Ano passado, devido à popularidade da Inscription, todos começaram a deslocar sua atenção do Ethereum para o Bitcoin, especialmente as instituições, que começaram a gastar dinheiro para estabelecer a infraestrutura ecológica do Bitcoin. Recentemente, projetos concluídos BEVM, BOB e outros Bitcoin Layer2 variando de milhões, até dezenas de milhões de financiamento, aliado ao recente lançamento do RGB++ da Nervos e a cunhagem do Seal, tornando o CKB (Common Knowledge Base) uma rede de Bitcoin Layer2, que é a primeira camada da Rede Nervos e é responsável por armazenar todos as transações. Dados e contratos inteligentes) estão em alta.
Hoje, vamos aprender sobre a Camada 2 do Bitcoin. Existem muitas Camadas 2 do Bitcoin atualmente no mercado. Simplesmente as dividimos em quatro categorias: cadeia lateral do Bitcoin, verificação do cliente UTXO+, Roullp e Consenso Taproot. Este artigo é dividido em partes superiores e inferiores. Vamos introduzir as duas primeiras categorias hoje.
Como líder do cripto, o Bitcoin pode superar 95% dos ativos após uma rodada de tendências de mercado. No entanto, todos ainda não estão satisfeitos com o status quo e esperam dar mais coisas ao Bitcoin. Comparado com outras cadeias públicas, o Bitcoin tem problemas como velocidade lenta de transação, tempo longo de confirmação, altas taxas de transação durante congestionamentos e funções limitadas de contratos inteligentes, o que torna impossível construir aplicativos complexos diretamente.
A Camada2 do Bitcoin é uma camada adicional construída sobre o Bitcoin para aumentar a velocidade das transações, reduzir os custos das transações e aumentar a escalabilidade. Ela alcança esses objetivos processando transações fora da cadeia e salvando o estado intermediário. Isso acelera as confirmações de transações, reduz as taxas de transação e aumenta a capacidade e o throughput do sistema como um todo. A Camada2 tem como objetivo melhorar o desempenho do Bitcoin e torná-lo mais adequado para uma ampla gama de aplicações.
A cadeia lateral do Bitcoin é um sistema de blockchain independente conectado à cadeia principal do Bitcoin. Geralmente, é um blockchain independente conectado à cadeia principal por meio de uma ponte de interoperabilidade bidirecional. Isso permite que os usuários bloqueiem Bitcoin na cadeia principal e realizem transações e operações na cadeia lateral.
Através de cadeias laterais, os usuários podem alcançar funções mais flexíveis e diversas, como suporte a outros pagamentos de ativos criptográficos, contratos inteligentes stateful, liquidação mais rápida e maior privacidade. No entanto, porque a cadeia lateral requer um conjunto de nós de verificação independentes e precisa verificar transações por si só, ela enfrentará problemas como poucos nós, centralização e a incapacidade de herdar a segurança do Bitcoin. A seguir estão alguns projetos representativos de desenvolvimento de cadeias laterais:
Stacks
Stacks é posicionado como a camada de contrato inteligente do Bitcoin, com o objetivo de introduzir contratos inteligentes e Dapps no sistema Bitcoin, e conectar-se à cadeia principal do Bitcoin através do mecanismo de consenso Proof of Transfer (PoX) único. Stacks permite que os desenvolvedores construam contratos inteligentes e DApps. Na arquitetura técnica do Stacks, existem camadas centrais e sub-redes para escolher. A camada central é altamente descentralizada, mas tem menor throughput, enquanto as sub-redes são menos descentralizadas, mas podem alcançar maior throughput.
Stacks usa a linguagem de contrato inteligente Clarity para criar Dapps e realiza atualizações de Nakamoto para melhorar o desempenho da rede. A atualização de Nakamoto permite que Stacks não apenas resolva transações de Bitcoin, mas também alcance 100% de resistência à reorganização do Bitcoin e acelere a produção de blocos. Ele emite stablecoins com base em SBTC para aumentar a componibilidade DeFi. Stacks tem como objetivo alcançar um alto grau de descentralização e escalabilidade e trazer funcionalidades de contrato inteligente e capacidades de Dapp para o sistema Bitcoin.
O ecossistema atual do Stacks foi desenvolvido por 5 anos, mas a maioria dos projetos recebeu uma resposta medíocre ou está em um estado estagnado. A atualização Nakamoto do Stacks está em desenvolvimento há muito tempo e espera-se que seja lançada na mainnet no final do mês. Seu Token STX é atualmente o líder no Bitcoin Layer 2, com um valor de mercado de quase 5 bilhões de dólares.
RSK
RSK (Rootstock) é posicionado como Bitcoin Layer2 que suporta contratos inteligentes e foca em DeFi. RSK não possui Token nativo e introduz RBTC como taxa de transação de pagamento. O objetivo é se tornar a pedra fundamental da inclusão financeira.
O RSK utiliza a segurança do Bitcoin para proteger contratos inteligentes e transações, fundindo blocos de produção, onde os produtores de blocos do Bitcoin mineram tanto blocos do Bitcoin quanto do RSK ao mesmo tempo. É compatível com a Máquina Virtual Ethereum (EVM). Os desenvolvedores podem usar Solidity para escrever contratos inteligentes e portar aplicativos descentralizados do Ethereum para o RSK. Além disso, o RSK estabeleceu uma rede RIF para fornecer vários serviços de infraestrutura, como DeFi, armazenamento, serviços de nome de domínio e soluções de pagamento para atender às necessidades dos usuários.
Atualmente, exceto pelo RIF, nenhum outro projeto ecológico surgiu, e seu desempenho é fraco. A RSK lançou o terceiro lote de planos de financiamento no mês passado, com um valor total de US$2.5 milhões.
Rede Liquid
Liquid é uma cadeia lateral do Bitcoin e uma rede de liquidação de transações lançada pela Blockstream. Seu objetivo é fornecer funções como liquidação rápida, forte privacidade e emissão de ativos digitais. Ela atende instituições e emissores de ativos, fornece serviços de emissão e circulação de ativos com base em cadeias laterais do Bitcoin e promove transações mais rápidas de Bitcoin e Tokenização de ativos digitais. Liquid foca em protocolos simples, segurança e privacidade. Liquid é semelhante ao RSK mencionado acima no sentido de que ambos dependem de multi-assinaturas de aliança para emitir tokens de âncora, mas o grau de descentralização é diferente. Além disso, Liquid foca mais em segurança, enquanto o RSK foca mais em usabilidade.
Liquid é considerado uma cadeia lateral porque é uma cadeia lateral para serviços institucionais. Além disso, é principalmente usado para emissão e transações de ativos e não é amigável para funções de contratos inteligentes.
Rede Lightning
A Lightning Network é uma solução de escalabilidade construída na rede Bitcoin e projetada para aumentar a velocidade das transações de Bitcoin, mas sua rede não suporta contratos inteligentes. Ele permite microtransações rápidas e baratas, introduzindo canais de pagamento da Camada 2. Na Lightning Network, os participantes podem abrir um canal de pagamento especial e realizar múltiplas transações dentro do canal sem registrar cada transação na blockchain do Bitcoin. Somente quando o canal é fechado, os resultados finais das transações serão enviados para a cadeia principal do Bitcoin para liquidação.
Através da Lightning Network, os usuários podem fazer pagamentos quase instantâneos sem ter que esperar a confirmação da cadeia principal do Bitcoin. Isso pode aumentar significativamente a velocidade das transações e reduzir as taxas de transação. A Lightning Network utiliza tecnologia de contratos inteligentes e mecanismo de multi-assinatura para garantir a segurança das transações entre os participantes.
Os cenários de aplicação da Lightning Network incluem micropagamentos e jogos. Ela fornece aos usuários um método de pagamento conveniente, rápido e de baixo custo, e também oferece aos desenvolvedores uma plataforma para construir aplicativos com base na Lightning Network.
Em 3 de abril, a Coinbase se associou ao provedor de soluções de pagamento da Lightning Network, Lightspark, para integrar a Lightning Network do Bitcoin para todos os seus clientes. Atualmente, há quase $320 milhões de capacidade em USD nos canais de pagamento da Lightning Network.
No geral, a Camada2 da pista de cadeia lateral do Bitcoin é composta por projetos relativamente 'antigos', e embora estejam em andamento há muito tempo, o progresso real não é satisfatório e eles estão relativamente atrasados em termos de tecnologia e implementação.
A verificação do cliente UTXO+ é uma solução de dimensionamento para o modelo de conta UTXO do Bitcoin (UTXO: Unspent Transaction Output, que pode ser simplesmente entendido como um recibo que não foi usado. Ele tenta realizar cálculos de contabilidade fora da cadeia com base no UTXO do Bitcoin, e a autenticidade da contabilidade é garantida por meio da verificação do cliente. O objetivo desta solução é manter as características originais do Bitcoin, ao mesmo tempo em que alcança o compartilhamento e segurança da contabilidade da camada2.
Mas, na verdade, a implementação deste plano é muito difícil. Porque o Bitcoin não é projetado para suportar cálculos complexos, e é muito complicado integrar tarefas adicionais no modelo UTXO. Esta solução enfatiza a natureza nativa do Bitcoin, mas pode ignorar a viabilidade e a dificuldade da operação real.
Atualmente, a maioria dos projetos nessa área ainda está na fase do white paper e não avançaram muito. Alguns projetos representativos são apresentados abaixo:
RGB
RGB é uma solução Bitcoin Layer2 projetada para ser construída com base no modelo Bitcoin UTXO e na Lightning Network. Seu objetivo é encapsular a compressão de dados em cada UTXO do Bitcoin e garantir a segurança dos ativos por meio da verificação do lado do cliente.
A ideia de design do RGB é vincular transações RGB off-chain com o UTXO das transações do Bitcoin. Ele combina a propriedade de ativos do RGB e o status com as operações e controle do UTXO do Bitcoin, selando a prova das transações RGB e a propriedade de ativos no UTXO do Bitcoin. No entanto, o desenvolvimento do RGB está progredindo lentamente porque os múltiplos pontos técnicos envolvidos são difíceis de implementar. Embora o RGB seja considerado uma solução ortodoxa, suas dificuldades de implementação e limitações funcionais retardaram seu progresso de desenvolvimento.
RGB++
O RGB++ é um protocolo proposto pela Nervos Lianchuang no início do ano, inspirado no protocolo RGB. Com a ideia principal semelhante ao RGB, ele também calcula, executa e verifica transações fora da cadeia e, em seguida, liquida na cadeia do Bitcoin. A diferença é que o RGB++ adota ideias diferentes na verificação de transações e ativos.
Nervos aproveita a mesma estrutura POW+UTXO do Bitcoin e a combina com a inovadora tecnologia de “mapeamento isomórfico” para substituir com sucesso a verificação do cliente do protocolo RGB por CKB. Dessa forma, Nervos mantém a segurança do Bitcoin ao mesmo tempo que utiliza a mesma moeda, também realiza a expansão das funções e flexibilidade do protocolo RGB. Essa migração não sacrifica muito a privacidade enquanto fornece aos usuários mais formas de usar e gerenciar ativos digitais. O RGB++ pode obter capacidades de execução de contratos inteligentes completos de Turing enquanto reutiliza a segurança do Bitcoin.
Dessa forma, CKB se torna a camada de execução e a camada de dados DA dos ativos RGB++. No entanto, ele não só suporta o protocolo RGB++, mas também outros ativos de primeira camada do Bitcoin, como Runes e Atomical, desde que sejam baseados no modelo de contabilidade UTXO.
Recentemente, o CKB ganhou popularidade, e aqui apresentamos brevemente o UTXO Stack, desenvolvido por uma empresa incubada pelo fundo do ecossistema Nervos. UTXO Stack é uma plataforma de emissão da camada 2 do Bitcoin baseada no modelo UTXO, com o objetivo de ajudar os desenvolvedores a construir rapidamente cadeias da camada 2 do Bitcoin com base na arquitetura UTXO. Ele fornece um conjunto de ferramentas modulares que permitem aos desenvolvedores construir facilmente suas próprias cadeias da camada 2 e integrá-las no ecossistema Nervos.
A UTXO Stack também suporta nativamente o protocolo RGB++ e utiliza o CKB como camada de disponibilidade de dados, trazendo mais cenários de aplicação e oportunidades de desenvolvimento para o ecossistema do Bitcoin. Esta arquitetura permite que o protocolo RGB++ e a UTXO Stack trabalhem juntos, fornecendo um forte suporte técnico para o desenvolvimento do ecossistema do Bitcoin.
BitVM
BitVM é um conceito proposto por Robin Linus, líder do projeto ZeroSync, com o objetivo de aprimorar a programabilidade do Bitcoin. Ele permite que os desenvolvedores executem contratos complexos na rede Bitcoin sem alterar as regras básicas e os mecanismos de consenso do Bitcoin. Atualmente, ainda está na fase teórica.
BitVM fornece um método para implementar contratos complexos na rede Bitcoin, mantendo sua segurança e descentralização. Ao introduzir novos conceitos e papéis para as máquinas virtuais, oferece aos desenvolvedores mais capacidades de programação e espaço para inovação. Para aumentar a flexibilidade, BitVM precisa mover a maioria dos processos computacionais para fora da cadeia e incluir apenas as provas relevantes na cadeia. A ideia central é abstrair contratos inteligentes complexos como provas de fraude e executar essas provas no script do Bitcoin. Os usuários podem iniciar desafios quando as transações de ativos enfrentam problemas e verificar a autenticidade das transações por meio de provas de fraude.
Atualmente, a viabilidade prática e os detalhes técnicos do BitVM ainda são controversos e requerem mais observação e pesquisa.
Em conclusão, embora haja otimismo sobre o desenvolvimento futuro do Bitcoin Layer2, os projetos Layer2 existentes estão atualmente mornos. Novos projetos, devido à sua complexidade técnica, estão em sua maioria na fase do whitepaper e ainda têm um longo caminho a percorrer antes da implementação. A recente emergência do RGB++ atraiu alguma atenção. Quais são seus pensamentos sobre o desenvolvimento futuro do RGB++? Sinta-se à vontade para comentar e discutir.
Este artigo originalmente intitulado “Visão geral dos Projetos Populares de Camada 2 do BTC: Cadeia Lateral do BTC e UTXO + Verificação do Cliente” é reproduzido de [ anews]. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [Dia]. Se você tiver alguma objeção à reprodução, entre em contato com o Gate Learnequipe, a equipe lidará com isso o mais rápido possível.
Aviso Legal: As visões e opiniões expressas neste artigo representam apenas as visões pessoais do autor e não constituem nenhum conselho de investimento.
As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. Salvo indicação em contrário, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.
Ano passado, devido à popularidade da Inscription, todos começaram a deslocar sua atenção do Ethereum para o Bitcoin, especialmente as instituições, que começaram a gastar dinheiro para estabelecer a infraestrutura ecológica do Bitcoin. Recentemente, projetos concluídos BEVM, BOB e outros Bitcoin Layer2 variando de milhões, até dezenas de milhões de financiamento, aliado ao recente lançamento do RGB++ da Nervos e a cunhagem do Seal, tornando o CKB (Common Knowledge Base) uma rede de Bitcoin Layer2, que é a primeira camada da Rede Nervos e é responsável por armazenar todos as transações. Dados e contratos inteligentes) estão em alta.
Hoje, vamos aprender sobre a Camada 2 do Bitcoin. Existem muitas Camadas 2 do Bitcoin atualmente no mercado. Simplesmente as dividimos em quatro categorias: cadeia lateral do Bitcoin, verificação do cliente UTXO+, Roullp e Consenso Taproot. Este artigo é dividido em partes superiores e inferiores. Vamos introduzir as duas primeiras categorias hoje.
Como líder do cripto, o Bitcoin pode superar 95% dos ativos após uma rodada de tendências de mercado. No entanto, todos ainda não estão satisfeitos com o status quo e esperam dar mais coisas ao Bitcoin. Comparado com outras cadeias públicas, o Bitcoin tem problemas como velocidade lenta de transação, tempo longo de confirmação, altas taxas de transação durante congestionamentos e funções limitadas de contratos inteligentes, o que torna impossível construir aplicativos complexos diretamente.
A Camada2 do Bitcoin é uma camada adicional construída sobre o Bitcoin para aumentar a velocidade das transações, reduzir os custos das transações e aumentar a escalabilidade. Ela alcança esses objetivos processando transações fora da cadeia e salvando o estado intermediário. Isso acelera as confirmações de transações, reduz as taxas de transação e aumenta a capacidade e o throughput do sistema como um todo. A Camada2 tem como objetivo melhorar o desempenho do Bitcoin e torná-lo mais adequado para uma ampla gama de aplicações.
A cadeia lateral do Bitcoin é um sistema de blockchain independente conectado à cadeia principal do Bitcoin. Geralmente, é um blockchain independente conectado à cadeia principal por meio de uma ponte de interoperabilidade bidirecional. Isso permite que os usuários bloqueiem Bitcoin na cadeia principal e realizem transações e operações na cadeia lateral.
Através de cadeias laterais, os usuários podem alcançar funções mais flexíveis e diversas, como suporte a outros pagamentos de ativos criptográficos, contratos inteligentes stateful, liquidação mais rápida e maior privacidade. No entanto, porque a cadeia lateral requer um conjunto de nós de verificação independentes e precisa verificar transações por si só, ela enfrentará problemas como poucos nós, centralização e a incapacidade de herdar a segurança do Bitcoin. A seguir estão alguns projetos representativos de desenvolvimento de cadeias laterais:
Stacks
Stacks é posicionado como a camada de contrato inteligente do Bitcoin, com o objetivo de introduzir contratos inteligentes e Dapps no sistema Bitcoin, e conectar-se à cadeia principal do Bitcoin através do mecanismo de consenso Proof of Transfer (PoX) único. Stacks permite que os desenvolvedores construam contratos inteligentes e DApps. Na arquitetura técnica do Stacks, existem camadas centrais e sub-redes para escolher. A camada central é altamente descentralizada, mas tem menor throughput, enquanto as sub-redes são menos descentralizadas, mas podem alcançar maior throughput.
Stacks usa a linguagem de contrato inteligente Clarity para criar Dapps e realiza atualizações de Nakamoto para melhorar o desempenho da rede. A atualização de Nakamoto permite que Stacks não apenas resolva transações de Bitcoin, mas também alcance 100% de resistência à reorganização do Bitcoin e acelere a produção de blocos. Ele emite stablecoins com base em SBTC para aumentar a componibilidade DeFi. Stacks tem como objetivo alcançar um alto grau de descentralização e escalabilidade e trazer funcionalidades de contrato inteligente e capacidades de Dapp para o sistema Bitcoin.
O ecossistema atual do Stacks foi desenvolvido por 5 anos, mas a maioria dos projetos recebeu uma resposta medíocre ou está em um estado estagnado. A atualização Nakamoto do Stacks está em desenvolvimento há muito tempo e espera-se que seja lançada na mainnet no final do mês. Seu Token STX é atualmente o líder no Bitcoin Layer 2, com um valor de mercado de quase 5 bilhões de dólares.
RSK
RSK (Rootstock) é posicionado como Bitcoin Layer2 que suporta contratos inteligentes e foca em DeFi. RSK não possui Token nativo e introduz RBTC como taxa de transação de pagamento. O objetivo é se tornar a pedra fundamental da inclusão financeira.
O RSK utiliza a segurança do Bitcoin para proteger contratos inteligentes e transações, fundindo blocos de produção, onde os produtores de blocos do Bitcoin mineram tanto blocos do Bitcoin quanto do RSK ao mesmo tempo. É compatível com a Máquina Virtual Ethereum (EVM). Os desenvolvedores podem usar Solidity para escrever contratos inteligentes e portar aplicativos descentralizados do Ethereum para o RSK. Além disso, o RSK estabeleceu uma rede RIF para fornecer vários serviços de infraestrutura, como DeFi, armazenamento, serviços de nome de domínio e soluções de pagamento para atender às necessidades dos usuários.
Atualmente, exceto pelo RIF, nenhum outro projeto ecológico surgiu, e seu desempenho é fraco. A RSK lançou o terceiro lote de planos de financiamento no mês passado, com um valor total de US$2.5 milhões.
Rede Liquid
Liquid é uma cadeia lateral do Bitcoin e uma rede de liquidação de transações lançada pela Blockstream. Seu objetivo é fornecer funções como liquidação rápida, forte privacidade e emissão de ativos digitais. Ela atende instituições e emissores de ativos, fornece serviços de emissão e circulação de ativos com base em cadeias laterais do Bitcoin e promove transações mais rápidas de Bitcoin e Tokenização de ativos digitais. Liquid foca em protocolos simples, segurança e privacidade. Liquid é semelhante ao RSK mencionado acima no sentido de que ambos dependem de multi-assinaturas de aliança para emitir tokens de âncora, mas o grau de descentralização é diferente. Além disso, Liquid foca mais em segurança, enquanto o RSK foca mais em usabilidade.
Liquid é considerado uma cadeia lateral porque é uma cadeia lateral para serviços institucionais. Além disso, é principalmente usado para emissão e transações de ativos e não é amigável para funções de contratos inteligentes.
Rede Lightning
A Lightning Network é uma solução de escalabilidade construída na rede Bitcoin e projetada para aumentar a velocidade das transações de Bitcoin, mas sua rede não suporta contratos inteligentes. Ele permite microtransações rápidas e baratas, introduzindo canais de pagamento da Camada 2. Na Lightning Network, os participantes podem abrir um canal de pagamento especial e realizar múltiplas transações dentro do canal sem registrar cada transação na blockchain do Bitcoin. Somente quando o canal é fechado, os resultados finais das transações serão enviados para a cadeia principal do Bitcoin para liquidação.
Através da Lightning Network, os usuários podem fazer pagamentos quase instantâneos sem ter que esperar a confirmação da cadeia principal do Bitcoin. Isso pode aumentar significativamente a velocidade das transações e reduzir as taxas de transação. A Lightning Network utiliza tecnologia de contratos inteligentes e mecanismo de multi-assinatura para garantir a segurança das transações entre os participantes.
Os cenários de aplicação da Lightning Network incluem micropagamentos e jogos. Ela fornece aos usuários um método de pagamento conveniente, rápido e de baixo custo, e também oferece aos desenvolvedores uma plataforma para construir aplicativos com base na Lightning Network.
Em 3 de abril, a Coinbase se associou ao provedor de soluções de pagamento da Lightning Network, Lightspark, para integrar a Lightning Network do Bitcoin para todos os seus clientes. Atualmente, há quase $320 milhões de capacidade em USD nos canais de pagamento da Lightning Network.
No geral, a Camada2 da pista de cadeia lateral do Bitcoin é composta por projetos relativamente 'antigos', e embora estejam em andamento há muito tempo, o progresso real não é satisfatório e eles estão relativamente atrasados em termos de tecnologia e implementação.
A verificação do cliente UTXO+ é uma solução de dimensionamento para o modelo de conta UTXO do Bitcoin (UTXO: Unspent Transaction Output, que pode ser simplesmente entendido como um recibo que não foi usado. Ele tenta realizar cálculos de contabilidade fora da cadeia com base no UTXO do Bitcoin, e a autenticidade da contabilidade é garantida por meio da verificação do cliente. O objetivo desta solução é manter as características originais do Bitcoin, ao mesmo tempo em que alcança o compartilhamento e segurança da contabilidade da camada2.
Mas, na verdade, a implementação deste plano é muito difícil. Porque o Bitcoin não é projetado para suportar cálculos complexos, e é muito complicado integrar tarefas adicionais no modelo UTXO. Esta solução enfatiza a natureza nativa do Bitcoin, mas pode ignorar a viabilidade e a dificuldade da operação real.
Atualmente, a maioria dos projetos nessa área ainda está na fase do white paper e não avançaram muito. Alguns projetos representativos são apresentados abaixo:
RGB
RGB é uma solução Bitcoin Layer2 projetada para ser construída com base no modelo Bitcoin UTXO e na Lightning Network. Seu objetivo é encapsular a compressão de dados em cada UTXO do Bitcoin e garantir a segurança dos ativos por meio da verificação do lado do cliente.
A ideia de design do RGB é vincular transações RGB off-chain com o UTXO das transações do Bitcoin. Ele combina a propriedade de ativos do RGB e o status com as operações e controle do UTXO do Bitcoin, selando a prova das transações RGB e a propriedade de ativos no UTXO do Bitcoin. No entanto, o desenvolvimento do RGB está progredindo lentamente porque os múltiplos pontos técnicos envolvidos são difíceis de implementar. Embora o RGB seja considerado uma solução ortodoxa, suas dificuldades de implementação e limitações funcionais retardaram seu progresso de desenvolvimento.
RGB++
O RGB++ é um protocolo proposto pela Nervos Lianchuang no início do ano, inspirado no protocolo RGB. Com a ideia principal semelhante ao RGB, ele também calcula, executa e verifica transações fora da cadeia e, em seguida, liquida na cadeia do Bitcoin. A diferença é que o RGB++ adota ideias diferentes na verificação de transações e ativos.
Nervos aproveita a mesma estrutura POW+UTXO do Bitcoin e a combina com a inovadora tecnologia de “mapeamento isomórfico” para substituir com sucesso a verificação do cliente do protocolo RGB por CKB. Dessa forma, Nervos mantém a segurança do Bitcoin ao mesmo tempo que utiliza a mesma moeda, também realiza a expansão das funções e flexibilidade do protocolo RGB. Essa migração não sacrifica muito a privacidade enquanto fornece aos usuários mais formas de usar e gerenciar ativos digitais. O RGB++ pode obter capacidades de execução de contratos inteligentes completos de Turing enquanto reutiliza a segurança do Bitcoin.
Dessa forma, CKB se torna a camada de execução e a camada de dados DA dos ativos RGB++. No entanto, ele não só suporta o protocolo RGB++, mas também outros ativos de primeira camada do Bitcoin, como Runes e Atomical, desde que sejam baseados no modelo de contabilidade UTXO.
Recentemente, o CKB ganhou popularidade, e aqui apresentamos brevemente o UTXO Stack, desenvolvido por uma empresa incubada pelo fundo do ecossistema Nervos. UTXO Stack é uma plataforma de emissão da camada 2 do Bitcoin baseada no modelo UTXO, com o objetivo de ajudar os desenvolvedores a construir rapidamente cadeias da camada 2 do Bitcoin com base na arquitetura UTXO. Ele fornece um conjunto de ferramentas modulares que permitem aos desenvolvedores construir facilmente suas próprias cadeias da camada 2 e integrá-las no ecossistema Nervos.
A UTXO Stack também suporta nativamente o protocolo RGB++ e utiliza o CKB como camada de disponibilidade de dados, trazendo mais cenários de aplicação e oportunidades de desenvolvimento para o ecossistema do Bitcoin. Esta arquitetura permite que o protocolo RGB++ e a UTXO Stack trabalhem juntos, fornecendo um forte suporte técnico para o desenvolvimento do ecossistema do Bitcoin.
BitVM
BitVM é um conceito proposto por Robin Linus, líder do projeto ZeroSync, com o objetivo de aprimorar a programabilidade do Bitcoin. Ele permite que os desenvolvedores executem contratos complexos na rede Bitcoin sem alterar as regras básicas e os mecanismos de consenso do Bitcoin. Atualmente, ainda está na fase teórica.
BitVM fornece um método para implementar contratos complexos na rede Bitcoin, mantendo sua segurança e descentralização. Ao introduzir novos conceitos e papéis para as máquinas virtuais, oferece aos desenvolvedores mais capacidades de programação e espaço para inovação. Para aumentar a flexibilidade, BitVM precisa mover a maioria dos processos computacionais para fora da cadeia e incluir apenas as provas relevantes na cadeia. A ideia central é abstrair contratos inteligentes complexos como provas de fraude e executar essas provas no script do Bitcoin. Os usuários podem iniciar desafios quando as transações de ativos enfrentam problemas e verificar a autenticidade das transações por meio de provas de fraude.
Atualmente, a viabilidade prática e os detalhes técnicos do BitVM ainda são controversos e requerem mais observação e pesquisa.
Em conclusão, embora haja otimismo sobre o desenvolvimento futuro do Bitcoin Layer2, os projetos Layer2 existentes estão atualmente mornos. Novos projetos, devido à sua complexidade técnica, estão em sua maioria na fase do whitepaper e ainda têm um longo caminho a percorrer antes da implementação. A recente emergência do RGB++ atraiu alguma atenção. Quais são seus pensamentos sobre o desenvolvimento futuro do RGB++? Sinta-se à vontade para comentar e discutir.
Este artigo originalmente intitulado “Visão geral dos Projetos Populares de Camada 2 do BTC: Cadeia Lateral do BTC e UTXO + Verificação do Cliente” é reproduzido de [ anews]. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [Dia]. Se você tiver alguma objeção à reprodução, entre em contato com o Gate Learnequipe, a equipe lidará com isso o mais rápido possível.
Aviso Legal: As visões e opiniões expressas neste artigo representam apenas as visões pessoais do autor e não constituem nenhum conselho de investimento.
As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. Salvo indicação em contrário, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.