Nos últimos meses, o burburinho em torno da inteligência artificial (IA) tem causado furor no mundo, com ações relacionadas à IA experimentando um crescimento sem precedentes, ou seja, sendo elevadas aos céus. Isso se estendeu para o cripto, onde qualquer coisa que tenha a mais remota ligação com a IA está recebendo atenção e influxos de capital.
Por agora, a maior parte da atenção e dos influxos têm sido direcionados para moedas relacionadas com cálculos, ou seja, a Render e Akash do mundo.
Mas há outro setor que a IA afeta fundamentalmente: armazenamento descentralizado.
O advento da IA tornou o armazenamento descentralizado mais relevante, útil e passível de investimento do que nunca. Existem três razões principais para isso:
Soberania dos Dados: o surgimento da IA deixou claro que indivíduos e empresas precisam ser donos dos seus dados. Os Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) rastrearam a internet, utilizando os dados e trabalhos de inúmeras pessoas e empresas para criar novos empreendimentos e enriquecer-se. Se houvesse apenas uma maneira de impedir isso.
Proveniência dos Dados: LLMs têm o potencial de gerar um fluxo interminável de dados falsos. Ser capaz de rastrear a origem dos dados e verificar que não está a ser alimentado com lixo falso tornar-se-á fundamental no futuro.
Aumento da Procura de Armazenamento: a revolução da IA significa que todos os humanos se tornarão codificadores, criadores de conteúdo, escritores, produtores de vídeo e o que desejarem no dia. O que isso significa? Muito. Mais. Dados.
Acreditamos que o Filecoin está posicionado de forma única para resolver esses problemas e que emergirá como a solução de armazenamento descentralizada vencedora na criptomoeda. Para entender o motivo, vamos primeiro mergulhar na tecnologia que alimenta o Filecoin.
No centro do Filecoin está o Sistema de Ficheiros Interplanetário (IPFS).
O IPFS é um protocolo de código aberto para armazenar e partilhar dados de forma peer-to-peer. O IPFS é uma tecnologia separada do Filecoin, existia antes de o Filecoin ter sido criado, e pode revolucionar a Internet mesmo que o Filecoin não tenha sucesso.
Para entender a importância do IPFS, vamos primeiro analisar como acedemos aos dados agora.
A Web hoje em dia utiliza o Protocolo de Transferência de Hipertexto (pode conhecê-lo melhor pelo seu acrónimo HTTP). Quando escreve um URL no seu navegador web, o protocolo HTTP traduz esse URL num endereço IP, apontando para uma localização específica do servidor. O seu pedido é enviado para esse servidor, que responde enviando os dados solicitados de volta para o seu navegador.
Esta abordagem baseada na localização significa que os dados estão ligados a servidores específicos e, se esses servidores falharem ou se tornarem inacessíveis, os dados ficam indisponíveis. É por isso que às vezes um link não funciona, os servidores para os quais apontam já não estão operacionais ou os dados foram removidos desses servidores.
Por outro lado, o IPFS adota uma abordagem orientada para o conteúdo. Em vez de depender de endereços baseados em localização, o IPFS usa identificadores de conteúdo exclusivos (CIDs) para endereçar dados.
Quando solicita dados usando IPFS, o protocolo utiliza esses CIDs para encontrar a cópia mais próxima disponível dos dados, que pode estar armazenada em vários nós em toda a rede. Esta abordagem garante que os dados permaneçam acessíveis mesmo se alguns nós ficarem offline, desde que exista pelo menos uma cópia dos dados em algum lugar da rede.
Bastante arrumado, certo?
Mas o IPFS por si só não é a solução. Precisa de uma forma de incentivar os fornecedores de armazenamento a hospedar os dados e para os nós fornecê-los a você sob demanda.
O que o IPFS precisa é de um modelo de negócio. Entre Filecoin.
O Filecoin é um mercado descentralizado baseado em blockchain para comprar e vender armazenamento de dados na nuvem. O IPFS alimenta a parte de armazenamento descentralizado e a blockchain serve como sistema de contabilidade e verificação.
Para ingressar na rede Filecoin, os provedores de armazenamento devem primeiro obter e apostar fichas FIL. Ao fazer isso, eles têm permissão para hospedar dados. Os provedores que aderem aos padrões da rede são incentivados com fichas FIL adicionais. A adesão é definida por dois critérios-chave:
Oferecendo continuamente a capacidade de armazenamento que afirmam.
Armazenando corretamente os dados atribuídos a eles.
Estes critérios são semelhantes ao mecanismo de Prova de Trabalho utilizado pelo Bitcoin, mas no contexto do Filecoin, são referidos como Prova de Espaço-Tempo e Prova de Replicação. Se um fornecedor de armazenamento não cumprir esses padrões, os seus tokens FIL apostados serão penalizados.
Portanto, o blockchain Filecoin é construído em cima do IPFS e usa a moeda FIL como incentivo econômico. Agora que entendemos um pouco melhor o Filecoin, vamos dar uma olhada mais de perto na economia da moeda FIL.
FIL é o principal incentivo econômico que alinha os interesses dos fornecedores de armazenamento (oferta) e dos utilizadores (procura) no ecossistema Filecoin.
Se estiveste por perto no último ciclo, poderás ter a ideia de que a economia da moeda Filecoin é terrível. E com razão. O FIL foi um dos principais exemplos da artimanha de baixa oferta e alta Valoração Total Diluída (VTD).
No auge, o Filecoin tinha um FDV de $460 bilhões.
Eu repito. $460 bilhões.
Isso é mais do que a capitalização de mercado atual da Ethereum. Estava completamente desconectado da realidade e apenas serviu como um incentivo para todos os que receberam tokens desde então (investidores, equipe, fornecedores de armazenamento) para vender FIL continuamente.
O resultado? Uma queda de 99% no preço do FIL.
As coisas melhoraram desde então, no entanto, uma parte considerável do fornecimento está agora desbloqueada. Eis como os tokens FIL originais de 2 bilhões foram alocados:
Origem: Documentação do Filecoin.
Os investidores e a Fundação Filecoin estão totalmente investidos, enquanto a equipe da Protocol Labs (a equipe que construiu o Filecoin) está mais de 50% investida. Os restantes desbloqueios de tokens vêm das recompensas em bloco emitidas para mineiros e fornecedores de armazenamento.
A inflação tem sido e continua a ser alta, mas está em queda: em 2022, o fornecimento circulante aumentou em 66%; em 2023, em 35%; e prevê-se que aumente em 18,5% este ano. Mas nem todos os tokens FIL atingiram o mercado.
O Filecoin tem dois principais sumidouros de tokens:
Isso resultou na oferta em circulação real sendo muito menor do que o esperado. Até 7% da oferta em circulação atual foi queimada e mais de 30% está atualmente bloqueada.
No gráfico abaixo, pode ver o efeito da queima de tokens (a vermelho) e bloqueio (a lilás claro). Sem eles, o fornecimento em circulação seria próximo de 800 milhões de tokens. A linha sólida lilás mostra o fornecimento em circulação real ao longo do tempo, atualmente por volta de 560 milhões.
Fonte de Dados:Painel de saúde da rede Filecoinpela Starboard.
Sim, o Filecoin tem uma alta inflação. No entanto, esta inflação é necessária para incentivar o lado da oferta da rede e é contrariada pela procura dos utilizadores da rede (fornecedores de armazenamento, clientes que querem que os seus dados sejam armazenados) e pela queima de taxas.
No geral, a economia de tokens da Filecoin está bem projetada e deve agregar valor aos detentores de tokens FIL, desde que a demanda por armazenamento cresça.
Posso ouvir-te a pensar. Sim, sim, tudo isto é muito interessante, mas as pessoas realmente usam esta coisa?
Oh rapaz, sim eles fazem.
A rede Filecoin tem uma capacidade de armazenamento de dados de 8,7 Exabytes (EB). Apenas para contextualizar, um EB é suficiente para armazenar a Wikipedia 5000 vezes.
Destes 8,7 EB, 2,1 EB estão atualmente em uso. Isso representa um aumento de 4x no uso de armazenamento ano a ano e um crescimento na utilização de armazenamento de 3% para 24%.
Utilização de Armazenamento de Dados do Filecoin em PB. Fonte de Dados: Painel de Saúde da Rede Filecoinpor Starboard.
Este crescimento foi em parte impulsionado pelo aumento do número de grandes clientes, de 500 para mais de 1800. Estes clientes incluem centros de pesquisa como o CERN, organizações sem fins lucrativos como o Internet Archive ou a Wikipedia, universidades como a UC Berkeley ou a University of Utah, bem como empresas Web3 como Solana, Near e OpenSea.
Está bem, acabei de atirar-te muitos números, mas é difícil saber o quão bem o Filecoin está a sair-se apenas com isso. Por isso, vamos compará-lo com as outras soluções descentralizadas.
O Filecoin aloja 98% de todos os dados armazenados em soluções de armazenamento descentralizado. Atualmente, não há nenhum projeto Web3 que possa competir com o Filecoin.
Então, como o Filecoin se compara aos seus concorrentes da Web2?
Embora a Amazon não publique dados sobre a quantidade de dados armazenados, algumas estimativas3 dimensionam-no entre 180 e 800 EB. Isso seria 100 a 400 vezes mais do que Filecoin. E embora a Amazon Web Services seja o provedor de armazenamento dominante na Web 2, ela "apenas" representa um terço do mercado. Microsoft e Google representam outro terço, e o restante é dividido entre empresas menores.
Filecoin ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar seus rivais da Web 2.
No entanto, deverá ganhar terreno sobre eles bastante rapidamente. Se deseja armazenar dados em tamanho, o Filecoin é de longe o lugar mais barato para o fazer:
Origem:ficheiro.app. O Armazenamento NFT é uma solução de armazenamento também construída no Filecoin.
Mas o Filecoin não é apenas sobre armazenamento barato. Alguns desenvolvimentos recentes no Filecoin têm o potencial de levar o Filecoin ao próximo nível, adicionando mais casos de uso à rede.
Se estiver a gostar deste artigo e quiser aceder a mais pesquisas aprofundadas sobre o espaço de criptomoedas em geral, considere juntar-se ao Humble Farmer Army (HFA) Premium. Liderado pelo próprio OG Humble Farmer,Taiki Maeda,O HFA Premium dá-lhe acesso a artigos de pesquisa exclusivos e vídeos, estratégias de airdrop farming e oportunidades assimétricas de risco/retorno. Ficaríamos muito felizes por tê-lo como parte da nossa comunidade.
Registe-se usando este linkpara apoiar o meu trabalho.
Houve quatro áreas de grande inovação que podem impulsionar o Filecoin para o próximo nível:
Vamos examiná-los mais de perto.
O FVM transforma Filecoin numa plataforma de contratos inteligentes, tal como o Ethereum ou Solana. E uma vez que é construído em WebAssembly, pode adaptar diferentes máquinas virtuais, como o Ethereum VM, MoveVM (da Aptos e Sui) ou o Solana VM.
Lançado em 14 de março de 2023, combina contratos inteligentes com armazenamento verificável e permite a criação de dApps e soluções inovadoras aproveitando as capacidades de armazenamento do Filecoin. O principal desenvolvimento até agora é a criação de primitivos de participação quase líquida,
Desenvolvido porGLIF, permite a financeirização dos mercados de armazenamento e aumenta a eficiência de capital para os fornecedores de armazenamento.
Agora, vou ser honesto contigo. Não há muito que possas fazer hoje no FVM. Dos 8 principais protocolos por TVL, 6 são para staking quasi-liquido, um é para restaking e o último é um staking pool.
Origem: DefiLlama
Dado o estágio inicial do FVM e como esta é a primeira vez que os contratos inteligentes foram combinados com armazenamento de dados, é compreensível que ainda não tenhamos visto muitos dApps diferentes. E talvez tenhamos que esperar um pouco para vê-los.
A boa notícia é que um novo ecossistema está começando a surgir e provavelmente florescerá à medida que mais aplicações forem criadas e assim que a liquidez chegar à cadeia. Sushiswap já está implementado e Uniswap planeja fazê-lo.
Sim, você irá negociar moedas de merda Filecoin e você ficará feliz.
As Redes de Distribuição de Conteúdos (CDNs) são sistemas que fornecem conteúdo aos utilizadores armazenando dados em locais distribuídos, reduzindo a latência e melhorando a velocidade de acesso. Quando um utilizador deseja obter dados de um determinado site, o nó mais próximo na CDN entrega esses dados.
A CDN permite a transferência rápida de ativos necessários para carregar conteúdo da Internet, incluindo páginas HTML, ficheiros JavaScript, folhas de estilo, imagens e vídeos. Quando visita um site, é utilizada uma CDN para carregar todas as informações e imagens que vê na página. É provável que este artigo lhe esteja a ser entregue por um nó numa CDN.
Fonte
No entanto, os CDNs têm limitações. A Iniciativa do Mercado de Recuperação do Filecoin visa resolver esses problemas através da construção de CDNs descentralizados (dCDNs). O surgimento de dCDNs aborda um obstáculo significativo no ecossistema do Filecoin - o processo caro e lento de recuperação de dados da rede e entrega aos utilizadores.
Para competir com seus homólogos Web2, Filecoin deve garantir que seu processo de recuperação de dados seja tanto econômico quanto rápido. Atualmente, dois dos CDNs descentralizados mais bem-sucedidos (dCDNs) são Gate.io e Cloudflare.SaturnoeEstação, mostrando o potencial para recuperação descentralizada de dados.
Neste momento, os clientes que desejam executar operações de computação em dados armazenados no Filecoin (por exemplo, interferência para treinar LLMs) precisam transferir os dados primeiro. Isso é dispendioso, lento, ineficaz e pode enfrentar problemas de conformidade entre jurisdições.
Compute-over-data corrige isso. Funciona usando os recursos de computação existentes (CPUs, GPUs) já nos próprios centros de dados e suporta grandes cálculos off-chain que são baratos e com baixa latência.
Esperamos que vários tipos de redes de computação surjam, construídas sobre a infraestrutura de armazenamento de dados da Filecoin. Estas redes serão adaptadas para suportar funções e casos de uso específicos, em vez de estarem limitadas a um único tipo de computação. Uma dessas plataformas é Bacalhau, que permite aos utilizadores executar contentores Docker arbitrários e imagens WebAssembly (WASM) como tarefas contra dados armazenados no IPFS e está a ser utilizada pela Marinha dos EUA.
Lançada em novembro de 2023, o IPC permite escalabilidade horizontal sob demanda através de sub-redes. As sub-redes são redes soberanas conectadas ao Filecoin e construídas com os mesmos blocos de construção, mas com regras e economias próprias. Isso permite a criação de cadeias altamente personalizadas dentro da família Filecoin e aborda os desafios de desempenho, descentralização e segurança em dApps, que são metas frequentemente conflitantes.
Estas sub-redes utilizam a Máquina Virtual Filecoin (FVM) para execução de transações, suportando contratos inteligentes em qualquer linguagem de programação e integrando-se estreitamente com o Filecoin para soluções avançadas de armazenamento de dados. Podem comunicar entre si e os utilizadores podem estabelecer pontes entre elas.
Esta é uma evolução ainda mais recente, e ainda temos que ver sub-redes ganhando tração.
A perspectiva da Filecoin é muito promissora, com um caminho claro para se tornar a solução de armazenamento descentralizada preferida para a era da IA. O uso substancial da rede, com uma capacidade de armazenamento de dados de 8,7 Exabytes (EB) e uma demanda crescente por soluções de armazenamento descentralizadas, sublinha a sua dominância no espaço Web3.
O trabalho fundamental realizado em 2023, incluindo melhorias nos mercados de armazenamento, computação sobre dados, dCDNs para recuperações mais rápidas, o surgimento do FVM e sub-redes personalizáveis através do IPC, estão destinados a expandir o universo de casos de uso que o Filecoin pode abordar. Tudo isso pode melhorar suas sinergias com as redes Web3 e DePIN.
Além disso, a arquitetura do Filecoin permitirá que ele atenda aos desafios únicos apresentados pelo armazenamento empresarial da Web2, que frequentemente exigem criptografia de ponta a ponta, certificação para centros de dados, recuperações rápidas, controles de acesso, compatibilidade com S3 e procedência/conformidade dos dados.
À medida que o Filecoin continua a inovar e a expandir os seus casos de uso, e a procura pela sua solução de armazenamento continua a crescer, a sua economia de tokens bem concebida deverá impulsionar o valor do token FIL e dos seus detentores.
Nos últimos meses, o burburinho em torno da inteligência artificial (IA) tem causado furor no mundo, com ações relacionadas à IA experimentando um crescimento sem precedentes, ou seja, sendo elevadas aos céus. Isso se estendeu para o cripto, onde qualquer coisa que tenha a mais remota ligação com a IA está recebendo atenção e influxos de capital.
Por agora, a maior parte da atenção e dos influxos têm sido direcionados para moedas relacionadas com cálculos, ou seja, a Render e Akash do mundo.
Mas há outro setor que a IA afeta fundamentalmente: armazenamento descentralizado.
O advento da IA tornou o armazenamento descentralizado mais relevante, útil e passível de investimento do que nunca. Existem três razões principais para isso:
Soberania dos Dados: o surgimento da IA deixou claro que indivíduos e empresas precisam ser donos dos seus dados. Os Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) rastrearam a internet, utilizando os dados e trabalhos de inúmeras pessoas e empresas para criar novos empreendimentos e enriquecer-se. Se houvesse apenas uma maneira de impedir isso.
Proveniência dos Dados: LLMs têm o potencial de gerar um fluxo interminável de dados falsos. Ser capaz de rastrear a origem dos dados e verificar que não está a ser alimentado com lixo falso tornar-se-á fundamental no futuro.
Aumento da Procura de Armazenamento: a revolução da IA significa que todos os humanos se tornarão codificadores, criadores de conteúdo, escritores, produtores de vídeo e o que desejarem no dia. O que isso significa? Muito. Mais. Dados.
Acreditamos que o Filecoin está posicionado de forma única para resolver esses problemas e que emergirá como a solução de armazenamento descentralizada vencedora na criptomoeda. Para entender o motivo, vamos primeiro mergulhar na tecnologia que alimenta o Filecoin.
No centro do Filecoin está o Sistema de Ficheiros Interplanetário (IPFS).
O IPFS é um protocolo de código aberto para armazenar e partilhar dados de forma peer-to-peer. O IPFS é uma tecnologia separada do Filecoin, existia antes de o Filecoin ter sido criado, e pode revolucionar a Internet mesmo que o Filecoin não tenha sucesso.
Para entender a importância do IPFS, vamos primeiro analisar como acedemos aos dados agora.
A Web hoje em dia utiliza o Protocolo de Transferência de Hipertexto (pode conhecê-lo melhor pelo seu acrónimo HTTP). Quando escreve um URL no seu navegador web, o protocolo HTTP traduz esse URL num endereço IP, apontando para uma localização específica do servidor. O seu pedido é enviado para esse servidor, que responde enviando os dados solicitados de volta para o seu navegador.
Esta abordagem baseada na localização significa que os dados estão ligados a servidores específicos e, se esses servidores falharem ou se tornarem inacessíveis, os dados ficam indisponíveis. É por isso que às vezes um link não funciona, os servidores para os quais apontam já não estão operacionais ou os dados foram removidos desses servidores.
Por outro lado, o IPFS adota uma abordagem orientada para o conteúdo. Em vez de depender de endereços baseados em localização, o IPFS usa identificadores de conteúdo exclusivos (CIDs) para endereçar dados.
Quando solicita dados usando IPFS, o protocolo utiliza esses CIDs para encontrar a cópia mais próxima disponível dos dados, que pode estar armazenada em vários nós em toda a rede. Esta abordagem garante que os dados permaneçam acessíveis mesmo se alguns nós ficarem offline, desde que exista pelo menos uma cópia dos dados em algum lugar da rede.
Bastante arrumado, certo?
Mas o IPFS por si só não é a solução. Precisa de uma forma de incentivar os fornecedores de armazenamento a hospedar os dados e para os nós fornecê-los a você sob demanda.
O que o IPFS precisa é de um modelo de negócio. Entre Filecoin.
O Filecoin é um mercado descentralizado baseado em blockchain para comprar e vender armazenamento de dados na nuvem. O IPFS alimenta a parte de armazenamento descentralizado e a blockchain serve como sistema de contabilidade e verificação.
Para ingressar na rede Filecoin, os provedores de armazenamento devem primeiro obter e apostar fichas FIL. Ao fazer isso, eles têm permissão para hospedar dados. Os provedores que aderem aos padrões da rede são incentivados com fichas FIL adicionais. A adesão é definida por dois critérios-chave:
Oferecendo continuamente a capacidade de armazenamento que afirmam.
Armazenando corretamente os dados atribuídos a eles.
Estes critérios são semelhantes ao mecanismo de Prova de Trabalho utilizado pelo Bitcoin, mas no contexto do Filecoin, são referidos como Prova de Espaço-Tempo e Prova de Replicação. Se um fornecedor de armazenamento não cumprir esses padrões, os seus tokens FIL apostados serão penalizados.
Portanto, o blockchain Filecoin é construído em cima do IPFS e usa a moeda FIL como incentivo econômico. Agora que entendemos um pouco melhor o Filecoin, vamos dar uma olhada mais de perto na economia da moeda FIL.
FIL é o principal incentivo econômico que alinha os interesses dos fornecedores de armazenamento (oferta) e dos utilizadores (procura) no ecossistema Filecoin.
Se estiveste por perto no último ciclo, poderás ter a ideia de que a economia da moeda Filecoin é terrível. E com razão. O FIL foi um dos principais exemplos da artimanha de baixa oferta e alta Valoração Total Diluída (VTD).
No auge, o Filecoin tinha um FDV de $460 bilhões.
Eu repito. $460 bilhões.
Isso é mais do que a capitalização de mercado atual da Ethereum. Estava completamente desconectado da realidade e apenas serviu como um incentivo para todos os que receberam tokens desde então (investidores, equipe, fornecedores de armazenamento) para vender FIL continuamente.
O resultado? Uma queda de 99% no preço do FIL.
As coisas melhoraram desde então, no entanto, uma parte considerável do fornecimento está agora desbloqueada. Eis como os tokens FIL originais de 2 bilhões foram alocados:
Origem: Documentação do Filecoin.
Os investidores e a Fundação Filecoin estão totalmente investidos, enquanto a equipe da Protocol Labs (a equipe que construiu o Filecoin) está mais de 50% investida. Os restantes desbloqueios de tokens vêm das recompensas em bloco emitidas para mineiros e fornecedores de armazenamento.
A inflação tem sido e continua a ser alta, mas está em queda: em 2022, o fornecimento circulante aumentou em 66%; em 2023, em 35%; e prevê-se que aumente em 18,5% este ano. Mas nem todos os tokens FIL atingiram o mercado.
O Filecoin tem dois principais sumidouros de tokens:
Isso resultou na oferta em circulação real sendo muito menor do que o esperado. Até 7% da oferta em circulação atual foi queimada e mais de 30% está atualmente bloqueada.
No gráfico abaixo, pode ver o efeito da queima de tokens (a vermelho) e bloqueio (a lilás claro). Sem eles, o fornecimento em circulação seria próximo de 800 milhões de tokens. A linha sólida lilás mostra o fornecimento em circulação real ao longo do tempo, atualmente por volta de 560 milhões.
Fonte de Dados:Painel de saúde da rede Filecoinpela Starboard.
Sim, o Filecoin tem uma alta inflação. No entanto, esta inflação é necessária para incentivar o lado da oferta da rede e é contrariada pela procura dos utilizadores da rede (fornecedores de armazenamento, clientes que querem que os seus dados sejam armazenados) e pela queima de taxas.
No geral, a economia de tokens da Filecoin está bem projetada e deve agregar valor aos detentores de tokens FIL, desde que a demanda por armazenamento cresça.
Posso ouvir-te a pensar. Sim, sim, tudo isto é muito interessante, mas as pessoas realmente usam esta coisa?
Oh rapaz, sim eles fazem.
A rede Filecoin tem uma capacidade de armazenamento de dados de 8,7 Exabytes (EB). Apenas para contextualizar, um EB é suficiente para armazenar a Wikipedia 5000 vezes.
Destes 8,7 EB, 2,1 EB estão atualmente em uso. Isso representa um aumento de 4x no uso de armazenamento ano a ano e um crescimento na utilização de armazenamento de 3% para 24%.
Utilização de Armazenamento de Dados do Filecoin em PB. Fonte de Dados: Painel de Saúde da Rede Filecoinpor Starboard.
Este crescimento foi em parte impulsionado pelo aumento do número de grandes clientes, de 500 para mais de 1800. Estes clientes incluem centros de pesquisa como o CERN, organizações sem fins lucrativos como o Internet Archive ou a Wikipedia, universidades como a UC Berkeley ou a University of Utah, bem como empresas Web3 como Solana, Near e OpenSea.
Está bem, acabei de atirar-te muitos números, mas é difícil saber o quão bem o Filecoin está a sair-se apenas com isso. Por isso, vamos compará-lo com as outras soluções descentralizadas.
O Filecoin aloja 98% de todos os dados armazenados em soluções de armazenamento descentralizado. Atualmente, não há nenhum projeto Web3 que possa competir com o Filecoin.
Então, como o Filecoin se compara aos seus concorrentes da Web2?
Embora a Amazon não publique dados sobre a quantidade de dados armazenados, algumas estimativas3 dimensionam-no entre 180 e 800 EB. Isso seria 100 a 400 vezes mais do que Filecoin. E embora a Amazon Web Services seja o provedor de armazenamento dominante na Web 2, ela "apenas" representa um terço do mercado. Microsoft e Google representam outro terço, e o restante é dividido entre empresas menores.
Filecoin ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar seus rivais da Web 2.
No entanto, deverá ganhar terreno sobre eles bastante rapidamente. Se deseja armazenar dados em tamanho, o Filecoin é de longe o lugar mais barato para o fazer:
Origem:ficheiro.app. O Armazenamento NFT é uma solução de armazenamento também construída no Filecoin.
Mas o Filecoin não é apenas sobre armazenamento barato. Alguns desenvolvimentos recentes no Filecoin têm o potencial de levar o Filecoin ao próximo nível, adicionando mais casos de uso à rede.
Se estiver a gostar deste artigo e quiser aceder a mais pesquisas aprofundadas sobre o espaço de criptomoedas em geral, considere juntar-se ao Humble Farmer Army (HFA) Premium. Liderado pelo próprio OG Humble Farmer,Taiki Maeda,O HFA Premium dá-lhe acesso a artigos de pesquisa exclusivos e vídeos, estratégias de airdrop farming e oportunidades assimétricas de risco/retorno. Ficaríamos muito felizes por tê-lo como parte da nossa comunidade.
Registe-se usando este linkpara apoiar o meu trabalho.
Houve quatro áreas de grande inovação que podem impulsionar o Filecoin para o próximo nível:
Vamos examiná-los mais de perto.
O FVM transforma Filecoin numa plataforma de contratos inteligentes, tal como o Ethereum ou Solana. E uma vez que é construído em WebAssembly, pode adaptar diferentes máquinas virtuais, como o Ethereum VM, MoveVM (da Aptos e Sui) ou o Solana VM.
Lançado em 14 de março de 2023, combina contratos inteligentes com armazenamento verificável e permite a criação de dApps e soluções inovadoras aproveitando as capacidades de armazenamento do Filecoin. O principal desenvolvimento até agora é a criação de primitivos de participação quase líquida,
Desenvolvido porGLIF, permite a financeirização dos mercados de armazenamento e aumenta a eficiência de capital para os fornecedores de armazenamento.
Agora, vou ser honesto contigo. Não há muito que possas fazer hoje no FVM. Dos 8 principais protocolos por TVL, 6 são para staking quasi-liquido, um é para restaking e o último é um staking pool.
Origem: DefiLlama
Dado o estágio inicial do FVM e como esta é a primeira vez que os contratos inteligentes foram combinados com armazenamento de dados, é compreensível que ainda não tenhamos visto muitos dApps diferentes. E talvez tenhamos que esperar um pouco para vê-los.
A boa notícia é que um novo ecossistema está começando a surgir e provavelmente florescerá à medida que mais aplicações forem criadas e assim que a liquidez chegar à cadeia. Sushiswap já está implementado e Uniswap planeja fazê-lo.
Sim, você irá negociar moedas de merda Filecoin e você ficará feliz.
As Redes de Distribuição de Conteúdos (CDNs) são sistemas que fornecem conteúdo aos utilizadores armazenando dados em locais distribuídos, reduzindo a latência e melhorando a velocidade de acesso. Quando um utilizador deseja obter dados de um determinado site, o nó mais próximo na CDN entrega esses dados.
A CDN permite a transferência rápida de ativos necessários para carregar conteúdo da Internet, incluindo páginas HTML, ficheiros JavaScript, folhas de estilo, imagens e vídeos. Quando visita um site, é utilizada uma CDN para carregar todas as informações e imagens que vê na página. É provável que este artigo lhe esteja a ser entregue por um nó numa CDN.
Fonte
No entanto, os CDNs têm limitações. A Iniciativa do Mercado de Recuperação do Filecoin visa resolver esses problemas através da construção de CDNs descentralizados (dCDNs). O surgimento de dCDNs aborda um obstáculo significativo no ecossistema do Filecoin - o processo caro e lento de recuperação de dados da rede e entrega aos utilizadores.
Para competir com seus homólogos Web2, Filecoin deve garantir que seu processo de recuperação de dados seja tanto econômico quanto rápido. Atualmente, dois dos CDNs descentralizados mais bem-sucedidos (dCDNs) são Gate.io e Cloudflare.SaturnoeEstação, mostrando o potencial para recuperação descentralizada de dados.
Neste momento, os clientes que desejam executar operações de computação em dados armazenados no Filecoin (por exemplo, interferência para treinar LLMs) precisam transferir os dados primeiro. Isso é dispendioso, lento, ineficaz e pode enfrentar problemas de conformidade entre jurisdições.
Compute-over-data corrige isso. Funciona usando os recursos de computação existentes (CPUs, GPUs) já nos próprios centros de dados e suporta grandes cálculos off-chain que são baratos e com baixa latência.
Esperamos que vários tipos de redes de computação surjam, construídas sobre a infraestrutura de armazenamento de dados da Filecoin. Estas redes serão adaptadas para suportar funções e casos de uso específicos, em vez de estarem limitadas a um único tipo de computação. Uma dessas plataformas é Bacalhau, que permite aos utilizadores executar contentores Docker arbitrários e imagens WebAssembly (WASM) como tarefas contra dados armazenados no IPFS e está a ser utilizada pela Marinha dos EUA.
Lançada em novembro de 2023, o IPC permite escalabilidade horizontal sob demanda através de sub-redes. As sub-redes são redes soberanas conectadas ao Filecoin e construídas com os mesmos blocos de construção, mas com regras e economias próprias. Isso permite a criação de cadeias altamente personalizadas dentro da família Filecoin e aborda os desafios de desempenho, descentralização e segurança em dApps, que são metas frequentemente conflitantes.
Estas sub-redes utilizam a Máquina Virtual Filecoin (FVM) para execução de transações, suportando contratos inteligentes em qualquer linguagem de programação e integrando-se estreitamente com o Filecoin para soluções avançadas de armazenamento de dados. Podem comunicar entre si e os utilizadores podem estabelecer pontes entre elas.
Esta é uma evolução ainda mais recente, e ainda temos que ver sub-redes ganhando tração.
A perspectiva da Filecoin é muito promissora, com um caminho claro para se tornar a solução de armazenamento descentralizada preferida para a era da IA. O uso substancial da rede, com uma capacidade de armazenamento de dados de 8,7 Exabytes (EB) e uma demanda crescente por soluções de armazenamento descentralizadas, sublinha a sua dominância no espaço Web3.
O trabalho fundamental realizado em 2023, incluindo melhorias nos mercados de armazenamento, computação sobre dados, dCDNs para recuperações mais rápidas, o surgimento do FVM e sub-redes personalizáveis através do IPC, estão destinados a expandir o universo de casos de uso que o Filecoin pode abordar. Tudo isso pode melhorar suas sinergias com as redes Web3 e DePIN.
Além disso, a arquitetura do Filecoin permitirá que ele atenda aos desafios únicos apresentados pelo armazenamento empresarial da Web2, que frequentemente exigem criptografia de ponta a ponta, certificação para centros de dados, recuperações rápidas, controles de acesso, compatibilidade com S3 e procedência/conformidade dos dados.
À medida que o Filecoin continua a inovar e a expandir os seus casos de uso, e a procura pela sua solução de armazenamento continua a crescer, a sua economia de tokens bem concebida deverá impulsionar o valor do token FIL e dos seus detentores.