Explicação detalhada das Pilhas da rede Bitcoin Camada 2

Principiante3/20/2024, 12:07:53 AM
Este artigo apresenta como a Stacks traz contratos inteligentes para a blockchain do Bitcoin e discute o valor de investimento do token STX. A Stacks alcança a simbiose com o Bitcoin através do mecanismo de consenso POX, onde os mineiros ganham recompensas STX ao produzir blocos, e os detentores ganham recompensas BTC ao participar no Stacking. A Stacks também implementa o mecanismo sBTC, permitindo que os contratos inteligentes leiam o estado do Bitcoin e liquidem transações na cadeia do Bitcoin. Com uma vantagem de primeiro movimento, o ecossistema da Stacks abrange áreas como carteiras, NFTs, DEX, DeFi, etc., e o STX, como token nativo, detém valor de investimento a longo prazo. Com o desenvolvimento da pista L2 do Bitcoin, o ecossistema da Stacks está pronto para um crescimento significativo, demonstrando um enorme potencial.

Este artigo irá primeiro aprofundar-se em como a Stacks introduz contratos inteligentes na blockchain do Bitcoin a partir da arquitetura técnica, mecanismo de consenso e outras perspetivas. Além disso, irá explorar o valor de investimento do STX (o token nativo emitido pela Stacks) com base na análise fundamental e na avaliação de vários potenciais fatores.

Parte 1: Explicação detalhada dos Stacks de uma perspetiva técnica

Stacks é uma rede Bitcoin Camada 2 projetada para estender a funcionalidade sem modificar o Bitcoin em si, permitindo a introdução de capacidades de contrato inteligente na blockchain do Bitcoin. Isso permite que contratos inteligentes e aplicações descentralizadas (DApps) utilizem o Bitcoin como um ativo de forma confiável e liquidem transações na blockchain do Bitcoin.

O Stack tem o seu token nativo, "STX." Os mineiros na cadeia de Stacks ganham recompensas STX ao produzir blocos, enquanto os detentores de STX podem ganhar recompensas BTC ao participar no processo de Stack. Ambas as partes alavancam o mecanismo de consenso POX para fornecer colaborativamente segurança à blockchain Stacks com base na blockchain Bitcoin.

Como é que o Stacks implementa contratos inteligentes no Bitcoin?

Em termos simples, Stacks apresenta um novo algoritmo de consenso chamado Stacking. O algoritmo de consenso Stacking emprega um mecanismo chamado Prova de Transferência (POX), que garante que os blocos Stacks não sejam afetados por forks, alcançando 100% de finalidade do Bitcoin e herdando toda a segurança do Bitcoin.

Ao mesmo tempo, a Clarity, uma linguagem de programação de contratos inteligentes projetada especificamente para a blockchain Stacks, pode ler o estado da cadeia principal do Bitcoin. Isso permite que os contratos inteligentes na camada Stacks também leiam o estado do Bitcoin e possam ser acionados por transações padrão do Bitcoin. Isso permite ainda que as transações sejam liquidadas na cadeia do Bitcoin de forma confiável, verificando todos os registros de contratos inteligentes e transações, como transações do Bitcoin.

A Stacks também desenha de forma inovadora um mecanismo de ancoragem descentralizado do Bitcoin chamado sBTC, que está indexado 1:1 com BTC. O objetivo é permitir a escrita no blockchain do Bitcoin em contratos inteligentes de forma confiável, desbloqueando bilhões de dólares em ativos de BTC.

A seguir, vamos aprofundar esses princípios técnicos em detalhe.

Mecanismo de Consenso: Prova de Transferência (POX)

A Prova de Transferência (PoX) é um mecanismo de consenso blockchain inovador que permite que os Stacks liquidem transações no Bitcoin, estabelecendo uma relação simbiótica com o Bitcoin. Esta relação única permite a extensão do Bitcoin sem modificar o próprio Bitcoin.

No mecanismo de consenso PoX, existem dois tipos de participantes: mineiros da Stacks e • • • Stackers (STX stakers). Todo o processo PoX pode ser dividido em dois mecanismos principais: mineiros da Stacks produzem blocos (ou seja, mineração) e Stackers assinam e verificam transações (validação da blockchain). Neste mecanismo:

• Mineiros de Stacks: Gaste BTC para ganhar oportunidades de mineração na cadeia de Stacks, recebendo assim recompensas de tokens STX recém-cunhados, taxas de transação STX na cadeia de Stacks e taxas de contrato.

Stackers: Os detentores de STX participam no mecanismo de consenso PoX ao assinarem e verificarem a validade dos blocos de Stacks, determinando se incluem o bloco na cadeia de Stacks e recebendo uma parte da oferta de BTC pelos mineiros como recompensa. Este processo de participação é chamado de "Stacking".

Então, como é que o mecanismo de consenso PoX garante que os blocos Stacks não são afetados por forks e alcançam uma finalidade de 100% do Bitcoin? Em seguida, descreveremos o processo geral de os mineiros produzirem blocos, os Stackers assinarem e verificarem transações e interagirem com a blockchain do Bitcoin usando um exemplo.


A interação entre a cadeia Stacks e a cadeia Bitcoin.


Produção de blocos da cadeia de Stacks e processo on-chain, fonte:Stacks

Como mostrado no diagrama acima, o princípio geral é mais ou menos o seguinte:

  1. Cada bloco Bitcoin corresponde a um novo mandato de mineiro Stacks, durante o qual um único mineiro Stacks é responsável por produzir todos os blocos Stacks.
  2. Durante o mandato do mineiro de Stacks A, um usuário inicia uma transação, que é transmitida para a mempool. O mineiro de Stacks A adiciona esta transação ao bloco de Stacks "A4" e depois envia o bloco para os Stackers para verificação de assinatura. Quando 70% dos signatários de Stackers verificam sua validade e chegam a um consenso, o bloco é adicionado à cadeia de Stacks.
  3. A seguir, um novo mineiro Stacks B envia uma transação de confirmação de bloco para a cadeia Bitcoin. Esta transação envia BTC para o endereço da pool de recompensas para todos os Stackers no período de staking STX atual. Simultaneamente, o script Bitcoin OP_RETURN nesta transação inclui o hash do bloco de índice do mineiro Stacks A, desencadeando uma mudança no mandato do mineiro Stacks. O “hash do bloco de índice” aqui é um valor de hash reconhecido pela cadeia Stacks de todos os hashes de transações Bitcoin previamente aceitas, bem como o valor de hash do bloco Stacks em si, ancorando a história da cadeia Stacks à do blockchain Bitcoin.
  4. Em seguida, o minerador B da Stacks, tendo submetido a transação BTC de acordo com as regras e ganhado a próxima qualificação de mineração de acordo com o algoritmo de criptografia, desencadeia uma transação 'TenureChange-BlockFound', que é monitorada pelos mineradores A, B e Stackers.
  5. A seguir, os Stackers iniciam transações de mudança de mandato na cadeia Stacks. Os Stackers determinam que o "bloco A6" é o último bloco produzido pelo minerador A da Stacks e, em seguida, o minerador B da Stacks construirá seu próprio bloco em cima do bloco A6. Este marca o início do mandato do minerador B da Stacks.
  6. O processo de alteração de titularidade do mineiro de Stacks B para o mineiro de Stacks C irá repetir o processo semelhante descrito acima.

A partir do processo acima, podemos compreender o seguinte:

  1. Alcançar blocos rápidos: A produção de blocos de cadeia de blocos do Stacks é de aproximadamente 5 segundos por bloco após a atualização do Stacks Nakamoto. Isso é alcançado separando a produção de blocos do minerador da ordenação criptográfica (seleção aleatória de mineradores). Os mandatos do minerador da cadeia de Stacks estão ancorados 1:1 com os blocos do Bitcoin, e cada minerador da Stacks pode produzir vários blocos da Stacks.
  2. Alcançar 100% de finalidade do Bitcoin:
  3. A finalidade das transações da cadeia Stacks é obtida após dois blocos Bitcoin na blockchain do Bitcoin. No exemplo acima, quando o mandato do mineiro C chega, o mineiro C submeterá uma transação de bloco-compromisso à cadeia Bitcoin, que incluirá o hash do bloco índice do primeiro bloco B1 do mineiro B. Este valor de hash contém, na realidade, as informações de status de todos os blocos Stacks durante o mandato do mineiro A. Uma vez que o bloco A4 no mandato do mineiro A contém a transação do utilizador tx, pode-se ver que esta transação durante o mandato do mineiro A é registada na cadeia Bitcoin com a transação de bloco-compromisso do mineiro C.
  4. Os forks são permitidos dentro de seis blocos de liquidação na cadeia do Bitcoin, e a cadeia global Stacks fará fork com a cadeia do Bitcoin. A partir do exemplo acima, sabemos que as transações da cadeia Stacks se enquadram em dois tipos, aquelas dependentes de transações do Bitcoin e transações internas. Se o Bitcoin fizer fork, as transações internas não são afetadas. As transações dependentes de transações do Bitcoin são realizadas lendo o estado do Bitcoin e são afetadas pelas transações de fork do Bitcoin, mas seguirão a finalidade do Bitcoin e farão fork como o fork do Bitcoin.
  5. Quase não há forks em transações internas da cadeia Stacks. Na cadeia Stacks, os mineradores são responsáveis apenas pela produção de blocos, e se o bloco produzido pode ser adicionado à cadeia Stacks é determinado pelas assinaturas dos Stackers. Portanto, quase não há garfos na cadeia Stacks. (Nota: A razão pela qual se diz aqui que "quase" não há garfos é que quando mais de 31% dos Stackers se recusam a assinar, pode haver um garfo. Nesses casos, a solução do Stacks é chamada de "bênção do empilhador". No entanto, tais situações são extremamente raras, e este artigo não entrará em mais detalhes.)
  6. Alcançar o estabelecimento de transações da cadeia de Stacks na cadeia do Bitcoin. Como visto no exemplo acima, os mineiros da cadeia de Stacks empacotam transações de usuários em blocos de Stacks, e então os Stackers assinam e confirmam a adição do bloco à cadeia de Stacks. Quando o próximo bloco chega na cadeia do Bitcoin, a cadeia de Stacks passa por uma mudança de mandato, com o novo mineiro de Stacks continuando a produzir blocos de Stacks. Durante a mudança de mandato, o novo mineiro de Stacks submete o status da transação da cadeia de Stacks à cadeia do Bitcoin, alcançando assim o estabelecimento das transações da cadeia de Stacks na cadeia do Bitcoin.

Algoritmo de Consenso: Stacking

Manter e bloquear STX por um ou mais ciclos para apoiar a segurança e o consenso da rede Stacks e receber BTC como recompensa é chamado de "Stacking".

A principal diferença entre o Empilhamento do Stacks e o Stake do ETH é que no stake do Ethereum, os nós validadores podem enfrentar penalidades, incluindo cortes ou confisco de tokens ETH em stake, por comportamento malicioso ou tempo de inatividade da rede. No entanto, o Empilhamento do Stacks não tem essa funcionalidade.

Mineiros de Pilhas e Empilhadores

Na cadeia Stacks, mineiros e Stackers são participantes essenciais no “Stacking,” e desempenham um papel crucial na manutenção da segurança da rede. Eles são totalmente descentralizados, e qualquer pessoa pode tornar-se mineiro ou Stacker. Após a atualização da versão Nakamoto, os mineiros determinam o conteúdo dos blocos, enquanto os Stackers decidem se os blocos são incluídos na cadeia. Esta relação colaborativa entre mineiros e Stackers permite que a cadeia Stacks atinja tempos de bloco rápidos e 100% de finalidade do Bitcoin.


Visão geral do comportamento dos mineiros e Stackers

Como é que os mineiros obtêm oportunidades de mineração?

Os mineiros obtêm oportunidades de mineração ao gastar BTC, e os mineiros vencedores são selecionados através de uma função aleatória verificável (VRF), com a probabilidade proporcional à quantidade de BTC gasta. Após a atualização da versão Nakamoto, a "probabilidade de classificação" será introduzida para mitigar o impacto da "resistência MEV do mineiro de Bitcoin" e promover oportunidades de mineração mais justas.

Os mineiros recebem recompensas de três fontes: recompensas de mineração em STX, taxas de contrato Clarity e taxas de transação de Stacks.

Entre eles, as recompensas de mineração seguem um cronograma fixo: 1000 STX por bloco nos primeiros 4 anos, reduzindo pela metade a cada quatro anos até atingir 125

STX por bloco, que será lançado indefinidamente.

As taxas do contrato de clareza e as taxas de transação flutuam com o uso da rede.

Resistência ao MEV do minerador de Bitcoin: Alguns mineradores de Bitcoin também operam como mineradores de Stacks. Eles podem rever transações de "block-commits" submetidas por outros mineradores de Stacks à blockchain do Bitcoin e depois excluir esses outros mineradores de Stacks de seus blocos de Bitcoin. Quando as recompensas de bloco do STX são suficientemente atrativas e o custo para os mineradores de Stacks vencedores é extremamente baixo, eles podem ganhar oportunidades de mineração dos mineradores de Stacks. Após a atualização da versão Nakamoto, Stacks mudou o algoritmo de classificação para garantir que os mineradores de Bitcoin não tenham vantagem como mineradores de Stacks e eles devem gastar BTC competitivos para ter uma chance de ganhar STX.

Como é que os Stackers recebem recompensas BTC?

Os stackers referem-se aos participantes na cadeia Stacks que detêm e bloqueiam STX por um ou mais ciclos como stakers.

  1. Ciclo de Recompensa: Este é fixado em 2.100 blocos de Bitcoin, aproximadamente a cada 15 dias. Durante cada ciclo de recompensa, os mineradores transferem fundos para um conjunto de endereços de Stacker designados durante a fase de preparação do ciclo para receber recompensas. Cada endereço de recompensa recebe Bitcoin apenas uma vez por ciclo de recompensa dos mineradores.
  2. Elegibilidade para Participar nos Ciclos de Recompensa:
  3. Participar antes do início de um ciclo de recompensa. Uma vez que um ciclo de recompensa começa, os Stackers só podem escolher participar no próximo ciclo.
  4. Especifique o número de ciclos em que deseja participar, com um mínimo de um ciclo e um máximo de 12 ciclos (25,200 blocos de Bitcoin ou aproximadamente 7 meses).
  5. Fornecer endereços de Bitcoin suportados para receber recompensas.
  6. Aposte a quantidade mínima de tokens STX para garantir um slot de recompensa ou junte-se a outros para alcançar a quantidade mínima.
  7. Receba recompensas num endereço BTC num dos seguintes dois formatos:
  8. Legado (P2PKH), começando com “1.”
  9. Testemunha segregada / Segwit (P2SH), começando com “3.”
  10. Atualmente, o formato “Native Segwit” (começando com “bc1”) não é suportado.
  11. A quantidade mínima de staking de tokens STX é um valor dinâmico ajustado com base na participação para definir o limite de recompensa.
  12. Cada ciclo de recompensa pode transferir fundos de mineradores para um máximo de 4.000 endereços de Bitcoin, de modo que o limiar de participação é de 0,025% do fornecimento de liquidez de STX (1/4.000). No entanto, se a taxa de participação for inferior a 100%, o pool de recompensas pode aceitar um valor de aposta menor de STX.

Como escolher a melhor estratégia de empilhamento para recompensas máximas?

Existem principalmente duas maneiras de participar do Stacking: executando o Stacking de forma independente ou juntando-se a um pool de Stacking. Os pools de Stacking são ainda divididos em opções custodiais e não custodiais. A escolha depende da experiência cripto de cada um e da quantidade de STX disponível. Aqui está uma análise das diferenças:

Executar o Empilhamento de forma independente: Requer o cumprimento de uma quantidade mínima dinâmica de STX (atualmente cerca de 100.000 STX no momento da escrita, que aumenta com o crescimento do fornecimento de liquidez STX).

Correr o Empilhamento de forma independente permite evitar a necessidade de confiar em terceiros e receber recompensas diretamente dos mineiros.

Participar num Pool de Stacking: Se o requisito mínimo não for cumprido, ainda é possível participar ao aderir a um Pool de Stacking. Os Pools de Stacking são normalmente operados por terceiros independentes que combinam as quantidades de STX dos participantes para apostar em seu nome, distribuindo depois as recompensas proporcionalmente (menos quaisquer taxas possíveis) a cada participante. Os Pools de Stacking estão divididos em opções custodiais e não custodiais.

Pool de Custódia: Exemplos incluem OKX ou Binance. Os participantes precisam enviar os seus tokens STX para os operadores do pool, que depois executam o Stacking com as suas carteiras. As recompensas são pagas para o endereço de BTC especificado pelo participante ou em STX ou outras moedas.

Pool Não-Custodial: O pool nunca acede diretamente aos STX de alguém, mas os participantes precisam de "delegar" os seus STX ao pool. É necessária confiança na capacidade destes pools de pagar recompensas. Os STX podem ser retirados do pool a qualquer momento, mas os fundos permanecem bloqueados até que o ciclo de Stacking selecionado termine.

Embora executar o Stacking de forma independente permita evitar a necessidade de confiar em terceiros e receber recompensas diretamente dos mineiros, a exigência mínima de quantidade de STX para cada ciclo pode aumentar, afetando as recompensas obtidas. Portanto, mesmo que o requisito mínimo seja atendido, juntar-se a um pool de Stacking ainda pode ser a solução ideal para maximizar as recompensas. Para entender o impacto do aumento dinâmico da quantidade mínima de STX nas recompensas, pode-se consultareste artigo. A escolha do canal de Stacking pode ser obtida a partir doSite oficial da Stacks.Vários dados e estatísticas de Stacking podem ser visualizados em Clube de Empilhamento.

Linguagem de programação: Clarity

Clarity é uma linguagem de programação de contratos inteligentes projetada especificamente para a blockchain Stacks. É uma linguagem determinável, otimizada para previsibilidade e segurança, tirando lições das vulnerabilidades comuns do Solidity para evitar problemas semelhantes. Uma das principais vantagens do Clarity é a ancoragem de contratos inteligentes na blockchain do Bitcoin, permitindo que os contratos inteligentes operem com base no estado da blockchain do Bitcoin.

Principais características da Clarity:

Determinável: A clareza permite a análise estática completa de todo o gráfico de chamadas de contratos inteligentes. Pode determinar o que um programa fará apenas a partir do seu código, incluindo a análise dos custos de tempo de execução e uso de dados, permitindo a previsão de ações e despesas.

Sem Compilação Necessária: Ao contrário do Solidity, o Clarity é uma linguagem interpretada e não necessita de compilação. Isso melhora a legibilidade do código-fonte do contrato e evita as complexidades introduzidas pelos compiladores e potenciais vulnerabilidades de contrato decorrentes de erros ao nível do compilador.

Visibilidade do Estado do Bitcoin: Os contratos inteligentes de clareza fornecem provas integradas de SPV do Bitcoin, facilitando a leitura do estado da blockchain do Bitcoin. Isso significa que os contratos inteligentes podem desencadear certa lógica com base em transações de Bitcoin.

SPV (Verificação Simples de Pagamento) é o processo de verificar a validade da transação no ambiente do cliente leve do Bitcoin.

Read aquipara aprender mais.

A clareza tem muitas outras vantagens, tais como a proibição da reentrância, a prevenção de overflow e underflow, a imposição do tratamento de resposta e a fixação de pós-condições às transações (permitindo o rollback da transação), que coletivamente ajudam a prevenir muitas vulnerabilidades comuns nos contratos inteligentes.

Para saber mais sobre como a Clarity previne vulnerabilidades de contratos inteligentes, o artigo " Detetando 8 ‘Clarity’ Vulnerabilidades Perigosas em Contratos Inteligentesconcentra-se em apresentar algumas das vulnerabilidades mais comuns dos contratos inteligentes e como o Clarity as aborda.

Claro, a atual Clarity, devido à sua natureza não compilável, não tem um desempenho tão bom em termos de desempenho em tempo de execução quanto os contratos inteligentes compiláveis. No entanto, com a atualização da versão Nakamoto, o Clarity Wasm resolverá esse problema. Ao compilar contratos inteligentes Clarity em Wasm, a velocidade de execução do contrato melhorará significativamente, e a compatibilidade também será grandemente aprimorada.

Diferença entre linguagens compiladas e interpretadas: As linguagens compiladas e interpretadas interpretam o código fonte, mas os seus métodos de operação diferem, levando a diferenças na eficiência. As linguagens compiladas compilam todo o código fonte em linguagem de máquina antecipadamente, executando o código inteiro como um todo, o que é altamente eficiente. As linguagens interpretadas interpretam o código fonte linha por linha em linguagem de máquina apenas quando as declarações correspondentes são executadas, resultando em menos eficiência à medida que o código é executado.

Em resumo, como uma linguagem de programação inovadora que segue o Solidity, o Clarity realmente aborda algumas das deficiências do Solidity. No entanto, como uma linguagem de programação de contratos inteligentes para o blockchain do Bitcoin, a contribuição mais significativa do Clarity está na integração das provas de SPV do Bitcoin, permitindo a legibilidade do estado do Bitcoin no blockchain Stacks. Isso também significa que os contratos inteligentes no blockchain Stacks podem ser acionados por transações de Bitcoin, alcançando a programabilidade do blockchain do Bitcoin em sua rede de Camada 2, Stacks.

Mecanismo de pino descentralizado do Bitcoin: sBTC

sBTC é um token descentralizado vinculado a ativos BTC, operado por um grupo de participantes dinâmicos, descentralizados e sem permissões. Esses participantes recebem incentivos econômicos através do mecanismo de consenso POX da Stacks para executar corretamente a operação de vinculação. Se a Stacks alcançar a integração de contratos inteligentes na blockchain do Bitcoin através de uma série de tecnologias inovadoras, então o sBTC vinculado ao BTC numa proporção de 1:1 é construído sobre essa base, desbloqueando os ativos BTC como ativos produtivos programáveis (geração de lucro), permitindo a entrada do Bitcoin no espaço DeFi.

Usando este mecanismo de fixação, os contratos inteligentes podem utilizar o Bitcoin como um ativo de moeda em Stacks para várias transações DeFi, tais como empréstimos, stablecoins BTC e mais. Enquanto o wBTC (ativos Bitcoin envolvidos na Ethereum) também pode facilitar estas funcionalidades DeFi, o wBTC é emitido por instituições centralizadas, com provas de reserva de BTC menos transparentes e requer taxas adicionais de 'envolvimento'. Em contraste, o mecanismo de fixação sBTC opera de forma descentralizada sem a necessidade de confiança, com o seu processo de cunhagem registado nos scripts da blockchain do Bitcoin e sem a necessidade de taxas adicionais de 'envolvimento', conferindo ao mecanismo de fixação sBTC uma vantagem competitiva.

Como funciona o sBTC?

Em termos simples, sBTC é um token na blockchain Stacks. Semelhante a outros tokens ERC20 do Ethereum, é definido com base no padrão de token homogêneo sip-010 na Stacks e é emitido por um contrato inteligente Clarity. A cunhagem e queima de tokens sBTC são implementadas pelo protocolo sBTC.

Quando um utilizador pretende utilizar BTC na cadeia Stacks: O utilizador cria uma transação de depósito na cadeia Bitcoin transferindo BTC para um endereço de carteira multi-assinatura. Esta transação de depósito notifica o protocolo sBTC do montante de BTC depositado e do endereço sBTC de receção do utilizador em Stacks. Posteriormente, o protocolo sBTC emite uma quantidade equivalente de tokens sBTC numa proporção de 1:1 e envia-os para o endereço de receção do utilizador.

Quando um usuário deseja retirar seus ativos BTC: Eles criam uma transação de retirada na cadeia Bitcoin. Esta transação de retirada notifica o protocolo sBTC da quantidade de sBTC a ser retirada, os endereços de Stacks dos quais retirar e o endereço BTC para receber o BTC retirado. O protocolo sBTC então queima a quantidade especificada de sBTC dos endereços de Stacks fornecidos e envia uma quantidade equivalente de BTC para o endereço BTC especificado para completar a retirada.

Neste processo, o conjunto atual de Stackers no ciclo atual precisa fornecer assinaturas para que a transação de saque de BTC seja cumprida. Se mais de 70% dos Stackers fornecerem assinaturas, a operação de saque pode ser executada, e os Stackers receberão recompensas em BTC de acordo. O conjunto de Stackers que assinam muda dinamicamente em cada ciclo de Stacking.


Processo de Depósito e Levantamento

Quão seguro é sBTC?

No processo mencionado, o depósito e levantamento de ativos são validados pelos "Stackers" de cada ciclo. Quando mais de 70% dos Stackers assinam a transação, o protocolo executa a operação, significando que pelo menos 30% dos validadores são honestos, garantindo a segurança dos ativos. Atualmente, os Stackers são compostos por uma mistura de instituições confiáveis (como Figment, Copper, Blockdaemon, Luxor, etc.), pools de Stacking (como OKX, Binance, Coinbase, Xverse, etc.) e operadores individuais de nós. Essa combinação de signatários mistos garante a segurança e descentralização da rede Stacks.

Além disso, uma vez que o sBTC opera na cadeia de Stacks, herda todas as propriedades da cadeia de Stacks, como as suas características de segurança de transação sendo as mesmas que as transações de Bitcoin, e assim por diante. No entanto, mover BTC para qualquer camada ou cadeia fora da cadeia de Bitcoin introduzirá complexidade adicional e pressupostos de segurança. Existem riscos potenciais associados ao sBTC:

Se os Stackers excederem 70%, teoricamente poderiam roubar BTC do ciclo atual. No entanto, economicamente, isso é irracional, pois perderiam mais capital STX do que o valor de sBTC que ganhariam. Além disso, alcançar a colusão de mais de 70% dos Stackers, desde que a composição do Stacking seja suficientemente descentralizada, é altamente improvável. Portanto, isso permanece uma possibilidade teórica.

Os mineiros de Bitcoin poderiam tentar rever as operações de empilhamento num ataque remoto de 51% e tentar roubar Bitcoin do script/carteira Bitcoin. No entanto, uma vez que a cadeia Bitcoin nunca passou com sucesso por um ataque de 51%, isso permanece também uma possibilidade teórica por agora.

Embora o contrato sBTC seja escrito na linguagem Clarity, que pode evitar algumas vulnerabilidades do contrato ao nível da linguagem de programação, ainda pode haver riscos desconhecidos que exigem uma análise de segurança rigorosa para mitigar.

Melhor desempenho e expansão de funcionalidades: Sub-redes


Stacks alcança escalabilidade através de sub-redes e diferentes VMs.

Embora Stacks tenha otimizado a velocidade do bloco de 10 minutos para 5 segundos após a atualização Nakamoto, certos casos de uso podem exigir baixa latência, alto débito e volumes de transações explosivos (por exemplo, criação de NFTs, jogos) em termos de desempenho.

As sub-redes são projetadas para melhorar a escalabilidade do Stacks, melhorando o desempenho de sua rede ao custo da redução da descentralização na camada de execução. No entanto, as transações ainda podem ser liquidadas na blockchain do Bitcoin através do Stacks. As sub-redes são usadas para execução, não para armazenamento de ativos. Com sub-redes de alto desempenho, os desenvolvedores e usuários podem optar por alta taxa de transferência quando necessário e, em seguida, retirar seus ativos para a camada principal do Stacks conforme necessário. As sub-redes podem suportar contratos inteligentes em diferentes linguagens de programação. Como mostrado no diagrama, uma sub-rede pode suportar o Clarity VM, enquanto outra sub-rede pode suportar a linguagem Solidity do Ethereum e compatibilidade com a EVM.

O conceito de sub-redes no Stacks é semelhante ao das sub-redes em outras cadeias públicas (como as sub-redes da Avalanche), com a diferença chave sendo que as aplicações nas sub-redes do Stacks beneficiam da finalidade e segurança do Bitcoin.

Para resumir:

Através de uma série de mecanismos inovadores como POX, Stacking e Clarity, a Stacks implementou uma “Bitcoin Layer”, utilizando a blockchain do Bitcoin como uma camada de liquidação fundamental segura e a Stacks como uma extensão da Camada 2 para o BTC. Isso permite que contratos inteligentes sejam aplicados na cadeia do Bitcoin. Enquanto isso, o sBTC, como um token na cadeia Stacks, está vinculado 1:1 ao BTC, desbloqueando o BTC L2 DeFi. Isso facilita a negociação de ativos com BTC e libera liquidez.

Parte 2: Explorando o valor de investimento do STX

A parte anterior detalhou como o Stacks funciona como uma rede Bitcoin de Camada 2, permitindo contratos inteligentes BTC e desbloqueando BTC L2 DeFi. Então, onde se posiciona o Stacks no altamente antecipado setor Bitcoin L2 neste mercado em alta? Qual é o potencial de investimento do token nativo do Stacks, “STX”?

Informação Fundamental

Primeiro, liste os vários aspectos de Pilhas em várias dimensões fundamentais, incluindo tecnologia, economia de tokens, comunidade, adoção do ecossistema, dados on-chain e competição de mercado.

Vantagens técnicas

  1. Soluções Técnicas Líderes: Do ponto de vista dos atributos ideais do contrato inteligente do Bitcoin, utilizando o BTC como ativo nativo, liquidando na cadeia do Bitcoin e coexistindo com a cadeia do Bitcoin (dependência funcional), não há dúvida de que a tecnologia da Stacks está numa posição líder.
  2. Reservas Técnicas Suficientes: Ao observar todo o roteiro da Stacks, pode-se ver que a Stacks atravessou mercados de touros e ursos. Mesmo durante mercados de ursos, a equipe da Stacks tem construído consistentemente. A Stacks foi lançada pela primeira vez no 4º trimestre de 2018 e passou por várias versões de atualizações, focando consistentemente na construção dentro do ecossistema do Bitcoin. Seu entendimento da tecnologia Bitcoin e as reservas técnicas relacionadas também estão em uma posição de liderança.
  3. Documentação Técnica Abrangente: A documentação técnica detalhada pode ser encontrada no Website oficial da Stacks, Documentação do Stacks, e Stacks GitHub. Estes materiais não podem ser estabelecidos num curto período de tempo e requerem tempo acumulado. A partir destes materiais acumulados, pode ser visto que o Stacks tem um processo de governança comunitária completo, desde conceitos técnicos até a proposta através das Propostas de Melhoria do Stacks (SIP), seguido por discussão da comunidade, desenvolvimento e implementação. Esta é também a base do desenvolvimento do ecossistema do Stacks.

Globalmente, no espaço Camada 2 do Bitcoin, a Stacks tem uma vantagem de pioneira. Em comparação, muitos protocolos estão apenas começando a construir no campo BTC Camada 2, enquanto a Stacks está numa posição de liderança em termos tanto da maturidade das suas soluções técnicas como das suas capacidades de desenvolvimento técnico.


Roadmap do Stacks

Antecedentes da equipe

Atualmente, Stacks é composto por várias entidades independentes, desenvolvedores e membros da comunidade. Juntos trabalham para desenvolver a blockchain do Bitcoin.

  1. Hiro: Concentra-se em fornecer e manter ferramentas de desenvolvimento dentro do ecossistema Stacks.
  2. Fundação Stacks: Apoia o desenvolvimento do ecossistema Stacks através de governança, pesquisa, educação e financiamento.
  3. Tecnologias Daemon: Concentra-se em apoiar a mineração e staking do Stacks, bem como negócios no mercado asiático.
  4. Secret Key Labs: Especializa-se em fornecer carteiras Bitcoin que podem participar diretamente no Stacking, como XVerse.

Membros-chave da equipa

  1. Brittany Laughlin, A Presidente da Fundação Stacks e sócia fundadora da Lattice Ventures, fornece capital inicial e oportunidades de networking para empreendedores que servem indústrias desatendidas. Anteriormente, ela atuou como Diretora Geral na Union Square Ventures e trabalhou na 3x Entrepreneur. Formou-se na Universidade de Nova Iorque com um diploma em Marketing e Negócios Internacionais.
  2. Ryan Shea, Co-fundador da Stacks, formado pela Universidade de Princeton e investidor em criptomoedas, biotecnologia e tecnologia avançada.
  3. Muneeb Ali, Co-fundador da Stacks, possui um Ph.D. pela Universidade de Princeton e também é o CEO da Trust Machines. Ele é uma figura-chave no livro de George Gilder “Life After Google” e atua como consultor técnico para a série de televisão da HBO “Silicon Valley.”

A equipa Stacks não é uma única empresa; antes, pode ser vista como uma organização de equipas descentralizadas. Esta organização está dedicada a construir em cima do Bitcoin, com entidades como Hiro focadas em construir ferramentas para desenvolvedores, a Fundação Stacks a promover o desenvolvimento do ecossistema, e a XVerse especializada em carteiras Bitcoin. Além disso, como co-fundador da Stacks, Muneeb Ali é muito ativo no Twitter, envolvendo-se ativamente em discussões comunitárias e advogando pelo desenvolvimento da Stacks.

Situação de Financiamento

Stacks foi lançado inicialmente em 2013 no Departamento de Ciência da Computação de Princeton. Mais tarde, em 2017, arrecadou $47 milhões através de uma ICO para a emissão de tokens STX, e em 2019, tornou-se a primeira empresa de criptomoeda a obter a qualificação da SEC, arrecadando mais $23 milhões através das ofertas Reg A e Reg S nos Estados Unidos. Atualmente, de acordo com CryptoRankDados, a Stacks arrecadou um total de $95 milhões em financiamento. Muitos dos seus investidores vêm de empresas de VC bem conhecidas no espaço criptográfico, como IOSG, Blockchain Capital, HashKey Capital e outros.


ICO/Pré-venda, origem:cryptorank


Rondas de financiamento, fonte:cryptorank

Tokenomics:

A Stacks emitiu um total de 1,32 biliões de tokens STX no bloco genesis. Estes tokens foram distribuídos através de várias ICOs realizadas em 2017 e 2019. O preço dos tokens STX emitidos em 2017 foi de $0,12, enquanto os emitidos na oferta Reg S em 2019 foram fixados em $0,25, e a oferta em conformidade com a SEC em 2019 foi fixada em $0,30.

A oferta futura projetada de tokens STX deverá atingir aproximadamente 1,818 bilhão até 2050. Após a liberação dos tokens a partir do bloco gênesis, a emissão de tokens é realizada por meio de mineração, com uma taxa de inflação flutuante, para mitigar a inflação. Atualmente, de acordo com CoinMarketCapdados, o fornecimento circulante de STX atingiu 1,45 bilhões.


Desagregação dos tokens no bloco genesis do Stacks, proveniente do Whitepaper Stacks 2.0:

Estatísticas atuais do token (Dados do CoinMarketCap):

• Fornecimento em circulação: 1,45 bilhões

• Fornecimento máximo: 1.82 bilhão

• Capitalização de mercado: $4.41 bilhões

• Valorização Total Diluída (FDV): $5.54 biliões

• Rácio de Cap de Mercado/FDV: 0.79

Ecologia e Comunidade

De acordo com dados on-chain da DefiLlama, o valor total bloqueado (TVL) em Stacks e seu ecossistema é quase $150 milhões. À medida que as soluções Layer 2 do BTC continuam a ganhar atenção, o ecossistema Stacks também está prosperando, com projetos abrangendo várias áreas de cripto, incluindo carteiras, NFTs, DEXs, DeFi, bem como identidade, nomes de domínio e muito mais. Aqui está uma breve introdução a alguns dos projetos populares atuais.

  1. Alex: Um protocolo Bitcoin DeFi construído na cadeia Stacks, incluindo AMM, BRC-20 DEX, Launchpad, pontes entre cadeias e muito mais.
  2. StakingDAO: Um protocolo de stake de liquidez projetado para melhorar a eficiência de capital para os stakers de tokens STX. Através do StakingDAO, os usuários apostam tokens STX no protocolo para ganhar stSTX como recompensa, permitindo-lhes obter rendimentos em Bitcoin, enquanto também podem usar stSTX em outras aplicações DeFi da Stacks.
  3. Protocolo Zest: Uma plataforma de empréstimo descentralizada baseada em Bitcoin. Os usuários podem obter retornos ao depositar Bitcoin em pools de rendimento ou pedir emprestado contra suas holdings de Bitcoin no pool de empréstimos.
  4. Protocolo Uwu: Um protocolo de empréstimo construído na cadeia Stacks com base na stablecoin UWU Cash, composto principalmente por dois componentes principais: UWU Cash e tokens xUWU.

Para mais projetos ecológicos Stacks, você pode ver aqui.


Classificação de TVL do O protocolo Classificação de TVL dentro do ecossistema, obtida deDefillama.

Atualmente, de acordo com TwitterScoredados, Stacks desfruta de grande popularidade dentro da comunidade cripto do Twitter, com muitos seguidores influentes.


Origem:TwitterScore

Explorar o valor de STX

valor a longo prazo

Avaliar se um token tem potencial de investimento, de uma perspetiva fundamental, requer pelo menos três aspectos principais:

  1. Inovação Técnica: A Chave para o Progresso
  2. Efeito de roda voadora do Token: Impressão de dinheiro, Airdrops, Alto rendimento, Staking
  3. Contar Histórias: O Poder da Narrativa

Quanto mais inovadora for a tecnologia, mais forte será a sua capacidade de contar histórias. A inovação tecnológica da Stacks atende às propriedades ideais dos contratos inteligentes do Bitcoin, equilibrando de forma inteligente a eficiência e a segurança.

Alcançar o efeito de roda livre do token requer incentivar os usuários a manter os tokens através da receita do projeto, staking ou outros mecanismos. Por exemplo, airdrops e altos rendimentos criam um efeito de roda livre para os tokens no ecossistema Ethereum. Para Stacks, o efeito de roda livre pode advir de dois aspectos: primeiro, utilizando o mecanismo de Empilhamento para ganhar recompensas BTC bloqueando STX para assinatura de consenso; segundo, emitindo tokens semelhantes aos padrões ERC20, como sBTC, que está vinculado ao BTC, desbloqueando oportunidades DeFi para o BTC. Atualmente, muitos projetos do ecossistema Stacks são baseados em Bitcoin e constroem protocolos DeFi.

A narração dá vida à tecnologia e aos tokens, inspirando a imaginação e a crença, criando assim uma comunidade forte e envolvida. Stacks já é composto por entidades descentralizadas e comunidades que têm avançado coletivamente na narrativa do Stacks, formando uma base sólida para a comunidade do Stacks. Além disso, elementos como a aprovação de ETFs BTC spot, halving do BTC, upgrade Nakamoto do Stacks e aumento da concorrência no BTC Camada 2 contribuem para a narrativa.

Apenas a narrativa pode impulsionar o desenvolvimento do token, mas sem inovação tecnológica, a narrativa é apenas uma bolha. Quando combinada com inovação tecnológica e o efeito de flywheel do token, as narrativas podem sustentar preços elevados do token por períodos mais longos. Com base na análise detalhada acima, acreditamos que Stacks atende plenamente aos três aspectos da avaliação do potencial de investimento. Pode-se dizer que Stacks, como líder no espaço BTC L2, e seu token nativo STX, têm valor de investimento a longo prazo. Além disso, a longo prazo, o preço do STX subirá com cada ponto quente narrativo até que a temporada BTC L2 chegue.

Correlação com os movimentos de preço do BTC

Os incentivos econômicos da cadeia de Stacks estão intimamente relacionados ao Bitcoin. Os mineiros competem pela oportunidade de minerar STX fazendo lances com BTC, enquanto os detentores de STX ganham recompensas em BTC com base na proporção de STX que apostam. Portanto, os preços do BTC e do STX devem estar positivamente correlacionados, o que significa que o preço do STX aumentará juntamente com o preço do BTC. O gráfico de tendência de preços comparativos abaixo também ilustra aproximadamente este ponto.


Tendências de preços do BTC e STX, fonte:coinmarketcap

Estimativas de preço futuro

Se compararmos as Pilhas da Camada 2 do BTC com o Otimismo da Camada 2 do Ethereum, com base nos preços atuais, o valor de mercado do Otimismo é estimado em menos de 1% do valor de mercado do ETH. Portanto, se as Pilhas representassem 1% do valor de mercado atual do BTC, o preço da STX seria de aproximadamente $9.7, indicando um aumento de mais de três vezes em relação ao preço atual.

Claro, este preço é apenas uma estimativa, e há muitos fatores que podem influenciar os preços dos tokens. Estamos apenas considerando isso de uma perspectiva convencional e não fornecendo nenhum conselho de investimento.

Resumir

Com a aprovação do Bitcoin ETF e o Bitcoin atingindo novas máximas históricas, existem grandes expectativas para o setor Bitcoin Camada 2 ver potencialmente aumentos de dez vezes ou cem vezes neste atual mercado em alta. Stacks, como líder no campo do Bitcoin Camada 2, possui um enorme potencial e promessa de desenvolvimento. Embora o preço do STX já tenha aumentado 413,68% em comparação com o ano passado, acreditamos que o Stacks ainda está em seus estágios iniciais, e a verdadeira explosão pode ocorrer quando a temporada do Bitcoin Camada 2 chegar. Quando a temporada do Bitcoin Camada 2 chegar, podemos esperar uma explosão significativa no ecossistema Stacks, com um foco particular em projetos com Total Value Locked (TVL) em crescimento rápido.

Referências:

  1. Documentos Técnicos do Stacks

https://docs.stacks.co/stacks-101/whitepapers

  1. SIP007: Consenso de Empilhamento

https://github.com/stacksgov/sips/blob/main/sips/sip-007/sip-007-stacking-consensus.md

  1. Escolher a estratégia de Stacking certa

https://www.stacks.co/blog/stacking-strategy-how-to

4.Clarity Camp

https://clarity-lang.org/universe#camp

5. Clareza de Espírito

https://book.clarity-lang.org/title-page.html

6. Preparando o sBTC para o tempo nobre da DeFi

https://forum.stacks.org/t/making-sbtc-ready-for-defi-prime-time/14421

7.O Guia Definitivo das Pilhas de Nakamoto

https://stacksfoundation.notion.site/The-Ultimate-Stacks-Nakamoto-Guide-7360bc316dcb49e6a03699342f0523be#2acf6dd00b8046f7a6beb2cd5ca868ca

8.Sub-redes

https://github.com/hirosystems/stacks-subnets

  1. Relatório em profundidade de Primeira Classe: Interpretação abrangente das características do Stacks, status ecológico e economia de tokens

https://www.stackschina.com/news/toudengcang-in-depth-analysis-of-stacks-report

10.RootData-Stacks

https://www.rootdata.com/zh/Projects/detail/Stacks?k=MTM%3D

11.Cryptorank-Stacks

https://cryptorank.io/ico/blockstack?page=1

Declaração:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de [marsbit], título original "Mars Research Report: Detailed explanation of Bitcoin Layer 2 network Stacks - exploring the investment value of STX", os direitos autorais pertencem ao autor original [cat boss (@catboss_s)], se tiver alguma objeção à reimpressão, entre em contato Equipa de Aprendizagem da Gate, a equipa irá tratar disso o mais rápido possível de acordo com os procedimentos relevantes.

  2. Aviso legal: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.

  3. Outras versões do artigo em outros idiomas são traduzidas pela equipe Gate Learn, não mencionadas em Gate, o artigo traduzido não pode ser reproduzido, distribuído ou plagiado.

Explicação detalhada das Pilhas da rede Bitcoin Camada 2

Principiante3/20/2024, 12:07:53 AM
Este artigo apresenta como a Stacks traz contratos inteligentes para a blockchain do Bitcoin e discute o valor de investimento do token STX. A Stacks alcança a simbiose com o Bitcoin através do mecanismo de consenso POX, onde os mineiros ganham recompensas STX ao produzir blocos, e os detentores ganham recompensas BTC ao participar no Stacking. A Stacks também implementa o mecanismo sBTC, permitindo que os contratos inteligentes leiam o estado do Bitcoin e liquidem transações na cadeia do Bitcoin. Com uma vantagem de primeiro movimento, o ecossistema da Stacks abrange áreas como carteiras, NFTs, DEX, DeFi, etc., e o STX, como token nativo, detém valor de investimento a longo prazo. Com o desenvolvimento da pista L2 do Bitcoin, o ecossistema da Stacks está pronto para um crescimento significativo, demonstrando um enorme potencial.

Este artigo irá primeiro aprofundar-se em como a Stacks introduz contratos inteligentes na blockchain do Bitcoin a partir da arquitetura técnica, mecanismo de consenso e outras perspetivas. Além disso, irá explorar o valor de investimento do STX (o token nativo emitido pela Stacks) com base na análise fundamental e na avaliação de vários potenciais fatores.

Parte 1: Explicação detalhada dos Stacks de uma perspetiva técnica

Stacks é uma rede Bitcoin Camada 2 projetada para estender a funcionalidade sem modificar o Bitcoin em si, permitindo a introdução de capacidades de contrato inteligente na blockchain do Bitcoin. Isso permite que contratos inteligentes e aplicações descentralizadas (DApps) utilizem o Bitcoin como um ativo de forma confiável e liquidem transações na blockchain do Bitcoin.

O Stack tem o seu token nativo, "STX." Os mineiros na cadeia de Stacks ganham recompensas STX ao produzir blocos, enquanto os detentores de STX podem ganhar recompensas BTC ao participar no processo de Stack. Ambas as partes alavancam o mecanismo de consenso POX para fornecer colaborativamente segurança à blockchain Stacks com base na blockchain Bitcoin.

Como é que o Stacks implementa contratos inteligentes no Bitcoin?

Em termos simples, Stacks apresenta um novo algoritmo de consenso chamado Stacking. O algoritmo de consenso Stacking emprega um mecanismo chamado Prova de Transferência (POX), que garante que os blocos Stacks não sejam afetados por forks, alcançando 100% de finalidade do Bitcoin e herdando toda a segurança do Bitcoin.

Ao mesmo tempo, a Clarity, uma linguagem de programação de contratos inteligentes projetada especificamente para a blockchain Stacks, pode ler o estado da cadeia principal do Bitcoin. Isso permite que os contratos inteligentes na camada Stacks também leiam o estado do Bitcoin e possam ser acionados por transações padrão do Bitcoin. Isso permite ainda que as transações sejam liquidadas na cadeia do Bitcoin de forma confiável, verificando todos os registros de contratos inteligentes e transações, como transações do Bitcoin.

A Stacks também desenha de forma inovadora um mecanismo de ancoragem descentralizado do Bitcoin chamado sBTC, que está indexado 1:1 com BTC. O objetivo é permitir a escrita no blockchain do Bitcoin em contratos inteligentes de forma confiável, desbloqueando bilhões de dólares em ativos de BTC.

A seguir, vamos aprofundar esses princípios técnicos em detalhe.

Mecanismo de Consenso: Prova de Transferência (POX)

A Prova de Transferência (PoX) é um mecanismo de consenso blockchain inovador que permite que os Stacks liquidem transações no Bitcoin, estabelecendo uma relação simbiótica com o Bitcoin. Esta relação única permite a extensão do Bitcoin sem modificar o próprio Bitcoin.

No mecanismo de consenso PoX, existem dois tipos de participantes: mineiros da Stacks e • • • Stackers (STX stakers). Todo o processo PoX pode ser dividido em dois mecanismos principais: mineiros da Stacks produzem blocos (ou seja, mineração) e Stackers assinam e verificam transações (validação da blockchain). Neste mecanismo:

• Mineiros de Stacks: Gaste BTC para ganhar oportunidades de mineração na cadeia de Stacks, recebendo assim recompensas de tokens STX recém-cunhados, taxas de transação STX na cadeia de Stacks e taxas de contrato.

Stackers: Os detentores de STX participam no mecanismo de consenso PoX ao assinarem e verificarem a validade dos blocos de Stacks, determinando se incluem o bloco na cadeia de Stacks e recebendo uma parte da oferta de BTC pelos mineiros como recompensa. Este processo de participação é chamado de "Stacking".

Então, como é que o mecanismo de consenso PoX garante que os blocos Stacks não são afetados por forks e alcançam uma finalidade de 100% do Bitcoin? Em seguida, descreveremos o processo geral de os mineiros produzirem blocos, os Stackers assinarem e verificarem transações e interagirem com a blockchain do Bitcoin usando um exemplo.


A interação entre a cadeia Stacks e a cadeia Bitcoin.


Produção de blocos da cadeia de Stacks e processo on-chain, fonte:Stacks

Como mostrado no diagrama acima, o princípio geral é mais ou menos o seguinte:

  1. Cada bloco Bitcoin corresponde a um novo mandato de mineiro Stacks, durante o qual um único mineiro Stacks é responsável por produzir todos os blocos Stacks.
  2. Durante o mandato do mineiro de Stacks A, um usuário inicia uma transação, que é transmitida para a mempool. O mineiro de Stacks A adiciona esta transação ao bloco de Stacks "A4" e depois envia o bloco para os Stackers para verificação de assinatura. Quando 70% dos signatários de Stackers verificam sua validade e chegam a um consenso, o bloco é adicionado à cadeia de Stacks.
  3. A seguir, um novo mineiro Stacks B envia uma transação de confirmação de bloco para a cadeia Bitcoin. Esta transação envia BTC para o endereço da pool de recompensas para todos os Stackers no período de staking STX atual. Simultaneamente, o script Bitcoin OP_RETURN nesta transação inclui o hash do bloco de índice do mineiro Stacks A, desencadeando uma mudança no mandato do mineiro Stacks. O “hash do bloco de índice” aqui é um valor de hash reconhecido pela cadeia Stacks de todos os hashes de transações Bitcoin previamente aceitas, bem como o valor de hash do bloco Stacks em si, ancorando a história da cadeia Stacks à do blockchain Bitcoin.
  4. Em seguida, o minerador B da Stacks, tendo submetido a transação BTC de acordo com as regras e ganhado a próxima qualificação de mineração de acordo com o algoritmo de criptografia, desencadeia uma transação 'TenureChange-BlockFound', que é monitorada pelos mineradores A, B e Stackers.
  5. A seguir, os Stackers iniciam transações de mudança de mandato na cadeia Stacks. Os Stackers determinam que o "bloco A6" é o último bloco produzido pelo minerador A da Stacks e, em seguida, o minerador B da Stacks construirá seu próprio bloco em cima do bloco A6. Este marca o início do mandato do minerador B da Stacks.
  6. O processo de alteração de titularidade do mineiro de Stacks B para o mineiro de Stacks C irá repetir o processo semelhante descrito acima.

A partir do processo acima, podemos compreender o seguinte:

  1. Alcançar blocos rápidos: A produção de blocos de cadeia de blocos do Stacks é de aproximadamente 5 segundos por bloco após a atualização do Stacks Nakamoto. Isso é alcançado separando a produção de blocos do minerador da ordenação criptográfica (seleção aleatória de mineradores). Os mandatos do minerador da cadeia de Stacks estão ancorados 1:1 com os blocos do Bitcoin, e cada minerador da Stacks pode produzir vários blocos da Stacks.
  2. Alcançar 100% de finalidade do Bitcoin:
  3. A finalidade das transações da cadeia Stacks é obtida após dois blocos Bitcoin na blockchain do Bitcoin. No exemplo acima, quando o mandato do mineiro C chega, o mineiro C submeterá uma transação de bloco-compromisso à cadeia Bitcoin, que incluirá o hash do bloco índice do primeiro bloco B1 do mineiro B. Este valor de hash contém, na realidade, as informações de status de todos os blocos Stacks durante o mandato do mineiro A. Uma vez que o bloco A4 no mandato do mineiro A contém a transação do utilizador tx, pode-se ver que esta transação durante o mandato do mineiro A é registada na cadeia Bitcoin com a transação de bloco-compromisso do mineiro C.
  4. Os forks são permitidos dentro de seis blocos de liquidação na cadeia do Bitcoin, e a cadeia global Stacks fará fork com a cadeia do Bitcoin. A partir do exemplo acima, sabemos que as transações da cadeia Stacks se enquadram em dois tipos, aquelas dependentes de transações do Bitcoin e transações internas. Se o Bitcoin fizer fork, as transações internas não são afetadas. As transações dependentes de transações do Bitcoin são realizadas lendo o estado do Bitcoin e são afetadas pelas transações de fork do Bitcoin, mas seguirão a finalidade do Bitcoin e farão fork como o fork do Bitcoin.
  5. Quase não há forks em transações internas da cadeia Stacks. Na cadeia Stacks, os mineradores são responsáveis apenas pela produção de blocos, e se o bloco produzido pode ser adicionado à cadeia Stacks é determinado pelas assinaturas dos Stackers. Portanto, quase não há garfos na cadeia Stacks. (Nota: A razão pela qual se diz aqui que "quase" não há garfos é que quando mais de 31% dos Stackers se recusam a assinar, pode haver um garfo. Nesses casos, a solução do Stacks é chamada de "bênção do empilhador". No entanto, tais situações são extremamente raras, e este artigo não entrará em mais detalhes.)
  6. Alcançar o estabelecimento de transações da cadeia de Stacks na cadeia do Bitcoin. Como visto no exemplo acima, os mineiros da cadeia de Stacks empacotam transações de usuários em blocos de Stacks, e então os Stackers assinam e confirmam a adição do bloco à cadeia de Stacks. Quando o próximo bloco chega na cadeia do Bitcoin, a cadeia de Stacks passa por uma mudança de mandato, com o novo mineiro de Stacks continuando a produzir blocos de Stacks. Durante a mudança de mandato, o novo mineiro de Stacks submete o status da transação da cadeia de Stacks à cadeia do Bitcoin, alcançando assim o estabelecimento das transações da cadeia de Stacks na cadeia do Bitcoin.

Algoritmo de Consenso: Stacking

Manter e bloquear STX por um ou mais ciclos para apoiar a segurança e o consenso da rede Stacks e receber BTC como recompensa é chamado de "Stacking".

A principal diferença entre o Empilhamento do Stacks e o Stake do ETH é que no stake do Ethereum, os nós validadores podem enfrentar penalidades, incluindo cortes ou confisco de tokens ETH em stake, por comportamento malicioso ou tempo de inatividade da rede. No entanto, o Empilhamento do Stacks não tem essa funcionalidade.

Mineiros de Pilhas e Empilhadores

Na cadeia Stacks, mineiros e Stackers são participantes essenciais no “Stacking,” e desempenham um papel crucial na manutenção da segurança da rede. Eles são totalmente descentralizados, e qualquer pessoa pode tornar-se mineiro ou Stacker. Após a atualização da versão Nakamoto, os mineiros determinam o conteúdo dos blocos, enquanto os Stackers decidem se os blocos são incluídos na cadeia. Esta relação colaborativa entre mineiros e Stackers permite que a cadeia Stacks atinja tempos de bloco rápidos e 100% de finalidade do Bitcoin.


Visão geral do comportamento dos mineiros e Stackers

Como é que os mineiros obtêm oportunidades de mineração?

Os mineiros obtêm oportunidades de mineração ao gastar BTC, e os mineiros vencedores são selecionados através de uma função aleatória verificável (VRF), com a probabilidade proporcional à quantidade de BTC gasta. Após a atualização da versão Nakamoto, a "probabilidade de classificação" será introduzida para mitigar o impacto da "resistência MEV do mineiro de Bitcoin" e promover oportunidades de mineração mais justas.

Os mineiros recebem recompensas de três fontes: recompensas de mineração em STX, taxas de contrato Clarity e taxas de transação de Stacks.

Entre eles, as recompensas de mineração seguem um cronograma fixo: 1000 STX por bloco nos primeiros 4 anos, reduzindo pela metade a cada quatro anos até atingir 125

STX por bloco, que será lançado indefinidamente.

As taxas do contrato de clareza e as taxas de transação flutuam com o uso da rede.

Resistência ao MEV do minerador de Bitcoin: Alguns mineradores de Bitcoin também operam como mineradores de Stacks. Eles podem rever transações de "block-commits" submetidas por outros mineradores de Stacks à blockchain do Bitcoin e depois excluir esses outros mineradores de Stacks de seus blocos de Bitcoin. Quando as recompensas de bloco do STX são suficientemente atrativas e o custo para os mineradores de Stacks vencedores é extremamente baixo, eles podem ganhar oportunidades de mineração dos mineradores de Stacks. Após a atualização da versão Nakamoto, Stacks mudou o algoritmo de classificação para garantir que os mineradores de Bitcoin não tenham vantagem como mineradores de Stacks e eles devem gastar BTC competitivos para ter uma chance de ganhar STX.

Como é que os Stackers recebem recompensas BTC?

Os stackers referem-se aos participantes na cadeia Stacks que detêm e bloqueiam STX por um ou mais ciclos como stakers.

  1. Ciclo de Recompensa: Este é fixado em 2.100 blocos de Bitcoin, aproximadamente a cada 15 dias. Durante cada ciclo de recompensa, os mineradores transferem fundos para um conjunto de endereços de Stacker designados durante a fase de preparação do ciclo para receber recompensas. Cada endereço de recompensa recebe Bitcoin apenas uma vez por ciclo de recompensa dos mineradores.
  2. Elegibilidade para Participar nos Ciclos de Recompensa:
  3. Participar antes do início de um ciclo de recompensa. Uma vez que um ciclo de recompensa começa, os Stackers só podem escolher participar no próximo ciclo.
  4. Especifique o número de ciclos em que deseja participar, com um mínimo de um ciclo e um máximo de 12 ciclos (25,200 blocos de Bitcoin ou aproximadamente 7 meses).
  5. Fornecer endereços de Bitcoin suportados para receber recompensas.
  6. Aposte a quantidade mínima de tokens STX para garantir um slot de recompensa ou junte-se a outros para alcançar a quantidade mínima.
  7. Receba recompensas num endereço BTC num dos seguintes dois formatos:
  8. Legado (P2PKH), começando com “1.”
  9. Testemunha segregada / Segwit (P2SH), começando com “3.”
  10. Atualmente, o formato “Native Segwit” (começando com “bc1”) não é suportado.
  11. A quantidade mínima de staking de tokens STX é um valor dinâmico ajustado com base na participação para definir o limite de recompensa.
  12. Cada ciclo de recompensa pode transferir fundos de mineradores para um máximo de 4.000 endereços de Bitcoin, de modo que o limiar de participação é de 0,025% do fornecimento de liquidez de STX (1/4.000). No entanto, se a taxa de participação for inferior a 100%, o pool de recompensas pode aceitar um valor de aposta menor de STX.

Como escolher a melhor estratégia de empilhamento para recompensas máximas?

Existem principalmente duas maneiras de participar do Stacking: executando o Stacking de forma independente ou juntando-se a um pool de Stacking. Os pools de Stacking são ainda divididos em opções custodiais e não custodiais. A escolha depende da experiência cripto de cada um e da quantidade de STX disponível. Aqui está uma análise das diferenças:

Executar o Empilhamento de forma independente: Requer o cumprimento de uma quantidade mínima dinâmica de STX (atualmente cerca de 100.000 STX no momento da escrita, que aumenta com o crescimento do fornecimento de liquidez STX).

Correr o Empilhamento de forma independente permite evitar a necessidade de confiar em terceiros e receber recompensas diretamente dos mineiros.

Participar num Pool de Stacking: Se o requisito mínimo não for cumprido, ainda é possível participar ao aderir a um Pool de Stacking. Os Pools de Stacking são normalmente operados por terceiros independentes que combinam as quantidades de STX dos participantes para apostar em seu nome, distribuindo depois as recompensas proporcionalmente (menos quaisquer taxas possíveis) a cada participante. Os Pools de Stacking estão divididos em opções custodiais e não custodiais.

Pool de Custódia: Exemplos incluem OKX ou Binance. Os participantes precisam enviar os seus tokens STX para os operadores do pool, que depois executam o Stacking com as suas carteiras. As recompensas são pagas para o endereço de BTC especificado pelo participante ou em STX ou outras moedas.

Pool Não-Custodial: O pool nunca acede diretamente aos STX de alguém, mas os participantes precisam de "delegar" os seus STX ao pool. É necessária confiança na capacidade destes pools de pagar recompensas. Os STX podem ser retirados do pool a qualquer momento, mas os fundos permanecem bloqueados até que o ciclo de Stacking selecionado termine.

Embora executar o Stacking de forma independente permita evitar a necessidade de confiar em terceiros e receber recompensas diretamente dos mineiros, a exigência mínima de quantidade de STX para cada ciclo pode aumentar, afetando as recompensas obtidas. Portanto, mesmo que o requisito mínimo seja atendido, juntar-se a um pool de Stacking ainda pode ser a solução ideal para maximizar as recompensas. Para entender o impacto do aumento dinâmico da quantidade mínima de STX nas recompensas, pode-se consultareste artigo. A escolha do canal de Stacking pode ser obtida a partir doSite oficial da Stacks.Vários dados e estatísticas de Stacking podem ser visualizados em Clube de Empilhamento.

Linguagem de programação: Clarity

Clarity é uma linguagem de programação de contratos inteligentes projetada especificamente para a blockchain Stacks. É uma linguagem determinável, otimizada para previsibilidade e segurança, tirando lições das vulnerabilidades comuns do Solidity para evitar problemas semelhantes. Uma das principais vantagens do Clarity é a ancoragem de contratos inteligentes na blockchain do Bitcoin, permitindo que os contratos inteligentes operem com base no estado da blockchain do Bitcoin.

Principais características da Clarity:

Determinável: A clareza permite a análise estática completa de todo o gráfico de chamadas de contratos inteligentes. Pode determinar o que um programa fará apenas a partir do seu código, incluindo a análise dos custos de tempo de execução e uso de dados, permitindo a previsão de ações e despesas.

Sem Compilação Necessária: Ao contrário do Solidity, o Clarity é uma linguagem interpretada e não necessita de compilação. Isso melhora a legibilidade do código-fonte do contrato e evita as complexidades introduzidas pelos compiladores e potenciais vulnerabilidades de contrato decorrentes de erros ao nível do compilador.

Visibilidade do Estado do Bitcoin: Os contratos inteligentes de clareza fornecem provas integradas de SPV do Bitcoin, facilitando a leitura do estado da blockchain do Bitcoin. Isso significa que os contratos inteligentes podem desencadear certa lógica com base em transações de Bitcoin.

SPV (Verificação Simples de Pagamento) é o processo de verificar a validade da transação no ambiente do cliente leve do Bitcoin.

Read aquipara aprender mais.

A clareza tem muitas outras vantagens, tais como a proibição da reentrância, a prevenção de overflow e underflow, a imposição do tratamento de resposta e a fixação de pós-condições às transações (permitindo o rollback da transação), que coletivamente ajudam a prevenir muitas vulnerabilidades comuns nos contratos inteligentes.

Para saber mais sobre como a Clarity previne vulnerabilidades de contratos inteligentes, o artigo " Detetando 8 ‘Clarity’ Vulnerabilidades Perigosas em Contratos Inteligentesconcentra-se em apresentar algumas das vulnerabilidades mais comuns dos contratos inteligentes e como o Clarity as aborda.

Claro, a atual Clarity, devido à sua natureza não compilável, não tem um desempenho tão bom em termos de desempenho em tempo de execução quanto os contratos inteligentes compiláveis. No entanto, com a atualização da versão Nakamoto, o Clarity Wasm resolverá esse problema. Ao compilar contratos inteligentes Clarity em Wasm, a velocidade de execução do contrato melhorará significativamente, e a compatibilidade também será grandemente aprimorada.

Diferença entre linguagens compiladas e interpretadas: As linguagens compiladas e interpretadas interpretam o código fonte, mas os seus métodos de operação diferem, levando a diferenças na eficiência. As linguagens compiladas compilam todo o código fonte em linguagem de máquina antecipadamente, executando o código inteiro como um todo, o que é altamente eficiente. As linguagens interpretadas interpretam o código fonte linha por linha em linguagem de máquina apenas quando as declarações correspondentes são executadas, resultando em menos eficiência à medida que o código é executado.

Em resumo, como uma linguagem de programação inovadora que segue o Solidity, o Clarity realmente aborda algumas das deficiências do Solidity. No entanto, como uma linguagem de programação de contratos inteligentes para o blockchain do Bitcoin, a contribuição mais significativa do Clarity está na integração das provas de SPV do Bitcoin, permitindo a legibilidade do estado do Bitcoin no blockchain Stacks. Isso também significa que os contratos inteligentes no blockchain Stacks podem ser acionados por transações de Bitcoin, alcançando a programabilidade do blockchain do Bitcoin em sua rede de Camada 2, Stacks.

Mecanismo de pino descentralizado do Bitcoin: sBTC

sBTC é um token descentralizado vinculado a ativos BTC, operado por um grupo de participantes dinâmicos, descentralizados e sem permissões. Esses participantes recebem incentivos econômicos através do mecanismo de consenso POX da Stacks para executar corretamente a operação de vinculação. Se a Stacks alcançar a integração de contratos inteligentes na blockchain do Bitcoin através de uma série de tecnologias inovadoras, então o sBTC vinculado ao BTC numa proporção de 1:1 é construído sobre essa base, desbloqueando os ativos BTC como ativos produtivos programáveis (geração de lucro), permitindo a entrada do Bitcoin no espaço DeFi.

Usando este mecanismo de fixação, os contratos inteligentes podem utilizar o Bitcoin como um ativo de moeda em Stacks para várias transações DeFi, tais como empréstimos, stablecoins BTC e mais. Enquanto o wBTC (ativos Bitcoin envolvidos na Ethereum) também pode facilitar estas funcionalidades DeFi, o wBTC é emitido por instituições centralizadas, com provas de reserva de BTC menos transparentes e requer taxas adicionais de 'envolvimento'. Em contraste, o mecanismo de fixação sBTC opera de forma descentralizada sem a necessidade de confiança, com o seu processo de cunhagem registado nos scripts da blockchain do Bitcoin e sem a necessidade de taxas adicionais de 'envolvimento', conferindo ao mecanismo de fixação sBTC uma vantagem competitiva.

Como funciona o sBTC?

Em termos simples, sBTC é um token na blockchain Stacks. Semelhante a outros tokens ERC20 do Ethereum, é definido com base no padrão de token homogêneo sip-010 na Stacks e é emitido por um contrato inteligente Clarity. A cunhagem e queima de tokens sBTC são implementadas pelo protocolo sBTC.

Quando um utilizador pretende utilizar BTC na cadeia Stacks: O utilizador cria uma transação de depósito na cadeia Bitcoin transferindo BTC para um endereço de carteira multi-assinatura. Esta transação de depósito notifica o protocolo sBTC do montante de BTC depositado e do endereço sBTC de receção do utilizador em Stacks. Posteriormente, o protocolo sBTC emite uma quantidade equivalente de tokens sBTC numa proporção de 1:1 e envia-os para o endereço de receção do utilizador.

Quando um usuário deseja retirar seus ativos BTC: Eles criam uma transação de retirada na cadeia Bitcoin. Esta transação de retirada notifica o protocolo sBTC da quantidade de sBTC a ser retirada, os endereços de Stacks dos quais retirar e o endereço BTC para receber o BTC retirado. O protocolo sBTC então queima a quantidade especificada de sBTC dos endereços de Stacks fornecidos e envia uma quantidade equivalente de BTC para o endereço BTC especificado para completar a retirada.

Neste processo, o conjunto atual de Stackers no ciclo atual precisa fornecer assinaturas para que a transação de saque de BTC seja cumprida. Se mais de 70% dos Stackers fornecerem assinaturas, a operação de saque pode ser executada, e os Stackers receberão recompensas em BTC de acordo. O conjunto de Stackers que assinam muda dinamicamente em cada ciclo de Stacking.


Processo de Depósito e Levantamento

Quão seguro é sBTC?

No processo mencionado, o depósito e levantamento de ativos são validados pelos "Stackers" de cada ciclo. Quando mais de 70% dos Stackers assinam a transação, o protocolo executa a operação, significando que pelo menos 30% dos validadores são honestos, garantindo a segurança dos ativos. Atualmente, os Stackers são compostos por uma mistura de instituições confiáveis (como Figment, Copper, Blockdaemon, Luxor, etc.), pools de Stacking (como OKX, Binance, Coinbase, Xverse, etc.) e operadores individuais de nós. Essa combinação de signatários mistos garante a segurança e descentralização da rede Stacks.

Além disso, uma vez que o sBTC opera na cadeia de Stacks, herda todas as propriedades da cadeia de Stacks, como as suas características de segurança de transação sendo as mesmas que as transações de Bitcoin, e assim por diante. No entanto, mover BTC para qualquer camada ou cadeia fora da cadeia de Bitcoin introduzirá complexidade adicional e pressupostos de segurança. Existem riscos potenciais associados ao sBTC:

Se os Stackers excederem 70%, teoricamente poderiam roubar BTC do ciclo atual. No entanto, economicamente, isso é irracional, pois perderiam mais capital STX do que o valor de sBTC que ganhariam. Além disso, alcançar a colusão de mais de 70% dos Stackers, desde que a composição do Stacking seja suficientemente descentralizada, é altamente improvável. Portanto, isso permanece uma possibilidade teórica.

Os mineiros de Bitcoin poderiam tentar rever as operações de empilhamento num ataque remoto de 51% e tentar roubar Bitcoin do script/carteira Bitcoin. No entanto, uma vez que a cadeia Bitcoin nunca passou com sucesso por um ataque de 51%, isso permanece também uma possibilidade teórica por agora.

Embora o contrato sBTC seja escrito na linguagem Clarity, que pode evitar algumas vulnerabilidades do contrato ao nível da linguagem de programação, ainda pode haver riscos desconhecidos que exigem uma análise de segurança rigorosa para mitigar.

Melhor desempenho e expansão de funcionalidades: Sub-redes


Stacks alcança escalabilidade através de sub-redes e diferentes VMs.

Embora Stacks tenha otimizado a velocidade do bloco de 10 minutos para 5 segundos após a atualização Nakamoto, certos casos de uso podem exigir baixa latência, alto débito e volumes de transações explosivos (por exemplo, criação de NFTs, jogos) em termos de desempenho.

As sub-redes são projetadas para melhorar a escalabilidade do Stacks, melhorando o desempenho de sua rede ao custo da redução da descentralização na camada de execução. No entanto, as transações ainda podem ser liquidadas na blockchain do Bitcoin através do Stacks. As sub-redes são usadas para execução, não para armazenamento de ativos. Com sub-redes de alto desempenho, os desenvolvedores e usuários podem optar por alta taxa de transferência quando necessário e, em seguida, retirar seus ativos para a camada principal do Stacks conforme necessário. As sub-redes podem suportar contratos inteligentes em diferentes linguagens de programação. Como mostrado no diagrama, uma sub-rede pode suportar o Clarity VM, enquanto outra sub-rede pode suportar a linguagem Solidity do Ethereum e compatibilidade com a EVM.

O conceito de sub-redes no Stacks é semelhante ao das sub-redes em outras cadeias públicas (como as sub-redes da Avalanche), com a diferença chave sendo que as aplicações nas sub-redes do Stacks beneficiam da finalidade e segurança do Bitcoin.

Para resumir:

Através de uma série de mecanismos inovadores como POX, Stacking e Clarity, a Stacks implementou uma “Bitcoin Layer”, utilizando a blockchain do Bitcoin como uma camada de liquidação fundamental segura e a Stacks como uma extensão da Camada 2 para o BTC. Isso permite que contratos inteligentes sejam aplicados na cadeia do Bitcoin. Enquanto isso, o sBTC, como um token na cadeia Stacks, está vinculado 1:1 ao BTC, desbloqueando o BTC L2 DeFi. Isso facilita a negociação de ativos com BTC e libera liquidez.

Parte 2: Explorando o valor de investimento do STX

A parte anterior detalhou como o Stacks funciona como uma rede Bitcoin de Camada 2, permitindo contratos inteligentes BTC e desbloqueando BTC L2 DeFi. Então, onde se posiciona o Stacks no altamente antecipado setor Bitcoin L2 neste mercado em alta? Qual é o potencial de investimento do token nativo do Stacks, “STX”?

Informação Fundamental

Primeiro, liste os vários aspectos de Pilhas em várias dimensões fundamentais, incluindo tecnologia, economia de tokens, comunidade, adoção do ecossistema, dados on-chain e competição de mercado.

Vantagens técnicas

  1. Soluções Técnicas Líderes: Do ponto de vista dos atributos ideais do contrato inteligente do Bitcoin, utilizando o BTC como ativo nativo, liquidando na cadeia do Bitcoin e coexistindo com a cadeia do Bitcoin (dependência funcional), não há dúvida de que a tecnologia da Stacks está numa posição líder.
  2. Reservas Técnicas Suficientes: Ao observar todo o roteiro da Stacks, pode-se ver que a Stacks atravessou mercados de touros e ursos. Mesmo durante mercados de ursos, a equipe da Stacks tem construído consistentemente. A Stacks foi lançada pela primeira vez no 4º trimestre de 2018 e passou por várias versões de atualizações, focando consistentemente na construção dentro do ecossistema do Bitcoin. Seu entendimento da tecnologia Bitcoin e as reservas técnicas relacionadas também estão em uma posição de liderança.
  3. Documentação Técnica Abrangente: A documentação técnica detalhada pode ser encontrada no Website oficial da Stacks, Documentação do Stacks, e Stacks GitHub. Estes materiais não podem ser estabelecidos num curto período de tempo e requerem tempo acumulado. A partir destes materiais acumulados, pode ser visto que o Stacks tem um processo de governança comunitária completo, desde conceitos técnicos até a proposta através das Propostas de Melhoria do Stacks (SIP), seguido por discussão da comunidade, desenvolvimento e implementação. Esta é também a base do desenvolvimento do ecossistema do Stacks.

Globalmente, no espaço Camada 2 do Bitcoin, a Stacks tem uma vantagem de pioneira. Em comparação, muitos protocolos estão apenas começando a construir no campo BTC Camada 2, enquanto a Stacks está numa posição de liderança em termos tanto da maturidade das suas soluções técnicas como das suas capacidades de desenvolvimento técnico.


Roadmap do Stacks

Antecedentes da equipe

Atualmente, Stacks é composto por várias entidades independentes, desenvolvedores e membros da comunidade. Juntos trabalham para desenvolver a blockchain do Bitcoin.

  1. Hiro: Concentra-se em fornecer e manter ferramentas de desenvolvimento dentro do ecossistema Stacks.
  2. Fundação Stacks: Apoia o desenvolvimento do ecossistema Stacks através de governança, pesquisa, educação e financiamento.
  3. Tecnologias Daemon: Concentra-se em apoiar a mineração e staking do Stacks, bem como negócios no mercado asiático.
  4. Secret Key Labs: Especializa-se em fornecer carteiras Bitcoin que podem participar diretamente no Stacking, como XVerse.

Membros-chave da equipa

  1. Brittany Laughlin, A Presidente da Fundação Stacks e sócia fundadora da Lattice Ventures, fornece capital inicial e oportunidades de networking para empreendedores que servem indústrias desatendidas. Anteriormente, ela atuou como Diretora Geral na Union Square Ventures e trabalhou na 3x Entrepreneur. Formou-se na Universidade de Nova Iorque com um diploma em Marketing e Negócios Internacionais.
  2. Ryan Shea, Co-fundador da Stacks, formado pela Universidade de Princeton e investidor em criptomoedas, biotecnologia e tecnologia avançada.
  3. Muneeb Ali, Co-fundador da Stacks, possui um Ph.D. pela Universidade de Princeton e também é o CEO da Trust Machines. Ele é uma figura-chave no livro de George Gilder “Life After Google” e atua como consultor técnico para a série de televisão da HBO “Silicon Valley.”

A equipa Stacks não é uma única empresa; antes, pode ser vista como uma organização de equipas descentralizadas. Esta organização está dedicada a construir em cima do Bitcoin, com entidades como Hiro focadas em construir ferramentas para desenvolvedores, a Fundação Stacks a promover o desenvolvimento do ecossistema, e a XVerse especializada em carteiras Bitcoin. Além disso, como co-fundador da Stacks, Muneeb Ali é muito ativo no Twitter, envolvendo-se ativamente em discussões comunitárias e advogando pelo desenvolvimento da Stacks.

Situação de Financiamento

Stacks foi lançado inicialmente em 2013 no Departamento de Ciência da Computação de Princeton. Mais tarde, em 2017, arrecadou $47 milhões através de uma ICO para a emissão de tokens STX, e em 2019, tornou-se a primeira empresa de criptomoeda a obter a qualificação da SEC, arrecadando mais $23 milhões através das ofertas Reg A e Reg S nos Estados Unidos. Atualmente, de acordo com CryptoRankDados, a Stacks arrecadou um total de $95 milhões em financiamento. Muitos dos seus investidores vêm de empresas de VC bem conhecidas no espaço criptográfico, como IOSG, Blockchain Capital, HashKey Capital e outros.


ICO/Pré-venda, origem:cryptorank


Rondas de financiamento, fonte:cryptorank

Tokenomics:

A Stacks emitiu um total de 1,32 biliões de tokens STX no bloco genesis. Estes tokens foram distribuídos através de várias ICOs realizadas em 2017 e 2019. O preço dos tokens STX emitidos em 2017 foi de $0,12, enquanto os emitidos na oferta Reg S em 2019 foram fixados em $0,25, e a oferta em conformidade com a SEC em 2019 foi fixada em $0,30.

A oferta futura projetada de tokens STX deverá atingir aproximadamente 1,818 bilhão até 2050. Após a liberação dos tokens a partir do bloco gênesis, a emissão de tokens é realizada por meio de mineração, com uma taxa de inflação flutuante, para mitigar a inflação. Atualmente, de acordo com CoinMarketCapdados, o fornecimento circulante de STX atingiu 1,45 bilhões.


Desagregação dos tokens no bloco genesis do Stacks, proveniente do Whitepaper Stacks 2.0:

Estatísticas atuais do token (Dados do CoinMarketCap):

• Fornecimento em circulação: 1,45 bilhões

• Fornecimento máximo: 1.82 bilhão

• Capitalização de mercado: $4.41 bilhões

• Valorização Total Diluída (FDV): $5.54 biliões

• Rácio de Cap de Mercado/FDV: 0.79

Ecologia e Comunidade

De acordo com dados on-chain da DefiLlama, o valor total bloqueado (TVL) em Stacks e seu ecossistema é quase $150 milhões. À medida que as soluções Layer 2 do BTC continuam a ganhar atenção, o ecossistema Stacks também está prosperando, com projetos abrangendo várias áreas de cripto, incluindo carteiras, NFTs, DEXs, DeFi, bem como identidade, nomes de domínio e muito mais. Aqui está uma breve introdução a alguns dos projetos populares atuais.

  1. Alex: Um protocolo Bitcoin DeFi construído na cadeia Stacks, incluindo AMM, BRC-20 DEX, Launchpad, pontes entre cadeias e muito mais.
  2. StakingDAO: Um protocolo de stake de liquidez projetado para melhorar a eficiência de capital para os stakers de tokens STX. Através do StakingDAO, os usuários apostam tokens STX no protocolo para ganhar stSTX como recompensa, permitindo-lhes obter rendimentos em Bitcoin, enquanto também podem usar stSTX em outras aplicações DeFi da Stacks.
  3. Protocolo Zest: Uma plataforma de empréstimo descentralizada baseada em Bitcoin. Os usuários podem obter retornos ao depositar Bitcoin em pools de rendimento ou pedir emprestado contra suas holdings de Bitcoin no pool de empréstimos.
  4. Protocolo Uwu: Um protocolo de empréstimo construído na cadeia Stacks com base na stablecoin UWU Cash, composto principalmente por dois componentes principais: UWU Cash e tokens xUWU.

Para mais projetos ecológicos Stacks, você pode ver aqui.


Classificação de TVL do O protocolo Classificação de TVL dentro do ecossistema, obtida deDefillama.

Atualmente, de acordo com TwitterScoredados, Stacks desfruta de grande popularidade dentro da comunidade cripto do Twitter, com muitos seguidores influentes.


Origem:TwitterScore

Explorar o valor de STX

valor a longo prazo

Avaliar se um token tem potencial de investimento, de uma perspetiva fundamental, requer pelo menos três aspectos principais:

  1. Inovação Técnica: A Chave para o Progresso
  2. Efeito de roda voadora do Token: Impressão de dinheiro, Airdrops, Alto rendimento, Staking
  3. Contar Histórias: O Poder da Narrativa

Quanto mais inovadora for a tecnologia, mais forte será a sua capacidade de contar histórias. A inovação tecnológica da Stacks atende às propriedades ideais dos contratos inteligentes do Bitcoin, equilibrando de forma inteligente a eficiência e a segurança.

Alcançar o efeito de roda livre do token requer incentivar os usuários a manter os tokens através da receita do projeto, staking ou outros mecanismos. Por exemplo, airdrops e altos rendimentos criam um efeito de roda livre para os tokens no ecossistema Ethereum. Para Stacks, o efeito de roda livre pode advir de dois aspectos: primeiro, utilizando o mecanismo de Empilhamento para ganhar recompensas BTC bloqueando STX para assinatura de consenso; segundo, emitindo tokens semelhantes aos padrões ERC20, como sBTC, que está vinculado ao BTC, desbloqueando oportunidades DeFi para o BTC. Atualmente, muitos projetos do ecossistema Stacks são baseados em Bitcoin e constroem protocolos DeFi.

A narração dá vida à tecnologia e aos tokens, inspirando a imaginação e a crença, criando assim uma comunidade forte e envolvida. Stacks já é composto por entidades descentralizadas e comunidades que têm avançado coletivamente na narrativa do Stacks, formando uma base sólida para a comunidade do Stacks. Além disso, elementos como a aprovação de ETFs BTC spot, halving do BTC, upgrade Nakamoto do Stacks e aumento da concorrência no BTC Camada 2 contribuem para a narrativa.

Apenas a narrativa pode impulsionar o desenvolvimento do token, mas sem inovação tecnológica, a narrativa é apenas uma bolha. Quando combinada com inovação tecnológica e o efeito de flywheel do token, as narrativas podem sustentar preços elevados do token por períodos mais longos. Com base na análise detalhada acima, acreditamos que Stacks atende plenamente aos três aspectos da avaliação do potencial de investimento. Pode-se dizer que Stacks, como líder no espaço BTC L2, e seu token nativo STX, têm valor de investimento a longo prazo. Além disso, a longo prazo, o preço do STX subirá com cada ponto quente narrativo até que a temporada BTC L2 chegue.

Correlação com os movimentos de preço do BTC

Os incentivos econômicos da cadeia de Stacks estão intimamente relacionados ao Bitcoin. Os mineiros competem pela oportunidade de minerar STX fazendo lances com BTC, enquanto os detentores de STX ganham recompensas em BTC com base na proporção de STX que apostam. Portanto, os preços do BTC e do STX devem estar positivamente correlacionados, o que significa que o preço do STX aumentará juntamente com o preço do BTC. O gráfico de tendência de preços comparativos abaixo também ilustra aproximadamente este ponto.


Tendências de preços do BTC e STX, fonte:coinmarketcap

Estimativas de preço futuro

Se compararmos as Pilhas da Camada 2 do BTC com o Otimismo da Camada 2 do Ethereum, com base nos preços atuais, o valor de mercado do Otimismo é estimado em menos de 1% do valor de mercado do ETH. Portanto, se as Pilhas representassem 1% do valor de mercado atual do BTC, o preço da STX seria de aproximadamente $9.7, indicando um aumento de mais de três vezes em relação ao preço atual.

Claro, este preço é apenas uma estimativa, e há muitos fatores que podem influenciar os preços dos tokens. Estamos apenas considerando isso de uma perspectiva convencional e não fornecendo nenhum conselho de investimento.

Resumir

Com a aprovação do Bitcoin ETF e o Bitcoin atingindo novas máximas históricas, existem grandes expectativas para o setor Bitcoin Camada 2 ver potencialmente aumentos de dez vezes ou cem vezes neste atual mercado em alta. Stacks, como líder no campo do Bitcoin Camada 2, possui um enorme potencial e promessa de desenvolvimento. Embora o preço do STX já tenha aumentado 413,68% em comparação com o ano passado, acreditamos que o Stacks ainda está em seus estágios iniciais, e a verdadeira explosão pode ocorrer quando a temporada do Bitcoin Camada 2 chegar. Quando a temporada do Bitcoin Camada 2 chegar, podemos esperar uma explosão significativa no ecossistema Stacks, com um foco particular em projetos com Total Value Locked (TVL) em crescimento rápido.

Referências:

  1. Documentos Técnicos do Stacks

https://docs.stacks.co/stacks-101/whitepapers

  1. SIP007: Consenso de Empilhamento

https://github.com/stacksgov/sips/blob/main/sips/sip-007/sip-007-stacking-consensus.md

  1. Escolher a estratégia de Stacking certa

https://www.stacks.co/blog/stacking-strategy-how-to

4.Clarity Camp

https://clarity-lang.org/universe#camp

5. Clareza de Espírito

https://book.clarity-lang.org/title-page.html

6. Preparando o sBTC para o tempo nobre da DeFi

https://forum.stacks.org/t/making-sbtc-ready-for-defi-prime-time/14421

7.O Guia Definitivo das Pilhas de Nakamoto

https://stacksfoundation.notion.site/The-Ultimate-Stacks-Nakamoto-Guide-7360bc316dcb49e6a03699342f0523be#2acf6dd00b8046f7a6beb2cd5ca868ca

8.Sub-redes

https://github.com/hirosystems/stacks-subnets

  1. Relatório em profundidade de Primeira Classe: Interpretação abrangente das características do Stacks, status ecológico e economia de tokens

https://www.stackschina.com/news/toudengcang-in-depth-analysis-of-stacks-report

10.RootData-Stacks

https://www.rootdata.com/zh/Projects/detail/Stacks?k=MTM%3D

11.Cryptorank-Stacks

https://cryptorank.io/ico/blockstack?page=1

Declaração:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de [marsbit], título original "Mars Research Report: Detailed explanation of Bitcoin Layer 2 network Stacks - exploring the investment value of STX", os direitos autorais pertencem ao autor original [cat boss (@catboss_s)], se tiver alguma objeção à reimpressão, entre em contato Equipa de Aprendizagem da Gate, a equipa irá tratar disso o mais rápido possível de acordo com os procedimentos relevantes.

  2. Aviso legal: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.

  3. Outras versões do artigo em outros idiomas são traduzidas pela equipe Gate Learn, não mencionadas em Gate, o artigo traduzido não pode ser reproduzido, distribuído ou plagiado.

Mulai Sekarang
Daftar dan dapatkan Voucher
$100
!