Rollups as a Service (RaaS) oferece uma série de serviços de construção para redes Rollup aos desenvolvedores, que podem ajudá-los a projetar ou construir redes Rollup de casos especiais com base em seus requisitos comerciais específicos e permitir implantação rápida. Rollup é uma solução de escalabilidade líder que melhora a eficiência de execução, resultando em transações mais rápidas e mais baratas, com segurança derivada da cadeia subjacente. A maioria dos projetos Rollup mainstream são projetados para redes blockchain orientadas ecossistema, incluindo ZkSync, Arbitrum, Optimism, StarkNet, etc. À medida que a demanda dos desenvolvedores por casos especiais aumenta, eles podem desejar uma maior autonomia sobre os Rollups, ou a construção de Rollups orientados para aplicativos únicos, permitindo que os Dapps tenham uma maior escalabilidade e recursos diversificados.
A partir disso, surgiram provedores de serviços RaaS, focados em fornecer aos desenvolvedores SDKs de rede Rollup personalizados, ajudando-os a implantar rapidamente redes Rollup. Isso mudou a necessidade anterior de construir uma equipe de desenvolvimento poderosa para construir uma rede blockchain e também reduziu a barreira de entrada para equipes Web2 no mundo das criptomoedas. Além disso, com base no fato de que a maioria dos projetos blockchain disponibiliza seus códigos abertamente, os provedores de serviços RaaS podem projetar uma variedade de redes combinadas mais rapidamente com base na maturidade do desenvolvimento de rede existente, para uso por empresas ou grupos, atendendo às demandas de certos grupos de consumidores.
Em 22 de abril de 2023, Opside completou uma rodada de financiamento de $4 milhões, liderada pela Venture Capital da Web3.com, com a participação de outros investidores conhecidos na indústria de criptomoedas.
A lista de colaboradores oficiais é como mostrado na imagem:
Opside, atuando como uma sidechain, está posicionado entre a camada Rollup e a Camada 1. Ele integra o consenso PoS (Proof of Stake) e o consenso PoW (Proof of Work) em sua estrutura de rede, sendo responsável por gerar provas ZK para a camada Rollup e fornecer provas PoS para a Camada 1. Veja o diagrama a seguir:
Fonte da imagem: https://mirror.xyz/opsidezk.eth/_97BctFdavprY6-gxuf7oqpcx_FUjxSfvOmeCzOyI-8
Em termos da sua própria rede, Opside é uma sidechain PoS baseada em Ethereum. O consenso PoS da rede é executado pela rede de validadores da Opside, onde qualquer pessoa pode apostar IDE (token nativo da Opside) para se tornar um validador e participar no consenso da rede. Os validadores são obrigados a enviar provas PoS para a Camada 1 periodicamente.
No PoS, a Opside tem uma taxa fixa de produção de blocos, com o tempo dividido em slots (12 segundos) e épocas (32 slots). Em cada slot, um validador selecionado aleatoriamente age como proponente de bloco, responsável por criar novos blocos e enviá-los para outros nós na rede. Além disso, em cada slot, um comitê validador é selecionado aleatoriamente para usar seus votos para determinar a validade dos blocos propostos.
Os validadores da Opside não são apenas responsáveis pela geração de blocos na rede Opside, mas também operam classificadores para a rede Rollup, empacotando transações para a rede Rollup, ganhando taxas de gás de rede e recompensas de bloco dentro do Rollup. As provas de conhecimento-zero (ZK) para a rede são tratadas por provadores dedicados, ou seja, mineração ZK. Qualquer indivíduo com poder computacional suficiente para cálculos de ZKP pode se tornar um provador para a rede Rollup, gerando provas de ZK para dados de transação submetidos por classificadores com base nas regras de PoW. O provador que primeiro enviar a prova de ZK receberá as recompensas de bloco do Rollup.
Um suplemento para as configurações básicas do zk-Rollup: Em geral, as alterações de estado da rede Rollup (como as alterações dos dados da conta do usuário) são armazenadas em uma árvore de Merkle, e os nós oficiais (classificadores) empacotam transações de rede. Os classificadores validam e confirmam transações enviadas pelos usuários, em seguida, as agrupam em blocos, gerando uma nova raiz de Merkle. Simultaneamente, os nós devem gerar provas zk-SNARK (um processo que requer uma potência computacional significativa) com base no bloco recém-gerado. Isso, juntamente com a nova raiz de Merkle, é passado para o contrato inteligente do Ethereum, que verifica a correção das transações na rede Rollup.
Portanto, existem dois papéis principais no zk-Rollup projetados com base em provas de conhecimento zero:
1) Os classificadores da rede, que no Opside são geridos pela rede de validadores;
2) A geração de provas zk-SNARK, que no Opside está aberta, permitindo a qualquer utilizador apostar IDE para se tornar um provador, fornecendo serviços de potência computacional à rede Rollup.
Para evitar comportamentos maliciosos por parte dos provers, eles devem registar-se no contrato do sistema e apostar pelo menos 100.000 tokens IDE. Se o montante atual apostado for inferior ao limiar, a submissão de hashes e ZKPs não será permitida. As recompensas pelos ZKP proofs submetidos também serão distribuídas de acordo com a proporção do montante apostado.
Por outro lado, a Opside encoraja os mineiros a fornecer energia computacional ZKP através do mecanismo ZK-PoW, fornecendo assim uma infraestrutura de hardware abrangente para ZK-Rollup. Para encorajar vários mineiros a participar na computação ZKP, ou seja, mineração PoW, a Opside adota um mecanismo de verificação ZKP de submissão em duas etapas. As recompensas de ZKP PoW serão distribuídas aos submissores de ZKP válidos - mineiros, com base em certas regras.
Fonte da imagem: https://mirror.xyz/opsidezk.eth/rgovFrpGSDH87Hqxkm3CrqHV_QSALiYRNPo_JPy5UZ0
1) Submeter um Proofhash: Após calcular uma Prova de Conhecimento Zero (ZKP) para uma sequência específica, o provador calcula primeiro o valor de hash da prova/endereço e submete este valor de hash e endereço ao contrato inteligente. A prova é uma prova de conhecimento zero para uma sequência específica, e o endereço é o endereço do provador.
Supondo que o primeiro provador envie o valor de hash de ZKP no bloco T, ele será aceito até o bloco T+10 sem restrições. A partir do bloco T+11, novos provadores não podem enviar hashes.
2) Submeter um ZKP:Após o bloco T+11, qualquer provador pode enviar uma ZKP. Desde que uma ZKP passe na verificação, ela pode ser usada para validar todos os valores de hash enviados. Provadores verificados recebem uma recompensa Proof-of-Work (PoW) com base na proporção do valor prometido pelo minerador.
Se nenhum ZKP passar na verificação antes do bloco T+20, todos os provadores que tenham submetido hashes serão reduzidos. A sequência então reabre, permitindo que novos valores de hash sejam submetidos, voltando ao passo 1.
Espera-se que o mecanismo ZK-PoW seja implantado em várias cadeias. Para cada cadeia subjacente, dentro de um bloco único, cada Rollup só pode submeter uma sequência. Cada sequência partilha igualmente a recompensa PoW do bloco atual. Isso significa que, por exemplo, se um bloco na cadeia subjacente tiver quatro Rollups a submeter sequências, a recompensa PoW é dividida em quatro partes, com cada sequência recebendo um quarto da recompensa PoW do bloco. No futuro, a estimativa da carga de trabalho será realizada para cada sequência com base no tipo correspondente de ZK-Rollup, no número de transações Rollup, uso de gás, etc., para precificar de forma diferente as diferentes sequências.
No geral, Opside unifica seus próprios conjuntos de validadores de rede e Rollup mesclando mecanismos PoS e ZK-PoW, possibilitando que a economia de compromisso de tokens IDE forneça proteção de segurança para as redes Opside e Rollup. O design aberto de provas zk também permite que uma grande quantidade de poder computacional de mercado participe da rede Opside, fornecendo proteção de poder computacional para a segurança da rede.
O montante total de tokens IDE é de 10 mil milhões (ainda não lançados), dos quais:
O diagrama de distribuição de tokens é o seguinte:
Fonte da imagem: https://mirror.xyz/opsidezk.eth/jIHaoowya4XG50zYtqhJ_WS14dl8vYKYspknSTP3vgY
De acordo com o consenso misto de PoS e PoW, as recompensas em bloco são divididas em duas partes, distribuídas para validadores e mineradores. Durante a fase de teste da rede Pré-Alfa, a proporção temporária de recompensa em bloco para PoS e PoW é fixada em 1:2, ou seja, 11% do IDE é alocado para validadores e 22% é alocado para mineradores. No futuro, essa proporção será ajustada dinamicamente de acordo com a oferta e demanda de poder de computação global de ZKP.
Para além de servir como incentivos de rede, o IDE servirá como tokens de governança. Após o lançamento da rede principal Opside, os detentores de IDE podem decidir coletivamente o futuro da rede através de um processo e mecanismo razoáveis. A Opside DAO determinará todas as atualizações dos parâmetros e mecanismos da rede principal Opside.
Em 8 de maio de 2023, a Opside iniciou o primeiro lote de candidaturas de elegibilidade para experiência de desenvolvedor, onde os desenvolvedores foram obrigados a fornecer os seus próprios links do GitHub e elaborar sobre a sua experiência de desenvolvimento anterior.
Fonte da imagem: https://mirror.xyz/opsidezk.eth/z2VIpXUzxVMr6kjPPds2CZ5FO6lsdTcF72rzOG08P8E
Simultaneamente, espera-se que a Opside lance a sua pré-alfa testnet nas próximas semanas. Após o lançamento da Opside Pre-alfa testnet, os utilizadores regulares podem experimentar várias funções, como transações entre cadeias, transferências e interações Dapp. A conclusão de tarefas específicas também irá permitir aos utilizadores ganhar pontos de fidelidade, que terão valor futuro. Após o lançamento da Opside mainnet, estes pontos serão elegíveis para conversão em tokens mainnet.
Os utilizadores também podem candidatar-se a participar como validadores PoS e PoW, contribuindo para a segurança e estabilidade da rede Opside. Até agora, a Opside recebeu mais de 6.000 candidaturas de utilizadores em mais de 50 países diferentes.
Os provedores de serviços RaaS, ao desacoplar a execução, liquidação e disponibilidade de dados das redes Rollup, permitem que máquinas virtuais além do EVM, como SVM e MoveVM, sejam usadas como Rollups. Essa combinação diversificada fornece suporte de infraestrutura para casos de uso financeiro e outras aplicações.
Importante, os problemas de interação do aplicativo enfrentados pelas atuais cadeias zkEVM centradas no ecossistema podem ser otimizados dentro dos serviços RaaS. Isso ocorre porque um único Rollup muitas vezes opera como uma Cadeia de Aplicativos (uma cadeia que executa apenas um aplicativo) e não precisa funcionar como uma cadeia de ecossistema com extensas interações de aplicativos e contratos inteligentes.
Portanto, se os problemas enfrentados pelo zkEVM não forem resolvidos de forma satisfatória a médio e longo prazo, mais equipes de desenvolvimento podem optar por usar a arquitetura RaaS para construir Cadeias de Aplicativos baseadas em zk-Rollup com a maturação dos provedores de serviços RaaS. Isso ocorre porque oferece uma verificação de liquidação mais rápida, uma seleção de várias camadas DA (redes que fornecem disponibilidade de dados, como Ethereum e Celestia) e a capacidade de capturar os efeitos narrativos da tecnologia ZK.
Opside, atualmente baseado no conceito zk-Rollup na trilha RaaS, está fazendo bons progressos. Embora a arquitetura de rede seja teoricamente viável, está em estágios iniciais e o desenvolvimento futuro do ecossistema ainda apresenta desafios significativos. Os usuários podem atualmente participar de experiências de rede iniciais e potencialmente receber recompensas de airdrop de tokens de rede.
Rollups as a Service (RaaS) oferece uma série de serviços de construção para redes Rollup aos desenvolvedores, que podem ajudá-los a projetar ou construir redes Rollup de casos especiais com base em seus requisitos comerciais específicos e permitir implantação rápida. Rollup é uma solução de escalabilidade líder que melhora a eficiência de execução, resultando em transações mais rápidas e mais baratas, com segurança derivada da cadeia subjacente. A maioria dos projetos Rollup mainstream são projetados para redes blockchain orientadas ecossistema, incluindo ZkSync, Arbitrum, Optimism, StarkNet, etc. À medida que a demanda dos desenvolvedores por casos especiais aumenta, eles podem desejar uma maior autonomia sobre os Rollups, ou a construção de Rollups orientados para aplicativos únicos, permitindo que os Dapps tenham uma maior escalabilidade e recursos diversificados.
A partir disso, surgiram provedores de serviços RaaS, focados em fornecer aos desenvolvedores SDKs de rede Rollup personalizados, ajudando-os a implantar rapidamente redes Rollup. Isso mudou a necessidade anterior de construir uma equipe de desenvolvimento poderosa para construir uma rede blockchain e também reduziu a barreira de entrada para equipes Web2 no mundo das criptomoedas. Além disso, com base no fato de que a maioria dos projetos blockchain disponibiliza seus códigos abertamente, os provedores de serviços RaaS podem projetar uma variedade de redes combinadas mais rapidamente com base na maturidade do desenvolvimento de rede existente, para uso por empresas ou grupos, atendendo às demandas de certos grupos de consumidores.
Em 22 de abril de 2023, Opside completou uma rodada de financiamento de $4 milhões, liderada pela Venture Capital da Web3.com, com a participação de outros investidores conhecidos na indústria de criptomoedas.
A lista de colaboradores oficiais é como mostrado na imagem:
Opside, atuando como uma sidechain, está posicionado entre a camada Rollup e a Camada 1. Ele integra o consenso PoS (Proof of Stake) e o consenso PoW (Proof of Work) em sua estrutura de rede, sendo responsável por gerar provas ZK para a camada Rollup e fornecer provas PoS para a Camada 1. Veja o diagrama a seguir:
Fonte da imagem: https://mirror.xyz/opsidezk.eth/_97BctFdavprY6-gxuf7oqpcx_FUjxSfvOmeCzOyI-8
Em termos da sua própria rede, Opside é uma sidechain PoS baseada em Ethereum. O consenso PoS da rede é executado pela rede de validadores da Opside, onde qualquer pessoa pode apostar IDE (token nativo da Opside) para se tornar um validador e participar no consenso da rede. Os validadores são obrigados a enviar provas PoS para a Camada 1 periodicamente.
No PoS, a Opside tem uma taxa fixa de produção de blocos, com o tempo dividido em slots (12 segundos) e épocas (32 slots). Em cada slot, um validador selecionado aleatoriamente age como proponente de bloco, responsável por criar novos blocos e enviá-los para outros nós na rede. Além disso, em cada slot, um comitê validador é selecionado aleatoriamente para usar seus votos para determinar a validade dos blocos propostos.
Os validadores da Opside não são apenas responsáveis pela geração de blocos na rede Opside, mas também operam classificadores para a rede Rollup, empacotando transações para a rede Rollup, ganhando taxas de gás de rede e recompensas de bloco dentro do Rollup. As provas de conhecimento-zero (ZK) para a rede são tratadas por provadores dedicados, ou seja, mineração ZK. Qualquer indivíduo com poder computacional suficiente para cálculos de ZKP pode se tornar um provador para a rede Rollup, gerando provas de ZK para dados de transação submetidos por classificadores com base nas regras de PoW. O provador que primeiro enviar a prova de ZK receberá as recompensas de bloco do Rollup.
Um suplemento para as configurações básicas do zk-Rollup: Em geral, as alterações de estado da rede Rollup (como as alterações dos dados da conta do usuário) são armazenadas em uma árvore de Merkle, e os nós oficiais (classificadores) empacotam transações de rede. Os classificadores validam e confirmam transações enviadas pelos usuários, em seguida, as agrupam em blocos, gerando uma nova raiz de Merkle. Simultaneamente, os nós devem gerar provas zk-SNARK (um processo que requer uma potência computacional significativa) com base no bloco recém-gerado. Isso, juntamente com a nova raiz de Merkle, é passado para o contrato inteligente do Ethereum, que verifica a correção das transações na rede Rollup.
Portanto, existem dois papéis principais no zk-Rollup projetados com base em provas de conhecimento zero:
1) Os classificadores da rede, que no Opside são geridos pela rede de validadores;
2) A geração de provas zk-SNARK, que no Opside está aberta, permitindo a qualquer utilizador apostar IDE para se tornar um provador, fornecendo serviços de potência computacional à rede Rollup.
Para evitar comportamentos maliciosos por parte dos provers, eles devem registar-se no contrato do sistema e apostar pelo menos 100.000 tokens IDE. Se o montante atual apostado for inferior ao limiar, a submissão de hashes e ZKPs não será permitida. As recompensas pelos ZKP proofs submetidos também serão distribuídas de acordo com a proporção do montante apostado.
Por outro lado, a Opside encoraja os mineiros a fornecer energia computacional ZKP através do mecanismo ZK-PoW, fornecendo assim uma infraestrutura de hardware abrangente para ZK-Rollup. Para encorajar vários mineiros a participar na computação ZKP, ou seja, mineração PoW, a Opside adota um mecanismo de verificação ZKP de submissão em duas etapas. As recompensas de ZKP PoW serão distribuídas aos submissores de ZKP válidos - mineiros, com base em certas regras.
Fonte da imagem: https://mirror.xyz/opsidezk.eth/rgovFrpGSDH87Hqxkm3CrqHV_QSALiYRNPo_JPy5UZ0
1) Submeter um Proofhash: Após calcular uma Prova de Conhecimento Zero (ZKP) para uma sequência específica, o provador calcula primeiro o valor de hash da prova/endereço e submete este valor de hash e endereço ao contrato inteligente. A prova é uma prova de conhecimento zero para uma sequência específica, e o endereço é o endereço do provador.
Supondo que o primeiro provador envie o valor de hash de ZKP no bloco T, ele será aceito até o bloco T+10 sem restrições. A partir do bloco T+11, novos provadores não podem enviar hashes.
2) Submeter um ZKP:Após o bloco T+11, qualquer provador pode enviar uma ZKP. Desde que uma ZKP passe na verificação, ela pode ser usada para validar todos os valores de hash enviados. Provadores verificados recebem uma recompensa Proof-of-Work (PoW) com base na proporção do valor prometido pelo minerador.
Se nenhum ZKP passar na verificação antes do bloco T+20, todos os provadores que tenham submetido hashes serão reduzidos. A sequência então reabre, permitindo que novos valores de hash sejam submetidos, voltando ao passo 1.
Espera-se que o mecanismo ZK-PoW seja implantado em várias cadeias. Para cada cadeia subjacente, dentro de um bloco único, cada Rollup só pode submeter uma sequência. Cada sequência partilha igualmente a recompensa PoW do bloco atual. Isso significa que, por exemplo, se um bloco na cadeia subjacente tiver quatro Rollups a submeter sequências, a recompensa PoW é dividida em quatro partes, com cada sequência recebendo um quarto da recompensa PoW do bloco. No futuro, a estimativa da carga de trabalho será realizada para cada sequência com base no tipo correspondente de ZK-Rollup, no número de transações Rollup, uso de gás, etc., para precificar de forma diferente as diferentes sequências.
No geral, Opside unifica seus próprios conjuntos de validadores de rede e Rollup mesclando mecanismos PoS e ZK-PoW, possibilitando que a economia de compromisso de tokens IDE forneça proteção de segurança para as redes Opside e Rollup. O design aberto de provas zk também permite que uma grande quantidade de poder computacional de mercado participe da rede Opside, fornecendo proteção de poder computacional para a segurança da rede.
O montante total de tokens IDE é de 10 mil milhões (ainda não lançados), dos quais:
O diagrama de distribuição de tokens é o seguinte:
Fonte da imagem: https://mirror.xyz/opsidezk.eth/jIHaoowya4XG50zYtqhJ_WS14dl8vYKYspknSTP3vgY
De acordo com o consenso misto de PoS e PoW, as recompensas em bloco são divididas em duas partes, distribuídas para validadores e mineradores. Durante a fase de teste da rede Pré-Alfa, a proporção temporária de recompensa em bloco para PoS e PoW é fixada em 1:2, ou seja, 11% do IDE é alocado para validadores e 22% é alocado para mineradores. No futuro, essa proporção será ajustada dinamicamente de acordo com a oferta e demanda de poder de computação global de ZKP.
Para além de servir como incentivos de rede, o IDE servirá como tokens de governança. Após o lançamento da rede principal Opside, os detentores de IDE podem decidir coletivamente o futuro da rede através de um processo e mecanismo razoáveis. A Opside DAO determinará todas as atualizações dos parâmetros e mecanismos da rede principal Opside.
Em 8 de maio de 2023, a Opside iniciou o primeiro lote de candidaturas de elegibilidade para experiência de desenvolvedor, onde os desenvolvedores foram obrigados a fornecer os seus próprios links do GitHub e elaborar sobre a sua experiência de desenvolvimento anterior.
Fonte da imagem: https://mirror.xyz/opsidezk.eth/z2VIpXUzxVMr6kjPPds2CZ5FO6lsdTcF72rzOG08P8E
Simultaneamente, espera-se que a Opside lance a sua pré-alfa testnet nas próximas semanas. Após o lançamento da Opside Pre-alfa testnet, os utilizadores regulares podem experimentar várias funções, como transações entre cadeias, transferências e interações Dapp. A conclusão de tarefas específicas também irá permitir aos utilizadores ganhar pontos de fidelidade, que terão valor futuro. Após o lançamento da Opside mainnet, estes pontos serão elegíveis para conversão em tokens mainnet.
Os utilizadores também podem candidatar-se a participar como validadores PoS e PoW, contribuindo para a segurança e estabilidade da rede Opside. Até agora, a Opside recebeu mais de 6.000 candidaturas de utilizadores em mais de 50 países diferentes.
Os provedores de serviços RaaS, ao desacoplar a execução, liquidação e disponibilidade de dados das redes Rollup, permitem que máquinas virtuais além do EVM, como SVM e MoveVM, sejam usadas como Rollups. Essa combinação diversificada fornece suporte de infraestrutura para casos de uso financeiro e outras aplicações.
Importante, os problemas de interação do aplicativo enfrentados pelas atuais cadeias zkEVM centradas no ecossistema podem ser otimizados dentro dos serviços RaaS. Isso ocorre porque um único Rollup muitas vezes opera como uma Cadeia de Aplicativos (uma cadeia que executa apenas um aplicativo) e não precisa funcionar como uma cadeia de ecossistema com extensas interações de aplicativos e contratos inteligentes.
Portanto, se os problemas enfrentados pelo zkEVM não forem resolvidos de forma satisfatória a médio e longo prazo, mais equipes de desenvolvimento podem optar por usar a arquitetura RaaS para construir Cadeias de Aplicativos baseadas em zk-Rollup com a maturação dos provedores de serviços RaaS. Isso ocorre porque oferece uma verificação de liquidação mais rápida, uma seleção de várias camadas DA (redes que fornecem disponibilidade de dados, como Ethereum e Celestia) e a capacidade de capturar os efeitos narrativos da tecnologia ZK.
Opside, atualmente baseado no conceito zk-Rollup na trilha RaaS, está fazendo bons progressos. Embora a arquitetura de rede seja teoricamente viável, está em estágios iniciais e o desenvolvimento futuro do ecossistema ainda apresenta desafios significativos. Os usuários podem atualmente participar de experiências de rede iniciais e potencialmente receber recompensas de airdrop de tokens de rede.