No cenário sempre em evolução da Web3, uma nova abordagem para a interação do usuário está rapidamente evoluindo — Centrado na Intenção (Centrado na Intenção). Sem perder autonomia, os usuários só precisam expressar quais intenções/requisitos desejam obter resultados. Os caminhos complexos e os processos de implementação envolvidos são tratados por protocolos/terceiros solucionadores.
Assim como eu quero comprar um “longínquo” agora, só preciso de preencher o nome, morada e número de telefone na loja de comércio eletrónico para fazer uma encomenda, assinar para o estafeta receber o produto real e não tenho de me preocupar com logística e entrega. Ou, como dizer apenas “Ajuda-me a resumir o livro branco do Ethereum em 1000 palavras” ao ChatGPT, ele pode ajudar-te a fazê-lo.
Centrado na Intenção permite que a Web3 de hoje melhore significativamente a experiência do usuário, a composição e a privacidade.
Em termos de experiência do utilizador , a essência do Intent-Centric é simplificar a experiência do utilizador. Ao enfatizar os "objetivos e resultados" em vez do "processo", os utilizadores não são expostos a processos interativos complexos.
Em termos de composability , aplicações de protocolo adaptadas às intenções dos utilizadores podem alcançar máxima compatibilidade, cultivando assim um ecossistema Crypto mais rico e coeso.
De umperspetiva da privacidade, os utilizadores podem evitar divulgar detalhes oudados sobre si mesmos simplesmente expressando as suas intenções.
Tal como o exemplo anterior de compras online, no Web2, podemos experimentar todo o tipo de operações suaves e um design minimalista da experiência do utilizador. No entanto, no Web3, as questões relacionadas com a experiência do utilizador elevada tornaram-se uma das principais razões que impedem a adoção em larga escala do Web3. Até a troca mais simples requer operações complicadas, como a criação e gestão de carteiras, a ligação de carteiras e a assinatura de contratos. Pode também acontecer que o deslizamento seja demasiado elevado devido a fatores como MEV e baixa liquidez.
Portanto, o surgimento do Intent-Centric, que desmonta as necessidades do usuário e ajuda na execução, não é acidental. Em vez disso, juntamente com a Abstração de Conta (Account Abstraction), TGBot e carteiras MPC, que também visam simplificar a experiência do usuário, continua a impulsionar a narrativa da “adoção em larga escala da Web3” para um novo nível.
A abstração da conta é o último conceito popular. Enfatiza que os utilizadores devem utilizar contas inteligentes mais específicas para realizar tarefas mais específicas.
Finalizando a abstração de conta ERC-4337, realiza contas inteligentes, fornece mais métodos de login, recuperação social, etc., reduz o limiar para novos usuários entrarem em aplicações Web3 e permite que novos usuários entrem em aplicações onde podem expressar suas intenções. Além disso, as transações agrupadas da conta inteligente, pagamento de gás e outras capacidades também podem implementar melhor o Centrado na Intenção. Se for necessária autorização para cada interação, isso inevitavelmente levará a uma implementação complicada e lenta das intenções do usuário.
Assim, as contas inteligentes têm o potencial de se tornarem um verdadeiro ponto de entrada de front-end para o Centric de Intenção.
Os principais projetos de carteiras que atualmente trabalham para alcançar a abstração de contas incluem: Safe Wallet, Biconomy, ZeroDev, Argent, Ambire, Sequence, etc.
Ao integrar AIGC como Siri e ChatGPT na carteira, os utilizadores podem expressar as suas intenções falando com a IA. Esta pode ser a forma final do Centrado na Intenção. Além disso, a IA construída com base em um grande número de grandes modelos de linguagem é também a ferramenta mais eficaz para decifrar a intenção do utilizador. Os solucionadores de terceiros só podem executar com mais clareza se as intenções do utilizador forem decifradas. Bob the Solver, o projeto vencedor do hackathon ETHGlobal Paris deste ano, é um ótimo exemplo. A Particle Network, uma carteira MPC estabelecida, também está trabalhando em projetos semelhantes.
Embora o ideal seja muito completo, ainda há alguma distância a percorrer.
Olhando para isso agora, é difícil para a IA alcançar 100% de precisão na captura das intenções do utilizador, e é difícil para os utilizadores expressar intenções mais complexas. Como exemplo, eu expressei a minha intenção à IA: criar um NFT na série XX NFT com base num preço médio, mas o saldo da minha conta não pode ser inferior a $5.
Esta frase inclui tanto intenção explícita como intenção implícita.
A intenção explícita era "criar um NFT, meu saldo não pode ser inferior a $5," o que é uma indicação muito clara da minha intenção.
A intenção implícita é “baseada nos preços médios,” que é apenas uma descrição aproximada da intenção. Obviamente, a IA também deve compreender e analisar as seguintes questões:
• Qual é o preço médio?
• A que plataformas se refere?
O MEV (Valor Extradível pelos Mineiros) é um desafio de longo prazo para DeFi, uma vez que os mineiros utilizam as suas posições à custa dos utilizadores regulares, fazendo com que estes enfrentem frequentemente resultados adversos.
No entanto, alcançar as intenções do utilizador requer a externalização da execução para o solucionador, pelo que o MEV gerado pelas transações no Intent-Centric é também uma das questões em que é necessário focar.
Atualmente, tanto o Essential quanto o Flashbot SUAVE estão tentando resolver esse problema.
Juvix
Juvix é uma linguagem de programação projetada por Anoma, uma cadeia pública centrada na intenção. Os desenvolvedores podem usar Juvix para implementar facilmente a lógica de aplicação contendo dados públicos, secretos e criptografados.
Bob the Solver
Bob, o núcleo Solver, está a trabalhar num resolvedor de IA e numa carteira de abstração de conta. O resolvedor de IA está equipado com um modelo de aprendizagem automática que pode classificar a intenção do utilizador. Por exemplo, se um utilizador expressar a intenção de comprar um NFT específico, o resolvedor decifra com precisão essa intenção e encontra o melhor caminho para alcançar os resultados desejados. O resolvedor encaminha então a intenção e o melhor caminho para a carteira de abstração de conta, que executará a transação de acordo com o melhor caminho.
OkContract
OkContract criou um padrão de “intenção de baixo nível” para facilitar aos programadores a integração de transações em qualquer website/aplicação.
Delegável
Delegatable é uma ferramenta e estrutura para delegação universal na Ethereum, permitindo aos utilizadores delegar amigos/agentes de terceiros para realizar ações em seu nome sem terem de pagar taxas de gás ou fazer transações. O processamento em lote de transações por agentes pode reduzir as taxas de gás e melhorar a eficiência.
Vale a pena mencionar que o Intent-Centric não apareceu no Web3 depois de o Paradigm publicar um artigo de pesquisa; em vez disso, acordos para executar intenções do utilizador têm estado por aí há algum tempo. Já existem muitos protocolos ou funcionalidades com intenções específicas nos diferentes vértices do Web3.
No que diz respeito ao setor mais antigo de DeFi do Web3, as intenções dos usuários geralmente estão voltadas para a geração de receita e utilidade. Em torno desta intenção, muitos dApps DeFi podem ser chamados de precursores da narrativa centrada na intenção.
Por exemplo, os agregadores mais familiares, como 1inch e Blur, apareceram para ajudar os utilizadores a poupar o trabalho de encontrar o melhor caminho de negociação e estratégia de lucro. Os utilizadores só precisam de introduzir as suas intenções de transação, o contrato inteligente irá organizar a melhor rota e eles apenas precisam de tomar uma decisão final.
Outro exemplo são os TGBots, como o Unibot, que se tornaram virais há algum tempo. Eles transformam de forma inteligente operações complexas on-chain em decisões dentro das opções de chat do Telegram. Os utilizadores podem selecionar as opções correspondentes para realizar operações que são complicadas para novos utilizadores, como executar transações, interagir com airdrops e abrir sniper.
No entanto, no que diz respeito a questões como MEV e deslizamento de transações, alguns protocolos DeFi novos e antigos estão a ajudar os utilizadores com a intenção de "melhores transações," por exemplo,
• CowSwap, 1inch Fusion, UniSwapX: Correspondência off-chain, onde o resolvedor negoceia na cadeia. Transações complexas não requerem várias taxas de gás e transações falhadas não requerem taxas de gás.
• Porto marítimo: alternativa totalmente descentralizada da Opensea, correspondência off-chain, transações on-chain por solvers, e os usuários podem fazer pedidos sem taxas de gás.
• Symmio: Uma plataforma de negociação de derivativos peer-to-peer baseada em intenções on-chain. Quando um usuário envia uma transação, todos os outros usuários podem ver as informações da transação e, se aceitarem a transação, ela se torna uma contraparte/resolvedor. Não há pool de fundos envolvido nesse processo; o que A ganha é o que B perde.
• Mercados BASED: Uma plataforma de negociação on-chain baseada no framework de negociação Symmio.
• BananaHQ: Usando a Intenção-Cêntrica, ERC-4337 e Prova de Conhecimento Zero para construir uma carteira inteligente, diminuindo a barreira para novos usuários entrarem na Web3.
A arquitetura centrada na blockchain atualmente representada pelo Ethereum fornece um atributo chave: liquidação programável, que é suficiente para suportar dApps simples com intenções específicas, mas difícil de implementar intenções complexas.Alguns projetos estão a criar soluções genéricas para o Intent-Centric, fornecendo os atributos necessários para qualquer dApp específico desde o início.
Anoma é uma cadeia pública centrada na intenção + preservação da privacidade para descoberta de contraparte, análise e liquidação atômica multi-cadeia. É adequada para construir dApps que envolvem utilizadores a emitir um número ilimitado de intenções complexas sobre ela.
O financiamento total da Anoma é de aproximadamente 57,8 milhões de dólares americanos, dos quais completou com sucesso o financiamento da Série A de 26 milhões de dólares em novembro de 2021. A valoração do projeto era de cerca de 260 milhões de dólares americanos na época do financiamento da Série A. Embora a Anoma ainda esteja em seus estágios iniciais, seu white paper remonta a 2018 e, após anos de incubação e evolução, a Anoma é líder absoluta em termos de tempo e tecnologia no campo centrado na intenção.
O fluxo de trabalho central da Anoma inclui os seguintes passos:
• Interações do Utilizador: Os utilizadores podem enviar intenções transparentes, privadas ou protegidas para a Rede de Disseminação de Intenções da Anoma.
• Coleta e Correspondência de Intenções: Os solvers na rede reúnem intenções e realizam transições de estado equilibradas para alcançar a correspondência. Por exemplo, se um usuário escolher trocar 1 Bitcoin por Ethereum, outro usuário deve reverter a transação para alcançar uma transição de estado equilibrada.
• Processamento da transação: A transação correspondente é submetida ao mempool, e o validador envia o bloco empacotado pelo proponente para a camada de execução para completar a execução e verificar a validade, e finalmente completar a atualização da raiz do estado.
O núcleo técnico da Anoma inclui o Taiga (um framework de transição de estado privado integrado na camada de comunicação de intenções e camada de correspondência), o Typhon (mecanismo de consenso de transações atômicas entre cadeias), o MASP (piscina de proteção de ativos múltiplos), o Vamp-IR (linguagem de circuito aritmético) e o Juvix (linguagem de programação). Desde o início, foi usado para construir dApps com intenções específicas, por isso, quando se trata de implementar o Modelo Centrado em Intenções, a Anoma é indispensável.
Em 21 de setembro, a Essential, que se concentra na construção de soluções universais centradas na intenção, anunciou uma rodada de financiamento inicial de $5.5 milhões.
A solução da Essential está principalmente dividida em três partes. A primeira é criar um padrão para os utilizadores expressarem as suas intenções. Ao adotar este padrão, não importa em que cadeia, haverá um quadro geral para expressar e resolver intenções; em segundo lugar, um padrão Ethereum para a abstração de contas orientadas para a intenção. Ao usar a abstração de contas, os utilizadores permitirão que os solucionadores executem transações para alcançar as suas intenções; e, finalmente, uma nova blockchain centrada na intenção.
Comparando com Anoma e Essential que criam diretamente uma nova cadeia pública, DapPos e Particle Network têm uma nova forma de pensar, empacotando dApps existentes e tornando-se a camada de intenção do Web3.
Em julho de 2023, a DapPOS completou uma rodada de financiamento inicial co-liderada pela IDG Capital e pela Sequoia China, depois de ter recebido financiamento prévio da Binance Labs.
DapPOS é o primeiro protocolo de operação Web3 e um protocolo centrado na intenção. Ao fornecer uma conta inteligente multi-cadeia (conta unificada) DapPos Account e a rede de solucionadores DapPos Network, e integrar mais de 20 dApps líderes da indústria, o DapPOS é tão suave como usar aplicativos comumente usados ao criar e gerenciar carteiras, experimentar diferentes DApps de cadeia, gerenciar ativos multi-cadeia e realizar transações complexas.
Por exemplo, o saldo total de Xiaoming na conta unificada DapPOS é de 100 USDC, dos quais 50 USDC estão na cadeia Ethereum e 50 USDC na cadeia BNB. Xiaoming só precisa assinar uma vez para confirmar a transação e usar o saldo total de 100 USDC no GMX na Arbitrum ou no Benqi na Avalanche. Aqui é onde entram a Conta DapPOS e a Rede DapPOS. Os usuários podem usar o DapPos tão facilmente como usar uma transação CEX, e todos os processos envolvidos em cada transação são executados pelo resolvedor.
Quando o DapPOS V2 foi lançado no início de setembro, não era apenas um conceito teórico; o Perpetual Protocol foi o primeiro a ser integrado nele. Mais dApps líderes também serão integrados no futuro, como Perpetual, Benqi, QuickSwap, KyberSwap, GMX, KuSwap e Pangolin. Graças ao DapPOS, os usuários agora podem usar o Protocolo Perpétuo, que anteriormente só estava disponível na Arbitrum, em várias cadeias, como a cadeia BNB, e os usuários podem usar qualquer token de sua escolha para liquidar as taxas de gás.
A Particle Network lançou oficialmente um produto V1 no final de outubro do ano passado, um produto Wallet-as-a-Service (carteira como serviço) baseado em MPC-TSS, e atualizou para uma carteira abstrata de conta MPC+ quando o ERC-4337 foi lançado. O destaque é que, com base na gestão segura de fragmentos de chave do MPC e no ambiente de execução, os utilizadores podem fazer login usando um método Web2 familiar sem se preocuparem com o armazenamento de chaves privadas e mnemónicas; ao mesmo tempo, a experiência de utilização da carteira é melhorada com base na abstração de conta, como taxas de gás unificadas, operações em lote, etc.
Nos 10 meses desde o lançamento do V1, centenas de dApps de vários tipos integraram os produtos e serviços da Rede Particle, incluindo Xter.io e Protocolo Hooked, ApeX, 1inch, CyberConnect, etc., cobrindo basicamente os principais programas de cada categoria.
Depois que o conceito Intent-Centric se tornou popular, a Particle Network "continua a fazer coisas" e anunciou uma atualização para a nova versão V2. Como se apresentou, o Particle Network V2 será uma camada de acesso Web3 baseada em Intent-Centric.
A Particle Network V2 construiu uma rede de resolução com base na carteira abstrata MPC+ existente e integrada com centenas de dApps, e adicionou um AIGC à carteira. Os utilizadores apenas precisam de expressar diretamente as suas intenções a este AIGC, e o resolvedor calcula então o melhor caminho a partir das centenas de dApps para executar de acordo com as intenções do utilizador. A Particle Network V2 dedica-se a implementar a forma final do já mencionado Intent-Centric.
Em resumo, o DapPOS é como a plataforma de aplicativos WeChat, abstraindo o conceito de cadeias públicas e processos interativos, para que os usuários possam usar simultaneamente dezenas de dApps com cadeias diferentes em uma única carteira; a Particle Network V2 é mais como o ChatGPT. Os usuários só precisam conversar e bater papo com AIGC, e a IA os ajudará automaticamente a concluir transações complexas. Assim que o produto estiver completo, ambos desempenharão um papel enorme na atração de novos usuários da Web3. Por outro lado, Anoma e Essential são mais como iterações na Web3 atual para maximizar o Intent-Centric. Embora ainda haja um longo caminho a percorrer, uma vez maduro e construir um bom ecossistema de desenvolvedores e usuários, espera-se desencadear uma nova rodada de crescimento explosivo para dApps e iniciar a próxima era da Web3.
No cenário sempre em evolução da Web3, uma nova abordagem para a interação do usuário está rapidamente evoluindo — Centrado na Intenção (Centrado na Intenção). Sem perder autonomia, os usuários só precisam expressar quais intenções/requisitos desejam obter resultados. Os caminhos complexos e os processos de implementação envolvidos são tratados por protocolos/terceiros solucionadores.
Assim como eu quero comprar um “longínquo” agora, só preciso de preencher o nome, morada e número de telefone na loja de comércio eletrónico para fazer uma encomenda, assinar para o estafeta receber o produto real e não tenho de me preocupar com logística e entrega. Ou, como dizer apenas “Ajuda-me a resumir o livro branco do Ethereum em 1000 palavras” ao ChatGPT, ele pode ajudar-te a fazê-lo.
Centrado na Intenção permite que a Web3 de hoje melhore significativamente a experiência do usuário, a composição e a privacidade.
Em termos de experiência do utilizador , a essência do Intent-Centric é simplificar a experiência do utilizador. Ao enfatizar os "objetivos e resultados" em vez do "processo", os utilizadores não são expostos a processos interativos complexos.
Em termos de composability , aplicações de protocolo adaptadas às intenções dos utilizadores podem alcançar máxima compatibilidade, cultivando assim um ecossistema Crypto mais rico e coeso.
De umperspetiva da privacidade, os utilizadores podem evitar divulgar detalhes oudados sobre si mesmos simplesmente expressando as suas intenções.
Tal como o exemplo anterior de compras online, no Web2, podemos experimentar todo o tipo de operações suaves e um design minimalista da experiência do utilizador. No entanto, no Web3, as questões relacionadas com a experiência do utilizador elevada tornaram-se uma das principais razões que impedem a adoção em larga escala do Web3. Até a troca mais simples requer operações complicadas, como a criação e gestão de carteiras, a ligação de carteiras e a assinatura de contratos. Pode também acontecer que o deslizamento seja demasiado elevado devido a fatores como MEV e baixa liquidez.
Portanto, o surgimento do Intent-Centric, que desmonta as necessidades do usuário e ajuda na execução, não é acidental. Em vez disso, juntamente com a Abstração de Conta (Account Abstraction), TGBot e carteiras MPC, que também visam simplificar a experiência do usuário, continua a impulsionar a narrativa da “adoção em larga escala da Web3” para um novo nível.
A abstração da conta é o último conceito popular. Enfatiza que os utilizadores devem utilizar contas inteligentes mais específicas para realizar tarefas mais específicas.
Finalizando a abstração de conta ERC-4337, realiza contas inteligentes, fornece mais métodos de login, recuperação social, etc., reduz o limiar para novos usuários entrarem em aplicações Web3 e permite que novos usuários entrem em aplicações onde podem expressar suas intenções. Além disso, as transações agrupadas da conta inteligente, pagamento de gás e outras capacidades também podem implementar melhor o Centrado na Intenção. Se for necessária autorização para cada interação, isso inevitavelmente levará a uma implementação complicada e lenta das intenções do usuário.
Assim, as contas inteligentes têm o potencial de se tornarem um verdadeiro ponto de entrada de front-end para o Centric de Intenção.
Os principais projetos de carteiras que atualmente trabalham para alcançar a abstração de contas incluem: Safe Wallet, Biconomy, ZeroDev, Argent, Ambire, Sequence, etc.
Ao integrar AIGC como Siri e ChatGPT na carteira, os utilizadores podem expressar as suas intenções falando com a IA. Esta pode ser a forma final do Centrado na Intenção. Além disso, a IA construída com base em um grande número de grandes modelos de linguagem é também a ferramenta mais eficaz para decifrar a intenção do utilizador. Os solucionadores de terceiros só podem executar com mais clareza se as intenções do utilizador forem decifradas. Bob the Solver, o projeto vencedor do hackathon ETHGlobal Paris deste ano, é um ótimo exemplo. A Particle Network, uma carteira MPC estabelecida, também está trabalhando em projetos semelhantes.
Embora o ideal seja muito completo, ainda há alguma distância a percorrer.
Olhando para isso agora, é difícil para a IA alcançar 100% de precisão na captura das intenções do utilizador, e é difícil para os utilizadores expressar intenções mais complexas. Como exemplo, eu expressei a minha intenção à IA: criar um NFT na série XX NFT com base num preço médio, mas o saldo da minha conta não pode ser inferior a $5.
Esta frase inclui tanto intenção explícita como intenção implícita.
A intenção explícita era "criar um NFT, meu saldo não pode ser inferior a $5," o que é uma indicação muito clara da minha intenção.
A intenção implícita é “baseada nos preços médios,” que é apenas uma descrição aproximada da intenção. Obviamente, a IA também deve compreender e analisar as seguintes questões:
• Qual é o preço médio?
• A que plataformas se refere?
O MEV (Valor Extradível pelos Mineiros) é um desafio de longo prazo para DeFi, uma vez que os mineiros utilizam as suas posições à custa dos utilizadores regulares, fazendo com que estes enfrentem frequentemente resultados adversos.
No entanto, alcançar as intenções do utilizador requer a externalização da execução para o solucionador, pelo que o MEV gerado pelas transações no Intent-Centric é também uma das questões em que é necessário focar.
Atualmente, tanto o Essential quanto o Flashbot SUAVE estão tentando resolver esse problema.
Juvix
Juvix é uma linguagem de programação projetada por Anoma, uma cadeia pública centrada na intenção. Os desenvolvedores podem usar Juvix para implementar facilmente a lógica de aplicação contendo dados públicos, secretos e criptografados.
Bob the Solver
Bob, o núcleo Solver, está a trabalhar num resolvedor de IA e numa carteira de abstração de conta. O resolvedor de IA está equipado com um modelo de aprendizagem automática que pode classificar a intenção do utilizador. Por exemplo, se um utilizador expressar a intenção de comprar um NFT específico, o resolvedor decifra com precisão essa intenção e encontra o melhor caminho para alcançar os resultados desejados. O resolvedor encaminha então a intenção e o melhor caminho para a carteira de abstração de conta, que executará a transação de acordo com o melhor caminho.
OkContract
OkContract criou um padrão de “intenção de baixo nível” para facilitar aos programadores a integração de transações em qualquer website/aplicação.
Delegável
Delegatable é uma ferramenta e estrutura para delegação universal na Ethereum, permitindo aos utilizadores delegar amigos/agentes de terceiros para realizar ações em seu nome sem terem de pagar taxas de gás ou fazer transações. O processamento em lote de transações por agentes pode reduzir as taxas de gás e melhorar a eficiência.
Vale a pena mencionar que o Intent-Centric não apareceu no Web3 depois de o Paradigm publicar um artigo de pesquisa; em vez disso, acordos para executar intenções do utilizador têm estado por aí há algum tempo. Já existem muitos protocolos ou funcionalidades com intenções específicas nos diferentes vértices do Web3.
No que diz respeito ao setor mais antigo de DeFi do Web3, as intenções dos usuários geralmente estão voltadas para a geração de receita e utilidade. Em torno desta intenção, muitos dApps DeFi podem ser chamados de precursores da narrativa centrada na intenção.
Por exemplo, os agregadores mais familiares, como 1inch e Blur, apareceram para ajudar os utilizadores a poupar o trabalho de encontrar o melhor caminho de negociação e estratégia de lucro. Os utilizadores só precisam de introduzir as suas intenções de transação, o contrato inteligente irá organizar a melhor rota e eles apenas precisam de tomar uma decisão final.
Outro exemplo são os TGBots, como o Unibot, que se tornaram virais há algum tempo. Eles transformam de forma inteligente operações complexas on-chain em decisões dentro das opções de chat do Telegram. Os utilizadores podem selecionar as opções correspondentes para realizar operações que são complicadas para novos utilizadores, como executar transações, interagir com airdrops e abrir sniper.
No entanto, no que diz respeito a questões como MEV e deslizamento de transações, alguns protocolos DeFi novos e antigos estão a ajudar os utilizadores com a intenção de "melhores transações," por exemplo,
• CowSwap, 1inch Fusion, UniSwapX: Correspondência off-chain, onde o resolvedor negoceia na cadeia. Transações complexas não requerem várias taxas de gás e transações falhadas não requerem taxas de gás.
• Porto marítimo: alternativa totalmente descentralizada da Opensea, correspondência off-chain, transações on-chain por solvers, e os usuários podem fazer pedidos sem taxas de gás.
• Symmio: Uma plataforma de negociação de derivativos peer-to-peer baseada em intenções on-chain. Quando um usuário envia uma transação, todos os outros usuários podem ver as informações da transação e, se aceitarem a transação, ela se torna uma contraparte/resolvedor. Não há pool de fundos envolvido nesse processo; o que A ganha é o que B perde.
• Mercados BASED: Uma plataforma de negociação on-chain baseada no framework de negociação Symmio.
• BananaHQ: Usando a Intenção-Cêntrica, ERC-4337 e Prova de Conhecimento Zero para construir uma carteira inteligente, diminuindo a barreira para novos usuários entrarem na Web3.
A arquitetura centrada na blockchain atualmente representada pelo Ethereum fornece um atributo chave: liquidação programável, que é suficiente para suportar dApps simples com intenções específicas, mas difícil de implementar intenções complexas.Alguns projetos estão a criar soluções genéricas para o Intent-Centric, fornecendo os atributos necessários para qualquer dApp específico desde o início.
Anoma é uma cadeia pública centrada na intenção + preservação da privacidade para descoberta de contraparte, análise e liquidação atômica multi-cadeia. É adequada para construir dApps que envolvem utilizadores a emitir um número ilimitado de intenções complexas sobre ela.
O financiamento total da Anoma é de aproximadamente 57,8 milhões de dólares americanos, dos quais completou com sucesso o financiamento da Série A de 26 milhões de dólares em novembro de 2021. A valoração do projeto era de cerca de 260 milhões de dólares americanos na época do financiamento da Série A. Embora a Anoma ainda esteja em seus estágios iniciais, seu white paper remonta a 2018 e, após anos de incubação e evolução, a Anoma é líder absoluta em termos de tempo e tecnologia no campo centrado na intenção.
O fluxo de trabalho central da Anoma inclui os seguintes passos:
• Interações do Utilizador: Os utilizadores podem enviar intenções transparentes, privadas ou protegidas para a Rede de Disseminação de Intenções da Anoma.
• Coleta e Correspondência de Intenções: Os solvers na rede reúnem intenções e realizam transições de estado equilibradas para alcançar a correspondência. Por exemplo, se um usuário escolher trocar 1 Bitcoin por Ethereum, outro usuário deve reverter a transação para alcançar uma transição de estado equilibrada.
• Processamento da transação: A transação correspondente é submetida ao mempool, e o validador envia o bloco empacotado pelo proponente para a camada de execução para completar a execução e verificar a validade, e finalmente completar a atualização da raiz do estado.
O núcleo técnico da Anoma inclui o Taiga (um framework de transição de estado privado integrado na camada de comunicação de intenções e camada de correspondência), o Typhon (mecanismo de consenso de transações atômicas entre cadeias), o MASP (piscina de proteção de ativos múltiplos), o Vamp-IR (linguagem de circuito aritmético) e o Juvix (linguagem de programação). Desde o início, foi usado para construir dApps com intenções específicas, por isso, quando se trata de implementar o Modelo Centrado em Intenções, a Anoma é indispensável.
Em 21 de setembro, a Essential, que se concentra na construção de soluções universais centradas na intenção, anunciou uma rodada de financiamento inicial de $5.5 milhões.
A solução da Essential está principalmente dividida em três partes. A primeira é criar um padrão para os utilizadores expressarem as suas intenções. Ao adotar este padrão, não importa em que cadeia, haverá um quadro geral para expressar e resolver intenções; em segundo lugar, um padrão Ethereum para a abstração de contas orientadas para a intenção. Ao usar a abstração de contas, os utilizadores permitirão que os solucionadores executem transações para alcançar as suas intenções; e, finalmente, uma nova blockchain centrada na intenção.
Comparando com Anoma e Essential que criam diretamente uma nova cadeia pública, DapPos e Particle Network têm uma nova forma de pensar, empacotando dApps existentes e tornando-se a camada de intenção do Web3.
Em julho de 2023, a DapPOS completou uma rodada de financiamento inicial co-liderada pela IDG Capital e pela Sequoia China, depois de ter recebido financiamento prévio da Binance Labs.
DapPOS é o primeiro protocolo de operação Web3 e um protocolo centrado na intenção. Ao fornecer uma conta inteligente multi-cadeia (conta unificada) DapPos Account e a rede de solucionadores DapPos Network, e integrar mais de 20 dApps líderes da indústria, o DapPOS é tão suave como usar aplicativos comumente usados ao criar e gerenciar carteiras, experimentar diferentes DApps de cadeia, gerenciar ativos multi-cadeia e realizar transações complexas.
Por exemplo, o saldo total de Xiaoming na conta unificada DapPOS é de 100 USDC, dos quais 50 USDC estão na cadeia Ethereum e 50 USDC na cadeia BNB. Xiaoming só precisa assinar uma vez para confirmar a transação e usar o saldo total de 100 USDC no GMX na Arbitrum ou no Benqi na Avalanche. Aqui é onde entram a Conta DapPOS e a Rede DapPOS. Os usuários podem usar o DapPos tão facilmente como usar uma transação CEX, e todos os processos envolvidos em cada transação são executados pelo resolvedor.
Quando o DapPOS V2 foi lançado no início de setembro, não era apenas um conceito teórico; o Perpetual Protocol foi o primeiro a ser integrado nele. Mais dApps líderes também serão integrados no futuro, como Perpetual, Benqi, QuickSwap, KyberSwap, GMX, KuSwap e Pangolin. Graças ao DapPOS, os usuários agora podem usar o Protocolo Perpétuo, que anteriormente só estava disponível na Arbitrum, em várias cadeias, como a cadeia BNB, e os usuários podem usar qualquer token de sua escolha para liquidar as taxas de gás.
A Particle Network lançou oficialmente um produto V1 no final de outubro do ano passado, um produto Wallet-as-a-Service (carteira como serviço) baseado em MPC-TSS, e atualizou para uma carteira abstrata de conta MPC+ quando o ERC-4337 foi lançado. O destaque é que, com base na gestão segura de fragmentos de chave do MPC e no ambiente de execução, os utilizadores podem fazer login usando um método Web2 familiar sem se preocuparem com o armazenamento de chaves privadas e mnemónicas; ao mesmo tempo, a experiência de utilização da carteira é melhorada com base na abstração de conta, como taxas de gás unificadas, operações em lote, etc.
Nos 10 meses desde o lançamento do V1, centenas de dApps de vários tipos integraram os produtos e serviços da Rede Particle, incluindo Xter.io e Protocolo Hooked, ApeX, 1inch, CyberConnect, etc., cobrindo basicamente os principais programas de cada categoria.
Depois que o conceito Intent-Centric se tornou popular, a Particle Network "continua a fazer coisas" e anunciou uma atualização para a nova versão V2. Como se apresentou, o Particle Network V2 será uma camada de acesso Web3 baseada em Intent-Centric.
A Particle Network V2 construiu uma rede de resolução com base na carteira abstrata MPC+ existente e integrada com centenas de dApps, e adicionou um AIGC à carteira. Os utilizadores apenas precisam de expressar diretamente as suas intenções a este AIGC, e o resolvedor calcula então o melhor caminho a partir das centenas de dApps para executar de acordo com as intenções do utilizador. A Particle Network V2 dedica-se a implementar a forma final do já mencionado Intent-Centric.
Em resumo, o DapPOS é como a plataforma de aplicativos WeChat, abstraindo o conceito de cadeias públicas e processos interativos, para que os usuários possam usar simultaneamente dezenas de dApps com cadeias diferentes em uma única carteira; a Particle Network V2 é mais como o ChatGPT. Os usuários só precisam conversar e bater papo com AIGC, e a IA os ajudará automaticamente a concluir transações complexas. Assim que o produto estiver completo, ambos desempenharão um papel enorme na atração de novos usuários da Web3. Por outro lado, Anoma e Essential são mais como iterações na Web3 atual para maximizar o Intent-Centric. Embora ainda haja um longo caminho a percorrer, uma vez maduro e construir um bom ecossistema de desenvolvedores e usuários, espera-se desencadear uma nova rodada de crescimento explosivo para dApps e iniciar a próxima era da Web3.