Fundada em 2021, NEOPIN descreve-se como “um protocolo de licença não custodial, de paragem única para a utilização segura de criptomoedas num enquadramento regulamentar com os benefícios tanto de CeFi como de DeFi. Com base num protocolo de segurança estável e num ambiente regulado, NEOPIN tem como objetivo preencher a lacuna entre as finanças tradicionais e o protocolo DeFi para os utilizadores.”
A empresa-mãe da NEOPIN é a Neowiz, uma das principais empresas de jogos da Coreia do Sul (que publica o Crossfire, o jogo de tiro em primeira pessoa que causou sensação na Ásia e é distribuído globalmente.) A NEOPIN foi selecionada para o Programa de Inovação do Gabinete de Investimento de Abu Dhabi (ADIO), que opera o Fundo Soberano de Riqueza dos Emirados Árabes Unidos, atraindo investimentos diretos e indiretos. A NEOPIN está a colaborar com o governo dos Emirados Árabes Unidos no desenvolvimento do quadro regulamentar do DeFi e está a expandir os seus serviços com base neste quadro a nível global.
O site oficial da NEOPIN descreve os seus membros da equipa como provenientes de empresas conhecidas no espaço web2 e web3, como a Binance, Samsung, Neowiz e Coupang. Como pode ver no site, a NEOPIN tem atualmente não menos de 30 funcionários, sendo os principais membros da equipa provenientes da Coreia do Sul, que é um notável polo de talento dentro da cena de startups da Web3.
A NEOPIN acredita que as bolsas centralizadas, representadas pela CeFi, têm gerado inúmeros problemas devido à gestão pouco clara dos fundos dos clientes e questões éticas, resultando em um grande número de vítimas. Da mesma forma, a DeFi enfrenta uma série de riscos, incluindo riscos de Oracle e falhas de protocolo, levando a desastres significativos. Portanto, a NEOPIN propõe o novo conceito de "DeFi licenciado".
NEOPIN estabeleceu um protocolo DeFi licenciado que se esforça por fornecer uma plataforma estável, segura e compatível, mantendo um alto nível de transparência, inovação e flexibilidade.
Em termos de conformidade regulamentar, a NEOPIN tornou-se o primeiro protocolo DeFi a desenvolver e integrar um quadro regulamentar em parceria com o Abu Dhabi Global Market (ADGM) nos Emirados Árabes Unidos.
Em termos de funcionalidade do protocolo DeFi em si, o ecossistema NEOPIN também conecta vários serviços cripto-financeiros como P2E, S2E, M2E, NFT, etc., com os utilizadores e fornecedores de liquidez a beneficiarem do eco-token $NPT.
E com as atualizações de produtos da NEOPIN, é difícil não chamar a atenção com a Carteira NEOPIN, a carteira não gerida crucial em seu ecossistema.
Para começar, não é apenas uma carteira de criptomoedas simples, representa um ecossistema blockchain abrangente. Isso é refletido no fato de que oferece aos utilizadores uma experiência contínua desde a funcionalidade básica da carteira até aos serviços financeiros avançados. O seu ecossistema é projetado para permitir aos utilizadores explorar DeFi, NFT e outros produtos e serviços inovadores baseados em blockchain, indo assim além da gestão tradicional de ativos.
Mais importante ainda, o aplicativo NEOPIN é projetado com foco na experiência do usuário, com uma interface intuitiva e um fluxo limpo de operações que torna a gestão de ativos cripto incrivelmente fácil, mesmo para novatos em criptomoedas.
A conformidade da NEOPIN também é evidente na sua aplicação de carteira, que requer um simples processo de verificação KYC após a criação ou importação de uma carteira, e o seu bem documentado processo de verificação KYC simplifica o processo de autenticação para os utilizadores. Com passos simples e instruções claras, os utilizadores podem completar rapidamente a autenticação e desfrutar de uma gama mais ampla de serviços e funcionalidades.
Como difere o NEOPIN de outros protocolos DeFi no mercado? Por que o NEOPIN provavelmente criará um alto nível de fidelidade do usuário? Na nossa opinião, o NEOPIN se destaca por pelo menos três razões:
3.1 NEOPIN é o primeiro protocolo DeFi a beneficiar do conceito de “convergência de blockchain”:
Para entender isso, as seguintes informações básicas são necessárias:
Em 15 de fevereiro deste ano, a cadeia pública Klaytn e a cadeia pública Finschia concordaram em fundir-se para construir o Projeto Dragon, o maior ecossistema Web3 da Ásia, abrangendo mais de 250 milhões de usuários de carteiras asiáticos.
Klaytn e Finschia têm ambos antecedentes muito fortes: Klaytn é uma cadeia pública desenvolvida pela Ground X, uma subsidiária da gigante sul-coreana da Internet Kakao.
O Kakao Talk é o mensageiro instantâneo favorito da Coreia (o equivalente coreano do WeChat); Finschia é uma cadeia pública desenvolvida pela Line Tech Plus, uma subsidiária do gigante da Internet japonês Line, e o Line Messenger é o mensageiro instantâneo favorito do Japão (o equivalente japonês do WeChat).
A fusão das cadeias públicas do WeChat Coreia e do WeChat Japão provavelmente será um evento histórico na indústria de blockchain, desencadeando uma onda de "fusões de blockchain" no futuro.
No mundo do Web3, os “forks” de blockchain são muito comuns, enquanto as “fusões” de blockchain são extremamente raras. Aproveitando o hard fork do BCH e BSV em 2017-2018 como uma oportunidade, a indústria de blockchain desencadeou uma “frenesi de forks” e muitos proprietários de projetos criaram forçosamente “conflitos comunitários” e uma grande quantidade de moedas fork (como o bitcoin gold BTG, bitcoin diamond BCD, etc.). No entanto, foi comprovado que essas moedas fork basicamente ficaram em silêncio.
Em contrapartida, as “fusões” de blockchain raramente são propostas ou concretizadas. Mas a verdade óbvia é que a fragmentação só levará a mais e mais fragmentação no mundo da blockchain, com cada parte a operar por conta própria, e os proprietários de projetos a construir repetidamente estruturas e a emitir tokens de vários tipos em diferentes blockchains públicas, resultando numa fragmentação do já pequeno mundo web3 de ativos.
O conceito de fusão de blockchain é diferente: a fusão de cadeias públicas implica a condensação da vontade da comunidade e o estabelecimento de um nível superior de consenso. Além disso, do ponto de vista da indústria financeira tradicional, "fork" equivale a "spin-off" e "merge" equivale a "fusão e reorganização", enquanto na indústria financeira tradicional, "fork" equivale a "spin-off" e "merge" equivale a "fusão e reorganização". "Este último ocorre com muito mais frequência do que o primeiro nos mercados financeiros tradicionais. A maioria dos spin-offs só pode trazer hype temporário, enquanto fusões e aquisições são um meio importante para as empresas se tornarem maiores e mais fortes.
Portanto, acreditamos firmemente que os "forks" de blockchain que vêm ocorrendo em abundância são apenas um interlúdio no desenvolvimento do mundo web3, e que, a longo prazo, as "fusões" de blockchain representam o futuro do mundo web3.
Então, o que é que esta fusão tem a ver com a NEOPIN?
—Porque NEOPIN é o único protocolo DeFi e membro do conselho de governança que suporta tanto as redes Klaytn quanto Finschia.
Muito trabalho prévio foi realizado pela NEOPIN para ajudar nesta histórica fusão de blockchains (por exemplo, a NEOPIN lançou a primeira ponte inter-cadeias entre Klaytn e Finschia, que suporta a interconexão bidirecional entre Klaytn e Finschia).
Como o único protocolo DeFi que suporta tanto as redes Klaytn quanto Finschia, cada movimento da NEOPIN tem sido escrutinado pelo mercado, e espera-se que cada nova funcionalidade introduzida seja um exemplo importante de como os protocolos DeFi estão a responder às fusões blockchain. Cada nova funcionalidade é esperada para ser um exemplo importante de como o protocolo DeFi está a responder à fusão blockchain.
Se a NEOPIN se sair bem nesta fusão, então a NEOPIN, como o primeiro protocolo DeFi, terá a oportunidade de desempenhar um papel maior em mais fusões de blockchain no futuro.
3.2 NEOPIN abraça proativamente a regulamentação, sendo o primeiro a propor o conceito de protocolo DeFi licenciado.
Nos últimos anos, com a expansão contínua do mercado de cripto, as agências reguladoras em todo o mundo intensificaram suas investigações e supervisão de projetos no domínio Web3. Cada vez mais projetos estão sendo incorporados a estruturas regulatórias, indicando uma tendência crescente. No entanto, questões como falta de transparência, susceptibilidade a ataques de hackers e riscos de conformidade são obstáculos significativos que limitam o desenvolvimento de longo prazo dos projetos DeFi.
NEOPIN, como o primeiro protocolo a propor o “DeFi licenciado”, optou por abraçar a regulação, o que é uma jogada muito ousada e a longo prazo.
Ao optar por trabalhar com um regulador no início do projeto, ajudou a construir uma plataforma para uso de criptomoedas que está em conformidade com o quadro regulamentar e utiliza totalmente as vantagens do DeFi e CeFi, e ao colaborar com o governo dos Emirados Árabes Unidos para desenvolver o quadro regulamentar para DeFi e expandir os serviços com base nele globalmente, também se colocou em uma posição favorável para competir com outros que possam ter que escolher aceitar o mesmo quadro regulamentar, e podem não ser capazes de competir com o NEOPIN. O governo dos Emirados Árabes Unidos também se colocou em uma posição competitiva, onde os entrantes posteriores podem ter que escolher aceitar o mesmo quadro regulamentar e não podem representar uma ameaça para os primeiros pioneiros como o NEOPIN.
A validação do KYC exigida antes de usar os serviços da NEOPIN também impede que fundos ilícitos fluam para o protocolo DeFi e causem problemas desnecessários aos utilizadores.
O nascimento da Web3 não tem como objetivo criar um ambiente sem lei; seu objetivo final é impulsionar a inovação em campos tradicionais de uma maneira diferente. Para o desenvolvimento a longo prazo, os protocolos DeFi, envolvendo grandes fluxos de capital e altos riscos, devem inevitavelmente integrar-se nos quadros regulamentares existentes. Portanto, para um projeto DeFi, alcançar conformidade é essencial para estabelecer a base para um desenvolvimento saudável a longo prazo.
Acreditamos que aceitar ativamente a regulamentação e operar em conformidade com a lei nas fases iniciais de um projeto é mais propício à sua sobrevivência face às tendências regulatórias cada vez mais rigorosas no futuro. Uma boa reputação também pode ajudar a atrair mais novos utilizadores que estão a começar a explorar a Web3. Atraír um grande número de novos utilizadores que ainda não tiveram contacto com a Web3 é uma condição necessária para o crescimento de toda a indústria.
A incursão da 3.3 NEOPIN no campo de Ativos do Mundo Real (RWA) é facilitada pelo seu quadro de conformidade, que ajuda a pavimentar o caminho para o sucesso.
No dia 28 de março deste ano, a NEOPIN anunciou oficialmente o lançamento do seu produto DeFi baseado em RWA, entrando no mercado RWA.
O mercado de RWA (Ativos do Mundo Real) é um elo importante entre o mundo on-chain e o mundo off-chain. Nos últimos anos, o TVL no campo de RWA tem crescido várias vezes a cada ano, e é uma pista de ouro com alta certeza de crescimento.
Organizações globais de topo, como a BCG, previram que o mercado RWA crescerá para um mercado de vários triliões de dólares nos próximos anos. A ONDO Finance, que também está no negócio RWA, viu o seu token de governança $ONDO crescer mais de 300% nos últimos 3 meses.
NEOPIN lançou NEOPIN BDLP, um protocolo de mineração de liquidez de múltiplos rendimentos baseado em RWA, que permite aos utilizadores carregar DAI, USDT ou USDC, enquanto o NEOPIN utiliza sDAI e USDe para proporcionar aos utilizadores rendimentos lucrativos (atualmente na faixa de 13% a 30% anualizados).
NEOPIN até desenvolveu um algoritmo de IA proprietário para ajudar os utilizadores a investir eficientemente em derivados DeFi complexos, utilizando as suas próprias preferências e dados on-chain para determinar como alocar entre os ativos, a fim de fornecer a cada utilizador uma proporção de gestão de ativos ótima.
No processo, NEOPIN simplificou o processo de investimento, tornando mais fácil para os utilizadores explorar e investir em várias DeFi sem terem de passar por vários protocolos, reduzindo a barreira de entrada para os utilizadores.
No futuro, os produtos RWA compatíveis serão o elo entre o mundo web2 e o mundo web3. Apenas uma plataforma RWA compatível permitirá que mais iniciantes no web3 acessem ativos do mundo real de qualidade. Atualmente, os pioneiros no espaço RWA têm a oportunidade de construir uma vantagem de pioneiros tanto do produto quanto do lado do usuário e vencer a concorrência no futuro.
4.1 Emissão de Tokens
O eco-token NEOPIN $NPT foi emitido num total de 1 bilião de unidades, com uma cadeia de fornecimento em circulação atual de aproximadamente 86,64 milhões de unidades, representando uma taxa de circulação inferior a 10%. A taxa de distribuição do $NPT é a seguinte:
4.2 Utilidade do Token
Fonte: Vision Paper
A economia de token da NPT foi projetada para incentivar a participação espontânea dos usuários e ajustar a taxa de recompensa com base na sua contribuição para o ecossistema. Ao estabilizar o ciclo da NPT e o mecanismo de recompensa, a NEOPIN visa manter a estabilidade do ecossistema e da reserva de liquidez, e ao mesmo tempo expandir os cenários de uso do NPT para garantir a sustentabilidade a longo prazo do ecossistema, suportando produtos multi-chain, expandindo o serviço X2E e criando a reserva de liquidez inicial, entre outras medidas.
A análise comparativa é uma metodologia de valoração comum em que são feitas comparações com empresas semelhantes na mesma indústria. A suposição subjacente é que empresas semelhantes devem ter múltiplos de valoração semelhantes. Ao conduzir uma análise de comparabilidade, é crítico selecionar empresas o mais semelhantes possível em termos de indústria, modelo de negócio, perfil de risco e dinâmicas de mercado.
Ao garantir a comparabilidade nestas áreas, o impacto de fatores externos é reduzido, permitindo-nos focar nos impulsores de valor intrínseco das empresas analisadas. Considerando a diversidade do negócio da NEOPIN e as perspetivas de crescimento dos projetos principais da cadeia pública, realizamos análises de avaliação comparativa da NEOPIN com quatro categorias de projetos cujos negócios principais são DEX, Staking, Bridge e RWA, respetivamente.
Ao conduzir a análise de avaliação comparável do nosso projeto, notamos particularmente que existe uma diferença de mais de dez vezes entre a Avaliação Total Diluída (FDV) do projeto e sua Capitalização de Mercado atual.
Esta diferença significativa pode levar a um viés inevitável na valoração usando a FDV. Portanto, no nosso modelo de valoração, optamos por utilizar a capitalização de mercado atual em vez da FDV para a nossa análise. Considerando a importância dos dados da FDV, apenas iremos prever o preço dos tokens $NPT no final de 2024 com base nos dados disponíveis sob certos cenários.
No final, iremos resumir os resultados de valoração de cada um dos quatro negócios da NEOPIN - DEX, Staking, Bridge e RWA - e valorizar o projeto inteiro de acordo com um peso proporcional de 40%, 30%, 20% e 10%, respetivamente.
5.1 Valoração da Análise Comparativa
5.1.1 DEX
Para o programa DEX, selecionamos SushiSwap, Osmosis e QuickSwap para análise comparativa e acabamos com as seguintes faixas de valoração para NEOPIN, combinando as três suposições diferentes:
Ao analisar a avaliação da NEOPIN com base comparativa no projeto DEX acima, acreditamos que o preço do token NPT atingirá entre $1.78 a $4.54 USD até o final de 2024.
5.1.2 Stake
Para o projeto de Staking, selecionamos Stride, BENQI e Ankr para análise comparativa e acabamos com as seguintes faixas de valoração para NEOPIN, combinando as três diferentes suposições:
Ao analisar a valoração do NEOPIN numa base comparativa com o projeto de Staking acima, acreditamos que o preço do token NPT atingirá $3.45 a $5.47 USD até o final de 2024.
5.1.3 Ponte
No projeto Bridge, selecionamos Synapse, Across e Connext Network para análise comparativa. Por fim, combinando três suposições diferentes, a faixa de avaliação para NEOPIN é a seguinte:
Ao analisar a valoração da NEOPIN numa base comparativa com o projeto Bridge acima, acreditamos que o preço do token NPT atingirá $1.36 a $2.41 USD até o final de 2024.
5.1.4 RWA
No projeto RWA, selecionamos Synthetix, Ondo Finance e Ribbon Finance para análise comparativa. Finalmente, combinando três suposições diferentes, a faixa de valoração para NEOPIN é a seguinte:
Ao analisar a avaliação da NEOPIN numa base comparativa com os projetos RWA acima, acreditamos que o preço do token NPT atingirá entre $10.77 e $44.49 USD até o final de 2024.
5.2 Resultados de Avaliação
Os resultados finais de avaliação são apresentados abaixo e os detalhes de avaliação podem ser encontrados em detalhe através do modelo de avaliação.
O gráfico mostra como são valorizados os projetos DeFi com base em suposições sobre a capitalização de mercado circulante e o valor total bloqueado (TVL). Ao combinar os resultados de valoração de DEX, Stake, Bridge e RWA com pesos de 40%, 30%, 20% e 10% respectivamente, chegamos à valoração final. Segundo esta análise, até o final de 2024, a Capitalização de Mercado da NEOPIN é estimada entre $268 milhões e $727 milhões, com o preço do NPT variando de $3.10 a $8.39 USD.
Como utilizador web3 que utiliza várias blockchains públicas, se puder usar o mesmo protocolo DeFi para fazer transições perfeitas entre várias blockchains públicas na futura onda de fusões blockchain; ou como antigo utilizador web2, se descobrir que pode utilizar a mesma página web ou APP da mesma empresa no processo de compra de vários ativos RWA utilizando protocolos do mundo web3 (e sem preocupações com questões de conformidade legal). Só se pode imaginar a lealdade do utilizador a este protocolo.
Este artigo foi reproduzido a partir de [panewslab], com o título original "NEOPIN VALUATION OUTLOOK: A peça cripto do gigante sul-coreano dos jogos explora a solução ótima de DeFi + CeFi", os direitos autorais pertencem ao autor original [@yelsanwong, @longyeyouxin ], se tiver alguma objeção à reprodução, entre em contato Equipa de Aprendizagem da Gate, a equipa lidará com isso o mais rápido possível de acordo com o processo relevante.
As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente as do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
Os artigos em outros idiomas são traduzidos pela equipe do Gate Learn e não podem ser reproduzidos, distribuídos ou plagiados a partir dos artigos traduzidos sem mencionar Gate.
Fundada em 2021, NEOPIN descreve-se como “um protocolo de licença não custodial, de paragem única para a utilização segura de criptomoedas num enquadramento regulamentar com os benefícios tanto de CeFi como de DeFi. Com base num protocolo de segurança estável e num ambiente regulado, NEOPIN tem como objetivo preencher a lacuna entre as finanças tradicionais e o protocolo DeFi para os utilizadores.”
A empresa-mãe da NEOPIN é a Neowiz, uma das principais empresas de jogos da Coreia do Sul (que publica o Crossfire, o jogo de tiro em primeira pessoa que causou sensação na Ásia e é distribuído globalmente.) A NEOPIN foi selecionada para o Programa de Inovação do Gabinete de Investimento de Abu Dhabi (ADIO), que opera o Fundo Soberano de Riqueza dos Emirados Árabes Unidos, atraindo investimentos diretos e indiretos. A NEOPIN está a colaborar com o governo dos Emirados Árabes Unidos no desenvolvimento do quadro regulamentar do DeFi e está a expandir os seus serviços com base neste quadro a nível global.
O site oficial da NEOPIN descreve os seus membros da equipa como provenientes de empresas conhecidas no espaço web2 e web3, como a Binance, Samsung, Neowiz e Coupang. Como pode ver no site, a NEOPIN tem atualmente não menos de 30 funcionários, sendo os principais membros da equipa provenientes da Coreia do Sul, que é um notável polo de talento dentro da cena de startups da Web3.
A NEOPIN acredita que as bolsas centralizadas, representadas pela CeFi, têm gerado inúmeros problemas devido à gestão pouco clara dos fundos dos clientes e questões éticas, resultando em um grande número de vítimas. Da mesma forma, a DeFi enfrenta uma série de riscos, incluindo riscos de Oracle e falhas de protocolo, levando a desastres significativos. Portanto, a NEOPIN propõe o novo conceito de "DeFi licenciado".
NEOPIN estabeleceu um protocolo DeFi licenciado que se esforça por fornecer uma plataforma estável, segura e compatível, mantendo um alto nível de transparência, inovação e flexibilidade.
Em termos de conformidade regulamentar, a NEOPIN tornou-se o primeiro protocolo DeFi a desenvolver e integrar um quadro regulamentar em parceria com o Abu Dhabi Global Market (ADGM) nos Emirados Árabes Unidos.
Em termos de funcionalidade do protocolo DeFi em si, o ecossistema NEOPIN também conecta vários serviços cripto-financeiros como P2E, S2E, M2E, NFT, etc., com os utilizadores e fornecedores de liquidez a beneficiarem do eco-token $NPT.
E com as atualizações de produtos da NEOPIN, é difícil não chamar a atenção com a Carteira NEOPIN, a carteira não gerida crucial em seu ecossistema.
Para começar, não é apenas uma carteira de criptomoedas simples, representa um ecossistema blockchain abrangente. Isso é refletido no fato de que oferece aos utilizadores uma experiência contínua desde a funcionalidade básica da carteira até aos serviços financeiros avançados. O seu ecossistema é projetado para permitir aos utilizadores explorar DeFi, NFT e outros produtos e serviços inovadores baseados em blockchain, indo assim além da gestão tradicional de ativos.
Mais importante ainda, o aplicativo NEOPIN é projetado com foco na experiência do usuário, com uma interface intuitiva e um fluxo limpo de operações que torna a gestão de ativos cripto incrivelmente fácil, mesmo para novatos em criptomoedas.
A conformidade da NEOPIN também é evidente na sua aplicação de carteira, que requer um simples processo de verificação KYC após a criação ou importação de uma carteira, e o seu bem documentado processo de verificação KYC simplifica o processo de autenticação para os utilizadores. Com passos simples e instruções claras, os utilizadores podem completar rapidamente a autenticação e desfrutar de uma gama mais ampla de serviços e funcionalidades.
Como difere o NEOPIN de outros protocolos DeFi no mercado? Por que o NEOPIN provavelmente criará um alto nível de fidelidade do usuário? Na nossa opinião, o NEOPIN se destaca por pelo menos três razões:
3.1 NEOPIN é o primeiro protocolo DeFi a beneficiar do conceito de “convergência de blockchain”:
Para entender isso, as seguintes informações básicas são necessárias:
Em 15 de fevereiro deste ano, a cadeia pública Klaytn e a cadeia pública Finschia concordaram em fundir-se para construir o Projeto Dragon, o maior ecossistema Web3 da Ásia, abrangendo mais de 250 milhões de usuários de carteiras asiáticos.
Klaytn e Finschia têm ambos antecedentes muito fortes: Klaytn é uma cadeia pública desenvolvida pela Ground X, uma subsidiária da gigante sul-coreana da Internet Kakao.
O Kakao Talk é o mensageiro instantâneo favorito da Coreia (o equivalente coreano do WeChat); Finschia é uma cadeia pública desenvolvida pela Line Tech Plus, uma subsidiária do gigante da Internet japonês Line, e o Line Messenger é o mensageiro instantâneo favorito do Japão (o equivalente japonês do WeChat).
A fusão das cadeias públicas do WeChat Coreia e do WeChat Japão provavelmente será um evento histórico na indústria de blockchain, desencadeando uma onda de "fusões de blockchain" no futuro.
No mundo do Web3, os “forks” de blockchain são muito comuns, enquanto as “fusões” de blockchain são extremamente raras. Aproveitando o hard fork do BCH e BSV em 2017-2018 como uma oportunidade, a indústria de blockchain desencadeou uma “frenesi de forks” e muitos proprietários de projetos criaram forçosamente “conflitos comunitários” e uma grande quantidade de moedas fork (como o bitcoin gold BTG, bitcoin diamond BCD, etc.). No entanto, foi comprovado que essas moedas fork basicamente ficaram em silêncio.
Em contrapartida, as “fusões” de blockchain raramente são propostas ou concretizadas. Mas a verdade óbvia é que a fragmentação só levará a mais e mais fragmentação no mundo da blockchain, com cada parte a operar por conta própria, e os proprietários de projetos a construir repetidamente estruturas e a emitir tokens de vários tipos em diferentes blockchains públicas, resultando numa fragmentação do já pequeno mundo web3 de ativos.
O conceito de fusão de blockchain é diferente: a fusão de cadeias públicas implica a condensação da vontade da comunidade e o estabelecimento de um nível superior de consenso. Além disso, do ponto de vista da indústria financeira tradicional, "fork" equivale a "spin-off" e "merge" equivale a "fusão e reorganização", enquanto na indústria financeira tradicional, "fork" equivale a "spin-off" e "merge" equivale a "fusão e reorganização". "Este último ocorre com muito mais frequência do que o primeiro nos mercados financeiros tradicionais. A maioria dos spin-offs só pode trazer hype temporário, enquanto fusões e aquisições são um meio importante para as empresas se tornarem maiores e mais fortes.
Portanto, acreditamos firmemente que os "forks" de blockchain que vêm ocorrendo em abundância são apenas um interlúdio no desenvolvimento do mundo web3, e que, a longo prazo, as "fusões" de blockchain representam o futuro do mundo web3.
Então, o que é que esta fusão tem a ver com a NEOPIN?
—Porque NEOPIN é o único protocolo DeFi e membro do conselho de governança que suporta tanto as redes Klaytn quanto Finschia.
Muito trabalho prévio foi realizado pela NEOPIN para ajudar nesta histórica fusão de blockchains (por exemplo, a NEOPIN lançou a primeira ponte inter-cadeias entre Klaytn e Finschia, que suporta a interconexão bidirecional entre Klaytn e Finschia).
Como o único protocolo DeFi que suporta tanto as redes Klaytn quanto Finschia, cada movimento da NEOPIN tem sido escrutinado pelo mercado, e espera-se que cada nova funcionalidade introduzida seja um exemplo importante de como os protocolos DeFi estão a responder às fusões blockchain. Cada nova funcionalidade é esperada para ser um exemplo importante de como o protocolo DeFi está a responder à fusão blockchain.
Se a NEOPIN se sair bem nesta fusão, então a NEOPIN, como o primeiro protocolo DeFi, terá a oportunidade de desempenhar um papel maior em mais fusões de blockchain no futuro.
3.2 NEOPIN abraça proativamente a regulamentação, sendo o primeiro a propor o conceito de protocolo DeFi licenciado.
Nos últimos anos, com a expansão contínua do mercado de cripto, as agências reguladoras em todo o mundo intensificaram suas investigações e supervisão de projetos no domínio Web3. Cada vez mais projetos estão sendo incorporados a estruturas regulatórias, indicando uma tendência crescente. No entanto, questões como falta de transparência, susceptibilidade a ataques de hackers e riscos de conformidade são obstáculos significativos que limitam o desenvolvimento de longo prazo dos projetos DeFi.
NEOPIN, como o primeiro protocolo a propor o “DeFi licenciado”, optou por abraçar a regulação, o que é uma jogada muito ousada e a longo prazo.
Ao optar por trabalhar com um regulador no início do projeto, ajudou a construir uma plataforma para uso de criptomoedas que está em conformidade com o quadro regulamentar e utiliza totalmente as vantagens do DeFi e CeFi, e ao colaborar com o governo dos Emirados Árabes Unidos para desenvolver o quadro regulamentar para DeFi e expandir os serviços com base nele globalmente, também se colocou em uma posição favorável para competir com outros que possam ter que escolher aceitar o mesmo quadro regulamentar, e podem não ser capazes de competir com o NEOPIN. O governo dos Emirados Árabes Unidos também se colocou em uma posição competitiva, onde os entrantes posteriores podem ter que escolher aceitar o mesmo quadro regulamentar e não podem representar uma ameaça para os primeiros pioneiros como o NEOPIN.
A validação do KYC exigida antes de usar os serviços da NEOPIN também impede que fundos ilícitos fluam para o protocolo DeFi e causem problemas desnecessários aos utilizadores.
O nascimento da Web3 não tem como objetivo criar um ambiente sem lei; seu objetivo final é impulsionar a inovação em campos tradicionais de uma maneira diferente. Para o desenvolvimento a longo prazo, os protocolos DeFi, envolvendo grandes fluxos de capital e altos riscos, devem inevitavelmente integrar-se nos quadros regulamentares existentes. Portanto, para um projeto DeFi, alcançar conformidade é essencial para estabelecer a base para um desenvolvimento saudável a longo prazo.
Acreditamos que aceitar ativamente a regulamentação e operar em conformidade com a lei nas fases iniciais de um projeto é mais propício à sua sobrevivência face às tendências regulatórias cada vez mais rigorosas no futuro. Uma boa reputação também pode ajudar a atrair mais novos utilizadores que estão a começar a explorar a Web3. Atraír um grande número de novos utilizadores que ainda não tiveram contacto com a Web3 é uma condição necessária para o crescimento de toda a indústria.
A incursão da 3.3 NEOPIN no campo de Ativos do Mundo Real (RWA) é facilitada pelo seu quadro de conformidade, que ajuda a pavimentar o caminho para o sucesso.
No dia 28 de março deste ano, a NEOPIN anunciou oficialmente o lançamento do seu produto DeFi baseado em RWA, entrando no mercado RWA.
O mercado de RWA (Ativos do Mundo Real) é um elo importante entre o mundo on-chain e o mundo off-chain. Nos últimos anos, o TVL no campo de RWA tem crescido várias vezes a cada ano, e é uma pista de ouro com alta certeza de crescimento.
Organizações globais de topo, como a BCG, previram que o mercado RWA crescerá para um mercado de vários triliões de dólares nos próximos anos. A ONDO Finance, que também está no negócio RWA, viu o seu token de governança $ONDO crescer mais de 300% nos últimos 3 meses.
NEOPIN lançou NEOPIN BDLP, um protocolo de mineração de liquidez de múltiplos rendimentos baseado em RWA, que permite aos utilizadores carregar DAI, USDT ou USDC, enquanto o NEOPIN utiliza sDAI e USDe para proporcionar aos utilizadores rendimentos lucrativos (atualmente na faixa de 13% a 30% anualizados).
NEOPIN até desenvolveu um algoritmo de IA proprietário para ajudar os utilizadores a investir eficientemente em derivados DeFi complexos, utilizando as suas próprias preferências e dados on-chain para determinar como alocar entre os ativos, a fim de fornecer a cada utilizador uma proporção de gestão de ativos ótima.
No processo, NEOPIN simplificou o processo de investimento, tornando mais fácil para os utilizadores explorar e investir em várias DeFi sem terem de passar por vários protocolos, reduzindo a barreira de entrada para os utilizadores.
No futuro, os produtos RWA compatíveis serão o elo entre o mundo web2 e o mundo web3. Apenas uma plataforma RWA compatível permitirá que mais iniciantes no web3 acessem ativos do mundo real de qualidade. Atualmente, os pioneiros no espaço RWA têm a oportunidade de construir uma vantagem de pioneiros tanto do produto quanto do lado do usuário e vencer a concorrência no futuro.
4.1 Emissão de Tokens
O eco-token NEOPIN $NPT foi emitido num total de 1 bilião de unidades, com uma cadeia de fornecimento em circulação atual de aproximadamente 86,64 milhões de unidades, representando uma taxa de circulação inferior a 10%. A taxa de distribuição do $NPT é a seguinte:
4.2 Utilidade do Token
Fonte: Vision Paper
A economia de token da NPT foi projetada para incentivar a participação espontânea dos usuários e ajustar a taxa de recompensa com base na sua contribuição para o ecossistema. Ao estabilizar o ciclo da NPT e o mecanismo de recompensa, a NEOPIN visa manter a estabilidade do ecossistema e da reserva de liquidez, e ao mesmo tempo expandir os cenários de uso do NPT para garantir a sustentabilidade a longo prazo do ecossistema, suportando produtos multi-chain, expandindo o serviço X2E e criando a reserva de liquidez inicial, entre outras medidas.
A análise comparativa é uma metodologia de valoração comum em que são feitas comparações com empresas semelhantes na mesma indústria. A suposição subjacente é que empresas semelhantes devem ter múltiplos de valoração semelhantes. Ao conduzir uma análise de comparabilidade, é crítico selecionar empresas o mais semelhantes possível em termos de indústria, modelo de negócio, perfil de risco e dinâmicas de mercado.
Ao garantir a comparabilidade nestas áreas, o impacto de fatores externos é reduzido, permitindo-nos focar nos impulsores de valor intrínseco das empresas analisadas. Considerando a diversidade do negócio da NEOPIN e as perspetivas de crescimento dos projetos principais da cadeia pública, realizamos análises de avaliação comparativa da NEOPIN com quatro categorias de projetos cujos negócios principais são DEX, Staking, Bridge e RWA, respetivamente.
Ao conduzir a análise de avaliação comparável do nosso projeto, notamos particularmente que existe uma diferença de mais de dez vezes entre a Avaliação Total Diluída (FDV) do projeto e sua Capitalização de Mercado atual.
Esta diferença significativa pode levar a um viés inevitável na valoração usando a FDV. Portanto, no nosso modelo de valoração, optamos por utilizar a capitalização de mercado atual em vez da FDV para a nossa análise. Considerando a importância dos dados da FDV, apenas iremos prever o preço dos tokens $NPT no final de 2024 com base nos dados disponíveis sob certos cenários.
No final, iremos resumir os resultados de valoração de cada um dos quatro negócios da NEOPIN - DEX, Staking, Bridge e RWA - e valorizar o projeto inteiro de acordo com um peso proporcional de 40%, 30%, 20% e 10%, respetivamente.
5.1 Valoração da Análise Comparativa
5.1.1 DEX
Para o programa DEX, selecionamos SushiSwap, Osmosis e QuickSwap para análise comparativa e acabamos com as seguintes faixas de valoração para NEOPIN, combinando as três suposições diferentes:
Ao analisar a avaliação da NEOPIN com base comparativa no projeto DEX acima, acreditamos que o preço do token NPT atingirá entre $1.78 a $4.54 USD até o final de 2024.
5.1.2 Stake
Para o projeto de Staking, selecionamos Stride, BENQI e Ankr para análise comparativa e acabamos com as seguintes faixas de valoração para NEOPIN, combinando as três diferentes suposições:
Ao analisar a valoração do NEOPIN numa base comparativa com o projeto de Staking acima, acreditamos que o preço do token NPT atingirá $3.45 a $5.47 USD até o final de 2024.
5.1.3 Ponte
No projeto Bridge, selecionamos Synapse, Across e Connext Network para análise comparativa. Por fim, combinando três suposições diferentes, a faixa de avaliação para NEOPIN é a seguinte:
Ao analisar a valoração da NEOPIN numa base comparativa com o projeto Bridge acima, acreditamos que o preço do token NPT atingirá $1.36 a $2.41 USD até o final de 2024.
5.1.4 RWA
No projeto RWA, selecionamos Synthetix, Ondo Finance e Ribbon Finance para análise comparativa. Finalmente, combinando três suposições diferentes, a faixa de valoração para NEOPIN é a seguinte:
Ao analisar a avaliação da NEOPIN numa base comparativa com os projetos RWA acima, acreditamos que o preço do token NPT atingirá entre $10.77 e $44.49 USD até o final de 2024.
5.2 Resultados de Avaliação
Os resultados finais de avaliação são apresentados abaixo e os detalhes de avaliação podem ser encontrados em detalhe através do modelo de avaliação.
O gráfico mostra como são valorizados os projetos DeFi com base em suposições sobre a capitalização de mercado circulante e o valor total bloqueado (TVL). Ao combinar os resultados de valoração de DEX, Stake, Bridge e RWA com pesos de 40%, 30%, 20% e 10% respectivamente, chegamos à valoração final. Segundo esta análise, até o final de 2024, a Capitalização de Mercado da NEOPIN é estimada entre $268 milhões e $727 milhões, com o preço do NPT variando de $3.10 a $8.39 USD.
Como utilizador web3 que utiliza várias blockchains públicas, se puder usar o mesmo protocolo DeFi para fazer transições perfeitas entre várias blockchains públicas na futura onda de fusões blockchain; ou como antigo utilizador web2, se descobrir que pode utilizar a mesma página web ou APP da mesma empresa no processo de compra de vários ativos RWA utilizando protocolos do mundo web3 (e sem preocupações com questões de conformidade legal). Só se pode imaginar a lealdade do utilizador a este protocolo.
Este artigo foi reproduzido a partir de [panewslab], com o título original "NEOPIN VALUATION OUTLOOK: A peça cripto do gigante sul-coreano dos jogos explora a solução ótima de DeFi + CeFi", os direitos autorais pertencem ao autor original [@yelsanwong, @longyeyouxin ], se tiver alguma objeção à reprodução, entre em contato Equipa de Aprendizagem da Gate, a equipa lidará com isso o mais rápido possível de acordo com o processo relevante.
As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente as do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
Os artigos em outros idiomas são traduzidos pela equipe do Gate Learn e não podem ser reproduzidos, distribuídos ou plagiados a partir dos artigos traduzidos sem mencionar Gate.