Título original: LD Capital: Nervos Network(CKB):UTXO same as BTC L2
A ascensão do BTC L2 é uma narrativa inegável neste ciclo de mercado. O BTC L2 inclui pelo menos dois aspectos: em primeiro lugar, soluções off-chain que não estão na cadeia principal do BTC, mas têm alguma ligação com ela, como mineração conjunta associada a algoritmos de consenso ou pontes de ativos. Em segundo lugar, a capacidade de fornecer algumas capacidades mais fortes do que a própria cadeia principal do BTC, principalmente incluindo otimização de desempenho, programabilidade e privacidade. Essas capacidades podem não ser totalmente realizadas, e diferentes projetos podem ter diferentes focos em diferentes estágios. Atualmente, a maioria das soluções BTC L2 visa alcançar a otimização de desempenho e programabilidade, fornecendo produtos de aplicação mais rápidos para enriquecer o ecossistema BTC.
Atualmente, existem várias categorias de soluções Bitcoin L2, incluindo canais de estado (por exemplo, Lightning Network), sidechains (por exemplo, Liquid, Merlin), Rollups (por exemplo, Rollkit), validação do lado do cliente (por exemplo, RGB, RGB++, Taro), etc.
De acordo com se a arquitetura subjacente é isomórfica com BTC, também pode ser dividida em dois grandes grupos:
● Acampamento UTXO: Derivativos baseados no modelo UTXO, como a Rede Nervos;
● EVM Camp: Como Merlin e B², que são atualmente projetos populares de airdrop de staking.
Este artigo apresenta principalmente as características do produto, o desenvolvimento do ecossistema e o modelo econômico de tokens da Rede Nervos L2 isomórfica BTC UTXO.
A equipa fundadora da Rede Nervos tem uma vasta experiência na indústria há muitos anos.
Chief Architect Jan Xie: Ele tem feito contribuições para o desenvolvimento dos clientes Ethereum Ruby-ethereum e pyethereum por um longo tempo, e também colaborou com o fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, no desenvolvimento da tecnologia de consenso Casper e sharding. Além disso, ele também criou a Cryptape, uma empresa envolvida no desenvolvimento de plataformas blockchain subjacentes e pesquisa de algoritmos de consenso.
Co-fundador Kevin Wang: Anteriormente trabalhou em soluções de dados empresariais no Laboratório do Vale do Silício da IBM e co-fundou a Launch School, uma escola online para engenheiros de software. Além disso, Kevin Wang é também co-fundador da Khalani, uma infraestrutura centralizada impulsionada por intenções.
Co-fundador e COO Daniel Lv: Co-fundador da carteira Ethereum imToken e ex-CTO da bolsa de criptomoedas Yunbi. Além disso, Daniel Lv organizou a comunidade Ruby China por 10 anos e co-fundou ruby-china.org.
Em agosto de 2018, a Nervos Network completou uma rodada de financiamento de 28 milhões de dólares, com a participação da Polychain Capital, Sequoia China, Wanxiang Blockchain, Blockchain Capital, entre outros. Em 16 de outubro de 2019, a Nervos Network concluiu uma ICO na Coinlist, arrecadando 72 milhões de dólares.
A Nervos Network foi lançada em novembro de 2019, adotando o mecanismo de consenso PoW e o modelo UTXO, tornando-se isomórfica ao Bitcoin. O CKB teve um desenvolvimento e acumulação significativos em segurança, estendendo as capacidades de programação, expertise técnica e ecossistema do Bitcoin desde a sua criação. Desde o seu estabelecimento, a principal direção de desenvolvimento do projeto tem sido uma cadeia pública de alto desempenho baseada em POW+UTXO, coincidindo com a atual tendência de BTC L2.
2.1 PoW: Duplicação da Taxa de Hash desde o final de 2023
A equipa da Rede Nervos acredita que, em termos de descentralização e segurança, o PoW é superior ao PoS. É extremamente difícil forjar ou reconstruir uma cadeia PoW porque requer recalcular a potência de hash para cada bloco. Portanto, o mecanismo subjacente adotado pela Rede Nervos é o PoW, que é completamente sem permissões, permitindo que os utilizadores participem na produção de blocos simplesmente comprando máquinas de mineração e eletricidade.
O algoritmo de mineração da Nervos Network é o Eaglesong, comuns em mineradores ASIC como Antminer K7, Goldshell CK6, Toddminer Como, etc. O gráfico abaixo mostra o crescimento da taxa de hash da Nervos Network. A taxa de hash do projeto sofreu um retrocesso em 2022, mas tem crescido desde o final de 2022, duplicando o crescimento desde o final de 2023, indicando um aumento do investimento em mineração.
Atualmente, os retornos de mineração para os tokens CKB são bastante favoráveis, ocupando o oitavo lugar em receitas de mineração na f2pool.
2.2 Modelo de Célula: Segurança e Escalabilidade
Cell é a estrutura mais básica na Nervos que representa uma única peça de dados. Os dados contidos em uma Cell podem assumir muitas formas, incluindo CKByte, tokens, código Javascript e até mesmo dados serializados como strings JSON. Uma vez que não existem restrições sobre os tipos de dados incluídos, os desenvolvedores têm total flexibilidade em suas escolhas.
O modelo Cell trata todos os ativos digitais (como CKB, tokens e colecionáveis digitais) como propriedade exclusiva e responsabilidade dos seus proprietários. Os ativos devem cumprir as regras do contrato inteligente ao participar em transações, mas os ativos pertencem essencialmente ao utilizador e não ao contrato inteligente. Mesmo o contrato inteligente que define o token não tem autoridade sobre o ativo. Isto significa que mesmo que um atacante encontre uma vulnerabilidade no código do contrato, ainda assim não será capaz de aceder ao ativo porque está sob o controlo do utilizador, aumentando a segurança do ativo.
Com base nisto, o modelo Cell adiciona programabilidade e suporta contratos inteligentes. Especificamente, o Cell abstrai o campo nValue em UTXO, que representa o valor do token, e divide-o em dois campos: capacidade e dados. Os dados guardam o estado e podem armazenar qualquer tipo de dados. Ao mesmo tempo, a estrutura de dados do Cell também contém dois campos: LockScript e TypeScript. O primeiro reflete principalmente a propriedade, enquanto o último pode personalizar muitas funções avançadas.
2.3 Protocolo RGB++: Extensão de Contrato e Melhoria de Desempenho
RGB++ é um protocolo de extensão baseado em RGB, que utiliza selos únicos e tecnologia de validação do lado do cliente para gerir alterações de estado e verificação de transações. Mapeia os UTXOs do Bitcoin para Células Nervos CKB através de ligação isomórfica e utiliza scripts nas cadeias CKB e Bitcoin para validar a correção da computação de estado e a eficácia das alterações de propriedade.
RGB++ aborda desafios técnicos enfrentados na implementação prática do protocolo RGB original e oferece mais possibilidades, como validação de cliente aprimorada por blockchain, dobramento de transações, estado compartilhado entre contratos não interativos e transferências não interativas.
Herdando as ideias centrais do protocolo RGB, o RGB++ adota diferentes máquinas virtuais e esquemas de validação, eliminando a necessidade de clientes autônomos RGB++. Os usuários só precisam de acesso ao Bitcoin e aos nós leves CKB para concluir todas as verificações de forma independente. O RGB++ traz extensões de contrato completas de Turing e melhorias de desempenho para o Bitcoin sem usar pontes entre blockchains, confiando em vez disso em soluções nativas de validação de cliente para garantir segurança e resistência à censura.
2.4 Protocolo Spore: Ordinais Atualizados
Em meados de março de 2024, a carteira JoyID, um projeto de ecossistema da Rede Nervos, lançou oficialmente o primeiro Mercado de Livro de Ordens Distribuído (DOB) baseado em padrões de negociação UTXO. Ele abriu negociações para o primeiro ativo DOB - Caixa de Unicórnio. Caixa de Unicórnio foi um airdrop da comunidade, com o preço de mercado atual em 71.800 CKB, representando um aumento de 200 vezes em relação ao custo inicial de cunhagem de 340 CKB.
DOB (Objeto Digital) é um ativo criptográfico emitido através do Spore, o protocolo de criação de objetos digitais na blockchain CKB. O DOB gerado pelo protocolo Spore não pode ser manipulado, está completamente armazenado na cadeia, e estabelece também uma ligação intrínseca entre conteúdo e valor.
Se o CKB for considerado uma versão aprimorada do Bitcoin, então o Spore é uma versão aprimorada dos Ordinais. Suas principais características são as seguintes:
Primeiro, suporta vários tipos de conteúdo como vídeo, áudio, texto, etc., dando aos criadores mais espaço.
Em segundo lugar, o conteúdo é completamente armazenado na cadeia e é um ativo digital completo. O NFT anterior na verdade apenas armazenava o endereço do link na cadeia, e a maior parte do conteúdo específico era armazenada fora da cadeia.
Em terceiro lugar, a geração de DOB requer a obtenção de tokens CKB como 'matéria-prima'. A quantidade de CKB cunhados determina o tamanho do espaço de armazenamento do DOB na cadeia, e queimar DOB pode recuperar o CKB ocupado. Este mecanismo garante que a posse do DOB do Spore é equivalente à ocupação de CKB, reduzindo assim a circulação de CKB dentro do ecossistema.
Quarto, sem taxas de transação. Ao criar DOB através do protocolo Spore, 1 CKB será depositado por padrão durante a criação. Quando a rede não está congestionada, 1 CKB é suficiente para pagar as taxas de mineração necessárias para mais de 7.000 transferências on-chain, portanto, a taxa de processamento pode ser dispensada em transações subsequentes. Isso pode melhorar a experiência do usuário e ajudar a adquirir novos usuários.
Em quinto lugar, pode fluir livremente entre diferentes cadeias UTXO. De acordo com o plano atual, o protocolo de emissão de ativos de camada Bitcoin RGB++ será lançado no final de março. Nessa altura, os DOBs emitidos na blockchain CKB podem ser transferidos para a rede principal do Bitcoin através do RGB++ Leap, tornando-se objetos digitais na cadeia Bitcoin.
O ecossistema da Rede Nervos começou a tomar forma, incluindo carteiras, pontes interligadas, DID, DEFI e outros projetos. No entanto, não há muitos projetos conhecidos, e ainda não apareceram produtos fenomenais.
Como BTC L2, o principal problema é melhorar o nível de aplicação do BTC, um ativo precipitado, e ativar a sua liquidez. Neste ponto, a Nervos Network também está em fase inicial.
De acordo com informações da comunidade, o protocolo RGB++ está planeado para ser lançado no final de março ou início de abril, o que trará mais jogabilidade e enriquecerá o ecossistema.
O projeto ecológico Nervape acabou de lançar uma lista branca em um snapshot, e seus DOBs lançados no início de abril também serão diretamente lançados na cadeia BTC.
A julgar pelos dados on-chain, o número de transações no protocolo aumentou, e houve uma enorme quantidade de interações no início de 2024. O número de endereços e células independentes continua a crescer, e a receita de taxas de transação na cadeia aumentará até o final de 2023. No geral, os dados na cadeia cresceram significativamente e a atividade aumentou.
5.1 Distribuição e Lançamento de Tokens
Atualmente, o número total de tokens CKB emitidos é de 44,5 bilhões, a circulação é de 43,8 bilhões e a NervosDAO tem 9,4 bilhões bloqueados.
O fornecimento inicial de tokens CKB é de 33,6 bilhões, dos quais 8,4 bilhões foram queimados. O fornecimento é de 25,2 bilhões, que foi alocado para investidores, equipes, fundos ecológicos, etc., e todos foram desbloqueados.
CKB é um token inflacionário, com a inflação proveniente de duas partes:
Em primeiro lugar, existe a inflação da mineração, toda ela é usada para recompensar os mineiros. A taxa de inflação segue a do BTC, reduzindo para metade a cada quatro anos até atingir zero. Nos primeiros quatro anos, havia uma adição anual de 4,2 bilhões, que foi reduzida para metade pela primeira vez em novembro de 2023, reduzindo a emissão para 2,1 bilhões de CKB por ano. A segunda redução para metade é esperada para novembro de 2027, reduzindo a emissão para 1,05 bilhões de CKB por ano.
Em segundo lugar, há uma emissão anual fixa de 1,344 bilhão de tokens, também conhecida como “emissão secundária”. Estes tokens serão usados para: incentivos para mineiros (renda do estado dos utilizadores que armazenam dados na cadeia); incentivos para depositantes da Nervos DAO (utilizadores que bloqueiam CKB na DAO); fundos de cofre (com base na liquidez CKB não utilizada para armazenamento de dados), com uma parte dos fundos depositados no cofre sendo queimada.
A alocação específica atual é mostrada na figura abaixo. A partir da figura, pode-se ver que há aproximadamente 5,77 bilhões de tokens CKB em emissão secundária, com 69,5% dos tokens sendo queimados, deixando aproximadamente 1,77 bilhão de tokens em circulação.
Com base neste cálculo, no próximo ano, a CKB irá adicionar aproximadamente 2,5 mil milhões de tokens, e a taxa de inflação anual será de aproximadamente 5,7%, que é uma taxa de inflação média.
5.2 NervosDAO Staking
NervosDAO tem cerca de 9,4 bilhões de tokens bloqueados, representando cerca de 21% da circulação total. O tempo médio de depósito é de cerca de 800 dias, o que é uma retenção de moeda a longo prazo. O rendimento atual do staking não é alto, apenas 2,29%, e a atratividade do staking é limitada.
De uma perspetiva histórica, durante o mercado em alta em 2021, a posição bloqueada mais alta alcançou aproximadamente 12 biliões de moedas e desde então diminuiu, com o valor mais baixo a rondar os 8 biliões de moedas. Portanto, no geral, esta parte da posição é relativamente estável. Desde o final de 2023, as novas participações aumentaram. No entanto, a julgar pela proporção de participação/volume de circulação, a tendência geral é descendente. Novos utilizadores e novos tokens não estão incluídos na participação.
Distribuição de Participações 5.3
A concentração das participações de tokens CKB é relativamente alta, com um total de 270.000 endereços a deter CKB on-chain. Entre eles, os 100 principais endereços detentores possuem 76,93% dos tokens, enquanto os 10 principais endereços detêm 54,28%. Os endereços associados à Binance detêm mais de 32% dos tokens.
Entre os 10 principais endereços de detenção, excluindo os endereços de câmbio, existem quatro endereços não identificados. Entre eles, o quarto maior endereço começou a acumular em maio de 2023 e continuou a receber transferências, sendo a última transferência em 25 de março de 2024, sem participação em staking. O quinto maior endereço foi criado em maio de 2023, com apenas uma transferência de entrada e sem participação em staking. O oitavo maior endereço foi criado em 2021, com apenas uma transferência de entrada, e todos os tokens estão staked. O nono maior endereço foi criado em 22 de março de 2024, sem participação em staking.
A Rede Nervos é uma cadeia pública homomórfica POW+UTXO lançada em 2019, agora posicionada como uma BTC L2. A equipa orgulha-se de ter uma rica experiência de desenvolvimento, e os produtos inovaram em termos de programabilidade e escalabilidade. Desde 2024, conceitos como RGB++ e DOB foram introduzidos, alinhando-se com a narrativa atual de desenvolvimento da BTC L2.
O ecossistema está nos seus primeiros estágios, com uma comunidade razoavelmente ativa. Como uma L2 BTC, o foco do ecossistema deve ser trazer mais aplicações BTC convenientes e ativar a liquidez de ativos BTC. O plano RGB++ está agendado para ser lançado no final de março e início de abril de 2024, e o projeto de ecossistema Nervape planeia emitir DOBs na cadeia BTC, esperando impulsionar o desenvolvimento de ativos na cadeia BTC.
O token CKB é um token inflacionário. Os tokens inicialmente emitidos estão em plena circulação, e a inflação ocorre anualmente, proveniente de duas fontes: em primeiro lugar, com base na inflação do POW, fornecida como recompensas aos mineiros; em segundo lugar, a partir da emissão secundária, com uma emissão fixa a cada ano, uma parte do qual entrará na reserva para ser queimada. A taxa de inflação anual geral é de aproximadamente cerca de 5,7%. Entre os dez principais endereços de utilizadores, excluindo as bolsas, a tendência geral é de entrada líquida, com novos endereços a acumular tokens CKB desde 2023, mas sem aposta.
No geral, a Rede Nervos tem uma base sólida, e as principais observações incluem mudanças no staking de tokens, progresso no desenvolvimento do ecossistema, escala e sentimento de mercado.
LD Capital — Estabelecido em 2016, a LD Capital é uma das primeiras instituições globais de investimento em blockchain. Com um portfólio de mais de 250 investimentos, eles focam na inovação disruptiva em Infra, IA, DeFi, GameFi e nos ecossistemas ETH/SOL. A LD Capital procura ativamente tornar-se o investidor líder para projetos, fornecendo serviços completos, incluindo investimento direto, fundo de ecossistema de IA e fundo distribuído para cobrir todas as áreas de investimento.
Negociação de Ciclo — A Negociação de Ciclo é um dos principais provedores de liquidez, acelerando o crescimento do projeto em todos os aspectos, incluindo provisão de liquidez, acesso à rede da plataforma, marketing estratégico e orientação estratégica de negócios. Sua equipe de quase 30 engenheiros altamente qualificados e consultores econômicos, com experiência em instituições líderes como Binance, Jump e CITIC, aproveita a experiência em macroeconomia, tendências da indústria e princípios de design de projetos para identificar empreendimentos promissores. Reforçando ainda mais o ecossistema, eles estabeleceram a Trend Research, um fundo de cobertura de criptomoeda que investe e fomenta projetos promissores.
Este artigo originalmente intitulado “LD Capital: Nervos Network(CKB):UTXO同构的BTC L2” é reproduzido de [Gatemédio]. Todos os direitos de autor pertencem ao autor original [Alfred]. Se tiver alguma objeção à reimpressão, entre em contato Gate Learnequipa, a equipa irá tratar dela o mais brevemente possível.
Aviso Legal: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. Salvo indicação em contrário, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.
Título original: LD Capital: Nervos Network(CKB):UTXO same as BTC L2
A ascensão do BTC L2 é uma narrativa inegável neste ciclo de mercado. O BTC L2 inclui pelo menos dois aspectos: em primeiro lugar, soluções off-chain que não estão na cadeia principal do BTC, mas têm alguma ligação com ela, como mineração conjunta associada a algoritmos de consenso ou pontes de ativos. Em segundo lugar, a capacidade de fornecer algumas capacidades mais fortes do que a própria cadeia principal do BTC, principalmente incluindo otimização de desempenho, programabilidade e privacidade. Essas capacidades podem não ser totalmente realizadas, e diferentes projetos podem ter diferentes focos em diferentes estágios. Atualmente, a maioria das soluções BTC L2 visa alcançar a otimização de desempenho e programabilidade, fornecendo produtos de aplicação mais rápidos para enriquecer o ecossistema BTC.
Atualmente, existem várias categorias de soluções Bitcoin L2, incluindo canais de estado (por exemplo, Lightning Network), sidechains (por exemplo, Liquid, Merlin), Rollups (por exemplo, Rollkit), validação do lado do cliente (por exemplo, RGB, RGB++, Taro), etc.
De acordo com se a arquitetura subjacente é isomórfica com BTC, também pode ser dividida em dois grandes grupos:
● Acampamento UTXO: Derivativos baseados no modelo UTXO, como a Rede Nervos;
● EVM Camp: Como Merlin e B², que são atualmente projetos populares de airdrop de staking.
Este artigo apresenta principalmente as características do produto, o desenvolvimento do ecossistema e o modelo econômico de tokens da Rede Nervos L2 isomórfica BTC UTXO.
A equipa fundadora da Rede Nervos tem uma vasta experiência na indústria há muitos anos.
Chief Architect Jan Xie: Ele tem feito contribuições para o desenvolvimento dos clientes Ethereum Ruby-ethereum e pyethereum por um longo tempo, e também colaborou com o fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, no desenvolvimento da tecnologia de consenso Casper e sharding. Além disso, ele também criou a Cryptape, uma empresa envolvida no desenvolvimento de plataformas blockchain subjacentes e pesquisa de algoritmos de consenso.
Co-fundador Kevin Wang: Anteriormente trabalhou em soluções de dados empresariais no Laboratório do Vale do Silício da IBM e co-fundou a Launch School, uma escola online para engenheiros de software. Além disso, Kevin Wang é também co-fundador da Khalani, uma infraestrutura centralizada impulsionada por intenções.
Co-fundador e COO Daniel Lv: Co-fundador da carteira Ethereum imToken e ex-CTO da bolsa de criptomoedas Yunbi. Além disso, Daniel Lv organizou a comunidade Ruby China por 10 anos e co-fundou ruby-china.org.
Em agosto de 2018, a Nervos Network completou uma rodada de financiamento de 28 milhões de dólares, com a participação da Polychain Capital, Sequoia China, Wanxiang Blockchain, Blockchain Capital, entre outros. Em 16 de outubro de 2019, a Nervos Network concluiu uma ICO na Coinlist, arrecadando 72 milhões de dólares.
A Nervos Network foi lançada em novembro de 2019, adotando o mecanismo de consenso PoW e o modelo UTXO, tornando-se isomórfica ao Bitcoin. O CKB teve um desenvolvimento e acumulação significativos em segurança, estendendo as capacidades de programação, expertise técnica e ecossistema do Bitcoin desde a sua criação. Desde o seu estabelecimento, a principal direção de desenvolvimento do projeto tem sido uma cadeia pública de alto desempenho baseada em POW+UTXO, coincidindo com a atual tendência de BTC L2.
2.1 PoW: Duplicação da Taxa de Hash desde o final de 2023
A equipa da Rede Nervos acredita que, em termos de descentralização e segurança, o PoW é superior ao PoS. É extremamente difícil forjar ou reconstruir uma cadeia PoW porque requer recalcular a potência de hash para cada bloco. Portanto, o mecanismo subjacente adotado pela Rede Nervos é o PoW, que é completamente sem permissões, permitindo que os utilizadores participem na produção de blocos simplesmente comprando máquinas de mineração e eletricidade.
O algoritmo de mineração da Nervos Network é o Eaglesong, comuns em mineradores ASIC como Antminer K7, Goldshell CK6, Toddminer Como, etc. O gráfico abaixo mostra o crescimento da taxa de hash da Nervos Network. A taxa de hash do projeto sofreu um retrocesso em 2022, mas tem crescido desde o final de 2022, duplicando o crescimento desde o final de 2023, indicando um aumento do investimento em mineração.
Atualmente, os retornos de mineração para os tokens CKB são bastante favoráveis, ocupando o oitavo lugar em receitas de mineração na f2pool.
2.2 Modelo de Célula: Segurança e Escalabilidade
Cell é a estrutura mais básica na Nervos que representa uma única peça de dados. Os dados contidos em uma Cell podem assumir muitas formas, incluindo CKByte, tokens, código Javascript e até mesmo dados serializados como strings JSON. Uma vez que não existem restrições sobre os tipos de dados incluídos, os desenvolvedores têm total flexibilidade em suas escolhas.
O modelo Cell trata todos os ativos digitais (como CKB, tokens e colecionáveis digitais) como propriedade exclusiva e responsabilidade dos seus proprietários. Os ativos devem cumprir as regras do contrato inteligente ao participar em transações, mas os ativos pertencem essencialmente ao utilizador e não ao contrato inteligente. Mesmo o contrato inteligente que define o token não tem autoridade sobre o ativo. Isto significa que mesmo que um atacante encontre uma vulnerabilidade no código do contrato, ainda assim não será capaz de aceder ao ativo porque está sob o controlo do utilizador, aumentando a segurança do ativo.
Com base nisto, o modelo Cell adiciona programabilidade e suporta contratos inteligentes. Especificamente, o Cell abstrai o campo nValue em UTXO, que representa o valor do token, e divide-o em dois campos: capacidade e dados. Os dados guardam o estado e podem armazenar qualquer tipo de dados. Ao mesmo tempo, a estrutura de dados do Cell também contém dois campos: LockScript e TypeScript. O primeiro reflete principalmente a propriedade, enquanto o último pode personalizar muitas funções avançadas.
2.3 Protocolo RGB++: Extensão de Contrato e Melhoria de Desempenho
RGB++ é um protocolo de extensão baseado em RGB, que utiliza selos únicos e tecnologia de validação do lado do cliente para gerir alterações de estado e verificação de transações. Mapeia os UTXOs do Bitcoin para Células Nervos CKB através de ligação isomórfica e utiliza scripts nas cadeias CKB e Bitcoin para validar a correção da computação de estado e a eficácia das alterações de propriedade.
RGB++ aborda desafios técnicos enfrentados na implementação prática do protocolo RGB original e oferece mais possibilidades, como validação de cliente aprimorada por blockchain, dobramento de transações, estado compartilhado entre contratos não interativos e transferências não interativas.
Herdando as ideias centrais do protocolo RGB, o RGB++ adota diferentes máquinas virtuais e esquemas de validação, eliminando a necessidade de clientes autônomos RGB++. Os usuários só precisam de acesso ao Bitcoin e aos nós leves CKB para concluir todas as verificações de forma independente. O RGB++ traz extensões de contrato completas de Turing e melhorias de desempenho para o Bitcoin sem usar pontes entre blockchains, confiando em vez disso em soluções nativas de validação de cliente para garantir segurança e resistência à censura.
2.4 Protocolo Spore: Ordinais Atualizados
Em meados de março de 2024, a carteira JoyID, um projeto de ecossistema da Rede Nervos, lançou oficialmente o primeiro Mercado de Livro de Ordens Distribuído (DOB) baseado em padrões de negociação UTXO. Ele abriu negociações para o primeiro ativo DOB - Caixa de Unicórnio. Caixa de Unicórnio foi um airdrop da comunidade, com o preço de mercado atual em 71.800 CKB, representando um aumento de 200 vezes em relação ao custo inicial de cunhagem de 340 CKB.
DOB (Objeto Digital) é um ativo criptográfico emitido através do Spore, o protocolo de criação de objetos digitais na blockchain CKB. O DOB gerado pelo protocolo Spore não pode ser manipulado, está completamente armazenado na cadeia, e estabelece também uma ligação intrínseca entre conteúdo e valor.
Se o CKB for considerado uma versão aprimorada do Bitcoin, então o Spore é uma versão aprimorada dos Ordinais. Suas principais características são as seguintes:
Primeiro, suporta vários tipos de conteúdo como vídeo, áudio, texto, etc., dando aos criadores mais espaço.
Em segundo lugar, o conteúdo é completamente armazenado na cadeia e é um ativo digital completo. O NFT anterior na verdade apenas armazenava o endereço do link na cadeia, e a maior parte do conteúdo específico era armazenada fora da cadeia.
Em terceiro lugar, a geração de DOB requer a obtenção de tokens CKB como 'matéria-prima'. A quantidade de CKB cunhados determina o tamanho do espaço de armazenamento do DOB na cadeia, e queimar DOB pode recuperar o CKB ocupado. Este mecanismo garante que a posse do DOB do Spore é equivalente à ocupação de CKB, reduzindo assim a circulação de CKB dentro do ecossistema.
Quarto, sem taxas de transação. Ao criar DOB através do protocolo Spore, 1 CKB será depositado por padrão durante a criação. Quando a rede não está congestionada, 1 CKB é suficiente para pagar as taxas de mineração necessárias para mais de 7.000 transferências on-chain, portanto, a taxa de processamento pode ser dispensada em transações subsequentes. Isso pode melhorar a experiência do usuário e ajudar a adquirir novos usuários.
Em quinto lugar, pode fluir livremente entre diferentes cadeias UTXO. De acordo com o plano atual, o protocolo de emissão de ativos de camada Bitcoin RGB++ será lançado no final de março. Nessa altura, os DOBs emitidos na blockchain CKB podem ser transferidos para a rede principal do Bitcoin através do RGB++ Leap, tornando-se objetos digitais na cadeia Bitcoin.
O ecossistema da Rede Nervos começou a tomar forma, incluindo carteiras, pontes interligadas, DID, DEFI e outros projetos. No entanto, não há muitos projetos conhecidos, e ainda não apareceram produtos fenomenais.
Como BTC L2, o principal problema é melhorar o nível de aplicação do BTC, um ativo precipitado, e ativar a sua liquidez. Neste ponto, a Nervos Network também está em fase inicial.
De acordo com informações da comunidade, o protocolo RGB++ está planeado para ser lançado no final de março ou início de abril, o que trará mais jogabilidade e enriquecerá o ecossistema.
O projeto ecológico Nervape acabou de lançar uma lista branca em um snapshot, e seus DOBs lançados no início de abril também serão diretamente lançados na cadeia BTC.
A julgar pelos dados on-chain, o número de transações no protocolo aumentou, e houve uma enorme quantidade de interações no início de 2024. O número de endereços e células independentes continua a crescer, e a receita de taxas de transação na cadeia aumentará até o final de 2023. No geral, os dados na cadeia cresceram significativamente e a atividade aumentou.
5.1 Distribuição e Lançamento de Tokens
Atualmente, o número total de tokens CKB emitidos é de 44,5 bilhões, a circulação é de 43,8 bilhões e a NervosDAO tem 9,4 bilhões bloqueados.
O fornecimento inicial de tokens CKB é de 33,6 bilhões, dos quais 8,4 bilhões foram queimados. O fornecimento é de 25,2 bilhões, que foi alocado para investidores, equipes, fundos ecológicos, etc., e todos foram desbloqueados.
CKB é um token inflacionário, com a inflação proveniente de duas partes:
Em primeiro lugar, existe a inflação da mineração, toda ela é usada para recompensar os mineiros. A taxa de inflação segue a do BTC, reduzindo para metade a cada quatro anos até atingir zero. Nos primeiros quatro anos, havia uma adição anual de 4,2 bilhões, que foi reduzida para metade pela primeira vez em novembro de 2023, reduzindo a emissão para 2,1 bilhões de CKB por ano. A segunda redução para metade é esperada para novembro de 2027, reduzindo a emissão para 1,05 bilhões de CKB por ano.
Em segundo lugar, há uma emissão anual fixa de 1,344 bilhão de tokens, também conhecida como “emissão secundária”. Estes tokens serão usados para: incentivos para mineiros (renda do estado dos utilizadores que armazenam dados na cadeia); incentivos para depositantes da Nervos DAO (utilizadores que bloqueiam CKB na DAO); fundos de cofre (com base na liquidez CKB não utilizada para armazenamento de dados), com uma parte dos fundos depositados no cofre sendo queimada.
A alocação específica atual é mostrada na figura abaixo. A partir da figura, pode-se ver que há aproximadamente 5,77 bilhões de tokens CKB em emissão secundária, com 69,5% dos tokens sendo queimados, deixando aproximadamente 1,77 bilhão de tokens em circulação.
Com base neste cálculo, no próximo ano, a CKB irá adicionar aproximadamente 2,5 mil milhões de tokens, e a taxa de inflação anual será de aproximadamente 5,7%, que é uma taxa de inflação média.
5.2 NervosDAO Staking
NervosDAO tem cerca de 9,4 bilhões de tokens bloqueados, representando cerca de 21% da circulação total. O tempo médio de depósito é de cerca de 800 dias, o que é uma retenção de moeda a longo prazo. O rendimento atual do staking não é alto, apenas 2,29%, e a atratividade do staking é limitada.
De uma perspetiva histórica, durante o mercado em alta em 2021, a posição bloqueada mais alta alcançou aproximadamente 12 biliões de moedas e desde então diminuiu, com o valor mais baixo a rondar os 8 biliões de moedas. Portanto, no geral, esta parte da posição é relativamente estável. Desde o final de 2023, as novas participações aumentaram. No entanto, a julgar pela proporção de participação/volume de circulação, a tendência geral é descendente. Novos utilizadores e novos tokens não estão incluídos na participação.
Distribuição de Participações 5.3
A concentração das participações de tokens CKB é relativamente alta, com um total de 270.000 endereços a deter CKB on-chain. Entre eles, os 100 principais endereços detentores possuem 76,93% dos tokens, enquanto os 10 principais endereços detêm 54,28%. Os endereços associados à Binance detêm mais de 32% dos tokens.
Entre os 10 principais endereços de detenção, excluindo os endereços de câmbio, existem quatro endereços não identificados. Entre eles, o quarto maior endereço começou a acumular em maio de 2023 e continuou a receber transferências, sendo a última transferência em 25 de março de 2024, sem participação em staking. O quinto maior endereço foi criado em maio de 2023, com apenas uma transferência de entrada e sem participação em staking. O oitavo maior endereço foi criado em 2021, com apenas uma transferência de entrada, e todos os tokens estão staked. O nono maior endereço foi criado em 22 de março de 2024, sem participação em staking.
A Rede Nervos é uma cadeia pública homomórfica POW+UTXO lançada em 2019, agora posicionada como uma BTC L2. A equipa orgulha-se de ter uma rica experiência de desenvolvimento, e os produtos inovaram em termos de programabilidade e escalabilidade. Desde 2024, conceitos como RGB++ e DOB foram introduzidos, alinhando-se com a narrativa atual de desenvolvimento da BTC L2.
O ecossistema está nos seus primeiros estágios, com uma comunidade razoavelmente ativa. Como uma L2 BTC, o foco do ecossistema deve ser trazer mais aplicações BTC convenientes e ativar a liquidez de ativos BTC. O plano RGB++ está agendado para ser lançado no final de março e início de abril de 2024, e o projeto de ecossistema Nervape planeia emitir DOBs na cadeia BTC, esperando impulsionar o desenvolvimento de ativos na cadeia BTC.
O token CKB é um token inflacionário. Os tokens inicialmente emitidos estão em plena circulação, e a inflação ocorre anualmente, proveniente de duas fontes: em primeiro lugar, com base na inflação do POW, fornecida como recompensas aos mineiros; em segundo lugar, a partir da emissão secundária, com uma emissão fixa a cada ano, uma parte do qual entrará na reserva para ser queimada. A taxa de inflação anual geral é de aproximadamente cerca de 5,7%. Entre os dez principais endereços de utilizadores, excluindo as bolsas, a tendência geral é de entrada líquida, com novos endereços a acumular tokens CKB desde 2023, mas sem aposta.
No geral, a Rede Nervos tem uma base sólida, e as principais observações incluem mudanças no staking de tokens, progresso no desenvolvimento do ecossistema, escala e sentimento de mercado.
LD Capital — Estabelecido em 2016, a LD Capital é uma das primeiras instituições globais de investimento em blockchain. Com um portfólio de mais de 250 investimentos, eles focam na inovação disruptiva em Infra, IA, DeFi, GameFi e nos ecossistemas ETH/SOL. A LD Capital procura ativamente tornar-se o investidor líder para projetos, fornecendo serviços completos, incluindo investimento direto, fundo de ecossistema de IA e fundo distribuído para cobrir todas as áreas de investimento.
Negociação de Ciclo — A Negociação de Ciclo é um dos principais provedores de liquidez, acelerando o crescimento do projeto em todos os aspectos, incluindo provisão de liquidez, acesso à rede da plataforma, marketing estratégico e orientação estratégica de negócios. Sua equipe de quase 30 engenheiros altamente qualificados e consultores econômicos, com experiência em instituições líderes como Binance, Jump e CITIC, aproveita a experiência em macroeconomia, tendências da indústria e princípios de design de projetos para identificar empreendimentos promissores. Reforçando ainda mais o ecossistema, eles estabeleceram a Trend Research, um fundo de cobertura de criptomoeda que investe e fomenta projetos promissores.
Este artigo originalmente intitulado “LD Capital: Nervos Network(CKB):UTXO同构的BTC L2” é reproduzido de [Gatemédio]. Todos os direitos de autor pertencem ao autor original [Alfred]. Se tiver alguma objeção à reimpressão, entre em contato Gate Learnequipa, a equipa irá tratar dela o mais brevemente possível.
Aviso Legal: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. Salvo indicação em contrário, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.