O desenvolvimento de Derivados de Participação em Liquidez Ethereum (LSD) está a todo vapor. Para os jogadores comuns de criptomoeda, participar do LSD é de fato suficiente, mas eles não têm um entendimento profundo da lógica subjacente e da implementação de segurança na participação em staking. Um grande número de utilizadores que escolhem LSD coloca o risco de centralização no Ethereum, o que é na realidade uma grande ameaça para todo o ecossistema Ethereum.
A descentralização não é uma questão da equipa, mas sim uma escolha racional feita por cada utilizador com base nos seus próprios interesses. E quero dizer que o Staking como um serviço é um método de staking do Ethereum que equilibra segurança e rendimento nos seus próprios interesses.
O staking como serviço (doravante referido como SAAS) é um método de staking adequado para usuários com fundos médios ou superiores para participar. No entanto, há muito pouca informação, tanto em chinês como em inglês, sobre toda a rede, e um grande número de usuários que poderiam ter as condições para participar no SAAS estão perdidos. Em comparação com o LSD, as maiores características deste método são maior segurança, menos confiança em terceiros, baixo custo e possivelmente maiores lucros. Os jogadores de criptomoedas que possuem mais de 32 ETH devem considerar seriamente esta opção.
Falando da minha própria experiência, ao estudar a pista de aposta do Ethereum, continuei a perguntar-me qual considero ser a coisa mais importante. Depois de questionar o meu coração mil vezes, ainda acredito que, como decisão de investimento que abrange mais do que alguns anos e pode até servir como rendimento passivo vitalício, a segurança dos ativos é, sem dúvida, a primeira prioridade. Sob essa perspetiva, o LSD não me pode proporcionar um sentido de segurança suficiente.
De acordo com@0xtoddArtigo clássico de 's “Starting from Staking, 4 ways to control the Ethereum network”
Existem apenas dois métodos de staking que atendem a essa necessidade.
Para a maioria das pessoas comuns, elas não têm tecnologia ou energia suficiente para executar nós por si próprias. Portanto, embora o solo seja o mais descentralizado e tenha relativamente nenhum custo ou comissões intermediárias, é muito difícil e não será discutido aqui.
Este artigo foca no método de staking como um serviço. Em linguagem simples, SAAS significa que você fornece fundos - 32 éteres, o operador de nó fornece tecnologia (software e hardware), e os dois cooperam para participar do compromisso. SAAS não é um conceito familiar para a maioria dos usuários do Ethereum, mesmo para degens defi sênior, porque quase todos os tokens de liquidez do Ethereum comprometidos (LST) no defi são dois outros métodos de staking: staking agrupado e exchanges centralizadas. Os derivados comprometidos incluem o conhecido stETH da lido, rETH da rocketpool, sfrxETH da FRAX, etc. Eles ocupam uma grande quantidade de volume de negociação e TVL em várias DEXs. Este último é representado por cbETH da coinbase e BETH da Binance.
Embora os dois últimos métodos de staking tenham diferentes graus de descentralização, uma coisa é a mesma, ou seja, o pledger não pode controlar pessoalmente as duas chaves para verificação e retirada do Ethereum POS. Portanto, você tem que escolher Confie que terceiros não farão o mal. Quanto a saber se sua fé desmoronará, você só saberá disso no dia em que algo acontecer. Afinal, estou no círculo monetário há 10 anos e vi todo o tipo de coisas sangrentas. Se olharmos para este ciclo nas próximas décadas, certamente haverá eventos maiores de cisne negro acontecendo, então não há nada mais importante do que controlar seu próprio destino.
Decisões de investimento sortudas muitas vezes resultam em falhas completas, e apenas uma falha é suficiente para arruinar a sua vida.
Se você concorda com o ponto de vista acima, então você também pode me seguir para aprender mais sobre o método de estaca SAAS. Dê a si mesmo controle real sobre seus ativos.
O site oficial da Ethereum avalia o método de staking SAAS a partir dos seguintes aspectos:
O código-fonte é 100% aberto e disponível ao público, e pode ser livremente bifurcado e utilizado.
O código crítico foi formalmente auditado, e os resultados da auditoria foram divulgados e disponibilizados ao público.
Os bug bounties públicos são colocados em código crítico para recompensar os utilizadores por relatarem ou corrigirem vulnerabilidades de forma segura.
O serviço está aberto ao público e disponível para uso durante o período de tempo especificado. É melhor funcionar por mais de um ano.
Os usuários não precisam de nenhuma permissão especial, registrar uma conta ou realizar a verificação KYC para participar do serviço.
Os prestadores de serviços não devem executar mais de 50% dos validadores totais com um cliente validador majoritário. É melhor que este indicador seja inferior a 50%.
Os utilizadores mantêm todas as credenciais do validador, incluindo chaves de assinatura e de levantamento.
https://ethereum.org/en/staking/saas/#what-to-consider
Por outro lado, também podemos julgar a partir dos dados no painel de compromisso Ethereum rated.network qual operador de nó é mais estável e seguro.
https://www.rated.network/?network=mainnet&view=nodeOperator&timeWindow=7d&page=1 。
Do ponto de vista dos operadores de nós no site, podemos ver que a quota de mercado dos operadores de nós em grande escala relativamente mainstream não é muito alta. Atualmente, ninguém consegue ultrapassar os 3%. Comparado com lido no staking em pool, O dominante é relativamente descentralizado.
Aqui listo a implementação de vários operadores de nós maiores sob seis indicadores.
No entanto, estas seis dimensões são demasiado gerais e não têm grande significado orientador para a seleção dos utilizadores. Por exemplo, é difícil determinar se um protocolo é completamente de código aberto. Ele só pode colocar alguns componentes do protocolo no github. É difícil saber se todo o código principal é de código aberto.
Além disso, cada operador de nó lida com as duas chaves, especialmente a chave de verificação que a parte contratante precisa manter, de forma diferente. Isso testa realmente a compreensão deles e a capacidade de implementação de segurança. Os dados do lido em um artigo podem mostrar essa diferença de um lado@lido/BkxRxAr-o%23External-Signers"">https://hackmd.io/@lido/BkxRxAr-o#External-Signers )
Dirk e Web3 Signer são duas maneiras diferentes de proteger as chaves do validador. Ambos são projetados para fornecer gerenciamento seguro de chaves para proteger as chaves privadas dos validadores contra acesso não autorizado e ataques maliciosos. Infelizmente, a maioria dos operadores de nó não usa assinaturas externas, o método de gerenciamento mais básico para proteger as chaves do validador.
Portanto, penso que uma avaliação mais razoável dos operadores de nós deve basear-se nos seguintes aspetos:
Para o método de garantia SAAS, a custódia da chave de saque é completamente da sua responsabilidade. Desde que garanta que a sua própria chave privada do endereço de saque não seja divulgada, ninguém pode tirar o seu Ethereum garantido. Isto é completamente diferente do LSD. Os operadores de nó não participam de todo, por isso pode ser chamado de auto-guarda.
A chave restante, a chave de verificação, é onde os operadores de nó podem exercer seus próprios conceitos de segurança e métodos de execução.
Neste sentido, um artigo do operador de nó Attestant tem uma discussão muito detalhada sobre como proteger os meios técnicos das chaves de verificação. O artigo original:https://www.attestant .io/posts/protecting-validator-keys .
Para simplificar, a chave de verificação está em um dilema. Embora a própria chave de verificação não possa acessar fundos, se for obtida por um atacante, podem ocorrer ataques indiretos, como chantagem, ou ataques destrutivos diretos que podem fazer com que os usuários sofram penalidades e perda de fundos, portanto, a segurança é muito importante.
Ao mesmo tempo, a chave de verificação precisa estar acessível em todos os momentos: o validador precisa assinar várias mensagens a cada época (~6,5 minutos). Portanto, os requisitos de acesso para verificar chaves também são muito altos.
Em geral, podemos ter segurança ou acessibilidade, mas não ambos. Este é o dilema que os operadores de nó precisam resolver ao verificar chaves.
Além disso, todo o sistema de segurança é altamente assimétrico. Um atacante só precisa assinar uma mensagem arbitrária para atingir seu objetivo de comprometer, enquanto o objetivo do usuário é contínuo. Em outras palavras, o atacante só precisa vencer uma vez, mas o usuário tem que vencer todas as vezes.
Portanto, uma maneira melhor de proteger a chave do verificador é adicionar camadas de garantias de segurança sobre a chave original de armazenamento local em texto simples, alcançando assim um equilíbrio entre custos e benefícios. As tecnologias incluem frase-passe remota, signatário remoto, assinatura de limiar e geração de chave distribuída. A empilhamento de tecnologia de segurança camada por camada é incrível para mim. Amigos interessados podem saber mais sobre o artigo acima mencionado.
O efeito final é negar falha do servidor de ponto único e realizar assinatura de limiar através da tecnologia DKG. Se um dos servidores for comprometido, não haverá vulnerabilidade permanente. O processo de re-geração pode fazer com que o atacante que detém as chaves roubadas não possa usá-las.
Outro artigo que eu acho que todos os participantes do SAAS devem saber:https://www.stakingrewards.com/journal/choosing-the-best-using- metrics-and-data-to-choose-the-right-ethereum-validator/, mencionou que os operadores de nó que ele conhece e que usam a tecnologia de assinatura remota de limiar incluem o seguinte: a>
Vários dos operadores de nós podem ser encontrados em rated.network. O seu desempenho é de facto muito bom, as suas classificações de eficácia são relativamente altas e nunca houve um corte na história.
Uma vez resolvido o problema de segurança, a questão da receita também é resolvida em grande medida. Porque quando o operador do nó pode garantir a segurança da chave de verificação e tem um mecanismo para sempre garantir que a mensagem correta seja emitida de forma oportuna e eficaz, sua renda será naturalmente garantida. Além disso, acho que existem três indicadores-chave para ajudá-lo a escolher o operador do nó com a melhor receita.
Normalmente, o indicador principal para os utilizadores escolherem um operador de nó é o APR. Normalmente, consultaria os ganhos APR de cada operador ao longo do tempo, no entanto, devido à estrutura de recompensa complexa do Ethereum (o APR mensal ou mesmo trimestral depende muito de muitas variáveis aleatórias, como o número de blocos criados ou MEV retirado, e não reflete o verdadeiro desempenho do operador) e é melhor comparar os fornecedores de staking pelas classificações de eficácia do validador em vez do APR.
Expliquei este indicador em detalhe no meu artigo anterior 'Uma Coleção Completa de Indicadores Técnicos para o Ethereum Staking - Um artigo para ensinar como entender o Ethereum Staking Board rated.network'.https://mirror.xyz/darkforest.eth/lYp2RDybbioSns0TyIXe5y9w9AlbDraRkTX3q7diygc
A classificação de eficácia de um validador é um bom preditor do APR a longo prazo, porque mede o quão bem o validador cumpre as suas responsabilidades. Se um validador não falhar em atestar um bloco, é 100% válido e recebe 100% de todas as recompensas possíveis.
Para as empresas com quotas de mercado relativamente elevadas, a diferença entre as classificações de eficácia mais elevadas e mais baixas dos prazos alargados pode ser de um ponto percentual. Mas parece que, sob a interferência de rendimentos aleatórios, a contribuição para a TAEG não é significativa. No entanto, você também deve escolher um operador de nó com uma classificação de eficácia mais alta, você não pode errar com isso.
Em comparação, as classificações de eficácia dos projetos de LSD durante o mesmo período de tempo foram geralmente menos do que ideais.
Outro ponto interessante é que stakefish, allnodes, P2P.ORG, kiln, etc., esses grandes operadores de nós também são operadores de nós que participam no lido ou rocketpool, então se você não se importa muito com o fluxo de segurança Ethereum comprometido e composabilidade defi, ou para evitar que você perca dinheiro e perca as fichas em suas mãos. Você pode escolher o mesmo operador de nó que o protocolo LSD, desde que tenha a chave privada, para que não precise interagir com o protocolo LSD, que fornece uma participação de receita de 5% ou mesmo 10%, aumentando assim seu benchmark de receita e alongando o cronograma, o que fará uma diferença considerável na receita.
Em resumo, usar operadores de nó confiáveis não só pode reduzir os riscos, mas também aumentar os lucros.
2. Retiradas de rendimentos MEV
O número de relés de MEV conectados a um operador de nó afetará quanto de receita de MEV você pode receber. Atualmente, existem dez relés de MEV ativos. Se um validador se conecta a cada relé, ele recebe mais ofertas e pode selecionar a oferta mais valiosa, recebendo assim uma recompensa de MEV mais alta. Em termos de classificação, podemos ver que os gráficos dos maiores operadores de nós na coluna DISTRIBUIÇÃO DE ESPAÇO DE BLOCO são quase os mesmos. Quase todos os blocos são transmitidos através de MEV-boost, o que pode maximizar a extração de valor de MEV e melhorar os ganhos de APR.
A partir da interface do cenário de relé classificado, podemos ver a importância do relé MEV para nós no aumento da nossa receita.
Nos últimos 30 dias, as recompensas da camada de consenso não são importantes sem usar MEV-BOOST, quase não há diferença, mas as recompensas da camada de execução, usando MEV-BOOST, podem aumentar as recompensas quase 4 vezes. Esta diferença não é significativa apesar do mercado de taxas de gás lento no último mês. Em abril, o uso de MEV-BOOST aumentou ainda mais a recompensa da camada de execução em mais de 10 vezes. Este é o papel do MEV no aumento da receita de staking da APR.
Claro, quanto maior a proporção de bloco MEV, melhor, porque quando o relé MEV demora muito para propor um bloco, há um alto risco de perder o bloco. Portanto, os operadores de nós não alcançam uma taxa de sucesso de 100% ao criar blocos.
A propósito, vamos dar uma olhada nos dez projetos de rastreamento MEV RELAY que estão atualmente ativos. Alguns deles estão a emitir moedas, mas a maioria não está. Mas… este projeto de rastreamento não parece ser muito lucrativo e ainda é muito caro.
A penalização ordinária de pequena escala não tem um impacto ou perda muito sérios nos indivíduos apostadores e em todo o ecossistema Ethereum. Se houver apenas 1, 100 ou mesmo 1000 validadores penalizados dentro de 36 dias, a penalidade será igual a 0 ETH. No entanto, se o número de validadores penalizados aumentar para aproximadamente 1.1% de todos os validadores (atualmente 6.4k), esta penalidade passa a ser de 1 ETH e cada 1.1% adicional de validadores penalizados equivale a 1 ETH. Portanto, se 1/3 da rede for penalizada, a penalidade será compensada por toda a aposta (32 ETH). Este mecanismo destina-se a evitar ataques à rede e nunca deve ser acionado acidentalmente.
Podemos comparar os dados sobre os eventos de redução de várias operadoras de nó líderes da SAAS e vários projetos líderes da LSD. A maioria das SAAS tem sido executada por um longo tempo, e o tempo de execução da coinbase e rocketpool na LSD não é muito longo. No entanto, em termos de dados de penalização, a SAAS é claramente melhor no geral, exceto pela stake.us.
Comparação de dados de confisco de LSD e SAAS
O potencial corte em grande escala é definitivamente um evento de nível de desastre para os stakers do Ethereum. É por isso que a comunidade Ethereum está muito buscando a diversificação de clientes. Atualmente, existem basicamente dois clientes dominantes na camada de consenso, Prysm e Lighthouse. Representando 74%, o cliente da camada de execução é ainda mais dominante. Pode-se dizer que bugs sérios em qualquer um deles podem causar sérios confiscos do Ethereum POS. Portanto, para as partes interessadas individuais, é muito importante escolher um operador de nó com diversidade de clientes, especialmente um operador de nó com clientes minoritários que podem salvar vidas em um momento crítico.
Se o staking do Ethereum for um investimento a longo prazo para si, escolher um método de staking com uma taxa mais baixa é muito importante para aumentar o seu rendimento ao longo de um longo período de tempo. Este ponto é semelhante à sua escolha de investimento em fundos geridos ativamente e fundos de índice passivo. Acredito que isto é compreensível para investidores maduros.
Como a maioria dos operadores de nós do SAAS são para clientes institucionais ou diretamente ligados a projetos LSD, encontrei apenas alguns operadores de nós nos quais os indivíduos podem participar. Você pode negociar tarifas com alguns operadores de nós, como P2P.ORG fornece uma taxa de apenas 5% para grandes clientes com mais de 10 validadores. Se você comparar a taxa cbETH de 25% da coinbase, pode-se dizer que é bastante atraente.
A estrutura de cobrança da Stakefish também é muito diferente. Ninguém quer a receita da camada de consenso. Contanto que você obtenha 25% da receita da camada de execução. Este método de cobrança é bastante inteligente, na minha opinião, porque, à medida que o número de fiadores aumenta, a receita da camada de consenso certamente continuará a diminuir e, uma vez que o mercado de alta comece, o aumento das taxas de prioridade e a renda MEV nas taxas de gás aumentarão muito as recompensas da camada de execução, e a stakefish poderá, portanto, obter maiores benefícios.
Kiln pode comprometer Ethereum através do Ledger Live. Como atualmente não uso Ledger, desconheço as taxas específicas e os métodos de staking.
No geral, a Allnodes possui o custo mais barato. O plano avançado é calculado com base no preço atual do Ethereum de 1900$, e o custo anual é apenas 4% da receita. Uma coisa que eu gosto muito é que o custo é calculado em dólares americanos, então se o Ethereum no futuro se o preço do éter aumentar significativamente, as taxas do modelo de outros operadores de tomar uma proporção do Éter se tornarão muito altas.
Quando participa no staking com a maioria dos fornecedores de serviços de staking, precisa de gerar o mnemónico do validador por si próprio. Basicamente, eles fornecerão dois métodos, um é a ferramenta oficial da Ethereum e o outro é a sua própria ferramenta. O mnemónico deve ser guardado corretamente e gerar dois ficheiros .json, keystore e depósito. Note que precisa de guardar o mnemónico cuidadosamente. Se o perder, não conseguirá iniciar um pedido de levantamento e a sua Ethereum ficará permanentemente empenhada.
De um certo ponto de vista, isso não parece ser um problema para os que se comprometem ao longo da vida. De qualquer forma, o seu interesse é automaticamente transferido para a morada de levantamento a cada poucos dias. Desde que tenha a chave da carteira do endereço de levantamento, não terá preocupações. dinheiro gasto. Mas, afinal, há uma escolha a menos.
A operação acima colocará alguma pressão psicológica sobre as novas pessoas estacas. Embora não seja complicado, recomenda-se praticá-lo mais e depois realizá-lo na prática. Você também pode fazê-lo na rede de teste Goerli. Alguns prestadores de serviços de staking também prepararam cuidadosamente soluções de staking mais simples, como o método de staking NFT da stakefish. P2P.ORG também pode se comprometer com quase um clique sem exigir muitas operações. No entanto, a conveniência operacional tem um certo preço. O endereço de retirada para o compromisso NFT da stakefish não é o seu próprio endereço, mas um endereço de contrato da lista branca. P2P.ORG gera e gerencia chaves de validação para você, e você precisa fazer sua própria escolha sobre como equilibrar segurança e facilidade de operação.
Recompensas de Staking ( https://www.stakingrewards.com/verified-staking-provider ) é uma plataforma que fornece informações relacionadas ao staking de criptomoedas. e sites de ferramentas. Neste site, você pode aprender sobre as recompensas de staking de cada operador de stake, rendimentos esperados e guias e recursos para participar do staking. Ele também comparou e classificou diferentes projetos de penhor, e fez um sistema de classificação sozinho, dividindo os operadores de nós certificados em três níveis: AAA, AA e A. Eu listei alguns operadores de nó de nível AAA, incluindo Amigos interessados podem continuar a saber mais.
Resumir
Este é um estudo de investimento que escrevi para mim mesmo. Embora o campo SAAS seja Ethereum POS prometido como LSD, a sua popularidade pode ser considerada tão quente como gelo e fogo. Poucas pessoas estão interessadas nele. Existe quase nenhum conteúdo chinês que entre neste campo. O conteúdo em inglês é basicamente um documento escrito pela própria parte do projeto. Afinal, 32 éteres não é um limite baixo para criar um nó, mas acredito que ainda haverá pessoas que tenham essa necessidade. Pelo menos se os parceiros envolvidos no LSD puderem compreender claramente os indicadores operacionais, métodos de gestão de segurança, etc. dos operadores de nó no fundo do projeto LSD, isso será de grande ajuda para investir no projeto LSD.
Na minha opinião, cada staker que participa no Ethereum precisa de começar pela sua própria situação real, fazer uma escolha que esteja de acordo com os seus próprios valores e saber o que é mais importante para eles. Novamente, a descentralização não é uma questão da equipa, mas sim uma escolha racional feita por cada utilizador com base nos seus próprios interesses e pensamento independente.
“A Arte da Guerra de Sun Tzu” diz, “Os guerreiros usam a combinação certa para vencer por surpresa.”
Na minha opinião, SOLO e SAAS são, sem dúvida, os “direitos” que os stakers de Ethereum de médio porte devem manter. Apenas mantendo a segurança dos fundos é que se pode ter o capital para “surpreender” e permitir que as mãos e os pés sigam a pista de LSD. Isto pode ser considerado como a forma de investir - ser correto e surpreendente.
O desenvolvimento de Derivados de Participação em Liquidez Ethereum (LSD) está a todo vapor. Para os jogadores comuns de criptomoeda, participar do LSD é de fato suficiente, mas eles não têm um entendimento profundo da lógica subjacente e da implementação de segurança na participação em staking. Um grande número de utilizadores que escolhem LSD coloca o risco de centralização no Ethereum, o que é na realidade uma grande ameaça para todo o ecossistema Ethereum.
A descentralização não é uma questão da equipa, mas sim uma escolha racional feita por cada utilizador com base nos seus próprios interesses. E quero dizer que o Staking como um serviço é um método de staking do Ethereum que equilibra segurança e rendimento nos seus próprios interesses.
O staking como serviço (doravante referido como SAAS) é um método de staking adequado para usuários com fundos médios ou superiores para participar. No entanto, há muito pouca informação, tanto em chinês como em inglês, sobre toda a rede, e um grande número de usuários que poderiam ter as condições para participar no SAAS estão perdidos. Em comparação com o LSD, as maiores características deste método são maior segurança, menos confiança em terceiros, baixo custo e possivelmente maiores lucros. Os jogadores de criptomoedas que possuem mais de 32 ETH devem considerar seriamente esta opção.
Falando da minha própria experiência, ao estudar a pista de aposta do Ethereum, continuei a perguntar-me qual considero ser a coisa mais importante. Depois de questionar o meu coração mil vezes, ainda acredito que, como decisão de investimento que abrange mais do que alguns anos e pode até servir como rendimento passivo vitalício, a segurança dos ativos é, sem dúvida, a primeira prioridade. Sob essa perspetiva, o LSD não me pode proporcionar um sentido de segurança suficiente.
De acordo com@0xtoddArtigo clássico de 's “Starting from Staking, 4 ways to control the Ethereum network”
Existem apenas dois métodos de staking que atendem a essa necessidade.
Para a maioria das pessoas comuns, elas não têm tecnologia ou energia suficiente para executar nós por si próprias. Portanto, embora o solo seja o mais descentralizado e tenha relativamente nenhum custo ou comissões intermediárias, é muito difícil e não será discutido aqui.
Este artigo foca no método de staking como um serviço. Em linguagem simples, SAAS significa que você fornece fundos - 32 éteres, o operador de nó fornece tecnologia (software e hardware), e os dois cooperam para participar do compromisso. SAAS não é um conceito familiar para a maioria dos usuários do Ethereum, mesmo para degens defi sênior, porque quase todos os tokens de liquidez do Ethereum comprometidos (LST) no defi são dois outros métodos de staking: staking agrupado e exchanges centralizadas. Os derivados comprometidos incluem o conhecido stETH da lido, rETH da rocketpool, sfrxETH da FRAX, etc. Eles ocupam uma grande quantidade de volume de negociação e TVL em várias DEXs. Este último é representado por cbETH da coinbase e BETH da Binance.
Embora os dois últimos métodos de staking tenham diferentes graus de descentralização, uma coisa é a mesma, ou seja, o pledger não pode controlar pessoalmente as duas chaves para verificação e retirada do Ethereum POS. Portanto, você tem que escolher Confie que terceiros não farão o mal. Quanto a saber se sua fé desmoronará, você só saberá disso no dia em que algo acontecer. Afinal, estou no círculo monetário há 10 anos e vi todo o tipo de coisas sangrentas. Se olharmos para este ciclo nas próximas décadas, certamente haverá eventos maiores de cisne negro acontecendo, então não há nada mais importante do que controlar seu próprio destino.
Decisões de investimento sortudas muitas vezes resultam em falhas completas, e apenas uma falha é suficiente para arruinar a sua vida.
Se você concorda com o ponto de vista acima, então você também pode me seguir para aprender mais sobre o método de estaca SAAS. Dê a si mesmo controle real sobre seus ativos.
O site oficial da Ethereum avalia o método de staking SAAS a partir dos seguintes aspectos:
O código-fonte é 100% aberto e disponível ao público, e pode ser livremente bifurcado e utilizado.
O código crítico foi formalmente auditado, e os resultados da auditoria foram divulgados e disponibilizados ao público.
Os bug bounties públicos são colocados em código crítico para recompensar os utilizadores por relatarem ou corrigirem vulnerabilidades de forma segura.
O serviço está aberto ao público e disponível para uso durante o período de tempo especificado. É melhor funcionar por mais de um ano.
Os usuários não precisam de nenhuma permissão especial, registrar uma conta ou realizar a verificação KYC para participar do serviço.
Os prestadores de serviços não devem executar mais de 50% dos validadores totais com um cliente validador majoritário. É melhor que este indicador seja inferior a 50%.
Os utilizadores mantêm todas as credenciais do validador, incluindo chaves de assinatura e de levantamento.
https://ethereum.org/en/staking/saas/#what-to-consider
Por outro lado, também podemos julgar a partir dos dados no painel de compromisso Ethereum rated.network qual operador de nó é mais estável e seguro.
https://www.rated.network/?network=mainnet&view=nodeOperator&timeWindow=7d&page=1 。
Do ponto de vista dos operadores de nós no site, podemos ver que a quota de mercado dos operadores de nós em grande escala relativamente mainstream não é muito alta. Atualmente, ninguém consegue ultrapassar os 3%. Comparado com lido no staking em pool, O dominante é relativamente descentralizado.
Aqui listo a implementação de vários operadores de nós maiores sob seis indicadores.
No entanto, estas seis dimensões são demasiado gerais e não têm grande significado orientador para a seleção dos utilizadores. Por exemplo, é difícil determinar se um protocolo é completamente de código aberto. Ele só pode colocar alguns componentes do protocolo no github. É difícil saber se todo o código principal é de código aberto.
Além disso, cada operador de nó lida com as duas chaves, especialmente a chave de verificação que a parte contratante precisa manter, de forma diferente. Isso testa realmente a compreensão deles e a capacidade de implementação de segurança. Os dados do lido em um artigo podem mostrar essa diferença de um lado@lido/BkxRxAr-o%23External-Signers"">https://hackmd.io/@lido/BkxRxAr-o#External-Signers )
Dirk e Web3 Signer são duas maneiras diferentes de proteger as chaves do validador. Ambos são projetados para fornecer gerenciamento seguro de chaves para proteger as chaves privadas dos validadores contra acesso não autorizado e ataques maliciosos. Infelizmente, a maioria dos operadores de nó não usa assinaturas externas, o método de gerenciamento mais básico para proteger as chaves do validador.
Portanto, penso que uma avaliação mais razoável dos operadores de nós deve basear-se nos seguintes aspetos:
Para o método de garantia SAAS, a custódia da chave de saque é completamente da sua responsabilidade. Desde que garanta que a sua própria chave privada do endereço de saque não seja divulgada, ninguém pode tirar o seu Ethereum garantido. Isto é completamente diferente do LSD. Os operadores de nó não participam de todo, por isso pode ser chamado de auto-guarda.
A chave restante, a chave de verificação, é onde os operadores de nó podem exercer seus próprios conceitos de segurança e métodos de execução.
Neste sentido, um artigo do operador de nó Attestant tem uma discussão muito detalhada sobre como proteger os meios técnicos das chaves de verificação. O artigo original:https://www.attestant .io/posts/protecting-validator-keys .
Para simplificar, a chave de verificação está em um dilema. Embora a própria chave de verificação não possa acessar fundos, se for obtida por um atacante, podem ocorrer ataques indiretos, como chantagem, ou ataques destrutivos diretos que podem fazer com que os usuários sofram penalidades e perda de fundos, portanto, a segurança é muito importante.
Ao mesmo tempo, a chave de verificação precisa estar acessível em todos os momentos: o validador precisa assinar várias mensagens a cada época (~6,5 minutos). Portanto, os requisitos de acesso para verificar chaves também são muito altos.
Em geral, podemos ter segurança ou acessibilidade, mas não ambos. Este é o dilema que os operadores de nó precisam resolver ao verificar chaves.
Além disso, todo o sistema de segurança é altamente assimétrico. Um atacante só precisa assinar uma mensagem arbitrária para atingir seu objetivo de comprometer, enquanto o objetivo do usuário é contínuo. Em outras palavras, o atacante só precisa vencer uma vez, mas o usuário tem que vencer todas as vezes.
Portanto, uma maneira melhor de proteger a chave do verificador é adicionar camadas de garantias de segurança sobre a chave original de armazenamento local em texto simples, alcançando assim um equilíbrio entre custos e benefícios. As tecnologias incluem frase-passe remota, signatário remoto, assinatura de limiar e geração de chave distribuída. A empilhamento de tecnologia de segurança camada por camada é incrível para mim. Amigos interessados podem saber mais sobre o artigo acima mencionado.
O efeito final é negar falha do servidor de ponto único e realizar assinatura de limiar através da tecnologia DKG. Se um dos servidores for comprometido, não haverá vulnerabilidade permanente. O processo de re-geração pode fazer com que o atacante que detém as chaves roubadas não possa usá-las.
Outro artigo que eu acho que todos os participantes do SAAS devem saber:https://www.stakingrewards.com/journal/choosing-the-best-using- metrics-and-data-to-choose-the-right-ethereum-validator/, mencionou que os operadores de nó que ele conhece e que usam a tecnologia de assinatura remota de limiar incluem o seguinte: a>
Vários dos operadores de nós podem ser encontrados em rated.network. O seu desempenho é de facto muito bom, as suas classificações de eficácia são relativamente altas e nunca houve um corte na história.
Uma vez resolvido o problema de segurança, a questão da receita também é resolvida em grande medida. Porque quando o operador do nó pode garantir a segurança da chave de verificação e tem um mecanismo para sempre garantir que a mensagem correta seja emitida de forma oportuna e eficaz, sua renda será naturalmente garantida. Além disso, acho que existem três indicadores-chave para ajudá-lo a escolher o operador do nó com a melhor receita.
Normalmente, o indicador principal para os utilizadores escolherem um operador de nó é o APR. Normalmente, consultaria os ganhos APR de cada operador ao longo do tempo, no entanto, devido à estrutura de recompensa complexa do Ethereum (o APR mensal ou mesmo trimestral depende muito de muitas variáveis aleatórias, como o número de blocos criados ou MEV retirado, e não reflete o verdadeiro desempenho do operador) e é melhor comparar os fornecedores de staking pelas classificações de eficácia do validador em vez do APR.
Expliquei este indicador em detalhe no meu artigo anterior 'Uma Coleção Completa de Indicadores Técnicos para o Ethereum Staking - Um artigo para ensinar como entender o Ethereum Staking Board rated.network'.https://mirror.xyz/darkforest.eth/lYp2RDybbioSns0TyIXe5y9w9AlbDraRkTX3q7diygc
A classificação de eficácia de um validador é um bom preditor do APR a longo prazo, porque mede o quão bem o validador cumpre as suas responsabilidades. Se um validador não falhar em atestar um bloco, é 100% válido e recebe 100% de todas as recompensas possíveis.
Para as empresas com quotas de mercado relativamente elevadas, a diferença entre as classificações de eficácia mais elevadas e mais baixas dos prazos alargados pode ser de um ponto percentual. Mas parece que, sob a interferência de rendimentos aleatórios, a contribuição para a TAEG não é significativa. No entanto, você também deve escolher um operador de nó com uma classificação de eficácia mais alta, você não pode errar com isso.
Em comparação, as classificações de eficácia dos projetos de LSD durante o mesmo período de tempo foram geralmente menos do que ideais.
Outro ponto interessante é que stakefish, allnodes, P2P.ORG, kiln, etc., esses grandes operadores de nós também são operadores de nós que participam no lido ou rocketpool, então se você não se importa muito com o fluxo de segurança Ethereum comprometido e composabilidade defi, ou para evitar que você perca dinheiro e perca as fichas em suas mãos. Você pode escolher o mesmo operador de nó que o protocolo LSD, desde que tenha a chave privada, para que não precise interagir com o protocolo LSD, que fornece uma participação de receita de 5% ou mesmo 10%, aumentando assim seu benchmark de receita e alongando o cronograma, o que fará uma diferença considerável na receita.
Em resumo, usar operadores de nó confiáveis não só pode reduzir os riscos, mas também aumentar os lucros.
2. Retiradas de rendimentos MEV
O número de relés de MEV conectados a um operador de nó afetará quanto de receita de MEV você pode receber. Atualmente, existem dez relés de MEV ativos. Se um validador se conecta a cada relé, ele recebe mais ofertas e pode selecionar a oferta mais valiosa, recebendo assim uma recompensa de MEV mais alta. Em termos de classificação, podemos ver que os gráficos dos maiores operadores de nós na coluna DISTRIBUIÇÃO DE ESPAÇO DE BLOCO são quase os mesmos. Quase todos os blocos são transmitidos através de MEV-boost, o que pode maximizar a extração de valor de MEV e melhorar os ganhos de APR.
A partir da interface do cenário de relé classificado, podemos ver a importância do relé MEV para nós no aumento da nossa receita.
Nos últimos 30 dias, as recompensas da camada de consenso não são importantes sem usar MEV-BOOST, quase não há diferença, mas as recompensas da camada de execução, usando MEV-BOOST, podem aumentar as recompensas quase 4 vezes. Esta diferença não é significativa apesar do mercado de taxas de gás lento no último mês. Em abril, o uso de MEV-BOOST aumentou ainda mais a recompensa da camada de execução em mais de 10 vezes. Este é o papel do MEV no aumento da receita de staking da APR.
Claro, quanto maior a proporção de bloco MEV, melhor, porque quando o relé MEV demora muito para propor um bloco, há um alto risco de perder o bloco. Portanto, os operadores de nós não alcançam uma taxa de sucesso de 100% ao criar blocos.
A propósito, vamos dar uma olhada nos dez projetos de rastreamento MEV RELAY que estão atualmente ativos. Alguns deles estão a emitir moedas, mas a maioria não está. Mas… este projeto de rastreamento não parece ser muito lucrativo e ainda é muito caro.
A penalização ordinária de pequena escala não tem um impacto ou perda muito sérios nos indivíduos apostadores e em todo o ecossistema Ethereum. Se houver apenas 1, 100 ou mesmo 1000 validadores penalizados dentro de 36 dias, a penalidade será igual a 0 ETH. No entanto, se o número de validadores penalizados aumentar para aproximadamente 1.1% de todos os validadores (atualmente 6.4k), esta penalidade passa a ser de 1 ETH e cada 1.1% adicional de validadores penalizados equivale a 1 ETH. Portanto, se 1/3 da rede for penalizada, a penalidade será compensada por toda a aposta (32 ETH). Este mecanismo destina-se a evitar ataques à rede e nunca deve ser acionado acidentalmente.
Podemos comparar os dados sobre os eventos de redução de várias operadoras de nó líderes da SAAS e vários projetos líderes da LSD. A maioria das SAAS tem sido executada por um longo tempo, e o tempo de execução da coinbase e rocketpool na LSD não é muito longo. No entanto, em termos de dados de penalização, a SAAS é claramente melhor no geral, exceto pela stake.us.
Comparação de dados de confisco de LSD e SAAS
O potencial corte em grande escala é definitivamente um evento de nível de desastre para os stakers do Ethereum. É por isso que a comunidade Ethereum está muito buscando a diversificação de clientes. Atualmente, existem basicamente dois clientes dominantes na camada de consenso, Prysm e Lighthouse. Representando 74%, o cliente da camada de execução é ainda mais dominante. Pode-se dizer que bugs sérios em qualquer um deles podem causar sérios confiscos do Ethereum POS. Portanto, para as partes interessadas individuais, é muito importante escolher um operador de nó com diversidade de clientes, especialmente um operador de nó com clientes minoritários que podem salvar vidas em um momento crítico.
Se o staking do Ethereum for um investimento a longo prazo para si, escolher um método de staking com uma taxa mais baixa é muito importante para aumentar o seu rendimento ao longo de um longo período de tempo. Este ponto é semelhante à sua escolha de investimento em fundos geridos ativamente e fundos de índice passivo. Acredito que isto é compreensível para investidores maduros.
Como a maioria dos operadores de nós do SAAS são para clientes institucionais ou diretamente ligados a projetos LSD, encontrei apenas alguns operadores de nós nos quais os indivíduos podem participar. Você pode negociar tarifas com alguns operadores de nós, como P2P.ORG fornece uma taxa de apenas 5% para grandes clientes com mais de 10 validadores. Se você comparar a taxa cbETH de 25% da coinbase, pode-se dizer que é bastante atraente.
A estrutura de cobrança da Stakefish também é muito diferente. Ninguém quer a receita da camada de consenso. Contanto que você obtenha 25% da receita da camada de execução. Este método de cobrança é bastante inteligente, na minha opinião, porque, à medida que o número de fiadores aumenta, a receita da camada de consenso certamente continuará a diminuir e, uma vez que o mercado de alta comece, o aumento das taxas de prioridade e a renda MEV nas taxas de gás aumentarão muito as recompensas da camada de execução, e a stakefish poderá, portanto, obter maiores benefícios.
Kiln pode comprometer Ethereum através do Ledger Live. Como atualmente não uso Ledger, desconheço as taxas específicas e os métodos de staking.
No geral, a Allnodes possui o custo mais barato. O plano avançado é calculado com base no preço atual do Ethereum de 1900$, e o custo anual é apenas 4% da receita. Uma coisa que eu gosto muito é que o custo é calculado em dólares americanos, então se o Ethereum no futuro se o preço do éter aumentar significativamente, as taxas do modelo de outros operadores de tomar uma proporção do Éter se tornarão muito altas.
Quando participa no staking com a maioria dos fornecedores de serviços de staking, precisa de gerar o mnemónico do validador por si próprio. Basicamente, eles fornecerão dois métodos, um é a ferramenta oficial da Ethereum e o outro é a sua própria ferramenta. O mnemónico deve ser guardado corretamente e gerar dois ficheiros .json, keystore e depósito. Note que precisa de guardar o mnemónico cuidadosamente. Se o perder, não conseguirá iniciar um pedido de levantamento e a sua Ethereum ficará permanentemente empenhada.
De um certo ponto de vista, isso não parece ser um problema para os que se comprometem ao longo da vida. De qualquer forma, o seu interesse é automaticamente transferido para a morada de levantamento a cada poucos dias. Desde que tenha a chave da carteira do endereço de levantamento, não terá preocupações. dinheiro gasto. Mas, afinal, há uma escolha a menos.
A operação acima colocará alguma pressão psicológica sobre as novas pessoas estacas. Embora não seja complicado, recomenda-se praticá-lo mais e depois realizá-lo na prática. Você também pode fazê-lo na rede de teste Goerli. Alguns prestadores de serviços de staking também prepararam cuidadosamente soluções de staking mais simples, como o método de staking NFT da stakefish. P2P.ORG também pode se comprometer com quase um clique sem exigir muitas operações. No entanto, a conveniência operacional tem um certo preço. O endereço de retirada para o compromisso NFT da stakefish não é o seu próprio endereço, mas um endereço de contrato da lista branca. P2P.ORG gera e gerencia chaves de validação para você, e você precisa fazer sua própria escolha sobre como equilibrar segurança e facilidade de operação.
Recompensas de Staking ( https://www.stakingrewards.com/verified-staking-provider ) é uma plataforma que fornece informações relacionadas ao staking de criptomoedas. e sites de ferramentas. Neste site, você pode aprender sobre as recompensas de staking de cada operador de stake, rendimentos esperados e guias e recursos para participar do staking. Ele também comparou e classificou diferentes projetos de penhor, e fez um sistema de classificação sozinho, dividindo os operadores de nós certificados em três níveis: AAA, AA e A. Eu listei alguns operadores de nó de nível AAA, incluindo Amigos interessados podem continuar a saber mais.
Resumir
Este é um estudo de investimento que escrevi para mim mesmo. Embora o campo SAAS seja Ethereum POS prometido como LSD, a sua popularidade pode ser considerada tão quente como gelo e fogo. Poucas pessoas estão interessadas nele. Existe quase nenhum conteúdo chinês que entre neste campo. O conteúdo em inglês é basicamente um documento escrito pela própria parte do projeto. Afinal, 32 éteres não é um limite baixo para criar um nó, mas acredito que ainda haverá pessoas que tenham essa necessidade. Pelo menos se os parceiros envolvidos no LSD puderem compreender claramente os indicadores operacionais, métodos de gestão de segurança, etc. dos operadores de nó no fundo do projeto LSD, isso será de grande ajuda para investir no projeto LSD.
Na minha opinião, cada staker que participa no Ethereum precisa de começar pela sua própria situação real, fazer uma escolha que esteja de acordo com os seus próprios valores e saber o que é mais importante para eles. Novamente, a descentralização não é uma questão da equipa, mas sim uma escolha racional feita por cada utilizador com base nos seus próprios interesses e pensamento independente.
“A Arte da Guerra de Sun Tzu” diz, “Os guerreiros usam a combinação certa para vencer por surpresa.”
Na minha opinião, SOLO e SAAS são, sem dúvida, os “direitos” que os stakers de Ethereum de médio porte devem manter. Apenas mantendo a segurança dos fundos é que se pode ter o capital para “surpreender” e permitir que as mãos e os pés sigam a pista de LSD. Isto pode ser considerado como a forma de investir - ser correto e surpreendente.