Análise técnica, uma estratégia de negociação que trabalha para prever o movimento do preço dos ativos em um mercado financeiro, remonta ao século 18. Os princípios da análise técnica geralmente funcionam estudando dados passados sobre o preço de um ativo para determinar pontos de entrada e saída lucrativos.
Ao longo do tempo, muitas teorias em análise técnica se desenvolveram, com algumas históricas sendo deixadas para trás, por razões de relevância. No entanto, algumas teorias mudaram e foram adaptadas aos mercados financeiros modernos, como as criptomoedas.
O Método Wyckoff, desenvolvido no século XX, é um princípio de análise técnica ainda utilizado pelos traders para orientar as decisões sobre investimentos e negociações. Este artigo explora as regras, conceitos e esquemas do método Wyckoff. O artigo também explora a aplicação do método Wyckoff no mercado de criptomoedas.
O método Wyckoff origina-se dos ensinamentos de Richard D. Wyckoff, um trader da bolsa de valores no início dos anos 1900. Wyckoff começou a negociar na bolsa de valores em uma idade jovem e teve tanto sucesso em sua carreira que abriu uma corretora em uma idade jovem.
Quando Wyckoff investiu no mercado de ações, muitos operadores de ações lendários, como JP Morgan e Charles Dow, expuseram seus pensamentos sobre o mercado de ações. Wyckoff observou a maioria de suas práticas e as aplicou à sua estratégia de investimento e negociação. Ele observou uma injustiça no sistema entre os traders de varejo e as grandes corporações e decidiu agir de forma positiva em sua observação, educando os menos informados. Ele fundou uma instituição agora conhecida como Stock Market Institute, onde promulgou várias teorias de análise técnica de negociação.
Os seus ensinamentos foram agora reunidos no que é conhecido como o Método Wyckoff. Embora projetado para analisar o mercado de ações, o método de Wyckoff tem sido aplicado a outros mercados financeiros desde então.
O Método Wyckoff é um termo usado para se referir a uma série de leis e princípios baseados em análise técnica que orientam investidores e traders na tomada de decisões para uma negociação bem-sucedida no mercado de ações.
Criado por Richard D. Wyckoff na década de 1930, o Método Wyckoff ou abordagem consiste em regras baseadas em sua observação e experiência ao trabalhar como corretor da bolsa de valores. Os ensinamentos de Wyckoff incluem princípios fundamentais que orientam o mercado de ações, comentários sobre ciclos de mercado, elementos no desenvolvimento da tendência de preços e esquemas para analisar gráficos de mercado.
A execução dos ensinamentos de Wyckoff na análise técnica dependia de três leis fundamentais. Segundo Wyckoff, estas leis são suficientemente significativas para afetar muitos aspectos da análise e decidir o futuro de um mercado ou de uma ação individual. As três regras do método de Wyckoff fornecem informações que servem como guias na seleção do ativo perfeito para negociação ou na decisão de quando negociar posições longas ou curtas.
A lei da oferta e da procura de Wyckoff representa um dos conceitos mais fundamentais em finanças e economia. A lei estabelece que a ação do preço de um ativo depende das mudanças na oferta e na procura. A consequência deste princípio pode ser representada em três fórmulas da seguinte forma:
De acordo com o princípio de Wyckoff, uma tendência de alta é criada quando mais pessoas compram do que vendem, aumentando assim a demanda do mercado sobre a oferta. Por outro lado, quando as pessoas estão vendendo mais do que comprando, a demanda cai e a oferta aumenta, causando uma queda de preço.
Este princípio é normalmente aplicado considerando os dados de volume e comparando-os com a ação do preço. Ao compreender a relação entre a oferta e a procura para o mercado atual, os traders podem obter uma visão sobre as direções de mercado futuras.
A segunda lei de Wyckoff diz respeito às diferenças na oferta e procura. A lei da Causa e Efeito argumenta que há uma lógica subjacente às diferenças na oferta e procura.
O princípio estabelece que a ação de negociação em massa resulta em disparidades na oferta e procura. Um período de mercado dominado por compras (acumulação) resultará num aumento da procura, preços mais altos e, em última análise, provocará uma tendência ascendente. Por outro lado, quando o mercado está vendendo coletivamente (distribuição), haverá um aumento na oferta, o que causará a redução dos preços evidente numa tendência descendente.
Wyckoff aplicou este princípio na previsão de quanto tempo uma tendência de mercado duraria após um período de consolidação.
A terceira lei de Wyckoff propõe que o volume de negociação deve representar as mudanças no preço de um ativo. A lei do esforço vs. resultado postula que, quando o volume de negociação não reflete a ação do preço de um ativo, existe uma variação na tendência de mercado. Isso significa que quando o volume de negociação de um ativo e a ação do preço estão em harmonia, a tendência de mercado é dominante e provavelmente continuará. Por outro lado, se houver diferenças entre o volume e a ação do preço, a tendência provavelmente terminará em breve ou se inverterá.
No seu livro Estudos sobre a Leitura de Cinta, Richard D Wyckoff, criador do método Wyckoff, propôs uma teoria sobre o ciclo de mercado. A partir dos seus estudos sobre oferta e procura, Wyckoff deduziu que os mercados se moviam num padrão cíclico composto por quatro fases. Esta teoria explica o movimento de ação de preço de ações e outros títulos, permitindo aos traders identificar a direção de um mercado e prever reversões.
De acordo com Wyckoff, as quatro fases de um ciclo de mercado são Acumulação, Markup, Distribuição e Markdown.
A primeira fase do ciclo de mercado é caracterizada por movimentos laterais de preços. Nesta fase, os grandes players do mercado compram cuidadosa e habilmente a uma taxa pequena o suficiente para evitar atenção. À medida que mais e mais traders desenvolvem interesse no mercado, o intervalo de negociação apresenta mínimos mais altos, com os preços se preparando para subir. À medida que os touros do mercado assumem o controle, os preços rompem o nível superior do intervalo de negociação, estabelecendo uma tendência de alta consistente.
A tendência de alta consistente estabelecida no final da fase de acumulação persiste aqui. Traders e investidores menos experientes tomaram conhecimento da oportunidade e estão começando a comprar, aumentando a demanda e os preços. Alguns traders mais experientes podem sair de suas posições, tendo feito consideráveis lucros durante a tendência de alta. Durante a fase de Markup, pode haver várias fases mais curtas de acumulação, também conhecidas como re-acumulação. Quando isso ocorre, a tendência de alta maior pausa um pouco e se move de lado antes de retomar e continuar sua tendência de alta.
Uma vez que a ação do preço falha em estabelecer novos máximos, diz-se que a fase de distribuição começou. À medida que a antiga tendência de alta perde momentum e o mercado entra numa gama lateral, os traders e investidores começam a vender os seus ativos. Investidores menos experientes, na esperança de uma nova tendência de alta, continuarão a adquirir o ativo. A ação do preço durante esta fase marca topos mais baixos e fundos mais altos, sinalizando uma reversão da tendência de mercado.
A última etapa do Ciclo de Mercado Wyckoff começa com uma tendência de baixa. À medida que a tendência baixista ganha tração, os traders e investidores correm para fechar suas posições. A fase baixista é dita estar estabelecida quando os preços caem abaixo das mínimas previamente estabelecidas da fase de distribuição. A fase de markdown termina quando a base sinaliza o início de uma nova fase de acumulação.
O método Wyckoff é mais útil para tomar decisões oportunas no que diz respeito a uma posição de negociação. Uma coisa que um analista financeiro deve ter em conta ao negociar usando o método Wyckoff são os Intervalos de Negociação. Os intervalos de negociação referem-se ao período após a interrupção de uma tendência de mercado durante o qual o mercado experimenta um equilíbrio relativo entre a procura e a oferta.
Durante um intervalo de negociação, os players institucionais no mercado vendem ou compram seus ativos em preparação para a próxima tendência (baixista ou altista).
A habilidade mais útil de um analista financeiro que aplica o Método Wyckoff é fazer especulações precisas sobre a direção e magnitude do movimento para fora de um intervalo de negociação. Wyckoff, em seus ensinamentos, forneceu algumas diretrizes para identificar as diferentes fases e eventos que ocorrem durante um intervalo de negociação. Essas diretrizes também ajudam a especular sobre os alvos de preço na tendência que se avizinha.
As diretrizes de Wyckoff são delineadas em quatro esquemas: Os dois primeiros sendo os eventos e fases na fase de acumulação do ciclo de mercado e os dois últimos delineando os eventos e fases da fase de distribuição.
No esquema de acumulação, o intervalo de negociação existe entre o Suporte Preliminar e os eventos de Backup. A fase de acumulação vê a ação do preço movendo-se principalmente de lado antes de uma tendência ascendente. Os eventos da fase de acumulação são os seguintes:
Este é o primeiro evento da fase de acumulação. Acontece após uma longa tendência de baixa. Pela primeira vez no período da tendência de baixa anterior, o mercado está a experienciar um suporte pronunciado. O volume do ativo aumenta, assim como uma ampliação do spread de preços, indicando que a tendência de baixa está a abrandar.
O clímax de venda ocorre após o evento PS, com uma queda significativa no preço imitando a tendência de baixa anterior. Caracteriza-se por vendas intensas ou em pânico, e o preço fecha muito baixo em um longo candlestick.
Neste momento, a pressão de venda do SC é praticamente inexistente, e uma pequena onda de compras alivia o preço para cima. Os vendedores a descoberto frequentemente dominam este evento, cobrindo as suas posições. O máximo do Rali Automático determina o máximo do intervalo de negociação de acumulação.
Nesta fase, o preço do ativo revisita o mínimo estabelecido pelo clímax de venda numa fase controlada. Este movimento é caracterizado por volumes mais altos e spread de preços.
Este evento apresenta um teste difícil de mínimos concorrentes que muitas vezes enganam os traders e investidores. Alguns traders, infelizmente, vão julgar a recuperação como uma tendência baixista e vender. Isto irá oscilar o preço num padrão de altos e baixos. A recuperação termina com uma quebra (que é como uma recuperação mas mais rápida).
O preço avança a uma velocidade crescente, suportado por um volume relativamente maior. Geralmente, este evento ocorre após a primavera para confirmar uma interpretação da ação de mercado anterior. Caso contrário, SOS ocorre após o último ponto de suporte.
Este é o último recuo na fase de acumulação antes da construção de uma tendência de alta. Em alguns gráficos, o LPS ocorre mais de uma vez, apesar da finalidade do nome usado para descrever o termo.
Noções básicas sobre Eventos e Fases de Wyckoff.
Origem:StockCharts.com
De acordo com o ciclo de mercado de Wyckoff, a fase de acumulação apresenta movimento lateral de preços juntamente com a aparência dos eventos de Wyckoff. Os esquemas de acumulação de Wyckoff delineiam as fases da seguinte forma:
A primeira fase na fase de acumulação começa assim que a tendência de queda anterior termina. Antes desta fase, o fornecimento dominava o mercado mais do que a procura, e os preços refletiam isso. À medida que o fornecimento começa a diminuir, os Eventos de Wyckoff Suporte Preliminar e Clímax de Venda ocorrem, sinalizando o início da fase de acumulação. O Suporte Preliminar e o Clímax de Venda serão aparentes para os analistas em um gráfico de negociação onde volumes elevados podem ser identificados devido à transferência significativa de ativos do público para os jogadores mais poderosos do mercado.
À medida que a pressão de venda se instala, ocorrerá uma AR com ampla demanda pelo ativo por parte de investidores institucionais e traders de venda a descoberto. Um ST encerra a fase para mostrar menos vendas e um volume reduzido.
De acordo com a lei de causa e efeito de Wyckoff, a fase B pode ser referida como a causa que leva a um impacto representado pela próxima tendência de alta. Nesta fase, mais grandes jogadores estão a construir interesse no mercado. A fase B é uma fase de consolidação com níveis variados de resistência e suporte. A fase normalmente apresenta múltiplos STs, mas os balanços de preço são amplos e acompanhados por um volume elevado.
Eventualmente, o fornecimento começa a equilibrar-se com a procura, e o volume reduz, sinalizando o início da fase C.
Nesta fase, ocorre a primavera, colocando o ativo através de um teste decisivo do fornecimento restante. Durante a primavera, o preço se move abaixo do nível de suporte estabelecido nas duas fases anteriores e volta para o TR. A primavera tem sido descrita como a última armadilha do urso antes do preço começar a subir. Se o teste da primavera no fornecimento for bem-sucedido, representa uma oportunidade de negociação elevada, que logo é validada pela aparição de um SOS.
Nesta fase, o mercado está em transição entre Causa e Efeito, pois é a última fase antes do mercado se destacar na Fase E. Geralmente, a Fase D apresenta aumento do volume de negociação e da volatilidade.
O preço também se moverá para o topo do TR. O último ponto de suporte ocorre frequentemente nesta fase, embora possa ocorrer mais do que uma vez. Todos os LPS existem como bons pontos para entrar numa posição longa.
Na fase final da fase de acumulação, a ação deixa o TR e começa a subir para a tendência de alta. A demanda domina o mercado com curtas vidas definidas, recuos e shakeouts.
Em alguns casos, a aplicação da teoria de acumulação de Wyckoff não levará a um grande rali de preços no mercado de criptomoedas.
Pode ser benéfico negociar criptomoedas usando o método Wyckoff para empregar uma estratégia de limite de alcance para lucrar com as flutuações no TR da fase de Acumulação. Ao abrir uma posição longa no rebote do ST, algum lucro pode ser obtido no nível AR. Como precaução, os traders podem colocar uma ordem de stop loss abaixo do nível ST, evitando perdas mais significativas em caso de uma fuga falsa.
Para traders mais sérios sobre posições longas, a opção mais segura é procurar a confirmação dos sinais de Wyckoff em catalisadores fundamentais relacionados ao ativo criptográfico.
Por exemplo, uma configuração de acumulação de Bitcoin Wyckoff que variou de maio de 2021 a novembro de 2021 produziu um rali de preços que levou o preço de $37,000 para $69,000 no final da quebra na Fase E.
Bitcoin’s Wyckoff Accumulation Setup May 2021- November 2021
Origem: Trading View
Os traders sem grande apetite por risco podem aguardar até à Fase D do setup de Wyckoff para comprar. Uma vez que o preço tenha ultrapassado a posição SOS, podem entrar numa posição longa. Posteriormente, ainda é aconselhável colocar uma ordem de stop loss abaixo da SOS para cortar perdas no caso de uma reversão.
O método Wyckoff, que foi desenvolvido há mais de 100 anos, é muito eficaz para os traders que desejam capturar a parte central de uma tendência. No entanto, a aplicação da teoria expandiu-se além do mercado de ações e análise técnica ao longo do tempo.
As chances de um trader fazer negociações lucrativas aumentam se estiverem bem versados em todos os aspectos do método Wyckoff. A análise técnica e a negociação de criptomoedas em geral exigem cautela, extensa pesquisa e monitorização próxima do mercado. Recomenda-se que os traders estejam atentos aos riscos e se armem com conhecimento de outras estratégias e ferramentas de análise técnica.
Пригласить больше голосов
Análise técnica, uma estratégia de negociação que trabalha para prever o movimento do preço dos ativos em um mercado financeiro, remonta ao século 18. Os princípios da análise técnica geralmente funcionam estudando dados passados sobre o preço de um ativo para determinar pontos de entrada e saída lucrativos.
Ao longo do tempo, muitas teorias em análise técnica se desenvolveram, com algumas históricas sendo deixadas para trás, por razões de relevância. No entanto, algumas teorias mudaram e foram adaptadas aos mercados financeiros modernos, como as criptomoedas.
O Método Wyckoff, desenvolvido no século XX, é um princípio de análise técnica ainda utilizado pelos traders para orientar as decisões sobre investimentos e negociações. Este artigo explora as regras, conceitos e esquemas do método Wyckoff. O artigo também explora a aplicação do método Wyckoff no mercado de criptomoedas.
O método Wyckoff origina-se dos ensinamentos de Richard D. Wyckoff, um trader da bolsa de valores no início dos anos 1900. Wyckoff começou a negociar na bolsa de valores em uma idade jovem e teve tanto sucesso em sua carreira que abriu uma corretora em uma idade jovem.
Quando Wyckoff investiu no mercado de ações, muitos operadores de ações lendários, como JP Morgan e Charles Dow, expuseram seus pensamentos sobre o mercado de ações. Wyckoff observou a maioria de suas práticas e as aplicou à sua estratégia de investimento e negociação. Ele observou uma injustiça no sistema entre os traders de varejo e as grandes corporações e decidiu agir de forma positiva em sua observação, educando os menos informados. Ele fundou uma instituição agora conhecida como Stock Market Institute, onde promulgou várias teorias de análise técnica de negociação.
Os seus ensinamentos foram agora reunidos no que é conhecido como o Método Wyckoff. Embora projetado para analisar o mercado de ações, o método de Wyckoff tem sido aplicado a outros mercados financeiros desde então.
O Método Wyckoff é um termo usado para se referir a uma série de leis e princípios baseados em análise técnica que orientam investidores e traders na tomada de decisões para uma negociação bem-sucedida no mercado de ações.
Criado por Richard D. Wyckoff na década de 1930, o Método Wyckoff ou abordagem consiste em regras baseadas em sua observação e experiência ao trabalhar como corretor da bolsa de valores. Os ensinamentos de Wyckoff incluem princípios fundamentais que orientam o mercado de ações, comentários sobre ciclos de mercado, elementos no desenvolvimento da tendência de preços e esquemas para analisar gráficos de mercado.
A execução dos ensinamentos de Wyckoff na análise técnica dependia de três leis fundamentais. Segundo Wyckoff, estas leis são suficientemente significativas para afetar muitos aspectos da análise e decidir o futuro de um mercado ou de uma ação individual. As três regras do método de Wyckoff fornecem informações que servem como guias na seleção do ativo perfeito para negociação ou na decisão de quando negociar posições longas ou curtas.
A lei da oferta e da procura de Wyckoff representa um dos conceitos mais fundamentais em finanças e economia. A lei estabelece que a ação do preço de um ativo depende das mudanças na oferta e na procura. A consequência deste princípio pode ser representada em três fórmulas da seguinte forma:
De acordo com o princípio de Wyckoff, uma tendência de alta é criada quando mais pessoas compram do que vendem, aumentando assim a demanda do mercado sobre a oferta. Por outro lado, quando as pessoas estão vendendo mais do que comprando, a demanda cai e a oferta aumenta, causando uma queda de preço.
Este princípio é normalmente aplicado considerando os dados de volume e comparando-os com a ação do preço. Ao compreender a relação entre a oferta e a procura para o mercado atual, os traders podem obter uma visão sobre as direções de mercado futuras.
A segunda lei de Wyckoff diz respeito às diferenças na oferta e procura. A lei da Causa e Efeito argumenta que há uma lógica subjacente às diferenças na oferta e procura.
O princípio estabelece que a ação de negociação em massa resulta em disparidades na oferta e procura. Um período de mercado dominado por compras (acumulação) resultará num aumento da procura, preços mais altos e, em última análise, provocará uma tendência ascendente. Por outro lado, quando o mercado está vendendo coletivamente (distribuição), haverá um aumento na oferta, o que causará a redução dos preços evidente numa tendência descendente.
Wyckoff aplicou este princípio na previsão de quanto tempo uma tendência de mercado duraria após um período de consolidação.
A terceira lei de Wyckoff propõe que o volume de negociação deve representar as mudanças no preço de um ativo. A lei do esforço vs. resultado postula que, quando o volume de negociação não reflete a ação do preço de um ativo, existe uma variação na tendência de mercado. Isso significa que quando o volume de negociação de um ativo e a ação do preço estão em harmonia, a tendência de mercado é dominante e provavelmente continuará. Por outro lado, se houver diferenças entre o volume e a ação do preço, a tendência provavelmente terminará em breve ou se inverterá.
No seu livro Estudos sobre a Leitura de Cinta, Richard D Wyckoff, criador do método Wyckoff, propôs uma teoria sobre o ciclo de mercado. A partir dos seus estudos sobre oferta e procura, Wyckoff deduziu que os mercados se moviam num padrão cíclico composto por quatro fases. Esta teoria explica o movimento de ação de preço de ações e outros títulos, permitindo aos traders identificar a direção de um mercado e prever reversões.
De acordo com Wyckoff, as quatro fases de um ciclo de mercado são Acumulação, Markup, Distribuição e Markdown.
A primeira fase do ciclo de mercado é caracterizada por movimentos laterais de preços. Nesta fase, os grandes players do mercado compram cuidadosa e habilmente a uma taxa pequena o suficiente para evitar atenção. À medida que mais e mais traders desenvolvem interesse no mercado, o intervalo de negociação apresenta mínimos mais altos, com os preços se preparando para subir. À medida que os touros do mercado assumem o controle, os preços rompem o nível superior do intervalo de negociação, estabelecendo uma tendência de alta consistente.
A tendência de alta consistente estabelecida no final da fase de acumulação persiste aqui. Traders e investidores menos experientes tomaram conhecimento da oportunidade e estão começando a comprar, aumentando a demanda e os preços. Alguns traders mais experientes podem sair de suas posições, tendo feito consideráveis lucros durante a tendência de alta. Durante a fase de Markup, pode haver várias fases mais curtas de acumulação, também conhecidas como re-acumulação. Quando isso ocorre, a tendência de alta maior pausa um pouco e se move de lado antes de retomar e continuar sua tendência de alta.
Uma vez que a ação do preço falha em estabelecer novos máximos, diz-se que a fase de distribuição começou. À medida que a antiga tendência de alta perde momentum e o mercado entra numa gama lateral, os traders e investidores começam a vender os seus ativos. Investidores menos experientes, na esperança de uma nova tendência de alta, continuarão a adquirir o ativo. A ação do preço durante esta fase marca topos mais baixos e fundos mais altos, sinalizando uma reversão da tendência de mercado.
A última etapa do Ciclo de Mercado Wyckoff começa com uma tendência de baixa. À medida que a tendência baixista ganha tração, os traders e investidores correm para fechar suas posições. A fase baixista é dita estar estabelecida quando os preços caem abaixo das mínimas previamente estabelecidas da fase de distribuição. A fase de markdown termina quando a base sinaliza o início de uma nova fase de acumulação.
O método Wyckoff é mais útil para tomar decisões oportunas no que diz respeito a uma posição de negociação. Uma coisa que um analista financeiro deve ter em conta ao negociar usando o método Wyckoff são os Intervalos de Negociação. Os intervalos de negociação referem-se ao período após a interrupção de uma tendência de mercado durante o qual o mercado experimenta um equilíbrio relativo entre a procura e a oferta.
Durante um intervalo de negociação, os players institucionais no mercado vendem ou compram seus ativos em preparação para a próxima tendência (baixista ou altista).
A habilidade mais útil de um analista financeiro que aplica o Método Wyckoff é fazer especulações precisas sobre a direção e magnitude do movimento para fora de um intervalo de negociação. Wyckoff, em seus ensinamentos, forneceu algumas diretrizes para identificar as diferentes fases e eventos que ocorrem durante um intervalo de negociação. Essas diretrizes também ajudam a especular sobre os alvos de preço na tendência que se avizinha.
As diretrizes de Wyckoff são delineadas em quatro esquemas: Os dois primeiros sendo os eventos e fases na fase de acumulação do ciclo de mercado e os dois últimos delineando os eventos e fases da fase de distribuição.
No esquema de acumulação, o intervalo de negociação existe entre o Suporte Preliminar e os eventos de Backup. A fase de acumulação vê a ação do preço movendo-se principalmente de lado antes de uma tendência ascendente. Os eventos da fase de acumulação são os seguintes:
Este é o primeiro evento da fase de acumulação. Acontece após uma longa tendência de baixa. Pela primeira vez no período da tendência de baixa anterior, o mercado está a experienciar um suporte pronunciado. O volume do ativo aumenta, assim como uma ampliação do spread de preços, indicando que a tendência de baixa está a abrandar.
O clímax de venda ocorre após o evento PS, com uma queda significativa no preço imitando a tendência de baixa anterior. Caracteriza-se por vendas intensas ou em pânico, e o preço fecha muito baixo em um longo candlestick.
Neste momento, a pressão de venda do SC é praticamente inexistente, e uma pequena onda de compras alivia o preço para cima. Os vendedores a descoberto frequentemente dominam este evento, cobrindo as suas posições. O máximo do Rali Automático determina o máximo do intervalo de negociação de acumulação.
Nesta fase, o preço do ativo revisita o mínimo estabelecido pelo clímax de venda numa fase controlada. Este movimento é caracterizado por volumes mais altos e spread de preços.
Este evento apresenta um teste difícil de mínimos concorrentes que muitas vezes enganam os traders e investidores. Alguns traders, infelizmente, vão julgar a recuperação como uma tendência baixista e vender. Isto irá oscilar o preço num padrão de altos e baixos. A recuperação termina com uma quebra (que é como uma recuperação mas mais rápida).
O preço avança a uma velocidade crescente, suportado por um volume relativamente maior. Geralmente, este evento ocorre após a primavera para confirmar uma interpretação da ação de mercado anterior. Caso contrário, SOS ocorre após o último ponto de suporte.
Este é o último recuo na fase de acumulação antes da construção de uma tendência de alta. Em alguns gráficos, o LPS ocorre mais de uma vez, apesar da finalidade do nome usado para descrever o termo.
Noções básicas sobre Eventos e Fases de Wyckoff.
Origem:StockCharts.com
De acordo com o ciclo de mercado de Wyckoff, a fase de acumulação apresenta movimento lateral de preços juntamente com a aparência dos eventos de Wyckoff. Os esquemas de acumulação de Wyckoff delineiam as fases da seguinte forma:
A primeira fase na fase de acumulação começa assim que a tendência de queda anterior termina. Antes desta fase, o fornecimento dominava o mercado mais do que a procura, e os preços refletiam isso. À medida que o fornecimento começa a diminuir, os Eventos de Wyckoff Suporte Preliminar e Clímax de Venda ocorrem, sinalizando o início da fase de acumulação. O Suporte Preliminar e o Clímax de Venda serão aparentes para os analistas em um gráfico de negociação onde volumes elevados podem ser identificados devido à transferência significativa de ativos do público para os jogadores mais poderosos do mercado.
À medida que a pressão de venda se instala, ocorrerá uma AR com ampla demanda pelo ativo por parte de investidores institucionais e traders de venda a descoberto. Um ST encerra a fase para mostrar menos vendas e um volume reduzido.
De acordo com a lei de causa e efeito de Wyckoff, a fase B pode ser referida como a causa que leva a um impacto representado pela próxima tendência de alta. Nesta fase, mais grandes jogadores estão a construir interesse no mercado. A fase B é uma fase de consolidação com níveis variados de resistência e suporte. A fase normalmente apresenta múltiplos STs, mas os balanços de preço são amplos e acompanhados por um volume elevado.
Eventualmente, o fornecimento começa a equilibrar-se com a procura, e o volume reduz, sinalizando o início da fase C.
Nesta fase, ocorre a primavera, colocando o ativo através de um teste decisivo do fornecimento restante. Durante a primavera, o preço se move abaixo do nível de suporte estabelecido nas duas fases anteriores e volta para o TR. A primavera tem sido descrita como a última armadilha do urso antes do preço começar a subir. Se o teste da primavera no fornecimento for bem-sucedido, representa uma oportunidade de negociação elevada, que logo é validada pela aparição de um SOS.
Nesta fase, o mercado está em transição entre Causa e Efeito, pois é a última fase antes do mercado se destacar na Fase E. Geralmente, a Fase D apresenta aumento do volume de negociação e da volatilidade.
O preço também se moverá para o topo do TR. O último ponto de suporte ocorre frequentemente nesta fase, embora possa ocorrer mais do que uma vez. Todos os LPS existem como bons pontos para entrar numa posição longa.
Na fase final da fase de acumulação, a ação deixa o TR e começa a subir para a tendência de alta. A demanda domina o mercado com curtas vidas definidas, recuos e shakeouts.
Em alguns casos, a aplicação da teoria de acumulação de Wyckoff não levará a um grande rali de preços no mercado de criptomoedas.
Pode ser benéfico negociar criptomoedas usando o método Wyckoff para empregar uma estratégia de limite de alcance para lucrar com as flutuações no TR da fase de Acumulação. Ao abrir uma posição longa no rebote do ST, algum lucro pode ser obtido no nível AR. Como precaução, os traders podem colocar uma ordem de stop loss abaixo do nível ST, evitando perdas mais significativas em caso de uma fuga falsa.
Para traders mais sérios sobre posições longas, a opção mais segura é procurar a confirmação dos sinais de Wyckoff em catalisadores fundamentais relacionados ao ativo criptográfico.
Por exemplo, uma configuração de acumulação de Bitcoin Wyckoff que variou de maio de 2021 a novembro de 2021 produziu um rali de preços que levou o preço de $37,000 para $69,000 no final da quebra na Fase E.
Bitcoin’s Wyckoff Accumulation Setup May 2021- November 2021
Origem: Trading View
Os traders sem grande apetite por risco podem aguardar até à Fase D do setup de Wyckoff para comprar. Uma vez que o preço tenha ultrapassado a posição SOS, podem entrar numa posição longa. Posteriormente, ainda é aconselhável colocar uma ordem de stop loss abaixo da SOS para cortar perdas no caso de uma reversão.
O método Wyckoff, que foi desenvolvido há mais de 100 anos, é muito eficaz para os traders que desejam capturar a parte central de uma tendência. No entanto, a aplicação da teoria expandiu-se além do mercado de ações e análise técnica ao longo do tempo.
As chances de um trader fazer negociações lucrativas aumentam se estiverem bem versados em todos os aspectos do método Wyckoff. A análise técnica e a negociação de criptomoedas em geral exigem cautela, extensa pesquisa e monitorização próxima do mercado. Recomenda-se que os traders estejam atentos aos riscos e se armem com conhecimento de outras estratégias e ferramentas de análise técnica.