Em 18 de julho, a Binance lançou e começou a negociar Arkham através do seu Launchpad. No entanto, mesmo antes da sua estreia, o projeto envolveu-se em polémica por ser capaz de rastrear os endereços de email pessoais dos utilizadores e oferecer serviços de informação sobre endereços de carteira. Muitos entusiastas de criptomoedas conscientes da privacidade expressaram a sua insatisfação. Este serviço inovador, semelhante a investir em criptomoedas, apresenta oportunidades e potenciais riscos.
Arkham é uma startup que fornece dados on-chain. Suas principais funcionalidades estão espalhadas por duas plataformas - Arkham Intelligence e Arkham Intel Exchange.
Aproveitando o seu sistema de inteligência artificial exclusivamente desenvolvido ULTRA, Arkham possui atualmente mais de 3,5 milhões de tags de carteira e mais de 200.000 páginas de entidades. Através da plataforma de Inteligência Arkham, os endereços de carteira estão ligados aos respetivos proprietários do mundo real.
Os utilizadores podem compreender os ativos que possuem e as suas atividades on-chain. A partir daqui, podem tomar decisões de investimento observando cada movimento dos endereços de carteiras rastreadas. A plataforma também ajuda os utilizadores a acompanhar o estado e o desempenho histórico das suas contas de criptomoedas. Ao contrário de outras plataformas que oferecem serviços semelhantes, como a Nansen, todas estas funcionalidades são gratuitas.
Os utilizadores podem pesquisar qualquer endereço de carteira, entidade ou criptomoeda para dados on-chain na plataforma. Isto inclui ativos detidos, saldo, desempenho histórico, dados de transações, etc. Atualmente, Arkham suporta oito redes blockchain, incluindo Bitcoin, Ethereum, Arbitrum, Avalanche, BNB, Optimism, Polygon e Tron.
Origem: site da Arkhamhttps://platform.arkhamintelligence.com/explorer/entity/binance
Além disso, o Arkham introduziu um sistema de tokens, permitindo aos utilizadores oferecer recompensas em tokens Arkham (ARKM) através do mercado de câmbio Arkham Intel Exchange. Este sistema permite aos utilizadores procurar a inteligência blockchain desejada, como identificar o utilizador por trás de um endereço de carteira específico. Os analistas de blockchain, que acreditam possuir informações valiosas, também podem vender esses dados na plataforma, convidando utilizadores interessados a licitar. Estes dados de transação serão exclusivamente propriedade do comprador por até 90 dias, após o que serão tornados públicos.
Origem: Site da Arkhamhttps://platform.arkhamintelligence.com/exchange
Os atuais prêmios no mercado de negociação incluem a identificação do endereço da carteira do fundador da Tesla, Elon Musk, a localização do hacker responsável pela falência da FTX e a identificação dos 10 principais endereços de carteira que lucraram pelo menos $100.000 ou pelo menos 50% na blockchain Tron nos últimos 30 dias. Os prêmios variam de 1.000 ARKM a 100.000 ARKM.
Em 25 de julho, a Arkham anunciou a conclusão do seu primeiro projeto de recompensa. Através de investigação de blockchain, identificaram com sucesso endereços de carteira adicionais que se acredita pertencerem a Do Kwon, a figura principal no flash crash do Terra (LUNA) e UST do ano passado, e à sua empresa Terraform Labs. Uma recompensa de aproximadamente 9.519 ANKR, equivalente a cerca de $5.000, foi paga a duas pessoas que forneceram a informação.
Origem: Arkham Twitterhttps://twitter.com/ArkhamIntel/status/1683555586787487746
Arkham foi fundada por Miguel Morel em 2020, que também é um dos co-fundadores do projeto de stablecoin algorítmica, Reserve Protocol, e atualmente atua como CEO da Arkham. De acordo com a introdução no site oficial da Arkham, eles levantaram mais de $12 milhões na sua rodada de financiamento da Série A. Os investidores incluem um fundador anônimo da OpenAI, a empresa por trás do produto sensação de IA de 2023, ChatGPT, o co-fundador da Palantir, Joe Lonsdale, o fundador da empresa de capital de risco Bedrock, Geoff Lewis, e o fundador da Draper Fisher Jurvetson, Tim Draper, entre outros líderes do setor.
Arkham tinha anteriormente introduzido um recurso de referência, permitindo que os usuários convidassem outros a juntarem-se ao Arkham gerando um link de código de convite. No entanto, depois de o Arkham ter anunciado uma distribuição aérea em 10 de julho, alguns internautas twittaram que o código do link de convite podia ser facilmente decifrado, revelando o endereço de e-mail do usuário e levando à insatisfação dentro da comunidade de criptomoedas.
Estes códigos foram gerados através da codificação dos emails dos utilizadores com Base64. Ao utilizar ferramentas online gratuitas para descodificação reversa, poder-se-ia ver o endereço de email do referenciador. Isto significa que muitos indivíduos que partilharam publicamente os links dos seus códigos em plataformas de mídias sociais expuseram inadvertidamente os seus endereços de email.
Após o incidente, Miguel Morel explicou no Twitter que o sistema de link de código foi desenvolvido durante a fase de teste beta. O seu objetivo era recompensar os utilizadores que ajudaram a promover a plataforma, identificando-os através dos seus endereços de email. Para além de utilizar os endereços de email para comunicação e recompensas, a empresa não os utilizava para outros fins. Além disso, quando um utilizador referido abria o link, podia ver o email do convidante, confirmando que o convidante era um utilizador genuíno da Arkham.
No entanto, Morel admitiu que, à medida que a base de usuários crescia, tornou-se necessário alterar a forma como os links eram gerados. Eles agora atualizaram o mecanismo, garantindo que todos os links recém-gerados criptografem o e-mail do usuário, evitando a derivação reversa.
Uma característica significativa da comunidade cripto sempre foi o seu anonimato. No entanto, Arkham sempre defendeu a "desanonimização". Em seu white paper, a Arkham afirmou que "dados brutos de transações, se não tratados e anônimos, são inúteis", lançando assim o serviço mencionado. No entanto, a plataforma Arkham Intel Exchange, que permite que os usuários comprem e vendam informações, atraiu críticas de entusiastas de criptomoedas que valorizam a privacidade, condenando a prática de lucrar com a "busca de carne humana".
O fundador do AAVE Dao, Mark Zeller, expressou sua decepção no Twitter, afirmando: “A busca por carne humana não é legal. Estou profundamente desapontado com o seu token que trai os valores de todo o ecossistema. Isso trará uma multiplicidade de problemas.”
O blogger de criptomoeda Scott Melker, conhecido como 'The Wolf Of All Streets' no Twitter, manifestou a sua oposição à ideia de que o projeto Arkham é razoável e ético. Ele acredita que a comunidade cripto deve seguir numa direção mais focada na privacidade, em vez de dar passos para trás.
No entanto, outro ponto de vista sugere que a funcionalidade do Arkham poderia ser instrumental na abordagem dos problemas de hacking prevalentes no espaço criptográfico. De acordo com um relatório da Chain Analysis, os investidores na comunidade criptográfica perderam até $3.8 biliões em 2022, marcando um recorde.
Um dos investidores da Arkham é Joe Lonsdale, o co-fundador da empresa de big data, Palantir. Dado que um dos principais clientes da Palantir é uma agência governamental dos EUA e que a Palantir os auxilia nos esforços de contra-terrorismo, há suspeitas de que o projeto Arkham esteja conectado à Agência Central de Inteligência ou a outras entidades governamentais, levantando preocupações sobre a violação da privacidade.
Em seu comunicado, Arkham nega essas alegações, enfatizando que não é um projeto secreto do governo dos EUA e não tem afiliações com quaisquer agências governamentais.
Arkham é um token cunhado na cadeia ERC-20, com um fornecimento total de 1 bilhão de tokens, distribuídos da seguinte forma:
Origem: O Códice de Arkhamhttps://codex.arkhamintelligence.com/tokenomics
O fornecimento inicial de tokens em circulação é de 15%, com todos os tokens programados para circular após sete anos. Os tokens para investidores, contribuidores principais e consultores serão bloqueados no primeiro ano de lançamento, seguido de um desbloqueio gradual ao longo dos próximos três anos. O período total de desbloqueio para os tokens do ecossistema é de cinco anos, enquanto a duração do desbloqueio de tokens para fundos da fundação abrange sete anos.
Origem: O Códice de Arkhamhttps://codex.arkhamintelligence.com/tokenomics
Quer nos tempos antigos quer na era moderna, possuir inteligência precisa traz resultados significativamente melhorados em várias áreas, como militares e investimentos. Portanto, o valor da inteligência é inerentemente evidente, e Arkham emergiu nesse contexto. Enquanto Arkham se apresenta como uma plataforma potencial para facilitar o rastreamento de informações de hackers, é fácil perceber que isso pode não ser uma notícia particularmente favorável para figuras proeminentes na comunidade de criptomoedas. Assim, pode ser considerada uma espada de dois gumes. Atualmente, continua sendo desafiador determinar até que ponto Arkham impactará essa indústria; apenas o tempo revelará a resposta.
Para obter ARKM, você pode usar o Gate.io centralizado de câmbio de criptomoedas para compra. Inicialmente, terá de criar uma conta, concluir o processo de verificação e depositar fundos na sua conta. Posteriormente, você pode seguir as instruções para comprar tokens ARKM nos mercados à vista ou derivativos.
Verifique o preço do ARKM hoje e comece a negociar os seus pares de moedas favoritos.
Em 18 de julho, a Binance lançou e começou a negociar Arkham através do seu Launchpad. No entanto, mesmo antes da sua estreia, o projeto envolveu-se em polémica por ser capaz de rastrear os endereços de email pessoais dos utilizadores e oferecer serviços de informação sobre endereços de carteira. Muitos entusiastas de criptomoedas conscientes da privacidade expressaram a sua insatisfação. Este serviço inovador, semelhante a investir em criptomoedas, apresenta oportunidades e potenciais riscos.
Arkham é uma startup que fornece dados on-chain. Suas principais funcionalidades estão espalhadas por duas plataformas - Arkham Intelligence e Arkham Intel Exchange.
Aproveitando o seu sistema de inteligência artificial exclusivamente desenvolvido ULTRA, Arkham possui atualmente mais de 3,5 milhões de tags de carteira e mais de 200.000 páginas de entidades. Através da plataforma de Inteligência Arkham, os endereços de carteira estão ligados aos respetivos proprietários do mundo real.
Os utilizadores podem compreender os ativos que possuem e as suas atividades on-chain. A partir daqui, podem tomar decisões de investimento observando cada movimento dos endereços de carteiras rastreadas. A plataforma também ajuda os utilizadores a acompanhar o estado e o desempenho histórico das suas contas de criptomoedas. Ao contrário de outras plataformas que oferecem serviços semelhantes, como a Nansen, todas estas funcionalidades são gratuitas.
Os utilizadores podem pesquisar qualquer endereço de carteira, entidade ou criptomoeda para dados on-chain na plataforma. Isto inclui ativos detidos, saldo, desempenho histórico, dados de transações, etc. Atualmente, Arkham suporta oito redes blockchain, incluindo Bitcoin, Ethereum, Arbitrum, Avalanche, BNB, Optimism, Polygon e Tron.
Origem: site da Arkhamhttps://platform.arkhamintelligence.com/explorer/entity/binance
Além disso, o Arkham introduziu um sistema de tokens, permitindo aos utilizadores oferecer recompensas em tokens Arkham (ARKM) através do mercado de câmbio Arkham Intel Exchange. Este sistema permite aos utilizadores procurar a inteligência blockchain desejada, como identificar o utilizador por trás de um endereço de carteira específico. Os analistas de blockchain, que acreditam possuir informações valiosas, também podem vender esses dados na plataforma, convidando utilizadores interessados a licitar. Estes dados de transação serão exclusivamente propriedade do comprador por até 90 dias, após o que serão tornados públicos.
Origem: Site da Arkhamhttps://platform.arkhamintelligence.com/exchange
Os atuais prêmios no mercado de negociação incluem a identificação do endereço da carteira do fundador da Tesla, Elon Musk, a localização do hacker responsável pela falência da FTX e a identificação dos 10 principais endereços de carteira que lucraram pelo menos $100.000 ou pelo menos 50% na blockchain Tron nos últimos 30 dias. Os prêmios variam de 1.000 ARKM a 100.000 ARKM.
Em 25 de julho, a Arkham anunciou a conclusão do seu primeiro projeto de recompensa. Através de investigação de blockchain, identificaram com sucesso endereços de carteira adicionais que se acredita pertencerem a Do Kwon, a figura principal no flash crash do Terra (LUNA) e UST do ano passado, e à sua empresa Terraform Labs. Uma recompensa de aproximadamente 9.519 ANKR, equivalente a cerca de $5.000, foi paga a duas pessoas que forneceram a informação.
Origem: Arkham Twitterhttps://twitter.com/ArkhamIntel/status/1683555586787487746
Arkham foi fundada por Miguel Morel em 2020, que também é um dos co-fundadores do projeto de stablecoin algorítmica, Reserve Protocol, e atualmente atua como CEO da Arkham. De acordo com a introdução no site oficial da Arkham, eles levantaram mais de $12 milhões na sua rodada de financiamento da Série A. Os investidores incluem um fundador anônimo da OpenAI, a empresa por trás do produto sensação de IA de 2023, ChatGPT, o co-fundador da Palantir, Joe Lonsdale, o fundador da empresa de capital de risco Bedrock, Geoff Lewis, e o fundador da Draper Fisher Jurvetson, Tim Draper, entre outros líderes do setor.
Arkham tinha anteriormente introduzido um recurso de referência, permitindo que os usuários convidassem outros a juntarem-se ao Arkham gerando um link de código de convite. No entanto, depois de o Arkham ter anunciado uma distribuição aérea em 10 de julho, alguns internautas twittaram que o código do link de convite podia ser facilmente decifrado, revelando o endereço de e-mail do usuário e levando à insatisfação dentro da comunidade de criptomoedas.
Estes códigos foram gerados através da codificação dos emails dos utilizadores com Base64. Ao utilizar ferramentas online gratuitas para descodificação reversa, poder-se-ia ver o endereço de email do referenciador. Isto significa que muitos indivíduos que partilharam publicamente os links dos seus códigos em plataformas de mídias sociais expuseram inadvertidamente os seus endereços de email.
Após o incidente, Miguel Morel explicou no Twitter que o sistema de link de código foi desenvolvido durante a fase de teste beta. O seu objetivo era recompensar os utilizadores que ajudaram a promover a plataforma, identificando-os através dos seus endereços de email. Para além de utilizar os endereços de email para comunicação e recompensas, a empresa não os utilizava para outros fins. Além disso, quando um utilizador referido abria o link, podia ver o email do convidante, confirmando que o convidante era um utilizador genuíno da Arkham.
No entanto, Morel admitiu que, à medida que a base de usuários crescia, tornou-se necessário alterar a forma como os links eram gerados. Eles agora atualizaram o mecanismo, garantindo que todos os links recém-gerados criptografem o e-mail do usuário, evitando a derivação reversa.
Uma característica significativa da comunidade cripto sempre foi o seu anonimato. No entanto, Arkham sempre defendeu a "desanonimização". Em seu white paper, a Arkham afirmou que "dados brutos de transações, se não tratados e anônimos, são inúteis", lançando assim o serviço mencionado. No entanto, a plataforma Arkham Intel Exchange, que permite que os usuários comprem e vendam informações, atraiu críticas de entusiastas de criptomoedas que valorizam a privacidade, condenando a prática de lucrar com a "busca de carne humana".
O fundador do AAVE Dao, Mark Zeller, expressou sua decepção no Twitter, afirmando: “A busca por carne humana não é legal. Estou profundamente desapontado com o seu token que trai os valores de todo o ecossistema. Isso trará uma multiplicidade de problemas.”
O blogger de criptomoeda Scott Melker, conhecido como 'The Wolf Of All Streets' no Twitter, manifestou a sua oposição à ideia de que o projeto Arkham é razoável e ético. Ele acredita que a comunidade cripto deve seguir numa direção mais focada na privacidade, em vez de dar passos para trás.
No entanto, outro ponto de vista sugere que a funcionalidade do Arkham poderia ser instrumental na abordagem dos problemas de hacking prevalentes no espaço criptográfico. De acordo com um relatório da Chain Analysis, os investidores na comunidade criptográfica perderam até $3.8 biliões em 2022, marcando um recorde.
Um dos investidores da Arkham é Joe Lonsdale, o co-fundador da empresa de big data, Palantir. Dado que um dos principais clientes da Palantir é uma agência governamental dos EUA e que a Palantir os auxilia nos esforços de contra-terrorismo, há suspeitas de que o projeto Arkham esteja conectado à Agência Central de Inteligência ou a outras entidades governamentais, levantando preocupações sobre a violação da privacidade.
Em seu comunicado, Arkham nega essas alegações, enfatizando que não é um projeto secreto do governo dos EUA e não tem afiliações com quaisquer agências governamentais.
Arkham é um token cunhado na cadeia ERC-20, com um fornecimento total de 1 bilhão de tokens, distribuídos da seguinte forma:
Origem: O Códice de Arkhamhttps://codex.arkhamintelligence.com/tokenomics
O fornecimento inicial de tokens em circulação é de 15%, com todos os tokens programados para circular após sete anos. Os tokens para investidores, contribuidores principais e consultores serão bloqueados no primeiro ano de lançamento, seguido de um desbloqueio gradual ao longo dos próximos três anos. O período total de desbloqueio para os tokens do ecossistema é de cinco anos, enquanto a duração do desbloqueio de tokens para fundos da fundação abrange sete anos.
Origem: O Códice de Arkhamhttps://codex.arkhamintelligence.com/tokenomics
Quer nos tempos antigos quer na era moderna, possuir inteligência precisa traz resultados significativamente melhorados em várias áreas, como militares e investimentos. Portanto, o valor da inteligência é inerentemente evidente, e Arkham emergiu nesse contexto. Enquanto Arkham se apresenta como uma plataforma potencial para facilitar o rastreamento de informações de hackers, é fácil perceber que isso pode não ser uma notícia particularmente favorável para figuras proeminentes na comunidade de criptomoedas. Assim, pode ser considerada uma espada de dois gumes. Atualmente, continua sendo desafiador determinar até que ponto Arkham impactará essa indústria; apenas o tempo revelará a resposta.
Para obter ARKM, você pode usar o Gate.io centralizado de câmbio de criptomoedas para compra. Inicialmente, terá de criar uma conta, concluir o processo de verificação e depositar fundos na sua conta. Posteriormente, você pode seguir as instruções para comprar tokens ARKM nos mercados à vista ou derivativos.
Verifique o preço do ARKM hoje e comece a negociar os seus pares de moedas favoritos.