Adivinha a charada de um projeto de criptomoeda: "L2 em MEME, MEME em L2." Podes perceber de relance - é a atual camada 2 do ecossistema Ethereum, Metis, que está quente.
De acordo com os dados da L2 Beat, este projeto L2, envolvendo a mãe de Vitalik, Natalia Ameline, e a sua amiga Elena Sinelnikova, atualmente tem um TVL (Total Value Locked) superior a $500 milhões, com uma taxa de crescimento de 416%. Subiu para o top quatro na Camada 2 da Ethereum. Juntamente com o aumento do TVL, o preço do token também disparou, com um aumento de mais de 300% em 30 dias.
O que impulsiona a espiral ascensão do Metis TVL e preço do token?
Com a aproximação da "Atualização Cancun" do Ethereum no primeiro trimestre de 2024, os projetos da Camada 2 estão a entrar no radar dos investidores. Comparados com grandes redes L2 como Arbtrum e Optimism com um valor de mercado circulante de $3 bilhões, a Metis, com um valor de mercado de apenas $300 milhões, é considerada mais rentável pelos investidores. Além disso, a Metis tem a sua força única - um sequenciador descentralizado.
A arquitetura de design predominante da camada 2 existente da Ethereum envolve a terceirização das demandas computacionais dos contratos inteligentes para servidores externos, e finalmente liquidando os resultados (provas de fraude ou provas de conhecimento zero) na rede Ethereum.
Estes servidores, conhecidos como sequenciadores, recebem transações não ordenadas dos utilizadores, processam-nas fora da cadeia em lotes, geram transações ordenadas comprimidas e depois enviam-nas para o Ethereum. O sequenciador é considerado a alma da Camada 2.
Uma realidade dura é que as atuais soluções de Camada 2 mainstream, incluindo Arbitrum e Optimism, funcionam principalmente em redes com sequenciadores centralizados. A razão é simples: ter o seu próprio sequenciador centralizado é mais conveniente, amigável ao usuário e econômico.
No entanto, esta abordagem contradiz o espírito descentralizado que as criptomoedas sempre defenderam. Também introduz problemas como se o sequenciador pode agir maliciosamente, inserir transações ou causar MEV (Valor Extraível pelo Minerador).
Metis decidiu avançar no campo dos sequenciadores descentralizados. Estão prontos para testar um sequenciador PoS descentralizado na rede de testes Sepolia, com testes comunitários agendados para começar em 3 de janeiro de 2024.
Na atual tendência difícil de reverter dos sequenciadores centralizados, a Metis está liderando o lançamento de um ataque abrangente aos sequenciadores descentralizados. A questão é se essa iniciativa pode acelerar a descentralização dos sequenciadores no espaço L2, desencadeando uma nova onda de inovação.
Este artigo tem como objetivo explorar as oportunidades e desafios no futuro do espaço L2, comparando projetos no espaço L2 com base na inovação tecnológica e abordagem de desenvolvimento ecológico da Metis.
Primeiro Sequenciador POS Descentralizado: Impulso Inerente Injetado pelo Mecanismo de Incentivo de Staking
Não é exagero dizer que a questão da centralização dos sequenciadores no espaço L2 atingiu um estágio irreversível. Por um lado, a maioria das soluções L2 atualmente utiliza sequenciadores centralizados, e a atitude em relação à implementação de sequenciadores descentralizados é ambígua. Entidades como a Fundação OP e a Fundação Arbitrum utilizam sequenciadores centralizados. Embora tenham proposto soluções para sequenciadores descentralizados para acalmar as demandas da comunidade, o processo de desenvolvimento desses sequenciadores descentralizados tem sido excepcionalmente lento devido ao menor limiar e custo de operação de sequenciadores centralizados e aos substanciais lucros que geram.
Por outro lado, a urgência de implementar sequenciadores descentralizados é premente. Os sequenciadores centralizados não só contradizem a natureza descentralizada da blockchain, como também representam riscos significativos. Uma vez que ocorra uma falha ou ataque, toda a rede L2 será afetada. Além disso, os sequenciadores determinam a ordem, conteúdo e estrutura das transações empacotadas. Os sequenciadores centralizados poderiam potencialmente agir maliciosamente para maximizar suas oportunidades de arbitragem, capturar o valor MEV (Valor Minerável Extraível) ou até mesmo censurar totalmente as transações dos usuários.
Admitidamente, a natureza humana é desafiadora de mudar quando se trata de buscar lucros. Portanto, o design de sequenciadores descentralizados precisa entender tanto o mercado quanto a natureza humana. Compreender a natureza de busca por lucro e projetar soluções de acordo é uma força interna inesgotável para a operação estável e de longo prazo dos sequenciadores descentralizados.
Metis introduz uma solução sequenciadora PoS descentralizada com um mecanismo de staking, fornecendo uma combinação de suporte técnico subjacente e estruturas de incentivo.
No design da Metis, inicialmente existe um papel de administrador (Admin). Como o nome sugere, o administrador é um criador de regras responsável por definir parâmetros importantes no sistema descentralizado. Isso inclui incorporar sequenciadores qualificadores no pool de sequenciadores, definir a taxa de liberação de recompensas de bloco e muito mais.
Os sequenciadores no pool de sequenciadores são responsáveis por determinar a ordem, conteúdo e estrutura das transações empacotadas. Quando existem vários sequenciadores, são necessárias pelo menos 2/3 das assinaturas dos sequenciadores para enviar o lote empacotado ao contrato Rollup na Camada 1.
Para evitar comportamentos maliciosos por sequenciadores, também existe um papel de validador para amostrar e verificar blocos. Isso envolve verificar se a ordem das transações foi trocada e se existem transações inseridas maliciosamente, entre outras coisas.
Todo o processo pode ser comparado de forma geral a um diretor (administrador) selecionando um grupo de professores qualificados para se tornarem examinadores (sequenciadores), criando perguntas de exame e submetendo-as à escola. Com o consentimento de 2/3 das assinaturas dos professores, uma resposta padrão aceite às perguntas de exame é formada. Além disso, um professor monitor (validador) irá verificar aleatoriamente os examinadores para supervisionar se há algum comportamento indevido, como vazamento de perguntas.
Operação do sequenciador de PoS descentralizado da Metis
Este sequenciador, implementado como uma solução que envolve várias entidades, alcança verdadeira descentralização, mostrando a visão da Metis sobre as demandas do mercado e respostas oportunas. No entanto, outra questão a considerar é: o que motiva mais pessoas a participar na descentralização?
Metis fornece a resposta com o sistema de incentivo de Staking.
Primeiramente, os operadores que entram no sequenciador precisam apostar pelo menos 20.000 METIS. Uma vez no pool de sequenciadores, os sequenciadores participantes na produção de blocos receberão recompensas substanciais em tokens. O limiar de 20.000 METIS tem várias implicações positivas:
Para os validadores, eles recebem recompensas de tokens por validar blocos. Além disso, se for detetado comportamento malicioso pelos sequenciadores, uma parte dos ativos cortados dos sequenciadores é atribuída aos validadores. Isso aumenta indiretamente a motivação dos validadores para ganhar mais renda através da validação.
Em termos de atrair uma participação mais ampla, o ecossistema Metis também introduzirá alguns Staking dApps para servir aos utilizadores comuns que não têm fundos suficientes para entrar no sequenciador. Eles podem apostar os seus tokens com operadores de sequenciadores confiáveis para obter lucros. Por sua vez, os operadores de sequenciadores precisam de alocar uma parte dos seus ganhos para apoiar os seus utilizadores e atrair mais apoio de apostas.
Desta forma, está a emergir um quadro operacional de sequenciador descentralizado estável que envolve uma participação generalizada, supervisão transparente e benefícios para cada participante.
Além dos incentivos, a implementação prática da Metis do mecanismo de Staking também nos leva a aprofundar nas questões de utilidade dos tokens nativos da Camada 2. Por muito tempo, o escopo de aplicação dos tokens nativos da Camada 2 tem se mantido dentro do domínio de governança, levando muitos a questionar a necessidade dos tokens nativos da Camada 2. Como dotar os tokens nativos da Camada 2 de mais utilidade tornou-se uma questão desafiadora para muitos projetos. Ao introduzir o Staking no mecanismo de sequenciador de PoS descentralizado, a Metis não só fornece incentivos, mas também integra a utilidade do token no consenso e na segurança da rede.
Claro, este design está atualmente na fase teórica, mas em breve enfrentará a escrutínio da comunidade. Em 27 de dezembro de 2023, a Metis está programada para realizar testes descentralizados do sequenciador PoS na testnet Sepolia e iniciar testes comunitários em 3 de janeiro de 2024. Os utilizadores podem ganhar pontos através de testes de dApps, Learn to Earn e outros métodos. Diferentes níveis de pontos oferecem vários tipos de NFTs, e os utilizadores podem, em última análise, receber airdrops de testes comunitários com base em NFTs.
Metis incentiva a participação generalizada da comunidade para testar melhor a robustez da rede, identificar fraquezas e impulsionar mais melhorias na solução descentralizada de sequenciador PoS.
Claro, na acirrada competição da Camada 2, a inovação da Metis não se resume apenas ao sequenciador PoS descentralizado, os Rollups Híbridos também merecem um estudo aprofundado.
Olhando para o desenvolvimento da pista L2 nos últimos dois anos, OP aproveitou a pilha de tecnologia de código aberto e os projetos derivados floresceram em todo lugar, e o gameplay de airdrop desencadeou múltiplas rodadas de euforia na comunidade; A vantagem do ZK está em provas matemáticas mais rigorosas e maior segurança, e também tem zkSync, Projetos Starkware como Optimism e Arbitrum podem competir com Optimism e Arbitrum; outros novos projetos são quase todos derivados das soluções técnicas da série OP e série ZK. Isso inevitavelmente traz o problema da homogeneização da tecnologia de projeto L2, destacando as respectivas deficiências técnicas do OP e ZK em uma amostra mais ampla de projetos:
Origem: Metis Medium
Nos repetidos compromissos entre segurança e eficiência, as duas facções originalmente concorrentes começaram a procurar integração e a complementar-se. Os Rollups Híbridos emergiram como resultado, tornando-se gradualmente a tendência futura aos olhos de muitos profissionais da indústria. Muitos projetos embarcaram no caminho da exploração dos Rollups Híbridos com base nas suas próprias características. Por exemplo, em julho deste ano, o protocolo de stablecoin Frax Finance introduziu a rede Layer 2 Fraxchain, que é um representante típico dos Rollups Híbridos. Além disso, o protocolo de blockchain leve Mina aplicou a sua tecnologia de prova de conhecimento zero com base em MIPS zkVM a provas de fraude OP Stack.
Esta tendência de inclusão também cativou Metis. Já em março de 2023, a Metis enfatizou os Hybrid Rollups em seu roteiro divulgado publicamente.
Este mecanismo, ao manter a arquitetura Optimistic Rollup, introduz a Prova de Fraude de Conhecimento Zero (ZKFP). Comparado aos mecanismos tradicionais de prevenção de fraudes que exigem a reexecução de todas as transações, o ZKFP apenas requer a submissão de uma única prova ZK para provar o Rollup. Verificar uma única prova ZK é mais fácil, tem menor custo e é mais eficiente no tratamento e verificação de transações.
Em todo o processo de operação, após o sequenciador gerar um bloco, o proponente envia transações e estados, e então o provador lê dados de L1 para gerar blocos e programas MIPS. Após a geração da prova, o provador envia a prova para L1. Se não for enviada ou se o contrato inteligente determinar que as condições não são cumpridas, o validador iniciará um processo anti-fraude, e os tokens apostados pelo sequenciador podem estar sujeitos a penalidades.
Diagrama de operação de Rollups híbridos Metis
Em termos de ideias de implementação específicas, a Metis integrou o conjunto de instruções MIPS no design dos Hybrid Rollups.
Uma vez que o conjunto de instruções EVM introduz novos comandos e descontinua comandos antigos ao longo do tempo, esta mudança é muito desafiadora para qualquer desenvolvedor que queira construir e utilizar um conjunto de instruções padronizado, por isso a Metis optou por fazê-lo com base no MIP Otimize para formar um zkMIPS personalizado especificamente para a prova ZK. Comparado à integração tradicional de prova ZK, o zkMIPS também pode criar provas recursivas, permitindo que múltiplas provas sejam agregadas em uma unidade mais gerenciável, o que é mais eficiente e econômico.
Em julho deste ano, a Metis também anunciou a incubação do projeto zkMIPS ZKM: ZKM usa o conjunto de instruções MIPS para implementar segurança à prova de conhecimento zero (ZKP) para todas as máquinas virtuais (VMs) e aplicativos do nível de CPU, e suporta uma variedade de mecanismos de contrato inteligente blockchain. O recurso plug-and-play permite que os desenvolvedores apliquem o ZKP sem alterar a base de código, reduzindo os custos de adoção. Aproveitando a infraestrutura de segurança descentralizada do Ethereum, o ZKM pode verificar todas as transações de blockchain e não blockchain.
Certamente, a Metis compreende a importância do EVM para o desenvolvimento do ecossistema: a compatibilidade com o EVM não só atrai um grande número de desenvolvedores do ecossistema Ethereum maduros para o ecossistema Metis de forma transparente, mas também permite que os desenvolvedores se beneficiem da vasta gama de ferramentas práticas, tutoriais de desenvolvimento e infraestrutura no ecossistema Ethereum. Com base nisso, a Metis introduziu a solução Rollup para a Máquina Virtual Metis (MVM): O design da MVM é quase idêntico ao do EVM, mas com melhorias-chave, como a separação das funções de computação e armazenamento. Este design não só abre o ecossistema Metis para o vasto universo EVM, como também reduz os custos de gás e encurta o tempo de espera para retiradas.
Desta forma, a Metis não só mantém as vantagens da série OP, alcança a equivalência do EVM e fornece aos desenvolvedores um ambiente de codificação fácil, mas também promove as vantagens de finalidade e segurança da série ZK, reduzindo o tempo de finalização da transação de 7 dias para aproximadamente 4 horas e melhorando significativamente a segurança. Para os desenvolvedores, os Hybrid Rollups têm barreiras de entrada mais baixas e são mais flexíveis; para os usuários, os Hybrid Rollups são mais seguros e eficientes.
Em comparação com 2021, o estado atual da tecnologia L2 amadureceu consideravelmente, graças à inovação e ao progresso feito pelos líderes no campo. Como membro deste grupo, a Metis demonstra sua abordagem inovadora na compreensão e design de sequenciadores descentralizados e Rollups híbridos. No campo do desenvolvimento de ecossistemas, a Metis é também pioneira na resposta às necessidades dos utilizadores e programadores.
A construção da Camada 2 é como construir um shopping. A implementação gradual de questões técnicas é como montar uma estrutura de aço para o shopping, fornecendo uma garantia sólida para a prosperidade e desenvolvimento do shopping. O corpo principal da transação é o usuário, então a prosperidade do shopping depende do investimento. Assim como atrair clientes, a prosperidade da Camada 2 também é refletida em dois aspectos:
Vários projetos da Camada 2 já adquiriram experiências valiosas nesta competição pela atenção do usuário. Por exemplo, a Optimism realizou múltiplas rodadas de airdrops, atraindo atenção generalizada. Posteriormente, com a introdução dos componentes open-source OP Stack, gradualmente construiu seu universo super-cadeia. Arbitrum a bordou ativamente os principais projetos DeFi como Uniswap, Aave, Curve e 1inch, trazendo uma base significativa de usuários para o Arbitrum. BASE, um projeto da Camada 2 apoiado pela Coinbase, ganhou popularidade ao lançar a aplicação FriendTech de nível fenomenal. O fundador da Blur introduziu a rede da Camada 2 Blast, que ultrapassou um TVL de 600 milhões em apenas nove dias com seu modelo de receita nativa RWA.
Com anos de experiência na pista Camada 2, a Metis compreende as estratégias convencionais para o desenvolvimento do ecossistema. Ao aderir às estratégias básicas, concentra-se em baixas barreiras de entrada e altos retornos, expandindo continuamente o seu ecossistema tanto do ponto de vista do utilizador como do programador.
Para usuários:
Reduzir as barreiras de entrada no ecossistema é o principal objetivo de atrair usuários. Portanto, cada projeto de Camada 2 dá importância significativa ao desenvolvimento da "carteira" do ecossistema, e a Metis não é exceção. Atualmente, carteiras tradicionais como MetaMask, Trust Wallet, imToken, TokenPocket e OKX Web3 Wallet já suportam Metis. Os usuários podem interagir perfeitamente com vários dApps no ecossistema Metis sem incorrer em custos adicionais de aprendizado por meio dessas carteiras.
Reduzir o custo de participação no ecossistema pode acumular feedback positivo dos usuários. Com o design inteligente dos Rollups Híbridos, a experiência de transação no ecossistema Metis é eficiente e segura. Além disso, a Metis integrou uma solução de armazenamento descentralizada, MemoLabs, tornando suas taxas de transação dezenas de vezes mais baixas do que o Optimism e o Arbitrum. As transferências de ETH custam menos de $0.01. No entanto, no futuro, à medida que a Metis transita sua camada DA para a mainnet do ETH, as taxas de transação podem aumentar ligeiramente, mas permanecerão dentro de uma faixa acessível, e a segurança das transações será ainda mais aprimorada.
Origem: l2fees.info
As opções de participação ecológica ricas são a chave para atrair usuários a permanecerem por um longo período: Segundo dados da Estação Layer2, a Metis possui mais de 100 aplicações ecológicas, incluindo DeFi, carteiras, NFT e outros setores, bem como Aave, SushiSwap e Gate de Estrelas, que são aplicações DeFi conhecidas. Eles têm atraído um grande número de usuários para a Metis no início da entrada, e também forneceram mais jogabilidade para os usuários ecológicos da Metis.
Fonte: Twitter@Layer2_Station
O nome do projeto Metis é derivado da deusa da mitologia grega Metis, a deusa da sabedoria. Portanto, é comum encontrar projetos dentro do ecossistema Metis nomeados após deusas gregas, criando uma conexão interessante e memorável para a comunidade. Por exemplo, Maia, um otimizador de rendimento DeFi, deriva seu nome da deusa grega da fertilidade (Μαῖα), e Hera Finance, um agregador Dex, é nomeado após a deusa grega Hera (Ἥρα)...
No futuro, a Metis continuará a se concentrar na diversidade ecológica, atraindo mais projetos DeFi, GameFi, SocialFi e NFT para participar, enriquecendo ainda mais o ecossistema e proporcionando aos usuários uma experiência diversificada.
Captar a mentalidade orientada para o lucro do usuário é a chave para ganhar tráfego. As estratégias de airdrop foram um tópico amplamente discutido na comunidade L2, e a Metis realizou extensos airdrops no início de 2021. O próximo teste comunitário do sequenciador PoS descentralizado (2 de janeiro de 2024) também fornecerá recompensas substanciais para os membros da comunidade que participarem ativamente no teste.
Além dos airdrops, a Metis vincula recompensas à participação do ecossistema com o lançamento do Programa Metis Advocate. Os membros da comunidade que se alinham com a filosofia de desenvolvimento do Metis e possuem habilidades de criação de conteúdo e influência nas mídias sociais podem se candidatar ao programa, contribuindo para o desenvolvimento do Metis e recebendo recompensas correspondentes.
Em setembro de 2023, a Metis anunciou um plano de incentivo DeFi de US$ 5 milhões, o Metis Journey, para motivar participantes ativos de DeFi. Como parte desta iniciativa, 100.000 tokens METIS serão alocados para incentivar os usuários da Aave a fornecer liquidez no Metis, incluindo ETH, METIS, USDC, USDT e DAI. Tais programas de incentivo são projetados para aumentar a participação dos usuários e atrair mais usuários para o ecossistema.
Além disso, com a implementação do sequenciador PoS descentralizado, os usuários regulares podem compartilhar recompensas de mineração de bloco apostando seus tokens com o operador sequenciador.
Para os desenvolvedores, as baixas barreiras técnicas eliminam uma curva de aprendizado significativa. Ao preservar a arquitetura Optimistic Rollup, o Metis fornece equivalência EVM, permitindo uma entrada perfeita para desenvolvedores Ethereum no ecossistema.
Serviços técnicos cuidadosos ajudam os desenvolvedores a evitar armadilhas. Como muitos projetos maduros no setor de tecnologia, a Metis exibe documentação técnica abrangente, tutoriais de desenvolvimento e ferramentas relacionadas em seu site oficial. A comunidade de desenvolvedores facilita a troca técnica e aprendizado, com respostas rápidas de pessoal técnico profissional para ajudar novos desenvolvedores.
Além disso, o Metis é generoso com o apoio financeiro aos desenvolvedores. O programa Bug Bounty no site oficial, dedicado aos contratos inteligentes, oferece um sistema de recompensa eficaz a longo prazo com uma recompensa máxima de $100,000. Além disso, o Metis organiza regularmente hackathons para descobrir projetos promissores e apoiar os desenvolvedores com financiamento, tecnologia e marketing.
Esta semana, a Metis anunciou um fundo de desenvolvimento de ecossistemas de US$ 100 milhões, com 4,6 milhões de METIS alocados para apoio à mineração sequenciadora, rastreamento de fundos, implantação de novos projetos e outras iniciativas. O fundo se concentrará em projetos em DeFi, RWA, SocialFi, NFT, tecnologia cross-chain, desenvolvimento de contratos inteligentes, segurança blockchain, soluções descentralizadas de identidade e privacidade e jogos, de modo a acelerar o crescimento de seu ecossistema.
Fonte: Twitter@MetisDAO
No roteiro anunciado no início do ano, a série de atualizações Hybrid Rollup também é o foco da Metis. A equipe oficial revelou que ZKM estará disponível para todos no primeiro trimestre de 2024.
Além disso, outro marco importante para a Metis é o próximo evento de testes da comunidade do sequenciador PoS descentralizado.
A primeira fase da campanha de testes durará duas semanas (3 a 17 de janeiro de 2024) e foi projetada para incentivar os usuários a interagir com os Metis dApps implantados na testnet Sepolia:
Como o primeiro projeto a implementar um sequenciador descentralizado, os membros da comunidade que acompanham de perto o desenvolvimento de sequenciadores descentralizados têm uma grande curiosidade e expectativas para este teste comunitário. As plataformas de mídia social da Metis irão lançar mais tutoriais e detalhes de recompensas durante o evento, que também incluirá uma série de recompensas ligadas a airdrops. Os usuários interessados são encorajados a ficar atentos.
No próximo ano de 2024, a Metis irá focar no lançamento do sequenciador POS descentralizado no primeiro trimestre. No segundo trimestre, a Metis irá acelerar a implementação do Rollup Híbrido na testnet. No terceiro trimestre, a estrutura de governança de dupla camada da Metis, composta por Nó Comum + Eco, será lançada oficialmente.
Olhando para o ecossistema geral do Metis: apenas alguns dias atrás, o TVL da Metis era de cerca de US $ 240 milhões, com aproximadamente 470.000 endereços de carteira e cerca de 2.000 endereços ativos diários on-chain. No entanto, esta semana, o TVL de Metis subiu para US $ 355 milhões, mostrando o impacto positivo da realização gradual dos marcos acima mencionados em Metis. Isso também alimenta a grande imaginação da comunidade sobre o futuro de Metis.
Por um lado, a alocação de tokens para investidores e a equipe fundadora já foi totalmente desbloqueada. A monitorização das carteiras on-chain revela que as instituições começaram gradualmente a desinvestir. Comparativamente a outros projetos de Camada 2 que ainda têm uma grande parte de tokens institucionais e da equipe em reserva, a Metis é considerada um excelente alvo de investimento aos olhos de muitos líderes de opinião chave (KOLs) no espaço da Camada 2.
Por outro lado, com o lançamento do sequenciador PoS descentralizado e sob orientação do mecanismo de incentivo, não só os sequenciadores escolherão apostar 20.000 METIS para ganhar recompensas em bloco, mas os utilizadores também escolherão apostar tokens e partilhar lucros com os sequenciadores. Isso irá melhorar a utilidade do token e o Metis poderá entrar num período de desenvolvimento rápido.
Fonte da imagem: l2beat.com
No próximo ano de 2024, a Metis está prestes a alcançar vários marcos. Com o progresso acelerado do desenvolvimento de seu ecossistema, a Metis pode aproveitar a oportunidade de desafiar e juntar-se ao topo da Camada 2 (L2) ao lado dos quatro principais players (Arbitrum, Optimism, zkSync, StarkWare).
À medida que as vozes a favor de sequenciadores descentralizados aumentam e os desenvolvedores exploram os Rollups Híbridos em profundidade, é evidente que o panorama da Camada 2 está a mostrar uma tendência para a descentralização e consolidação.
Seguindo o fluxo, pode-se fazer progressos rápidos. Talvez na atual competição da Camada 2, seja essencial fazer escolhas mais inteligentes com base nas tendências, inovar continuamente com uma mentalidade inclusiva, liderar projetos para se destacar e impulsionar a indústria para um novo nível.
O nome "Metis," derivado do antigo grego (Μῆτις), representa a deusa da sabedoria na mitologia grega. O nome é uma escolha inteligente, simbolizando a posição e expectativas do projeto. Também pode implicar o layout sábio e escolhas da Metis no cenário competitivo da Camada 2:
Ao evitar sabiamente a concorrência e os conflitos internos entre OP e ZK, a Metis concentrou-se de forma perspicaz nos Rollups Híbridos. Firmemente comprometida com a descentralização, ela fornece uma garantia dupla para a operação estável de sequenciadores PoS descentralizados, tanto por meio de tecnologia quanto de mecanismos de incentivo.
Esta sabedoria estende-se ao ecossistema. Como diz o ditado, um mercado de urso é o melhor momento para construir. A construção do ecossistema da Metis tem melhorado gradualmente, desde infraestruturas até vários tipos de dApps. Com desenvolvimentos inovadores no horizonte no atual mercado em alta, a Metis está a preparar-se para receber um influxo de utilizadores e fundos.
Certamente, a Guerra L2 está apenas começando, e com a chegada de um novo mercado em alta, enfrentando as oportunidades e desafios no mercado, aguardamos com expectativa o desempenho da Metis e antecipamos o surgimento de soluções mais inovadoras no espaço L2.
Adivinha a charada de um projeto de criptomoeda: "L2 em MEME, MEME em L2." Podes perceber de relance - é a atual camada 2 do ecossistema Ethereum, Metis, que está quente.
De acordo com os dados da L2 Beat, este projeto L2, envolvendo a mãe de Vitalik, Natalia Ameline, e a sua amiga Elena Sinelnikova, atualmente tem um TVL (Total Value Locked) superior a $500 milhões, com uma taxa de crescimento de 416%. Subiu para o top quatro na Camada 2 da Ethereum. Juntamente com o aumento do TVL, o preço do token também disparou, com um aumento de mais de 300% em 30 dias.
O que impulsiona a espiral ascensão do Metis TVL e preço do token?
Com a aproximação da "Atualização Cancun" do Ethereum no primeiro trimestre de 2024, os projetos da Camada 2 estão a entrar no radar dos investidores. Comparados com grandes redes L2 como Arbtrum e Optimism com um valor de mercado circulante de $3 bilhões, a Metis, com um valor de mercado de apenas $300 milhões, é considerada mais rentável pelos investidores. Além disso, a Metis tem a sua força única - um sequenciador descentralizado.
A arquitetura de design predominante da camada 2 existente da Ethereum envolve a terceirização das demandas computacionais dos contratos inteligentes para servidores externos, e finalmente liquidando os resultados (provas de fraude ou provas de conhecimento zero) na rede Ethereum.
Estes servidores, conhecidos como sequenciadores, recebem transações não ordenadas dos utilizadores, processam-nas fora da cadeia em lotes, geram transações ordenadas comprimidas e depois enviam-nas para o Ethereum. O sequenciador é considerado a alma da Camada 2.
Uma realidade dura é que as atuais soluções de Camada 2 mainstream, incluindo Arbitrum e Optimism, funcionam principalmente em redes com sequenciadores centralizados. A razão é simples: ter o seu próprio sequenciador centralizado é mais conveniente, amigável ao usuário e econômico.
No entanto, esta abordagem contradiz o espírito descentralizado que as criptomoedas sempre defenderam. Também introduz problemas como se o sequenciador pode agir maliciosamente, inserir transações ou causar MEV (Valor Extraível pelo Minerador).
Metis decidiu avançar no campo dos sequenciadores descentralizados. Estão prontos para testar um sequenciador PoS descentralizado na rede de testes Sepolia, com testes comunitários agendados para começar em 3 de janeiro de 2024.
Na atual tendência difícil de reverter dos sequenciadores centralizados, a Metis está liderando o lançamento de um ataque abrangente aos sequenciadores descentralizados. A questão é se essa iniciativa pode acelerar a descentralização dos sequenciadores no espaço L2, desencadeando uma nova onda de inovação.
Este artigo tem como objetivo explorar as oportunidades e desafios no futuro do espaço L2, comparando projetos no espaço L2 com base na inovação tecnológica e abordagem de desenvolvimento ecológico da Metis.
Primeiro Sequenciador POS Descentralizado: Impulso Inerente Injetado pelo Mecanismo de Incentivo de Staking
Não é exagero dizer que a questão da centralização dos sequenciadores no espaço L2 atingiu um estágio irreversível. Por um lado, a maioria das soluções L2 atualmente utiliza sequenciadores centralizados, e a atitude em relação à implementação de sequenciadores descentralizados é ambígua. Entidades como a Fundação OP e a Fundação Arbitrum utilizam sequenciadores centralizados. Embora tenham proposto soluções para sequenciadores descentralizados para acalmar as demandas da comunidade, o processo de desenvolvimento desses sequenciadores descentralizados tem sido excepcionalmente lento devido ao menor limiar e custo de operação de sequenciadores centralizados e aos substanciais lucros que geram.
Por outro lado, a urgência de implementar sequenciadores descentralizados é premente. Os sequenciadores centralizados não só contradizem a natureza descentralizada da blockchain, como também representam riscos significativos. Uma vez que ocorra uma falha ou ataque, toda a rede L2 será afetada. Além disso, os sequenciadores determinam a ordem, conteúdo e estrutura das transações empacotadas. Os sequenciadores centralizados poderiam potencialmente agir maliciosamente para maximizar suas oportunidades de arbitragem, capturar o valor MEV (Valor Minerável Extraível) ou até mesmo censurar totalmente as transações dos usuários.
Admitidamente, a natureza humana é desafiadora de mudar quando se trata de buscar lucros. Portanto, o design de sequenciadores descentralizados precisa entender tanto o mercado quanto a natureza humana. Compreender a natureza de busca por lucro e projetar soluções de acordo é uma força interna inesgotável para a operação estável e de longo prazo dos sequenciadores descentralizados.
Metis introduz uma solução sequenciadora PoS descentralizada com um mecanismo de staking, fornecendo uma combinação de suporte técnico subjacente e estruturas de incentivo.
No design da Metis, inicialmente existe um papel de administrador (Admin). Como o nome sugere, o administrador é um criador de regras responsável por definir parâmetros importantes no sistema descentralizado. Isso inclui incorporar sequenciadores qualificadores no pool de sequenciadores, definir a taxa de liberação de recompensas de bloco e muito mais.
Os sequenciadores no pool de sequenciadores são responsáveis por determinar a ordem, conteúdo e estrutura das transações empacotadas. Quando existem vários sequenciadores, são necessárias pelo menos 2/3 das assinaturas dos sequenciadores para enviar o lote empacotado ao contrato Rollup na Camada 1.
Para evitar comportamentos maliciosos por sequenciadores, também existe um papel de validador para amostrar e verificar blocos. Isso envolve verificar se a ordem das transações foi trocada e se existem transações inseridas maliciosamente, entre outras coisas.
Todo o processo pode ser comparado de forma geral a um diretor (administrador) selecionando um grupo de professores qualificados para se tornarem examinadores (sequenciadores), criando perguntas de exame e submetendo-as à escola. Com o consentimento de 2/3 das assinaturas dos professores, uma resposta padrão aceite às perguntas de exame é formada. Além disso, um professor monitor (validador) irá verificar aleatoriamente os examinadores para supervisionar se há algum comportamento indevido, como vazamento de perguntas.
Operação do sequenciador de PoS descentralizado da Metis
Este sequenciador, implementado como uma solução que envolve várias entidades, alcança verdadeira descentralização, mostrando a visão da Metis sobre as demandas do mercado e respostas oportunas. No entanto, outra questão a considerar é: o que motiva mais pessoas a participar na descentralização?
Metis fornece a resposta com o sistema de incentivo de Staking.
Primeiramente, os operadores que entram no sequenciador precisam apostar pelo menos 20.000 METIS. Uma vez no pool de sequenciadores, os sequenciadores participantes na produção de blocos receberão recompensas substanciais em tokens. O limiar de 20.000 METIS tem várias implicações positivas:
Para os validadores, eles recebem recompensas de tokens por validar blocos. Além disso, se for detetado comportamento malicioso pelos sequenciadores, uma parte dos ativos cortados dos sequenciadores é atribuída aos validadores. Isso aumenta indiretamente a motivação dos validadores para ganhar mais renda através da validação.
Em termos de atrair uma participação mais ampla, o ecossistema Metis também introduzirá alguns Staking dApps para servir aos utilizadores comuns que não têm fundos suficientes para entrar no sequenciador. Eles podem apostar os seus tokens com operadores de sequenciadores confiáveis para obter lucros. Por sua vez, os operadores de sequenciadores precisam de alocar uma parte dos seus ganhos para apoiar os seus utilizadores e atrair mais apoio de apostas.
Desta forma, está a emergir um quadro operacional de sequenciador descentralizado estável que envolve uma participação generalizada, supervisão transparente e benefícios para cada participante.
Além dos incentivos, a implementação prática da Metis do mecanismo de Staking também nos leva a aprofundar nas questões de utilidade dos tokens nativos da Camada 2. Por muito tempo, o escopo de aplicação dos tokens nativos da Camada 2 tem se mantido dentro do domínio de governança, levando muitos a questionar a necessidade dos tokens nativos da Camada 2. Como dotar os tokens nativos da Camada 2 de mais utilidade tornou-se uma questão desafiadora para muitos projetos. Ao introduzir o Staking no mecanismo de sequenciador de PoS descentralizado, a Metis não só fornece incentivos, mas também integra a utilidade do token no consenso e na segurança da rede.
Claro, este design está atualmente na fase teórica, mas em breve enfrentará a escrutínio da comunidade. Em 27 de dezembro de 2023, a Metis está programada para realizar testes descentralizados do sequenciador PoS na testnet Sepolia e iniciar testes comunitários em 3 de janeiro de 2024. Os utilizadores podem ganhar pontos através de testes de dApps, Learn to Earn e outros métodos. Diferentes níveis de pontos oferecem vários tipos de NFTs, e os utilizadores podem, em última análise, receber airdrops de testes comunitários com base em NFTs.
Metis incentiva a participação generalizada da comunidade para testar melhor a robustez da rede, identificar fraquezas e impulsionar mais melhorias na solução descentralizada de sequenciador PoS.
Claro, na acirrada competição da Camada 2, a inovação da Metis não se resume apenas ao sequenciador PoS descentralizado, os Rollups Híbridos também merecem um estudo aprofundado.
Olhando para o desenvolvimento da pista L2 nos últimos dois anos, OP aproveitou a pilha de tecnologia de código aberto e os projetos derivados floresceram em todo lugar, e o gameplay de airdrop desencadeou múltiplas rodadas de euforia na comunidade; A vantagem do ZK está em provas matemáticas mais rigorosas e maior segurança, e também tem zkSync, Projetos Starkware como Optimism e Arbitrum podem competir com Optimism e Arbitrum; outros novos projetos são quase todos derivados das soluções técnicas da série OP e série ZK. Isso inevitavelmente traz o problema da homogeneização da tecnologia de projeto L2, destacando as respectivas deficiências técnicas do OP e ZK em uma amostra mais ampla de projetos:
Origem: Metis Medium
Nos repetidos compromissos entre segurança e eficiência, as duas facções originalmente concorrentes começaram a procurar integração e a complementar-se. Os Rollups Híbridos emergiram como resultado, tornando-se gradualmente a tendência futura aos olhos de muitos profissionais da indústria. Muitos projetos embarcaram no caminho da exploração dos Rollups Híbridos com base nas suas próprias características. Por exemplo, em julho deste ano, o protocolo de stablecoin Frax Finance introduziu a rede Layer 2 Fraxchain, que é um representante típico dos Rollups Híbridos. Além disso, o protocolo de blockchain leve Mina aplicou a sua tecnologia de prova de conhecimento zero com base em MIPS zkVM a provas de fraude OP Stack.
Esta tendência de inclusão também cativou Metis. Já em março de 2023, a Metis enfatizou os Hybrid Rollups em seu roteiro divulgado publicamente.
Este mecanismo, ao manter a arquitetura Optimistic Rollup, introduz a Prova de Fraude de Conhecimento Zero (ZKFP). Comparado aos mecanismos tradicionais de prevenção de fraudes que exigem a reexecução de todas as transações, o ZKFP apenas requer a submissão de uma única prova ZK para provar o Rollup. Verificar uma única prova ZK é mais fácil, tem menor custo e é mais eficiente no tratamento e verificação de transações.
Em todo o processo de operação, após o sequenciador gerar um bloco, o proponente envia transações e estados, e então o provador lê dados de L1 para gerar blocos e programas MIPS. Após a geração da prova, o provador envia a prova para L1. Se não for enviada ou se o contrato inteligente determinar que as condições não são cumpridas, o validador iniciará um processo anti-fraude, e os tokens apostados pelo sequenciador podem estar sujeitos a penalidades.
Diagrama de operação de Rollups híbridos Metis
Em termos de ideias de implementação específicas, a Metis integrou o conjunto de instruções MIPS no design dos Hybrid Rollups.
Uma vez que o conjunto de instruções EVM introduz novos comandos e descontinua comandos antigos ao longo do tempo, esta mudança é muito desafiadora para qualquer desenvolvedor que queira construir e utilizar um conjunto de instruções padronizado, por isso a Metis optou por fazê-lo com base no MIP Otimize para formar um zkMIPS personalizado especificamente para a prova ZK. Comparado à integração tradicional de prova ZK, o zkMIPS também pode criar provas recursivas, permitindo que múltiplas provas sejam agregadas em uma unidade mais gerenciável, o que é mais eficiente e econômico.
Em julho deste ano, a Metis também anunciou a incubação do projeto zkMIPS ZKM: ZKM usa o conjunto de instruções MIPS para implementar segurança à prova de conhecimento zero (ZKP) para todas as máquinas virtuais (VMs) e aplicativos do nível de CPU, e suporta uma variedade de mecanismos de contrato inteligente blockchain. O recurso plug-and-play permite que os desenvolvedores apliquem o ZKP sem alterar a base de código, reduzindo os custos de adoção. Aproveitando a infraestrutura de segurança descentralizada do Ethereum, o ZKM pode verificar todas as transações de blockchain e não blockchain.
Certamente, a Metis compreende a importância do EVM para o desenvolvimento do ecossistema: a compatibilidade com o EVM não só atrai um grande número de desenvolvedores do ecossistema Ethereum maduros para o ecossistema Metis de forma transparente, mas também permite que os desenvolvedores se beneficiem da vasta gama de ferramentas práticas, tutoriais de desenvolvimento e infraestrutura no ecossistema Ethereum. Com base nisso, a Metis introduziu a solução Rollup para a Máquina Virtual Metis (MVM): O design da MVM é quase idêntico ao do EVM, mas com melhorias-chave, como a separação das funções de computação e armazenamento. Este design não só abre o ecossistema Metis para o vasto universo EVM, como também reduz os custos de gás e encurta o tempo de espera para retiradas.
Desta forma, a Metis não só mantém as vantagens da série OP, alcança a equivalência do EVM e fornece aos desenvolvedores um ambiente de codificação fácil, mas também promove as vantagens de finalidade e segurança da série ZK, reduzindo o tempo de finalização da transação de 7 dias para aproximadamente 4 horas e melhorando significativamente a segurança. Para os desenvolvedores, os Hybrid Rollups têm barreiras de entrada mais baixas e são mais flexíveis; para os usuários, os Hybrid Rollups são mais seguros e eficientes.
Em comparação com 2021, o estado atual da tecnologia L2 amadureceu consideravelmente, graças à inovação e ao progresso feito pelos líderes no campo. Como membro deste grupo, a Metis demonstra sua abordagem inovadora na compreensão e design de sequenciadores descentralizados e Rollups híbridos. No campo do desenvolvimento de ecossistemas, a Metis é também pioneira na resposta às necessidades dos utilizadores e programadores.
A construção da Camada 2 é como construir um shopping. A implementação gradual de questões técnicas é como montar uma estrutura de aço para o shopping, fornecendo uma garantia sólida para a prosperidade e desenvolvimento do shopping. O corpo principal da transação é o usuário, então a prosperidade do shopping depende do investimento. Assim como atrair clientes, a prosperidade da Camada 2 também é refletida em dois aspectos:
Vários projetos da Camada 2 já adquiriram experiências valiosas nesta competição pela atenção do usuário. Por exemplo, a Optimism realizou múltiplas rodadas de airdrops, atraindo atenção generalizada. Posteriormente, com a introdução dos componentes open-source OP Stack, gradualmente construiu seu universo super-cadeia. Arbitrum a bordou ativamente os principais projetos DeFi como Uniswap, Aave, Curve e 1inch, trazendo uma base significativa de usuários para o Arbitrum. BASE, um projeto da Camada 2 apoiado pela Coinbase, ganhou popularidade ao lançar a aplicação FriendTech de nível fenomenal. O fundador da Blur introduziu a rede da Camada 2 Blast, que ultrapassou um TVL de 600 milhões em apenas nove dias com seu modelo de receita nativa RWA.
Com anos de experiência na pista Camada 2, a Metis compreende as estratégias convencionais para o desenvolvimento do ecossistema. Ao aderir às estratégias básicas, concentra-se em baixas barreiras de entrada e altos retornos, expandindo continuamente o seu ecossistema tanto do ponto de vista do utilizador como do programador.
Para usuários:
Reduzir as barreiras de entrada no ecossistema é o principal objetivo de atrair usuários. Portanto, cada projeto de Camada 2 dá importância significativa ao desenvolvimento da "carteira" do ecossistema, e a Metis não é exceção. Atualmente, carteiras tradicionais como MetaMask, Trust Wallet, imToken, TokenPocket e OKX Web3 Wallet já suportam Metis. Os usuários podem interagir perfeitamente com vários dApps no ecossistema Metis sem incorrer em custos adicionais de aprendizado por meio dessas carteiras.
Reduzir o custo de participação no ecossistema pode acumular feedback positivo dos usuários. Com o design inteligente dos Rollups Híbridos, a experiência de transação no ecossistema Metis é eficiente e segura. Além disso, a Metis integrou uma solução de armazenamento descentralizada, MemoLabs, tornando suas taxas de transação dezenas de vezes mais baixas do que o Optimism e o Arbitrum. As transferências de ETH custam menos de $0.01. No entanto, no futuro, à medida que a Metis transita sua camada DA para a mainnet do ETH, as taxas de transação podem aumentar ligeiramente, mas permanecerão dentro de uma faixa acessível, e a segurança das transações será ainda mais aprimorada.
Origem: l2fees.info
As opções de participação ecológica ricas são a chave para atrair usuários a permanecerem por um longo período: Segundo dados da Estação Layer2, a Metis possui mais de 100 aplicações ecológicas, incluindo DeFi, carteiras, NFT e outros setores, bem como Aave, SushiSwap e Gate de Estrelas, que são aplicações DeFi conhecidas. Eles têm atraído um grande número de usuários para a Metis no início da entrada, e também forneceram mais jogabilidade para os usuários ecológicos da Metis.
Fonte: Twitter@Layer2_Station
O nome do projeto Metis é derivado da deusa da mitologia grega Metis, a deusa da sabedoria. Portanto, é comum encontrar projetos dentro do ecossistema Metis nomeados após deusas gregas, criando uma conexão interessante e memorável para a comunidade. Por exemplo, Maia, um otimizador de rendimento DeFi, deriva seu nome da deusa grega da fertilidade (Μαῖα), e Hera Finance, um agregador Dex, é nomeado após a deusa grega Hera (Ἥρα)...
No futuro, a Metis continuará a se concentrar na diversidade ecológica, atraindo mais projetos DeFi, GameFi, SocialFi e NFT para participar, enriquecendo ainda mais o ecossistema e proporcionando aos usuários uma experiência diversificada.
Captar a mentalidade orientada para o lucro do usuário é a chave para ganhar tráfego. As estratégias de airdrop foram um tópico amplamente discutido na comunidade L2, e a Metis realizou extensos airdrops no início de 2021. O próximo teste comunitário do sequenciador PoS descentralizado (2 de janeiro de 2024) também fornecerá recompensas substanciais para os membros da comunidade que participarem ativamente no teste.
Além dos airdrops, a Metis vincula recompensas à participação do ecossistema com o lançamento do Programa Metis Advocate. Os membros da comunidade que se alinham com a filosofia de desenvolvimento do Metis e possuem habilidades de criação de conteúdo e influência nas mídias sociais podem se candidatar ao programa, contribuindo para o desenvolvimento do Metis e recebendo recompensas correspondentes.
Em setembro de 2023, a Metis anunciou um plano de incentivo DeFi de US$ 5 milhões, o Metis Journey, para motivar participantes ativos de DeFi. Como parte desta iniciativa, 100.000 tokens METIS serão alocados para incentivar os usuários da Aave a fornecer liquidez no Metis, incluindo ETH, METIS, USDC, USDT e DAI. Tais programas de incentivo são projetados para aumentar a participação dos usuários e atrair mais usuários para o ecossistema.
Além disso, com a implementação do sequenciador PoS descentralizado, os usuários regulares podem compartilhar recompensas de mineração de bloco apostando seus tokens com o operador sequenciador.
Para os desenvolvedores, as baixas barreiras técnicas eliminam uma curva de aprendizado significativa. Ao preservar a arquitetura Optimistic Rollup, o Metis fornece equivalência EVM, permitindo uma entrada perfeita para desenvolvedores Ethereum no ecossistema.
Serviços técnicos cuidadosos ajudam os desenvolvedores a evitar armadilhas. Como muitos projetos maduros no setor de tecnologia, a Metis exibe documentação técnica abrangente, tutoriais de desenvolvimento e ferramentas relacionadas em seu site oficial. A comunidade de desenvolvedores facilita a troca técnica e aprendizado, com respostas rápidas de pessoal técnico profissional para ajudar novos desenvolvedores.
Além disso, o Metis é generoso com o apoio financeiro aos desenvolvedores. O programa Bug Bounty no site oficial, dedicado aos contratos inteligentes, oferece um sistema de recompensa eficaz a longo prazo com uma recompensa máxima de $100,000. Além disso, o Metis organiza regularmente hackathons para descobrir projetos promissores e apoiar os desenvolvedores com financiamento, tecnologia e marketing.
Esta semana, a Metis anunciou um fundo de desenvolvimento de ecossistemas de US$ 100 milhões, com 4,6 milhões de METIS alocados para apoio à mineração sequenciadora, rastreamento de fundos, implantação de novos projetos e outras iniciativas. O fundo se concentrará em projetos em DeFi, RWA, SocialFi, NFT, tecnologia cross-chain, desenvolvimento de contratos inteligentes, segurança blockchain, soluções descentralizadas de identidade e privacidade e jogos, de modo a acelerar o crescimento de seu ecossistema.
Fonte: Twitter@MetisDAO
No roteiro anunciado no início do ano, a série de atualizações Hybrid Rollup também é o foco da Metis. A equipe oficial revelou que ZKM estará disponível para todos no primeiro trimestre de 2024.
Além disso, outro marco importante para a Metis é o próximo evento de testes da comunidade do sequenciador PoS descentralizado.
A primeira fase da campanha de testes durará duas semanas (3 a 17 de janeiro de 2024) e foi projetada para incentivar os usuários a interagir com os Metis dApps implantados na testnet Sepolia:
Como o primeiro projeto a implementar um sequenciador descentralizado, os membros da comunidade que acompanham de perto o desenvolvimento de sequenciadores descentralizados têm uma grande curiosidade e expectativas para este teste comunitário. As plataformas de mídia social da Metis irão lançar mais tutoriais e detalhes de recompensas durante o evento, que também incluirá uma série de recompensas ligadas a airdrops. Os usuários interessados são encorajados a ficar atentos.
No próximo ano de 2024, a Metis irá focar no lançamento do sequenciador POS descentralizado no primeiro trimestre. No segundo trimestre, a Metis irá acelerar a implementação do Rollup Híbrido na testnet. No terceiro trimestre, a estrutura de governança de dupla camada da Metis, composta por Nó Comum + Eco, será lançada oficialmente.
Olhando para o ecossistema geral do Metis: apenas alguns dias atrás, o TVL da Metis era de cerca de US $ 240 milhões, com aproximadamente 470.000 endereços de carteira e cerca de 2.000 endereços ativos diários on-chain. No entanto, esta semana, o TVL de Metis subiu para US $ 355 milhões, mostrando o impacto positivo da realização gradual dos marcos acima mencionados em Metis. Isso também alimenta a grande imaginação da comunidade sobre o futuro de Metis.
Por um lado, a alocação de tokens para investidores e a equipe fundadora já foi totalmente desbloqueada. A monitorização das carteiras on-chain revela que as instituições começaram gradualmente a desinvestir. Comparativamente a outros projetos de Camada 2 que ainda têm uma grande parte de tokens institucionais e da equipe em reserva, a Metis é considerada um excelente alvo de investimento aos olhos de muitos líderes de opinião chave (KOLs) no espaço da Camada 2.
Por outro lado, com o lançamento do sequenciador PoS descentralizado e sob orientação do mecanismo de incentivo, não só os sequenciadores escolherão apostar 20.000 METIS para ganhar recompensas em bloco, mas os utilizadores também escolherão apostar tokens e partilhar lucros com os sequenciadores. Isso irá melhorar a utilidade do token e o Metis poderá entrar num período de desenvolvimento rápido.
Fonte da imagem: l2beat.com
No próximo ano de 2024, a Metis está prestes a alcançar vários marcos. Com o progresso acelerado do desenvolvimento de seu ecossistema, a Metis pode aproveitar a oportunidade de desafiar e juntar-se ao topo da Camada 2 (L2) ao lado dos quatro principais players (Arbitrum, Optimism, zkSync, StarkWare).
À medida que as vozes a favor de sequenciadores descentralizados aumentam e os desenvolvedores exploram os Rollups Híbridos em profundidade, é evidente que o panorama da Camada 2 está a mostrar uma tendência para a descentralização e consolidação.
Seguindo o fluxo, pode-se fazer progressos rápidos. Talvez na atual competição da Camada 2, seja essencial fazer escolhas mais inteligentes com base nas tendências, inovar continuamente com uma mentalidade inclusiva, liderar projetos para se destacar e impulsionar a indústria para um novo nível.
O nome "Metis," derivado do antigo grego (Μῆτις), representa a deusa da sabedoria na mitologia grega. O nome é uma escolha inteligente, simbolizando a posição e expectativas do projeto. Também pode implicar o layout sábio e escolhas da Metis no cenário competitivo da Camada 2:
Ao evitar sabiamente a concorrência e os conflitos internos entre OP e ZK, a Metis concentrou-se de forma perspicaz nos Rollups Híbridos. Firmemente comprometida com a descentralização, ela fornece uma garantia dupla para a operação estável de sequenciadores PoS descentralizados, tanto por meio de tecnologia quanto de mecanismos de incentivo.
Esta sabedoria estende-se ao ecossistema. Como diz o ditado, um mercado de urso é o melhor momento para construir. A construção do ecossistema da Metis tem melhorado gradualmente, desde infraestruturas até vários tipos de dApps. Com desenvolvimentos inovadores no horizonte no atual mercado em alta, a Metis está a preparar-se para receber um influxo de utilizadores e fundos.
Certamente, a Guerra L2 está apenas começando, e com a chegada de um novo mercado em alta, enfrentando as oportunidades e desafios no mercado, aguardamos com expectativa o desempenho da Metis e antecipamos o surgimento de soluções mais inovadoras no espaço L2.