Comparação abrangente de dados: Quem será a estrela em ascensão da corrida da Camada 2?

Avançado1/22/2024, 9:46:32 PM
Este artigo tem como objetivo ajudar os leitores a compreender o panorama e as características da competição da Camada 2 através de uma comparação de dados on-chain.

Este ano pode ser chamado de um grande ano para a Camada 2 (principalmente referindo-se aos rollups), com quase dez redes de Camada 2 lançando suas mainnets. Em 24 de março, a era zkSync foi ao ar. A versão beta da mainnet do Polygon zkevm foi lançada em 27 de março. A Mantle anunciou o início de sua versão Alpha da mainnet em 17 de julho. A Linea foi lançada em 18 de julho, seguida pela mainnet da Base em agosto. Em 12 de setembro, a Manta lançou sua mainnet Pacific da Camada 2, e a mainnet da Scroll foi ao ar em 10 de outubro. É evidente que a Camada 2 está se desenvolvendo rapidamente, com rollups otimistas e rollups ZK, que antes pensávamos distantes, emergindo a um ritmo explosivo. É digno de nota que passou pouco mais da metade de um ano desde o airdrop do Arb.

A visão original da tecnologia Camada 2 era abordar as necessidades de escalabilidade da Ethereum, aumentando a taxa de transações enquanto depende da Ethereum para manter a descentralização e a segurança. Esta tecnologia tem como objetivo proporcionar aos utilizadores uma melhor experiência, taxas significativamente mais baixas do que a mainnet e uma redução da latência e congestão.

Este artigo tem como objetivo ajudar os leitores a compreender o cenário e as características da competição da Camada 2 através de uma comparação de dados on-chain.

Visão Geral da Camada 2

(Source: https://defillama.com/chains/Rollup)

De acordo com os dados da DeFiLlama, o valor total bloqueado (TVL) em rollups da Camada 2 é atualmente cerca de $3.4 bilhões. Arbitrum lidera o grupo com um TVL de $2.06 bilhões, representando 60.62% do mercado. Em seguida está o Optimism, que detém 21.41% da quota de mercado.

Arbitrum e Optimism têm a vantagem de pioneiros no espaço da Camada 2, sendo dois dos primeiros mainnets a serem lançados. Em conjunto, estes dois ocupam mais de 80% da quota de mercado.

Outras redes com um TVL superior a $100 milhões incluem Base e zkSync era, enquanto o TVL das restantes cadeias públicas é inferior a $100 milhões.

(Origem: https://defillama.com/chains/Rollup)

Observando com uma perspetiva de escala de tempo, desde o início deste ano, a diversidade no mercado da Camada 2 aumentou significativamente. Tomando janeiro como referência, a participação de mercado do Arbitrum tem se mantido consistentemente em torno de 60%, sem ser afetada por novatos. Enquanto isso, a participação da Optimism caiu de 32% para 21%.

Nota do autor: Existe uma diferença considerável entre os dados do DeFiLlama e os dados do L2BeatsTVL. Por exemplo, o L2Beats relata o Arbitrum em $7.52 bilhões, mais do que o triplo do relatório do DeFiLlama de $2.06 bilhões. Esta discrepância deve-se aos diferentes métodos estatísticos utilizados pelas duas plataformas. O L2Beats conta o valor de interligação, ou seja, quanto dinheiro foi transferido para a cadeia de destino; enquanto o DeFiLlama contabiliza o valor total bloqueado em vários dApps na cadeia de destino.

Para simplificar, a diferença de $5 bilhões não está a ser utilizada em qualquer dApp na Arbitrum (pode estar armazenada em carteiras) e, pelo menos, não está contabilizada nos dApps rastreados pelo DeFiLlama.

Arbitrum

(Source: https://defillama.com/chain/Arbitrum?users=false&txs=true&tvl=true)

Arbitrum atualmente tem um total acumulado de mais de 14,29 milhões de endereços únicos e realizou mais de 418,45 milhões de transações, com um TPS (transações por segundo) de 6,3. A atividade da cadeia atingiu o pico durante a distribuição de março, com transações diárias superiores a 3 milhões. Após a distribuição, a cadeia manteve um bom nível de atividade e não foi afetada pela queda do mercado deste ano.

(Source: https://defillama.com/chain/Arbitrum?users=true)

No que diz respeito ao ecossistema, Arbitrum hospeda vários projetos emblemáticos. Por exemplo, GMX, que representa 23% do Total Value Locked (TVL), o projeto nativo DEX+LaunchPad Camelot e a plataforma de jogos blockchain TreasureDAO, entre outros. Além disso, há inúmeros projetos que migraram do mainnet. O ecossistema DeFi é abrangente e inovador, contribuindo para um ecossistema geral rico. Como resultado, a retenção de usuários é bastante forte, com quase três quartos dos usuários ativos diários sendo visitantes recorrentes.

Otimismo

(Source: https://defillama.com/chain/Optimism?txs=true)

O Optimismo tem visto uma atividade significativa com 57,66 milhões de endereços únicos a executar 177 milhões de transações, atingindo uma taxa de Transação Por Segundo (TPS) de 4,6. Após a distribuição aérea em junho do ano passado, o nível de atividade da OP (token nativo do Optimismo) continuou a mostrar um crescimento robusto. O projeto bandeira nativo, Velódromo, atualmente ostenta um Total Bloqueado de Valor (TVL) de 145 milhões de dólares. A maioria do restante TVL é suportada pela Synthetix e pelos projetos DeFi do seu ecossistema, como Lyra e Thales.

(Source: https://www.theblockbeats.info/news/44039)

Após a atualização do leito de base e o lançamento do framework blockchain modular OP Stack, a Optimism claramente abriu seu próprio caminho ao propor uma visão de uma 'super cadeia'. OP Stack permite aos desenvolvedores personalizar suas próprias redes de Camada 2 selecionando e montando vários componentes como a camada de execução e a camada de Disponibilidade de Dados (DA), adaptadas às suas situações e necessidades específicas, reduzindo assim a complexidade de lançar novas blockchains. Os adotantes do OP Stack incluem Base da Coinbase, Mantle da BitDAO, opBNB da BN e Zora, que se concentra em NFTs, entre outros. As cadeias que usam o OP Stack também contribuem de alguma forma para a Optimism; por exemplo, a Base aloca uma parte de sua receita para o tesouro OP. Ao incorporar a grande visão de uma super cadeia, o OP vinculou taticamente os projetos lançados usando o OP Stack ao seu ecossistema, alcançando prosperidade mútua.

Base

(Source: https://defillama.com/chain/Base?txs=true)

Base, introduzida pela Coinbase e construída sobre a Stack OP, é uma solução de Camada 2 que atualmente conta com 2,4 milhões de utilizadores e 67 milhões de transações, com um TPS de 3,8. O foco do Base é principalmente na fenomenal dApp, FriendTech. Nos últimos 30 dias, a FriendTech gerou $5,4 milhões em taxas de protocolo, enquanto a receita do Base foi de aproximadamente $1,32 milhões. No auge da popularidade do SocialFi, a receita de protocolo da FriendTech foi a segunda apenas para Ethereum e Lido. Além da FriendTech, o projeto nativo notável do Base é Aerodrome, um fork do Velodrome no OP, atualmente com um TVL de $55,53 milhões, classificando-se em primeiro lugar.

Manto

(Source: https://explorer.mantle.xyz/)

Mantle, projetado com base na arquitetura do Optimism OVM, é uma solução de Camada 2 que adota um design modular, reduzindo significativamente o custo dos rollups através do uso do EigenDA como camada de disponibilidade de dados. A Mantle atualmente possui 820.000 endereços e processou 21 milhões de transações.

(Origem: https://defillama.com/chain/Mantle)

Entre os principais projetos na TVL da Mantle estão várias DEXs nativas, como Agni e FusionX. A Mantle conta com um forte apoio financeiro, com seu tesouro excedendo $2 bilhões em valor, incluindo mais de 220.000 ETH, dando-lhe uma vantagem no tamanho do depósito e na liquidez. Esta sólida base apoia os seus projetos na pista de LSD.

Era zkSync

(Source: https://dune.com/matter_labs/zksync-era-overview)

zkSync, desenvolvido pela equipe da MatterLabs, é um projeto líder na série zk. A versão 1.0, Lite, suportava apenas cenários de pagamento de token, enquanto a versão 2.0, a era, é uma mainnet geral compatível com EVM, com mais de 4,67 milhões de endereços únicos.
Originalmente usando o algoritmo zkSNARK, o zkSync anunciou em 17 de julho a introdução de um novo sistema de prova, Boojum, fazendo a transição de zkSNARK para zkSTARK.

(Source: https://dune.com/matter_labs/zksync-era-overview)

Após o airdrop da Arb, a era zkSync viu um entusiasmo e expectativas significativos, acumulando 4,6 milhões de endereços únicos e 165 milhões de transações em pouco mais de meio ano. O zkSync, com abstração de conta nativa sem precisar do ERC4337, viu poucos projetos líderes migrarem, como Uniswap e AAVE, proporcionando oportunidades para projetos nativos e novos como SyncSwap, Mute e Maverick, focando principalmente em DeFi.

(Origem: https://defillama.com/chain/zkSync%20Era)

Deslocar

(Source: https://blockscout.scroll.io/)

O Scroll, um projeto zkevm aclamado como o orgulho da comunidade chinesa, anunciou o lançamento da sua mainnet a 10 de outubro. Em apenas algumas semanas, o seu TVL atingiu os $17 milhões, com mais de 2 milhões de endereços a completar 4,7 milhões de transações. Antes do anúncio da mainnet, houve diversas dicas no Twitter sobre o Scroll, com muitos projetos e KOLs envolvidos, criando um ambiente altamente antecipado. Dentro de uma semana, a Layer0 anunciou suporte para a mainnet do Scroll, a Orbiter suportou a interligação USDT e USDC para o Scroll, a Carteira OKX integrou o Scroll e a NFTScan suportou a mainnet do Scroll. Durante a fase de testnet, mais de 100 projetos foram implementados no Scroll, cobrindo várias áreas. A mainnet atualmente hospeda mais de 30 projetos, semelhante ao zkSync, com um equilíbrio entre projetos multi-chain e nativos.

(Source: https://scroll.io/ecosystem)

Starknet

(Source: https://defillama.com/chain/Starknet)

Starknet, usando o método de prova zk-Stark, é uma cadeia pública de uso geral que executa o Cairo-VM em vez da compatibilidade EVM perseguida pela maioria das soluções de Camada 2. Starknet possui apenas contas AA nativas, sem o conceito de EOA, e já implantou mais de 2.9 milhões de contas. O uso do Cairo como sua linguagem de contrato, em vez da mais familiar Solidity, coloca desafios técnicos para a migração de projetos. Starknet reiniciou recentemente sua mainnet com a grande atualização do Cairo1.0, aumentando constantemente seu TVL para mais de $40 milhões. No entanto, seu TVL viu uma rápida queda após o conflito Israel-Palestina (a sede da StarWare é em Israel), mas desde então estabilizou em $30 milhões. Os principais projetos de TVL na Starknet são projetos mais antigos implantados durante a fase Beta da mainnet, como JediSwap e mySwap. Um projeto notável é Ekubo, classificado em quinto lugar em TVL, mas representando 75% do volume total de transações da Starknet. Recentemente, a UniSwap DAO aprovou uma proposta para fornecer aproximadamente $12 milhões em 3 milhões de UNI para apoiar o desenvolvimento da Ekubo em troca de 20% das ações de tokens da Ekubo.

(Source: https://defillama.com/chain/Starknet)

Manta Pacific

(Source: https://defillama.com/chain/Manta)

A Manta Pacific é uma solução zk (zero-knowledge) universal de Camada 2 lançada pela Manta, que planeia usar a Celestia como a camada de disponibilidade de dados no futuro para reduzir significativamente os custos de interação do utilizador. Desde o seu lançamento em setembro deste ano, o seu Valor Total Bloqueado (TVL) atingiu $18.59M em dois meses, com 166k endereços únicos e 2.16M transações completadas. Inicialmente, a Manta considerou adotar a solução OP Stack, mas posteriormente mudou para o CDK da Polygon, tornando-se parte do ecossistema da Polygon. Mais de 300.000 zkSBTs foram criados no website NPO da Manta, e a carteira foi instalada mais de 200.000 vezes.

(Source: https://defillama.com/chain/Manta)

Aperture Finance é uma plataforma líder em gestão de liquidez na indústria, com uma arquitetura "baseada em intenções" que permite aos utilizadores automatizar estratégias de forma abrangente. O seu projeto, ApertureSwap, é um DEX nativo na Manta, semelhante ao UniV3, que permite aos utilizadores disponibilizar liquidez concentrada, ocupando atualmente o segundo lugar com um TVL de $4.95M.

Linea

Linea é uma solução Layer 2 zkevm lançada pela ConsenSys, a empresa-mãe da MetaMask. Como uma das infraestruturas mais importantes em blockchain, a MetaMask tem 30 milhões de usuários ativos mensalmente, todos os quais poderiam potencialmente se tornar usuários da Linea. O sólido background da sua equipe fundadora, investidores e uma avaliação de $7 bilhões tornam a Linea uma solução Layer 2 muito procurada. Em menos de meio ano desde o seu lançamento, acumulou 1,68 milhões de endereços únicos e 18,36 milhões de transações.

(Source: https://defillama.com/chain/Linea?volume=true&tvl=true)

Atualmente, o TVL da Linea ultrapassou os $27M, com a SycnSwap em primeiro lugar e a Velocore em quarto lugar, ambas DEXs nativas na zkSync, migrando para a Linea.

(Source: https://defillama.com/chain/Linea?volume=true&tvl=true)

Análise Comparativa

Os dados básicos de cada Camada 2 são resumidos na seguinte tabela:


(Dados de TVL da DeFiLlama, TPS do L2Beats em 17 de novembro e outros dados dos exploradores de blockchain respetivos. Para dados intercadeia da rede principal Ethereum para várias Camadas 2, o painel de dados da Chaineye fornece comparações baseadas em dados e tempo:

(Source: https://chaineye.tools/)

Resumo

Era frequentemente dito que “protocolos gordos, aplicações finas” significava que a maior parte do valor da blockchain era capturada pela camada do protocolo, com apenas uma pequena parte na camada da aplicação. No entanto, com a melhoria contínua da infraestrutura e o surgimento de várias blockchains de Camada 2, há uma sensação de redundância de protocolo e falta de aplicações. A liquidez num mercado em baixa é limitada, e essa liquidez é ainda mais fragmentada entre diferentes Camadas 2 devido à sua corrida armamentista. Cada cadeia espera incubar aplicações inovadoras nativas, mas os momentos de avanço são raros e, muitas vezes, existem apenas forks de várias cadeias de um projeto bem-sucedido.

A emergência da FriendTech trouxe uma atenção significativa, fundos e utilizadores à cadeia Base, como se viu pelo aumento do TVL juntamente com a popularidade da FT. A Base afirmou que não emitirá a sua token, sugerindo que uma baixa proporção de utilizadores da cadeia interage por causa dos airdrops da Base, com a maioria dos utilizadores e fundos a serem atraídos pela aplicação fenomenal da FT. O impacto de uma aplicação revolucionária numa cadeia pública é evidente. Quando os utilizadores lucram com essas dApps, os fundos têm probabilidade de transbordar para outros projetos no ecossistema, beneficiando toda a cadeia pública. Além disso, a receita do protocolo da FT é muito maior do que a da cadeia pública Base, às vezes em mais de cinco vezes. Isto não só desencadeou uma tendência de SocialFi, como também nos fez reconsiderar se as aplicações de consumo se tornaram escassas devido à maturidade da infraestrutura.

As futuras aplicações não precisam girar em torno de cadeias públicas ricas em dinheiro, semelhante à explosão do DeFi no Ethereum devido à acumulação substancial de capital. Soluções maduras da Camada 2 e infraestrutura de interligação de cadeias podem atender às necessidades de transferência de fundos contínua, permitindo a busca de aplicações de qualidade. O futuro pode mudar de "aplicações finas" para "aplicações robustas".

(Source: https://defillama.com/protocol/friend.tech?fees=true&tvl=false)

É por isso que, após a explosão do FT, todas as cadeias públicas têm tentado apoiar os seus projetos SocialFi, como o TOMO da Linea e o SA do Avalanche, independentemente do seu eventual sucesso. A partir da atitude das cadeias públicas, é evidente o desejo por projetos estelares nativos.

(Fonte: https://defillama.com/chain/Base)

Para as redes Layer2, atrair e reter utilizadores, bem como manter os fundos ativos, não pode depender apenas de estratégias PUA (Pick-Up Artist) baseadas em airdrop. Tomando os dois exemplos mais maduros de redes Layer2, Optimism e Arbitrum, a sua atividade de utilizadores on-chain e os volumes de transações não diminuíram após a conclusão dos seus airdrops. Pelo contrário, tornaram-se ainda mais fortes. Cada um tem os seus projetos estrela nativos, como GMX na Arbitrum e Velo no Optimism.

Estas blockchains continuam a lançar programas de incentivo, como o projeto de incentivo a curto prazo STIP da Arbitrum e os sucessivos rounds de incentivos retroativos da Optimism. Manter a vitalidade a longo prazo de uma blockchain pública é uma tarefa altamente desafiadora e complexa. Requer um planeamento diligente e execução por parte das equipas de projeto blockchain e a participação de mais desenvolvedores e capital.

De uma perspetiva estratégica mais elevada, o que verdadeiramente destaca uma rede Camada 2 é o aspeto narrativo. Por exemplo, a promoção da narrativa "Superchain" pela Optimism e sua solução modular de código aberto, OP Stack, tem como objetivo criar uma galáxia mais deslumbrante no ecossistema da Camada 2 do Ethereum do que a Cosmos, conquistando um conjunto de apoiantes. Da mesma forma, a Polygon lançou o kit de desenvolvimento de cadeia modular zk Chain Development Kit (CDK), adotado pelo zkEVM da Polygon, Manta, Canto e outros. A Arbitrum anunciou as ferramentas de lançamento da blockchain Camada 3 Arbitrum Orbit, seguida pelo lançamento do kit de ferramentas de código aberto ZK Stack da zkSync para apoiar a construção da Camada 3. A Starknet está totalmente dedicada ao gaming em cadeia total; a Zora concentra-se em NFT e economias de rebate.

Cada cadeia está a impulsionar novas narrativas a partir de vários ângulos. À medida que as redes de Camada 2 se tornam mais estabelecidas, a própria Camada 2 tornou-se menos uma narrativa para especulação. Em resumo, a competição entre as redes de Camada 2 é sempre benéfica para os utilizadores. Ao desfrutarem da segurança da rede Ethereum, também podem beneficiar de taxas de transação mais baixas. A maturidade destas infraestruturas torna possíveis aplicações em grande escala. Vamos aguardar com expetativa o futuro da Camada 2!

Aviso legal:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de [Biteye]. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [Louis Wang]. Se houver objeções a esta reimpressão, entre em contato com oGate Learnequipa e eles vão tratar disso prontamente.
  2. Isenção de Responsabilidade: As opiniões e pontos de vista expressos neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe do Gate Learn. A menos que mencionado, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.

Comparação abrangente de dados: Quem será a estrela em ascensão da corrida da Camada 2?

Avançado1/22/2024, 9:46:32 PM
Este artigo tem como objetivo ajudar os leitores a compreender o panorama e as características da competição da Camada 2 através de uma comparação de dados on-chain.

Este ano pode ser chamado de um grande ano para a Camada 2 (principalmente referindo-se aos rollups), com quase dez redes de Camada 2 lançando suas mainnets. Em 24 de março, a era zkSync foi ao ar. A versão beta da mainnet do Polygon zkevm foi lançada em 27 de março. A Mantle anunciou o início de sua versão Alpha da mainnet em 17 de julho. A Linea foi lançada em 18 de julho, seguida pela mainnet da Base em agosto. Em 12 de setembro, a Manta lançou sua mainnet Pacific da Camada 2, e a mainnet da Scroll foi ao ar em 10 de outubro. É evidente que a Camada 2 está se desenvolvendo rapidamente, com rollups otimistas e rollups ZK, que antes pensávamos distantes, emergindo a um ritmo explosivo. É digno de nota que passou pouco mais da metade de um ano desde o airdrop do Arb.

A visão original da tecnologia Camada 2 era abordar as necessidades de escalabilidade da Ethereum, aumentando a taxa de transações enquanto depende da Ethereum para manter a descentralização e a segurança. Esta tecnologia tem como objetivo proporcionar aos utilizadores uma melhor experiência, taxas significativamente mais baixas do que a mainnet e uma redução da latência e congestão.

Este artigo tem como objetivo ajudar os leitores a compreender o cenário e as características da competição da Camada 2 através de uma comparação de dados on-chain.

Visão Geral da Camada 2

(Source: https://defillama.com/chains/Rollup)

De acordo com os dados da DeFiLlama, o valor total bloqueado (TVL) em rollups da Camada 2 é atualmente cerca de $3.4 bilhões. Arbitrum lidera o grupo com um TVL de $2.06 bilhões, representando 60.62% do mercado. Em seguida está o Optimism, que detém 21.41% da quota de mercado.

Arbitrum e Optimism têm a vantagem de pioneiros no espaço da Camada 2, sendo dois dos primeiros mainnets a serem lançados. Em conjunto, estes dois ocupam mais de 80% da quota de mercado.

Outras redes com um TVL superior a $100 milhões incluem Base e zkSync era, enquanto o TVL das restantes cadeias públicas é inferior a $100 milhões.

(Origem: https://defillama.com/chains/Rollup)

Observando com uma perspetiva de escala de tempo, desde o início deste ano, a diversidade no mercado da Camada 2 aumentou significativamente. Tomando janeiro como referência, a participação de mercado do Arbitrum tem se mantido consistentemente em torno de 60%, sem ser afetada por novatos. Enquanto isso, a participação da Optimism caiu de 32% para 21%.

Nota do autor: Existe uma diferença considerável entre os dados do DeFiLlama e os dados do L2BeatsTVL. Por exemplo, o L2Beats relata o Arbitrum em $7.52 bilhões, mais do que o triplo do relatório do DeFiLlama de $2.06 bilhões. Esta discrepância deve-se aos diferentes métodos estatísticos utilizados pelas duas plataformas. O L2Beats conta o valor de interligação, ou seja, quanto dinheiro foi transferido para a cadeia de destino; enquanto o DeFiLlama contabiliza o valor total bloqueado em vários dApps na cadeia de destino.

Para simplificar, a diferença de $5 bilhões não está a ser utilizada em qualquer dApp na Arbitrum (pode estar armazenada em carteiras) e, pelo menos, não está contabilizada nos dApps rastreados pelo DeFiLlama.

Arbitrum

(Source: https://defillama.com/chain/Arbitrum?users=false&txs=true&tvl=true)

Arbitrum atualmente tem um total acumulado de mais de 14,29 milhões de endereços únicos e realizou mais de 418,45 milhões de transações, com um TPS (transações por segundo) de 6,3. A atividade da cadeia atingiu o pico durante a distribuição de março, com transações diárias superiores a 3 milhões. Após a distribuição, a cadeia manteve um bom nível de atividade e não foi afetada pela queda do mercado deste ano.

(Source: https://defillama.com/chain/Arbitrum?users=true)

No que diz respeito ao ecossistema, Arbitrum hospeda vários projetos emblemáticos. Por exemplo, GMX, que representa 23% do Total Value Locked (TVL), o projeto nativo DEX+LaunchPad Camelot e a plataforma de jogos blockchain TreasureDAO, entre outros. Além disso, há inúmeros projetos que migraram do mainnet. O ecossistema DeFi é abrangente e inovador, contribuindo para um ecossistema geral rico. Como resultado, a retenção de usuários é bastante forte, com quase três quartos dos usuários ativos diários sendo visitantes recorrentes.

Otimismo

(Source: https://defillama.com/chain/Optimism?txs=true)

O Optimismo tem visto uma atividade significativa com 57,66 milhões de endereços únicos a executar 177 milhões de transações, atingindo uma taxa de Transação Por Segundo (TPS) de 4,6. Após a distribuição aérea em junho do ano passado, o nível de atividade da OP (token nativo do Optimismo) continuou a mostrar um crescimento robusto. O projeto bandeira nativo, Velódromo, atualmente ostenta um Total Bloqueado de Valor (TVL) de 145 milhões de dólares. A maioria do restante TVL é suportada pela Synthetix e pelos projetos DeFi do seu ecossistema, como Lyra e Thales.

(Source: https://www.theblockbeats.info/news/44039)

Após a atualização do leito de base e o lançamento do framework blockchain modular OP Stack, a Optimism claramente abriu seu próprio caminho ao propor uma visão de uma 'super cadeia'. OP Stack permite aos desenvolvedores personalizar suas próprias redes de Camada 2 selecionando e montando vários componentes como a camada de execução e a camada de Disponibilidade de Dados (DA), adaptadas às suas situações e necessidades específicas, reduzindo assim a complexidade de lançar novas blockchains. Os adotantes do OP Stack incluem Base da Coinbase, Mantle da BitDAO, opBNB da BN e Zora, que se concentra em NFTs, entre outros. As cadeias que usam o OP Stack também contribuem de alguma forma para a Optimism; por exemplo, a Base aloca uma parte de sua receita para o tesouro OP. Ao incorporar a grande visão de uma super cadeia, o OP vinculou taticamente os projetos lançados usando o OP Stack ao seu ecossistema, alcançando prosperidade mútua.

Base

(Source: https://defillama.com/chain/Base?txs=true)

Base, introduzida pela Coinbase e construída sobre a Stack OP, é uma solução de Camada 2 que atualmente conta com 2,4 milhões de utilizadores e 67 milhões de transações, com um TPS de 3,8. O foco do Base é principalmente na fenomenal dApp, FriendTech. Nos últimos 30 dias, a FriendTech gerou $5,4 milhões em taxas de protocolo, enquanto a receita do Base foi de aproximadamente $1,32 milhões. No auge da popularidade do SocialFi, a receita de protocolo da FriendTech foi a segunda apenas para Ethereum e Lido. Além da FriendTech, o projeto nativo notável do Base é Aerodrome, um fork do Velodrome no OP, atualmente com um TVL de $55,53 milhões, classificando-se em primeiro lugar.

Manto

(Source: https://explorer.mantle.xyz/)

Mantle, projetado com base na arquitetura do Optimism OVM, é uma solução de Camada 2 que adota um design modular, reduzindo significativamente o custo dos rollups através do uso do EigenDA como camada de disponibilidade de dados. A Mantle atualmente possui 820.000 endereços e processou 21 milhões de transações.

(Origem: https://defillama.com/chain/Mantle)

Entre os principais projetos na TVL da Mantle estão várias DEXs nativas, como Agni e FusionX. A Mantle conta com um forte apoio financeiro, com seu tesouro excedendo $2 bilhões em valor, incluindo mais de 220.000 ETH, dando-lhe uma vantagem no tamanho do depósito e na liquidez. Esta sólida base apoia os seus projetos na pista de LSD.

Era zkSync

(Source: https://dune.com/matter_labs/zksync-era-overview)

zkSync, desenvolvido pela equipe da MatterLabs, é um projeto líder na série zk. A versão 1.0, Lite, suportava apenas cenários de pagamento de token, enquanto a versão 2.0, a era, é uma mainnet geral compatível com EVM, com mais de 4,67 milhões de endereços únicos.
Originalmente usando o algoritmo zkSNARK, o zkSync anunciou em 17 de julho a introdução de um novo sistema de prova, Boojum, fazendo a transição de zkSNARK para zkSTARK.

(Source: https://dune.com/matter_labs/zksync-era-overview)

Após o airdrop da Arb, a era zkSync viu um entusiasmo e expectativas significativos, acumulando 4,6 milhões de endereços únicos e 165 milhões de transações em pouco mais de meio ano. O zkSync, com abstração de conta nativa sem precisar do ERC4337, viu poucos projetos líderes migrarem, como Uniswap e AAVE, proporcionando oportunidades para projetos nativos e novos como SyncSwap, Mute e Maverick, focando principalmente em DeFi.

(Origem: https://defillama.com/chain/zkSync%20Era)

Deslocar

(Source: https://blockscout.scroll.io/)

O Scroll, um projeto zkevm aclamado como o orgulho da comunidade chinesa, anunciou o lançamento da sua mainnet a 10 de outubro. Em apenas algumas semanas, o seu TVL atingiu os $17 milhões, com mais de 2 milhões de endereços a completar 4,7 milhões de transações. Antes do anúncio da mainnet, houve diversas dicas no Twitter sobre o Scroll, com muitos projetos e KOLs envolvidos, criando um ambiente altamente antecipado. Dentro de uma semana, a Layer0 anunciou suporte para a mainnet do Scroll, a Orbiter suportou a interligação USDT e USDC para o Scroll, a Carteira OKX integrou o Scroll e a NFTScan suportou a mainnet do Scroll. Durante a fase de testnet, mais de 100 projetos foram implementados no Scroll, cobrindo várias áreas. A mainnet atualmente hospeda mais de 30 projetos, semelhante ao zkSync, com um equilíbrio entre projetos multi-chain e nativos.

(Source: https://scroll.io/ecosystem)

Starknet

(Source: https://defillama.com/chain/Starknet)

Starknet, usando o método de prova zk-Stark, é uma cadeia pública de uso geral que executa o Cairo-VM em vez da compatibilidade EVM perseguida pela maioria das soluções de Camada 2. Starknet possui apenas contas AA nativas, sem o conceito de EOA, e já implantou mais de 2.9 milhões de contas. O uso do Cairo como sua linguagem de contrato, em vez da mais familiar Solidity, coloca desafios técnicos para a migração de projetos. Starknet reiniciou recentemente sua mainnet com a grande atualização do Cairo1.0, aumentando constantemente seu TVL para mais de $40 milhões. No entanto, seu TVL viu uma rápida queda após o conflito Israel-Palestina (a sede da StarWare é em Israel), mas desde então estabilizou em $30 milhões. Os principais projetos de TVL na Starknet são projetos mais antigos implantados durante a fase Beta da mainnet, como JediSwap e mySwap. Um projeto notável é Ekubo, classificado em quinto lugar em TVL, mas representando 75% do volume total de transações da Starknet. Recentemente, a UniSwap DAO aprovou uma proposta para fornecer aproximadamente $12 milhões em 3 milhões de UNI para apoiar o desenvolvimento da Ekubo em troca de 20% das ações de tokens da Ekubo.

(Source: https://defillama.com/chain/Starknet)

Manta Pacific

(Source: https://defillama.com/chain/Manta)

A Manta Pacific é uma solução zk (zero-knowledge) universal de Camada 2 lançada pela Manta, que planeia usar a Celestia como a camada de disponibilidade de dados no futuro para reduzir significativamente os custos de interação do utilizador. Desde o seu lançamento em setembro deste ano, o seu Valor Total Bloqueado (TVL) atingiu $18.59M em dois meses, com 166k endereços únicos e 2.16M transações completadas. Inicialmente, a Manta considerou adotar a solução OP Stack, mas posteriormente mudou para o CDK da Polygon, tornando-se parte do ecossistema da Polygon. Mais de 300.000 zkSBTs foram criados no website NPO da Manta, e a carteira foi instalada mais de 200.000 vezes.

(Source: https://defillama.com/chain/Manta)

Aperture Finance é uma plataforma líder em gestão de liquidez na indústria, com uma arquitetura "baseada em intenções" que permite aos utilizadores automatizar estratégias de forma abrangente. O seu projeto, ApertureSwap, é um DEX nativo na Manta, semelhante ao UniV3, que permite aos utilizadores disponibilizar liquidez concentrada, ocupando atualmente o segundo lugar com um TVL de $4.95M.

Linea

Linea é uma solução Layer 2 zkevm lançada pela ConsenSys, a empresa-mãe da MetaMask. Como uma das infraestruturas mais importantes em blockchain, a MetaMask tem 30 milhões de usuários ativos mensalmente, todos os quais poderiam potencialmente se tornar usuários da Linea. O sólido background da sua equipe fundadora, investidores e uma avaliação de $7 bilhões tornam a Linea uma solução Layer 2 muito procurada. Em menos de meio ano desde o seu lançamento, acumulou 1,68 milhões de endereços únicos e 18,36 milhões de transações.

(Source: https://defillama.com/chain/Linea?volume=true&tvl=true)

Atualmente, o TVL da Linea ultrapassou os $27M, com a SycnSwap em primeiro lugar e a Velocore em quarto lugar, ambas DEXs nativas na zkSync, migrando para a Linea.

(Source: https://defillama.com/chain/Linea?volume=true&tvl=true)

Análise Comparativa

Os dados básicos de cada Camada 2 são resumidos na seguinte tabela:


(Dados de TVL da DeFiLlama, TPS do L2Beats em 17 de novembro e outros dados dos exploradores de blockchain respetivos. Para dados intercadeia da rede principal Ethereum para várias Camadas 2, o painel de dados da Chaineye fornece comparações baseadas em dados e tempo:

(Source: https://chaineye.tools/)

Resumo

Era frequentemente dito que “protocolos gordos, aplicações finas” significava que a maior parte do valor da blockchain era capturada pela camada do protocolo, com apenas uma pequena parte na camada da aplicação. No entanto, com a melhoria contínua da infraestrutura e o surgimento de várias blockchains de Camada 2, há uma sensação de redundância de protocolo e falta de aplicações. A liquidez num mercado em baixa é limitada, e essa liquidez é ainda mais fragmentada entre diferentes Camadas 2 devido à sua corrida armamentista. Cada cadeia espera incubar aplicações inovadoras nativas, mas os momentos de avanço são raros e, muitas vezes, existem apenas forks de várias cadeias de um projeto bem-sucedido.

A emergência da FriendTech trouxe uma atenção significativa, fundos e utilizadores à cadeia Base, como se viu pelo aumento do TVL juntamente com a popularidade da FT. A Base afirmou que não emitirá a sua token, sugerindo que uma baixa proporção de utilizadores da cadeia interage por causa dos airdrops da Base, com a maioria dos utilizadores e fundos a serem atraídos pela aplicação fenomenal da FT. O impacto de uma aplicação revolucionária numa cadeia pública é evidente. Quando os utilizadores lucram com essas dApps, os fundos têm probabilidade de transbordar para outros projetos no ecossistema, beneficiando toda a cadeia pública. Além disso, a receita do protocolo da FT é muito maior do que a da cadeia pública Base, às vezes em mais de cinco vezes. Isto não só desencadeou uma tendência de SocialFi, como também nos fez reconsiderar se as aplicações de consumo se tornaram escassas devido à maturidade da infraestrutura.

As futuras aplicações não precisam girar em torno de cadeias públicas ricas em dinheiro, semelhante à explosão do DeFi no Ethereum devido à acumulação substancial de capital. Soluções maduras da Camada 2 e infraestrutura de interligação de cadeias podem atender às necessidades de transferência de fundos contínua, permitindo a busca de aplicações de qualidade. O futuro pode mudar de "aplicações finas" para "aplicações robustas".

(Source: https://defillama.com/protocol/friend.tech?fees=true&tvl=false)

É por isso que, após a explosão do FT, todas as cadeias públicas têm tentado apoiar os seus projetos SocialFi, como o TOMO da Linea e o SA do Avalanche, independentemente do seu eventual sucesso. A partir da atitude das cadeias públicas, é evidente o desejo por projetos estelares nativos.

(Fonte: https://defillama.com/chain/Base)

Para as redes Layer2, atrair e reter utilizadores, bem como manter os fundos ativos, não pode depender apenas de estratégias PUA (Pick-Up Artist) baseadas em airdrop. Tomando os dois exemplos mais maduros de redes Layer2, Optimism e Arbitrum, a sua atividade de utilizadores on-chain e os volumes de transações não diminuíram após a conclusão dos seus airdrops. Pelo contrário, tornaram-se ainda mais fortes. Cada um tem os seus projetos estrela nativos, como GMX na Arbitrum e Velo no Optimism.

Estas blockchains continuam a lançar programas de incentivo, como o projeto de incentivo a curto prazo STIP da Arbitrum e os sucessivos rounds de incentivos retroativos da Optimism. Manter a vitalidade a longo prazo de uma blockchain pública é uma tarefa altamente desafiadora e complexa. Requer um planeamento diligente e execução por parte das equipas de projeto blockchain e a participação de mais desenvolvedores e capital.

De uma perspetiva estratégica mais elevada, o que verdadeiramente destaca uma rede Camada 2 é o aspeto narrativo. Por exemplo, a promoção da narrativa "Superchain" pela Optimism e sua solução modular de código aberto, OP Stack, tem como objetivo criar uma galáxia mais deslumbrante no ecossistema da Camada 2 do Ethereum do que a Cosmos, conquistando um conjunto de apoiantes. Da mesma forma, a Polygon lançou o kit de desenvolvimento de cadeia modular zk Chain Development Kit (CDK), adotado pelo zkEVM da Polygon, Manta, Canto e outros. A Arbitrum anunciou as ferramentas de lançamento da blockchain Camada 3 Arbitrum Orbit, seguida pelo lançamento do kit de ferramentas de código aberto ZK Stack da zkSync para apoiar a construção da Camada 3. A Starknet está totalmente dedicada ao gaming em cadeia total; a Zora concentra-se em NFT e economias de rebate.

Cada cadeia está a impulsionar novas narrativas a partir de vários ângulos. À medida que as redes de Camada 2 se tornam mais estabelecidas, a própria Camada 2 tornou-se menos uma narrativa para especulação. Em resumo, a competição entre as redes de Camada 2 é sempre benéfica para os utilizadores. Ao desfrutarem da segurança da rede Ethereum, também podem beneficiar de taxas de transação mais baixas. A maturidade destas infraestruturas torna possíveis aplicações em grande escala. Vamos aguardar com expetativa o futuro da Camada 2!

Aviso legal:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de [Biteye]. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [Louis Wang]. Se houver objeções a esta reimpressão, entre em contato com oGate Learnequipa e eles vão tratar disso prontamente.
  2. Isenção de Responsabilidade: As opiniões e pontos de vista expressos neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe do Gate Learn. A menos que mencionado, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.
今すぐ始める
登録して、
$100
のボーナスを獲得しよう!