Há um ditado antigo no mundo dos investimentos que diz que "os fundadores de primeira viagem focam no produto e os fundadores de segunda viagem focam na distribuição". Isto descreve como os construtores de produtos frequentemente esperam que possam alcançar crescimento exclusivamente pela qualidade do seu produto, em vez de investir energia na criação de padrões repetíveis que os ajudarão a atrair de forma consistente a atenção e os utilizadores para o seu produto.
No entanto, há aqui outro elemento que acredito que muitos fundadores de criptomoedas estão a perder, e são os tokens. Os fundadores de criptomoedas superavaliaram cronicamente o go-to-market dos seus produtos e subvalorizaram o go-to-market dos seus tokens. Quando digo que 'o token é o produto', não estou a ser faceto - acredito realmente que, para quem tenta construir uma empresa valiosa no mundo das criptomoedas, o seu primeiro e principal objetivo deve ser atrair atenção permanente e liquidez para o seu token, ou seja, vendê-lo a quem o detenha por um período muito longo de tempo.
Como qualquer pessoa com olhos pode ver, o principal caso de uso das blockchains até à data tem sido a compra, transferência e venda de tokens. Algumas aplicações adicionam passos extras ou metadados a estas interações, ajudando os utilizadores a construir formas elaboradas de criar valor para si mesmos usando os tokens em sua posse. Mas tudo o que fazemos em cripto, cada obstáculo que ultrapassamos, cada palavra-semente que escrevemos, está ultimamente ao serviço de uma interação que começou com a nossa entrada em algum ecossistema de tokens.
Embora tenha havido um pequeno número de projetos cripto bem-sucedidos que alcançaram uma ampla distribuição persistente para seu software sem a ajuda de tokens, eles existem como valores atípicos. Se você compilasse uma lista de produtos ou protocolos cripto com >100k MAU, notaria que a grande maioria deles já tem um token ou declarou planos de lançar um eventualmente. Os mercados cripto oferecem aos usuários maior eficiência e justiça, e naturalmente é extremamente difícil construir uma vantagem competitiva sustentável contra novos entrantes que tentarão reduzir suas margens.
Um exemplo aqui é Uniswap, que foi capaz de manter a hegemonia por vários anos graças à sua marca forte e tecnologia de alta qualidade. Mesmo eles eventualmente foram forçados a adicionar um token como resposta a concorrentes como Sushi, que estavam entregando mais valor aos usuários do que apenas a funcionalidade do seu produto, por meio do seu token. Exemplos como este são a razão pela qual acredito que em um horizonte de tempo suficientemente longo, qualquer produto cripto bem-sucedido que não lance um token eventualmente terá suas margens disputadas e/ou será derrotado por concorrentes que lançarem um token e construírem efeitos de rede persistentes mais fortes para si e sua comunidade.
Isso pode acabar sendo verdade também para empresas fora do mundo das criptomoedas, em resposta a mercados cada vez mais eficientes impulsionados pela proliferação da web e da IA. Vale ressaltar que isso reflete de perto como as companhias aéreas funcionam atualmente no mundo real — porque operam com margens extremamente baixas,a maioria do seu valor é derivado dos seus programas de fidelizaçãoO principal produto da Delta já não são os voos; são os pontos Delta.
Olhando para trás no mundo das criptomoedas, a evidência parece mostrar que é possível construir projetos de criptomoeda extremamente bem-sucedidos através de:
A melhor evidência de que produtos cripto bem-sucedidos podem ser construídos nesta ordem específica é Justin Sun e a rede TRON - apesar de toda a sombra que as pessoas lançam sobre suas palhaçadas ao longo dos anos, é difícil não ficar impressionado com a utilidade real que a rede proporciona (como umgigante no ecossistema de pagamentos de stablecoinEle provou ser extremamente capaz tanto em atrair atenção líquida para si mesmo quanto em converter isso em uma rede real que já criou valor para milhões de pessoas. A evidência mostra claramente que os tokens podem atuar como profecias auto-realizáveis de seu próprio valor, onde os ganhos de preço podem ocorrer antes da criação de valor em si. Isso contrasta diretamente com a forma como a construção/avaliações tradicionais de empresas funcionam, o que explica por que as criptomoedas permanecem desconcertantes para quem não está acostumado a esse novo paradigma.
Quando o preço de qualquer ativo dispara, as pessoas prestam mais atenção nele — isto é tão verdadeiro no mundo cripto como em qualquer outro ativo. No entanto, os ativos cripto parecem ser particularmente eficientes em converter essa atenção aumentada num aumento de valor inerente à rede subjacente. Isto acontece porque as redes cripto recebem bem contribuidores qualificados para a sua comunidade, independentemente do seu histórico profissional, ao contrário das organizações tradicionais que são jardins murados com entradas estreitas. Muito poucas organizações não-cripto estão preparadas para tirar partido dos enormes fluxos de atenção que podem receber durante a ação de preço reflexiva. Como resultado, em vez de apenas valorizar os ativos cripto com base no valor atual e futuro que a rede está a criar, é também necessário precificar os efeitos que os fluxos de liquidez subsequentes terão na trajetória futura da rede.
As pessoas entram neste ecossistema para ganhar dinheiro através deste novo modelo de negócio, que oferece recompensas generosas para aqueles que conseguem ser os primeiros a prever os futuros fluxos de liquidez e criação de valor. Os melhores fundadores em criptomoeda não são cegos a este facto e, em vez disso, descobrem uma forma de aproveitar este desejo inato, a fim de criar redes valiosas onde todos os participantes estão a ganhar dinheiro graças à existência da rede.
Um excelente exemplo disto é a rede Helium - eles conseguiram atrair liquidez suficiente para o seu ecossistema (através do seu token HNT) para fornecer um incentivo estável para estranhos interessados em comprar mineradores e começar a obter lucros reais para si mesmos. Através do poder da liquidez do token, conseguiram inicializar a sua rede com mineradores suficientes para enfrentar o estagnado mercado de banda larga móvel. Coordenando-se perto de400,000 utilizadoresparticipar numa rede como esta seria uma tarefa assustadora sem a ajuda de liquidez profunda, que fornece uma solução útil durante as flutuações iniciais que surgem ao lançar qualquer mercado multi-lateral. Deste modo, o primeiro e mais importante produto que a Helium precisava de vender era o seu token — sem ele, independentemente de quão impressionante fossem o seu hardware ou software, não teriam sido capazes de atrair e manter atenção suficiente para alcançar a massa crítica necessária para competir com grandes incumbentes.
Em produtos tokenizados como Helium, o preço do token atua como uma medida comum de menor denominador da atenção fluindo para dentro ou para fora de um determinado ecossistema. Quando os preços dos tokens caem, os mineradores churn não apenas porque sua economia mudou, mas também por causa da mentalidade de rebanho que existe em torno da atenção - se eu vejo todos os outros saindo da festa, é muito mais provável que eu também vá.
Desta forma, atrair liquidez não é algo pontual que seja apenas importante nas fases iniciais - permanece um requisito ao longo da existência contínua da rede, embora seja cada vez menos importante à medida que a comunidade integra oferta/procura nativa suficiente na rede. Conseguir atrair atenção líquida consistente para o seu projeto não é uma tarefa trivial - as pressões que coloca nas equipas fundadoras de criptomoedas refletem a experiência desgastante de ser um criador em grandes plataformas sociais, onde até tirar um dia de folga no momento errado pode ser desastroso para o seu crescimento.
No entanto, existem alguns fundadores de criptomoedas que são excelentes tecnólogos e senhores de memes aterrorizantes, que compreendem profundamente como a atenção flui e como podem melhor aproveitar essas ondas para impulsionar continuamente o valor em seu ecossistema. Eles criam loops de feedback positivo auto-reforçadores, entregando consistentemente as promessas feitas aos membros da comunidade, e são impulsionados a continuar inovando em seus produtos para manter os usuários (detentores de tokens) comprometidos com a visão de longo prazo do projeto.
Na prática, a arte de atrair liquidez muitas vezes assume várias formas — para a maioria dos fundadores, o processo começa com a captação de algum capital inicial de amigos e familiares, depois um pouco mais de investidores institucionais (com menção explícita ou implícita do futuro token), seguido de outras negociações pré-lançamento do token, o próprio lançamento, campanhas de recompensas para distribuir o token, campanhas com bolsas e market makers para fornecer liquidez para o token, e uma infinidade de outras técnicas de marketing para elevar o perfil do projeto dentro da esfera de atenção criptográfica. Importante, colaboram com uma rede cada vez mais ampla de pessoas que acreditam em sua missão e se juntam à comunidade para ajudar a torná-la realidade — incentivadas a contribuir graças à sua crença intrínseca na rede existente e a um token que oferece recompensas generosas por se juntar cedo. Num mundo ideal, as pessoas para quem está a vender o seu token devem ser as primeiras a usar efetivamente a própria rede, ou pelo menos a defendê-la ruidosamente às suas audiências.
No final, a maior parte da arte resume-se à matemática simples de vender o token ao maior número possível de novos compradores, ao mesmo tempo que se faz tudo o que é possível para impedir os detentores de tokens existentes de descarregar os seus tokens. Por vezes, isto é alcançado através de bloqueios de token em torno de investimentos ou tokens apostados, por vezes é alcançado através do uso de memes. No entanto, os melhores ecossistemas tokenizados são hábeis em jogar um jogo infinito dentro de um jogo adversarial, onde estranhos coordenam-se em tempos de aflição do token para manter o jogo em movimento (ou seja, licitando quando o token descarrega), apesar de competirem entre si para sair a um preço mais alto mais tarde. Os fundadores dentro destes ecossistemas são frequentemente indivíduos extremamente técnicos que alcançaram facilidade suficiente consigo próprios para que não precisem de ser levados a sério, e conferem um elemento humano ao que de outra forma poderia tornar-se uma relação extremamente mercantilizada com os detentores de tokens.
Os tokens são uma ferramenta de coordenação extremamente poderosa, e na próxima década vamos assistir a uma explosão de redes tokenizadas que desafiarão seriamente as instituições que ainda detêm um poder imenso em nossas vidas hoje. Os tokens também vão salvar empresas em mercados comoditizados de perderem completamente suas fortalezas, permitindo-lhes acumular sua atenção e boa vontade para gastar em momentos de intensa necessidade competitiva. Isso representa uma enorme oportunidade para os fundadores que são habilidosos tanto em empreendimentos técnicos quanto criativos (software e memes), que são corajosos o suficiente para enfrentar organizações incumbentes massivas, e que têm a determinação para sobreviver às inevitáveis secas de liquidez que surgirão no caminho.
O facto de este manual ter-se tornado tão claramente compreendido e repetível significa que as redes de tokens de utilidade continuarão a atrair grandes quantidades de capital de investimento em fases iniciais, de investidores que veem os ganhos potenciais a serem obtidos por serem precoces e estarem certos ao apostar num fundador que está a trabalhar num meme adequado. À medida que este mercado amadurece, espero também ver a concorrência pela atenção líquida tornar-se mais feroz (como já estamos a testemunhar nos mercados de tokens de utilidade no espaço de blocos).
No entanto, na Boost, continuamos entusiasmados com as redes tokenizadas que ainda estão a caminho, e achamos que os avanços recentes na tecnologia de carteiras e zk, combinados com a ubiquidade do espaço de bloco seguro, criam a receita perfeita para uma nova coorte de aplicações e utilizadores aderirem à criptomoeda. Se estiver nos estágios iniciais da construção de uma rede tokenizada e estiver à procura de capital inicial, estamos sempre à procura de novas empresas emapply@boost.vc.
Há um ditado antigo no mundo dos investimentos que diz que "os fundadores de primeira viagem focam no produto e os fundadores de segunda viagem focam na distribuição". Isto descreve como os construtores de produtos frequentemente esperam que possam alcançar crescimento exclusivamente pela qualidade do seu produto, em vez de investir energia na criação de padrões repetíveis que os ajudarão a atrair de forma consistente a atenção e os utilizadores para o seu produto.
No entanto, há aqui outro elemento que acredito que muitos fundadores de criptomoedas estão a perder, e são os tokens. Os fundadores de criptomoedas superavaliaram cronicamente o go-to-market dos seus produtos e subvalorizaram o go-to-market dos seus tokens. Quando digo que 'o token é o produto', não estou a ser faceto - acredito realmente que, para quem tenta construir uma empresa valiosa no mundo das criptomoedas, o seu primeiro e principal objetivo deve ser atrair atenção permanente e liquidez para o seu token, ou seja, vendê-lo a quem o detenha por um período muito longo de tempo.
Como qualquer pessoa com olhos pode ver, o principal caso de uso das blockchains até à data tem sido a compra, transferência e venda de tokens. Algumas aplicações adicionam passos extras ou metadados a estas interações, ajudando os utilizadores a construir formas elaboradas de criar valor para si mesmos usando os tokens em sua posse. Mas tudo o que fazemos em cripto, cada obstáculo que ultrapassamos, cada palavra-semente que escrevemos, está ultimamente ao serviço de uma interação que começou com a nossa entrada em algum ecossistema de tokens.
Embora tenha havido um pequeno número de projetos cripto bem-sucedidos que alcançaram uma ampla distribuição persistente para seu software sem a ajuda de tokens, eles existem como valores atípicos. Se você compilasse uma lista de produtos ou protocolos cripto com >100k MAU, notaria que a grande maioria deles já tem um token ou declarou planos de lançar um eventualmente. Os mercados cripto oferecem aos usuários maior eficiência e justiça, e naturalmente é extremamente difícil construir uma vantagem competitiva sustentável contra novos entrantes que tentarão reduzir suas margens.
Um exemplo aqui é Uniswap, que foi capaz de manter a hegemonia por vários anos graças à sua marca forte e tecnologia de alta qualidade. Mesmo eles eventualmente foram forçados a adicionar um token como resposta a concorrentes como Sushi, que estavam entregando mais valor aos usuários do que apenas a funcionalidade do seu produto, por meio do seu token. Exemplos como este são a razão pela qual acredito que em um horizonte de tempo suficientemente longo, qualquer produto cripto bem-sucedido que não lance um token eventualmente terá suas margens disputadas e/ou será derrotado por concorrentes que lançarem um token e construírem efeitos de rede persistentes mais fortes para si e sua comunidade.
Isso pode acabar sendo verdade também para empresas fora do mundo das criptomoedas, em resposta a mercados cada vez mais eficientes impulsionados pela proliferação da web e da IA. Vale ressaltar que isso reflete de perto como as companhias aéreas funcionam atualmente no mundo real — porque operam com margens extremamente baixas,a maioria do seu valor é derivado dos seus programas de fidelizaçãoO principal produto da Delta já não são os voos; são os pontos Delta.
Olhando para trás no mundo das criptomoedas, a evidência parece mostrar que é possível construir projetos de criptomoeda extremamente bem-sucedidos através de:
A melhor evidência de que produtos cripto bem-sucedidos podem ser construídos nesta ordem específica é Justin Sun e a rede TRON - apesar de toda a sombra que as pessoas lançam sobre suas palhaçadas ao longo dos anos, é difícil não ficar impressionado com a utilidade real que a rede proporciona (como umgigante no ecossistema de pagamentos de stablecoinEle provou ser extremamente capaz tanto em atrair atenção líquida para si mesmo quanto em converter isso em uma rede real que já criou valor para milhões de pessoas. A evidência mostra claramente que os tokens podem atuar como profecias auto-realizáveis de seu próprio valor, onde os ganhos de preço podem ocorrer antes da criação de valor em si. Isso contrasta diretamente com a forma como a construção/avaliações tradicionais de empresas funcionam, o que explica por que as criptomoedas permanecem desconcertantes para quem não está acostumado a esse novo paradigma.
Quando o preço de qualquer ativo dispara, as pessoas prestam mais atenção nele — isto é tão verdadeiro no mundo cripto como em qualquer outro ativo. No entanto, os ativos cripto parecem ser particularmente eficientes em converter essa atenção aumentada num aumento de valor inerente à rede subjacente. Isto acontece porque as redes cripto recebem bem contribuidores qualificados para a sua comunidade, independentemente do seu histórico profissional, ao contrário das organizações tradicionais que são jardins murados com entradas estreitas. Muito poucas organizações não-cripto estão preparadas para tirar partido dos enormes fluxos de atenção que podem receber durante a ação de preço reflexiva. Como resultado, em vez de apenas valorizar os ativos cripto com base no valor atual e futuro que a rede está a criar, é também necessário precificar os efeitos que os fluxos de liquidez subsequentes terão na trajetória futura da rede.
As pessoas entram neste ecossistema para ganhar dinheiro através deste novo modelo de negócio, que oferece recompensas generosas para aqueles que conseguem ser os primeiros a prever os futuros fluxos de liquidez e criação de valor. Os melhores fundadores em criptomoeda não são cegos a este facto e, em vez disso, descobrem uma forma de aproveitar este desejo inato, a fim de criar redes valiosas onde todos os participantes estão a ganhar dinheiro graças à existência da rede.
Um excelente exemplo disto é a rede Helium - eles conseguiram atrair liquidez suficiente para o seu ecossistema (através do seu token HNT) para fornecer um incentivo estável para estranhos interessados em comprar mineradores e começar a obter lucros reais para si mesmos. Através do poder da liquidez do token, conseguiram inicializar a sua rede com mineradores suficientes para enfrentar o estagnado mercado de banda larga móvel. Coordenando-se perto de400,000 utilizadoresparticipar numa rede como esta seria uma tarefa assustadora sem a ajuda de liquidez profunda, que fornece uma solução útil durante as flutuações iniciais que surgem ao lançar qualquer mercado multi-lateral. Deste modo, o primeiro e mais importante produto que a Helium precisava de vender era o seu token — sem ele, independentemente de quão impressionante fossem o seu hardware ou software, não teriam sido capazes de atrair e manter atenção suficiente para alcançar a massa crítica necessária para competir com grandes incumbentes.
Em produtos tokenizados como Helium, o preço do token atua como uma medida comum de menor denominador da atenção fluindo para dentro ou para fora de um determinado ecossistema. Quando os preços dos tokens caem, os mineradores churn não apenas porque sua economia mudou, mas também por causa da mentalidade de rebanho que existe em torno da atenção - se eu vejo todos os outros saindo da festa, é muito mais provável que eu também vá.
Desta forma, atrair liquidez não é algo pontual que seja apenas importante nas fases iniciais - permanece um requisito ao longo da existência contínua da rede, embora seja cada vez menos importante à medida que a comunidade integra oferta/procura nativa suficiente na rede. Conseguir atrair atenção líquida consistente para o seu projeto não é uma tarefa trivial - as pressões que coloca nas equipas fundadoras de criptomoedas refletem a experiência desgastante de ser um criador em grandes plataformas sociais, onde até tirar um dia de folga no momento errado pode ser desastroso para o seu crescimento.
No entanto, existem alguns fundadores de criptomoedas que são excelentes tecnólogos e senhores de memes aterrorizantes, que compreendem profundamente como a atenção flui e como podem melhor aproveitar essas ondas para impulsionar continuamente o valor em seu ecossistema. Eles criam loops de feedback positivo auto-reforçadores, entregando consistentemente as promessas feitas aos membros da comunidade, e são impulsionados a continuar inovando em seus produtos para manter os usuários (detentores de tokens) comprometidos com a visão de longo prazo do projeto.
Na prática, a arte de atrair liquidez muitas vezes assume várias formas — para a maioria dos fundadores, o processo começa com a captação de algum capital inicial de amigos e familiares, depois um pouco mais de investidores institucionais (com menção explícita ou implícita do futuro token), seguido de outras negociações pré-lançamento do token, o próprio lançamento, campanhas de recompensas para distribuir o token, campanhas com bolsas e market makers para fornecer liquidez para o token, e uma infinidade de outras técnicas de marketing para elevar o perfil do projeto dentro da esfera de atenção criptográfica. Importante, colaboram com uma rede cada vez mais ampla de pessoas que acreditam em sua missão e se juntam à comunidade para ajudar a torná-la realidade — incentivadas a contribuir graças à sua crença intrínseca na rede existente e a um token que oferece recompensas generosas por se juntar cedo. Num mundo ideal, as pessoas para quem está a vender o seu token devem ser as primeiras a usar efetivamente a própria rede, ou pelo menos a defendê-la ruidosamente às suas audiências.
No final, a maior parte da arte resume-se à matemática simples de vender o token ao maior número possível de novos compradores, ao mesmo tempo que se faz tudo o que é possível para impedir os detentores de tokens existentes de descarregar os seus tokens. Por vezes, isto é alcançado através de bloqueios de token em torno de investimentos ou tokens apostados, por vezes é alcançado através do uso de memes. No entanto, os melhores ecossistemas tokenizados são hábeis em jogar um jogo infinito dentro de um jogo adversarial, onde estranhos coordenam-se em tempos de aflição do token para manter o jogo em movimento (ou seja, licitando quando o token descarrega), apesar de competirem entre si para sair a um preço mais alto mais tarde. Os fundadores dentro destes ecossistemas são frequentemente indivíduos extremamente técnicos que alcançaram facilidade suficiente consigo próprios para que não precisem de ser levados a sério, e conferem um elemento humano ao que de outra forma poderia tornar-se uma relação extremamente mercantilizada com os detentores de tokens.
Os tokens são uma ferramenta de coordenação extremamente poderosa, e na próxima década vamos assistir a uma explosão de redes tokenizadas que desafiarão seriamente as instituições que ainda detêm um poder imenso em nossas vidas hoje. Os tokens também vão salvar empresas em mercados comoditizados de perderem completamente suas fortalezas, permitindo-lhes acumular sua atenção e boa vontade para gastar em momentos de intensa necessidade competitiva. Isso representa uma enorme oportunidade para os fundadores que são habilidosos tanto em empreendimentos técnicos quanto criativos (software e memes), que são corajosos o suficiente para enfrentar organizações incumbentes massivas, e que têm a determinação para sobreviver às inevitáveis secas de liquidez que surgirão no caminho.
O facto de este manual ter-se tornado tão claramente compreendido e repetível significa que as redes de tokens de utilidade continuarão a atrair grandes quantidades de capital de investimento em fases iniciais, de investidores que veem os ganhos potenciais a serem obtidos por serem precoces e estarem certos ao apostar num fundador que está a trabalhar num meme adequado. À medida que este mercado amadurece, espero também ver a concorrência pela atenção líquida tornar-se mais feroz (como já estamos a testemunhar nos mercados de tokens de utilidade no espaço de blocos).
No entanto, na Boost, continuamos entusiasmados com as redes tokenizadas que ainda estão a caminho, e achamos que os avanços recentes na tecnologia de carteiras e zk, combinados com a ubiquidade do espaço de bloco seguro, criam a receita perfeita para uma nova coorte de aplicações e utilizadores aderirem à criptomoeda. Se estiver nos estágios iniciais da construção de uma rede tokenizada e estiver à procura de capital inicial, estamos sempre à procura de novas empresas emapply@boost.vc.