Apesar de superar o S&P 500, o Nasdaq e também o Ouro, o Ethereum passou a maior parte do ano passado na sombra de seus pares que viram maior valorização de preços e crescimento do ecossistema.
Surpreendentemente, o Bitcoin teve quase o dobro dos retornos e a Solana brevemente alcançou retornos de quatro dígitos no final de 2023.
O sentimento em torno do Ethereum no Twitter também não era o melhor ao entrar no novo ano. O apoio público e a moral estiveram em baixa recorde, e as pessoas que estão otimistas são consideradas contrárias e hereges. Mas parece que as coisas estão prestes a mudar com vários catalisadores reservados para o ecossistema do Ethereum este ano.
Com o Roadmap de 2024 como nosso guia, vamos dar uma olhada no que o Ethereum reserva.
Incluída na próxima atualização Dencun, a EIP-4844 (também conhecida como Proto-Danksharding) introduz mecânicas inovadoras que beneficiam muito os L2s.
As funcionalidades relevantes deste EIP são:
)
Implementação EIP-4844 no Ethereum
A utilização de blobs permite a criação de uma camada pseudo, melhorando a disponibilidade de dados e, portanto, otimizando a comunicação entre L2s e Ethereum.
Estes novos conceitos mudariam radicalmente a forma como os sequenciadores roll-up postam dados de transação no Ethereum.
O método atual de fazer isso envolve adicionar dados de transação agrupados à seção de "notas" de uma transação (calldata) e enviá-los para o L1, o que é bastante caro.
No entanto, o uso de transações que transportam blobs para publicar dados no Ethereum reduziria significativamente as taxas de gás, uma vez que apenas as referências aos blobs contendo transações L2 estão disponíveis para a Camada de Execução, o que significa que os dados dos blobs não podem ser reexecutados. Todos os dados contidos nos blobs são armazenados na Camada de Consenso (nós beacon) por um tempo limitado. Um pequeno compromisso para transações mais baratas são tamanhos de bloco aumentados, exigindo mais capacidade de armazenamento dos nós.
Uma grande redução nos custos de transação nos rollups do Ethereum tem várias vantagens. Em primeiro lugar, permite novos casos de uso que atualmente são muito caros para serem executados em um rollup, como certos protocolos de negociação de livro de ordens, jogos web3 e muito mais. Em segundo lugar, custos reduzidos para postar transações na mainnet do Ethereum também resultam no aumento da margem de lucro dos rollups. Portanto, isso também é um catalisador direto para tokens L2 como ARB, OP, METIS e mais.
Embora a aprovação de um ETF de Bitcoin pareça provável, a situação em torno de um produto semelhante para Ethereum permanece num estado de ambiguidade. A SEC, tendo adiado a decisão sobre vários destes ETFs, provavelmente alcançará uma resolução após o equivalente de Bitcoin estar disponível ao público.
Ignorando o desempenho dececionante e o fluxo de capital dos ETFs de Futuros de Ethereum, o interesse institucional por um produto à vista é evidente. Numerosas entidades bem conhecidas estão ativamente à procura de capitalizar num novo veículo de investimento alinhado com a meta ESG atualmente relevante na finança tradicional.
Todas as candidaturas para listagem estão pendentes no momento, mas espera-se um resultado favorável apesar dos atrasos. Dado o impacto que as inscrições do ETF BTC à vista tiveram no preço do BTC ao longo do segundo semestre de 2023, essas inscrições do ETF ETH sozinhas poderiam fazer com que o ETH superasse o mercado nos próximos meses.
Origem -eli5defi
Restaking é um conceito inovador introduzido por EigenLayerem que serviços podem aproveitar a segurança e o consenso do Ethereum. EigenLayer é um mercado para conectar restakers de ETH e os chamados 'serviços de validação ativa' (AVS). Os serviços de validação ativa podem ser desde redes oráculo até sidechains e pontes que procuram herdar a segurança do Ethereum. Os restakers de ETH podem optar por delegar seu ETH para o AVS, restakeando seu ETH e, em troca, ganhar um aumento no rendimento de staking. Em essência, os restakers de ETH podem participar de serviços adicionais além da validação de blocos, como armazenamento de dados, computação ou algo mais.
Além disso, sendo uma narrativa importante para a Ethereum e ETH este ano, à medida que a EigenLayer se prepara para o lançamento da sua mainnet, a plataforma está a realizar um programa de pontos no qual os depositantes iniciais de ETH podem cultivar o seu próximo airdrop. Com o token EIGEN potencialmente a ser lançado com uma avaliação de vários bilhões de dólares, este airdrop poderia funcionar como um evento significativo de criação de riqueza que poderia revelar-se um catalisador positivo para os protocolos nativos da Ethereum.
Subscrever
Como resultado da melhoria da eficiência de capital decorrente da atualização do Dencun, as soluções atualmente disponíveis serão muito mais baratas, tornando os L2s mais competitivos num espaço onde as alternativas são rápidas e baratas. Além disso, os casos de uso que anteriormente estavam fora de questão agora podem ser explorados.
A base de usuários da L2s deverá aumentar significativamente no próximo ano, com muitos catalisadores promissores no horizonte.
Gerando o maior buzz no espaço, roll-ups otimistas lançaram detalhes emocionantes sobre os próximos desenvolvimentos.
Otimismo;
Numa tentativa de unificar todos os L2s isolados, a Optimism decidiu reforçar a ideia de fornecedor de infraestruturas ao tentar criar uma rede de cadeias interligadas com base na sua pilha tecnológica de código aberto.
A Superchain do Otimismo
Todas as cadeias incluídas na “Superchain” aderem ao mesmo padrão, o que garante a máxima interoperabilidade em todos os setores e permite aos desenvolvedores construir protocolos que possam ser usados por todas as subcadeias.
Arbitrum;
Ao usar uma das cadeias Arbitrum como camada de liquidação, os construtores podem facilmente implementar uma cadeia dedicada com configurações personalizáveis.
As cadeias de órbita são úteis para construir aplicativos que têm requisitos de rede específicos, ao mesmo tempo que alavancam a tecnologia do Arbitrum com funcionalidades adicionais adequadas para vários casos de uso:
Metis;
Procurando resolver as preocupações com a centralização e segurança associadas à maioria dos L2s que usam um sequenciador singular, a Metis está experimentando o conceito de um pool de sequenciadores descentralizado. Aproveitando os seus validadores peer-to-peer já existentes, esta abordagem irá reduzir consideravelmente a centralização e dar aos detentores de tokens nativos a oportunidade de executar o seu próprio sequenciador.
Atrair novos utilizadores tem sido sempre um desafio para os L2s devido ao processo tedioso de pontes e à necessidade de interagir com o Ethereum, o que é um não-não para certos utilizadores que procuram evitar transações caras e desejam uma experiência de utilizador simples.
Como operadores de uma das maiores bolsas do mundo, a Coinbase atrai um grande número de novos usuários para sua plataforma ano após ano de todo o mundo.
Número global de utilizadores verificados da Coinbase do 1º trimestre de 2018 ao 4º trimestre de 2022 (em milhões) - os dados são provenientes da Statista
Este é o cenário perfeito para a Coinbase anunciar o seu L2, Base para a sua audiência nativa, principalmente centralizada. Ter um mercado endereçável enorme ajuda a aumentar a visibilidade e a consciencialização das aplicações on-chain. Aliado a uma solução de ponte simples entre a exchange e o roll-up, mesmo uma pequena taxa de conversão seria um grande resultado positivo para o ecossistema.
Outro desenvolvimento interessante no espaço rollup é Eclipse, uma Ethereum L2 a ser lançada mais tarde no primeiro trimestre. Eclipse é único no sentido de que utiliza a Máquina Virtual Solana para o ambiente de execução, Celestia para a disponibilidade de dados e Risc Zero para a prova. Com foco em atrair dapps da Solana para o Ethereum, isso poderia ser mais um catalisador para o ecossistema Ethereum este ano.
No ano passado, entrevisteiNeeldo Eclipse para ouvir tudo sobre o rollup e o roadmap atual. Pode ler aqui:
Um Solana Rollup na Ethereum? Uma entrevista com Eclipse
Em termos de geração de taxas, o Ethereum sozinho representou mais de 50% das taxas totais geradas pelos L1s em 2023. Sua dominância agora enfraqueceu, em grande parte devido ao surgimento do ecossistema do Bitcoin após a febre dos ordinais.
Olhando estritamente para os relatórios financeiros, Ethereum é uma das poucas blockchains principais com lucros positivos.
Uma vez que a rede Ethereum gera mais em taxas do que dilui o fornecimento de tokens com emissões, o ETH pode proporcionar um rendimento líquido positivo real de staking, uma vez que o rendimento de staking nominal não é compensado pela inflação. Devido às queimas de tokens introduzidas na atualização de Londres e à grande mudança para o proof-of-stake em 2022, o fornecimento de Éter está a diminuir a uma taxa de cerca de ~0,215% ao ano, estando num estado líquido deflacionário.
Com novas atualizações com o objetivo de escalar o Ethereum ainda mais e os conceitos existentes mantendo-se firmes, a tese do Dinheiro Ultra-Som pode ter mérito afinal.
No geral, será um ano movimentado para o Ethereum após um 2023 lento. A tecnologia e narrativas são definitivamente otimistas, mas se os gráficos compartilham esse sentimento ainda está por determinar. Historicamente, as atualizações de rede têm sido bem recebidas pela ação de preço favorável.
Пригласить больше голосов
Apesar de superar o S&P 500, o Nasdaq e também o Ouro, o Ethereum passou a maior parte do ano passado na sombra de seus pares que viram maior valorização de preços e crescimento do ecossistema.
Surpreendentemente, o Bitcoin teve quase o dobro dos retornos e a Solana brevemente alcançou retornos de quatro dígitos no final de 2023.
O sentimento em torno do Ethereum no Twitter também não era o melhor ao entrar no novo ano. O apoio público e a moral estiveram em baixa recorde, e as pessoas que estão otimistas são consideradas contrárias e hereges. Mas parece que as coisas estão prestes a mudar com vários catalisadores reservados para o ecossistema do Ethereum este ano.
Com o Roadmap de 2024 como nosso guia, vamos dar uma olhada no que o Ethereum reserva.
Incluída na próxima atualização Dencun, a EIP-4844 (também conhecida como Proto-Danksharding) introduz mecânicas inovadoras que beneficiam muito os L2s.
As funcionalidades relevantes deste EIP são:
)
Implementação EIP-4844 no Ethereum
A utilização de blobs permite a criação de uma camada pseudo, melhorando a disponibilidade de dados e, portanto, otimizando a comunicação entre L2s e Ethereum.
Estes novos conceitos mudariam radicalmente a forma como os sequenciadores roll-up postam dados de transação no Ethereum.
O método atual de fazer isso envolve adicionar dados de transação agrupados à seção de "notas" de uma transação (calldata) e enviá-los para o L1, o que é bastante caro.
No entanto, o uso de transações que transportam blobs para publicar dados no Ethereum reduziria significativamente as taxas de gás, uma vez que apenas as referências aos blobs contendo transações L2 estão disponíveis para a Camada de Execução, o que significa que os dados dos blobs não podem ser reexecutados. Todos os dados contidos nos blobs são armazenados na Camada de Consenso (nós beacon) por um tempo limitado. Um pequeno compromisso para transações mais baratas são tamanhos de bloco aumentados, exigindo mais capacidade de armazenamento dos nós.
Uma grande redução nos custos de transação nos rollups do Ethereum tem várias vantagens. Em primeiro lugar, permite novos casos de uso que atualmente são muito caros para serem executados em um rollup, como certos protocolos de negociação de livro de ordens, jogos web3 e muito mais. Em segundo lugar, custos reduzidos para postar transações na mainnet do Ethereum também resultam no aumento da margem de lucro dos rollups. Portanto, isso também é um catalisador direto para tokens L2 como ARB, OP, METIS e mais.
Embora a aprovação de um ETF de Bitcoin pareça provável, a situação em torno de um produto semelhante para Ethereum permanece num estado de ambiguidade. A SEC, tendo adiado a decisão sobre vários destes ETFs, provavelmente alcançará uma resolução após o equivalente de Bitcoin estar disponível ao público.
Ignorando o desempenho dececionante e o fluxo de capital dos ETFs de Futuros de Ethereum, o interesse institucional por um produto à vista é evidente. Numerosas entidades bem conhecidas estão ativamente à procura de capitalizar num novo veículo de investimento alinhado com a meta ESG atualmente relevante na finança tradicional.
Todas as candidaturas para listagem estão pendentes no momento, mas espera-se um resultado favorável apesar dos atrasos. Dado o impacto que as inscrições do ETF BTC à vista tiveram no preço do BTC ao longo do segundo semestre de 2023, essas inscrições do ETF ETH sozinhas poderiam fazer com que o ETH superasse o mercado nos próximos meses.
Origem -eli5defi
Restaking é um conceito inovador introduzido por EigenLayerem que serviços podem aproveitar a segurança e o consenso do Ethereum. EigenLayer é um mercado para conectar restakers de ETH e os chamados 'serviços de validação ativa' (AVS). Os serviços de validação ativa podem ser desde redes oráculo até sidechains e pontes que procuram herdar a segurança do Ethereum. Os restakers de ETH podem optar por delegar seu ETH para o AVS, restakeando seu ETH e, em troca, ganhar um aumento no rendimento de staking. Em essência, os restakers de ETH podem participar de serviços adicionais além da validação de blocos, como armazenamento de dados, computação ou algo mais.
Além disso, sendo uma narrativa importante para a Ethereum e ETH este ano, à medida que a EigenLayer se prepara para o lançamento da sua mainnet, a plataforma está a realizar um programa de pontos no qual os depositantes iniciais de ETH podem cultivar o seu próximo airdrop. Com o token EIGEN potencialmente a ser lançado com uma avaliação de vários bilhões de dólares, este airdrop poderia funcionar como um evento significativo de criação de riqueza que poderia revelar-se um catalisador positivo para os protocolos nativos da Ethereum.
Subscrever
Como resultado da melhoria da eficiência de capital decorrente da atualização do Dencun, as soluções atualmente disponíveis serão muito mais baratas, tornando os L2s mais competitivos num espaço onde as alternativas são rápidas e baratas. Além disso, os casos de uso que anteriormente estavam fora de questão agora podem ser explorados.
A base de usuários da L2s deverá aumentar significativamente no próximo ano, com muitos catalisadores promissores no horizonte.
Gerando o maior buzz no espaço, roll-ups otimistas lançaram detalhes emocionantes sobre os próximos desenvolvimentos.
Otimismo;
Numa tentativa de unificar todos os L2s isolados, a Optimism decidiu reforçar a ideia de fornecedor de infraestruturas ao tentar criar uma rede de cadeias interligadas com base na sua pilha tecnológica de código aberto.
A Superchain do Otimismo
Todas as cadeias incluídas na “Superchain” aderem ao mesmo padrão, o que garante a máxima interoperabilidade em todos os setores e permite aos desenvolvedores construir protocolos que possam ser usados por todas as subcadeias.
Arbitrum;
Ao usar uma das cadeias Arbitrum como camada de liquidação, os construtores podem facilmente implementar uma cadeia dedicada com configurações personalizáveis.
As cadeias de órbita são úteis para construir aplicativos que têm requisitos de rede específicos, ao mesmo tempo que alavancam a tecnologia do Arbitrum com funcionalidades adicionais adequadas para vários casos de uso:
Metis;
Procurando resolver as preocupações com a centralização e segurança associadas à maioria dos L2s que usam um sequenciador singular, a Metis está experimentando o conceito de um pool de sequenciadores descentralizado. Aproveitando os seus validadores peer-to-peer já existentes, esta abordagem irá reduzir consideravelmente a centralização e dar aos detentores de tokens nativos a oportunidade de executar o seu próprio sequenciador.
Atrair novos utilizadores tem sido sempre um desafio para os L2s devido ao processo tedioso de pontes e à necessidade de interagir com o Ethereum, o que é um não-não para certos utilizadores que procuram evitar transações caras e desejam uma experiência de utilizador simples.
Como operadores de uma das maiores bolsas do mundo, a Coinbase atrai um grande número de novos usuários para sua plataforma ano após ano de todo o mundo.
Número global de utilizadores verificados da Coinbase do 1º trimestre de 2018 ao 4º trimestre de 2022 (em milhões) - os dados são provenientes da Statista
Este é o cenário perfeito para a Coinbase anunciar o seu L2, Base para a sua audiência nativa, principalmente centralizada. Ter um mercado endereçável enorme ajuda a aumentar a visibilidade e a consciencialização das aplicações on-chain. Aliado a uma solução de ponte simples entre a exchange e o roll-up, mesmo uma pequena taxa de conversão seria um grande resultado positivo para o ecossistema.
Outro desenvolvimento interessante no espaço rollup é Eclipse, uma Ethereum L2 a ser lançada mais tarde no primeiro trimestre. Eclipse é único no sentido de que utiliza a Máquina Virtual Solana para o ambiente de execução, Celestia para a disponibilidade de dados e Risc Zero para a prova. Com foco em atrair dapps da Solana para o Ethereum, isso poderia ser mais um catalisador para o ecossistema Ethereum este ano.
No ano passado, entrevisteiNeeldo Eclipse para ouvir tudo sobre o rollup e o roadmap atual. Pode ler aqui:
Um Solana Rollup na Ethereum? Uma entrevista com Eclipse
Em termos de geração de taxas, o Ethereum sozinho representou mais de 50% das taxas totais geradas pelos L1s em 2023. Sua dominância agora enfraqueceu, em grande parte devido ao surgimento do ecossistema do Bitcoin após a febre dos ordinais.
Olhando estritamente para os relatórios financeiros, Ethereum é uma das poucas blockchains principais com lucros positivos.
Uma vez que a rede Ethereum gera mais em taxas do que dilui o fornecimento de tokens com emissões, o ETH pode proporcionar um rendimento líquido positivo real de staking, uma vez que o rendimento de staking nominal não é compensado pela inflação. Devido às queimas de tokens introduzidas na atualização de Londres e à grande mudança para o proof-of-stake em 2022, o fornecimento de Éter está a diminuir a uma taxa de cerca de ~0,215% ao ano, estando num estado líquido deflacionário.
Com novas atualizações com o objetivo de escalar o Ethereum ainda mais e os conceitos existentes mantendo-se firmes, a tese do Dinheiro Ultra-Som pode ter mérito afinal.
No geral, será um ano movimentado para o Ethereum após um 2023 lento. A tecnologia e narrativas são definitivamente otimistas, mas se os gráficos compartilham esse sentimento ainda está por determinar. Historicamente, as atualizações de rede têm sido bem recebidas pela ação de preço favorável.