Explicação Detalhada da Lybra Finance: Novas Oportunidades Trazidas pelo V2 para a Lybra

Avançado9/28/2023, 2:46:00 AM
Depois de estar online por quatro meses e ocupar metade da quota de mercado da LSDFi, a Lybra Finance mantém a taxa de juros do eUSD em torno de 8% e anunciou recentemente que a V2 será lançada em breve. Que mudanças trará este projeto emergente?

Introdução à Lybra Finance

Após a atualização de Xangai, o Ethereum fez oficialmente a transição de POW para POS e uma grande quantidade de ETH foi apostada. Algumas ETH foram apostadas em plataformas de aposta descentralizadas e, após a aposta, receberam tokens de aposta de liquidez (LST) como stETH (por exemplo, após depositar ETH no Lido, você recebe stETH, que precisa ser destruído ao resgatar ETH e recompensas) como certificados de aposta. Isso levou ao surgimento de inúmeros projetos DeFi projetados com base em LST. A Lybra Finance (doravante referida como Lybra) é um deles, e sua V1 usa LST para projetar o stablecoin com juros eUSD.

Uma equipe anônima lançou Lybra. Depois de ir ao ar na testnet em 11 de abril de 2023, anunciou uma venda pública, vendendo um total de 5 milhões de $LBR durante o IDO. Com base no preço na época, 0,0005 ETH/LBR, a valoração do IDO era de cerca de $10 milhões, e o maior retorno calculado em termos de moeda foi de 47x. O produto foi lançado oficialmente em 20 de abril e, até o momento, possui metade da participação de mercado (medida em valor de LSD) dos projetos LSDFi.

A versão V2 do Lybra sofrerá atualizações significativas em termos de desenvolvimento multi-cadeia, mecanismo de liquidação, pool de suborno e garantia multi-LST. Portanto, este artigo começará por apresentar o V1, seguido de uma introdução às alterações feitas no V2, e concluirá com o impacto da atualização do V1 para o V2 no Lybra, bem como os riscos e oportunidades potenciais para o Lybra.

Exploração do Mecanismo V1

Uma vez que se espera que a Lybra faça upgrade para a V2 no final de agosto de 2023, o mecanismo V1 descrito neste artigo refere-se ao mecanismo do produto atual da mainnet. O produto principal da Lybra é a stablecoin eUSD, uma stablecoin descentralizada super-colateralizada implantada na Ethereum. Comparado a outras stablecoins descentralizadas no mercado, o eUSD é uma stablecoin que rende juros, o que significa que possuir eUSD pode render cerca de 7,2% de juros denominados em USD.

Vamos focar no mecanismo do eUSD, como manter a âncora do eUSD em relação ao $1, os casos de uso do eUSD, os fatores que afetam os retornos do eUSD e os dados comerciais da Lybra.

Mecanismo eUSD

Garantia

  1. Os utilizadores precisam primeiro depositar ETH/stETH.
  2. Lybra vai converter o ETH depositado em stETH.
  3. A proporção de ETH depositado/stETH para a quantidade emitida precisa ser superior a 150% (a taxa de garantia de segurança é de 160% e a taxa de garantia recomendada é de 200%) para satisfazer o requisito de super garantia.

Cunhagem

  1. Os utilizadores podem criar eUSD clicando em "criar" na interface do UI.
  2. No futuro, o rendimento de juros gerado pelo stETH será convertido em eUSD, após deduzida uma taxa de serviço de 1,5%, e partilhado com os detentores de eUSD.

Mecanismo de Emissão de eUSD (Fonte: Documento Oficial)

Resgate

  1. Os utilizadores podem levantar todos os seus ativos de garantia ou trocar qualquer montante de eUSD por stETH equivalente a qualquer momento, um processo conhecido como "resgate direto" na Lybra, e o protocolo cobrará uma taxa de resgate de 0,5%.
  2. Durante os processos de cunhagem e resgate, existem dois supervisores “invisíveis”: os Liquidadores e os Keepers. Esses dois papéis impulsionam a ancoragem do eUSD ao USD.

Liquidadores

Os liquidatários são a primeira linha de defesa na manutenção da viabilidade do sistema. Ao tornarem-se liquidatários, os utilizadores podem usar o seu eUSD para liquidar as dívidas dos mutuários (Emitentes) que não têm colateral suficiente. Eles mantêm a estabilidade e o fornecimento total de eUSD.

Guardiões

Qualquer terceiro pode executar Keepers para monitorizar o estado de cada liquidante e criador. Quando um mutuário precisa de ser liquidado, os Keepers podem optar por usar eUSD para a liquidação imediata.

Para mecanismos específicos de liquidação e arbitragem, consulte a próxima seção.

Como manter o eUSD sempre fixado em 1 dólar dos EUA

Sobre-colateralização

Cada 1 eUSD é garantido por pelo menos 1,5 dólares americanos em stETH como garantia. A taxa de garantia real está muito além de 150%. Por exemplo, em 10 de agosto, a proporção do valor do ETH/stETH prometido para o eUSD em circulação é de cerca de 196,2%.

Dados prometidos e quantidade de eUSD exibidos no site oficial da Lybra (Fonte: Site Oficial)

Mecanismo de Liquidação

O protocolo Lybra adotou um mecanismo de liquidação para proteger o sistema de ser afetado por colateral insuficiente. Se a taxa de colateral de um usuário cair abaixo da taxa de colateral de segurança, qualquer usuário pode se tornar voluntariamente um liquidante e usar eUSD para comprar a parte liquidada do colateral stETH. Os liquidantes podem receber recompensas após concluírem a liquidação.

Oportunidades de arbitragem

Quando o preço do eUSD se desvia da sua fixação de 1 dólar americano, surgem oportunidades de arbitragem. Os utilizadores podem utilizar estas diferenças de preço para obter lucro e ajudar a restaurar o preço do eUSD ao seu valor esperado.

  • Se o preço do eUSD exceder 1 dólar dos EUA, os usuários podem depositar ETH como garantia para cunhar novos eUSD e, em seguida, vender o eUSD recém-cunhado no DEX. À medida que mais eUSD são vendidos, o fornecimento de mercado aumenta, empurrando o preço de volta para 1 dólar dos EUA. Os usuários podem recomprar eUSD a um preço mais baixo ou usá-lo para pagar empréstimos, lucrando assim com a diferença de preço.
  • Se o preço do eUSD estiver abaixo de 1 dólar dos EUA, os usuários podem comprar eUSD com desconto no mercado e depois trocá-lo por 1 dólar dos EUA em valor de ETH/stETH no protocolo Lybra. À medida que os usuários compram o eUSD subvalorizado, a demanda aumenta, levando o preço de volta a 1 dólar dos EUA.

Alteração de preço do eUSD (Fonte: Coingecko)

De acordo com os dados da Coingecko, o valor do eUSD é na maioria das vezes superior a 1 dólar americano, mostrando um fenômeno de prêmio positivo. O prêmio positivo se deve em parte às expectativas de mercado que não são perfeitamente realizadas como na teoria, e existem vários outros fatores:

  1. Procura por ativos remunerados: Um grande número de utilizadores que utilizam USDC (atualmente apenas o par de negociação USDC-eUSD está disponível) para comprar eUSD criou uma considerável procura por parte dos utilizadores.
  2. Durante o processo de cunhagem, stETH e ETH serão convertidos em eUSD, gerando uma grande demanda por eUSD.
  3. O consumo de eUSD é principalmente gerado pela redenção de ativos (eUSD→ETH/stETH), mas desde a sua emissão, o eUSD tem estado principalmente num estado de aumento de escala, e o volume de fundos resgatados é muito pequeno para absorver a procura do mercado.
  4. A proporção de tokens no pool Curve V2 USDC-eUSD é de 1:1, o que inerentemente tem um prémio positivo. Este não é apenas o resultado dos fatores 1 e 2, mas também a principal razão para o preço do token ter um prémio positivo. A menos que uma grande quantidade de eUSD seja trocada por USDC, o prémio positivo pode ser mantido.

Pool eUSD-USDC na Curve (Fonte: Curve)

Casos de Uso eUSD

Para além de deter eUSD para usufruir de juros, o eUSD também pode ser emparelhado com USDC para formar uma pool de liquidez (LP) para rendimento passivo. Além disso, é possível comprar ETH ao criar eUSD através do staking de ETH e, em seguida, continuar a fazer staking. Após várias rondas de staking, isto pode servir como alavancagem para uma posição longa em ETH. Devido ao curto período desde o lançamento e à participação na DeFi significando abdicar de cerca de 8% de rendimento, atualmente não existem outros casos de uso amplamente adotados.

Lybra Earn (Fonte: Site Oficial)

Fatores que Afetam os Retornos do eUSD

Rendimento de Staking ETH

Como visto a partir do mecanismo de cunhagem, o rendimento subjacente do eUSD é o rendimento do staking de ETH. Se o rendimento do staking de ETH diminuir, os retornos do eUSD também diminuirão. Esta parte também pode estar relacionada com a taxa de staking de ETH; quanto mais você staka, menor será o rendimento do staking.

Taxa de colateralização

Quando os utilizadores apostam, independentemente de a taxa de colateralização ser de 160% ou 200%, o retorno final é o retorno médio do sistema. Portanto, para um utilizador individual, uma taxa de colateralização mais baixa teoricamente significa uma eficiência de capital mais elevada.

Preço do ETH

O impacto mais significativo do preço do ETH é a liquidação. Se o preço cair bruscamente, desencadeará rapidamente a liquidação. Se a liquidação não for oportuna ou a flutuação de preços for muito drástica, poderá causar a liquidação on-chain incompleta, resultando em perda de ancoragem. Claro, se o preço subir, o valor denominado em moeda fiduciária dos retornos baseados em moedas aumentará, resultando em um aumento na receita de juros em eUSD.

Impacto do Mercado de Alta Macro

Outro impacto derivado do fator preço é que, se surgir um mercado de touros macro, a maioria dos utilizadores poderá adotar uma baixa taxa de colateralização ou usar alavancagem para comprar ETH, fazendo com que o retorno geral diminua.

Se se espera que o preço do ETH suba de $2.000 para $2.500, os utilizadores não precisam de trocar 1.000 eUSD a uma taxa de colateralização de 200% de $2.000. Em vez disso, só precisam de uma taxa de colateralização de 150% para trocar por 2.000/150% = 1.333,3 eUSD e usar o eUSD trocado para converter em USDC para comprar ETH e repetir a operação anterior. Com esta operação, apostar um ETH no valor de $2.000 renderá mais do que 1.333,3 eUSD, o que significa que a taxa de colateralização real está muito abaixo de 150% e a taxa de retorno é maior.

Desacoplamento de stETH e Outros LST

Uma vez que o protocolo troca ETH apostado por LST, se o LST se desacoplar (ou seja, negociar com desconto), as recompensas de aposta do LST, que são uma fonte primária de renda do protocolo, diminuirão, reduzindo ainda mais o rendimento de eUSD e o valor dos ativos colateralizados. Outro impacto mais severo poderia ser a venda de pânico causada pelo desacoplamento, levando a uma perda da ancoragem.

Dados Empresariais da Lybra

Embora a Lybra tenha começado tarde em comparação com outras stablecoins estabelecidas, o seu crescimento pode ser descrito como "meteórico". Em menos de quatro meses, o seu volume atingiu os $172 milhões, classificando-se em 12º lugar e sendo a única stablecoin de cadeia única no top 12.

Classificação e Capitalização de Mercado do eUSD (Fonte: DeFiLlma)

Sincronizado com o desenvolvimento da stablecoin está o Total Value Locked (TVL), que aumentou cem vezes a partir de $3 milhões em abril. No entanto, os dados também mostram um crescimento lento do TVL e até mesmo uma tendência de queda.

Alteração do TVL da Lybra (Fonte: DeFiLlma)

Do ponto de vista da proporção LST, o valor de stETH detido pelo protocolo Lybra representa metade do TVL de LSD do projeto LSDFi, destacando a sua posição de liderança.

Dados de participação de mercado da TVL do LSD (Fonte: Dune)

Tokenomics (Economia de Tokens)

LBR é o token nativo do protocolo Lybra. Os detentores de LBR também são gestores do protocolo e podem partilhar o rendimento do protocolo. LBR é um token de governança ERC-20 com um fornecimento máximo de 100M.

Utilidade do Token:

  • Rendimento Compartilhado: O protocolo Lybra cobra uma taxa de serviço de 1,5% do total de eUSD em circulação anualmente (a taxa de serviço é acumulada a cada segundo com base na atual circulação real de eUSD). A taxa de serviço coletada é distribuída para o pool de staking de LBR.
  • Participação na Governança do Protocolo: O peso do voto do LBR é diretamente proporcional à quantidade de LBR apostada. A aposta de LBR ganha esLBR, e os detentores de esLBR podem decidir sobre a direção do protocolo, do tesouro e das atividades da comunidade. Para trocar esLBR bloqueado por LBR, é necessário um período de espera de aproximadamente 30 dias. O rendimento de esLBR aumenta com o período de bloqueio.
  • Incentivos Ecológicos: LBR é usado para incentivar vários papéis no ecossistema, promovendo assim o desenvolvimento do protocolo.

Distribuição de Tokens e Desbloqueio

60% dos tokens são alocados para o pool de mintagem do usuário, indicando que a equipe prioriza o desenvolvimento da escala da stablecoin. O histórico da equipe e do financiamento ainda não foram divulgados. No entanto, de acordo com a documentação, 5% dos tokens são usados para IDO, 40% dos fundos são usados para formar LP relacionados a LBR e eUSD, 20% para despesas operacionais, e o restante é cunhado em eUSD, lançando as bases para o desenvolvimento do protocolo inicial. A equipe fez uso racional dos fundos iniciais. Atualmente, a equipe não desbloqueou nenhum token, apenas os conselheiros começaram a desbloquear, e não há pressão de venda da equipe e de VC.

Distribuição de Tokens LBR (Fonte: Documentação Oficial)

No entanto, de acordo com o documento V2, a Tokenomics tomou 1/12 da participação na piscina de mineração e distribuiu-a para VCs e market makers. A nova distribuição está apresentada na tabela abaixo:

Tokenomics Lybra atualizado (Fonte: Documento V2)

Alterações trazidas pela V2

A partir da explicação do V1 acima, podemos ver alguns problemas existentes: o eUSD está supervalorizado, seu atributo de apreciação é muito mais forte do que seu atributo de circulação e depende muito do Lido e do seu LST stETH, etc. O V2 não apenas melhora os problemas que apareceram no V1, mas também expande ativamente os limites do protocolo Lybra. As principais atualizações do V2 são mostradas na figura abaixo:

Principal Comparação entre V1 e V2 (Fonte: Medium)

Mais de dez itens foram atualizados, e esta seção concentra-se em apresentar peUSD e vários mecanismos inovadores-chave.

peUSD

peUSD é um token homogéneo em todas as cadeias (OFT, usando a tecnologia de interligação entre cadeias da Layerzero). peUSD pode ligar eUSD da mainnet Ethereum para a Layer2. Isso permitirá que os detentores usem as suas stablecoins com juros em qualquer cadeia desejada. Além disso, ao trocar, negociar pares ou participar em contratos perpétuos, os utilizadores manterão a capacidade de acumular juros ao ligar de volta. Isso expandirá o cenário de mercado para eUSD.

Multi-LST Colaterais

A V2 permitirá aos utilizadores utilizar várias LSTs, incluindo rETH da Rocket Pool, WBETH da Binance, swETH da Swell, etc., para cunhar eUSD e peUSD. Um dos benefícios que isso traz é a expansão da base de colaterais, estendendo ainda mais o alcance de captura de LST da Lybra, e expandindo a utilidade de LBR através de mais parcerias, incentivando diferentes LSTs a apostar na Lybra e criando mais estratégias DeFi, trazendo assim um TVL (Total Value Locked) mais elevado.

Destruição de dLP e LBR

Se os utilizadores desejarem receber recompensas esLBR a partir do pool eUSD, devem bloquear pelo menos 5% do dLP. Por exemplo, se um utilizador quiser gerar 1.000 eUSD, terá de fornecer pelo menos $50 em tokens dLP LBR/ETH para ser elegível para as recompensas esLBR. Isto aumentará a quantidade de LBR apostado e melhorará a liquidez do LBR no mercado. Além disso, o mecanismo do V2 também intensificará a destruição do LBR para reduzir a circulação. Quando os utilizadores utilizam LBR ou eUSD para obter dLP e esLBR, todo o LBR recebido pelo protocolo será destruído, reduzindo a pressão de venda. Isto irá diminuir ainda mais a circulação do LBR.

Mecanismo de Estabilização

A V2 apresenta um novo recurso de empréstimo flash para adicionar uma camada extra de segurança financeira durante o processo de liquidação do eUSD. Existem também pools separados de fundos para diferentes LSTs e um processo de diligência devida em vários níveis para novos ativos LST. Além disso, o V2 irá introduzir uma série de mecanismos de estabilização, incluindo um novo pool de eUSD/3CRV, um mecanismo de supressão de prêmios e um fundo de estabilidade dedicado. Através de várias medidas de estabilização, espera-se que o eUSD e o peUSD na V2 se libertem da tendência de prêmios positivos e mantenham uma volatilidade estável e relativamente pequena.

Modelo de Governança DAO

Os detentores dos tokens de governança da Lybra LBR e esLBR agora terão direitos de voto para gerir a direção do protocolo. Os utilizadores também podem usar esLBR para votar em questões relacionadas com qualquer pool LST, incluindo a seleção de ativos LST específicos, quotas de cunhagem das vaults LST escolhidas e a alocação de recompensas a cada LST, entre outros tópicos.

Consequentemente, os incentivos que os detentores recebem são consistentes com o número de direitos de voto que se comprometem a apoiar. Cada pool LST será capaz de incentivar (subornar) os detentores de esLBR a votar a favor desse pool, fornecendo recompensas em token. O setor LST, semelhante ao protocolo Curve, envolve usuários competindo pelo esLBR, que representa direitos de voto, para aumentar as recompensas para seu pool, levando a uma potencial “Guerra de Lybra.”

Esquemático da Guerra Lybra (Fonte: Medium)

Atualmente, a testnet da Lybra ainda está em fase de testes, com um lançamento oficial previsto para o final de agosto. Para incentivar os testes, a Lybra introduziu recompensas por tarefas, onde os melhores desempenhos em tarefas específicas da testnet podem receber recompensas LBR.

Estado da Testnet Lybra V2 (Fonte: Testnet Lybra V2)

Expansão da Rede de Parcerias e Ecossistema

No Lybra V1, os utilizadores apenas podiam apostar os seus ETH/stETH na mainnet Ethereum para obter eUSD. No V2, para além das atualizações do produto, há também uma expansão adicional da fronteira do ecossistema e uma rede de parcerias mais forte.

Expansão dos Limites do Ecossistema

Embora o Ethereum seja a blockchain pública mais ativa, suas altas taxas de gás e velocidades lentas de transação impõem certas limitações nos cenários de aplicação e na base de usuários. Teoricamente, os retornos do uso de Lybra devem ser significativamente maiores do que as taxas de gás e comissões necessárias para saques e resgates, limitando usuários de pequeno capital e apresentando problemas semelhantes para aplicativos implantados no Ethereum. Na versão V2, Lybra se associou à LayerZero, tokenizou peUSD em todas as cadeias e planeja implantar na Camada 2. Isso significa que os usuários com quantias variadas de fundos em diferentes cadeias podem aproveitar o Lybra para gerar retornos, facilitando a expansão dos cenários de aplicação de eUSD.

Rede de Parcerias

A versão V2 também aborda a questão anterior sobre retornos reduzidos e riscos de depegging associados ao uso de um único LST. A garantia foi expandida para incluir rETH e WBETH. Quanto mais LSTs puderem participar, maior será a base de potenciais utilizadores. De acordo com dados da DefiLlama, esses dois novos LSTs representam 11,82% da participação de mercado do staking de liquidez do Ethereum. A diversificação dos LST como garantia também capacita a LBR. Uma vez que a esLBR pode ajustar as recompensas para cada pool de LST, obter mais recompensas significa deter mais esLBR, representando direitos de voto. Isso aumenta a demanda por LBR e pode desencadear a já mencionada Guerra Lybra. Como um projeto de stablecoin, somente por ter mais cenários de aplicação e capacidade de composição para eUSD/peUSD a Lybra pode atrair mais usuários para cunhar stablecoins e divulgá-las amplamente para ganhar participação de mercado. Ambas as expansões contribuem para o desenvolvimento do seu core business. A expansão das parcerias visa principalmente a base de usuários, seja da camada de garantia ou da camada de colaboração DeFi, permitindo que o Lybra seja usado por mais usuários de mais maneiras. A expansão do ecossistema, por outro lado, começa do zero, permitindo que as stablecoins e produtos da Lybra alcancem mais usuários.

Perspetivas de Mercado e Desafios

As stablecoins descentralizadas supercolateralizadas sempre foram um dos pilares da economia criptográfica. Ainda assim, devido a limitações nos casos de uso e na aceitação dos utilizadores, mesmo o líder de mercado DAI tem apenas uma capitalização de mercado de cerca de $4 biliões. Lybra, ao gerar interesse a partir de garantia LST, proporciona aos detentores retornos muito superiores aos dos produtos DeFi típicos, representando uma inovação revolucionária e tendo um impacto positivo no espaço das stablecoins descentralizadas.

Outras stablecoins como DAI também introduziram serviços de juros semelhantes. Do ponto de vista da faixa de LSD, o retorno anual médio do LSDFi é geralmente em torno de 5% (de acordo com uma breve análise do autor), enquanto um APY de cerca de 8% é bastante atraente para os participantes do Ethereum. A emergência de peUSD e Lybra War poderia aumentar ainda mais a eficiência de capital e o rendimento. No entanto, à medida que a taxa de participação do ETH aumenta e as recompensas de participação diminuem, os retornos em eUSD podem diminuir. Teoricamente, outros produtos de renda fixa, como RWA, também poderiam servir como garantia para Lybra, indicando forte escalabilidade do protocolo. Atualmente, a principal renda compartilhada pelos detentores de LBR vem das taxas de serviço; quanto maior a escala de eUSD, maior a renda de LBR.

O mecanismo de suborno introduzido no V2 também aumentará o rendimento do usuário LBR através de concursos de terceiros para direitos de governança. Além disso, a maioria dos tokens será desbloqueada dois anos depois, e a introdução de um mecanismo de queima no V2 terá um impacto positivo no LBR. Do ponto de vista competitivo, existem muitas stablecoins baseadas em LSD, e o crescimento do TVL impulsionado por 8% de juros tem desacelerado. O mecanismo simples é extremamente fácil de replicar, e se a Lybra não conseguir construir seu próprio fosso de protocolo a tempo, há um risco de ser ultrapassada.

Conclusão

Em menos de quatro meses desde o seu lançamento, o Lybra V1 superou projetos veteranos de stablecoin e liderou o desenvolvimento da pista LSD. O próximo V2 não apenas aborda as questões do V1, mas também otimiza ainda mais o produto, tokenomics, UI/UX e governança DAO, tornando-o altamente antecipado. No entanto, como muitas stablecoins descentralizadas, também apresenta riscos de descolagem e segurança de contrato, que devem ser observados. Por favor, avalie cuidadosamente os riscos antes de investir em LBR.

Autor: Wayne
Traductor: Piper
Revisor(es): Piccolo、KOWEI、Elisa、Ashley He、Joyce
* La información no pretende ser ni constituye un consejo financiero ni ninguna otra recomendación de ningún tipo ofrecida o respaldada por Gate.io.
* Este artículo no se puede reproducir, transmitir ni copiar sin hacer referencia a Gate.io. La contravención es una infracción de la Ley de derechos de autor y puede estar sujeta a acciones legales.

Explicação Detalhada da Lybra Finance: Novas Oportunidades Trazidas pelo V2 para a Lybra

Avançado9/28/2023, 2:46:00 AM
Depois de estar online por quatro meses e ocupar metade da quota de mercado da LSDFi, a Lybra Finance mantém a taxa de juros do eUSD em torno de 8% e anunciou recentemente que a V2 será lançada em breve. Que mudanças trará este projeto emergente?

Introdução à Lybra Finance

Após a atualização de Xangai, o Ethereum fez oficialmente a transição de POW para POS e uma grande quantidade de ETH foi apostada. Algumas ETH foram apostadas em plataformas de aposta descentralizadas e, após a aposta, receberam tokens de aposta de liquidez (LST) como stETH (por exemplo, após depositar ETH no Lido, você recebe stETH, que precisa ser destruído ao resgatar ETH e recompensas) como certificados de aposta. Isso levou ao surgimento de inúmeros projetos DeFi projetados com base em LST. A Lybra Finance (doravante referida como Lybra) é um deles, e sua V1 usa LST para projetar o stablecoin com juros eUSD.

Uma equipe anônima lançou Lybra. Depois de ir ao ar na testnet em 11 de abril de 2023, anunciou uma venda pública, vendendo um total de 5 milhões de $LBR durante o IDO. Com base no preço na época, 0,0005 ETH/LBR, a valoração do IDO era de cerca de $10 milhões, e o maior retorno calculado em termos de moeda foi de 47x. O produto foi lançado oficialmente em 20 de abril e, até o momento, possui metade da participação de mercado (medida em valor de LSD) dos projetos LSDFi.

A versão V2 do Lybra sofrerá atualizações significativas em termos de desenvolvimento multi-cadeia, mecanismo de liquidação, pool de suborno e garantia multi-LST. Portanto, este artigo começará por apresentar o V1, seguido de uma introdução às alterações feitas no V2, e concluirá com o impacto da atualização do V1 para o V2 no Lybra, bem como os riscos e oportunidades potenciais para o Lybra.

Exploração do Mecanismo V1

Uma vez que se espera que a Lybra faça upgrade para a V2 no final de agosto de 2023, o mecanismo V1 descrito neste artigo refere-se ao mecanismo do produto atual da mainnet. O produto principal da Lybra é a stablecoin eUSD, uma stablecoin descentralizada super-colateralizada implantada na Ethereum. Comparado a outras stablecoins descentralizadas no mercado, o eUSD é uma stablecoin que rende juros, o que significa que possuir eUSD pode render cerca de 7,2% de juros denominados em USD.

Vamos focar no mecanismo do eUSD, como manter a âncora do eUSD em relação ao $1, os casos de uso do eUSD, os fatores que afetam os retornos do eUSD e os dados comerciais da Lybra.

Mecanismo eUSD

Garantia

  1. Os utilizadores precisam primeiro depositar ETH/stETH.
  2. Lybra vai converter o ETH depositado em stETH.
  3. A proporção de ETH depositado/stETH para a quantidade emitida precisa ser superior a 150% (a taxa de garantia de segurança é de 160% e a taxa de garantia recomendada é de 200%) para satisfazer o requisito de super garantia.

Cunhagem

  1. Os utilizadores podem criar eUSD clicando em "criar" na interface do UI.
  2. No futuro, o rendimento de juros gerado pelo stETH será convertido em eUSD, após deduzida uma taxa de serviço de 1,5%, e partilhado com os detentores de eUSD.

Mecanismo de Emissão de eUSD (Fonte: Documento Oficial)

Resgate

  1. Os utilizadores podem levantar todos os seus ativos de garantia ou trocar qualquer montante de eUSD por stETH equivalente a qualquer momento, um processo conhecido como "resgate direto" na Lybra, e o protocolo cobrará uma taxa de resgate de 0,5%.
  2. Durante os processos de cunhagem e resgate, existem dois supervisores “invisíveis”: os Liquidadores e os Keepers. Esses dois papéis impulsionam a ancoragem do eUSD ao USD.

Liquidadores

Os liquidatários são a primeira linha de defesa na manutenção da viabilidade do sistema. Ao tornarem-se liquidatários, os utilizadores podem usar o seu eUSD para liquidar as dívidas dos mutuários (Emitentes) que não têm colateral suficiente. Eles mantêm a estabilidade e o fornecimento total de eUSD.

Guardiões

Qualquer terceiro pode executar Keepers para monitorizar o estado de cada liquidante e criador. Quando um mutuário precisa de ser liquidado, os Keepers podem optar por usar eUSD para a liquidação imediata.

Para mecanismos específicos de liquidação e arbitragem, consulte a próxima seção.

Como manter o eUSD sempre fixado em 1 dólar dos EUA

Sobre-colateralização

Cada 1 eUSD é garantido por pelo menos 1,5 dólares americanos em stETH como garantia. A taxa de garantia real está muito além de 150%. Por exemplo, em 10 de agosto, a proporção do valor do ETH/stETH prometido para o eUSD em circulação é de cerca de 196,2%.

Dados prometidos e quantidade de eUSD exibidos no site oficial da Lybra (Fonte: Site Oficial)

Mecanismo de Liquidação

O protocolo Lybra adotou um mecanismo de liquidação para proteger o sistema de ser afetado por colateral insuficiente. Se a taxa de colateral de um usuário cair abaixo da taxa de colateral de segurança, qualquer usuário pode se tornar voluntariamente um liquidante e usar eUSD para comprar a parte liquidada do colateral stETH. Os liquidantes podem receber recompensas após concluírem a liquidação.

Oportunidades de arbitragem

Quando o preço do eUSD se desvia da sua fixação de 1 dólar americano, surgem oportunidades de arbitragem. Os utilizadores podem utilizar estas diferenças de preço para obter lucro e ajudar a restaurar o preço do eUSD ao seu valor esperado.

  • Se o preço do eUSD exceder 1 dólar dos EUA, os usuários podem depositar ETH como garantia para cunhar novos eUSD e, em seguida, vender o eUSD recém-cunhado no DEX. À medida que mais eUSD são vendidos, o fornecimento de mercado aumenta, empurrando o preço de volta para 1 dólar dos EUA. Os usuários podem recomprar eUSD a um preço mais baixo ou usá-lo para pagar empréstimos, lucrando assim com a diferença de preço.
  • Se o preço do eUSD estiver abaixo de 1 dólar dos EUA, os usuários podem comprar eUSD com desconto no mercado e depois trocá-lo por 1 dólar dos EUA em valor de ETH/stETH no protocolo Lybra. À medida que os usuários compram o eUSD subvalorizado, a demanda aumenta, levando o preço de volta a 1 dólar dos EUA.

Alteração de preço do eUSD (Fonte: Coingecko)

De acordo com os dados da Coingecko, o valor do eUSD é na maioria das vezes superior a 1 dólar americano, mostrando um fenômeno de prêmio positivo. O prêmio positivo se deve em parte às expectativas de mercado que não são perfeitamente realizadas como na teoria, e existem vários outros fatores:

  1. Procura por ativos remunerados: Um grande número de utilizadores que utilizam USDC (atualmente apenas o par de negociação USDC-eUSD está disponível) para comprar eUSD criou uma considerável procura por parte dos utilizadores.
  2. Durante o processo de cunhagem, stETH e ETH serão convertidos em eUSD, gerando uma grande demanda por eUSD.
  3. O consumo de eUSD é principalmente gerado pela redenção de ativos (eUSD→ETH/stETH), mas desde a sua emissão, o eUSD tem estado principalmente num estado de aumento de escala, e o volume de fundos resgatados é muito pequeno para absorver a procura do mercado.
  4. A proporção de tokens no pool Curve V2 USDC-eUSD é de 1:1, o que inerentemente tem um prémio positivo. Este não é apenas o resultado dos fatores 1 e 2, mas também a principal razão para o preço do token ter um prémio positivo. A menos que uma grande quantidade de eUSD seja trocada por USDC, o prémio positivo pode ser mantido.

Pool eUSD-USDC na Curve (Fonte: Curve)

Casos de Uso eUSD

Para além de deter eUSD para usufruir de juros, o eUSD também pode ser emparelhado com USDC para formar uma pool de liquidez (LP) para rendimento passivo. Além disso, é possível comprar ETH ao criar eUSD através do staking de ETH e, em seguida, continuar a fazer staking. Após várias rondas de staking, isto pode servir como alavancagem para uma posição longa em ETH. Devido ao curto período desde o lançamento e à participação na DeFi significando abdicar de cerca de 8% de rendimento, atualmente não existem outros casos de uso amplamente adotados.

Lybra Earn (Fonte: Site Oficial)

Fatores que Afetam os Retornos do eUSD

Rendimento de Staking ETH

Como visto a partir do mecanismo de cunhagem, o rendimento subjacente do eUSD é o rendimento do staking de ETH. Se o rendimento do staking de ETH diminuir, os retornos do eUSD também diminuirão. Esta parte também pode estar relacionada com a taxa de staking de ETH; quanto mais você staka, menor será o rendimento do staking.

Taxa de colateralização

Quando os utilizadores apostam, independentemente de a taxa de colateralização ser de 160% ou 200%, o retorno final é o retorno médio do sistema. Portanto, para um utilizador individual, uma taxa de colateralização mais baixa teoricamente significa uma eficiência de capital mais elevada.

Preço do ETH

O impacto mais significativo do preço do ETH é a liquidação. Se o preço cair bruscamente, desencadeará rapidamente a liquidação. Se a liquidação não for oportuna ou a flutuação de preços for muito drástica, poderá causar a liquidação on-chain incompleta, resultando em perda de ancoragem. Claro, se o preço subir, o valor denominado em moeda fiduciária dos retornos baseados em moedas aumentará, resultando em um aumento na receita de juros em eUSD.

Impacto do Mercado de Alta Macro

Outro impacto derivado do fator preço é que, se surgir um mercado de touros macro, a maioria dos utilizadores poderá adotar uma baixa taxa de colateralização ou usar alavancagem para comprar ETH, fazendo com que o retorno geral diminua.

Se se espera que o preço do ETH suba de $2.000 para $2.500, os utilizadores não precisam de trocar 1.000 eUSD a uma taxa de colateralização de 200% de $2.000. Em vez disso, só precisam de uma taxa de colateralização de 150% para trocar por 2.000/150% = 1.333,3 eUSD e usar o eUSD trocado para converter em USDC para comprar ETH e repetir a operação anterior. Com esta operação, apostar um ETH no valor de $2.000 renderá mais do que 1.333,3 eUSD, o que significa que a taxa de colateralização real está muito abaixo de 150% e a taxa de retorno é maior.

Desacoplamento de stETH e Outros LST

Uma vez que o protocolo troca ETH apostado por LST, se o LST se desacoplar (ou seja, negociar com desconto), as recompensas de aposta do LST, que são uma fonte primária de renda do protocolo, diminuirão, reduzindo ainda mais o rendimento de eUSD e o valor dos ativos colateralizados. Outro impacto mais severo poderia ser a venda de pânico causada pelo desacoplamento, levando a uma perda da ancoragem.

Dados Empresariais da Lybra

Embora a Lybra tenha começado tarde em comparação com outras stablecoins estabelecidas, o seu crescimento pode ser descrito como "meteórico". Em menos de quatro meses, o seu volume atingiu os $172 milhões, classificando-se em 12º lugar e sendo a única stablecoin de cadeia única no top 12.

Classificação e Capitalização de Mercado do eUSD (Fonte: DeFiLlma)

Sincronizado com o desenvolvimento da stablecoin está o Total Value Locked (TVL), que aumentou cem vezes a partir de $3 milhões em abril. No entanto, os dados também mostram um crescimento lento do TVL e até mesmo uma tendência de queda.

Alteração do TVL da Lybra (Fonte: DeFiLlma)

Do ponto de vista da proporção LST, o valor de stETH detido pelo protocolo Lybra representa metade do TVL de LSD do projeto LSDFi, destacando a sua posição de liderança.

Dados de participação de mercado da TVL do LSD (Fonte: Dune)

Tokenomics (Economia de Tokens)

LBR é o token nativo do protocolo Lybra. Os detentores de LBR também são gestores do protocolo e podem partilhar o rendimento do protocolo. LBR é um token de governança ERC-20 com um fornecimento máximo de 100M.

Utilidade do Token:

  • Rendimento Compartilhado: O protocolo Lybra cobra uma taxa de serviço de 1,5% do total de eUSD em circulação anualmente (a taxa de serviço é acumulada a cada segundo com base na atual circulação real de eUSD). A taxa de serviço coletada é distribuída para o pool de staking de LBR.
  • Participação na Governança do Protocolo: O peso do voto do LBR é diretamente proporcional à quantidade de LBR apostada. A aposta de LBR ganha esLBR, e os detentores de esLBR podem decidir sobre a direção do protocolo, do tesouro e das atividades da comunidade. Para trocar esLBR bloqueado por LBR, é necessário um período de espera de aproximadamente 30 dias. O rendimento de esLBR aumenta com o período de bloqueio.
  • Incentivos Ecológicos: LBR é usado para incentivar vários papéis no ecossistema, promovendo assim o desenvolvimento do protocolo.

Distribuição de Tokens e Desbloqueio

60% dos tokens são alocados para o pool de mintagem do usuário, indicando que a equipe prioriza o desenvolvimento da escala da stablecoin. O histórico da equipe e do financiamento ainda não foram divulgados. No entanto, de acordo com a documentação, 5% dos tokens são usados para IDO, 40% dos fundos são usados para formar LP relacionados a LBR e eUSD, 20% para despesas operacionais, e o restante é cunhado em eUSD, lançando as bases para o desenvolvimento do protocolo inicial. A equipe fez uso racional dos fundos iniciais. Atualmente, a equipe não desbloqueou nenhum token, apenas os conselheiros começaram a desbloquear, e não há pressão de venda da equipe e de VC.

Distribuição de Tokens LBR (Fonte: Documentação Oficial)

No entanto, de acordo com o documento V2, a Tokenomics tomou 1/12 da participação na piscina de mineração e distribuiu-a para VCs e market makers. A nova distribuição está apresentada na tabela abaixo:

Tokenomics Lybra atualizado (Fonte: Documento V2)

Alterações trazidas pela V2

A partir da explicação do V1 acima, podemos ver alguns problemas existentes: o eUSD está supervalorizado, seu atributo de apreciação é muito mais forte do que seu atributo de circulação e depende muito do Lido e do seu LST stETH, etc. O V2 não apenas melhora os problemas que apareceram no V1, mas também expande ativamente os limites do protocolo Lybra. As principais atualizações do V2 são mostradas na figura abaixo:

Principal Comparação entre V1 e V2 (Fonte: Medium)

Mais de dez itens foram atualizados, e esta seção concentra-se em apresentar peUSD e vários mecanismos inovadores-chave.

peUSD

peUSD é um token homogéneo em todas as cadeias (OFT, usando a tecnologia de interligação entre cadeias da Layerzero). peUSD pode ligar eUSD da mainnet Ethereum para a Layer2. Isso permitirá que os detentores usem as suas stablecoins com juros em qualquer cadeia desejada. Além disso, ao trocar, negociar pares ou participar em contratos perpétuos, os utilizadores manterão a capacidade de acumular juros ao ligar de volta. Isso expandirá o cenário de mercado para eUSD.

Multi-LST Colaterais

A V2 permitirá aos utilizadores utilizar várias LSTs, incluindo rETH da Rocket Pool, WBETH da Binance, swETH da Swell, etc., para cunhar eUSD e peUSD. Um dos benefícios que isso traz é a expansão da base de colaterais, estendendo ainda mais o alcance de captura de LST da Lybra, e expandindo a utilidade de LBR através de mais parcerias, incentivando diferentes LSTs a apostar na Lybra e criando mais estratégias DeFi, trazendo assim um TVL (Total Value Locked) mais elevado.

Destruição de dLP e LBR

Se os utilizadores desejarem receber recompensas esLBR a partir do pool eUSD, devem bloquear pelo menos 5% do dLP. Por exemplo, se um utilizador quiser gerar 1.000 eUSD, terá de fornecer pelo menos $50 em tokens dLP LBR/ETH para ser elegível para as recompensas esLBR. Isto aumentará a quantidade de LBR apostado e melhorará a liquidez do LBR no mercado. Além disso, o mecanismo do V2 também intensificará a destruição do LBR para reduzir a circulação. Quando os utilizadores utilizam LBR ou eUSD para obter dLP e esLBR, todo o LBR recebido pelo protocolo será destruído, reduzindo a pressão de venda. Isto irá diminuir ainda mais a circulação do LBR.

Mecanismo de Estabilização

A V2 apresenta um novo recurso de empréstimo flash para adicionar uma camada extra de segurança financeira durante o processo de liquidação do eUSD. Existem também pools separados de fundos para diferentes LSTs e um processo de diligência devida em vários níveis para novos ativos LST. Além disso, o V2 irá introduzir uma série de mecanismos de estabilização, incluindo um novo pool de eUSD/3CRV, um mecanismo de supressão de prêmios e um fundo de estabilidade dedicado. Através de várias medidas de estabilização, espera-se que o eUSD e o peUSD na V2 se libertem da tendência de prêmios positivos e mantenham uma volatilidade estável e relativamente pequena.

Modelo de Governança DAO

Os detentores dos tokens de governança da Lybra LBR e esLBR agora terão direitos de voto para gerir a direção do protocolo. Os utilizadores também podem usar esLBR para votar em questões relacionadas com qualquer pool LST, incluindo a seleção de ativos LST específicos, quotas de cunhagem das vaults LST escolhidas e a alocação de recompensas a cada LST, entre outros tópicos.

Consequentemente, os incentivos que os detentores recebem são consistentes com o número de direitos de voto que se comprometem a apoiar. Cada pool LST será capaz de incentivar (subornar) os detentores de esLBR a votar a favor desse pool, fornecendo recompensas em token. O setor LST, semelhante ao protocolo Curve, envolve usuários competindo pelo esLBR, que representa direitos de voto, para aumentar as recompensas para seu pool, levando a uma potencial “Guerra de Lybra.”

Esquemático da Guerra Lybra (Fonte: Medium)

Atualmente, a testnet da Lybra ainda está em fase de testes, com um lançamento oficial previsto para o final de agosto. Para incentivar os testes, a Lybra introduziu recompensas por tarefas, onde os melhores desempenhos em tarefas específicas da testnet podem receber recompensas LBR.

Estado da Testnet Lybra V2 (Fonte: Testnet Lybra V2)

Expansão da Rede de Parcerias e Ecossistema

No Lybra V1, os utilizadores apenas podiam apostar os seus ETH/stETH na mainnet Ethereum para obter eUSD. No V2, para além das atualizações do produto, há também uma expansão adicional da fronteira do ecossistema e uma rede de parcerias mais forte.

Expansão dos Limites do Ecossistema

Embora o Ethereum seja a blockchain pública mais ativa, suas altas taxas de gás e velocidades lentas de transação impõem certas limitações nos cenários de aplicação e na base de usuários. Teoricamente, os retornos do uso de Lybra devem ser significativamente maiores do que as taxas de gás e comissões necessárias para saques e resgates, limitando usuários de pequeno capital e apresentando problemas semelhantes para aplicativos implantados no Ethereum. Na versão V2, Lybra se associou à LayerZero, tokenizou peUSD em todas as cadeias e planeja implantar na Camada 2. Isso significa que os usuários com quantias variadas de fundos em diferentes cadeias podem aproveitar o Lybra para gerar retornos, facilitando a expansão dos cenários de aplicação de eUSD.

Rede de Parcerias

A versão V2 também aborda a questão anterior sobre retornos reduzidos e riscos de depegging associados ao uso de um único LST. A garantia foi expandida para incluir rETH e WBETH. Quanto mais LSTs puderem participar, maior será a base de potenciais utilizadores. De acordo com dados da DefiLlama, esses dois novos LSTs representam 11,82% da participação de mercado do staking de liquidez do Ethereum. A diversificação dos LST como garantia também capacita a LBR. Uma vez que a esLBR pode ajustar as recompensas para cada pool de LST, obter mais recompensas significa deter mais esLBR, representando direitos de voto. Isso aumenta a demanda por LBR e pode desencadear a já mencionada Guerra Lybra. Como um projeto de stablecoin, somente por ter mais cenários de aplicação e capacidade de composição para eUSD/peUSD a Lybra pode atrair mais usuários para cunhar stablecoins e divulgá-las amplamente para ganhar participação de mercado. Ambas as expansões contribuem para o desenvolvimento do seu core business. A expansão das parcerias visa principalmente a base de usuários, seja da camada de garantia ou da camada de colaboração DeFi, permitindo que o Lybra seja usado por mais usuários de mais maneiras. A expansão do ecossistema, por outro lado, começa do zero, permitindo que as stablecoins e produtos da Lybra alcancem mais usuários.

Perspetivas de Mercado e Desafios

As stablecoins descentralizadas supercolateralizadas sempre foram um dos pilares da economia criptográfica. Ainda assim, devido a limitações nos casos de uso e na aceitação dos utilizadores, mesmo o líder de mercado DAI tem apenas uma capitalização de mercado de cerca de $4 biliões. Lybra, ao gerar interesse a partir de garantia LST, proporciona aos detentores retornos muito superiores aos dos produtos DeFi típicos, representando uma inovação revolucionária e tendo um impacto positivo no espaço das stablecoins descentralizadas.

Outras stablecoins como DAI também introduziram serviços de juros semelhantes. Do ponto de vista da faixa de LSD, o retorno anual médio do LSDFi é geralmente em torno de 5% (de acordo com uma breve análise do autor), enquanto um APY de cerca de 8% é bastante atraente para os participantes do Ethereum. A emergência de peUSD e Lybra War poderia aumentar ainda mais a eficiência de capital e o rendimento. No entanto, à medida que a taxa de participação do ETH aumenta e as recompensas de participação diminuem, os retornos em eUSD podem diminuir. Teoricamente, outros produtos de renda fixa, como RWA, também poderiam servir como garantia para Lybra, indicando forte escalabilidade do protocolo. Atualmente, a principal renda compartilhada pelos detentores de LBR vem das taxas de serviço; quanto maior a escala de eUSD, maior a renda de LBR.

O mecanismo de suborno introduzido no V2 também aumentará o rendimento do usuário LBR através de concursos de terceiros para direitos de governança. Além disso, a maioria dos tokens será desbloqueada dois anos depois, e a introdução de um mecanismo de queima no V2 terá um impacto positivo no LBR. Do ponto de vista competitivo, existem muitas stablecoins baseadas em LSD, e o crescimento do TVL impulsionado por 8% de juros tem desacelerado. O mecanismo simples é extremamente fácil de replicar, e se a Lybra não conseguir construir seu próprio fosso de protocolo a tempo, há um risco de ser ultrapassada.

Conclusão

Em menos de quatro meses desde o seu lançamento, o Lybra V1 superou projetos veteranos de stablecoin e liderou o desenvolvimento da pista LSD. O próximo V2 não apenas aborda as questões do V1, mas também otimiza ainda mais o produto, tokenomics, UI/UX e governança DAO, tornando-o altamente antecipado. No entanto, como muitas stablecoins descentralizadas, também apresenta riscos de descolagem e segurança de contrato, que devem ser observados. Por favor, avalie cuidadosamente os riscos antes de investir em LBR.

Autor: Wayne
Traductor: Piper
Revisor(es): Piccolo、KOWEI、Elisa、Ashley He、Joyce
* La información no pretende ser ni constituye un consejo financiero ni ninguna otra recomendación de ningún tipo ofrecida o respaldada por Gate.io.
* Este artículo no se puede reproducir, transmitir ni copiar sin hacer referencia a Gate.io. La contravención es una infracción de la Ley de derechos de autor y puede estar sujeta a acciones legales.
Empieza ahora
¡Registrarse y recibe un bono de
$100
!