O que é Lambda?

iniciantes5/6/2024, 2:22:31 PM
O projeto Lambda testemunhou vários marcos importantes desde a sua criação em 2018. Cada passo, desde o lançamento do projeto até a divulgação do white paper, captação de recursos bem-sucedida e código central de código aberto, marcou o avanço contínuo da tecnologia Lambda. Com o lançamento da mainnet, a Lambda gradualmente se tornou um membro importante do ecossistema blockchain.

Introdução

Desde a sua fundação em 2018, a Lambda tem estado na vanguarda dos setores de armazenamento e DePIN, destacando-se também na Amostragem de Disponibilidade de Dados (DAS) e Provas de Retenção de Dados a Longo Prazo (LPDP). Até 2023, a Lambda evoluiu para um ecossistema de blockchain modular que suporta a Máquina Virtual Ethereum (EVM) e utiliza contratos inteligentes para liquidação eficiente de armazenamento. Atualmente, a Lambda está passando por uma transformação estratégica, mudando de sua rede de consenso proprietária para uma rede Ethereum Layer 2.

A nova blockchain Ethereum Layer 2, suportada pela Opstack, focará na disponibilidade de dados, melhor atendimento a aplicações envolvendo Rollups e inteligência artificial. Isso incluirá o uso de DAS com algoritmos PDP e ferramentas de prova de conhecimento zero (ZKG) para garantir o armazenamento contínuo de dados. Essa mudança estratégica tem como objetivo aprimorar as capacidades de infraestrutura e integrar-se mais profundamente no ecossistema Ethereum.

O que é Lambda?

Lambda é uma infraestrutura avançada e escalável de IA Web3 de alta velocidade que integra perfeitamente uma blockchain L1 com uma rede de armazenamento modular. Seu objetivo é capacitar AI Dapps e NFTs com uma solução de armazenamento de dados permanente construída sobre EIP-4844 (LDA) e serviços de armazenamento (LWS). Além disso, Lambda introduz uma plataforma e infraestrutura de Restake baseadas em Ethereum, estabelecendo-se como líder na área de sistemas econômicos.

A Rede Lambda adotará uma nova arquitetura tecnológica, rede de consenso, modelo econômico, sistema de governança e sistema de contratos inteligentes para apoiar totalmente cenários de aplicativos Web3, incluindo NFTs, GameFi e Identidade Digital (DID). Além disso, por meio das capacidades de armazenamento de dados da rede Lambda Storage, a Rede Lambda é capaz de atender aos requisitos de armazenamento de dados de vários cenários de aplicativos Web3.

O Ecossistema Lambda

Ao longo dos anos, o ecossistema Lambda gerou uma variedade de aplicativos que abrangem armazenamento de dados, NFTs, nomes de domínio e muito mais. Abaixo, apresentamos as três principais partes de seu ecossistema.

Genify

Genify é a primeira plataforma de geração de inscrições no ecossistema Bitcoin e uma plataforma líder de arte generativa multi-cadeia que abrange todas as blockchains EVM. Reuniu mais de 10.000 colecionadores de NFT de arte generativa e centenas de artistas generativos mundialmente renomados, lançando com sucesso mais de 100 edições de coleções de arte generativa.

Como uma plataforma de arte generativa multi-cadeia, a Genify tem como objetivo construir um novo paradigma para a arte cripto da Web3 por meio da arte generativa, estabelecendo um ecossistema de arte oriental. Seu objetivo é conectar mais artistas excepcionais e explorar talentos que ainda não tenham se aventurado no domínio da arte NFT.

Origem:médio

Recursos da Plataforma

  • Protocolo de Transação de Royalties Compartilhados: A Genify acredita que os royalties não devem ser um obstáculo para o desenvolvimento da plataforma, mas um mecanismo eficaz para promover o compartilhamento da comunidade, incentivar a liquidez e recompensar as contribuições dos colecionadores. Portanto, a plataforma introduzirá um inovador protocolo de transação de royalties compartilhados para construir pools de incentivos, incentivando a participação dos usuários em transações e compartilhamento de receitas.
  • Sistema de Curadoria: A Genify está empenhada em estabelecer um ecossistema artístico próspero através de um sistema de curadoria, construindo uma rede de influência artística Web3, promovendo continuamente as obras da plataforma e aprimorando o desempenho de mercado.
  • Plataforma de arte multi-cadeia próspera
  • Infraestrutura Full-Stack: A Genify aproveita a segurança, velocidade e escalabilidade da rede de armazenamento descentralizado Lambda para expandir um ecossistema de arte generativa mais rico. Utilizando o armazenamento descentralizado da Lambda, a Genify fornece um módulo full-stack, incluindo testes de arte generativa, protocolos de transação de NFT, protocolos de emissão de NFT e serviços de armazenamento de NFT.

Serviços Web3 da Lambda (LWS)

Os Serviços Web3 da Lambda, abreviados como LWS, é um sistema abrangente composto por uma rede de consenso, rede de armazenamento e mercado de armazenamento descentralizado. Como um serviço de armazenamento permanente líder, o LWS fornece soluções seguras e de alta velocidade para armazenamento de dados para NFTs e DApps. Até o momento, o LWS foi implantado em várias redes blockchain, incluindo Conflux, atuando como provedor de armazenamento seguro para a Genify, a maior plataforma de arte generativa no ecossistema Bitcoin, protegendo dados de mais de 30.000 arquivos NFT.

Fonte: médio

Como o LWS funciona?

Os principais papéis dentro da LWS incluem validadores (nós de consenso), provedores de armazenamento (mineradores de armazenamento), verificadores de armazenamento e desafiantes de armazenamento.

Fonte: médio

Storage Miners, também conhecidos como provedores de armazenamento, são entidades responsáveis por armazenar e proteger os dados do usuário para ganhar recompensas de armazenamento. Os validadores são os nós que executam a rede de consenso, e a quantidade de $LAMB que eles apostam determina seu peso na rede. Atualmente, os storage miners e validadores devem ser a mesma entidade, ou seja, um deve primeiro se tornar um validador antes de poder atuar como provedor de armazenamento.

Armazenamento Descentralizado: O armazenamento de dados da Lambda é fisicamente separado do registro da blockchain, facilitado pelo hardware de armazenamento fornecido pelos mineradores de armazenamento, que pode ser visto como uma forma de armazenamento de dados terceirizado.

Mercado de Armazenamento: Este é composto por uma coleção de contratos EVM na rede Lambda. O mercado de armazenamento visualiza a capacidade de armazenamento dos mineradores de armazenamento dentro do ecossistema Lambda como um recurso de armazenamento unificado. Ele oferece serviços de armazenamento padronizados LWS aos clientes a um preço unificado.

Esta abordagem estruturada ajuda na descentralização do armazenamento de dados, aproveitando a tecnologia blockchain para segurança e confiabilidade, enquanto se integra às funcionalidades tradicionais do blockchain, como consenso e contratos inteligentes, para melhorar a robustez e funcionalidade geral do sistema.

Arquitetura Técnica LWS

Na LWS, a validação efetiva do armazenamento de dados é diretamente implementada por meio dos contratos PDP e Sector em execução no LEVM, desacoplados da rede de consenso da Lambda Network. Esse processo envolve os seguintes papéis principais:

Usuários: solicitantes e delegadores de armazenamento de dados. Eles confiam seus dados à Rede de Armazenamento Lambda (LWS) para armazenamento permanente. Os usuários podem acessar e usar a rede de armazenamento através do Filecoder, que assina os blocos de dados e gera tags. O codificador de arquivos insere os dados das tags na lista de informações de desafio, tornando-os disponíveis para toda a rede.

Provedores de Armazenamento: Provedores de armazenamento de dados, ou seja, mineradores de armazenamento. Os mineradores de armazenamento precisam fornecer serviços de armazenamento e provar sua confiabilidade para a rede para receber incentivos. Eles sincronizam os dados do usuário com uma rede IPFS compatível e enviam provas para o contrato PDP dentro de um ciclo de desafio predeterminado. As provas são baseadas no conteúdo dos blocos de dados desafiados, informações de tag, informações de desafio e um número aleatório gerado pelo sistema. Após serem verificados pelos verificadores, os provedores de armazenamento podem receber incentivos.

Verificadores e Desafiantes: Verificadores e desafiantes são entidades independentes de terceiros. Eles podem iniciar desafios de armazenamento e verificar a confiabilidade dos dados com base em informações publicamente disponíveis na cadeia e nas provas dos provedores de armazenamento. Eles não precisam possuir uma cópia completa dos dados e podem ser a mesma entidade. Os desafiantes podem gerar regularmente sementes de desafio, e qualquer pessoa pode se tornar um desafiante para garantir a segurança dos dados da rede. Os verificadores podem consultar as informações verificadas na cadeia a qualquer momento e receber incentivos após a verificação.

Fonte: médio

Vantagens da LWS

  • Libertação das capacidades de processamento em cadeia: A Lambda revolucionou sua rede de consenso, alcançando uma melhoria notável de 10x em eficiência. Esta descoberta melhora significativamente as capacidades de processamento de transações da cadeia. Isso permite que a infraestrutura da Rede Lambda suporte Dapps e combine-a com capacidades de armazenamento on-chain, formando o núcleo de todos os negócios Web3 focados em capacidades de armazenamento.
  • Atualização e iteração das funções de armazenamento por meio de atualizações de contrato: Lambda pode atualizar funções de armazenamento e iterar por meio da atualização de contratos, reduzindo o impacto de forks frequentes durante o processo de desenvolvimento da Rede Lambda nas operações de armazenamento.
  • Usando um mercado de preços padrão para reduzir os custos de armazenamento em mais de 90%: Ao garantir um armazenamento eficaz, a Lambda reduz os custos de armazenamento em mais de 90%. Isso evita lances maliciosos entre os mineradores de armazenamento no mercado livre, aumentando infinitamente os custos de armazenamento.

LDA

LDA (Disponibilidade de Dados Lambda) é um novo padrão técnico baseado no EIP-4844 da Ethereum. Seu objetivo é mudar fundamentalmente a maneira como os dados são armazenados e acessados na Ethereum, fornecendo uma camada de disponibilidade de dados persistente, eficiente e totalmente verificável por meio do armazenamento modular Lambda. A introdução do LDA terá um impacto profundo na gestão e disponibilidade de dados dentro do ecossistema Ethereum, oferecendo aos usuários e desenvolvedores uma experiência de armazenamento e acesso de dados mais eficiente e seguro.

Origem:médio

No ecossistema Ethereum, a disponibilidade de dados (DA), o staking e o restaking tornaram-se temas centrais de desenvolvimento para a blockchain no futuro próximo. Diante do trilema do campo da blockchain - equilibrar a descentralização, escalabilidade e segurança - a demanda por soluções tornou-se urgente. A tecnologia Rollup enfrenta esse desafio movendo transações para fora da cadeia.

O Lambda utiliza suas capacidades de armazenamento LWS existentes, combinadas com as tecnologias PDP (Prova de Posse de Dados) e ZKG (Garantias de Conhecimento Zero), para resolver de forma inovadora o problema do DA e integrá-lo ao framework de segurança do Ethereum. Esta aliança estratégica não apenas fortalece a solução DA da Lambda, mas também faz uma contribuição significativa para todo o ecossistema do Ethereum, especialmente na oferta de Serviços de Validação Avançados (AVS), soluções de Camada 2 e serviços de staking.

Fonte: médio

Ao integrar a tecnologia de armazenamento, a Lambda oferecerá uma camada de armazenamento de dados persistente, eficiente e totalmente verificável. Ao integrar o Mercado de Espaço de Blob e a Suite DA programável, os custos de armazenamento podem ser significativamente reduzidos e a eficiência no processamento de dados pode ser aumentada. A Lambda planeja introduzir vários operadores para participar do mecanismo de re-staking, alcançando a agregação de micro-Blob e um processo de envio do Ethereum totalmente descentralizado, garantindo que os envios de Blob não dependam de nenhum serviço centralizado. A LDA não apenas atende às necessidades dos desenvolvedores de Rollup por soluções eficientes de armazenamento de dados, mas também traz valor a longo prazo para todo o ecossistema Ethereum.

Nós

Lambda é baseado no Tendermint Core, o que significa que depende de um conjunto de validadores para proteger a segurança e consistência da rede. Os validadores operam nós completos e participam do consenso transmitindo votos que contêm assinaturas criptográficas assinadas com suas chaves privadas. Eles são responsáveis por comprometer novos blocos na blockchain e ganham receita através desse trabalho. Além disso, os validadores devem participar do processo de governança, influenciando a direção da rede votando em propostas. O poder de voto dos validadores depende do total de participação que possuem na rede.

Tokenômica

Fonte: Lambda

  • Código: LAMB
  • Tipo de Token: ERC20
  • Preço do Token ICO: 1 LAMB = 0.01 USD
  • Meta de arrecadação: $5,000,000
  • Total de tokens: 10,000,000,000
  • Disponível para Venda de Tokens: 30%


Fonte: icodrops

Lambda planeja migrar a rede ERC20 original e os ativos da mainnet Lambda $LAMB para um novo token $LAMBDA numa base de 1:1. Além disso, o fornecimento total de tokens $LAMBDA será limitado, e novos mecanismos para queima e destruição de tokens serão introduzidos. O Fundo do Ecossistema Lambda também lançará recompensas de liquidez de longo prazo e incentivos de re-staking para fomentar o desenvolvimento de serviços de armazenamento e disponibilidade de dados. Esta ação tem como objetivo integrar os recursos de segurança robustos do ecossistema Ethereum, melhorando a segurança geral da Lambda. Essa atualização garante a segurança das transações dentro da rede Lambda e ajuda o novo token $LAMBDA a se integrar melhor no ecossistema Ethereum, aumentando sua liquidez.

Aqui estão as atualizações e ajustes para os ativos $LAMB:

  1. ERC20 $LAMB será migrado para um novo contrato na proporção de 1:1, e o novo token será chamado $LAMBDA.
  2. Limite de Fornecimento Total: O fornecimento máximo de tokens $LAMBDA é definido em 10 bilhões. Deste total, uma circulação inicial de 6 bilhões estará disponível, com os restantes 4 bilhões bloqueados no contrato do Fundo do Ecossistema para construção futura da comunidade.
  3. Migração de Ativos: O processo de $LAMB para $LAMBDA ocorrerá na proporção de troca 1:1.
  4. Incentivos de Liquidez: Os novos ativos $LAMBDA darão total suporte à negociação na DEX para aumentar sua liquidez.
  5. Incentivos ReStake: Com a introdução dos novos serviços de armazenamento Lambda DA e LWS, a Lambda oferecerá incentivos ReStake de alto rendimento com base no framework EigenLayer para manter a segurança da rede.

Informações da equipe e financiamento

O fundador da Lambda, He Xiaoyang, é um dos principais especialistas em software de infraestrutura na China e membro da comunidade JVM. Anteriormente, ele trabalhou como engenheiro na BEA Systems e Oracle e foi nomeado "Melhor Empreendedor da China na Indústria de APM" em 2015.

Li Monan (Co-fundador & CTO): Um dos melhores programadores na China e fundador da Coreseek e Log Insight.

He Bingqing (Co-fundador): Responsável pelo desenvolvimento do produto principal da OneAPM, Application Insight.

Gao Haiqiang (Co-fundador e COO): Vice-Presidente de Tecnologia na empresa de otimização de rede ACSNO, fundou a subsidiária de segurança da OneAPM, OneASP, em 2015 e atuou como seu CEO.

Zhao Haijun (co-fundador): Vice-Presidente de Tecnologia na OneAPM, anteriormente trabalhou na Qunar.com e Kongzhong.com, formou e gerenciou uma equipe de pesquisa e desenvolvimento responsável pelo desenvolvimento e gestão de produtos.

Jia Tian: Mestrado/Bacharelado pela Universidade Tsinghua, investidor em sistemas distribuídos na Bitfinex, sócio limitado na Bitfund, consultor na FBG Capital e consultor na Zcash. Jia Tian já atuou como desenvolvedor sênior na Baidu e Alibaba.

Sun Zhongying: Ex-especialista técnico na Alibaba, ex-CTO da OKEX e anteriormente atuou como consultor técnico na OneAPM e OneASP.

Conclusão

À medida que o setor blockchain continua a evoluir, a migração da Lambda para a rede Ethereum Layer2 marca uma integração estratégica significativa. Esta migração não só fortalece a conexão entre os serviços de disponibilidade de dados e as capacidades de inteligência artificial, mas também melhora significativamente a economia, compatibilidade, escalabilidade e segurança da rede Lambda. Além disso, simplifica os esforços de desenvolvimento e manutenção. Esta atualização destaca o compromisso da Lambda em atender às necessidades de disponibilidade de dados a longo prazo, apoia o desenvolvimento de aplicações distribuídas e avança nas tecnologias de inteligência artificial generativa. Isso faz uma contribuição vital para melhorar a escalabilidade, segurança e eficiência do ecossistema Ethereum.

Author: Snow
Translator: Piper
Reviewer(s): Piccolo、Wayne、Elisa、Ashley、Joyce
* The information is not intended to be and does not constitute financial advice or any other recommendation of any sort offered or endorsed by Gate.io.
* This article may not be reproduced, transmitted or copied without referencing Gate.io. Contravention is an infringement of Copyright Act and may be subject to legal action.

O que é Lambda?

iniciantes5/6/2024, 2:22:31 PM
O projeto Lambda testemunhou vários marcos importantes desde a sua criação em 2018. Cada passo, desde o lançamento do projeto até a divulgação do white paper, captação de recursos bem-sucedida e código central de código aberto, marcou o avanço contínuo da tecnologia Lambda. Com o lançamento da mainnet, a Lambda gradualmente se tornou um membro importante do ecossistema blockchain.

Introdução

Desde a sua fundação em 2018, a Lambda tem estado na vanguarda dos setores de armazenamento e DePIN, destacando-se também na Amostragem de Disponibilidade de Dados (DAS) e Provas de Retenção de Dados a Longo Prazo (LPDP). Até 2023, a Lambda evoluiu para um ecossistema de blockchain modular que suporta a Máquina Virtual Ethereum (EVM) e utiliza contratos inteligentes para liquidação eficiente de armazenamento. Atualmente, a Lambda está passando por uma transformação estratégica, mudando de sua rede de consenso proprietária para uma rede Ethereum Layer 2.

A nova blockchain Ethereum Layer 2, suportada pela Opstack, focará na disponibilidade de dados, melhor atendimento a aplicações envolvendo Rollups e inteligência artificial. Isso incluirá o uso de DAS com algoritmos PDP e ferramentas de prova de conhecimento zero (ZKG) para garantir o armazenamento contínuo de dados. Essa mudança estratégica tem como objetivo aprimorar as capacidades de infraestrutura e integrar-se mais profundamente no ecossistema Ethereum.

O que é Lambda?

Lambda é uma infraestrutura avançada e escalável de IA Web3 de alta velocidade que integra perfeitamente uma blockchain L1 com uma rede de armazenamento modular. Seu objetivo é capacitar AI Dapps e NFTs com uma solução de armazenamento de dados permanente construída sobre EIP-4844 (LDA) e serviços de armazenamento (LWS). Além disso, Lambda introduz uma plataforma e infraestrutura de Restake baseadas em Ethereum, estabelecendo-se como líder na área de sistemas econômicos.

A Rede Lambda adotará uma nova arquitetura tecnológica, rede de consenso, modelo econômico, sistema de governança e sistema de contratos inteligentes para apoiar totalmente cenários de aplicativos Web3, incluindo NFTs, GameFi e Identidade Digital (DID). Além disso, por meio das capacidades de armazenamento de dados da rede Lambda Storage, a Rede Lambda é capaz de atender aos requisitos de armazenamento de dados de vários cenários de aplicativos Web3.

O Ecossistema Lambda

Ao longo dos anos, o ecossistema Lambda gerou uma variedade de aplicativos que abrangem armazenamento de dados, NFTs, nomes de domínio e muito mais. Abaixo, apresentamos as três principais partes de seu ecossistema.

Genify

Genify é a primeira plataforma de geração de inscrições no ecossistema Bitcoin e uma plataforma líder de arte generativa multi-cadeia que abrange todas as blockchains EVM. Reuniu mais de 10.000 colecionadores de NFT de arte generativa e centenas de artistas generativos mundialmente renomados, lançando com sucesso mais de 100 edições de coleções de arte generativa.

Como uma plataforma de arte generativa multi-cadeia, a Genify tem como objetivo construir um novo paradigma para a arte cripto da Web3 por meio da arte generativa, estabelecendo um ecossistema de arte oriental. Seu objetivo é conectar mais artistas excepcionais e explorar talentos que ainda não tenham se aventurado no domínio da arte NFT.

Origem:médio

Recursos da Plataforma

  • Protocolo de Transação de Royalties Compartilhados: A Genify acredita que os royalties não devem ser um obstáculo para o desenvolvimento da plataforma, mas um mecanismo eficaz para promover o compartilhamento da comunidade, incentivar a liquidez e recompensar as contribuições dos colecionadores. Portanto, a plataforma introduzirá um inovador protocolo de transação de royalties compartilhados para construir pools de incentivos, incentivando a participação dos usuários em transações e compartilhamento de receitas.
  • Sistema de Curadoria: A Genify está empenhada em estabelecer um ecossistema artístico próspero através de um sistema de curadoria, construindo uma rede de influência artística Web3, promovendo continuamente as obras da plataforma e aprimorando o desempenho de mercado.
  • Plataforma de arte multi-cadeia próspera
  • Infraestrutura Full-Stack: A Genify aproveita a segurança, velocidade e escalabilidade da rede de armazenamento descentralizado Lambda para expandir um ecossistema de arte generativa mais rico. Utilizando o armazenamento descentralizado da Lambda, a Genify fornece um módulo full-stack, incluindo testes de arte generativa, protocolos de transação de NFT, protocolos de emissão de NFT e serviços de armazenamento de NFT.

Serviços Web3 da Lambda (LWS)

Os Serviços Web3 da Lambda, abreviados como LWS, é um sistema abrangente composto por uma rede de consenso, rede de armazenamento e mercado de armazenamento descentralizado. Como um serviço de armazenamento permanente líder, o LWS fornece soluções seguras e de alta velocidade para armazenamento de dados para NFTs e DApps. Até o momento, o LWS foi implantado em várias redes blockchain, incluindo Conflux, atuando como provedor de armazenamento seguro para a Genify, a maior plataforma de arte generativa no ecossistema Bitcoin, protegendo dados de mais de 30.000 arquivos NFT.

Fonte: médio

Como o LWS funciona?

Os principais papéis dentro da LWS incluem validadores (nós de consenso), provedores de armazenamento (mineradores de armazenamento), verificadores de armazenamento e desafiantes de armazenamento.

Fonte: médio

Storage Miners, também conhecidos como provedores de armazenamento, são entidades responsáveis por armazenar e proteger os dados do usuário para ganhar recompensas de armazenamento. Os validadores são os nós que executam a rede de consenso, e a quantidade de $LAMB que eles apostam determina seu peso na rede. Atualmente, os storage miners e validadores devem ser a mesma entidade, ou seja, um deve primeiro se tornar um validador antes de poder atuar como provedor de armazenamento.

Armazenamento Descentralizado: O armazenamento de dados da Lambda é fisicamente separado do registro da blockchain, facilitado pelo hardware de armazenamento fornecido pelos mineradores de armazenamento, que pode ser visto como uma forma de armazenamento de dados terceirizado.

Mercado de Armazenamento: Este é composto por uma coleção de contratos EVM na rede Lambda. O mercado de armazenamento visualiza a capacidade de armazenamento dos mineradores de armazenamento dentro do ecossistema Lambda como um recurso de armazenamento unificado. Ele oferece serviços de armazenamento padronizados LWS aos clientes a um preço unificado.

Esta abordagem estruturada ajuda na descentralização do armazenamento de dados, aproveitando a tecnologia blockchain para segurança e confiabilidade, enquanto se integra às funcionalidades tradicionais do blockchain, como consenso e contratos inteligentes, para melhorar a robustez e funcionalidade geral do sistema.

Arquitetura Técnica LWS

Na LWS, a validação efetiva do armazenamento de dados é diretamente implementada por meio dos contratos PDP e Sector em execução no LEVM, desacoplados da rede de consenso da Lambda Network. Esse processo envolve os seguintes papéis principais:

Usuários: solicitantes e delegadores de armazenamento de dados. Eles confiam seus dados à Rede de Armazenamento Lambda (LWS) para armazenamento permanente. Os usuários podem acessar e usar a rede de armazenamento através do Filecoder, que assina os blocos de dados e gera tags. O codificador de arquivos insere os dados das tags na lista de informações de desafio, tornando-os disponíveis para toda a rede.

Provedores de Armazenamento: Provedores de armazenamento de dados, ou seja, mineradores de armazenamento. Os mineradores de armazenamento precisam fornecer serviços de armazenamento e provar sua confiabilidade para a rede para receber incentivos. Eles sincronizam os dados do usuário com uma rede IPFS compatível e enviam provas para o contrato PDP dentro de um ciclo de desafio predeterminado. As provas são baseadas no conteúdo dos blocos de dados desafiados, informações de tag, informações de desafio e um número aleatório gerado pelo sistema. Após serem verificados pelos verificadores, os provedores de armazenamento podem receber incentivos.

Verificadores e Desafiantes: Verificadores e desafiantes são entidades independentes de terceiros. Eles podem iniciar desafios de armazenamento e verificar a confiabilidade dos dados com base em informações publicamente disponíveis na cadeia e nas provas dos provedores de armazenamento. Eles não precisam possuir uma cópia completa dos dados e podem ser a mesma entidade. Os desafiantes podem gerar regularmente sementes de desafio, e qualquer pessoa pode se tornar um desafiante para garantir a segurança dos dados da rede. Os verificadores podem consultar as informações verificadas na cadeia a qualquer momento e receber incentivos após a verificação.

Fonte: médio

Vantagens da LWS

  • Libertação das capacidades de processamento em cadeia: A Lambda revolucionou sua rede de consenso, alcançando uma melhoria notável de 10x em eficiência. Esta descoberta melhora significativamente as capacidades de processamento de transações da cadeia. Isso permite que a infraestrutura da Rede Lambda suporte Dapps e combine-a com capacidades de armazenamento on-chain, formando o núcleo de todos os negócios Web3 focados em capacidades de armazenamento.
  • Atualização e iteração das funções de armazenamento por meio de atualizações de contrato: Lambda pode atualizar funções de armazenamento e iterar por meio da atualização de contratos, reduzindo o impacto de forks frequentes durante o processo de desenvolvimento da Rede Lambda nas operações de armazenamento.
  • Usando um mercado de preços padrão para reduzir os custos de armazenamento em mais de 90%: Ao garantir um armazenamento eficaz, a Lambda reduz os custos de armazenamento em mais de 90%. Isso evita lances maliciosos entre os mineradores de armazenamento no mercado livre, aumentando infinitamente os custos de armazenamento.

LDA

LDA (Disponibilidade de Dados Lambda) é um novo padrão técnico baseado no EIP-4844 da Ethereum. Seu objetivo é mudar fundamentalmente a maneira como os dados são armazenados e acessados na Ethereum, fornecendo uma camada de disponibilidade de dados persistente, eficiente e totalmente verificável por meio do armazenamento modular Lambda. A introdução do LDA terá um impacto profundo na gestão e disponibilidade de dados dentro do ecossistema Ethereum, oferecendo aos usuários e desenvolvedores uma experiência de armazenamento e acesso de dados mais eficiente e seguro.

Origem:médio

No ecossistema Ethereum, a disponibilidade de dados (DA), o staking e o restaking tornaram-se temas centrais de desenvolvimento para a blockchain no futuro próximo. Diante do trilema do campo da blockchain - equilibrar a descentralização, escalabilidade e segurança - a demanda por soluções tornou-se urgente. A tecnologia Rollup enfrenta esse desafio movendo transações para fora da cadeia.

O Lambda utiliza suas capacidades de armazenamento LWS existentes, combinadas com as tecnologias PDP (Prova de Posse de Dados) e ZKG (Garantias de Conhecimento Zero), para resolver de forma inovadora o problema do DA e integrá-lo ao framework de segurança do Ethereum. Esta aliança estratégica não apenas fortalece a solução DA da Lambda, mas também faz uma contribuição significativa para todo o ecossistema do Ethereum, especialmente na oferta de Serviços de Validação Avançados (AVS), soluções de Camada 2 e serviços de staking.

Fonte: médio

Ao integrar a tecnologia de armazenamento, a Lambda oferecerá uma camada de armazenamento de dados persistente, eficiente e totalmente verificável. Ao integrar o Mercado de Espaço de Blob e a Suite DA programável, os custos de armazenamento podem ser significativamente reduzidos e a eficiência no processamento de dados pode ser aumentada. A Lambda planeja introduzir vários operadores para participar do mecanismo de re-staking, alcançando a agregação de micro-Blob e um processo de envio do Ethereum totalmente descentralizado, garantindo que os envios de Blob não dependam de nenhum serviço centralizado. A LDA não apenas atende às necessidades dos desenvolvedores de Rollup por soluções eficientes de armazenamento de dados, mas também traz valor a longo prazo para todo o ecossistema Ethereum.

Nós

Lambda é baseado no Tendermint Core, o que significa que depende de um conjunto de validadores para proteger a segurança e consistência da rede. Os validadores operam nós completos e participam do consenso transmitindo votos que contêm assinaturas criptográficas assinadas com suas chaves privadas. Eles são responsáveis por comprometer novos blocos na blockchain e ganham receita através desse trabalho. Além disso, os validadores devem participar do processo de governança, influenciando a direção da rede votando em propostas. O poder de voto dos validadores depende do total de participação que possuem na rede.

Tokenômica

Fonte: Lambda

  • Código: LAMB
  • Tipo de Token: ERC20
  • Preço do Token ICO: 1 LAMB = 0.01 USD
  • Meta de arrecadação: $5,000,000
  • Total de tokens: 10,000,000,000
  • Disponível para Venda de Tokens: 30%


Fonte: icodrops

Lambda planeja migrar a rede ERC20 original e os ativos da mainnet Lambda $LAMB para um novo token $LAMBDA numa base de 1:1. Além disso, o fornecimento total de tokens $LAMBDA será limitado, e novos mecanismos para queima e destruição de tokens serão introduzidos. O Fundo do Ecossistema Lambda também lançará recompensas de liquidez de longo prazo e incentivos de re-staking para fomentar o desenvolvimento de serviços de armazenamento e disponibilidade de dados. Esta ação tem como objetivo integrar os recursos de segurança robustos do ecossistema Ethereum, melhorando a segurança geral da Lambda. Essa atualização garante a segurança das transações dentro da rede Lambda e ajuda o novo token $LAMBDA a se integrar melhor no ecossistema Ethereum, aumentando sua liquidez.

Aqui estão as atualizações e ajustes para os ativos $LAMB:

  1. ERC20 $LAMB será migrado para um novo contrato na proporção de 1:1, e o novo token será chamado $LAMBDA.
  2. Limite de Fornecimento Total: O fornecimento máximo de tokens $LAMBDA é definido em 10 bilhões. Deste total, uma circulação inicial de 6 bilhões estará disponível, com os restantes 4 bilhões bloqueados no contrato do Fundo do Ecossistema para construção futura da comunidade.
  3. Migração de Ativos: O processo de $LAMB para $LAMBDA ocorrerá na proporção de troca 1:1.
  4. Incentivos de Liquidez: Os novos ativos $LAMBDA darão total suporte à negociação na DEX para aumentar sua liquidez.
  5. Incentivos ReStake: Com a introdução dos novos serviços de armazenamento Lambda DA e LWS, a Lambda oferecerá incentivos ReStake de alto rendimento com base no framework EigenLayer para manter a segurança da rede.

Informações da equipe e financiamento

O fundador da Lambda, He Xiaoyang, é um dos principais especialistas em software de infraestrutura na China e membro da comunidade JVM. Anteriormente, ele trabalhou como engenheiro na BEA Systems e Oracle e foi nomeado "Melhor Empreendedor da China na Indústria de APM" em 2015.

Li Monan (Co-fundador & CTO): Um dos melhores programadores na China e fundador da Coreseek e Log Insight.

He Bingqing (Co-fundador): Responsável pelo desenvolvimento do produto principal da OneAPM, Application Insight.

Gao Haiqiang (Co-fundador e COO): Vice-Presidente de Tecnologia na empresa de otimização de rede ACSNO, fundou a subsidiária de segurança da OneAPM, OneASP, em 2015 e atuou como seu CEO.

Zhao Haijun (co-fundador): Vice-Presidente de Tecnologia na OneAPM, anteriormente trabalhou na Qunar.com e Kongzhong.com, formou e gerenciou uma equipe de pesquisa e desenvolvimento responsável pelo desenvolvimento e gestão de produtos.

Jia Tian: Mestrado/Bacharelado pela Universidade Tsinghua, investidor em sistemas distribuídos na Bitfinex, sócio limitado na Bitfund, consultor na FBG Capital e consultor na Zcash. Jia Tian já atuou como desenvolvedor sênior na Baidu e Alibaba.

Sun Zhongying: Ex-especialista técnico na Alibaba, ex-CTO da OKEX e anteriormente atuou como consultor técnico na OneAPM e OneASP.

Conclusão

À medida que o setor blockchain continua a evoluir, a migração da Lambda para a rede Ethereum Layer2 marca uma integração estratégica significativa. Esta migração não só fortalece a conexão entre os serviços de disponibilidade de dados e as capacidades de inteligência artificial, mas também melhora significativamente a economia, compatibilidade, escalabilidade e segurança da rede Lambda. Além disso, simplifica os esforços de desenvolvimento e manutenção. Esta atualização destaca o compromisso da Lambda em atender às necessidades de disponibilidade de dados a longo prazo, apoia o desenvolvimento de aplicações distribuídas e avança nas tecnologias de inteligência artificial generativa. Isso faz uma contribuição vital para melhorar a escalabilidade, segurança e eficiência do ecossistema Ethereum.

Author: Snow
Translator: Piper
Reviewer(s): Piccolo、Wayne、Elisa、Ashley、Joyce
* The information is not intended to be and does not constitute financial advice or any other recommendation of any sort offered or endorsed by Gate.io.
* This article may not be reproduced, transmitted or copied without referencing Gate.io. Contravention is an infringement of Copyright Act and may be subject to legal action.
Start Now
Sign up and get a
$100
Voucher!