SOLANA: O “MAC OS” DAS BLOCKCHAINS

Intermediário7/10/2024, 6:18:26 PM
As vantagens arquitetónicas da Solana permitem-lhe atingir uma variedade de casos de utilização e experiências do utilizador que podem ser mais desafiantes em blockchains modulares. Estas características são particularmente valiosas para aplicações como distribuição de conteúdo, DePIN e CLOB, onde o seu design global e foco implacável na otimização proporcionam vantagens distintas em termos de experiência do utilizador, agilidade do programador e segurança. À medida que a indústria blockchain amadurece, estas forças capacitam a Solana a prosperar e ganhar quota de mercado em ecossistemas competitivos.

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA, PROPRIETÁRIOS DE CRIPTOMOEDAS VOTAM

A maioria dos americanos tem menos de 40 anos.

A maioria dos jovens adora blockchain.

[Momento de inspiração…]

Um dos candidatos presidenciais americanos manifestou-se fortemente a favor da blockchain.

Movimento muito astuto - já que muitos dos jovens que possuem criptomoedas são tão apaixonados pela sua importância para o mundo que são eleitores de única questão. Esta postura parece provável atrair os jovens a um candidato que antes poderiam não ter considerado apoiar.

2 + 2 = 21e6

O outro então se apressou em mudar a posição de sua administração. Uma virada maciça com a SEC agora se apressando para aprovar os ETFs de ethereum. As probabilidades de mercado da SEC aprovar este ETF foram de 6% para efetivamente 100% em apenas duas semanas.

Não me lembro de ter visto uma política tão enraizada a mudar tão rapidamente.

Sem arrasto regulamentar, centenas de milhões de pessoas - e em breve bilhões - podem desfrutar dos benefícios da blockchain.

Os meus colegas discutem a cadeia de eventos que ocorreram e possíveis resultados mais abaixo na carta.

SOLANA: O “MAC OS” DAS BLOCKCHAINS

Por Franklin Bi, Sócio-Gerente, Cosmo Jiang, Gestor de Carteira, Estratégias Líquidas, e Eric Wallach, Analista de Investimentos

Introdução - Oligopólio Blockchain

Quantas blockchains existirão? É uma pergunta comum que ouvimos, mas uma pergunta melhor é: Quantas blockchains devem existir? Em outras palavras, qual é o número mínimo de blockchains necessárias para alcançar o potencial total da tecnologia? Para atacar esta questão, devemos focar na raiz do ecossistema blockchain: os desenvolvedores.

Os “clientes” das blockchains são os programadores. Os programadores constroem as aplicações e protocolos que impulsionam a procura por largura de banda onchain (ou seja, espaço de bloco). As preferências e normas culturais dos programadores irão influenciar fortemente o caminho evolutivo das criptomoedas.

Historicamente, as tecnologias voltadas para desenvolvedores convergiram em torno de um pequeno número de jogadores dominantes - tipicamente oligopólios de dois ou três, cada um com uma abordagem distinta que atende às diferentes preferências dos desenvolvedores. Vemos isso em sistemas operacionais (Windows, macOS, Linux), consoles de jogos (Sony, Microsoft, Nintendo) e plataformas móveis (Apple, Android). À medida que o ciclo tecnológico amadurece, 70-90% do mercado pode se consolidar com os maiores jogadores. Eventualmente, o mercado se aproxima de um equilíbrio, a menos que uma nova descoberta interrompa e reinicie o processo.

Um padrão semelhante está a surgir no ecossistema da blockchain.

Solana Ascending

Historicamente, a Ethereum deteve uma quota dominante da atividade de desenvolvedores de blockchain com cerca de 70-80% dos desenvolvedores de blockchain a construir na Ethereum ou em cadeias compatíveis com a Máquina Virtual Ethereum (EVM). Mas a dominância da Ethereum parece estar a ceder ao modelo multipolar.

Solana ganhou uma quota significativa ao longo do último ano. A mudança lembra a dominância da Microsoft no mercado de computadores de secretária, até a Apple se destacar com a sua abordagem verticalmente integrada. Solana é agora um grande concorrente para o futuro do desenvolvimento blockchain.

A arquitetura monolítica da Solana tem um roteiro de produto focado na otimização de cada componente da sua própria blockchain, semelhante à abordagem da Apple com a sua pilha de hardware e software verticalmente integrada no macOS. Esta abordagem oferece vários benefícios:

  1. Experiência do utilizador contínua: Sem a necessidade de conectar entre várias blockchains, Solana oferece uma experiência suave e intuitiva tanto para os programadores como para os utilizadores finais.
  2. Inovação mais rápida: a arquitetura simplificada da Solana permite atualizações de produtos mais eficientes e ciclos de iteração mais rápidos.
  3. Segurança reforçada: Ao minimizar dependências e pontos de falha, o design de uma única cadeia da Solana pode proporcionar melhor segurança e estabilidade, tal como o controlo rigoroso da Apple sobre o seu ecossistema pode conduzir a uma melhor segurança e estabilidade.

Solana em Ação

As vantagens arquiteturais da Solana permitem uma variedade de casos de uso e experiências do usuário que podem ser mais desafiadoras de implementar em blockchains modulares como Ethereum e Cosmos. Essas características são particularmente valiosas para casos de uso como distribuição de conteúdo, DePIN (redes de infraestrutura física descentralizada) e CLOBs (livros de ordens de limite central).

Um exemplo notável de uma aplicação que aproveita as capacidades do Solana é DRiP, uma plataforma para ganhar colecionáveis gratuitos como música, arte, vídeos e muito mais de criadores. Até o momento, a DRiP enviou colecionáveis de 168,95 mm para carteiras de 2,27 mm (link. O seu sucesso deve-se em grande parte à sua capacidade de enviar milhões de NFTs gratuitamente para colecionadores em todo o mundo — algo que só é possível na Solana. A experiência de usuário perfeita e instantânea da plataforma é possibilitada pela blockchain de alto desempenho da Solana, que permite transações rápidas e de baixo custo, bem como pelo padrão de NFTs comprimidos construído por Metaplex, uma tecnologia que reduz o custo de criar NFTs para frações de um cêntimo.

Outra aplicação que demonstra as forças da Solana é Hivemapper, uma rede de mapeamento descentralizada que permite a criação de mapas altamente precisos, atualizados e detalhados usando dados coletados de câmeras no painel, drones e outros sensores. O projeto utiliza transações de alta velocidade e baixo custo da Solana para processar os grandes volumes de dados gerados pelos contribuidores da rede e recompensá-los com tokens por sua participação. A escalabilidade e eficiência da Solana tornam possível para o Hivemapper criar uma alternativa descentralizada aos serviços de mapeamento tradicionais, com o potencial de perturbar indústrias como transporte, logística e planeamento urbano.

A blockchain de alto desempenho da Solana também permite a criação de mercados financeiros eficientes em capital. Por exemplo, Fénixé uma bolsa descentralizada baseada em Solana construída em um livro de ordens centralizado on-chain (CLOB). Essa abordagem pode desbloquear uma experiência de negociação semelhante à da Nasdaq ou CME ao aproveitar a capacidade de processamento da Solana de 4.000 transações por segundo, tempos de bloco de 400ms e baixas taxas. Da mesma forma, o MarginFi é um protocolo de empréstimo baseado em Solana que pode permitir o empréstimo contra ativos de cauda longa e voláteis ao gerenciar colaterais com maior velocidade e previsibilidade. A velocidade e as baixas taxas da Solana são fundamentais para as liquidações hiper eficientes do MarginFi, que ajudam a minimizar o impacto da má dívida em outros participantes do mercado - uma característica que teria sido particularmente útil durante a última crise financeira de Wall Street.

Estes são apenas alguns exemplos de como a arquitetura monolítica da Solana permite aplicações cativantes. À medida que mais desenvolvedores reconhecem as vantagens de construir na Solana, podemos esperar ver um número crescente de projetos inovadores que aproveitam a sua blockchain de alto desempenho.

Crescimento Fundamental Forte

O caso da Solana está a desenrolar-se em tempo real, com fundamentos-chave como o crescimento de utilizadores e as taxas de transação a acelerar rapidamente. A Solana emergiu como o principal destino para utilizadores de retalho e negociantes de memecoins, deslocando a dominância NFT do Ethereum do ciclo anterior.

Os endereços ativos únicos da Solana dispararam de meros 14 mil em outubro de 2020 e um mínimo local de 202 mil em outubro de 2023 para quase 1,34 milhão, mostrando o crescimento impressionante da atividade de usuário na plataforma. Ao mesmo tempo, as taxas de prioridade na rede explodiram, subindo de menos de $100 mil por mês em meados de 2023 para uma alta recorde de mais de $60 milhões em março de 2024, destacando a intensidade da demanda por espaço de bloco na Solana.

Um dos sinais mais claros da adoção crescente de varejo da Solana é o crescimento explosivo de novos tokens em seu ecossistema. A partir de janeiro de 2024, a Solana viu um influxo massivo de novos tokens, superando em muito outras cadeias como BNB, Ethereum e Polygon. Em maio de 2024, a Solana representava 85% de todos os novos tokens que apareciam nos DEXs, em comparação com 50% do ano anterior. Esse aumento nos tokens baseados na Solana reflete sua força no uso varejista, impulsionado pela atividade de memecoin.

A afluência de utilizadores de retalho para a Solana é ainda mais evidente pela dominância do Phantom, a principal carteira da Solana, nas classificações da loja de aplicações iOS. De finais de maio a início de junho, o Phantom classificou-se consistentemente como a aplicação n.º 1 na categoria de finanças. Ainda mais impressionante, conquistou o primeiro lugar entre todas as aplicações gratuitas em todas as categorias, superando as aplicações de redes sociais, entretenimento e jogos enormemente populares. Para uma carteira de criptomoedas tornar-se a aplicação mais descarregada em toda a loja de aplicações dos EUA é um feito notável, apontando para uma enorme adoção mainstream da Solana. Esta afluência de retalho está intimamente ligada ao boom de negociação de mememoedas nas DEXs da Solana.

Falando de DEXs, a quota de volume de troca descentralizada da Solana disparou de praticamente 0% no início de 2021 para mais de 24% em maio de 2024. O ritmo de crescimento tem sido surpreendente, com a Solana capturando mais de 60% do volume DEX incremental somente em maio de 2024. Isso demonstra o incrível momentum por trás do ecossistema DEX da Solana e destaca como sua arquitetura de alto desempenho está permitindo que ela ganhe rapidamente participação de mercado em relação aos concorrentes.

Importante, a atividade crescente dos utilizadores da Solana e os volumes de DEX estão a traduzir-se num valor económico real capturado para os detentores de tokens SOL. O valor total acumulado das transações da Solana, medido pelas Taxas de Transação + MEV, cresceu ao ponto de rivalizar agora com o da Ethereum. Isto sublinha como a crescente adoção da Solana está a criar um poderoso efeito de ciclo virtuoso - mais utilização gera mais taxas, o que por sua vez atrai mais stakers, tornando a rede mais descentralizada e segura.

No seu conjunto, a combinação da base de utilizadores a retalho em expansão da Solana, lançamentos de tokens sem precedentes, crescimento dominante de DEX e aumento das recompensas de staking apresenta um caso fundamental convincente. As vantagens arquiteturais da Solana estão a permitir-lhe capturar uma quota exagerada da nova procura que entra no espaço blockchain, acelerando a sua ascensão como um rival do Ethereum. Com fundamentos a funcionar a todo o vapor, a Solana parece pronta para estender a sua trajetória ascendente.

Conclusão

O design monolítico da Solana e o foco implacável na otimização oferecem vantagens distintas em termos de experiência do usuário, agilidade do desenvolvedor e segurança. À medida que a indústria blockchain amadurece, esses pontos fortes posicionam a Solana para prosperar e ganhar quota de mercado em relação aos ecossistemas concorrentes.

Embora o caminho pela frente não esteja isento de desafios, os fundamentos da Solana estão a funcionar a todo o vapor. A adoção a retalho está a aumentar, os programadores estão a correr para construir aplicações inovadoras, e a captura de valor está a acelerar. À medida que o seu ecossistema continua a evoluir e a amadurecer, as vantagens arquitetónicas da Solana e a comunidade vibrante apontam para um futuro brilhante.

INFLUÊNCIA POLÍTICA DAS CRIPTOMOEDAS

Por Cosmo Jiang, Gestor de Carteira, Estratégias Líquidas, e Erik Lowe, Chefe de Conteúdo

O sentimento regulatório e político em torno dos ativos digitais nos Estados Unidos está a mudar em tempo real. Desenvolvimentos recentes sinalizaram um ponto de viragem potencial que poderia abrir caminho para a inovação e crescimento florescerem nos EUA. Um impedimento ao crescimento da nossa indústria tem sido a posição da administração atual e da SEC, que tem apresentado ventos contrários que desencorajaram a inovação e forçaram muitos empreendedores a mudar os seus negócios baseados em blockchain para o estrangeiro. Estamos entusiasmados por ver os primeiros sinais de mudança.

Candidato Republicano Endossa Criptomoeda

No início de maio, o ímpeto para políticas pró-cripto começou a crescer. O ex-presidente Trump mudou abertamente para uma postura pró-cripto, hospedando um jantar em Mar-a-Lago para compradores de seus cartões de negociação NFT em 8 de maio e declarando que queria que as empresas de ativos digitais permanecessem nos EUA. Em 21 de maio, ele também fez história ao aceitar doações de cripto para sua campanha, um feito inédito para um candidato presidencial de um grande partido.

“Sou muito positivo e de mente aberta em relação às empresas de criptomoedas e a todas as coisas relacionadas a esta indústria nova e emergente. Nosso país deve ser o líder no campo.”

– Donald Trump, Ex-Presidente dos Estados Unidos, Truth Social, 25 de maio de 2024

Pode-se especular que este endosso às criptomoedas foi uma resposta a alguns fatores. Em primeiro lugar, a eleição presidencial está renhida e apelar à comunidade cripto poderia levar a um impulso significativo para Trump. O Security.org realizou um estudo que demonstra que 40% dos adultos americanos agora possuem criptomoedas em 2024.[2]Além disso, RFK foi o primeiro candidato explicitamente pró-criptomoeda. Pesquisas recentes mostraram que ele está conquistando votos cruciais em estados decisivos. No final das contas, os políticos refletem as exigências do eleitor marginal, e os principais partidos políticos estão percebendo que ser pró-criptomoeda é uma estratégia vencedora.

Há muita especulação de que os Democratas e a equipa de Biden, ao verem Trump elevar a criptomoeda em alguns dos seus discursos de campanha e receber doações denominadas em criptomoeda, decidiram também seguir uma abordagem mais pró-indústria. Isso resultou numa rápida sucessão de mais vitórias para a indústria.

FIT21 Bill Passes in House of Representatives with Bipartisan Support

O próximo momento crucial foi a aprovação do Financial Innovation and Technology for the 21st Century Act (“FIT21”) na Câmara dos Representantes logo a seguir, em 22 de maio. O projeto de lei procura estabelecer um quadro regulamentar abrangente para ativos digitais. Obtendo apoio bipartidário com 279 votos a favor (67%)[3], isto sinaliza que a criptomoeda está a tornar-se uma questão cada vez mais importante no panorama político.

FIT21 tem como objetivo proporcionar um caminho claro e seguro para projetos de blockchain levantarem capital, lançarem tokens e operarem mercados secundários nos Estados Unidos.

Também delimita quando os ativos digitais são classificados como títulos ou mercadorias com base no seu nível de descentralização - um tópico muito discutido, pois determina se a SEC ou a CFTC irão supervisionar a regulamentação de determinados ativos.

Por exemplo, os ativos digitais podem começar como contratos de investimento e tornar-se mercadorias digitais ao longo do tempo. FIT21 estabelece os critérios para a “descentralização”, um dos quais é que nenhum emissor ou pessoa afiliada deve controlar 20% ou mais do fornecimento de tokens do ativo digital ou seu poder de voto.[4]Esta medida destina-se a definir quando um projeto se tornou suficientemente descentralizado para que o seu token seja considerado uma mercadoria digital.

O projeto de lei também introduz medidas para proteger os consumidores americanos que investem em ativos digitais, estabelecendo regras de negociação, como a segregação de fundos dos clientes, períodos de bloqueio para insiders de tokens e limitações nos volumes anuais de venda.

"FIT21 é um primeiro passo para estabelecer um quadro regulamentar para ativos digitais - e deve ser melhorado ao trabalhar com o Senado e a Administração. Ao construir uma base para a inovação responsável, devemos tomar mais medidas para fortalecer as proteções para consumidores, investidores e contribuintes.

A moeda digital já está integrada na nossa economia e apenas crescerá em significado nos próximos anos. Milhões de americanos possuem criptomoeda. As empresas americanas estão na vanguarda da tecnologia financeira global. Muitos empregos na minha comunidade da Baía estão dependentes desta indústria.

"A indústria de ativos digitais precisa de regras mais claras e o governo federal precisa de uma autoridade de fiscalização mais forte para garantir o desenvolvimento responsável desta tecnologia emergente."

– Nancy Pelosi, Oradora Emérita da Câmara dos Representantes dos Estados UnidosDeclaraçãona Legislação FIT21, 22 de maio de 2024

Apesar da oposição inicial do Presidente Biden, do Presidente da SEC Gary Gensler e de alguns líderes democratas da Câmara, o projeto de lei foi aprovado sem uma ameaça de veto do Presidente. O projeto de lei sem dúvida continuará a evoluir e ainda precisa passar pelo Senado, mas mesmo assim este é um ponto de partida significativo. Continuaremos a monitorizar este desenvolvimento.

Separadamente, no início de 17 de maio, o Senado realizou uma votação bipartidária para revogar a regulamentação SAB-121 da SEC, sublinhando ainda mais o sentimento em mudança. A principal contenda com o SAB-121 foi os seus requisitos rigorosos e onerosos para as instituições financeiras registarem ativos criptográficos nos seus balanços, o que era um impedimento para os bancos oferecerem serviços de custódia para ativos digitais.

Em 31 de maio, Biden vetou a votação para derrubar o SAB-121 com o fundamento de que isso "restringiria inapropriadamente a capacidade da SEC de estabelecer guarda-corpos apropriados e abordar questões futuras".

Concluindo a sua declaração, Biden afirmou uma posição favorável em relação à inovação cripto onshore, o que sinaliza uma mudança de tom na administração atual.

“A minha Administração está ansiosa por colaborar com o Congresso para garantir um enquadramento regulamentar abrangente e equilibrado para os ativos digitais, construindo sobre as autoridades existentes, o que promoverá o desenvolvimento responsável dos ativos digitais e a inovação nos pagamentos e ajudará a reforçar a liderança dos Estados Unidos no sistema financeiro global.”

– Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, Mensagempara a Casa, 31 de maio de 2024

Acreditamos que o veto de Biden reflete mais a sua relutância em se opor publicamente ao seu comissário designado, optando em vez disso pelo caminho mais silencioso de pedir à SEC para mudar a regra por conta própria. Acreditamos que a aprovação do projeto de lei FIT21 na Câmara representa um passo significativo para criar um ambiente regulatório mais definido para as criptomoedas e, embora a ação do Senado contra o SAB-121 tenha sido vetada, ela demonstra um esforço mais amplo para equilibrar a regulação com a inovação no espaço cripto.

Enquanto a Administração Biden está mudando de tom no setor de ativos digitais - houve relatos da campanha de reeleição de Bidencontactarpara os players no espaço da blockchain que solicitam orientação sobre a política cripto a seguir - o Presidente da SEC, Gensler, mantém-se um pouco firme em suas opiniões. Ele expressou reservas sobre FIT21.

"A Lei de Inovação Financeira e Tecnologia para o Século XXI ("FIT 21") criaria novas lacunas regulatórias e minaria décadas de precedentes no que diz respeito à supervisão de contratos de investimento, colocando investidores e mercados de capitais em risco inestimável."

– Gary Gensler, Presidente da SEC, Declaraçãono FIT21, 22 de maio de 2024

ETF Ethereum Aprovado

Há muita especulação de que a rápida mudança em direção à pró-cripto de ambos os lados do corredor levou a SEC a aprovar os ETFs ethereum, marcando outro desenvolvimento importante. Todos os oito emissores, incluindo Grayscale, Bitwise, BlackRock, VanEck, Ark 21Shares, Invesco, Fidelity e Franklin, receberam aprovação para lançar ações fiduciárias baseadas em commodities.

A aprovação veio como uma surpresa. Polymarket, uma plataforma de mercado de previsão descentralizada, tinha as probabilidades de uma aprovação de ETF ethereum até 31 de maio em 6% até 5 de maio.

Os próprios emissores acreditavam que a falta de envolvimento da SEC era indicativa de uma recusa esperada dos ETFs ethereum na data-limite de 23 de maio. Em vez disso, numa reviravolta repentina, a SEC contactou os emissores de ETF três dias antes do prazo, pedindo uma revisão no dia seguinte às suas submissões 19b-4. O primeiro passo do processo é a aprovação dos 19b-4s, que foi concedida em 23 de maio. A previsão é que o lançamento desses ETFs ocorra nos próximos 1-3 meses, à medida que os emissores preparam as submissões mais complexas do formulário S-1 com orientação da SEC.

ETFs de Bitcoin foram um evento de "Comprar o rumor, comprar a notícia", os ETFs de Ethereum serão?

Na nossa Carta Blockchain de novembro de 2023, discutimos a nossa opinião de que o lançamento de ETFs de bitcoin à vista seria um evento de "comprar o rumor, comprar a notícia".

Escrevemos que o ETF mudaria fundamentalmente o acesso ao bitcoin e, ao contrário dos principais lançamentos anteriores que marcaram os picos dos ciclos anteriores (futuros da CME entrando em vigor e a Coinbase tornando-se pública), desta vez foi diferente.

O lançamento do ETF de bitcoin foi um evento de “comprar o boato, comprar a notícia”. Abaixo estão os resultados:

Após as primeiras notícias de uma provável aprovação de um ETF ethereum, o mercado respondeu positivamente. O Ethereum subiu 25% inicialmente com as primeiras indicações de que os ETFs poderiam ser aprovados. O desconto no ETHE, Trust ethereum de ponta fechada da Grayscale, diminuiu drasticamente de 21% para apenas 1% em poucos dias.

Semelhante aos ETFs de bitcoin no início deste ano, os ETFs de ethereum poderiam atrair um influxo substancial de novos investidores, desbloqueando o acesso para aqueles que estavam anteriormente excluídos devido a questões de conformidade ou às limitações de suas contas de corretagem. Além disso, acreditamos que, para um certo grupo de investidores, a proposta do Ethereum como uma “plataforma tecnológica” pode ser mais fácil de entender e aceitar do que a proposta do Bitcoin como “ouro digital”.

Alguns podem argumentar que o desempenho inferior do ethereum nos últimos 1,5 anos poderia torná-lo um forte candidato a recuperação. Além disso, as baixas expectativas de entradas poderiam apresentar uma oportunidade ideal para um upside surpreendente.

No entanto, possíveis saídas do ETHE, semelhantes ao que foi testemunhado com as saídas do ETF de bitcoin convertido da Grayscale (GBTC), podem apresentar alguns ventos contrários iniciais. Embora, em comparação com o GBTC, haja menos vendedores forçados como 3AC e Genesis; portanto, as saídas podem ser menos significativas.

Além disso, ao contrário do intervalo de um dia entre a aprovação pela SEC dos ETFs de bitcoin à vista e sua negociação subsequente, os ETFs de ethereum começarão a ser negociados muito depois da data de aprovação. Portanto, os investidores terão tido tempo suficiente para agir com base nessas informações.

Possíveis Efeitos Secundários do ETF Ethereum e dos Desenvolvimentos Regulatórios Recentes

Acreditamos que a combinação da aprovação do ETF ethereum juntamente com a aprovação do FIT21 e a mudança de sentimento no cenário político e regulatório para criptomoedas terão efeitos em cascata para a indústria. Em particular, acreditamos que a longa cauda de ativos digitais pode beneficiar enormemente.

Crescimento e Diversificação do Mercado - Embora a introdução de um ETF de bitcoin tenha sido significativa, especialmente no que se refere ao caso de uso de criptoativos como reserva de valor, a existência de um ETF de ethereum pode ter fortes implicações para o espectro mais amplo de tokens. A atenção aumentada ao ethereum pode transbordar para o universo mais amplo de protocolos, à medida que os investidores exploram o Ethereum como plataforma tecnológica.

Avanços tecnológicos e inovação - Se a FIT21 for aprovada no Senado e/ou se forem estabelecidos quadros claros para que os projetos de tokens cumpram, isso pode acelerar o ritmo da inovação, uma vez que os empreendedores têm um caminho definido para lançar seus projetos com menos obstáculos regulamentares.

Integração com Produtos Financeiros Convencionais - Os ETFs de bitcoin e agora os ETFs de ethereum estarão disponíveis ao lado de 2.844[5]outros títulos no típico RIA. Acreditamos que, com o tempo, a blockchain será vista como apenas mais uma classe de ativos.

Mais ETFs de criptomoedas - No início deste ano, muitos especularam que a aprovação dos ETFs de bitcoin poderia abrir caminho para outros ETFs de criptomoedas. Aconteceu. Agora a questão é, com os ETFs de ethereum aprovados, o que vem a seguir? O recorde de aprovação de ETFs da BlackRock agora é de 577/1. Monitorizar o próximo movimento deles pode ser revelador.

Tokens como uma Forma de Formação de Capital - Uma das nossas teses centrais é que muitos negócios baseados em blockchain optarão por se organizar usando tokens em vez de capital próprio. Criar um quadro regulatório em que esses tokens possam começar a refletir a criação de valor fundamental do protocolo subjacente, com novas formas de compartilhar esses fluxos de caixa com os detentores de tokens que contribuem para o protocolo, é um passo crítico na realização desse futuro.

Em conclusão, a aprovação do projeto de lei FIT21 e a aprovação dos ETFs ethereum representam uma mudança significativa no panorama regulatório e político para criptomoedas nos Estados Unidos. Por um tempo, parecia que a indústria estava em um impasse sem visibilidade sobre quando as coisas começariam a se mover. Agora estamos avançando.

Embora este quadro regulamentar certamente passe por muitas revisões, oferece um início promissor. Estes desenvolvimentos poderiam trazer uma nova era de inovação cripto, atrair uma base mais ampla de investidores e utilizadores, e garantir que a indústria cripto dos EUA não fique para trás em relação ao resto do mundo.

A INTERSECÇÃO DA IA E DAS TECNOLOGIAS WEB3

Serão as duas tecnologias mais amplamente discutidas pelo seu potencial disruptivo acabarão por se complementar? Na nossa recente chamada temática, exploramos as oportunidades emergentes na interseção entre IA e criptomoedas.

O moderador da discussão, Matt Stephenson, é nosso Parceiro de Pesquisa e fez um trabalho significativo no espaço AIxCrypto. Ele co-autorou o papel"IA Cooperativa via Dispositivos de Compromisso Descentralizados" com pesquisadores da Ethereum Foundation e da empresa do portfólio da Pantera, Flashbots, que foi apresentado na prestigiada conferência de IA NEURIPs. Abaixo está uma das suas visões sobre a interseção entre cripto e IA.

"A criptomoeda está posicionada para ser o investimento 'pás e picaretas' para a IA."

Engenheiro de Pesquisa da PanteraAlly Zachcompilou destaques da nossa chamada temática que pode ler abaixo.

Interseção da IA e da Criptomoeda

O painel discutiu como a IA e a criptomoeda podem beneficiar mutuamente um ao outro. A IA pode aprimorar as tecnologias de blockchain ao automatizar e otimizar os mecanismos de votação em DAOs, aprimorar auditorias de contratos inteligentes e otimizar redes Oracle. Por outro lado, blockchain pode fornecer a infraestrutura descentralizada e os modelos econômicos necessários para incentivar o desenvolvimento de IA e a partilha de dados.

"AI pode ajudar a cripto ao melhorar os mecanismos de votação em DAOs, aprimorar auditorias de código e otimizar redes de Oráculos."

– Matt Stephenson, Parceiro de Pesquisa na Pantera

Ambas a IA e a cripto são tecnologias organizacionais. Uma adapta redes neuronais para uma perda, e a outra organiza incentivos.

– Jacob “Const” Steeves, Co-Fundador da Bittensor

"Na nova internet que estamos a construir em Web3, a IA precisa de ser governada pelos utilizadores e focada no sucesso individual e comunitário."

– Illia Polosukhin, Co-Fundador da NEAR

Modelos Económicos e Incentivos

Os painelistas exploraram os modelos económicos e os incentivos que podem impulsionar a inovação e a eficiência no espaço da IA e da Web3. Eles discutiram como os mercados descentralizados e os incentivos cripto podem atrair os melhores talentos e fomentar contribuições competitivas e de alta qualidade, em contraste com as ineficiências das organizações centralizadas tradicionais.

Não há nenhuma organização centralizada no mundo que consiga organizar as pessoas como os incentivos cripto podem....

"Estamos prestes a entrar numa era em que a tecnologia da informação, especificamente a IA, é o ingrediente principal. Como queremos estruturar isso?....

“Os mercados têm a capacidade de alocar recursos e incentivar as pessoas a fazerem coisas muito melhor do que uma organização centralizada faz.”

– Jacob “Const” Steeves, Co-Fundador da Bittensor

Desafios e Oportunidades

A discussão centrou-se nos desafios e oportunidades no espaço da IA e Web3, particularmente em torno de vieses de dados, a necessidade de soluções descentralizadas de IA competitivas e a importância de mecanismos adequados de recompensa para os contribuidores de dados. Os painelistas destacaram a necessidade de transparência, justiça e soluções inovadoras para estes desafios.

“Todas as empresas centralizadas têm na realidade este problema [viés na seleção de dados] e irão enfrentá-lo. A internet é caótica, e por isso essas escolhas [na seleção de dados] irão afetar a forma como faz as coisas.”

– Illia Polosukhin, Co-Fundador da NEAR

Illia aponta o viés inerente e os desafios nos processos de seleção de dados centralizados e a necessidade de um tratamento de dados mais transparente e diversificado.

"A economia atual de IA está quebrada. Existe uma enorme oportunidade para incentivar e recompensar adequadamente os contribuidores de dados para modelos de IA....

Muitos projetos de IA de criptomoeda não estão a gerar ativos de IA tão competitivos como os dos fornecedores centralizados.

– Sean Ren, Co-Founder and CEO at Sahara AI

Privacidade e Segurança

Os painelistas discutiram o papel crucial da privacidade e segurança no desenvolvimento de IA no espaço Web3. Eles enfatizaram a necessidade de novas abordagens que priorizem a soberania dos dados do usuário e protejam o conhecimento proprietário. As tecnologias blockchain foram destacadas como chave para alcançar esses objetivos através de incentivos criptográficos e econômicos.

“Precisamos de uma alternativa completamente diferente em que a propriedade intelectual e os desenvolvimentos destes modelos sejam direcionados para o usuário. Incentivos cripto-econômicos fazem parte disso.”

– Illia Polosukhin, Cofundador da NEAR

A privacidade dos dados do utilizador e o conhecimento proprietário devem ser protegidos nas aplicações de IA para evitar economias quebradas....

"Precisamos de desenvolvimento de IA que priorize a privacidade do usuário e a soberania dos dados, garantindo acesso seguro e equitativo para todos os usuários."

– Sean Ren, Co-Fundador e CEO na Sahara AI

Futuro da IA descentralizada

O futuro da IA descentralizada foi discutido, com foco no potencial de democratizar o acesso às tecnologias de IA e garantir recompensas justas por contribuições. Os painelistas visionaram ecossistemas centrados no usuário, seguros e equitativos, aproveitando a IA descentralizada para beneficiar o sucesso individual e comunitário.

"Devemos fazer com que todos possam ter uma parte, qualquer pessoa possa contribuir, que seja incentivado, competitivo e não controlado por um pequeno grupo."

– Jacob “Const” Steeves, Co-Fundador da Bittensor

A IA descentralizada deve priorizar o utilizador, garantindo que os modelos são direcionados para beneficiar o sucesso individual e comunitário…

“O futuro da IA e da Web3 reside na construção de ecossistemas centrados no utilizador, seguros e equitativos.”

– Illia Polosukhin, Co-Fundador da NEAR

Aplicações do Mundo Real e Impacto

O painel discutiu aplicações do mundo real e o impacto da IA e da Web3, enfatizando o potencial dessas tecnologias para revolucionar indústrias, fornecendo soluções seguras, eficientes e centradas no usuário. Esforços colaborativos e modelos econômicos inovadores foram destacados como impulsionadores-chave para a adoção e o sucesso das tecnologias de IA descentralizadas.

"Estamos a construir uma nova internet centrada no utilizador e descentralizada, aproveitando a IA para melhorar as experiências dos utilizadores e garantir a segurança."

– Illia Polosukhin, Co-Fundador da NEAR

“A Sahara AI tem como objetivo construir uma plataforma blockchain para IA que prioriza a soberania de ativos, segurança e acessibilidade para todos os utilizadores.”

– Sean Ren, Co-Fundador e CEO na Sahara AI

O desenvolvimento de IA descentralizada pode democratizar o acesso às tecnologias de IA e garantir recompensas justas pelas contribuições.

– Jacob "Const" Steeves, Co-Fundador da Bittensor

PROVA DA COMUNIDADE EXPANSIVA E CRESCENTE DA TON

A Pantera fez recentemente o maior investimento da sua história no TON.

TON é uma rede de Camada 1 originalmente projetada pelo Telegram e continuada pela comunidade de código aberto. Acreditamos que o TON tem a capacidade de introduzir criptomoedas às massas, pois é amplamente utilizado dentro da rede Telegram. O Telegram tem mais de 900 milhões de usuários ativos mensais em sua plataforma de mensagens futurista, rápida e segura, utilizada para comunicações pessoais e em grupo, construção de comunidades em grande escala, compartilhamento de conteúdo e muito mais.

A carta da Blockchain do mês passado focou-se em TON e na nossa fundamentação de investimento.

Essa carta foi a nossa carta mais lida de sempre - evidência da forte comunidade e movimento que Pavel Durov e o Telegram ajudaram a criar.

Se ainda não leu, pode verificaraqui.

ATUALIZAÇÃO DO CICLO DE MERCADO :: REVISITANDO A ANÁLISE DA ONDA DE HODL DO BITCOIN

Por Erik Lowe, Chefe de Conteúdo

Na nossa Carta Blockchain de dezembro de 2023, fizemos uma análise do indicador Wave HODL de 1 ano, uma métrica que acompanha a percentagem de todos os bitcoins que não foram movidos de uma carteira para outra durante pelo menos um ano.

Acreditamos que é uma métrica útil que pode ajudar a contextualizar a maturidade de um ciclo de mercado de touro. Em nossa análise original, escrevemos:

À medida que o preço do bitcoin se aproxima de um novo pico de ciclo, há uma redução notável na percentagem de moedas mantidas há mais de um ano. Esta tendência é em parte atribuída aos detentores destas moedas optando por realizar lucros através da venda, levando a que estas moedas deixem de ser categorizadas como 1 ano+ nesta análise. Como resultado, a Onda HODL de 1 ano, representada pela linha laranja, declina enquanto o preço, mostrado pela linha preta, sobe.

"Historicamente, o preço do bitcoin tem aumentado lentamente e constantemente para os picos do indicador.

Depois de atingir o pico e cair, o preço subiu rapidamente e acentuadamente, com esses rallies durando em média 1,3 anos desde o pico do indicador até o pico do preço.

Para este ciclo, não vimos nenhuma indicação clara de que o indicador atingiu o pico.

A conclusão é: se a ação histórica do preço em torno dos picos na Onda HODL de 1 ano é algum indicativo do desempenho futuro, a maioria dos ganhos deste ciclo ainda está por vir.[6]

Uma pergunta natural de seguimento seria então: ‘quando é que o indicador atinge o pico deste ciclo e vemos um aumento acentuado no preço?’

“O que é interessante é que os picos no indicador ocorreram no máximo dois trimestres após os Halvings do Bitcoin - 0,2, 0,5 e 0,3 anos antes ou depois dos halvings. O próximo halving é esperado para ocorrer no final de abril de 2024.”

Vamos ver o gráfico hoje.

O indicador parece ter atingido o pico em 29 de novembro de 2023. Se assim for, isso estaria alinhado com a tendência de picos ocorrendo dentro de dois trimestres do halving.

Como já mencionamos, a maioria dos ganhos ocorreu depois que o indicador começa a reverter. Abaixo está uma tabela mostrando as altas antes dos picos e depois.

Até 31 de maio, o bitcoin subiu 78% desde que a Onda de HODL de 1 ano atingiu o pico em novembro. As manifestações pós-pico duraram em média 484 dias.

ESTAS MOEDAS DE FRAUDE ESTÃO A SAIR DO CONTROLO

Boa sorte lá fora,

@Dan_Pantera

Coloque a alternativa de volta nas Altcoins


CONFERÊNCIAS DE PANTERA[7]

Nossa equipe de investimento realiza chamadas mensais de conferência para ajudar a educar a comunidade sobre blockchain. A equipe discute desenvolvimentos importantes que estão ocorrendo dentro da indústria e frequentemente convida fundadores e CEOs das principais empresas de blockchain para participar de discussões em painel. Abaixo está uma lista de chamadas futuras para as quais você pode se registrar via este ligação.

Chamada de investidores do Fundo de Tokens Líquidos

Terça-feira, 9 de julho de 2024 9:00 PDT / 18:00 CEST / 12:00 Singapore Standard Time

Apenas aberto aos Parceiros Limitados do fundo.

Chamada de Investidores de Fundo de Token de Estágio Inicial

Quinta-feira, 13 de agosto de 2024 9:00 PDT / 18:00 CEST / 12:00 Singapore Standard Time

Aberto apenas aos Parceiros Limitados do fundo.

Chamada de Lançamento do Fundo Pantera V

Uma visão geral do quinto fundo de estilo de investimento da Pantera que oferece exposição a todo o espectro de ativos de blockchain.

Terça-feira, 10 de setembro de 2024 9:00 PDT / 18:00 CEST / 12:00 Singapore Standard Time

https://panteracapital.com/future-conference-calls/

Junte-se a nós para aprender mais sobre a indústria, as oportunidades que vemos no horizonte e os nossos fundos.


PANTERA POSIÇÕES ABERTAS

Pantera está a recrutar ativamente para os seguintes cargos:

  1. Parceiro Júnior, Estratégias de Investimento – (São Francisco)
  2. Analista de Investimento, Estratégias Líquidas– (Nova Iorque)
  3. Contabilista Júnior- (San Juan)
  4. Associado de Relações com Investidores – (São Francisco)
  5. Associado Sénior de Relações com Investidores – (São Francisco)
  6. Assistente Executivo do Fundador- (San Juan)
  7. Assistente Executivo Principal do Fundador - (Nova Iorque, San Juan ou São Francisco)

Se tens paixão pela blockchain e queres trabalhar em Nova Iorque, São Francisco, Menlo Park, San Juan ou Londres, por favor segue este ligaçãopara aplicar. Algumas posições podem ser feitas remotamente.


POSIÇÕES ABERTAS DA EMPRESA DO PORTFÓLIO[8]

Interessado em juntar-se a uma das empresas do nosso portfólio? O Quadro de Empregos da Pantera apresenta mais de 1.500 vagas em todo o mundo, em equipas ambiciosas de alto crescimento da indústria blockchain. As nossas empresas procuram candidatos apaixonados pelo impacto da tecnologia blockchain e ativos digitais. As funções mais procuradas incluem engenharia, desenvolvimento de negócios, produto e marketing/design.

Abaixo estão as vagas em aberto para as quais as nossas empresas do portfólio estão ativamente a recrutar:

  1. Rede Omni – Engenheiro Sênior de Solidity(Remoto)
  2. Avantis Labs – Engenheiro Fullstack(Remoto)
  3. M^0 –Engenheiro Sólido Sénior(Remoto)
  4. Nexus - Engenheiro Rust (Remoto)
  5. Helika –Engenheiro Full-Stack Sênior (LATAM)
  6. Synfutures - Líder de Desenvolvimento de Negócios(Coreia do Sul)
  7. Offchain Labs - Engenheiro de Confiabilidade do Site(Remoto)
  8. Ondo Finanças – Diretor de Vendas(Remoto)
  9. Alquimia – Engenheiro de Software, Rust(Nova Iorque ou São Francisco)
  10. Starkware - Engenheiro de Software Sénior(Netanya, Israel)
  11. 0x Labs – Diretor de Engenharia (Remoto)
  12. Obol – Engenheiro de Protocolo Sênior, Go (Remoto)
  13. Flashbots –Consultor Jurídico(Remoto)
  14. Cachoeira - Engenheiro de Software(Nova Iorque)
  15. CoinDCX – Gerente de Engenharia (Remoto)
  16. Braavos – Engenheiro Sénior de Desenvolvimento Full Stack(Tel Aviv)
  17. NEAR – Engenheiro Sénior de Protocolo (Remoto)

Visite o Quadro de Empregosaquie aplique diretamente ou envie seu perfil para nossa Rede de Talentosaquiser incluído na nossa base de dados de candidatos.


[1] Divulgações importantes – Algumas seções desta carta discutem os serviços de consultoria da Pantera e outras discutem comentários de mercado. Algumas seções desta carta discutem o negócio de consultoria de investimento da Pantera Capital Management e suas afiliadas ("Pantera"), enquanto outras seções da carta consistem apenas em comentários gerais de mercado e não se relacionam com o negócio de consultoria de investimento da Pantera. Pantera inseriu notas de rodapé ao longo da carta para identificar essas diferenças. Esta seção fornece conteúdo educacional e comentários gerais sobre o mercado. Exceto para seções especificamente marcadas desta carta, nenhuma declaração aqui incluída se relaciona com os serviços de consultoria de investimento da Pantera, nem qualquer conteúdo aqui reflete ou contém qualquer oferta de serviços de consultoria de investimento novos ou adicionais. Esta carta é apenas para fins informativos e não constitui, nem deve ser interpretada como, uma oferta de venda ou compra ou a solicitação de uma oferta de venda, compra ou subscrição de quaisquer valores mobiliários. As opiniões e outras declarações aqui contidas não constituem qualquer forma de investimento, aconselhamento ou recomendação legal, fiscal, financeira ou outra.

[2] https://www.security.org/digital-security/cryptocurrency-annual-consumer-report

[3] https://www.congress.gov/bill/118th-congress/house-bill/4763/all-actions

[4] https://www.congress.gov/bill/118th-congress/house-bill/4763

[5] https://www.ici.org/faqs/faq/etfs/faqs_etfs_market

[6]O desempenho passado não é necessariamente indicativo ou uma garantia de resultados futuros. Não pode ser garantido que os lucros serão alcançados ou que não serão incorridas perdas substanciais ou completas.

[7]Divulgações importantes - Esta seção discute os serviços de consultoria da Pantera. As informações contidas nesta seção dizem respeito ao negócio de consultoria de investimentos da Pantera. Nada contido aqui deve ser interpretado como uma recomendação para investir em qualquer título ou estabelecer uma relação de consultoria de investimentos, ou como qualquer forma de conselho ou recomendação de investimento, jurídico, fiscal ou financeiro. Os potenciais investidores devem consultar seus próprios consultores antes de tomar uma decisão de investimento. A Pantera não tem o dever de atualizar estes materiais ou informar os destinatários de quaisquer alterações.

[8]Esta secção não está relacionada com os serviços de consultoria de investimento da Pantera. A inclusão de uma posição em aberto aqui não constitui um endosso de nenhuma destas empresas ou das suas políticas de contratação, nem reflete uma avaliação de se uma posição é adequada para qualquer candidato.

Esta carta é um documento informativo que fornece principalmente conteúdo educacional e comentários gerais de mercado. Exceto por certas seções especificamente marcadas nesta carta, nenhuma declaração incluída aqui se relaciona especificamente com os serviços de consultoria de investimentos prestados pela Pantera Capital Management Puerto Rico LP ou suas afiliadas (“Pantera”), nem reflete ou contém qualquer oferta de novos ou adicionais serviços de consultoria de investimentos. Nada do aqui contido constitui uma recomendação de investimento, um conselho de investimento, uma oferta de venda ou uma solicitação de compra de quaisquer valores mobiliários em Fundos geridos pela Pantera (os “Fundos”) ou qualquer entidade organizada, controlada ou gerida pela Pantera e, portanto, não pode ser confiada em relação a qualquer oferta ou venda de valores mobiliários. Qualquer oferta ou solicitação só pode ser feita de acordo com um memorando confidencial de oferta privada (ou documento semelhante) que será fornecido apenas a proponentes qualificados e deve ser cuidadosamente revisto por tais proponentes antes de investir.

Esta carta tem como objetivo resumir certos desenvolvimentos, artigos e/ou menções na mídia com relação ao Bitcoin e outras criptomoedas que a Pantera acredita que possam ser de interesse. As opiniões expressas nesta carta são as opiniões subjetivas do pessoal da Pantera, com base em informações que se acredita serem confiáveis e que foram obtidas de fontes consideradas confiáveis, mas nenhuma representação ou garantia é feita, expressa ou implícita, com relação à justiça, correção, precisão, razoabilidade ou completude das informações e opiniões. As informações contidas nesta carta são atuais até a data indicada na frente da carta. A Pantera não se compromete a atualizar as informações aqui contidas.

Este documento não se destina a fornecer, e não deve ser confiável para aconselhamento contabilístico, jurídico ou fiscal, ou recomendações de investimento. A Pantera e os seus principais fizeram investimentos em alguns dos instrumentos discutidos nesta comunicação e podem, no futuro, fazer investimentos adicionais, incluindo a tomada de posições longas e curtas, em relação a tais instrumentos sem aviso prévio.

Algumas informações contidas nesta carta constituem “declarações prospectivas”, que podem ser identificadas pelo uso de terminologia prospectiva, como “pode”, “irá”, “deve”, “espera”, “antecipa”, “alvo”, “projeto”, “estimativa”, “pretende”, “continua”, “acredita”, ou suas variações negativas ou outras variações ou terminologia comparável. Devido a vários riscos e incertezas, eventos ou resultados reais ou as políticas, procedimentos e processos reais da Pantera e o desempenho do Fundo podem diferir materialmente daqueles refletidos ou contemplados em tais declarações prospectivas, e não se deve depositar uma confiança indevida nessas declarações prospectivas, nem a inclusão dessas declarações deve ser considerada como representação da Pantera de que o Fundo alcançará alguma estratégia, objetivos ou outros planos. O desempenho passado não é necessariamente indicativo ou garantia de resultados futuros.

Sugere-se vivamente que qualquer potencial investidor obtenha aconselhamento independente em relação a quaisquer questões de investimento, financeiras, legais, fiscais, contabilísticas ou regulamentares aqui discutidas. As análises e opiniões aqui contidas podem basear-se em pressupostos que, se alterados, podem alterar as análises ou opiniões expressas. Nada aqui contido constituirá qualquer representação ou garantia quanto ao desempenho futuro de qualquer instrumento financeiro, crédito, taxa de câmbio ou outra medida de mercado ou econômica.

Este documento é confidencial, destina-se apenas à pessoa a quem foi fornecido e, em nenhuma circunstância, pode ser mostrado, copiado, transmitido ou de outra forma entregue a qualquer pessoa que não seja o destinatário autorizado.

Declaração:

  1. Este artigo originalmente intitulado "SOLANA: THE "MAC OS" OF BLOCKCHAINS" é reproduzido de [pantera]. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [Franklin Bi, Sócio-Gerente, Cosmo Jiang, Gestor de Portfólio, Estratégias Líquidas, e Eric Wallach, Analista de Investimentos]. Se tiver alguma objeção à reimpressão, por favor contacte Equipa de Aprendizagem Gate, a equipa irá tratar dela o mais rapidamente possível de acordo com os procedimentos relevantes.

  2. Aviso Legal: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.

  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. Salvo indicação em contrário, é proibido copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos.

SOLANA: O “MAC OS” DAS BLOCKCHAINS

Intermediário7/10/2024, 6:18:26 PM
As vantagens arquitetónicas da Solana permitem-lhe atingir uma variedade de casos de utilização e experiências do utilizador que podem ser mais desafiantes em blockchains modulares. Estas características são particularmente valiosas para aplicações como distribuição de conteúdo, DePIN e CLOB, onde o seu design global e foco implacável na otimização proporcionam vantagens distintas em termos de experiência do utilizador, agilidade do programador e segurança. À medida que a indústria blockchain amadurece, estas forças capacitam a Solana a prosperar e ganhar quota de mercado em ecossistemas competitivos.

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA, PROPRIETÁRIOS DE CRIPTOMOEDAS VOTAM

A maioria dos americanos tem menos de 40 anos.

A maioria dos jovens adora blockchain.

[Momento de inspiração…]

Um dos candidatos presidenciais americanos manifestou-se fortemente a favor da blockchain.

Movimento muito astuto - já que muitos dos jovens que possuem criptomoedas são tão apaixonados pela sua importância para o mundo que são eleitores de única questão. Esta postura parece provável atrair os jovens a um candidato que antes poderiam não ter considerado apoiar.

2 + 2 = 21e6

O outro então se apressou em mudar a posição de sua administração. Uma virada maciça com a SEC agora se apressando para aprovar os ETFs de ethereum. As probabilidades de mercado da SEC aprovar este ETF foram de 6% para efetivamente 100% em apenas duas semanas.

Não me lembro de ter visto uma política tão enraizada a mudar tão rapidamente.

Sem arrasto regulamentar, centenas de milhões de pessoas - e em breve bilhões - podem desfrutar dos benefícios da blockchain.

Os meus colegas discutem a cadeia de eventos que ocorreram e possíveis resultados mais abaixo na carta.

SOLANA: O “MAC OS” DAS BLOCKCHAINS

Por Franklin Bi, Sócio-Gerente, Cosmo Jiang, Gestor de Carteira, Estratégias Líquidas, e Eric Wallach, Analista de Investimentos

Introdução - Oligopólio Blockchain

Quantas blockchains existirão? É uma pergunta comum que ouvimos, mas uma pergunta melhor é: Quantas blockchains devem existir? Em outras palavras, qual é o número mínimo de blockchains necessárias para alcançar o potencial total da tecnologia? Para atacar esta questão, devemos focar na raiz do ecossistema blockchain: os desenvolvedores.

Os “clientes” das blockchains são os programadores. Os programadores constroem as aplicações e protocolos que impulsionam a procura por largura de banda onchain (ou seja, espaço de bloco). As preferências e normas culturais dos programadores irão influenciar fortemente o caminho evolutivo das criptomoedas.

Historicamente, as tecnologias voltadas para desenvolvedores convergiram em torno de um pequeno número de jogadores dominantes - tipicamente oligopólios de dois ou três, cada um com uma abordagem distinta que atende às diferentes preferências dos desenvolvedores. Vemos isso em sistemas operacionais (Windows, macOS, Linux), consoles de jogos (Sony, Microsoft, Nintendo) e plataformas móveis (Apple, Android). À medida que o ciclo tecnológico amadurece, 70-90% do mercado pode se consolidar com os maiores jogadores. Eventualmente, o mercado se aproxima de um equilíbrio, a menos que uma nova descoberta interrompa e reinicie o processo.

Um padrão semelhante está a surgir no ecossistema da blockchain.

Solana Ascending

Historicamente, a Ethereum deteve uma quota dominante da atividade de desenvolvedores de blockchain com cerca de 70-80% dos desenvolvedores de blockchain a construir na Ethereum ou em cadeias compatíveis com a Máquina Virtual Ethereum (EVM). Mas a dominância da Ethereum parece estar a ceder ao modelo multipolar.

Solana ganhou uma quota significativa ao longo do último ano. A mudança lembra a dominância da Microsoft no mercado de computadores de secretária, até a Apple se destacar com a sua abordagem verticalmente integrada. Solana é agora um grande concorrente para o futuro do desenvolvimento blockchain.

A arquitetura monolítica da Solana tem um roteiro de produto focado na otimização de cada componente da sua própria blockchain, semelhante à abordagem da Apple com a sua pilha de hardware e software verticalmente integrada no macOS. Esta abordagem oferece vários benefícios:

  1. Experiência do utilizador contínua: Sem a necessidade de conectar entre várias blockchains, Solana oferece uma experiência suave e intuitiva tanto para os programadores como para os utilizadores finais.
  2. Inovação mais rápida: a arquitetura simplificada da Solana permite atualizações de produtos mais eficientes e ciclos de iteração mais rápidos.
  3. Segurança reforçada: Ao minimizar dependências e pontos de falha, o design de uma única cadeia da Solana pode proporcionar melhor segurança e estabilidade, tal como o controlo rigoroso da Apple sobre o seu ecossistema pode conduzir a uma melhor segurança e estabilidade.

Solana em Ação

As vantagens arquiteturais da Solana permitem uma variedade de casos de uso e experiências do usuário que podem ser mais desafiadoras de implementar em blockchains modulares como Ethereum e Cosmos. Essas características são particularmente valiosas para casos de uso como distribuição de conteúdo, DePIN (redes de infraestrutura física descentralizada) e CLOBs (livros de ordens de limite central).

Um exemplo notável de uma aplicação que aproveita as capacidades do Solana é DRiP, uma plataforma para ganhar colecionáveis gratuitos como música, arte, vídeos e muito mais de criadores. Até o momento, a DRiP enviou colecionáveis de 168,95 mm para carteiras de 2,27 mm (link. O seu sucesso deve-se em grande parte à sua capacidade de enviar milhões de NFTs gratuitamente para colecionadores em todo o mundo — algo que só é possível na Solana. A experiência de usuário perfeita e instantânea da plataforma é possibilitada pela blockchain de alto desempenho da Solana, que permite transações rápidas e de baixo custo, bem como pelo padrão de NFTs comprimidos construído por Metaplex, uma tecnologia que reduz o custo de criar NFTs para frações de um cêntimo.

Outra aplicação que demonstra as forças da Solana é Hivemapper, uma rede de mapeamento descentralizada que permite a criação de mapas altamente precisos, atualizados e detalhados usando dados coletados de câmeras no painel, drones e outros sensores. O projeto utiliza transações de alta velocidade e baixo custo da Solana para processar os grandes volumes de dados gerados pelos contribuidores da rede e recompensá-los com tokens por sua participação. A escalabilidade e eficiência da Solana tornam possível para o Hivemapper criar uma alternativa descentralizada aos serviços de mapeamento tradicionais, com o potencial de perturbar indústrias como transporte, logística e planeamento urbano.

A blockchain de alto desempenho da Solana também permite a criação de mercados financeiros eficientes em capital. Por exemplo, Fénixé uma bolsa descentralizada baseada em Solana construída em um livro de ordens centralizado on-chain (CLOB). Essa abordagem pode desbloquear uma experiência de negociação semelhante à da Nasdaq ou CME ao aproveitar a capacidade de processamento da Solana de 4.000 transações por segundo, tempos de bloco de 400ms e baixas taxas. Da mesma forma, o MarginFi é um protocolo de empréstimo baseado em Solana que pode permitir o empréstimo contra ativos de cauda longa e voláteis ao gerenciar colaterais com maior velocidade e previsibilidade. A velocidade e as baixas taxas da Solana são fundamentais para as liquidações hiper eficientes do MarginFi, que ajudam a minimizar o impacto da má dívida em outros participantes do mercado - uma característica que teria sido particularmente útil durante a última crise financeira de Wall Street.

Estes são apenas alguns exemplos de como a arquitetura monolítica da Solana permite aplicações cativantes. À medida que mais desenvolvedores reconhecem as vantagens de construir na Solana, podemos esperar ver um número crescente de projetos inovadores que aproveitam a sua blockchain de alto desempenho.

Crescimento Fundamental Forte

O caso da Solana está a desenrolar-se em tempo real, com fundamentos-chave como o crescimento de utilizadores e as taxas de transação a acelerar rapidamente. A Solana emergiu como o principal destino para utilizadores de retalho e negociantes de memecoins, deslocando a dominância NFT do Ethereum do ciclo anterior.

Os endereços ativos únicos da Solana dispararam de meros 14 mil em outubro de 2020 e um mínimo local de 202 mil em outubro de 2023 para quase 1,34 milhão, mostrando o crescimento impressionante da atividade de usuário na plataforma. Ao mesmo tempo, as taxas de prioridade na rede explodiram, subindo de menos de $100 mil por mês em meados de 2023 para uma alta recorde de mais de $60 milhões em março de 2024, destacando a intensidade da demanda por espaço de bloco na Solana.

Um dos sinais mais claros da adoção crescente de varejo da Solana é o crescimento explosivo de novos tokens em seu ecossistema. A partir de janeiro de 2024, a Solana viu um influxo massivo de novos tokens, superando em muito outras cadeias como BNB, Ethereum e Polygon. Em maio de 2024, a Solana representava 85% de todos os novos tokens que apareciam nos DEXs, em comparação com 50% do ano anterior. Esse aumento nos tokens baseados na Solana reflete sua força no uso varejista, impulsionado pela atividade de memecoin.

A afluência de utilizadores de retalho para a Solana é ainda mais evidente pela dominância do Phantom, a principal carteira da Solana, nas classificações da loja de aplicações iOS. De finais de maio a início de junho, o Phantom classificou-se consistentemente como a aplicação n.º 1 na categoria de finanças. Ainda mais impressionante, conquistou o primeiro lugar entre todas as aplicações gratuitas em todas as categorias, superando as aplicações de redes sociais, entretenimento e jogos enormemente populares. Para uma carteira de criptomoedas tornar-se a aplicação mais descarregada em toda a loja de aplicações dos EUA é um feito notável, apontando para uma enorme adoção mainstream da Solana. Esta afluência de retalho está intimamente ligada ao boom de negociação de mememoedas nas DEXs da Solana.

Falando de DEXs, a quota de volume de troca descentralizada da Solana disparou de praticamente 0% no início de 2021 para mais de 24% em maio de 2024. O ritmo de crescimento tem sido surpreendente, com a Solana capturando mais de 60% do volume DEX incremental somente em maio de 2024. Isso demonstra o incrível momentum por trás do ecossistema DEX da Solana e destaca como sua arquitetura de alto desempenho está permitindo que ela ganhe rapidamente participação de mercado em relação aos concorrentes.

Importante, a atividade crescente dos utilizadores da Solana e os volumes de DEX estão a traduzir-se num valor económico real capturado para os detentores de tokens SOL. O valor total acumulado das transações da Solana, medido pelas Taxas de Transação + MEV, cresceu ao ponto de rivalizar agora com o da Ethereum. Isto sublinha como a crescente adoção da Solana está a criar um poderoso efeito de ciclo virtuoso - mais utilização gera mais taxas, o que por sua vez atrai mais stakers, tornando a rede mais descentralizada e segura.

No seu conjunto, a combinação da base de utilizadores a retalho em expansão da Solana, lançamentos de tokens sem precedentes, crescimento dominante de DEX e aumento das recompensas de staking apresenta um caso fundamental convincente. As vantagens arquiteturais da Solana estão a permitir-lhe capturar uma quota exagerada da nova procura que entra no espaço blockchain, acelerando a sua ascensão como um rival do Ethereum. Com fundamentos a funcionar a todo o vapor, a Solana parece pronta para estender a sua trajetória ascendente.

Conclusão

O design monolítico da Solana e o foco implacável na otimização oferecem vantagens distintas em termos de experiência do usuário, agilidade do desenvolvedor e segurança. À medida que a indústria blockchain amadurece, esses pontos fortes posicionam a Solana para prosperar e ganhar quota de mercado em relação aos ecossistemas concorrentes.

Embora o caminho pela frente não esteja isento de desafios, os fundamentos da Solana estão a funcionar a todo o vapor. A adoção a retalho está a aumentar, os programadores estão a correr para construir aplicações inovadoras, e a captura de valor está a acelerar. À medida que o seu ecossistema continua a evoluir e a amadurecer, as vantagens arquitetónicas da Solana e a comunidade vibrante apontam para um futuro brilhante.

INFLUÊNCIA POLÍTICA DAS CRIPTOMOEDAS

Por Cosmo Jiang, Gestor de Carteira, Estratégias Líquidas, e Erik Lowe, Chefe de Conteúdo

O sentimento regulatório e político em torno dos ativos digitais nos Estados Unidos está a mudar em tempo real. Desenvolvimentos recentes sinalizaram um ponto de viragem potencial que poderia abrir caminho para a inovação e crescimento florescerem nos EUA. Um impedimento ao crescimento da nossa indústria tem sido a posição da administração atual e da SEC, que tem apresentado ventos contrários que desencorajaram a inovação e forçaram muitos empreendedores a mudar os seus negócios baseados em blockchain para o estrangeiro. Estamos entusiasmados por ver os primeiros sinais de mudança.

Candidato Republicano Endossa Criptomoeda

No início de maio, o ímpeto para políticas pró-cripto começou a crescer. O ex-presidente Trump mudou abertamente para uma postura pró-cripto, hospedando um jantar em Mar-a-Lago para compradores de seus cartões de negociação NFT em 8 de maio e declarando que queria que as empresas de ativos digitais permanecessem nos EUA. Em 21 de maio, ele também fez história ao aceitar doações de cripto para sua campanha, um feito inédito para um candidato presidencial de um grande partido.

“Sou muito positivo e de mente aberta em relação às empresas de criptomoedas e a todas as coisas relacionadas a esta indústria nova e emergente. Nosso país deve ser o líder no campo.”

– Donald Trump, Ex-Presidente dos Estados Unidos, Truth Social, 25 de maio de 2024

Pode-se especular que este endosso às criptomoedas foi uma resposta a alguns fatores. Em primeiro lugar, a eleição presidencial está renhida e apelar à comunidade cripto poderia levar a um impulso significativo para Trump. O Security.org realizou um estudo que demonstra que 40% dos adultos americanos agora possuem criptomoedas em 2024.[2]Além disso, RFK foi o primeiro candidato explicitamente pró-criptomoeda. Pesquisas recentes mostraram que ele está conquistando votos cruciais em estados decisivos. No final das contas, os políticos refletem as exigências do eleitor marginal, e os principais partidos políticos estão percebendo que ser pró-criptomoeda é uma estratégia vencedora.

Há muita especulação de que os Democratas e a equipa de Biden, ao verem Trump elevar a criptomoeda em alguns dos seus discursos de campanha e receber doações denominadas em criptomoeda, decidiram também seguir uma abordagem mais pró-indústria. Isso resultou numa rápida sucessão de mais vitórias para a indústria.

FIT21 Bill Passes in House of Representatives with Bipartisan Support

O próximo momento crucial foi a aprovação do Financial Innovation and Technology for the 21st Century Act (“FIT21”) na Câmara dos Representantes logo a seguir, em 22 de maio. O projeto de lei procura estabelecer um quadro regulamentar abrangente para ativos digitais. Obtendo apoio bipartidário com 279 votos a favor (67%)[3], isto sinaliza que a criptomoeda está a tornar-se uma questão cada vez mais importante no panorama político.

FIT21 tem como objetivo proporcionar um caminho claro e seguro para projetos de blockchain levantarem capital, lançarem tokens e operarem mercados secundários nos Estados Unidos.

Também delimita quando os ativos digitais são classificados como títulos ou mercadorias com base no seu nível de descentralização - um tópico muito discutido, pois determina se a SEC ou a CFTC irão supervisionar a regulamentação de determinados ativos.

Por exemplo, os ativos digitais podem começar como contratos de investimento e tornar-se mercadorias digitais ao longo do tempo. FIT21 estabelece os critérios para a “descentralização”, um dos quais é que nenhum emissor ou pessoa afiliada deve controlar 20% ou mais do fornecimento de tokens do ativo digital ou seu poder de voto.[4]Esta medida destina-se a definir quando um projeto se tornou suficientemente descentralizado para que o seu token seja considerado uma mercadoria digital.

O projeto de lei também introduz medidas para proteger os consumidores americanos que investem em ativos digitais, estabelecendo regras de negociação, como a segregação de fundos dos clientes, períodos de bloqueio para insiders de tokens e limitações nos volumes anuais de venda.

"FIT21 é um primeiro passo para estabelecer um quadro regulamentar para ativos digitais - e deve ser melhorado ao trabalhar com o Senado e a Administração. Ao construir uma base para a inovação responsável, devemos tomar mais medidas para fortalecer as proteções para consumidores, investidores e contribuintes.

A moeda digital já está integrada na nossa economia e apenas crescerá em significado nos próximos anos. Milhões de americanos possuem criptomoeda. As empresas americanas estão na vanguarda da tecnologia financeira global. Muitos empregos na minha comunidade da Baía estão dependentes desta indústria.

"A indústria de ativos digitais precisa de regras mais claras e o governo federal precisa de uma autoridade de fiscalização mais forte para garantir o desenvolvimento responsável desta tecnologia emergente."

– Nancy Pelosi, Oradora Emérita da Câmara dos Representantes dos Estados UnidosDeclaraçãona Legislação FIT21, 22 de maio de 2024

Apesar da oposição inicial do Presidente Biden, do Presidente da SEC Gary Gensler e de alguns líderes democratas da Câmara, o projeto de lei foi aprovado sem uma ameaça de veto do Presidente. O projeto de lei sem dúvida continuará a evoluir e ainda precisa passar pelo Senado, mas mesmo assim este é um ponto de partida significativo. Continuaremos a monitorizar este desenvolvimento.

Separadamente, no início de 17 de maio, o Senado realizou uma votação bipartidária para revogar a regulamentação SAB-121 da SEC, sublinhando ainda mais o sentimento em mudança. A principal contenda com o SAB-121 foi os seus requisitos rigorosos e onerosos para as instituições financeiras registarem ativos criptográficos nos seus balanços, o que era um impedimento para os bancos oferecerem serviços de custódia para ativos digitais.

Em 31 de maio, Biden vetou a votação para derrubar o SAB-121 com o fundamento de que isso "restringiria inapropriadamente a capacidade da SEC de estabelecer guarda-corpos apropriados e abordar questões futuras".

Concluindo a sua declaração, Biden afirmou uma posição favorável em relação à inovação cripto onshore, o que sinaliza uma mudança de tom na administração atual.

“A minha Administração está ansiosa por colaborar com o Congresso para garantir um enquadramento regulamentar abrangente e equilibrado para os ativos digitais, construindo sobre as autoridades existentes, o que promoverá o desenvolvimento responsável dos ativos digitais e a inovação nos pagamentos e ajudará a reforçar a liderança dos Estados Unidos no sistema financeiro global.”

– Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, Mensagempara a Casa, 31 de maio de 2024

Acreditamos que o veto de Biden reflete mais a sua relutância em se opor publicamente ao seu comissário designado, optando em vez disso pelo caminho mais silencioso de pedir à SEC para mudar a regra por conta própria. Acreditamos que a aprovação do projeto de lei FIT21 na Câmara representa um passo significativo para criar um ambiente regulatório mais definido para as criptomoedas e, embora a ação do Senado contra o SAB-121 tenha sido vetada, ela demonstra um esforço mais amplo para equilibrar a regulação com a inovação no espaço cripto.

Enquanto a Administração Biden está mudando de tom no setor de ativos digitais - houve relatos da campanha de reeleição de Bidencontactarpara os players no espaço da blockchain que solicitam orientação sobre a política cripto a seguir - o Presidente da SEC, Gensler, mantém-se um pouco firme em suas opiniões. Ele expressou reservas sobre FIT21.

"A Lei de Inovação Financeira e Tecnologia para o Século XXI ("FIT 21") criaria novas lacunas regulatórias e minaria décadas de precedentes no que diz respeito à supervisão de contratos de investimento, colocando investidores e mercados de capitais em risco inestimável."

– Gary Gensler, Presidente da SEC, Declaraçãono FIT21, 22 de maio de 2024

ETF Ethereum Aprovado

Há muita especulação de que a rápida mudança em direção à pró-cripto de ambos os lados do corredor levou a SEC a aprovar os ETFs ethereum, marcando outro desenvolvimento importante. Todos os oito emissores, incluindo Grayscale, Bitwise, BlackRock, VanEck, Ark 21Shares, Invesco, Fidelity e Franklin, receberam aprovação para lançar ações fiduciárias baseadas em commodities.

A aprovação veio como uma surpresa. Polymarket, uma plataforma de mercado de previsão descentralizada, tinha as probabilidades de uma aprovação de ETF ethereum até 31 de maio em 6% até 5 de maio.

Os próprios emissores acreditavam que a falta de envolvimento da SEC era indicativa de uma recusa esperada dos ETFs ethereum na data-limite de 23 de maio. Em vez disso, numa reviravolta repentina, a SEC contactou os emissores de ETF três dias antes do prazo, pedindo uma revisão no dia seguinte às suas submissões 19b-4. O primeiro passo do processo é a aprovação dos 19b-4s, que foi concedida em 23 de maio. A previsão é que o lançamento desses ETFs ocorra nos próximos 1-3 meses, à medida que os emissores preparam as submissões mais complexas do formulário S-1 com orientação da SEC.

ETFs de Bitcoin foram um evento de "Comprar o rumor, comprar a notícia", os ETFs de Ethereum serão?

Na nossa Carta Blockchain de novembro de 2023, discutimos a nossa opinião de que o lançamento de ETFs de bitcoin à vista seria um evento de "comprar o rumor, comprar a notícia".

Escrevemos que o ETF mudaria fundamentalmente o acesso ao bitcoin e, ao contrário dos principais lançamentos anteriores que marcaram os picos dos ciclos anteriores (futuros da CME entrando em vigor e a Coinbase tornando-se pública), desta vez foi diferente.

O lançamento do ETF de bitcoin foi um evento de “comprar o boato, comprar a notícia”. Abaixo estão os resultados:

Após as primeiras notícias de uma provável aprovação de um ETF ethereum, o mercado respondeu positivamente. O Ethereum subiu 25% inicialmente com as primeiras indicações de que os ETFs poderiam ser aprovados. O desconto no ETHE, Trust ethereum de ponta fechada da Grayscale, diminuiu drasticamente de 21% para apenas 1% em poucos dias.

Semelhante aos ETFs de bitcoin no início deste ano, os ETFs de ethereum poderiam atrair um influxo substancial de novos investidores, desbloqueando o acesso para aqueles que estavam anteriormente excluídos devido a questões de conformidade ou às limitações de suas contas de corretagem. Além disso, acreditamos que, para um certo grupo de investidores, a proposta do Ethereum como uma “plataforma tecnológica” pode ser mais fácil de entender e aceitar do que a proposta do Bitcoin como “ouro digital”.

Alguns podem argumentar que o desempenho inferior do ethereum nos últimos 1,5 anos poderia torná-lo um forte candidato a recuperação. Além disso, as baixas expectativas de entradas poderiam apresentar uma oportunidade ideal para um upside surpreendente.

No entanto, possíveis saídas do ETHE, semelhantes ao que foi testemunhado com as saídas do ETF de bitcoin convertido da Grayscale (GBTC), podem apresentar alguns ventos contrários iniciais. Embora, em comparação com o GBTC, haja menos vendedores forçados como 3AC e Genesis; portanto, as saídas podem ser menos significativas.

Além disso, ao contrário do intervalo de um dia entre a aprovação pela SEC dos ETFs de bitcoin à vista e sua negociação subsequente, os ETFs de ethereum começarão a ser negociados muito depois da data de aprovação. Portanto, os investidores terão tido tempo suficiente para agir com base nessas informações.

Possíveis Efeitos Secundários do ETF Ethereum e dos Desenvolvimentos Regulatórios Recentes

Acreditamos que a combinação da aprovação do ETF ethereum juntamente com a aprovação do FIT21 e a mudança de sentimento no cenário político e regulatório para criptomoedas terão efeitos em cascata para a indústria. Em particular, acreditamos que a longa cauda de ativos digitais pode beneficiar enormemente.

Crescimento e Diversificação do Mercado - Embora a introdução de um ETF de bitcoin tenha sido significativa, especialmente no que se refere ao caso de uso de criptoativos como reserva de valor, a existência de um ETF de ethereum pode ter fortes implicações para o espectro mais amplo de tokens. A atenção aumentada ao ethereum pode transbordar para o universo mais amplo de protocolos, à medida que os investidores exploram o Ethereum como plataforma tecnológica.

Avanços tecnológicos e inovação - Se a FIT21 for aprovada no Senado e/ou se forem estabelecidos quadros claros para que os projetos de tokens cumpram, isso pode acelerar o ritmo da inovação, uma vez que os empreendedores têm um caminho definido para lançar seus projetos com menos obstáculos regulamentares.

Integração com Produtos Financeiros Convencionais - Os ETFs de bitcoin e agora os ETFs de ethereum estarão disponíveis ao lado de 2.844[5]outros títulos no típico RIA. Acreditamos que, com o tempo, a blockchain será vista como apenas mais uma classe de ativos.

Mais ETFs de criptomoedas - No início deste ano, muitos especularam que a aprovação dos ETFs de bitcoin poderia abrir caminho para outros ETFs de criptomoedas. Aconteceu. Agora a questão é, com os ETFs de ethereum aprovados, o que vem a seguir? O recorde de aprovação de ETFs da BlackRock agora é de 577/1. Monitorizar o próximo movimento deles pode ser revelador.

Tokens como uma Forma de Formação de Capital - Uma das nossas teses centrais é que muitos negócios baseados em blockchain optarão por se organizar usando tokens em vez de capital próprio. Criar um quadro regulatório em que esses tokens possam começar a refletir a criação de valor fundamental do protocolo subjacente, com novas formas de compartilhar esses fluxos de caixa com os detentores de tokens que contribuem para o protocolo, é um passo crítico na realização desse futuro.

Em conclusão, a aprovação do projeto de lei FIT21 e a aprovação dos ETFs ethereum representam uma mudança significativa no panorama regulatório e político para criptomoedas nos Estados Unidos. Por um tempo, parecia que a indústria estava em um impasse sem visibilidade sobre quando as coisas começariam a se mover. Agora estamos avançando.

Embora este quadro regulamentar certamente passe por muitas revisões, oferece um início promissor. Estes desenvolvimentos poderiam trazer uma nova era de inovação cripto, atrair uma base mais ampla de investidores e utilizadores, e garantir que a indústria cripto dos EUA não fique para trás em relação ao resto do mundo.

A INTERSECÇÃO DA IA E DAS TECNOLOGIAS WEB3

Serão as duas tecnologias mais amplamente discutidas pelo seu potencial disruptivo acabarão por se complementar? Na nossa recente chamada temática, exploramos as oportunidades emergentes na interseção entre IA e criptomoedas.

O moderador da discussão, Matt Stephenson, é nosso Parceiro de Pesquisa e fez um trabalho significativo no espaço AIxCrypto. Ele co-autorou o papel"IA Cooperativa via Dispositivos de Compromisso Descentralizados" com pesquisadores da Ethereum Foundation e da empresa do portfólio da Pantera, Flashbots, que foi apresentado na prestigiada conferência de IA NEURIPs. Abaixo está uma das suas visões sobre a interseção entre cripto e IA.

"A criptomoeda está posicionada para ser o investimento 'pás e picaretas' para a IA."

Engenheiro de Pesquisa da PanteraAlly Zachcompilou destaques da nossa chamada temática que pode ler abaixo.

Interseção da IA e da Criptomoeda

O painel discutiu como a IA e a criptomoeda podem beneficiar mutuamente um ao outro. A IA pode aprimorar as tecnologias de blockchain ao automatizar e otimizar os mecanismos de votação em DAOs, aprimorar auditorias de contratos inteligentes e otimizar redes Oracle. Por outro lado, blockchain pode fornecer a infraestrutura descentralizada e os modelos econômicos necessários para incentivar o desenvolvimento de IA e a partilha de dados.

"AI pode ajudar a cripto ao melhorar os mecanismos de votação em DAOs, aprimorar auditorias de código e otimizar redes de Oráculos."

– Matt Stephenson, Parceiro de Pesquisa na Pantera

Ambas a IA e a cripto são tecnologias organizacionais. Uma adapta redes neuronais para uma perda, e a outra organiza incentivos.

– Jacob “Const” Steeves, Co-Fundador da Bittensor

"Na nova internet que estamos a construir em Web3, a IA precisa de ser governada pelos utilizadores e focada no sucesso individual e comunitário."

– Illia Polosukhin, Co-Fundador da NEAR

Modelos Económicos e Incentivos

Os painelistas exploraram os modelos económicos e os incentivos que podem impulsionar a inovação e a eficiência no espaço da IA e da Web3. Eles discutiram como os mercados descentralizados e os incentivos cripto podem atrair os melhores talentos e fomentar contribuições competitivas e de alta qualidade, em contraste com as ineficiências das organizações centralizadas tradicionais.

Não há nenhuma organização centralizada no mundo que consiga organizar as pessoas como os incentivos cripto podem....

"Estamos prestes a entrar numa era em que a tecnologia da informação, especificamente a IA, é o ingrediente principal. Como queremos estruturar isso?....

“Os mercados têm a capacidade de alocar recursos e incentivar as pessoas a fazerem coisas muito melhor do que uma organização centralizada faz.”

– Jacob “Const” Steeves, Co-Fundador da Bittensor

Desafios e Oportunidades

A discussão centrou-se nos desafios e oportunidades no espaço da IA e Web3, particularmente em torno de vieses de dados, a necessidade de soluções descentralizadas de IA competitivas e a importância de mecanismos adequados de recompensa para os contribuidores de dados. Os painelistas destacaram a necessidade de transparência, justiça e soluções inovadoras para estes desafios.

“Todas as empresas centralizadas têm na realidade este problema [viés na seleção de dados] e irão enfrentá-lo. A internet é caótica, e por isso essas escolhas [na seleção de dados] irão afetar a forma como faz as coisas.”

– Illia Polosukhin, Co-Fundador da NEAR

Illia aponta o viés inerente e os desafios nos processos de seleção de dados centralizados e a necessidade de um tratamento de dados mais transparente e diversificado.

"A economia atual de IA está quebrada. Existe uma enorme oportunidade para incentivar e recompensar adequadamente os contribuidores de dados para modelos de IA....

Muitos projetos de IA de criptomoeda não estão a gerar ativos de IA tão competitivos como os dos fornecedores centralizados.

– Sean Ren, Co-Founder and CEO at Sahara AI

Privacidade e Segurança

Os painelistas discutiram o papel crucial da privacidade e segurança no desenvolvimento de IA no espaço Web3. Eles enfatizaram a necessidade de novas abordagens que priorizem a soberania dos dados do usuário e protejam o conhecimento proprietário. As tecnologias blockchain foram destacadas como chave para alcançar esses objetivos através de incentivos criptográficos e econômicos.

“Precisamos de uma alternativa completamente diferente em que a propriedade intelectual e os desenvolvimentos destes modelos sejam direcionados para o usuário. Incentivos cripto-econômicos fazem parte disso.”

– Illia Polosukhin, Cofundador da NEAR

A privacidade dos dados do utilizador e o conhecimento proprietário devem ser protegidos nas aplicações de IA para evitar economias quebradas....

"Precisamos de desenvolvimento de IA que priorize a privacidade do usuário e a soberania dos dados, garantindo acesso seguro e equitativo para todos os usuários."

– Sean Ren, Co-Fundador e CEO na Sahara AI

Futuro da IA descentralizada

O futuro da IA descentralizada foi discutido, com foco no potencial de democratizar o acesso às tecnologias de IA e garantir recompensas justas por contribuições. Os painelistas visionaram ecossistemas centrados no usuário, seguros e equitativos, aproveitando a IA descentralizada para beneficiar o sucesso individual e comunitário.

"Devemos fazer com que todos possam ter uma parte, qualquer pessoa possa contribuir, que seja incentivado, competitivo e não controlado por um pequeno grupo."

– Jacob “Const” Steeves, Co-Fundador da Bittensor

A IA descentralizada deve priorizar o utilizador, garantindo que os modelos são direcionados para beneficiar o sucesso individual e comunitário…

“O futuro da IA e da Web3 reside na construção de ecossistemas centrados no utilizador, seguros e equitativos.”

– Illia Polosukhin, Co-Fundador da NEAR

Aplicações do Mundo Real e Impacto

O painel discutiu aplicações do mundo real e o impacto da IA e da Web3, enfatizando o potencial dessas tecnologias para revolucionar indústrias, fornecendo soluções seguras, eficientes e centradas no usuário. Esforços colaborativos e modelos econômicos inovadores foram destacados como impulsionadores-chave para a adoção e o sucesso das tecnologias de IA descentralizadas.

"Estamos a construir uma nova internet centrada no utilizador e descentralizada, aproveitando a IA para melhorar as experiências dos utilizadores e garantir a segurança."

– Illia Polosukhin, Co-Fundador da NEAR

“A Sahara AI tem como objetivo construir uma plataforma blockchain para IA que prioriza a soberania de ativos, segurança e acessibilidade para todos os utilizadores.”

– Sean Ren, Co-Fundador e CEO na Sahara AI

O desenvolvimento de IA descentralizada pode democratizar o acesso às tecnologias de IA e garantir recompensas justas pelas contribuições.

– Jacob "Const" Steeves, Co-Fundador da Bittensor

PROVA DA COMUNIDADE EXPANSIVA E CRESCENTE DA TON

A Pantera fez recentemente o maior investimento da sua história no TON.

TON é uma rede de Camada 1 originalmente projetada pelo Telegram e continuada pela comunidade de código aberto. Acreditamos que o TON tem a capacidade de introduzir criptomoedas às massas, pois é amplamente utilizado dentro da rede Telegram. O Telegram tem mais de 900 milhões de usuários ativos mensais em sua plataforma de mensagens futurista, rápida e segura, utilizada para comunicações pessoais e em grupo, construção de comunidades em grande escala, compartilhamento de conteúdo e muito mais.

A carta da Blockchain do mês passado focou-se em TON e na nossa fundamentação de investimento.

Essa carta foi a nossa carta mais lida de sempre - evidência da forte comunidade e movimento que Pavel Durov e o Telegram ajudaram a criar.

Se ainda não leu, pode verificaraqui.

ATUALIZAÇÃO DO CICLO DE MERCADO :: REVISITANDO A ANÁLISE DA ONDA DE HODL DO BITCOIN

Por Erik Lowe, Chefe de Conteúdo

Na nossa Carta Blockchain de dezembro de 2023, fizemos uma análise do indicador Wave HODL de 1 ano, uma métrica que acompanha a percentagem de todos os bitcoins que não foram movidos de uma carteira para outra durante pelo menos um ano.

Acreditamos que é uma métrica útil que pode ajudar a contextualizar a maturidade de um ciclo de mercado de touro. Em nossa análise original, escrevemos:

À medida que o preço do bitcoin se aproxima de um novo pico de ciclo, há uma redução notável na percentagem de moedas mantidas há mais de um ano. Esta tendência é em parte atribuída aos detentores destas moedas optando por realizar lucros através da venda, levando a que estas moedas deixem de ser categorizadas como 1 ano+ nesta análise. Como resultado, a Onda HODL de 1 ano, representada pela linha laranja, declina enquanto o preço, mostrado pela linha preta, sobe.

"Historicamente, o preço do bitcoin tem aumentado lentamente e constantemente para os picos do indicador.

Depois de atingir o pico e cair, o preço subiu rapidamente e acentuadamente, com esses rallies durando em média 1,3 anos desde o pico do indicador até o pico do preço.

Para este ciclo, não vimos nenhuma indicação clara de que o indicador atingiu o pico.

A conclusão é: se a ação histórica do preço em torno dos picos na Onda HODL de 1 ano é algum indicativo do desempenho futuro, a maioria dos ganhos deste ciclo ainda está por vir.[6]

Uma pergunta natural de seguimento seria então: ‘quando é que o indicador atinge o pico deste ciclo e vemos um aumento acentuado no preço?’

“O que é interessante é que os picos no indicador ocorreram no máximo dois trimestres após os Halvings do Bitcoin - 0,2, 0,5 e 0,3 anos antes ou depois dos halvings. O próximo halving é esperado para ocorrer no final de abril de 2024.”

Vamos ver o gráfico hoje.

O indicador parece ter atingido o pico em 29 de novembro de 2023. Se assim for, isso estaria alinhado com a tendência de picos ocorrendo dentro de dois trimestres do halving.

Como já mencionamos, a maioria dos ganhos ocorreu depois que o indicador começa a reverter. Abaixo está uma tabela mostrando as altas antes dos picos e depois.

Até 31 de maio, o bitcoin subiu 78% desde que a Onda de HODL de 1 ano atingiu o pico em novembro. As manifestações pós-pico duraram em média 484 dias.

ESTAS MOEDAS DE FRAUDE ESTÃO A SAIR DO CONTROLO

Boa sorte lá fora,

@Dan_Pantera

Coloque a alternativa de volta nas Altcoins


CONFERÊNCIAS DE PANTERA[7]

Nossa equipe de investimento realiza chamadas mensais de conferência para ajudar a educar a comunidade sobre blockchain. A equipe discute desenvolvimentos importantes que estão ocorrendo dentro da indústria e frequentemente convida fundadores e CEOs das principais empresas de blockchain para participar de discussões em painel. Abaixo está uma lista de chamadas futuras para as quais você pode se registrar via este ligação.

Chamada de investidores do Fundo de Tokens Líquidos

Terça-feira, 9 de julho de 2024 9:00 PDT / 18:00 CEST / 12:00 Singapore Standard Time

Apenas aberto aos Parceiros Limitados do fundo.

Chamada de Investidores de Fundo de Token de Estágio Inicial

Quinta-feira, 13 de agosto de 2024 9:00 PDT / 18:00 CEST / 12:00 Singapore Standard Time

Aberto apenas aos Parceiros Limitados do fundo.

Chamada de Lançamento do Fundo Pantera V

Uma visão geral do quinto fundo de estilo de investimento da Pantera que oferece exposição a todo o espectro de ativos de blockchain.

Terça-feira, 10 de setembro de 2024 9:00 PDT / 18:00 CEST / 12:00 Singapore Standard Time

https://panteracapital.com/future-conference-calls/

Junte-se a nós para aprender mais sobre a indústria, as oportunidades que vemos no horizonte e os nossos fundos.


PANTERA POSIÇÕES ABERTAS

Pantera está a recrutar ativamente para os seguintes cargos:

  1. Parceiro Júnior, Estratégias de Investimento – (São Francisco)
  2. Analista de Investimento, Estratégias Líquidas– (Nova Iorque)
  3. Contabilista Júnior- (San Juan)
  4. Associado de Relações com Investidores – (São Francisco)
  5. Associado Sénior de Relações com Investidores – (São Francisco)
  6. Assistente Executivo do Fundador- (San Juan)
  7. Assistente Executivo Principal do Fundador - (Nova Iorque, San Juan ou São Francisco)

Se tens paixão pela blockchain e queres trabalhar em Nova Iorque, São Francisco, Menlo Park, San Juan ou Londres, por favor segue este ligaçãopara aplicar. Algumas posições podem ser feitas remotamente.


POSIÇÕES ABERTAS DA EMPRESA DO PORTFÓLIO[8]

Interessado em juntar-se a uma das empresas do nosso portfólio? O Quadro de Empregos da Pantera apresenta mais de 1.500 vagas em todo o mundo, em equipas ambiciosas de alto crescimento da indústria blockchain. As nossas empresas procuram candidatos apaixonados pelo impacto da tecnologia blockchain e ativos digitais. As funções mais procuradas incluem engenharia, desenvolvimento de negócios, produto e marketing/design.

Abaixo estão as vagas em aberto para as quais as nossas empresas do portfólio estão ativamente a recrutar:

  1. Rede Omni – Engenheiro Sênior de Solidity(Remoto)
  2. Avantis Labs – Engenheiro Fullstack(Remoto)
  3. M^0 –Engenheiro Sólido Sénior(Remoto)
  4. Nexus - Engenheiro Rust (Remoto)
  5. Helika –Engenheiro Full-Stack Sênior (LATAM)
  6. Synfutures - Líder de Desenvolvimento de Negócios(Coreia do Sul)
  7. Offchain Labs - Engenheiro de Confiabilidade do Site(Remoto)
  8. Ondo Finanças – Diretor de Vendas(Remoto)
  9. Alquimia – Engenheiro de Software, Rust(Nova Iorque ou São Francisco)
  10. Starkware - Engenheiro de Software Sénior(Netanya, Israel)
  11. 0x Labs – Diretor de Engenharia (Remoto)
  12. Obol – Engenheiro de Protocolo Sênior, Go (Remoto)
  13. Flashbots –Consultor Jurídico(Remoto)
  14. Cachoeira - Engenheiro de Software(Nova Iorque)
  15. CoinDCX – Gerente de Engenharia (Remoto)
  16. Braavos – Engenheiro Sénior de Desenvolvimento Full Stack(Tel Aviv)
  17. NEAR – Engenheiro Sénior de Protocolo (Remoto)

Visite o Quadro de Empregosaquie aplique diretamente ou envie seu perfil para nossa Rede de Talentosaquiser incluído na nossa base de dados de candidatos.


[1] Divulgações importantes – Algumas seções desta carta discutem os serviços de consultoria da Pantera e outras discutem comentários de mercado. Algumas seções desta carta discutem o negócio de consultoria de investimento da Pantera Capital Management e suas afiliadas ("Pantera"), enquanto outras seções da carta consistem apenas em comentários gerais de mercado e não se relacionam com o negócio de consultoria de investimento da Pantera. Pantera inseriu notas de rodapé ao longo da carta para identificar essas diferenças. Esta seção fornece conteúdo educacional e comentários gerais sobre o mercado. Exceto para seções especificamente marcadas desta carta, nenhuma declaração aqui incluída se relaciona com os serviços de consultoria de investimento da Pantera, nem qualquer conteúdo aqui reflete ou contém qualquer oferta de serviços de consultoria de investimento novos ou adicionais. Esta carta é apenas para fins informativos e não constitui, nem deve ser interpretada como, uma oferta de venda ou compra ou a solicitação de uma oferta de venda, compra ou subscrição de quaisquer valores mobiliários. As opiniões e outras declarações aqui contidas não constituem qualquer forma de investimento, aconselhamento ou recomendação legal, fiscal, financeira ou outra.

[2] https://www.security.org/digital-security/cryptocurrency-annual-consumer-report

[3] https://www.congress.gov/bill/118th-congress/house-bill/4763/all-actions

[4] https://www.congress.gov/bill/118th-congress/house-bill/4763

[5] https://www.ici.org/faqs/faq/etfs/faqs_etfs_market

[6]O desempenho passado não é necessariamente indicativo ou uma garantia de resultados futuros. Não pode ser garantido que os lucros serão alcançados ou que não serão incorridas perdas substanciais ou completas.

[7]Divulgações importantes - Esta seção discute os serviços de consultoria da Pantera. As informações contidas nesta seção dizem respeito ao negócio de consultoria de investimentos da Pantera. Nada contido aqui deve ser interpretado como uma recomendação para investir em qualquer título ou estabelecer uma relação de consultoria de investimentos, ou como qualquer forma de conselho ou recomendação de investimento, jurídico, fiscal ou financeiro. Os potenciais investidores devem consultar seus próprios consultores antes de tomar uma decisão de investimento. A Pantera não tem o dever de atualizar estes materiais ou informar os destinatários de quaisquer alterações.

[8]Esta secção não está relacionada com os serviços de consultoria de investimento da Pantera. A inclusão de uma posição em aberto aqui não constitui um endosso de nenhuma destas empresas ou das suas políticas de contratação, nem reflete uma avaliação de se uma posição é adequada para qualquer candidato.

Esta carta é um documento informativo que fornece principalmente conteúdo educacional e comentários gerais de mercado. Exceto por certas seções especificamente marcadas nesta carta, nenhuma declaração incluída aqui se relaciona especificamente com os serviços de consultoria de investimentos prestados pela Pantera Capital Management Puerto Rico LP ou suas afiliadas (“Pantera”), nem reflete ou contém qualquer oferta de novos ou adicionais serviços de consultoria de investimentos. Nada do aqui contido constitui uma recomendação de investimento, um conselho de investimento, uma oferta de venda ou uma solicitação de compra de quaisquer valores mobiliários em Fundos geridos pela Pantera (os “Fundos”) ou qualquer entidade organizada, controlada ou gerida pela Pantera e, portanto, não pode ser confiada em relação a qualquer oferta ou venda de valores mobiliários. Qualquer oferta ou solicitação só pode ser feita de acordo com um memorando confidencial de oferta privada (ou documento semelhante) que será fornecido apenas a proponentes qualificados e deve ser cuidadosamente revisto por tais proponentes antes de investir.

Esta carta tem como objetivo resumir certos desenvolvimentos, artigos e/ou menções na mídia com relação ao Bitcoin e outras criptomoedas que a Pantera acredita que possam ser de interesse. As opiniões expressas nesta carta são as opiniões subjetivas do pessoal da Pantera, com base em informações que se acredita serem confiáveis e que foram obtidas de fontes consideradas confiáveis, mas nenhuma representação ou garantia é feita, expressa ou implícita, com relação à justiça, correção, precisão, razoabilidade ou completude das informações e opiniões. As informações contidas nesta carta são atuais até a data indicada na frente da carta. A Pantera não se compromete a atualizar as informações aqui contidas.

Este documento não se destina a fornecer, e não deve ser confiável para aconselhamento contabilístico, jurídico ou fiscal, ou recomendações de investimento. A Pantera e os seus principais fizeram investimentos em alguns dos instrumentos discutidos nesta comunicação e podem, no futuro, fazer investimentos adicionais, incluindo a tomada de posições longas e curtas, em relação a tais instrumentos sem aviso prévio.

Algumas informações contidas nesta carta constituem “declarações prospectivas”, que podem ser identificadas pelo uso de terminologia prospectiva, como “pode”, “irá”, “deve”, “espera”, “antecipa”, “alvo”, “projeto”, “estimativa”, “pretende”, “continua”, “acredita”, ou suas variações negativas ou outras variações ou terminologia comparável. Devido a vários riscos e incertezas, eventos ou resultados reais ou as políticas, procedimentos e processos reais da Pantera e o desempenho do Fundo podem diferir materialmente daqueles refletidos ou contemplados em tais declarações prospectivas, e não se deve depositar uma confiança indevida nessas declarações prospectivas, nem a inclusão dessas declarações deve ser considerada como representação da Pantera de que o Fundo alcançará alguma estratégia, objetivos ou outros planos. O desempenho passado não é necessariamente indicativo ou garantia de resultados futuros.

Sugere-se vivamente que qualquer potencial investidor obtenha aconselhamento independente em relação a quaisquer questões de investimento, financeiras, legais, fiscais, contabilísticas ou regulamentares aqui discutidas. As análises e opiniões aqui contidas podem basear-se em pressupostos que, se alterados, podem alterar as análises ou opiniões expressas. Nada aqui contido constituirá qualquer representação ou garantia quanto ao desempenho futuro de qualquer instrumento financeiro, crédito, taxa de câmbio ou outra medida de mercado ou econômica.

Este documento é confidencial, destina-se apenas à pessoa a quem foi fornecido e, em nenhuma circunstância, pode ser mostrado, copiado, transmitido ou de outra forma entregue a qualquer pessoa que não seja o destinatário autorizado.

Declaração:

  1. Este artigo originalmente intitulado "SOLANA: THE "MAC OS" OF BLOCKCHAINS" é reproduzido de [pantera]. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [Franklin Bi, Sócio-Gerente, Cosmo Jiang, Gestor de Portfólio, Estratégias Líquidas, e Eric Wallach, Analista de Investimentos]. Se tiver alguma objeção à reimpressão, por favor contacte Equipa de Aprendizagem Gate, a equipa irá tratar dela o mais rapidamente possível de acordo com os procedimentos relevantes.

  2. Aviso Legal: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.

  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. Salvo indicação em contrário, é proibido copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos.

Розпочати зараз
Зареєструйтеся та отримайте ваучер на
$100
!