O projeto SonarWatch é um painel de rastreamento de criptomoedas construído na blockchain da Solana para ajudar os usuários a rastrear todos os seus ativos digitais em várias redes. Ele usa o endereço público da carteira ou o nome de domínio do usuário para mostrar os tokens nativos staked ou NFTs dentro da carteira.
Embora o projeto tenha sido construído na Solana, ele alcançou capacidades multichain, permitindo aos usuários rastrear métricas valiosas de seus ativos em várias blockchains. Algumas dessas métricas vitais são histórico de preço do token, insights para fornecimento, taxas percentuais anuais (APR), valores totais bloqueados (TVL) e riscos substanciais para ajudar gerentes experientes de DeFi.
O projeto é construído com léxicos e pontos finais de API, que, combinados com sua capacidade multichain, permitem exibir ativos no painel principal para melhorar a gestão de ativos.
Fonte: SonarWatch Medium
O primeiro tweet sobre o projeto SonarWatch foi feito pelo seu criador, Oliver, em 18 de abril de 2021. Oliver é um desenvolvedor e engenheiro na Ethereum que estava insatisfeito com as taxas na blockchain. Em resposta, ele mudou para Solana.
Como desenvolvedor, ele experimentou dificuldades para acompanhar projetos e ativos, então o aplicativo SonarWatch foi projetado e lançado para usuários com dificuldades semelhantes. Após o lançamento, Guillaume, um especialista em finanças, e Victor, o chefe de marketing, juntaram-se à equipe de gerenciamento para continuar desenvolvendo o projeto.
Até outubro de 2021, o projeto SonarWatch concluiu sua arrecadação de fundos e introduziu seu token SONAR, que permitiu aos usuários acessarem as funcionalidades profissionais na plataforma. Também lançou o beta do SonarWatch V2, que veio com taxas reduzidas e mais funcionalidades em desenvolvimento. Até o final de 2021, o projeto suportava 15 protocolos e rastreava ativos em mais de 500 pools de farming.
A API SonarWatch foi projetada para tornar os dados on-chain facilmente acessíveis para todos os usuários. A API permite que os usuários interajam facilmente com os dados dos ativos nas blockchains e as atividades correspondentes de DeFi (finanças descentralizadas).
Isso é feito chamando solicitações específicas dentro do API maior para recuperar um elemento específico. Elementos são um grupo de dados que contêm detalhes específicos, como a identidade da blockchain ou plataforma, o tipo de dados, o valor dos ativos e outros rótulos como nome e informações de proxy.
A API identifica várias estruturas de dados dentro do elemento, como se o ativo é um ativo genérico único ou contém vários ativos. Também é capaz de distinguir entre ativos que são emprestados ou emprestados a uma pool de liquidez. A API do SonarWatch pode exibir corretamente vários ativos on-chain e holdings usando esses elementos e tipos.
A API SonarWatch compreende três tipos amplos de endpoints. O primeiro é o endpoint de Portfólio, que recupera todos os ativos, tokens e NFTs de propriedade de um endereço específico para exibição no painel principal. O segundo é o endpoint de token para recuperar informações sobre tokens, e o último é o endpoint de nome para nomes de domínio. Este endpoint obtém informações sobre nomes de domínio vinculados a endereços específicos.
O suporte multichain do SonarWatch rastreia as participações DeFi através dos quatro sistemas de endereços do EVM (Ethereum Virtual Machine), Move, Solana e Bitcoin.
Endereços são identificadores únicos em uma blockchain, semelhantes às contas bancárias das instituições financeiras tradicionais. O sistema de endereçamento é uma coleção de similaridades técnicas dentro da blockchain que permite a alocação e identificação de carteiras, tokens contidos nelas e transações.
As redes compatíveis com a EVM suportadas pelo SonarWatch são Ethereum, Avalanche, Polygon e Binance Smart Chain. As redes Move consistem em Sui e Aptos.
O recurso multichain permite aos usuários monitorar transações DeFi relevantes e investimentos em diversos ecossistemas em um único painel.
Origem: Site SonarWatch
SonarWatch fornece uma interface simples e amigável que dá aos usuários uma visão centralizada dos ativos e investimentos dos endereços. Suas principais funções são rastreamento de portfólio, visualização de ativos e histórico de transações em cadeia.
O painel tem um recurso de agenda que permite aos usuários armazenar seus endereços e nomes de domínio. Esta agenda tem duas seções. A primeira é rotulada como carteiras, onde os usuários salvam endereços e nomes de domínio. A segunda é rotulada como pacotes, onde os usuários salvam grupos de endereços semelhantes para exibir os ativos dentro deles de uma só vez.
Ao interagir com o painel, os usuários podem escolher sua cadeia padrão para exibição, filtrar entre cadeias, carregar pacotes que abrangem várias cadeias, copiar e salvar endereços de token e compartilhar um pacote ou endereço com outros na página do livro de endereços.
Origem: Site SonarWatch
A API SonarWatch é uma série de comandos Fetch e Get no framework de API maior que recupera informações sobre tokens, endereços e blockchains. Ele retorna essas informações como arquivos JSON, com o esquema para ajudar a entender os dados.
As APIs facilitam para os desenvolvedores integrar suas aplicações e recuperar dados DeFi para seus usuários. A API é dividida em comandos de busca (/v1/portfolio/fetch), que recuperam informações sobre portfólios, tokens e identidades de rede associadas a endereços específicos. O comando utiliza dados em cache para uma recuperação mais rápida de dados.
O segundo são comandos get (/v1/portfolio/get), que são usados para identificar o sistema de endereço, identidade da plataforma, blockchain e taxas de câmbio de tokens. Esses dados são então recuperados e exibidos para interpretação do usuário.
O repositório da API SonarWatch inclui plugins como Job(s) e Fetcher(s) que facilitam a integração em aplicações DeFi.
Fonte: Página do Medium do SonarWatch
O token SONAR é o token nativo do projeto SonarWatch. O token foi criado para adicionar valor ao projeto, uma vez que pode acessar recursos adicionados como o SonarWatch PRO. O recurso Pro fornece utilitários como suporte a várias carteiras, gráficos de histórico e a capacidade de exportar o painel como um arquivo CSV.
O token foi construído no ecossistema Solana, permitindo que os detentores desfrutem de taxas reduzidas em comparação com outros usuários na plataforma. O objetivo é melhorar a eficiência das transações dos detentores.
O token tem um fornecimento total de 100 milhões de tokens. A distribuição do token aloca 40% para reservas de mineração, 20% para os investidores do projeto, 20% reservados para a equipe e 10% para o tesouro. Durante o período de IDO, 2% é alocado para airdrops, 3% para marketing e 5% para atividades de IDO/IEO.
O fornecimento circulante do SONAR continuará a flutuar ao longo do tempo. A quantidade de tokens em circulação será determinada pelas reservas de mineração, que serão diluídas à medida que o tempo passa. Portanto, seu fornecimento circulante aumentará ao longo dos anos. A imagem abaixo mostra uma projeção esperada do fornecimento circulante do SONAR em 24 meses.
Fonte: Página do Medium da SonarWatch
Com o surgimento de múltiplas blockchains e projetos, a capacidade de acompanhar todos os tokens, endereços e investimentos se tornará cada vez mais relevante com o tempo. Isso coloca o SonarWatch em uma posição privilegiada no espaço cripto em desenvolvimento.
O token SONAR é o centro de tal desenvolvimento, permitindo que os detentores desfrutem de benefícios profissionais dentro do projeto. Com o lançamento de futuros projetos como o SonarWatch DEX, os detentores e investidores iniciais desfrutariam de taxas reduzidas ao trocar e transacionar.
O projeto SonarWatch rastreia ativos em várias blockchains, fornecendo uma visão holística dos ativos e investimentos do usuário. Isso elimina a necessidade de malabarismos com diferentes aplicativos e interação com múltiplas interfaces.
Suas designs amigáveis e plugins de API fáceis de integrar fornecem uma fonte fácil de usar de dados DeFi. Os recursos profissionais adicionam benefícios potenciais aos usuários do projeto e as taxas reduzidas permitem que os usuários economizem fundos e realizem mais transações.
Finalmente, o projeto atende a uma crescente necessidade de melhor gestão de ativos entre cadeias, permitindo que gestores de ativos acompanhem investimentos de forma mais eficiente.
Uma desvantagem é a limitação de recursos disponíveis na versão gratuita. Alguns usuários podem achar desinteressante a necessidade de comprar tokens, pois desejam acessar recursos básicos como suporte a múltiplas carteiras e dados exportáveis.
O projeto também depende muito de seu token nativo, dando aos não detentores de SONAR zero motivo para interagir com a plataforma. Isso pode reduzir o engajamento necessário para o crescimento e a adoção do projeto.
Um grande desafio é a competição dentro do espaço do painel de portfólio, com projetos como Nansen dominando o espaço. Isso torna difícil para o SonarWatch competir contra outros rastreadores multichain.
Outro desafio é a dependência de APIs. APIs e carteiras são alvos potenciais para hackers, o que requer um sistema de segurança complexo e robusto para gerenciar.
O desafio final é a volatilidade e a incerteza dentro do espaço. O espaço cripto está constantemente sujeito à volatilidade de preços, e a incerteza das futuras regulamentações desencoraja os esforços de integração.
A plataforma Nansen é um rastreador de portfólio de criptomoedas multichain semelhante ao SonarWatch. O projeto está focado em capacitar usuários DeFi e instituições com análises abrangentes de dados on-chain. Ele permite que os usuários façam análises detalhadas de carteiras, transações e contratos inteligentes.
Por outro lado, o SonarWatch prioriza a facilidade de uso, fornecendo uma interface fácil para iniciantes e veteranos. Assim, ele se concentra no rastreamento básico de ativos em várias cadeias para uso diário.
Devido à capacidade de análise aprofundada da Nansen, requer uma curva de aprendizado íngreme e um modelo de assinatura em camadas. Isso torna menos acessível para novos participantes no espaço do que a abordagem freemium da SonarWatch, que oferece recursos básicos gratuitos com recursos profissionais desbloqueados por meio do token SONAR.
Os usuários podem seguir um processo simples para possuir tokens SONAR e se tornarem parte do ecossistema SonarWatch.
Uma maneira de possuir tokens SONAR é comprá-los através de uma exchange. Para fazer isso, o usuário deve criar Gate.ioconta, complete o processo de KYC e adicione fundos à conta para comprar o token.
Uma vez que os usuários tenham adquirido tokens SONAR, eles podem explorar o ecossistema SonarWatch assinando os recursos profissionais, rastreando endereços e exibindo ativos e investimentos.
Os usuários podem negociar o token SONARaqui.
O projeto SonarWatch é um painel de rastreamento de criptomoedas construído na blockchain da Solana para ajudar os usuários a rastrear todos os seus ativos digitais em várias redes. Ele usa o endereço público da carteira ou o nome de domínio do usuário para mostrar os tokens nativos staked ou NFTs dentro da carteira.
Embora o projeto tenha sido construído na Solana, ele alcançou capacidades multichain, permitindo aos usuários rastrear métricas valiosas de seus ativos em várias blockchains. Algumas dessas métricas vitais são histórico de preço do token, insights para fornecimento, taxas percentuais anuais (APR), valores totais bloqueados (TVL) e riscos substanciais para ajudar gerentes experientes de DeFi.
O projeto é construído com léxicos e pontos finais de API, que, combinados com sua capacidade multichain, permitem exibir ativos no painel principal para melhorar a gestão de ativos.
Fonte: SonarWatch Medium
O primeiro tweet sobre o projeto SonarWatch foi feito pelo seu criador, Oliver, em 18 de abril de 2021. Oliver é um desenvolvedor e engenheiro na Ethereum que estava insatisfeito com as taxas na blockchain. Em resposta, ele mudou para Solana.
Como desenvolvedor, ele experimentou dificuldades para acompanhar projetos e ativos, então o aplicativo SonarWatch foi projetado e lançado para usuários com dificuldades semelhantes. Após o lançamento, Guillaume, um especialista em finanças, e Victor, o chefe de marketing, juntaram-se à equipe de gerenciamento para continuar desenvolvendo o projeto.
Até outubro de 2021, o projeto SonarWatch concluiu sua arrecadação de fundos e introduziu seu token SONAR, que permitiu aos usuários acessarem as funcionalidades profissionais na plataforma. Também lançou o beta do SonarWatch V2, que veio com taxas reduzidas e mais funcionalidades em desenvolvimento. Até o final de 2021, o projeto suportava 15 protocolos e rastreava ativos em mais de 500 pools de farming.
A API SonarWatch foi projetada para tornar os dados on-chain facilmente acessíveis para todos os usuários. A API permite que os usuários interajam facilmente com os dados dos ativos nas blockchains e as atividades correspondentes de DeFi (finanças descentralizadas).
Isso é feito chamando solicitações específicas dentro do API maior para recuperar um elemento específico. Elementos são um grupo de dados que contêm detalhes específicos, como a identidade da blockchain ou plataforma, o tipo de dados, o valor dos ativos e outros rótulos como nome e informações de proxy.
A API identifica várias estruturas de dados dentro do elemento, como se o ativo é um ativo genérico único ou contém vários ativos. Também é capaz de distinguir entre ativos que são emprestados ou emprestados a uma pool de liquidez. A API do SonarWatch pode exibir corretamente vários ativos on-chain e holdings usando esses elementos e tipos.
A API SonarWatch compreende três tipos amplos de endpoints. O primeiro é o endpoint de Portfólio, que recupera todos os ativos, tokens e NFTs de propriedade de um endereço específico para exibição no painel principal. O segundo é o endpoint de token para recuperar informações sobre tokens, e o último é o endpoint de nome para nomes de domínio. Este endpoint obtém informações sobre nomes de domínio vinculados a endereços específicos.
O suporte multichain do SonarWatch rastreia as participações DeFi através dos quatro sistemas de endereços do EVM (Ethereum Virtual Machine), Move, Solana e Bitcoin.
Endereços são identificadores únicos em uma blockchain, semelhantes às contas bancárias das instituições financeiras tradicionais. O sistema de endereçamento é uma coleção de similaridades técnicas dentro da blockchain que permite a alocação e identificação de carteiras, tokens contidos nelas e transações.
As redes compatíveis com a EVM suportadas pelo SonarWatch são Ethereum, Avalanche, Polygon e Binance Smart Chain. As redes Move consistem em Sui e Aptos.
O recurso multichain permite aos usuários monitorar transações DeFi relevantes e investimentos em diversos ecossistemas em um único painel.
Origem: Site SonarWatch
SonarWatch fornece uma interface simples e amigável que dá aos usuários uma visão centralizada dos ativos e investimentos dos endereços. Suas principais funções são rastreamento de portfólio, visualização de ativos e histórico de transações em cadeia.
O painel tem um recurso de agenda que permite aos usuários armazenar seus endereços e nomes de domínio. Esta agenda tem duas seções. A primeira é rotulada como carteiras, onde os usuários salvam endereços e nomes de domínio. A segunda é rotulada como pacotes, onde os usuários salvam grupos de endereços semelhantes para exibir os ativos dentro deles de uma só vez.
Ao interagir com o painel, os usuários podem escolher sua cadeia padrão para exibição, filtrar entre cadeias, carregar pacotes que abrangem várias cadeias, copiar e salvar endereços de token e compartilhar um pacote ou endereço com outros na página do livro de endereços.
Origem: Site SonarWatch
A API SonarWatch é uma série de comandos Fetch e Get no framework de API maior que recupera informações sobre tokens, endereços e blockchains. Ele retorna essas informações como arquivos JSON, com o esquema para ajudar a entender os dados.
As APIs facilitam para os desenvolvedores integrar suas aplicações e recuperar dados DeFi para seus usuários. A API é dividida em comandos de busca (/v1/portfolio/fetch), que recuperam informações sobre portfólios, tokens e identidades de rede associadas a endereços específicos. O comando utiliza dados em cache para uma recuperação mais rápida de dados.
O segundo são comandos get (/v1/portfolio/get), que são usados para identificar o sistema de endereço, identidade da plataforma, blockchain e taxas de câmbio de tokens. Esses dados são então recuperados e exibidos para interpretação do usuário.
O repositório da API SonarWatch inclui plugins como Job(s) e Fetcher(s) que facilitam a integração em aplicações DeFi.
Fonte: Página do Medium do SonarWatch
O token SONAR é o token nativo do projeto SonarWatch. O token foi criado para adicionar valor ao projeto, uma vez que pode acessar recursos adicionados como o SonarWatch PRO. O recurso Pro fornece utilitários como suporte a várias carteiras, gráficos de histórico e a capacidade de exportar o painel como um arquivo CSV.
O token foi construído no ecossistema Solana, permitindo que os detentores desfrutem de taxas reduzidas em comparação com outros usuários na plataforma. O objetivo é melhorar a eficiência das transações dos detentores.
O token tem um fornecimento total de 100 milhões de tokens. A distribuição do token aloca 40% para reservas de mineração, 20% para os investidores do projeto, 20% reservados para a equipe e 10% para o tesouro. Durante o período de IDO, 2% é alocado para airdrops, 3% para marketing e 5% para atividades de IDO/IEO.
O fornecimento circulante do SONAR continuará a flutuar ao longo do tempo. A quantidade de tokens em circulação será determinada pelas reservas de mineração, que serão diluídas à medida que o tempo passa. Portanto, seu fornecimento circulante aumentará ao longo dos anos. A imagem abaixo mostra uma projeção esperada do fornecimento circulante do SONAR em 24 meses.
Fonte: Página do Medium da SonarWatch
Com o surgimento de múltiplas blockchains e projetos, a capacidade de acompanhar todos os tokens, endereços e investimentos se tornará cada vez mais relevante com o tempo. Isso coloca o SonarWatch em uma posição privilegiada no espaço cripto em desenvolvimento.
O token SONAR é o centro de tal desenvolvimento, permitindo que os detentores desfrutem de benefícios profissionais dentro do projeto. Com o lançamento de futuros projetos como o SonarWatch DEX, os detentores e investidores iniciais desfrutariam de taxas reduzidas ao trocar e transacionar.
O projeto SonarWatch rastreia ativos em várias blockchains, fornecendo uma visão holística dos ativos e investimentos do usuário. Isso elimina a necessidade de malabarismos com diferentes aplicativos e interação com múltiplas interfaces.
Suas designs amigáveis e plugins de API fáceis de integrar fornecem uma fonte fácil de usar de dados DeFi. Os recursos profissionais adicionam benefícios potenciais aos usuários do projeto e as taxas reduzidas permitem que os usuários economizem fundos e realizem mais transações.
Finalmente, o projeto atende a uma crescente necessidade de melhor gestão de ativos entre cadeias, permitindo que gestores de ativos acompanhem investimentos de forma mais eficiente.
Uma desvantagem é a limitação de recursos disponíveis na versão gratuita. Alguns usuários podem achar desinteressante a necessidade de comprar tokens, pois desejam acessar recursos básicos como suporte a múltiplas carteiras e dados exportáveis.
O projeto também depende muito de seu token nativo, dando aos não detentores de SONAR zero motivo para interagir com a plataforma. Isso pode reduzir o engajamento necessário para o crescimento e a adoção do projeto.
Um grande desafio é a competição dentro do espaço do painel de portfólio, com projetos como Nansen dominando o espaço. Isso torna difícil para o SonarWatch competir contra outros rastreadores multichain.
Outro desafio é a dependência de APIs. APIs e carteiras são alvos potenciais para hackers, o que requer um sistema de segurança complexo e robusto para gerenciar.
O desafio final é a volatilidade e a incerteza dentro do espaço. O espaço cripto está constantemente sujeito à volatilidade de preços, e a incerteza das futuras regulamentações desencoraja os esforços de integração.
A plataforma Nansen é um rastreador de portfólio de criptomoedas multichain semelhante ao SonarWatch. O projeto está focado em capacitar usuários DeFi e instituições com análises abrangentes de dados on-chain. Ele permite que os usuários façam análises detalhadas de carteiras, transações e contratos inteligentes.
Por outro lado, o SonarWatch prioriza a facilidade de uso, fornecendo uma interface fácil para iniciantes e veteranos. Assim, ele se concentra no rastreamento básico de ativos em várias cadeias para uso diário.
Devido à capacidade de análise aprofundada da Nansen, requer uma curva de aprendizado íngreme e um modelo de assinatura em camadas. Isso torna menos acessível para novos participantes no espaço do que a abordagem freemium da SonarWatch, que oferece recursos básicos gratuitos com recursos profissionais desbloqueados por meio do token SONAR.
Os usuários podem seguir um processo simples para possuir tokens SONAR e se tornarem parte do ecossistema SonarWatch.
Uma maneira de possuir tokens SONAR é comprá-los através de uma exchange. Para fazer isso, o usuário deve criar Gate.ioconta, complete o processo de KYC e adicione fundos à conta para comprar o token.
Uma vez que os usuários tenham adquirido tokens SONAR, eles podem explorar o ecossistema SonarWatch assinando os recursos profissionais, rastreando endereços e exibindo ativos e investimentos.
Os usuários podem negociar o token SONARaqui.