Em 6 de abril de 2024, o muito aguardado Web3 Festival foi inaugurado no Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong. A DFINITY, como patrocinadora principal do evento, viu seu fundador e Cientista-Chefe, Dominic Williams, proferir um discurso intitulado "AI que é um contrato inteligente: por que e como", que abordou o funcionamento da IA em redes blockchain, trazendo o projeto pioneiro da DFINITY - o Internet Computer (IC) - de volta ao centro das atenções públicas.
Dominic Williams afirmou: "Blockchains tradicionais, como o Ethereum, esse cálculo pode ser concluído em um único bloco. As transações no Internet Computer podem estender o cálculo para vários blocos, o que é muito importante para a IA."
Mesmo antes da conferência, Dominic Williams havia postado um vídeo no Twitter demonstrando um Modelo de Linguagem Grande (LLM) de IA totalmente descentralizado sendo executado como um contrato inteligente no Internet Computer. A DFINITY está alavancando contratos inteligentes no IC para formar uma nova matriz com IA, moldando uma visão onde a IA se torna o coração pulsante do mundo Web3 e blockchain.
https://twitter.com/dominic_w/status/1770884845570326589
A Fundação DFINITY é uma organização sem fins lucrativos sediada na Suíça, estabelecida por Dominic Williams em 2016. Sua equipe inclui criptógrafos de ponta, matemáticos e engenheiros seniores, como os inventores da tecnologia BLS e Bitcoin ASICBoost, bem como pesquisadores em computação multipartidária e criptografia da Universidade de Yale e do Centro Europeu EPFL de Computação Distribuída. A visão da DFINITY é criar um ecossistema de internet descentralizado, quebrando o monopólio das grandes empresas de tecnologia sobre os serviços online e o armazenamento de dados.
Desenvolvido, promovido e mantido pela DFINITY, o IC é uma rede pública projetada para estender as funcionalidades globais da internet e transformá-la em um computador mundial. Com tecnologia blockchain inovadora, o IC fornece escalabilidade infinita e capacidades de processamento de transações em alta velocidade. Ele também pode lidar com solicitações HTTP para suportar uma ampla variedade de aplicativos descentralizados, de plataformas de mídia social, serviços de hospedagem de projetos de código aberto a aplicativos de nível empresarial. Teoricamente, qualquer serviço de internet existente pode ser reconstruído como uma versão descentralizada no IC.
Há dois tokens nativos no IC: ICP para governança de votação e Ciclos para despesas de gás. O IC utiliza um modelo de "gás reverso" onde interagir com a cadeia não requer nenhum Ciclo do usuário. Os desenvolvedores de contratos inteligentes podem converter ICP em Ciclos para pré-pagar o gás de seus contratos inteligentes. Os Ciclos estão vinculados a uma cesta de moedas fiduciárias para garantir que o custo para os desenvolvedores permaneça relativamente estável. Esse modelo é semelhante ao mecanismo Web2, onde o acesso aos serviços é gratuito para os usuários, com os desenvolvedores suportando os custos operacionais.
Contratos inteligentes na Gate são conhecidos como Canisters, unidades que vinculam código de programa Wasm e armazenamento de dados. Qualquer pessoa pode implantar Canisters na Gate.
Os fragmentos de IC dividem-se em várias instâncias, cada uma chamada de sub-rede, que possui seu próprio conjunto de nós descentralizados. Esses nós executam um algoritmo de consenso entre si, construindo sua própria blockchain. Os Canisters em uma sub-rede podem se comunicar com outro Canister em uma sub-rede diferente enviando mensagens. Os usuários também podem enviar mensagens para os Canisters. Abaixo está uma ilustração:
Subnets podem variar de tamanho, ou seja, o fator de replicação, que determina o custo de executar Canisters nessa sub-rede. Isso também afeta o tempo de finalização e a segurança.
Uma das tecnologias centrais do IC é a tecnologia Chain-Key, composta por assinaturas de limite, geração distribuída não interativa de chaves, provas de conhecimento zero, entre outras técnicas criptográficas.
Cada sub-rede possui uma chave pública fixa. A chave privada correspondente não é armazenada em um único nó nem disponível em nenhum nó. Em vez disso, ela é dividida em várias partes secretas distribuídas entre todos os nós usando a criptografia de limiar. Os nós podem assinar coletivamente mensagens de usuários e de outras sub-redes usando essas partes secretas. Essa função significa que a verificação de estado e a validação de resultados se tornam extremamente simples para os usuários. Também elimina a necessidade de manter os blocos na blockchain permanentemente disponíveis, quebrando o gargalo de escalabilidade. Na verdade, o IC coleta proativamente blocos antigos para conservar o uso de armazenamento.
Contratos inteligentes podem ter suas próprias chaves e assinar transações para outras blockchains (como Bitcoin e Ethereum), permitindo interação sem confiança com outras cadeias. Na verdade, IC já integrou o Bitcoin com base na tecnologia Chain-Key, com a integração do Ethereum também na agenda.
Mencionar DFINITY e ICP, a frase "o lançamento é o pico" é um tópico que não pode ser evitado. Em 10 de maio de 2021, quando a mainnet do IC foi lançada, o preço do ICP desabou, com o preço de um único ICP despencando de mais de 450 USDT (chegando até mais de 2000 USDT na Binance) para até 76%, e em poucas semanas, a queda se estendeu para 95%. A rápida queda de preço danificou muito a reputação da Fundação DFINITY e também levou a uma série de ataques ao ecossistema IC pela comunidade cripto, causando uma catástrofe para os detentores de ICP e comunidades que estavam se desenvolvendo nessa rede.
Há uma visão de que o ICP foi sujeito a manipulação de preço por certas forças dentro de algumas horas de sua listagem (o fundador da IC, Dominic Williams, sempre acreditou que foi obra de SBF e FTX), não comentarei sobre esse ponto de vista, mas olhando para o trabalho de reconstrução pós-desastre do ecossistema da IC, a IC mostrou uma tremenda resiliência.
Olhando para o desenvolvimento do IC em 2022 e 2023, o IC realizou assinaturas ECDSA de limiar, requisições HTTP de contratos inteligentes, integração direta com o Bitcoin e acelerou a compatibilidade com EVM, o desenvolvimento de pontes entre cadeias Ethereum e DeFi. No entanto, o desenvolvimento mais empolgante é que o IC realmente abraçou a era da IA. A capacidade única do IC de suportar cálculos em grande escala permite que a inteligência artificial e redes neurais sejam executadas diretamente dentro de Canisters on-chain, não apenas executando algoritmos de aprendizado de máquina usando estruturas e bibliotecas populares de IA/ML, mas também fazendo chamadas de API para interfaces de aplicativos de inteligência artificial externos (como a OpenAI) por meio de requisições HTTP.
Sabe-se que o aprendizado de máquina requer uma quantidade significativa de recursos computacionais para executar modelos complexos, que blockchains comuns são incapazes de suportar para que os modelos de IA sejam executados diretamente dentro de contratos inteligentes. Por exemplo, um protocolo DeFi fornece aos usuários um modelo de otimização de rendimento, mas se alguém tentar executar o modelo on-chain, teria que pagar taxas de Gás exorbitantes. Para combater esses altos custos, o IC fornece duas capacidades-chave:
Além disso, o IC está atualmente adicionando suporte para as "unidades de computação de IA" da Web3. A IA também será executada na rede, suportando integrações nativas da Web3 e combinações de modelos e dados sem confiança, abrindo completamente a imaginação de IA + Web3.
IC uma vez ostentava uma equipe de criptógrafos deslumbrantes e tecnologia idiossincrática, coroada com o halo de 'blockchain de terceira geração' - isso era como 'Eis - ele está construindo uma mansão'.
IC também em um ponto, com quase 200 milhões de dólares em financiamento pesado e as principais instituições disputando seu favor, lançou-se com um FDV de 230 bilhões de dólares — isso foi como 'Eis — ele está realizando um banquete'.
Depois que o preço do token do IC desabou durante o seu lançamento, em espiral descendo para muito abaixo dos níveis normais (chegando a 3 USDT) - isso foi como "Eis que a sua mansão agora jaz em ruínas".
Há histórias neste mundo de idas com o vento, bem como contos de surgir das cinzas. Acredito que IC pertence a este último. O ecossistema na cadeia IC ainda está sendo continuamente construído, especialmente no campo da IA, onde IC já mostrou sua vantagem líder.
Já existem muitos projetos de IA baseados em IC, como Juno-OpenAI (https://github.com/peterpeterparker/juno-openai),,) o que demonstra a integração da tecnologia da OpenAI, incluindo DALL·E e a Visualização Preliminar GPT-4, em uma aplicação descentralizada (dApp) usando a plataforma da Juno. Ele utiliza contratos inteligentes para consultar os modelos da OpenAI, aproveitando a eficiência e escalabilidade das funções serverless da Juno.
Há muitos mais exemplos como Juno-OpenAI, destacando que a IC está abrindo um novo reino de possibilidades para os desenvolvedores de DApp na era da IA, explorando o enriquecimento de funções e serviços oferecidos por suas aplicações com a ajuda da inteligência artificial e criando DApps mais interativos, personalizados e inteligentes.
Pode-se dizer que IC agora embarcou na espaçonave da era da IA, saindo do buraco negro negativo, com um objetivo que é infinito.
Поділіться
Em 6 de abril de 2024, o muito aguardado Web3 Festival foi inaugurado no Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong. A DFINITY, como patrocinadora principal do evento, viu seu fundador e Cientista-Chefe, Dominic Williams, proferir um discurso intitulado "AI que é um contrato inteligente: por que e como", que abordou o funcionamento da IA em redes blockchain, trazendo o projeto pioneiro da DFINITY - o Internet Computer (IC) - de volta ao centro das atenções públicas.
Dominic Williams afirmou: "Blockchains tradicionais, como o Ethereum, esse cálculo pode ser concluído em um único bloco. As transações no Internet Computer podem estender o cálculo para vários blocos, o que é muito importante para a IA."
Mesmo antes da conferência, Dominic Williams havia postado um vídeo no Twitter demonstrando um Modelo de Linguagem Grande (LLM) de IA totalmente descentralizado sendo executado como um contrato inteligente no Internet Computer. A DFINITY está alavancando contratos inteligentes no IC para formar uma nova matriz com IA, moldando uma visão onde a IA se torna o coração pulsante do mundo Web3 e blockchain.
https://twitter.com/dominic_w/status/1770884845570326589
A Fundação DFINITY é uma organização sem fins lucrativos sediada na Suíça, estabelecida por Dominic Williams em 2016. Sua equipe inclui criptógrafos de ponta, matemáticos e engenheiros seniores, como os inventores da tecnologia BLS e Bitcoin ASICBoost, bem como pesquisadores em computação multipartidária e criptografia da Universidade de Yale e do Centro Europeu EPFL de Computação Distribuída. A visão da DFINITY é criar um ecossistema de internet descentralizado, quebrando o monopólio das grandes empresas de tecnologia sobre os serviços online e o armazenamento de dados.
Desenvolvido, promovido e mantido pela DFINITY, o IC é uma rede pública projetada para estender as funcionalidades globais da internet e transformá-la em um computador mundial. Com tecnologia blockchain inovadora, o IC fornece escalabilidade infinita e capacidades de processamento de transações em alta velocidade. Ele também pode lidar com solicitações HTTP para suportar uma ampla variedade de aplicativos descentralizados, de plataformas de mídia social, serviços de hospedagem de projetos de código aberto a aplicativos de nível empresarial. Teoricamente, qualquer serviço de internet existente pode ser reconstruído como uma versão descentralizada no IC.
Há dois tokens nativos no IC: ICP para governança de votação e Ciclos para despesas de gás. O IC utiliza um modelo de "gás reverso" onde interagir com a cadeia não requer nenhum Ciclo do usuário. Os desenvolvedores de contratos inteligentes podem converter ICP em Ciclos para pré-pagar o gás de seus contratos inteligentes. Os Ciclos estão vinculados a uma cesta de moedas fiduciárias para garantir que o custo para os desenvolvedores permaneça relativamente estável. Esse modelo é semelhante ao mecanismo Web2, onde o acesso aos serviços é gratuito para os usuários, com os desenvolvedores suportando os custos operacionais.
Contratos inteligentes na Gate são conhecidos como Canisters, unidades que vinculam código de programa Wasm e armazenamento de dados. Qualquer pessoa pode implantar Canisters na Gate.
Os fragmentos de IC dividem-se em várias instâncias, cada uma chamada de sub-rede, que possui seu próprio conjunto de nós descentralizados. Esses nós executam um algoritmo de consenso entre si, construindo sua própria blockchain. Os Canisters em uma sub-rede podem se comunicar com outro Canister em uma sub-rede diferente enviando mensagens. Os usuários também podem enviar mensagens para os Canisters. Abaixo está uma ilustração:
Subnets podem variar de tamanho, ou seja, o fator de replicação, que determina o custo de executar Canisters nessa sub-rede. Isso também afeta o tempo de finalização e a segurança.
Uma das tecnologias centrais do IC é a tecnologia Chain-Key, composta por assinaturas de limite, geração distribuída não interativa de chaves, provas de conhecimento zero, entre outras técnicas criptográficas.
Cada sub-rede possui uma chave pública fixa. A chave privada correspondente não é armazenada em um único nó nem disponível em nenhum nó. Em vez disso, ela é dividida em várias partes secretas distribuídas entre todos os nós usando a criptografia de limiar. Os nós podem assinar coletivamente mensagens de usuários e de outras sub-redes usando essas partes secretas. Essa função significa que a verificação de estado e a validação de resultados se tornam extremamente simples para os usuários. Também elimina a necessidade de manter os blocos na blockchain permanentemente disponíveis, quebrando o gargalo de escalabilidade. Na verdade, o IC coleta proativamente blocos antigos para conservar o uso de armazenamento.
Contratos inteligentes podem ter suas próprias chaves e assinar transações para outras blockchains (como Bitcoin e Ethereum), permitindo interação sem confiança com outras cadeias. Na verdade, IC já integrou o Bitcoin com base na tecnologia Chain-Key, com a integração do Ethereum também na agenda.
Mencionar DFINITY e ICP, a frase "o lançamento é o pico" é um tópico que não pode ser evitado. Em 10 de maio de 2021, quando a mainnet do IC foi lançada, o preço do ICP desabou, com o preço de um único ICP despencando de mais de 450 USDT (chegando até mais de 2000 USDT na Binance) para até 76%, e em poucas semanas, a queda se estendeu para 95%. A rápida queda de preço danificou muito a reputação da Fundação DFINITY e também levou a uma série de ataques ao ecossistema IC pela comunidade cripto, causando uma catástrofe para os detentores de ICP e comunidades que estavam se desenvolvendo nessa rede.
Há uma visão de que o ICP foi sujeito a manipulação de preço por certas forças dentro de algumas horas de sua listagem (o fundador da IC, Dominic Williams, sempre acreditou que foi obra de SBF e FTX), não comentarei sobre esse ponto de vista, mas olhando para o trabalho de reconstrução pós-desastre do ecossistema da IC, a IC mostrou uma tremenda resiliência.
Olhando para o desenvolvimento do IC em 2022 e 2023, o IC realizou assinaturas ECDSA de limiar, requisições HTTP de contratos inteligentes, integração direta com o Bitcoin e acelerou a compatibilidade com EVM, o desenvolvimento de pontes entre cadeias Ethereum e DeFi. No entanto, o desenvolvimento mais empolgante é que o IC realmente abraçou a era da IA. A capacidade única do IC de suportar cálculos em grande escala permite que a inteligência artificial e redes neurais sejam executadas diretamente dentro de Canisters on-chain, não apenas executando algoritmos de aprendizado de máquina usando estruturas e bibliotecas populares de IA/ML, mas também fazendo chamadas de API para interfaces de aplicativos de inteligência artificial externos (como a OpenAI) por meio de requisições HTTP.
Sabe-se que o aprendizado de máquina requer uma quantidade significativa de recursos computacionais para executar modelos complexos, que blockchains comuns são incapazes de suportar para que os modelos de IA sejam executados diretamente dentro de contratos inteligentes. Por exemplo, um protocolo DeFi fornece aos usuários um modelo de otimização de rendimento, mas se alguém tentar executar o modelo on-chain, teria que pagar taxas de Gás exorbitantes. Para combater esses altos custos, o IC fornece duas capacidades-chave:
Além disso, o IC está atualmente adicionando suporte para as "unidades de computação de IA" da Web3. A IA também será executada na rede, suportando integrações nativas da Web3 e combinações de modelos e dados sem confiança, abrindo completamente a imaginação de IA + Web3.
IC uma vez ostentava uma equipe de criptógrafos deslumbrantes e tecnologia idiossincrática, coroada com o halo de 'blockchain de terceira geração' - isso era como 'Eis - ele está construindo uma mansão'.
IC também em um ponto, com quase 200 milhões de dólares em financiamento pesado e as principais instituições disputando seu favor, lançou-se com um FDV de 230 bilhões de dólares — isso foi como 'Eis — ele está realizando um banquete'.
Depois que o preço do token do IC desabou durante o seu lançamento, em espiral descendo para muito abaixo dos níveis normais (chegando a 3 USDT) - isso foi como "Eis que a sua mansão agora jaz em ruínas".
Há histórias neste mundo de idas com o vento, bem como contos de surgir das cinzas. Acredito que IC pertence a este último. O ecossistema na cadeia IC ainda está sendo continuamente construído, especialmente no campo da IA, onde IC já mostrou sua vantagem líder.
Já existem muitos projetos de IA baseados em IC, como Juno-OpenAI (https://github.com/peterpeterparker/juno-openai),,) o que demonstra a integração da tecnologia da OpenAI, incluindo DALL·E e a Visualização Preliminar GPT-4, em uma aplicação descentralizada (dApp) usando a plataforma da Juno. Ele utiliza contratos inteligentes para consultar os modelos da OpenAI, aproveitando a eficiência e escalabilidade das funções serverless da Juno.
Há muitos mais exemplos como Juno-OpenAI, destacando que a IC está abrindo um novo reino de possibilidades para os desenvolvedores de DApp na era da IA, explorando o enriquecimento de funções e serviços oferecidos por suas aplicações com a ajuda da inteligência artificial e criando DApps mais interativos, personalizados e inteligentes.
Pode-se dizer que IC agora embarcou na espaçonave da era da IA, saindo do buraco negro negativo, com um objetivo que é infinito.