Esta publicação destina-se a delinear o roteiro e a visão unificada para Ethena nos próximos meses.
i) Porque acreditamos que Ethena é importante
ii) Pelo que estamos entusiasmados: convergência do USDe DeFi, CeFi, TradFi
iii) O Fim de Jogo da Ethena: Dinheiro, Rede, Troca
O Santo Graal da criptomoeda sempre foi, e sempre será, alcançar o estatuto de dinheiro.
O Bitcoin foi originalmente concebido como dinheiro eletrônico peer-to-peer e, ao longo do tempo, evoluiu para uma proposta de valor mais estreita e simplificada: um depósito de riqueza digital.
A seguir, o Ethereum concretizou a visão de uma plataforma para contratos inteligentes programáveis e aplicações descentralizadas. Ao longo do tempo, e várias iterações na política monetária do Ethereum, a proposta de valor do ETH como ativo convergiu novamente para o seu uso como dinheiro.
E à medida que continuamos a criar mais camadas de infraestrutura, a grande maioria das quais são pura ilusão e nunca podem justificar a sua avaliação em qualquer métrica de geração de taxas, mais uma vez, as avaliações estão ligadas à probabilidade de que esses tokens possam se tornar moeda em suas próprias economias locais de espaços vazios e vazios.
Apesar das suas propostas de valor individuais e das narrativas que formulamos coletivamente em torno de cada ativo, a realidade é que, embora o Bitcoin, o Ethereum e a tua camada de infraestrutura favorita exibam algumas características específicas do dinheiro, a essência das transações nos mercados de capitais cripto são realizadas com dólares digitais.
Cada pedaço de dados relacionados aos volumes de transaçãotanto em cadeias de blocos como em plataformas de câmbio centralizadas confirmam a realidade: stablecoins e ativos com paridade com o dólar são dinheiro digital, e tudo o resto está a competir por um estatuto mais fraco de reservas digitais de riqueza.
Em vez de ver o mundo através dos nossos próprios preconceitos, como desejamos que ele exista, talvez seja melhor ver o mundo como ele realmente existe.
Pode ser a ironia suprema que a aplicação prática mais importante da criptomoeda, um sistema que pretende minar as estruturas de poder monetário existentes, seja o armazenamento, movimentação e transferência de valor em dólares digitais.
Quer goste ou não, e quer se encaixe ou não na sua visão idealizada de criptomoeda, os dólares digitais estão realmente a ser utilizados como dinheiro.
E ainda assim, não encontramos uma versão nativa adequada do nosso dinheiro desvinculada e independente do sistema legado.
Então, por que é importante a Ethena?
Se acreditas:
-O caso de uso dedinheiro é o Santo Graal-O mercado endereçável de dinheiro é o maior no cripto
-A aplicação assassina da cripto é a nossa própria forma nativa de dinheiro
Então, é lógico que criar a nossa própria forma de dinheiro é uma das, se não a mais, importante missão para a qual trabalhar.
Talvez não concordes - e está tudo bem.
É provável que não vamos conseguir - e isso também está bem.
Mas acreditamos que isto é importante, e é por isso que estamos aqui.
Em 2014, a Tether mudou para sempre a história do CeFi.
Em 2017, a MakerDAO mudou para sempre a complexão do DeFi.
Em 2024, acreditamos que Ethena irá remodelar e forçar a convergência de:
Com o USDe sendo o tecido conjuntivo que une tudo.
DeFi, CeFi e TradFi
A primeira vez que conheci Kain da Synthetix foi logo após a Ethena ter encerrado a sua angariação de fundos inicial. Infelizmente, Kain tinha perdido a apresentação na sua caixa de entrada. Sentou-se e delineou todas as formas como queria ajudar-me; ideias sobre para onde o produto poderia ir, como poderia encaixar-se no resto do DeFi, todos os outros construtores com quem eu deveria falar para iterar sobre a ideia e o que poderia significar trazer um novo primitivo de dólar em cadeia em escala.
No final do pequeno-almoço, perguntei-lhe por que razão queria ajudar sem qualquer exposição à Ethena. Ele respondeu: "Penso que este poderá ser um dos desenvolvimentos mais importantes no DeFi, e apenas quero ver o DeFi vencer".
Como vence o DeFi?
Os dólares são a vida de cada primitivo importante em DeFi, e a produção de dólares é o melhor modelo de negócio em criptomoedas. É por isso que tem visto quase todas as principais aplicações DeFi expandirem para a emissão de dólares.
Se examinarmos cada primitiva central no DeFi e onde Ethena está incorporado:
sUSDe como garantia nos mercados monetários
Antes da Ethena chegar ao mercado, o único caso de uso significativo para os mercados monetários era a alavancagem direcional em WBTC ou ETH, ou alavancar o rendimento de staking em stETH. A introdução de um novo ativo denominado em dólares escalável com rendimentos de mercado estruturalmente mais altos, que também são totalmente exógenos ao DeFi, desbloqueou um novo caso de uso para os mercados monetários fornecerem alavancagem barata em dólares no trade de compra e venda no CeFi. Pegar emprestado do DeFi para fornecer capital nos mercados perpétuos do CeFi é uma oportunidade de vários bilhões de dólares que forçará a convergência das taxas de juros entre esses dois mercados. Já vimos todos os principais mercados monetários no DeFi se moverem rapidamente para reconhecer isso, incluindo Aave, Curve, Maker via Spark, Ajna e Morpho, onde o USDe tem sido o ativo de garantia em dólares de crescimento mais rápido nessas plataformas.
sUSDe como garantia de margem em DEXs perpétuos
Os hedge relacionados com a Ethena representam sozinhos mais de 2x o valor do interesse aberto total em todos os DEX perpétuos combinados. Os fluxos relacionados com o hedge em USDe facilmente duplicariam o tamanho de qualquer mercado DEX onde o protocolo Ethena escolhesse implementar. Mais interessante ainda, todos os DEX usam dólares como garantia. A integração do USDe como garantia de margem com um rendimento incorporado através de sUSDe desbloqueia uma melhoria significativa na eficiência de capital e nos retornos onde a base de dados dos locais CEX pode ser usada para compensar os custos de financiamento ao negociar em DEX. A Ethena pode fornecer fluxos valiosos não tóxicos unidirecionais para essas plataformas, enquanto incorpora o USDe como ativo de garantia. Uma liquidez mais profunda, um interesse aberto mais elevado e custos de financiamento reduzidos contribuiriam todos para iniciar um ciclo de crescimento saudável e expandir o mercado endereçável dos DEX perpétuos em uma ordem de grandeza.
sUSDe como infraestrutura de back-end para emissores de stablecoin
Desde o lançamento da Ethena, o USDe tem sido o ativo denominado em USD de crescimento mais rápido na história da criptomoeda. Produzir um retorno econômico estruturalmente mais alto em dólares é uma das barreiras mais poderosas de qualquer produto na criptomoeda. Os emissores de stablecoins têm 3 fontes viáveis de rendimento potencial em escala de bilhões de dólares para garantir sua colateral:
i) Rendimento de RWA
ii) Empréstimo supergarantido em BTC e ETH
iii) Financiamento perpétuo e a base em futuros
Em vez de fornecer um produto concorrente aos emissores, como MakerDAO e Frax, a Ethena atua como infraestrutura neutra por trás desses protocolos, onde podem escolher a composição do seu próprio suporte com USDe. Isso proporciona a esses protocolos uma fonte de retorno previamente inacessível em uma escala enorme - com ambos os protocolos tendo anunciado até $1.25b de alocação em USDe. À medida que outros emissores de stablecoins crescem e se proliferam através do DeFi, a Ethena expandirá ao lado deles.
sUSDe como ativo base para swaps de taxa de juros
O crescimento de Pendle este ano desbloqueou um novo primitivo dentro do DeFi para produtos de troca de taxa de juros. Até à data, a maioria deste volume tem sido focada na especulação em torno pontos para projetos pré-token, uma vez que a Ethena foi integrada, isso desbloqueou o primeiro instrumento de dólar com rendimento escalável no qual construir uma curva de rendimento. Os produtos de swap de taxa de juros estão nos estágios iniciais de desenvolvimento, mas o sUSDe fornece o ativo base para desbloquear swaps de taxa fixa para taxa flutuante no maior rendimento real em criptomoeda: ETH bloqueado e a base em mercados futuros centralizados. A base em mercados futuros são o maior rendimento real em cripto. Como resultado, o USDe será o primitivo central sobre o qual esses mercados de taxa de juros são construídos.
USDe como dinheiro em DEXs AMM de spot
Em qualquer dia, 3 em cada 4 deos ativos com maior volume negociado onchainsão denominados em USD. Novamente, os dólares digitais são objetivamente os ativos mais importantes para troca nos mercados à vista tanto onchain como externamente. À medida que o USDe se torna um dos ativos mais líquidos onchain, continuará a proliferar como dinheiro dentro dos pares de negociação para ativos à vista em DEXs.
Em suma, todos os primitivos DeFi importantes são impulsionados pelos dólares. Acreditamos que o USDe é a construção ideal de um dólar nativo de criptomoeda que pode fornecer um ativo de camada base para outras aplicações financeiras se basearem. Em sua curta história de existência, o USDe já se tornou um dos ativos mais amplamente integrados no DeFi.
Tether não é apenas um dos maiores negócios na cripto. É um dos melhores negócios de todos os tempos, em qualquer contexto, alguma vez.
Qual é o seu fosso mais poderoso?
USDT é realmente usado como dinheiro em plataformas de câmbio centralizadas. O par BTC e ETH mais líquido nas maiores bolsas é USDT. Importante salientar que o instrumento mais negociado em criptomoeda, o swap perpétuo, é principalmente margemado e liquidado em USDT.
As exchanges centralizadas são também o único canal de distribuição viável em grande escala. Não acredito que tenhamos mais de 1.000.000 de utilizadores reais a participar ativamente na cadeia, enquanto as maiores exchanges detêm as chaves de mais de 100.000.000 de utilizadores.
Cada grande história de sucesso para uma stablecoin tem sido inexoravelmente ligada à distribuição via exchanges. Mas essas relações muitas vezes foram estressadas por dinâmicas políticas e econômicas competitivas entre emissores e distribuidores.
Enquanto Ethena e USDe começaram inicialmente onchain em DeFi, a maior oportunidade é fornecer infraestrutura neutra em dólares em todas as principais bolsas centralizadas para ser usada como dinheiro.
Como Arthur delineou em este artigo original, era importante que a Ethena não fosse de propriedade ou construída por uma única bolsa centralizada. A Ethena precisava ser amplamente detida como uma infraestrutura neutra em todo o espaço e, ao fazê-lo, poderia ajudar a impulsionar todos esses locais com USDe em vez de atender apenas a um sozinho.
Incorporar o USDe como dinheiro em pares de negociação spot, integrações com a Ethena desbloqueando garantias com rendimento para mais de $20 biliões de contratos perpétuos atualmente margem em dólares e dentro de produtos de "ganho" baseados em dólares representam uma das maiores oportunidades de crescimento.
Porque é que esses locais centralizados quereriam fazê-lo?
Porque parauma vez que estão alinhados e incentivados a fazê-lo.
Os mercados de renda fixa são a maior classe de investimento líquido do mundo, com mais de $130 trilhões em tamanho. A maioria das riquezas soberanas, fundos de pensões e pools de capital de seguros está dentro de produtos de renda fixa. O instrumento financeiro mais importante do mundo para salvar e preservar riqueza é simplesmente um dólar com um rendimento. Parece simples, mas a demanda por este produto é várias ordens de magnitude maior do que todo o mercado de criptomoedas.
O que é único sobre o rendimento produzido pela Ethena é:
i) combina duas das únicas formas de rendimento real nativo de criptomoedas em escala de bilhões de dólares
ii) o rendimento tem mostrado uma fraca correlação negativa com as taxas no setor financeiro tradicional
iii) o suporte subjacente está nas custódias que a TradFi pode subscrever
A embalagem das duas fontes de rendimento escalável nativo de criptomoeda num produto semelhante ao dólar dá acesso simples a esses alocadores para aceder e colher os retornos excedentes da criptomoeda num único ativo. Quando visto no contexto das suas carteiras de rendimento fixo existentes, um dólar não alavancado a produzir mais de 20% em USD no último ano é algo inédito.
O que é mais interessante é quando as taxas reais eventualmente caem, a especulação em criptomoedas aumenta juntamente com uma demanda de alavancagem de longo prazo, o que aumentará o rendimento produzido pela Ethena. À medida que a taxa de referência dos RWAs diminui, a Ethena torna-se ainda mais interessante em termos de base ajustada ao risco para compensar a redução das taxas reais em produtos de renda fixa legados.
Esta característica é uma das razões mais importantes pelas quais as entidades TradFi de triliões de dólares investiram no ecossistema Ethena.
RWAs nunca serão uma categoria que traga novo capital significativo para o cripto.
Por que o TradFi colocaria um dólar em um títulode tesouro tokenizado onchain com garantias de segurança enfrentando uma entidade de concha nas Ilhas Cayman, com taxas adicionais, risco operacional, risco de contrato inteligente e risco regulamentar, em vez de acessá-lo diretamente?
No entanto, um rendimento em dólares ajustado ao risco superior, produzido por fontes nativas de criptomoedas, é o tipo de produto que traz bilhões de dólares de fluxos para fora do sistema antigo e para o sistema da internet.
Enquanto o produto principal é um dólar sintético, Ethena também pode ser visto através da lente de um veículo de arbitragem de taxa de juros que força a convergência entre taxas díspares em DeFi, CeFi e TradFi, sendo o USDe simplesmente o item de equilíbrio que une tudo.
Dinheiro, Rede, Exchange
O que é necessário para criar um negócio ou protocolo de $100 biliões em criptomoeda?
Para começar, você precisa ser o líder dominante e tem 3 opções de categoria:
i) Dinheiro: BTC e ETH
ii) Rede: ETH e SOL (avaliação de 2021)
iii) Exchange: Binance e Coinbase (avaliação de 2021)
O final do Ethena situa-se em todas estas três categorias.
A secção de resumo acima delineou por que achamos que USDe é a melhor oportunidade que temos para criar a nossa própria forma de dinheiro. Isso sempre foi e sempre será a visão orientadora final da Ethena.
O desenvolvimento está agora em andamento para mais duas iniciativas adicionais que irão construir e apoiar o crescimento do USDe como dinheiro.
Rede Ethena: Camada Monetária Unificada
Uma vez que você criou dinheiro, agora você tem o produto mais poderoso em criptomoeda, bem como o aplicativo matador.
A extensão natural deste produto central é construir uma economia e uma rede sobre ele.
A maioria da infraestrutura de camada base começa como uma plataforma e depois tenta trazer aplicações com seus utilizadores.
Acreditamos que esta é uma sequência subótima.
Porquê?
Ethena começa com o produto principal de dinheiro. Este produto central fornece o ativo vital para outras aplicações financeiras se basearem, muitas das quais já integraram e se beneficiam da existência do USDe.
Com o USDe como ativo fulcro, essas aplicações podem então integrar e compor dentro de uma camada base que é otimizada para os casos de uso de dinheiro e finanças. Como destacamos, consideramos um dólar nativo de rendimento como o ativo mais importante para outras aplicações financeiras se basearem.
Quanto aos utilizadores, um dólar digital é também o único produto que cada participante dentro do mundo das criptomoedas utiliza todos os dias, e a única oferta que as criptomoedas proporcionaram ao resto do mundo com um ajuste de mercado de produto inquestionável.
Em menos de 3 meses, apenas Ethena capturou o suficienteTVL denominado em USD que o colocaria em 6º lugar de qualquer cadeia existente, muitos dos quais existem há vários anos.
Como conseguimos um bilhão de usuários onchain?
Bem, o mercado endereçável alvo para um dólar programável é o mundo inteiro.
E quando tornares este dólar mais útil, mais componível e com o melhor retorno ajustado ao risco, o mundo eventualmente perceberá isso também.
Ethena começa com o produto matador do dinheiro e depois construirá uma nova economia da internet e sistema financeiro sobre ele.
Camada de Troca Ethena
Ethena detém uma posição única dentro dos mercados de capitais cripto.
Embora o USDe já tenha tido um impacto significativo no DeFi em todas as principais aplicações, ainda não vimos as implicações de segunda ordem da liquidez existente dentro da Ethena e o que ela pode potencialmente desbloquear tanto para as plataformas de câmbio existentes quanto para as novas.
Não é amplamente compreendido como Ethena eventualmente se transformará para se sentar ao lado de outras CEXs e DEXs como um dos poços de liquidez mais profundos em si.
Especificamente, o suporte existente por trás do USDe e os fluxos de hedge relacionados podem permitir:
i) Uma camada de agregação de liquidez para se situar ao lado de nossos parceiros de câmbio centralizados e descentralizados existentes, a fim de apoiar uma maior liquidez em seus locais
ii) Iniciar novas bolsas descentralizadas incubadas na rede Ethena
Assim como o USDe é posicionado como infraestrutura neutra em plataformas DeFi e CeFi, o suporte por trás do USDe também pode ser conceptualizado como um grande pool de inventário em repouso tanto para garantia spot como para perpétuos, que podem ser usados para apoiar outros locais de câmbio através de uma camada agregada de liquidez cambial.
A qualquer momento, a Ethena sabe exatamente onde quer comprar ou vender à vista e onde quer comprar ou vender perpétuos. Isso pode ser agregado em todos os principais locais de negociação, onde o balanço patrimonial da Ethena forneceria um dos livros de ordens mais profundos e piscinas OTC em todo o espaço, tanto à vista quanto em derivativos, com a própria Ethena como a maior contraparte única para tomadores externos.
Ter a capacidade de apoiar com fluxos para inicializar novas bolsas descentralizadas na rede Ethena também permitiria instantaneamente à Ethena resolver o problema de inicialização a frio para novas bolsas descentralizadas que constroem a rede da camada base.
O problema do arranque a frio da liquidez é o obstáculo mais desafiador para as bolsas descentralizadas começarem a competir de forma significativa.
A liquidez é uma das poucas qualidades diferenciadoras para qualquer bolsa, e é o único fosso real que atualmente existe para os incumbentes. Em menos de 3 meses, a Ethena é agora a maior exposição a contrapartes aos locais de câmbio centralizados, e 2x maior do que todo o espaço DEX combinado.
Os fluxos relacionados à Ethena já são os mais significativos de qualquer entidade no espaço, e nessa escala seriam o fator determinante por trás do crescimento de quais locais e quais locais morrem.
A Ethena está posicionada de forma única para fornecer uma solução para apoiar o crescimento de novos locais em sua própria rede.
Assim como o USDe beneficia de ser uma infraestrutura neutra em vários locais, tanto em DeFi como em CeFi, em vez de competir diretamente, a camada de câmbio Ethena ocuparia uma posição semelhante à do USDe:
i) apoiar os locais parceiros existentes com uma camada de agregação entre eles e,
ii) possibilitando o crescimento de novos locais na rede Ethena
Quanto mais o USDe cresce, menor o custo de capital para dólares cai em todo o cripto.
Quanto maior a Ethena cresce, mais profundos e líquidos se tornam todos os locais.
Assim é como ganhamos juntos.
Dinheiro. Rede. Troca.
Esta publicação destina-se a delinear o roteiro e a visão unificada para Ethena nos próximos meses.
i) Porque acreditamos que Ethena é importante
ii) Pelo que estamos entusiasmados: convergência do USDe DeFi, CeFi, TradFi
iii) O Fim de Jogo da Ethena: Dinheiro, Rede, Troca
O Santo Graal da criptomoeda sempre foi, e sempre será, alcançar o estatuto de dinheiro.
O Bitcoin foi originalmente concebido como dinheiro eletrônico peer-to-peer e, ao longo do tempo, evoluiu para uma proposta de valor mais estreita e simplificada: um depósito de riqueza digital.
A seguir, o Ethereum concretizou a visão de uma plataforma para contratos inteligentes programáveis e aplicações descentralizadas. Ao longo do tempo, e várias iterações na política monetária do Ethereum, a proposta de valor do ETH como ativo convergiu novamente para o seu uso como dinheiro.
E à medida que continuamos a criar mais camadas de infraestrutura, a grande maioria das quais são pura ilusão e nunca podem justificar a sua avaliação em qualquer métrica de geração de taxas, mais uma vez, as avaliações estão ligadas à probabilidade de que esses tokens possam se tornar moeda em suas próprias economias locais de espaços vazios e vazios.
Apesar das suas propostas de valor individuais e das narrativas que formulamos coletivamente em torno de cada ativo, a realidade é que, embora o Bitcoin, o Ethereum e a tua camada de infraestrutura favorita exibam algumas características específicas do dinheiro, a essência das transações nos mercados de capitais cripto são realizadas com dólares digitais.
Cada pedaço de dados relacionados aos volumes de transaçãotanto em cadeias de blocos como em plataformas de câmbio centralizadas confirmam a realidade: stablecoins e ativos com paridade com o dólar são dinheiro digital, e tudo o resto está a competir por um estatuto mais fraco de reservas digitais de riqueza.
Em vez de ver o mundo através dos nossos próprios preconceitos, como desejamos que ele exista, talvez seja melhor ver o mundo como ele realmente existe.
Pode ser a ironia suprema que a aplicação prática mais importante da criptomoeda, um sistema que pretende minar as estruturas de poder monetário existentes, seja o armazenamento, movimentação e transferência de valor em dólares digitais.
Quer goste ou não, e quer se encaixe ou não na sua visão idealizada de criptomoeda, os dólares digitais estão realmente a ser utilizados como dinheiro.
E ainda assim, não encontramos uma versão nativa adequada do nosso dinheiro desvinculada e independente do sistema legado.
Então, por que é importante a Ethena?
Se acreditas:
-O caso de uso dedinheiro é o Santo Graal-O mercado endereçável de dinheiro é o maior no cripto
-A aplicação assassina da cripto é a nossa própria forma nativa de dinheiro
Então, é lógico que criar a nossa própria forma de dinheiro é uma das, se não a mais, importante missão para a qual trabalhar.
Talvez não concordes - e está tudo bem.
É provável que não vamos conseguir - e isso também está bem.
Mas acreditamos que isto é importante, e é por isso que estamos aqui.
Em 2014, a Tether mudou para sempre a história do CeFi.
Em 2017, a MakerDAO mudou para sempre a complexão do DeFi.
Em 2024, acreditamos que Ethena irá remodelar e forçar a convergência de:
Com o USDe sendo o tecido conjuntivo que une tudo.
DeFi, CeFi e TradFi
A primeira vez que conheci Kain da Synthetix foi logo após a Ethena ter encerrado a sua angariação de fundos inicial. Infelizmente, Kain tinha perdido a apresentação na sua caixa de entrada. Sentou-se e delineou todas as formas como queria ajudar-me; ideias sobre para onde o produto poderia ir, como poderia encaixar-se no resto do DeFi, todos os outros construtores com quem eu deveria falar para iterar sobre a ideia e o que poderia significar trazer um novo primitivo de dólar em cadeia em escala.
No final do pequeno-almoço, perguntei-lhe por que razão queria ajudar sem qualquer exposição à Ethena. Ele respondeu: "Penso que este poderá ser um dos desenvolvimentos mais importantes no DeFi, e apenas quero ver o DeFi vencer".
Como vence o DeFi?
Os dólares são a vida de cada primitivo importante em DeFi, e a produção de dólares é o melhor modelo de negócio em criptomoedas. É por isso que tem visto quase todas as principais aplicações DeFi expandirem para a emissão de dólares.
Se examinarmos cada primitiva central no DeFi e onde Ethena está incorporado:
sUSDe como garantia nos mercados monetários
Antes da Ethena chegar ao mercado, o único caso de uso significativo para os mercados monetários era a alavancagem direcional em WBTC ou ETH, ou alavancar o rendimento de staking em stETH. A introdução de um novo ativo denominado em dólares escalável com rendimentos de mercado estruturalmente mais altos, que também são totalmente exógenos ao DeFi, desbloqueou um novo caso de uso para os mercados monetários fornecerem alavancagem barata em dólares no trade de compra e venda no CeFi. Pegar emprestado do DeFi para fornecer capital nos mercados perpétuos do CeFi é uma oportunidade de vários bilhões de dólares que forçará a convergência das taxas de juros entre esses dois mercados. Já vimos todos os principais mercados monetários no DeFi se moverem rapidamente para reconhecer isso, incluindo Aave, Curve, Maker via Spark, Ajna e Morpho, onde o USDe tem sido o ativo de garantia em dólares de crescimento mais rápido nessas plataformas.
sUSDe como garantia de margem em DEXs perpétuos
Os hedge relacionados com a Ethena representam sozinhos mais de 2x o valor do interesse aberto total em todos os DEX perpétuos combinados. Os fluxos relacionados com o hedge em USDe facilmente duplicariam o tamanho de qualquer mercado DEX onde o protocolo Ethena escolhesse implementar. Mais interessante ainda, todos os DEX usam dólares como garantia. A integração do USDe como garantia de margem com um rendimento incorporado através de sUSDe desbloqueia uma melhoria significativa na eficiência de capital e nos retornos onde a base de dados dos locais CEX pode ser usada para compensar os custos de financiamento ao negociar em DEX. A Ethena pode fornecer fluxos valiosos não tóxicos unidirecionais para essas plataformas, enquanto incorpora o USDe como ativo de garantia. Uma liquidez mais profunda, um interesse aberto mais elevado e custos de financiamento reduzidos contribuiriam todos para iniciar um ciclo de crescimento saudável e expandir o mercado endereçável dos DEX perpétuos em uma ordem de grandeza.
sUSDe como infraestrutura de back-end para emissores de stablecoin
Desde o lançamento da Ethena, o USDe tem sido o ativo denominado em USD de crescimento mais rápido na história da criptomoeda. Produzir um retorno econômico estruturalmente mais alto em dólares é uma das barreiras mais poderosas de qualquer produto na criptomoeda. Os emissores de stablecoins têm 3 fontes viáveis de rendimento potencial em escala de bilhões de dólares para garantir sua colateral:
i) Rendimento de RWA
ii) Empréstimo supergarantido em BTC e ETH
iii) Financiamento perpétuo e a base em futuros
Em vez de fornecer um produto concorrente aos emissores, como MakerDAO e Frax, a Ethena atua como infraestrutura neutra por trás desses protocolos, onde podem escolher a composição do seu próprio suporte com USDe. Isso proporciona a esses protocolos uma fonte de retorno previamente inacessível em uma escala enorme - com ambos os protocolos tendo anunciado até $1.25b de alocação em USDe. À medida que outros emissores de stablecoins crescem e se proliferam através do DeFi, a Ethena expandirá ao lado deles.
sUSDe como ativo base para swaps de taxa de juros
O crescimento de Pendle este ano desbloqueou um novo primitivo dentro do DeFi para produtos de troca de taxa de juros. Até à data, a maioria deste volume tem sido focada na especulação em torno pontos para projetos pré-token, uma vez que a Ethena foi integrada, isso desbloqueou o primeiro instrumento de dólar com rendimento escalável no qual construir uma curva de rendimento. Os produtos de swap de taxa de juros estão nos estágios iniciais de desenvolvimento, mas o sUSDe fornece o ativo base para desbloquear swaps de taxa fixa para taxa flutuante no maior rendimento real em criptomoeda: ETH bloqueado e a base em mercados futuros centralizados. A base em mercados futuros são o maior rendimento real em cripto. Como resultado, o USDe será o primitivo central sobre o qual esses mercados de taxa de juros são construídos.
USDe como dinheiro em DEXs AMM de spot
Em qualquer dia, 3 em cada 4 deos ativos com maior volume negociado onchainsão denominados em USD. Novamente, os dólares digitais são objetivamente os ativos mais importantes para troca nos mercados à vista tanto onchain como externamente. À medida que o USDe se torna um dos ativos mais líquidos onchain, continuará a proliferar como dinheiro dentro dos pares de negociação para ativos à vista em DEXs.
Em suma, todos os primitivos DeFi importantes são impulsionados pelos dólares. Acreditamos que o USDe é a construção ideal de um dólar nativo de criptomoeda que pode fornecer um ativo de camada base para outras aplicações financeiras se basearem. Em sua curta história de existência, o USDe já se tornou um dos ativos mais amplamente integrados no DeFi.
Tether não é apenas um dos maiores negócios na cripto. É um dos melhores negócios de todos os tempos, em qualquer contexto, alguma vez.
Qual é o seu fosso mais poderoso?
USDT é realmente usado como dinheiro em plataformas de câmbio centralizadas. O par BTC e ETH mais líquido nas maiores bolsas é USDT. Importante salientar que o instrumento mais negociado em criptomoeda, o swap perpétuo, é principalmente margemado e liquidado em USDT.
As exchanges centralizadas são também o único canal de distribuição viável em grande escala. Não acredito que tenhamos mais de 1.000.000 de utilizadores reais a participar ativamente na cadeia, enquanto as maiores exchanges detêm as chaves de mais de 100.000.000 de utilizadores.
Cada grande história de sucesso para uma stablecoin tem sido inexoravelmente ligada à distribuição via exchanges. Mas essas relações muitas vezes foram estressadas por dinâmicas políticas e econômicas competitivas entre emissores e distribuidores.
Enquanto Ethena e USDe começaram inicialmente onchain em DeFi, a maior oportunidade é fornecer infraestrutura neutra em dólares em todas as principais bolsas centralizadas para ser usada como dinheiro.
Como Arthur delineou em este artigo original, era importante que a Ethena não fosse de propriedade ou construída por uma única bolsa centralizada. A Ethena precisava ser amplamente detida como uma infraestrutura neutra em todo o espaço e, ao fazê-lo, poderia ajudar a impulsionar todos esses locais com USDe em vez de atender apenas a um sozinho.
Incorporar o USDe como dinheiro em pares de negociação spot, integrações com a Ethena desbloqueando garantias com rendimento para mais de $20 biliões de contratos perpétuos atualmente margem em dólares e dentro de produtos de "ganho" baseados em dólares representam uma das maiores oportunidades de crescimento.
Porque é que esses locais centralizados quereriam fazê-lo?
Porque parauma vez que estão alinhados e incentivados a fazê-lo.
Os mercados de renda fixa são a maior classe de investimento líquido do mundo, com mais de $130 trilhões em tamanho. A maioria das riquezas soberanas, fundos de pensões e pools de capital de seguros está dentro de produtos de renda fixa. O instrumento financeiro mais importante do mundo para salvar e preservar riqueza é simplesmente um dólar com um rendimento. Parece simples, mas a demanda por este produto é várias ordens de magnitude maior do que todo o mercado de criptomoedas.
O que é único sobre o rendimento produzido pela Ethena é:
i) combina duas das únicas formas de rendimento real nativo de criptomoedas em escala de bilhões de dólares
ii) o rendimento tem mostrado uma fraca correlação negativa com as taxas no setor financeiro tradicional
iii) o suporte subjacente está nas custódias que a TradFi pode subscrever
A embalagem das duas fontes de rendimento escalável nativo de criptomoeda num produto semelhante ao dólar dá acesso simples a esses alocadores para aceder e colher os retornos excedentes da criptomoeda num único ativo. Quando visto no contexto das suas carteiras de rendimento fixo existentes, um dólar não alavancado a produzir mais de 20% em USD no último ano é algo inédito.
O que é mais interessante é quando as taxas reais eventualmente caem, a especulação em criptomoedas aumenta juntamente com uma demanda de alavancagem de longo prazo, o que aumentará o rendimento produzido pela Ethena. À medida que a taxa de referência dos RWAs diminui, a Ethena torna-se ainda mais interessante em termos de base ajustada ao risco para compensar a redução das taxas reais em produtos de renda fixa legados.
Esta característica é uma das razões mais importantes pelas quais as entidades TradFi de triliões de dólares investiram no ecossistema Ethena.
RWAs nunca serão uma categoria que traga novo capital significativo para o cripto.
Por que o TradFi colocaria um dólar em um títulode tesouro tokenizado onchain com garantias de segurança enfrentando uma entidade de concha nas Ilhas Cayman, com taxas adicionais, risco operacional, risco de contrato inteligente e risco regulamentar, em vez de acessá-lo diretamente?
No entanto, um rendimento em dólares ajustado ao risco superior, produzido por fontes nativas de criptomoedas, é o tipo de produto que traz bilhões de dólares de fluxos para fora do sistema antigo e para o sistema da internet.
Enquanto o produto principal é um dólar sintético, Ethena também pode ser visto através da lente de um veículo de arbitragem de taxa de juros que força a convergência entre taxas díspares em DeFi, CeFi e TradFi, sendo o USDe simplesmente o item de equilíbrio que une tudo.
Dinheiro, Rede, Exchange
O que é necessário para criar um negócio ou protocolo de $100 biliões em criptomoeda?
Para começar, você precisa ser o líder dominante e tem 3 opções de categoria:
i) Dinheiro: BTC e ETH
ii) Rede: ETH e SOL (avaliação de 2021)
iii) Exchange: Binance e Coinbase (avaliação de 2021)
O final do Ethena situa-se em todas estas três categorias.
A secção de resumo acima delineou por que achamos que USDe é a melhor oportunidade que temos para criar a nossa própria forma de dinheiro. Isso sempre foi e sempre será a visão orientadora final da Ethena.
O desenvolvimento está agora em andamento para mais duas iniciativas adicionais que irão construir e apoiar o crescimento do USDe como dinheiro.
Rede Ethena: Camada Monetária Unificada
Uma vez que você criou dinheiro, agora você tem o produto mais poderoso em criptomoeda, bem como o aplicativo matador.
A extensão natural deste produto central é construir uma economia e uma rede sobre ele.
A maioria da infraestrutura de camada base começa como uma plataforma e depois tenta trazer aplicações com seus utilizadores.
Acreditamos que esta é uma sequência subótima.
Porquê?
Ethena começa com o produto principal de dinheiro. Este produto central fornece o ativo vital para outras aplicações financeiras se basearem, muitas das quais já integraram e se beneficiam da existência do USDe.
Com o USDe como ativo fulcro, essas aplicações podem então integrar e compor dentro de uma camada base que é otimizada para os casos de uso de dinheiro e finanças. Como destacamos, consideramos um dólar nativo de rendimento como o ativo mais importante para outras aplicações financeiras se basearem.
Quanto aos utilizadores, um dólar digital é também o único produto que cada participante dentro do mundo das criptomoedas utiliza todos os dias, e a única oferta que as criptomoedas proporcionaram ao resto do mundo com um ajuste de mercado de produto inquestionável.
Em menos de 3 meses, apenas Ethena capturou o suficienteTVL denominado em USD que o colocaria em 6º lugar de qualquer cadeia existente, muitos dos quais existem há vários anos.
Como conseguimos um bilhão de usuários onchain?
Bem, o mercado endereçável alvo para um dólar programável é o mundo inteiro.
E quando tornares este dólar mais útil, mais componível e com o melhor retorno ajustado ao risco, o mundo eventualmente perceberá isso também.
Ethena começa com o produto matador do dinheiro e depois construirá uma nova economia da internet e sistema financeiro sobre ele.
Camada de Troca Ethena
Ethena detém uma posição única dentro dos mercados de capitais cripto.
Embora o USDe já tenha tido um impacto significativo no DeFi em todas as principais aplicações, ainda não vimos as implicações de segunda ordem da liquidez existente dentro da Ethena e o que ela pode potencialmente desbloquear tanto para as plataformas de câmbio existentes quanto para as novas.
Não é amplamente compreendido como Ethena eventualmente se transformará para se sentar ao lado de outras CEXs e DEXs como um dos poços de liquidez mais profundos em si.
Especificamente, o suporte existente por trás do USDe e os fluxos de hedge relacionados podem permitir:
i) Uma camada de agregação de liquidez para se situar ao lado de nossos parceiros de câmbio centralizados e descentralizados existentes, a fim de apoiar uma maior liquidez em seus locais
ii) Iniciar novas bolsas descentralizadas incubadas na rede Ethena
Assim como o USDe é posicionado como infraestrutura neutra em plataformas DeFi e CeFi, o suporte por trás do USDe também pode ser conceptualizado como um grande pool de inventário em repouso tanto para garantia spot como para perpétuos, que podem ser usados para apoiar outros locais de câmbio através de uma camada agregada de liquidez cambial.
A qualquer momento, a Ethena sabe exatamente onde quer comprar ou vender à vista e onde quer comprar ou vender perpétuos. Isso pode ser agregado em todos os principais locais de negociação, onde o balanço patrimonial da Ethena forneceria um dos livros de ordens mais profundos e piscinas OTC em todo o espaço, tanto à vista quanto em derivativos, com a própria Ethena como a maior contraparte única para tomadores externos.
Ter a capacidade de apoiar com fluxos para inicializar novas bolsas descentralizadas na rede Ethena também permitiria instantaneamente à Ethena resolver o problema de inicialização a frio para novas bolsas descentralizadas que constroem a rede da camada base.
O problema do arranque a frio da liquidez é o obstáculo mais desafiador para as bolsas descentralizadas começarem a competir de forma significativa.
A liquidez é uma das poucas qualidades diferenciadoras para qualquer bolsa, e é o único fosso real que atualmente existe para os incumbentes. Em menos de 3 meses, a Ethena é agora a maior exposição a contrapartes aos locais de câmbio centralizados, e 2x maior do que todo o espaço DEX combinado.
Os fluxos relacionados à Ethena já são os mais significativos de qualquer entidade no espaço, e nessa escala seriam o fator determinante por trás do crescimento de quais locais e quais locais morrem.
A Ethena está posicionada de forma única para fornecer uma solução para apoiar o crescimento de novos locais em sua própria rede.
Assim como o USDe beneficia de ser uma infraestrutura neutra em vários locais, tanto em DeFi como em CeFi, em vez de competir diretamente, a camada de câmbio Ethena ocuparia uma posição semelhante à do USDe:
i) apoiar os locais parceiros existentes com uma camada de agregação entre eles e,
ii) possibilitando o crescimento de novos locais na rede Ethena
Quanto mais o USDe cresce, menor o custo de capital para dólares cai em todo o cripto.
Quanto maior a Ethena cresce, mais profundos e líquidos se tornam todos os locais.
Assim é como ganhamos juntos.
Dinheiro. Rede. Troca.