Análise de Plume - Infraestrutura para o Setor de RWA

Intermediário4/11/2025, 12:01:05 PM
Este artigo fornece uma análise aprofundada do Plume, um projeto de infraestrutura no setor RWA. Como uma arquitetura de pilha completa verticalmente integrada, o Plume tem como objetivo enfrentar pontos centrais de dor no mercado RWA, incluindo fragmentação, endosso regulatório e riscos de conformidade. O projeto gerencia mais de 180 iniciativas do ecossistema em colecionáveis, ativos alternativos e instrumentos financeiros. Através de suas quatro suítes principais - Arc, Nexus, Passport e SkyLink - o Plume oferece uma solução de ponta a ponta, desde a tokenização de ativos até a integração DeFi.

Encaminhar o título original 'Is Plume the Refueling Station for RWA? Uma análise aprofundada das expectativas e desafios da infraestrutura da RWA'

RWA mostram um potencial tremendo, no entanto, há surpreendentemente poucas soluções de infraestrutura projetadas para ligar a gestão de ativos tradicionais com a liquidez blockchain.

A narrativa de RWA tem vindo a decorrer há muitos anos. Todos sabem que tem um amplo limite superior e uma narrativa bela, que pode trazer fundos incrementais que a indústria de criptomoedas nunca viu. No entanto, a percepção comum no mercado tem sido há muito tempo de “muito barulho, pouca chuva”. As elevadas barreiras à entrada e os longos ciclos fizeram com que as RWAs no mundo das criptomoedas fossem em grande parte um jogo para instituições - o capital entrou, mas apenas nominalmente. Isto acontece porque, para o mundo das criptomoedas beneficiar deste influxo, também deve aceitar as regras do jogo. Por trás da narrativa de “capital incremental” estão a regulamentação e a conformidade legal, que afastaram os projetos de RWA dos utilizadores a retalho e os deixaram arquivados e inacessíveis.

Primeiramente, por que devemos construir infraestrutura na pista RWA? Existem três razões: 1. Fragmentação extrema em verticais RWA - imóveis, colecionáveis, títulos, financiamento da cadeia de fornecimento, comércio transfronteiriço - torna os custos de aprendizado e transação entre plataformas muito altos; 2. A conformidade e a confiança off-chain são difíceis de estabelecer. Cada ativo mapeado do mundo real requer pressupostos de confiança separados, e há uma falta de plataformas unificadas com endosso institucional profissional; 3. Riscos legais e regulatórios, que são tanto óbvios quanto difíceis de superar. A Plume, como uma camada de infraestrutura, oferece soluções direcionadas para todos esses problemas, conforme detalhado nas seções abaixo.

Em seguida, que tipo de fosso de produto só pode ser criado através da construção de infraestruturas? Se o Plume fosse apenas uma plataforma de emissão e conformidade de tokens, isso seria apenas o primeiro passo em sua visão RWAFi. O verdadeiro fosso está na construção de uma infraestrutura completa que integra RWA com DeFi, aproveitando as vantagens do blockchain - quebrando os problemas comuns de baixo volume de negociação e baixa visibilidade encontrados em projetos RWA financeiros tradicionais. Como o Plume pretende quebrar essas barreiras? Ao reduzir os limites de entrada, os usuários podem iniciar várias atividades geradoras de rendimento diretamente através da carteira Plume. Ao melhorar a segurança—o Plume usa uma estrutura modular que se adapta de forma flexível aos requisitos regulamentares. Essa alta segurança combinada com baixas barreiras de entrada torna o Plume atraente para os usuários de criptografia existentes, com o potencial de converter o capital institucional de baixa liquidez em ativos on-chain de alta liquidez e acessíveis ao usuário. Em última análise, a principal ambição da Plume é atrair instituições para um ecossistema próspero. E como Plume define "prosperar"? Entregando rendimento real e casos de uso reais. À medida que a narrativa da moeda meme desaparece, encontrar PMFs (Product-Market Fit) com retornos reais tornou-se o objetivo compartilhado de todos os investidores IQ100. Isso também é o que enfatizei em meu artigo anterior sobre um retorno ao longo prazo – onde o foco do investidor realmente reside.

A última pergunta antes de entrar nos fundamentos da Plume é: a RWAFi tem alguma vantagem sobre a DeFi? Que riscos precisam ser assumidos para realizar esses benefícios? O rendimento da DeFi é tipicamente endógeno - vem de dentro de um sistema de loop fechado. A maioria dos protocolos DeFi opera sob três tipos de estruturas semelhantes a Ponzi, onde os lucros são gerados e reciclados dentro do ecossistema. Como resultado, os utilizadores experientes de criptomoedas naturalmente fazem perguntas como: Quem será a liquidez de saída? Quem vai comprar a seguir? Que sonho podemos vender a eles? Esses reflexos subconscientes são moldados por estruturas de rendimento voláteis e modelos de tokens inerentemente insustentáveis e destinados a colapsar em algum momento. Em contraste, a RWAFi (Finanças de Ativos do Mundo Real) rompe com as limitações do rendimento endógeno. Ao combinar ativos do mundo real com mecanismos DeFi como empréstimos e staking, a integração da RWA melhora a liquidez dos ativos, ao mesmo tempo que gera retornos adicionais e externos. Isso não apenas dá aos ativos RWA um impulso de desempenho por meio da DeFi, mas também fundamenta o rendimento da DeFi em valor tangível, em vez de especulação sozinha.

Existem muitas introduções aos fundamentos do Plume, por isso vamos delinear brevemente os fundamentos do Plume através da perspetiva de "ativos reais e rendimento real".

O primeiro são as categorias de gestão de ativos da Plume. A Plume posiciona-se como uma plataforma de infraestrutura RWA que gere ativamente ativos RWA on-chain. Já suporta mais de 180 projetos de ecossistema com um total de AUM (ativos sob gestão) de $1,25 bilhões. Estes ativos pertencem a três categorias principais:

  1. Colecionáveis: Sapatilhas, cartas Pokémon, relógios, vinho e arte

  2. Ativos Alternativos: crédito privado, imóveis ou projetos de energia verde

  3. Instrumento Financeiro: Ações ou Obrigações Corporativas

Em segundo lugar, resolver os pontos problemáticos dos ativos RWA: quando muitos projetos RWA colocam ativos na cadeia, eles implementarão restrições excessivas de forma a tornar a sua liquidez menos líquida para cumprir com a conformidade, como exigir KYC, estabelecer um período de bloqueio de 3-5 anos ou apenas fornecer retornos baixos de 3-5%.

A solução da Plume para este problema não é apenas trazer ativos físicos ou sintéticos para a cadeia para tokenização, mas ir um passo além e tornar esses ativos úteis. Trazer renda real através de ativos geradores de renda e introduzir usuários reais através do mercado existente.

Para atingir este objetivo, Plume otimiza como os ativos são trazidos para a cadeia. Determina o formato de emissão mais adequado - seja como NFTs, tokens fungíveis ou produtos de ativos agrupados. Este design de produto ponderado aumenta a liquidez, aumenta o rendimento e reduz o risco. A compra destes ativos pode proporcionar-lhe um rendimento anual de 10-20% em stablecoins, bem como tokens nativos do protocolo adicionais e incentivos da Plume.

Para que esta arquitetura funcione, o Plume depende de quatro módulos principais:

  1. Arc: a suite de tokenização e emissão;

  2. Nexus: um oráculo especializado projetado para o setor RWA;

  3. Passaporte: uma carteira inteligente que agrega ferramentas de gestão de ativos, integra vários padrões de tokens e permite a composição DeFi;

  4. SkyLink: uma ponte intercadeias que espelha YieldTokens, permitindo aos utilizadores aceder a rendimentos de RWA de qualidade institucional sem autorização.

Portanto, a premissa principal para a Plume atrair instituições é construir uma cadeia pública RWA próspera. Para alcançar este objetivo, é necessário atrair usuários nativos de criptomoedas. A Plume oferece duas categorias principais de áreas de ativos preferenciais: em primeiro lugar, ativos geradores de rendimento, como projetos de energia verde, que são seguros e estáveis. No entanto, as listagens atuais no site da Plume mostram opções limitadas para os usuários — algumas requerem bloqueios de 5 a 10 anos, tornando a participação difícil. Alguns projetos que abrem canais de ativos solares precisam ser bloqueados por 5-10 anos. A segunda categoria é a negociação e ativos especulativos. A Plume vê esses como de alta demanda e oferece recursos como compras em massa, empréstimos com garantia e criação de ativos sintéticos.

Para segurança e integridade, a discussão é dividida em ativos físicos e ativos de rendimento. A tokenização de ativos físicos armazena os ativos físicos num local seguro e lança uma versão tokenizada do ativo na cadeia; os ativos de rendimento serão integrados diretamente com equipamento, como integrados diretamente com equipamento solar.

Finalmente, existem requisitos regulamentares e legais, a fim de lidar com diferentes requisitos regulamentares em diferentes regiões. A abordagem da Gate é confiar em parceiros correspondentes e alternar licenças de forma flexível para responder.

Terminada a discussão sobre os fundamentos do Plume, podemos ver que as suas vantagens e desvantagens são muito óbvias. As vantagens são completas e cumprem os requisitos legais de supervisão; fornece uma solução completa desde o desenvolvimento até à operação, tornando o caminho da emissão de ativos físicos suave; após o investimento da Binance, ocupou a posição de liderança na infraestrutura de RWA. Depois do retorno do destaque de RWA, $PLUME tem uma alta probabilidade de ser promovido; a promoção narrativa da RWAFi entra em cena, e ativos reais com retornos reais adicionam novo temperamento e imaginação ao Crypto.

Em última análise, a promessa da RWA reside em atrair novo capital e novos usuários para o cripto. Como uma plataforma fundamental, o Plume fornece a infraestrutura para apoiar isso. Se a capitalização de mercado da RWA crescer constantemente, o Plume estará bem posicionado para ser o primeiro a capturar valor, especialmente dos jogadores institucionais e protocolos DeFi. Ele permite que as instituições Web2 convertam ativos tradicionais em tokens RWA utilizáveis on-chain, combinando-os com mecanismos DeFi para uma adoção mais suave e iteração mais rápida.

Mas também existem desvantagens correspondentes. Apesar de listar mais de 180 projetos, o crescimento do ecossistema da Plume estagnou nos últimos seis meses. O lançamento inicial pode ter esgotado seus melhores ativos. Na realidade, o ecossistema atual parece ter pouca participação ativa, e muitos protocolos estão inativos. Embora a Plume ofereça um quadro totalmente compatível, pode ser vista como uma estrutura regulatória à qual as instituições podem se conectar, mas oferece pouca energia comunitária ou atração popular. A Plume é um projeto que precisa se concentrar em fundamentos, pois é infraestrutura. No entanto, no último ano, a discussão sobre infraestrutura no mercado mudou. Um grande número de infraestruturas vazias tornaram-se cidades fantasmas após a emissão de tokens. Deixando de lado a análise de chips, o rótulo de infraestrutura é uma característica da Plume e pode também tornar-se uma fonte de resistência entre os investidores de retalho.

É a Plume a plataforma de captura de valor mais confiável no espaço RWA? Por enquanto, talvez - mas é provável que seja substituída à medida que o mercado evolui. Embora a Plume mostre forte apelo na atração de capital incremental, sua capacidade de impulsionar o crescimento do usuário permanece não comprovada. Os tipos de ativos que prioriza - como infraestruturas que geram rendimento, como centrais elétricas e poços de petróleo, ou ativos especulativos como sapatilhas e cartões desportivos - ainda não demonstraram uma clara procura on-chain. Na prática, a maioria da atividade na Plume gira em torno de Tesouros dos EUA tokenizados, onde a sua vantagem competitiva é incerta. Como tal, os seus setores favoritos ainda não validaram a sua necessidade ou tração no espaço cripto.

Em segundo lugar, para que ocorra um crescimento explosivo de usuários, a experiência do produto deve ser simples. Ativos como títulos, crédito privado e imóveis são relativamente distantes e complexos para a maioria dos usuários de varejo - o tempo e esforço necessários muitas vezes superam os benefícios percebidos. Além disso, os emissores de tais ativos são limitados, e para o Plume os embarcar apresenta desafios significativos, incluindo parcerias de recursos, negociações legais e atrito regulatório. Como resultado, as categorias de ativos verdadeiramente utilizáveis do Plume são bastante restritas: projetos de energia verde, ativos colecionáveis baseados em NFT e Tesouros dos EUA. Nenhum destes parece capaz de atrair participação de varejo em larga escala. Portanto, a plataforma RWA que realmente impulsiona o crescimento do usuário provavelmente virá de outro lugar. A tokenização de ações dos EUA representa um caso de uso fundamental voltado para o varejo - como @Wuhuoqiunotado, permitindo o acesso on-chain a ativos anteriormente inacessíveis para os utilizadores comuns é uma verdadeira inovação 1 para 1.

Conclusão

Globalmente, a RWA tem um vasto potencial, mas existem apenas algumas plataformas de infraestrutura especificamente concebidas para gerir ativos tradicionais e ligá-los à liquidez on-chain. A Plume posiciona-se como uma camada de infraestrutura RWA construída com uma arquitetura full-stack verticalmente integrada. Em essência, a Plume oferece tokenização on-chain segura e verificável de ativos do mundo real, quebra a fragmentação normalmente vista no espaço RWA. Através da carteira Plume, os utilizadores podem interagir com aplicações DeFi, como a agricultura de rendimento, enquanto os riscos regulamentares em vários tipos de ativos e jurisdições são abordados de forma abrangente. Além disso, o ecossistema da Plume beneficia do seu tráfego de utilizadores nativos, aumentando a acessibilidade para aplicações descentralizadas. Isto é o que define a arquitetura vertical da Plume - a sua completude estrutural é rara no mercado. Para RWAs de qualidade institucional, integrá-los com DeFi requer um design de rede altamente coerente, um ecossistema robusto e ferramentas de desenvolvimento contínuo - elementos que a Plume oferece. No entanto, para os utilizadores individuais, a gama de ativos RWA atualmente oferecida pela Plume pode não ser apelativa. Ainda assim, representa o limite do que é atualmente alcançável na infraestrutura RWA. Como tal, o público-alvo final da Plume são as instituições, visando fornecer serviços de tokenização de ativos de ciclo completo para ativos tradicionais. A sua estrutura verticalmente integrada, juntamente com parceiros de ecossistema e utilizadores incentivados, serve como um ponto de partida para atrair mais instituições de primeira linha.

Até que os valores mobiliários tokenizados dos EUA ou outros produtos inovadores RWA surjam, a Plume - apoiada pelo investimento da Binance e pelos efeitos de rede da narrativa RWAFi - tem uma clara oportunidade de se tornar a principal infraestrutura no espaço RWA. A sua captura de valor está ligada à aceleração da narrativa RWA. Portanto, aqueles que investem ou participam na Plume devem ter expectativas razoáveis alinhadas com esta trajetória.

Aviso legal:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de [GateTechflow]. Encaminhe o Título Original ‘Is Plume the Refueling Station for RWA? A Deep Dive into the Expectations and Challenges of RWA Infrastructure’. Os direitos de autor pertencem ao autor original [Gate@BlazingKevin_, o Pesquisador na BlockBooster]. Se tiver alguma objeção à reimpressão, entre em contato com o Gate Learnequipa, e a equipa tratará dela assim que possível de acordo com os procedimentos relevantes.

  2. Aviso legal: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.

  3. Outras versões do artigo em outras línguas são traduzidas pela equipe Gate Learn. O artigo traduzido não pode ser copiado, distribuído ou plagiado sem mencionar Gate.io.

Пригласить больше голосов

Содержание

Análise de Plume - Infraestrutura para o Setor de RWA

Intermediário4/11/2025, 12:01:05 PM
Este artigo fornece uma análise aprofundada do Plume, um projeto de infraestrutura no setor RWA. Como uma arquitetura de pilha completa verticalmente integrada, o Plume tem como objetivo enfrentar pontos centrais de dor no mercado RWA, incluindo fragmentação, endosso regulatório e riscos de conformidade. O projeto gerencia mais de 180 iniciativas do ecossistema em colecionáveis, ativos alternativos e instrumentos financeiros. Através de suas quatro suítes principais - Arc, Nexus, Passport e SkyLink - o Plume oferece uma solução de ponta a ponta, desde a tokenização de ativos até a integração DeFi.

Encaminhar o título original 'Is Plume the Refueling Station for RWA? Uma análise aprofundada das expectativas e desafios da infraestrutura da RWA'

RWA mostram um potencial tremendo, no entanto, há surpreendentemente poucas soluções de infraestrutura projetadas para ligar a gestão de ativos tradicionais com a liquidez blockchain.

A narrativa de RWA tem vindo a decorrer há muitos anos. Todos sabem que tem um amplo limite superior e uma narrativa bela, que pode trazer fundos incrementais que a indústria de criptomoedas nunca viu. No entanto, a percepção comum no mercado tem sido há muito tempo de “muito barulho, pouca chuva”. As elevadas barreiras à entrada e os longos ciclos fizeram com que as RWAs no mundo das criptomoedas fossem em grande parte um jogo para instituições - o capital entrou, mas apenas nominalmente. Isto acontece porque, para o mundo das criptomoedas beneficiar deste influxo, também deve aceitar as regras do jogo. Por trás da narrativa de “capital incremental” estão a regulamentação e a conformidade legal, que afastaram os projetos de RWA dos utilizadores a retalho e os deixaram arquivados e inacessíveis.

Primeiramente, por que devemos construir infraestrutura na pista RWA? Existem três razões: 1. Fragmentação extrema em verticais RWA - imóveis, colecionáveis, títulos, financiamento da cadeia de fornecimento, comércio transfronteiriço - torna os custos de aprendizado e transação entre plataformas muito altos; 2. A conformidade e a confiança off-chain são difíceis de estabelecer. Cada ativo mapeado do mundo real requer pressupostos de confiança separados, e há uma falta de plataformas unificadas com endosso institucional profissional; 3. Riscos legais e regulatórios, que são tanto óbvios quanto difíceis de superar. A Plume, como uma camada de infraestrutura, oferece soluções direcionadas para todos esses problemas, conforme detalhado nas seções abaixo.

Em seguida, que tipo de fosso de produto só pode ser criado através da construção de infraestruturas? Se o Plume fosse apenas uma plataforma de emissão e conformidade de tokens, isso seria apenas o primeiro passo em sua visão RWAFi. O verdadeiro fosso está na construção de uma infraestrutura completa que integra RWA com DeFi, aproveitando as vantagens do blockchain - quebrando os problemas comuns de baixo volume de negociação e baixa visibilidade encontrados em projetos RWA financeiros tradicionais. Como o Plume pretende quebrar essas barreiras? Ao reduzir os limites de entrada, os usuários podem iniciar várias atividades geradoras de rendimento diretamente através da carteira Plume. Ao melhorar a segurança—o Plume usa uma estrutura modular que se adapta de forma flexível aos requisitos regulamentares. Essa alta segurança combinada com baixas barreiras de entrada torna o Plume atraente para os usuários de criptografia existentes, com o potencial de converter o capital institucional de baixa liquidez em ativos on-chain de alta liquidez e acessíveis ao usuário. Em última análise, a principal ambição da Plume é atrair instituições para um ecossistema próspero. E como Plume define "prosperar"? Entregando rendimento real e casos de uso reais. À medida que a narrativa da moeda meme desaparece, encontrar PMFs (Product-Market Fit) com retornos reais tornou-se o objetivo compartilhado de todos os investidores IQ100. Isso também é o que enfatizei em meu artigo anterior sobre um retorno ao longo prazo – onde o foco do investidor realmente reside.

A última pergunta antes de entrar nos fundamentos da Plume é: a RWAFi tem alguma vantagem sobre a DeFi? Que riscos precisam ser assumidos para realizar esses benefícios? O rendimento da DeFi é tipicamente endógeno - vem de dentro de um sistema de loop fechado. A maioria dos protocolos DeFi opera sob três tipos de estruturas semelhantes a Ponzi, onde os lucros são gerados e reciclados dentro do ecossistema. Como resultado, os utilizadores experientes de criptomoedas naturalmente fazem perguntas como: Quem será a liquidez de saída? Quem vai comprar a seguir? Que sonho podemos vender a eles? Esses reflexos subconscientes são moldados por estruturas de rendimento voláteis e modelos de tokens inerentemente insustentáveis e destinados a colapsar em algum momento. Em contraste, a RWAFi (Finanças de Ativos do Mundo Real) rompe com as limitações do rendimento endógeno. Ao combinar ativos do mundo real com mecanismos DeFi como empréstimos e staking, a integração da RWA melhora a liquidez dos ativos, ao mesmo tempo que gera retornos adicionais e externos. Isso não apenas dá aos ativos RWA um impulso de desempenho por meio da DeFi, mas também fundamenta o rendimento da DeFi em valor tangível, em vez de especulação sozinha.

Existem muitas introduções aos fundamentos do Plume, por isso vamos delinear brevemente os fundamentos do Plume através da perspetiva de "ativos reais e rendimento real".

O primeiro são as categorias de gestão de ativos da Plume. A Plume posiciona-se como uma plataforma de infraestrutura RWA que gere ativamente ativos RWA on-chain. Já suporta mais de 180 projetos de ecossistema com um total de AUM (ativos sob gestão) de $1,25 bilhões. Estes ativos pertencem a três categorias principais:

  1. Colecionáveis: Sapatilhas, cartas Pokémon, relógios, vinho e arte

  2. Ativos Alternativos: crédito privado, imóveis ou projetos de energia verde

  3. Instrumento Financeiro: Ações ou Obrigações Corporativas

Em segundo lugar, resolver os pontos problemáticos dos ativos RWA: quando muitos projetos RWA colocam ativos na cadeia, eles implementarão restrições excessivas de forma a tornar a sua liquidez menos líquida para cumprir com a conformidade, como exigir KYC, estabelecer um período de bloqueio de 3-5 anos ou apenas fornecer retornos baixos de 3-5%.

A solução da Plume para este problema não é apenas trazer ativos físicos ou sintéticos para a cadeia para tokenização, mas ir um passo além e tornar esses ativos úteis. Trazer renda real através de ativos geradores de renda e introduzir usuários reais através do mercado existente.

Para atingir este objetivo, Plume otimiza como os ativos são trazidos para a cadeia. Determina o formato de emissão mais adequado - seja como NFTs, tokens fungíveis ou produtos de ativos agrupados. Este design de produto ponderado aumenta a liquidez, aumenta o rendimento e reduz o risco. A compra destes ativos pode proporcionar-lhe um rendimento anual de 10-20% em stablecoins, bem como tokens nativos do protocolo adicionais e incentivos da Plume.

Para que esta arquitetura funcione, o Plume depende de quatro módulos principais:

  1. Arc: a suite de tokenização e emissão;

  2. Nexus: um oráculo especializado projetado para o setor RWA;

  3. Passaporte: uma carteira inteligente que agrega ferramentas de gestão de ativos, integra vários padrões de tokens e permite a composição DeFi;

  4. SkyLink: uma ponte intercadeias que espelha YieldTokens, permitindo aos utilizadores aceder a rendimentos de RWA de qualidade institucional sem autorização.

Portanto, a premissa principal para a Plume atrair instituições é construir uma cadeia pública RWA próspera. Para alcançar este objetivo, é necessário atrair usuários nativos de criptomoedas. A Plume oferece duas categorias principais de áreas de ativos preferenciais: em primeiro lugar, ativos geradores de rendimento, como projetos de energia verde, que são seguros e estáveis. No entanto, as listagens atuais no site da Plume mostram opções limitadas para os usuários — algumas requerem bloqueios de 5 a 10 anos, tornando a participação difícil. Alguns projetos que abrem canais de ativos solares precisam ser bloqueados por 5-10 anos. A segunda categoria é a negociação e ativos especulativos. A Plume vê esses como de alta demanda e oferece recursos como compras em massa, empréstimos com garantia e criação de ativos sintéticos.

Para segurança e integridade, a discussão é dividida em ativos físicos e ativos de rendimento. A tokenização de ativos físicos armazena os ativos físicos num local seguro e lança uma versão tokenizada do ativo na cadeia; os ativos de rendimento serão integrados diretamente com equipamento, como integrados diretamente com equipamento solar.

Finalmente, existem requisitos regulamentares e legais, a fim de lidar com diferentes requisitos regulamentares em diferentes regiões. A abordagem da Gate é confiar em parceiros correspondentes e alternar licenças de forma flexível para responder.

Terminada a discussão sobre os fundamentos do Plume, podemos ver que as suas vantagens e desvantagens são muito óbvias. As vantagens são completas e cumprem os requisitos legais de supervisão; fornece uma solução completa desde o desenvolvimento até à operação, tornando o caminho da emissão de ativos físicos suave; após o investimento da Binance, ocupou a posição de liderança na infraestrutura de RWA. Depois do retorno do destaque de RWA, $PLUME tem uma alta probabilidade de ser promovido; a promoção narrativa da RWAFi entra em cena, e ativos reais com retornos reais adicionam novo temperamento e imaginação ao Crypto.

Em última análise, a promessa da RWA reside em atrair novo capital e novos usuários para o cripto. Como uma plataforma fundamental, o Plume fornece a infraestrutura para apoiar isso. Se a capitalização de mercado da RWA crescer constantemente, o Plume estará bem posicionado para ser o primeiro a capturar valor, especialmente dos jogadores institucionais e protocolos DeFi. Ele permite que as instituições Web2 convertam ativos tradicionais em tokens RWA utilizáveis on-chain, combinando-os com mecanismos DeFi para uma adoção mais suave e iteração mais rápida.

Mas também existem desvantagens correspondentes. Apesar de listar mais de 180 projetos, o crescimento do ecossistema da Plume estagnou nos últimos seis meses. O lançamento inicial pode ter esgotado seus melhores ativos. Na realidade, o ecossistema atual parece ter pouca participação ativa, e muitos protocolos estão inativos. Embora a Plume ofereça um quadro totalmente compatível, pode ser vista como uma estrutura regulatória à qual as instituições podem se conectar, mas oferece pouca energia comunitária ou atração popular. A Plume é um projeto que precisa se concentrar em fundamentos, pois é infraestrutura. No entanto, no último ano, a discussão sobre infraestrutura no mercado mudou. Um grande número de infraestruturas vazias tornaram-se cidades fantasmas após a emissão de tokens. Deixando de lado a análise de chips, o rótulo de infraestrutura é uma característica da Plume e pode também tornar-se uma fonte de resistência entre os investidores de retalho.

É a Plume a plataforma de captura de valor mais confiável no espaço RWA? Por enquanto, talvez - mas é provável que seja substituída à medida que o mercado evolui. Embora a Plume mostre forte apelo na atração de capital incremental, sua capacidade de impulsionar o crescimento do usuário permanece não comprovada. Os tipos de ativos que prioriza - como infraestruturas que geram rendimento, como centrais elétricas e poços de petróleo, ou ativos especulativos como sapatilhas e cartões desportivos - ainda não demonstraram uma clara procura on-chain. Na prática, a maioria da atividade na Plume gira em torno de Tesouros dos EUA tokenizados, onde a sua vantagem competitiva é incerta. Como tal, os seus setores favoritos ainda não validaram a sua necessidade ou tração no espaço cripto.

Em segundo lugar, para que ocorra um crescimento explosivo de usuários, a experiência do produto deve ser simples. Ativos como títulos, crédito privado e imóveis são relativamente distantes e complexos para a maioria dos usuários de varejo - o tempo e esforço necessários muitas vezes superam os benefícios percebidos. Além disso, os emissores de tais ativos são limitados, e para o Plume os embarcar apresenta desafios significativos, incluindo parcerias de recursos, negociações legais e atrito regulatório. Como resultado, as categorias de ativos verdadeiramente utilizáveis do Plume são bastante restritas: projetos de energia verde, ativos colecionáveis baseados em NFT e Tesouros dos EUA. Nenhum destes parece capaz de atrair participação de varejo em larga escala. Portanto, a plataforma RWA que realmente impulsiona o crescimento do usuário provavelmente virá de outro lugar. A tokenização de ações dos EUA representa um caso de uso fundamental voltado para o varejo - como @Wuhuoqiunotado, permitindo o acesso on-chain a ativos anteriormente inacessíveis para os utilizadores comuns é uma verdadeira inovação 1 para 1.

Conclusão

Globalmente, a RWA tem um vasto potencial, mas existem apenas algumas plataformas de infraestrutura especificamente concebidas para gerir ativos tradicionais e ligá-los à liquidez on-chain. A Plume posiciona-se como uma camada de infraestrutura RWA construída com uma arquitetura full-stack verticalmente integrada. Em essência, a Plume oferece tokenização on-chain segura e verificável de ativos do mundo real, quebra a fragmentação normalmente vista no espaço RWA. Através da carteira Plume, os utilizadores podem interagir com aplicações DeFi, como a agricultura de rendimento, enquanto os riscos regulamentares em vários tipos de ativos e jurisdições são abordados de forma abrangente. Além disso, o ecossistema da Plume beneficia do seu tráfego de utilizadores nativos, aumentando a acessibilidade para aplicações descentralizadas. Isto é o que define a arquitetura vertical da Plume - a sua completude estrutural é rara no mercado. Para RWAs de qualidade institucional, integrá-los com DeFi requer um design de rede altamente coerente, um ecossistema robusto e ferramentas de desenvolvimento contínuo - elementos que a Plume oferece. No entanto, para os utilizadores individuais, a gama de ativos RWA atualmente oferecida pela Plume pode não ser apelativa. Ainda assim, representa o limite do que é atualmente alcançável na infraestrutura RWA. Como tal, o público-alvo final da Plume são as instituições, visando fornecer serviços de tokenização de ativos de ciclo completo para ativos tradicionais. A sua estrutura verticalmente integrada, juntamente com parceiros de ecossistema e utilizadores incentivados, serve como um ponto de partida para atrair mais instituições de primeira linha.

Até que os valores mobiliários tokenizados dos EUA ou outros produtos inovadores RWA surjam, a Plume - apoiada pelo investimento da Binance e pelos efeitos de rede da narrativa RWAFi - tem uma clara oportunidade de se tornar a principal infraestrutura no espaço RWA. A sua captura de valor está ligada à aceleração da narrativa RWA. Portanto, aqueles que investem ou participam na Plume devem ter expectativas razoáveis alinhadas com esta trajetória.

Aviso legal:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de [GateTechflow]. Encaminhe o Título Original ‘Is Plume the Refueling Station for RWA? A Deep Dive into the Expectations and Challenges of RWA Infrastructure’. Os direitos de autor pertencem ao autor original [Gate@BlazingKevin_, o Pesquisador na BlockBooster]. Se tiver alguma objeção à reimpressão, entre em contato com o Gate Learnequipa, e a equipa tratará dela assim que possível de acordo com os procedimentos relevantes.

  2. Aviso legal: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.

  3. Outras versões do artigo em outras línguas são traduzidas pela equipe Gate Learn. O artigo traduzido não pode ser copiado, distribuído ou plagiado sem mencionar Gate.io.

Начните торговать сейчас
Зарегистрируйтесь сейчас и получите ваучер на
$100
!