O que é Vesta Finance

Intermediário8/29/2023, 4:47:02 PM
A Vesta Finance é um dos primeiros projetos incubados pela comunidade OlympusDAO. É um protocolo nativo de stablecoin supercolateralizada construído no ecossistema Arbitrum. A stablecoin supercolateralizada VST é o produto principal. Os utilizadores podem depositar colaterais suportados no sistema e emitir VST a uma certa taxa de supercolateralização. O VST é um token ERC-20 projetado através de contrato para estar ligado 1:1 com o dólar dos EUA.

Até agora, o desenvolvimento do setor de stablecoins viu a emissão total ultrapassar 72,4 bilhões de dólares americanos, com stablecoins colateralizadas em fiat ocupando a maior parte. De acordo com os dados da Dune, a emissão do USDT ultrapassou 39,1 bilhões de dólares americanos, representando 46,1%, enquanto a emissão do USDC atingiu 31,1 bilhões de dólares americanos, constituindo 36,6%. Juntos, esses dois representam mais de 80% do mercado total. Embora as stablecoins colateralizadas em fiat enfrentem questões como emissão, aceitação e regulamentação, elas permanecem o tipo mais líquido de stablecoin.

Em março deste ano, o colapso do Silicon Valley Bank causou uma corrida bancária, impactando seriamente o sistema bancário dos EUA e afetando até mesmo o ecossistema de criptomoedas, levando a numerosas stablecoins a se desvincularem de suas âncoras. Entre elas, o emissor do USDC, Circle, revelou uma exposição de 3,3 bilhões de dólares americanos ao fracassado Silicon Valley Bank, levando a uma corrida de pânico na segunda maior stablecoin, o USDC, que em certo momento se desvinculou de sua âncora, atingindo um mínimo de 0,88 USD. Devido ao uso do USDC como ativo de garantia primária, as duas maiores stablecoins descentralizadas, DAI e FRAX, também foram afetadas. Essa reação em cadeia forçou a Circle a destruir USDC para manter a estabilidade de preço e transferir os fundos de 3,3 bilhões de dólares do Silicon Valley Bank para o BNY Mellon Bank. Após adotar uma série de medidas de emergência, o preço do USDC essencialmente retornou a 1 USD. Embora as principais stablecoins eventualmente tenham retomado suas âncoras, a reação em cadeia causada pelo colapso do SVB levará a um aumento na escrutínio regulatório, e os controles sobre os emissores de stablecoins se tornarão mais rigorosos.

Os "stablecoins super-colateralizados" são um método de emissão maduro atualmente no mercado, frequentemente classificado como projetos de empréstimo dentro do DeFi. Como pioneiro, a MakerDAO abriu caminho para este sub-setor, e o protocolo Liquity tem visto um desenvolvimento rápido desde o seu lançamento. O sucesso do DAI e do LUSD como stablecoins super-colateralizados representativos é evidente. A Vesta Finance é um protocolo nativo de stablecoin super-colateralizada construído no ecossistema Arbitrum, semelhante em lógica de produto ao Liquity e MakerDAO. Este artigo desvenda a lógica operacional e o modelo de taxa de juros de sua stablecoin, VST, elabora sobre o modelo de liquidação do sistema e analisa o modelo de token do protocolo e o estado atual de desenvolvimento.

Introdução ao Vesta Finance

A Vesta Finance é uma plataforma de stablecoin super-colateralizada construída na Arbitrum e é um dos primeiros projetos incubados pela comunidade OlympusDAO. O produto foi lançado oficialmente em fevereiro de 2022, centrado no sistema de stablecoin super-colateralizada, VST. Os utilizadores podem depositar colaterais suportados no sistema, a partir dos quais podem emitir VST a uma certa taxa de super-colateralização. O VST é um token ERC-20 projetado através de contratos inteligentes para estar vinculado 1:1 ao dólar americano.

Além dos seus laços estreitos com a Olympus, a Vesta Finance fez parceria com a GMX, o maior protocolo de derivativos por valor total bloqueado no Arbitrum. Além disso, combina engenhosamente os DeFi legos e introduz mais jogabilidade nos produtos GMX, juntando-se às “GLP WARs”. No futuro, a equipa lançará a versão v2, expandindo os casos de uso para a stablecoin VST no Arbitrum, como adicionar funções de alavancagem e recompensas de mineração de liquidez, entre outros.

Lógica do Produto

Os utilizadores adicionam garantias suportadas ao pool correspondente para criar um Vault. Eles podem então criar a stablecoin VST a uma certa taxa de super-colateralização. A geração de VST implica uma obrigação de dívida. Esta dívida faz com que a garantia no Vault seja bloqueada até que o utilizador pague o VST para reclamar a sua garantia.

Portanto, para os utilizadores, concluir uma transação de empréstimo de stablecoin VST envolve operações de depósito, levantamento e reembolso. Cada depósito representa a criação independente de um Vault, e Vaults registam a dívida do utilizador. A plataforma atualmente tem sete tipos de Vaults: ETH, wETH, ARB, GMX, DPX, GLP e gOHM.

A Vesta Finance suporta GLP como garantia. Os utilizadores podem depositar GLP diretamente na Vesta, e o protocolo voltará a garantir o GLP em GMX. Este jogo de combinação iterativa melhora a eficiência de capital e aumenta as taxas de rendimento. Os utilizadores que depositam GLP não só podem criar a stablecoin VST, como também podem obter lucros com o GLP empenhado.

Fonte da imagem:https://vestafinance.xyz/produto

Modelo de Taxa de Juros VRR

O objetivo do VST é manter uma âncora 1:1 com o Dólar Americano, com o protocolo garantindo um mecanismo de estabilidade de preço. Por um lado, esta estabilidade é alcançada através de arbitragem e, por outro lado, através da introdução do Modelo de Taxa de Juros de Referência Vesta (VRR), um modelo de taxa de juros baseado em índice.

A equipa, considerando os níveis de risco associados aos diferentes tipos de colaterais, realizou testes retrospetivos de dados históricos sobre os níveis de taxas de juros de diferentes colaterais. Por fim, o risco de prémio foi classificado em diferentes níveis. O protocolo divide o colateral em três níveis de risco: baixo, médio e alto. Diferentes parâmetros de taxa de juro de referência são definidos para estes três níveis de colateral, resultando em expressões matemáticas para as taxas de juro de colaterais em diferentes níveis de risco conforme o seguinte:

(Aqui, β é a taxa de juros de referência de benchmark para garantia semelhante quando o preço do VST é de 1 dólar americano; C é o fator constante que determina a curvatura da função exponencial; ΔP é a divergência de preço do preço do VST da taxa de câmbio de 1 dólar americano, expressa em centavos.)

A equipa definiu finalmente as taxas de referência de benchmark para garantias nos níveis de baixo, médio e alto risco em 0,5%, 0,75% e 1,25%, respectivamente, resultando na seguinte curva de taxas de juro:

Fonte da imagem:https://docs.vestafinance.xyz/technical-overview/fees-and-vesta-reference-rate/vesta-reference-rate

Modelo de Liquidação

O protocolo introduz dois métodos para atualizar o preço em tempo real dos ativos de garantia: oráculos da Chainlink e o preço médio ponderado de 1.800 segundos dos ativos correspondentes no Uniswap v3. Se o valor da garantia na conta cair abaixo da taxa mínima de garantia, a liquidação será acionada.

O protocolo construiu um Pool de Estabilidade composto inteiramente por stablecoins VST. Este pool funciona como a primeira linha de defesa para iniciar o mecanismo de liquidação, e o princípio de liquidação seguido é "Pool de Estabilidade primeiro, realocação da dívida restante."

Qualquer pessoa pode depositar VST no Stability Pool e receber recompensas em tokens VSTA (o endereço do tesouro da comunidade determina esta parte da recompensa), bem como parte das recompensas de garantia de Vaults liquidados. Os utilizadores podem retirar o seu VST depositado a qualquer momento. Além dos Vaults serem liquidados, quando a liquidação ocorre, o Stability Pool primeiro destruirá a dívida VST correspondente dentro do Vault e obterá a garantia dentro do mesmo. 0,5% da garantia será recompensada ao liquidante, sendo o restante da garantia distribuído proporcionalmente aos depositantes de VST. Suponha que todo o VST no Stability Pool seja insuficiente. Nesse caso, o sistema redistribuirá a dívida, adicionando automaticamente a dívida restante e a garantia a outros Vaults no mesmo estado de liquidação, e alocando-os de acordo com a proporção da garantia do total do sistema. Isto significa que os Vaults com um valor total de garantia mais elevado terão prioridade na distribuição.

O protocolo lançou um módulo de poupança em 6 de fevereiro deste ano para atrair depósitos de VST. Os depósitos absorvidos por este módulo funcionarão como uma reserva de estabilidade, e a taxa de juros do depósito corresponde ao modelo VRR, portanto, o nível de juros depende principalmente do tamanho da discrepância do VST em relação à sua ancoragem. Este módulo suporta um período máximo de bloqueio de 90 dias, sendo que períodos de bloqueio mais longos rendem recompensas de VST mais altas. A funcionalidade de bloqueio automático é projetada para prevenir retiradas em massa de VST.

Fonte da imagem:https://vestafinance.xyz/staking/saving

As pools estáveis podem garantir melhor a capacidade do sistema de pagar, garantindo que as ações de liquidação ocorram prontamente. Se o tamanho da pool estável for maior do que a escala de liquidação do Vault, será capaz de absorver a dívida do sistema de forma eficaz. Portanto, as pools estáveis desempenham um papel vital na capacidade de liquidação do sistema.

Modelo de Token

O fornecimento total de tokens VSTA é de 100 milhões, com a maioria da alocação destinada à comunidade para incentivar a governação ativa. 1% é alocado para OlympusDAO. A distribuição detalhada de tokens é a seguinte:

Fonte da imagem:https://docs.vestafinance.xyz/tokenomics/vsta-tokenomics

Tesouro da Comunidade (63%): Deste total, 61% é usado para incentivos de mineração, incluindo o pool VSTA-ETH na Balancer (atualmente liberando 11.446 VSTA semanalmente), Factor Pool na Curve e o official Stability Pool (atualmente liberando 284 VSTA semanalmente no gOHM Vault); 2% é usado para o comitê de subsídios criado pela equipe, para incentivar os membros da comunidade a completar tarefas de marketing e técnicas.

Contribuidores Principais (21%): Deste total, 10% foi alocado aos membros atuais da equipe principal; 11% será distribuído para futuros contribuidores, garantindo benefícios para a equipe de desenvolvimento futura.

Consultores (4%): Atualmente, de acordo com as informações divulgadas pela equipa, existem três consultores, e mais de um terço desta parte dos tokens ainda não foi alocada.

Evento de Impulso do Tesouro — LBP (4%): Esta parte é o fundo inicial do tesouro e, de 21 de janeiro de 2022 a 3 de fevereiro de 2022, a equipe usou aproximadamente 10,08 milhões de USDC para emitir 4,12 milhões de VSTA, a um preço médio de 1 VSTA = 2,45 USDC.

Contribuintes na Lista Branca (1%): De dezembro de 2021 a 15 de janeiro de 2022, a equipa realizou uma venda de tokens a baixo preço para os primeiros apoiantes na comunidade. O plano original era alocar 2% do fornecimento total a esta parte, mas no final do evento, 1% dos tokens foram distribuídos aos membros na lista branca, cerca de 600 pessoas. Com base nos níveis de contribuição, essas 600 pessoas foram divididas em cinco camadas, com o preço do token VSTA para este evento sendo aproximadamente $0.375 cada um.

Estado de desenvolvimento

Durante o incidente de desvinculação do USDC, devido à queda nos preços dos ativos colaterais e ao fato de que quase 50% dos ativos do GLP incluíam USDC, algumas posições eram insuficientes para cobrir dívidas. Como resultado, o protocolo liquidou 10 CDPs e quase $42.000 em VST foram destruídos. O protocolo resistiu ao teste de estresse utilizando os fundos do pool de estabilidade e do módulo de poupança, usando seu capital. Os oficiais afirmaram que as principais liquidações ocorreram na Vault do GLP, com uma penalidade de liquidação de 15%.

Atualmente, o valor total bloqueado nas pools de liquidez da Vesta Finance ultrapassou os $17 milhões. Ao analisar a composição do colateral, mais de $9.75 milhões estão em ativos gOHM, representando até 55.39%, indicando uma alta dependência em ativos gOHM.

Fonte da imagem: https://vestafinance.xyz/stats

Em relação à emissão de VST, o sistema já emitiu mais de 14,2 milhões de tokens VST até agora. Examinando a distribuição dos ativos de garantia, o gOHM representa uma quantidade substancial das garantias usadas para a emissão de VST. A participação do GLP tem sido relativamente alta no passado, excedendo 80%, mas diminuiu recentemente. Enquanto isso, entre os ativos de garantia para os VST destruídos, a maioria deles vem do GLP Vault, indicando sua maior volatilidade, seguido pelo gOHM Vault. É claro ver que o protocolo tem uma forte dependência tanto do gOHM quanto do GLP.

Fonte da imagem:https://dune.com/defimochi/vesta-finance

Conclusão

O protocolo demonstra consistência lógica no design do produto e é semelhante aos protocolos padrão de stablecoin super-colateralizada. Mantém a âncora de preço da stablecoin VST ajustando dinamicamente a taxa de juros de empréstimo (VRR) e utiliza um mecanismo de liquidação em camadas. O pool de estabilidade e o módulo de poupança servem como a primeira linha de defesa no sistema de liquidação, resistindo ao teste de estresse durante o incidente de desvinculação do USDC. Os incentivos de airdrop no Arbitrum e o gameplay combinado com a GMX trouxeram algum capital e usuários para a Vesta Finance. No entanto, os cenários de aplicação atuais para a stablecoin VST são limitados. No futuro, à medida que os ecossistemas de protocolos de stablecoin super-colateralizada se expandirem para o Arbitrum, poderá haver uma maior concorrência no mercado. O espaço de desenvolvimento da Vesta Finance enfrentará desafios, e o protocolo precisará encontrar soluções inovadoras.

Автор: Minnie
Перекладач: Piper
Рецензент(-и): Piccolo、Edward、Elisa、Ashley He、Joyce
* Ця інформація не є фінансовою порадою чи будь-якою іншою рекомендацією, запропонованою чи схваленою Gate.io.
* Цю статтю заборонено відтворювати, передавати чи копіювати без посилання на Gate.io. Порушення є порушенням Закону про авторське право і може бути предметом судового розгляду.

O que é Vesta Finance

Intermediário8/29/2023, 4:47:02 PM
A Vesta Finance é um dos primeiros projetos incubados pela comunidade OlympusDAO. É um protocolo nativo de stablecoin supercolateralizada construído no ecossistema Arbitrum. A stablecoin supercolateralizada VST é o produto principal. Os utilizadores podem depositar colaterais suportados no sistema e emitir VST a uma certa taxa de supercolateralização. O VST é um token ERC-20 projetado através de contrato para estar ligado 1:1 com o dólar dos EUA.

Até agora, o desenvolvimento do setor de stablecoins viu a emissão total ultrapassar 72,4 bilhões de dólares americanos, com stablecoins colateralizadas em fiat ocupando a maior parte. De acordo com os dados da Dune, a emissão do USDT ultrapassou 39,1 bilhões de dólares americanos, representando 46,1%, enquanto a emissão do USDC atingiu 31,1 bilhões de dólares americanos, constituindo 36,6%. Juntos, esses dois representam mais de 80% do mercado total. Embora as stablecoins colateralizadas em fiat enfrentem questões como emissão, aceitação e regulamentação, elas permanecem o tipo mais líquido de stablecoin.

Em março deste ano, o colapso do Silicon Valley Bank causou uma corrida bancária, impactando seriamente o sistema bancário dos EUA e afetando até mesmo o ecossistema de criptomoedas, levando a numerosas stablecoins a se desvincularem de suas âncoras. Entre elas, o emissor do USDC, Circle, revelou uma exposição de 3,3 bilhões de dólares americanos ao fracassado Silicon Valley Bank, levando a uma corrida de pânico na segunda maior stablecoin, o USDC, que em certo momento se desvinculou de sua âncora, atingindo um mínimo de 0,88 USD. Devido ao uso do USDC como ativo de garantia primária, as duas maiores stablecoins descentralizadas, DAI e FRAX, também foram afetadas. Essa reação em cadeia forçou a Circle a destruir USDC para manter a estabilidade de preço e transferir os fundos de 3,3 bilhões de dólares do Silicon Valley Bank para o BNY Mellon Bank. Após adotar uma série de medidas de emergência, o preço do USDC essencialmente retornou a 1 USD. Embora as principais stablecoins eventualmente tenham retomado suas âncoras, a reação em cadeia causada pelo colapso do SVB levará a um aumento na escrutínio regulatório, e os controles sobre os emissores de stablecoins se tornarão mais rigorosos.

Os "stablecoins super-colateralizados" são um método de emissão maduro atualmente no mercado, frequentemente classificado como projetos de empréstimo dentro do DeFi. Como pioneiro, a MakerDAO abriu caminho para este sub-setor, e o protocolo Liquity tem visto um desenvolvimento rápido desde o seu lançamento. O sucesso do DAI e do LUSD como stablecoins super-colateralizados representativos é evidente. A Vesta Finance é um protocolo nativo de stablecoin super-colateralizada construído no ecossistema Arbitrum, semelhante em lógica de produto ao Liquity e MakerDAO. Este artigo desvenda a lógica operacional e o modelo de taxa de juros de sua stablecoin, VST, elabora sobre o modelo de liquidação do sistema e analisa o modelo de token do protocolo e o estado atual de desenvolvimento.

Introdução ao Vesta Finance

A Vesta Finance é uma plataforma de stablecoin super-colateralizada construída na Arbitrum e é um dos primeiros projetos incubados pela comunidade OlympusDAO. O produto foi lançado oficialmente em fevereiro de 2022, centrado no sistema de stablecoin super-colateralizada, VST. Os utilizadores podem depositar colaterais suportados no sistema, a partir dos quais podem emitir VST a uma certa taxa de super-colateralização. O VST é um token ERC-20 projetado através de contratos inteligentes para estar vinculado 1:1 ao dólar americano.

Além dos seus laços estreitos com a Olympus, a Vesta Finance fez parceria com a GMX, o maior protocolo de derivativos por valor total bloqueado no Arbitrum. Além disso, combina engenhosamente os DeFi legos e introduz mais jogabilidade nos produtos GMX, juntando-se às “GLP WARs”. No futuro, a equipa lançará a versão v2, expandindo os casos de uso para a stablecoin VST no Arbitrum, como adicionar funções de alavancagem e recompensas de mineração de liquidez, entre outros.

Lógica do Produto

Os utilizadores adicionam garantias suportadas ao pool correspondente para criar um Vault. Eles podem então criar a stablecoin VST a uma certa taxa de super-colateralização. A geração de VST implica uma obrigação de dívida. Esta dívida faz com que a garantia no Vault seja bloqueada até que o utilizador pague o VST para reclamar a sua garantia.

Portanto, para os utilizadores, concluir uma transação de empréstimo de stablecoin VST envolve operações de depósito, levantamento e reembolso. Cada depósito representa a criação independente de um Vault, e Vaults registam a dívida do utilizador. A plataforma atualmente tem sete tipos de Vaults: ETH, wETH, ARB, GMX, DPX, GLP e gOHM.

A Vesta Finance suporta GLP como garantia. Os utilizadores podem depositar GLP diretamente na Vesta, e o protocolo voltará a garantir o GLP em GMX. Este jogo de combinação iterativa melhora a eficiência de capital e aumenta as taxas de rendimento. Os utilizadores que depositam GLP não só podem criar a stablecoin VST, como também podem obter lucros com o GLP empenhado.

Fonte da imagem:https://vestafinance.xyz/produto

Modelo de Taxa de Juros VRR

O objetivo do VST é manter uma âncora 1:1 com o Dólar Americano, com o protocolo garantindo um mecanismo de estabilidade de preço. Por um lado, esta estabilidade é alcançada através de arbitragem e, por outro lado, através da introdução do Modelo de Taxa de Juros de Referência Vesta (VRR), um modelo de taxa de juros baseado em índice.

A equipa, considerando os níveis de risco associados aos diferentes tipos de colaterais, realizou testes retrospetivos de dados históricos sobre os níveis de taxas de juros de diferentes colaterais. Por fim, o risco de prémio foi classificado em diferentes níveis. O protocolo divide o colateral em três níveis de risco: baixo, médio e alto. Diferentes parâmetros de taxa de juro de referência são definidos para estes três níveis de colateral, resultando em expressões matemáticas para as taxas de juro de colaterais em diferentes níveis de risco conforme o seguinte:

(Aqui, β é a taxa de juros de referência de benchmark para garantia semelhante quando o preço do VST é de 1 dólar americano; C é o fator constante que determina a curvatura da função exponencial; ΔP é a divergência de preço do preço do VST da taxa de câmbio de 1 dólar americano, expressa em centavos.)

A equipa definiu finalmente as taxas de referência de benchmark para garantias nos níveis de baixo, médio e alto risco em 0,5%, 0,75% e 1,25%, respectivamente, resultando na seguinte curva de taxas de juro:

Fonte da imagem:https://docs.vestafinance.xyz/technical-overview/fees-and-vesta-reference-rate/vesta-reference-rate

Modelo de Liquidação

O protocolo introduz dois métodos para atualizar o preço em tempo real dos ativos de garantia: oráculos da Chainlink e o preço médio ponderado de 1.800 segundos dos ativos correspondentes no Uniswap v3. Se o valor da garantia na conta cair abaixo da taxa mínima de garantia, a liquidação será acionada.

O protocolo construiu um Pool de Estabilidade composto inteiramente por stablecoins VST. Este pool funciona como a primeira linha de defesa para iniciar o mecanismo de liquidação, e o princípio de liquidação seguido é "Pool de Estabilidade primeiro, realocação da dívida restante."

Qualquer pessoa pode depositar VST no Stability Pool e receber recompensas em tokens VSTA (o endereço do tesouro da comunidade determina esta parte da recompensa), bem como parte das recompensas de garantia de Vaults liquidados. Os utilizadores podem retirar o seu VST depositado a qualquer momento. Além dos Vaults serem liquidados, quando a liquidação ocorre, o Stability Pool primeiro destruirá a dívida VST correspondente dentro do Vault e obterá a garantia dentro do mesmo. 0,5% da garantia será recompensada ao liquidante, sendo o restante da garantia distribuído proporcionalmente aos depositantes de VST. Suponha que todo o VST no Stability Pool seja insuficiente. Nesse caso, o sistema redistribuirá a dívida, adicionando automaticamente a dívida restante e a garantia a outros Vaults no mesmo estado de liquidação, e alocando-os de acordo com a proporção da garantia do total do sistema. Isto significa que os Vaults com um valor total de garantia mais elevado terão prioridade na distribuição.

O protocolo lançou um módulo de poupança em 6 de fevereiro deste ano para atrair depósitos de VST. Os depósitos absorvidos por este módulo funcionarão como uma reserva de estabilidade, e a taxa de juros do depósito corresponde ao modelo VRR, portanto, o nível de juros depende principalmente do tamanho da discrepância do VST em relação à sua ancoragem. Este módulo suporta um período máximo de bloqueio de 90 dias, sendo que períodos de bloqueio mais longos rendem recompensas de VST mais altas. A funcionalidade de bloqueio automático é projetada para prevenir retiradas em massa de VST.

Fonte da imagem:https://vestafinance.xyz/staking/saving

As pools estáveis podem garantir melhor a capacidade do sistema de pagar, garantindo que as ações de liquidação ocorram prontamente. Se o tamanho da pool estável for maior do que a escala de liquidação do Vault, será capaz de absorver a dívida do sistema de forma eficaz. Portanto, as pools estáveis desempenham um papel vital na capacidade de liquidação do sistema.

Modelo de Token

O fornecimento total de tokens VSTA é de 100 milhões, com a maioria da alocação destinada à comunidade para incentivar a governação ativa. 1% é alocado para OlympusDAO. A distribuição detalhada de tokens é a seguinte:

Fonte da imagem:https://docs.vestafinance.xyz/tokenomics/vsta-tokenomics

Tesouro da Comunidade (63%): Deste total, 61% é usado para incentivos de mineração, incluindo o pool VSTA-ETH na Balancer (atualmente liberando 11.446 VSTA semanalmente), Factor Pool na Curve e o official Stability Pool (atualmente liberando 284 VSTA semanalmente no gOHM Vault); 2% é usado para o comitê de subsídios criado pela equipe, para incentivar os membros da comunidade a completar tarefas de marketing e técnicas.

Contribuidores Principais (21%): Deste total, 10% foi alocado aos membros atuais da equipe principal; 11% será distribuído para futuros contribuidores, garantindo benefícios para a equipe de desenvolvimento futura.

Consultores (4%): Atualmente, de acordo com as informações divulgadas pela equipa, existem três consultores, e mais de um terço desta parte dos tokens ainda não foi alocada.

Evento de Impulso do Tesouro — LBP (4%): Esta parte é o fundo inicial do tesouro e, de 21 de janeiro de 2022 a 3 de fevereiro de 2022, a equipe usou aproximadamente 10,08 milhões de USDC para emitir 4,12 milhões de VSTA, a um preço médio de 1 VSTA = 2,45 USDC.

Contribuintes na Lista Branca (1%): De dezembro de 2021 a 15 de janeiro de 2022, a equipa realizou uma venda de tokens a baixo preço para os primeiros apoiantes na comunidade. O plano original era alocar 2% do fornecimento total a esta parte, mas no final do evento, 1% dos tokens foram distribuídos aos membros na lista branca, cerca de 600 pessoas. Com base nos níveis de contribuição, essas 600 pessoas foram divididas em cinco camadas, com o preço do token VSTA para este evento sendo aproximadamente $0.375 cada um.

Estado de desenvolvimento

Durante o incidente de desvinculação do USDC, devido à queda nos preços dos ativos colaterais e ao fato de que quase 50% dos ativos do GLP incluíam USDC, algumas posições eram insuficientes para cobrir dívidas. Como resultado, o protocolo liquidou 10 CDPs e quase $42.000 em VST foram destruídos. O protocolo resistiu ao teste de estresse utilizando os fundos do pool de estabilidade e do módulo de poupança, usando seu capital. Os oficiais afirmaram que as principais liquidações ocorreram na Vault do GLP, com uma penalidade de liquidação de 15%.

Atualmente, o valor total bloqueado nas pools de liquidez da Vesta Finance ultrapassou os $17 milhões. Ao analisar a composição do colateral, mais de $9.75 milhões estão em ativos gOHM, representando até 55.39%, indicando uma alta dependência em ativos gOHM.

Fonte da imagem: https://vestafinance.xyz/stats

Em relação à emissão de VST, o sistema já emitiu mais de 14,2 milhões de tokens VST até agora. Examinando a distribuição dos ativos de garantia, o gOHM representa uma quantidade substancial das garantias usadas para a emissão de VST. A participação do GLP tem sido relativamente alta no passado, excedendo 80%, mas diminuiu recentemente. Enquanto isso, entre os ativos de garantia para os VST destruídos, a maioria deles vem do GLP Vault, indicando sua maior volatilidade, seguido pelo gOHM Vault. É claro ver que o protocolo tem uma forte dependência tanto do gOHM quanto do GLP.

Fonte da imagem:https://dune.com/defimochi/vesta-finance

Conclusão

O protocolo demonstra consistência lógica no design do produto e é semelhante aos protocolos padrão de stablecoin super-colateralizada. Mantém a âncora de preço da stablecoin VST ajustando dinamicamente a taxa de juros de empréstimo (VRR) e utiliza um mecanismo de liquidação em camadas. O pool de estabilidade e o módulo de poupança servem como a primeira linha de defesa no sistema de liquidação, resistindo ao teste de estresse durante o incidente de desvinculação do USDC. Os incentivos de airdrop no Arbitrum e o gameplay combinado com a GMX trouxeram algum capital e usuários para a Vesta Finance. No entanto, os cenários de aplicação atuais para a stablecoin VST são limitados. No futuro, à medida que os ecossistemas de protocolos de stablecoin super-colateralizada se expandirem para o Arbitrum, poderá haver uma maior concorrência no mercado. O espaço de desenvolvimento da Vesta Finance enfrentará desafios, e o protocolo precisará encontrar soluções inovadoras.

Автор: Minnie
Перекладач: Piper
Рецензент(-и): Piccolo、Edward、Elisa、Ashley He、Joyce
* Ця інформація не є фінансовою порадою чи будь-якою іншою рекомендацією, запропонованою чи схваленою Gate.io.
* Цю статтю заборонено відтворювати, передавати чи копіювати без посилання на Gate.io. Порушення є порушенням Закону про авторське право і може бути предметом судового розгляду.
Розпочати зараз
Зареєструйтеся та отримайте ваучер на
$100
!