Reflexões sobre Empréstimos Descentralizados - Uma Visão Geral do Compound e Seus Dados de Novembro

intermediário1/17/2024, 8:05:21 PM
Este artigo fornece uma visão geral do desenvolvimento e do contexto do projeto do Compound, incluindo incentivos de token, e discute o setor de empréstimos descentralizados.

Introdução

Em um artigo anterior sobre Aave, houve mais foco na comparação de dados comerciais com o Compound. Este artigo introduz principalmente o status de desenvolvimento do Compound, antecedentes do projeto, incentivos de tokens, etc., com ênfase relativamente menor na análise de dados. O próprio Compound é bastante interessante.

Este artigo envolve discussões da equipe E2M no espaço de empréstimos descentralizados.

Escrever um artigo separado também é uma forma de mostrar respeito pelas inovações feitas pela Compound.

Quais inovações o Compound fez? (Semelhante à economia de token Ve da Curve, independentemente de seus méritos)

  • Arquitetura cToken

  • Pool de liquidez (empréstimo ponto a pool)

  • Taxas de juros dinâmicas

  • Segregação de ativos

  • Um promotor-chave da mineração de liquidez

  • O conceito de tokens de governança

À medida que o desenvolvimento da Web 3.0 amadurece, a sua natureza de código aberto leva a que cada inovação se torne rapidamente uma bênção para outros, beneficiando, em última instância, os investidores de capital? E esse ciclo vicioso eventualmente leva a uma diminuição de ideias originais?

Por exemplo:

Recentemente, um amigo que trabalha em um projeto de pagamento e carteira mencionou que muitos projetos usam o mesmo código aberto. No entanto, projetos de carteira com origens no Vale do Silício conseguem garantir investimentos da a16z e ter acesso aos principais recursos, mesmo que sua tecnologia subjacente não tenha avanços. O mesmo vale para as carteiras de hardware; depois que o Trezor se tornou de código aberto, a maioria das carteiras de hardware pode usar diretamente seu código-fonte para fins comerciais sem nenhum custo. Eles só precisavam resolver a falta de um chip de segurança no Trezor. As bolsas de derivativos descentralizadas essencialmente visam um grupo de usuários semelhante, mas a MYX, liderada pela Sequoia China, consegue obter captações e valorações elevadas.

À medida que a Web 3.0 se torna mais madura, a sua natureza de código aberto leva a uma situação em que cada inovação facilmente se torna uma pedra fundamental para outros, beneficiando principalmente os investidores? Esse ciclo vicioso leva a uma diminuição da criatividade?

Melhores soluções de empréstimo surgirão, mas não está claro como. Além de esperar por essas soluções, que ações duradouras podemos tomar? Por exemplo, quais elementos uma boa plataforma de empréstimo descentralizada deve incluir? Alta eficiência de capital, empréstimos sem garantias; baixos limiares de liquidação, protegendo os ativos dos usuários mesmo em ativos altamente voláteis ou mercados extremos (como o algoritmo Llama de CrvUSD).

Dongzhen: Os jogos são semelhantes? A jogabilidade pode ser facilmente copiada. Em categorias como jogos de cartas e jogos simples iniciais, a Tencent, com seu controle sobre redes sociais e monopólios de tráfego, pode obter lucros substanciais. No entanto, isso não impede totalmente empresas como Blizzard, miHoYo e NetEase de se destacarem com produtos e IPs. Na verdade, o número de jogos divertidos e criativos não está diminuindo; jogos como Genshin Impact e PUBG são contraexemplos, refutando a noção de estagnação nos jogos.

Como vemos a governança descentralizada?

CM-Marco: O framework Curve é bastante bom; sua governança é centralizada em torno da funcionalidade e é descentralizada on-chain. A vantagem é sua simplicidade no nível base, o que reduz a probabilidade de riscos de segurança. Vitalik defende uma governança mínima, evitando governança sempre que possível. A governança centralizada nas fases iniciais de um projeto é aceitável. Independentemente da descentralização, o objetivo final é uma governança mínima, sem módulo de governança ou tokens, e o protocolo operando de forma independente. Isso não é amigável para investidores, mas é um conceito ideal.

Dongzhen: O primeiro princípio, a linha de base do protocolo: Compound tem uma linha de base fraca, exigindo sete dias para resolver problemas, faltando estratégias de hedge suficientes. O segundo princípio, a capacidade de corrigir erros. Estabelecer um framework requer manter a liberdade básica e, em segundo lugar, a capacidade de ajustar. A abordagem de Vitalik é muito interessante.

1. Introdução

1.1 Histórico de Desenvolvimento

Compound é um dos primeiros projetos DeFi, contribuindo significativamente para o desenvolvimento inicial do empréstimo descentralizado. Ele foi pioneiro em muitos modelos de negócios DeFi populares, tokenomics e práticas.

Em 2017, a Compound foi fundada por dois ex-alunos da Universidade da Pensilvânia, Robert Leshner e Geoffrey Hayes, e lançada em setembro de 2018. Robert Leshner, um graduado em economia, havia trabalhado como designer de web e em serviços financeiros. Ele foi gerente de produto na Postmates (um serviço de entrega de comida focado em conectar moradores locais com lojas para entrega de última milha, essencialmente uma empresa de entrega para viagem) antes de fundar a Robot Ventures. Geoffrey Hayes também trabalhou na Postmates como engenheiro e foi o fundador da Safe Shepherd. Eles atraíram muitas pessoas para se juntar, incluindo desenvolvedores seniores como Antonina Norair, Diretor de Design Jayson Hobby, Chefe Estratégico Calvin Liu, Consultor Jurídico Jake Chervinsky e outros.

Em 2019, o conhecido protocolo de empréstimo Ethereum Compound Finance v2 foi lançado oficialmente, introduzindo o conceito de cToken - ativos com juros.

Em junho de 2020, a Compound lançou oficialmente o Token COMP, transferindo o governo do protocolo Compound para uma organização DAO e usando a moeda COMP como o token de governo principal. O objetivo principal de introduzir o Token COMP era incentivar tanto os mutuários quanto os credores a usar o protocolo Compound, uma ação que foi extremamente popular na época. Muitos usuários participaram do protocolo para ganhar Tokens COMP. O modelo "ganhe conforme você pede emprestado" iniciou a tendência da "mineração de liquidez".

Os tokens COMP foram os primeiros “tokens de governança”, permitindo que qualquer pessoa possuísse uma participação na Compound e tivesse direitos de voto sobre propostas de protocolo. De acordo com seu design, os tokens COMP foram distribuídos diretamente para seus stakeholders mais importantes, como os usuários do protocolo. Essa distribuição capacitou e incentivou a comunidade a gerenciar coletivamente o futuro do protocolo por meio de uma boa governança. A razão principal pela qual os usuários começaram a usar a Compound foi para mineração, popularizando o termo “mineração de liquidez”.

Compound também experimentou vários incidentes de segurança durante sua operação. Por exemplo, em 26 de novembro de 2020, o preço do DAI na Coinbase Pro subiu para $1.34, levando a flutuações anormais no preço do oráculo do Compound e desencadeando mais de $80 milhões em liquidações de criptomoedas. Em 30 de setembro de 2021, após a Proposta 62 ser aprovada e executada, um erro de contrato fez com que tokens COMP, que deveriam ser distribuídos lentamente, fossem emitidos erroneamente, afetando cerca de 280.000 COMP, avaliados em $80 milhões na época.

Esses eventos lançaram as bases para o desenvolvimento estratégico futuro do Compound. Em 25 de agosto de 2022, a Compound Labs lançou o Compound III, eliminando o conceito de ativos remunerados. Até mesmo a garantia para cada empréstimo era armazenada no contrato inteligente correspondente e não podia mais ser emprestada novamente ou gerar juros.

1.2 Situação da equipe

De acordo com o número de funcionários exibido no site oficial, atualmente existem 17 funcionários. Muitos funcionários saíram com Lianchuang para trabalhar na Superstate.

Fonte da imagem: https://compoundlabs.xyz/#hiring

1.3 Situação de financiamento

2. Situação empresarial

2.1 Total de Valor Bloqueado (TVL)

Depois que o TVL da Compound pioneiramente introduziu o conceito de 'mineração de liquidez', suas flutuações aumentaram significativamente, e isso basicamente coincidiu com o período de tempo do Verão Defi. Em seguida, o importante incidente de segurança que ocorreu no final de setembro de 21, acompanhado pela chegada de Shenxiong, fez com que a Compound continuasse a declinar e também mudasse sua direção estratégica.

Fonte de dados: https://defillama.com/protocol/compound-finance

2.2 Compound V2

TVL

Após o lançamento da mineração de liquidez, o Valor Total Bloqueado (TVL) na Compound disparou, coincidindo com o Verão DeFi e o mercado cripto otimista, atingindo seu pico.

Fonte de dados: DeFi Llama - Protocolo Compound

Análise de Empréstimos

As atualizações significativas no V2 são bastante semelhantes ao Aave V2, com os recursos principais sendo cToken e Comptroller (Auditor).

Assim como Aave, cada ativo é integrado por meio de um contrato cToken, que representa o saldo do protocolo em um formato compatível com o EIP-20. Ao emitir cTokens, os usuários (1) ganham juros através da taxa de câmbio do cToken, que aumenta de valor em relação ao ativo base; (2) ganham a capacidade de usar o cToken como garantia.

A seção do Mercado Compound V2 é um tanto enganosa, dando a impressão de que cada ativo é um pool separado. À primeira vista, parecia que muitas pessoas tinham depositado uma grande quantidade de Eth no protocolo, mas poucas estavam pegando emprestado.

Olhando para a Distribuição de Ganhos, exceto o DAI, todos estão em 0%. Isso indica que os incentivos de token da Compound para impulsionar o TVL agora mudaram completamente o foco para o Compound III.

Ativos como Eth, WBTC, Chainlink, incluindo alguns DeFi de blue-chip, mostram alto Total de Ganhos mas muito baixo Total de Empréstimos. Baixa utilização de ativos indica uma predominância de usuários na Compound que estão posicionados a longo prazo em BTC, ETH e ativos similares.

https://app.compound.finance/markets/v2

Por outro lado, pode ser julgado em certa medida que a taxa de utilização de UDSC, USDT e DAI está próxima da taxa de utilização ótima. Os usuários trocam Eth, BTC e outros colaterais por stable coins.

https://app.compound.finance/markets/v2

2.3 Composto III

Para os usuários de empréstimos de grande montante, há uma demanda por segurança absoluta. Além disso, os colaterais são basicamente ativos de longo prazo.

TVL

O TVL do Compound III tem estado em estado de aumento desde o seu lançamento, ultrapassando $1b por volta de novembro.


Fonte de dados: https://defillama.com/protocol/compound-v3

Situação geral de empréstimo

Devido à particularidade do Compound III, os conceitos de credor (Empréstimo/Recebimento) e garantia (Garantia) são distinguíveis.

Fornecimento Total = Empréstimo/Ganhos + Garantia

Ganhos = $554.37M

Empréstimo = $456.88M

Colateral = $993.66M

Fonte de dados: https://app.compound.finance/markets

Situação de incentivo

O incentivo baseado em moedas é de 2.150. A equipe da Compound é relativamente tradicional e conservadora como um todo. Começou a mineração de liquidez em 20 anos para estimular o V2 TVL. Agora, gradualmente transferiu o incentivo do V2 para o III. Pode-se ver que a equipe não tem muito desejo por inovação. Descansando sobre os louros, venha e estabilize o TVL.

Fonte de dados: https://compound.finance/governance/comp

Status de empréstimo

Incentivizado pelos tokens COMP, a APR de Ganho Líquido é muito popular.

USDC V3

Tomando como exemplo um único pool USDC V3, há uma taxa de retorno de até 8,34% sob incentivos. Ao mesmo tempo, devido à distribuição da maioria dos incentivos, o pool de credores é atualmente o maior, atingindo $850M.

2.4 v2 VS III

COMP V2 devolveu a liquidez dos ativos de geração de juros aos usuários, e III a retirou. A característica inicial era a criação de uma piscina peer-to-peer para buscar eficiência de capital, mas III acabou isolando ativos e optando pela segurança em primeiro lugar. Pensando no que o Irmão Mo disse sobre empréstimo descentralizado, o livro de ordens ainda pode ser uma das soluções ótimas potenciais.

3. Economia de Tokens

COMP em si basicamente não tem muita utilidade além de seu papel de governança.

3.1 Distribuição de Token

Lançado em 15 de junho de 2020. O fornecimento máximo deste token é limitado a 1.000.000.000, e espera-se que todos sejam lançados em julho de 2024. A distribuição inicial de tokens é a seguinte:

  1. 42.15% é alocado para mineração de liquidez
  2. 23.95% distribuídos aos acionistas
  3. 22,46% alocados para fundadores e equipe
  4. 7.73% alocados para a comunidade
  5. 3,71% alocados para futuros membros da equipe

Fonte de dados: https://www.coingecko.com/pt/coins/compound/tokenomics

3.2 Detenção de tokens

A distribuição geral é relativamente saudável, com 210.000 Holders, e o maior detentor tem menos de 4%.

Fonte de dados: https://etherscan.io/token/tokenholderchart/0xc00e94cb662c3520282e6f5717214004a7f26888

3.3 Governança

Em termos de governança, as participações de tokens da Polychain Capital não têm monopólio, mas com um grande número de confianças, o Poder de Voto é basicamente o único, até um pouco como o “poder de veto” das instituições de investimento tradicionais da Web2.0.

O que é muito interessante é que essencialmente delegar direitos de voto a outros não é como Convex ou algo que possa gerar mais lucros, mas sim uma transferência de direitos de voto.

1. Processo de governança

Consulte o lançamento oficial:docs.compound.finance

Os detentores de tokens COMP usam três componentes diferentes para gestão e atualizações; token COMP, módulo de governança (Governador Bravo ) eTemporizador. Juntos, esses contratos permitem que a comunidade proponha, vote e implemente mudanças por meio das funções de governança dos cTokens ou auditores. As propostas podem modificar os parâmetros do sistema, apoiar novos mercados ou adicionar funcionalidades inteiramente novas ao protocolo.

Os detentores de tokens COMP podem delegar direitos de voto para si próprios ou para um endereço de sua escolha. Endereços que tenham delegado pelo menos 25.000 COMP podem criar propostas de governança; qualquer endereço pode bloquear 100 COMP para criar uma proposta autônoma, que se torna uma proposta de governança após ser delegada 25.000 COMP. Uma vez que uma proposta de governança é criada, ela passa por um período de revisão de 2 dias, após o qual os pesos dos votos são registrados e a votação começa. A votação dura 3 dias; se a proposta receber uma maioria com pelo menos 400.000 votos, a proposta será enfileirada no Timelock e poderá ser implementada 2 dias depois. Em geral, quaisquer alterações no protocolo levarão pelo menos uma semana.

2. Governança descentralizada: O irmão Mo mencionou o Buda durante a discussão anterior. Na verdade, se você pensar de forma oposta, uma equipe forte pode se tornar ainda mais forte e maior por meio da centralização. Olhando para a governança descentralizada do Compound e Aave, não apenas são ineficientes, mas as propostas são essencialmente pequenas mudanças que podem tornar o protocolo melhor, mas em um grau muito limitado.

4. Limitações do Defi - Introduzido pelo recomeço de um negócio do fundador da Compound

Defi é mais como um derivado de criptomoeda. Nos mercados de touro anteriores, estava intimamente relacionado com a tendência do mercado de criptomoedas e ainda não alcançou o estágio de resolver efetivamente um determinado cenário de aplicação.

4.1 Ponto de Virada - 30 de setembro de 2021 - Distribuição Errônea do Compound

Este conteúdo é adaptado de: 'Atualização do Compound Flaw: Over-issuance de 4 Bilhões para Usuários, Fraquezas na Governança Descentralizada.'

Aave ainda não experimentou nenhum incidente de segurança importante, mas o incidente significativo de segurança que ocorreu com o Compound em 30 de setembro de 2021 destacou o lado frágil da governança descentralizada. Este incidente também parece ter sido uma das motivações por trás da saída de Robert Leshner de seu cargo.

Início da Mineração de Liquidez em julho de 2020

Em julho de 2020, a Compound liderou na emissão de tokens de governança COMP, simbolizando direitos de voto. Os usuários que emprestaram ou tomaram emprestado usando a Compound receberiam recompensas adicionais de tokens COMP. Quando o preço disparou, as recompensas de tokens COMP obtidas com empréstimos poderiam exceder os juros pagos, significando efetivamente que os usuários poderiam ganhar dinheiro tomando emprestado.

Proposta 62 - 22 de setembro de 2021

De acordo com as regras operacionais do protocolo, o Compound distribui diariamente 2.880 tokens COMP a todos os provedores de liquidez, metade para os mutuários e metade para os credores. No entanto, essa distribuição igualitária não considerou totalmente as condições de demanda de mercado, levando a distorções de mercado, como taxas de juros negativas.

Proposta de Desenvolvedor Nº 62 visava ajustar as regras de distribuição do token COMP, permitindo ajustes flexíveis nas recompensas. Por exemplo, as recompensas poderiam ser direcionadas apenas para os credores para atrair mais depósitos, ou vice-versa para atrair mais empréstimos. A proposta afirmava que as recompensas atuais do token COMP, sendo idênticas tanto para empréstimos quanto para empréstimos, poderiam criar condições de mercado adversas, como taxas de juros negativas. Um exemplo foi o mercado de empréstimos de WBTC, onde o plano era oferecer mais tokens COMP para os credores, mas as regras existentes exigiam a mesma taxa tanto para empréstimos quanto para empréstimos, o que acabou levando a taxas de juros negativas para empréstimos de WBTC.

Em resumo, a Proposta nº 62 buscou permitir que as recompensas futuras de empréstimos e empréstimos em tokens COMP fossem ajustadas de acordo com as demandas do mercado, mudando de uma proporção fixa de 50/50 para uma proporção flexível como 70/30 ou 20/80.

A comunidade da Compound começou a discutir esta proposta em julho e votou oficialmente nela no final de setembro. Foi aprovada por unanimidade com quase 730.000 tokens COMP a favor e nenhum contra, aprovando esta atualização funcional. Após a votação em 28 de setembro, houve um período de espera de dois dias (bloqueio de tempo) antes que a funcionalidade do contrato inteligente fosse alterada.

Vulnerabilidade surge em 30 de setembro de 2021

Inesperadamente, assim que a nova função foi lançada em 30 de setembro, surgiram relatos de distribuições de recompensas anormais. Alguns usuários até postaram capturas de tela mostrando que haviam recebido dezenas de milhares de tokens COMP inesperadamente. De acordo com o fundador do Compound, Robert Leshner, o contrato 'Compound: Comptroller' tinha uma quantidade total limitada de COMP, e os tokens COMP adicionais para distribuição de mineração estavam, na verdade, em outro contrato, 'Compound: Reservoir' (0x2775b1c75658Be0F640272CCb8c72ac986009e38), que ainda estava distribuindo a uma taxa normal de 0,5 COMP por bloco. No pior cenário, se os tokens do contrato 'Compound: Comptroller' se esgotassem, cerca de 280.000 tokens COMP, no valor de aproximadamente $80 milhões, poderiam ser afetados. O Compound pode ter emitido em excesso 280.000 tokens COMP, o que representa 2,8% da emissão total.

Em teoria, o bug de software poderia ser corrigido rapidamente, mas de acordo com as regras de governança da Compound, cada nova proposta exigia um período de revisão de dois dias, um período de votação de três dias e um período adicional de espera de dois dias, totalizando sete dias. Isso significava que mesmo que um novo contrato inteligente fosse proposto imediatamente, levaria pelo menos sete dias para se tornar efetivo.

Portanto, a comunidade de desenvolvimento começou removendo a tela de recompensa COMP do site da Compound. Embora as recompensas incorretas tenham sido emitidas e a funcionalidade não pudesse ser atualizada imediatamente, pelo menos sem a interface visual, foi mais difícil para os usuários compartilharem amplamente capturas de tela.

Dentro de duas horas após o incidente, a comunidade redigiu a Proposta No. 63, buscando urgentemente interromper a distribuição das recompensas do token COMP. A proposta afirmava que interromperia temporariamente a distribuição de recompensas COMP devido a um erro no mecanismo de alocação da Proposta No. 62, que permitia aos usuários tomar emprestados certos ativos e receber retornos excessivos de tokens COMP. A proposta tinha como objetivo interromper a distribuição do token COMP até que o mecanismo correto fosse restaurado.

Doze representantes votaram a favor, enquanto 17 votaram contra. No entanto, na governança descentralizada, não é o número de pessoas que conta, mas o número de 'votos' representados pelos tokens COMP. A proposta foi aprovada ultimamente com 1 milhão de votos a favor versus 160.000 contra.

Qual é o motivo para votar contra a proposta ?

A razão para votar contra a proposta é explicada nas discussões no fórum da Compound. Os desenvolvedores de bots de finanças automatizadas como Yearn e idle.finance se manifestaram, afirmando que esta proposta de emergência interromperia a integração com outros serviços DeFi. Como resultado, eles recomendam votar contra.

Compound, como pioneira em serviços de empréstimos, tem muitas aplicações DeFi construídas sobre seu mercado de empréstimos. Essas aplicações alavancam as taxas de empréstimo da Compound e as recompensas da moeda COMP para criar serviços de inovação financeira mais diversos.

Para usar uma metáfora, o Compound é como o tijolo fundamental na base, enquanto o Yearn e o idle.finance são como outros blocos de construção construídos sobre ele.

A proposta número 63 é uma medida de freio de emergência que poderia potencialmente prejudicar a integração de serviços como Yearn e idle.finance com Compound, afetando a operação normal de outras aplicações DeFi. Portanto, a comunidade está dividida. Alguns acreditam que é necessário "parar o sangramento" para o Compound primeiro para evitar uma queda no valor da moeda. Outros acham importante considerar as aplicações DeFi construídas no Compound.

Normalmente, DeFi é comparado a tijolos LEGO, mas em momentos críticos, parece mais uma casa de cartas construída com cartas de baralho.

Além disso, os desenvolvedores do Compound também pediram no Twitter que os usuários que receberam recompensas inesperadas devolvam 90% do excesso ao contrato inteligente, mantendo 10% como recompensa de hacker de chapéu branco.

O fundador da Compound, Robert Leshner, ameaçou no Twitter aqueles que receberam moedas COMP em excesso, avisando que, se não devolverem os fundos, suas informações seriam repassadas para a IRS, implicando que poderiam enfrentar investigações fiscais e doxxing.

8 de outubro de 2021

Em 8 de outubro, o protocolo de empréstimo descentralizado Compound Finance anunciou a adoção da Proposta 064 para "corrigir o Bug de Acumulação de COMP". O objetivo desta proposta é corrigir o bug anterior de alocação anormal de COMP na mineração de liquidez. A proposta afirma que esta atualização tentará "corrigir a vulnerabilidade de distribuição de token causada pela implementação da proposta 062." Até que o problema seja completamente resolvido, a taxa de câmbio dos 6 mercados de negociação afetados (cTUSD, cMKR, cSUSHI, cYFI, cAAVE e cSAI) será afetada. Os usuários não poderão receber recompensas de seus COMP apostados.

A proposta, em grande parte redigida por membros da comunidade que originalmente propuseram o upgrade, recebeu 1.037.107 votos a favor (os eleitores incluíram 27 endereços-chave, incluindo o CEO da Compound, Robert Leshner, a16z, Gauntlet e Pantera Capital) e 0 votos contra.

4.2 Robert Leshner deixa a Compound e inicia seu próprio negócio novamente

Em 28 de junho de 2023, a Blockworks informou que recebeu US$4 milhões em financiamento de capital próprio. Investidores que participaram desta rodada de financiamento incluem ParaFi Capital, 1kx, Cumberland Ventures, Coinfund e Distributed Global. Em 29 de junho de 2023, o fundador e CEO da Compound, Robert Leshner, anunciou a criação de uma nova empresa, Superstate. A empresa está mirando no atual campo quente de RWA. Eles estão comprometidos em comprar títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo e colocá-los na cadeia, fazendo registros secundários através da blockchain, e diretamente a participação acionária do fundo circulante é negociada na cadeia.

Ao mesmo tempo, a Compound anunciou a nomeação de um novo CEO-Jayson Hobby, que trabalhou em empresas conhecidas como Coinbase e Uber. Se comparado a muitos outros projetos, o início de um negócio do CEO é considerado um comportamento negativo, mas o sentimento de mercado otimista é considerado uma mensagem para a Compound explorar o RWA. Nos seis dias de 25 de junho a 30 de junho, o aumento máximo foi de cerca de 100%.

Superstate está focada no desenvolvimento de veículos de investimento regulamentados e em conformidade usando blockchains públicos que são acessíveis aos investidores dos EUA. A empresa, liderada por Robert Leshner, fundador da plataforma de empréstimos DeFi Compound, reservou fundos para a expansão da equipe, criando um fundo de private equity para investidores institucionais e desenvolvendo um framework para um fundo público tokenizado.

Robert Leshner disse sobre DeFi na conferência Permissionless em Austin, Texas (11 a 13 de setembro de 2023): “Tenho uma opinião forte sobre isso, as instituições não estão vindo. Essas instituições não estão interessadas em negociar. Ou em pegar emprestado Ethereum, ou tokens Chainlink, ou alguma shitcoin aleatória que alguém fez ontem à noite às 2 da manhã. Não é tão emocionante assim. "Eles (instituições financeiras neste caso) gostam da ideia de DeFi - gostam de usá-la como uma forma mais poderosa, mais A ideia de transparente, mais eficiente, mais barata e melhor de construir produtos financeiros."mas eles estão mais inclinados a usá-lo para negociar ativos tradicionais como ações, títulos e moedas, em vez de criptomoedas. Ele acredita que as instituições TradFi querem usar a tecnologia DeFi sem comprar a economia de tokens na qual o ecossistema se baseia. Em sua opinião, as empresas financeiras tradicionais que aderirem à DeFi precisarão tokenizar ativos financeiros tradicionais e abandonar os ativos nativos de criptomoedas. Leshner disse: 'Esta é uma grande divisão que definirá a próxima década da DeFi.'

Leshner acredita que a primeira onda de protocolos DeFi mostrou aos investidores institucionais o que era possível com ativos tokenizados, e que essas ferramentas eram perfeitas como provas de conceito sobre o que contratos inteligentes ou tecnologias distribuídas poderiam fazer.

referências:https://www.dlnews.com/articles/defi/robert-leshner-says-institutional-investors-arent-coming-to-defi/?utm_source=onecryptofeed&utm_medium=social

Em 15 de novembro, de acordo com a Coindesk, a empresa de gestão de ativos baseada em blockchain Superstate completou US$ 14 milhões em financiamento. Esta rodada de financiamento foi liderada pela CoinFund e Distributed Global, e incluiu Arrington Capital, Breyer Capital, CMT Digital, Department of XYZ, Folius Ventures, Galaxy Digital, HackVC, Modular Capital, Nascent e Road Capital Management participaram do investimento.

Então, olhando para trás, a distorção do mercado em junho foi inteiramente devido ao aumento das narrativas RWA naquela época, e o sentimento FOMO do mercado era óbvio. Seja a julgar pelo discurso de Robert Leshner e pelo título do Twitter, ou a julgar pelos sites oficiais da Compound Labs e da Superstate, os membros principais da Compound Labs devem ter diferenças no desenvolvimento estratégico.

4.3 Pensamentos

Na verdade, o pequeno caso mencionado acima é um microcosmo da tendência de desenvolvimento da Web 3.0 - simplesmente falando, é o que muitas pessoas têm discutido recentemente nos círculos de moedas e blockchain. Uma escola de pensamento acredita que a Web 3.0 perde seu significado sem tokens, exigindo assim onda após onda de novas narrativas e, em seguida, inovações em cima de modelos econômicos e esquemas de Ponzi, como Friendtech e Blast. Outra escola de pensamento acredita que um processo crítico de Adoção em Massa é abandonar tokens e introduzir diretamente as vantagens técnicas do blockchain em indústrias tradicionais, por exemplo, defensores de RWA (Ativos do Mundo Real) (Claro, também há aqueles que escolhem um equilíbrio entre os dois, como MakerDAO, com mineração EndGame + o tesouro se tornando RWA).

Com relação à velocidade extremamente lenta de iteração da equipe da Compound e ao TVL acumulado por meio de sua vantagem de pioneirismo, Leshner percebeu que o DeFi não tem barreiras de entrada, e a descentralização não pode se tornar uma barreira. Ele acredita que as pessoas verdadeiramente ricas podem não estar interessadas nem mesmo em Chainlink ou Ethereum, mas estão interessadas em como a blockchain pode revolucionar o sistema financeiro.

Depois da última discussão, tenho pensado em algumas perguntas: Que problema resolve o empréstimo descentralizado? Talvez a escolha da Compound um dia possa se integrar perfeitamente com RWA, introduzindo um “grande impulso”? Mas se a Compound tiver essa ideia, Robert Leshner ainda renunciaria? Não seria possível para o Compound IV se combinar diretamente com RWA?

Aviso Legal:

  1. Este artigo é reimpresso de [Gateespelho]. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [Steven, Pesquisador E2M]. Se houver objeções a esta reimpressão, entre em contato com o Gate Aprendertime, e eles vão lidar com isso prontamente.
  2. Isenção de Responsabilidade: As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. Salvo indicação em contrário, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.

Reflexões sobre Empréstimos Descentralizados - Uma Visão Geral do Compound e Seus Dados de Novembro

intermediário1/17/2024, 8:05:21 PM
Este artigo fornece uma visão geral do desenvolvimento e do contexto do projeto do Compound, incluindo incentivos de token, e discute o setor de empréstimos descentralizados.

Introdução

Em um artigo anterior sobre Aave, houve mais foco na comparação de dados comerciais com o Compound. Este artigo introduz principalmente o status de desenvolvimento do Compound, antecedentes do projeto, incentivos de tokens, etc., com ênfase relativamente menor na análise de dados. O próprio Compound é bastante interessante.

Este artigo envolve discussões da equipe E2M no espaço de empréstimos descentralizados.

Escrever um artigo separado também é uma forma de mostrar respeito pelas inovações feitas pela Compound.

Quais inovações o Compound fez? (Semelhante à economia de token Ve da Curve, independentemente de seus méritos)

  • Arquitetura cToken

  • Pool de liquidez (empréstimo ponto a pool)

  • Taxas de juros dinâmicas

  • Segregação de ativos

  • Um promotor-chave da mineração de liquidez

  • O conceito de tokens de governança

À medida que o desenvolvimento da Web 3.0 amadurece, a sua natureza de código aberto leva a que cada inovação se torne rapidamente uma bênção para outros, beneficiando, em última instância, os investidores de capital? E esse ciclo vicioso eventualmente leva a uma diminuição de ideias originais?

Por exemplo:

Recentemente, um amigo que trabalha em um projeto de pagamento e carteira mencionou que muitos projetos usam o mesmo código aberto. No entanto, projetos de carteira com origens no Vale do Silício conseguem garantir investimentos da a16z e ter acesso aos principais recursos, mesmo que sua tecnologia subjacente não tenha avanços. O mesmo vale para as carteiras de hardware; depois que o Trezor se tornou de código aberto, a maioria das carteiras de hardware pode usar diretamente seu código-fonte para fins comerciais sem nenhum custo. Eles só precisavam resolver a falta de um chip de segurança no Trezor. As bolsas de derivativos descentralizadas essencialmente visam um grupo de usuários semelhante, mas a MYX, liderada pela Sequoia China, consegue obter captações e valorações elevadas.

À medida que a Web 3.0 se torna mais madura, a sua natureza de código aberto leva a uma situação em que cada inovação facilmente se torna uma pedra fundamental para outros, beneficiando principalmente os investidores? Esse ciclo vicioso leva a uma diminuição da criatividade?

Melhores soluções de empréstimo surgirão, mas não está claro como. Além de esperar por essas soluções, que ações duradouras podemos tomar? Por exemplo, quais elementos uma boa plataforma de empréstimo descentralizada deve incluir? Alta eficiência de capital, empréstimos sem garantias; baixos limiares de liquidação, protegendo os ativos dos usuários mesmo em ativos altamente voláteis ou mercados extremos (como o algoritmo Llama de CrvUSD).

Dongzhen: Os jogos são semelhantes? A jogabilidade pode ser facilmente copiada. Em categorias como jogos de cartas e jogos simples iniciais, a Tencent, com seu controle sobre redes sociais e monopólios de tráfego, pode obter lucros substanciais. No entanto, isso não impede totalmente empresas como Blizzard, miHoYo e NetEase de se destacarem com produtos e IPs. Na verdade, o número de jogos divertidos e criativos não está diminuindo; jogos como Genshin Impact e PUBG são contraexemplos, refutando a noção de estagnação nos jogos.

Como vemos a governança descentralizada?

CM-Marco: O framework Curve é bastante bom; sua governança é centralizada em torno da funcionalidade e é descentralizada on-chain. A vantagem é sua simplicidade no nível base, o que reduz a probabilidade de riscos de segurança. Vitalik defende uma governança mínima, evitando governança sempre que possível. A governança centralizada nas fases iniciais de um projeto é aceitável. Independentemente da descentralização, o objetivo final é uma governança mínima, sem módulo de governança ou tokens, e o protocolo operando de forma independente. Isso não é amigável para investidores, mas é um conceito ideal.

Dongzhen: O primeiro princípio, a linha de base do protocolo: Compound tem uma linha de base fraca, exigindo sete dias para resolver problemas, faltando estratégias de hedge suficientes. O segundo princípio, a capacidade de corrigir erros. Estabelecer um framework requer manter a liberdade básica e, em segundo lugar, a capacidade de ajustar. A abordagem de Vitalik é muito interessante.

1. Introdução

1.1 Histórico de Desenvolvimento

Compound é um dos primeiros projetos DeFi, contribuindo significativamente para o desenvolvimento inicial do empréstimo descentralizado. Ele foi pioneiro em muitos modelos de negócios DeFi populares, tokenomics e práticas.

Em 2017, a Compound foi fundada por dois ex-alunos da Universidade da Pensilvânia, Robert Leshner e Geoffrey Hayes, e lançada em setembro de 2018. Robert Leshner, um graduado em economia, havia trabalhado como designer de web e em serviços financeiros. Ele foi gerente de produto na Postmates (um serviço de entrega de comida focado em conectar moradores locais com lojas para entrega de última milha, essencialmente uma empresa de entrega para viagem) antes de fundar a Robot Ventures. Geoffrey Hayes também trabalhou na Postmates como engenheiro e foi o fundador da Safe Shepherd. Eles atraíram muitas pessoas para se juntar, incluindo desenvolvedores seniores como Antonina Norair, Diretor de Design Jayson Hobby, Chefe Estratégico Calvin Liu, Consultor Jurídico Jake Chervinsky e outros.

Em 2019, o conhecido protocolo de empréstimo Ethereum Compound Finance v2 foi lançado oficialmente, introduzindo o conceito de cToken - ativos com juros.

Em junho de 2020, a Compound lançou oficialmente o Token COMP, transferindo o governo do protocolo Compound para uma organização DAO e usando a moeda COMP como o token de governo principal. O objetivo principal de introduzir o Token COMP era incentivar tanto os mutuários quanto os credores a usar o protocolo Compound, uma ação que foi extremamente popular na época. Muitos usuários participaram do protocolo para ganhar Tokens COMP. O modelo "ganhe conforme você pede emprestado" iniciou a tendência da "mineração de liquidez".

Os tokens COMP foram os primeiros “tokens de governança”, permitindo que qualquer pessoa possuísse uma participação na Compound e tivesse direitos de voto sobre propostas de protocolo. De acordo com seu design, os tokens COMP foram distribuídos diretamente para seus stakeholders mais importantes, como os usuários do protocolo. Essa distribuição capacitou e incentivou a comunidade a gerenciar coletivamente o futuro do protocolo por meio de uma boa governança. A razão principal pela qual os usuários começaram a usar a Compound foi para mineração, popularizando o termo “mineração de liquidez”.

Compound também experimentou vários incidentes de segurança durante sua operação. Por exemplo, em 26 de novembro de 2020, o preço do DAI na Coinbase Pro subiu para $1.34, levando a flutuações anormais no preço do oráculo do Compound e desencadeando mais de $80 milhões em liquidações de criptomoedas. Em 30 de setembro de 2021, após a Proposta 62 ser aprovada e executada, um erro de contrato fez com que tokens COMP, que deveriam ser distribuídos lentamente, fossem emitidos erroneamente, afetando cerca de 280.000 COMP, avaliados em $80 milhões na época.

Esses eventos lançaram as bases para o desenvolvimento estratégico futuro do Compound. Em 25 de agosto de 2022, a Compound Labs lançou o Compound III, eliminando o conceito de ativos remunerados. Até mesmo a garantia para cada empréstimo era armazenada no contrato inteligente correspondente e não podia mais ser emprestada novamente ou gerar juros.

1.2 Situação da equipe

De acordo com o número de funcionários exibido no site oficial, atualmente existem 17 funcionários. Muitos funcionários saíram com Lianchuang para trabalhar na Superstate.

Fonte da imagem: https://compoundlabs.xyz/#hiring

1.3 Situação de financiamento

2. Situação empresarial

2.1 Total de Valor Bloqueado (TVL)

Depois que o TVL da Compound pioneiramente introduziu o conceito de 'mineração de liquidez', suas flutuações aumentaram significativamente, e isso basicamente coincidiu com o período de tempo do Verão Defi. Em seguida, o importante incidente de segurança que ocorreu no final de setembro de 21, acompanhado pela chegada de Shenxiong, fez com que a Compound continuasse a declinar e também mudasse sua direção estratégica.

Fonte de dados: https://defillama.com/protocol/compound-finance

2.2 Compound V2

TVL

Após o lançamento da mineração de liquidez, o Valor Total Bloqueado (TVL) na Compound disparou, coincidindo com o Verão DeFi e o mercado cripto otimista, atingindo seu pico.

Fonte de dados: DeFi Llama - Protocolo Compound

Análise de Empréstimos

As atualizações significativas no V2 são bastante semelhantes ao Aave V2, com os recursos principais sendo cToken e Comptroller (Auditor).

Assim como Aave, cada ativo é integrado por meio de um contrato cToken, que representa o saldo do protocolo em um formato compatível com o EIP-20. Ao emitir cTokens, os usuários (1) ganham juros através da taxa de câmbio do cToken, que aumenta de valor em relação ao ativo base; (2) ganham a capacidade de usar o cToken como garantia.

A seção do Mercado Compound V2 é um tanto enganosa, dando a impressão de que cada ativo é um pool separado. À primeira vista, parecia que muitas pessoas tinham depositado uma grande quantidade de Eth no protocolo, mas poucas estavam pegando emprestado.

Olhando para a Distribuição de Ganhos, exceto o DAI, todos estão em 0%. Isso indica que os incentivos de token da Compound para impulsionar o TVL agora mudaram completamente o foco para o Compound III.

Ativos como Eth, WBTC, Chainlink, incluindo alguns DeFi de blue-chip, mostram alto Total de Ganhos mas muito baixo Total de Empréstimos. Baixa utilização de ativos indica uma predominância de usuários na Compound que estão posicionados a longo prazo em BTC, ETH e ativos similares.

https://app.compound.finance/markets/v2

Por outro lado, pode ser julgado em certa medida que a taxa de utilização de UDSC, USDT e DAI está próxima da taxa de utilização ótima. Os usuários trocam Eth, BTC e outros colaterais por stable coins.

https://app.compound.finance/markets/v2

2.3 Composto III

Para os usuários de empréstimos de grande montante, há uma demanda por segurança absoluta. Além disso, os colaterais são basicamente ativos de longo prazo.

TVL

O TVL do Compound III tem estado em estado de aumento desde o seu lançamento, ultrapassando $1b por volta de novembro.


Fonte de dados: https://defillama.com/protocol/compound-v3

Situação geral de empréstimo

Devido à particularidade do Compound III, os conceitos de credor (Empréstimo/Recebimento) e garantia (Garantia) são distinguíveis.

Fornecimento Total = Empréstimo/Ganhos + Garantia

Ganhos = $554.37M

Empréstimo = $456.88M

Colateral = $993.66M

Fonte de dados: https://app.compound.finance/markets

Situação de incentivo

O incentivo baseado em moedas é de 2.150. A equipe da Compound é relativamente tradicional e conservadora como um todo. Começou a mineração de liquidez em 20 anos para estimular o V2 TVL. Agora, gradualmente transferiu o incentivo do V2 para o III. Pode-se ver que a equipe não tem muito desejo por inovação. Descansando sobre os louros, venha e estabilize o TVL.

Fonte de dados: https://compound.finance/governance/comp

Status de empréstimo

Incentivizado pelos tokens COMP, a APR de Ganho Líquido é muito popular.

USDC V3

Tomando como exemplo um único pool USDC V3, há uma taxa de retorno de até 8,34% sob incentivos. Ao mesmo tempo, devido à distribuição da maioria dos incentivos, o pool de credores é atualmente o maior, atingindo $850M.

2.4 v2 VS III

COMP V2 devolveu a liquidez dos ativos de geração de juros aos usuários, e III a retirou. A característica inicial era a criação de uma piscina peer-to-peer para buscar eficiência de capital, mas III acabou isolando ativos e optando pela segurança em primeiro lugar. Pensando no que o Irmão Mo disse sobre empréstimo descentralizado, o livro de ordens ainda pode ser uma das soluções ótimas potenciais.

3. Economia de Tokens

COMP em si basicamente não tem muita utilidade além de seu papel de governança.

3.1 Distribuição de Token

Lançado em 15 de junho de 2020. O fornecimento máximo deste token é limitado a 1.000.000.000, e espera-se que todos sejam lançados em julho de 2024. A distribuição inicial de tokens é a seguinte:

  1. 42.15% é alocado para mineração de liquidez
  2. 23.95% distribuídos aos acionistas
  3. 22,46% alocados para fundadores e equipe
  4. 7.73% alocados para a comunidade
  5. 3,71% alocados para futuros membros da equipe

Fonte de dados: https://www.coingecko.com/pt/coins/compound/tokenomics

3.2 Detenção de tokens

A distribuição geral é relativamente saudável, com 210.000 Holders, e o maior detentor tem menos de 4%.

Fonte de dados: https://etherscan.io/token/tokenholderchart/0xc00e94cb662c3520282e6f5717214004a7f26888

3.3 Governança

Em termos de governança, as participações de tokens da Polychain Capital não têm monopólio, mas com um grande número de confianças, o Poder de Voto é basicamente o único, até um pouco como o “poder de veto” das instituições de investimento tradicionais da Web2.0.

O que é muito interessante é que essencialmente delegar direitos de voto a outros não é como Convex ou algo que possa gerar mais lucros, mas sim uma transferência de direitos de voto.

1. Processo de governança

Consulte o lançamento oficial:docs.compound.finance

Os detentores de tokens COMP usam três componentes diferentes para gestão e atualizações; token COMP, módulo de governança (Governador Bravo ) eTemporizador. Juntos, esses contratos permitem que a comunidade proponha, vote e implemente mudanças por meio das funções de governança dos cTokens ou auditores. As propostas podem modificar os parâmetros do sistema, apoiar novos mercados ou adicionar funcionalidades inteiramente novas ao protocolo.

Os detentores de tokens COMP podem delegar direitos de voto para si próprios ou para um endereço de sua escolha. Endereços que tenham delegado pelo menos 25.000 COMP podem criar propostas de governança; qualquer endereço pode bloquear 100 COMP para criar uma proposta autônoma, que se torna uma proposta de governança após ser delegada 25.000 COMP. Uma vez que uma proposta de governança é criada, ela passa por um período de revisão de 2 dias, após o qual os pesos dos votos são registrados e a votação começa. A votação dura 3 dias; se a proposta receber uma maioria com pelo menos 400.000 votos, a proposta será enfileirada no Timelock e poderá ser implementada 2 dias depois. Em geral, quaisquer alterações no protocolo levarão pelo menos uma semana.

2. Governança descentralizada: O irmão Mo mencionou o Buda durante a discussão anterior. Na verdade, se você pensar de forma oposta, uma equipe forte pode se tornar ainda mais forte e maior por meio da centralização. Olhando para a governança descentralizada do Compound e Aave, não apenas são ineficientes, mas as propostas são essencialmente pequenas mudanças que podem tornar o protocolo melhor, mas em um grau muito limitado.

4. Limitações do Defi - Introduzido pelo recomeço de um negócio do fundador da Compound

Defi é mais como um derivado de criptomoeda. Nos mercados de touro anteriores, estava intimamente relacionado com a tendência do mercado de criptomoedas e ainda não alcançou o estágio de resolver efetivamente um determinado cenário de aplicação.

4.1 Ponto de Virada - 30 de setembro de 2021 - Distribuição Errônea do Compound

Este conteúdo é adaptado de: 'Atualização do Compound Flaw: Over-issuance de 4 Bilhões para Usuários, Fraquezas na Governança Descentralizada.'

Aave ainda não experimentou nenhum incidente de segurança importante, mas o incidente significativo de segurança que ocorreu com o Compound em 30 de setembro de 2021 destacou o lado frágil da governança descentralizada. Este incidente também parece ter sido uma das motivações por trás da saída de Robert Leshner de seu cargo.

Início da Mineração de Liquidez em julho de 2020

Em julho de 2020, a Compound liderou na emissão de tokens de governança COMP, simbolizando direitos de voto. Os usuários que emprestaram ou tomaram emprestado usando a Compound receberiam recompensas adicionais de tokens COMP. Quando o preço disparou, as recompensas de tokens COMP obtidas com empréstimos poderiam exceder os juros pagos, significando efetivamente que os usuários poderiam ganhar dinheiro tomando emprestado.

Proposta 62 - 22 de setembro de 2021

De acordo com as regras operacionais do protocolo, o Compound distribui diariamente 2.880 tokens COMP a todos os provedores de liquidez, metade para os mutuários e metade para os credores. No entanto, essa distribuição igualitária não considerou totalmente as condições de demanda de mercado, levando a distorções de mercado, como taxas de juros negativas.

Proposta de Desenvolvedor Nº 62 visava ajustar as regras de distribuição do token COMP, permitindo ajustes flexíveis nas recompensas. Por exemplo, as recompensas poderiam ser direcionadas apenas para os credores para atrair mais depósitos, ou vice-versa para atrair mais empréstimos. A proposta afirmava que as recompensas atuais do token COMP, sendo idênticas tanto para empréstimos quanto para empréstimos, poderiam criar condições de mercado adversas, como taxas de juros negativas. Um exemplo foi o mercado de empréstimos de WBTC, onde o plano era oferecer mais tokens COMP para os credores, mas as regras existentes exigiam a mesma taxa tanto para empréstimos quanto para empréstimos, o que acabou levando a taxas de juros negativas para empréstimos de WBTC.

Em resumo, a Proposta nº 62 buscou permitir que as recompensas futuras de empréstimos e empréstimos em tokens COMP fossem ajustadas de acordo com as demandas do mercado, mudando de uma proporção fixa de 50/50 para uma proporção flexível como 70/30 ou 20/80.

A comunidade da Compound começou a discutir esta proposta em julho e votou oficialmente nela no final de setembro. Foi aprovada por unanimidade com quase 730.000 tokens COMP a favor e nenhum contra, aprovando esta atualização funcional. Após a votação em 28 de setembro, houve um período de espera de dois dias (bloqueio de tempo) antes que a funcionalidade do contrato inteligente fosse alterada.

Vulnerabilidade surge em 30 de setembro de 2021

Inesperadamente, assim que a nova função foi lançada em 30 de setembro, surgiram relatos de distribuições de recompensas anormais. Alguns usuários até postaram capturas de tela mostrando que haviam recebido dezenas de milhares de tokens COMP inesperadamente. De acordo com o fundador do Compound, Robert Leshner, o contrato 'Compound: Comptroller' tinha uma quantidade total limitada de COMP, e os tokens COMP adicionais para distribuição de mineração estavam, na verdade, em outro contrato, 'Compound: Reservoir' (0x2775b1c75658Be0F640272CCb8c72ac986009e38), que ainda estava distribuindo a uma taxa normal de 0,5 COMP por bloco. No pior cenário, se os tokens do contrato 'Compound: Comptroller' se esgotassem, cerca de 280.000 tokens COMP, no valor de aproximadamente $80 milhões, poderiam ser afetados. O Compound pode ter emitido em excesso 280.000 tokens COMP, o que representa 2,8% da emissão total.

Em teoria, o bug de software poderia ser corrigido rapidamente, mas de acordo com as regras de governança da Compound, cada nova proposta exigia um período de revisão de dois dias, um período de votação de três dias e um período adicional de espera de dois dias, totalizando sete dias. Isso significava que mesmo que um novo contrato inteligente fosse proposto imediatamente, levaria pelo menos sete dias para se tornar efetivo.

Portanto, a comunidade de desenvolvimento começou removendo a tela de recompensa COMP do site da Compound. Embora as recompensas incorretas tenham sido emitidas e a funcionalidade não pudesse ser atualizada imediatamente, pelo menos sem a interface visual, foi mais difícil para os usuários compartilharem amplamente capturas de tela.

Dentro de duas horas após o incidente, a comunidade redigiu a Proposta No. 63, buscando urgentemente interromper a distribuição das recompensas do token COMP. A proposta afirmava que interromperia temporariamente a distribuição de recompensas COMP devido a um erro no mecanismo de alocação da Proposta No. 62, que permitia aos usuários tomar emprestados certos ativos e receber retornos excessivos de tokens COMP. A proposta tinha como objetivo interromper a distribuição do token COMP até que o mecanismo correto fosse restaurado.

Doze representantes votaram a favor, enquanto 17 votaram contra. No entanto, na governança descentralizada, não é o número de pessoas que conta, mas o número de 'votos' representados pelos tokens COMP. A proposta foi aprovada ultimamente com 1 milhão de votos a favor versus 160.000 contra.

Qual é o motivo para votar contra a proposta ?

A razão para votar contra a proposta é explicada nas discussões no fórum da Compound. Os desenvolvedores de bots de finanças automatizadas como Yearn e idle.finance se manifestaram, afirmando que esta proposta de emergência interromperia a integração com outros serviços DeFi. Como resultado, eles recomendam votar contra.

Compound, como pioneira em serviços de empréstimos, tem muitas aplicações DeFi construídas sobre seu mercado de empréstimos. Essas aplicações alavancam as taxas de empréstimo da Compound e as recompensas da moeda COMP para criar serviços de inovação financeira mais diversos.

Para usar uma metáfora, o Compound é como o tijolo fundamental na base, enquanto o Yearn e o idle.finance são como outros blocos de construção construídos sobre ele.

A proposta número 63 é uma medida de freio de emergência que poderia potencialmente prejudicar a integração de serviços como Yearn e idle.finance com Compound, afetando a operação normal de outras aplicações DeFi. Portanto, a comunidade está dividida. Alguns acreditam que é necessário "parar o sangramento" para o Compound primeiro para evitar uma queda no valor da moeda. Outros acham importante considerar as aplicações DeFi construídas no Compound.

Normalmente, DeFi é comparado a tijolos LEGO, mas em momentos críticos, parece mais uma casa de cartas construída com cartas de baralho.

Além disso, os desenvolvedores do Compound também pediram no Twitter que os usuários que receberam recompensas inesperadas devolvam 90% do excesso ao contrato inteligente, mantendo 10% como recompensa de hacker de chapéu branco.

O fundador da Compound, Robert Leshner, ameaçou no Twitter aqueles que receberam moedas COMP em excesso, avisando que, se não devolverem os fundos, suas informações seriam repassadas para a IRS, implicando que poderiam enfrentar investigações fiscais e doxxing.

8 de outubro de 2021

Em 8 de outubro, o protocolo de empréstimo descentralizado Compound Finance anunciou a adoção da Proposta 064 para "corrigir o Bug de Acumulação de COMP". O objetivo desta proposta é corrigir o bug anterior de alocação anormal de COMP na mineração de liquidez. A proposta afirma que esta atualização tentará "corrigir a vulnerabilidade de distribuição de token causada pela implementação da proposta 062." Até que o problema seja completamente resolvido, a taxa de câmbio dos 6 mercados de negociação afetados (cTUSD, cMKR, cSUSHI, cYFI, cAAVE e cSAI) será afetada. Os usuários não poderão receber recompensas de seus COMP apostados.

A proposta, em grande parte redigida por membros da comunidade que originalmente propuseram o upgrade, recebeu 1.037.107 votos a favor (os eleitores incluíram 27 endereços-chave, incluindo o CEO da Compound, Robert Leshner, a16z, Gauntlet e Pantera Capital) e 0 votos contra.

4.2 Robert Leshner deixa a Compound e inicia seu próprio negócio novamente

Em 28 de junho de 2023, a Blockworks informou que recebeu US$4 milhões em financiamento de capital próprio. Investidores que participaram desta rodada de financiamento incluem ParaFi Capital, 1kx, Cumberland Ventures, Coinfund e Distributed Global. Em 29 de junho de 2023, o fundador e CEO da Compound, Robert Leshner, anunciou a criação de uma nova empresa, Superstate. A empresa está mirando no atual campo quente de RWA. Eles estão comprometidos em comprar títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo e colocá-los na cadeia, fazendo registros secundários através da blockchain, e diretamente a participação acionária do fundo circulante é negociada na cadeia.

Ao mesmo tempo, a Compound anunciou a nomeação de um novo CEO-Jayson Hobby, que trabalhou em empresas conhecidas como Coinbase e Uber. Se comparado a muitos outros projetos, o início de um negócio do CEO é considerado um comportamento negativo, mas o sentimento de mercado otimista é considerado uma mensagem para a Compound explorar o RWA. Nos seis dias de 25 de junho a 30 de junho, o aumento máximo foi de cerca de 100%.

Superstate está focada no desenvolvimento de veículos de investimento regulamentados e em conformidade usando blockchains públicos que são acessíveis aos investidores dos EUA. A empresa, liderada por Robert Leshner, fundador da plataforma de empréstimos DeFi Compound, reservou fundos para a expansão da equipe, criando um fundo de private equity para investidores institucionais e desenvolvendo um framework para um fundo público tokenizado.

Robert Leshner disse sobre DeFi na conferência Permissionless em Austin, Texas (11 a 13 de setembro de 2023): “Tenho uma opinião forte sobre isso, as instituições não estão vindo. Essas instituições não estão interessadas em negociar. Ou em pegar emprestado Ethereum, ou tokens Chainlink, ou alguma shitcoin aleatória que alguém fez ontem à noite às 2 da manhã. Não é tão emocionante assim. "Eles (instituições financeiras neste caso) gostam da ideia de DeFi - gostam de usá-la como uma forma mais poderosa, mais A ideia de transparente, mais eficiente, mais barata e melhor de construir produtos financeiros."mas eles estão mais inclinados a usá-lo para negociar ativos tradicionais como ações, títulos e moedas, em vez de criptomoedas. Ele acredita que as instituições TradFi querem usar a tecnologia DeFi sem comprar a economia de tokens na qual o ecossistema se baseia. Em sua opinião, as empresas financeiras tradicionais que aderirem à DeFi precisarão tokenizar ativos financeiros tradicionais e abandonar os ativos nativos de criptomoedas. Leshner disse: 'Esta é uma grande divisão que definirá a próxima década da DeFi.'

Leshner acredita que a primeira onda de protocolos DeFi mostrou aos investidores institucionais o que era possível com ativos tokenizados, e que essas ferramentas eram perfeitas como provas de conceito sobre o que contratos inteligentes ou tecnologias distribuídas poderiam fazer.

referências:https://www.dlnews.com/articles/defi/robert-leshner-says-institutional-investors-arent-coming-to-defi/?utm_source=onecryptofeed&utm_medium=social

Em 15 de novembro, de acordo com a Coindesk, a empresa de gestão de ativos baseada em blockchain Superstate completou US$ 14 milhões em financiamento. Esta rodada de financiamento foi liderada pela CoinFund e Distributed Global, e incluiu Arrington Capital, Breyer Capital, CMT Digital, Department of XYZ, Folius Ventures, Galaxy Digital, HackVC, Modular Capital, Nascent e Road Capital Management participaram do investimento.

Então, olhando para trás, a distorção do mercado em junho foi inteiramente devido ao aumento das narrativas RWA naquela época, e o sentimento FOMO do mercado era óbvio. Seja a julgar pelo discurso de Robert Leshner e pelo título do Twitter, ou a julgar pelos sites oficiais da Compound Labs e da Superstate, os membros principais da Compound Labs devem ter diferenças no desenvolvimento estratégico.

4.3 Pensamentos

Na verdade, o pequeno caso mencionado acima é um microcosmo da tendência de desenvolvimento da Web 3.0 - simplesmente falando, é o que muitas pessoas têm discutido recentemente nos círculos de moedas e blockchain. Uma escola de pensamento acredita que a Web 3.0 perde seu significado sem tokens, exigindo assim onda após onda de novas narrativas e, em seguida, inovações em cima de modelos econômicos e esquemas de Ponzi, como Friendtech e Blast. Outra escola de pensamento acredita que um processo crítico de Adoção em Massa é abandonar tokens e introduzir diretamente as vantagens técnicas do blockchain em indústrias tradicionais, por exemplo, defensores de RWA (Ativos do Mundo Real) (Claro, também há aqueles que escolhem um equilíbrio entre os dois, como MakerDAO, com mineração EndGame + o tesouro se tornando RWA).

Com relação à velocidade extremamente lenta de iteração da equipe da Compound e ao TVL acumulado por meio de sua vantagem de pioneirismo, Leshner percebeu que o DeFi não tem barreiras de entrada, e a descentralização não pode se tornar uma barreira. Ele acredita que as pessoas verdadeiramente ricas podem não estar interessadas nem mesmo em Chainlink ou Ethereum, mas estão interessadas em como a blockchain pode revolucionar o sistema financeiro.

Depois da última discussão, tenho pensado em algumas perguntas: Que problema resolve o empréstimo descentralizado? Talvez a escolha da Compound um dia possa se integrar perfeitamente com RWA, introduzindo um “grande impulso”? Mas se a Compound tiver essa ideia, Robert Leshner ainda renunciaria? Não seria possível para o Compound IV se combinar diretamente com RWA?

Aviso Legal:

  1. Este artigo é reimpresso de [Gateespelho]. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [Steven, Pesquisador E2M]. Se houver objeções a esta reimpressão, entre em contato com o Gate Aprendertime, e eles vão lidar com isso prontamente.
  2. Isenção de Responsabilidade: As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. Salvo indicação em contrário, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.
Start Now
Sign up and get a
$100
Voucher!