À medida que o mundo das blockchains e criptomoedas continua a amadurecer,lançando organizações autônomas descentralizadas (DAOs)estão se tornando opções populares para gerenciar coletivos digitais nativos.
DAOs oferecem a oportunidade única de crescer e construir comunidades e negócios de forma descentralizada. Desde a maior bolsa descentralizada, UniSwap, até um DAO projetado para arrecadar $3 Milhões em apoio ao Exército Ucraniano; não há escassez de casos de uso de DAO.
Os membros destas organizações autônomas descentralizadas colaboram de acordo com um conjunto compartilhado de regras codificadas em um blockchain e, como resultado, começaram a perturbar tudo, desde finanças até caridade e muito mais.
Mas nem todos os DAOs são criados iguais. Diferentes tipos servem a diferentes propósitos eos benefícios de DAOsnão se aplicam a toda equipe digital-first ou projeto web3. Se você procura entender melhor os muitos tipos de DAOs hoje, nós temos você coberto.
Antes de nos aprofundarmos nos diferentes tipos de DAOs, é necessária uma breve aula de história.
Apropriadamente chamado de "O DAO", a primeira Organização Autônoma Descentralizada foi construída usando contratos inteligentes, utilizou um framework de código aberto e focou no capital de risco.
Infelizmente,um bug de contrato inteligente explorou a perda de 3,6 milhões de ETH do DAO, e eles não se recuperaram financeiramente. Independentemente disso, o DAO abriu caminho para muitos DAOs bem-sucedidos.
O Verão DeFi em 2018 trouxe projetos emblemáticos de Finanças Descentralizadas para a blockchain Ethereum, como Compound Finance (COMP), Uniswap (UNI) e Aave (AAVE), que ofereceram maneiras atrativas para os membros da comunidade demonstrarem seu compromisso com a descentralização por meio de tokens de governança e governança de DAO.
Finalmente, o sucesso dos DAOs foi resultado de inovações na tecnologia blockchain, como contratos inteligentes, governança on-chain (votação), membros da comunidade empoderados redefinindo como as decisões são tomadas e novas estruturas legais organizacionais sem uma autoridade central.
À medida que o ecossistema web3 cresce, a tecnologia blockchain evolui e os inovadores experimentam novos tipos de modelos, é provável que continuemos a ver DAOs empurrar os limites do que é possível.
Os oito principais tipos de DAOs
Existem oito tipos principais de DAOs:
Como novos tipos de DAOs estão sendo desenvolvidos regularmente, não conseguiremos cobrir todas as categorias de DAO. Dito isso, se você está explorandocomo criar o seu próprio DAO, vamos mergulhar nos tipos mais comuns de DAOs e seus objetivos.
Um protocolo DAO é um tipo de DAO projetado para governar um protocolo descentralizado, como um aplicativo de empréstimo/empréstimo, uma troca descentralizada ou outro tipo de dapp.
Três dos exemplos de protocolo DAO mais notáveis são MakerDAO, Uniswap e Yearn Finance.
Uma das aplicações originais DeFi na rede blockchain Ethereum, o MakerDAO usa contratos inteligentes para permitir que os usuários emprestem e tomem emprestado criptomoedas com taxas de empréstimo personalizadas e quantias reembolsáveis.
MakerDAO usa tokens de governança MKR para que os detentores possam votar em mudanças no Protocolo Maker, incluindo a quantidade de garantia para posições de dívida garantidas (CDPs), empréstimos anuais e desligamento em caso de crash do Ethereum.
Os detentores de MKR também atuam como compradores de última instância para empréstimos em DAI (uma stablecoin algorítmica criada pelo MakerDAO). Se o valor do ETH nas Vaults do Maker não cobrir a quantidade de DAI em circulação, MKR é criado e vendido em um leilão de dívidas para levantar a quantidade necessária de fundos.
Uniswap lançou seu token de governança, UNI, dando à comunidade direitos de voto no desenvolvimento e operações do Uniswap. Os detentores de tokens UNI controlam a governança do Uniswap, os fundos do tesouro da comunidade UNI, o interruptor de taxas do protocolo e muito mais.
Se os detentores de tokens desejarem alterar o Uniswap ou introduzir novos recursos, uma proposta é enviada com um mínimo de 25.000 votos sim UNI para ser elegível para mais deliberação.
Assim como os DAOs acima mencionados alimentados por tokens de governança, o DAO Yearn delega financiamento para Vaults DAO. Os detentores de YFI podem fornecer fundos para DAOs aprovados para aceitar financiamento no ecossistema de vaults DAO. Preenchendo uma lacuna no sistema tradicional de RH e folha de pagamento, o fundador do YFI, Andre Cronje, construiu o Coordinape para alocar fundos e recompensar os contribuintes de forma autônoma.
Os DAOs de concessão são projetados para facilitar doações sem fins lucrativos, implantar estrategicamente ativos de capital em todo o ecossistema web3 e são uma extensão de caridade de um projeto maior ou uma entidade totalmente separada no espaço DeFi.
Bolsas de Subsídio da Aave DAOé um programa liderado pela comunidade para financiar ideias e projetos que impulsionam o desenvolvimento do Protocolo Aave, focando em apoiar uma rede mais abrangente de desenvolvedores da comunidade.
As Bolsas da Aave alocam uma quantidade específica de financiamento por trimestre. As submissões de bolsas elegíveis incluem, mas não se limitam a; desenvolvimento da Aave, integrações, ferramentas para desenvolvedores e muito mais.
Um exemplo de um Grant DAO que é uma entidade separada éMetaCartel, que cria financiamento financeiro para projetos e fornece suporte operacional para dapps em estágio inicial.
Em uma missão para acelerar a criação da Web 3, o MetaCartel concede bolsas entre $1.000 a $10.000 para dApps construídos no Ethereum, novos experimentos de casos de uso voltados para o consumidor, a criação de novos DAOs, iniciativas orientadas para a comunidade e muito mais.
As DAOs de filantropia têm como objetivo ajudar a avançar a responsabilidade social, organizando-se em torno de um propósito compartilhado para criar um impacto no mundo do Web3.
O primeiro DAO filantrópico sem fins lucrativos,Big Green DAO, está vinculada ao Big Green, uma instituição de caridade nacional de justiça alimentar 501(c3) que ensina as pessoas a cultivar alimentos para melhorar a segurança nutricional, a saúde mental e o impacto climático. O Big Green DAO se uniu à instituição de caridade de uma década para reestruturar a concessão de subsídios e colocar a organização sem fins lucrativos em uma posição financeira favorável.
A velocidade com que as DAOs se organizam e executam é um testemunho do poder do Web3. UkraineDAOarrecadou mais de $3 milhões em ETH para apoiar o Exército Ucranianoem menos de uma semana.
Coordenado por membros do PleasrDAO, Trippy Labs e do coletivo de arte russo Pussy Riot, o UkraineDAO usa o domínio ENS, ukrainedao.eth, para enviar doações aos soldados ucranianos e apoiar a organização ucraniana Come Back Alive.
Simplesmente, a popularidade da criptomoeda combinada com a simplicidade das remessas internacionais permitem que as DAOs filantrópicas criem um impacto significativo em uma velocidade recorde.
DAOs sociais, ou DAOs de criadores, concentram-se no aspecto de auto-organização da comunidade de DAOs ao reunir indivíduos com interesses semelhantes, como construtores, artistas e criativos.
Embora os DAOs Sociais tenham foco na comunidade, geralmente possuem uma barreira de entrada, como possuir um número específico de tokens, possuir um NFT ou ser convidado pessoalmente.
O DAO do desenvolvedor é um coletivo de desenvolvedores web3centrado em construir o futuro da web3. Para participar do Developer DAO, os membros devem possuir um NFT de gênese ou ser um dos sortudos desenvolvedores convidados para o servidor privado do Discord.
Amigos Com Benefícios, é uma web3criador DAO focado em construir comunidade e promover criatividadeO acesso ao Friends With Benefits é de 75 tokens $FWB e, uma vez admitidos, os membros têm acesso total para se conectar com construtores, artistas, criativos e participar de eventos exclusivos.
Embora o DeFi tenha sido construído com base nos princípios de acessibilidade, muitos DAOs sociais derivam valor da exclusividade, colaboração e efeitos de rede interpessoais.
O principal objetivo dos DAOs coletores é que os membros reúnam fundos para que a comunidade coletiva possa investir os fundos do tesouro em arte NFT blue chip e outros colecionáveis, onde cada membro possui uma parte correspondente ao seu investimento pessoal.
Notáveis colecionadores DAO como FlamingoDAO surgiram com a explosão dos NFTs que coletaram NFTs incrivelmente caros de artistas digitais como Pak, Hackatao, XCopy eCryptoPunk #2890 NFT, que foi comprado em 2021 por $760k USD.
Outro grupo de colecionadores formou a ConstitutionDAO na tentativa de comprar a Constituição dos Estados Unidos. Notavelmente, a ConstitutionDAO arrecadou $47 milhões em ETH em uma semanatentar comprar uma cópia da primeira edição da Constituição dos EUA em um leilão da Sotheby’s.
Embora nem todo coletor DAO vá compensar, é um novo meio para investidores obterem exposição financeira a NFTs caros sem arriscar grandes quantias de capital pessoal.
Os DAOs de risco agrupam capital para investir em startups iniciais da web3, protocolos, investimentos off-chain e ter acesso a portfólios não disponíveis na finance tradicional.
Krause House DAO is aVenture DAO tentando comprar uma equipe profissional da NBAque é composto por investidores e fanáticos por basquete. Os membros da Krause House DAO participariam de decisões que afetam os procedimentos operacionais de uma equipe da National Basketball Association, incluindo, mas não se limitando a gestão geral, venda de ingressos, comercialização e parcerias.
Outros DAOs de empreendimento notáveis incluem a MetaCartel Ventures (MCV), que é um DAO com fins lucrativos estabelecido pela comunidade MetaCartel para investir em Aplicativos Descentralizados (DApps) em estágio inicial, e BessemerDAO, que foi lançado pela empresa de VC com sede em San Francisco, Bessemer Venture Partners, para discutir tendências na indústria de criptomoedas e compartilhar recursos.
Em contraste com uma abordagem de cima para baixo onde o conteúdo é produzido com uma agenda central ou influenciado por anunciantes, os DAOs de Mídia reinventam plataformas de mídia tradicionais criando conteúdo impulsionado pela comunidade.
Pense nas redes sociais, mas em vez de organizações corporativas governando os lucros, os indivíduos na rede de mídia estão ativamente ganhando uma parte do lucro da organização descentralizada.
BanklessDAO éuma comunidade descentralizada para coordenar e propagar mídia, cultura e educação sem bancos. Seu objetivo é impulsionar a adoção de um sistema monetário realmente sem bancos.
Decrypt é outro exemplo de DAO de mídia que capacita os usuários a votar em que tipos de conteúdo desejam ver.
Os DAOs de mídia são especialmente poderosos para comunidades emergentes que buscam recompensar seus usuários à medida que a comunidade cripto e a cultura da Web 3.0 crescem.
Um SubDAO é um novo tipo de DAO que é um subconjunto dos membros da DAO que são organizados para gerenciar funções específicas como operações, parcerias, marketing, tesouraria e subsídios.
O Protocolo Balancer viu uma oportunidade com seu crescente membro da DAO eproposto criar subDAOspara gerenciar a tomada de decisões relacionadas ao DAO e facilitar a execução, sem exigir que cada proposta seja aprovada por todo o DAO.
Em uma votação unânime, o Balancer DAO integrou com sucesso subDAOs em sua estrutura e agora consegue se mover de forma mais eficiente como uma Organização Autônoma Descentralizada.
A criatividade da comunidade é verdadeiramente o limite do que pode ser construído dentro do framework DAO.
Compreender os muitos casos de uso e tipos de DAOs é crucial para escolher a via certa para o seu negócio. Os DAOs continuam a desempenhar um papel cada vez mais importante no futuro da cripto e da Web3.
À medida que o mundo das blockchains e criptomoedas continua a amadurecer,lançando organizações autônomas descentralizadas (DAOs)estão se tornando opções populares para gerenciar coletivos digitais nativos.
DAOs oferecem a oportunidade única de crescer e construir comunidades e negócios de forma descentralizada. Desde a maior bolsa descentralizada, UniSwap, até um DAO projetado para arrecadar $3 Milhões em apoio ao Exército Ucraniano; não há escassez de casos de uso de DAO.
Os membros destas organizações autônomas descentralizadas colaboram de acordo com um conjunto compartilhado de regras codificadas em um blockchain e, como resultado, começaram a perturbar tudo, desde finanças até caridade e muito mais.
Mas nem todos os DAOs são criados iguais. Diferentes tipos servem a diferentes propósitos eos benefícios de DAOsnão se aplicam a toda equipe digital-first ou projeto web3. Se você procura entender melhor os muitos tipos de DAOs hoje, nós temos você coberto.
Antes de nos aprofundarmos nos diferentes tipos de DAOs, é necessária uma breve aula de história.
Apropriadamente chamado de "O DAO", a primeira Organização Autônoma Descentralizada foi construída usando contratos inteligentes, utilizou um framework de código aberto e focou no capital de risco.
Infelizmente,um bug de contrato inteligente explorou a perda de 3,6 milhões de ETH do DAO, e eles não se recuperaram financeiramente. Independentemente disso, o DAO abriu caminho para muitos DAOs bem-sucedidos.
O Verão DeFi em 2018 trouxe projetos emblemáticos de Finanças Descentralizadas para a blockchain Ethereum, como Compound Finance (COMP), Uniswap (UNI) e Aave (AAVE), que ofereceram maneiras atrativas para os membros da comunidade demonstrarem seu compromisso com a descentralização por meio de tokens de governança e governança de DAO.
Finalmente, o sucesso dos DAOs foi resultado de inovações na tecnologia blockchain, como contratos inteligentes, governança on-chain (votação), membros da comunidade empoderados redefinindo como as decisões são tomadas e novas estruturas legais organizacionais sem uma autoridade central.
À medida que o ecossistema web3 cresce, a tecnologia blockchain evolui e os inovadores experimentam novos tipos de modelos, é provável que continuemos a ver DAOs empurrar os limites do que é possível.
Os oito principais tipos de DAOs
Existem oito tipos principais de DAOs:
Como novos tipos de DAOs estão sendo desenvolvidos regularmente, não conseguiremos cobrir todas as categorias de DAO. Dito isso, se você está explorandocomo criar o seu próprio DAO, vamos mergulhar nos tipos mais comuns de DAOs e seus objetivos.
Um protocolo DAO é um tipo de DAO projetado para governar um protocolo descentralizado, como um aplicativo de empréstimo/empréstimo, uma troca descentralizada ou outro tipo de dapp.
Três dos exemplos de protocolo DAO mais notáveis são MakerDAO, Uniswap e Yearn Finance.
Uma das aplicações originais DeFi na rede blockchain Ethereum, o MakerDAO usa contratos inteligentes para permitir que os usuários emprestem e tomem emprestado criptomoedas com taxas de empréstimo personalizadas e quantias reembolsáveis.
MakerDAO usa tokens de governança MKR para que os detentores possam votar em mudanças no Protocolo Maker, incluindo a quantidade de garantia para posições de dívida garantidas (CDPs), empréstimos anuais e desligamento em caso de crash do Ethereum.
Os detentores de MKR também atuam como compradores de última instância para empréstimos em DAI (uma stablecoin algorítmica criada pelo MakerDAO). Se o valor do ETH nas Vaults do Maker não cobrir a quantidade de DAI em circulação, MKR é criado e vendido em um leilão de dívidas para levantar a quantidade necessária de fundos.
Uniswap lançou seu token de governança, UNI, dando à comunidade direitos de voto no desenvolvimento e operações do Uniswap. Os detentores de tokens UNI controlam a governança do Uniswap, os fundos do tesouro da comunidade UNI, o interruptor de taxas do protocolo e muito mais.
Se os detentores de tokens desejarem alterar o Uniswap ou introduzir novos recursos, uma proposta é enviada com um mínimo de 25.000 votos sim UNI para ser elegível para mais deliberação.
Assim como os DAOs acima mencionados alimentados por tokens de governança, o DAO Yearn delega financiamento para Vaults DAO. Os detentores de YFI podem fornecer fundos para DAOs aprovados para aceitar financiamento no ecossistema de vaults DAO. Preenchendo uma lacuna no sistema tradicional de RH e folha de pagamento, o fundador do YFI, Andre Cronje, construiu o Coordinape para alocar fundos e recompensar os contribuintes de forma autônoma.
Os DAOs de concessão são projetados para facilitar doações sem fins lucrativos, implantar estrategicamente ativos de capital em todo o ecossistema web3 e são uma extensão de caridade de um projeto maior ou uma entidade totalmente separada no espaço DeFi.
Bolsas de Subsídio da Aave DAOé um programa liderado pela comunidade para financiar ideias e projetos que impulsionam o desenvolvimento do Protocolo Aave, focando em apoiar uma rede mais abrangente de desenvolvedores da comunidade.
As Bolsas da Aave alocam uma quantidade específica de financiamento por trimestre. As submissões de bolsas elegíveis incluem, mas não se limitam a; desenvolvimento da Aave, integrações, ferramentas para desenvolvedores e muito mais.
Um exemplo de um Grant DAO que é uma entidade separada éMetaCartel, que cria financiamento financeiro para projetos e fornece suporte operacional para dapps em estágio inicial.
Em uma missão para acelerar a criação da Web 3, o MetaCartel concede bolsas entre $1.000 a $10.000 para dApps construídos no Ethereum, novos experimentos de casos de uso voltados para o consumidor, a criação de novos DAOs, iniciativas orientadas para a comunidade e muito mais.
As DAOs de filantropia têm como objetivo ajudar a avançar a responsabilidade social, organizando-se em torno de um propósito compartilhado para criar um impacto no mundo do Web3.
O primeiro DAO filantrópico sem fins lucrativos,Big Green DAO, está vinculada ao Big Green, uma instituição de caridade nacional de justiça alimentar 501(c3) que ensina as pessoas a cultivar alimentos para melhorar a segurança nutricional, a saúde mental e o impacto climático. O Big Green DAO se uniu à instituição de caridade de uma década para reestruturar a concessão de subsídios e colocar a organização sem fins lucrativos em uma posição financeira favorável.
A velocidade com que as DAOs se organizam e executam é um testemunho do poder do Web3. UkraineDAOarrecadou mais de $3 milhões em ETH para apoiar o Exército Ucranianoem menos de uma semana.
Coordenado por membros do PleasrDAO, Trippy Labs e do coletivo de arte russo Pussy Riot, o UkraineDAO usa o domínio ENS, ukrainedao.eth, para enviar doações aos soldados ucranianos e apoiar a organização ucraniana Come Back Alive.
Simplesmente, a popularidade da criptomoeda combinada com a simplicidade das remessas internacionais permitem que as DAOs filantrópicas criem um impacto significativo em uma velocidade recorde.
DAOs sociais, ou DAOs de criadores, concentram-se no aspecto de auto-organização da comunidade de DAOs ao reunir indivíduos com interesses semelhantes, como construtores, artistas e criativos.
Embora os DAOs Sociais tenham foco na comunidade, geralmente possuem uma barreira de entrada, como possuir um número específico de tokens, possuir um NFT ou ser convidado pessoalmente.
O DAO do desenvolvedor é um coletivo de desenvolvedores web3centrado em construir o futuro da web3. Para participar do Developer DAO, os membros devem possuir um NFT de gênese ou ser um dos sortudos desenvolvedores convidados para o servidor privado do Discord.
Amigos Com Benefícios, é uma web3criador DAO focado em construir comunidade e promover criatividadeO acesso ao Friends With Benefits é de 75 tokens $FWB e, uma vez admitidos, os membros têm acesso total para se conectar com construtores, artistas, criativos e participar de eventos exclusivos.
Embora o DeFi tenha sido construído com base nos princípios de acessibilidade, muitos DAOs sociais derivam valor da exclusividade, colaboração e efeitos de rede interpessoais.
O principal objetivo dos DAOs coletores é que os membros reúnam fundos para que a comunidade coletiva possa investir os fundos do tesouro em arte NFT blue chip e outros colecionáveis, onde cada membro possui uma parte correspondente ao seu investimento pessoal.
Notáveis colecionadores DAO como FlamingoDAO surgiram com a explosão dos NFTs que coletaram NFTs incrivelmente caros de artistas digitais como Pak, Hackatao, XCopy eCryptoPunk #2890 NFT, que foi comprado em 2021 por $760k USD.
Outro grupo de colecionadores formou a ConstitutionDAO na tentativa de comprar a Constituição dos Estados Unidos. Notavelmente, a ConstitutionDAO arrecadou $47 milhões em ETH em uma semanatentar comprar uma cópia da primeira edição da Constituição dos EUA em um leilão da Sotheby’s.
Embora nem todo coletor DAO vá compensar, é um novo meio para investidores obterem exposição financeira a NFTs caros sem arriscar grandes quantias de capital pessoal.
Os DAOs de risco agrupam capital para investir em startups iniciais da web3, protocolos, investimentos off-chain e ter acesso a portfólios não disponíveis na finance tradicional.
Krause House DAO is aVenture DAO tentando comprar uma equipe profissional da NBAque é composto por investidores e fanáticos por basquete. Os membros da Krause House DAO participariam de decisões que afetam os procedimentos operacionais de uma equipe da National Basketball Association, incluindo, mas não se limitando a gestão geral, venda de ingressos, comercialização e parcerias.
Outros DAOs de empreendimento notáveis incluem a MetaCartel Ventures (MCV), que é um DAO com fins lucrativos estabelecido pela comunidade MetaCartel para investir em Aplicativos Descentralizados (DApps) em estágio inicial, e BessemerDAO, que foi lançado pela empresa de VC com sede em San Francisco, Bessemer Venture Partners, para discutir tendências na indústria de criptomoedas e compartilhar recursos.
Em contraste com uma abordagem de cima para baixo onde o conteúdo é produzido com uma agenda central ou influenciado por anunciantes, os DAOs de Mídia reinventam plataformas de mídia tradicionais criando conteúdo impulsionado pela comunidade.
Pense nas redes sociais, mas em vez de organizações corporativas governando os lucros, os indivíduos na rede de mídia estão ativamente ganhando uma parte do lucro da organização descentralizada.
BanklessDAO éuma comunidade descentralizada para coordenar e propagar mídia, cultura e educação sem bancos. Seu objetivo é impulsionar a adoção de um sistema monetário realmente sem bancos.
Decrypt é outro exemplo de DAO de mídia que capacita os usuários a votar em que tipos de conteúdo desejam ver.
Os DAOs de mídia são especialmente poderosos para comunidades emergentes que buscam recompensar seus usuários à medida que a comunidade cripto e a cultura da Web 3.0 crescem.
Um SubDAO é um novo tipo de DAO que é um subconjunto dos membros da DAO que são organizados para gerenciar funções específicas como operações, parcerias, marketing, tesouraria e subsídios.
O Protocolo Balancer viu uma oportunidade com seu crescente membro da DAO eproposto criar subDAOspara gerenciar a tomada de decisões relacionadas ao DAO e facilitar a execução, sem exigir que cada proposta seja aprovada por todo o DAO.
Em uma votação unânime, o Balancer DAO integrou com sucesso subDAOs em sua estrutura e agora consegue se mover de forma mais eficiente como uma Organização Autônoma Descentralizada.
A criatividade da comunidade é verdadeiramente o limite do que pode ser construído dentro do framework DAO.
Compreender os muitos casos de uso e tipos de DAOs é crucial para escolher a via certa para o seu negócio. Os DAOs continuam a desempenhar um papel cada vez mais importante no futuro da cripto e da Web3.