Cada cadeia está promovendo novas narrativas de todos os ângulos, porque com a implementação da Camada 2, a própria Camada 2 tornou-se difícil de ser promovida como uma narrativa.
Autor: Biteye contribuidor principal Louis Wang
*O texto completo tem cerca de 5.000 palavras e o tempo estimado de leitura é de 10 minutos
Este ano pode ser considerado um grande ano para a Camada2 (este artigo refere-se principalmente ao rollup). Quase dez projetos de Camada2 foram lançados na mainnet.
O que pode ser claramente sentido é que a Camada 2 está se desenvolvendo rapidamente. Seja Op rollup ou ZK rollup, que pensávamos estar distantes, eles estão todos surgindo em um surto. Você deve saber que passou apenas mais de meio ano desde o airdrop do Arb.
A visão original da tecnologia Layer2 é resolver as necessidades de expansão do Ethereum e melhorar a taxa de transações. Ao mesmo tempo, ela depende do Ethereum para manter a descentralização e a segurança. Proporciona uma experiência de usuário melhor, com taxas de processamento e tarifas muito menores do que na rede principal. Menos congestionamento e atrasos.
Este artigo tem como objetivo fazer com que os leitores compreendam alguns dos padrões e aspectos da competição da Camada 2 por meio da comparação de dados na rede.
De acordo com os dados da DeFiLlama, o volume total atual bloqueado da camada2 rollup é de aproximadamente $3.4B. O primeiro Arbitrum está muito à frente com um TVL de $2.06B, representando 60.62%, seguido pelo Optimism, representando 21.41%.
Arbitrum e Optimism têm vantagens de pioneiros na trilha Layer 2 e foram as primeiras mainnets a serem lançadas. Juntas, elas capturaram mais de 80% da participação de mercado.
Os únicos com TVL superior a $100M são Base e zkSync era, enquanto o TVL de outras redes públicas é inferior a $100M.
Observando com uma escala de tempo, a diversidade do mercado da Camada 2 aumentou significativamente desde este ano. Usando janeiro deste ano como referência, a participação de mercado da Arbitrum tem se mantido estável em torno de 60%, e não tem sido afetada pelos recém-chegados, enquanto a participação do Optimism caiu de 32% para 21%.
Nota do autor: Existe uma grande diferença entre os dados da DeFiLlama e os dados da L2BeatsTVL. Tomando Arbitrum como exemplo, a L2Beats ($7,52B) é ainda mais do que 3 vezes a da Defillama ($2,06B).
Isso se deve aos diferentes métodos estatísticos das duas plataformas. O L2Beats conta o valor entre cadeias, ou seja, quanto dinheiro foi transferido para a cadeia de destino por meio da ponte entre cadeias; enquanto o DeFiLlama conta a soma das posições totais bloqueadas de cada dApp na cadeia de destino.
Uma compreensão simples é que a diferença de $5B não é usada em nenhum dApp na Arbitrum (talvez para armazenar moedas na carteira), pelo menos não no dApp contado pelo DeFiLlama.
(Source: https://defillama.com/chain/Arbitrum?users=false&txs=true&tvl=true)
Arbitrum atualmente possui mais de 14,29M endereços independentes e realizou um total de 418,45M transações com TPS6.3.
A atividade na rede atingiu o pico durante o airdrop em março, com mais de 3M de transações txn em um único dia. Após o airdrop, a atividade na rede também manteve um bom nível e não foi afetada pela baixa do mercado deste ano.
(Source: https://defillama.com/chain/Arbitrum?users=true)
Arbitrum tem muitos projetos de assinatura ecológica, como GMX, que representa 23% do TVL, o projeto nativo DEX+LaunchPad Excalibur Camelot, e o jogo de cadeia TreasureDAO, etc.
Junto com uma série de projetos que migraram da rede principal, o sistema DeFi é completo e inovador, e a riqueza ecológica geral é alta. Portanto, a retenção de usuários é boa e quase 3/4 dos usuários ativos diários são clientes repetidos.
(Source: https://defillama.com/chain/Optimism?txs=true)
O Optimism tem 57,66 milhões de endereços únicos e 177 milhões de transações, TPS4.6. Depois do airdrop em junho passado, a atividade da OP ainda manteve um bom ímpeto de crescimento.
O projeto de assinatura nativa Velodrome atualmente tem $145M de TVL, e a maior parte do TVL restante é suportada por projetos Synthetix e DeFi em seu ecossistema, como Lyra e Thales.
(Source: https://www.theblockbeats.info/news/44039)
Depois que o OP atualizou o leito de rocha, lançou a solução em cadeia modular OP Stack e propôs a visão de uma super cadeia, obviamente encontrou seu próprio caminho.
OP Stack permite aos desenvolvedores selecionar e montar a camada de execução, camada DA, etc. de acordo com seus próprios cenários e necessidades para personalizar sua própria rede de Camada 2, reduzindo a dificuldade do lançamento da rede.
Os adotantes incluem Base da Coinbase, Mantle da BitDAO, opBNB da BN, Zora focada em NFT e mais. As cadeias que usam a Pilha OP também irão alimentar de volta OP em certa medida. Por exemplo, a Base irá dar parte de sua renda para o tesouro OP.
Com a grande visão de super cadeia, OP liga suavemente as partes do projeto que usam a Pilha OP para lançar a cadeia, alcançando o efeito de prosperidade e desenvolvimento.
(Fonte: https://defillama.com/chain/Base?txs=true)
Como mencionado anteriormente, a Base's Coinbase é baseada na Camada 2 emitida pela OP Stack. Atualmente, possui 2,4 milhões de usuários, 67 milhões de transações e TPS3.8.
Seu foco vem principalmente do fenomenal dApp, FriendTech. Nos últimos 30 dias, o FriendTech gerou taxas de protocolo de $5.4M, e o Base gerou aproximadamente $1.32M em receita durante o mesmo período.
No auge do entusiasmo do SocialFi, a receita do protocolo da FriendTech era até mesmo a segunda apenas para Ethereum e Lido.
Além do FriendTech, o projeto nativo que o Base pode jogar é Aerodrome, que é um fork do Velodrome na OP. Atualmente ocupa o primeiro lugar com TVL$55.53M.
(Source: https://explorer.mantle.xyz/)
Mantle é projetado com base na arquitetura Optimism OVM para Camada 2. Ele adota um design modular e usa EigenDA como a camada de disponibilidade de dados para reduzir significativamente o custo do rollup.
Atualmente, existem 820.000 endereços na Mantle e foram realizadas 21M transações.
(Source: https://defillama.com/chain/Mantle)
Entre os principais projetos da TVL Mantle estão muitas DEXs nativas, como Agni e FusionX. Mantle tem um apoio financeiro extremamente forte.
O valor de reserva no Tesouro de Mantle excede US$2 bilhões, incluindo mais de 220.000 ETH. Tem as vantagens de escala de depósito e liquidez, lançando uma base sólida para seu subsequente projeto de rastreamento LSD.
(Source:https://dune.com/matter_labs/zksync-era-overview)
zkSync é o antigo líder da série zk, desenvolvido pela equipe da MatterLabs.
A versão 1.0 Lite suporta apenas cenários de pagamento com tokens, enquanto a versão 2.0 é uma mainnet universal compatível com EVM com mais de 4,67 milhões de endereços independentes.
zkSync originalmente usava o algoritmo zkSNARK. Em 17 de julho, anunciou o lançamento de um novo sistema de prova, Boojum, que fará a transição do zkSNARK para o algoritmo de prova zkSTARK.
(Source: https://dune.com/matter_labs/zksync-era-overview)
O lançamento da Era zkSync segue o airdrop Arb, então os usuários têm grande entusiasmo e expectativas pelo zkSync. Em pouco mais de meio ano, 4,6M endereços independentes e 165M txn foram acumulados. zkSync possui abstração de conta nativa integrada e não requer o uso de soluções ERC4337.
Existem poucas migrações de projetos líderes na zkSync, como Uniswap e AAVE, o que dá mais oportunidades para projetos nativos e alguns novos projetos, como SyncSwap, Mute, Maverick, etc. As aplicações atuais estão concentradas no DeFi.
(Fonte: https://defillama.com/chain/zkSync%20Era)
(Source: https://blockscout.scroll.io/)
O Scroll, o projeto zkevm conhecido como a luz do povo chinês, anunciou o lançamento de sua mainnet em 10 de outubro. Em apenas algumas semanas, o TVL atingiu $17M, e mais de 2M de endereços completaram 4.7M de transações.
Antes do Scroll anunciar sua mainnet, havia imagens avassaladoras aludindo ao Scroll no Twitter, incluindo muitas festas de projetos e KOLs. Toda a atmosfera de marketing deu às pessoas a impressão de ser altamente antecipada.
Dentro de uma semana, a Layer0 anunciou suporte para a mainnet do Scroll, o Orbiter suporta a cadeia cruzada USDT e USDC do Scroll, a carteira OKX está conectada ao Scroll e o NFTScan suporta a mainnet do Scroll. A resposta esmagadora prova a influência do Scroll.
Já no período da testnet, 100+ testes de projeto foram implantados no Scroll, cobrindo várias faixas.
Atualmente, existem mais de 30 projetos implantados na rede principal. A situação é semelhante ao zkSync. Os projetos implantados em várias redes são basicamente divididos igualmente com projetos nativos.
(Fonte:https://scroll.io/ecossistema)
(Source: https://defillama.com/chain/Starknet)
Starknet é uma cadeia pública de uso geral que utiliza o método de prova zk-Stark e roda o Cairo-VM em vez da compatibilidade EVM buscada pela maioria dos Layer2.
Não há conceito de EOA na Starknet. Todos são contas nativas AA. Atualmente, mais de 2,9M contas foram implantadas.
A linguagem de contrato usada na Starknet é Cairo em vez do mais familiar solidity, o que traz consideráveis obstáculos técnicos para a migração do projeto.
Starknet reiniciou sua mainnet este ano com a grande atualização do Cairo 1.0 e começou as operações oficiais. O TVL aumentou constantemente para mais de $40M. Após o conflito palestino-israelense, o TVL experimentou um período de declínio rápido (a StarWare tem sede em Israel) e atualmente está estável em $30. M.
Os principais projetos de TVL na Starknet são todos projetos antigos que foram implantados durante o período beta da mainnet, como JediSwap, mySwap, etc.
Um projeto que vale a pena mencionar é Ekubo, que ocupa o quinto lugar em TVL, mas representa 75% do volume total de transações na rede Starknet. Recentemente, a UniSwap DAO aprovou uma proposta para fornecer 3 milhões de uni, no valor de cerca de 12 milhões de dólares americanos, para apoiar o desenvolvimento do Ekubo em troca de 20% da participação de tokens do Ekubo.
(Source: https://defillama.com/chain/Starknet)
(Fonte: https://defillama.com/chain/Manta)
Manta Pacific é uma camada zk de propósito geral lançada pela Manta. No futuro, ela usará Celestia como camada de disponibilidade de dados para minimizar os custos de interação do usuário.
Desde o seu lançamento em setembro deste ano, o TVL arrecadou $18.59M em dois meses, teve 166 mil endereços independentes e completou 2.16M transações.
Manta inicialmente considerou adotar a solução OP Stack e, posteriormente, migrou para o Polygon CDK e tornou-se parte do ecossistema Polygon.
Mais de 300.000 zkSBT foram gerados no site da NPO da Manta, com mais de 200.000 instalações de carteira.
(Source: https://defillama.com/chain/Manta)
Aperture Finance é a plataforma líder em gestão de liquidez da indústria com uma arquitetura “baseada em intenções” que permite aos usuários automatizar completamente estratégias.
Seu projeto ApertureSwap é o DEX nativo na Manta. Como o UniV3, permite que os usuários forneçam liquidez centralizada. Atualmente ocupa o segundo lugar com TVL$4.95M.
Linea é uma solução Layer2 zkevm lançada pela ConsenSys, empresa-mãe da Little Fox Wallet.
Como uma das infraestruturas mais importantes do blockchain, o MetaMask tem 30 milhões de usuários ativos mensais. Todos esses usuários podem se tornar potenciais usuários da Linea. Aliado ao sólido histórico da equipe fundadora, investidores e uma avaliação de US$7 bilhões, eles podem fazer com que a Linea se torne a camada 2 mais quente.
Menos de meio ano após o seu lançamento, acumulou 1,68M de endereços independentes e gerou 18,36M de transações.
(Source:https://defillama.com/chain/Linea?volume=true&tvl=true)
O TVL atual da Linea ultrapassou US$ 27M. SycnSwap, classificado em primeiro lugar, e Velocore, classificado em quarto lugar, são ambos DEXs nativos na zkSync e foram migrados para a Linea.
(Source: https://defillama.com/chain/Linea?volume=true&tvl=true)
Os dados básicos de cada Camada2 estão resumidos na seguinte tabela:
Em relação aos dados da rede principal Ethereum para cada cadeia cruzada de Camada 2, você pode consultar o painel de dados da Chaineye, que possui dados e proporções que mudam ao longo do tempo para fácil comparação e visualização:
(Source:https://chaineye.tools/)
Costumava-se dizer: 'Protocolo gordo, aplicação fina', o que significa que a maior parte do valor da blockchain é capturada pela camada do protocolo e uma pequena parte é distribuída na camada de aplicação. A cadeia pública captura a maior parte dos lucros vendendo espaço de bloco.
No entanto, à medida que a infraestrutura continua a melhorar e várias camadas 2 de redes públicas continuam a surgir, de repente, há uma sensação de que existem protocolos redundantes e aplicações insuficientes.
A liquidez em um ambiente de mercado de baixa é inerentemente limitada. Ao mesmo tempo, essa liquidez também é dividida entre as várias segundas camadas devido à corrida armamentista da Camada 2.
Cada cadeia está ansiosa para incubar aplicativos inovadores nativos, mas muitas vezes há um momento raro de inspiração, e mais frequentemente é um fork multi-cadeia de um projeto bem-sucedido.
A emergência da FriendTech trouxe muita atenção, fundos e usuários para a cadeia Base. Você pode ver que o TVL disparou com a explosão do FT.
A Base afirmou que não emitirá seus próprios tokens. Pode-se entender que a proporção de usuários na rede interagindo para os airdrops da Base é relativamente baixa. Em grande medida, os usuários e fundos são atraídos pela aplicação fenomenal do FT. A contribuição e o impacto de um aplicativo matador na cadeia pública podem ser vistos claramente.
Quando os usuários lucram com esses dApps, os fundos de lucro provavelmente vão transbordar para outros projetos no ecossistema, beneficiando toda a cadeia pública.
Ao mesmo tempo, a receita do protocolo do FT é muito maior do que a receita da cadeia pública do Base, e o valor máximo é ainda mais diferente em mais de 5 vezes. Portanto, além de trazer uma onda de loucura SocialFi, o surgimento do FT também nos faz pensar se é devido à maturidade da infraestrutura, aplicativos de consumidor verdadeiramente bons se tornaram escassos?
Aplicações futuras não precisam mais girar em torno de cadeias públicas bem financiadas, assim como a explosão do DeFi no Ethereum se deve à grande quantidade de fundos depositados.
A infraestrutura madura Layer2 e de suporte cross-chain já pode atender à demanda de migração suave de fundos e buscar boas aplicações. No futuro, pode gradualmente passar de "aplicações leves" para "aplicações robustas".
(Source: https://defillama.com/protocol/friend.tech?fees=true&tvl=false)
É por isso que depois que o FT se tornou popular, cada cadeia pública tentou apoiar os projetos SocialFi de sua própria rede, como o TOMO da Linea, o SA da Avalanche, etc. Independentemente de esses projetos terem sido bem-sucedidos ou não, podemos ver claramente pela atitude das cadeias públicas. , para projetos de estrelas nativas, é o que todas as cadeias públicas desejam.
(Source: https://defillama.com/chain/Base)
Para a Camada 2, a necessidade de capturar usuários, retê-los e manter os fundos ativos não pode depender de PUA distribuídos gratuitamente na rede.
Tomando os dois Layer 2 mais maduros como exemplos, Optimism e Arbitrum, após o término da distribuição de tokens, a atividade do usuário e o volume de transações na rede não enfraqueceram, mas se tornaram cada vez mais fortes. Eles têm seus próprios projetos nativos de destaque, como GMX na Arb, Velo na OP, etc.
As duas blockchains públicas também estão continuamente lançando planos de incentivo, como o projeto de incentivo de curto prazo STIP da Arb e as rodadas após rodadas de incentivos retroativos da OP.
Como manter a vitalidade de longo prazo da cadeia pública é uma questão muito difícil e complicada. Requer os esforços da equipe do projeto da cadeia pública para implementar o plano e também requer a participação de mais desenvolvedores e fundos.
De uma perspectiva estratégica mais elevada, o que realmente faz com que uma Camada 2 se destaque é o nível narrativo.
Por exemplo, a narrativa da “super cadeia” promovida pela OP, e a solução modular de código aberto OP Stack, tentam formar uma galáxia que brilha mais do que Cosmos na segunda camada do Ethereum, e ganharam muitos apoiadores;
Da mesma forma, a Polygon também lançou o Kit de Desenvolvimento de Cadeia (CDK) de solução de blockchain modular zk, com adotantes incluindo Polygon zkEVM, Manta, Canto, etc.;
Arbitrum anunciou a ferramenta de desenvolvimento de cadeia para a blockchain Layer3 Arbitrum Orbit, e a zkSync lançou imediatamente o kit de ferramentas de código aberto ZK Stack, que disse que também apoiaria a construção da Layer3;
Starknet promove totalmente jogos na rede completa; Zora especializa-se em NFT e economia de reembolso…
Cada cadeia está promovendo novas narrativas de todos os ângulos, porque com a implementação da Camada 2, a própria Camada 2 se tornou difícil de ser promovida como uma narrativa.
Em resumo, a competição entre a Camada 2 é sempre uma coisa boa para os usuários. Enquanto desfrutam da segurança da rede Ethereum, eles também podem desfrutar de taxas de transação baixas. Somente com a maturidade de toda a infraestrutura é possível que aplicações em grande escala sejam possíveis. Vamos aguardar o futuro da Camada 2!
Autor: Biteye
Este artigo é a opinião do colunista da PANews. Não representa a posição da PANews e não assume responsabilidade legal. Artigos e opiniões não constituem conselho de investimento.
Fonte da imagem: Biteye Se houver alguma violação, entre em contato com o autor para excluí-la.
Cada cadeia está promovendo novas narrativas de todos os ângulos, porque com a implementação da Camada 2, a própria Camada 2 tornou-se difícil de ser promovida como uma narrativa.
Autor: Biteye contribuidor principal Louis Wang
*O texto completo tem cerca de 5.000 palavras e o tempo estimado de leitura é de 10 minutos
Este ano pode ser considerado um grande ano para a Camada2 (este artigo refere-se principalmente ao rollup). Quase dez projetos de Camada2 foram lançados na mainnet.
O que pode ser claramente sentido é que a Camada 2 está se desenvolvendo rapidamente. Seja Op rollup ou ZK rollup, que pensávamos estar distantes, eles estão todos surgindo em um surto. Você deve saber que passou apenas mais de meio ano desde o airdrop do Arb.
A visão original da tecnologia Layer2 é resolver as necessidades de expansão do Ethereum e melhorar a taxa de transações. Ao mesmo tempo, ela depende do Ethereum para manter a descentralização e a segurança. Proporciona uma experiência de usuário melhor, com taxas de processamento e tarifas muito menores do que na rede principal. Menos congestionamento e atrasos.
Este artigo tem como objetivo fazer com que os leitores compreendam alguns dos padrões e aspectos da competição da Camada 2 por meio da comparação de dados na rede.
De acordo com os dados da DeFiLlama, o volume total atual bloqueado da camada2 rollup é de aproximadamente $3.4B. O primeiro Arbitrum está muito à frente com um TVL de $2.06B, representando 60.62%, seguido pelo Optimism, representando 21.41%.
Arbitrum e Optimism têm vantagens de pioneiros na trilha Layer 2 e foram as primeiras mainnets a serem lançadas. Juntas, elas capturaram mais de 80% da participação de mercado.
Os únicos com TVL superior a $100M são Base e zkSync era, enquanto o TVL de outras redes públicas é inferior a $100M.
Observando com uma escala de tempo, a diversidade do mercado da Camada 2 aumentou significativamente desde este ano. Usando janeiro deste ano como referência, a participação de mercado da Arbitrum tem se mantido estável em torno de 60%, e não tem sido afetada pelos recém-chegados, enquanto a participação do Optimism caiu de 32% para 21%.
Nota do autor: Existe uma grande diferença entre os dados da DeFiLlama e os dados da L2BeatsTVL. Tomando Arbitrum como exemplo, a L2Beats ($7,52B) é ainda mais do que 3 vezes a da Defillama ($2,06B).
Isso se deve aos diferentes métodos estatísticos das duas plataformas. O L2Beats conta o valor entre cadeias, ou seja, quanto dinheiro foi transferido para a cadeia de destino por meio da ponte entre cadeias; enquanto o DeFiLlama conta a soma das posições totais bloqueadas de cada dApp na cadeia de destino.
Uma compreensão simples é que a diferença de $5B não é usada em nenhum dApp na Arbitrum (talvez para armazenar moedas na carteira), pelo menos não no dApp contado pelo DeFiLlama.
(Source: https://defillama.com/chain/Arbitrum?users=false&txs=true&tvl=true)
Arbitrum atualmente possui mais de 14,29M endereços independentes e realizou um total de 418,45M transações com TPS6.3.
A atividade na rede atingiu o pico durante o airdrop em março, com mais de 3M de transações txn em um único dia. Após o airdrop, a atividade na rede também manteve um bom nível e não foi afetada pela baixa do mercado deste ano.
(Source: https://defillama.com/chain/Arbitrum?users=true)
Arbitrum tem muitos projetos de assinatura ecológica, como GMX, que representa 23% do TVL, o projeto nativo DEX+LaunchPad Excalibur Camelot, e o jogo de cadeia TreasureDAO, etc.
Junto com uma série de projetos que migraram da rede principal, o sistema DeFi é completo e inovador, e a riqueza ecológica geral é alta. Portanto, a retenção de usuários é boa e quase 3/4 dos usuários ativos diários são clientes repetidos.
(Source: https://defillama.com/chain/Optimism?txs=true)
O Optimism tem 57,66 milhões de endereços únicos e 177 milhões de transações, TPS4.6. Depois do airdrop em junho passado, a atividade da OP ainda manteve um bom ímpeto de crescimento.
O projeto de assinatura nativa Velodrome atualmente tem $145M de TVL, e a maior parte do TVL restante é suportada por projetos Synthetix e DeFi em seu ecossistema, como Lyra e Thales.
(Source: https://www.theblockbeats.info/news/44039)
Depois que o OP atualizou o leito de rocha, lançou a solução em cadeia modular OP Stack e propôs a visão de uma super cadeia, obviamente encontrou seu próprio caminho.
OP Stack permite aos desenvolvedores selecionar e montar a camada de execução, camada DA, etc. de acordo com seus próprios cenários e necessidades para personalizar sua própria rede de Camada 2, reduzindo a dificuldade do lançamento da rede.
Os adotantes incluem Base da Coinbase, Mantle da BitDAO, opBNB da BN, Zora focada em NFT e mais. As cadeias que usam a Pilha OP também irão alimentar de volta OP em certa medida. Por exemplo, a Base irá dar parte de sua renda para o tesouro OP.
Com a grande visão de super cadeia, OP liga suavemente as partes do projeto que usam a Pilha OP para lançar a cadeia, alcançando o efeito de prosperidade e desenvolvimento.
(Fonte: https://defillama.com/chain/Base?txs=true)
Como mencionado anteriormente, a Base's Coinbase é baseada na Camada 2 emitida pela OP Stack. Atualmente, possui 2,4 milhões de usuários, 67 milhões de transações e TPS3.8.
Seu foco vem principalmente do fenomenal dApp, FriendTech. Nos últimos 30 dias, o FriendTech gerou taxas de protocolo de $5.4M, e o Base gerou aproximadamente $1.32M em receita durante o mesmo período.
No auge do entusiasmo do SocialFi, a receita do protocolo da FriendTech era até mesmo a segunda apenas para Ethereum e Lido.
Além do FriendTech, o projeto nativo que o Base pode jogar é Aerodrome, que é um fork do Velodrome na OP. Atualmente ocupa o primeiro lugar com TVL$55.53M.
(Source: https://explorer.mantle.xyz/)
Mantle é projetado com base na arquitetura Optimism OVM para Camada 2. Ele adota um design modular e usa EigenDA como a camada de disponibilidade de dados para reduzir significativamente o custo do rollup.
Atualmente, existem 820.000 endereços na Mantle e foram realizadas 21M transações.
(Source: https://defillama.com/chain/Mantle)
Entre os principais projetos da TVL Mantle estão muitas DEXs nativas, como Agni e FusionX. Mantle tem um apoio financeiro extremamente forte.
O valor de reserva no Tesouro de Mantle excede US$2 bilhões, incluindo mais de 220.000 ETH. Tem as vantagens de escala de depósito e liquidez, lançando uma base sólida para seu subsequente projeto de rastreamento LSD.
(Source:https://dune.com/matter_labs/zksync-era-overview)
zkSync é o antigo líder da série zk, desenvolvido pela equipe da MatterLabs.
A versão 1.0 Lite suporta apenas cenários de pagamento com tokens, enquanto a versão 2.0 é uma mainnet universal compatível com EVM com mais de 4,67 milhões de endereços independentes.
zkSync originalmente usava o algoritmo zkSNARK. Em 17 de julho, anunciou o lançamento de um novo sistema de prova, Boojum, que fará a transição do zkSNARK para o algoritmo de prova zkSTARK.
(Source: https://dune.com/matter_labs/zksync-era-overview)
O lançamento da Era zkSync segue o airdrop Arb, então os usuários têm grande entusiasmo e expectativas pelo zkSync. Em pouco mais de meio ano, 4,6M endereços independentes e 165M txn foram acumulados. zkSync possui abstração de conta nativa integrada e não requer o uso de soluções ERC4337.
Existem poucas migrações de projetos líderes na zkSync, como Uniswap e AAVE, o que dá mais oportunidades para projetos nativos e alguns novos projetos, como SyncSwap, Mute, Maverick, etc. As aplicações atuais estão concentradas no DeFi.
(Fonte: https://defillama.com/chain/zkSync%20Era)
(Source: https://blockscout.scroll.io/)
O Scroll, o projeto zkevm conhecido como a luz do povo chinês, anunciou o lançamento de sua mainnet em 10 de outubro. Em apenas algumas semanas, o TVL atingiu $17M, e mais de 2M de endereços completaram 4.7M de transações.
Antes do Scroll anunciar sua mainnet, havia imagens avassaladoras aludindo ao Scroll no Twitter, incluindo muitas festas de projetos e KOLs. Toda a atmosfera de marketing deu às pessoas a impressão de ser altamente antecipada.
Dentro de uma semana, a Layer0 anunciou suporte para a mainnet do Scroll, o Orbiter suporta a cadeia cruzada USDT e USDC do Scroll, a carteira OKX está conectada ao Scroll e o NFTScan suporta a mainnet do Scroll. A resposta esmagadora prova a influência do Scroll.
Já no período da testnet, 100+ testes de projeto foram implantados no Scroll, cobrindo várias faixas.
Atualmente, existem mais de 30 projetos implantados na rede principal. A situação é semelhante ao zkSync. Os projetos implantados em várias redes são basicamente divididos igualmente com projetos nativos.
(Fonte:https://scroll.io/ecossistema)
(Source: https://defillama.com/chain/Starknet)
Starknet é uma cadeia pública de uso geral que utiliza o método de prova zk-Stark e roda o Cairo-VM em vez da compatibilidade EVM buscada pela maioria dos Layer2.
Não há conceito de EOA na Starknet. Todos são contas nativas AA. Atualmente, mais de 2,9M contas foram implantadas.
A linguagem de contrato usada na Starknet é Cairo em vez do mais familiar solidity, o que traz consideráveis obstáculos técnicos para a migração do projeto.
Starknet reiniciou sua mainnet este ano com a grande atualização do Cairo 1.0 e começou as operações oficiais. O TVL aumentou constantemente para mais de $40M. Após o conflito palestino-israelense, o TVL experimentou um período de declínio rápido (a StarWare tem sede em Israel) e atualmente está estável em $30. M.
Os principais projetos de TVL na Starknet são todos projetos antigos que foram implantados durante o período beta da mainnet, como JediSwap, mySwap, etc.
Um projeto que vale a pena mencionar é Ekubo, que ocupa o quinto lugar em TVL, mas representa 75% do volume total de transações na rede Starknet. Recentemente, a UniSwap DAO aprovou uma proposta para fornecer 3 milhões de uni, no valor de cerca de 12 milhões de dólares americanos, para apoiar o desenvolvimento do Ekubo em troca de 20% da participação de tokens do Ekubo.
(Source: https://defillama.com/chain/Starknet)
(Fonte: https://defillama.com/chain/Manta)
Manta Pacific é uma camada zk de propósito geral lançada pela Manta. No futuro, ela usará Celestia como camada de disponibilidade de dados para minimizar os custos de interação do usuário.
Desde o seu lançamento em setembro deste ano, o TVL arrecadou $18.59M em dois meses, teve 166 mil endereços independentes e completou 2.16M transações.
Manta inicialmente considerou adotar a solução OP Stack e, posteriormente, migrou para o Polygon CDK e tornou-se parte do ecossistema Polygon.
Mais de 300.000 zkSBT foram gerados no site da NPO da Manta, com mais de 200.000 instalações de carteira.
(Source: https://defillama.com/chain/Manta)
Aperture Finance é a plataforma líder em gestão de liquidez da indústria com uma arquitetura “baseada em intenções” que permite aos usuários automatizar completamente estratégias.
Seu projeto ApertureSwap é o DEX nativo na Manta. Como o UniV3, permite que os usuários forneçam liquidez centralizada. Atualmente ocupa o segundo lugar com TVL$4.95M.
Linea é uma solução Layer2 zkevm lançada pela ConsenSys, empresa-mãe da Little Fox Wallet.
Como uma das infraestruturas mais importantes do blockchain, o MetaMask tem 30 milhões de usuários ativos mensais. Todos esses usuários podem se tornar potenciais usuários da Linea. Aliado ao sólido histórico da equipe fundadora, investidores e uma avaliação de US$7 bilhões, eles podem fazer com que a Linea se torne a camada 2 mais quente.
Menos de meio ano após o seu lançamento, acumulou 1,68M de endereços independentes e gerou 18,36M de transações.
(Source:https://defillama.com/chain/Linea?volume=true&tvl=true)
O TVL atual da Linea ultrapassou US$ 27M. SycnSwap, classificado em primeiro lugar, e Velocore, classificado em quarto lugar, são ambos DEXs nativos na zkSync e foram migrados para a Linea.
(Source: https://defillama.com/chain/Linea?volume=true&tvl=true)
Os dados básicos de cada Camada2 estão resumidos na seguinte tabela:
Em relação aos dados da rede principal Ethereum para cada cadeia cruzada de Camada 2, você pode consultar o painel de dados da Chaineye, que possui dados e proporções que mudam ao longo do tempo para fácil comparação e visualização:
(Source:https://chaineye.tools/)
Costumava-se dizer: 'Protocolo gordo, aplicação fina', o que significa que a maior parte do valor da blockchain é capturada pela camada do protocolo e uma pequena parte é distribuída na camada de aplicação. A cadeia pública captura a maior parte dos lucros vendendo espaço de bloco.
No entanto, à medida que a infraestrutura continua a melhorar e várias camadas 2 de redes públicas continuam a surgir, de repente, há uma sensação de que existem protocolos redundantes e aplicações insuficientes.
A liquidez em um ambiente de mercado de baixa é inerentemente limitada. Ao mesmo tempo, essa liquidez também é dividida entre as várias segundas camadas devido à corrida armamentista da Camada 2.
Cada cadeia está ansiosa para incubar aplicativos inovadores nativos, mas muitas vezes há um momento raro de inspiração, e mais frequentemente é um fork multi-cadeia de um projeto bem-sucedido.
A emergência da FriendTech trouxe muita atenção, fundos e usuários para a cadeia Base. Você pode ver que o TVL disparou com a explosão do FT.
A Base afirmou que não emitirá seus próprios tokens. Pode-se entender que a proporção de usuários na rede interagindo para os airdrops da Base é relativamente baixa. Em grande medida, os usuários e fundos são atraídos pela aplicação fenomenal do FT. A contribuição e o impacto de um aplicativo matador na cadeia pública podem ser vistos claramente.
Quando os usuários lucram com esses dApps, os fundos de lucro provavelmente vão transbordar para outros projetos no ecossistema, beneficiando toda a cadeia pública.
Ao mesmo tempo, a receita do protocolo do FT é muito maior do que a receita da cadeia pública do Base, e o valor máximo é ainda mais diferente em mais de 5 vezes. Portanto, além de trazer uma onda de loucura SocialFi, o surgimento do FT também nos faz pensar se é devido à maturidade da infraestrutura, aplicativos de consumidor verdadeiramente bons se tornaram escassos?
Aplicações futuras não precisam mais girar em torno de cadeias públicas bem financiadas, assim como a explosão do DeFi no Ethereum se deve à grande quantidade de fundos depositados.
A infraestrutura madura Layer2 e de suporte cross-chain já pode atender à demanda de migração suave de fundos e buscar boas aplicações. No futuro, pode gradualmente passar de "aplicações leves" para "aplicações robustas".
(Source: https://defillama.com/protocol/friend.tech?fees=true&tvl=false)
É por isso que depois que o FT se tornou popular, cada cadeia pública tentou apoiar os projetos SocialFi de sua própria rede, como o TOMO da Linea, o SA da Avalanche, etc. Independentemente de esses projetos terem sido bem-sucedidos ou não, podemos ver claramente pela atitude das cadeias públicas. , para projetos de estrelas nativas, é o que todas as cadeias públicas desejam.
(Source: https://defillama.com/chain/Base)
Para a Camada 2, a necessidade de capturar usuários, retê-los e manter os fundos ativos não pode depender de PUA distribuídos gratuitamente na rede.
Tomando os dois Layer 2 mais maduros como exemplos, Optimism e Arbitrum, após o término da distribuição de tokens, a atividade do usuário e o volume de transações na rede não enfraqueceram, mas se tornaram cada vez mais fortes. Eles têm seus próprios projetos nativos de destaque, como GMX na Arb, Velo na OP, etc.
As duas blockchains públicas também estão continuamente lançando planos de incentivo, como o projeto de incentivo de curto prazo STIP da Arb e as rodadas após rodadas de incentivos retroativos da OP.
Como manter a vitalidade de longo prazo da cadeia pública é uma questão muito difícil e complicada. Requer os esforços da equipe do projeto da cadeia pública para implementar o plano e também requer a participação de mais desenvolvedores e fundos.
De uma perspectiva estratégica mais elevada, o que realmente faz com que uma Camada 2 se destaque é o nível narrativo.
Por exemplo, a narrativa da “super cadeia” promovida pela OP, e a solução modular de código aberto OP Stack, tentam formar uma galáxia que brilha mais do que Cosmos na segunda camada do Ethereum, e ganharam muitos apoiadores;
Da mesma forma, a Polygon também lançou o Kit de Desenvolvimento de Cadeia (CDK) de solução de blockchain modular zk, com adotantes incluindo Polygon zkEVM, Manta, Canto, etc.;
Arbitrum anunciou a ferramenta de desenvolvimento de cadeia para a blockchain Layer3 Arbitrum Orbit, e a zkSync lançou imediatamente o kit de ferramentas de código aberto ZK Stack, que disse que também apoiaria a construção da Layer3;
Starknet promove totalmente jogos na rede completa; Zora especializa-se em NFT e economia de reembolso…
Cada cadeia está promovendo novas narrativas de todos os ângulos, porque com a implementação da Camada 2, a própria Camada 2 se tornou difícil de ser promovida como uma narrativa.
Em resumo, a competição entre a Camada 2 é sempre uma coisa boa para os usuários. Enquanto desfrutam da segurança da rede Ethereum, eles também podem desfrutar de taxas de transação baixas. Somente com a maturidade de toda a infraestrutura é possível que aplicações em grande escala sejam possíveis. Vamos aguardar o futuro da Camada 2!
Autor: Biteye
Este artigo é a opinião do colunista da PANews. Não representa a posição da PANews e não assume responsabilidade legal. Artigos e opiniões não constituem conselho de investimento.
Fonte da imagem: Biteye Se houver alguma violação, entre em contato com o autor para excluí-la.