O projeto inteiro destina-se a resolver um problema simples, isto é, “melhorar o desempenho e a escalabilidade das transações sem alterar a arquitetura do Bitcoin.” O seu whitepaper de projeto de 17 páginas introduz brevemente e de forma elegante a abordagem para alcançar este objetivo. As suas inovações principais incluem o mecanismo de ancoragem descentralizado do Bitcoin, trocas atómicas de BTC e uma integração estreita com a blockchain do Bitcoin. O protocolo de consenso Proof of Transfer (PoX) não é apenas eficiente em energia, mas também está intimamente relacionado com o Proof of Work (PoW) do Bitcoin, melhorando ainda mais as suas características de segurança e descentralização. No geral, o Stacks traz nova programabilidade e potencial de aplicação ao Bitcoin, com o potencial de transformar uma grande quantidade de capital passivo do Bitcoin em ativos produtivos, impulsionando o Bitcoin para se tornar uma infraestrutura Web3 mais segura.
Em primeiro lugar, Stacks é uma blockchain independente com sua própria mainnet e linguagem de contrato inteligente. Ao usar a stablecoin descentralizada sBTC, as transações podem ser concluídas com BTC como pagamento final e os registros de transações ancorados podem ser sincronizados na blockchain do BTC, melhorando a descentralização e segurança da rede. Ao mesmo tempo, o mecanismo de consenso PoX de nossa rede melhora a eficiência das transações. Além disso, a linguagem Clarity completa de Turing melhora a escalabilidade do Bitcoin para suportar capacidades do ecossistema como Dapps, NFTs, etc.
Considerando os recentes temas quentes na camada 2 do Bitcoin, o preço tem subido constantemente. Além disso, comparado com protocolos de tokens de dados como BRC 20, Stacks passou por um desenvolvimento testado pelo tempo e é mais sólido em termos de seu valor intrínseco e praticidade. Pontuação geral: 4 pontos.
O white paper "Stacks: A Bitcoin Layer for Smart Contracts" fornece uma introdução detalhada à plataforma Stacks. Esta é uma camada Bitcoin projetada para contratos inteligentes. É um pouco bobo, lembre-se que é a "camada Bitcoin" projetada para "contratos inteligentes", camada Bitcoin (ou Bitcoin Layer 2 é mais fácil de entender, mas Stacks é mais como uma skin no Bitcoin).
A chamada “camada Bitcoin” refere-se a uma camada adicional construída em cima da blockchain do Bitcoin, que expande as funções do Bitcoin para que possa manter as características principais do Bitcoin (como descentralização, segurança e persistência) enquanto permite aplicações e tipos de transações mais complexos. Esta camada permite aos programadores aproveitar as funcionalidades poderosas do Bitcoin para criar contratos inteligentes e aplicações descentralizadas sem necessidade de alterações na infraestrutura subjacente do próprio Bitcoin.
A plataforma Stacks é uma camada de contrato inteligente baseada no Bitcoin que visa estender as funcionalidades de segurança e descentralização do Bitcoin para contratos inteligentes e aplicações descentralizadas. Ao introduzir a linguagem Clarity, o Stacks fornece um ambiente de contrato inteligente seguro e previsível, permitindo que os contratos inteligentes respondam diretamente às transações de Bitcoin.
Suas inovações principais incluem o mecanismo de ancoragem descentralizado do Bitcoin, swaps atômicos de BTC e integração estreita com a blockchain do Bitcoin. O protocolo de consenso Proof of Transfer (PoX) não é apenas eficiente em energia, mas também está intimamente relacionado com o Proof of Work (PoW) do Bitcoin, melhorando ainda mais suas características de segurança e descentralização. No geral, o Stacks traz nova programabilidade e potencial de aplicação para o Bitcoin, com o potencial de transformar uma grande quantidade de capital Bitcoin passivo em ativos produtivos, impulsionando o Bitcoin para se tornar uma infraestrutura Web3 mais segura.
Para garantir a autenticidade, os artigos subsequentes manterão a Introdução do whitepaper.
Stacks é uma camada Bitcoin para contratos inteligentes. Permite que contratos inteligentes e aplicações descentralizadas usem o Bitcoin de forma confiável como um ativo e liquidem transações na blockchain do Bitcoin. A versão inicial do Stacks foi lançada no início de 2021, introduzindo a liquidação de transações Bitcoin, a linguagem Clarity para contratos seguros em resposta às transações Bitcoin e trocas atômicas de ativos com BTC. A próxima grande atualização proposta para o Stacks, o lançamento Nakamoto (previsto para 2023), adicionará recursos importantes que aprimoram as capacidades do Stacks como uma camada Bitcoin:
(a) Um pino de Bitcoin bidirecional descentralizado para escrever BTC Input/Output para Bitcoin,
(b) Transações garantidas pela finalidade do Bitcoin,
(c) Transações rápidas entre blocos de Bitcoin.
A camada resultante de Stacks torna o Bitcoin um ativo totalmente programável que é sem confiança. Isso poderia tornar centenas de bilhões de dólares de capital passivo de Bitcoin produtivo, desbloquear aplicativos descentralizados e tornar o Bitcoin a espinha dorsal de uma web3 mais segura.
O Bitcoin é a blockchain mais descentralizada, segura e durável. O BTC é um ativo único e amplamente detido, e a blockchain do Bitcoin serve como a melhor camada de liquidação final para transações. Aqueles que desejam maximizar a descentralização e durabilidade devem usar o BTC como seu ativo e realizar a liquidação final na blockchain do Bitcoin. No entanto, para preservar suas propriedades valiosas, o design da blockchain do Bitcoin é lento, mínimo e resistente a mudanças. Por exemplo, ele não fornece contratos inteligentes totalmente expressivos ou desempenho rápido, então não pode suportar diretamente aplicativos complexos. Portanto, o BTC permanece um ativo passivo, enquanto a maioria dos aplicativos são construídos em blockchains de Camada 1 (L1) como Ethereum e outros que têm ativos nativos mais fracos em comparação com o BTC. A camada Bitcoin estende a funcionalidade do Bitcoin e melhora o desempenho do Bitcoin sem alterar o Bitcoin L1. Exemplos típicos incluem pagamentos rápidos (Lightning) e contratos inteligentes de uso geral (Stacks e RSK). A Camada 2 do Bitcoin pode ser comparada ao FedWire como uma camada de liquidação e ao TCP/IP como um protocolo de internet: ela constrói camadas adicionais em cima dessas bases, trazendo funcionalidades e inovações adicionais, mantendo a base simples e estável. A Camada 2 do Bitcoin permite aplicativos complexos que exigem contratos inteligentes totalmente expressivos, alto desempenho ou maior privacidade.
Além disso, Stacks é compatível com várias sub-redes, incluindo VM Rust baseada em EVM e outras redes, que é aquela em que você joga na ETH. Se deseja usar Bitcoin para alcançar a liquidação de transações, basta usar Stacks.
Seguro: Protegido pelo poder total de hash do Bitcoin (finalidade do Bitcoin). Ao habilitar a finalidade do Bitcoin para transações do Stacks, as transações que ocorrem na camada do Stacks serão protegidas pelo poder total de hash do Bitcoin após aproximadamente 100 blocos do Bitcoin ou aproximadamente 24 horas de confirmação. Isso significa que, para reverter essas transações, um atacante precisaria reorganizar o Bitcoin. Essas transações são liquidadas no Bitcoin e têm a finalidade do Bitcoin. Além disso, a camada do Stacks é derivada do Bitcoin, então qualquer estado no Stacks segue automaticamente os forks do Bitcoin.
Minimização de confiança: A minimização da confiança no mecanismo de vinculação do Bitcoin introduziu um novo ativo vinculado ao Bitcoin descentralizado e não custodial chamado sBTC, permitindo que contratos inteligentes operem com ativos vinculados ao Bitcoin de forma mais rápida e barata, sem comprometer a segurança. Isso também permite que os contratos na camada Stacks escrevam transações de Bitcoin sem a necessidade de confiança por meio de transferências de vinculação.
Atomic: Os endereços BTC têm propriedade de swaps de BTC atómicos e ativos. Swaps atómicos e ativos, Stacks têm a capacidade de realizar swaps de BTC atómicos e permitir que os endereços Bitcoin possuam e movam ativos definidos na camada Stacks. Magic Swap e Catamaran Swap são exemplos de swaps atómicos sem confiança entre ativos BTC nas camadas Bitcoin L1 e Stacks que já estão em funcionamento. Além disso, os utilizadores podem possuir ativos da camada Stacks como STX, stablecoins e NFTs nos endereços Bitcoin e transferi-los usando transações Bitcoin L1 conforme necessário.
Clareza: A Clarity é uma linguagem utilizada para contratos inteligentes seguros e verificáveis. Os programadores podem determinar matematicamente o que um contrato pode ou não fazer antes de o executar. As aplicações descentralizadas beneficiarão das funcionalidades de segurança da linguagem Clarity. Até dezembro de 2022, mais de 5000 contratos de Clarity foram implementados na camada Stacks.
Conhecimento: Para compreender o estado completo do Bitcoin, leia a partir do Bitcoin. Pode ler transações de Bitcoin e alterações de estado sem a necessidade de confiança e executar contratos inteligentes acionados por transações de Bitcoin. A capacidade de leitura do Bitcoin ajuda a manter um estado de pino descentralizado consistente com o BTC bloqueado no Bitcoin L1, e assim por diante. Entre as capacidades de leitura do Bitcoin, o Stacks tem as seguintes habilidades: Responder a transações de Bitcoin, onde contratos inteligentes podem ser projetados para serem acionados quando tipos específicos de transações de Bitcoin são detetados, como quando uma certa quantidade de Bitcoin é recebida por um endereço de Bitcoin. Ler o estado do Bitcoin, onde o Stacks pode ler o estado atual da blockchain do Bitcoin, incluindo saldo, histórico de transações e outras informações de endereços. Além disso, mantendo-se em sincronia com o Bitcoin: Ao ler o estado mais recente da blockchain do Bitcoin, o Stacks pode garantir que suas operações e contratos inteligentes permaneçam consistentes com a blockchain do Bitcoin, especialmente em relação a pinagens descentralizadas e transferências de ativos.
Escalável: Transações escaláveis e rápidas resolvidas em Bitcoin. Alto desempenho e escalabilidade serão fornecidos através de vários mecanismos, incluindo blocos de camada Stacks mais rápidos entre os blocos de Bitcoin. Além disso, uma camada de escalabilidade como uma sub-rede (distinta da camada principal de Stacks) pode fazer diferentes compensações entre desempenho e descentralização. A sub-rede pode suportar outras linguagens de programação e ambientes de execução (como Solidity e EVM), permitindo que todos os contratos inteligentes do Ethereum usem ativos com suporte em Bitcoin e liquidem na cadeia Bitcoin.
Redes criptografadas usam mecanismos de consenso para garantir a segurança da blockchain. Os dois mecanismos de consenso mais comumente utilizados são o Proof of Work (PoW) e o Proof of Stake (PoS). No PoW, os mineradores devem resolver quebra-cabeças matemáticos para verificar transações, enquanto no PoS, a blockchain depende dos detentores de tokens para verificar transações de criptomoedas. Em ambos os mecanismos, os mineradores e detentores de tokens ganham recompensas ao validar transações. Proof of Burn (PoB) é outro mecanismo de consenso que não é comumente utilizado. No PoB, os mineradores competem para "queimar" tokens PoW como um substituto para recursos de computação.
Tópico de inserção: Proof-of-Burn (PoB) é um mecanismo de consenso de criptomoeda. A sua ideia principal é provar a contribuição do mineiro para a rede através da 'queima' (ou seja, remoção permanente) de uma certa quantidade de criptomoeda. O objetivo deste mecanismo é proporcionar uma forma mais eficiente em termos energéticos de alcançar consenso na rede e proteger a segurança da blockchain em comparação com o Proof-of-Work (PoW).
Proof-of-Transfer (PoX) é o mecanismo de consenso central da blockchain Stacks. O seu princípio de funcionamento é o seguinte:
O mecanismo de prova de transferência traz vários benefícios para as redes blockchain como Stacks: Stacks aproveita a segurança do Bitcoin. As aplicações desenvolvidas em Stacks podem interagir facilmente com o estado on-chain e os dados do Bitcoin. Participar do PoX não requer hardware especial, permitindo que qualquer pessoa se torne um minerador. Além disso, eles podem reutilizar a energia já consumida pelo Bitcoin através do seu mecanismo de consenso Proof-of-Work. Os Stackers podem ganhar BTC protegendo a rede.
Como mencionado acima, o PoX é baseado no mecanismo de PoW da própria rede Bitcoin. Para ser claro: a blockchain Stacks é independente do Bitcoin, mas alavanca a segurança do Bitcoin para aumentar a sua própria segurança. Isso é alcançado através da liquidação final das transações Stacks na blockchain do Bitcoin, mas esta liquidação é indireta e não requer que a blockchain do Bitcoin processe um grande número de transações Stacks. As transações Stacks são processadas na sua própria blockchain, mas a liquidação final destas transações é alcançada através do registo de transações específicas na blockchain do Bitcoin. Estas transações na blockchain do Bitcoin não são transações de pagamento no sentido tradicional, mas são usadas para registar e verificar a atividade que ocorre na rede Stacks.
Stacks é um mecanismo que incentiva os detentores de tokens STX a participar no mecanismo de consenso Proof of Transfer da Stacks. Os detentores de STX que participam no stacking são chamados de “Stakers”.
Sempre que um novo bloco é minerado na blockchain Stacks, a plataforma envia os BTC submetidos pelos mineiros para os stackers como recompensa por proteger a rede. Todos os stackers são recompensados com Bitcoin após aproximadamente cada ciclo de empilhamento.
No entanto, o período de empilhamento não é fixo e pode variar com base em vários fatores. Para participar no empilhamento, os empilhadores precisam de ter a versão 4 ou superior da carteira Stacks.
Os detentores de STX também precisam de uma certa quantidade de STX para participar diretamente na stack (aproximadamente 100.000 STX), que varia com base no fornecimento total e na participação. Qualquer detentor de STX interessado em participar, mas que não tenha a quantidade mínima de STX necessária, pode juntar-se ao pool de stack.
Com a recente popularidade do Bitcoin layer 2 trazida pelo BRC 20, os tokens BRC 20 como Ordi, Stas, Rats ganharam impulso, e o STX também começou a disparar recentemente. Como sempre, devido à capacidade de ancoragem do ouro digital Bitcoin, não há outras moedas no espaço web3 que possam igualá-lo. Alguns até dizem que o Ethereum é apenas uma testnet para o Bitcoin, e o DeFi e Dapps estão tendo um sucesso na ETH e em outras redes que não são tão boas quanto o consenso da ETH. Portanto, se o próprio Bitcoin tem tais capacidades, ele continuará a disparar. Portanto, é compreensível que a Camada 2 e os tokens relacionados estejam ganhando popularidade.
O projeto inteiro destina-se a resolver um problema simples, isto é, “melhorar o desempenho e a escalabilidade das transações sem alterar a arquitetura do Bitcoin.” O seu whitepaper de projeto de 17 páginas introduz brevemente e de forma elegante a abordagem para alcançar este objetivo. As suas inovações principais incluem o mecanismo de ancoragem descentralizado do Bitcoin, trocas atómicas de BTC e uma integração estreita com a blockchain do Bitcoin. O protocolo de consenso Proof of Transfer (PoX) não é apenas eficiente em energia, mas também está intimamente relacionado com o Proof of Work (PoW) do Bitcoin, melhorando ainda mais as suas características de segurança e descentralização. No geral, o Stacks traz nova programabilidade e potencial de aplicação ao Bitcoin, com o potencial de transformar uma grande quantidade de capital passivo do Bitcoin em ativos produtivos, impulsionando o Bitcoin para se tornar uma infraestrutura Web3 mais segura.
Em primeiro lugar, Stacks é uma blockchain independente com sua própria mainnet e linguagem de contrato inteligente. Ao usar a stablecoin descentralizada sBTC, as transações podem ser concluídas com BTC como pagamento final e os registros de transações ancorados podem ser sincronizados na blockchain do BTC, melhorando a descentralização e segurança da rede. Ao mesmo tempo, o mecanismo de consenso PoX de nossa rede melhora a eficiência das transações. Além disso, a linguagem Clarity completa de Turing melhora a escalabilidade do Bitcoin para suportar capacidades do ecossistema como Dapps, NFTs, etc.
Considerando os recentes temas quentes na camada 2 do Bitcoin, o preço tem subido constantemente. Além disso, comparado com protocolos de tokens de dados como BRC 20, Stacks passou por um desenvolvimento testado pelo tempo e é mais sólido em termos de seu valor intrínseco e praticidade. Pontuação geral: 4 pontos.
O white paper "Stacks: A Bitcoin Layer for Smart Contracts" fornece uma introdução detalhada à plataforma Stacks. Esta é uma camada Bitcoin projetada para contratos inteligentes. É um pouco bobo, lembre-se que é a "camada Bitcoin" projetada para "contratos inteligentes", camada Bitcoin (ou Bitcoin Layer 2 é mais fácil de entender, mas Stacks é mais como uma skin no Bitcoin).
A chamada “camada Bitcoin” refere-se a uma camada adicional construída em cima da blockchain do Bitcoin, que expande as funções do Bitcoin para que possa manter as características principais do Bitcoin (como descentralização, segurança e persistência) enquanto permite aplicações e tipos de transações mais complexos. Esta camada permite aos programadores aproveitar as funcionalidades poderosas do Bitcoin para criar contratos inteligentes e aplicações descentralizadas sem necessidade de alterações na infraestrutura subjacente do próprio Bitcoin.
A plataforma Stacks é uma camada de contrato inteligente baseada no Bitcoin que visa estender as funcionalidades de segurança e descentralização do Bitcoin para contratos inteligentes e aplicações descentralizadas. Ao introduzir a linguagem Clarity, o Stacks fornece um ambiente de contrato inteligente seguro e previsível, permitindo que os contratos inteligentes respondam diretamente às transações de Bitcoin.
Suas inovações principais incluem o mecanismo de ancoragem descentralizado do Bitcoin, swaps atômicos de BTC e integração estreita com a blockchain do Bitcoin. O protocolo de consenso Proof of Transfer (PoX) não é apenas eficiente em energia, mas também está intimamente relacionado com o Proof of Work (PoW) do Bitcoin, melhorando ainda mais suas características de segurança e descentralização. No geral, o Stacks traz nova programabilidade e potencial de aplicação para o Bitcoin, com o potencial de transformar uma grande quantidade de capital Bitcoin passivo em ativos produtivos, impulsionando o Bitcoin para se tornar uma infraestrutura Web3 mais segura.
Para garantir a autenticidade, os artigos subsequentes manterão a Introdução do whitepaper.
Stacks é uma camada Bitcoin para contratos inteligentes. Permite que contratos inteligentes e aplicações descentralizadas usem o Bitcoin de forma confiável como um ativo e liquidem transações na blockchain do Bitcoin. A versão inicial do Stacks foi lançada no início de 2021, introduzindo a liquidação de transações Bitcoin, a linguagem Clarity para contratos seguros em resposta às transações Bitcoin e trocas atômicas de ativos com BTC. A próxima grande atualização proposta para o Stacks, o lançamento Nakamoto (previsto para 2023), adicionará recursos importantes que aprimoram as capacidades do Stacks como uma camada Bitcoin:
(a) Um pino de Bitcoin bidirecional descentralizado para escrever BTC Input/Output para Bitcoin,
(b) Transações garantidas pela finalidade do Bitcoin,
(c) Transações rápidas entre blocos de Bitcoin.
A camada resultante de Stacks torna o Bitcoin um ativo totalmente programável que é sem confiança. Isso poderia tornar centenas de bilhões de dólares de capital passivo de Bitcoin produtivo, desbloquear aplicativos descentralizados e tornar o Bitcoin a espinha dorsal de uma web3 mais segura.
O Bitcoin é a blockchain mais descentralizada, segura e durável. O BTC é um ativo único e amplamente detido, e a blockchain do Bitcoin serve como a melhor camada de liquidação final para transações. Aqueles que desejam maximizar a descentralização e durabilidade devem usar o BTC como seu ativo e realizar a liquidação final na blockchain do Bitcoin. No entanto, para preservar suas propriedades valiosas, o design da blockchain do Bitcoin é lento, mínimo e resistente a mudanças. Por exemplo, ele não fornece contratos inteligentes totalmente expressivos ou desempenho rápido, então não pode suportar diretamente aplicativos complexos. Portanto, o BTC permanece um ativo passivo, enquanto a maioria dos aplicativos são construídos em blockchains de Camada 1 (L1) como Ethereum e outros que têm ativos nativos mais fracos em comparação com o BTC. A camada Bitcoin estende a funcionalidade do Bitcoin e melhora o desempenho do Bitcoin sem alterar o Bitcoin L1. Exemplos típicos incluem pagamentos rápidos (Lightning) e contratos inteligentes de uso geral (Stacks e RSK). A Camada 2 do Bitcoin pode ser comparada ao FedWire como uma camada de liquidação e ao TCP/IP como um protocolo de internet: ela constrói camadas adicionais em cima dessas bases, trazendo funcionalidades e inovações adicionais, mantendo a base simples e estável. A Camada 2 do Bitcoin permite aplicativos complexos que exigem contratos inteligentes totalmente expressivos, alto desempenho ou maior privacidade.
Além disso, Stacks é compatível com várias sub-redes, incluindo VM Rust baseada em EVM e outras redes, que é aquela em que você joga na ETH. Se deseja usar Bitcoin para alcançar a liquidação de transações, basta usar Stacks.
Seguro: Protegido pelo poder total de hash do Bitcoin (finalidade do Bitcoin). Ao habilitar a finalidade do Bitcoin para transações do Stacks, as transações que ocorrem na camada do Stacks serão protegidas pelo poder total de hash do Bitcoin após aproximadamente 100 blocos do Bitcoin ou aproximadamente 24 horas de confirmação. Isso significa que, para reverter essas transações, um atacante precisaria reorganizar o Bitcoin. Essas transações são liquidadas no Bitcoin e têm a finalidade do Bitcoin. Além disso, a camada do Stacks é derivada do Bitcoin, então qualquer estado no Stacks segue automaticamente os forks do Bitcoin.
Minimização de confiança: A minimização da confiança no mecanismo de vinculação do Bitcoin introduziu um novo ativo vinculado ao Bitcoin descentralizado e não custodial chamado sBTC, permitindo que contratos inteligentes operem com ativos vinculados ao Bitcoin de forma mais rápida e barata, sem comprometer a segurança. Isso também permite que os contratos na camada Stacks escrevam transações de Bitcoin sem a necessidade de confiança por meio de transferências de vinculação.
Atomic: Os endereços BTC têm propriedade de swaps de BTC atómicos e ativos. Swaps atómicos e ativos, Stacks têm a capacidade de realizar swaps de BTC atómicos e permitir que os endereços Bitcoin possuam e movam ativos definidos na camada Stacks. Magic Swap e Catamaran Swap são exemplos de swaps atómicos sem confiança entre ativos BTC nas camadas Bitcoin L1 e Stacks que já estão em funcionamento. Além disso, os utilizadores podem possuir ativos da camada Stacks como STX, stablecoins e NFTs nos endereços Bitcoin e transferi-los usando transações Bitcoin L1 conforme necessário.
Clareza: A Clarity é uma linguagem utilizada para contratos inteligentes seguros e verificáveis. Os programadores podem determinar matematicamente o que um contrato pode ou não fazer antes de o executar. As aplicações descentralizadas beneficiarão das funcionalidades de segurança da linguagem Clarity. Até dezembro de 2022, mais de 5000 contratos de Clarity foram implementados na camada Stacks.
Conhecimento: Para compreender o estado completo do Bitcoin, leia a partir do Bitcoin. Pode ler transações de Bitcoin e alterações de estado sem a necessidade de confiança e executar contratos inteligentes acionados por transações de Bitcoin. A capacidade de leitura do Bitcoin ajuda a manter um estado de pino descentralizado consistente com o BTC bloqueado no Bitcoin L1, e assim por diante. Entre as capacidades de leitura do Bitcoin, o Stacks tem as seguintes habilidades: Responder a transações de Bitcoin, onde contratos inteligentes podem ser projetados para serem acionados quando tipos específicos de transações de Bitcoin são detetados, como quando uma certa quantidade de Bitcoin é recebida por um endereço de Bitcoin. Ler o estado do Bitcoin, onde o Stacks pode ler o estado atual da blockchain do Bitcoin, incluindo saldo, histórico de transações e outras informações de endereços. Além disso, mantendo-se em sincronia com o Bitcoin: Ao ler o estado mais recente da blockchain do Bitcoin, o Stacks pode garantir que suas operações e contratos inteligentes permaneçam consistentes com a blockchain do Bitcoin, especialmente em relação a pinagens descentralizadas e transferências de ativos.
Escalável: Transações escaláveis e rápidas resolvidas em Bitcoin. Alto desempenho e escalabilidade serão fornecidos através de vários mecanismos, incluindo blocos de camada Stacks mais rápidos entre os blocos de Bitcoin. Além disso, uma camada de escalabilidade como uma sub-rede (distinta da camada principal de Stacks) pode fazer diferentes compensações entre desempenho e descentralização. A sub-rede pode suportar outras linguagens de programação e ambientes de execução (como Solidity e EVM), permitindo que todos os contratos inteligentes do Ethereum usem ativos com suporte em Bitcoin e liquidem na cadeia Bitcoin.
Redes criptografadas usam mecanismos de consenso para garantir a segurança da blockchain. Os dois mecanismos de consenso mais comumente utilizados são o Proof of Work (PoW) e o Proof of Stake (PoS). No PoW, os mineradores devem resolver quebra-cabeças matemáticos para verificar transações, enquanto no PoS, a blockchain depende dos detentores de tokens para verificar transações de criptomoedas. Em ambos os mecanismos, os mineradores e detentores de tokens ganham recompensas ao validar transações. Proof of Burn (PoB) é outro mecanismo de consenso que não é comumente utilizado. No PoB, os mineradores competem para "queimar" tokens PoW como um substituto para recursos de computação.
Tópico de inserção: Proof-of-Burn (PoB) é um mecanismo de consenso de criptomoeda. A sua ideia principal é provar a contribuição do mineiro para a rede através da 'queima' (ou seja, remoção permanente) de uma certa quantidade de criptomoeda. O objetivo deste mecanismo é proporcionar uma forma mais eficiente em termos energéticos de alcançar consenso na rede e proteger a segurança da blockchain em comparação com o Proof-of-Work (PoW).
Proof-of-Transfer (PoX) é o mecanismo de consenso central da blockchain Stacks. O seu princípio de funcionamento é o seguinte:
O mecanismo de prova de transferência traz vários benefícios para as redes blockchain como Stacks: Stacks aproveita a segurança do Bitcoin. As aplicações desenvolvidas em Stacks podem interagir facilmente com o estado on-chain e os dados do Bitcoin. Participar do PoX não requer hardware especial, permitindo que qualquer pessoa se torne um minerador. Além disso, eles podem reutilizar a energia já consumida pelo Bitcoin através do seu mecanismo de consenso Proof-of-Work. Os Stackers podem ganhar BTC protegendo a rede.
Como mencionado acima, o PoX é baseado no mecanismo de PoW da própria rede Bitcoin. Para ser claro: a blockchain Stacks é independente do Bitcoin, mas alavanca a segurança do Bitcoin para aumentar a sua própria segurança. Isso é alcançado através da liquidação final das transações Stacks na blockchain do Bitcoin, mas esta liquidação é indireta e não requer que a blockchain do Bitcoin processe um grande número de transações Stacks. As transações Stacks são processadas na sua própria blockchain, mas a liquidação final destas transações é alcançada através do registo de transações específicas na blockchain do Bitcoin. Estas transações na blockchain do Bitcoin não são transações de pagamento no sentido tradicional, mas são usadas para registar e verificar a atividade que ocorre na rede Stacks.
Stacks é um mecanismo que incentiva os detentores de tokens STX a participar no mecanismo de consenso Proof of Transfer da Stacks. Os detentores de STX que participam no stacking são chamados de “Stakers”.
Sempre que um novo bloco é minerado na blockchain Stacks, a plataforma envia os BTC submetidos pelos mineiros para os stackers como recompensa por proteger a rede. Todos os stackers são recompensados com Bitcoin após aproximadamente cada ciclo de empilhamento.
No entanto, o período de empilhamento não é fixo e pode variar com base em vários fatores. Para participar no empilhamento, os empilhadores precisam de ter a versão 4 ou superior da carteira Stacks.
Os detentores de STX também precisam de uma certa quantidade de STX para participar diretamente na stack (aproximadamente 100.000 STX), que varia com base no fornecimento total e na participação. Qualquer detentor de STX interessado em participar, mas que não tenha a quantidade mínima de STX necessária, pode juntar-se ao pool de stack.
Com a recente popularidade do Bitcoin layer 2 trazida pelo BRC 20, os tokens BRC 20 como Ordi, Stas, Rats ganharam impulso, e o STX também começou a disparar recentemente. Como sempre, devido à capacidade de ancoragem do ouro digital Bitcoin, não há outras moedas no espaço web3 que possam igualá-lo. Alguns até dizem que o Ethereum é apenas uma testnet para o Bitcoin, e o DeFi e Dapps estão tendo um sucesso na ETH e em outras redes que não são tão boas quanto o consenso da ETH. Portanto, se o próprio Bitcoin tem tais capacidades, ele continuará a disparar. Portanto, é compreensível que a Camada 2 e os tokens relacionados estejam ganhando popularidade.