Com o surgimento do conceito DePIN, o armazenamento descentralizado captou mais uma vez a atenção generalizada do mercado. O armazenamento descentralizado é uma infraestrutura importante no campo Web3, mas para os usuários comuns, pode ser difícil compreender seu encanto de forma intuitiva. No entanto, os produtos de armazenamento na nuvem sempre foram uma das melhores escolhas para o público desfrutar de serviços de armazenamento.
O projeto de armazenamento em nuvem mais antigo na internet tradicional, Xdrive, nasceu em 2002, e o armazenamento em nuvem mais popular, Google Drive, está presente há quase 12 anos, com mais de 3 bilhões de utilizadores. Os produtos de armazenamento em nuvem já “entraram nas casas de milhares de famílias,” mas, entretanto, continuam a ocorrer incidentes de perda ou uso indevido de dados devido ao armazenamento em nuvem centralizado no mundo real. Os dados tornaram-se gradualmente um ativo importante para as pessoas, e o armazenamento descentralizado está a desempenhar um novo papel na salvaguarda da propriedade privada. Entre as muitas soluções de armazenamento descentralizado, as pessoas frequentemente reparam primeiro no maior valor de mercado do FIL, mas o autor quer explorar o mais único Arweave e o seu ecossistema de projetos de armazenamento em nuvem.
Desde o lançamento da sua mainnet em 2018, a Arweave tem estado a funcionar sem problemas há quase 6 anos. É projetada para armazenamento permanente, fornecendo uma estrutura de dados Blockweave única, um mecanismo de consenso SPoRA simples e elegante, e um mecanismo maduro de incentivo económico. Ao mesmo tempo, a Arweave também lançou o padrão nativo de contrato inteligente - SmartWeave, permitindo aos programadores construir aplicações sobre ele. Além disso, a Arweave é também um protocolo aberto que suporta a integração com qualquer aplicação para alcançar funcionalidades de armazenamento permanente.
No início de 2024, de acordo com estatísticas incompletas, já existiam mais de 130 projetos construídos em torno do Arweave, que podem ser divididos em 12 áreas. Arweave tornou-se um ecossistema enorme e ativo. Este artigo irá focar na introdução de projetos de armazenamento web, incluindo WeWeave, ArDrive, Akord e Moss, dentro do ecossistema Arweave, fornecendo uma análise comparativa multidimensional dos quatro.
WeWeaveé um armazenamento em nuvem leve e fácil de usar. Embora projetado de forma simples, este site permite aos usuários armazenar arquivos facilmente ao entrar no site oficial, tornando-o particularmente adequado para usuários que valorizam a usabilidade do armazenamento. WeWeave é construído sobre Arseeding (gateway de nó leve do Arweave) e usa ANS104 (protocolo de dimensionamento de transações do Arweave) para aplicações de armazenamento, especialmente adequado para cenários de armazenamento com um pequeno número de arquivos.
Atualmente, o WeWeave só suporta a carteira MetaMask, e os utilizadores podem escolher ativos de três cadeias públicas para pagar as taxas de armazenamento, incluindo a cadeia Ethereum (USDT, AR, ETH), a cadeia BSC (BNB) e a Moonbeam (GLMR). Os utilizadores podem desfrutar de uma experiência de armazenamento suave no WeWeave e, ao armazenar ficheiros, podem adicionar tags aos mesmos. Além disso, o WeWeave também suporta funcionalidades de indexação, permitindo aos utilizadores pesquisar ao introduzir palavras-chave ou tags. O âmbito de pesquisa inclui todos os ficheiros armazenados na cadeia através do WeWeave. Isto significa que atualmente, os uploads para o WeWeave são visíveis publicamente, e os utilizadores podem aceder aos seus ficheiros armazenados online ou aceder aos ficheiros carregados por outros através de download.
Fundada em 2020, ArDriveé um projeto de armazenamento na web relativamente maduro. Do ponto de vista da interface web e da experiência do produto, é mais próximo dos projetos tradicionais de armazenamento na Internet, e pode ser comparado à versão Web3 do Dropbox ou Baidu Cloud.
Os utilizadores só precisam de pagar uma vez para armazenar facilmente os seus dados permanentemente. Além disso, também suporta a encriptação de dados, tornando os dados apenas visíveis para si próprios. Os utilizadores também podem criar pastas para gerir dados classificados. Os programadores podem carregar dados, monitorizar a saúde da rede e o estado das transações através da ferramenta ArDrive CLI.
Atualmente, o ArDrive apenas suporta o login com a carteira Arconnect (a carteira nativa da Arweave) e requer que a carteira possua tokens AR para pagar as taxas de armazenamento. Os novos usuários recebem uma cota de upload gratuita de 500KB. Considerando que os usuários podem não estar familiarizados com a carteira Arconnect, o ArDrive foi otimizado para suportar a criação de novas carteiras Arconnect dentro da aplicação, reduzindo significativamente os custos de entrada do usuário.
Além disso, ao cooperar com o fornecedor de pagamentos Stripe, a ArDrive lançou o ArDrive Turbo, permitindo aos utilizadores pagar as taxas de armazenamento utilizando moeda fiduciária (cartões de crédito ou débito). Além disso, em 2023, a ArDrive emitiu o seu token nativo ARDRIVE, com o qual os utilizadores podem negociar na exchange descentralizada Permaswap.
Akordé uma plataforma de armazenamento em nuvem colaborativa que fornece armazenamento criptografado de ponta a ponta e suporta recursos como trabalho colaborativo e mensagens privadas. No entanto, falando com precisão, o projeto da Akord está realmente posicionado como um cofre digital descentralizado, mas sua funcionalidade de produto se alinha de perto com o armazenamento em nuvem. Especialmente após a mudança de marca, a Akord passou de pagamentos únicos para um modelo de assinatura, focando a direção do produto no armazenamento seguro e publicação de conteúdo. Isso também é uma extensão com base no negócio de armazenamento em nuvem.
Akord é muito amigável para iniciantes Web3, exigindo apenas um simples registo de conta para iniciar sessão. Gera automaticamente uma frase mnemónica para cada conta registada com sucesso, que é utilizada para recuperar informações da conta. Além disso, o Akord permite aos utilizadores importar diretamente ficheiros do Dropbox e do Google Drive para armazenamento.
Além disso, a Akord não só suporta serviços de armazenamento permanente, mas também introduziu recentemente funcionalidades de armazenamento temporário. Esta funcionalidade permite aos utilizadores armazenar ficheiros em plataformas de armazenamento na nuvem tradicionais e eliminar estes dados de armazenamento temporário a qualquer momento, proporcionando opções mais flexíveis. Além disso, a Akord introduziu o acesso com token, permitindo aos utilizadores definir regras de acesso para os ficheiros armazenados, expandindo os seus cenários de aplicação.
Musgoé uma plataforma de armazenamento em nuvem social lançada pela equipa 4EVERLAND (plataforma de computação em nuvem Web3), combinando métodos de armazenamento centralizados e descentralizados. De acordo com o design atual do produto da Moss, adota um modelo semelhante ao do Friend.tech, incentivando os criadores a construir comunidades para a troca de valor. A funcionalidade de armazenamento pode ser apenas um "acompanhamento"; os recursos sociais da Moss são o "prato principal".
Em termos de funcionalidade básica de armazenamento em nuvem, a Moss oferece uma variedade de opções. Em relação aos serviços de armazenamento, os utilizadores podem escolher entre o armazenamento tradicional em nuvem, o armazenamento temporário descentralizado IPFS e os serviços de armazenamento permanente Arweave. No que diz respeito à partilha de dados, os utilizadores podem abrir o acesso aos dados ou definir senhas de acesso.
Os componentes principais do Moss incluem Pastas Pessoais, Mistério das Origens do Moss NFT, Pedra de Moss, Chave e Mossyland.
Para os utilizadores comuns, o Moss pode armazenar dados ou juntar-se a Pedras de Musgo interessantes. Para os criadores, o modelo económico da Key irá incentivá-los a fornecer continuamente conteúdo de alto valor à comunidade, realizando um ciclo económico positivo.
As funções e características dos quatro projetos de armazenamento na nuvem estão listadas da seguinte forma:
Considerando as características dos projetos, a seguinte análise será conduzida sobre WeWeave, ArDrive, Akord e Moss a partir de múltiplos aspectos:
Web3 é mais do que apenas hype; agora produziu um lote de produtos reais e utilizáveis. Embora a Arweave domine a área de armazenamento permanente, muitas vezes é subestimada pelo mercado devido aos seus fracos atributos financeiros. Como infraestrutura de armazenamento dedicada a resolver problemas, a Arweave foca mais no desenvolvimento estável a longo prazo do que na busca de efeitos de riqueza a curto prazo.
Atualmente, existem uma série de projetos de armazenamento em nuvem como WeWeave, ArDrive, Akord e Moss no ecossistema Arweave, cada um com diferentes funcionalidades que abordam diretamente as necessidades reais dos utilizadores. O armazenamento em nuvem descentralizado, como um produto familiar mas ainda assim desconhecido, tem o potencial de se tornar um ponto de entrada para as pessoas explorarem a descentralização à medida que mais cenários de aplicação são explorados.
Com o surgimento do conceito DePIN, o armazenamento descentralizado captou mais uma vez a atenção generalizada do mercado. O armazenamento descentralizado é uma infraestrutura importante no campo Web3, mas para os usuários comuns, pode ser difícil compreender seu encanto de forma intuitiva. No entanto, os produtos de armazenamento na nuvem sempre foram uma das melhores escolhas para o público desfrutar de serviços de armazenamento.
O projeto de armazenamento em nuvem mais antigo na internet tradicional, Xdrive, nasceu em 2002, e o armazenamento em nuvem mais popular, Google Drive, está presente há quase 12 anos, com mais de 3 bilhões de utilizadores. Os produtos de armazenamento em nuvem já “entraram nas casas de milhares de famílias,” mas, entretanto, continuam a ocorrer incidentes de perda ou uso indevido de dados devido ao armazenamento em nuvem centralizado no mundo real. Os dados tornaram-se gradualmente um ativo importante para as pessoas, e o armazenamento descentralizado está a desempenhar um novo papel na salvaguarda da propriedade privada. Entre as muitas soluções de armazenamento descentralizado, as pessoas frequentemente reparam primeiro no maior valor de mercado do FIL, mas o autor quer explorar o mais único Arweave e o seu ecossistema de projetos de armazenamento em nuvem.
Desde o lançamento da sua mainnet em 2018, a Arweave tem estado a funcionar sem problemas há quase 6 anos. É projetada para armazenamento permanente, fornecendo uma estrutura de dados Blockweave única, um mecanismo de consenso SPoRA simples e elegante, e um mecanismo maduro de incentivo económico. Ao mesmo tempo, a Arweave também lançou o padrão nativo de contrato inteligente - SmartWeave, permitindo aos programadores construir aplicações sobre ele. Além disso, a Arweave é também um protocolo aberto que suporta a integração com qualquer aplicação para alcançar funcionalidades de armazenamento permanente.
No início de 2024, de acordo com estatísticas incompletas, já existiam mais de 130 projetos construídos em torno do Arweave, que podem ser divididos em 12 áreas. Arweave tornou-se um ecossistema enorme e ativo. Este artigo irá focar na introdução de projetos de armazenamento web, incluindo WeWeave, ArDrive, Akord e Moss, dentro do ecossistema Arweave, fornecendo uma análise comparativa multidimensional dos quatro.
WeWeaveé um armazenamento em nuvem leve e fácil de usar. Embora projetado de forma simples, este site permite aos usuários armazenar arquivos facilmente ao entrar no site oficial, tornando-o particularmente adequado para usuários que valorizam a usabilidade do armazenamento. WeWeave é construído sobre Arseeding (gateway de nó leve do Arweave) e usa ANS104 (protocolo de dimensionamento de transações do Arweave) para aplicações de armazenamento, especialmente adequado para cenários de armazenamento com um pequeno número de arquivos.
Atualmente, o WeWeave só suporta a carteira MetaMask, e os utilizadores podem escolher ativos de três cadeias públicas para pagar as taxas de armazenamento, incluindo a cadeia Ethereum (USDT, AR, ETH), a cadeia BSC (BNB) e a Moonbeam (GLMR). Os utilizadores podem desfrutar de uma experiência de armazenamento suave no WeWeave e, ao armazenar ficheiros, podem adicionar tags aos mesmos. Além disso, o WeWeave também suporta funcionalidades de indexação, permitindo aos utilizadores pesquisar ao introduzir palavras-chave ou tags. O âmbito de pesquisa inclui todos os ficheiros armazenados na cadeia através do WeWeave. Isto significa que atualmente, os uploads para o WeWeave são visíveis publicamente, e os utilizadores podem aceder aos seus ficheiros armazenados online ou aceder aos ficheiros carregados por outros através de download.
Fundada em 2020, ArDriveé um projeto de armazenamento na web relativamente maduro. Do ponto de vista da interface web e da experiência do produto, é mais próximo dos projetos tradicionais de armazenamento na Internet, e pode ser comparado à versão Web3 do Dropbox ou Baidu Cloud.
Os utilizadores só precisam de pagar uma vez para armazenar facilmente os seus dados permanentemente. Além disso, também suporta a encriptação de dados, tornando os dados apenas visíveis para si próprios. Os utilizadores também podem criar pastas para gerir dados classificados. Os programadores podem carregar dados, monitorizar a saúde da rede e o estado das transações através da ferramenta ArDrive CLI.
Atualmente, o ArDrive apenas suporta o login com a carteira Arconnect (a carteira nativa da Arweave) e requer que a carteira possua tokens AR para pagar as taxas de armazenamento. Os novos usuários recebem uma cota de upload gratuita de 500KB. Considerando que os usuários podem não estar familiarizados com a carteira Arconnect, o ArDrive foi otimizado para suportar a criação de novas carteiras Arconnect dentro da aplicação, reduzindo significativamente os custos de entrada do usuário.
Além disso, ao cooperar com o fornecedor de pagamentos Stripe, a ArDrive lançou o ArDrive Turbo, permitindo aos utilizadores pagar as taxas de armazenamento utilizando moeda fiduciária (cartões de crédito ou débito). Além disso, em 2023, a ArDrive emitiu o seu token nativo ARDRIVE, com o qual os utilizadores podem negociar na exchange descentralizada Permaswap.
Akordé uma plataforma de armazenamento em nuvem colaborativa que fornece armazenamento criptografado de ponta a ponta e suporta recursos como trabalho colaborativo e mensagens privadas. No entanto, falando com precisão, o projeto da Akord está realmente posicionado como um cofre digital descentralizado, mas sua funcionalidade de produto se alinha de perto com o armazenamento em nuvem. Especialmente após a mudança de marca, a Akord passou de pagamentos únicos para um modelo de assinatura, focando a direção do produto no armazenamento seguro e publicação de conteúdo. Isso também é uma extensão com base no negócio de armazenamento em nuvem.
Akord é muito amigável para iniciantes Web3, exigindo apenas um simples registo de conta para iniciar sessão. Gera automaticamente uma frase mnemónica para cada conta registada com sucesso, que é utilizada para recuperar informações da conta. Além disso, o Akord permite aos utilizadores importar diretamente ficheiros do Dropbox e do Google Drive para armazenamento.
Além disso, a Akord não só suporta serviços de armazenamento permanente, mas também introduziu recentemente funcionalidades de armazenamento temporário. Esta funcionalidade permite aos utilizadores armazenar ficheiros em plataformas de armazenamento na nuvem tradicionais e eliminar estes dados de armazenamento temporário a qualquer momento, proporcionando opções mais flexíveis. Além disso, a Akord introduziu o acesso com token, permitindo aos utilizadores definir regras de acesso para os ficheiros armazenados, expandindo os seus cenários de aplicação.
Musgoé uma plataforma de armazenamento em nuvem social lançada pela equipa 4EVERLAND (plataforma de computação em nuvem Web3), combinando métodos de armazenamento centralizados e descentralizados. De acordo com o design atual do produto da Moss, adota um modelo semelhante ao do Friend.tech, incentivando os criadores a construir comunidades para a troca de valor. A funcionalidade de armazenamento pode ser apenas um "acompanhamento"; os recursos sociais da Moss são o "prato principal".
Em termos de funcionalidade básica de armazenamento em nuvem, a Moss oferece uma variedade de opções. Em relação aos serviços de armazenamento, os utilizadores podem escolher entre o armazenamento tradicional em nuvem, o armazenamento temporário descentralizado IPFS e os serviços de armazenamento permanente Arweave. No que diz respeito à partilha de dados, os utilizadores podem abrir o acesso aos dados ou definir senhas de acesso.
Os componentes principais do Moss incluem Pastas Pessoais, Mistério das Origens do Moss NFT, Pedra de Moss, Chave e Mossyland.
Para os utilizadores comuns, o Moss pode armazenar dados ou juntar-se a Pedras de Musgo interessantes. Para os criadores, o modelo económico da Key irá incentivá-los a fornecer continuamente conteúdo de alto valor à comunidade, realizando um ciclo económico positivo.
As funções e características dos quatro projetos de armazenamento na nuvem estão listadas da seguinte forma:
Considerando as características dos projetos, a seguinte análise será conduzida sobre WeWeave, ArDrive, Akord e Moss a partir de múltiplos aspectos:
Web3 é mais do que apenas hype; agora produziu um lote de produtos reais e utilizáveis. Embora a Arweave domine a área de armazenamento permanente, muitas vezes é subestimada pelo mercado devido aos seus fracos atributos financeiros. Como infraestrutura de armazenamento dedicada a resolver problemas, a Arweave foca mais no desenvolvimento estável a longo prazo do que na busca de efeitos de riqueza a curto prazo.
Atualmente, existem uma série de projetos de armazenamento em nuvem como WeWeave, ArDrive, Akord e Moss no ecossistema Arweave, cada um com diferentes funcionalidades que abordam diretamente as necessidades reais dos utilizadores. O armazenamento em nuvem descentralizado, como um produto familiar mas ainda assim desconhecido, tem o potencial de se tornar um ponto de entrada para as pessoas explorarem a descentralização à medida que mais cenários de aplicação são explorados.