Estaca Líquida na Solana

Principiante4/2/2024, 3:42:30 AM
Este artigo aborda o mecanismo de Estaca Líquida na Solana, explicando como transformar as moedas mantidas em ativos líquidos e utilizá-las de forma eficiente para obter retornos mais elevados através da plataforma Sanctum e aplicações DeFi. O artigo fornece uma visão detalhada do processo de estaca convencional da Solana, o conceito de LSTs (Tokens Estacados Líquidos), seus riscos associados e os principais provedores de LSTs na Solana, juntamente com suas estruturas de incentivo. Além disso, o artigo discute como participar da Estaca Líquida e as aplicações de LSTs em DeFi, incluindo estratégias de empréstimo, reciclagem e fornecimento de liquidez. Por fim, o artigo destaca o potencial futuro e a inovação rápida de LSTs e DeFi na Solana.

Introdução

Meu objetivo aqui é fornecer uma introdução abrangente à Estaca Líquida Solana. Acabei de perceber que, ao fazer pesquisas para este artigo, o Phantom tem um artigo com uma estrutura um pouco semelhante.https://phantom.app/learn/crypto-101/solana-estaca-liquida) e vou cobrir parte do mesmo território, mas com muito mais opiniões e editorialização. Quero que saiba não apenas o que é a estaca líquida e como fazê-la, mas porquê. O que levaria um homem a saltar da cama de manhã e dizer para si mesmo: “Hoje vou estacar líquido o meu SOL”? Venha, junte-se a mim no meu tapete mágico e eu vou mostrar-lhe um mundo completamente novo.

Vou tentar torná-lo acessível aos recém-chegados sem aborrecer completamente o leitor com explicações excessivas (pode julgar se consegui). Também tentei estruturar este artigo bastante longo para que possa saltar certas secções se já estiver familiarizado com o tópico. Com isso em mente, aqui está a tabela de conteúdos:

  • Estaca em Solana
  • LSTs e Risco de Duração
  • Principais LSTs e suas Estruturas de Incentivo
  • Sanctum e o Futuro Infinito LST
  • Como fazer Estaca Líquida
  • LSTs e Finanças Descentralizadas
  • Conclusão

Também darei o aviso obrigatório de que nada disto deve ser interpretado como aconselhamento financeiro, legal, ou no maravilhoso adendo de Haseeb Qureshi, conselho de vida. Este artigo destina-se a educar, e esperançosamente, alegrar e entreter.

Estaca em Solana

Antes de mergulharmos diretamente na estaca líquida, vamos falar sobre a estaca regular. A estaca em uma rede de prova-de-participação delegada como Solana é o ato de comprometer seus tokens a um validador que deve prometer verificar fielmente as transações na rede ou correr o risco de penalidades. Isso é o que cria um alinhamento fundamental entre os validadores e os usuários da rede, sem o qual, gastos duplos, censura e todo tipo de abuso seriam possíveis. Quando você estaca 'nativamente', escolhe um validador específico e delega seus tokens a ele. Você pode realizar essa operação por meio de uma variedade de softwares de carteira ou com a interface de linha de comando Solana.

Desde o lançamento do Solana mainnet-beta em fevereiro de 2020, o Solana tem seguido este programa de inflação proposto:

Ao escrever isto em fevereiro de 2024, estamos a quatro anos da data de lançamento, por isso é relativamente fácil ver que a inflação atual é de cerca de 5%. A quantidade precisa de inflação é governada por três parâmetros: taxa de inflação inicial (8%), taxa de desinflação (-15%), e a taxa de inflação a longo prazo (1.5%). A inflação começou em 8% e diminuiu 15% anualmente em cada limite de época até atingir 1.5%. Isto poderá ser alterado no futuro, mas este é o cronograma que tem sido observado desde o lançamento.

Quem recebe os tokens SOL que são criados através da inflação? É bastante simples: os titulares. Isto significa que a cada época, os titulares estão aumentando a sua propriedade relativa do montante total de tokens SOL à custa dos não-titulares. Nada mais complicado está realmente a acontecer. Se todos os SOL estivessem em estaca, ninguém estaria a aumentar o valor total das suas participações. Isto leva a uma alta taxa de estaca na rede Solana; cerca de 2/3 de todos os SOL estão em estaca no momento da escrita. A taxa de estaca líquida, no entanto, ainda está abaixo

Com uma blockchain de prova de trabalho, os validadores têm um alto fardo de equipamentos e custos energéticos que os obrigam a vender alguns (ou talvez todos) os tokens que ganham apenas para equilibrar as contas. Com uma rede de prova de participação como o Ethereum, esses custos são muito, muito baixos, portanto, não há muita pressão de venda. Com a Solana, os gastos operacionais para os validadores são ligeiramente mais altos do que no Ethereum, porque os validadores precisam executar transações como parte do consenso, o que impõe um custo, e o equipamento do validador é ligeiramente mais caro porque precisa de um desempenho superior ao do Ethereum. Portanto, a pressão de venda dos validadores ainda é muito baixa em comparação com o Bitcoin, mas um pouco mais alta do que no Ethereum.

Tomei algumas dores aqui para detalhar isto porque as pessoas continuam a confundir-se com isto. De vez em quando, desabafo sobre isto na internet. Ok, admiti acima que há um pequeno pressão de venda porque manter um validador não é gratuito, mas o Twitter cripto não aprecia muito a nuance, por isso fui um pouco mais agressivo. De qualquer forma, com este pano de fundo essencial sobre estacas regulares em mãos, vamos falar sobre estacas líquidas.

LSTs e Risco de Duração

Uma vez que há um alto incentivo para estacar na Solana para não ser diluído pelos outros estacadores, uma das poucas razões para não o fazer é que bloqueia o seu capital a cada época. Com a estaca líquida, você contribui com os seus tokens para um grupo de estacas que gere a distribuição da estaca através de um conjunto de validadores, e tokeniza o fato de ter comprometido os seus tokens com o grupo. Esta ação devolve um novo ativo ao estacador que representa esse fato e permite ao usuário resgatá-lo pelo SOL estacado original. Assim, pode ser usado como um equivalente funcional ao SOL em muitos contextos.

Os tokens de estaca líquida mais populares (LSTs para abreviar) na Solana são tokens "recompensadores". Quase todo o SOL na pool é estacado em validadores escolhidos pelos operadores da pool (às vezes menos um pequeno buffer que facilita resgates rápidos), então este SOL estacado na pool acumula recompensas na forma de mais SOL. Assim, o LST não muda em quantidade ao longo do tempo, mas passa a representar mais SOL a cada época e, portanto, valoriza em relação ao SOL. Outra abordagem é o "rebasing", em que os detentores do LST recebem mais do token líquido e cada token líquido é resgatável 1:1 (com um atraso), mas isso não é muito utilizado na Solana.

Cada época demora cerca de 2,5 dias na Solana. Se um utilizador quiser levantar SOL estacado puro, deve submeter um pedido para levantar a sua participação delegada, esperar até ao final da época e só então torna-se resgatável. Nos mercados financeiros tradicionais, isto é enquadrado como assumir o risco de duração. Está a fazer uma aposta de que a recompensa de bloquear o capital por 2,5 dias superará o risco de que precise dele imediatamente. 2,5 dias representam um risco muito menor, em termos de duração, do que uma nota do Tesouro dos EUA a 10 anos. Por outro lado, os Tesouros dos EUA são... um pouco menos voláteis do que as criptomoedas, falando de forma geral.

Assim, quando um detentor de um token estacado líquido deseja acessar o token SOL subjacente, pode resgatá-lo do pool de tokens estacados controlados pelo protocolo de estaca líquida, optando por esperar até o final da época, quando pode ser desestacado pelo pool subjacente, ou usando os pools de liquidez existentes para negociar o mSOL por SOL no mercado aberto. Aqui está um exemplo da Marinade Finance:

A Marinada está a informá-lo de que está a utilizar o agregador de câmbio descentralizado Jupiter para negociar o mSOL por SOL. Verifiquei o desbloqueio de 10.000 mSOL e o impacto no preço foi de 0,01%, mas com 100.000 mSOL, o impacto no preço acima indicado é de 100.000 (Na realidade, não tenho nem 100.000 nem sequer 10.000 mSOL, mas permite-lhe simular). O que significa isto?

Significa que está a receber 8.162% menos de SOL do que receberia se esperasse até ao final do período e retirasse diretamente. O impacto do preço acima é baseado nas condições de mercado atuais, ou seja, quanto liquidez existe. Poderá ser mais ou menos se verificar novamente. Isto destaca um facto importante sobre as LSTs. Eu disse acima que podem ser usados como o equivalente funcional de SOL em muitos contextos, mas existem diferenças importantes. Esta é uma delas: está a assumir um pequeno risco de duração. Se precisar do capital imediatamente, e precisar de muito, terá de descontar o seu valor para o obter.

Um simples incidente pode ilustrar o ponto. Considere o caso do “desapego do mSOL” que ocorreu em 12 de dezembro de 2023. Este endereço da carteira 85b5jKkgSuopF3MUA9s4zsBhRANrererBLRx689PqTPA, ao longo de cerca de 20 minutos, trocou cerca de 68.536 mSOL por SOL no mercado aberto usando 9 transações. Isso fez com que o preço do mSOL desvalorizasse de cerca de $78 para $66. Aqui está um gráfico de 5 minutos do birdeye.so:

Você pode ver que o preço voltou relativamente rápido para o preço que estava antes. Porquê? Os bots de arbitragem e outros oportunistas notaram e entraram para comprar o mSOL de volta porque não precisavam do capital dentro do próximo época. O preço do SOL subjacente não mudou realmente, então essencialmente estavam a comprar SOL com desconto. Para mais análise deste cenário, consulte @y2kappaExcelente fio X: https://twitter.com/y2kappa/status/1735104884138258896.

Este cenário não é único para mSOL, aplica-se igualmente a cada token de estaca líquida (com algumas ressalvas que exploraremos mais tarde). A liquidez de qualquer LST específico será inevitavelmente menor do que a liquidez do token SOL. No entanto, isso é principalmente algo com que se preocupar se tiver a sorte de ter muitos SOL estacados líquidos. Mais dinheiro, mais problemas.

Portanto, a lição aqui é que os tokens estacados líquidos carregam parte do risco de duração do SOL estacado regular, mas apenas na medida em que haja falta de liquidez no mercado. Quanto mais profundos forem os mercados do LST, menos importa o risco de duração. Se a sua participação for relativamente modesta, você realmente não sente esse risco de duração. Ainda assim, é importante saber que há um limite para o quão líquido o token pode ser.

Líderes da LST e suas Estruturas de Incentivo

Existem três LSTs na Solana com > $100 milhões de valor total bloqueado que destacam diferentes abordagens para incentivar a adoção: Jito (jitoSOL), Marinade (mSOL) e BlazeStake (bSOL). Obviamente, isso também está sujeito a alterações, mas você pode ver números aproximados aqui: https://defillama.com/protocols/Liquid%20Staking/Solana. Jito está em primeiro lugar no momento da escrita, então vamos começar por aí.

Proposta de Valor da Jito

No post do blog do Jito sobre o assunto, eles afirmam quatro razões pelas quais você deve estacar com eles (https://www.jito.network/blog/an-invitation-to-stake-with-the-jito-protocol/) , mas um é realmente o diferenciador: Valor Extraível Máximo (MEV). MEV é um tópico profundo, mas em resumo, os traders podem tirar proveito de situações em que há uma maneira lucrativa de ordenar transações de forma a derivar valor de negociações. O design da Solana (principalmente tempos de bloco rápidos, transações executadas em paralelo) torna MEV muito mais difícil de extrair do que em um sistema como o Ethereum com um mempool público, mas ainda está presente. Alguns opõem-se totalmente ao MEV porque geralmente resulta em preços piores para outros utilizadores e é considerado parasitário. Nem todo MEV está estritamente a prejudicar outros utilizadores e, de qualquer forma, estes são sistemas abertos e sem permissão, por isso ninguém pode ser impedido de o fazer de qualquer maneira. Poderiam muito bem queixar-se que os animais carnívoros comem outros animais; é assim que a natureza funciona.

Por isso, a melhor coisa a fazer é parar de reclamar e começar a lucrar. É mais ou menos isso que Jito está a oferecer: uma parte dos ganhos. Eles modificaram o software original do validador Solana Labs para adicionar a capacidade de os validadores aceitarem transações ordenadas em troca de uma taxa. Isso cria um mercado mais ordenado e acessível para MEV. Os validadores podem então passar algum deste extra SOL para os stakers que os delegam sob a forma de rendimento. Portanto, é isto que está a obter quando delega o seu SOL para o pool de staking líquido da Jito. Importante, outros LSTs também podem delegar os seus tokens a validadores que executam o software de validação modificado da Jito, por isso não é exclusivo para jitoSOL. Marinade e BlazeStake também beneficiam até certo ponto do facto de os validadores a que delegam alavancarem o módulo MEV da Jito.


Proposta de Valor da Marinada

A Marinade foi o primeiro protocolo de estaca líquida da Solana e foi pioneira em muitas boas práticas para a categoria. Como eles apontam em sua postagem de blog, quando você aposta diretamente, você tem que escolher um validador específico para delegar (https://marinade.finance/blog/introducing-protected-staking-rewards/Como sabe qual é o certo? As pools de estaca líquida lidam com isso por si e também distribuem a sua estaca por vários validadores, reduzindo o risco de um deles falhar na manutenção do seu sistema de validação ou comportar-se de forma subótima. No mês passado, a Marinade anunciou uma iniciativa para responsabilizar os validadores pelo seu desempenho, exigindo-lhes que criem basicamente um fundo de seguro. Se eles falharem e não conseguirem manter um desempenho ótimo, terão de reembolsar aqueles que delegaram a eles a partir do fundo.

Marinade também utiliza uma funcionalidade que eles chamam de estaca direcionada, em que os stakers escolhem um validador para apoiar e, em troca, o validador pode oferecer incentivos extras. Na verdade, a "estaca direcionada" só se aplica a 20% do total do staker e o restante é distribuído com base no algoritmo de estratégia de delegação da Marinade.

Finalmente, o Marinade é governado pelo token MNDE. Os detentores de MNDE podem votar em decisões sobre como o protocolo opera e têm um valor independente do mSOL. Por vezes, o Marinade lança campanhas, como está a fazer atualmente, em que certas ações geram um rendimento adicional sob a forma de tokens MNDE que são distribuídos aos stakers. Isto destina-se a incentivar os stakers a realizarem ações que o protocolo considera benéficas, como fornecer liquidez para garantir que o mSOL seja resgatável instantaneamente. Estes incentivos são um pouco complicados, mas guardaremos parte disso para mais tarde. Para mais detalhes sobre a sua campanha atual, consulte o seu artigo no blog aqui: https://marinade.finance/blog/let-marinade-earn-season-2-begin/.

Proposta de Valor da BlazeStake

O principal diferenciador da BlazeStake está ligado ao token de governança BLZE. Como o MNDE, o BLZE pode ser usado para votar sobre como os incentivos são distribuídos, mas também é valorizado de forma independente. BlazeStake é um projeto relativamente novo, por isso eles distribuíram apenas cerca de 80% do total da oferta de tokens, enquanto a Marinade distribuiu completamente o seu token e teve que recomprá-los para criar incentivos de token MNDE. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo da sua perspetiva e do seu horizonte de investimento. Jito também tem um token de governança JTO, mas atualmente não é utilizado para incentivar a estaca com Jito. Vamos comparar rapidamente os três principais tokens de governança em relação ao TVL no protocolo, capitalização de mercado, oferta circulante e tendências de crescimento:

Números obtidos em 16 de fevereiro de 2024 do Defillama, Coingecko e Birdeye

Concentrando-se na relação entre o valor total bloqueado (ativos que o protocolo controla) e a capitalização de mercado totalmente diluída (FMDC) do token de governança que exerce controle sobre esses ativos, o BLZE parece muito bom. Agora, há muitas ressalvas aqui. Uma das razões pelas quais o FDMC da JTO é tão alto é que a oferta circulante é tão baixa em uma base comparativa. Há argumentos razoáveis para que o FDMC seja "apenas um meme" no curto prazo. Ninguém se importa até que o façam, que é quando a próxima parcela de tokens é desbloqueada. O BLZE também tem apenas 2/3 do fornecimento de tokens desbloqueado, então ainda há novos tokens fluindo para o mercado como emissões. Para entender o cronograma pelo qual eles estão sendo desbloqueados, você pode consultar este tópico: https://twitter.com/solblaze_org/status/1688480225255161856.

O que pode fazer com o BLZE que o tornaria valioso? Algumas coisas semelhantes ao que pode fazer com o MNDE, nomeadamente, votar em propostas de governação que direcionam incentivos para alcançar objetivos específicos que ajudam na adoção de bSOL. No entanto, o BlazeStake faz isso através de um mecanismo que eles chamam de estacas que dá aos utilizadores um controlo muito mais constante e refinado. As duas opções básicas são votar na sua organização autónoma descentralizada (DAO) Realms.today para direcionar estacas extra para validadores específicos, ou direcionar mais recompensas BLZE para pools de liquidez específicas em DeFi. Os proprietários de BLZE também podem bloquear o seu BLZE por um período de até 5 anos para aumentar o seu poder de voto dentro da DAO. Aqui está uma captura de ecrã da interface das estacas com algumas opções de amostra onde pode direcionar os seus votos após depositar o seu BLZE na DAO. Isto é bastante único, tanto quanto posso dizer, entre os LSTs.

Alguns protocolos Defi exigem que você reivindique as recompensas BLZE dentro de sua interface do usuário, mas, caso contrário, suas recompensas BLZE são airdropped diretamente para você em uma base contínua, cerca de cada duas semanas. Você pode verificar a pontuação SolBlaze atual da sua carteira em rewards.solblaze.org. Não há nenhuma vantagem real em tentar sybil isso; mais carteiras não melhoram sua pontuação. A fórmula básica é 1 bSOL em sua carteira = 1 ponto, 1 bSOL em um protocolo de empréstimo suportado = 1,5 pontos e 1 bSOL em posições de LP bSOL suportadas = 2 pontos. Isso está aproximadamente alinhado com os riscos que você está assumindo com o capital, então mais risco concedendo mais recompensa faz sentido.

Também vale a pena notar que o BlazeStake oferece a opção de estacar o seu SOL com um único validador que eles chamam de Estaca Líquida Personalizada. Ao contrário do Marinade, 100% da estaca vai para esse validador. Lembrando do acima que com o Marinade, apenas 20% da estaca é direcionada para o validador de sua escolha e os restantes 80% são distribuídos através do seu algoritmo de estratégia de delegação. O Marinade detalha isso na sua documentação, mas não é imediatamente aparente na sua interface do utilizador, o que acho um pouco subótimo.

BlazeStake está a fazer algumas outras coisas interessantes também. Eles fornecem uma torneira real SOL (não SOL de testnet ou devnet) que pode usar para obter um pouco de SOL para taxas de transação quando cometeu um erro e acidentalmente apostou todo o seu SOL com eles e não tem o suficiente para cobrir a taxa de transação para desbloquear. Isto é muito bom, pois evita que tenha de adicionar novos fundos através de uma troca centralizada. Eles também têm uma interface de mint de token simples que o ajuda a lançar um token SPL você mesmo, uma página de estado RPC e um SDK de pagamento SOL. São todas boas iniciativas que ajudam a espalhar o evangelho do SOL e da estaca líquida.

Se a principal proposta de valor da BlazeStake deriva das emissões de seu token de governança, a ação do preço do BLZE é um impulsionador de valor aqui. O preço do BLZE disparou a partir do final de novembro de 2023 e se estabilizou em certa medida na zona de $0.002 - $0.004, mas com base nas estatísticas acima, provavelmente há uma boa margem para crescer. Se ele se normalizar nos níveis semelhantes ao da Marinade, há mais um fácil 2.8x.

Na minha opinião, uma avaliação semelhante ou até mais elevada de BLZE em comparação com MNDE é justificada. Não tenho a certeza de como justificar a avaliação de JTO em relação às outras duas. Gosto do projeto, do que estão a fazer com a MEV na Solana é fundamentalmente único e espero novas inovações no futuro, mas com quase 90% do fornecimento de tokens ainda por emitir parece alto. Mas a capitalização de mercado totalmente diluída não importa... até importar. Independentemente disso, gosto das chances de todas as três apreciarem em relação ao USD porque estes protocolos LST estão a criar valor. Tese simples: LST bom.

Concluindo esta seção sobre os três principais LSTs na Solana, todos eles promovem os benefícios da descentralização da Solana. As pools de estaca líquida distribuem a estaca por um amplo conjunto de validadores em vez de criar um cenário de vencedor-tudo. Todos eles promovem de forma credível a sua segurança. Existe um risco de contrato inteligente com cada LST, o risco de haver um bug no contrato inteligente que opera a pool de estaca, mas todos eles são conscientes da segurança de forma credível. Estas coisas são boas, mas não diferenciam realmente as três abordagens, por isso tentei destacar as características únicas acima.

Sanctum e o Futuro Infinito de LST

Existem muitos outros LSTs na Solana e estão prestes a haver muitos mais graças ao pool de suporte de liquidezsanctum.soestá a trabalhar. O seu objetivo é tornar qualquer LST o mais líquido possível, aceitando todos eles e fornecendo a troca por SOL. Cobram uma taxa inferior a 0,03% e geralmente 0,01% pelo que basicamente equivale a assumir o risco de duração por si. Recebe o SOL em troca do seu LST instantaneamente, e o pool fornece um buffer que espalha esse risco de duração por uma área de superfície muito mais ampla.

Sanctum suporta doze LSTs diferentes no momento da escrita, mas eles pretendem resolver o problema de inicialização de liquidez para basicamente todas as LSTs. As LSTs só são tão líquidas quanto a liquidez disponível nas pools de liquidez em protocolos como Orca e Radium, então novas LSTs normalmente teriam que elaborar uma estratégia para impulsionar isso para cumprir a parte líquida da promessa da LST. Sanctum fornece um grande buffer extra para tornar possível que as novas e de baixa participação de mercado LSTs sejam líquidas instantaneamente.

Os LSTs que pode trocar por SOL instantaneamente usando sanctum no momento da escrita são: bSOL, cgntSOL, daoSOL, eSOL, jitoSOL, JSOL, laineSOL, LST (token de estaca líquida do Marginfi), mSOL, riskSOL, scnSOL e stSOL. Agora que sabe algo sobre as várias estratégias que os três principais LSTs estão a seguir para tornar a sua abordagem atraente, deverá conseguir pesquisar e avaliar de forma mais crítica alguns dos mais pequenos acima mencionados. O pool de liquidez universal de LST da Sanctum permite uma maior experimentação no campo dos LSTs e talvez haja uma opção ainda melhor para os seus objetivos e interesses com um dos acima mencionados.

Deixo-te com mais um recurso se quiseres aprofundar. Em dezembro de 2023, um dos cofundadores do Sanctum, que usa o nome “J”, deu uma entrevista a George Harrap que vale a pena ouvir: https://open.spotify.com/episode/2z6ykkF14oQ3nqKiGcNm2J?si=5d4276003c454cca.

Como fazer Estaca Líquida

Agora que sabe algo sobre as opções, vamos dar uma breve olhada em como fazer isto simplesmente. Usando bSOL como exemplo, basta ir para stake.solblaze.org, clicar na aba Stake e ser-lhe-á apresentada esta interface de utilizador.

Lembra-te que o bSOL, tal como a maioria dos LSTs na Solana, tem recompensas, por isso recebes de volta menos bSOL do que o que enviaste em SOL. Não deixes que isto te assuste. Na imagem, vês que 0,8993 bSOL = 1 SOL. Isto acontece porque 0,8993 bSOL representa uma reivindicação na pool de estacas BlazeStake que é equivalente a 1 SOL, ou seja, não estás a perder valor. Com o tempo, à medida que os ativos SOL da pool de estacas crescem, este número continuará a diminuir, o que significa que a quantidade de SOL que recebes de volta por bSOL continuará a aumentar. Neste momento, 1 bSOL = 1,11 SOL e este número continuará a aumentar ao longo do tempo.

Escolha a quantia, clique no botão, aprove a transação e está feito.

LSTs e Finanças Descentralizadas

Agora que estamos armados com um entendimento decente de como funcionam as LSTs, quais são as opções para LSTs e os benefícios de abordagens diferentes, vamos olhar para as opções de Defi. Qual é o ponto de tudo isso? A razão para ter seus tokens apostados serem líquidos é para que você possa fazer coisas com ele.

Passei uma boa parte do ano passado a explorar diferentes opções DeFi na Solana. Muito depende do seu apetite por risco e de como avalia esses riscos em comparação com as recompensas. Isso é um cálculo pessoal, por isso não há uma resposta certa, mas é importante entender quais são os riscos e recompensas para poder fazer esse cálculo. Vamos começar com algo relativamente simples, empréstimos.

Empréstimo

Uma das coisas mais simples e de menor risco que pode fazer com um LST é simplesmente emprestá-lo. Plataformas como MarginFi, Solend e Kamino permitem aos utilizadores depositar garantias e pedir emprestado outros ativos à sua escolha. As criptomoedas geralmente são bastante voláteis, todas estas plataformas oferecem apenas posições de empréstimo com garantias sobrecolateralizadas. Isto significa que a contraparte deve fornecer um valor em dólares americanos superior como garantia do que estão a pedir emprestado. Isto varia geralmente com base numa avaliação da qualidade do ativo utilizado como garantia. Se o valor dos ativos de garantia depositados cair abaixo de um certo limite, essa garantia será liquidada e utilizada para reembolsar os credores.

As regras de como isso acontece são um tanto complicadas e diferentes projetos adotam abordagens diferentes. Se você vai arriscar muito capital, deve entender absolutamente o que são. Após o evento de "desvinculação" do mSOL mencionado acima, os fundadores da Solend e MarginFi tiveram um debate no podcast Lightspeed onde compararam suas filosofias de gerenciamento de risco, se você quer uma introdução completa de 90 minutoshttps://open.spotify.com/episode/6VJqS9cvHZjQJRaLLVGVuU?si=cb184be3fa8b4949.)

Normalmente, as APRs na concessão de empréstimos para LSTs são relativamente baixas porque a procura não é muito elevada. Uma vez que já está em stake, a maior oportunidade de rendimento com menor risco já foi reclamada. Ainda assim, pode obter um pouco mais de rendimento, ou talvez algumas recompensas de protocolo ao emprestá-lo de forma relativamente segura, por isso é uma opção que vale a pena considerar.

Looping

Agora que falamos sobre empréstimos, vamos falar sobre o que os empréstimos permitem. Digamos que você tenha 10 bSOL e esteja a obter o APY atualmente anunciado de 7,34% (lembre-se de que isso muda ligeiramente a cada época), além de 0,81% APY na forma de emissões BLZE (e isso depende do preço do BLZE). Como pode gerar mais rendimento? Uma forma é depositar esse bSOL num protocolo de empréstimo, pedir emprestado mais SOL, e depois apostar esse SOL também com BlazeStake. O Drift Protocol e o Kamino Finance oferecem um produto direto que executa isso com um único clique, bem como alavancagem variável que pode configurar. Também pode fazer isso manualmente através de um protocolo como o Solend. A variável importante a que deve prestar atenção é a taxa de empréstimo do SOL. Quanto mais alta for, mais baixa será a sua taxa de juro anual global. Porquê? Porque tem de deduzir isso como um custo. Aqui está um exemplo rápido da interface do SuperStakeSOL do Drift.

Neste exemplo, está a pedir emprestado 5 SOL usando 10 bSOL como garantia. Deve pagar 0,6% de APR para pedir emprestado o SOL, mas pode depois voltar a apostar esse SOL com bSOL e ganhar esse rendimento extra novamente. Desde que a taxa de empréstimo seja inferior às recompensas, isto faz sentido. Lembre-se de que está a assumir riscos aqui. O principal risco é um evento de “desfixação” como o acima descrito para mSOL. Isto é sempre possível com LSTs porque o mecanismo que liga o seu valor ao SOL tem um componente de duração.

Fornecendo Liquidez

Outra forma de gerar mais rendimento com os seus LSTs é fornecendo liquidez. A base das trocas descentralizadas são os pools de liquidez que permitem a troca de pares de tokens. Se houver bastantes destes pools, pode trocar qualquer ativo por outro, encadeando swaps através de uma lista de pools. Como USDC e SOL normalmente têm a maior liquidez, qualquer rota geralmente passa por esses, por exemplo, se quiser trocar WIF por WHALES, provavelmente trocaria o WIF por SOL e depois o SOL por WHALES.

As pools cobram uma taxa pela troca e essa taxa volta para os fornecedores de liquidez (LPs). Quando as negociações estão equilibradas e a mesma quantidade de WIF está sendo trocada por WHALES como WHALES está sendo trocada por WIF, então os preços permanecem estáveis e os LPs apenas extraem taxas. A razão pela qual essa taxa é justificada, no entanto, é o risco de perda impermanente. Se a demanda começar a inclinar-se firmemente na direção dos WHALES, a quantidade de WHALES na pool diminui e a quantidade de WIF na pool aumenta constantemente até que os LPs estejam segurando nada além de WIF e o WIF agora valha menos do que antes. Essa tendência obviamente pode sempre se reverter, daí ser chamada de perda impermanente, mas é algo a ter em mente. Aqui está um vídeo para fornecer uma explicação mais profunda com visuais (https://www.youtube.com/watch?v=_m6Mowq3Ptk.

Então, quais pools são atraentes para LSTs? Em primeiro lugar, a pool SOL-LST vai ver muito uso porque suporta a ação de estaca/desestaca instantânea. Em segundo lugar, as pools do tipo LST1-LST2 são agradáveis porque está a segurar duas LSTs que estão a ganhar o seu rendimento normal de estaca, e também a recolher uma pequena taxa de negociação por cima disso, sabendo que os seus preços devem estar altamente correlacionados porque, por sua vez, estão ambos correlacionados com o preço do SOL (embora novamente, não estejam indexados, como discutimos). O risco de perda impermanente é o mais baixo possível. Em terceiro lugar, para uma opção de maior risco, maior recompensa, pode querer considerar pools que permitem negociar uma LST pelo token de governança do seu protocolo, como jitoSOL-JTO ou bSOL-BLZE. Estas são frequentemente incentivadas com recompensas adicionais de token de governança pelo protocolo para garantir que haja liquidez razoável.

Não posso enfatizar o suficiente que há muito mais nuances que valem a pena entender com o LPing. Existem diferenças entre os pools na forma como distribuem a liquidez no pool e quanto controle o LP tem sobre isso. Abordagens diferentes serão melhores ou piores, dependendo de como os tokens são negociados entre si, então você precisa de um bom modelo mental para como você acha que a ação do preço se desdobrará e, portanto, onde deseja sua liquidez no pool para obter resultados consistentemente bons. As duas primeiras opções acima (SOL-LST, LST1-LST2), seu modelo mental é basicamente “eles vão continuar altamente correlacionados” o que torna isso realmente simples. Se você estiver indo além de opções simples como essa, eu recomendaria começar com quantidades muito pequenas e observar como a ação do preço se desenrola. Observe como os balanços do pool mudam à medida que os ativos são negociados, como as taxas se acumulam e decida se vale a pena aumentar o valor.

Alguns protocolos DeFi como Kamino oferecem cofres que gerenciam automaticamente a estratégia de LP para que você não precise fazer muito. Eles vêm com uma estratégia pré-construída para implantar o capital em pools de liquidez que eles seguem. Você deve entender o que é antes de fazer, mas significa que você não precisa entrar manualmente na pool e reequilibrar seus intervalos. Claro que eles cobram uma pequena taxa por isso.

O trio de empréstimos, loopings e LPing não esgota as suas opções com LSTs, mas não quero transformar isto numa dissertação. Se ainda não experimentou os três, talvez queira experimentá-los antes de se aprofundar mais.

Conclusão

Ok, se leu isto tudo: Lamento que tenha acontecido, ou parabéns. Percebo que foi uma jornada e tanto, mas espero que o tenha equipado com uma compreensão sólida do quê, do porquê e do como do staking líquido na Solana. Como provavelmente consegue perceber, eu gosto muito disto e estou entusiasmado com o futuro dos LSTs e do DeFi na Solana. Existem tantas boas opções disponíveis agora e o ritmo de inovação neste espaço tem sido impressionante.

Se detetar quaisquer erros no artigo que considere necessitar de correção, ou se achar que caracterizei mal algo, ficarei feliz em receber o feedback e considerar alterações. Poderia ter aprofundado muito mais em cada uma destas secções com mais gráficos, mais dados e análises, mais descrição das várias características dos diferentes LSTs, mas tentei equilibrar a concisão com a abrangência. Todos os LSTs e protocolos DeFi da Solana são bons rapazes. Ainda não descobri um projeto que considere simplesmente equivocado, predatório ou burro. Todos têm pontos fortes e fracos e servem ligeiramente diferentes objetivos e clientes-alvo, o que é incrível para o futuro do ecossistema Solana.

A característica incrível de Solana é que você pode tentar praticamente tudo isso com US $ 10. Se você está preocupado com os riscos envolvidos e se sua compreensão deles é suficiente para justificar uma tentativa, você pode simplesmente começar pequeno e ter uma noção disso. O único que pode avaliar o seu apetite ao risco, e se alguma oportunidade vale a pena, é você. Espero que este artigo tenha ajudado a informar as suas escolhas.

Aviso legal:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de [Medium], todos os direitos de autor pertencem ao autor original [Algo RítmicoSe houver objeções a esta reimpressão, por favor entre em contato com o Gate Learnequipa, e eles tratarão disso prontamente.
  2. Responsabilidade de Isenção: As visões e opiniões expressas neste artigo são unicamente as do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. Salvo indicação em contrário, é proibido copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos.

Estaca Líquida na Solana

Principiante4/2/2024, 3:42:30 AM
Este artigo aborda o mecanismo de Estaca Líquida na Solana, explicando como transformar as moedas mantidas em ativos líquidos e utilizá-las de forma eficiente para obter retornos mais elevados através da plataforma Sanctum e aplicações DeFi. O artigo fornece uma visão detalhada do processo de estaca convencional da Solana, o conceito de LSTs (Tokens Estacados Líquidos), seus riscos associados e os principais provedores de LSTs na Solana, juntamente com suas estruturas de incentivo. Além disso, o artigo discute como participar da Estaca Líquida e as aplicações de LSTs em DeFi, incluindo estratégias de empréstimo, reciclagem e fornecimento de liquidez. Por fim, o artigo destaca o potencial futuro e a inovação rápida de LSTs e DeFi na Solana.

Introdução

Meu objetivo aqui é fornecer uma introdução abrangente à Estaca Líquida Solana. Acabei de perceber que, ao fazer pesquisas para este artigo, o Phantom tem um artigo com uma estrutura um pouco semelhante.https://phantom.app/learn/crypto-101/solana-estaca-liquida) e vou cobrir parte do mesmo território, mas com muito mais opiniões e editorialização. Quero que saiba não apenas o que é a estaca líquida e como fazê-la, mas porquê. O que levaria um homem a saltar da cama de manhã e dizer para si mesmo: “Hoje vou estacar líquido o meu SOL”? Venha, junte-se a mim no meu tapete mágico e eu vou mostrar-lhe um mundo completamente novo.

Vou tentar torná-lo acessível aos recém-chegados sem aborrecer completamente o leitor com explicações excessivas (pode julgar se consegui). Também tentei estruturar este artigo bastante longo para que possa saltar certas secções se já estiver familiarizado com o tópico. Com isso em mente, aqui está a tabela de conteúdos:

  • Estaca em Solana
  • LSTs e Risco de Duração
  • Principais LSTs e suas Estruturas de Incentivo
  • Sanctum e o Futuro Infinito LST
  • Como fazer Estaca Líquida
  • LSTs e Finanças Descentralizadas
  • Conclusão

Também darei o aviso obrigatório de que nada disto deve ser interpretado como aconselhamento financeiro, legal, ou no maravilhoso adendo de Haseeb Qureshi, conselho de vida. Este artigo destina-se a educar, e esperançosamente, alegrar e entreter.

Estaca em Solana

Antes de mergulharmos diretamente na estaca líquida, vamos falar sobre a estaca regular. A estaca em uma rede de prova-de-participação delegada como Solana é o ato de comprometer seus tokens a um validador que deve prometer verificar fielmente as transações na rede ou correr o risco de penalidades. Isso é o que cria um alinhamento fundamental entre os validadores e os usuários da rede, sem o qual, gastos duplos, censura e todo tipo de abuso seriam possíveis. Quando você estaca 'nativamente', escolhe um validador específico e delega seus tokens a ele. Você pode realizar essa operação por meio de uma variedade de softwares de carteira ou com a interface de linha de comando Solana.

Desde o lançamento do Solana mainnet-beta em fevereiro de 2020, o Solana tem seguido este programa de inflação proposto:

Ao escrever isto em fevereiro de 2024, estamos a quatro anos da data de lançamento, por isso é relativamente fácil ver que a inflação atual é de cerca de 5%. A quantidade precisa de inflação é governada por três parâmetros: taxa de inflação inicial (8%), taxa de desinflação (-15%), e a taxa de inflação a longo prazo (1.5%). A inflação começou em 8% e diminuiu 15% anualmente em cada limite de época até atingir 1.5%. Isto poderá ser alterado no futuro, mas este é o cronograma que tem sido observado desde o lançamento.

Quem recebe os tokens SOL que são criados através da inflação? É bastante simples: os titulares. Isto significa que a cada época, os titulares estão aumentando a sua propriedade relativa do montante total de tokens SOL à custa dos não-titulares. Nada mais complicado está realmente a acontecer. Se todos os SOL estivessem em estaca, ninguém estaria a aumentar o valor total das suas participações. Isto leva a uma alta taxa de estaca na rede Solana; cerca de 2/3 de todos os SOL estão em estaca no momento da escrita. A taxa de estaca líquida, no entanto, ainda está abaixo

Com uma blockchain de prova de trabalho, os validadores têm um alto fardo de equipamentos e custos energéticos que os obrigam a vender alguns (ou talvez todos) os tokens que ganham apenas para equilibrar as contas. Com uma rede de prova de participação como o Ethereum, esses custos são muito, muito baixos, portanto, não há muita pressão de venda. Com a Solana, os gastos operacionais para os validadores são ligeiramente mais altos do que no Ethereum, porque os validadores precisam executar transações como parte do consenso, o que impõe um custo, e o equipamento do validador é ligeiramente mais caro porque precisa de um desempenho superior ao do Ethereum. Portanto, a pressão de venda dos validadores ainda é muito baixa em comparação com o Bitcoin, mas um pouco mais alta do que no Ethereum.

Tomei algumas dores aqui para detalhar isto porque as pessoas continuam a confundir-se com isto. De vez em quando, desabafo sobre isto na internet. Ok, admiti acima que há um pequeno pressão de venda porque manter um validador não é gratuito, mas o Twitter cripto não aprecia muito a nuance, por isso fui um pouco mais agressivo. De qualquer forma, com este pano de fundo essencial sobre estacas regulares em mãos, vamos falar sobre estacas líquidas.

LSTs e Risco de Duração

Uma vez que há um alto incentivo para estacar na Solana para não ser diluído pelos outros estacadores, uma das poucas razões para não o fazer é que bloqueia o seu capital a cada época. Com a estaca líquida, você contribui com os seus tokens para um grupo de estacas que gere a distribuição da estaca através de um conjunto de validadores, e tokeniza o fato de ter comprometido os seus tokens com o grupo. Esta ação devolve um novo ativo ao estacador que representa esse fato e permite ao usuário resgatá-lo pelo SOL estacado original. Assim, pode ser usado como um equivalente funcional ao SOL em muitos contextos.

Os tokens de estaca líquida mais populares (LSTs para abreviar) na Solana são tokens "recompensadores". Quase todo o SOL na pool é estacado em validadores escolhidos pelos operadores da pool (às vezes menos um pequeno buffer que facilita resgates rápidos), então este SOL estacado na pool acumula recompensas na forma de mais SOL. Assim, o LST não muda em quantidade ao longo do tempo, mas passa a representar mais SOL a cada época e, portanto, valoriza em relação ao SOL. Outra abordagem é o "rebasing", em que os detentores do LST recebem mais do token líquido e cada token líquido é resgatável 1:1 (com um atraso), mas isso não é muito utilizado na Solana.

Cada época demora cerca de 2,5 dias na Solana. Se um utilizador quiser levantar SOL estacado puro, deve submeter um pedido para levantar a sua participação delegada, esperar até ao final da época e só então torna-se resgatável. Nos mercados financeiros tradicionais, isto é enquadrado como assumir o risco de duração. Está a fazer uma aposta de que a recompensa de bloquear o capital por 2,5 dias superará o risco de que precise dele imediatamente. 2,5 dias representam um risco muito menor, em termos de duração, do que uma nota do Tesouro dos EUA a 10 anos. Por outro lado, os Tesouros dos EUA são... um pouco menos voláteis do que as criptomoedas, falando de forma geral.

Assim, quando um detentor de um token estacado líquido deseja acessar o token SOL subjacente, pode resgatá-lo do pool de tokens estacados controlados pelo protocolo de estaca líquida, optando por esperar até o final da época, quando pode ser desestacado pelo pool subjacente, ou usando os pools de liquidez existentes para negociar o mSOL por SOL no mercado aberto. Aqui está um exemplo da Marinade Finance:

A Marinada está a informá-lo de que está a utilizar o agregador de câmbio descentralizado Jupiter para negociar o mSOL por SOL. Verifiquei o desbloqueio de 10.000 mSOL e o impacto no preço foi de 0,01%, mas com 100.000 mSOL, o impacto no preço acima indicado é de 100.000 (Na realidade, não tenho nem 100.000 nem sequer 10.000 mSOL, mas permite-lhe simular). O que significa isto?

Significa que está a receber 8.162% menos de SOL do que receberia se esperasse até ao final do período e retirasse diretamente. O impacto do preço acima é baseado nas condições de mercado atuais, ou seja, quanto liquidez existe. Poderá ser mais ou menos se verificar novamente. Isto destaca um facto importante sobre as LSTs. Eu disse acima que podem ser usados como o equivalente funcional de SOL em muitos contextos, mas existem diferenças importantes. Esta é uma delas: está a assumir um pequeno risco de duração. Se precisar do capital imediatamente, e precisar de muito, terá de descontar o seu valor para o obter.

Um simples incidente pode ilustrar o ponto. Considere o caso do “desapego do mSOL” que ocorreu em 12 de dezembro de 2023. Este endereço da carteira 85b5jKkgSuopF3MUA9s4zsBhRANrererBLRx689PqTPA, ao longo de cerca de 20 minutos, trocou cerca de 68.536 mSOL por SOL no mercado aberto usando 9 transações. Isso fez com que o preço do mSOL desvalorizasse de cerca de $78 para $66. Aqui está um gráfico de 5 minutos do birdeye.so:

Você pode ver que o preço voltou relativamente rápido para o preço que estava antes. Porquê? Os bots de arbitragem e outros oportunistas notaram e entraram para comprar o mSOL de volta porque não precisavam do capital dentro do próximo época. O preço do SOL subjacente não mudou realmente, então essencialmente estavam a comprar SOL com desconto. Para mais análise deste cenário, consulte @y2kappaExcelente fio X: https://twitter.com/y2kappa/status/1735104884138258896.

Este cenário não é único para mSOL, aplica-se igualmente a cada token de estaca líquida (com algumas ressalvas que exploraremos mais tarde). A liquidez de qualquer LST específico será inevitavelmente menor do que a liquidez do token SOL. No entanto, isso é principalmente algo com que se preocupar se tiver a sorte de ter muitos SOL estacados líquidos. Mais dinheiro, mais problemas.

Portanto, a lição aqui é que os tokens estacados líquidos carregam parte do risco de duração do SOL estacado regular, mas apenas na medida em que haja falta de liquidez no mercado. Quanto mais profundos forem os mercados do LST, menos importa o risco de duração. Se a sua participação for relativamente modesta, você realmente não sente esse risco de duração. Ainda assim, é importante saber que há um limite para o quão líquido o token pode ser.

Líderes da LST e suas Estruturas de Incentivo

Existem três LSTs na Solana com > $100 milhões de valor total bloqueado que destacam diferentes abordagens para incentivar a adoção: Jito (jitoSOL), Marinade (mSOL) e BlazeStake (bSOL). Obviamente, isso também está sujeito a alterações, mas você pode ver números aproximados aqui: https://defillama.com/protocols/Liquid%20Staking/Solana. Jito está em primeiro lugar no momento da escrita, então vamos começar por aí.

Proposta de Valor da Jito

No post do blog do Jito sobre o assunto, eles afirmam quatro razões pelas quais você deve estacar com eles (https://www.jito.network/blog/an-invitation-to-stake-with-the-jito-protocol/) , mas um é realmente o diferenciador: Valor Extraível Máximo (MEV). MEV é um tópico profundo, mas em resumo, os traders podem tirar proveito de situações em que há uma maneira lucrativa de ordenar transações de forma a derivar valor de negociações. O design da Solana (principalmente tempos de bloco rápidos, transações executadas em paralelo) torna MEV muito mais difícil de extrair do que em um sistema como o Ethereum com um mempool público, mas ainda está presente. Alguns opõem-se totalmente ao MEV porque geralmente resulta em preços piores para outros utilizadores e é considerado parasitário. Nem todo MEV está estritamente a prejudicar outros utilizadores e, de qualquer forma, estes são sistemas abertos e sem permissão, por isso ninguém pode ser impedido de o fazer de qualquer maneira. Poderiam muito bem queixar-se que os animais carnívoros comem outros animais; é assim que a natureza funciona.

Por isso, a melhor coisa a fazer é parar de reclamar e começar a lucrar. É mais ou menos isso que Jito está a oferecer: uma parte dos ganhos. Eles modificaram o software original do validador Solana Labs para adicionar a capacidade de os validadores aceitarem transações ordenadas em troca de uma taxa. Isso cria um mercado mais ordenado e acessível para MEV. Os validadores podem então passar algum deste extra SOL para os stakers que os delegam sob a forma de rendimento. Portanto, é isto que está a obter quando delega o seu SOL para o pool de staking líquido da Jito. Importante, outros LSTs também podem delegar os seus tokens a validadores que executam o software de validação modificado da Jito, por isso não é exclusivo para jitoSOL. Marinade e BlazeStake também beneficiam até certo ponto do facto de os validadores a que delegam alavancarem o módulo MEV da Jito.


Proposta de Valor da Marinada

A Marinade foi o primeiro protocolo de estaca líquida da Solana e foi pioneira em muitas boas práticas para a categoria. Como eles apontam em sua postagem de blog, quando você aposta diretamente, você tem que escolher um validador específico para delegar (https://marinade.finance/blog/introducing-protected-staking-rewards/Como sabe qual é o certo? As pools de estaca líquida lidam com isso por si e também distribuem a sua estaca por vários validadores, reduzindo o risco de um deles falhar na manutenção do seu sistema de validação ou comportar-se de forma subótima. No mês passado, a Marinade anunciou uma iniciativa para responsabilizar os validadores pelo seu desempenho, exigindo-lhes que criem basicamente um fundo de seguro. Se eles falharem e não conseguirem manter um desempenho ótimo, terão de reembolsar aqueles que delegaram a eles a partir do fundo.

Marinade também utiliza uma funcionalidade que eles chamam de estaca direcionada, em que os stakers escolhem um validador para apoiar e, em troca, o validador pode oferecer incentivos extras. Na verdade, a "estaca direcionada" só se aplica a 20% do total do staker e o restante é distribuído com base no algoritmo de estratégia de delegação da Marinade.

Finalmente, o Marinade é governado pelo token MNDE. Os detentores de MNDE podem votar em decisões sobre como o protocolo opera e têm um valor independente do mSOL. Por vezes, o Marinade lança campanhas, como está a fazer atualmente, em que certas ações geram um rendimento adicional sob a forma de tokens MNDE que são distribuídos aos stakers. Isto destina-se a incentivar os stakers a realizarem ações que o protocolo considera benéficas, como fornecer liquidez para garantir que o mSOL seja resgatável instantaneamente. Estes incentivos são um pouco complicados, mas guardaremos parte disso para mais tarde. Para mais detalhes sobre a sua campanha atual, consulte o seu artigo no blog aqui: https://marinade.finance/blog/let-marinade-earn-season-2-begin/.

Proposta de Valor da BlazeStake

O principal diferenciador da BlazeStake está ligado ao token de governança BLZE. Como o MNDE, o BLZE pode ser usado para votar sobre como os incentivos são distribuídos, mas também é valorizado de forma independente. BlazeStake é um projeto relativamente novo, por isso eles distribuíram apenas cerca de 80% do total da oferta de tokens, enquanto a Marinade distribuiu completamente o seu token e teve que recomprá-los para criar incentivos de token MNDE. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo da sua perspetiva e do seu horizonte de investimento. Jito também tem um token de governança JTO, mas atualmente não é utilizado para incentivar a estaca com Jito. Vamos comparar rapidamente os três principais tokens de governança em relação ao TVL no protocolo, capitalização de mercado, oferta circulante e tendências de crescimento:

Números obtidos em 16 de fevereiro de 2024 do Defillama, Coingecko e Birdeye

Concentrando-se na relação entre o valor total bloqueado (ativos que o protocolo controla) e a capitalização de mercado totalmente diluída (FMDC) do token de governança que exerce controle sobre esses ativos, o BLZE parece muito bom. Agora, há muitas ressalvas aqui. Uma das razões pelas quais o FDMC da JTO é tão alto é que a oferta circulante é tão baixa em uma base comparativa. Há argumentos razoáveis para que o FDMC seja "apenas um meme" no curto prazo. Ninguém se importa até que o façam, que é quando a próxima parcela de tokens é desbloqueada. O BLZE também tem apenas 2/3 do fornecimento de tokens desbloqueado, então ainda há novos tokens fluindo para o mercado como emissões. Para entender o cronograma pelo qual eles estão sendo desbloqueados, você pode consultar este tópico: https://twitter.com/solblaze_org/status/1688480225255161856.

O que pode fazer com o BLZE que o tornaria valioso? Algumas coisas semelhantes ao que pode fazer com o MNDE, nomeadamente, votar em propostas de governação que direcionam incentivos para alcançar objetivos específicos que ajudam na adoção de bSOL. No entanto, o BlazeStake faz isso através de um mecanismo que eles chamam de estacas que dá aos utilizadores um controlo muito mais constante e refinado. As duas opções básicas são votar na sua organização autónoma descentralizada (DAO) Realms.today para direcionar estacas extra para validadores específicos, ou direcionar mais recompensas BLZE para pools de liquidez específicas em DeFi. Os proprietários de BLZE também podem bloquear o seu BLZE por um período de até 5 anos para aumentar o seu poder de voto dentro da DAO. Aqui está uma captura de ecrã da interface das estacas com algumas opções de amostra onde pode direcionar os seus votos após depositar o seu BLZE na DAO. Isto é bastante único, tanto quanto posso dizer, entre os LSTs.

Alguns protocolos Defi exigem que você reivindique as recompensas BLZE dentro de sua interface do usuário, mas, caso contrário, suas recompensas BLZE são airdropped diretamente para você em uma base contínua, cerca de cada duas semanas. Você pode verificar a pontuação SolBlaze atual da sua carteira em rewards.solblaze.org. Não há nenhuma vantagem real em tentar sybil isso; mais carteiras não melhoram sua pontuação. A fórmula básica é 1 bSOL em sua carteira = 1 ponto, 1 bSOL em um protocolo de empréstimo suportado = 1,5 pontos e 1 bSOL em posições de LP bSOL suportadas = 2 pontos. Isso está aproximadamente alinhado com os riscos que você está assumindo com o capital, então mais risco concedendo mais recompensa faz sentido.

Também vale a pena notar que o BlazeStake oferece a opção de estacar o seu SOL com um único validador que eles chamam de Estaca Líquida Personalizada. Ao contrário do Marinade, 100% da estaca vai para esse validador. Lembrando do acima que com o Marinade, apenas 20% da estaca é direcionada para o validador de sua escolha e os restantes 80% são distribuídos através do seu algoritmo de estratégia de delegação. O Marinade detalha isso na sua documentação, mas não é imediatamente aparente na sua interface do utilizador, o que acho um pouco subótimo.

BlazeStake está a fazer algumas outras coisas interessantes também. Eles fornecem uma torneira real SOL (não SOL de testnet ou devnet) que pode usar para obter um pouco de SOL para taxas de transação quando cometeu um erro e acidentalmente apostou todo o seu SOL com eles e não tem o suficiente para cobrir a taxa de transação para desbloquear. Isto é muito bom, pois evita que tenha de adicionar novos fundos através de uma troca centralizada. Eles também têm uma interface de mint de token simples que o ajuda a lançar um token SPL você mesmo, uma página de estado RPC e um SDK de pagamento SOL. São todas boas iniciativas que ajudam a espalhar o evangelho do SOL e da estaca líquida.

Se a principal proposta de valor da BlazeStake deriva das emissões de seu token de governança, a ação do preço do BLZE é um impulsionador de valor aqui. O preço do BLZE disparou a partir do final de novembro de 2023 e se estabilizou em certa medida na zona de $0.002 - $0.004, mas com base nas estatísticas acima, provavelmente há uma boa margem para crescer. Se ele se normalizar nos níveis semelhantes ao da Marinade, há mais um fácil 2.8x.

Na minha opinião, uma avaliação semelhante ou até mais elevada de BLZE em comparação com MNDE é justificada. Não tenho a certeza de como justificar a avaliação de JTO em relação às outras duas. Gosto do projeto, do que estão a fazer com a MEV na Solana é fundamentalmente único e espero novas inovações no futuro, mas com quase 90% do fornecimento de tokens ainda por emitir parece alto. Mas a capitalização de mercado totalmente diluída não importa... até importar. Independentemente disso, gosto das chances de todas as três apreciarem em relação ao USD porque estes protocolos LST estão a criar valor. Tese simples: LST bom.

Concluindo esta seção sobre os três principais LSTs na Solana, todos eles promovem os benefícios da descentralização da Solana. As pools de estaca líquida distribuem a estaca por um amplo conjunto de validadores em vez de criar um cenário de vencedor-tudo. Todos eles promovem de forma credível a sua segurança. Existe um risco de contrato inteligente com cada LST, o risco de haver um bug no contrato inteligente que opera a pool de estaca, mas todos eles são conscientes da segurança de forma credível. Estas coisas são boas, mas não diferenciam realmente as três abordagens, por isso tentei destacar as características únicas acima.

Sanctum e o Futuro Infinito de LST

Existem muitos outros LSTs na Solana e estão prestes a haver muitos mais graças ao pool de suporte de liquidezsanctum.soestá a trabalhar. O seu objetivo é tornar qualquer LST o mais líquido possível, aceitando todos eles e fornecendo a troca por SOL. Cobram uma taxa inferior a 0,03% e geralmente 0,01% pelo que basicamente equivale a assumir o risco de duração por si. Recebe o SOL em troca do seu LST instantaneamente, e o pool fornece um buffer que espalha esse risco de duração por uma área de superfície muito mais ampla.

Sanctum suporta doze LSTs diferentes no momento da escrita, mas eles pretendem resolver o problema de inicialização de liquidez para basicamente todas as LSTs. As LSTs só são tão líquidas quanto a liquidez disponível nas pools de liquidez em protocolos como Orca e Radium, então novas LSTs normalmente teriam que elaborar uma estratégia para impulsionar isso para cumprir a parte líquida da promessa da LST. Sanctum fornece um grande buffer extra para tornar possível que as novas e de baixa participação de mercado LSTs sejam líquidas instantaneamente.

Os LSTs que pode trocar por SOL instantaneamente usando sanctum no momento da escrita são: bSOL, cgntSOL, daoSOL, eSOL, jitoSOL, JSOL, laineSOL, LST (token de estaca líquida do Marginfi), mSOL, riskSOL, scnSOL e stSOL. Agora que sabe algo sobre as várias estratégias que os três principais LSTs estão a seguir para tornar a sua abordagem atraente, deverá conseguir pesquisar e avaliar de forma mais crítica alguns dos mais pequenos acima mencionados. O pool de liquidez universal de LST da Sanctum permite uma maior experimentação no campo dos LSTs e talvez haja uma opção ainda melhor para os seus objetivos e interesses com um dos acima mencionados.

Deixo-te com mais um recurso se quiseres aprofundar. Em dezembro de 2023, um dos cofundadores do Sanctum, que usa o nome “J”, deu uma entrevista a George Harrap que vale a pena ouvir: https://open.spotify.com/episode/2z6ykkF14oQ3nqKiGcNm2J?si=5d4276003c454cca.

Como fazer Estaca Líquida

Agora que sabe algo sobre as opções, vamos dar uma breve olhada em como fazer isto simplesmente. Usando bSOL como exemplo, basta ir para stake.solblaze.org, clicar na aba Stake e ser-lhe-á apresentada esta interface de utilizador.

Lembra-te que o bSOL, tal como a maioria dos LSTs na Solana, tem recompensas, por isso recebes de volta menos bSOL do que o que enviaste em SOL. Não deixes que isto te assuste. Na imagem, vês que 0,8993 bSOL = 1 SOL. Isto acontece porque 0,8993 bSOL representa uma reivindicação na pool de estacas BlazeStake que é equivalente a 1 SOL, ou seja, não estás a perder valor. Com o tempo, à medida que os ativos SOL da pool de estacas crescem, este número continuará a diminuir, o que significa que a quantidade de SOL que recebes de volta por bSOL continuará a aumentar. Neste momento, 1 bSOL = 1,11 SOL e este número continuará a aumentar ao longo do tempo.

Escolha a quantia, clique no botão, aprove a transação e está feito.

LSTs e Finanças Descentralizadas

Agora que estamos armados com um entendimento decente de como funcionam as LSTs, quais são as opções para LSTs e os benefícios de abordagens diferentes, vamos olhar para as opções de Defi. Qual é o ponto de tudo isso? A razão para ter seus tokens apostados serem líquidos é para que você possa fazer coisas com ele.

Passei uma boa parte do ano passado a explorar diferentes opções DeFi na Solana. Muito depende do seu apetite por risco e de como avalia esses riscos em comparação com as recompensas. Isso é um cálculo pessoal, por isso não há uma resposta certa, mas é importante entender quais são os riscos e recompensas para poder fazer esse cálculo. Vamos começar com algo relativamente simples, empréstimos.

Empréstimo

Uma das coisas mais simples e de menor risco que pode fazer com um LST é simplesmente emprestá-lo. Plataformas como MarginFi, Solend e Kamino permitem aos utilizadores depositar garantias e pedir emprestado outros ativos à sua escolha. As criptomoedas geralmente são bastante voláteis, todas estas plataformas oferecem apenas posições de empréstimo com garantias sobrecolateralizadas. Isto significa que a contraparte deve fornecer um valor em dólares americanos superior como garantia do que estão a pedir emprestado. Isto varia geralmente com base numa avaliação da qualidade do ativo utilizado como garantia. Se o valor dos ativos de garantia depositados cair abaixo de um certo limite, essa garantia será liquidada e utilizada para reembolsar os credores.

As regras de como isso acontece são um tanto complicadas e diferentes projetos adotam abordagens diferentes. Se você vai arriscar muito capital, deve entender absolutamente o que são. Após o evento de "desvinculação" do mSOL mencionado acima, os fundadores da Solend e MarginFi tiveram um debate no podcast Lightspeed onde compararam suas filosofias de gerenciamento de risco, se você quer uma introdução completa de 90 minutoshttps://open.spotify.com/episode/6VJqS9cvHZjQJRaLLVGVuU?si=cb184be3fa8b4949.)

Normalmente, as APRs na concessão de empréstimos para LSTs são relativamente baixas porque a procura não é muito elevada. Uma vez que já está em stake, a maior oportunidade de rendimento com menor risco já foi reclamada. Ainda assim, pode obter um pouco mais de rendimento, ou talvez algumas recompensas de protocolo ao emprestá-lo de forma relativamente segura, por isso é uma opção que vale a pena considerar.

Looping

Agora que falamos sobre empréstimos, vamos falar sobre o que os empréstimos permitem. Digamos que você tenha 10 bSOL e esteja a obter o APY atualmente anunciado de 7,34% (lembre-se de que isso muda ligeiramente a cada época), além de 0,81% APY na forma de emissões BLZE (e isso depende do preço do BLZE). Como pode gerar mais rendimento? Uma forma é depositar esse bSOL num protocolo de empréstimo, pedir emprestado mais SOL, e depois apostar esse SOL também com BlazeStake. O Drift Protocol e o Kamino Finance oferecem um produto direto que executa isso com um único clique, bem como alavancagem variável que pode configurar. Também pode fazer isso manualmente através de um protocolo como o Solend. A variável importante a que deve prestar atenção é a taxa de empréstimo do SOL. Quanto mais alta for, mais baixa será a sua taxa de juro anual global. Porquê? Porque tem de deduzir isso como um custo. Aqui está um exemplo rápido da interface do SuperStakeSOL do Drift.

Neste exemplo, está a pedir emprestado 5 SOL usando 10 bSOL como garantia. Deve pagar 0,6% de APR para pedir emprestado o SOL, mas pode depois voltar a apostar esse SOL com bSOL e ganhar esse rendimento extra novamente. Desde que a taxa de empréstimo seja inferior às recompensas, isto faz sentido. Lembre-se de que está a assumir riscos aqui. O principal risco é um evento de “desfixação” como o acima descrito para mSOL. Isto é sempre possível com LSTs porque o mecanismo que liga o seu valor ao SOL tem um componente de duração.

Fornecendo Liquidez

Outra forma de gerar mais rendimento com os seus LSTs é fornecendo liquidez. A base das trocas descentralizadas são os pools de liquidez que permitem a troca de pares de tokens. Se houver bastantes destes pools, pode trocar qualquer ativo por outro, encadeando swaps através de uma lista de pools. Como USDC e SOL normalmente têm a maior liquidez, qualquer rota geralmente passa por esses, por exemplo, se quiser trocar WIF por WHALES, provavelmente trocaria o WIF por SOL e depois o SOL por WHALES.

As pools cobram uma taxa pela troca e essa taxa volta para os fornecedores de liquidez (LPs). Quando as negociações estão equilibradas e a mesma quantidade de WIF está sendo trocada por WHALES como WHALES está sendo trocada por WIF, então os preços permanecem estáveis e os LPs apenas extraem taxas. A razão pela qual essa taxa é justificada, no entanto, é o risco de perda impermanente. Se a demanda começar a inclinar-se firmemente na direção dos WHALES, a quantidade de WHALES na pool diminui e a quantidade de WIF na pool aumenta constantemente até que os LPs estejam segurando nada além de WIF e o WIF agora valha menos do que antes. Essa tendência obviamente pode sempre se reverter, daí ser chamada de perda impermanente, mas é algo a ter em mente. Aqui está um vídeo para fornecer uma explicação mais profunda com visuais (https://www.youtube.com/watch?v=_m6Mowq3Ptk.

Então, quais pools são atraentes para LSTs? Em primeiro lugar, a pool SOL-LST vai ver muito uso porque suporta a ação de estaca/desestaca instantânea. Em segundo lugar, as pools do tipo LST1-LST2 são agradáveis porque está a segurar duas LSTs que estão a ganhar o seu rendimento normal de estaca, e também a recolher uma pequena taxa de negociação por cima disso, sabendo que os seus preços devem estar altamente correlacionados porque, por sua vez, estão ambos correlacionados com o preço do SOL (embora novamente, não estejam indexados, como discutimos). O risco de perda impermanente é o mais baixo possível. Em terceiro lugar, para uma opção de maior risco, maior recompensa, pode querer considerar pools que permitem negociar uma LST pelo token de governança do seu protocolo, como jitoSOL-JTO ou bSOL-BLZE. Estas são frequentemente incentivadas com recompensas adicionais de token de governança pelo protocolo para garantir que haja liquidez razoável.

Não posso enfatizar o suficiente que há muito mais nuances que valem a pena entender com o LPing. Existem diferenças entre os pools na forma como distribuem a liquidez no pool e quanto controle o LP tem sobre isso. Abordagens diferentes serão melhores ou piores, dependendo de como os tokens são negociados entre si, então você precisa de um bom modelo mental para como você acha que a ação do preço se desdobrará e, portanto, onde deseja sua liquidez no pool para obter resultados consistentemente bons. As duas primeiras opções acima (SOL-LST, LST1-LST2), seu modelo mental é basicamente “eles vão continuar altamente correlacionados” o que torna isso realmente simples. Se você estiver indo além de opções simples como essa, eu recomendaria começar com quantidades muito pequenas e observar como a ação do preço se desenrola. Observe como os balanços do pool mudam à medida que os ativos são negociados, como as taxas se acumulam e decida se vale a pena aumentar o valor.

Alguns protocolos DeFi como Kamino oferecem cofres que gerenciam automaticamente a estratégia de LP para que você não precise fazer muito. Eles vêm com uma estratégia pré-construída para implantar o capital em pools de liquidez que eles seguem. Você deve entender o que é antes de fazer, mas significa que você não precisa entrar manualmente na pool e reequilibrar seus intervalos. Claro que eles cobram uma pequena taxa por isso.

O trio de empréstimos, loopings e LPing não esgota as suas opções com LSTs, mas não quero transformar isto numa dissertação. Se ainda não experimentou os três, talvez queira experimentá-los antes de se aprofundar mais.

Conclusão

Ok, se leu isto tudo: Lamento que tenha acontecido, ou parabéns. Percebo que foi uma jornada e tanto, mas espero que o tenha equipado com uma compreensão sólida do quê, do porquê e do como do staking líquido na Solana. Como provavelmente consegue perceber, eu gosto muito disto e estou entusiasmado com o futuro dos LSTs e do DeFi na Solana. Existem tantas boas opções disponíveis agora e o ritmo de inovação neste espaço tem sido impressionante.

Se detetar quaisquer erros no artigo que considere necessitar de correção, ou se achar que caracterizei mal algo, ficarei feliz em receber o feedback e considerar alterações. Poderia ter aprofundado muito mais em cada uma destas secções com mais gráficos, mais dados e análises, mais descrição das várias características dos diferentes LSTs, mas tentei equilibrar a concisão com a abrangência. Todos os LSTs e protocolos DeFi da Solana são bons rapazes. Ainda não descobri um projeto que considere simplesmente equivocado, predatório ou burro. Todos têm pontos fortes e fracos e servem ligeiramente diferentes objetivos e clientes-alvo, o que é incrível para o futuro do ecossistema Solana.

A característica incrível de Solana é que você pode tentar praticamente tudo isso com US $ 10. Se você está preocupado com os riscos envolvidos e se sua compreensão deles é suficiente para justificar uma tentativa, você pode simplesmente começar pequeno e ter uma noção disso. O único que pode avaliar o seu apetite ao risco, e se alguma oportunidade vale a pena, é você. Espero que este artigo tenha ajudado a informar as suas escolhas.

Aviso legal:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de [Medium], todos os direitos de autor pertencem ao autor original [Algo RítmicoSe houver objeções a esta reimpressão, por favor entre em contato com o Gate Learnequipa, e eles tratarão disso prontamente.
  2. Responsabilidade de Isenção: As visões e opiniões expressas neste artigo são unicamente as do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. Salvo indicação em contrário, é proibido copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos.
Розпочати зараз
Зареєструйтеся та отримайте ваучер на
$100
!