À medida que a indústria blockchain evolui, cresce a necessidade de soluções inovadoras que possam enfrentar os desafios enfrentados pelos sistemas descentralizados. Uma dessas soluções é o Universal Market Access (UMA), uma plataforma revolucionária que combina o poder dos contratos inteligentes e oráculos para criar um ambiente seguro e flexível para derivativos financeiros personalizados.
UMA fornece uma plataforma para desenvolvedores construírem e comercializarem instrumentos financeiros personalizados na blockchain do Ethereum. Utilizando o conceito de um oráculo otimista e resolução de disputas, UMA possibilita a criação de ativos sintéticos que acompanham os preços do mundo real e permite a criação de novos instrumentos financeiros sem a necessidade de intermediários financeiros tradicionais. Isso abre um mundo de possibilidades para as finanças descentralizadas e torna UMA um tópico que vale a pena explorar mais a fundo.
UMA é uma plataforma descentralizada construída na blockchain Ethereum, projetada para permitir que os desenvolvedores construam, testem e implementem produtos financeiros no ecossistema Web3. Utiliza um oráculo otimista e um sistema de arbitragem de disputas que traz de forma segura tipos arbitrários de dados para a blockchain.
A UMA fornece uma maneira de obter, verificar e resolver disputas sobre dados do mundo real dentro de contratos inteligentes. Isso permite a criação de produtos financeiros, como pontes entre blockchains, protocolos de seguro, derivativos personalizados e mercados de previsão. O sistema é projetado para garantir segurança econômica, com incentivos e desincentivos para evitar manipulação de dados e comportamento corrupto.
Além disso, o protocolo registrou vários marcos, principalmente a simplificação do processo de provisionamento de dados do oráculo, tornando mais fácil para os dApps usarem o protocolo UMA. A UMA está trabalhando na melhoria do modelo de segurança do Mecanismo de Verificação de Dados (DVM), incluindo pesquisa sobre sua resiliência contra ataques cibernéticos.
UMA foi fundada em dezembro de 2018 por Allison Lu e Hart Lambur com o objetivo de fornecer acesso universal aos mercados financeiros usando tecnologia blockchain. O protocolo da UMA foi lançado como um projeto de código aberto em junho de 2019. A primeira implementação da empresa de seu modelo de token inestimável ocorreu em maio de 2020, quando criou uma moeda sintética que correspondia ao preço do Ethereum em Bitcoin.
UMA fez parceria com Risk Labs para realizar um programa piloto de mineração de liquidez em sua plataforma. O objetivo era testar a inicialização da liquidez de ativos sintéticos e distribuir UMA para os participantes que se envolvem na governança. Risk Labs ofereceu recompensas de liquidez em pools específicos durante um período fixo, principalmente como um experimento. Este foi um marco significativo na história e desenvolvimento da UMA, à medida que a empresa trabalhava em direção ao seu objetivo de fornecer acesso ao mercado universal.
As operações UMA podem ser divididas em dois componentes principais: o Oráculo Otimista (OO) e o Mecanismo de Verificação de Dados (DVM).
Origem: Documento do Projeto UMA
O Oráculo Otimista (OO) é um jogo de escalada generalizado entre contratos e UMA DVM que permite que os contratos solicitem e recebam rapidamente informações de dados, como o preço de um ativo, sem a necessidade de que as informações sejam escritas na cadeia. O Oráculo Otimista funciona da seguinte forma:
Os solicitantes pedem o preço de um ativo em um determinado momento e enviam informações como o identificador de preço, timestamp, dados auxiliares, moeda e recompensa.
Os proponentes respondem ao pedido referenciando feeds de preços off-chain e submetendo o preço do ativo. Eles são obrigados a apostar um vínculo de proposta, que correm o risco de perder se o preço proposto for considerado incorreto no caso de uma disputa.
Os disputadores podem refutar um preço enviado dentro de um período de vivacidade de proposta predefinido, referindo-se aos seus feeds de preço off-chain. Se uma proposta não for contestada dentro deste período, o preço é enviado ao Solicitante. Se uma proposta for contestada, ela é enviada para a UMA DVM para ser resolvida por meio de um período de votação de 48-96 horas.
Fonte: Documento do Projeto UMA
O DVM é um serviço de resolução de disputas UMA para contratos construídos no protocolo UMA. As disputas podem surgir tanto do Oráculo Otimista quanto das liquidações de contratos. Em caso de disputa, o DVM propõe uma votação pelos detentores de tokens para relatar o preço do ativo em um timestamp específico. O DVM agrega os votos e determina o preço final do ativo para um timestamp dado.
Se o preço do DVM determinar que o Disputador estava correto, o Proponente ou Liquidatário (dependendo da fonte da disputa) perderá sua fiança e o Disputador será recompensado. Se o DVM concluir que o Proponente ou Liquidatário estava correto, o Disputador perderá sua fiança de disputa e o Proponente ou Liquidatário será recompensado.
O sistema de oráculo UMA é projetado com garantias econômicas para garantir que custará mais corromper o DVM do que alguém poderia lucrar corrompendo o oráculo. Isso significa que as operações da UMA são seguras e que os contratos construídos na UMA podem ser confiáveis para serem gerenciados corretamente mesmo em mercados voláteis e potencialmente manipuláveis.
O ecossistema UMA é projetado para fornecer uma plataforma segura para a criação e troca de derivativos financeiros. O ecossistema é composto por vários componentes, incluindo o Protocolo UMA, Sistema de Verificação de Dados e a Comunidade UMA.
O Protocolo UMA fornece a infraestrutura para os usuários criarem instrumentos financeiros, enquanto o Sistema de Verificação de Dados garante que as entradas usadas para avaliar esses instrumentos sejam confiáveis. A Comunidade UMA é composta por desenvolvedores, usuários e participantes que são todos fundamentais para o sucesso do projeto.
O projeto UMA tem um plano de ação claro para o futuro, com foco na expansão da funcionalidade de sua plataforma e na melhoria da experiência do usuário. No curto prazo, a UMA planeja concentrar-se na expansão de sua infraestrutura existente e na melhoria da experiência do usuário para os produtos já existentes. Isso inclui a melhoria da velocidade e eficiência de seu sistema Oracle, bem como a expansão dos tipos de dados que pode suportar. A equipe também planeja expandir seus recursos para desenvolvedores, incluindo documentação e suporte, para facilitar a vida dos desenvolvedores que desejam construir na plataforma UMA.
A longo prazo, UMA tem como objetivo se tornar um jogador central no espaço DeFi, fornecendo uma infraestrutura versátil e escalável para a criação de aplicações financeiras. A equipe também está explorando novas aplicações para sua tecnologia, incluindo a criação de novos tipos de produtos financeiros e a integração de identidades descentralizadas na plataforma.
Além disso, o projeto UMA planeja construir parcerias e integrações com outras tecnologias Web3 para aumentar ainda mais a acessibilidade e utilidade do ecossistema UMA. O ecossistema UMA é dedicado a tornar as finanças descentralizadas acessíveis a todos e criar um sistema financeiro mais transparente e justo.
A Risk Labs Foundation lançará o UMA 2.0, uma atualização em várias fases do ecossistema UMA. O UMA 2.0 apresentará um sistema de votação mais robusto, aumento da participação, formas simplificadas para que dApps se integrem ao Oracle e mais pesquisas sobre o modelo de segurança do Mecanismo de Verificação de Dados (DVM).
O primeiro marco do UMA 2.0 é a introdução do staking de token UMA, onde os detentores de tokens serão recompensados por garantir o oráculo por meio de recompensas contínuas. Os votantes também experimentarão a realocação de recompensas dependendo de sua precisão de voto, com uma pequena fração de tokens sendo redistribuída dos votantes sem sucesso para os votantes bem-sucedidos. Também haverá um período de resfriamento para desfazer o staking e reduzir a superfície de ataque do oráculo, tornando-o mais seguro. Geralmente, o UMA 2.0 é um grande passo em direção à maturação do oráculo e sua integração em uma ampla gama de aplicações do mundo real.
Origem: UMA - Produtos
UMA oferece vários produtos para facilitar transações de finanças descentralizadas (DeFi). Estes produtos incluem opções KPI, tokens de incentivo, tokens de sucesso, tokens de intervalo e opções de compra/venda.
As opções KPI permitem contratos financeiros mais personalizados ao usar KPIs (indicadores-chave de desempenho) para definir termos. Os tokens de incentivo incentivam os detentores, fornecendo recompensas para detenção a longo prazo. Os tokens de sucesso fornecem uma ferramenta de arrecadação de fundos nativa de DeFi que é aprovada pela comunidade e não possui vendas com desconto. Os tokens de intervalo permitem que os usuários acessem fundos sem a pressão de venda que vem com métodos tradicionais de arrecadação de fundos.
Por último, as opções de compra/venda são opções tradicionais que permitem às DAOs fornecer liquidez com ativos ociosos, oferecer incentivos aos membros da comunidade e oportunidades de rendimento aos detentores de tokens. Todos esses produtos são projetados para tornar as transações DeFi mais acessíveis, seguras e alinhadas com os interesses dos usuários.
Fonte - Umaverse
UMA foi integrado em vários projetos, incluindo Across, Sherlock, Polymarket, Jarvis Network, Cozy Finance e mais. Across é uma ponte entre soluções de Camada 1 e Camada 2 que usa UMA para ajudar a incentivar provedores de liquidez. Sherlock é uma plataforma de gestão de risco que usa UMA para oferecer cobertura contra explorações de contratos inteligentes. Polymarket é uma plataforma de mercados de informação descentralizada que usa UMA para seus tokens de sucesso.
Jarvis Network é um protocolo que permite aos usuários negociar contra pools de liquidez usando UMA. Cozy Finance é um protocolo de código aberto que utiliza UMA para permitir aos usuários fornecer e receber proteção contra condições predefinidas como a perda de fundos devido a um hack de contrato inteligente. Essas integrações destacam a versatilidade e o potencial da UMA para atender a vários casos de uso no ecossistema DeFi.
UMA tem vários parceiros estratégicos, incluindo Badger DAO, Blockchain Capital, Coinbase Ventures, Dragonfly Capital, Fintech Collective, Bain Capital Ventures, Placeholder VC, Two Sigma Ventures, Box Group e YAM Finance. Esses parceiros apoiaram o crescimento e desenvolvimento da UMA, fornecendo financiamento, expertise e orientação estratégica.
Por exemplo, o Badger DAO integrou a funcionalidade dos tokens de intervalo da UMA, permitindo aos usuários proteger-se contra perdas e obter exposição ao BTC e outros ativos. A Coinbase Ventures também apoiou o crescimento da UMA ao participar de suas rodadas de financiamento e fornecer acesso à sua rede de consultores e investidores. As parcerias da UMA com esses principais players no espaço blockchain e DeFi demonstram o compromisso do projeto com inovação e crescimento.
As questões abordadas pela UMA incluem:
Fonte: UMA - Acesso Universal ao Mercado
UMA aborda a crescente preocupação no mundo criptográfico por uma solução segura e escalável para aplicações financeiras descentralizadas, fornecendo o seguinte:
Embora UMA ofereça inúmeros benefícios e garantias de segurança, existem algumas vulnerabilidades potenciais a serem consideradas ao utilizar a plataforma.
O Token UMA é a pedra angular do protocolo UMA, sendo executado na blockchain Ethereum como um token ERC-20. Ele desempenha diversas funções dentro do ecossistema da UMA, incluindo fornecer acesso aos serviços de oráculo e resolução de disputas da plataforma, possibilitar a criação de ativos sintéticos e servir como um mecanismo de recompensa para provedores de liquidez e oráculos participantes.
O token é crucial no processo de tomada de decisão do protocolo, pois os detentores de tokens UMA têm o poder de votar nas Propostas de Melhoria da UMA (UMIPs), determinar os preços das solicitações de dados e participar da resolução de disputas por meio do Mecanismo de Verificação de Dados (DVM). Seu valor está ligado ao sucesso da plataforma UMA e, à medida que a plataforma cresce, seu valor tem o potencial de aumentar.
Além de seu papel na governança, o token UMA serve como garantia para a criação de ativos sintéticos e é usado para pagar taxas de transação dentro da plataforma. Ao deter tokens UMA, indivíduos e organizações podem desempenhar um papel significativo no futuro do protocolo UMA e em seu sucesso contínuo. A importância do token reside em sua capacidade de fornecer a segurança econômica necessária para o oráculo otimista operar de forma descentralizada e sem permissão.
A Governança da UMA foi projetada para ser um processo descentralizado, impulsionado pela comunidade. O objetivo é permitir um processo decisório transparente e democrático que represente os interesses de toda a comunidade UMA. Isso é alcançado por meio do uso do token UMA, que dá aos seus detentores o poder de votar em decisões protocolares importantes e moldar o futuro do ecossistema.
O processo de governança da UMA é uma parte integrante do funcionamento geral do protocolo UMA, pois fornece a segurança econômica necessária para que o oráculo otimista opere de forma descentralizada e sem permissão.
A tokenomics da UMA refere-se aos princípios econômicos e políticas monetárias que regem o fornecimento, distribuição e uso do token UMA dentro da plataforma UMA. O token UMA foi lançado inicialmente em abril de 2020 através de uma oferta de troca descentralizada (DEX), a um preço de cerca de $0.26. A Risk Labs Foundation emitiu aproximadamente 100 milhões de UMA em seu lançamento e depositou 2 milhões de UMA (2%) para a oferta inicial da DEX (IDO).
A distribuição do UMA foi dividida entre os fundadores, investidores, contribuidores iniciais, desenvolvedores, usuários da rede e futuras vendas de tokens. 48,5 milhões de UMA (48,5%) foram destinados aos fundadores, investidores e contribuidores iniciais, enquanto 35 milhões de UMA (35%) foram dados aos desenvolvedores e usuários da rede. Os restantes 14,5 milhões de UMA (14,5%) foram reservados para futuras vendas de tokens. De acordo com o CoinMarketCap, em fevereiro de 2023, o fornecimento em circulação de UMA era de 68.947.415, o que corresponde a 68% do fornecimento máximo de 101.172.570 UMA. O fornecimento total de UMA é de 108.858.567.
O Token UMA é um ativo valioso por várias razões, como:
Em resumo, deter tokens UMA dá a indivíduos e organizações uma participação no futuro do protocolo UMA, bem como acesso aos seus serviços e recompensas potenciais.
Investir em UMA pode oferecer potencial de ganho para aqueles interessados no espaço DeFi. A variedade de produtos da UMA fornece soluções inovadoras para o mercado DeFi. Além disso, a forte rede de parceiros estratégicos da UMA confere credibilidade ao projeto e sinaliza oportunidades de crescimento potencial.
Investir em UMA apresenta uma oportunidade promissora na indústria DeFi em rápido crescimento. O mercado de criptomoedas pode ser volátil, mas investir em UMA oferece o potencial de retornos positivos à medida que o protocolo UMA continua a se expandir. Como sempre, é importante considerar cuidadosamente o risco e pesquisar minuciosamente sobre o projeto antes de tomar qualquer decisão de investimento.
Para possuir UMA, você pode usar os serviços de uma exchange de criptomoedas centralizada. Comece por criando uma conta Gate.io, e obter verificação e financiamento. Então você está pronto para seguir os passos para comprar UMA.
A Universal Market Access (UMA) é um projeto promissor no espaço DeFi. Seu foco está em ativos sintéticos e possibilitar que indivíduos acessem os benefícios de ativos tradicionais, como ações, commodities e moedas, sem precisar passar por intermediários tradicionais.
A abordagem descentralizada e transparente da UMA garante que os usuários estejam no controle de seus investimentos, e seu foco em governança garante que a plataforma esteja sempre evoluindo e se adaptando para atender às necessidades de seus usuários. A UMA fornece soluções de ponta para problemas financeiros persistentes e está na vanguarda do futuro financeiro em rápida evolução.
แชร์
เนื้อหา
À medida que a indústria blockchain evolui, cresce a necessidade de soluções inovadoras que possam enfrentar os desafios enfrentados pelos sistemas descentralizados. Uma dessas soluções é o Universal Market Access (UMA), uma plataforma revolucionária que combina o poder dos contratos inteligentes e oráculos para criar um ambiente seguro e flexível para derivativos financeiros personalizados.
UMA fornece uma plataforma para desenvolvedores construírem e comercializarem instrumentos financeiros personalizados na blockchain do Ethereum. Utilizando o conceito de um oráculo otimista e resolução de disputas, UMA possibilita a criação de ativos sintéticos que acompanham os preços do mundo real e permite a criação de novos instrumentos financeiros sem a necessidade de intermediários financeiros tradicionais. Isso abre um mundo de possibilidades para as finanças descentralizadas e torna UMA um tópico que vale a pena explorar mais a fundo.
UMA é uma plataforma descentralizada construída na blockchain Ethereum, projetada para permitir que os desenvolvedores construam, testem e implementem produtos financeiros no ecossistema Web3. Utiliza um oráculo otimista e um sistema de arbitragem de disputas que traz de forma segura tipos arbitrários de dados para a blockchain.
A UMA fornece uma maneira de obter, verificar e resolver disputas sobre dados do mundo real dentro de contratos inteligentes. Isso permite a criação de produtos financeiros, como pontes entre blockchains, protocolos de seguro, derivativos personalizados e mercados de previsão. O sistema é projetado para garantir segurança econômica, com incentivos e desincentivos para evitar manipulação de dados e comportamento corrupto.
Além disso, o protocolo registrou vários marcos, principalmente a simplificação do processo de provisionamento de dados do oráculo, tornando mais fácil para os dApps usarem o protocolo UMA. A UMA está trabalhando na melhoria do modelo de segurança do Mecanismo de Verificação de Dados (DVM), incluindo pesquisa sobre sua resiliência contra ataques cibernéticos.
UMA foi fundada em dezembro de 2018 por Allison Lu e Hart Lambur com o objetivo de fornecer acesso universal aos mercados financeiros usando tecnologia blockchain. O protocolo da UMA foi lançado como um projeto de código aberto em junho de 2019. A primeira implementação da empresa de seu modelo de token inestimável ocorreu em maio de 2020, quando criou uma moeda sintética que correspondia ao preço do Ethereum em Bitcoin.
UMA fez parceria com Risk Labs para realizar um programa piloto de mineração de liquidez em sua plataforma. O objetivo era testar a inicialização da liquidez de ativos sintéticos e distribuir UMA para os participantes que se envolvem na governança. Risk Labs ofereceu recompensas de liquidez em pools específicos durante um período fixo, principalmente como um experimento. Este foi um marco significativo na história e desenvolvimento da UMA, à medida que a empresa trabalhava em direção ao seu objetivo de fornecer acesso ao mercado universal.
As operações UMA podem ser divididas em dois componentes principais: o Oráculo Otimista (OO) e o Mecanismo de Verificação de Dados (DVM).
Origem: Documento do Projeto UMA
O Oráculo Otimista (OO) é um jogo de escalada generalizado entre contratos e UMA DVM que permite que os contratos solicitem e recebam rapidamente informações de dados, como o preço de um ativo, sem a necessidade de que as informações sejam escritas na cadeia. O Oráculo Otimista funciona da seguinte forma:
Os solicitantes pedem o preço de um ativo em um determinado momento e enviam informações como o identificador de preço, timestamp, dados auxiliares, moeda e recompensa.
Os proponentes respondem ao pedido referenciando feeds de preços off-chain e submetendo o preço do ativo. Eles são obrigados a apostar um vínculo de proposta, que correm o risco de perder se o preço proposto for considerado incorreto no caso de uma disputa.
Os disputadores podem refutar um preço enviado dentro de um período de vivacidade de proposta predefinido, referindo-se aos seus feeds de preço off-chain. Se uma proposta não for contestada dentro deste período, o preço é enviado ao Solicitante. Se uma proposta for contestada, ela é enviada para a UMA DVM para ser resolvida por meio de um período de votação de 48-96 horas.
Fonte: Documento do Projeto UMA
O DVM é um serviço de resolução de disputas UMA para contratos construídos no protocolo UMA. As disputas podem surgir tanto do Oráculo Otimista quanto das liquidações de contratos. Em caso de disputa, o DVM propõe uma votação pelos detentores de tokens para relatar o preço do ativo em um timestamp específico. O DVM agrega os votos e determina o preço final do ativo para um timestamp dado.
Se o preço do DVM determinar que o Disputador estava correto, o Proponente ou Liquidatário (dependendo da fonte da disputa) perderá sua fiança e o Disputador será recompensado. Se o DVM concluir que o Proponente ou Liquidatário estava correto, o Disputador perderá sua fiança de disputa e o Proponente ou Liquidatário será recompensado.
O sistema de oráculo UMA é projetado com garantias econômicas para garantir que custará mais corromper o DVM do que alguém poderia lucrar corrompendo o oráculo. Isso significa que as operações da UMA são seguras e que os contratos construídos na UMA podem ser confiáveis para serem gerenciados corretamente mesmo em mercados voláteis e potencialmente manipuláveis.
O ecossistema UMA é projetado para fornecer uma plataforma segura para a criação e troca de derivativos financeiros. O ecossistema é composto por vários componentes, incluindo o Protocolo UMA, Sistema de Verificação de Dados e a Comunidade UMA.
O Protocolo UMA fornece a infraestrutura para os usuários criarem instrumentos financeiros, enquanto o Sistema de Verificação de Dados garante que as entradas usadas para avaliar esses instrumentos sejam confiáveis. A Comunidade UMA é composta por desenvolvedores, usuários e participantes que são todos fundamentais para o sucesso do projeto.
O projeto UMA tem um plano de ação claro para o futuro, com foco na expansão da funcionalidade de sua plataforma e na melhoria da experiência do usuário. No curto prazo, a UMA planeja concentrar-se na expansão de sua infraestrutura existente e na melhoria da experiência do usuário para os produtos já existentes. Isso inclui a melhoria da velocidade e eficiência de seu sistema Oracle, bem como a expansão dos tipos de dados que pode suportar. A equipe também planeja expandir seus recursos para desenvolvedores, incluindo documentação e suporte, para facilitar a vida dos desenvolvedores que desejam construir na plataforma UMA.
A longo prazo, UMA tem como objetivo se tornar um jogador central no espaço DeFi, fornecendo uma infraestrutura versátil e escalável para a criação de aplicações financeiras. A equipe também está explorando novas aplicações para sua tecnologia, incluindo a criação de novos tipos de produtos financeiros e a integração de identidades descentralizadas na plataforma.
Além disso, o projeto UMA planeja construir parcerias e integrações com outras tecnologias Web3 para aumentar ainda mais a acessibilidade e utilidade do ecossistema UMA. O ecossistema UMA é dedicado a tornar as finanças descentralizadas acessíveis a todos e criar um sistema financeiro mais transparente e justo.
A Risk Labs Foundation lançará o UMA 2.0, uma atualização em várias fases do ecossistema UMA. O UMA 2.0 apresentará um sistema de votação mais robusto, aumento da participação, formas simplificadas para que dApps se integrem ao Oracle e mais pesquisas sobre o modelo de segurança do Mecanismo de Verificação de Dados (DVM).
O primeiro marco do UMA 2.0 é a introdução do staking de token UMA, onde os detentores de tokens serão recompensados por garantir o oráculo por meio de recompensas contínuas. Os votantes também experimentarão a realocação de recompensas dependendo de sua precisão de voto, com uma pequena fração de tokens sendo redistribuída dos votantes sem sucesso para os votantes bem-sucedidos. Também haverá um período de resfriamento para desfazer o staking e reduzir a superfície de ataque do oráculo, tornando-o mais seguro. Geralmente, o UMA 2.0 é um grande passo em direção à maturação do oráculo e sua integração em uma ampla gama de aplicações do mundo real.
Origem: UMA - Produtos
UMA oferece vários produtos para facilitar transações de finanças descentralizadas (DeFi). Estes produtos incluem opções KPI, tokens de incentivo, tokens de sucesso, tokens de intervalo e opções de compra/venda.
As opções KPI permitem contratos financeiros mais personalizados ao usar KPIs (indicadores-chave de desempenho) para definir termos. Os tokens de incentivo incentivam os detentores, fornecendo recompensas para detenção a longo prazo. Os tokens de sucesso fornecem uma ferramenta de arrecadação de fundos nativa de DeFi que é aprovada pela comunidade e não possui vendas com desconto. Os tokens de intervalo permitem que os usuários acessem fundos sem a pressão de venda que vem com métodos tradicionais de arrecadação de fundos.
Por último, as opções de compra/venda são opções tradicionais que permitem às DAOs fornecer liquidez com ativos ociosos, oferecer incentivos aos membros da comunidade e oportunidades de rendimento aos detentores de tokens. Todos esses produtos são projetados para tornar as transações DeFi mais acessíveis, seguras e alinhadas com os interesses dos usuários.
Fonte - Umaverse
UMA foi integrado em vários projetos, incluindo Across, Sherlock, Polymarket, Jarvis Network, Cozy Finance e mais. Across é uma ponte entre soluções de Camada 1 e Camada 2 que usa UMA para ajudar a incentivar provedores de liquidez. Sherlock é uma plataforma de gestão de risco que usa UMA para oferecer cobertura contra explorações de contratos inteligentes. Polymarket é uma plataforma de mercados de informação descentralizada que usa UMA para seus tokens de sucesso.
Jarvis Network é um protocolo que permite aos usuários negociar contra pools de liquidez usando UMA. Cozy Finance é um protocolo de código aberto que utiliza UMA para permitir aos usuários fornecer e receber proteção contra condições predefinidas como a perda de fundos devido a um hack de contrato inteligente. Essas integrações destacam a versatilidade e o potencial da UMA para atender a vários casos de uso no ecossistema DeFi.
UMA tem vários parceiros estratégicos, incluindo Badger DAO, Blockchain Capital, Coinbase Ventures, Dragonfly Capital, Fintech Collective, Bain Capital Ventures, Placeholder VC, Two Sigma Ventures, Box Group e YAM Finance. Esses parceiros apoiaram o crescimento e desenvolvimento da UMA, fornecendo financiamento, expertise e orientação estratégica.
Por exemplo, o Badger DAO integrou a funcionalidade dos tokens de intervalo da UMA, permitindo aos usuários proteger-se contra perdas e obter exposição ao BTC e outros ativos. A Coinbase Ventures também apoiou o crescimento da UMA ao participar de suas rodadas de financiamento e fornecer acesso à sua rede de consultores e investidores. As parcerias da UMA com esses principais players no espaço blockchain e DeFi demonstram o compromisso do projeto com inovação e crescimento.
As questões abordadas pela UMA incluem:
Fonte: UMA - Acesso Universal ao Mercado
UMA aborda a crescente preocupação no mundo criptográfico por uma solução segura e escalável para aplicações financeiras descentralizadas, fornecendo o seguinte:
Embora UMA ofereça inúmeros benefícios e garantias de segurança, existem algumas vulnerabilidades potenciais a serem consideradas ao utilizar a plataforma.
O Token UMA é a pedra angular do protocolo UMA, sendo executado na blockchain Ethereum como um token ERC-20. Ele desempenha diversas funções dentro do ecossistema da UMA, incluindo fornecer acesso aos serviços de oráculo e resolução de disputas da plataforma, possibilitar a criação de ativos sintéticos e servir como um mecanismo de recompensa para provedores de liquidez e oráculos participantes.
O token é crucial no processo de tomada de decisão do protocolo, pois os detentores de tokens UMA têm o poder de votar nas Propostas de Melhoria da UMA (UMIPs), determinar os preços das solicitações de dados e participar da resolução de disputas por meio do Mecanismo de Verificação de Dados (DVM). Seu valor está ligado ao sucesso da plataforma UMA e, à medida que a plataforma cresce, seu valor tem o potencial de aumentar.
Além de seu papel na governança, o token UMA serve como garantia para a criação de ativos sintéticos e é usado para pagar taxas de transação dentro da plataforma. Ao deter tokens UMA, indivíduos e organizações podem desempenhar um papel significativo no futuro do protocolo UMA e em seu sucesso contínuo. A importância do token reside em sua capacidade de fornecer a segurança econômica necessária para o oráculo otimista operar de forma descentralizada e sem permissão.
A Governança da UMA foi projetada para ser um processo descentralizado, impulsionado pela comunidade. O objetivo é permitir um processo decisório transparente e democrático que represente os interesses de toda a comunidade UMA. Isso é alcançado por meio do uso do token UMA, que dá aos seus detentores o poder de votar em decisões protocolares importantes e moldar o futuro do ecossistema.
O processo de governança da UMA é uma parte integrante do funcionamento geral do protocolo UMA, pois fornece a segurança econômica necessária para que o oráculo otimista opere de forma descentralizada e sem permissão.
A tokenomics da UMA refere-se aos princípios econômicos e políticas monetárias que regem o fornecimento, distribuição e uso do token UMA dentro da plataforma UMA. O token UMA foi lançado inicialmente em abril de 2020 através de uma oferta de troca descentralizada (DEX), a um preço de cerca de $0.26. A Risk Labs Foundation emitiu aproximadamente 100 milhões de UMA em seu lançamento e depositou 2 milhões de UMA (2%) para a oferta inicial da DEX (IDO).
A distribuição do UMA foi dividida entre os fundadores, investidores, contribuidores iniciais, desenvolvedores, usuários da rede e futuras vendas de tokens. 48,5 milhões de UMA (48,5%) foram destinados aos fundadores, investidores e contribuidores iniciais, enquanto 35 milhões de UMA (35%) foram dados aos desenvolvedores e usuários da rede. Os restantes 14,5 milhões de UMA (14,5%) foram reservados para futuras vendas de tokens. De acordo com o CoinMarketCap, em fevereiro de 2023, o fornecimento em circulação de UMA era de 68.947.415, o que corresponde a 68% do fornecimento máximo de 101.172.570 UMA. O fornecimento total de UMA é de 108.858.567.
O Token UMA é um ativo valioso por várias razões, como:
Em resumo, deter tokens UMA dá a indivíduos e organizações uma participação no futuro do protocolo UMA, bem como acesso aos seus serviços e recompensas potenciais.
Investir em UMA pode oferecer potencial de ganho para aqueles interessados no espaço DeFi. A variedade de produtos da UMA fornece soluções inovadoras para o mercado DeFi. Além disso, a forte rede de parceiros estratégicos da UMA confere credibilidade ao projeto e sinaliza oportunidades de crescimento potencial.
Investir em UMA apresenta uma oportunidade promissora na indústria DeFi em rápido crescimento. O mercado de criptomoedas pode ser volátil, mas investir em UMA oferece o potencial de retornos positivos à medida que o protocolo UMA continua a se expandir. Como sempre, é importante considerar cuidadosamente o risco e pesquisar minuciosamente sobre o projeto antes de tomar qualquer decisão de investimento.
Para possuir UMA, você pode usar os serviços de uma exchange de criptomoedas centralizada. Comece por criando uma conta Gate.io, e obter verificação e financiamento. Então você está pronto para seguir os passos para comprar UMA.
A Universal Market Access (UMA) é um projeto promissor no espaço DeFi. Seu foco está em ativos sintéticos e possibilitar que indivíduos acessem os benefícios de ativos tradicionais, como ações, commodities e moedas, sem precisar passar por intermediários tradicionais.
A abordagem descentralizada e transparente da UMA garante que os usuários estejam no controle de seus investimentos, e seu foco em governança garante que a plataforma esteja sempre evoluindo e se adaptando para atender às necessidades de seus usuários. A UMA fornece soluções de ponta para problemas financeiros persistentes e está na vanguarda do futuro financeiro em rápida evolução.