Bitcoin halving 2024: Guia definitivo

Principiante4/1/2024, 5:40:25 AM
Em abril de 2024, o Bitcoin passará por mais um halving — o seu evento quadrienal que reduz as recompensas dos mineradores. Uma subida é amplamente antecipada, apoiada pela estrutura de mercado em evolução. Este ciclo de halving é fundamentalmente diferente — o nosso guia resume projeções de preço comuns e fatores que o tornam único.

Em abril de 2024, o Bitcoin passará por mais uma redução para metade - o seu evento quadrienal que reduz as recompensas dos mineradores. Uma subida é amplamente antecipada, apoiada pela evolução da estrutura de mercado. Este ciclo de redução para metade é fundamentalmente diferente - o nosso guia resume projeções de preço comuns e impulsionadores que o tornam único.

Ciclos de redução a metade do Bitcoin

A redução das recompensas corta o número de bitcoins recém-cunhados de acordo. Isso acontece após cada 210.000 blocos, criando uma ciclicidade de preço de quatro anos. As halvings anteriores ocorreram em 2012, 2016 e 2020.

“A circulação total será de 21.000.000 moedas. Será distribuído para os nós da rede quando eles fizerem blocos, com a quantidade cortada pela metade a cada quatro anos. Primeiros quatro anos: 10.500.000 moedas. Próximos quatro anos: 5.250.000 moedas. Próximos quatro anos: 2.625.000 moedas. Próximos quatro anos: 1.312.500 moedas. Etc. . . .” — Satoshi Nakamoto, A lista de discussão de criptografia, 8 de janeiro de 2009

Este evento irá diminuir a rentabilidade para os mineiros, que processam transações usando hardware feito sob medida (Circuitos Integrados Específicos de Aplicações, ou ASICs). Em 2023, minerar um único bloco de forma rentável exigia pelo menos $10.000-$15.000. Após o halving, o custo pode disparar para $40.000 por moeda, de acordo com CoinDesk.

Quando é o halving do Bitcoin em 2024?

A recompensa, reduzida de 50 BTC para 6.25 BTC por bloco, diminuirá ainda mais para 3.125 BTC em 19 de abril de 2024. Você pode assistir à contagem decrescente usando o Relógio de halving do Bitcoinaqui.


Ciclos de preço de 4 anos do Bitcoin. Fonte: Pantera

Efeitos no preço: Bitcoin halvings em contexto

Embora a narrativa da escassez seja importante, existem mais fatores em jogo além da contração da oferta. A menor inflação teoricamente deve impulsionar a demanda, mas seu impacto real no preço pode ser limitado.

  • Uma cunhagem mais lenta diminui a taxa de inflação, garantindo ao mesmo tempo que o fornecimento de Bitcoin permaneça limitado e finito (21 milhões). A desinflação atrai entusiastas de criptomoedas: ao contrário do fiat e do ouro, o Bitcoin é independente de entidades centralizadas e reservas naturais.
  • Recompensas mais baixas promovem a saúde e sustentabilidade da rede. De acordo com Digiconomista, o consumo anualizado de 141,46 TWh é comparável ao de toda a Ucrânia, com uma pegada de carbono semelhante à do Omã (78,90 Mt de CO2).
  • O BTC também está suscetível a fatores além da velocidade de expansão do fornecimento. Estes são impulsionadores dentro e fora da indústria blockchain: regulamentações, política monetária do Fed, geopolítica e muito mais.

De acordo com o hipótese do mercado eficiente(EMH), se todos os traders sabem sobre o halving, os efeitos devem estar precificados. No entanto, como Warren Buffet dissehá mais de três décadas,

Investir num mercado onde as pessoas acreditam na eficiência é como jogar bridge com alguém a quem disseram que não vale a pena olhar para as cartas.

Como observado por Grayscale, as mudanças na estrutura de oferta são a única certeza. As halvings aproximam o Bitcoin da sua oferta máxima, apresentando um desafio para todos os mineiros.

Dito isto, a escassez do Bitcoin também é programável e, portanto, conhecida antecipadamente. Modelos que o ligam diretamente a aumentos de preço podem estar incorretos. Caso contrário, o Litecoin - outra criptomoeda com halvings - teria subido consistentemente após cada halving, o que não é o caso.

Ciclos de halving do Litecoin. Fonte: NYDIG

Perspetiva histórica: Paisagem macroeconómica

As halvings anteriores foram acompanhadas de fundamentos que sublinharam as forças do Bitcoin como uma alternativa de reserva de valor ou ajudaram-no a beneficiar indiretamente.

  • Em 2012, a UE sofria de uma profunda crise da dívida. Em novembro de 2013, o BTC disparou de $12 para $1.100.
  • 2016 foi marcado pelo boom da Oferta Inicial de Moedas (ICO), com mais de $5.6B fluindo para altcoins. Em dezembro de 2017, o BTC subiu de $650 para $20K.
  • Em 2020, no meio da pandemia do coronavírus, os receios de inflação estavam elevados. Em novembro de 2021, o BTC disparou de $8.6K para $68K, atingindo um recorde de $69,044.77 em 10 de novembro. A sua perceção como um hedge desempenhou um papel significativo.

Bitcoin halving 2024: Pistas do desempenho passado

O desempenho passado não garante resultados futuros, e - como mostrámos - os efeitos dependem de fatores para além da criptomoeda. No entanto, as halvings anteriores oferecem certas pistas sobre cenários prováveis.

Tempo de máximos e mínimos

Na teoria, o BTC recupera-se do seu ponto baixo muito antes do halving — tipicamente, 12–16 meses antes, de acordo com CoinDesk. Os analistas da Pantera estimam que o fundo normalmente ocorra 477 dias antes do evento.

As tendências de alta ocorrem antes do halving e continuam depois. A duração do rali pós-halving é em média de 480 dias (terminando no pico do ciclo de touro subsequente).

Desta vez, o ponto mais baixo mais baixo aconteceu antes da data esperada (30 de dezembro de 2022). Aconteceu em 10 de novembro (15.742,44 dólares).

Ralis de halving do BTC. Fonte: Pantera

Se a história se repetir de outra forma, o comício cessará no final de 2025, de acordo comBoletim informativo da Pantera.

Previsão de halving do Bitcoin em 2024: Retorno a $69K em breve?

Durante seus três ciclos de redução pela metade passados, o BTC ganhou acima de 30% nas oito semanas anteriores. Como Fundador da 10x Research Markus Thielen afirmou"Bitcoin rallies an average of 32%" ao longo desse período.

Dado o preço atual de $52,456.77, uma repetição da mesma tendência empurraria o preço em direção ao seu ATH — $69K. A probabilidade de isso acontecer aumenta “quanto mais nos aproximamos do halving do Bitcoin,” acrescentou Thielen.

RSI diário

Em 19 de fevereiro, a 10xResearch relatou que o RSI diário (Índice de Força Relativa) ultrapassou os 80. Este indicador de momentum avalia o ritmo e a mudança das mudanças de preço, com 70 a apontar para um momentum ascendente poderoso.

Historicamente, o limiar de 80 antecipou ganhos de mais de 50% em 60 dias. A última vez que o RSI de 14 dias do BTC atingiu esse nível foi em dezembro de 2023. Em 22 de fevereiro, está em 70.88%.

Bitcoin halving 2024 e ETFs spot

Este ano, o rally do Bitcoin está a ser ajudado pela adoção de ETFs de Bitcoin spot. Até à data desta escrita, os fundos negociados em bolsa, que dão exposição à moeda sem a necessidade de a deter diretamente, acumularam mais de $5Bem entradas líquidas coletivamente.

Esta entrada não só apoia o alto astral dos investidores. Também mitiga a pressão de venda das recompensas em bloco (a possibilidade de todas as moedas recém-mineradas serem vendidas).

Conforme calculado porGrayscaleCom a recompensa atual de 6,25 BTC por bloco, a pressão anual chega a $14B (com base em um preço de $43K). Após o halving de 2024, o total diminuirá para $7B, portanto, será necessária menos pressão de compra para compensá-lo.

Os ETFs de Bitcoin à vista já absorveram “quase o equivalente a três meses de pressão de venda potencial pós-halving.” Isto aconteceu em apenas 15 dias de negociação.

Fluxo acumulado de ETF Bitcoin. Fonte: Investidores da Farside

Projeções para 2025: $150K-$200K após o halving do Bitcoin

Devido às expectativas de rally, o mercado geralmente subiu na preparação para as halvings do Bitcoin. Em 22 de fevereiro de 2024, as previsões de especialistas e instituições de pesquisa são geralmente otimistas com uma faixa sugerida média de $150K-$200K até meados de 2025.

A liquidez do livro de ordens BTC é o mais altodesde outubro de 2023, embora abaixo dos seus níveis antes da queda do FTX. A menos que a procura diminua (o oposto do que está a acontecer), a redução do fornecimento de novos BTC deve reforçar o seu preço. Alguns analistas dizem que a corrida para novos ATHs já começou.

Bernsteinsugere que o comportamento pré-halving reflete a iminente pressão na oferta e a crescente demanda por ETFs spot. A empresa espera que o preço 'toque máximos históricos em 2024' e atinja $150 mil por volta de meados de 2025.

Anthony Scaramucci, fundador da Skybridge Capital, projeta um pico mais alto de $170K ou acima até julho de 2025. Falando para Reutersem janeiro, ele disse,

“Onde quer que o preço esteja no dia do halving em abril, multiplique-o por quatro, e ele alcançará esse preço nos próximos 18 meses.”

Para chegar a $170K, Scaramucci usou um ponto de partida conservador de $35K (preço na metade). Com o preço atual de $52K, este cenário leva o BTC acima de $200K.

Entretanto, a capitalização de mercado da criptomoeda pioneira deverá subir para metade da do ouro conforme o seuestimativas de longo prazo. Isso exigiria um aumento de mais de seis vezes dos cerca de $1T de hoje para cerca de $6.5T.

Céticos: Mais condutores precisam para ATH

Rachel Lin, co-fundador e CEO da SynFutures, diz que o halving é 'improvável de impulsionar um rally de touros completo' e a menos que a adoção de criptomoedas cresça significativamente, 'isto por si só não é suficiente para nos levar de volta ao pico do BTC de quase $69,000, quanto mais ultrapassá-lo.'

No entanto, devido às eleições nos Estados Unidos, os reguladores locais podem "suavizar suas atividades em busca de manchetes neste ano de alto risco. Como tal, devem haver menos más notícias no horizonte para a criptomoeda que tem o potencial de dissipar o entusiasmo dos investidores. Isso pode possivelmente preparar o cenário para a próxima tendência de alta.

Fatores de curto e médio prazo a observar

O halving é um fator positivo a médio prazo.Peter Henn da CCNresumiu os prováveis pontos positivos e negativos para o BTC nas próximas semanas e meses.

  • A crescente adoção institucional é um dos principais pontos positivos, juntamente com a recuperação do preço e indicadores técnicos positivos. No entanto, mudanças adversas na regulamentação e no panorama macroeconómico, como aumentos da inflação, podem afetar o sentimento.
  • Razões para cautela no horizonte de médio prazo vão desde a regulamentação até a concorrência de criptomoedas, incluindo CBDCs. Hacks e outras violações de segurança podem danificar a confiança no mercado como um todo.
  • Nos próximos 1-2 anos, a moeda também pode subir com as notícias em torno das melhorias da Lightning Network e seu status reforçado como uma reserva de valor.

Bitcoin halving 2024 e mineiros

Os mineiros continuam a garantir a blockchain enquanto os incentivos económicos forem suficientes. Assim, o preço do BTC deve ser alto o suficiente para compensar os custos - tanto durante quanto após o halving.


Taxa de hash atingiu um ATH em 2023. Fonte: Glassnode.

Mineradores de maior dimensão estão a constituir reservas de forma proativa — “o halving está integrado na maioria” destas empresas, visto que “eles têm vindo a esperar e a integrar o halving nas suas projeções há anos agora,” de acordo com o fundador da SunnySide DigitalTaras Kulyk.

Entretanto, aqueles com energia mais cara e rigs menos eficientes podem eventualmente ter que encerrar as operações, considerando o investimento em hardware e despesas gerais. Aumentar as eficiências operacionais é obrigatório para permanecer no negócio e capturar o lado positivo pós-halving.

Os métodos variam desde a aquisição de equipamentos aprimorados até a venda de participações on-chain para ofertas de ações. Por exemplo, a Hut8, sediada no Canadá, está aumentando a eficiência do site com software personalizado e espera adquirir mais usinas de energia. Após a recente fusão com a USBTC, a taxa de hash quase triplicou, atingindo 7,3 EH/s (exahashes por segundo).

Marathon Digital, o principal mineiro público por taxa de hash realizada, lançou um híbrido de capital próprio oferta de $750M. Core Scientific has recently fechadouma rodada de financiamento de capital de $55M sobrescrita para retornar à solvência. Também se concentrou em manter seu hardware online, aproveitando ao máximo a frota disponível.

No entanto, o CEO Adam Sullivan acredita que a rede Bitcoin tem uma “natureza de auto-cura” e incentivará os mineiros perpetuamente. À medida que mais rigs são desligados e a taxa de hash diminui, também diminui a dificuldade da prova de trabalho. Isso compensa as velocidades crescentes e o interesse flutuante em executar nós.

Gráfico de dificuldade de mineração do Bitcoin. Fonte: CoinWarz.

Dificuldade de mineração - uma média móvel para um número médio de blocos - aumenta quando o ritmo de geração de blocos se torna muito alto. Assim, a rede se ajusta automaticamente, com os saídos liberando uma parcela maior de blocos para recompensar aqueles que permanecem. A mineração se torna mais lucrativa para os atores restantes.

Taxas de transação crescentes vs. receitas dos mineiros

O halving de 2024 segue-se ao lançamento do Bitcoin Ordinals. Este protocolo de suporte a NFTs Bitcoin (inscrições) trouxe novos casos de uso, aumentar as taxas de transação e atividade de desenvolvimento. Estes efeitos fornecem razões adicionais para otimismo sobre a rentabilidade e sustentabilidade da mineração no futuro.

Em novembro de 2023, a febre dos Ordinais levou as taxas de transação do Bitcoin a atingirem o valor mais alto em dois anos (mais de $37), fazendo com que ultrapassassem o preço do gás no Ethereum. Desde então, as taxas de inscrição têm representado repetidamente mais de 20% da receita dos mineiros.

Até 22 de fevereiro de 2024, o Bitcoin está entre os top 3cadeias por volume de NFT. Em dezembro de 2023, emergiu como líder. Assim, a atividade de Ordinals é uma nova forma de incentivar os mineiros e manter a segurança da rede por meio de taxas de transação mais altas.

Crescimento nas taxas de inscrição do Bitcoin. Fonte: Glassnode.

Preços das ações dos mineiros cotados publicamente

Altas taxas de transação têm causado as ações dos mineiros listados publicamente a dispararEm finais de 2023, as empresas regozijaram-se com lucros inesperados à medida que o rendimento dos mineiros quase quadruplicou em comparação com a média de dois anos.

Desde então, as taxas caíram para apenas mais de $4No entanto, ações de mineração como Marathon Digital (MARA) e Cleanspark (CLSK) superaram o BTC nos últimos três meses, ganhando 116,57% e 231,28%, respetivamente. Também podem reagir positivamente ao desempenho sólido do mercado de ações.

Principais 10 ações de mineração de Bitcoin por capitalização de mercado. Fonte: companiesmarketcap.com

Principais locais de mineração

Em termos de taxa de hash cumulativa, os EUA lideram com 35,4% em 2023, conforme Revisão da População Mundial. É seguido pelo Cazaquistão (18.1%), Rússia (11.23%), Canadá (9.55%) e Irlanda (4.68%). Anteriormente o segundo classificado, a China proibiu a mineração em 2021, com mineiros a migrarem para o Cazaquistão no rescaldo.

Preocupações sobre restrições ambientais

A mineração de Bitcoin continua altamente insustentável — em 2023, consumiu tanta energia como toda a Austrália, ou sete vezes mais energia do que o Google anualmente (91 terawatt-horas).

Nos EUA, a participação na procura de eletricidade varia de 0,6% a 2,3%, comparável a estados inteiros como Utah. No início deste ano, a Administração de Informação de Energia obrigou todos os mineiros sediados nos EUA a detalharem o seu consumo energético. O seu relatório indica,

"As preocupações expressas à EIA incluem tensões na rede elétrica durante períodos de pico de demanda, o potencial de preços mais altos da eletricidade, bem como os efeitos nas emissões de dióxido de carbono (CO2) relacionadas com a energia."

Grandes meios de comunicação como The New York Timeschamaram a atenção para o "dano público" causado por grandes locais de mineração. A administração Biden tem uma postura crítica em relação à criptomoeda, e a EIA destacou que os aumentos de preços incentivam mais atividade de mineração, resultando em maior consumo de eletricidade.

Entretanto, Nova Iorque implementou um moratória de dois anos sobre o lançamento de novas instalações de mineração, a menos que dependam inteiramente de fontes de energia renovável. No Texas, os mineiros receber pagamentopara reduzir as operações em momentos de pico de demanda de energia como parte de um programa de "resposta à procura".

Métricas on-chain: Sinais positivos a longo prazo

Finalmente, vamos analisar dois indicadores técnicos que oferecem uma visão aérea da perceção do Bitcoin e da direção potencial do preço.

MVRV Z-score

MVRV é um oscilador que compara o valor de mercado do Bitcoin com o valor realizado, ou seu preço à vista com o preço realizado. Este gráfico visualiza ciclos de mercado e lucratividade, ajudando a identificar os períodos em que a moeda está subvalorizada e sobrevalorizada.

Gráfico do Z-score MVRV do Bitcoin. Fonte: lookintobitcoin.com

Os picos, a volatilidade e os retornos tornam-se menos dramáticos à medida que o mercado amadurece. Em meio à crescente adoção da moeda pioneira, o seu preço realizado cresceu mais lentamente do que nos ciclos passados. Assim, as subidas graduais estão se tornando mais prováveis do que as explosões, com um melhor potencial de crescimento a longo prazo.

Entretanto, uma parte considerável de todos os bitcoins foi acumulada por HODLers. O fornecimento de detentores de longo prazo alcançar um ATHem finais de 2023, com baleias ainda 0-bitcoin-whales-steer-clear-of-significant-short-positions-show-confidence-in-price-surge/">showing confidenceno ativo deste mês.

Corredor de Lei de Potência

O Corredor da Lei do Poder desloca o foco do preço atual para saber se o BTC está subavaliado ou sobreavaliado. Esta ferramenta de gráficos cria um canal com duas linhas paralelas - os limites inferior e superior do intervalo de preços.

Mover-se acima da linha no meio indica uma condição de sobrecompra, com o oposto mostrando um estado de sobrevenda. Cruzar a linha de fundo para cima é um prenúncio de crescimento adicional, com o BTC normalmente atingindo a linha do meio em 1-2 meses.

Previsão de preço do halving do Bitcoin em 2024: projeção da Corredor de Lei de Potência para 17 de fevereiro de 2025. Fonte: bitcoin.craighammell.com

De acordo com James Bull, a condição de sobrecompra dura aproximadamente 1,5 anos (mercado de touro forte), com ciclos maciços de mercado de urso se estendendo por 2,5 anos. No entanto, o modelo tem o seu críticos. Como afirmado pelo seu criador, Harold Christopher Burger,

A observação de que o bitcoin segue uma lei de potência é, admitidamente, ad-hoc. Além disso, existem outros fatores além do tempo que devem influenciar o preço do bitcoin, como a sua escassez, mas o fato de que o ajuste da lei de potência funciona cada vez melhor em termos da medida no gráfico log-log é uma indicação de que isso pode, de fato, ser válido.

Conclusão

Múltiplos fatores além da escassez impulsionam o preço do Bitcoin antes e depois de cada halving. O evento de 2024 ocorre em meio a enormes entradas de ETFs de Bitcoin, aumento da atividade on-chain, momento substancial e maturação geral do mercado.

Com o contexto macroeconómico em melhoria, incluindo os cortes antecipados das taxas de juro da Fed, o Bitcoin parece estar pronto para brilhar, movendo-se para cima do Corredor da Lei do Poder. Ele resistiu ao mercado de baixa mais longo, e os grandes mineiros estão bem preparados para as repercussões dos cortes de recompensas.

Nossa previsão de preço para o halving do Bitcoin em 2024

Ganhe BIT’sequipa analíticavê o BTC a subir para $55K-$60K antes do halving, com um intervalo de $32K-$85K ao longo do ano. O desempenho passado não é um preditor do futuro, e novos cisnes negros são sempre possíveis — mas o contexto mais amplo até agora parece propício ao crescimento.

Aviso:

  1. Este artigo foi republicado de [EarnBIT], Todos os direitos de autor pertencem ao autor original [GanharBIT]. Se houver objeções a esta reimpressão, por favor contacte o Gate Learnequipa, e eles tratarão disso prontamente.
  2. Responsabilidade de Isenção: As visões e opiniões expressas neste artigo são exclusivamente da autoria e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipa Gate Learn. Salvo indicação em contrário, é proibido copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos.

Bitcoin halving 2024: Guia definitivo

Principiante4/1/2024, 5:40:25 AM
Em abril de 2024, o Bitcoin passará por mais um halving — o seu evento quadrienal que reduz as recompensas dos mineradores. Uma subida é amplamente antecipada, apoiada pela estrutura de mercado em evolução. Este ciclo de halving é fundamentalmente diferente — o nosso guia resume projeções de preço comuns e fatores que o tornam único.

Em abril de 2024, o Bitcoin passará por mais uma redução para metade - o seu evento quadrienal que reduz as recompensas dos mineradores. Uma subida é amplamente antecipada, apoiada pela evolução da estrutura de mercado. Este ciclo de redução para metade é fundamentalmente diferente - o nosso guia resume projeções de preço comuns e impulsionadores que o tornam único.

Ciclos de redução a metade do Bitcoin

A redução das recompensas corta o número de bitcoins recém-cunhados de acordo. Isso acontece após cada 210.000 blocos, criando uma ciclicidade de preço de quatro anos. As halvings anteriores ocorreram em 2012, 2016 e 2020.

“A circulação total será de 21.000.000 moedas. Será distribuído para os nós da rede quando eles fizerem blocos, com a quantidade cortada pela metade a cada quatro anos. Primeiros quatro anos: 10.500.000 moedas. Próximos quatro anos: 5.250.000 moedas. Próximos quatro anos: 2.625.000 moedas. Próximos quatro anos: 1.312.500 moedas. Etc. . . .” — Satoshi Nakamoto, A lista de discussão de criptografia, 8 de janeiro de 2009

Este evento irá diminuir a rentabilidade para os mineiros, que processam transações usando hardware feito sob medida (Circuitos Integrados Específicos de Aplicações, ou ASICs). Em 2023, minerar um único bloco de forma rentável exigia pelo menos $10.000-$15.000. Após o halving, o custo pode disparar para $40.000 por moeda, de acordo com CoinDesk.

Quando é o halving do Bitcoin em 2024?

A recompensa, reduzida de 50 BTC para 6.25 BTC por bloco, diminuirá ainda mais para 3.125 BTC em 19 de abril de 2024. Você pode assistir à contagem decrescente usando o Relógio de halving do Bitcoinaqui.


Ciclos de preço de 4 anos do Bitcoin. Fonte: Pantera

Efeitos no preço: Bitcoin halvings em contexto

Embora a narrativa da escassez seja importante, existem mais fatores em jogo além da contração da oferta. A menor inflação teoricamente deve impulsionar a demanda, mas seu impacto real no preço pode ser limitado.

  • Uma cunhagem mais lenta diminui a taxa de inflação, garantindo ao mesmo tempo que o fornecimento de Bitcoin permaneça limitado e finito (21 milhões). A desinflação atrai entusiastas de criptomoedas: ao contrário do fiat e do ouro, o Bitcoin é independente de entidades centralizadas e reservas naturais.
  • Recompensas mais baixas promovem a saúde e sustentabilidade da rede. De acordo com Digiconomista, o consumo anualizado de 141,46 TWh é comparável ao de toda a Ucrânia, com uma pegada de carbono semelhante à do Omã (78,90 Mt de CO2).
  • O BTC também está suscetível a fatores além da velocidade de expansão do fornecimento. Estes são impulsionadores dentro e fora da indústria blockchain: regulamentações, política monetária do Fed, geopolítica e muito mais.

De acordo com o hipótese do mercado eficiente(EMH), se todos os traders sabem sobre o halving, os efeitos devem estar precificados. No entanto, como Warren Buffet dissehá mais de três décadas,

Investir num mercado onde as pessoas acreditam na eficiência é como jogar bridge com alguém a quem disseram que não vale a pena olhar para as cartas.

Como observado por Grayscale, as mudanças na estrutura de oferta são a única certeza. As halvings aproximam o Bitcoin da sua oferta máxima, apresentando um desafio para todos os mineiros.

Dito isto, a escassez do Bitcoin também é programável e, portanto, conhecida antecipadamente. Modelos que o ligam diretamente a aumentos de preço podem estar incorretos. Caso contrário, o Litecoin - outra criptomoeda com halvings - teria subido consistentemente após cada halving, o que não é o caso.

Ciclos de halving do Litecoin. Fonte: NYDIG

Perspetiva histórica: Paisagem macroeconómica

As halvings anteriores foram acompanhadas de fundamentos que sublinharam as forças do Bitcoin como uma alternativa de reserva de valor ou ajudaram-no a beneficiar indiretamente.

  • Em 2012, a UE sofria de uma profunda crise da dívida. Em novembro de 2013, o BTC disparou de $12 para $1.100.
  • 2016 foi marcado pelo boom da Oferta Inicial de Moedas (ICO), com mais de $5.6B fluindo para altcoins. Em dezembro de 2017, o BTC subiu de $650 para $20K.
  • Em 2020, no meio da pandemia do coronavírus, os receios de inflação estavam elevados. Em novembro de 2021, o BTC disparou de $8.6K para $68K, atingindo um recorde de $69,044.77 em 10 de novembro. A sua perceção como um hedge desempenhou um papel significativo.

Bitcoin halving 2024: Pistas do desempenho passado

O desempenho passado não garante resultados futuros, e - como mostrámos - os efeitos dependem de fatores para além da criptomoeda. No entanto, as halvings anteriores oferecem certas pistas sobre cenários prováveis.

Tempo de máximos e mínimos

Na teoria, o BTC recupera-se do seu ponto baixo muito antes do halving — tipicamente, 12–16 meses antes, de acordo com CoinDesk. Os analistas da Pantera estimam que o fundo normalmente ocorra 477 dias antes do evento.

As tendências de alta ocorrem antes do halving e continuam depois. A duração do rali pós-halving é em média de 480 dias (terminando no pico do ciclo de touro subsequente).

Desta vez, o ponto mais baixo mais baixo aconteceu antes da data esperada (30 de dezembro de 2022). Aconteceu em 10 de novembro (15.742,44 dólares).

Ralis de halving do BTC. Fonte: Pantera

Se a história se repetir de outra forma, o comício cessará no final de 2025, de acordo comBoletim informativo da Pantera.

Previsão de halving do Bitcoin em 2024: Retorno a $69K em breve?

Durante seus três ciclos de redução pela metade passados, o BTC ganhou acima de 30% nas oito semanas anteriores. Como Fundador da 10x Research Markus Thielen afirmou"Bitcoin rallies an average of 32%" ao longo desse período.

Dado o preço atual de $52,456.77, uma repetição da mesma tendência empurraria o preço em direção ao seu ATH — $69K. A probabilidade de isso acontecer aumenta “quanto mais nos aproximamos do halving do Bitcoin,” acrescentou Thielen.

RSI diário

Em 19 de fevereiro, a 10xResearch relatou que o RSI diário (Índice de Força Relativa) ultrapassou os 80. Este indicador de momentum avalia o ritmo e a mudança das mudanças de preço, com 70 a apontar para um momentum ascendente poderoso.

Historicamente, o limiar de 80 antecipou ganhos de mais de 50% em 60 dias. A última vez que o RSI de 14 dias do BTC atingiu esse nível foi em dezembro de 2023. Em 22 de fevereiro, está em 70.88%.

Bitcoin halving 2024 e ETFs spot

Este ano, o rally do Bitcoin está a ser ajudado pela adoção de ETFs de Bitcoin spot. Até à data desta escrita, os fundos negociados em bolsa, que dão exposição à moeda sem a necessidade de a deter diretamente, acumularam mais de $5Bem entradas líquidas coletivamente.

Esta entrada não só apoia o alto astral dos investidores. Também mitiga a pressão de venda das recompensas em bloco (a possibilidade de todas as moedas recém-mineradas serem vendidas).

Conforme calculado porGrayscaleCom a recompensa atual de 6,25 BTC por bloco, a pressão anual chega a $14B (com base em um preço de $43K). Após o halving de 2024, o total diminuirá para $7B, portanto, será necessária menos pressão de compra para compensá-lo.

Os ETFs de Bitcoin à vista já absorveram “quase o equivalente a três meses de pressão de venda potencial pós-halving.” Isto aconteceu em apenas 15 dias de negociação.

Fluxo acumulado de ETF Bitcoin. Fonte: Investidores da Farside

Projeções para 2025: $150K-$200K após o halving do Bitcoin

Devido às expectativas de rally, o mercado geralmente subiu na preparação para as halvings do Bitcoin. Em 22 de fevereiro de 2024, as previsões de especialistas e instituições de pesquisa são geralmente otimistas com uma faixa sugerida média de $150K-$200K até meados de 2025.

A liquidez do livro de ordens BTC é o mais altodesde outubro de 2023, embora abaixo dos seus níveis antes da queda do FTX. A menos que a procura diminua (o oposto do que está a acontecer), a redução do fornecimento de novos BTC deve reforçar o seu preço. Alguns analistas dizem que a corrida para novos ATHs já começou.

Bernsteinsugere que o comportamento pré-halving reflete a iminente pressão na oferta e a crescente demanda por ETFs spot. A empresa espera que o preço 'toque máximos históricos em 2024' e atinja $150 mil por volta de meados de 2025.

Anthony Scaramucci, fundador da Skybridge Capital, projeta um pico mais alto de $170K ou acima até julho de 2025. Falando para Reutersem janeiro, ele disse,

“Onde quer que o preço esteja no dia do halving em abril, multiplique-o por quatro, e ele alcançará esse preço nos próximos 18 meses.”

Para chegar a $170K, Scaramucci usou um ponto de partida conservador de $35K (preço na metade). Com o preço atual de $52K, este cenário leva o BTC acima de $200K.

Entretanto, a capitalização de mercado da criptomoeda pioneira deverá subir para metade da do ouro conforme o seuestimativas de longo prazo. Isso exigiria um aumento de mais de seis vezes dos cerca de $1T de hoje para cerca de $6.5T.

Céticos: Mais condutores precisam para ATH

Rachel Lin, co-fundador e CEO da SynFutures, diz que o halving é 'improvável de impulsionar um rally de touros completo' e a menos que a adoção de criptomoedas cresça significativamente, 'isto por si só não é suficiente para nos levar de volta ao pico do BTC de quase $69,000, quanto mais ultrapassá-lo.'

No entanto, devido às eleições nos Estados Unidos, os reguladores locais podem "suavizar suas atividades em busca de manchetes neste ano de alto risco. Como tal, devem haver menos más notícias no horizonte para a criptomoeda que tem o potencial de dissipar o entusiasmo dos investidores. Isso pode possivelmente preparar o cenário para a próxima tendência de alta.

Fatores de curto e médio prazo a observar

O halving é um fator positivo a médio prazo.Peter Henn da CCNresumiu os prováveis pontos positivos e negativos para o BTC nas próximas semanas e meses.

  • A crescente adoção institucional é um dos principais pontos positivos, juntamente com a recuperação do preço e indicadores técnicos positivos. No entanto, mudanças adversas na regulamentação e no panorama macroeconómico, como aumentos da inflação, podem afetar o sentimento.
  • Razões para cautela no horizonte de médio prazo vão desde a regulamentação até a concorrência de criptomoedas, incluindo CBDCs. Hacks e outras violações de segurança podem danificar a confiança no mercado como um todo.
  • Nos próximos 1-2 anos, a moeda também pode subir com as notícias em torno das melhorias da Lightning Network e seu status reforçado como uma reserva de valor.

Bitcoin halving 2024 e mineiros

Os mineiros continuam a garantir a blockchain enquanto os incentivos económicos forem suficientes. Assim, o preço do BTC deve ser alto o suficiente para compensar os custos - tanto durante quanto após o halving.


Taxa de hash atingiu um ATH em 2023. Fonte: Glassnode.

Mineradores de maior dimensão estão a constituir reservas de forma proativa — “o halving está integrado na maioria” destas empresas, visto que “eles têm vindo a esperar e a integrar o halving nas suas projeções há anos agora,” de acordo com o fundador da SunnySide DigitalTaras Kulyk.

Entretanto, aqueles com energia mais cara e rigs menos eficientes podem eventualmente ter que encerrar as operações, considerando o investimento em hardware e despesas gerais. Aumentar as eficiências operacionais é obrigatório para permanecer no negócio e capturar o lado positivo pós-halving.

Os métodos variam desde a aquisição de equipamentos aprimorados até a venda de participações on-chain para ofertas de ações. Por exemplo, a Hut8, sediada no Canadá, está aumentando a eficiência do site com software personalizado e espera adquirir mais usinas de energia. Após a recente fusão com a USBTC, a taxa de hash quase triplicou, atingindo 7,3 EH/s (exahashes por segundo).

Marathon Digital, o principal mineiro público por taxa de hash realizada, lançou um híbrido de capital próprio oferta de $750M. Core Scientific has recently fechadouma rodada de financiamento de capital de $55M sobrescrita para retornar à solvência. Também se concentrou em manter seu hardware online, aproveitando ao máximo a frota disponível.

No entanto, o CEO Adam Sullivan acredita que a rede Bitcoin tem uma “natureza de auto-cura” e incentivará os mineiros perpetuamente. À medida que mais rigs são desligados e a taxa de hash diminui, também diminui a dificuldade da prova de trabalho. Isso compensa as velocidades crescentes e o interesse flutuante em executar nós.

Gráfico de dificuldade de mineração do Bitcoin. Fonte: CoinWarz.

Dificuldade de mineração - uma média móvel para um número médio de blocos - aumenta quando o ritmo de geração de blocos se torna muito alto. Assim, a rede se ajusta automaticamente, com os saídos liberando uma parcela maior de blocos para recompensar aqueles que permanecem. A mineração se torna mais lucrativa para os atores restantes.

Taxas de transação crescentes vs. receitas dos mineiros

O halving de 2024 segue-se ao lançamento do Bitcoin Ordinals. Este protocolo de suporte a NFTs Bitcoin (inscrições) trouxe novos casos de uso, aumentar as taxas de transação e atividade de desenvolvimento. Estes efeitos fornecem razões adicionais para otimismo sobre a rentabilidade e sustentabilidade da mineração no futuro.

Em novembro de 2023, a febre dos Ordinais levou as taxas de transação do Bitcoin a atingirem o valor mais alto em dois anos (mais de $37), fazendo com que ultrapassassem o preço do gás no Ethereum. Desde então, as taxas de inscrição têm representado repetidamente mais de 20% da receita dos mineiros.

Até 22 de fevereiro de 2024, o Bitcoin está entre os top 3cadeias por volume de NFT. Em dezembro de 2023, emergiu como líder. Assim, a atividade de Ordinals é uma nova forma de incentivar os mineiros e manter a segurança da rede por meio de taxas de transação mais altas.

Crescimento nas taxas de inscrição do Bitcoin. Fonte: Glassnode.

Preços das ações dos mineiros cotados publicamente

Altas taxas de transação têm causado as ações dos mineiros listados publicamente a dispararEm finais de 2023, as empresas regozijaram-se com lucros inesperados à medida que o rendimento dos mineiros quase quadruplicou em comparação com a média de dois anos.

Desde então, as taxas caíram para apenas mais de $4No entanto, ações de mineração como Marathon Digital (MARA) e Cleanspark (CLSK) superaram o BTC nos últimos três meses, ganhando 116,57% e 231,28%, respetivamente. Também podem reagir positivamente ao desempenho sólido do mercado de ações.

Principais 10 ações de mineração de Bitcoin por capitalização de mercado. Fonte: companiesmarketcap.com

Principais locais de mineração

Em termos de taxa de hash cumulativa, os EUA lideram com 35,4% em 2023, conforme Revisão da População Mundial. É seguido pelo Cazaquistão (18.1%), Rússia (11.23%), Canadá (9.55%) e Irlanda (4.68%). Anteriormente o segundo classificado, a China proibiu a mineração em 2021, com mineiros a migrarem para o Cazaquistão no rescaldo.

Preocupações sobre restrições ambientais

A mineração de Bitcoin continua altamente insustentável — em 2023, consumiu tanta energia como toda a Austrália, ou sete vezes mais energia do que o Google anualmente (91 terawatt-horas).

Nos EUA, a participação na procura de eletricidade varia de 0,6% a 2,3%, comparável a estados inteiros como Utah. No início deste ano, a Administração de Informação de Energia obrigou todos os mineiros sediados nos EUA a detalharem o seu consumo energético. O seu relatório indica,

"As preocupações expressas à EIA incluem tensões na rede elétrica durante períodos de pico de demanda, o potencial de preços mais altos da eletricidade, bem como os efeitos nas emissões de dióxido de carbono (CO2) relacionadas com a energia."

Grandes meios de comunicação como The New York Timeschamaram a atenção para o "dano público" causado por grandes locais de mineração. A administração Biden tem uma postura crítica em relação à criptomoeda, e a EIA destacou que os aumentos de preços incentivam mais atividade de mineração, resultando em maior consumo de eletricidade.

Entretanto, Nova Iorque implementou um moratória de dois anos sobre o lançamento de novas instalações de mineração, a menos que dependam inteiramente de fontes de energia renovável. No Texas, os mineiros receber pagamentopara reduzir as operações em momentos de pico de demanda de energia como parte de um programa de "resposta à procura".

Métricas on-chain: Sinais positivos a longo prazo

Finalmente, vamos analisar dois indicadores técnicos que oferecem uma visão aérea da perceção do Bitcoin e da direção potencial do preço.

MVRV Z-score

MVRV é um oscilador que compara o valor de mercado do Bitcoin com o valor realizado, ou seu preço à vista com o preço realizado. Este gráfico visualiza ciclos de mercado e lucratividade, ajudando a identificar os períodos em que a moeda está subvalorizada e sobrevalorizada.

Gráfico do Z-score MVRV do Bitcoin. Fonte: lookintobitcoin.com

Os picos, a volatilidade e os retornos tornam-se menos dramáticos à medida que o mercado amadurece. Em meio à crescente adoção da moeda pioneira, o seu preço realizado cresceu mais lentamente do que nos ciclos passados. Assim, as subidas graduais estão se tornando mais prováveis do que as explosões, com um melhor potencial de crescimento a longo prazo.

Entretanto, uma parte considerável de todos os bitcoins foi acumulada por HODLers. O fornecimento de detentores de longo prazo alcançar um ATHem finais de 2023, com baleias ainda 0-bitcoin-whales-steer-clear-of-significant-short-positions-show-confidence-in-price-surge/">showing confidenceno ativo deste mês.

Corredor de Lei de Potência

O Corredor da Lei do Poder desloca o foco do preço atual para saber se o BTC está subavaliado ou sobreavaliado. Esta ferramenta de gráficos cria um canal com duas linhas paralelas - os limites inferior e superior do intervalo de preços.

Mover-se acima da linha no meio indica uma condição de sobrecompra, com o oposto mostrando um estado de sobrevenda. Cruzar a linha de fundo para cima é um prenúncio de crescimento adicional, com o BTC normalmente atingindo a linha do meio em 1-2 meses.

Previsão de preço do halving do Bitcoin em 2024: projeção da Corredor de Lei de Potência para 17 de fevereiro de 2025. Fonte: bitcoin.craighammell.com

De acordo com James Bull, a condição de sobrecompra dura aproximadamente 1,5 anos (mercado de touro forte), com ciclos maciços de mercado de urso se estendendo por 2,5 anos. No entanto, o modelo tem o seu críticos. Como afirmado pelo seu criador, Harold Christopher Burger,

A observação de que o bitcoin segue uma lei de potência é, admitidamente, ad-hoc. Além disso, existem outros fatores além do tempo que devem influenciar o preço do bitcoin, como a sua escassez, mas o fato de que o ajuste da lei de potência funciona cada vez melhor em termos da medida no gráfico log-log é uma indicação de que isso pode, de fato, ser válido.

Conclusão

Múltiplos fatores além da escassez impulsionam o preço do Bitcoin antes e depois de cada halving. O evento de 2024 ocorre em meio a enormes entradas de ETFs de Bitcoin, aumento da atividade on-chain, momento substancial e maturação geral do mercado.

Com o contexto macroeconómico em melhoria, incluindo os cortes antecipados das taxas de juro da Fed, o Bitcoin parece estar pronto para brilhar, movendo-se para cima do Corredor da Lei do Poder. Ele resistiu ao mercado de baixa mais longo, e os grandes mineiros estão bem preparados para as repercussões dos cortes de recompensas.

Nossa previsão de preço para o halving do Bitcoin em 2024

Ganhe BIT’sequipa analíticavê o BTC a subir para $55K-$60K antes do halving, com um intervalo de $32K-$85K ao longo do ano. O desempenho passado não é um preditor do futuro, e novos cisnes negros são sempre possíveis — mas o contexto mais amplo até agora parece propício ao crescimento.

Aviso:

  1. Este artigo foi republicado de [EarnBIT], Todos os direitos de autor pertencem ao autor original [GanharBIT]. Se houver objeções a esta reimpressão, por favor contacte o Gate Learnequipa, e eles tratarão disso prontamente.
  2. Responsabilidade de Isenção: As visões e opiniões expressas neste artigo são exclusivamente da autoria e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipa Gate Learn. Salvo indicação em contrário, é proibido copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos.
Start Now
Sign up and get a
$100
Voucher!