Liquity é um protocolo de empréstimo descentralizado construído na Ethereum, que permite aos utilizadores depositar ETH como garantia para obter empréstimos em LUSD sem pagar juros, enquanto é necessária uma taxa única de empréstimo/resgate.
LUSD é uma stablecoin colateralizada indexada ao dólar dos EUA. Ao depositar e bloquear ETH como garantia em um contrato inteligente, os usuários podem criar uma posição individual chamada de 'Trove' e obter liquidez instantânea ao emitir LUSD.
Os utilizadores que criam LUSD devem manter uma taxa mínima de garantia de 110%, caso contrário, o contrato inteligente liquidará o ETH bloqueado para pagar o empréstimo LUSD.
Qualquer detentor de LUSD pode trocar 1 LUSD por $1 de valor em ETH. O mecanismo de resgate e liquidação garante que existam reservas suficientes de LUSD para manter o seu valor mínimo de $1, e a taxa de colateral de 110% cria um teto de preço para o LUSD.
O LUSD utiliza um mecanismo de arbitragem para ajustar o fornecimento de tokens no mercado, e a inflação e deflação automáticas podem garantir ainda mais que o LUSD esteja vinculado ao dólar dos EUA.
A Liquity também oferece serviços de ganhos para depósitos de LUSD. Os utilizadores que depositam LUSD na Stability Pool através de contratos inteligentes podem ganhar uma parte das taxas de empréstimo, taxas de resgate e taxas de liquidação pagas por outros utilizadores.
Quando não há outros usuários no mercado para liquidar posições de Tesouro com índices de garantia insuficientes, os depositantes no Pool de Estabilidade atuarão como liquidantes finais para reembolsar as dívidas em LUSD e obter o colateral ETH.
Se o LUSD no Pool de Estabilidade for insuficiente para pagar a dívida, a dívida liquidada em LUSD e o colateral serão redistribuídos aos mutuários ativos. Isso serve como um mecanismo de seguro para manter a integridade do processo de liquidação da dívida.
O design único da Liquity permite aos utilizadores pedir emprestado a uma baixa taxa de garantia. Utiliza incentivos económicos para manter a paridade do LUSD sem depender da governança da comunidade ou da intervenção das taxas de juro.
O preço de criptomoedas como BitcoineEthereumpode flutuar violentamente. Para resolver esse problema, são criadas stablecoins cujos preços são fixados às moedas fiduciárias para manter uma taxa de câmbio fixa.
As stablecoins são uma força motriz do ecossistema DeFi, pois melhoram a liquidez entre diferentes ativos de criptomoeda. Os traders podem converter criptomoedas de alto risco em stablecoins para proteger riscos ou usar stablecoins como método de pagamento.
Existem três tipos de stablecoins: stablecoins garantidas por moeda fiduciária, stablecoins garantidas por criptomoedas e stablecoins algorítmicas.
Stablecoins garantidos por fiat são suportados por moedas fiat e ativos altamente líquidos. Normalmente têm baixa volatilidade de preço, mas um alto grau de centralização. Exemplos comuns de stablecoins incluemUSDT, USDC, Paxos e TrueUSD.
As stablecoins garantidas por criptomoedas requerem ativos de criptomoeda correspondentes para serem apostados como garantia. Por exemplo, MakerDAO, Equilíbrio e,Synthetixpermite aos detentores bloquear criptomoedas para criar stablecoins, proporcionando aos utilizadores oportunidades de obter mais liquidez e valor ao mesmo tempo que mantêm os seus investimentos.
As stablecoins algorítmicas dependem exclusivamente de contratos inteligentes para controlar o fornecimento e o preço, tornando-as suscetíveis à especulação e flutuações de preço. Por exemplo, UST entrou em colapso devido à superemissão. Outras stablecoins algorítmicas incluem USDD, FRAX, AMPL e outras.
Geralmente, vários protocolos de empréstimo enfrentam problemas comuns.
Em primeiro lugar, existem taxas de juros altas e imprevisíveis que têm como objetivo regular o fornecimento de tokens e manter a paridade das stablecoins. No entanto, as taxas de juros podem não ter efeitos óbvios a curto prazo e, ao longo do tempo, podem acumular e aumentar os custos de empréstimos para os utilizadores.
Isso significa que a especulação a curto prazo e os traders alavancados podem não ser afetados significativamente pelas taxas de juros, mas os mutuários existentes podem não conseguir pagar seus empréstimos devido a reações tardias às taxas de juros crescentes. Por exemplo, a MakerDAO teve uma taxa de juros anual de mais de 20% em 2019.
Em segundo lugar, os detentores de tokens de governança podem decidir os parâmetros econômicos importantes desses projetos de empréstimo, como taxas de juros e taxas de utilização. No entanto, a governança on-chain sempre foi difícil devido a deficiências como baixas taxas de votação, incentivos inadequados, o controle dos direitos de governança por algumas pessoas, conflitos de interesse, etc. Isso torna as configurações de parâmetros econômicos mais controversas. Portanto, é difícil garantir que o protocolo possa desempenhar efetivamente suas funções para atender à comunidade e aos usuários.
As plataformas de empréstimos geralmente exigem que os mutuários supergarantam, resultando em ineficiência de capital. Portanto, os mutuários são forçados a manter uma taxa de garantia mais alta, que é derivada do mecanismo de liquidação ineficiente, pois o design de leilões de garantias a preço fixo não consegue lidar com liquidações repentinas em grande escala e mudanças de preço. Um evento conhecido foi a Quinta-feira Negra das Criptomoedas em 2020, onde mesmo com o limite de garantia da MakerDAO definido em 150%, o colapso repentino das criptomoedas fez com que os robôs de liquidação falhassem em processar dívidas ruins, levando eventualmente a erros como leiloar ETH a um preço de $0.
A falta de arbitragem direta e mecanismos de ancoragem rígida é outra falha desses protocolos de empréstimo, uma vez que as stablecoins colateralizadas por criptomoedas geralmente não podem ser resgatadas ao valor nominal, nem seus preços podem ser garantidos para permanecerem fixos. Esses tipos de sistemas geralmente dependem de um mecanismo de ancoragem suave para estabilizar a taxa de câmbio controlando a quantidade emprestada no mercado por meio de taxas variáveis (como taxas de juros). Em comparação com as stablecoins colateralizadas por moeda fiduciária, as stablecoins colateralizadas por criptomoedas têm maiores flutuações de preço.
A Liquity foi oficialmente lançada em abril de 2021 e fundada por Robert Lauko e Rick Pardoe, tendo Michael Svoboda como CEO atual. Robert Lauko era pesquisador na DFINITY, uma startup que desenvolve o projeto Internet Computer, e começou a conceituar e prototipar a Liquity em 2019. Em 2020, uniu forças com Rick Pardoe, um desenvolvedor de Solidity com diplomas em Física e Economia, para formar a equipe central da Liquity.
Em setembro de 2020, Liquity anunciadoque havia levantado $2.4 milhões em financiamento inicial para apoiar a equipe e o desenvolvimento do protocolo. A rodada foi liderada pela Polychain Capital e atraiu muitos investidores-anjo, incluindo a_capital, Lemniscap, 1kx, DFINITY Ecosystem Fund, Robot Ventures e Tomahawk.VC. No início de 2021, a Liquity realizou outras duas rodadas de financiamento e arrecadou um total de $8.4 milhões, com a participação da Pantera Capital.
Fonte: Website Liquity
A visão da Liquity é estabelecer um protocolo de empréstimos descentralizado para o Ethereum. É apoiado por algoritmos de contratos inteligentes imutáveis e livres de governança, de modo que nem mesmo a equipe fundadora possa fazer atualizações ou modificações. Ele alcança plena descentralização através de uma rede descentralizada de operadores de interface.
Nos crashs do mercado de criptomoedas em maio de 2021 e maio de 2022, o mecanismo da Liquity provou sua validade, com sua taxa de câmbio permanecendo próxima do piso de $1. No início de 2023, devido ao impacto das políticas governamentais de vários países e à condição de mercado em constante mudança, vários stablecoins, como USDC, DAI e BUSD, sofreram desvinculação. Embora o contrato inteligente da Liquity não seja mais atualizado após o seu lançamento, sua crescente lista de parceiros e ecossistema tem despertado a atenção pública para a importância das stablecoins descentralizadas na mitigação de riscos.
Para resumir, a emissão de qualquer stablecoin colateralizada envolve os seguintes conceitos principais:
Colateralização
Cunhagem
Resgate
Liquidação
Arbitragem
As stablecoins sem reservas de garantia podem perder a sua capacidade de resgate devido à insolvência. O mecanismo de resgate pode controlar o fornecimento de moeda em circulação para causar inflação e deflação, ajudando assim a estabilizar a taxa de câmbio. A liquidação destina-se a evitar a sobre- emissão de stablecoins causada por dívidas ruins no sistema. A arbitragem é crucial para manter uma taxa de câmbio estável entre stablecoins e moedas fiduciárias, permitindo que os arbitragistas negociem com base em mecanismos de mercado e incentivos econômicos, mantendo assim uma taxa de câmbio fixa entre stablecoins e moedas fiduciárias. O protocolo Liquity tem designs únicos em vários aspectos para alcançar empréstimos sem juros e uma taxa de câmbio estável para LUSD.
Qualquer pessoa pode depositar e bloquear ETH como garantia numa tesoura chamada Trove para emitir LUSD até 90,91% do valor em USD da garantia.
Em outras palavras, o Trove deve sempre manter uma taxa mínima de colateral (MCR) de 110%, significando que a relação do valor do colateral com a dívida LUSD deve estar acima de 110%.
O valor do colateral excede a dívida em LUSD para garantir a resgatabilidade do LUSD. Os utilizadores podem pedir emprestado mais LUSD a qualquer momento quando a taxa de colateral for superior a 110%, e se a taxa de colateralização cair para perto de 110%, mais colateral deve ser fornecido para criar mais LUSD.
O contrato inteligente do Liquity limita a dívida mínima para a criação de um Tesouro a 2.000 LUSD e, ao pagar, a dívida deve ser liquidada abaixo de 2.000 LUSD para evitar que dívidas de baixa garantia afetem a taxa de garantia geral do protocolo.
Para pedir emprestado ao protocolo Liquity, os mutuários são cobrados uma taxa única de empréstimo sem pagar juros. Desde que haja uma proporção de garantia suficiente, os usuários podem pedir emprestado indefinidamente. A taxa de empréstimo é variável de acordo com a atividade de empréstimo e tempo de todos os usuários e diminuirá gradualmente quando não houver mutuários por um longo tempo. A taxa de empréstimo varia de 0,5% a 5%.
Liquity permite aos utilizadores com garantias detidas nas suas Troves pagar as suas dívidas em LUSD e resgatar um valor equivalente de garantias em ETH. Um LUSD pode ser resgatado por um valor de 1$ em garantias de ETH.
Um Trove totalmente resgatado significa que a dívida foi paga e será fechada automaticamente. O protocolo Liquity não permite que nenhum Trove seja deixado com uma dívida não nula abaixo de 2.000 LUSD. Cobra uma taxa única de ETH para o resgate, com a taxa de resgate ajustada dinamicamente com base na frequência de resgate de todos os usuários. Se não houver resgate por um longo período, a taxa da taxa diminuirá gradualmente (a taxa base é de 0,5%).
O contrato inteligente usará primeiro o LUSD resgatado para pagar a Trove com a menor taxa de garantia, que tem o maior risco, e transferir a quantidade correspondente de ETH para o resgatador. Portanto, a atividade de resgate pode aumentar a taxa de garantia geral do protocolo e reduzir o risco sistêmico.
Imagem: Livro branco do Liquity
Para garantir que o LUSD em circulação tenha reservas de garantia suficientes, os Troves cuja relação de garantia cai abaixo de 110% serão liquidados e fechados. Quando a liquidação ocorre, qualquer pessoa pode assumir a propriedade da garantia ETH ao reembolsar a dívida LUSD em nome do mutuário. Existem três mecanismos de liquidação por ordem de prioridade.
Os liquidatários fornecem liquidez LUSD ao protocolo Liquity para obter garantia ETH e receber uma compensação de gás (200 LUSD + 0,5% da garantia ETH do Trove) como recompensa por este serviço.
Os detentores de LUSD podem depositar LUSD no Liquity's Stability Pool para ganhar receitas (taxas de cunhagem + taxas de liquidação). Quando não há liquidadores no mercado para fornecer serviços imediatos de liquidação, os depósitos do Stability Pool absorverão dívidas de LUSD e obterão garantia ETH. Como o ETH está sobrecolateralizado, os depositantes no Stability Pool podem ganhar a diferença do ETH com desconto durante a liquidação. Além disso, os depositantes no Stability Pool podem ganhar tokens LQTY como recompensa.
Tecnicamente, o LUSD depositado pode ser retirado da Pool de Estabilidade a qualquer momento, mas as funções de depósito e retirada serão temporariamente suspensas quando houver Troves que precisam ser liquidados no sistema para garantir que as dívidas sejam pagas de forma suave.
Nos gráficos seguintes, vamos tomar a dívida (a barra vermelha) e o colateral (a barra azul) a serem liquidados como exemplo. Se houver apenas $10,900 de colateral em ETH e uma dívida de 10,000 LUSD neste Tesouro, a Pool de Estabilidade destruirá 10,000 LUSD para absorver a dívida e obter um valor de $10,900 em ETH.
Fonte: Whitepaper da Liquity
Os depósitos de LUSD no Pool de Estabilidade podem não ser suficientes para compensar todos os Troves subgarantidos, ou os depósitos de LUSD podem ser esgotados durante o processo de liquidação do Pool de Estabilidade, resultando na absorção parcial das dívidas dos Troves.
Neste caso, o sistema irá redistribuir as dívidas restantes e a garantia do Tesouro parcialmente liquidado, bem como os Tesouros restantes subgarantidos para todas as posições existentes. A redistribuição da garantia e da dívida é feita proporcionalmente ao montante da garantia do Tesouro destinatário, sendo que os Tesouros com índices de garantia mais elevados recebem mais dívida e garantia. Isso garante que o sistema não sofra liquidações em cascata.
Tomando a seguinte tabela como exemplo. Se a taxa de colateral da Trove D for insuficiente e ela tiver que ser liquidada, suas dívidas serão redistribuídas para as Troves A, B e C, proporcionalmente às suas taxas de colateral.
Após a redistribuição, o aumento da dívida que cada Trove recebe é:
A = 8.000 * 1,5 / (1,5 + 4 + 7) = 960 (LUSD)
B = 8.000 * 4 / (1,5 + 4 + 7) = 2.560 (LUSD)
C = 8.000 * 7 / (1,5 + 4 + 7) = 4.480 (LUSD)
Após a redistribuição, o aumento de garantia que cada Tesouro recebe é:
A = 4.3 * 1.5 / (1.5 + 4 + 7) = 0.52 (ETH)
B = 4.3 * 4 / (1.5 + 4 + 7) = 1.38 (ETH)
C = 4.3 * 7 / (1.5 + 4 + 7) = 2.41 (ETH)
Os utilizadores do Trove D ainda mantêm todo o LUSD que pediram emprestado, mas ainda sofrem uma perda global de cerca de 10% devido à perda de garantia de ETH.
É importante notar que a redistribuição da dívida não aumentará a taxa global de garantia do protocolo Liquity, mas reduzirá a taxa de garantia individual de outros Tesouros de empréstimo, tornando mais arriscado para outros utilizadores serem liquidados. Quando há uma liquidez insuficiente de LUSD, todos têm de suportar o risco de uma dívida ruim individual. Desta forma, os utilizadores são incentivados a pagar de forma proativa.
Em cenários extremos (por exemplo, o preço do colateral desaba, não há liquidadores suficientes no mercado, o Pool de Estabilidade é esgotado e ocorre redistribuição contínua da dívida), o protocolo Liquity ainda pode estar subcolateralizado, resultando na falta de reservas para respaldar o LUSD em circulação.
Assumindo que um grande número de Tesouros são fechados devido à redistribuição da dívida e há apenas um Tesouro com dívida LUSD pendente e garantia ETH. Se o preço do ETH continuar caindo, o valor da garantia será menor que a dívida em LUSD, então o mutuário nunca irá reembolsar a dívida.
Considerando esses cenários especiais, a Liquity incorpora um mecanismo de liquidação antecipada chamado Modo de Recuperação. Quando a taxa de colateral total (TCR) cai abaixo de 150%, o Modo de Recuperação será acionado para liquidar Troves com taxas de colateral mais baixas até que a TCR esteja acima de 150%.
Diferentes rácios de colateral irão causar resultados diferentes da seguinte forma:
Rácio de garantia do Trove < 100%: A Reserva de Estabilidade é esgotada; ocorre redistribuição da dívida.
100% < A taxa de garantia do Tesouro < 110%: Liquidação automática.
110% < Taxa de colateral da Trove < TCR < 150%: O Modo de Recuperação é acionado pela liquidação antecipada.
150% < Taxa de colateral da Trove: Não é possível a liquidação.
O TCR depende do valor total da dívida e do valor do colateral de todos os utilizadores no protocolo Liquity. Se a dívida de outros utilizadores aumentar mas não for fornecido mais colateral, o TCR irá diminuir, expondo todos os mutuários ao risco de liquidação antecipada. Através deste mecanismo, o endividamento desnecessário de alta alavancagem é desencorajado, mantendo assim a solvência do Liquity.
A Liquity permite que os mutuários resgatem $1 de garantia em ETH por 1 LUSD. Quando o preço do LUSD cair abaixo de $1, os mutuários (ou liquidantes) podem participar diretamente em arbitragem.
Por exemplo, se o preço atual do LUSD for $0.8, reembolsar 1 empréstimo de LUSD renderá $1 em ETH, o que significa que você pode obter 1,25 LUSD para cada LUSD que pagar. Os usuários serão fortemente incentivados a reembolsar empréstimos LUSD → vender ETH → vender USD → comprar LUSD.
Desta forma, o LUSD em circulação será queimado, causando uma pressão de valorização e empurrando o preço do LUSD de volta para sua âncora de $1, que é o piso de preço rígido para o LUSD.
Por outro lado, quando o preço do LUSD sobe acima de $1.1, os mutuários também podem participar diretamente em arbitragem.
Por exemplo, se o preço atual do LUSD for $1.25, então para cada $1.1 de ETH colateralizado, você pode obter 1 empréstimo de LUSD. Em outras palavras, você pode obter 1.25 USD pagando 1.1 USD. Os usuários serão fortemente incentivados a vender USD → comprar ETH → emprestar → vender LUSD → comprar USD.
Isso aumentará a quantidade de LUSD em circulação e criará pressão inflacionária, empurrando o preço do LUSD de volta para sua âncora de $1, que é o teto de preço para o LUSD.
Imagem: Blog Liquity
Comparado com outros projetos de stablecoin colateralizada, o Liquity fez muitas melhorias na experiência do utilizador e na segurança do sistema.
A Liquity cobra apenas uma taxa única de empréstimo/resgate. Os mutuários não precisam pagar juros.
O mecanismo eficiente de liquidação da Liquity reduz efetivamente o limiar da taxa de garantia, permitindo aos usuários obter mais liquidez de LUSD a partir do mesmo valor de ETH. Através de várias rodadas de empréstimos, é possível alcançar alavancagem de até 11x, enquanto os protocolos de empréstimo que exigem taxas de garantia acima de 150% só podem alcançar alavancagem de 3x.
O LUSD é emitido automaticamente através de contratos inteligentes, sem administradores da comunidade disponíveis. Nem mesmo a equipe de desenvolvimento tem o direito de modificar o protocolo. Numerosos operadores de front-end podem resistir eficazmente ao risco de censura e ajudar a construir uma stablecoin verdadeiramente descentralizada.
LUSD tem reservas suficientes para serem trocadas pelo colateral ETH subjacente de valor igual a qualquer momento.
LUSD pode ser rapidamente usado para liquidar as dívidas do Trove sem passar pelo processo de leilão de garantia.
A maioria dos protocolos de empréstimo espera passivamente que os liquidantes forneçam liquidez para pagar dívidas. Quando não houver liquidez suficiente ou nenhum liquidante disposto a fornecer serviços, isso terá um impacto sério no preço do colateral.
A Pool de Estabilidade da Liquity tem a sua própria liquidez, com os depositantes de LUSD a servir como os fornecedores de liquidez últimos, o que reduz o impacto da liquidação sobre os preços dos ativos garantidores.
A redistribuição da dívida pode evitar a escalada do impacto das dívidas ruins e incentivar os usuários a pagar para fornecer a liquidez necessária para o protocolo Liquity. O Modo de Recuperação liquida empréstimos de alto risco antecipadamente para evitar um colapso do protocolo devido à insolvência.
No mercado volátil de criptomoedas, a liquidação é na verdade uma atividade muito lucrativa. No entanto, configurar robôs de liquidação na blockchain requer alta expertise técnica e pode até resultar em taxa de gásperdas devido à concorrência entre vários robôs.
Estatísticasmostra que o rendimento médio anual (APY) da Pool de Estabilidade LUSD atingiu até 32% desde o seu lançamento e, mesmo durante o mercado de baixa, gerou um rendimento mínimo de 3%. Seus empréstimos sem juros oferecem aos usuários mais ganhos do que a maioria das outras plataformas de empréstimos.
O protocolo Liquity utiliza a taxa total de garantia (TCR) para decidir se deve acionar o Modo de Recuperação para liquidar Troves com uma taxa de garantia insuficiente antecipadamente. Portanto, os hackers podem usar um grande número de pequenos empréstimos com baixas taxas de garantia para lançar ataques de poeira e usar o Modo de Recuperação para liquidar os grandes empréstimos de outros usuários para obter lucro.
O Protocolo Liquity definiu um limite mínimo de empréstimo de 2.000 LUSD, mas isso também impõe limitações ao uso de pequenos empréstimos.
O facto de a equipa do projeto não poder modificar contratos inteligentes fornece benefícios e limitações ao protocolo. Embora isso ajude a alcançar a descentralização e a resistência à censura, também torna impossível para o LUSD ter quaisquer atualizações. Para iterar, a equipa precisa de criar um novo contrato inteligente (versão LUSD V.2) e migrar os utilizadores existentes.
Em setembro de 2022, quando o Ethereum executou The Merge, a equipe da Liquity descobriu um problema de códigocom o oráculo de preços. O protocolo Liquity usa principalmente o oráculo da Chainlink para preços e apenas usa o oráculo da Tellor quando o oráculo da Chainlink falha. No entanto, o oráculo de fallback Tellor detectou um bug que pode fornecer informações incorretas, o que foi explorado por hackers para criar bilhões de tokens LUSD no fork do ETHW.
Como o código LUSD não pode ser atualizado, a equipe teve que melhorar o sistema de precificação do oráculo Tellor para evitar tais problemas. Até o momento, nenhum usuário sofreu perdas substanciais na blockchain Ethereum devido à vulnerabilidade do oráculo.
A Liquity não tem um mecanismo de governança, o que elimina as dúvidas da indústria sobre manipulação humana. Mas, por outro lado, o seu potencial de desenvolvimento a longo prazo no futuro também é limitado.
Tendo passado por frequentes volatilidades no mercado de criptomoedas desde o seu lançamento, o LUSD foi negociado abaixo de $1 apenas algumas vezes. À medida que os governos ao redor do mundo anunciaram seus requisitos regulamentares sobre stablecoins centralizadas, a demanda pelo stablecoin totalmente descentralizado LUSD aumentou. Atualmente, um prémio de "resiliência"é necessário um depósito de 0,3-3% para comprar LUSD.
O contrato inteligente do LUSD não pode ser atualizado. Atualmente, apenas o ETH pode ser usado como garantia desde o seu lançamento, o que o torna menos flexível do que outros protocolos de empréstimo.
O token LQTY é o segundo token emitido pelo protocolo Liquity, que pode ser usado para ganhar receitas de taxas do sistema de empréstimos e incentivar os primeiros adotantes e operadores de front-end.
As recompensas LQTY são distribuídas para os utilizadores e instituições que fornecem liquidez LUSD, incluindo aqueles que depositam LUSD no Stability Pool, operadores de frontend que oferecem depósitos LUSD e fornecedores de liquidez da pool LUSD/ETH Uniswap.
O fornecimento máximo do token LQTY é de 100 milhões. Uma vez que o protocolo Liquity não tem governança, o LQTY não é um token de governança.
Os utilizadores que apostam LQTY podem ganhar uma parte das taxas geradas pela emissão de empréstimos e resgate de LUSD a partir do protocolo de empréstimo. As recompensas de liquidez LQTY são reduzidas a metade anualmente. Atualmente, a maioria dos tokens LQTY estão em circulação.
A alocação inicial do LQTY é a seguinte:
Imagem: Blog de liquidez
Comparado com a maioria das outras stablecoins, a quota de mercado da LUSD ainda é relativamente baixa. No entanto, no momento da escrita, existem 17 diferentes operadores de frontendque permitem um uso mais suave da stablecoin LUSD, permitindo que o LUSD resista eficazmente à censura. Atualmente, existem mais de 10.000 endereços de carteira individuais que detêm LUSD.
Em maio de 2022, o LUSD integrou-se com sucesso com o provedor de serviços de pagamento Moverpermitindo aos residentes dos 28 países da União Europeia e do Reino Unido, Noruega e Islândia conectar suas carteiras não custodiais (como MetaMask, Coinbase Wallet, ou qualquer outra carteira através do WalletConnect) à aplicação web da Mover e fazer pagamentos eletrónicos diretamente com LUSD.
Os utilizadores que solicitam um cartão Mover precisam de passar por um processo KYC. A encomenda do cartão tem um custo de €9, com uma taxa de gestão anual de €15.
Atualmente, a LUSD concentra-se no desenvolvimento de estratégias de rendimento de liquidez e aplicações entre cadeias.Obrigação de FrangoÉ um protocolo de geração de rendimento construído na Liquity, permitindo que os detentores de LUSD comprem títulos ou tokens BLUSD e obtenham retornos mais elevados do que a Pool de Estabilidade. O Chicken Bond tem múltiplas fontes automatizadas de receita, incluindo a pool de liquidez $LUSD da Curve. No entanto, deve ser notado que o Chicken Bond é um derivado financeiro premium e, sob certas condições, o rendimento de juros pode não compensar as perdas premium.
Recentemente, a equipe do projeto anunciou um plano para integrar com oRede AzteceOtismo, bem como vários projetos DeFi, incluindo PowerPool, Caixa de velocidades, e Sonne Finance. Notavelmente, LiquiFrensserve como uma tentativa ousada da Liquity de abordar o problema da falta de governança comunitária na Liquity, esforçando-se para promover o crescimento de usuários, liquidez, montante emprestado e negociação de LUSD/LQTY através de recompensas em tokens.
A Liquity é um protocolo de empréstimo descentralizado construído na Ethereum, que permite aos utilizadores depositar o seu ETH como garantia num Tesouro e pedir emprestado LUSD sem juros, uma stablecoin indexada ao dólar americano. Os utilizadores podem depositar LUSD na Pool de Estabilidade da Liquity para ganhar rendimentos.
Desde que a taxa de colateral se mantenha acima de 110%, os usuários podem pedir emprestado LUSD indefinidamente, tornando-o uma excelente solução para usuários com necessidades de empréstimo a longo prazo.
O elevado grau de descentralização e a existência de inúmeros operadores de frontend são duas das vantagens da Liquity. Suas reservas estáveis e mecanismo de liquidação têm provado a eficácia do código de contrato inteligente da Liquity. Ao enfrentar a severa situação de colapsos de stablecoin e desafios regulatórios, o LUSD destaca-se e atrai muito mais atenção do mercado.
No entanto, a Liquidity nunca será atualizada e carece de governança da comunidade, o que tem limitado em grande parte o seu desenvolvimento. A equipe de desenvolvimento está atualmente a trabalhar numa solução para obter um compromisso entre a descentralização total e a intervenção humana, com o objetivo de expandir ainda mais as aplicações da Liquity e desbloquear maiores oportunidades de crescimento.
Liquity é um protocolo de empréstimo descentralizado construído na Ethereum, que permite aos utilizadores depositar ETH como garantia para obter empréstimos em LUSD sem pagar juros, enquanto é necessária uma taxa única de empréstimo/resgate.
LUSD é uma stablecoin colateralizada indexada ao dólar dos EUA. Ao depositar e bloquear ETH como garantia em um contrato inteligente, os usuários podem criar uma posição individual chamada de 'Trove' e obter liquidez instantânea ao emitir LUSD.
Os utilizadores que criam LUSD devem manter uma taxa mínima de garantia de 110%, caso contrário, o contrato inteligente liquidará o ETH bloqueado para pagar o empréstimo LUSD.
Qualquer detentor de LUSD pode trocar 1 LUSD por $1 de valor em ETH. O mecanismo de resgate e liquidação garante que existam reservas suficientes de LUSD para manter o seu valor mínimo de $1, e a taxa de colateral de 110% cria um teto de preço para o LUSD.
O LUSD utiliza um mecanismo de arbitragem para ajustar o fornecimento de tokens no mercado, e a inflação e deflação automáticas podem garantir ainda mais que o LUSD esteja vinculado ao dólar dos EUA.
A Liquity também oferece serviços de ganhos para depósitos de LUSD. Os utilizadores que depositam LUSD na Stability Pool através de contratos inteligentes podem ganhar uma parte das taxas de empréstimo, taxas de resgate e taxas de liquidação pagas por outros utilizadores.
Quando não há outros usuários no mercado para liquidar posições de Tesouro com índices de garantia insuficientes, os depositantes no Pool de Estabilidade atuarão como liquidantes finais para reembolsar as dívidas em LUSD e obter o colateral ETH.
Se o LUSD no Pool de Estabilidade for insuficiente para pagar a dívida, a dívida liquidada em LUSD e o colateral serão redistribuídos aos mutuários ativos. Isso serve como um mecanismo de seguro para manter a integridade do processo de liquidação da dívida.
O design único da Liquity permite aos utilizadores pedir emprestado a uma baixa taxa de garantia. Utiliza incentivos económicos para manter a paridade do LUSD sem depender da governança da comunidade ou da intervenção das taxas de juro.
O preço de criptomoedas como BitcoineEthereumpode flutuar violentamente. Para resolver esse problema, são criadas stablecoins cujos preços são fixados às moedas fiduciárias para manter uma taxa de câmbio fixa.
As stablecoins são uma força motriz do ecossistema DeFi, pois melhoram a liquidez entre diferentes ativos de criptomoeda. Os traders podem converter criptomoedas de alto risco em stablecoins para proteger riscos ou usar stablecoins como método de pagamento.
Existem três tipos de stablecoins: stablecoins garantidas por moeda fiduciária, stablecoins garantidas por criptomoedas e stablecoins algorítmicas.
Stablecoins garantidos por fiat são suportados por moedas fiat e ativos altamente líquidos. Normalmente têm baixa volatilidade de preço, mas um alto grau de centralização. Exemplos comuns de stablecoins incluemUSDT, USDC, Paxos e TrueUSD.
As stablecoins garantidas por criptomoedas requerem ativos de criptomoeda correspondentes para serem apostados como garantia. Por exemplo, MakerDAO, Equilíbrio e,Synthetixpermite aos detentores bloquear criptomoedas para criar stablecoins, proporcionando aos utilizadores oportunidades de obter mais liquidez e valor ao mesmo tempo que mantêm os seus investimentos.
As stablecoins algorítmicas dependem exclusivamente de contratos inteligentes para controlar o fornecimento e o preço, tornando-as suscetíveis à especulação e flutuações de preço. Por exemplo, UST entrou em colapso devido à superemissão. Outras stablecoins algorítmicas incluem USDD, FRAX, AMPL e outras.
Geralmente, vários protocolos de empréstimo enfrentam problemas comuns.
Em primeiro lugar, existem taxas de juros altas e imprevisíveis que têm como objetivo regular o fornecimento de tokens e manter a paridade das stablecoins. No entanto, as taxas de juros podem não ter efeitos óbvios a curto prazo e, ao longo do tempo, podem acumular e aumentar os custos de empréstimos para os utilizadores.
Isso significa que a especulação a curto prazo e os traders alavancados podem não ser afetados significativamente pelas taxas de juros, mas os mutuários existentes podem não conseguir pagar seus empréstimos devido a reações tardias às taxas de juros crescentes. Por exemplo, a MakerDAO teve uma taxa de juros anual de mais de 20% em 2019.
Em segundo lugar, os detentores de tokens de governança podem decidir os parâmetros econômicos importantes desses projetos de empréstimo, como taxas de juros e taxas de utilização. No entanto, a governança on-chain sempre foi difícil devido a deficiências como baixas taxas de votação, incentivos inadequados, o controle dos direitos de governança por algumas pessoas, conflitos de interesse, etc. Isso torna as configurações de parâmetros econômicos mais controversas. Portanto, é difícil garantir que o protocolo possa desempenhar efetivamente suas funções para atender à comunidade e aos usuários.
As plataformas de empréstimos geralmente exigem que os mutuários supergarantam, resultando em ineficiência de capital. Portanto, os mutuários são forçados a manter uma taxa de garantia mais alta, que é derivada do mecanismo de liquidação ineficiente, pois o design de leilões de garantias a preço fixo não consegue lidar com liquidações repentinas em grande escala e mudanças de preço. Um evento conhecido foi a Quinta-feira Negra das Criptomoedas em 2020, onde mesmo com o limite de garantia da MakerDAO definido em 150%, o colapso repentino das criptomoedas fez com que os robôs de liquidação falhassem em processar dívidas ruins, levando eventualmente a erros como leiloar ETH a um preço de $0.
A falta de arbitragem direta e mecanismos de ancoragem rígida é outra falha desses protocolos de empréstimo, uma vez que as stablecoins colateralizadas por criptomoedas geralmente não podem ser resgatadas ao valor nominal, nem seus preços podem ser garantidos para permanecerem fixos. Esses tipos de sistemas geralmente dependem de um mecanismo de ancoragem suave para estabilizar a taxa de câmbio controlando a quantidade emprestada no mercado por meio de taxas variáveis (como taxas de juros). Em comparação com as stablecoins colateralizadas por moeda fiduciária, as stablecoins colateralizadas por criptomoedas têm maiores flutuações de preço.
A Liquity foi oficialmente lançada em abril de 2021 e fundada por Robert Lauko e Rick Pardoe, tendo Michael Svoboda como CEO atual. Robert Lauko era pesquisador na DFINITY, uma startup que desenvolve o projeto Internet Computer, e começou a conceituar e prototipar a Liquity em 2019. Em 2020, uniu forças com Rick Pardoe, um desenvolvedor de Solidity com diplomas em Física e Economia, para formar a equipe central da Liquity.
Em setembro de 2020, Liquity anunciadoque havia levantado $2.4 milhões em financiamento inicial para apoiar a equipe e o desenvolvimento do protocolo. A rodada foi liderada pela Polychain Capital e atraiu muitos investidores-anjo, incluindo a_capital, Lemniscap, 1kx, DFINITY Ecosystem Fund, Robot Ventures e Tomahawk.VC. No início de 2021, a Liquity realizou outras duas rodadas de financiamento e arrecadou um total de $8.4 milhões, com a participação da Pantera Capital.
Fonte: Website Liquity
A visão da Liquity é estabelecer um protocolo de empréstimos descentralizado para o Ethereum. É apoiado por algoritmos de contratos inteligentes imutáveis e livres de governança, de modo que nem mesmo a equipe fundadora possa fazer atualizações ou modificações. Ele alcança plena descentralização através de uma rede descentralizada de operadores de interface.
Nos crashs do mercado de criptomoedas em maio de 2021 e maio de 2022, o mecanismo da Liquity provou sua validade, com sua taxa de câmbio permanecendo próxima do piso de $1. No início de 2023, devido ao impacto das políticas governamentais de vários países e à condição de mercado em constante mudança, vários stablecoins, como USDC, DAI e BUSD, sofreram desvinculação. Embora o contrato inteligente da Liquity não seja mais atualizado após o seu lançamento, sua crescente lista de parceiros e ecossistema tem despertado a atenção pública para a importância das stablecoins descentralizadas na mitigação de riscos.
Para resumir, a emissão de qualquer stablecoin colateralizada envolve os seguintes conceitos principais:
Colateralização
Cunhagem
Resgate
Liquidação
Arbitragem
As stablecoins sem reservas de garantia podem perder a sua capacidade de resgate devido à insolvência. O mecanismo de resgate pode controlar o fornecimento de moeda em circulação para causar inflação e deflação, ajudando assim a estabilizar a taxa de câmbio. A liquidação destina-se a evitar a sobre- emissão de stablecoins causada por dívidas ruins no sistema. A arbitragem é crucial para manter uma taxa de câmbio estável entre stablecoins e moedas fiduciárias, permitindo que os arbitragistas negociem com base em mecanismos de mercado e incentivos econômicos, mantendo assim uma taxa de câmbio fixa entre stablecoins e moedas fiduciárias. O protocolo Liquity tem designs únicos em vários aspectos para alcançar empréstimos sem juros e uma taxa de câmbio estável para LUSD.
Qualquer pessoa pode depositar e bloquear ETH como garantia numa tesoura chamada Trove para emitir LUSD até 90,91% do valor em USD da garantia.
Em outras palavras, o Trove deve sempre manter uma taxa mínima de colateral (MCR) de 110%, significando que a relação do valor do colateral com a dívida LUSD deve estar acima de 110%.
O valor do colateral excede a dívida em LUSD para garantir a resgatabilidade do LUSD. Os utilizadores podem pedir emprestado mais LUSD a qualquer momento quando a taxa de colateral for superior a 110%, e se a taxa de colateralização cair para perto de 110%, mais colateral deve ser fornecido para criar mais LUSD.
O contrato inteligente do Liquity limita a dívida mínima para a criação de um Tesouro a 2.000 LUSD e, ao pagar, a dívida deve ser liquidada abaixo de 2.000 LUSD para evitar que dívidas de baixa garantia afetem a taxa de garantia geral do protocolo.
Para pedir emprestado ao protocolo Liquity, os mutuários são cobrados uma taxa única de empréstimo sem pagar juros. Desde que haja uma proporção de garantia suficiente, os usuários podem pedir emprestado indefinidamente. A taxa de empréstimo é variável de acordo com a atividade de empréstimo e tempo de todos os usuários e diminuirá gradualmente quando não houver mutuários por um longo tempo. A taxa de empréstimo varia de 0,5% a 5%.
Liquity permite aos utilizadores com garantias detidas nas suas Troves pagar as suas dívidas em LUSD e resgatar um valor equivalente de garantias em ETH. Um LUSD pode ser resgatado por um valor de 1$ em garantias de ETH.
Um Trove totalmente resgatado significa que a dívida foi paga e será fechada automaticamente. O protocolo Liquity não permite que nenhum Trove seja deixado com uma dívida não nula abaixo de 2.000 LUSD. Cobra uma taxa única de ETH para o resgate, com a taxa de resgate ajustada dinamicamente com base na frequência de resgate de todos os usuários. Se não houver resgate por um longo período, a taxa da taxa diminuirá gradualmente (a taxa base é de 0,5%).
O contrato inteligente usará primeiro o LUSD resgatado para pagar a Trove com a menor taxa de garantia, que tem o maior risco, e transferir a quantidade correspondente de ETH para o resgatador. Portanto, a atividade de resgate pode aumentar a taxa de garantia geral do protocolo e reduzir o risco sistêmico.
Imagem: Livro branco do Liquity
Para garantir que o LUSD em circulação tenha reservas de garantia suficientes, os Troves cuja relação de garantia cai abaixo de 110% serão liquidados e fechados. Quando a liquidação ocorre, qualquer pessoa pode assumir a propriedade da garantia ETH ao reembolsar a dívida LUSD em nome do mutuário. Existem três mecanismos de liquidação por ordem de prioridade.
Os liquidatários fornecem liquidez LUSD ao protocolo Liquity para obter garantia ETH e receber uma compensação de gás (200 LUSD + 0,5% da garantia ETH do Trove) como recompensa por este serviço.
Os detentores de LUSD podem depositar LUSD no Liquity's Stability Pool para ganhar receitas (taxas de cunhagem + taxas de liquidação). Quando não há liquidadores no mercado para fornecer serviços imediatos de liquidação, os depósitos do Stability Pool absorverão dívidas de LUSD e obterão garantia ETH. Como o ETH está sobrecolateralizado, os depositantes no Stability Pool podem ganhar a diferença do ETH com desconto durante a liquidação. Além disso, os depositantes no Stability Pool podem ganhar tokens LQTY como recompensa.
Tecnicamente, o LUSD depositado pode ser retirado da Pool de Estabilidade a qualquer momento, mas as funções de depósito e retirada serão temporariamente suspensas quando houver Troves que precisam ser liquidados no sistema para garantir que as dívidas sejam pagas de forma suave.
Nos gráficos seguintes, vamos tomar a dívida (a barra vermelha) e o colateral (a barra azul) a serem liquidados como exemplo. Se houver apenas $10,900 de colateral em ETH e uma dívida de 10,000 LUSD neste Tesouro, a Pool de Estabilidade destruirá 10,000 LUSD para absorver a dívida e obter um valor de $10,900 em ETH.
Fonte: Whitepaper da Liquity
Os depósitos de LUSD no Pool de Estabilidade podem não ser suficientes para compensar todos os Troves subgarantidos, ou os depósitos de LUSD podem ser esgotados durante o processo de liquidação do Pool de Estabilidade, resultando na absorção parcial das dívidas dos Troves.
Neste caso, o sistema irá redistribuir as dívidas restantes e a garantia do Tesouro parcialmente liquidado, bem como os Tesouros restantes subgarantidos para todas as posições existentes. A redistribuição da garantia e da dívida é feita proporcionalmente ao montante da garantia do Tesouro destinatário, sendo que os Tesouros com índices de garantia mais elevados recebem mais dívida e garantia. Isso garante que o sistema não sofra liquidações em cascata.
Tomando a seguinte tabela como exemplo. Se a taxa de colateral da Trove D for insuficiente e ela tiver que ser liquidada, suas dívidas serão redistribuídas para as Troves A, B e C, proporcionalmente às suas taxas de colateral.
Após a redistribuição, o aumento da dívida que cada Trove recebe é:
A = 8.000 * 1,5 / (1,5 + 4 + 7) = 960 (LUSD)
B = 8.000 * 4 / (1,5 + 4 + 7) = 2.560 (LUSD)
C = 8.000 * 7 / (1,5 + 4 + 7) = 4.480 (LUSD)
Após a redistribuição, o aumento de garantia que cada Tesouro recebe é:
A = 4.3 * 1.5 / (1.5 + 4 + 7) = 0.52 (ETH)
B = 4.3 * 4 / (1.5 + 4 + 7) = 1.38 (ETH)
C = 4.3 * 7 / (1.5 + 4 + 7) = 2.41 (ETH)
Os utilizadores do Trove D ainda mantêm todo o LUSD que pediram emprestado, mas ainda sofrem uma perda global de cerca de 10% devido à perda de garantia de ETH.
É importante notar que a redistribuição da dívida não aumentará a taxa global de garantia do protocolo Liquity, mas reduzirá a taxa de garantia individual de outros Tesouros de empréstimo, tornando mais arriscado para outros utilizadores serem liquidados. Quando há uma liquidez insuficiente de LUSD, todos têm de suportar o risco de uma dívida ruim individual. Desta forma, os utilizadores são incentivados a pagar de forma proativa.
Em cenários extremos (por exemplo, o preço do colateral desaba, não há liquidadores suficientes no mercado, o Pool de Estabilidade é esgotado e ocorre redistribuição contínua da dívida), o protocolo Liquity ainda pode estar subcolateralizado, resultando na falta de reservas para respaldar o LUSD em circulação.
Assumindo que um grande número de Tesouros são fechados devido à redistribuição da dívida e há apenas um Tesouro com dívida LUSD pendente e garantia ETH. Se o preço do ETH continuar caindo, o valor da garantia será menor que a dívida em LUSD, então o mutuário nunca irá reembolsar a dívida.
Considerando esses cenários especiais, a Liquity incorpora um mecanismo de liquidação antecipada chamado Modo de Recuperação. Quando a taxa de colateral total (TCR) cai abaixo de 150%, o Modo de Recuperação será acionado para liquidar Troves com taxas de colateral mais baixas até que a TCR esteja acima de 150%.
Diferentes rácios de colateral irão causar resultados diferentes da seguinte forma:
Rácio de garantia do Trove < 100%: A Reserva de Estabilidade é esgotada; ocorre redistribuição da dívida.
100% < A taxa de garantia do Tesouro < 110%: Liquidação automática.
110% < Taxa de colateral da Trove < TCR < 150%: O Modo de Recuperação é acionado pela liquidação antecipada.
150% < Taxa de colateral da Trove: Não é possível a liquidação.
O TCR depende do valor total da dívida e do valor do colateral de todos os utilizadores no protocolo Liquity. Se a dívida de outros utilizadores aumentar mas não for fornecido mais colateral, o TCR irá diminuir, expondo todos os mutuários ao risco de liquidação antecipada. Através deste mecanismo, o endividamento desnecessário de alta alavancagem é desencorajado, mantendo assim a solvência do Liquity.
A Liquity permite que os mutuários resgatem $1 de garantia em ETH por 1 LUSD. Quando o preço do LUSD cair abaixo de $1, os mutuários (ou liquidantes) podem participar diretamente em arbitragem.
Por exemplo, se o preço atual do LUSD for $0.8, reembolsar 1 empréstimo de LUSD renderá $1 em ETH, o que significa que você pode obter 1,25 LUSD para cada LUSD que pagar. Os usuários serão fortemente incentivados a reembolsar empréstimos LUSD → vender ETH → vender USD → comprar LUSD.
Desta forma, o LUSD em circulação será queimado, causando uma pressão de valorização e empurrando o preço do LUSD de volta para sua âncora de $1, que é o piso de preço rígido para o LUSD.
Por outro lado, quando o preço do LUSD sobe acima de $1.1, os mutuários também podem participar diretamente em arbitragem.
Por exemplo, se o preço atual do LUSD for $1.25, então para cada $1.1 de ETH colateralizado, você pode obter 1 empréstimo de LUSD. Em outras palavras, você pode obter 1.25 USD pagando 1.1 USD. Os usuários serão fortemente incentivados a vender USD → comprar ETH → emprestar → vender LUSD → comprar USD.
Isso aumentará a quantidade de LUSD em circulação e criará pressão inflacionária, empurrando o preço do LUSD de volta para sua âncora de $1, que é o teto de preço para o LUSD.
Imagem: Blog Liquity
Comparado com outros projetos de stablecoin colateralizada, o Liquity fez muitas melhorias na experiência do utilizador e na segurança do sistema.
A Liquity cobra apenas uma taxa única de empréstimo/resgate. Os mutuários não precisam pagar juros.
O mecanismo eficiente de liquidação da Liquity reduz efetivamente o limiar da taxa de garantia, permitindo aos usuários obter mais liquidez de LUSD a partir do mesmo valor de ETH. Através de várias rodadas de empréstimos, é possível alcançar alavancagem de até 11x, enquanto os protocolos de empréstimo que exigem taxas de garantia acima de 150% só podem alcançar alavancagem de 3x.
O LUSD é emitido automaticamente através de contratos inteligentes, sem administradores da comunidade disponíveis. Nem mesmo a equipe de desenvolvimento tem o direito de modificar o protocolo. Numerosos operadores de front-end podem resistir eficazmente ao risco de censura e ajudar a construir uma stablecoin verdadeiramente descentralizada.
LUSD tem reservas suficientes para serem trocadas pelo colateral ETH subjacente de valor igual a qualquer momento.
LUSD pode ser rapidamente usado para liquidar as dívidas do Trove sem passar pelo processo de leilão de garantia.
A maioria dos protocolos de empréstimo espera passivamente que os liquidantes forneçam liquidez para pagar dívidas. Quando não houver liquidez suficiente ou nenhum liquidante disposto a fornecer serviços, isso terá um impacto sério no preço do colateral.
A Pool de Estabilidade da Liquity tem a sua própria liquidez, com os depositantes de LUSD a servir como os fornecedores de liquidez últimos, o que reduz o impacto da liquidação sobre os preços dos ativos garantidores.
A redistribuição da dívida pode evitar a escalada do impacto das dívidas ruins e incentivar os usuários a pagar para fornecer a liquidez necessária para o protocolo Liquity. O Modo de Recuperação liquida empréstimos de alto risco antecipadamente para evitar um colapso do protocolo devido à insolvência.
No mercado volátil de criptomoedas, a liquidação é na verdade uma atividade muito lucrativa. No entanto, configurar robôs de liquidação na blockchain requer alta expertise técnica e pode até resultar em taxa de gásperdas devido à concorrência entre vários robôs.
Estatísticasmostra que o rendimento médio anual (APY) da Pool de Estabilidade LUSD atingiu até 32% desde o seu lançamento e, mesmo durante o mercado de baixa, gerou um rendimento mínimo de 3%. Seus empréstimos sem juros oferecem aos usuários mais ganhos do que a maioria das outras plataformas de empréstimos.
O protocolo Liquity utiliza a taxa total de garantia (TCR) para decidir se deve acionar o Modo de Recuperação para liquidar Troves com uma taxa de garantia insuficiente antecipadamente. Portanto, os hackers podem usar um grande número de pequenos empréstimos com baixas taxas de garantia para lançar ataques de poeira e usar o Modo de Recuperação para liquidar os grandes empréstimos de outros usuários para obter lucro.
O Protocolo Liquity definiu um limite mínimo de empréstimo de 2.000 LUSD, mas isso também impõe limitações ao uso de pequenos empréstimos.
O facto de a equipa do projeto não poder modificar contratos inteligentes fornece benefícios e limitações ao protocolo. Embora isso ajude a alcançar a descentralização e a resistência à censura, também torna impossível para o LUSD ter quaisquer atualizações. Para iterar, a equipa precisa de criar um novo contrato inteligente (versão LUSD V.2) e migrar os utilizadores existentes.
Em setembro de 2022, quando o Ethereum executou The Merge, a equipe da Liquity descobriu um problema de códigocom o oráculo de preços. O protocolo Liquity usa principalmente o oráculo da Chainlink para preços e apenas usa o oráculo da Tellor quando o oráculo da Chainlink falha. No entanto, o oráculo de fallback Tellor detectou um bug que pode fornecer informações incorretas, o que foi explorado por hackers para criar bilhões de tokens LUSD no fork do ETHW.
Como o código LUSD não pode ser atualizado, a equipe teve que melhorar o sistema de precificação do oráculo Tellor para evitar tais problemas. Até o momento, nenhum usuário sofreu perdas substanciais na blockchain Ethereum devido à vulnerabilidade do oráculo.
A Liquity não tem um mecanismo de governança, o que elimina as dúvidas da indústria sobre manipulação humana. Mas, por outro lado, o seu potencial de desenvolvimento a longo prazo no futuro também é limitado.
Tendo passado por frequentes volatilidades no mercado de criptomoedas desde o seu lançamento, o LUSD foi negociado abaixo de $1 apenas algumas vezes. À medida que os governos ao redor do mundo anunciaram seus requisitos regulamentares sobre stablecoins centralizadas, a demanda pelo stablecoin totalmente descentralizado LUSD aumentou. Atualmente, um prémio de "resiliência"é necessário um depósito de 0,3-3% para comprar LUSD.
O contrato inteligente do LUSD não pode ser atualizado. Atualmente, apenas o ETH pode ser usado como garantia desde o seu lançamento, o que o torna menos flexível do que outros protocolos de empréstimo.
O token LQTY é o segundo token emitido pelo protocolo Liquity, que pode ser usado para ganhar receitas de taxas do sistema de empréstimos e incentivar os primeiros adotantes e operadores de front-end.
As recompensas LQTY são distribuídas para os utilizadores e instituições que fornecem liquidez LUSD, incluindo aqueles que depositam LUSD no Stability Pool, operadores de frontend que oferecem depósitos LUSD e fornecedores de liquidez da pool LUSD/ETH Uniswap.
O fornecimento máximo do token LQTY é de 100 milhões. Uma vez que o protocolo Liquity não tem governança, o LQTY não é um token de governança.
Os utilizadores que apostam LQTY podem ganhar uma parte das taxas geradas pela emissão de empréstimos e resgate de LUSD a partir do protocolo de empréstimo. As recompensas de liquidez LQTY são reduzidas a metade anualmente. Atualmente, a maioria dos tokens LQTY estão em circulação.
A alocação inicial do LQTY é a seguinte:
Imagem: Blog de liquidez
Comparado com a maioria das outras stablecoins, a quota de mercado da LUSD ainda é relativamente baixa. No entanto, no momento da escrita, existem 17 diferentes operadores de frontendque permitem um uso mais suave da stablecoin LUSD, permitindo que o LUSD resista eficazmente à censura. Atualmente, existem mais de 10.000 endereços de carteira individuais que detêm LUSD.
Em maio de 2022, o LUSD integrou-se com sucesso com o provedor de serviços de pagamento Moverpermitindo aos residentes dos 28 países da União Europeia e do Reino Unido, Noruega e Islândia conectar suas carteiras não custodiais (como MetaMask, Coinbase Wallet, ou qualquer outra carteira através do WalletConnect) à aplicação web da Mover e fazer pagamentos eletrónicos diretamente com LUSD.
Os utilizadores que solicitam um cartão Mover precisam de passar por um processo KYC. A encomenda do cartão tem um custo de €9, com uma taxa de gestão anual de €15.
Atualmente, a LUSD concentra-se no desenvolvimento de estratégias de rendimento de liquidez e aplicações entre cadeias.Obrigação de FrangoÉ um protocolo de geração de rendimento construído na Liquity, permitindo que os detentores de LUSD comprem títulos ou tokens BLUSD e obtenham retornos mais elevados do que a Pool de Estabilidade. O Chicken Bond tem múltiplas fontes automatizadas de receita, incluindo a pool de liquidez $LUSD da Curve. No entanto, deve ser notado que o Chicken Bond é um derivado financeiro premium e, sob certas condições, o rendimento de juros pode não compensar as perdas premium.
Recentemente, a equipe do projeto anunciou um plano para integrar com oRede AzteceOtismo, bem como vários projetos DeFi, incluindo PowerPool, Caixa de velocidades, e Sonne Finance. Notavelmente, LiquiFrensserve como uma tentativa ousada da Liquity de abordar o problema da falta de governança comunitária na Liquity, esforçando-se para promover o crescimento de usuários, liquidez, montante emprestado e negociação de LUSD/LQTY através de recompensas em tokens.
A Liquity é um protocolo de empréstimo descentralizado construído na Ethereum, que permite aos utilizadores depositar o seu ETH como garantia num Tesouro e pedir emprestado LUSD sem juros, uma stablecoin indexada ao dólar americano. Os utilizadores podem depositar LUSD na Pool de Estabilidade da Liquity para ganhar rendimentos.
Desde que a taxa de colateral se mantenha acima de 110%, os usuários podem pedir emprestado LUSD indefinidamente, tornando-o uma excelente solução para usuários com necessidades de empréstimo a longo prazo.
O elevado grau de descentralização e a existência de inúmeros operadores de frontend são duas das vantagens da Liquity. Suas reservas estáveis e mecanismo de liquidação têm provado a eficácia do código de contrato inteligente da Liquity. Ao enfrentar a severa situação de colapsos de stablecoin e desafios regulatórios, o LUSD destaca-se e atrai muito mais atenção do mercado.
No entanto, a Liquidity nunca será atualizada e carece de governança da comunidade, o que tem limitado em grande parte o seu desenvolvimento. A equipe de desenvolvimento está atualmente a trabalhar numa solução para obter um compromisso entre a descentralização total e a intervenção humana, com o objetivo de expandir ainda mais as aplicações da Liquity e desbloquear maiores oportunidades de crescimento.