O que é Camelot (GRAIL)?

Avançado10/19/2023, 4:09:28 PM
O Camelot é uma DEX (Troca Descentralizada) e Launchpad centrada no ecossistema e orientada pela comunidade, construída no Arbitrum. É um protocolo eficiente e personalizável, permitindo que construtores e usuários aproveitem a infraestrutura sob medida para obter liquidez profunda, sustentável e altamente adaptável.

No mundo atual da blockchain, o DeFi serve como a infraestrutura financeira fundamental. Com o crescimento da indústria de criptomoedas, protocolos inovadores dentro do DeFi estão constantemente surgindo. Esses protocolos inovadores do DeFi não apenas revigoram as criptomoedas com nova dinâmica e injetam liquidez fresca, mas essa liquidez aprimorada também impulsiona ainda mais a inovação nos protocolos do DeFi, criando um ciclo de feedback positivo. Entre esses protocolos inovadores, o Camelot causou um grande impacto no primeiro trimestre deste ano, desencadeando uma frenesi de DEX no ecossistema Arbitrum. Então, que tipo de projeto é o Camelot? Por que ele se tornou tão popular e vale a pena acompanhar seus desenvolvimentos futuros?

O que é Camelot?

Camelot é principalmente uma DEX nativa na Arbitrum, facilitando trocas instantâneas e negociações de ativos nativos dentro de seu ecossistema. Utilizando um sistema AMM dual Uniswap V2+Curve, suporta negociações com baixo deslize para pares de tokens voláteis e estáveis. No início do ano, emergiu como uma principal DEX nativa na Arbitrum.

A Camelot introduziu algumas melhorias na mecânica do pool de liquidez e na flexibilidade para seus participantes:

  1. Taxas de Negociação Direcionadas Dinâmicas: Camelot permite que as equipas de projeto ajustem as percentagens de taxas de negociação com base nas condições do mercado e circunstâncias específicas do protocolo. Isto garante um retorno razoável para os criadores de projetos, ao mesmo tempo que oferece uma experiência de utilizador superior.

  2. Incentivos baseados em NFT: Os utilizadores que fornecem liquidez recebem um spNFT que representa a sua posição bloqueada. Este spNFT tem um período de bloqueio, impedindo os fornecedores de liquidez de retirar rapidamente e causar escassez súbita de liquidez.

  3. Protocolo sem permissão: As equipas de projeto podem definir incentivos através dos Pools Nitro. Esta é uma piscina de recompensas adicional, dando às equipas de projeto maior autonomia na gestão da piscina de liquidez. Isso promove uma participação mais ativa das equipas de projeto no desenvolvimento do ecossistema.

Fonte: site oficial da Camelot

Além disso, a Camelot também funciona como uma plataforma de lançamento, permitindo que as equipas de projeto levantem fundos e orientem a liquidez. Ao promover uma liquidez flexível e sustentável para apoiar o ecossistema do Arbitrum, a Camelot equipa novos protocolos no Arbitrum com todas as ferramentas necessárias para arranque, indução de liquidez e crescimento sustentado. Até à data, quase dez projetos tiveram vendas públicas na Camelot, levantando dezenas de milhões de dólares.

Fonte: site oficial da Camelot

Como funciona o Camelot?

Camelot integra funcionalidades como Launchpad, taxas de transação personalizáveis, uma fusão de LP (Provedores de Liquidez) com NFT (Tokens Não Fungíveis), permitindo aos proprietários de projetos estabelecer medidas de incentivo e Pools de Nitro. Isso não só garante que os usuários da comunidade possam interagir facilmente com seus produtos e que os usuários leais recebam recompensas apropriadas, mas também concede aos proprietários de projetos uma maior autonomia, revitalizando a criatividade do projeto. Além disso, fornece um amplo fornecimento de liquidez e ferramentas de desenvolvimento para projetos carentes de liquidez, mas que desejam participar no ecossistema Arbitrum.

A Camelot emprega um modelo de AMM (Automated Market Maker) duplo em seu produto dex principal, suportando transações de pares de tokens voláteis e estáveis. O AMM é um mecanismo de precificação comumente utilizado para dex, semelhante ao Uniswap. Os pares voláteis consistem em ativos não relacionados, com base no modelo padrão Uni V2, usando a fórmula do produto constante, x*y=k. Ao definir uma constante inicial e alocar dois tokens no pool de liquidez, novos tokens são precificados, normalmente usando ETH ou USDC. Ao longo das transações, porque uma constante é sempre mantida, quando um token é comprado em grandes quantidades e sua quantidade diminui, seu preço aumenta, e vice-versa.

Por outro lado, os pares estáveis consistem em ativos fixados ou correlacionados, mantendo as trocas numa proporção de 1:1, utilizando a curva Solidly: x^3y + y^3x = k. Além disso, os pares do protocolo adotam taxas direcionais dinâmicas, permitindo que cada pool de liquidez tenha taxas distintas, que podem ser definidas de forma diferente com base na direção da transação. Esse mecanismo inovador de AMM permite que Camelot ofereça configurações de pool mais personalizadas e feitas sob medida para pares específicos.

Fonte: documentação oficial da Camelot

Taxas de transação personalizáveis

Cada projeto lançado na AMM da Camelot ou em colaboração com ela pode configurar taxas de transação específicas para os seus LPs, alinhando-se com os seus objetivos estratégicos. A equipa também planeia fornecer protocolos parceiros com controlo direto sobre as taxas dos pares de tokens. Cada LP da Camelot pode selecionar o seu tipo de serviço com base no nível de preço antecipado do seu par de tokens.


Origem: documentação oficial da Camelot

Combinando LP com NFT

Uma inovação notável da Camelot é a introdução de métodos de liquidez baseados em posições com NFTs bloqueados. Cada Camelot LP pode criar spNFTs de posição bloqueada agrupando seus Tokens LP. Esta posição bloqueada adiciona uma camada de valor acima dos Tokens LP regulares, oferecendo aos detentores de Tokens LP novos casos de uso em outros protocolos DeFi, além da Camelot, como o bloqueio de posições para retornos aprimorados ou a introdução de estratégias de bloqueio personalizadas para aumentar a eficiência de capital.

Fonte: documentação oficial da Camelot

Definir Incentivos com Pools de Nitro

As Piscinas Nitro apenas aceitam posições bloqueadas (spNFT) como depósitos. Cada Piscina Nitro é configurada com:

  • Um LP específico envolvido (ou um único ativo) onde apenas ativos definidos pelo implementador podem ser depositados
  • Tokens de recompensa (com a flexibilidade de adicionar recompensas adicionais a qualquer momento)
  • Um horário de início de depósito, antes do qual ninguém pode apostar
  • Uma duração da fase de distribuição de recompensas (com tempos de início e fim definidos)
  • Um tempo de início de colheita opcional, antes do qual ninguém pode reivindicar suas recompensas ganhas.

Estas configurações de incentivo estabelecem convenientemente uma ligação entre os utilizadores da comunidade e os proprietários do projeto.

Fonte: documentação oficial da Camelot

Modelo de Token GRAIL

Camelot emprega um modelo de duplo token, alavancando GRAIL e xGRAIL, dois tokens interligados, para construir um ecossistema robusto e continuamente em ciclo. GRAIL atua como o token de utilidade do projeto, incentivando principalmente os participantes do ecossistema e sendo utilizado pela equipe de desenvolvimento.

Fonte: Documentação Oficial da Camelot

xGRAIL, por outro lado, é um token de governança não transferível. GRAIL e xGRAIL podem ser livremente trocados, mas xGRAIL não pode ser transferido. Os detentores de xGRAIL têm direito a quatro benefícios principais:

  1. Um dividendo equivalente a 60% da receita da taxa de negociação da plataforma

  2. Um acelerador de ganhos que aumenta o rendimento em NFTs apostados

  3. Acesso a tokens de projetos de lançamento a preços preferenciais

  4. Participação na votação de governança da comunidade

No entanto, converter xGRAIL de volta para GRAIL requer um período de bloqueio de 6 meses, obrigando os utilizadores a manter a longo prazo e reduzindo o fornecimento circulante de tokens no mercado.

Origem: Documentação Oficial da Camelot

Quanto à alocação de tokens, de acordo com o plano de distribuição da Camelot, 15% do fornecimento total de GRAIL é alocado para venda pública. Do fornecimento restante, 22,5% é dedicado a um plano de mineração de liquidez com duração de três anos, 15% para provisão de liquidez ao protocolo e 32% para contribuidores principais, parceiros e consultores. Os tokens alocados à equipe/parceiros/consultores são desbloqueados totalmente ao longo de três anos. Dos 100.000 GRAIL, uma parte é distribuída na forma de xGRAIL.

Origem: Documentação Oficial da Camelot

O token também apresenta um mecanismo deflacionário, com 12,5% das taxas de transação do protocolo sendo usadas para a recompra e destruição do GRAIL, reduzindo consequentemente o fornecimento circulante total.

Principais desenvolvimentos em Camelot

  • Novembro - Dezembro de 2022: lançamento da pool Genesis e abertura de depósitos, início das vendas públicas, e emissão de tokens e recompensas de farming iniciadas.
  • Junho de 2023: A versão de teste dos contratos AMM v3 da Camelot será redesdobrada.
  • 22 de julho de 2023: De acordo com os resultados da votação por snapshot, a proposta de conceder à Camelot 12 milhões de tokens ARB da Arbitrum para financiamento de projetos e incentivos de liquidez não foi aprovada. A votação foi dividida com 38% contrários, 30% a favor e 32% abstendo-se.

Camelot é um Bom Investimento?

Camelot aperfeiçoou o design tradicional do DEX, colocando ênfase em fornecer abordagens personalizadas com composabilidade como prioridade. Oferece conveniência aprimorada no uso do DEX e introduziu várias inovações em incentivos de liquidez. O modelo econômico também se destaca com mecanismos de bloqueio e queima, que levaram a uma rápida valorização do token. No entanto, à medida que outros DEXs de qualidade migram para Arbitrum, o Camelot nativo enfrenta uma competição intensificada. O volume de negociação e as receitas do protocolo são continuamente desafiados a longo prazo. Alguns projetos lançados em sua plataforma de lançamento enfrentaram críticas por incidentes de “soft rug” pós-financiamento. Para um sucesso sustentado, a parceria com projetos de primeira linha e oferecer aos usuários uma experiência superior serão essenciais.

Tác giả: 大圣web3
Thông dịch viên: Piper
(Những) người đánh giá: Edward、Piccolo、Elisa、Ashley He
* Đầu tư có rủi ro, phải thận trọng khi tham gia thị trường. Thông tin không nhằm mục đích và không cấu thành lời khuyên tài chính hay bất kỳ đề xuất nào khác thuộc bất kỳ hình thức nào được cung cấp hoặc xác nhận bởi Gate.io.
* Không được phép sao chép, truyền tải hoặc đạo nhái bài viết này mà không có sự cho phép của Gate.io. Vi phạm là hành vi vi phạm Luật Bản quyền và có thể phải chịu sự xử lý theo pháp luật.

O que é Camelot (GRAIL)?

Avançado10/19/2023, 4:09:28 PM
O Camelot é uma DEX (Troca Descentralizada) e Launchpad centrada no ecossistema e orientada pela comunidade, construída no Arbitrum. É um protocolo eficiente e personalizável, permitindo que construtores e usuários aproveitem a infraestrutura sob medida para obter liquidez profunda, sustentável e altamente adaptável.

No mundo atual da blockchain, o DeFi serve como a infraestrutura financeira fundamental. Com o crescimento da indústria de criptomoedas, protocolos inovadores dentro do DeFi estão constantemente surgindo. Esses protocolos inovadores do DeFi não apenas revigoram as criptomoedas com nova dinâmica e injetam liquidez fresca, mas essa liquidez aprimorada também impulsiona ainda mais a inovação nos protocolos do DeFi, criando um ciclo de feedback positivo. Entre esses protocolos inovadores, o Camelot causou um grande impacto no primeiro trimestre deste ano, desencadeando uma frenesi de DEX no ecossistema Arbitrum. Então, que tipo de projeto é o Camelot? Por que ele se tornou tão popular e vale a pena acompanhar seus desenvolvimentos futuros?

O que é Camelot?

Camelot é principalmente uma DEX nativa na Arbitrum, facilitando trocas instantâneas e negociações de ativos nativos dentro de seu ecossistema. Utilizando um sistema AMM dual Uniswap V2+Curve, suporta negociações com baixo deslize para pares de tokens voláteis e estáveis. No início do ano, emergiu como uma principal DEX nativa na Arbitrum.

A Camelot introduziu algumas melhorias na mecânica do pool de liquidez e na flexibilidade para seus participantes:

  1. Taxas de Negociação Direcionadas Dinâmicas: Camelot permite que as equipas de projeto ajustem as percentagens de taxas de negociação com base nas condições do mercado e circunstâncias específicas do protocolo. Isto garante um retorno razoável para os criadores de projetos, ao mesmo tempo que oferece uma experiência de utilizador superior.

  2. Incentivos baseados em NFT: Os utilizadores que fornecem liquidez recebem um spNFT que representa a sua posição bloqueada. Este spNFT tem um período de bloqueio, impedindo os fornecedores de liquidez de retirar rapidamente e causar escassez súbita de liquidez.

  3. Protocolo sem permissão: As equipas de projeto podem definir incentivos através dos Pools Nitro. Esta é uma piscina de recompensas adicional, dando às equipas de projeto maior autonomia na gestão da piscina de liquidez. Isso promove uma participação mais ativa das equipas de projeto no desenvolvimento do ecossistema.

Fonte: site oficial da Camelot

Além disso, a Camelot também funciona como uma plataforma de lançamento, permitindo que as equipas de projeto levantem fundos e orientem a liquidez. Ao promover uma liquidez flexível e sustentável para apoiar o ecossistema do Arbitrum, a Camelot equipa novos protocolos no Arbitrum com todas as ferramentas necessárias para arranque, indução de liquidez e crescimento sustentado. Até à data, quase dez projetos tiveram vendas públicas na Camelot, levantando dezenas de milhões de dólares.

Fonte: site oficial da Camelot

Como funciona o Camelot?

Camelot integra funcionalidades como Launchpad, taxas de transação personalizáveis, uma fusão de LP (Provedores de Liquidez) com NFT (Tokens Não Fungíveis), permitindo aos proprietários de projetos estabelecer medidas de incentivo e Pools de Nitro. Isso não só garante que os usuários da comunidade possam interagir facilmente com seus produtos e que os usuários leais recebam recompensas apropriadas, mas também concede aos proprietários de projetos uma maior autonomia, revitalizando a criatividade do projeto. Além disso, fornece um amplo fornecimento de liquidez e ferramentas de desenvolvimento para projetos carentes de liquidez, mas que desejam participar no ecossistema Arbitrum.

A Camelot emprega um modelo de AMM (Automated Market Maker) duplo em seu produto dex principal, suportando transações de pares de tokens voláteis e estáveis. O AMM é um mecanismo de precificação comumente utilizado para dex, semelhante ao Uniswap. Os pares voláteis consistem em ativos não relacionados, com base no modelo padrão Uni V2, usando a fórmula do produto constante, x*y=k. Ao definir uma constante inicial e alocar dois tokens no pool de liquidez, novos tokens são precificados, normalmente usando ETH ou USDC. Ao longo das transações, porque uma constante é sempre mantida, quando um token é comprado em grandes quantidades e sua quantidade diminui, seu preço aumenta, e vice-versa.

Por outro lado, os pares estáveis consistem em ativos fixados ou correlacionados, mantendo as trocas numa proporção de 1:1, utilizando a curva Solidly: x^3y + y^3x = k. Além disso, os pares do protocolo adotam taxas direcionais dinâmicas, permitindo que cada pool de liquidez tenha taxas distintas, que podem ser definidas de forma diferente com base na direção da transação. Esse mecanismo inovador de AMM permite que Camelot ofereça configurações de pool mais personalizadas e feitas sob medida para pares específicos.

Fonte: documentação oficial da Camelot

Taxas de transação personalizáveis

Cada projeto lançado na AMM da Camelot ou em colaboração com ela pode configurar taxas de transação específicas para os seus LPs, alinhando-se com os seus objetivos estratégicos. A equipa também planeia fornecer protocolos parceiros com controlo direto sobre as taxas dos pares de tokens. Cada LP da Camelot pode selecionar o seu tipo de serviço com base no nível de preço antecipado do seu par de tokens.


Origem: documentação oficial da Camelot

Combinando LP com NFT

Uma inovação notável da Camelot é a introdução de métodos de liquidez baseados em posições com NFTs bloqueados. Cada Camelot LP pode criar spNFTs de posição bloqueada agrupando seus Tokens LP. Esta posição bloqueada adiciona uma camada de valor acima dos Tokens LP regulares, oferecendo aos detentores de Tokens LP novos casos de uso em outros protocolos DeFi, além da Camelot, como o bloqueio de posições para retornos aprimorados ou a introdução de estratégias de bloqueio personalizadas para aumentar a eficiência de capital.

Fonte: documentação oficial da Camelot

Definir Incentivos com Pools de Nitro

As Piscinas Nitro apenas aceitam posições bloqueadas (spNFT) como depósitos. Cada Piscina Nitro é configurada com:

  • Um LP específico envolvido (ou um único ativo) onde apenas ativos definidos pelo implementador podem ser depositados
  • Tokens de recompensa (com a flexibilidade de adicionar recompensas adicionais a qualquer momento)
  • Um horário de início de depósito, antes do qual ninguém pode apostar
  • Uma duração da fase de distribuição de recompensas (com tempos de início e fim definidos)
  • Um tempo de início de colheita opcional, antes do qual ninguém pode reivindicar suas recompensas ganhas.

Estas configurações de incentivo estabelecem convenientemente uma ligação entre os utilizadores da comunidade e os proprietários do projeto.

Fonte: documentação oficial da Camelot

Modelo de Token GRAIL

Camelot emprega um modelo de duplo token, alavancando GRAIL e xGRAIL, dois tokens interligados, para construir um ecossistema robusto e continuamente em ciclo. GRAIL atua como o token de utilidade do projeto, incentivando principalmente os participantes do ecossistema e sendo utilizado pela equipe de desenvolvimento.

Fonte: Documentação Oficial da Camelot

xGRAIL, por outro lado, é um token de governança não transferível. GRAIL e xGRAIL podem ser livremente trocados, mas xGRAIL não pode ser transferido. Os detentores de xGRAIL têm direito a quatro benefícios principais:

  1. Um dividendo equivalente a 60% da receita da taxa de negociação da plataforma

  2. Um acelerador de ganhos que aumenta o rendimento em NFTs apostados

  3. Acesso a tokens de projetos de lançamento a preços preferenciais

  4. Participação na votação de governança da comunidade

No entanto, converter xGRAIL de volta para GRAIL requer um período de bloqueio de 6 meses, obrigando os utilizadores a manter a longo prazo e reduzindo o fornecimento circulante de tokens no mercado.

Origem: Documentação Oficial da Camelot

Quanto à alocação de tokens, de acordo com o plano de distribuição da Camelot, 15% do fornecimento total de GRAIL é alocado para venda pública. Do fornecimento restante, 22,5% é dedicado a um plano de mineração de liquidez com duração de três anos, 15% para provisão de liquidez ao protocolo e 32% para contribuidores principais, parceiros e consultores. Os tokens alocados à equipe/parceiros/consultores são desbloqueados totalmente ao longo de três anos. Dos 100.000 GRAIL, uma parte é distribuída na forma de xGRAIL.

Origem: Documentação Oficial da Camelot

O token também apresenta um mecanismo deflacionário, com 12,5% das taxas de transação do protocolo sendo usadas para a recompra e destruição do GRAIL, reduzindo consequentemente o fornecimento circulante total.

Principais desenvolvimentos em Camelot

  • Novembro - Dezembro de 2022: lançamento da pool Genesis e abertura de depósitos, início das vendas públicas, e emissão de tokens e recompensas de farming iniciadas.
  • Junho de 2023: A versão de teste dos contratos AMM v3 da Camelot será redesdobrada.
  • 22 de julho de 2023: De acordo com os resultados da votação por snapshot, a proposta de conceder à Camelot 12 milhões de tokens ARB da Arbitrum para financiamento de projetos e incentivos de liquidez não foi aprovada. A votação foi dividida com 38% contrários, 30% a favor e 32% abstendo-se.

Camelot é um Bom Investimento?

Camelot aperfeiçoou o design tradicional do DEX, colocando ênfase em fornecer abordagens personalizadas com composabilidade como prioridade. Oferece conveniência aprimorada no uso do DEX e introduziu várias inovações em incentivos de liquidez. O modelo econômico também se destaca com mecanismos de bloqueio e queima, que levaram a uma rápida valorização do token. No entanto, à medida que outros DEXs de qualidade migram para Arbitrum, o Camelot nativo enfrenta uma competição intensificada. O volume de negociação e as receitas do protocolo são continuamente desafiados a longo prazo. Alguns projetos lançados em sua plataforma de lançamento enfrentaram críticas por incidentes de “soft rug” pós-financiamento. Para um sucesso sustentado, a parceria com projetos de primeira linha e oferecer aos usuários uma experiência superior serão essenciais.

Tác giả: 大圣web3
Thông dịch viên: Piper
(Những) người đánh giá: Edward、Piccolo、Elisa、Ashley He
* Đầu tư có rủi ro, phải thận trọng khi tham gia thị trường. Thông tin không nhằm mục đích và không cấu thành lời khuyên tài chính hay bất kỳ đề xuất nào khác thuộc bất kỳ hình thức nào được cung cấp hoặc xác nhận bởi Gate.io.
* Không được phép sao chép, truyền tải hoặc đạo nhái bài viết này mà không có sự cho phép của Gate.io. Vi phạm là hành vi vi phạm Luật Bản quyền và có thể phải chịu sự xử lý theo pháp luật.
Bắt đầu giao dịch
Đăng ký và giao dịch để nhận phần thưởng USDTEST trị giá
$100
$5500