Leia o token BRC-20 num artigo

Intermediário11/12/2023, 6:13:35 PM
O BRC-20 tem como objetivo estabelecer um novo padrão para a criação de tokens intercambiáveis usando a camada subjacente do Bitcoin. Este artigo explica os conceitos básicos do token BRC-20, abrangendo tudo desde suas origens, princípios de funcionamento, prós e contras até casos de uso, e discute o impacto potencial e o desenvolvimento da Web3 no futuro.

Em termos simples, BRC-20 é uma tentativa de adicionar casos de uso alternativos à camada base do Bitcoin imediatamente após a fundação do Protocolo Ordinais, o que tornou os NFTs de Bitcoin rapidamente populares.

Em termos gerais, BRC-20 está a tentar tornar-se um padrão de token, semelhante ao ERC-20 do Ethereum. Assim como Chainlink é um token baseado em Etheruem e LINKé um token ERC-20, o token BRC-20 também deve ser baseado em Bitcoin. A versão normal do Bitcoin inicialmente não fez nenhum esforço para alcançar isso.

Token BRC-20

A origem do token BRC-20

O Protocolo Ordinais é uma estratégia para marcar e numerar a menor unidade de Bitcoin, “Satoshi”. A introdução deste acordo estabelece as bases para o BRC-20. O processo dos Ordinais envolve a população de Sats ou Satoshis com dados adicionais para os tornar únicos — iniciando uma nova era de NFTs de Bitcoin.

No entanto, em 8 de março de 2023, Domo, o detentor individual do projeto Bitcoin NFT Ordinals Face, lançou o padrão de token experimental do Bitcoin, ou BRC-20. O projeto queria usar a camada base do Bitcoin para criar um token impulsionado por inscrições, conhecido como BRC-20.

Embora a inscrição nos Sats já exista nesta fase, a Domo planeia inscrever alguns dados JSON (JavaScript Object Notation) no Sat, abrindo a porta para criar novos tokens BRC-20. Até pode pensar neles como Ordinais BRC-20 porque usam o mesmo protocolo e seguem a inscrição.

O que é o token BRC-20?

A partir de uma distância, o padrão BRC-20 parece-se com qualquer outro token que utilize uma camada base específica, como ERC-20, BEP-20, etc.No entanto, como padrão de token, BRC é tão simples como o Pedido de Comentário Bitcoin (Bitcoin Request for Comment). Não possui funcionalidade de contrato inteligente incorporada para impulsionar a funcionalidade do token.

Simplesmente, o token BRC-20 usa o método de inscrição dos Ordinais e utiliza dados JSON para popular satoshi (satoshi), tornando o token adequado para implementação, cunhagem e transferência.

Para que qualquer entidade aleatória se torne um token, ela precisa de uma carteira que possa decodificar seus metadados ou preencher. Enquanto os tokens ERC-20 e similares têm contratos inteligentes para fazer tudo isso, isso não é complicado para o padrão BRC-20.

Para BRC-20, o ficheiro de script baseado em texto é armazenado no Sat (lembra-te dos dados JSON que discutimos) e atribui o estado do token a esse ficheiro. A carteira específica BRC-20 pode então entender e analisar esse ficheiro de script para implantação, cunhagem e transferência.

Esta é a primeira instância do tipo de dados JSON inscrito em Sat. Note que lista todos os elementos, como acordos, operações (iniciar coisas), códigos de estoque (ORDI - o primeiro token BRC-20), oferta máxima e limites de cunhagem.

Implementação JSON do BRC-20. Fonte: Gitbook

Observe que esse script JSON se destina a implantar ou criar tokens BRC-20. As coisas mudam quando você precisa transferir ou cunhar moedas. Mas falaremos sobre isso mais tarde.

O token BRC-20 utiliza o protocolo Ordinals para escrever tipos específicos de texto em Satoshi, tornando-se um token legível para carteira e intercambiável.

BRC-20 e Conexões Ordinais: São Eles os Mesmos?

Se olhares de perto, verás que BRC-20 é apenas um caso de uso experimental para o Protocolo Ordinals (uma estratégia de inscrição inovadora). O token BRC-20 em si não é Ordinal ou NFT. Apenas torna os Sats etiquetados ou numerados uma alternativa aos tokens padrão, não NFTs.

Antes do surgimento do BRC-20, as pessoas usavam imagens, vídeo e áudio para registar Satoshis, a menor unidade de Bitcoin. Desde a introdução de novos padrões de tokens, houve uma mudança para o uso de inscrições específicas de texto.


O token BRC-20 levou a um aumento no uso de inscrições textuais. Fonte: Dune Analytics

Como funciona o token BRC-20?

Gestão de tokens, que inclui um novo tipo de token como BRC-20, geralmente tem os seguintes três aspetos:

  1. Criar um token ou implementação de token
  2. Cunhar tokens ou gerar novos
  3. Transfer tokens de acordo com os requisitos de negociação

Embora o BRC-20 seja um padrão de token experimental, de acordo com o script JSON que analisamos, todos os tokens BRC-20 cumprem esses três aspectos da gestão de tokens.

Como qualquer outro token, como funciona depende da forma como os utilizadores interagem com ele. Além disso, existe uma clara diferença entre BRC-20 e o padrão insubstituívelOrdinal em termos de fungibilidade, o que confere valor e utilidade ao token BRC-20.

Se este token experimental se tornar popular, o novo padrão de token poderá criar, emitir e até mesmo tokens compatíveis para negociação. A ideia é fornecer outro caso de uso para o Bitcoin, em vez de simplesmente rotulá-lo como uma rede de moeda digital P2P.

Como funciona o processo de implantação, cunhagem e transferência de tokens?

Embora o token BRC-20 não envolva contratos inteligentes ou suporte EVM, ainda existem algumas implantações JSON nos bastidores que existem sob a forma de inscrições. Vamos dar uma olhada mais profunda em como o token BRC-20 realmente funciona ou é projetado.

Já vimos scripts JSON de implementação ou criação de tokens antes. Quando você vai para um mercado compatível com BRC-20 ou carteira(como UniSat), você pode clicar em Implementar. Uma vez que tenha seguido as instruções na tela, você poderá criar seu próprio token BRC-20. Uma vez criado e atribuído características ao token (como oferta máxima e limites de cunhagem), você pode começar a cunhar moedas.

Aqui está o fluxo da função "Mint":


Processo de função de cunhagem de token BRC-20. Fonte: Gitbook

Se quiser fazer a mesma transferência com base nos requisitos de compra/venda, por favor, considere usar o seguinte processo:


Processo de função de transferência de token BRC-20. Fonte: Gitbook

O que significam esses processos para BRC-20?

De acordo com o processo incorporado, cada processo é uma função ou f(x) chamada pelo minter ou remetente para invocar etapas e concluir o trabalho. Isso significa que cada etapa é uma inscrição e qualifica-se como um negócio.

Uma vez que cada pequeno processo requer uma inscrição, não é surpreendente que as transações se tenham tornado demasiadas e difíceis de processar, causando congestão na rede.Esta é uma das razões pelas quais a Binance teve de parar as retiradas de Bitcoin.

A inscrição do token BRC-20 disparou. Fonte: Messari

Note que estes processos são construídos dentro do ecossistema BRC-20. Os utilizadores só precisam de utilizar o campo de seleção da interface para iniciar o processo. Isto significa selecioná-los dentro da carteira para executar a função desejada.

Uma coisa a ter em mente, no entanto, é que até o criador original, Domo, considerou todo o blockchain BRC-20, que teve origem no protocolo Ordinals, como um experimento. Ele mencionou até que, embora este seja um padrão de token inovador, os tokens fungíveis não terão valor e não devem ser cunhados sem restrições.

gm. Fico muito feliz que alguém tenha gostado desta experiência. Aqui estão algumas instruções adicionais.

1. Estes tokens não terão valor. Por favor, não desperdicem dinheiro a criar muitos tokens.

2. Devido à forma como algumas ferramentas de inscrição estão configuradas, o “balance” pode ser cunhado em https://t.co/mja39YGIow…O endereço do intermediário usado em

— domo (@domodata) 2023/3/9

Mas as pessoas têm estado a ouvir? Vamos descobrir

Os tokens BRC-20 mais populares e se deve dá-los

Mas as pessoas adotaram essas sugestões? Vamos dar uma olhada.

Devo considerar usar o token BRC-20 mais popular?

De acordo com dados do mercado BRC-20 da BRC-2-.io, existem 14.307 tokens que foram depositados. Esse é o ponto para o padrão de blockchain BRC-20 conservador, experimental e hipotético.

Padrão de token BRC-20: BRC-20

Até meados de maio de 2023, a capitalização de mercado desses tokens ultrapassou os $465 milhões. Mas esse não é o caso. Aqui está uma lista dos tokens BRC-20 populares que causaram impacto:

Se notar tokens como SHIB e PEPE estão na lista, não fique excessivamente animadoe pensam que estão a negociar a preços diferentes na blockchain BRC-20. Na realidade, são apenas tokens SHIB e PEPE falsos, e os criadores de tokens BRC-20 introduziram-nos na rede Bitcoin apenas com o seu nome.

Observe que o token ORDI com ID #1 foi o primeiro token BRC-20 a ser cunhado. Há alguns outros nomes interessantes, incluindo Piza — cujo nome vem do meme da pizza.

Vantagens do token BRC-20

Embora toda a comunidade cripto tenha estado a debater a necessidade, valor e até mesmo os benefícios do token BRC-20. Aqui está a informação que podemos reunir:

  1. O padrão de token BRC-20 fornece um novo caso de uso para o Bitcoin.
  2. Não é difícil criar e emitir tokens como estes porque não há contratos inteligentes complexos como o ERC-20 envolvidos.
  3. A segurança do token BRC-20 provém da blockchain mais segura alguma vez criada — Rede Bitcoin
  4. Ele fornece uma ampla gama de possibilidades para a camada 2 do Bitcoin e soluções de dimensionamento, incluindo a Lightning Network.
  5. Estes tokens irão promover a fungibilidade e abrir novas possibilidades para o Bitcoin.
  6. De acordo com a abordagem PoW, o aumento da procura no ciberespaço está lentamente a tornar-se uma boa notícia para os mineiros de BTC, que ainda precisam de verificar e aprovar transações BRC-20.

Desvantagens do token BRC-20

O BRC-20 oferece algumas vantagens, mas também tem alguns pontos preocupantes:

  1. Não há uma ligação profunda à rede Bitcoin porque a criação de tokens BRC-20 é apenas uma forma de incorporar metadados em Sat, que podem ser lidos e interagidos com base em scripts escritos.
  2. O mercado secundário facilitou a negociação de tokens BRC-20, que não tinham nada a ver com o ecossistema original do Bitcoin.
  3. Estes tokens não são fáceis de gerir porque requerem interação com um conjunto completo de ferramentas, carteiras e outros passos.
  4. O token BRC-20 incentiva a negociação na CEX porque tokens como ORDI já estão online em empresas como Gate.io. Embora não haja nada de errado com isso, não está alinhado com o espírito descentralizado do Bitcoin.
  5. Os tokens BRC-20 são fáceis de produzir em massa porque não há contratos inteligentes para distribuir regras mais amplas.
  6. O token BRC-20, que utiliza o protocolo Ordinals, ainda está individualmente inscrito no sat. Como resultado, o número sempre crescente de transações BRC-20 continua a acumular-se dentro da rede, causando congestionamento na rede.
  7. Se o espaço BRC-20 disparar, poderá lançar um espaço completo de títulos não registados na rede Bitcoin.

Os especialistas de mercado afirmam que as falácias de raciocínio no espaço do token BRC-20 superam em muito os seus benefícios. Luke Dashjr, que tem sido o desenvolvedor principal do Bitcoin desde 2011, acredita que os Ordinais e os tokens BRC-20 são spam e precisam ser filtrados o mais rápido possível.

“A ação deveria ter sido tomada há alguns meses. A filtragem de spam tem sido uma parte padrão do Bitcoin Core desde o primeiro dia. Os filtros existentes não foram estendidos ao acordo Taproot, o que é um erro.”

——Do desenvolvedor do Bitcoin Core, Luke Dashjr, no Twitter

Como pode ver, as atualizações SegWit e Taproot aumentaram o espaço de bloco, reduziram os custos de transação e trouxeram outros ajustes, que lançaram as bases para estas soluções baseadas em inscrição associadas ao ecossistema Bitcoin.

Resolver Congestão na Rede Bitcoin Através de Pequenos Ajustes?

Embora tenhamos mencionado várias desvantagens do BRC-20, o aumento dos custos de transação devido à congestão da rede é um que não pode ser ignorado.

A popularidade do token BRC-20 levou a um aumento nas taxas. Fonte: Cryptoquant

Em países como El Salvador, onde o BTC é um meio legal de pagamento, as pessoas agora pagam quase $20 por uma transação de $100.

Estou agora em El Salvador 🇸🇻.Acabei de testemunhar uma cena em que #btc foi usado para retirar dinheiro

Agora, essa pessoa vive em um país onde o salário médio é de US $ 300 a US $ 350, e deve pagar US $ 20 para retirar US $ 100.

Quero que considere isto ao habilitar especulação de tokens jpeg ou meme.

This is… pic.Twitter.com/rtvLQG7dnn

-- Tweet de Marce Romero ( @MarceMR19) em 8 de maio de 2023

Incorporar a Tier 2 ou a Lightning Network pode ser uma boa maneira de dissipar preocupações semelhantes.

Aqui está uma resposta ao tweet anterior do educador de Bitcoin Dan Held:

“L1 was never cheap; that’s what L2 (Lightning Network) is for!”

Do consultor de marketing das Máquinas de Confiança, Dan Held, no Twitter

_ _

Domo, o criador do padrão de token BRC-20, também enfatizou uma iniciativa semelhante — a introdução de Taro. Taro é um protocolo para criar ativos na blockchain do Bitcoin e transferi-los para a Lightning Network para desfrutar de taxas baixas e grandes volumes de transações.

A Lightning Network irá ajudar a resolver o problema das taxas crescentes. Fonte: Messari

O que é BRC-21?

Não se preocupe, não vamos complicar isto com outro padrão de token. Na verdade, o BRC-21 é um conceito muito simples proposto pela Interlay Labs — uma plataforma descentralizada específica para Bitcoin. Sob a proposta, o BRC-21 estabeleceu padrões para a cunhagem e transferência de tokens BRC-20 de e para o Bitcoin associado a ecossistemas como Ethereum e Polkadot, garantindo que a Lightning Network suporte transferências de tokens.

Se o BRC-21 for mais amplamente adotado, trará as seguintes funcionalidades:

  1. Capaz de representar outros ativos como SOL e ETH no Bitcoin.
  2. Projetando um método descentralizado de cunhagem e transferência de ativos entre cadeias
  3. Redirecionar transações congestionadas de Bitcoin para protocolos de camada 2 para fornecer algum tipo de programabilidade a todo o processo.
  4. Tragendo stablecoins descentralizadas para o ecossistema Bitcoin.

Uma forma simples de entender BRC-21 é pensar nele como qualquer outro ativo de embalagem on-chain.

Isto permite ativos L1 como ETH, SOL, DOT e stablecoins descentralizadas como DAIe LUSD… a serem cunhados no Bitcoin e usados na Lightning Network.”

——Do Twitter do fundador da Interlay, Alexie Zamyatin

Economia de Token ORDI: BRC-20.io

Casos de uso para tokens BRC-20

Embora os casos de uso ainda não tenham realmente sido formados, devido à natureza experimental do padrão BRC-20, as seguintes ideias estão a circular:

tokenizar

O padrão de token BRC-20 pode ser usado para tokenizar ativos do mundo real. No entanto, isso só faz sentido se o Rede Lightningredireciona um grande número de transações — mantendo o protocolo subjacente da camada 1 inativo para dar lugar a transações mais urgentes, como transferências P2P.

Uma nova forma de P2P

Se alguns tokens BRC-20 começarem a chamar a atenção e a valorizar-se como resultado, como é o caso da ORDI listada na Gate.io, muitas pessoas poderão considerar usar a ORDI para pagamentos P2P. Embora a ideia ainda seja bastante remota, algo ainda mais louco já está a acontecer no espaço das criptomoedas!

DeFi existe

Até DeFiexiste, o Bitcoin está atualmente classificado em 16º (uma classificação específica para o TVL). Enquanto a Lightning Network tem uma quota de quase 79% do BitcoinDeFi espaço, os tokens BRC-20 podem trazer mais liquidez através de uma integração mais fácil. No entanto, para que funcione, talvez tenhamos que combinar o BRC-20 com produtos de protocolo de camada 2 e o ambicioso BRC-21.

Agora que discutimos quase todos os aspectos teóricos do token BRC-20, vamos explorar o conceito de tokenização a seguir.

Tokenomics do token BRC-20

Primeiro, a tokenômica de cada token BRC-20 pode ser diferente. Como mencionamos antes, o script JSON durante a implantação determina o fornecimento total e a capacidade de cunhagem dos tokens relevantes. Se desejar implantar tokens BRC-20, é livre de escolher o seu próprio modelo econômico de tokens.

Fornecimento de tokens

Vamos dar uma olhada em ORDI, o primeiro token BRC-20.


Tokenomics ORDI. Source: BRC-20.io

ORDI tem um fornecimento de 21 milhões de tokens (semelhante ao BTC), e atualmente 100% do fornecimento forma circulação ou fornecimento de cunhagem.


Fornecimento disponível de tokens Peza. Fonte: BRC-20.io

O fornecimento total do token PEZA é de 420.420.000. Destes, apenas 45% foram cunhados, portanto, novos tokens BRC-20 podem ser cunhados.

Distribuição

A distribuição de tokens é arbitrária. De acordo comdiretrizes publicadas pela Domo, se você usar os recursos e inscrições corretos para cunhar tokens, o serviço de inscrição pode ter um saldo primeiro. As mudanças de saldo nem sempre são automáticas e podem exigir alguns ajustes.

No entanto, se a carteira ou o mercado que ajuda na cunhagem e inscrição mencionar o seguinte antecipadamente, você pode obter novos tokens BRC-20 simplesmente inserindo seu endereço.

O endereço da inscrição líder. Fonte: UniSat

O fornecimento total permanece bloqueado, indicando o número de tokens que podem entrar em circulação. Uma vez em circulação, a distribuição do token incluirá o criador da moeda, remetente ou destinatário, ou ambos, dependendo da proporção de posse.

Com o UniSat (uma carteira compatível com BRC-20), também pode rastrear a distribuição de endereços específicos.


Distribuição de tokens BRC-20. Fonte: UniSat

Token utility

No que diz respeito à utilidade do token, os tokens BRC-20 como ORDI e SHIB ainda não tomaram medidas para provar a sua utilidade. No entanto, a ORDI já está online em exchanges centralizadas de criptomoedas como Gate.io e Crypto.com.

Atualmente, o único uso concebível do token BRC-20 é para os mineiros ganharem mais à medida que as taxas disparam. O que é certo é que estão a oferecer aos entusiastas das moedas meme uma nova opção para negociar novos ativos voláteis.

Outra característica notável do token é que cada evento de compra de token fornece uma percentagem de taxas de royalties aos desenvolvedores de tokens. Esta é provavelmente uma das razões pelas quais surgiram tantos tokens BRC-20.

De acordo com UniSat, a taxa de royalties do implementador para cada ordem de compra em volume é de cerca de 0,2%.

Carteira

Atualmente, não há muitas carteiras que suportam tokens BRC-20. No entanto, aqui estão algumas coisas que você pode considerar:

UniSat (a carteira mais popular na atual loucura social, e também uma carteira de código aberto e rápida)


Interface do usuário da carteira UniSat

Carteira Ordinals (suporta tokens Ordinals e BRC-20)


Interface do utilizador para tokens BRC-20 na carteira Ordinals

Compre tokens BRC-20 na carteira Ordinals

Ordswap (ir para escrever para cunhagem e implementação)

Interface do usuário da OrdSwap

BRC-20.io (Ir para o mercado para enviar tokens BRC-20 e escrevê-los para cunhagem, implementação e transferência)

Interface do utilizador BRC-20.io

Configurar uma carteira de token BRC-20

Agora que revisamos todas as nossas carteiras BRC-20, vamos dar uma olhada em como configurar uma carteira. Vamos pegar Unisat como exemplo.

Comparando UniSat com outras carteiras. Fonte: UniSat

Ir para Unisat.io e configurar uma carteira.

Deve selecionar um endereço de raiz que suporte apenas Ordinais e tokens BRC-20.


Endereços UniSat e Taproot. Fonte: UniSat

Uma vez concluído, será levado ao painel da sua carteira onde pode realizar as opções de “Receber” e “Transferir”.

Pode voltar à página inicial da UniSat e ir para Escrever para implementar um novo token, ou criar um token cujo fornecimento em circulação ainda não seja igual ao fornecimento total.

Criação de tokens BRC-20. Fonte: UniSat

Implementação do token BRC-20. Fonte: UniSat

Mercado UniSat

No entanto, se quiser comprar tokens BRC-20, pode ir ao mercado UniSat para escolher.


Mercado de tokens BRC-20. Fonte: UniSat

Nesta página, estamos a tentar comprar 50 ORDI, pagando cerca de $4.52 em taxas de rede e 1.6 em royalties de desenvolvedores. % de taxas de serviço e 0.2%


Compre tokens BRC-20 em massa. Fonte: UniSat

Depois de comprar ou receber alguns tokens BRC-20, pode ir para a página inicial da carteira UniSat para transferir dinheiro conforme necessário.

Como mencionado anteriormente, cada função, incluindo a transferência, a cunhagem ou a implementação de tokens, requer uma inscrição separada.

O seguinte pressupõe um script de dados transcrito JSON para ORDI:


Dados de transferência de tokens BRC-20. Fonte: PazngMI

A sua carteira UniSat dir-lhe-á quantos tokens pode transferir.


Os tokens BRC-20 são transferíveis. Fonte: PazngMI

Dica Pro: Se estiver a planear transferir BTC de uma bolsa de criptomoedas centralizada para uma carteira UniSat, recomendamos criar primeiro um endereço SegWit. Uma vez que tenha o seu BTC aqui, poderá movê-lo para o seu endereço Taproot e começar a interagir com tokens BRC-20.

Devo comprar ou emitir o BRC-20?

Em primeiro lugar, se uma parte do fornecimento de tokens puder ser usada para cunhagem, então há uma vantagem em cunhar tokens diretamente. Por exemplo, se você deseja obter Face, pode cunhar diretamente este token. Note que o texto da inscrição também é mostrado, o que você precisa verificar antes de cunhar as moedas.


Mint JSON para o token BRC-20. Fonte: UniSat

Na UniSat, ele será cunhado diretamente no seu endereço. Depois de concluir essa seção, você será direcionado para a seção de verificação de endereço e confirmação de taxa. Uma vez confirmado, você cunhará cinco tokens Face em seu endereço.


Mint tokens de rosto BRC-20. Fonte: UniSat

Existem várias opções de pagamento para escolher, o que torna a cunhagem na Unisat muito fácil. Pode verificar o tempo estimado que levará para concluir a transação ao visitar mempool.space.

Exemplo prático de UniSat

Se deseja transferir o seu token Face recentemente criado, irá utilizar novamente a "Transferência de Inscrição", tal como chamar uma função.


Transferir postagens de rosto. Fonte: UniSat

Como mencionado anteriormente, cada etapa de todo o processo requer a chamada de uma função. Além disso, a transferência de inscrições e a transferência final ou listagem de tokens Face incorrerá em taxas de rede — isso é importante ter em mente.

Compre tokens Face BRC-20 diretamente: UniSat


Compre tokens BRC-20 diretamente. Fonte: UniSat

Compre Face agora através do UniSat Marketplace para comparar. Poderá ter de pagar perto de $33 para obter 2 tokens Face BRC-20. Portanto, para tokens negociáveis, é melhor optar pela cunhagem.

Para ORDI, Pepe, ou outros produtos que tenham atingido a capacidade de circulação, só podem ser obtidos através da compra.

Em alguns casos, precisará de pelo menos 20 cartões de pontos UniSat para aceder ao mercado. Isso significa que, pelo menos, já implantou ou cunhou tokens antes de entrar no mercado de compra. Este limiar de 20 cartões de pontos UniSat é uma das principais razões que impulsionam os preços online, porque cada cartão de pontos significa uma inscrição ou transação no Sat, o que pode bloquear algum ciberespaço.


A capacidade do BRC-20 ocupa espaço no bloco Bitcoin. Fonte: Cryptokoryo

Diferença entre BRC-20 e ERC-20

Até agora, você deve ter entendido como funcionam os tokens BRC-20 e como interagir com eles. Vamos agora comparar isso com o ERC-20 e ver quão fundamentais são as suas diferenças:

Ponto 1: BRC-20 está relacionado com a rede Bitcoin, enquanto o padrão de token ERC-20 está relacionado com o ecossistema Ethereum.

Ponto 2: Os tokens BRC-20 têm muito poucas funcionalidades porque não têm funcionalidade de contrato inteligente. Os tokens ERC-20 podem interagir com outras cadeias e protocolos, dependendo da sua terminologia de contrato inteligente.

Ponto 3: A capitalização de mercado destes tokens varia. Em meados de maio, o valor do BRC-20 estava perto dos $450 milhões, enquanto o token ERC-20 está bem acima da marca dos $150 biliões.

Ponto 4: O token BRC-20 agora segue um mecanismo de consenso de prova de trabalho, e a congestão de rede é uma boa notícia para os mineiros. Por outro lado, o ERC-20 segue um mecanismo de consenso de prova de participação e foca em validadores e staking.

Ponto 5: Embora possa utilizar o Etherscan para seguir o movimento dos tokens ERC-20, o Ordiscan pode realizar as mesmas operações nos números de série e inscrições BRC-20. Pode pensar no Ordiscan como o Dextool do BRC-20, que fornece uma introdução abrangente aos NFTs, tokens BRC-20 e tudo relacionado com o ecossistema Bitcoin.

Finalmente, a carteira BRC-20 ainda está no processo de ganhar aceitação do conceito de inscrição e apenas algumas carteiras dedicadas são populares.Por outro lado, as carteiras de tokens ERC-20 já estão a estudar o conceito de abstração de conta, o que pode facilitar a experiência para os entusiastas da internet.

Globalmente, à parte de algumas semelhanças alfanuméricas e numéricas, existe uma diferença muito clara entre os dois.

mercado BRC-20

Embora já tenhamos apresentado várias carteiras que também funcionam como mercados BRC-20, pode procurar especificamente pelas seguintes carteiras para comprar e vender tokens BRC-20.

  1. UniSat
  2. Gama
  3. Magic Eden
  4. Mercado de Ordinais
  5. Ordswap
  6. Abrir Ordex
  7. Carteira de Ordens


Atividade do mercado BRC-20. Fonte: Ignas | Investigação DeFi

UniSat viu a maior atividade no mercado BRC-20, de acordo comDUNE's dados.

O futuro caminho do token BRC-20

Atualmente, o padrão de token BRC-20 não está carregado de recursos, o que não inclui a receita gerada para os mineradores ao comprar tokens e o aumento repentino de royalties para os implantadores. A comunidade continua dividida, e alguns desenvolvedores até pediram a remoção completa dessas chamadas entidades de spam. Para muitos evangelistas cripto focados em tecnologia, no entanto, o conceito despertou seu interesse em possíveis casos de uso correspondentes ao ecossistema Bitcoin.

Discussões relacionadas com a integração da Lightning Network e do BRC-21 sugerem que o padrão de token BRC-20 possa ter aberto uma nova dimensão no web3.

Declaração:

(1) Este artigo foi republicado a partir de [GateBeincrypto], e os direitos autorais pertencem ao autor original [Ananda Banerjee]. Se tiver alguma dúvida sobre a reimpressão, entre em contato com a equipe Gate Learn, e a equipe lidará com isso o mais rápido possível de acordo com os procedimentos relevantes.

(2) Aviso Legal: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.

(3) Outras versões do artigo em outras línguas são traduzidas pela equipe da Gate Learn, e os artigos traduzidos não podem ser copiados, distribuídos ou reproduzidos sem mencionar a Gate.io.

Автор: Ananda Banerjee
Перекладач: Cedar

Leia o token BRC-20 num artigo

Intermediário11/12/2023, 6:13:35 PM
O BRC-20 tem como objetivo estabelecer um novo padrão para a criação de tokens intercambiáveis usando a camada subjacente do Bitcoin. Este artigo explica os conceitos básicos do token BRC-20, abrangendo tudo desde suas origens, princípios de funcionamento, prós e contras até casos de uso, e discute o impacto potencial e o desenvolvimento da Web3 no futuro.

Em termos simples, BRC-20 é uma tentativa de adicionar casos de uso alternativos à camada base do Bitcoin imediatamente após a fundação do Protocolo Ordinais, o que tornou os NFTs de Bitcoin rapidamente populares.

Em termos gerais, BRC-20 está a tentar tornar-se um padrão de token, semelhante ao ERC-20 do Ethereum. Assim como Chainlink é um token baseado em Etheruem e LINKé um token ERC-20, o token BRC-20 também deve ser baseado em Bitcoin. A versão normal do Bitcoin inicialmente não fez nenhum esforço para alcançar isso.

Token BRC-20

A origem do token BRC-20

O Protocolo Ordinais é uma estratégia para marcar e numerar a menor unidade de Bitcoin, “Satoshi”. A introdução deste acordo estabelece as bases para o BRC-20. O processo dos Ordinais envolve a população de Sats ou Satoshis com dados adicionais para os tornar únicos — iniciando uma nova era de NFTs de Bitcoin.

No entanto, em 8 de março de 2023, Domo, o detentor individual do projeto Bitcoin NFT Ordinals Face, lançou o padrão de token experimental do Bitcoin, ou BRC-20. O projeto queria usar a camada base do Bitcoin para criar um token impulsionado por inscrições, conhecido como BRC-20.

Embora a inscrição nos Sats já exista nesta fase, a Domo planeia inscrever alguns dados JSON (JavaScript Object Notation) no Sat, abrindo a porta para criar novos tokens BRC-20. Até pode pensar neles como Ordinais BRC-20 porque usam o mesmo protocolo e seguem a inscrição.

O que é o token BRC-20?

A partir de uma distância, o padrão BRC-20 parece-se com qualquer outro token que utilize uma camada base específica, como ERC-20, BEP-20, etc.No entanto, como padrão de token, BRC é tão simples como o Pedido de Comentário Bitcoin (Bitcoin Request for Comment). Não possui funcionalidade de contrato inteligente incorporada para impulsionar a funcionalidade do token.

Simplesmente, o token BRC-20 usa o método de inscrição dos Ordinais e utiliza dados JSON para popular satoshi (satoshi), tornando o token adequado para implementação, cunhagem e transferência.

Para que qualquer entidade aleatória se torne um token, ela precisa de uma carteira que possa decodificar seus metadados ou preencher. Enquanto os tokens ERC-20 e similares têm contratos inteligentes para fazer tudo isso, isso não é complicado para o padrão BRC-20.

Para BRC-20, o ficheiro de script baseado em texto é armazenado no Sat (lembra-te dos dados JSON que discutimos) e atribui o estado do token a esse ficheiro. A carteira específica BRC-20 pode então entender e analisar esse ficheiro de script para implantação, cunhagem e transferência.

Esta é a primeira instância do tipo de dados JSON inscrito em Sat. Note que lista todos os elementos, como acordos, operações (iniciar coisas), códigos de estoque (ORDI - o primeiro token BRC-20), oferta máxima e limites de cunhagem.

Implementação JSON do BRC-20. Fonte: Gitbook

Observe que esse script JSON se destina a implantar ou criar tokens BRC-20. As coisas mudam quando você precisa transferir ou cunhar moedas. Mas falaremos sobre isso mais tarde.

O token BRC-20 utiliza o protocolo Ordinals para escrever tipos específicos de texto em Satoshi, tornando-se um token legível para carteira e intercambiável.

BRC-20 e Conexões Ordinais: São Eles os Mesmos?

Se olhares de perto, verás que BRC-20 é apenas um caso de uso experimental para o Protocolo Ordinals (uma estratégia de inscrição inovadora). O token BRC-20 em si não é Ordinal ou NFT. Apenas torna os Sats etiquetados ou numerados uma alternativa aos tokens padrão, não NFTs.

Antes do surgimento do BRC-20, as pessoas usavam imagens, vídeo e áudio para registar Satoshis, a menor unidade de Bitcoin. Desde a introdução de novos padrões de tokens, houve uma mudança para o uso de inscrições específicas de texto.


O token BRC-20 levou a um aumento no uso de inscrições textuais. Fonte: Dune Analytics

Como funciona o token BRC-20?

Gestão de tokens, que inclui um novo tipo de token como BRC-20, geralmente tem os seguintes três aspetos:

  1. Criar um token ou implementação de token
  2. Cunhar tokens ou gerar novos
  3. Transfer tokens de acordo com os requisitos de negociação

Embora o BRC-20 seja um padrão de token experimental, de acordo com o script JSON que analisamos, todos os tokens BRC-20 cumprem esses três aspectos da gestão de tokens.

Como qualquer outro token, como funciona depende da forma como os utilizadores interagem com ele. Além disso, existe uma clara diferença entre BRC-20 e o padrão insubstituívelOrdinal em termos de fungibilidade, o que confere valor e utilidade ao token BRC-20.

Se este token experimental se tornar popular, o novo padrão de token poderá criar, emitir e até mesmo tokens compatíveis para negociação. A ideia é fornecer outro caso de uso para o Bitcoin, em vez de simplesmente rotulá-lo como uma rede de moeda digital P2P.

Como funciona o processo de implantação, cunhagem e transferência de tokens?

Embora o token BRC-20 não envolva contratos inteligentes ou suporte EVM, ainda existem algumas implantações JSON nos bastidores que existem sob a forma de inscrições. Vamos dar uma olhada mais profunda em como o token BRC-20 realmente funciona ou é projetado.

Já vimos scripts JSON de implementação ou criação de tokens antes. Quando você vai para um mercado compatível com BRC-20 ou carteira(como UniSat), você pode clicar em Implementar. Uma vez que tenha seguido as instruções na tela, você poderá criar seu próprio token BRC-20. Uma vez criado e atribuído características ao token (como oferta máxima e limites de cunhagem), você pode começar a cunhar moedas.

Aqui está o fluxo da função "Mint":


Processo de função de cunhagem de token BRC-20. Fonte: Gitbook

Se quiser fazer a mesma transferência com base nos requisitos de compra/venda, por favor, considere usar o seguinte processo:


Processo de função de transferência de token BRC-20. Fonte: Gitbook

O que significam esses processos para BRC-20?

De acordo com o processo incorporado, cada processo é uma função ou f(x) chamada pelo minter ou remetente para invocar etapas e concluir o trabalho. Isso significa que cada etapa é uma inscrição e qualifica-se como um negócio.

Uma vez que cada pequeno processo requer uma inscrição, não é surpreendente que as transações se tenham tornado demasiadas e difíceis de processar, causando congestão na rede.Esta é uma das razões pelas quais a Binance teve de parar as retiradas de Bitcoin.

A inscrição do token BRC-20 disparou. Fonte: Messari

Note que estes processos são construídos dentro do ecossistema BRC-20. Os utilizadores só precisam de utilizar o campo de seleção da interface para iniciar o processo. Isto significa selecioná-los dentro da carteira para executar a função desejada.

Uma coisa a ter em mente, no entanto, é que até o criador original, Domo, considerou todo o blockchain BRC-20, que teve origem no protocolo Ordinals, como um experimento. Ele mencionou até que, embora este seja um padrão de token inovador, os tokens fungíveis não terão valor e não devem ser cunhados sem restrições.

gm. Fico muito feliz que alguém tenha gostado desta experiência. Aqui estão algumas instruções adicionais.

1. Estes tokens não terão valor. Por favor, não desperdicem dinheiro a criar muitos tokens.

2. Devido à forma como algumas ferramentas de inscrição estão configuradas, o “balance” pode ser cunhado em https://t.co/mja39YGIow…O endereço do intermediário usado em

— domo (@domodata) 2023/3/9

Mas as pessoas têm estado a ouvir? Vamos descobrir

Os tokens BRC-20 mais populares e se deve dá-los

Mas as pessoas adotaram essas sugestões? Vamos dar uma olhada.

Devo considerar usar o token BRC-20 mais popular?

De acordo com dados do mercado BRC-20 da BRC-2-.io, existem 14.307 tokens que foram depositados. Esse é o ponto para o padrão de blockchain BRC-20 conservador, experimental e hipotético.

Padrão de token BRC-20: BRC-20

Até meados de maio de 2023, a capitalização de mercado desses tokens ultrapassou os $465 milhões. Mas esse não é o caso. Aqui está uma lista dos tokens BRC-20 populares que causaram impacto:

Se notar tokens como SHIB e PEPE estão na lista, não fique excessivamente animadoe pensam que estão a negociar a preços diferentes na blockchain BRC-20. Na realidade, são apenas tokens SHIB e PEPE falsos, e os criadores de tokens BRC-20 introduziram-nos na rede Bitcoin apenas com o seu nome.

Observe que o token ORDI com ID #1 foi o primeiro token BRC-20 a ser cunhado. Há alguns outros nomes interessantes, incluindo Piza — cujo nome vem do meme da pizza.

Vantagens do token BRC-20

Embora toda a comunidade cripto tenha estado a debater a necessidade, valor e até mesmo os benefícios do token BRC-20. Aqui está a informação que podemos reunir:

  1. O padrão de token BRC-20 fornece um novo caso de uso para o Bitcoin.
  2. Não é difícil criar e emitir tokens como estes porque não há contratos inteligentes complexos como o ERC-20 envolvidos.
  3. A segurança do token BRC-20 provém da blockchain mais segura alguma vez criada — Rede Bitcoin
  4. Ele fornece uma ampla gama de possibilidades para a camada 2 do Bitcoin e soluções de dimensionamento, incluindo a Lightning Network.
  5. Estes tokens irão promover a fungibilidade e abrir novas possibilidades para o Bitcoin.
  6. De acordo com a abordagem PoW, o aumento da procura no ciberespaço está lentamente a tornar-se uma boa notícia para os mineiros de BTC, que ainda precisam de verificar e aprovar transações BRC-20.

Desvantagens do token BRC-20

O BRC-20 oferece algumas vantagens, mas também tem alguns pontos preocupantes:

  1. Não há uma ligação profunda à rede Bitcoin porque a criação de tokens BRC-20 é apenas uma forma de incorporar metadados em Sat, que podem ser lidos e interagidos com base em scripts escritos.
  2. O mercado secundário facilitou a negociação de tokens BRC-20, que não tinham nada a ver com o ecossistema original do Bitcoin.
  3. Estes tokens não são fáceis de gerir porque requerem interação com um conjunto completo de ferramentas, carteiras e outros passos.
  4. O token BRC-20 incentiva a negociação na CEX porque tokens como ORDI já estão online em empresas como Gate.io. Embora não haja nada de errado com isso, não está alinhado com o espírito descentralizado do Bitcoin.
  5. Os tokens BRC-20 são fáceis de produzir em massa porque não há contratos inteligentes para distribuir regras mais amplas.
  6. O token BRC-20, que utiliza o protocolo Ordinals, ainda está individualmente inscrito no sat. Como resultado, o número sempre crescente de transações BRC-20 continua a acumular-se dentro da rede, causando congestionamento na rede.
  7. Se o espaço BRC-20 disparar, poderá lançar um espaço completo de títulos não registados na rede Bitcoin.

Os especialistas de mercado afirmam que as falácias de raciocínio no espaço do token BRC-20 superam em muito os seus benefícios. Luke Dashjr, que tem sido o desenvolvedor principal do Bitcoin desde 2011, acredita que os Ordinais e os tokens BRC-20 são spam e precisam ser filtrados o mais rápido possível.

“A ação deveria ter sido tomada há alguns meses. A filtragem de spam tem sido uma parte padrão do Bitcoin Core desde o primeiro dia. Os filtros existentes não foram estendidos ao acordo Taproot, o que é um erro.”

——Do desenvolvedor do Bitcoin Core, Luke Dashjr, no Twitter

Como pode ver, as atualizações SegWit e Taproot aumentaram o espaço de bloco, reduziram os custos de transação e trouxeram outros ajustes, que lançaram as bases para estas soluções baseadas em inscrição associadas ao ecossistema Bitcoin.

Resolver Congestão na Rede Bitcoin Através de Pequenos Ajustes?

Embora tenhamos mencionado várias desvantagens do BRC-20, o aumento dos custos de transação devido à congestão da rede é um que não pode ser ignorado.

A popularidade do token BRC-20 levou a um aumento nas taxas. Fonte: Cryptoquant

Em países como El Salvador, onde o BTC é um meio legal de pagamento, as pessoas agora pagam quase $20 por uma transação de $100.

Estou agora em El Salvador 🇸🇻.Acabei de testemunhar uma cena em que #btc foi usado para retirar dinheiro

Agora, essa pessoa vive em um país onde o salário médio é de US $ 300 a US $ 350, e deve pagar US $ 20 para retirar US $ 100.

Quero que considere isto ao habilitar especulação de tokens jpeg ou meme.

This is… pic.Twitter.com/rtvLQG7dnn

-- Tweet de Marce Romero ( @MarceMR19) em 8 de maio de 2023

Incorporar a Tier 2 ou a Lightning Network pode ser uma boa maneira de dissipar preocupações semelhantes.

Aqui está uma resposta ao tweet anterior do educador de Bitcoin Dan Held:

“L1 was never cheap; that’s what L2 (Lightning Network) is for!”

Do consultor de marketing das Máquinas de Confiança, Dan Held, no Twitter

_ _

Domo, o criador do padrão de token BRC-20, também enfatizou uma iniciativa semelhante — a introdução de Taro. Taro é um protocolo para criar ativos na blockchain do Bitcoin e transferi-los para a Lightning Network para desfrutar de taxas baixas e grandes volumes de transações.

A Lightning Network irá ajudar a resolver o problema das taxas crescentes. Fonte: Messari

O que é BRC-21?

Não se preocupe, não vamos complicar isto com outro padrão de token. Na verdade, o BRC-21 é um conceito muito simples proposto pela Interlay Labs — uma plataforma descentralizada específica para Bitcoin. Sob a proposta, o BRC-21 estabeleceu padrões para a cunhagem e transferência de tokens BRC-20 de e para o Bitcoin associado a ecossistemas como Ethereum e Polkadot, garantindo que a Lightning Network suporte transferências de tokens.

Se o BRC-21 for mais amplamente adotado, trará as seguintes funcionalidades:

  1. Capaz de representar outros ativos como SOL e ETH no Bitcoin.
  2. Projetando um método descentralizado de cunhagem e transferência de ativos entre cadeias
  3. Redirecionar transações congestionadas de Bitcoin para protocolos de camada 2 para fornecer algum tipo de programabilidade a todo o processo.
  4. Tragendo stablecoins descentralizadas para o ecossistema Bitcoin.

Uma forma simples de entender BRC-21 é pensar nele como qualquer outro ativo de embalagem on-chain.

Isto permite ativos L1 como ETH, SOL, DOT e stablecoins descentralizadas como DAIe LUSD… a serem cunhados no Bitcoin e usados na Lightning Network.”

——Do Twitter do fundador da Interlay, Alexie Zamyatin

Economia de Token ORDI: BRC-20.io

Casos de uso para tokens BRC-20

Embora os casos de uso ainda não tenham realmente sido formados, devido à natureza experimental do padrão BRC-20, as seguintes ideias estão a circular:

tokenizar

O padrão de token BRC-20 pode ser usado para tokenizar ativos do mundo real. No entanto, isso só faz sentido se o Rede Lightningredireciona um grande número de transações — mantendo o protocolo subjacente da camada 1 inativo para dar lugar a transações mais urgentes, como transferências P2P.

Uma nova forma de P2P

Se alguns tokens BRC-20 começarem a chamar a atenção e a valorizar-se como resultado, como é o caso da ORDI listada na Gate.io, muitas pessoas poderão considerar usar a ORDI para pagamentos P2P. Embora a ideia ainda seja bastante remota, algo ainda mais louco já está a acontecer no espaço das criptomoedas!

DeFi existe

Até DeFiexiste, o Bitcoin está atualmente classificado em 16º (uma classificação específica para o TVL). Enquanto a Lightning Network tem uma quota de quase 79% do BitcoinDeFi espaço, os tokens BRC-20 podem trazer mais liquidez através de uma integração mais fácil. No entanto, para que funcione, talvez tenhamos que combinar o BRC-20 com produtos de protocolo de camada 2 e o ambicioso BRC-21.

Agora que discutimos quase todos os aspectos teóricos do token BRC-20, vamos explorar o conceito de tokenização a seguir.

Tokenomics do token BRC-20

Primeiro, a tokenômica de cada token BRC-20 pode ser diferente. Como mencionamos antes, o script JSON durante a implantação determina o fornecimento total e a capacidade de cunhagem dos tokens relevantes. Se desejar implantar tokens BRC-20, é livre de escolher o seu próprio modelo econômico de tokens.

Fornecimento de tokens

Vamos dar uma olhada em ORDI, o primeiro token BRC-20.


Tokenomics ORDI. Source: BRC-20.io

ORDI tem um fornecimento de 21 milhões de tokens (semelhante ao BTC), e atualmente 100% do fornecimento forma circulação ou fornecimento de cunhagem.


Fornecimento disponível de tokens Peza. Fonte: BRC-20.io

O fornecimento total do token PEZA é de 420.420.000. Destes, apenas 45% foram cunhados, portanto, novos tokens BRC-20 podem ser cunhados.

Distribuição

A distribuição de tokens é arbitrária. De acordo comdiretrizes publicadas pela Domo, se você usar os recursos e inscrições corretos para cunhar tokens, o serviço de inscrição pode ter um saldo primeiro. As mudanças de saldo nem sempre são automáticas e podem exigir alguns ajustes.

No entanto, se a carteira ou o mercado que ajuda na cunhagem e inscrição mencionar o seguinte antecipadamente, você pode obter novos tokens BRC-20 simplesmente inserindo seu endereço.

O endereço da inscrição líder. Fonte: UniSat

O fornecimento total permanece bloqueado, indicando o número de tokens que podem entrar em circulação. Uma vez em circulação, a distribuição do token incluirá o criador da moeda, remetente ou destinatário, ou ambos, dependendo da proporção de posse.

Com o UniSat (uma carteira compatível com BRC-20), também pode rastrear a distribuição de endereços específicos.


Distribuição de tokens BRC-20. Fonte: UniSat

Token utility

No que diz respeito à utilidade do token, os tokens BRC-20 como ORDI e SHIB ainda não tomaram medidas para provar a sua utilidade. No entanto, a ORDI já está online em exchanges centralizadas de criptomoedas como Gate.io e Crypto.com.

Atualmente, o único uso concebível do token BRC-20 é para os mineiros ganharem mais à medida que as taxas disparam. O que é certo é que estão a oferecer aos entusiastas das moedas meme uma nova opção para negociar novos ativos voláteis.

Outra característica notável do token é que cada evento de compra de token fornece uma percentagem de taxas de royalties aos desenvolvedores de tokens. Esta é provavelmente uma das razões pelas quais surgiram tantos tokens BRC-20.

De acordo com UniSat, a taxa de royalties do implementador para cada ordem de compra em volume é de cerca de 0,2%.

Carteira

Atualmente, não há muitas carteiras que suportam tokens BRC-20. No entanto, aqui estão algumas coisas que você pode considerar:

UniSat (a carteira mais popular na atual loucura social, e também uma carteira de código aberto e rápida)


Interface do usuário da carteira UniSat

Carteira Ordinals (suporta tokens Ordinals e BRC-20)


Interface do utilizador para tokens BRC-20 na carteira Ordinals

Compre tokens BRC-20 na carteira Ordinals

Ordswap (ir para escrever para cunhagem e implementação)

Interface do usuário da OrdSwap

BRC-20.io (Ir para o mercado para enviar tokens BRC-20 e escrevê-los para cunhagem, implementação e transferência)

Interface do utilizador BRC-20.io

Configurar uma carteira de token BRC-20

Agora que revisamos todas as nossas carteiras BRC-20, vamos dar uma olhada em como configurar uma carteira. Vamos pegar Unisat como exemplo.

Comparando UniSat com outras carteiras. Fonte: UniSat

Ir para Unisat.io e configurar uma carteira.

Deve selecionar um endereço de raiz que suporte apenas Ordinais e tokens BRC-20.


Endereços UniSat e Taproot. Fonte: UniSat

Uma vez concluído, será levado ao painel da sua carteira onde pode realizar as opções de “Receber” e “Transferir”.

Pode voltar à página inicial da UniSat e ir para Escrever para implementar um novo token, ou criar um token cujo fornecimento em circulação ainda não seja igual ao fornecimento total.

Criação de tokens BRC-20. Fonte: UniSat

Implementação do token BRC-20. Fonte: UniSat

Mercado UniSat

No entanto, se quiser comprar tokens BRC-20, pode ir ao mercado UniSat para escolher.


Mercado de tokens BRC-20. Fonte: UniSat

Nesta página, estamos a tentar comprar 50 ORDI, pagando cerca de $4.52 em taxas de rede e 1.6 em royalties de desenvolvedores. % de taxas de serviço e 0.2%


Compre tokens BRC-20 em massa. Fonte: UniSat

Depois de comprar ou receber alguns tokens BRC-20, pode ir para a página inicial da carteira UniSat para transferir dinheiro conforme necessário.

Como mencionado anteriormente, cada função, incluindo a transferência, a cunhagem ou a implementação de tokens, requer uma inscrição separada.

O seguinte pressupõe um script de dados transcrito JSON para ORDI:


Dados de transferência de tokens BRC-20. Fonte: PazngMI

A sua carteira UniSat dir-lhe-á quantos tokens pode transferir.


Os tokens BRC-20 são transferíveis. Fonte: PazngMI

Dica Pro: Se estiver a planear transferir BTC de uma bolsa de criptomoedas centralizada para uma carteira UniSat, recomendamos criar primeiro um endereço SegWit. Uma vez que tenha o seu BTC aqui, poderá movê-lo para o seu endereço Taproot e começar a interagir com tokens BRC-20.

Devo comprar ou emitir o BRC-20?

Em primeiro lugar, se uma parte do fornecimento de tokens puder ser usada para cunhagem, então há uma vantagem em cunhar tokens diretamente. Por exemplo, se você deseja obter Face, pode cunhar diretamente este token. Note que o texto da inscrição também é mostrado, o que você precisa verificar antes de cunhar as moedas.


Mint JSON para o token BRC-20. Fonte: UniSat

Na UniSat, ele será cunhado diretamente no seu endereço. Depois de concluir essa seção, você será direcionado para a seção de verificação de endereço e confirmação de taxa. Uma vez confirmado, você cunhará cinco tokens Face em seu endereço.


Mint tokens de rosto BRC-20. Fonte: UniSat

Existem várias opções de pagamento para escolher, o que torna a cunhagem na Unisat muito fácil. Pode verificar o tempo estimado que levará para concluir a transação ao visitar mempool.space.

Exemplo prático de UniSat

Se deseja transferir o seu token Face recentemente criado, irá utilizar novamente a "Transferência de Inscrição", tal como chamar uma função.


Transferir postagens de rosto. Fonte: UniSat

Como mencionado anteriormente, cada etapa de todo o processo requer a chamada de uma função. Além disso, a transferência de inscrições e a transferência final ou listagem de tokens Face incorrerá em taxas de rede — isso é importante ter em mente.

Compre tokens Face BRC-20 diretamente: UniSat


Compre tokens BRC-20 diretamente. Fonte: UniSat

Compre Face agora através do UniSat Marketplace para comparar. Poderá ter de pagar perto de $33 para obter 2 tokens Face BRC-20. Portanto, para tokens negociáveis, é melhor optar pela cunhagem.

Para ORDI, Pepe, ou outros produtos que tenham atingido a capacidade de circulação, só podem ser obtidos através da compra.

Em alguns casos, precisará de pelo menos 20 cartões de pontos UniSat para aceder ao mercado. Isso significa que, pelo menos, já implantou ou cunhou tokens antes de entrar no mercado de compra. Este limiar de 20 cartões de pontos UniSat é uma das principais razões que impulsionam os preços online, porque cada cartão de pontos significa uma inscrição ou transação no Sat, o que pode bloquear algum ciberespaço.


A capacidade do BRC-20 ocupa espaço no bloco Bitcoin. Fonte: Cryptokoryo

Diferença entre BRC-20 e ERC-20

Até agora, você deve ter entendido como funcionam os tokens BRC-20 e como interagir com eles. Vamos agora comparar isso com o ERC-20 e ver quão fundamentais são as suas diferenças:

Ponto 1: BRC-20 está relacionado com a rede Bitcoin, enquanto o padrão de token ERC-20 está relacionado com o ecossistema Ethereum.

Ponto 2: Os tokens BRC-20 têm muito poucas funcionalidades porque não têm funcionalidade de contrato inteligente. Os tokens ERC-20 podem interagir com outras cadeias e protocolos, dependendo da sua terminologia de contrato inteligente.

Ponto 3: A capitalização de mercado destes tokens varia. Em meados de maio, o valor do BRC-20 estava perto dos $450 milhões, enquanto o token ERC-20 está bem acima da marca dos $150 biliões.

Ponto 4: O token BRC-20 agora segue um mecanismo de consenso de prova de trabalho, e a congestão de rede é uma boa notícia para os mineiros. Por outro lado, o ERC-20 segue um mecanismo de consenso de prova de participação e foca em validadores e staking.

Ponto 5: Embora possa utilizar o Etherscan para seguir o movimento dos tokens ERC-20, o Ordiscan pode realizar as mesmas operações nos números de série e inscrições BRC-20. Pode pensar no Ordiscan como o Dextool do BRC-20, que fornece uma introdução abrangente aos NFTs, tokens BRC-20 e tudo relacionado com o ecossistema Bitcoin.

Finalmente, a carteira BRC-20 ainda está no processo de ganhar aceitação do conceito de inscrição e apenas algumas carteiras dedicadas são populares.Por outro lado, as carteiras de tokens ERC-20 já estão a estudar o conceito de abstração de conta, o que pode facilitar a experiência para os entusiastas da internet.

Globalmente, à parte de algumas semelhanças alfanuméricas e numéricas, existe uma diferença muito clara entre os dois.

mercado BRC-20

Embora já tenhamos apresentado várias carteiras que também funcionam como mercados BRC-20, pode procurar especificamente pelas seguintes carteiras para comprar e vender tokens BRC-20.

  1. UniSat
  2. Gama
  3. Magic Eden
  4. Mercado de Ordinais
  5. Ordswap
  6. Abrir Ordex
  7. Carteira de Ordens


Atividade do mercado BRC-20. Fonte: Ignas | Investigação DeFi

UniSat viu a maior atividade no mercado BRC-20, de acordo comDUNE's dados.

O futuro caminho do token BRC-20

Atualmente, o padrão de token BRC-20 não está carregado de recursos, o que não inclui a receita gerada para os mineradores ao comprar tokens e o aumento repentino de royalties para os implantadores. A comunidade continua dividida, e alguns desenvolvedores até pediram a remoção completa dessas chamadas entidades de spam. Para muitos evangelistas cripto focados em tecnologia, no entanto, o conceito despertou seu interesse em possíveis casos de uso correspondentes ao ecossistema Bitcoin.

Discussões relacionadas com a integração da Lightning Network e do BRC-21 sugerem que o padrão de token BRC-20 possa ter aberto uma nova dimensão no web3.

Declaração:

(1) Este artigo foi republicado a partir de [GateBeincrypto], e os direitos autorais pertencem ao autor original [Ananda Banerjee]. Se tiver alguma dúvida sobre a reimpressão, entre em contato com a equipe Gate Learn, e a equipe lidará com isso o mais rápido possível de acordo com os procedimentos relevantes.

(2) Aviso Legal: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.

(3) Outras versões do artigo em outras línguas são traduzidas pela equipe da Gate Learn, e os artigos traduzidos não podem ser copiados, distribuídos ou reproduzidos sem mencionar a Gate.io.

Автор: Ananda Banerjee
Перекладач: Cedar
Розпочати зараз
Зареєструйтеся та отримайте ваучер на
$100
!