No mercado de criptomoedas, os utilizadores podem negociar em plataformas de câmbio centralizadas tradicionais e escolher outras DEXs. Portanto, o preço do mesmo ativo pode variar em diferentes plataformas, levando à necessidade de cotações entre plataformas. A cotação de ativos criptográficos na blockchain é feita principalmente por oráculos (como Chainlink, API3, etc.). Além de dados de preços, outras informações também precisam ser transmitidas para a cadeia pelos oráculos.
No que diz respeito aos oráculos que fornecem cotações no mercado, a maioria dos projetos oferece funções de cotação de ativos de liquidez. Devido à imediatez da negociação, as cotações devem ser atualizadas em tempo real entre diferentes plataformas. Portanto, a pontualidade é um dos critérios essenciais para avaliar oráculos. Em contraste, a função de cotação de ativos ilíquidos é relativamente escassa. Normalmente, os ativos ilíquidos são produtos não homogêneos com uma frequência de negociação relativamente baixa. Portanto, os leilões são mais comumente utilizados para negociar esses produtos no mercado, e o preço não aparecerá até que a transação seja concluída. A Lithium Finance foca em ativos ilíquidos e é um protocolo para avaliar ativos ilíquidos. Ele combina a demanda por preços e a oferta de cotações por meio de incentivos econômicos. Este artigo se concentrará no design de seu produto e fornecerá uma análise detalhada de sua ecologia, modelo financeiro e estado de desenvolvimento.
Estabelecida em fevereiro de 2021, a equipe da Lithium Finance completou a venda pública de seus tokens até agosto. Em setembro, os testes internos da rede do produto foram concluídos. O protocolo, que serve principalmente a clientes que precisam avaliar ativos ilíquidos e privados, é um protocolo de precificação de ativos de cotação dupla. Ele incentiva a participação do usuário por meio de uma combinação de tokens econômicos e tokens de reputação.
A equipa garantiu 7,6 milhões de dólares em financiamento inicial liderado pela Hashed e pela Pantera Capital apenas quatro meses após a sua criação. A equipa está em funcionamento há três anos desde a sua criação, mas continua relativamente pequena. As mudanças nas posições de CEO e CTO no final de 2021 indicam desafios de recursos humanos. Estes problemas também causaram atrasos no desenvolvimento do produto. Até à data, o produto ainda não foi lançado oficialmente na mainnet, embora uma versão Beta tenha sido lançada na Polygon.
Lithium Finance é um oráculo DeFi que fornece avaliação de ativos com base em inteligência artificial e algoritmos de aprendizado de máquina. Em novembro de 2022, a equipe lançou uma versão beta da Polygon, introduzindo principalmente três funções básicas: solicitação de informações da comunidade através de políticas de incentivo, algoritmos proprietários de aprendizado de máquina e um modelo de precificação híbrido para avaliação de ativos. O ecossistema envolve principalmente duas partes: Solicitantes de Preços (Consumidores de Dados) e Especialistas em Preços (Fornecedores de Dados). Os Solicitantes de Preços são os principais grupos de clientes, como partes de projetos, emissores e investidores, que precisam do preço de um determinado ativo ilíquido. Os Especialistas em Preços são participantes como corretores, traders e investidores.
Os Price Seekers colocam perguntas sobre os preços dos ativos e oferecem recompensas (com LITH como incentivo) para motivar os Price Experts a submeter valorações precisas dos ativos dentro de um período de submissão predeterminado. Os Price Experts ganham recompensas e prêmios de reputação respondendo às perguntas de preços postadas no protocolo. A Lithium Finance utiliza um modelo de negociação de livro de ordens, onde os Price Experts submetem preços de oferta e procura, semelhantes aos formadores de mercado, dentro de um período de tempo especificado. O protocolo agrega as cotações de vários Price Experts para formar um modelo de preços e gera a valoração final submetida ao Price Seeker.
Atualmente, o protocolo fornece principalmente avaliações de preços para ativos no mercado NFT.
Origem: finanças LITH
Ao consultar, o buscador de preços pode criar manualmente uma tarefa através de uma aplicação web ou usar programação de API para inserir as seguintes informações: os detalhes do ativo a ser precificado, o método de valoração (por exemplo, valor patrimonial ou indicadores de valor empresarial), a data de início, o prazo de entrega, o pool de recompensas, o limiar mínimo de reputação (isso permite que o buscador de preços aceite apenas preços de um grupo específico de especialistas em preços) e a frequência de precificação.
Ao publicar uma consulta, o protocolo criará uma nova transação dentro do contrato inteligente de Lítio na blockchain. Esta transação fará referência a um identificador de conteúdo, que aponta para o conteúdo que será armazenado no IPFS. Uma vez criado, os especialistas em preços podem cotar através do mecanismo de preços.
LITH é o token económico nativo dentro do ecossistema da Lithium Finance. Todas as compensações e recompensas financeiras dentro do protocolo são denominadas e pagas em LITH. Os principais casos de uso incluem:
A equipa realizou vendas públicas de IEO e IDO para tokens LITH. Um evento IEO foi realizado durante dois dias em 3 de agosto de 2021, enquanto o IDO foi lançado no dia 5. O fornecimento máximo de LITH é de 10 bilhões de tokens, dos quais 200.000 foram alocados para o IEO e 200.000 para o IDO. O preço inicial ao entrar no mercado foi de $0,006.
A distribuição de tokens LITH é ilustrada na figura abaixo. A maioria dos tokens é alocada para operação e construção do ecossistema, com 65% designados para recompensas de staking, comunidade e incentivos de liquidez. Os tokens alocados para rondas de semente e duas rondas de colocações privadas representam 19%, enquanto os tokens de venda pública representam menos de 1%. Os restantes 15% dos tokens são atribuídos à equipa e consultores.
Origem: Lithium Finance
Os tokens LITH têm um período de desbloqueio de cinco anos. A parte da venda pública é desbloqueada após a listagem, 20% da parte do financiamento privado é desbloqueada após a listagem, e a parte restante é libertada linearmente diariamente ao longo de um ano. Os tokens alocados à equipa e consultores têm um período de bloqueio de 6 meses e são desbloqueados linearmente trimestralmente ao longo de dois anos. Os tokens alocados aos investidores da ronda inicial são libertados linearmente na totalidade dentro de um ano. Os tokens para a comunidade são desbloqueados 5% após a listagem, e os restantes 5% são libertados linearmente mensalmente ao longo de cinco anos. Os tokens para o ecossistema são desbloqueados 2% após a listagem, e os restantes 5% são libertados linearmente mensalmente ao longo de cinco anos. Os LITH usados para a criação de liquidez no mercado são desbloqueados 5% após a listagem, e os restantes 5% são libertados linearmente mensalmente ao longo de cinco anos.
Os Pontos de Reputação (RP) representam a reputação dos participantes do protocolo. Eles atuam como um fator de peso quando especialistas em preço participam na fixação de preços. Quanto mais RP no pool, maior a influência no preço. Inicialmente, o número de RPs de token para os especialistas em preço é 0. O RP só pode ser obtido a partir da participação no ecossistema e não pode ser transferido ou negociado. Com o tempo, quanto mais especialistas em preço participam, mais a reputação melhora a precisão da fixação de preços. À medida que a reputação dos especialistas em preço aumenta, sua influência na fixação de preços de mercado também será ampliada.
Os pontos de reputação são divididos em duas categorias: RP geral e RP específicos de classe de ativos ou setores. Ao fazer cotações, os especialistas em preço precisam apostar pontos de reputação. Quanto mais pontos de reputação estiverem em jogo, maior será o tamanho hipotético do pedido submetido pelo especialista em preço. Em cada consulta de preços, os especialistas em preço estarão sujeitos a alguns limites de aposta. Especialistas em preço com reputações mais altas podem obter limites de aposta mais altos.
Uma vez que o ponto de reputação RP determina o peso da entrada da estimativa de preço, os especialistas em preços de alta reputação tornam-se juntos os líderes de preços de mercado. Os utilizadores com alta reputação farão parte da comunidade líder de mercado.
O Lithium Finance emprega um mecanismo de cotação dupla, onde especialistas em preços atuam como market makers simulados, fornecendo preços de compra e venda para ativos. Quando um grande número de participantes está reunido dentro do protocolo, um preço relativamente preciso é obtido. Os especialistas em preços apostam pontos de reputação para representar o tamanho de seus pedidos de cotação enviados. No entanto, os pontos de reputação são usados apenas como o tamanho de pedidos simulados para compensação de mercado e não são usados para comprar ativos. Ao contrário das bolsas tradicionais, a compensação de mercado no Lithium Finance não é em tempo real. Todas as cotações são compensadas no final do período de submissão. Como mostrado na figura abaixo, o preço de compensação é determinado após todas as cotações serem enviadas, e o preço de compensação é de $108.
Origem: documentos LITH finance
Para garantir a equidade das cotações e prevenir a manipulação, o protocolo também introduziu um esquema de submissão encriptada para proteger a privacidade dos dados devido à completa transparência das transações e dados na blockchain. Todas as estimativas de preço são encriptadas antes da submissão, e dados aleatórios são injetados nos dados antes de os especialistas em preço os encriptarem. Apenas os especialistas em preço conhecem estes dados aleatórios, e nenhum outro especialista terá acesso à informação relevante até ao período de revelação.
O produto da Lithium Finance ainda não foi oficialmente lançado na mainnet. Atualmente, apenas uma versão beta foi lançada na Polygon. A equipe de desenvolvimento é pequena, o que tem causado alguns atrasos. De acordo com dados oficiais, o número de especialistas em preços agora excede 200.000.
Origem: LITH finance
Ao nível do protocolo, eles estão ativamente à procura de parceiros e abriram interfaces de nós inteligentes. Eles estabeleceram mais de 20 acordos de cooperação ecológica, incluindo Deri Protocol, Injective Protocol, Palm NFT Studio e outros.
Origem: lith finance
Lithium Finance oferece serviços de avaliação para ativos ilíquidos, um nicho com poucos concorrentes e demanda limitada. O protocolo incentiva especialistas em precificação a fornecer estimativas precisas, recompensando-os com tokens econômicos e pontos de reputação. Ele também mitiga ações maliciosas através de criptografia e staking. A lógica de design do produto é robusta. No entanto, desde a sua criação em fevereiro de 2021, o projeto viu uma mudança tanto no seu CEO quanto no CTO, levando a atrasos no progresso do desenvolvimento. O futuro do projeto permanece incerto enquanto uma versão beta está disponível.
No mercado de criptomoedas, os utilizadores podem negociar em plataformas de câmbio centralizadas tradicionais e escolher outras DEXs. Portanto, o preço do mesmo ativo pode variar em diferentes plataformas, levando à necessidade de cotações entre plataformas. A cotação de ativos criptográficos na blockchain é feita principalmente por oráculos (como Chainlink, API3, etc.). Além de dados de preços, outras informações também precisam ser transmitidas para a cadeia pelos oráculos.
No que diz respeito aos oráculos que fornecem cotações no mercado, a maioria dos projetos oferece funções de cotação de ativos de liquidez. Devido à imediatez da negociação, as cotações devem ser atualizadas em tempo real entre diferentes plataformas. Portanto, a pontualidade é um dos critérios essenciais para avaliar oráculos. Em contraste, a função de cotação de ativos ilíquidos é relativamente escassa. Normalmente, os ativos ilíquidos são produtos não homogêneos com uma frequência de negociação relativamente baixa. Portanto, os leilões são mais comumente utilizados para negociar esses produtos no mercado, e o preço não aparecerá até que a transação seja concluída. A Lithium Finance foca em ativos ilíquidos e é um protocolo para avaliar ativos ilíquidos. Ele combina a demanda por preços e a oferta de cotações por meio de incentivos econômicos. Este artigo se concentrará no design de seu produto e fornecerá uma análise detalhada de sua ecologia, modelo financeiro e estado de desenvolvimento.
Estabelecida em fevereiro de 2021, a equipe da Lithium Finance completou a venda pública de seus tokens até agosto. Em setembro, os testes internos da rede do produto foram concluídos. O protocolo, que serve principalmente a clientes que precisam avaliar ativos ilíquidos e privados, é um protocolo de precificação de ativos de cotação dupla. Ele incentiva a participação do usuário por meio de uma combinação de tokens econômicos e tokens de reputação.
A equipa garantiu 7,6 milhões de dólares em financiamento inicial liderado pela Hashed e pela Pantera Capital apenas quatro meses após a sua criação. A equipa está em funcionamento há três anos desde a sua criação, mas continua relativamente pequena. As mudanças nas posições de CEO e CTO no final de 2021 indicam desafios de recursos humanos. Estes problemas também causaram atrasos no desenvolvimento do produto. Até à data, o produto ainda não foi lançado oficialmente na mainnet, embora uma versão Beta tenha sido lançada na Polygon.
Lithium Finance é um oráculo DeFi que fornece avaliação de ativos com base em inteligência artificial e algoritmos de aprendizado de máquina. Em novembro de 2022, a equipe lançou uma versão beta da Polygon, introduzindo principalmente três funções básicas: solicitação de informações da comunidade através de políticas de incentivo, algoritmos proprietários de aprendizado de máquina e um modelo de precificação híbrido para avaliação de ativos. O ecossistema envolve principalmente duas partes: Solicitantes de Preços (Consumidores de Dados) e Especialistas em Preços (Fornecedores de Dados). Os Solicitantes de Preços são os principais grupos de clientes, como partes de projetos, emissores e investidores, que precisam do preço de um determinado ativo ilíquido. Os Especialistas em Preços são participantes como corretores, traders e investidores.
Os Price Seekers colocam perguntas sobre os preços dos ativos e oferecem recompensas (com LITH como incentivo) para motivar os Price Experts a submeter valorações precisas dos ativos dentro de um período de submissão predeterminado. Os Price Experts ganham recompensas e prêmios de reputação respondendo às perguntas de preços postadas no protocolo. A Lithium Finance utiliza um modelo de negociação de livro de ordens, onde os Price Experts submetem preços de oferta e procura, semelhantes aos formadores de mercado, dentro de um período de tempo especificado. O protocolo agrega as cotações de vários Price Experts para formar um modelo de preços e gera a valoração final submetida ao Price Seeker.
Atualmente, o protocolo fornece principalmente avaliações de preços para ativos no mercado NFT.
Origem: finanças LITH
Ao consultar, o buscador de preços pode criar manualmente uma tarefa através de uma aplicação web ou usar programação de API para inserir as seguintes informações: os detalhes do ativo a ser precificado, o método de valoração (por exemplo, valor patrimonial ou indicadores de valor empresarial), a data de início, o prazo de entrega, o pool de recompensas, o limiar mínimo de reputação (isso permite que o buscador de preços aceite apenas preços de um grupo específico de especialistas em preços) e a frequência de precificação.
Ao publicar uma consulta, o protocolo criará uma nova transação dentro do contrato inteligente de Lítio na blockchain. Esta transação fará referência a um identificador de conteúdo, que aponta para o conteúdo que será armazenado no IPFS. Uma vez criado, os especialistas em preços podem cotar através do mecanismo de preços.
LITH é o token económico nativo dentro do ecossistema da Lithium Finance. Todas as compensações e recompensas financeiras dentro do protocolo são denominadas e pagas em LITH. Os principais casos de uso incluem:
A equipa realizou vendas públicas de IEO e IDO para tokens LITH. Um evento IEO foi realizado durante dois dias em 3 de agosto de 2021, enquanto o IDO foi lançado no dia 5. O fornecimento máximo de LITH é de 10 bilhões de tokens, dos quais 200.000 foram alocados para o IEO e 200.000 para o IDO. O preço inicial ao entrar no mercado foi de $0,006.
A distribuição de tokens LITH é ilustrada na figura abaixo. A maioria dos tokens é alocada para operação e construção do ecossistema, com 65% designados para recompensas de staking, comunidade e incentivos de liquidez. Os tokens alocados para rondas de semente e duas rondas de colocações privadas representam 19%, enquanto os tokens de venda pública representam menos de 1%. Os restantes 15% dos tokens são atribuídos à equipa e consultores.
Origem: Lithium Finance
Os tokens LITH têm um período de desbloqueio de cinco anos. A parte da venda pública é desbloqueada após a listagem, 20% da parte do financiamento privado é desbloqueada após a listagem, e a parte restante é libertada linearmente diariamente ao longo de um ano. Os tokens alocados à equipa e consultores têm um período de bloqueio de 6 meses e são desbloqueados linearmente trimestralmente ao longo de dois anos. Os tokens alocados aos investidores da ronda inicial são libertados linearmente na totalidade dentro de um ano. Os tokens para a comunidade são desbloqueados 5% após a listagem, e os restantes 5% são libertados linearmente mensalmente ao longo de cinco anos. Os tokens para o ecossistema são desbloqueados 2% após a listagem, e os restantes 5% são libertados linearmente mensalmente ao longo de cinco anos. Os LITH usados para a criação de liquidez no mercado são desbloqueados 5% após a listagem, e os restantes 5% são libertados linearmente mensalmente ao longo de cinco anos.
Os Pontos de Reputação (RP) representam a reputação dos participantes do protocolo. Eles atuam como um fator de peso quando especialistas em preço participam na fixação de preços. Quanto mais RP no pool, maior a influência no preço. Inicialmente, o número de RPs de token para os especialistas em preço é 0. O RP só pode ser obtido a partir da participação no ecossistema e não pode ser transferido ou negociado. Com o tempo, quanto mais especialistas em preço participam, mais a reputação melhora a precisão da fixação de preços. À medida que a reputação dos especialistas em preço aumenta, sua influência na fixação de preços de mercado também será ampliada.
Os pontos de reputação são divididos em duas categorias: RP geral e RP específicos de classe de ativos ou setores. Ao fazer cotações, os especialistas em preço precisam apostar pontos de reputação. Quanto mais pontos de reputação estiverem em jogo, maior será o tamanho hipotético do pedido submetido pelo especialista em preço. Em cada consulta de preços, os especialistas em preço estarão sujeitos a alguns limites de aposta. Especialistas em preço com reputações mais altas podem obter limites de aposta mais altos.
Uma vez que o ponto de reputação RP determina o peso da entrada da estimativa de preço, os especialistas em preços de alta reputação tornam-se juntos os líderes de preços de mercado. Os utilizadores com alta reputação farão parte da comunidade líder de mercado.
O Lithium Finance emprega um mecanismo de cotação dupla, onde especialistas em preços atuam como market makers simulados, fornecendo preços de compra e venda para ativos. Quando um grande número de participantes está reunido dentro do protocolo, um preço relativamente preciso é obtido. Os especialistas em preços apostam pontos de reputação para representar o tamanho de seus pedidos de cotação enviados. No entanto, os pontos de reputação são usados apenas como o tamanho de pedidos simulados para compensação de mercado e não são usados para comprar ativos. Ao contrário das bolsas tradicionais, a compensação de mercado no Lithium Finance não é em tempo real. Todas as cotações são compensadas no final do período de submissão. Como mostrado na figura abaixo, o preço de compensação é determinado após todas as cotações serem enviadas, e o preço de compensação é de $108.
Origem: documentos LITH finance
Para garantir a equidade das cotações e prevenir a manipulação, o protocolo também introduziu um esquema de submissão encriptada para proteger a privacidade dos dados devido à completa transparência das transações e dados na blockchain. Todas as estimativas de preço são encriptadas antes da submissão, e dados aleatórios são injetados nos dados antes de os especialistas em preço os encriptarem. Apenas os especialistas em preço conhecem estes dados aleatórios, e nenhum outro especialista terá acesso à informação relevante até ao período de revelação.
O produto da Lithium Finance ainda não foi oficialmente lançado na mainnet. Atualmente, apenas uma versão beta foi lançada na Polygon. A equipe de desenvolvimento é pequena, o que tem causado alguns atrasos. De acordo com dados oficiais, o número de especialistas em preços agora excede 200.000.
Origem: LITH finance
Ao nível do protocolo, eles estão ativamente à procura de parceiros e abriram interfaces de nós inteligentes. Eles estabeleceram mais de 20 acordos de cooperação ecológica, incluindo Deri Protocol, Injective Protocol, Palm NFT Studio e outros.
Origem: lith finance
Lithium Finance oferece serviços de avaliação para ativos ilíquidos, um nicho com poucos concorrentes e demanda limitada. O protocolo incentiva especialistas em precificação a fornecer estimativas precisas, recompensando-os com tokens econômicos e pontos de reputação. Ele também mitiga ações maliciosas através de criptografia e staking. A lógica de design do produto é robusta. No entanto, desde a sua criação em fevereiro de 2021, o projeto viu uma mudança tanto no seu CEO quanto no CTO, levando a atrasos no progresso do desenvolvimento. O futuro do projeto permanece incerto enquanto uma versão beta está disponível.