AIOZ Network é DePIN para Web3 AI, armazenamento e streaming e capacita um futuro rápido, seguro e descentralizado.
AIOZ Network tem como objetivo tornar-se a principal plataforma de infraestrutura DePIN para armazenamento e streaming, e especificamente como líder em DePIN AI.
Vamos dar dois passos para trás, porque o que é DePIN?
DePIN significa Redes de Infraestrutura Física Descentralizada. Para entendê-lo, pense na infraestrutura centralizada, como a computação em nuvem através dos Serviços Web da Amazon (AWS), que lhe permite aceder a energia de processamento, armazenamento e bases de dados sem ter de criar a sua própria fazenda de servidores ou sequer de a manter.
A rede AIOZ é uma rede de infraestrutura distribuída que permite a qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer momento, acesso a serviços descentralizados, como armazenamento, computação de IA, distribuição de conteúdo e VOD (vídeo sob demanda).
Um facto interessante, sabia que a Rede AIOZ fez parte do programa NVIDIA Inception há alguns anos? Isto deve dizer-lhe tudo sobre o potencial da Rede AIOZ.
No armazenamento web2, os principais fornecedores de armazenamento de objetos em nuvem se gabam de números impressionantes, crescendo ano após ano.
No entanto, os fornecedores centralizados frequentemente deixam a desejar em termos de segurança, soberania de dados e sustentabilidade ambiental.
Os pontos únicos de falha também apresentam riscos de tempo de inatividade que podem custar milhões de dólares a algumas das maiores empresas do mundo, podendo até resultar na perda completa de dados para os utilizadores finais.
A centralização dos recursos de IA levou a gargalos no processamento de dados, à monopolização da indústria de armazenamento de dados e a preocupações com a privacidade dos dados. A falta de oferta de GPU e os altos custos computacionais inibem o avanço da IA, com gigantes da indústria gastando milhões de dólares para progredir e o desenvolvedor médio ou startup sendo excluído. Além disso, há o mercado de streaming de vídeo, que se espera ultrapassar um crescimento de mais de $500 biliões até 2032.
Plataformas de streaming de AR, VR e redes sociais testemunharam uma explosão tanto em inovação quanto em popularidade. No entanto, os modelos tradicionais estão cada vez mais sob pressão devido às exigências de streaming de alta qualidade, levando à necessidade de métodos de entrega mais resilientes e eficientes.
Em novembro de 2022, a primeira versão do chat generative pre-trained transformer (chatGPT) foi lançada e desde então causou uma mudança de paradigma que trouxe muita inovação desde a sua criação.
No entanto, a maioria da IA lá fora, incluindo o chatGPT, é monopolizada, o que levanta a questão de saber se a OPENAI é realmente aberta? Aberto neste contexto refere-se a ser uma computação de IA descentralizada.
A Microsoft fez uma parceria de $10billion com a OPENAI que dá à Microsoft acesso privilegiado à tecnologia da OPENAI enquanto “trava” sua dependência em sua infraestrutura de computação em nuvem.
Verifique aqui para mais informações:https://blogs.microsoft.com/blog/2023/01/23/microsoftandopenaiextendpartnership/
Parcerias como esta tendem lentamente a indústria de IA para a monopolização e um dos principais fatores que acontece é que a qualidade dos dados do algoritmo de IA pode ser facilmente influenciada e comprometida.
O facto permanece que a computação de IA centralizada ajuda e incentiva o fraco desenvolvimento de tecnologias tão surpreendentes.
Dito isto, vamos olhar para a solução para este problema: Rede AIOZ.
Para explicar a figura acima, vamos analisar o núcleo, que é a blockchain AIOZ.
A rede AIOZ é construída utilizando o Cosmos SDK, mas também é compatível com EVM. Utiliza o núcleo do Tendermint e um mecanismo de consenso de Prova de Participação delegada (dBFT) para alcançar alta taxa de transação, velocidade e escalabilidade com taxas mínimas. Estas características estabelecem a Blockchain AIOZ como uma plataforma robusta para aplicações descentralizadas (dApps).
A cadeia tem uma estrutura multichain e garante a transferência fluida de ativos e dados em diferentes ecossistemas de blockchain, permitindo aos desenvolvedores aproveitar as vantagens que cada um oferece.
Recursos da Blockchain da Rede AIOZ
A compatibilidade EVM - Cosmos traz alguns benefícios:
A plataforma dCDN (rede de distribuição de conteúdo descentralizada) da AIOZ Network revoluciona o armazenamento e distribuição de ficheiros em aplicações descentralizadas da Web 3.0, fornecendo uma solução acessível para armazenamento de ficheiros e streaming de media.
O dCDN é executado por nós que contribuem para a segurança, capacidade de armazenamento, largura de banda e potência de computação da rede. E, como a Rede AIOZ é uma moeda POS, as pessoas que executam nós são recompensadas em tokens AIOZ.
Aproveitando o poder dos Nós de Borda da Rede AIOZ, os participantes são incentivados com tokens $AIOZ para compartilhar armazenamento e fornecer conteúdo, garantindo um ambiente seguro e descentralizado para os usuários finais no mundo Web3.
O uso de nós peer-to-peer, combinado com uma interface de aplicação amigável, permite o armazenamento, transcodificação e entrega contínua de conteúdo de mídia.
Recursos AIOZ dCDN
Sobre os nós da rede AIOZ
Os nós de borda da Rede AIOZ são computadores que operam o software dos nós da Rede AIOZ, quer seja a GUI ou CLI. Os Nós de Borda da AIOZ contribuem com capacidade de armazenamento, largura de banda de rede e potência de computação para o AIOZ dCDN e recebem recompensas em Tokens AIOZ.
A rede de nós de borda da AIOZ é alimentada por componentes de hardware robustos:
Existem aproximadamente 80k nós em todo o mundo hoje (e esse número está aumentando rapidamente).
Alguém fez as contas por trás de executar um nó em termos de recompensas POS e "rendimento passivo"?
Apenas paremos por um segundo e pensemos por que precisamos desses nós?
Imagine que é um criador, carrega videoclipes para o YouTube, vídeos para o Instagram, passos de dança para o Tik Tok, etc. Estas são todas marcas centralizadas e armazenam os seus ficheiros no seu próprio servidor.
No entanto, na Rede AIOZ, os ficheiros são armazenados na rede descentralizada (aqueles que possuem nós), e os proprietários dos nós são recompensados por manter, proteger, buscar e armazenar o conteúdo.
Com a adição de cada nó à rede, todo o sistema torna-se mais escalável e performante devido ao aumento de hardware e localização de armazenamento.
Também vale ressaltar que o AIOZ Node V3 será lançado no final deste trimestre, o que introduz tarefas de inferência no Node.
Neste thread pode ler mais sobre isso:
https://x.com/AIOZNetwork/status/1753280990011969942?s=20
W3S é uma Infraestrutura de Armazenamento de Objetos com compatibilidade S3 para Web3 dApps.
AIOZ Network W3S aproveita os nós P2P da AIOZ Network para armazenar dados em várias regiões, tornando-o distribuído com segurança em mente. Ao aproveitar o poder descentralizado da AIOZ Network, a rede P2P e a tecnologia blockchain, o AIOZ Network W3S oferece os benefícios de armazenamento de objetos em nuvem confiável, distribuído e escalável a um custo acessível.
Aqui estão algumas das vantagens com W3S:
Casos de Uso
O Armazenamento de Objetos na Nuvem da W3S oferece uma solução única para diferentes necessidades. É ótimo para empresas de mídia que precisam armazenar bibliotecas de conteúdo digital, sites de comércio eletrónico que desejam uma entrega rápida de conteúdo multimédia e aplicações descentralizadas que necessitam de armazenamento escalável. É também suficientemente seguro para dados de saúde e rentável para startups com grandes necessidades de armazenamento.
Sistema de Arquivos Interplanetário, abreviado como IPFS, é um sistema de compartilhamento de arquivos de código aberto.
O IPFS revoluciona o armazenamento de dados ao criar uma estrutura P2P, com endereçamento de conteúdo, que aspira a tornar a web mais rápida, segura e aberta para todos.
Como exemplo, os NFTs estão na blockchain, mas o ficheiro em si está fora da cadeia. Com o W3IPFS, isso já não precisa de ser assim.
Com o Armazenamento de Arquivos PFS, você pode armazenar e recuperar dados de forma transparente dentro do Sistema de Arquivos Interplanetários Descentralizado (IPFS). Aproveite os benefícios do armazenamento distribuído, imutabilidade e disponibilidade de dados, garantindo a integridade e segurança do conteúdo de sua DApp. Por exemplo, seus NFTs.
Normalmente, o problema do armazenamento puro em cadeia são as limitações de armazenamento. Este não é o caso dos NFTs armazenados nativamente na Rede AIOZ. Como agora sabemos, AIOZ é uma rede que pode armazenar, lidar e processar BIG DATA devido aos seus Nós de Borda e dCDN.
Artistas, criadores de conteúdo e produtores de mídia digital podem aproveitar a Web3 IPFS da AIOZ Network para armazenar e mostrar suas obras de arte digitais, música, vídeos e outros conteúdos multimídia, utilizando a infraestrutura de armazenamento descentralizada e segura.
AIOZ W3AI é uma infraestrutura de computação de IA Web3 de ponta desenvolvida para revolucionar a forma como as tarefas de inteligência artificial são executadas. Capacita os desenvolvedores e empresas a aproveitar o poder da computação descentralizada de IA, oferecendo integração perfeita de IA como serviço.
Portanto, você pode se perguntar, o que você realmente pode fazer com AI na Rede AIOZ?
Os nós AIOZ permitem a execução de tarefas de IA diretamente nos dispositivos do utilizador, garantindo a privacidade dos dados e reduzindo a dependência de servidores centralizados. Os utilizadores finais podem aceder a uma vasta gama de modelos de IA, como geração de imagens, classificação de imagens, reconhecimento de texto, reconhecimento de som e muito mais, através do serviço de IA descentralizado.
Por exemplo, um modelo de IA pode ser treinado para encontrar as negociações ideais para você, basicamente desenvolvendo uma estratégia de negociação com base na entrada que você fornece ao modelo. A questão da IA é que ela melhora cada vez mais a cada dia que você a utiliza.
Aplicações descentralizadas (DApps) e contratos inteligentes podem aproveitar o AIOZ W3AI para integrar funcionalidades de IA diretamente no ecossistema blockchain, permitindo novos casos de uso e melhorando a privacidade dos dados.
Com AIOZ W3AI, os desenvolvedores, empresas e usuários finais podem desbloquear todo o potencial da computação descentralizada de IA, garantindo a privacidade, segurança e escalabilidade dos dados.
Huggingfaceé a alternativa centralizada ao W3AI e é muito popular entre os desenvolvedores de IA sem quaisquer oportunidades de monetização.
AIOZ Network pode migrar desenvolvedores de lá para W3AI e permitir-lhes rentabilizar e partilhar os seus modelos com os seus próprios termos e preços. Apenas pense no potencial poderoso de um mercado de IA da web3!
Projetos de Blockchain de Aplicações de IA Descentralizadas: As aplicações descentralizadas (DApps) e contratos inteligentes podem aproveitar o AIOZ W3AI para integrar funcionalidades de IA diretamente no ecossistema blockchain, possibilitando novos casos de uso e melhorando a privacidade dos dados.
Soluções de Computação de Borda Dispositivos IoT: As plataformas e dispositivos IoT podem beneficiar do AIOZ W3AI ao executar tarefas de IA localmente nos dispositivos de borda, reduzindo a necessidade de transmissão de dados constante e melhorando a tomada de decisão em tempo real.
Aplicações Móveis e Web Aplicações Móveis: Os desenvolvedores de aplicativos móveis podem integrar o AIOZ W3AI para oferecer funcionalidades com IA sem comprometer a privacidade dos dados do utilizador. Aplicações Web: Os desenvolvedores web podem aproveitar o AIOZ W3AI para aprimorar as aplicações web com capacidades de IA sem depender de fornecedores de serviços de IA centralizados.
Plataformas de Comércio Eletrónico: AIOZ W3AI pode ser usado para impulsionar recomendações de produtos personalizadas, melhorando as experiências do utilizador e fomentando o envolvimento do cliente.
Investigadores de IA de Investigação e Desenvolvimento: AIOZ W3AI fornece uma infraestrutura descentralizada para os investigadores de IA colaborarem, partilharem modelos e executarem experiências de forma segura e eficiente.
Saúde e Imagens Médicas de Biotecnologia: AIOZ W3AI permite análise de imagens médicas com inteligência artificial diretamente em dispositivos médicos, melhorando a precisão do diagnóstico e os cuidados ao paciente.
Educação e Plataformas de E-learning: AIOZ W3AI pode melhorar as plataformas de e-learning, fornecendo capacidades de IA no dispositivo para experiências de aprendizado personalizadas.
Aqui pode ver um excerto do fundador da AIOZ onde ele fala sobre como a W3AI se tornará o núcleo do desenvolvimento de IA no futuro:
https://x.com/AIOZNetwork/status/1764686386685186143?s=20
A inferência de IA continuará a crescer, à medida que o investimento e o foco na formação de modelos de IA se deslocam para a sua monetização.
O que é a inferência de IA, por que é emocionante a inferência descentralizada e onde se encaixa a Rede AIOZ?
A inferência é o processo de executar dados em tempo real através de um modelo de IA já treinado para fazer uma previsão ou resolver uma tarefa.
A inferência pode ser vista como o “momento da verdade” de um modelo de IA - um teste de quão bem ele pode aplicar as informações aprendidas durante o treinamento. As GPUs tornam possível o processamento desses dados. A maioria da computação usada para aprendizado profundo é gasta não no treinamento, mas na inferência; isso se deve ao fator multiplicativo de usar o sistema muitas vezes.
Na verdade, mais de 40% do negócio de centros de dados da Nvidia no último ano - quando a receita excedeu os $47 biliões - foi para implementação de sistemas de IA e não para formação.
Essa percentagem foi a primeira indicação significativa de que a mudança está em curso.
Este crescimento é ótimo e tudo, mas onde é que a inferência de IA descentralizada se encaixa na equação?
Ao aproveitar a natureza distribuída da web3, as tarefas de inferência de IA podem ser tornadas mais acessíveis, mais privadas e menos dependentes de um único fornecedor centralizado.
No caso da Rede AIOZ, a potência de cálculo utilizada para tarefas de inferência dentro do Mercado AIOZ W3AI será contribuída por milhares de nós DePIN; esses mesmos nós armazenam os dados dos utilizadores de forma distribuída em vez de em servidores centralizados. O Nó AIOZ V3 também permitirá a execução de tarefas de IA diretamente nos dispositivos dos utilizadores.
A execução de tarefas de IA localmente em dispositivos de borda reduz a necessidade de transmissão constante de dados e melhora a tomada de decisão em tempo real, resultando em uma melhor experiência para aqueles que desenvolvem as inovações de IA de amanhã.
Um serviço de mídia de streaming (também simplesmente chamado de serviço de streaming) é uma plataforma online que permite aos utilizadores assistir ou ouvir conteúdo, como filmes, programas de TV, música ou podcasts, pela internet. Em vez de baixar o conteúdo para o seu dispositivo, os utilizadores podem transmiti-lo em tempo real, o que significa que podem começar a assistir ou ouvir imediatamente sem terem que esperar que o arquivo inteiro seja baixado.
Plataformas de hospedagem e transmissão de vídeos têm experimentado um crescimento tremendo e tornaram-se partes integrantes do panorama dos media digitais.
As maiores plataformas de vídeo da Web 2 (YouTube, Twitch, Vimeo, etc.) permitem aos utilizadores carregar, partilhar e descobrir uma vasta gama de vídeos. Transformaram a forma como as pessoas consomem e criam conteúdo de vídeo.
Da mesma forma, as plataformas de vídeo de curta duração (por exemplo, Instagram e TikTok) ganharam enorme popularidade, especialmente entre o público mais jovem, com sistemas de recomendação de conteúdo impulsionados por algoritmos que mantêm os utilizadores envolvidos.
A coisa ruim desses serviços web2 é que basicamente têm monopólio, com os criadores de conteúdo sendo censurados, banidos das sombras e até mesmo completamente plataforma, sem comentários sobre os motivos.
Exemplo de uma proibição de um canal popular do YouTube sobre criptomoedas
De qualquer forma, é óbvio que plataformas de streaming descentralizadas que têm uma excelente experiência de usuário semelhante à web2 são muito necessárias.
W3Stream é outro ótimo produto de prova de conceito na Rede AIOZ que mostra o desempenho da cadeia, permitindo aos usuários manter sua soberania e acesso ao seu próprio conteúdo.
Este produto permite streaming de vídeo, hospedagem, codificação, gestão e análise.
A Web3 Streaming da AIOZ Network serve como uma infraestrutura fundamental para a transmissão de vídeo descentralizada na internet.
Fornece as ferramentas, tecnologias e suporte necessários para as empresas entregarem conteúdo de vídeo de alta qualidade às suas audiências globalmente; também permite a qualquer pessoa desenvolver aplicações web3 que possam oferecer alternativas aos mecanismos desequilibrados de partilha de receitas da indústria web2 que criam um equilíbrio pouco saudável entre os criadores de valor e as plataformas que distribuem conteúdo.
AIOZ Web3 Streaming pode servir como uma solução valiosa para plataformas de streaming de vídeo de todos os tamanhos. Seja um serviço de streaming global, um provedor de conteúdo de nicho ou uma plataforma de streaming ao vivo, o AIOZ Web3 Streaming oferece a infraestrutura necessária para fornecer conteúdo de vídeo de alta qualidade aos seus espectadores.
Após o bem-sucedido lançamento da Mainnet da Rede AIOZ em dezembro de 2021, uma taxa de inflação de 9% foi aplicada ao token da Rede AIOZ, que entrou em vigor a partir de março de 2023 devido à produção de tempo de bloco.
Embora 9% não seja muito, a equipa lançou agora a sua tokenomics melhorada.
A partir de 25 de dezembro de 2023, a inflação do token da Rede AIOZ será reduzida em 1% a cada ano em 25 de dezembro, durante um total de 4 anos. Isso significa uma redução total de 4% e uma taxa de inflação restante de 5% até 2026.
Os rendimentos desta inflação serão distribuídos assim:
Com 4 grandes pilares de infraestrutura em desenvolvimento ativo, os tokens do Tesouro serão usados em parte para incentivar o crescimento, a adoção e a expansão dos nossos produtos:
Também haverá queimas de tokens com base na receita, recompensas de nós e transações em blockchain.
Aqui pode encontrar ainda mais detalhes sobre a tokenomics: https://medium.com/aioz-network/aioz-network-token-metrics-explained-791b4e0854af
Neste momento, AIOZ está a $0.90, mais de 3.000% acima do último ano. Ainda está 65% abaixo do ATH, por isso ainda deve ter um grande potencial para subir.
Além disso, você pode ver que todos os tokens estão em circulação, portanto não haverá desbloqueios desagradáveis no futuro.
A equipa principal da Rede AIOZ reuniu-se pela primeira vez em 2013.
Eles pesquisaram e experimentaram diferentes tecnologias antes da criação oficial da equipe em 2017. Um fato interessante é que AIOZ AI é uma entidade separada e tem funcionado ao lado do projeto de blockchain da Rede AIOZ, fornecendo soluções de A.I. para empresas ao longo dos anos; eles recentemente decidiram fundir as duas empresas para atacar dePIN de frente.
Nos anos desde o lançamento em 2022, a equipe cresceu para mais de 40 desenvolvedores e um total de quase 50 talentosos engenheiros de Blockchain, cientistas de IA, designers de UI/UX, gerentes de projeto, desenvolvedores de negócios e profissionais de marketing.
Algumas das funções-chave consistem em:
A equipa tem publicações revistas pelos pares classificadas como nível 1. Pode verificar aqui:
O atual roteiro da AIOZ está cheio de lançamentos emocionantes em todas as áreas da sua rede; desde marketplaces de IA até plataformas de metaverso e novos padrões de token:
Q1 2024
T2 2024
Q3 2024
Q4 2024
A visão de longo prazo é desenvolver uma rede de infraestrutura web3 auto-sustentável que oferece segurança incomparável, economia e escalabilidade infinita para aplicações descentralizadas (dApps) Web3, empresas e desenvolvedores.
O seu objetivo a longo prazo é posicionar a Rede AIOZ como um dos principais fornecedores de infraestrutura web3 nos próximos anos.
A rede AIOZ é DePIN para AI, armazenamento e streaming Web3 e capacita um futuro rápido, seguro e descentralizado.
AIOZ Network está a tentar tornar-se na principal plataforma de infraestrutura DePIN para armazenamento e streaming, e especificamente como líder em DePIN AI.
A Rede AIOZ é uma rede de infraestrutura distribuída que permite a qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer momento, aceder a serviços descentralizados como armazenamento, computação de IA, distribuição de conteúdos e VOD (vídeo sob demanda).
Atualmente, muitas pessoas ainda pensam na Rede AIOZ como armazenamento/streaming. A Rede AIOZ é um gigante da IA em vários aspectos e merece estar lá em cima com o Bittensor.
Além disso, algumas diferenças importantes entre a Rede AIOZ e outros projetos de dePIN são que é, sem dúvida, a barreira mais baixa para entrar em execução de um nó (literalmente apenas um laptop e internet para obter recompensas em AIOZ e fornecer GPU/CPU, armazenamento e transcodificação.
AIOZ W3AI é o ecossistema de IA web3 para acesso colaborativo e fácil ao treino, teste, partilha e monetização de modelos de IA (a alternativa web2 é o HuggingFace, avaliado em mais de 4.5B dólares, com financiamento do Google. W3AI também permite feedback incentivado e classificação de modelos de IA.
AIOZ W3S atua como a infraestrutura de armazenamento web3 para armazenar modelos de IA e conjuntos de dados de treinamento feitos no W3AI, ou em qualquer outra plataforma de IA, para esse efeito (a alternativa web2 é o armazenamento na nuvem da Amazon AWS).
O AIOZ Node V3 irá alimentar a inferência (também conhecida como execução) de modelos de IA através de milhares de GPUs em execução nos dispositivos das pessoas em todo o mundo. Os modelos são executados diretamente nos dispositivos dos utilizadores, sendo mais seguros, rápidos, baratos, privados, etc.
Em conclusão:
W3AI + W3S + Nó AIOZ / DePIN = Um ecossistema de IA totalmente descentralizado alimentado pelas pessoas
Por favor, forneça o texto que deseja traduzir.
Está bem, acho que é tudo por hoje. Espero que tenha gostado do artigo e que tenha ficado ainda mais otimista em relação à Rede AIOZ e à IA em geral.
Até breve, anon!
Manter-se otimista.
Пригласить больше голосов
AIOZ Network é DePIN para Web3 AI, armazenamento e streaming e capacita um futuro rápido, seguro e descentralizado.
AIOZ Network tem como objetivo tornar-se a principal plataforma de infraestrutura DePIN para armazenamento e streaming, e especificamente como líder em DePIN AI.
Vamos dar dois passos para trás, porque o que é DePIN?
DePIN significa Redes de Infraestrutura Física Descentralizada. Para entendê-lo, pense na infraestrutura centralizada, como a computação em nuvem através dos Serviços Web da Amazon (AWS), que lhe permite aceder a energia de processamento, armazenamento e bases de dados sem ter de criar a sua própria fazenda de servidores ou sequer de a manter.
A rede AIOZ é uma rede de infraestrutura distribuída que permite a qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer momento, acesso a serviços descentralizados, como armazenamento, computação de IA, distribuição de conteúdo e VOD (vídeo sob demanda).
Um facto interessante, sabia que a Rede AIOZ fez parte do programa NVIDIA Inception há alguns anos? Isto deve dizer-lhe tudo sobre o potencial da Rede AIOZ.
No armazenamento web2, os principais fornecedores de armazenamento de objetos em nuvem se gabam de números impressionantes, crescendo ano após ano.
No entanto, os fornecedores centralizados frequentemente deixam a desejar em termos de segurança, soberania de dados e sustentabilidade ambiental.
Os pontos únicos de falha também apresentam riscos de tempo de inatividade que podem custar milhões de dólares a algumas das maiores empresas do mundo, podendo até resultar na perda completa de dados para os utilizadores finais.
A centralização dos recursos de IA levou a gargalos no processamento de dados, à monopolização da indústria de armazenamento de dados e a preocupações com a privacidade dos dados. A falta de oferta de GPU e os altos custos computacionais inibem o avanço da IA, com gigantes da indústria gastando milhões de dólares para progredir e o desenvolvedor médio ou startup sendo excluído. Além disso, há o mercado de streaming de vídeo, que se espera ultrapassar um crescimento de mais de $500 biliões até 2032.
Plataformas de streaming de AR, VR e redes sociais testemunharam uma explosão tanto em inovação quanto em popularidade. No entanto, os modelos tradicionais estão cada vez mais sob pressão devido às exigências de streaming de alta qualidade, levando à necessidade de métodos de entrega mais resilientes e eficientes.
Em novembro de 2022, a primeira versão do chat generative pre-trained transformer (chatGPT) foi lançada e desde então causou uma mudança de paradigma que trouxe muita inovação desde a sua criação.
No entanto, a maioria da IA lá fora, incluindo o chatGPT, é monopolizada, o que levanta a questão de saber se a OPENAI é realmente aberta? Aberto neste contexto refere-se a ser uma computação de IA descentralizada.
A Microsoft fez uma parceria de $10billion com a OPENAI que dá à Microsoft acesso privilegiado à tecnologia da OPENAI enquanto “trava” sua dependência em sua infraestrutura de computação em nuvem.
Verifique aqui para mais informações:https://blogs.microsoft.com/blog/2023/01/23/microsoftandopenaiextendpartnership/
Parcerias como esta tendem lentamente a indústria de IA para a monopolização e um dos principais fatores que acontece é que a qualidade dos dados do algoritmo de IA pode ser facilmente influenciada e comprometida.
O facto permanece que a computação de IA centralizada ajuda e incentiva o fraco desenvolvimento de tecnologias tão surpreendentes.
Dito isto, vamos olhar para a solução para este problema: Rede AIOZ.
Para explicar a figura acima, vamos analisar o núcleo, que é a blockchain AIOZ.
A rede AIOZ é construída utilizando o Cosmos SDK, mas também é compatível com EVM. Utiliza o núcleo do Tendermint e um mecanismo de consenso de Prova de Participação delegada (dBFT) para alcançar alta taxa de transação, velocidade e escalabilidade com taxas mínimas. Estas características estabelecem a Blockchain AIOZ como uma plataforma robusta para aplicações descentralizadas (dApps).
A cadeia tem uma estrutura multichain e garante a transferência fluida de ativos e dados em diferentes ecossistemas de blockchain, permitindo aos desenvolvedores aproveitar as vantagens que cada um oferece.
Recursos da Blockchain da Rede AIOZ
A compatibilidade EVM - Cosmos traz alguns benefícios:
A plataforma dCDN (rede de distribuição de conteúdo descentralizada) da AIOZ Network revoluciona o armazenamento e distribuição de ficheiros em aplicações descentralizadas da Web 3.0, fornecendo uma solução acessível para armazenamento de ficheiros e streaming de media.
O dCDN é executado por nós que contribuem para a segurança, capacidade de armazenamento, largura de banda e potência de computação da rede. E, como a Rede AIOZ é uma moeda POS, as pessoas que executam nós são recompensadas em tokens AIOZ.
Aproveitando o poder dos Nós de Borda da Rede AIOZ, os participantes são incentivados com tokens $AIOZ para compartilhar armazenamento e fornecer conteúdo, garantindo um ambiente seguro e descentralizado para os usuários finais no mundo Web3.
O uso de nós peer-to-peer, combinado com uma interface de aplicação amigável, permite o armazenamento, transcodificação e entrega contínua de conteúdo de mídia.
Recursos AIOZ dCDN
Sobre os nós da rede AIOZ
Os nós de borda da Rede AIOZ são computadores que operam o software dos nós da Rede AIOZ, quer seja a GUI ou CLI. Os Nós de Borda da AIOZ contribuem com capacidade de armazenamento, largura de banda de rede e potência de computação para o AIOZ dCDN e recebem recompensas em Tokens AIOZ.
A rede de nós de borda da AIOZ é alimentada por componentes de hardware robustos:
Existem aproximadamente 80k nós em todo o mundo hoje (e esse número está aumentando rapidamente).
Alguém fez as contas por trás de executar um nó em termos de recompensas POS e "rendimento passivo"?
Apenas paremos por um segundo e pensemos por que precisamos desses nós?
Imagine que é um criador, carrega videoclipes para o YouTube, vídeos para o Instagram, passos de dança para o Tik Tok, etc. Estas são todas marcas centralizadas e armazenam os seus ficheiros no seu próprio servidor.
No entanto, na Rede AIOZ, os ficheiros são armazenados na rede descentralizada (aqueles que possuem nós), e os proprietários dos nós são recompensados por manter, proteger, buscar e armazenar o conteúdo.
Com a adição de cada nó à rede, todo o sistema torna-se mais escalável e performante devido ao aumento de hardware e localização de armazenamento.
Também vale ressaltar que o AIOZ Node V3 será lançado no final deste trimestre, o que introduz tarefas de inferência no Node.
Neste thread pode ler mais sobre isso:
https://x.com/AIOZNetwork/status/1753280990011969942?s=20
W3S é uma Infraestrutura de Armazenamento de Objetos com compatibilidade S3 para Web3 dApps.
AIOZ Network W3S aproveita os nós P2P da AIOZ Network para armazenar dados em várias regiões, tornando-o distribuído com segurança em mente. Ao aproveitar o poder descentralizado da AIOZ Network, a rede P2P e a tecnologia blockchain, o AIOZ Network W3S oferece os benefícios de armazenamento de objetos em nuvem confiável, distribuído e escalável a um custo acessível.
Aqui estão algumas das vantagens com W3S:
Casos de Uso
O Armazenamento de Objetos na Nuvem da W3S oferece uma solução única para diferentes necessidades. É ótimo para empresas de mídia que precisam armazenar bibliotecas de conteúdo digital, sites de comércio eletrónico que desejam uma entrega rápida de conteúdo multimédia e aplicações descentralizadas que necessitam de armazenamento escalável. É também suficientemente seguro para dados de saúde e rentável para startups com grandes necessidades de armazenamento.
Sistema de Arquivos Interplanetário, abreviado como IPFS, é um sistema de compartilhamento de arquivos de código aberto.
O IPFS revoluciona o armazenamento de dados ao criar uma estrutura P2P, com endereçamento de conteúdo, que aspira a tornar a web mais rápida, segura e aberta para todos.
Como exemplo, os NFTs estão na blockchain, mas o ficheiro em si está fora da cadeia. Com o W3IPFS, isso já não precisa de ser assim.
Com o Armazenamento de Arquivos PFS, você pode armazenar e recuperar dados de forma transparente dentro do Sistema de Arquivos Interplanetários Descentralizado (IPFS). Aproveite os benefícios do armazenamento distribuído, imutabilidade e disponibilidade de dados, garantindo a integridade e segurança do conteúdo de sua DApp. Por exemplo, seus NFTs.
Normalmente, o problema do armazenamento puro em cadeia são as limitações de armazenamento. Este não é o caso dos NFTs armazenados nativamente na Rede AIOZ. Como agora sabemos, AIOZ é uma rede que pode armazenar, lidar e processar BIG DATA devido aos seus Nós de Borda e dCDN.
Artistas, criadores de conteúdo e produtores de mídia digital podem aproveitar a Web3 IPFS da AIOZ Network para armazenar e mostrar suas obras de arte digitais, música, vídeos e outros conteúdos multimídia, utilizando a infraestrutura de armazenamento descentralizada e segura.
AIOZ W3AI é uma infraestrutura de computação de IA Web3 de ponta desenvolvida para revolucionar a forma como as tarefas de inteligência artificial são executadas. Capacita os desenvolvedores e empresas a aproveitar o poder da computação descentralizada de IA, oferecendo integração perfeita de IA como serviço.
Portanto, você pode se perguntar, o que você realmente pode fazer com AI na Rede AIOZ?
Os nós AIOZ permitem a execução de tarefas de IA diretamente nos dispositivos do utilizador, garantindo a privacidade dos dados e reduzindo a dependência de servidores centralizados. Os utilizadores finais podem aceder a uma vasta gama de modelos de IA, como geração de imagens, classificação de imagens, reconhecimento de texto, reconhecimento de som e muito mais, através do serviço de IA descentralizado.
Por exemplo, um modelo de IA pode ser treinado para encontrar as negociações ideais para você, basicamente desenvolvendo uma estratégia de negociação com base na entrada que você fornece ao modelo. A questão da IA é que ela melhora cada vez mais a cada dia que você a utiliza.
Aplicações descentralizadas (DApps) e contratos inteligentes podem aproveitar o AIOZ W3AI para integrar funcionalidades de IA diretamente no ecossistema blockchain, permitindo novos casos de uso e melhorando a privacidade dos dados.
Com AIOZ W3AI, os desenvolvedores, empresas e usuários finais podem desbloquear todo o potencial da computação descentralizada de IA, garantindo a privacidade, segurança e escalabilidade dos dados.
Huggingfaceé a alternativa centralizada ao W3AI e é muito popular entre os desenvolvedores de IA sem quaisquer oportunidades de monetização.
AIOZ Network pode migrar desenvolvedores de lá para W3AI e permitir-lhes rentabilizar e partilhar os seus modelos com os seus próprios termos e preços. Apenas pense no potencial poderoso de um mercado de IA da web3!
Projetos de Blockchain de Aplicações de IA Descentralizadas: As aplicações descentralizadas (DApps) e contratos inteligentes podem aproveitar o AIOZ W3AI para integrar funcionalidades de IA diretamente no ecossistema blockchain, possibilitando novos casos de uso e melhorando a privacidade dos dados.
Soluções de Computação de Borda Dispositivos IoT: As plataformas e dispositivos IoT podem beneficiar do AIOZ W3AI ao executar tarefas de IA localmente nos dispositivos de borda, reduzindo a necessidade de transmissão de dados constante e melhorando a tomada de decisão em tempo real.
Aplicações Móveis e Web Aplicações Móveis: Os desenvolvedores de aplicativos móveis podem integrar o AIOZ W3AI para oferecer funcionalidades com IA sem comprometer a privacidade dos dados do utilizador. Aplicações Web: Os desenvolvedores web podem aproveitar o AIOZ W3AI para aprimorar as aplicações web com capacidades de IA sem depender de fornecedores de serviços de IA centralizados.
Plataformas de Comércio Eletrónico: AIOZ W3AI pode ser usado para impulsionar recomendações de produtos personalizadas, melhorando as experiências do utilizador e fomentando o envolvimento do cliente.
Investigadores de IA de Investigação e Desenvolvimento: AIOZ W3AI fornece uma infraestrutura descentralizada para os investigadores de IA colaborarem, partilharem modelos e executarem experiências de forma segura e eficiente.
Saúde e Imagens Médicas de Biotecnologia: AIOZ W3AI permite análise de imagens médicas com inteligência artificial diretamente em dispositivos médicos, melhorando a precisão do diagnóstico e os cuidados ao paciente.
Educação e Plataformas de E-learning: AIOZ W3AI pode melhorar as plataformas de e-learning, fornecendo capacidades de IA no dispositivo para experiências de aprendizado personalizadas.
Aqui pode ver um excerto do fundador da AIOZ onde ele fala sobre como a W3AI se tornará o núcleo do desenvolvimento de IA no futuro:
https://x.com/AIOZNetwork/status/1764686386685186143?s=20
A inferência de IA continuará a crescer, à medida que o investimento e o foco na formação de modelos de IA se deslocam para a sua monetização.
O que é a inferência de IA, por que é emocionante a inferência descentralizada e onde se encaixa a Rede AIOZ?
A inferência é o processo de executar dados em tempo real através de um modelo de IA já treinado para fazer uma previsão ou resolver uma tarefa.
A inferência pode ser vista como o “momento da verdade” de um modelo de IA - um teste de quão bem ele pode aplicar as informações aprendidas durante o treinamento. As GPUs tornam possível o processamento desses dados. A maioria da computação usada para aprendizado profundo é gasta não no treinamento, mas na inferência; isso se deve ao fator multiplicativo de usar o sistema muitas vezes.
Na verdade, mais de 40% do negócio de centros de dados da Nvidia no último ano - quando a receita excedeu os $47 biliões - foi para implementação de sistemas de IA e não para formação.
Essa percentagem foi a primeira indicação significativa de que a mudança está em curso.
Este crescimento é ótimo e tudo, mas onde é que a inferência de IA descentralizada se encaixa na equação?
Ao aproveitar a natureza distribuída da web3, as tarefas de inferência de IA podem ser tornadas mais acessíveis, mais privadas e menos dependentes de um único fornecedor centralizado.
No caso da Rede AIOZ, a potência de cálculo utilizada para tarefas de inferência dentro do Mercado AIOZ W3AI será contribuída por milhares de nós DePIN; esses mesmos nós armazenam os dados dos utilizadores de forma distribuída em vez de em servidores centralizados. O Nó AIOZ V3 também permitirá a execução de tarefas de IA diretamente nos dispositivos dos utilizadores.
A execução de tarefas de IA localmente em dispositivos de borda reduz a necessidade de transmissão constante de dados e melhora a tomada de decisão em tempo real, resultando em uma melhor experiência para aqueles que desenvolvem as inovações de IA de amanhã.
Um serviço de mídia de streaming (também simplesmente chamado de serviço de streaming) é uma plataforma online que permite aos utilizadores assistir ou ouvir conteúdo, como filmes, programas de TV, música ou podcasts, pela internet. Em vez de baixar o conteúdo para o seu dispositivo, os utilizadores podem transmiti-lo em tempo real, o que significa que podem começar a assistir ou ouvir imediatamente sem terem que esperar que o arquivo inteiro seja baixado.
Plataformas de hospedagem e transmissão de vídeos têm experimentado um crescimento tremendo e tornaram-se partes integrantes do panorama dos media digitais.
As maiores plataformas de vídeo da Web 2 (YouTube, Twitch, Vimeo, etc.) permitem aos utilizadores carregar, partilhar e descobrir uma vasta gama de vídeos. Transformaram a forma como as pessoas consomem e criam conteúdo de vídeo.
Da mesma forma, as plataformas de vídeo de curta duração (por exemplo, Instagram e TikTok) ganharam enorme popularidade, especialmente entre o público mais jovem, com sistemas de recomendação de conteúdo impulsionados por algoritmos que mantêm os utilizadores envolvidos.
A coisa ruim desses serviços web2 é que basicamente têm monopólio, com os criadores de conteúdo sendo censurados, banidos das sombras e até mesmo completamente plataforma, sem comentários sobre os motivos.
Exemplo de uma proibição de um canal popular do YouTube sobre criptomoedas
De qualquer forma, é óbvio que plataformas de streaming descentralizadas que têm uma excelente experiência de usuário semelhante à web2 são muito necessárias.
W3Stream é outro ótimo produto de prova de conceito na Rede AIOZ que mostra o desempenho da cadeia, permitindo aos usuários manter sua soberania e acesso ao seu próprio conteúdo.
Este produto permite streaming de vídeo, hospedagem, codificação, gestão e análise.
A Web3 Streaming da AIOZ Network serve como uma infraestrutura fundamental para a transmissão de vídeo descentralizada na internet.
Fornece as ferramentas, tecnologias e suporte necessários para as empresas entregarem conteúdo de vídeo de alta qualidade às suas audiências globalmente; também permite a qualquer pessoa desenvolver aplicações web3 que possam oferecer alternativas aos mecanismos desequilibrados de partilha de receitas da indústria web2 que criam um equilíbrio pouco saudável entre os criadores de valor e as plataformas que distribuem conteúdo.
AIOZ Web3 Streaming pode servir como uma solução valiosa para plataformas de streaming de vídeo de todos os tamanhos. Seja um serviço de streaming global, um provedor de conteúdo de nicho ou uma plataforma de streaming ao vivo, o AIOZ Web3 Streaming oferece a infraestrutura necessária para fornecer conteúdo de vídeo de alta qualidade aos seus espectadores.
Após o bem-sucedido lançamento da Mainnet da Rede AIOZ em dezembro de 2021, uma taxa de inflação de 9% foi aplicada ao token da Rede AIOZ, que entrou em vigor a partir de março de 2023 devido à produção de tempo de bloco.
Embora 9% não seja muito, a equipa lançou agora a sua tokenomics melhorada.
A partir de 25 de dezembro de 2023, a inflação do token da Rede AIOZ será reduzida em 1% a cada ano em 25 de dezembro, durante um total de 4 anos. Isso significa uma redução total de 4% e uma taxa de inflação restante de 5% até 2026.
Os rendimentos desta inflação serão distribuídos assim:
Com 4 grandes pilares de infraestrutura em desenvolvimento ativo, os tokens do Tesouro serão usados em parte para incentivar o crescimento, a adoção e a expansão dos nossos produtos:
Também haverá queimas de tokens com base na receita, recompensas de nós e transações em blockchain.
Aqui pode encontrar ainda mais detalhes sobre a tokenomics: https://medium.com/aioz-network/aioz-network-token-metrics-explained-791b4e0854af
Neste momento, AIOZ está a $0.90, mais de 3.000% acima do último ano. Ainda está 65% abaixo do ATH, por isso ainda deve ter um grande potencial para subir.
Além disso, você pode ver que todos os tokens estão em circulação, portanto não haverá desbloqueios desagradáveis no futuro.
A equipa principal da Rede AIOZ reuniu-se pela primeira vez em 2013.
Eles pesquisaram e experimentaram diferentes tecnologias antes da criação oficial da equipe em 2017. Um fato interessante é que AIOZ AI é uma entidade separada e tem funcionado ao lado do projeto de blockchain da Rede AIOZ, fornecendo soluções de A.I. para empresas ao longo dos anos; eles recentemente decidiram fundir as duas empresas para atacar dePIN de frente.
Nos anos desde o lançamento em 2022, a equipe cresceu para mais de 40 desenvolvedores e um total de quase 50 talentosos engenheiros de Blockchain, cientistas de IA, designers de UI/UX, gerentes de projeto, desenvolvedores de negócios e profissionais de marketing.
Algumas das funções-chave consistem em:
A equipa tem publicações revistas pelos pares classificadas como nível 1. Pode verificar aqui:
O atual roteiro da AIOZ está cheio de lançamentos emocionantes em todas as áreas da sua rede; desde marketplaces de IA até plataformas de metaverso e novos padrões de token:
Q1 2024
T2 2024
Q3 2024
Q4 2024
A visão de longo prazo é desenvolver uma rede de infraestrutura web3 auto-sustentável que oferece segurança incomparável, economia e escalabilidade infinita para aplicações descentralizadas (dApps) Web3, empresas e desenvolvedores.
O seu objetivo a longo prazo é posicionar a Rede AIOZ como um dos principais fornecedores de infraestrutura web3 nos próximos anos.
A rede AIOZ é DePIN para AI, armazenamento e streaming Web3 e capacita um futuro rápido, seguro e descentralizado.
AIOZ Network está a tentar tornar-se na principal plataforma de infraestrutura DePIN para armazenamento e streaming, e especificamente como líder em DePIN AI.
A Rede AIOZ é uma rede de infraestrutura distribuída que permite a qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer momento, aceder a serviços descentralizados como armazenamento, computação de IA, distribuição de conteúdos e VOD (vídeo sob demanda).
Atualmente, muitas pessoas ainda pensam na Rede AIOZ como armazenamento/streaming. A Rede AIOZ é um gigante da IA em vários aspectos e merece estar lá em cima com o Bittensor.
Além disso, algumas diferenças importantes entre a Rede AIOZ e outros projetos de dePIN são que é, sem dúvida, a barreira mais baixa para entrar em execução de um nó (literalmente apenas um laptop e internet para obter recompensas em AIOZ e fornecer GPU/CPU, armazenamento e transcodificação.
AIOZ W3AI é o ecossistema de IA web3 para acesso colaborativo e fácil ao treino, teste, partilha e monetização de modelos de IA (a alternativa web2 é o HuggingFace, avaliado em mais de 4.5B dólares, com financiamento do Google. W3AI também permite feedback incentivado e classificação de modelos de IA.
AIOZ W3S atua como a infraestrutura de armazenamento web3 para armazenar modelos de IA e conjuntos de dados de treinamento feitos no W3AI, ou em qualquer outra plataforma de IA, para esse efeito (a alternativa web2 é o armazenamento na nuvem da Amazon AWS).
O AIOZ Node V3 irá alimentar a inferência (também conhecida como execução) de modelos de IA através de milhares de GPUs em execução nos dispositivos das pessoas em todo o mundo. Os modelos são executados diretamente nos dispositivos dos utilizadores, sendo mais seguros, rápidos, baratos, privados, etc.
Em conclusão:
W3AI + W3S + Nó AIOZ / DePIN = Um ecossistema de IA totalmente descentralizado alimentado pelas pessoas
Por favor, forneça o texto que deseja traduzir.
Está bem, acho que é tudo por hoje. Espero que tenha gostado do artigo e que tenha ficado ainda mais otimista em relação à Rede AIOZ e à IA em geral.
Até breve, anon!
Manter-se otimista.