Em 9 de março, na conferência Bitcoin Singapore 2024 organizada em conjunto pela Fundação Nervos e ABCDE, Jan Xie, o Arquiteto Chefe da CKB, proferiu um discurso principal intitulado "Renasça do Bitcoin: Porquê & Como?" Aqui estão os pontos-chave do discurso de Jan Xie:
Por que precisamos de um renascimento do Bitcoin? Uma resposta simples é que as pessoas querem usar BTC.
Atualmente, existem muitos projetos Bitcoin Layer 2 (L2), e os utilizadores estão a transferir os seus BTC para essas soluções L2 ou a bloquear BTC nessas soluções L2. No entanto, as pessoas também estão a transferir BTC para outras plataformas, como o Ethereum, e não apenas para as tradicionais soluções Bitcoin L2. Além disso, a quantidade de BTC no Ethereum ultrapassa em muito a quantidade nas soluções Bitcoin L2.
Além disso, mais BTC está armazenado em bolsas centralizadas, como aproximadamente 1 milhão de BTC nas carteiras frias da Coinbase.
O que eu quero dizer é que as pessoas não veem o BTC apenas como uma reserva de valor (SoV); elas também querem utilizar o BTC para pagamentos, transações ou outros propósitos. Quer os maximalistas do Bitcoin gostem ou não, se não fizermos nada, outros o farão e oferecerão soluções piores, pois o BTC flui por todo o lado como água.
Outra demanda que podemos ver é que as pessoas querem novos ativos. Até agora, o valor total dos ativos emitidos na blockchain do Bitcoin é de $3 bilhões, muito atrás do valor total emitido em outras blockchains. O Bitcoin é a plataforma mais segura, descentralizada e resistente à censura, no entanto, o valor total dos ativos emitidos nesta plataforma é o menor. Para comparação, a capitalização de mercado da Tron é de aproximadamente $12 bilhões, e o valor total dos ativos emitidos na blockchain da Tron atingiu $10 bilhões. Você acha que isso é algo bom ou ruim?
Gostaria de reiterar que se não fizermos nada agora, outros o farão e oferecerão soluções piores, e não teremos outra escolha senão usar o que eles criarem.
Após o lançamento da mainnet do Ethereum, Peter Todd e Greg Maxwell apontaram em 2016 que a arquitetura do Ethereum tinha falhas, as quais não eram a direção que a indústria deveria seguir. No entanto, ao longo dos últimos oito anos, devido à falta de progresso substancial do Bitcoin em atender às necessidades do mundo real, toda a indústria de criptomoedas mudou para uma direção que não queremos ver: construir tudo em PoS, proliferação de modelos de contas e adoção generalizada de soluções de escalabilidade como shardings e Rollups. Não acredito que este seja o caminho que a indústria de criptomoedas deve seguir.
Bitcoin trouxe muitas inovações genuínas, mas nos últimos anos, a indústria abandonou essas inovações, como PoW, UTXO e redes P2P.
Então, por que precisamos de um renascimento do Bitcoin? Acredito que é porque existem de fato necessidades reais, demandas por novos ativos e demandas por casos de uso do Bitcoin. Portanto, espero que possamos aproveitar a oportunidade do renascimento do Bitcoin para mudar a direção de toda a indústria de criptomoedas, seguir a arquitetura, valores e ideais do Bitcoin e criar coisas novas, avançando na direção certa.
Os valores do Bitcoin, conforme escritos no whitepaper, são um sistema de dinheiro eletrónico peer-to-peer. Não são os sistemas de peer-to-contract ou peer-to-sequencer como o Rollup que vemos por toda parte agora.
Bitcoin é baseado em PoW e UTXO, e UTXO é um método contábil superior em comparação com os modelos de contas, porque em UTXO, podemos criar ativos genuinamente peer-to-peer, criar ativos anônimos, assim como dinheiro, em vez de ativos em contrato entre pares ou saldos em contas.
O Bitcoin foca na verificação em vez de cálculos, enfatizando a autogestão e a inseparabilidade das moedas e chaves.
Como Construir um Melhor Blockchain? A comunidade Bitcoin tem discutido muitas ideias. Por exemplo, Peter Todd escreveu uma série de artigos e blogs discutindo várias ideias, e acredito que três delas são particularmente importantes:
A ideia central de Peter Todd é que só precisamos de selos de utilização única e que precisamos de criar uma blockchain composta inteiramente por selos de utilização única, sem necessidade de mais nada on-chain. Precisamos de colocar toda a computação e até mais verificação off-chain, que é o que a validação do lado do cliente deve fazer. Precisamos de mover mais coisas off-chain e podemos construir muitos novos produtos off-chain, como moedas coloridas, RGB, Ordinal, Atomicals, e assim por diante.
Também podemos criar canais fora da cadeia. Os canais que temos agora são a Rede Lightning, mas na verdade existem muitos estudos relacionados com a arquitetura de canais e o design de canais. Curiosamente, pode-se pensar nos canais como validação do lado do cliente em ambos os lados, o que também vejo como uma forma de validação do lado do cliente.
A comunidade do Bitcoin também tem muitas ideias sobre as cadeias L2. Houve muitas discussões anteriormente, e as cadeias L2 não são algo novo, e são diferentes das L2 da Ethereum, não Rollup. Existem duas dimensões para medir as cadeias L2, uma é o mecanismo de consenso, como merge mining, Staking, e cadeias com mecanismos de consenso independentes (Sovereign Chain), e a outra dimensão é como fazer a ponte entre L1 e L2, chamada Two-Way Peg (2WP) no Bitcoin. Curiosamente, as cadeias subjacentes e os protocolos off-chain são ortogonais, como CSV e canais. Isso significa que podemos combiná-los juntos.
O problema agora é que a comunidade Bitcoin tem tido muitas ideias geniais há muito tempo, mas o progresso tem sido lento. A primeira razão é a falta de programabilidade no Bitcoin, e a segunda razão é inerente ao próprio Bitcoin. O Bitcoin evita firmemente a mudança, e é muito difícil introduzir quaisquer mudanças no protocolo do Bitcoin. É por isso que estamos aqui reunidos hoje.
Como podemos obter o que queremos neste espaço? Se quisermos fazer algo neste círculo, existem três princípios:
Felizmente, os utilizadores querem emitir novos ativos e as suas necessidades sempre existiram. Existem alguns protocolos de emissão de ativos, como Ordinais, Runes, BRC-20, Ativos Taproot, etc. Podemos emitir ativos na cadeia Bitcoin, emitir ativos peer-to-peer, resistentes à censura sem precisar que o Bitcoin faça quaisquer alterações ou forks. A capacidade de emitir ativos na cadeia Bitcoin é apenas limitada pela nossa própria mentalidade ou crenças maximalistas do Bitcoin. A emissão de ativos na cadeia Bitcoin pode realmente trazer muitos benefícios ao Bitcoin. Por exemplo, quanto mais ativos forem emitidos na cadeia, maior será a receita das taxas dos mineiros, o que significa mais orçamento de segurança para o Bitcoin no futuro.
Também precisamos de uma camada programável porque o próprio Bitcoin é limitado e não podemos fazer muitas coisas na cadeia do Bitcoin. Se pudermos criar uma camada baseada no Bitcoin que dê ativos na cadeia do Bitcoin capacidades programáveis, podemos fazer muitas coisas. Esta camada programável será a base para tudo o resto, incluindo escalabilidade, privacidade, atividades financeiras do Bitcoin, etc. Esta camada programável será o hub para ativos na cadeia do Bitcoin e será completamente diferente do Ethereum. O Ethereum tem programabilidade, por isso não precisa de uma camada programável, mas o Bitcoin sim.
Então, precisamos de uma autoestrada de alta velocidade entre o Bitcoin e a camada programável. Podemos usar Two-Way Peg (âncora bidirecional) ou usar um método inovador para ligar ativos entre o Bitcoin e a camada programável, que eu chamo de UIB (Universal Isomorphic Binding). A ideia da UIB tem origem em Cipher, o autor do protocolo RGB++, e é uma tecnologia central do RGB++. Cipher fornecerá uma introdução detalhada ao protocolo RGB++ mais tarde, por isso vou saltar esta parte.
Um ponto que quero mencionar aqui é a diferença entre Two-Way Peg e UIB. Two-Way Peg é quando você transfere ativos para uma entidade e esta entidade lhe envia os ativos correspondentes em outra cadeia; UIB é um mapeamento peer-to-peer onde você estabelece diretamente uma correlação entre UTXOs em duas cadeias, sem intermediários ou terceiros.
Uma vez que temos uma camada programável, podemos construir outra camada em cima dela para alcançar escalabilidade e privacidade. Temos muitas opções para esta camada, como validação do lado do cliente, Transações Abertas, Nostr, Dinheiro Eletrónico Chaumian, mercados P2P, etc. Depois, podemos usar canais para conectar tudo. Podemos usar canais para conectar L1, L2, L3, conectar Web2 e Web3.
Desta forma, obtemos o seguinte diagrama:
Servindo como plataforma de emissão de ativos subjacentes, o Bitcoin possui uma camada programável construída sobre ele para alcançar escalabilidade e privacidade. Na minha opinião, a L3 nem sequer precisa de usar uma blockchain porque a blockchain favorece a transparência e o consenso global, mas é prejudicial para a escalabilidade e privacidade. Isto difere do ecossistema Ethereum, onde o panorama é a camada de Rollups por cima de Rollups. Por que é que a indústria precisa de tantas blockchains? Na verdade, não precisa. A L3 deve ser uma rede P2P, e depois os canais podem conectar tudo.
Portanto, acredito que precisamos construir o Web5, onde Web5 é igual a Web2 mais Web3. O Web3 move agressivamente tudo para a cadeia, mas por que precisamos mover tudo para a cadeia? A internet está realmente indo bem; ela apenas tem alguns problemas. Podemos usar tecnologia P2P, tecnologia criptográfica e outras novas tecnologias para corrigir o Web2; não é o Web3. Não precisamos colocar tudo na cadeia. Com essas tecnologias, o que realmente queremos construir é o Web5.
Em resumo, aqui estão os pontos-chave deste discurso:
Este artigo originalmente intitulado “Nervos 首席架构师:我们需要构建 Web5,而 Web5 = Web2 + Web3” é reproduzido de [CKB Chinês]. Todos os direitos de autor pertencem ao autor original [Jan Xie]. Se tiver alguma objeção à reimpressão, entre em contato Gate Learnequipa, a equipa tratará disso assim que possível.
Aviso legal: As visões e opiniões expressas neste artigo representam apenas as visões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. Salvo indicação em contrário, é proibida a cópia, distribuição ou plágio dos artigos traduzidos.
Em 9 de março, na conferência Bitcoin Singapore 2024 organizada em conjunto pela Fundação Nervos e ABCDE, Jan Xie, o Arquiteto Chefe da CKB, proferiu um discurso principal intitulado "Renasça do Bitcoin: Porquê & Como?" Aqui estão os pontos-chave do discurso de Jan Xie:
Por que precisamos de um renascimento do Bitcoin? Uma resposta simples é que as pessoas querem usar BTC.
Atualmente, existem muitos projetos Bitcoin Layer 2 (L2), e os utilizadores estão a transferir os seus BTC para essas soluções L2 ou a bloquear BTC nessas soluções L2. No entanto, as pessoas também estão a transferir BTC para outras plataformas, como o Ethereum, e não apenas para as tradicionais soluções Bitcoin L2. Além disso, a quantidade de BTC no Ethereum ultrapassa em muito a quantidade nas soluções Bitcoin L2.
Além disso, mais BTC está armazenado em bolsas centralizadas, como aproximadamente 1 milhão de BTC nas carteiras frias da Coinbase.
O que eu quero dizer é que as pessoas não veem o BTC apenas como uma reserva de valor (SoV); elas também querem utilizar o BTC para pagamentos, transações ou outros propósitos. Quer os maximalistas do Bitcoin gostem ou não, se não fizermos nada, outros o farão e oferecerão soluções piores, pois o BTC flui por todo o lado como água.
Outra demanda que podemos ver é que as pessoas querem novos ativos. Até agora, o valor total dos ativos emitidos na blockchain do Bitcoin é de $3 bilhões, muito atrás do valor total emitido em outras blockchains. O Bitcoin é a plataforma mais segura, descentralizada e resistente à censura, no entanto, o valor total dos ativos emitidos nesta plataforma é o menor. Para comparação, a capitalização de mercado da Tron é de aproximadamente $12 bilhões, e o valor total dos ativos emitidos na blockchain da Tron atingiu $10 bilhões. Você acha que isso é algo bom ou ruim?
Gostaria de reiterar que se não fizermos nada agora, outros o farão e oferecerão soluções piores, e não teremos outra escolha senão usar o que eles criarem.
Após o lançamento da mainnet do Ethereum, Peter Todd e Greg Maxwell apontaram em 2016 que a arquitetura do Ethereum tinha falhas, as quais não eram a direção que a indústria deveria seguir. No entanto, ao longo dos últimos oito anos, devido à falta de progresso substancial do Bitcoin em atender às necessidades do mundo real, toda a indústria de criptomoedas mudou para uma direção que não queremos ver: construir tudo em PoS, proliferação de modelos de contas e adoção generalizada de soluções de escalabilidade como shardings e Rollups. Não acredito que este seja o caminho que a indústria de criptomoedas deve seguir.
Bitcoin trouxe muitas inovações genuínas, mas nos últimos anos, a indústria abandonou essas inovações, como PoW, UTXO e redes P2P.
Então, por que precisamos de um renascimento do Bitcoin? Acredito que é porque existem de fato necessidades reais, demandas por novos ativos e demandas por casos de uso do Bitcoin. Portanto, espero que possamos aproveitar a oportunidade do renascimento do Bitcoin para mudar a direção de toda a indústria de criptomoedas, seguir a arquitetura, valores e ideais do Bitcoin e criar coisas novas, avançando na direção certa.
Os valores do Bitcoin, conforme escritos no whitepaper, são um sistema de dinheiro eletrónico peer-to-peer. Não são os sistemas de peer-to-contract ou peer-to-sequencer como o Rollup que vemos por toda parte agora.
Bitcoin é baseado em PoW e UTXO, e UTXO é um método contábil superior em comparação com os modelos de contas, porque em UTXO, podemos criar ativos genuinamente peer-to-peer, criar ativos anônimos, assim como dinheiro, em vez de ativos em contrato entre pares ou saldos em contas.
O Bitcoin foca na verificação em vez de cálculos, enfatizando a autogestão e a inseparabilidade das moedas e chaves.
Como Construir um Melhor Blockchain? A comunidade Bitcoin tem discutido muitas ideias. Por exemplo, Peter Todd escreveu uma série de artigos e blogs discutindo várias ideias, e acredito que três delas são particularmente importantes:
A ideia central de Peter Todd é que só precisamos de selos de utilização única e que precisamos de criar uma blockchain composta inteiramente por selos de utilização única, sem necessidade de mais nada on-chain. Precisamos de colocar toda a computação e até mais verificação off-chain, que é o que a validação do lado do cliente deve fazer. Precisamos de mover mais coisas off-chain e podemos construir muitos novos produtos off-chain, como moedas coloridas, RGB, Ordinal, Atomicals, e assim por diante.
Também podemos criar canais fora da cadeia. Os canais que temos agora são a Rede Lightning, mas na verdade existem muitos estudos relacionados com a arquitetura de canais e o design de canais. Curiosamente, pode-se pensar nos canais como validação do lado do cliente em ambos os lados, o que também vejo como uma forma de validação do lado do cliente.
A comunidade do Bitcoin também tem muitas ideias sobre as cadeias L2. Houve muitas discussões anteriormente, e as cadeias L2 não são algo novo, e são diferentes das L2 da Ethereum, não Rollup. Existem duas dimensões para medir as cadeias L2, uma é o mecanismo de consenso, como merge mining, Staking, e cadeias com mecanismos de consenso independentes (Sovereign Chain), e a outra dimensão é como fazer a ponte entre L1 e L2, chamada Two-Way Peg (2WP) no Bitcoin. Curiosamente, as cadeias subjacentes e os protocolos off-chain são ortogonais, como CSV e canais. Isso significa que podemos combiná-los juntos.
O problema agora é que a comunidade Bitcoin tem tido muitas ideias geniais há muito tempo, mas o progresso tem sido lento. A primeira razão é a falta de programabilidade no Bitcoin, e a segunda razão é inerente ao próprio Bitcoin. O Bitcoin evita firmemente a mudança, e é muito difícil introduzir quaisquer mudanças no protocolo do Bitcoin. É por isso que estamos aqui reunidos hoje.
Como podemos obter o que queremos neste espaço? Se quisermos fazer algo neste círculo, existem três princípios:
Felizmente, os utilizadores querem emitir novos ativos e as suas necessidades sempre existiram. Existem alguns protocolos de emissão de ativos, como Ordinais, Runes, BRC-20, Ativos Taproot, etc. Podemos emitir ativos na cadeia Bitcoin, emitir ativos peer-to-peer, resistentes à censura sem precisar que o Bitcoin faça quaisquer alterações ou forks. A capacidade de emitir ativos na cadeia Bitcoin é apenas limitada pela nossa própria mentalidade ou crenças maximalistas do Bitcoin. A emissão de ativos na cadeia Bitcoin pode realmente trazer muitos benefícios ao Bitcoin. Por exemplo, quanto mais ativos forem emitidos na cadeia, maior será a receita das taxas dos mineiros, o que significa mais orçamento de segurança para o Bitcoin no futuro.
Também precisamos de uma camada programável porque o próprio Bitcoin é limitado e não podemos fazer muitas coisas na cadeia do Bitcoin. Se pudermos criar uma camada baseada no Bitcoin que dê ativos na cadeia do Bitcoin capacidades programáveis, podemos fazer muitas coisas. Esta camada programável será a base para tudo o resto, incluindo escalabilidade, privacidade, atividades financeiras do Bitcoin, etc. Esta camada programável será o hub para ativos na cadeia do Bitcoin e será completamente diferente do Ethereum. O Ethereum tem programabilidade, por isso não precisa de uma camada programável, mas o Bitcoin sim.
Então, precisamos de uma autoestrada de alta velocidade entre o Bitcoin e a camada programável. Podemos usar Two-Way Peg (âncora bidirecional) ou usar um método inovador para ligar ativos entre o Bitcoin e a camada programável, que eu chamo de UIB (Universal Isomorphic Binding). A ideia da UIB tem origem em Cipher, o autor do protocolo RGB++, e é uma tecnologia central do RGB++. Cipher fornecerá uma introdução detalhada ao protocolo RGB++ mais tarde, por isso vou saltar esta parte.
Um ponto que quero mencionar aqui é a diferença entre Two-Way Peg e UIB. Two-Way Peg é quando você transfere ativos para uma entidade e esta entidade lhe envia os ativos correspondentes em outra cadeia; UIB é um mapeamento peer-to-peer onde você estabelece diretamente uma correlação entre UTXOs em duas cadeias, sem intermediários ou terceiros.
Uma vez que temos uma camada programável, podemos construir outra camada em cima dela para alcançar escalabilidade e privacidade. Temos muitas opções para esta camada, como validação do lado do cliente, Transações Abertas, Nostr, Dinheiro Eletrónico Chaumian, mercados P2P, etc. Depois, podemos usar canais para conectar tudo. Podemos usar canais para conectar L1, L2, L3, conectar Web2 e Web3.
Desta forma, obtemos o seguinte diagrama:
Servindo como plataforma de emissão de ativos subjacentes, o Bitcoin possui uma camada programável construída sobre ele para alcançar escalabilidade e privacidade. Na minha opinião, a L3 nem sequer precisa de usar uma blockchain porque a blockchain favorece a transparência e o consenso global, mas é prejudicial para a escalabilidade e privacidade. Isto difere do ecossistema Ethereum, onde o panorama é a camada de Rollups por cima de Rollups. Por que é que a indústria precisa de tantas blockchains? Na verdade, não precisa. A L3 deve ser uma rede P2P, e depois os canais podem conectar tudo.
Portanto, acredito que precisamos construir o Web5, onde Web5 é igual a Web2 mais Web3. O Web3 move agressivamente tudo para a cadeia, mas por que precisamos mover tudo para a cadeia? A internet está realmente indo bem; ela apenas tem alguns problemas. Podemos usar tecnologia P2P, tecnologia criptográfica e outras novas tecnologias para corrigir o Web2; não é o Web3. Não precisamos colocar tudo na cadeia. Com essas tecnologias, o que realmente queremos construir é o Web5.
Em resumo, aqui estão os pontos-chave deste discurso:
Este artigo originalmente intitulado “Nervos 首席架构师:我们需要构建 Web5,而 Web5 = Web2 + Web3” é reproduzido de [CKB Chinês]. Todos os direitos de autor pertencem ao autor original [Jan Xie]. Se tiver alguma objeção à reimpressão, entre em contato Gate Learnequipa, a equipa tratará disso assim que possível.
Aviso legal: As visões e opiniões expressas neste artigo representam apenas as visões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. Salvo indicação em contrário, é proibida a cópia, distribuição ou plágio dos artigos traduzidos.