois que a entrada de mercadorias e a montagem forem concluídas, quais mercadorias serão vendidas?

Esses personagens virtuais de IA podem ser realmente classificados em três tipos diferentes:

  • Espelho virtual de personagens de PI: Esses espelhos virtuais são projetados para simular personagens icônicos de várias PIs. Permitindo que os fãs interajam com seus personagens favoritos de uma maneira muito pessoal e autêntica, enriquecendo sua experiência com PI original.
  • Programa virtual específico da função: Personalizado para realizar tarefas especializadas, semelhante a um sistema especialista. Seja tecendo narrativas de horror ou guiando jogadores através do DOTA, essas IAs possuem conhecimentos específicos de domínio que lhes permitem atuar como assistentes e agentes autônomos, fornecendo aos usuários expertise e experiências de aprendizado interativo.
  • Avatar pessoal: Não apenas se parece com você, mas se comporta e interage de uma maneira típica de você. Esses dispositivos virtuais pessoais são projetados para serem personalizáveis e autoextensíveis, proporcionando aos usuários a oportunidade de interagir com espaços digitais de maneira inerentemente pessoal e única.

Quem precisa desses bens? Naturalmente, existem vários Dapps com diferentes requisitos de IA.

Protocolo Virtual primeiro jogou um jogo de "auto-produzido e auto-vendido".

Por exemplo, o jogo de namorada virtual AI AI WAIFU auto-desenvolvido usa as capacidades da fábrica de IA mencionada acima para construir três namoradas AI diferentes que podem conversar com você, reagir com base em diferentes cenários de conversa, melhorar sua favorabilidade e formar um modelo de desenvolvimento de jogo com base no feedback do diálogo.

Para mais detalhes específicos, consulte este artigoInterpretação do AI WAIFU: O primeiro jogo de namorada virtual impulsionado por IA na Blast - o token LBP está prestes a ser lançadopara obter uma introdução detalhada.

Da mesma forma, a fábrica de IA também pode fornecer outros Dapps de terceiros.

Através do acesso simples ao SDK, diferentes desenvolvedores de aplicativos podem aproveitar as capacidades de raciocínio multi-modal do protocolo, permitindo que o Gate seja integrado de forma transparente em vários ambientes DApp, garantindo que os desenvolvedores possam implementar funções avançadas de IA com o mínimo de atrito.

Há um benefício-chave aqui, que é o “plug and play” mencionado anteriormente.

Você mesmo cria a lógica do jogo. Quando você precisa de capacidades de IA, você não precisa desenvolvê-la do início ao fim, nem precisa treinar uma IA separadamente para o jogo. Você pode simplesmente usar as capacidades fornecidas pelo Protocolo Virtual como um plug-in.

Por fim, Protocolo Virtual, um conjunto de IA de jogos plug-and-play de propriedade conjunta, criada em conjunto, formou tal fluxo de valor para diferentes participantes:

Os contribuintes podem contribuir com dados, modelos e materiais necessários no núcleo de vários módulos;

Verificadores usam conhecimento profissional para revisar e verificar os dados e modelos fornecidos pelos contribuidores para garantir que a saída atenda aos mais altos padrões;

Os desenvolvedores de Dapp usam as contribuições mencionadas e os dados e modelos auditados, e a receita gerada pelos usuários que usam Dapps também será compartilhada com verificadores e desenvolvedores. Como resultado, uma fábrica especificamente construída para jogos de IA é construída.

Token virtual: a chave para coordenar os interesses de todas as partes

Para esta plataforma que conecta multidões à esquerda e projetos DApp como jogos à direita, os incentivos econômicos do token serão essenciais para determinar se a fábrica de IA poderá operar de forma transparente e organizada.

O efeito geral do $Virtual é ajustar medidas de incentivo e aumentar o valor de todos os interessados. Especificamente, o $Virtual atuará como um token de utilidade para transações, governança e staking. Os usuários podem acessar e utilizar várias funcionalidades no ambiente virtual e contribuir para elas. Vamos dar uma olhada no valor do $Virtual do ponto de vista de um usuário comum.

Suponhamos que Alice, que é otimista em relação ao Protocolo Virtual, detém $Virtual. Ela pode optar por apostar $Virtual para manter a segurança de todo o sistema, ao mesmo tempo em que ganha recompensas de aposta. Agora, surge a pergunta: onde ela deve apostar seus tokens para obter o benefício máximo?

Alice precisa escolher um personagem virtual dentro do sistema Virtual para apostar seus tokens, como mostrado abaixo. Você pode pensar nisso como uma piscina de apostas, onde quanto mais tokens houver, mais recursos de desenvolvimento serão alocados em torno desse personagem.

Na realidade, o projeto associou personagens virtuais de IA com tokens virtuais. Quanto mais tokens apostados, melhor reflete a popularidade do personagem. Quanto mais popular o personagem, mais dispostos os contribuintes estão a contribuir com dados (porque as recompensas distribuídas potenciais são maiores), então os recursos de desenvolvimento em torno desse personagem também aumentarão.

Essencialmente, Alice está enfrentando um mecanismo de votação em massa, usando tokens para votar e se beneficiando da votação. No entanto, depois de apostar tokens para um personagem específico, a conclusão do staking também implica responsabilidade. Alice também precisa atuar como Validadora, revisando as várias informações de dados carregadas pelos contribuintes para o personagem, como idioma, voz, aparência, etc. Se ela não possuir essa capacidade de revisão, ela pode escolher um método de delegação de staking semelhante ao ETH, delegando os direitos de staking a nós mais profissionais e, assim, compartilhando as recompensas.

Mais tarde, quando outros DApps desenvolverem jogos usando a tecnologia do Virtual e personagens de IA, Alice pode receber airdrops de tokens para esses jogos porque ela possui Virtual.

Além da perspectiva de Alice, o token VIRTUAL conecta efetivamente o fluxo de valor em todo o protocolo:

Primeiramente, os tokens VIRTUAIS recompensam os colaboradores que fazem upload e atualizam conteúdo para o Núcleo Modular do personagem virtual.

Em segundo lugar, os tokens VIRTUAL recompensam os validadores que verificam o conteúdo enviado.

Finalmente, o oficial do Protocolo Virtual usará uma parte da renda dos DApps que usam personagens virtuais para recomprar tokens $VIRTUAL, aumentando assim o valor do token e estabilizando o ecossistema.

Além do papel do próprio token, seu modelo econômico merece mais atenção.

Pelo que consta nos documentos do projeto e nas informações públicas, 40% dos tokens VIRTUAL são de propriedade do DAO oficial do projeto. Qualquer uso desses 40% dos tokens requer que a proposta seja votada antes que possa ser executada. Isso também significa que a parte não circulada dos tokens VIRTUAL não será vendida sob pressão, diluindo assim o valor dos tokens em circulação.

Por outro lado, os restantes 60% foram totalmente circulados no mercado e também existe o mecanismo de recompra mencionado acima. Os jogos associados ao protocolo geram receitas e distribuem lucros aos detentores de tokens.

Portanto, no geral, a pressão de venda da VIRTUAL é controlável e tem um certo efeito de pá.

Além disso, token VIRTUAL Página de distribuição gratuitafoi lançado, e você também pode obter diferentes recompensas de airdrop ao manter Virtual. Embora as informações específicas ainda não tenham sido anunciadas, isso também aumentou as expectativas do mercado disfarçadamente.

Força motriz a ser observada no futuro próximo

As informações públicas mostram que a mainnet do Virtual Protocol será lançada oficialmente na noite do dia 22, momento em que os usuários poderão contribuir com dados e modelos relevantes em seu site. Além disso, que outras boas informações valem a pena ser notadas?

Em primeiro lugar, em termos do ambiente geral, a cadeia Base está quente e a pista de IA continua a crescer. A sobreposição desses dois fatores é, sem dúvida, um fator favorável.

O segundo ponto que é facilmente ignorado é que, embora o protocolo esteja na Base, as aplicações em cada cadeia podem usar capacidades Virtuais. Incentivos econômicos baseados em Token e fluxo de valor estão on-chain, mas as capacidades de IA estão off-chain. Usar SDK para desenvolver aplicações não seleciona L1 ou L2. Isso também aumenta significativamente o número de parceiros potenciais e o espaço de uso do protocolo, ou seja, o "efeito pá de ouro Pyth" que falamos no início do artigo.

Talvez, todos os jogos e projetos de metaverso irão inaugurar uma primavera de IA, e Virtual pode ser apenas o primeiro raio da brisa da primavera.

Ao mesmo tempo, o empoderamento de toda a cadeia também traz um espaço potencial para a “compra de votos.”

Leitores familiarizados com DeFi estarão familiarizados com a Curve War, que cria demanda por veCRV para direcionar mais atenção para sua piscina de liquidez.

O Protocolo Virtual também tem a possibilidade de uma Guerra Virtual:

Com atenção e liquidez limitadas, diferentes projetos de jogos podem investir o máximo possível em xVirtual nos personagens virtuais que desejam usar para atrair outros a apostar para retornos mais altos, promovendo assim a atividade e o uso de seus próprios personagens virtuais de IA.

Além desses fundamentos, alguma cooperação ecológica também é digna de interpretação.

O Twitter oficial da Virtual afirmou recentemente que se tornou parte do Programa Inception da Nvidia. O programa é um programa gratuito projetado para ajudar startups a crescer mais rapidamente por meio de tecnologia de ponta, oportunidades de se conectar com capitalistas de risco e acesso aos mais recentes recursos tecnológicos da NVIDIA.

Sendo associado à NVIDIA e à IA, pelo menos tem a centelha para alimentar a narrativa especulativa.

Ao mesmo tempo, os personagens virtuais de IA da Virtual podem essencialmente ser vistos como agentes de IA especializados na indústria de jogos. E o irmão mais velho dos agentes de IA, Autonolas ($OLAS), também colaborou com a Virtual. Há espaço para imaginação em termos de contribuições de recursos e interligação de tokens entre os dois.

Virtual, Extraído da Realidade

Em conclusão, o nome Protocolo Virtual reflete o cerne de seu negócio:

Descentralizar a coleta de materiais da realidade torna o mundo virtual mais inteligente.

O nome Protocolo Virtual é interessante o suficiente, e seu negócio e narrativa correspondentes são suficientes para estimular mais interesse dos participantes.

O mundo virtual não é completamente independente da realidade; pelo contrário, reúne várias sabedorias e esforços da realidade. Essa sabedoria e esforço merecem ser recompensados de forma adequada. Ao beneficiar a indústria do entretenimento, também permite que todos alcancem sua própria felicidade e lucros.

Aviso Legal:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de [GateTechFlow], Encaminhe o Título Original‘Protocolo Virtual: uma fábrica de IA para jogos e metaversos, onde todos podem contribuir e se beneficiar’. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [TechFlow]. Se houver objeções a esta reimpressão, entre em contato com o Gate Learntime de suporte, e eles vão lidar com isso prontamente.
  2. Isenção de Responsabilidade: As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. A menos que mencionado, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.
即刻開始交易
註冊並交易即可獲得
$100
和價值
$5500
理財體驗金獎勵!