Ao longo dos anos, a tecnologia blockchain demonstrou sua versatilidade em uma variedade de casos de uso para muitos tipos de negócios. Falando da cadeia de suprimentos, essa tecnologia convenceu algumas empresas ativas nesse setor a inovar seus mecanismos de produção e distribuição. Devido às suas qualidades indiscutíveis, como descentralização, imutabilidade e transparência, a blockchain certamente pode resolver os problemas relacionados à falta de confiança que aflige muitas empresas e pode facilitar transações comerciais diretas sem o uso de intermediários.
VeChain é uma plataforma blockchain criada especificamente para melhorar as operações corporativas e a gestão da cadeia de suprimentos. Ele utiliza a tecnologia de registro distribuído (DLT) para otimizar esses procedimentos e o fluxo de informações para redes de suprimentos complexas.
Vechain foi cofundada em 2015 por Sunny Lu, ex-CIO da Louis Vuitton China, e Jay Zhang, um engenheiro que trabalhou para PwC China e Deloitte UK como gerente sênior em finanças e gestão de riscos. O desenvolvimento da VeChain começou como um fork modificado do Ethereum com foco em Internet das Coisas (IoT) e gestão da cadeia de suprimentos, antes de lançar sua própria mainnet em 2018.
Como a indústria da cadeia de suprimentos exigirá compartilhamento de dados em tempo real e confiável entre inúmeras partes, a VeChain está criando a infraestrutura digital que a apoiará, expandindo seu foco para funcionalidades multiuso com suporte personalizável para uma variedade de usos empresariais. A ideia inovadora por trás deste projeto é combinar a tecnologia blockchain com sistemas IoT para garantir que os dados transmitidos durante cada processo único sejam precisos e seguros. Em poucas palavras, a VeChain tem como objetivo fornecer uma visão de 360 graus das informações necessárias vinculadas a um produto e seus processos comerciais, como armazenamento, transporte e fornecimento.
Uma vez que o objetivo da VeChain é alcançar a adoção em massa, seu mecanismo operacional deve ser o mais rápido e eficiente possível. Para cumprir isso, a equipe de desenvolvimento decidiu confiar no Prova de Autoridade (PoA)método de consenso. Este método de consenso, embora não seja considerado totalmente descentralizado, permite que a cadeia funcione de forma escalável e utilizável. Geralmente, o Proof of Authority tem uma governança bastante restrita, pois usa a identidade em vez dos ativos digitais que cada usuário possui (como acontece nos mecanismos de Proof of Stake); na prática, os validadores ganham sua posição graças à sua reputação. O sistema de governança é composto da seguinte forma:
Fonte: VeChain - Whitepaper
Outra característica chave doblockchain VeChainThora plataforma é que permite que empresas de todos os tamanhos colaborem no desenvolvimento de novos serviços e produtos, tornando efetivamente um chamado blockchain-as-a-service (BaaS). VeChain’srecursos de meta-transaçãosão muito adequados para empresas, porque o desenvolvimento é muito amigável ao usuário. Os serviços principais estão listados abaixo:
De acordo com a Fundação VeChain, essas funções são de importância fundamental para enfrentar alguns dos problemas que impedem a adoção da tecnologia blockchain.
Token VeChain (VET) e Energia VeChainThor (VTHO) são os dois tokens na rede VeChain.
VETé considerado a reserva de valor da rede, pois é utilizado para transmitir valor em toda a rede VeChain. Como mencionado anteriormente, este token é usado para determinar o poder de voto dos detentores de participação que contribuem para o mecanismo de governança. Além disso, é usado para transações financeiras na blockchain VeChainThor e especulação de mercado, pois representa o valor de toda a rede. Seu fornecimento máximo é de 86,71 bilhões de unidades, das quais 85,98 (84%) já estão em circulação (dezembro de 2022). Inicialmente, o token era chamado VEN e era baseado em ERC-20 da Ethereum. Posteriormente, quando a blockchain VeChainThor foi introduzida como mainnet, a equipe abandonou VEN em favor de VET. Os usuários puderam trocar VEN por VET na proporção de 1:100 por meio de uma troca de tokens. O token VEN não é mais utilizado.
VTHOé considerado o “token de gás”, pois é utilizado para executar contratos inteligentes e transações na blockchain VeChain. Enquanto o token VET tem um fornecimento fixo, o token VTHO tem um fornecimento ilimitado, pois os usuários que possuem VET geram automaticamente VTHO todos os dias. Além disso, os tokens VTHO utilizados para interagir com a blockchain são queimados. Isso adiciona um componente interessante ao mecanismo como um todo, pois quanto mais tokens são destruídos, mais nos aproximamos de uma dinâmica potencialmente deflacionária para o fornecimento do próprio token.
Em suma, a interdependência dos dois tokens significa que se as aplicações construídas na VeChain forem amplamente utilizadas, a demanda por VTHOR deve aumentar, e isso poderia resultar em um aumento no preço dos tokens VET.
Como já mencionado, a VeChain foi desenvolvida principalmente para melhorar as operações comerciais e a gestão da cadeia de suprimentos e, graças à sua versatilidade e simplicidade de aplicação, é adequada para diversos fins. Abaixo estão alguns dos casos de uso mais populares envolvendo o ecossistema VeChain.
Anticontrafação: Especialmente na indústria de bens de luxo, o problema da falsificação é muito sério. A VeChain é capaz de resolver esses problemas inconvenientes. Os clientes que desejam ter certeza da autenticidade de um item, podem anexar um chip criptografado e usá-lo para registrar e rastrear entregas, armazenamento, manutenção e revenda.
O fabricante de automóveis multinacional francêsRenaultrecentemente assinou uma parceria com VeChain para desenvolver um livro digital de manutenção de carros, que permitirá à empresa armazenar dados para cada automóvel e assim evitar problemas como a adulteração de quilometragem. Isso certamente criará confiança entre compradores e vendedores.
Registros de saúde: Agora é bem sabido que a tecnologia blockchain é capaz de revolucionar a saúde, concedendo às pessoas a propriedade exclusiva de seus registros médicos. Os dados laboratoriais podem ser salvos com segurança na blockchain VeChain, com apenas os pacientes e outras partes autorizadas tendo acesso, substituindo procedimentos de manutenção de registros ineficazes e inseguros. Dessa forma, tanto a divulgação excessiva de dados pessoais quanto a manipulação dos dados podem ser evitadas.
Em 2020, a VeChain e a I-Dante trabalharam juntas para criar o aplicativo E-HCert, uma solução de arquivamento para registros de testes COVID-19 RT-PCR e de anticorpos, como parte de seu esforço conjunto para construir soluções médicas habilitadas por blockchain. Hospital do Mediterrâneo de Chipreregistrou os resultados dos testes de mais de 8.000 pacientes que então os usaram como parte do procedimento de chegada de voo no Aeroporto Internacional de Larnaca.
Rastreando as emissões de carbono: Outra solução que a VeChain pode fornecer é o rastreamento das atividades de emissão de carbono realizadas por indivíduos e empresas. Uma vez disponíveis dados certificados sobre as emissões de carbono, um governo pode decidir se recompensa ou multa entidades com base em sua pegada de carbono.
O governo chinês criou um mecanismo de compensação de carbono para reduzir as emissões de CO2 eBYD, o maior fabricante mundial de automóveis elétricos e baterias, anunciou que concluíram uma solução de compensação de carbono para os modelos de carro. Um sistema criado pela VeChain e DNV GL será instalado em mais de 500.000 automóveis, permitindo aos usuários dos automóveis BYD ganhar créditos de carbono.
Estes são apenas alguns dos muitos casos de uso da tecnologia VeChain. A lista também pode ser estendida para votação, jogos, imóveis e muitos outros, demonstrando o fato de que o blockchain será uma parte integral das soluções de negócios futuras.
VeChain demonstrou sua capacidade de ajudar as empresas a desenvolverem aplicações valiosas de blockchain, tendo ao seu lado sua incrível versatilidade e suas muitas aplicações possíveis na vida real. A lista de empresas que assinaram parcerias ou estão usando ativamente os serviços oferecidos pela VeChain já é muito extensa e não mostra sinais de parar. Isso demonstra a validade e solidez do projeto, que foi criado especificamente para melhorar a maneira como a empresa faz negócios.
Muito provavelmente, com o tempo, muitas outras empresas ou governos perceberão que a tecnologia blockchain veio para ficar e que seu uso será essencial para acompanhar os tempos. Algumas delas certamente serão confrontadas com a decisão de usar ou não os serviços oferecidos pela VeChain, pois, por enquanto, ela é uma das líderes no setor de blockchain como serviço.
Para possuir VET e VTHO, você pode usar os serviços de uma exchange de criptomoedas centralizada. Comece por criando uma conta Gate.io, e obtenha verificação e financiamento. Em seguida, você está pronto para seguir as etapas para comprar VET e VTHO.
Em novembro de 2022, a Fundação VeChain anunciou a bem-sucedida atualização da blockchain VeChainThor para 'Proof of Authority 2.0' (PoA2.0), ocorrendo na altura do bloco 13815000. PoA2.0 é uma atualização a nível de protocolo que introduz mecanismos de segurança adicionais ao VeChainThor. Segundo a Fundação, o VeChainThor passou por essa atualização e agora é a blockchain pública mais confiável, escalável e segura da indústria, aderindo a altos padrões regulatórios de proteção de dados. Isso ocorreu graças ao fato de que a equipe de desenvolvimento foi capaz de combinar os pontos fortes das arquiteturas Nakamoto e Byzantine Fault Tolerance (BFT) enquanto eliminava suas fraquezas individuais, resolvendo um trade-off chave na arquitetura blockchain entre escalabilidade e finalidade dos dados.
Para as últimas atualizações sobre VeChain, você pode visitar:
ConfiraPreço do VET hojeePreço do VTHO hoje, e comece a negociar seus pares de moedas favoritos.
Ao longo dos anos, a tecnologia blockchain demonstrou sua versatilidade em uma variedade de casos de uso para muitos tipos de negócios. Falando da cadeia de suprimentos, essa tecnologia convenceu algumas empresas ativas nesse setor a inovar seus mecanismos de produção e distribuição. Devido às suas qualidades indiscutíveis, como descentralização, imutabilidade e transparência, a blockchain certamente pode resolver os problemas relacionados à falta de confiança que aflige muitas empresas e pode facilitar transações comerciais diretas sem o uso de intermediários.
VeChain é uma plataforma blockchain criada especificamente para melhorar as operações corporativas e a gestão da cadeia de suprimentos. Ele utiliza a tecnologia de registro distribuído (DLT) para otimizar esses procedimentos e o fluxo de informações para redes de suprimentos complexas.
Vechain foi cofundada em 2015 por Sunny Lu, ex-CIO da Louis Vuitton China, e Jay Zhang, um engenheiro que trabalhou para PwC China e Deloitte UK como gerente sênior em finanças e gestão de riscos. O desenvolvimento da VeChain começou como um fork modificado do Ethereum com foco em Internet das Coisas (IoT) e gestão da cadeia de suprimentos, antes de lançar sua própria mainnet em 2018.
Como a indústria da cadeia de suprimentos exigirá compartilhamento de dados em tempo real e confiável entre inúmeras partes, a VeChain está criando a infraestrutura digital que a apoiará, expandindo seu foco para funcionalidades multiuso com suporte personalizável para uma variedade de usos empresariais. A ideia inovadora por trás deste projeto é combinar a tecnologia blockchain com sistemas IoT para garantir que os dados transmitidos durante cada processo único sejam precisos e seguros. Em poucas palavras, a VeChain tem como objetivo fornecer uma visão de 360 graus das informações necessárias vinculadas a um produto e seus processos comerciais, como armazenamento, transporte e fornecimento.
Uma vez que o objetivo da VeChain é alcançar a adoção em massa, seu mecanismo operacional deve ser o mais rápido e eficiente possível. Para cumprir isso, a equipe de desenvolvimento decidiu confiar no Prova de Autoridade (PoA)método de consenso. Este método de consenso, embora não seja considerado totalmente descentralizado, permite que a cadeia funcione de forma escalável e utilizável. Geralmente, o Proof of Authority tem uma governança bastante restrita, pois usa a identidade em vez dos ativos digitais que cada usuário possui (como acontece nos mecanismos de Proof of Stake); na prática, os validadores ganham sua posição graças à sua reputação. O sistema de governança é composto da seguinte forma:
Fonte: VeChain - Whitepaper
Outra característica chave doblockchain VeChainThora plataforma é que permite que empresas de todos os tamanhos colaborem no desenvolvimento de novos serviços e produtos, tornando efetivamente um chamado blockchain-as-a-service (BaaS). VeChain’srecursos de meta-transaçãosão muito adequados para empresas, porque o desenvolvimento é muito amigável ao usuário. Os serviços principais estão listados abaixo:
De acordo com a Fundação VeChain, essas funções são de importância fundamental para enfrentar alguns dos problemas que impedem a adoção da tecnologia blockchain.
Token VeChain (VET) e Energia VeChainThor (VTHO) são os dois tokens na rede VeChain.
VETé considerado a reserva de valor da rede, pois é utilizado para transmitir valor em toda a rede VeChain. Como mencionado anteriormente, este token é usado para determinar o poder de voto dos detentores de participação que contribuem para o mecanismo de governança. Além disso, é usado para transações financeiras na blockchain VeChainThor e especulação de mercado, pois representa o valor de toda a rede. Seu fornecimento máximo é de 86,71 bilhões de unidades, das quais 85,98 (84%) já estão em circulação (dezembro de 2022). Inicialmente, o token era chamado VEN e era baseado em ERC-20 da Ethereum. Posteriormente, quando a blockchain VeChainThor foi introduzida como mainnet, a equipe abandonou VEN em favor de VET. Os usuários puderam trocar VEN por VET na proporção de 1:100 por meio de uma troca de tokens. O token VEN não é mais utilizado.
VTHOé considerado o “token de gás”, pois é utilizado para executar contratos inteligentes e transações na blockchain VeChain. Enquanto o token VET tem um fornecimento fixo, o token VTHO tem um fornecimento ilimitado, pois os usuários que possuem VET geram automaticamente VTHO todos os dias. Além disso, os tokens VTHO utilizados para interagir com a blockchain são queimados. Isso adiciona um componente interessante ao mecanismo como um todo, pois quanto mais tokens são destruídos, mais nos aproximamos de uma dinâmica potencialmente deflacionária para o fornecimento do próprio token.
Em suma, a interdependência dos dois tokens significa que se as aplicações construídas na VeChain forem amplamente utilizadas, a demanda por VTHOR deve aumentar, e isso poderia resultar em um aumento no preço dos tokens VET.
Como já mencionado, a VeChain foi desenvolvida principalmente para melhorar as operações comerciais e a gestão da cadeia de suprimentos e, graças à sua versatilidade e simplicidade de aplicação, é adequada para diversos fins. Abaixo estão alguns dos casos de uso mais populares envolvendo o ecossistema VeChain.
Anticontrafação: Especialmente na indústria de bens de luxo, o problema da falsificação é muito sério. A VeChain é capaz de resolver esses problemas inconvenientes. Os clientes que desejam ter certeza da autenticidade de um item, podem anexar um chip criptografado e usá-lo para registrar e rastrear entregas, armazenamento, manutenção e revenda.
O fabricante de automóveis multinacional francêsRenaultrecentemente assinou uma parceria com VeChain para desenvolver um livro digital de manutenção de carros, que permitirá à empresa armazenar dados para cada automóvel e assim evitar problemas como a adulteração de quilometragem. Isso certamente criará confiança entre compradores e vendedores.
Registros de saúde: Agora é bem sabido que a tecnologia blockchain é capaz de revolucionar a saúde, concedendo às pessoas a propriedade exclusiva de seus registros médicos. Os dados laboratoriais podem ser salvos com segurança na blockchain VeChain, com apenas os pacientes e outras partes autorizadas tendo acesso, substituindo procedimentos de manutenção de registros ineficazes e inseguros. Dessa forma, tanto a divulgação excessiva de dados pessoais quanto a manipulação dos dados podem ser evitadas.
Em 2020, a VeChain e a I-Dante trabalharam juntas para criar o aplicativo E-HCert, uma solução de arquivamento para registros de testes COVID-19 RT-PCR e de anticorpos, como parte de seu esforço conjunto para construir soluções médicas habilitadas por blockchain. Hospital do Mediterrâneo de Chipreregistrou os resultados dos testes de mais de 8.000 pacientes que então os usaram como parte do procedimento de chegada de voo no Aeroporto Internacional de Larnaca.
Rastreando as emissões de carbono: Outra solução que a VeChain pode fornecer é o rastreamento das atividades de emissão de carbono realizadas por indivíduos e empresas. Uma vez disponíveis dados certificados sobre as emissões de carbono, um governo pode decidir se recompensa ou multa entidades com base em sua pegada de carbono.
O governo chinês criou um mecanismo de compensação de carbono para reduzir as emissões de CO2 eBYD, o maior fabricante mundial de automóveis elétricos e baterias, anunciou que concluíram uma solução de compensação de carbono para os modelos de carro. Um sistema criado pela VeChain e DNV GL será instalado em mais de 500.000 automóveis, permitindo aos usuários dos automóveis BYD ganhar créditos de carbono.
Estes são apenas alguns dos muitos casos de uso da tecnologia VeChain. A lista também pode ser estendida para votação, jogos, imóveis e muitos outros, demonstrando o fato de que o blockchain será uma parte integral das soluções de negócios futuras.
VeChain demonstrou sua capacidade de ajudar as empresas a desenvolverem aplicações valiosas de blockchain, tendo ao seu lado sua incrível versatilidade e suas muitas aplicações possíveis na vida real. A lista de empresas que assinaram parcerias ou estão usando ativamente os serviços oferecidos pela VeChain já é muito extensa e não mostra sinais de parar. Isso demonstra a validade e solidez do projeto, que foi criado especificamente para melhorar a maneira como a empresa faz negócios.
Muito provavelmente, com o tempo, muitas outras empresas ou governos perceberão que a tecnologia blockchain veio para ficar e que seu uso será essencial para acompanhar os tempos. Algumas delas certamente serão confrontadas com a decisão de usar ou não os serviços oferecidos pela VeChain, pois, por enquanto, ela é uma das líderes no setor de blockchain como serviço.
Para possuir VET e VTHO, você pode usar os serviços de uma exchange de criptomoedas centralizada. Comece por criando uma conta Gate.io, e obtenha verificação e financiamento. Em seguida, você está pronto para seguir as etapas para comprar VET e VTHO.
Em novembro de 2022, a Fundação VeChain anunciou a bem-sucedida atualização da blockchain VeChainThor para 'Proof of Authority 2.0' (PoA2.0), ocorrendo na altura do bloco 13815000. PoA2.0 é uma atualização a nível de protocolo que introduz mecanismos de segurança adicionais ao VeChainThor. Segundo a Fundação, o VeChainThor passou por essa atualização e agora é a blockchain pública mais confiável, escalável e segura da indústria, aderindo a altos padrões regulatórios de proteção de dados. Isso ocorreu graças ao fato de que a equipe de desenvolvimento foi capaz de combinar os pontos fortes das arquiteturas Nakamoto e Byzantine Fault Tolerance (BFT) enquanto eliminava suas fraquezas individuais, resolvendo um trade-off chave na arquitetura blockchain entre escalabilidade e finalidade dos dados.
Para as últimas atualizações sobre VeChain, você pode visitar:
ConfiraPreço do VET hojeePreço do VTHO hoje, e comece a negociar seus pares de moedas favoritos.