Com o anúncio oficial da aprovação do ETF de Bitcoin nos EUA, o espaço cripto experimentou um ressalto de quatro meses a partir do fundo, com o BTC atingindo cerca de $40,000 a partir dos $16,000 no início do ano. O mercado está ganhando consenso. Durante esses quatro meses, a trilha de inscrição, o Ecossistema Bitcoin e a trilha do jogo blockchain tornaram-se os três principais impulsionadores deste mercado em alta.
Que novas narrativas e oportunidades terão os jogos blockchain, ou jogos WEB3, neste mercado em alta?
A jornada dos jogos de blockchain pode começar no início de 2021. Os profissionais acreditam agora que DeFi era extremamente popular naquela época, atraindo muito capital de fora da comunidade cripto. Para os utilizadores não profissionais comuns, os jogos parecem ser uma opção mais facilmente compreensível. Portanto, os primeiros jogos de blockchain podem ser vistos como DeFi envolvido numa casca de jogo, ou a narrativa do 'metaverso' é adicionada ao modelo económico de DeFi.
Talvez, em 2021, coincidindo com a loucura do mercado de touros anterior, a onda de jogos blockchain alarmou todo o espaço cripto. Os usuários no espaço cripto estão correndo para participar de novos jogos. Nunca jogou jogos antes? Não está interessado em jogos? Nada disso importa. Isso não era importante porque, naquela época, as operações de jogo só exigiam alguns cliques de mouse por dia, mas podiam trazer lucros substanciais.
Com o apoio do mercado de touros, todos os modelos econômicos parecem ser viáveis, mas um modelo simples de esquema Ponzi certamente entrará rapidamente numa espiral de morte. Os dois eventos cisne negro da Luna e FTX em 2022 ensinaram aos novatos na comunidade cripto uma lição dura. Durante este período, embora a abordagem de cada projeto fosse ainda a mesma de antes, sem o impulso do mercado de touros, o ciclo de sobrevivência da maioria dos produtos começou a declinar significativamente.
Assim, as principais equipas de projetos começaram a tentar cativar novamente os utilizadores de criptomoedas com qualidade de jogo e jogabilidade. "A nossa qualidade de jogo é muito superior à do Axie, por isso vamos definitivamente ser mais fortes do que eles e ganhar mais," disseram com confiança muitas equipas de projetos do mundo dos jogos WEB2 em 2022. Podem ter esperado usar a qualidade de jogo para contrariar os produtos GameFi 1.0, mas até agora, nenhum jogo WEB3 surgiu que possa ultrapassar os sucessos estrondosos como Axie ou StepN. Talvez todos estejam à espera de uma oportunidade perfeita que possa surgir no mercado em alta de 2024-2025.
O que conforta os jogadores é que em 2023, gigantes tradicionais da WEB2 com força financeira e background finalmente chegaram! Eles trazem não apenas jogos de alta qualidade sob grandes IPs, mas também fundos de teste de jogadores de dinheiro antigo na indústria de jogos na nova pista de jogos blockchain. Representantes típicos incluem Matr1x, Seraph, Metalist, Metacene e Crystal fun (Outer) e assim por diante.
Os profissionais da indústria também se referem a projetos com força financeira e expertise em jogos como jogos de blockchain WEB2.5. Diferente do GameFi1.0, que é puramente um projeto de esquema Ponzi, os jogos de blockchain WEB2.5 deram um salto na jogabilidade e qualidade, e sua abordagem de longo prazo e rítmica à coleção de NFT durante sua operação também aprofundou o consenso de muitos usuários WEB3 sobre tal produto.
De facto, melhorar a qualidade dos produtos de jogos de blockchain é um caminho necessário para a indústria como um todo se atualizar, porque a jogabilidade real dos jogos de blockchain da onda anterior era de facto muito baixa. Quer seja um utilizador de jogos ou um utilizador WEB3, se não houver efeito lucrativo, deverá ser difícil estimular a dopamina ao jogar esses produtos GameFi1.0.
Mas seguir os tradicionais jogos 3A para melhorar a jogabilidade é a única maneira de avançar para o estado atual da pista de jogos blockchain? Os atuais usuários de jogos WEB3 comprarão essa abordagem?
Vamos primeiro dar uma olhada mais de perto em quem está atualmente a jogar jogos WEB3. Afinal, é preciso muito tempo para analisar as características dos utilizadores atuais antes de desenvolver qualquer produto. Não se importar com o que os utilizadores gostam atualmente e manter uma confiança absoluta em ser capaz de cativar os utilizadores com um produto é uma estimativa apenas alcançada pela Apple sob a liderança de Steve Jobs.
Após um mercado em baixa de dois anos, aqueles que continuam a participar no setor de jogos WEB3 são considerados participantes experientes. Passar tanto tempo a jogar um jogo de blockchain, especialmente após um mercado em baixa desgastante, apenas para ser informado de que pode não ser lucrativo é incompreensível para esses jogadores experientes. Eles prefeririam jogar "Genshin Impact" ou "Phantom Beast Palu" se fosse para se divertir. Do ponto de vista dos jogadores experientes, um jogo de blockchain de alta qualidade não representa apenas uma alta jogabilidade na superfície, mas significa que o projeto possui capital, uma equipe dedicada e tecnologia - o chamado "investimento de valor" em produtos de jogos de blockchain.
Na realidade, a maioria dos utilizadores não concorda necessariamente que as produções de grande orçamento possam atrair mais estranhos. O pensamento predominante é que se uma grande equipa gastou muito dinheiro, não se concentrariam apenas em alguns jogadores menores. Isto reflete indiretamente o facto de que, uma vez que fundos significativos já foram gastos em preparação e investigação e desenvolvimento, a probabilidade de o projeto ser uma fraude de saída é relativamente baixa.
A maioria dos jogadores experientes vêm aqui apenas para ganhar dinheiro.
E quanto aos novos utilizadores? Atualmente, não houve um influxo substancial de novos utilizadores durante o atual mercado em alta, o que torna desafiante identificar as suas preferências.
Também existe uma questão não resolvida: gigantes da cripto com grandes reservas bancárias não passam muito tempo a jogar. Isto também resulta no facto de que grandes fundos só podem ser usados para comprar ativos e não podem realmente entrar no mecanismo central do jogo. Grandes investidores prefeririam colocar os seus fundos em DeFi para mineração. Na maioria dos jogos, fundos pequenos são usados para a agricultura de ouro PVE ou interações estratégicas. Todo o ciclo de vida do jogo é limitado à velocidade de entrada de novos utilizadores, à quantidade de fundos da parte do projeto e à capacidade de obter fundos fora do setor.
Reconhecendo essa realidade, devemos admitir que o perfil de usuário atual para jogos WEB3 está intimamente alinhado com o da comunidade cripto. Todos estão aqui para ganhar dinheiro e não são usuários reais de jogos. Portanto, melhorar a jogabilidade do jogo pode não atender diretamente às necessidades dos atuais usuários de jogos WEB3. Sua abordagem segue uma lógica onde alta jogabilidade leva a um projeto bem financiado, aumentando a probabilidade de os usuários iniciais obterem retornos lucrativos.
Além disso, a alta jogabilidade é fácil na teoria, mas na prática, os fundos financeiros escoam rapidamente. Com uma equipe de dezenas de pessoas e várias iniciativas de terceirização, o investimento inicial é enorme. O que é ainda mais embaraçoso é que, como a maioria dos atuais usuários de jogos WEB3 não são usuários reais de jogos, eles podem não ser sensíveis ao fato de que a equipe do projeto gastou milhões a mais em UI e gráficos. As equipes de projeto aspiram a comunicar o valor de seu produto por meio de design requintado, mas os usuários frequentemente carecem do discernimento para apreciá-lo. Essa desconexão leva a uma situação constrangedora, semelhante à falta de comunicação entre os gêneros - um desencontro na compreensão.
Para além de melhorar a jogabilidade, existem outros caminhos de desenvolvimento para jogos blockchain cativarem tanto os utilizadores existentes como os novos? Sem dúvida, um desses caminhos é através da interação social! Em 2024, a série de jogos de lazer BAC Games chegou com a filosofia de que "jogar jogos WEB3 é participar em interações sociais."
A interação social na indústria de jogos assume uma definição única comparativamente ao convívio social tradicional. Nos produtos de jogos, a interação social envolve reunir pessoas através de mecanismos de jogo. Inicialmente, os utilizadores criam laços através de tarefas partilhadas dentro do jogo, expandindo gradualmente as discussões para além do jogo, capturando o valor emocional dos utilizadores. O objetivo final é criar um efeito em que, mesmo que o jogo deixe de ser divertido, as amizades formadas dentro da comunidade de jogos continuam a ser entusiasmantes. O jogo serve como o meio que une estas pessoas.
Os jogos WEB3 têm vantagens únicas em redes sociais. Os utilizadores de WEB3 trabalham essencialmente em escritórios distribuídos e muitas vezes estão isolados em pequenos espaços. A pessoa que veem com mais frequência todos os dias é o estafeta. Eles têm uma necessidade psicológica especial de interação social.
Então, se a interação social for introduzida nos jogos blockchain, e vários membros discutirem e tomarem decisões juntos, se empolgarem e lutarem na guerra nacional juntos, que tipos de efeitos trará?
Então, existe um jogo assim?
BAC, um jogo blockchain, foca principalmente na interação social. Mais precisamente, é “interação social intensa fora do jogo”. O design do modelo central do jogo é “Grupo para Ganhar”, semelhante ao conceito no filme ‘Ready Player One’, onde o personagem principal depende do apoio dos membros de sua equipe que arriscam tudo para ajudá-lo a alcançar a fase final - ‘Sem irmãos, sem velocidade.’ A partir das informações apresentadas até agora, BAC aborda o conceito social da seguinte maneira:
Está intimamente integrado com o Blast, a cadeia pública de segunda camada da EVM (https://blast.io/, fundada pela equipe do Blur e investida pela Paradigm). Até o nome do jogo é um jogo inteligente de palavras, “Blast Auto Clubs”.
Não há necessidade de mencionar as atividades sociais da equipe Blast. "Formar um grupo para prometer ETH para airdrops" é uma inovação social que atinge diretamente os pontos fracos. Após o Blast ter iniciado o staking em novembro do ano passado, equipes de todo o lado foram atraídas para se juntar à equipe.
Os Jogos BAC são uma série de jogos casuais. O primeiro jogo chama-se BAC. O seu modelo económico é muito especial, chamado de "Grupo para Ganhar", o que significa que os utilizadores devem juntar-se a um clube de carros para participar na operação e partilhar os lucros, sendo que estes clubes de carros são semelhantes às alianças nos jogos tradicionais.
A ideia de enxertia é muito delicada: a BAC faz airdrops diretos de Vetoken para os utilizadores do Blast que têm ETH em staking. Este Vetoken pode ser usado para atualizar NFTs de personagens e estabelecer clubes no jogo. Em outras palavras, fornece liquidez aos utilizadores cujo ETH está atualmente bloqueado no Blast: uma vez que não o está a utilizar, por que não vir jogar com o Vetoken que lhe estamos a oferecer gratuitamente? O Blast já tem clubes de carros, então por que não trazer os membros do seu clube para jogar?
A equipa do projeto disse num AMA anterior: É necessário ganhar dinheiro para os utilizadores iniciais, de forma a gerar tração inicial; caso contrário, as redes sociais não podem ser feitas sem uma base de utilizadores suficiente.
A partir deste tweet anunciado em conjunto pela Ultiverse e BAC Games em 3 de janeiro de 2024, é evidente que BAC Games é um projeto que a Ultiverse apoia fortemente. Acredito que todos estão familiarizados com a Ultiverse. É investida por grandes instituições conhecidas, como a Binance e a Sequoia Capital, com um financiamento total de $9.5 milhões. Com a recente expectativa de distribuição de tokens e o desempenho notável de seus Electric Sheep NFTs, com preços em alta, a Ultiverse ganhou atenção significativa. Moonlight, gerente de comunidade da Ultiverse e um KOL de primeira linha na comunidade cripto, também é um anfitrião medalhado de ouro do Binance Live. Em uma recente AMA, a BAC revelou que Moonlight se tornou embaixador da BAC Games, apresentando consistentemente a BAC em várias AMAs em chinês e inglês.
A relação entre os Jogos BAC e a equipa da Blast ainda não viu quaisquer declarações ou divulgações relevantes até agora. Acredito que haverá notícias oficiais no futuro. No entanto, a data de lançamento dos Jogos BAC está intimamente relacionada com o momento em que a Blast entra na mainnet, o que basicamente confirma que BAC será o primeiro jogo blockchain na Blast.
Agora vamos dar uma olhada no modelo econômico V1 que foi lançado até agora:
O acima é o V1 do jogo, que é a versão PVE. O processo principal é que os usuários obtêm aleatoriamente 3 tipos de NFTs de personagens comprando caixas cegas. Diferentes NFTs correspondem à produção de diferentes materiais. Posteriormente, os usuários juntam-se a um clube de carros, contribuem com os materiais que produzem para construir carros e implantam vários tipos de carros em diferentes cidades para serviços de Uber. Isso, por sua vez, gera receita para todo o clube na forma de tokens BAC. Os tokens BAC são distribuídos automaticamente para as carteiras dos membros com base nos pontos de contribuição dentro do clube.
Vale a pena mencionar que o Vetoken mencionado acima será usado para construir clubes e atualizar NFTs de personagens. Nos primeiros dias, aqueles que podiam possuir VeToken eram usuários que participaram do staking de ETH no Blast. Relata-se que mais de $1.3 bilhão em ETH foram staked no Blast, então todo o jogo também é um empoderamento para esses usuários. Assim, o BAC teve uma enorme base de usuários do Blast desde o início.
É relatado que o V1 será jogável após o lançamento do mainnet Blast online de fevereiro a março de 2024. Haverá um beta fechado com 300 participantes antes do lançamento do mainnet. Atualmente, a comunidade DC da BAC está passando por um teste interno, o que qualifica para este beta fechado, e ao mesmo tempo, este bônus de beta fechado será convertido em um bônus must-win para os subsequentes NFTs de personagens genesis.
A imagem acima é o conteúdo do BAC V2. Além dos três níveis de PVP, também adiciona fãs, corridas, leilões e até inscrições. O V2 deverá ser lançado na atualização do Q2. A caixa azul na imagem também indica que o PFP NFT será lançado no futuro, o que representa o empoderamento de alto nível de toda a série de jogos BAC.
Durante a nossa comunicação com a equipa do projeto, é evidente que os Jogos BAC têm uma estratégia clara:
Portanto, em termos de design de modelo econômico, os produtos BAC têm duas inovações muito chamativas: um modelo de enxertia e “grupo para ganhar”, muito semelhante ao “modo frota” da Blast, que visa diretamente os pontos fracos.
"Não poder pagar 3A não é o problema, mas os jogos sociais têm melhor relação custo-eficácia." Em 2024, a pista de jogos blockchain já começou a florescer. Além da qualidade e jogabilidade dos jogos atualmente lançados por vários dos principais jogos blockchain, poderão jogos como os Jogos BAC, com sua jogabilidade leve e ênfase em jogos leves e atributos sociais, abrir seu próprio caminho? Aguardamos com expectativa.
Поділіться
Контент
Com o anúncio oficial da aprovação do ETF de Bitcoin nos EUA, o espaço cripto experimentou um ressalto de quatro meses a partir do fundo, com o BTC atingindo cerca de $40,000 a partir dos $16,000 no início do ano. O mercado está ganhando consenso. Durante esses quatro meses, a trilha de inscrição, o Ecossistema Bitcoin e a trilha do jogo blockchain tornaram-se os três principais impulsionadores deste mercado em alta.
Que novas narrativas e oportunidades terão os jogos blockchain, ou jogos WEB3, neste mercado em alta?
A jornada dos jogos de blockchain pode começar no início de 2021. Os profissionais acreditam agora que DeFi era extremamente popular naquela época, atraindo muito capital de fora da comunidade cripto. Para os utilizadores não profissionais comuns, os jogos parecem ser uma opção mais facilmente compreensível. Portanto, os primeiros jogos de blockchain podem ser vistos como DeFi envolvido numa casca de jogo, ou a narrativa do 'metaverso' é adicionada ao modelo económico de DeFi.
Talvez, em 2021, coincidindo com a loucura do mercado de touros anterior, a onda de jogos blockchain alarmou todo o espaço cripto. Os usuários no espaço cripto estão correndo para participar de novos jogos. Nunca jogou jogos antes? Não está interessado em jogos? Nada disso importa. Isso não era importante porque, naquela época, as operações de jogo só exigiam alguns cliques de mouse por dia, mas podiam trazer lucros substanciais.
Com o apoio do mercado de touros, todos os modelos econômicos parecem ser viáveis, mas um modelo simples de esquema Ponzi certamente entrará rapidamente numa espiral de morte. Os dois eventos cisne negro da Luna e FTX em 2022 ensinaram aos novatos na comunidade cripto uma lição dura. Durante este período, embora a abordagem de cada projeto fosse ainda a mesma de antes, sem o impulso do mercado de touros, o ciclo de sobrevivência da maioria dos produtos começou a declinar significativamente.
Assim, as principais equipas de projetos começaram a tentar cativar novamente os utilizadores de criptomoedas com qualidade de jogo e jogabilidade. "A nossa qualidade de jogo é muito superior à do Axie, por isso vamos definitivamente ser mais fortes do que eles e ganhar mais," disseram com confiança muitas equipas de projetos do mundo dos jogos WEB2 em 2022. Podem ter esperado usar a qualidade de jogo para contrariar os produtos GameFi 1.0, mas até agora, nenhum jogo WEB3 surgiu que possa ultrapassar os sucessos estrondosos como Axie ou StepN. Talvez todos estejam à espera de uma oportunidade perfeita que possa surgir no mercado em alta de 2024-2025.
O que conforta os jogadores é que em 2023, gigantes tradicionais da WEB2 com força financeira e background finalmente chegaram! Eles trazem não apenas jogos de alta qualidade sob grandes IPs, mas também fundos de teste de jogadores de dinheiro antigo na indústria de jogos na nova pista de jogos blockchain. Representantes típicos incluem Matr1x, Seraph, Metalist, Metacene e Crystal fun (Outer) e assim por diante.
Os profissionais da indústria também se referem a projetos com força financeira e expertise em jogos como jogos de blockchain WEB2.5. Diferente do GameFi1.0, que é puramente um projeto de esquema Ponzi, os jogos de blockchain WEB2.5 deram um salto na jogabilidade e qualidade, e sua abordagem de longo prazo e rítmica à coleção de NFT durante sua operação também aprofundou o consenso de muitos usuários WEB3 sobre tal produto.
De facto, melhorar a qualidade dos produtos de jogos de blockchain é um caminho necessário para a indústria como um todo se atualizar, porque a jogabilidade real dos jogos de blockchain da onda anterior era de facto muito baixa. Quer seja um utilizador de jogos ou um utilizador WEB3, se não houver efeito lucrativo, deverá ser difícil estimular a dopamina ao jogar esses produtos GameFi1.0.
Mas seguir os tradicionais jogos 3A para melhorar a jogabilidade é a única maneira de avançar para o estado atual da pista de jogos blockchain? Os atuais usuários de jogos WEB3 comprarão essa abordagem?
Vamos primeiro dar uma olhada mais de perto em quem está atualmente a jogar jogos WEB3. Afinal, é preciso muito tempo para analisar as características dos utilizadores atuais antes de desenvolver qualquer produto. Não se importar com o que os utilizadores gostam atualmente e manter uma confiança absoluta em ser capaz de cativar os utilizadores com um produto é uma estimativa apenas alcançada pela Apple sob a liderança de Steve Jobs.
Após um mercado em baixa de dois anos, aqueles que continuam a participar no setor de jogos WEB3 são considerados participantes experientes. Passar tanto tempo a jogar um jogo de blockchain, especialmente após um mercado em baixa desgastante, apenas para ser informado de que pode não ser lucrativo é incompreensível para esses jogadores experientes. Eles prefeririam jogar "Genshin Impact" ou "Phantom Beast Palu" se fosse para se divertir. Do ponto de vista dos jogadores experientes, um jogo de blockchain de alta qualidade não representa apenas uma alta jogabilidade na superfície, mas significa que o projeto possui capital, uma equipe dedicada e tecnologia - o chamado "investimento de valor" em produtos de jogos de blockchain.
Na realidade, a maioria dos utilizadores não concorda necessariamente que as produções de grande orçamento possam atrair mais estranhos. O pensamento predominante é que se uma grande equipa gastou muito dinheiro, não se concentrariam apenas em alguns jogadores menores. Isto reflete indiretamente o facto de que, uma vez que fundos significativos já foram gastos em preparação e investigação e desenvolvimento, a probabilidade de o projeto ser uma fraude de saída é relativamente baixa.
A maioria dos jogadores experientes vêm aqui apenas para ganhar dinheiro.
E quanto aos novos utilizadores? Atualmente, não houve um influxo substancial de novos utilizadores durante o atual mercado em alta, o que torna desafiante identificar as suas preferências.
Também existe uma questão não resolvida: gigantes da cripto com grandes reservas bancárias não passam muito tempo a jogar. Isto também resulta no facto de que grandes fundos só podem ser usados para comprar ativos e não podem realmente entrar no mecanismo central do jogo. Grandes investidores prefeririam colocar os seus fundos em DeFi para mineração. Na maioria dos jogos, fundos pequenos são usados para a agricultura de ouro PVE ou interações estratégicas. Todo o ciclo de vida do jogo é limitado à velocidade de entrada de novos utilizadores, à quantidade de fundos da parte do projeto e à capacidade de obter fundos fora do setor.
Reconhecendo essa realidade, devemos admitir que o perfil de usuário atual para jogos WEB3 está intimamente alinhado com o da comunidade cripto. Todos estão aqui para ganhar dinheiro e não são usuários reais de jogos. Portanto, melhorar a jogabilidade do jogo pode não atender diretamente às necessidades dos atuais usuários de jogos WEB3. Sua abordagem segue uma lógica onde alta jogabilidade leva a um projeto bem financiado, aumentando a probabilidade de os usuários iniciais obterem retornos lucrativos.
Além disso, a alta jogabilidade é fácil na teoria, mas na prática, os fundos financeiros escoam rapidamente. Com uma equipe de dezenas de pessoas e várias iniciativas de terceirização, o investimento inicial é enorme. O que é ainda mais embaraçoso é que, como a maioria dos atuais usuários de jogos WEB3 não são usuários reais de jogos, eles podem não ser sensíveis ao fato de que a equipe do projeto gastou milhões a mais em UI e gráficos. As equipes de projeto aspiram a comunicar o valor de seu produto por meio de design requintado, mas os usuários frequentemente carecem do discernimento para apreciá-lo. Essa desconexão leva a uma situação constrangedora, semelhante à falta de comunicação entre os gêneros - um desencontro na compreensão.
Para além de melhorar a jogabilidade, existem outros caminhos de desenvolvimento para jogos blockchain cativarem tanto os utilizadores existentes como os novos? Sem dúvida, um desses caminhos é através da interação social! Em 2024, a série de jogos de lazer BAC Games chegou com a filosofia de que "jogar jogos WEB3 é participar em interações sociais."
A interação social na indústria de jogos assume uma definição única comparativamente ao convívio social tradicional. Nos produtos de jogos, a interação social envolve reunir pessoas através de mecanismos de jogo. Inicialmente, os utilizadores criam laços através de tarefas partilhadas dentro do jogo, expandindo gradualmente as discussões para além do jogo, capturando o valor emocional dos utilizadores. O objetivo final é criar um efeito em que, mesmo que o jogo deixe de ser divertido, as amizades formadas dentro da comunidade de jogos continuam a ser entusiasmantes. O jogo serve como o meio que une estas pessoas.
Os jogos WEB3 têm vantagens únicas em redes sociais. Os utilizadores de WEB3 trabalham essencialmente em escritórios distribuídos e muitas vezes estão isolados em pequenos espaços. A pessoa que veem com mais frequência todos os dias é o estafeta. Eles têm uma necessidade psicológica especial de interação social.
Então, se a interação social for introduzida nos jogos blockchain, e vários membros discutirem e tomarem decisões juntos, se empolgarem e lutarem na guerra nacional juntos, que tipos de efeitos trará?
Então, existe um jogo assim?
BAC, um jogo blockchain, foca principalmente na interação social. Mais precisamente, é “interação social intensa fora do jogo”. O design do modelo central do jogo é “Grupo para Ganhar”, semelhante ao conceito no filme ‘Ready Player One’, onde o personagem principal depende do apoio dos membros de sua equipe que arriscam tudo para ajudá-lo a alcançar a fase final - ‘Sem irmãos, sem velocidade.’ A partir das informações apresentadas até agora, BAC aborda o conceito social da seguinte maneira:
Está intimamente integrado com o Blast, a cadeia pública de segunda camada da EVM (https://blast.io/, fundada pela equipe do Blur e investida pela Paradigm). Até o nome do jogo é um jogo inteligente de palavras, “Blast Auto Clubs”.
Não há necessidade de mencionar as atividades sociais da equipe Blast. "Formar um grupo para prometer ETH para airdrops" é uma inovação social que atinge diretamente os pontos fracos. Após o Blast ter iniciado o staking em novembro do ano passado, equipes de todo o lado foram atraídas para se juntar à equipe.
Os Jogos BAC são uma série de jogos casuais. O primeiro jogo chama-se BAC. O seu modelo económico é muito especial, chamado de "Grupo para Ganhar", o que significa que os utilizadores devem juntar-se a um clube de carros para participar na operação e partilhar os lucros, sendo que estes clubes de carros são semelhantes às alianças nos jogos tradicionais.
A ideia de enxertia é muito delicada: a BAC faz airdrops diretos de Vetoken para os utilizadores do Blast que têm ETH em staking. Este Vetoken pode ser usado para atualizar NFTs de personagens e estabelecer clubes no jogo. Em outras palavras, fornece liquidez aos utilizadores cujo ETH está atualmente bloqueado no Blast: uma vez que não o está a utilizar, por que não vir jogar com o Vetoken que lhe estamos a oferecer gratuitamente? O Blast já tem clubes de carros, então por que não trazer os membros do seu clube para jogar?
A equipa do projeto disse num AMA anterior: É necessário ganhar dinheiro para os utilizadores iniciais, de forma a gerar tração inicial; caso contrário, as redes sociais não podem ser feitas sem uma base de utilizadores suficiente.
A partir deste tweet anunciado em conjunto pela Ultiverse e BAC Games em 3 de janeiro de 2024, é evidente que BAC Games é um projeto que a Ultiverse apoia fortemente. Acredito que todos estão familiarizados com a Ultiverse. É investida por grandes instituições conhecidas, como a Binance e a Sequoia Capital, com um financiamento total de $9.5 milhões. Com a recente expectativa de distribuição de tokens e o desempenho notável de seus Electric Sheep NFTs, com preços em alta, a Ultiverse ganhou atenção significativa. Moonlight, gerente de comunidade da Ultiverse e um KOL de primeira linha na comunidade cripto, também é um anfitrião medalhado de ouro do Binance Live. Em uma recente AMA, a BAC revelou que Moonlight se tornou embaixador da BAC Games, apresentando consistentemente a BAC em várias AMAs em chinês e inglês.
A relação entre os Jogos BAC e a equipa da Blast ainda não viu quaisquer declarações ou divulgações relevantes até agora. Acredito que haverá notícias oficiais no futuro. No entanto, a data de lançamento dos Jogos BAC está intimamente relacionada com o momento em que a Blast entra na mainnet, o que basicamente confirma que BAC será o primeiro jogo blockchain na Blast.
Agora vamos dar uma olhada no modelo econômico V1 que foi lançado até agora:
O acima é o V1 do jogo, que é a versão PVE. O processo principal é que os usuários obtêm aleatoriamente 3 tipos de NFTs de personagens comprando caixas cegas. Diferentes NFTs correspondem à produção de diferentes materiais. Posteriormente, os usuários juntam-se a um clube de carros, contribuem com os materiais que produzem para construir carros e implantam vários tipos de carros em diferentes cidades para serviços de Uber. Isso, por sua vez, gera receita para todo o clube na forma de tokens BAC. Os tokens BAC são distribuídos automaticamente para as carteiras dos membros com base nos pontos de contribuição dentro do clube.
Vale a pena mencionar que o Vetoken mencionado acima será usado para construir clubes e atualizar NFTs de personagens. Nos primeiros dias, aqueles que podiam possuir VeToken eram usuários que participaram do staking de ETH no Blast. Relata-se que mais de $1.3 bilhão em ETH foram staked no Blast, então todo o jogo também é um empoderamento para esses usuários. Assim, o BAC teve uma enorme base de usuários do Blast desde o início.
É relatado que o V1 será jogável após o lançamento do mainnet Blast online de fevereiro a março de 2024. Haverá um beta fechado com 300 participantes antes do lançamento do mainnet. Atualmente, a comunidade DC da BAC está passando por um teste interno, o que qualifica para este beta fechado, e ao mesmo tempo, este bônus de beta fechado será convertido em um bônus must-win para os subsequentes NFTs de personagens genesis.
A imagem acima é o conteúdo do BAC V2. Além dos três níveis de PVP, também adiciona fãs, corridas, leilões e até inscrições. O V2 deverá ser lançado na atualização do Q2. A caixa azul na imagem também indica que o PFP NFT será lançado no futuro, o que representa o empoderamento de alto nível de toda a série de jogos BAC.
Durante a nossa comunicação com a equipa do projeto, é evidente que os Jogos BAC têm uma estratégia clara:
Portanto, em termos de design de modelo econômico, os produtos BAC têm duas inovações muito chamativas: um modelo de enxertia e “grupo para ganhar”, muito semelhante ao “modo frota” da Blast, que visa diretamente os pontos fracos.
"Não poder pagar 3A não é o problema, mas os jogos sociais têm melhor relação custo-eficácia." Em 2024, a pista de jogos blockchain já começou a florescer. Além da qualidade e jogabilidade dos jogos atualmente lançados por vários dos principais jogos blockchain, poderão jogos como os Jogos BAC, com sua jogabilidade leve e ênfase em jogos leves e atributos sociais, abrir seu próprio caminho? Aguardamos com expectativa.