Os ativos do mundo real (RWA) são apontados como a chave para desbloquear o DeFi 2.0, mas parecem 'distantes' para a maioria dos investidores comuns. Afinal, a compra de produtos RWA requer KYC e cumpre certas condições de ativos, que são muito elevadas para a maioria dos investidores de retalho.
Como aproveitar a oportunidade de investimento na pista RWA antes que ela exploda completamente e obter uma parte do "bolo"? Uma maneira é comprar tokens de projetos RWA; a outra é adquirir produtos RWA com barreiras de entrada mais baixas.
O primeiro método requer que os investidores compreendam os fundamentos do projeto, o design do produto e o controlo de riscos. A maioria dos produtos RWA precisa de um SPV (Veículo de Propósito Especial) para o controlo de fundos a fim de alcançar o isolamento de riscos, o que envolve garantir que a entidade cumpra as leis locais para evitar riscos desconhecidos do projeto. Comprar tokens é um método de investimento importante para a maioria dos investidores de criptomoeda e, relativamente falando, oferece os maiores lucros.
O segundo método envolve a tokenização de ativos reais, como o dólar dos EUA e os títulos do Tesouro dos EUA, para produtos RWA. Se os investidores cumprirem os critérios de investimento, os retornos são relativamente estáveis e o risco é menor. No entanto, atualmente há poucos produtos RWA disponíveis para participação, e os padrões de KYC e ativos são na sua maioria inadequados para investidores de criptomoedas.
Combinando as duas situações acima, o Odaily Planet Daily identificou a Ondo Finance como um candidato adequado na pista RWA. Este artigo irá apresentar a história, produtos e situação do token da Ondo Finance, esperando fornecer aos leitores um alvo de investimento RWA adequado.
A Ondo Finance foi estabelecida em 2021, inicialmente focando na vertente de Liquidity-as-a-Service (LaaS). No entanto, à medida que o mercado entrou numa fase de baixa, com uma diminuição da capitalização de mercado DeFi e da liquidez on-chain, o projeto deparou-se com obstáculos ao desenvolvimento. Consequentemente, em janeiro de 2023, realizou a transição para a vertente de Ativos do Mundo Real (RWA), um processo que durou um ano. Neste momento, de acordo com os dados da Defillama, o Total Value Locked (TVL) da Ondo Finance ocupa o terceiro lugar na vertente RWA, com um TVL de $183 milhões.
O terceiro lugar da Ondo Finance no ranking de TVL pode ser atribuído ao seu design de produto. Os produtos RWA fundamentalmente não requerem design especial; envolvem a tokenização de sujeitos da finança tradicional, necessitando de uma conexão mais próxima e segura entre os mundos real e virtual. Este é o desafio no design de produtos RWA. Garantir a segurança e padronização do processo para investidores comprarem ou resgatarem ativos RWA é o objetivo do design de produto. A Ondo Finance lançou atualmente três produtos RWA: OUSG, USDY e OMMF.
OUSG é o principal contribuinte para o TVL da Ondo Finance, com um TVL de $117 milhões. Os ativos subjacentes da OUSG vêm principalmente do BlackRock’s short-term U.S. Treasury ETF, iShares Short Treasury Bond ETF (código NASDAQ: SHV), com uma pequena parte em USDC e USD para liquidez. O ETF SHV, estabelecido em 2007, investe em títulos do Tesouro de curto prazo com períodos de investimento de menos de um ano, seguindo o ICE U.S. Short Treasury Bond Index. De acordo com os dados do Yahoo, o preço de abertura atual do ETF SHV é de $110.42 USD, com ativos totais de cerca de $18.4 bilhões e uma taxa de retorno anual de 5.17%, com uma classificação da Standard & Poor’s de AA.
O preço atual do OUSG é de $104.66 USD, com um rendimento anual de 4.69%. Suporta compras nas blockchains Ethereum, Polygon e Solana. Notavelmente, a Ondo I LP atua como gestora de fundos para as compras de ações de ETF SHV pelos investidores. A Ondo I LP, como o SPV para OUSG, é uma empresa entidade dos EUA, o que é benéfico para o isolamento de riscos dos investidores, ajudando os utilizadores a resgatar ações em emergências (como falência do projeto).
No que diz respeito às taxas, a OUSG cobra uma taxa de gestão de fundos de 0,15%, até 0,15% para pagamentos a gestores de fundos, auditores e outros prestadores de serviços, e uma taxa de gestão de ETF de 0,15% cobrada pelo emitente do ETF, BlackRock.
No entanto, a compra de OUSG tem requisitos elevados, com verificação KYC como requisito prévio, e os investidores devem cumprir os critérios de “Compradores Qualificados”, exigindo pelo menos um portfólio de investimento de $5 milhões e um montante mínimo de compra de $100,000 USDT para OUSG.
Comparado com as severas flutuações de preços durante a fase de mercado em baixa, investir em produtos RWA como ETFs de títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo com um rendimento anual de cerca de 5% é um alvo adequado. Assim, no último ano, o tamanho do TVL da OUSG cresceu rapidamente, tornando-se o principal produto da Ondo Finance.
USDY (U.S. Dollar Yield) é uma nota tokenizada garantida por Tesourarias dos EUA a curto prazo e depósitos bancários à ordem. Destina-se a investidores em geral, exigindo um montante mínimo de compra de 500 dólares, e permite a emissão e transferência on-chain 40-50 dias após a compra. Atualmente, o USDY está cotado a 1.02 USD, com um rendimento anual de 5.10%, e um Valor Total Bloqueado (TVL) de 66.2 milhões de dólares.
USDY, ao contrário das stablecoins comumente usadas no mundo das criptomoedas, como USDT e USDC, funciona mais como uma stablecoin com juros. Pode ser categorizada no setor de stablecoins geradoras de rendimento. No entanto, distingue-se de outras stablecoins geradoras de rendimento por ser apoiada por bancos tradicionais e cumprir padrões regulatórios dos EUA, conforme divulgado em seu site oficial.
O design estrutural e a gestão de risco do USDY são cruciais, uma vez que pode ser cunhado e circulado na blockchain após um certo período, atuando como uma stablecoin. Os principais aspectos do design e abordagem regulatória do USDY incluem:
Design estrutural: USDY é emitido pela Ondo USDY LLC como um Veículo de Propósito Especial (VPE). Seus ativos são geridos separadamente da Ondo Finance, garantindo livros e contas independentes. Esta estrutura isola o colateral que respalda o USDY dos potenciais riscos financeiros associados à Ondo Finance.
Sobrecapitalização: Como medida de mitigação de risco, o USDY utiliza a sobrecapitalização. Uma posição mínima de primeira perda de 3% é reservada para amortecer as flutuações a curto prazo no preço dos Tesouros dos EUA. Atualmente, o USDY está sobrecapitalizado com uma posição de primeira perda de 4,64%.
Primeira Prioridade: Os investidores USDY têm "prioridade absoluta" sobre os depósitos bancários subjacentes e os Tesouros. A Ankura Trust atua como agente de garantia, supervisionando os interesses de segurança dos detentores de USDY. Os acordos de controle estabelecidos com bancos e depositários que detêm os ativos concedem à Ankura Trust os direitos e obrigações legais para controlar e reembolsar os detentores de Token em situações específicas de incumprimento ou através de reembolso acelerado iniciado por votos dos detentores de USDY.
Relatórios Diários de Transparência: Ankura Trust, atuando como a agência de verificação, fornece relatórios diários de transparência detalhando os status das reservas. Estes relatórios garantem transparência e responsabilidade detalhando as posições dos ativos e são verificados de forma independente para maior confiabilidade.
Alocação de ativos: USDY adota uma estratégia de investimento conservadora para manter a segurança e a liquidez dos fundos, visando uma alocação de ativos de 65% em depósitos bancários e 35% em títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo. Esta abordagem conservadora concentra-se em instrumentos mais seguros e mais líquidos, minimizando a exposição ao risco.
Custódia de Ativos: Os Tesouros dos EUA que apoiam USDY são mantidos em contas de "custódia em dinheiro" na Morgan Stanley e StoneX, garantindo a segurança dos ativos. Estes ativos não são rehipotecados. A Ankura Trust verifica diariamente a existência destes depósitos.
Ao implementar as medidas acima mencionadas, o USDY isola ativos de projetos cripto, reduzindo os riscos de “rug pull” do projeto; emprega supercolateralização para amortecer os riscos de taxa de juros dos Tesouros; nomeia a Ankura Trust como o órgão regulador para garantir a segurança dos fundos e retornos dos investidores; e garante garantias em contas de custódia de dinheiro tradicional de banco para garantir que os fundos não sejam reutilizados.
Comparado a outros produtos de Ativos do Mundo Real (RWA), o USDY tem um limiar de investimento relativamente baixo e oferece opções de compra tanto on-chain com USDC quanto através de transferência bancária.
USDY está sujeito a certas restrições legais e oferece uma vantagem de rendimento sobre outras stablecoins. No entanto, a sua taxa de utilização é atualmente relativamente baixa.
OMMF é um token de Ativo do Mundo Real (RWA) baseado no U.S. Government Money Market Fund (MMF), que ainda não foi oficialmente lançado. Informações adicionais serão fornecidas após o seu lançamento.
Em fevereiro de 2023, a Ondo Finance lançou a plataforma de empréstimos Flux Finance. Construída com base no protocolo de empréstimos Compound V2, ela ostenta uma taxa de utilização de fundos superior a 85% de acordo com os relatórios do site oficial.
Flux Finance, como um dos três canais fornecidos pelo projeto para resgatar produtos RWA, oferece uma nova solução de liquidez para os problemas de custo de tempo associados aos resgates do canal oficial. Os resgates do canal oficial não podem ser processados diretamente on-chain e exigem esperar que o Veículo de Finalidade Especial (SPV) do produto RWA venda o produto antes do resgate, incorrendo em um custo de tempo de 1-5 dias.
Atualmente, o Flux Finance suporta o empréstimo de produtos OUSG. Quanto ao USDY, pode ser transferido na cadeia através de DEXs após a cunhagem.
Antes da sua transformação, a Ondo Finance emitiu o token ONDO, que foi vendido publicamente na Coinlist. Os tokens estavam sujeitos a um período de bloqueio de um ano e eram lançados mensalmente posteriormente. Os tokens podiam ser usados para votação de governança na Flux Finance.
Após uma votação na comunidade on-chain, o token ONDO foi desbloqueado para circulação em 18 de janeiro deste ano. Atualmente, o preço do token ONDO é de 0,27 USDT, quase 2,5 vezes mais alto do que o seu preço pós-desbloqueio.
Simultaneamente, a Coinbase adicionou a Ondo Finance (ONDO) ao seu roteiro de lançamento de ativos. A Coinbase não é apenas um investidor na Ondo Finance, mas também serve como o canal exclusivo para converter USDC em dólares americanos em produtos RWA.
No entanto, nos últimos dois dias, os endereços associados ao projeto Ondo transferiram tokens ONDO para as bolsas várias vezes, o que indica potenciais atividades de criação de mercado ou descarregamento. Os investidores devem proceder com cautela.
De acordo com artigos oficiais, o token ONDO serve como o token de governança para o Ondo DAO e o Flux Finance. Como atualmente não está claro se o token ONDO estará ligado aos produtos RWA, não descarta a possibilidade de usar o token ONDO como incentivo para produtos RWA, como USDY, no futuro. Dado que os investidores e a venda pública da Coinlist representam apenas 16% do fornecimento total de tokens, a alocação dos restantes 84% dos tokens não foi esclarecida.
Se o token ONDO puder ser integrado com produtos RWA, usando o Flux Finance como plataforma para incentivar a liquidez on-chain dos produtos RWA com o token ONDO, sem dúvida traria os produtos RWA à atenção da comunidade de investimento em criptomoedas de forma mais ampla.
Os ativos do mundo real (RWA) são apontados como a chave para desbloquear o DeFi 2.0, mas parecem 'distantes' para a maioria dos investidores comuns. Afinal, a compra de produtos RWA requer KYC e cumpre certas condições de ativos, que são muito elevadas para a maioria dos investidores de retalho.
Como aproveitar a oportunidade de investimento na pista RWA antes que ela exploda completamente e obter uma parte do "bolo"? Uma maneira é comprar tokens de projetos RWA; a outra é adquirir produtos RWA com barreiras de entrada mais baixas.
O primeiro método requer que os investidores compreendam os fundamentos do projeto, o design do produto e o controlo de riscos. A maioria dos produtos RWA precisa de um SPV (Veículo de Propósito Especial) para o controlo de fundos a fim de alcançar o isolamento de riscos, o que envolve garantir que a entidade cumpra as leis locais para evitar riscos desconhecidos do projeto. Comprar tokens é um método de investimento importante para a maioria dos investidores de criptomoeda e, relativamente falando, oferece os maiores lucros.
O segundo método envolve a tokenização de ativos reais, como o dólar dos EUA e os títulos do Tesouro dos EUA, para produtos RWA. Se os investidores cumprirem os critérios de investimento, os retornos são relativamente estáveis e o risco é menor. No entanto, atualmente há poucos produtos RWA disponíveis para participação, e os padrões de KYC e ativos são na sua maioria inadequados para investidores de criptomoedas.
Combinando as duas situações acima, o Odaily Planet Daily identificou a Ondo Finance como um candidato adequado na pista RWA. Este artigo irá apresentar a história, produtos e situação do token da Ondo Finance, esperando fornecer aos leitores um alvo de investimento RWA adequado.
A Ondo Finance foi estabelecida em 2021, inicialmente focando na vertente de Liquidity-as-a-Service (LaaS). No entanto, à medida que o mercado entrou numa fase de baixa, com uma diminuição da capitalização de mercado DeFi e da liquidez on-chain, o projeto deparou-se com obstáculos ao desenvolvimento. Consequentemente, em janeiro de 2023, realizou a transição para a vertente de Ativos do Mundo Real (RWA), um processo que durou um ano. Neste momento, de acordo com os dados da Defillama, o Total Value Locked (TVL) da Ondo Finance ocupa o terceiro lugar na vertente RWA, com um TVL de $183 milhões.
O terceiro lugar da Ondo Finance no ranking de TVL pode ser atribuído ao seu design de produto. Os produtos RWA fundamentalmente não requerem design especial; envolvem a tokenização de sujeitos da finança tradicional, necessitando de uma conexão mais próxima e segura entre os mundos real e virtual. Este é o desafio no design de produtos RWA. Garantir a segurança e padronização do processo para investidores comprarem ou resgatarem ativos RWA é o objetivo do design de produto. A Ondo Finance lançou atualmente três produtos RWA: OUSG, USDY e OMMF.
OUSG é o principal contribuinte para o TVL da Ondo Finance, com um TVL de $117 milhões. Os ativos subjacentes da OUSG vêm principalmente do BlackRock’s short-term U.S. Treasury ETF, iShares Short Treasury Bond ETF (código NASDAQ: SHV), com uma pequena parte em USDC e USD para liquidez. O ETF SHV, estabelecido em 2007, investe em títulos do Tesouro de curto prazo com períodos de investimento de menos de um ano, seguindo o ICE U.S. Short Treasury Bond Index. De acordo com os dados do Yahoo, o preço de abertura atual do ETF SHV é de $110.42 USD, com ativos totais de cerca de $18.4 bilhões e uma taxa de retorno anual de 5.17%, com uma classificação da Standard & Poor’s de AA.
O preço atual do OUSG é de $104.66 USD, com um rendimento anual de 4.69%. Suporta compras nas blockchains Ethereum, Polygon e Solana. Notavelmente, a Ondo I LP atua como gestora de fundos para as compras de ações de ETF SHV pelos investidores. A Ondo I LP, como o SPV para OUSG, é uma empresa entidade dos EUA, o que é benéfico para o isolamento de riscos dos investidores, ajudando os utilizadores a resgatar ações em emergências (como falência do projeto).
No que diz respeito às taxas, a OUSG cobra uma taxa de gestão de fundos de 0,15%, até 0,15% para pagamentos a gestores de fundos, auditores e outros prestadores de serviços, e uma taxa de gestão de ETF de 0,15% cobrada pelo emitente do ETF, BlackRock.
No entanto, a compra de OUSG tem requisitos elevados, com verificação KYC como requisito prévio, e os investidores devem cumprir os critérios de “Compradores Qualificados”, exigindo pelo menos um portfólio de investimento de $5 milhões e um montante mínimo de compra de $100,000 USDT para OUSG.
Comparado com as severas flutuações de preços durante a fase de mercado em baixa, investir em produtos RWA como ETFs de títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo com um rendimento anual de cerca de 5% é um alvo adequado. Assim, no último ano, o tamanho do TVL da OUSG cresceu rapidamente, tornando-se o principal produto da Ondo Finance.
USDY (U.S. Dollar Yield) é uma nota tokenizada garantida por Tesourarias dos EUA a curto prazo e depósitos bancários à ordem. Destina-se a investidores em geral, exigindo um montante mínimo de compra de 500 dólares, e permite a emissão e transferência on-chain 40-50 dias após a compra. Atualmente, o USDY está cotado a 1.02 USD, com um rendimento anual de 5.10%, e um Valor Total Bloqueado (TVL) de 66.2 milhões de dólares.
USDY, ao contrário das stablecoins comumente usadas no mundo das criptomoedas, como USDT e USDC, funciona mais como uma stablecoin com juros. Pode ser categorizada no setor de stablecoins geradoras de rendimento. No entanto, distingue-se de outras stablecoins geradoras de rendimento por ser apoiada por bancos tradicionais e cumprir padrões regulatórios dos EUA, conforme divulgado em seu site oficial.
O design estrutural e a gestão de risco do USDY são cruciais, uma vez que pode ser cunhado e circulado na blockchain após um certo período, atuando como uma stablecoin. Os principais aspectos do design e abordagem regulatória do USDY incluem:
Design estrutural: USDY é emitido pela Ondo USDY LLC como um Veículo de Propósito Especial (VPE). Seus ativos são geridos separadamente da Ondo Finance, garantindo livros e contas independentes. Esta estrutura isola o colateral que respalda o USDY dos potenciais riscos financeiros associados à Ondo Finance.
Sobrecapitalização: Como medida de mitigação de risco, o USDY utiliza a sobrecapitalização. Uma posição mínima de primeira perda de 3% é reservada para amortecer as flutuações a curto prazo no preço dos Tesouros dos EUA. Atualmente, o USDY está sobrecapitalizado com uma posição de primeira perda de 4,64%.
Primeira Prioridade: Os investidores USDY têm "prioridade absoluta" sobre os depósitos bancários subjacentes e os Tesouros. A Ankura Trust atua como agente de garantia, supervisionando os interesses de segurança dos detentores de USDY. Os acordos de controle estabelecidos com bancos e depositários que detêm os ativos concedem à Ankura Trust os direitos e obrigações legais para controlar e reembolsar os detentores de Token em situações específicas de incumprimento ou através de reembolso acelerado iniciado por votos dos detentores de USDY.
Relatórios Diários de Transparência: Ankura Trust, atuando como a agência de verificação, fornece relatórios diários de transparência detalhando os status das reservas. Estes relatórios garantem transparência e responsabilidade detalhando as posições dos ativos e são verificados de forma independente para maior confiabilidade.
Alocação de ativos: USDY adota uma estratégia de investimento conservadora para manter a segurança e a liquidez dos fundos, visando uma alocação de ativos de 65% em depósitos bancários e 35% em títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo. Esta abordagem conservadora concentra-se em instrumentos mais seguros e mais líquidos, minimizando a exposição ao risco.
Custódia de Ativos: Os Tesouros dos EUA que apoiam USDY são mantidos em contas de "custódia em dinheiro" na Morgan Stanley e StoneX, garantindo a segurança dos ativos. Estes ativos não são rehipotecados. A Ankura Trust verifica diariamente a existência destes depósitos.
Ao implementar as medidas acima mencionadas, o USDY isola ativos de projetos cripto, reduzindo os riscos de “rug pull” do projeto; emprega supercolateralização para amortecer os riscos de taxa de juros dos Tesouros; nomeia a Ankura Trust como o órgão regulador para garantir a segurança dos fundos e retornos dos investidores; e garante garantias em contas de custódia de dinheiro tradicional de banco para garantir que os fundos não sejam reutilizados.
Comparado a outros produtos de Ativos do Mundo Real (RWA), o USDY tem um limiar de investimento relativamente baixo e oferece opções de compra tanto on-chain com USDC quanto através de transferência bancária.
USDY está sujeito a certas restrições legais e oferece uma vantagem de rendimento sobre outras stablecoins. No entanto, a sua taxa de utilização é atualmente relativamente baixa.
OMMF é um token de Ativo do Mundo Real (RWA) baseado no U.S. Government Money Market Fund (MMF), que ainda não foi oficialmente lançado. Informações adicionais serão fornecidas após o seu lançamento.
Em fevereiro de 2023, a Ondo Finance lançou a plataforma de empréstimos Flux Finance. Construída com base no protocolo de empréstimos Compound V2, ela ostenta uma taxa de utilização de fundos superior a 85% de acordo com os relatórios do site oficial.
Flux Finance, como um dos três canais fornecidos pelo projeto para resgatar produtos RWA, oferece uma nova solução de liquidez para os problemas de custo de tempo associados aos resgates do canal oficial. Os resgates do canal oficial não podem ser processados diretamente on-chain e exigem esperar que o Veículo de Finalidade Especial (SPV) do produto RWA venda o produto antes do resgate, incorrendo em um custo de tempo de 1-5 dias.
Atualmente, o Flux Finance suporta o empréstimo de produtos OUSG. Quanto ao USDY, pode ser transferido na cadeia através de DEXs após a cunhagem.
Antes da sua transformação, a Ondo Finance emitiu o token ONDO, que foi vendido publicamente na Coinlist. Os tokens estavam sujeitos a um período de bloqueio de um ano e eram lançados mensalmente posteriormente. Os tokens podiam ser usados para votação de governança na Flux Finance.
Após uma votação na comunidade on-chain, o token ONDO foi desbloqueado para circulação em 18 de janeiro deste ano. Atualmente, o preço do token ONDO é de 0,27 USDT, quase 2,5 vezes mais alto do que o seu preço pós-desbloqueio.
Simultaneamente, a Coinbase adicionou a Ondo Finance (ONDO) ao seu roteiro de lançamento de ativos. A Coinbase não é apenas um investidor na Ondo Finance, mas também serve como o canal exclusivo para converter USDC em dólares americanos em produtos RWA.
No entanto, nos últimos dois dias, os endereços associados ao projeto Ondo transferiram tokens ONDO para as bolsas várias vezes, o que indica potenciais atividades de criação de mercado ou descarregamento. Os investidores devem proceder com cautela.
De acordo com artigos oficiais, o token ONDO serve como o token de governança para o Ondo DAO e o Flux Finance. Como atualmente não está claro se o token ONDO estará ligado aos produtos RWA, não descarta a possibilidade de usar o token ONDO como incentivo para produtos RWA, como USDY, no futuro. Dado que os investidores e a venda pública da Coinlist representam apenas 16% do fornecimento total de tokens, a alocação dos restantes 84% dos tokens não foi esclarecida.
Se o token ONDO puder ser integrado com produtos RWA, usando o Flux Finance como plataforma para incentivar a liquidez on-chain dos produtos RWA com o token ONDO, sem dúvida traria os produtos RWA à atenção da comunidade de investimento em criptomoedas de forma mais ampla.