Comparação abrangente de dados na cadeia: Quem é a futura estrela da L2?

Principiante1/6/2024, 8:47:32 AM
Este artigo compara vários tipos de pistas L2 diferentes em termos de várias métricas.

Cada cadeia está a promover novas narrativas de todos os ângulos, porque com a implementação da Camada 2, a própria Camada 2 tornou-se difícil de promover como uma narrativa.

Autor: Louis Wang, contribuinte principal do Biteye

*O texto completo tem cerca de 5.000 palavras e o tempo de leitura estimado é de 10 minutos

Este ano pode ser considerado um grande ano para a Camada2 (este artigo refere-se principalmente ao rollup). Quase dez projetos de Camada2 foram lançados na mainnet.

  1. Em 24 de março, a era zkSync foi lançada
  2. Em 27 de março, o Polygon zkevm lançou o Beta da mainnet
  3. Em 17 de julho, a Mantle anunciou o lançamento da versão Alfa da mainnet
  4. Em 18 de julho, a Linea foi lançada
  5. Mainnet base lançado em agosto
  6. Em 12 de setembro, a Manta lançou sua mainnet Layer2 Pacific
  7. No dia 10 de outubro, a mainnet do Scroll foi lançada...

O que pode ser claramente sentido é que a Camada 2 está a desenvolver-se rapidamente. Quer seja Op rollup ou ZK rollup, que pensávamos estar longe, estão todos a emergir a um ritmo acelerado. Deve saber que passou apenas mais de meio ano desde o airdrop da Arb.

A visão original da tecnologia Layer2 é resolver as necessidades de expansão do Ethereum e melhorar o throughput de transações. Ao mesmo tempo, depende do Ethereum para manter a descentralização e a segurança. Proporciona uma melhor experiência para os utilizadores, com taxas de processamento e taxas da rede principal muito inferiores. Menor congestionamento e atraso.

Este artigo tem como objetivo permitir que os leitores compreendam alguns dos padrões e aspectos da competição da Camada 2 através da comparação de dados na cadeia.

Visão Geral da Camada 2

De acordo com os dados da DeFiLlama, o volume total bloqueado atual da camada 2 rollup é de aproximadamente $3.4B. O primeiro Arbitrum está muito à frente com um TVL de $2.06B, representando 60.62%, seguido pelo Optimism, representando 21.41%.

Arbitrum e Optimism têm vantagens de primeiro movimento na pista da Camada 2 e foram as primeiras mainnets a serem lançadas. Juntas, capturaram mais de 80% da quota de mercado.

Os únicos com TVL superior a $100M são Base e zkSync era, enquanto o TVL de outras cadeias públicas é inferior a $100M.

Observando com uma escala de tempo, a diversidade do mercado de Camada 2 aumentou significativamente este ano. Usando janeiro deste ano como referência, a participação de mercado da Arbitrum tem se mantido estável em torno de 60%, e não foi afetada pelos recém-chegados, enquanto a participação da Optimism caiu de 32% para 21%.

Nota do autor: Existe uma grande diferença entre os dados da DeFiLlama e os dados da L2BeatsTVL. Tomando Arbitrum como exemplo, a L2Beats ($7.52B) é até mais de 3 vezes maior do que a Defillama ($2.06B).

Isto deve-se aos diferentes métodos estatísticos das duas plataformas. L2Beats conta o valor cross-chain, ou seja, quanto dinheiro foi transferido para a cadeia de destino através da ponte cross-chain; enquanto DeFiLlama conta a soma das posições totais bloqueadas de cada dApp na cadeia de destino.

Uma compreensão simples é que a diferença de $5B não é usada em nenhum dApp na Arbitrum (talvez para armazenar moedas na carteira), pelo menos não no dApp contado pelo DeFiLlama.

Decisão

(Source: https://defillama.com/chain/Arbitrum?users=false&txs=true&tvl=true)

Arbitrum atualmente tem mais de 14,29M endereços independentes e realizou um total de 418,45M transações com TPS6.3.

A atividade na cadeia atingiu o pico durante a distribuição de tokens em março, com mais de 3M transações de txn em um único dia. Após a distribuição de tokens, a atividade na cadeia manteve também um bom nível e não foi afetada pela queda do mercado deste ano.

(Fonte: https://defillama.com/chain/Arbitrum?users=true)

Arbitrum tem muitos projetos de assinatura ecológicos, como GMX, que representa 23% do TVL, o projeto nativo DEX+LaunchPad Excalibur Camelot e o jogo de cadeia TreasureDAO, etc.

Aliado a um número de projetos que migraram da rede principal, o sistema DeFi é completo e inovador, e a riqueza ecológica geral é alta. Portanto, a retenção de usuários é boa, e quase 3/4 dos usuários ativos diários são clientes recorrentes.

Optimismo

(Fonte: https://defillama.com/chain/Optimism?txs=true)

O Optimism tem 57,66 milhões de endereços únicos e 177 milhões de transações, TPS4.6. Após a distribuição aérea em junho passado, a atividade da OP ainda manteve um bom ímpeto de crescimento.

O projeto de assinatura nativa Velodrome atualmente tem $145M de TVL, e a maior parte do TVL restante é suportado por projetos Synthetix e DeFi em seu ecossistema, como Lyra e Thales.

(Source: https://www.theblockbeats.info/news/44039)

Após a atualização do OP para a fundação, lançou a solução blockchain modular OP Stack e propôs a visão de uma super cadeia, encontrando claramente o seu próprio caminho.

OP Stack permite aos desenvolvedores selecionar e montar a camada de execução, camada DA, etc. de acordo com seus próprios cenários e necessidades para personalizar sua própria rede de Camada 2, reduzindo a dificuldade de lançamento na cadeia.

Os adotantes incluem o Base da Coinbase, o Mantle da BitDAO, o opBNB da BN, o Zora focado em NFTs e muito mais. As cadeias que utilizam o OP Stack também irão devolver OP até certo ponto. Por exemplo, o Base irá dar uma parte dos seus rendimentos ao tesouro OP.

Com a grande visão da super cadeia, OP soft-liga as partes do projeto que usam OP Stack para lançar a cadeia, alcançando o efeito de prosperidade e prosperidade.

Base

(Fonte: https://defillama.com/chain/Base?txs=true)

Como mencionado anteriormente, a Coinbase da Base é baseada na Camada 2 emitida pela OP Stack. Atualmente, ela tem 2,4 milhões de usuários, 67 milhões de transações e TPS3.8.

O seu foco advém principalmente do fenomenal dApp, FriendTech. Nos últimos 30 dias, o FriendTech gerou taxas de protocolo de $5.4M, e o Base gerou aproximadamente $1.32M em receita durante o mesmo período.

No auge do entusiasmo do SocialFi, a receita do protocolo da FriendTech foi até mesmo a segunda apenas para Ethereum e Lido.

Além da FriendTech, o projeto nativo que o Base pode jogar é Aerodrome, que é um fork do Velodrome na OP. Atualmente, ocupa o primeiro lugar com TVL$55.53M.

Manto

(Source: https://explorer.mantle.xyz/)

Mantle é projetado com base na arquitetura Optimism OVM para Camada 2. Adota um design modular e usa EigenDA como a camada de disponibilidade de dados para reduzir significativamente o custo do rollup.

Atualmente, existem 820.000 endereços na Mantle e foram realizadas 21M transações.

(Source: https://defillama.com/chain/Mantle)

Entre os principais projetos da TVL da Mantle estão muitas DEXs nativas, como Agni e FusionX. A Mantle tem um apoio financeiro extremamente forte.

O valor da reserva no Mantle Treasury ultrapassa US$ 2 bilhões, incluindo mais de 220.000 ETH. Tem as vantagens da escala de depósito e liquidez, estabelecendo uma base sólida para o seu subsequente projeto de pista de LSD.

Era zkSync

(Source: https://dune.com/matter_labs/zksync-era-overview)

zkSync é o antigo líder na série zk, desenvolvido pela equipa MatterLabs.

A versão 1.0 Lite apenas suporta cenários de pagamento de tokens, enquanto a versão 2.0 é uma mainnet universal compatível com EVM com mais de 4,67M de endereços independentes.

zkSync originalmente usava o algoritmo zkSNARK. Em 17 de julho, anunciou o lançamento de um novo sistema de prova, Boojum, que fará a transição do zkSNARK para o algoritmo de prova zkSTARK.

(Source: https://dune.com/matter_labs/zksync-era-overview)

O lançamento da Era zkSync segue o airdrop Arb, por isso os utilizadores têm grande entusiasmo e expectativas em relação ao zkSync. Em pouco mais de meio ano, foram acumulados 4,6M de endereços independentes e 165M de transações. O zkSync tem uma abstração de conta nativa integrada e não requer o uso de soluções ERC4337.

Há muito poucas migrações de projetos líderes na zkSync, como Uniswap e AAVE, o que dá mais oportunidades a projetos nativos e alguns novos projetos, como SyncSwap, Mute, Maverick, etc. As aplicações atuais estão concentradas na DeFi.

(Source: https://defillama.com/chain/zkSync%20Era)

Rolar

(Source: https://blockscout.scroll.io/)

Scroll, o projeto zkevm conhecido como a luz do povo chinês, anunciou o lançamento da sua mainnet em 10 de outubro. Em apenas algumas semanas, o TVL atingiu $17M, e mais de 2M de endereços completaram 4.7M de transações.

Antes do anúncio da mainnet da Scroll, havia imagens avassaladoras aludindo à Scroll no Twitter, incluindo muitas festas de projetos e KOLs. Toda a atmosfera de marketing deu às pessoas a impressão de ser altamente antecipada.

Dentro de uma semana, a Layer0 anunciou suporte para a mainnet Scroll, o Orbiter suporta a mainnet USDT e USDC da Scroll em cadeia cruzada, a carteira OKX está conectada à Scroll e a NFTScan suporta a mainnet da Scroll. A resposta esmagadora prova a influência da Scroll.

Já durante o período da testnet, mais de 100 testes de projetos foram implementados na Scroll, abrangendo várias áreas.

Atualmente, existem mais de 30 projetos implantados na rede principal. A situação é semelhante à zkSync. Os projetos implantados em várias cadeias estão basicamente divididos de forma equitativa com projetos nativos.

(Source:https://scroll.io/ecossistema)

Starknet

(Source:https://defillama.com/chain/Starknet)

Starknet é uma cadeia pública de uso geral que utiliza o método de prova zk-Stark e executa o Cairo-VM em vez da compatibilidade EVM perseguida pela maioria dos Layer2.

Não há conceito de EOA na Starknet. Todos são contas AA nativas. Atualmente, mais de 2,9M contas foram implantadas.

A linguagem de contrato usada no Starknet é Cairo, em vez do mais familiar solidity, o que traz consideráveis obstáculos técnicos para a migração do projeto.

A Starknet reiniciou sua mainnet este ano com a importante atualização do Cairo 1.0 e iniciou operações oficiais. O TVL aumentou constantemente para mais de $40M. Após o conflito palestino-israelense, o TVL passou por um período de rápida queda (a StarWare tem sede em Israel) e atualmente está estável em $30M.

Os principais projetos de TVL na Starknet são todos projetos antigos que foram implantados durante o período beta da mainnet, como JediSwap, mySwap, etc.

Um projeto que vale a pena mencionar é Ekubo, que ocupa o quinto lugar em TVL, mas representa 75% do volume total de transações na Starknet. Recentemente, a UniSwap DAO aprovou uma proposta para fornecer 3 milhões de uni, no valor de cerca de 12 milhões de dólares americanos, para apoiar o desenvolvimento do Ekubo em troca de 20% da participação nos tokens do Ekubo.

(Fonte:https://defillama.com/chain/Starknet)

Cobertor do Pacífico

(Source: https://defillama.com/chain/Manta)

Manta Pacific é uma camada zk geral de propósito geral lançada pela Manta. No futuro, usará Celestia como camada de disponibilidade de dados para minimizar os custos de interação do usuário.

Desde o seu lançamento em setembro deste ano, o TVL arrecadou $18.59M em dois meses, teve 166k endereços independentes e completou 2.16M transações.

Manta inicialmente considerou adotar a solução OP Stack e, posteriormente, migrou para o CDK da Polygon e tornou-se parte do ecossistema da Polygon.

Mais de 300.000 zkSBT foram cunhados no site NPO da Manta, com mais de 200.000 instalações de carteira.

(Source:https://defillama.com/chain/Manta)

Aperture Finance é a plataforma líder em gestão de liquidez da indústria com uma arquitetura "baseada em intenções" que permite aos usuários automatizar totalmente estratégias.

Seu projeto ApertureSwap é o DEX nativo na Manta. Como UniV3, permite aos usuários fornecer liquidez centralizada. Atualmente ocupa o segundo lugar com TVL$4.95M.

Linha

Linea é uma solução Layer2 zkevm lançada pela ConsenSys, a empresa-mãe da Little Fox Wallet.

Como uma das infraestruturas mais importantes da blockchain, o MetaMask tem 30 milhões de utilizadores ativos mensais. Todos esses utilizadores podem tornar-se potenciais utilizadores da Linea. Aliado ao sólido histórico da equipa fundadora, investidores e uma avaliação de 7 mil milhões de dólares americanos, podem fazer com que a Linea se torne a camada 2 mais popular.

Menos de meio ano após o seu lançamento, acumulou 1,68M de endereços independentes e gerou 18,36M de transações.

(Source: https://defillama.com/chain/Linea?volume=true&tvl=true)

O TVL atual da Linea ultrapassou US$ 27 milhões. O primeiro e o quarto classificados SycnSwap e Velocore são DEXs nativos no zkSync e foram migrados para o Linea.

(Source: https://defillama.com/chain/Linea?volume=true&tvl=true)

Comparação abrangente

Os dados básicos de cada Camada2 são resumidos na seguinte tabela:

Em relação aos dados da rede principal Ethereum para cada cadeia cruzada de Camada 2, você pode consultar o painel de dados da Chaineye, que tem dados e proporções que mudam ao longo do tempo para fácil comparação e visualização:

(Source:https://chaineye.tools/)

Resumir

Costumava dizer-se, 'Protocolo gordo, aplicação fina', o que significa que a maior parte do valor da blockchain é capturada pela camada de protocolo e uma pequena parte é distribuída na camada de aplicação. A cadeia pública captura a maior parte dos lucros ao vender espaço de bloco.

No entanto, à medida que a infraestrutura continua a melhorar e várias cadeias públicas de Camada 2 continuam a surgir, de repente há uma sensação de que existem protocolos redundantes e aplicações insuficientes.

A liquidez num contexto de mercado em baixa é inerentemente limitada. Ao mesmo tempo, esta liquidez também é dividida entre as várias segundas camadas devido à corrida armamentista da Camada 2.

Cada cadeia espera incubar aplicações inovadoras nativas, mas muitas vezes é um momento raro de inspiração, e mais frequentemente é um fork multi-cadeia de um projeto bem-sucedido.

O surgimento da FriendTech introduziu muita atenção, fundos e usuários na cadeia Base. Você pode ver que TVL disparou com a explosão do FT.

A Base afirmou que não emitirá seus próprios tokens. Pode-se entender que a proporção de usuários on-chain interagindo para airdrops da Base é relativamente baixa. Em grande parte, os usuários e fundos são atraídos pela aplicação fenomenal do FT. A contribuição e o impacto de um aplicativo matador na cadeia pública podem ser claramente vistos.

Quando os utilizadores obtêm lucros em tais dApps, é provável que os fundos de lucro sejam derramados para outros projetos no ecossistema, beneficiando toda a cadeia pública.

Ao mesmo tempo, a receita do protocolo da FT é muito maior do que a receita da cadeia pública da Base e o valor máximo é ainda mais do que 5 vezes diferente. Portanto, além de trazer uma onda de loucura SocialFi, o surgimento da FT também nos faz pensar se é devido à maturidade da infraestrutura, se as aplicações de consumidores verdadeiramente boas se tornaram escassas?

Aplicações futuras já não precisam de girar em torno de cadeias públicas bem financiadas, tal como a explosão do DeFi no Ethereum se deve à grande quantidade de fundos depositados.

A camada Layer2 madura e a infraestrutura de suporte à interconexão já podem satisfazer a demanda de migração suave de fundos e podem buscar boas aplicações. No futuro, pode gradualmente passar de "aplicações leves" para "aplicações robustas".

(Source: https://defillama.com/protocol/friend.tech?fees=true&tvl=false)

É por isso que depois de FT se tornar popular, toda a cadeia pública tentou apoiar os seus próprios projetos SocialFi da cadeia, como o TOMO da Linea, o SA da Avalanche, etc. Independentemente de esses projetos terem sido ou não bem-sucedidos, podemos ver claramente a partir da atitude das cadeias públicas, para os projetos estrela nativos, é o que todas as cadeias públicas desejam.

(Source:https://defillama.com/chain/Base)

Para a camada 2, a necessidade de capturar utilizadores, mantê-los e manter fundos ativos não pode depender de PUA distribuído gratuitamente.

Tomando os dois Layer 2 mais maduros como exemplos, Optimism e Arbitrum, após o fim do airdrop, a atividade do usuário e o volume de transações na cadeia não enfraqueceram, mas tornaram-se cada vez mais fortes. Eles têm seus próprios projetos estrela nativos, como GMX na Arb, Velo no OP, etc.

As duas cadeias públicas também estão continuamente a lançar planos de incentivo, como o projeto de incentivo a curto prazo STIP da Arb e a série de incentivos retroativos da OP.

Como manter a vitalidade a longo prazo da cadeia pública é uma questão muito difícil e complicada. Requer os esforços da equipa do projeto da cadeia pública para implementar o plano e também requer a participação de mais desenvolvedores e fundos.

De uma perspectiva estratégica mais elevada, o que realmente faz com que uma Camada 2 se destaque é o nível narrativo.

Por exemplo, a narrativa da "super cadeia" promovida pela OP, e a solução modular de código aberto OP Stack, tentam formar uma galáxia que brilha mais do que o Cosmos na segunda camada do Ethereum, e ganharam muitos adeptos;

Da mesma forma, a Polygon também lançou o Kit de Desenvolvimento de Cadeia Modular (CDK) de solução blockchain zk, com adotantes incluindo Polygon zkEVM, Manta, Canto, etc.;

Arbitrum anunciou a ferramenta de desenvolvimento de cadeia para a cadeia de blocos Layer3 Arbitrum Orbit, e zkSync lançou imediatamente o kit de ferramentas de código aberto ZK Stack, que disse que também apoiaria a construção da Layer3;

Starknet promove totalmente jogos na cadeia; Zora especializa-se em NFT e economia de reembolso…

Cada cadeia está a promover novas narrativas de todos os ângulos, porque com a implementação da Camada 2, a própria Camada 2 tornou-se difícil de promover como uma narrativa.

Em suma, a competição entre a Camada 2 é sempre uma coisa boa para os utilizadores. Ao desfrutar da segurança da rede Ethereum, também podem usufruir de taxas de processamento baixas. Apenas com a maturidade de toda a infraestrutura é que as aplicações em grande escala são possíveis. Vamos aguardar com expectativa o futuro da Camada 2!

Autor: Biteye

Este artigo é a opinião do colunista do PANews. Não representa a posição do PANews e não assume qualquer responsabilidade legal. Artigos e pareceres não constituem consultoria de investimento.

Fonte da imagem: Biteye Se houver alguma violação, entre em contato com o autor para excluir.

Aviso legal:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de [GatePANews]. Todos os direitos de autor pertencem ao autor original [Biteye]. Se houver objeções a esta reimpressão, entre em contato com o Gate Learnequipa e eles vão tratar do assunto prontamente.
  2. Aviso de responsabilidade: As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente as do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outras línguas são feitas pela equipa Gate Learn. Salvo indicação em contrário, é proibida a cópia, distribuição ou plágio dos artigos traduzidos.

Comparação abrangente de dados na cadeia: Quem é a futura estrela da L2?

Principiante1/6/2024, 8:47:32 AM
Este artigo compara vários tipos de pistas L2 diferentes em termos de várias métricas.

Cada cadeia está a promover novas narrativas de todos os ângulos, porque com a implementação da Camada 2, a própria Camada 2 tornou-se difícil de promover como uma narrativa.

Autor: Louis Wang, contribuinte principal do Biteye

*O texto completo tem cerca de 5.000 palavras e o tempo de leitura estimado é de 10 minutos

Este ano pode ser considerado um grande ano para a Camada2 (este artigo refere-se principalmente ao rollup). Quase dez projetos de Camada2 foram lançados na mainnet.

  1. Em 24 de março, a era zkSync foi lançada
  2. Em 27 de março, o Polygon zkevm lançou o Beta da mainnet
  3. Em 17 de julho, a Mantle anunciou o lançamento da versão Alfa da mainnet
  4. Em 18 de julho, a Linea foi lançada
  5. Mainnet base lançado em agosto
  6. Em 12 de setembro, a Manta lançou sua mainnet Layer2 Pacific
  7. No dia 10 de outubro, a mainnet do Scroll foi lançada...

O que pode ser claramente sentido é que a Camada 2 está a desenvolver-se rapidamente. Quer seja Op rollup ou ZK rollup, que pensávamos estar longe, estão todos a emergir a um ritmo acelerado. Deve saber que passou apenas mais de meio ano desde o airdrop da Arb.

A visão original da tecnologia Layer2 é resolver as necessidades de expansão do Ethereum e melhorar o throughput de transações. Ao mesmo tempo, depende do Ethereum para manter a descentralização e a segurança. Proporciona uma melhor experiência para os utilizadores, com taxas de processamento e taxas da rede principal muito inferiores. Menor congestionamento e atraso.

Este artigo tem como objetivo permitir que os leitores compreendam alguns dos padrões e aspectos da competição da Camada 2 através da comparação de dados na cadeia.

Visão Geral da Camada 2

De acordo com os dados da DeFiLlama, o volume total bloqueado atual da camada 2 rollup é de aproximadamente $3.4B. O primeiro Arbitrum está muito à frente com um TVL de $2.06B, representando 60.62%, seguido pelo Optimism, representando 21.41%.

Arbitrum e Optimism têm vantagens de primeiro movimento na pista da Camada 2 e foram as primeiras mainnets a serem lançadas. Juntas, capturaram mais de 80% da quota de mercado.

Os únicos com TVL superior a $100M são Base e zkSync era, enquanto o TVL de outras cadeias públicas é inferior a $100M.

Observando com uma escala de tempo, a diversidade do mercado de Camada 2 aumentou significativamente este ano. Usando janeiro deste ano como referência, a participação de mercado da Arbitrum tem se mantido estável em torno de 60%, e não foi afetada pelos recém-chegados, enquanto a participação da Optimism caiu de 32% para 21%.

Nota do autor: Existe uma grande diferença entre os dados da DeFiLlama e os dados da L2BeatsTVL. Tomando Arbitrum como exemplo, a L2Beats ($7.52B) é até mais de 3 vezes maior do que a Defillama ($2.06B).

Isto deve-se aos diferentes métodos estatísticos das duas plataformas. L2Beats conta o valor cross-chain, ou seja, quanto dinheiro foi transferido para a cadeia de destino através da ponte cross-chain; enquanto DeFiLlama conta a soma das posições totais bloqueadas de cada dApp na cadeia de destino.

Uma compreensão simples é que a diferença de $5B não é usada em nenhum dApp na Arbitrum (talvez para armazenar moedas na carteira), pelo menos não no dApp contado pelo DeFiLlama.

Decisão

(Source: https://defillama.com/chain/Arbitrum?users=false&txs=true&tvl=true)

Arbitrum atualmente tem mais de 14,29M endereços independentes e realizou um total de 418,45M transações com TPS6.3.

A atividade na cadeia atingiu o pico durante a distribuição de tokens em março, com mais de 3M transações de txn em um único dia. Após a distribuição de tokens, a atividade na cadeia manteve também um bom nível e não foi afetada pela queda do mercado deste ano.

(Fonte: https://defillama.com/chain/Arbitrum?users=true)

Arbitrum tem muitos projetos de assinatura ecológicos, como GMX, que representa 23% do TVL, o projeto nativo DEX+LaunchPad Excalibur Camelot e o jogo de cadeia TreasureDAO, etc.

Aliado a um número de projetos que migraram da rede principal, o sistema DeFi é completo e inovador, e a riqueza ecológica geral é alta. Portanto, a retenção de usuários é boa, e quase 3/4 dos usuários ativos diários são clientes recorrentes.

Optimismo

(Fonte: https://defillama.com/chain/Optimism?txs=true)

O Optimism tem 57,66 milhões de endereços únicos e 177 milhões de transações, TPS4.6. Após a distribuição aérea em junho passado, a atividade da OP ainda manteve um bom ímpeto de crescimento.

O projeto de assinatura nativa Velodrome atualmente tem $145M de TVL, e a maior parte do TVL restante é suportado por projetos Synthetix e DeFi em seu ecossistema, como Lyra e Thales.

(Source: https://www.theblockbeats.info/news/44039)

Após a atualização do OP para a fundação, lançou a solução blockchain modular OP Stack e propôs a visão de uma super cadeia, encontrando claramente o seu próprio caminho.

OP Stack permite aos desenvolvedores selecionar e montar a camada de execução, camada DA, etc. de acordo com seus próprios cenários e necessidades para personalizar sua própria rede de Camada 2, reduzindo a dificuldade de lançamento na cadeia.

Os adotantes incluem o Base da Coinbase, o Mantle da BitDAO, o opBNB da BN, o Zora focado em NFTs e muito mais. As cadeias que utilizam o OP Stack também irão devolver OP até certo ponto. Por exemplo, o Base irá dar uma parte dos seus rendimentos ao tesouro OP.

Com a grande visão da super cadeia, OP soft-liga as partes do projeto que usam OP Stack para lançar a cadeia, alcançando o efeito de prosperidade e prosperidade.

Base

(Fonte: https://defillama.com/chain/Base?txs=true)

Como mencionado anteriormente, a Coinbase da Base é baseada na Camada 2 emitida pela OP Stack. Atualmente, ela tem 2,4 milhões de usuários, 67 milhões de transações e TPS3.8.

O seu foco advém principalmente do fenomenal dApp, FriendTech. Nos últimos 30 dias, o FriendTech gerou taxas de protocolo de $5.4M, e o Base gerou aproximadamente $1.32M em receita durante o mesmo período.

No auge do entusiasmo do SocialFi, a receita do protocolo da FriendTech foi até mesmo a segunda apenas para Ethereum e Lido.

Além da FriendTech, o projeto nativo que o Base pode jogar é Aerodrome, que é um fork do Velodrome na OP. Atualmente, ocupa o primeiro lugar com TVL$55.53M.

Manto

(Source: https://explorer.mantle.xyz/)

Mantle é projetado com base na arquitetura Optimism OVM para Camada 2. Adota um design modular e usa EigenDA como a camada de disponibilidade de dados para reduzir significativamente o custo do rollup.

Atualmente, existem 820.000 endereços na Mantle e foram realizadas 21M transações.

(Source: https://defillama.com/chain/Mantle)

Entre os principais projetos da TVL da Mantle estão muitas DEXs nativas, como Agni e FusionX. A Mantle tem um apoio financeiro extremamente forte.

O valor da reserva no Mantle Treasury ultrapassa US$ 2 bilhões, incluindo mais de 220.000 ETH. Tem as vantagens da escala de depósito e liquidez, estabelecendo uma base sólida para o seu subsequente projeto de pista de LSD.

Era zkSync

(Source: https://dune.com/matter_labs/zksync-era-overview)

zkSync é o antigo líder na série zk, desenvolvido pela equipa MatterLabs.

A versão 1.0 Lite apenas suporta cenários de pagamento de tokens, enquanto a versão 2.0 é uma mainnet universal compatível com EVM com mais de 4,67M de endereços independentes.

zkSync originalmente usava o algoritmo zkSNARK. Em 17 de julho, anunciou o lançamento de um novo sistema de prova, Boojum, que fará a transição do zkSNARK para o algoritmo de prova zkSTARK.

(Source: https://dune.com/matter_labs/zksync-era-overview)

O lançamento da Era zkSync segue o airdrop Arb, por isso os utilizadores têm grande entusiasmo e expectativas em relação ao zkSync. Em pouco mais de meio ano, foram acumulados 4,6M de endereços independentes e 165M de transações. O zkSync tem uma abstração de conta nativa integrada e não requer o uso de soluções ERC4337.

Há muito poucas migrações de projetos líderes na zkSync, como Uniswap e AAVE, o que dá mais oportunidades a projetos nativos e alguns novos projetos, como SyncSwap, Mute, Maverick, etc. As aplicações atuais estão concentradas na DeFi.

(Source: https://defillama.com/chain/zkSync%20Era)

Rolar

(Source: https://blockscout.scroll.io/)

Scroll, o projeto zkevm conhecido como a luz do povo chinês, anunciou o lançamento da sua mainnet em 10 de outubro. Em apenas algumas semanas, o TVL atingiu $17M, e mais de 2M de endereços completaram 4.7M de transações.

Antes do anúncio da mainnet da Scroll, havia imagens avassaladoras aludindo à Scroll no Twitter, incluindo muitas festas de projetos e KOLs. Toda a atmosfera de marketing deu às pessoas a impressão de ser altamente antecipada.

Dentro de uma semana, a Layer0 anunciou suporte para a mainnet Scroll, o Orbiter suporta a mainnet USDT e USDC da Scroll em cadeia cruzada, a carteira OKX está conectada à Scroll e a NFTScan suporta a mainnet da Scroll. A resposta esmagadora prova a influência da Scroll.

Já durante o período da testnet, mais de 100 testes de projetos foram implementados na Scroll, abrangendo várias áreas.

Atualmente, existem mais de 30 projetos implantados na rede principal. A situação é semelhante à zkSync. Os projetos implantados em várias cadeias estão basicamente divididos de forma equitativa com projetos nativos.

(Source:https://scroll.io/ecossistema)

Starknet

(Source:https://defillama.com/chain/Starknet)

Starknet é uma cadeia pública de uso geral que utiliza o método de prova zk-Stark e executa o Cairo-VM em vez da compatibilidade EVM perseguida pela maioria dos Layer2.

Não há conceito de EOA na Starknet. Todos são contas AA nativas. Atualmente, mais de 2,9M contas foram implantadas.

A linguagem de contrato usada no Starknet é Cairo, em vez do mais familiar solidity, o que traz consideráveis obstáculos técnicos para a migração do projeto.

A Starknet reiniciou sua mainnet este ano com a importante atualização do Cairo 1.0 e iniciou operações oficiais. O TVL aumentou constantemente para mais de $40M. Após o conflito palestino-israelense, o TVL passou por um período de rápida queda (a StarWare tem sede em Israel) e atualmente está estável em $30M.

Os principais projetos de TVL na Starknet são todos projetos antigos que foram implantados durante o período beta da mainnet, como JediSwap, mySwap, etc.

Um projeto que vale a pena mencionar é Ekubo, que ocupa o quinto lugar em TVL, mas representa 75% do volume total de transações na Starknet. Recentemente, a UniSwap DAO aprovou uma proposta para fornecer 3 milhões de uni, no valor de cerca de 12 milhões de dólares americanos, para apoiar o desenvolvimento do Ekubo em troca de 20% da participação nos tokens do Ekubo.

(Fonte:https://defillama.com/chain/Starknet)

Cobertor do Pacífico

(Source: https://defillama.com/chain/Manta)

Manta Pacific é uma camada zk geral de propósito geral lançada pela Manta. No futuro, usará Celestia como camada de disponibilidade de dados para minimizar os custos de interação do usuário.

Desde o seu lançamento em setembro deste ano, o TVL arrecadou $18.59M em dois meses, teve 166k endereços independentes e completou 2.16M transações.

Manta inicialmente considerou adotar a solução OP Stack e, posteriormente, migrou para o CDK da Polygon e tornou-se parte do ecossistema da Polygon.

Mais de 300.000 zkSBT foram cunhados no site NPO da Manta, com mais de 200.000 instalações de carteira.

(Source:https://defillama.com/chain/Manta)

Aperture Finance é a plataforma líder em gestão de liquidez da indústria com uma arquitetura "baseada em intenções" que permite aos usuários automatizar totalmente estratégias.

Seu projeto ApertureSwap é o DEX nativo na Manta. Como UniV3, permite aos usuários fornecer liquidez centralizada. Atualmente ocupa o segundo lugar com TVL$4.95M.

Linha

Linea é uma solução Layer2 zkevm lançada pela ConsenSys, a empresa-mãe da Little Fox Wallet.

Como uma das infraestruturas mais importantes da blockchain, o MetaMask tem 30 milhões de utilizadores ativos mensais. Todos esses utilizadores podem tornar-se potenciais utilizadores da Linea. Aliado ao sólido histórico da equipa fundadora, investidores e uma avaliação de 7 mil milhões de dólares americanos, podem fazer com que a Linea se torne a camada 2 mais popular.

Menos de meio ano após o seu lançamento, acumulou 1,68M de endereços independentes e gerou 18,36M de transações.

(Source: https://defillama.com/chain/Linea?volume=true&tvl=true)

O TVL atual da Linea ultrapassou US$ 27 milhões. O primeiro e o quarto classificados SycnSwap e Velocore são DEXs nativos no zkSync e foram migrados para o Linea.

(Source: https://defillama.com/chain/Linea?volume=true&tvl=true)

Comparação abrangente

Os dados básicos de cada Camada2 são resumidos na seguinte tabela:

Em relação aos dados da rede principal Ethereum para cada cadeia cruzada de Camada 2, você pode consultar o painel de dados da Chaineye, que tem dados e proporções que mudam ao longo do tempo para fácil comparação e visualização:

(Source:https://chaineye.tools/)

Resumir

Costumava dizer-se, 'Protocolo gordo, aplicação fina', o que significa que a maior parte do valor da blockchain é capturada pela camada de protocolo e uma pequena parte é distribuída na camada de aplicação. A cadeia pública captura a maior parte dos lucros ao vender espaço de bloco.

No entanto, à medida que a infraestrutura continua a melhorar e várias cadeias públicas de Camada 2 continuam a surgir, de repente há uma sensação de que existem protocolos redundantes e aplicações insuficientes.

A liquidez num contexto de mercado em baixa é inerentemente limitada. Ao mesmo tempo, esta liquidez também é dividida entre as várias segundas camadas devido à corrida armamentista da Camada 2.

Cada cadeia espera incubar aplicações inovadoras nativas, mas muitas vezes é um momento raro de inspiração, e mais frequentemente é um fork multi-cadeia de um projeto bem-sucedido.

O surgimento da FriendTech introduziu muita atenção, fundos e usuários na cadeia Base. Você pode ver que TVL disparou com a explosão do FT.

A Base afirmou que não emitirá seus próprios tokens. Pode-se entender que a proporção de usuários on-chain interagindo para airdrops da Base é relativamente baixa. Em grande parte, os usuários e fundos são atraídos pela aplicação fenomenal do FT. A contribuição e o impacto de um aplicativo matador na cadeia pública podem ser claramente vistos.

Quando os utilizadores obtêm lucros em tais dApps, é provável que os fundos de lucro sejam derramados para outros projetos no ecossistema, beneficiando toda a cadeia pública.

Ao mesmo tempo, a receita do protocolo da FT é muito maior do que a receita da cadeia pública da Base e o valor máximo é ainda mais do que 5 vezes diferente. Portanto, além de trazer uma onda de loucura SocialFi, o surgimento da FT também nos faz pensar se é devido à maturidade da infraestrutura, se as aplicações de consumidores verdadeiramente boas se tornaram escassas?

Aplicações futuras já não precisam de girar em torno de cadeias públicas bem financiadas, tal como a explosão do DeFi no Ethereum se deve à grande quantidade de fundos depositados.

A camada Layer2 madura e a infraestrutura de suporte à interconexão já podem satisfazer a demanda de migração suave de fundos e podem buscar boas aplicações. No futuro, pode gradualmente passar de "aplicações leves" para "aplicações robustas".

(Source: https://defillama.com/protocol/friend.tech?fees=true&tvl=false)

É por isso que depois de FT se tornar popular, toda a cadeia pública tentou apoiar os seus próprios projetos SocialFi da cadeia, como o TOMO da Linea, o SA da Avalanche, etc. Independentemente de esses projetos terem sido ou não bem-sucedidos, podemos ver claramente a partir da atitude das cadeias públicas, para os projetos estrela nativos, é o que todas as cadeias públicas desejam.

(Source:https://defillama.com/chain/Base)

Para a camada 2, a necessidade de capturar utilizadores, mantê-los e manter fundos ativos não pode depender de PUA distribuído gratuitamente.

Tomando os dois Layer 2 mais maduros como exemplos, Optimism e Arbitrum, após o fim do airdrop, a atividade do usuário e o volume de transações na cadeia não enfraqueceram, mas tornaram-se cada vez mais fortes. Eles têm seus próprios projetos estrela nativos, como GMX na Arb, Velo no OP, etc.

As duas cadeias públicas também estão continuamente a lançar planos de incentivo, como o projeto de incentivo a curto prazo STIP da Arb e a série de incentivos retroativos da OP.

Como manter a vitalidade a longo prazo da cadeia pública é uma questão muito difícil e complicada. Requer os esforços da equipa do projeto da cadeia pública para implementar o plano e também requer a participação de mais desenvolvedores e fundos.

De uma perspectiva estratégica mais elevada, o que realmente faz com que uma Camada 2 se destaque é o nível narrativo.

Por exemplo, a narrativa da "super cadeia" promovida pela OP, e a solução modular de código aberto OP Stack, tentam formar uma galáxia que brilha mais do que o Cosmos na segunda camada do Ethereum, e ganharam muitos adeptos;

Da mesma forma, a Polygon também lançou o Kit de Desenvolvimento de Cadeia Modular (CDK) de solução blockchain zk, com adotantes incluindo Polygon zkEVM, Manta, Canto, etc.;

Arbitrum anunciou a ferramenta de desenvolvimento de cadeia para a cadeia de blocos Layer3 Arbitrum Orbit, e zkSync lançou imediatamente o kit de ferramentas de código aberto ZK Stack, que disse que também apoiaria a construção da Layer3;

Starknet promove totalmente jogos na cadeia; Zora especializa-se em NFT e economia de reembolso…

Cada cadeia está a promover novas narrativas de todos os ângulos, porque com a implementação da Camada 2, a própria Camada 2 tornou-se difícil de promover como uma narrativa.

Em suma, a competição entre a Camada 2 é sempre uma coisa boa para os utilizadores. Ao desfrutar da segurança da rede Ethereum, também podem usufruir de taxas de processamento baixas. Apenas com a maturidade de toda a infraestrutura é que as aplicações em grande escala são possíveis. Vamos aguardar com expectativa o futuro da Camada 2!

Autor: Biteye

Este artigo é a opinião do colunista do PANews. Não representa a posição do PANews e não assume qualquer responsabilidade legal. Artigos e pareceres não constituem consultoria de investimento.

Fonte da imagem: Biteye Se houver alguma violação, entre em contato com o autor para excluir.

Aviso legal:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de [GatePANews]. Todos os direitos de autor pertencem ao autor original [Biteye]. Se houver objeções a esta reimpressão, entre em contato com o Gate Learnequipa e eles vão tratar do assunto prontamente.
  2. Aviso de responsabilidade: As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente as do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outras línguas são feitas pela equipa Gate Learn. Salvo indicação em contrário, é proibida a cópia, distribuição ou plágio dos artigos traduzidos.
Empieza ahora
¡Registrarse y recibe un bono de
$100
!