Com o advento de uma nova rodada de revolução tecnológica e transformação industrial, “dados” se tornou o motor do crescimento. Hoje em dia, cada pessoa gera em média 146 GB de dados por meio de 30 aplicativos todos os dias, e nos últimos dois anos, quase 90% dos dados globais foram gerados por usuários individuais. Enquanto a IA da plataforma realiza análises de dados para fornecer experiências personalizadas aos indivíduos, a conveniência vem com o risco dos dados dos indivíduos serem mantidos nas mãos de algumas plataformas da internet por um longo período. As plataformas centralizadas lucram imensamente com grandes quantidades de dados, enquanto os verdadeiros criadores de dados não têm controle ou direitos de privacidade, muito menos o direito fundamental de lucrar com seus dados.
Apesar de grandes plataformas pretendendo reduzir o rastreamento de cookies em meio às dúvidas das pessoas, as iniciativas que realmente devolvem a soberania dos dados aos indivíduos são escassas. À medida que a febre da internet diminui gradualmente, a emergência da blockchain parece oferecer uma solução competitiva para questões de privacidade e soberania de dados. No entanto, desafios e esperanças sempre coexistem - a tecnologia blockchain ainda tem um longo caminho a percorrer antes da adoção generalizada, com sua complexa experiência do usuário e altos custos de gestão de ativos digitais sendo suficientes para desencorajar os recém-chegados.
Portanto, o problema urgente a ser resolvido é como construir DApps amigáveis com base na tecnologia blockchain, restaurar a soberania dos dados pessoais e, simultaneamente, estabelecer um modelo econômico completo e um ecossistema em torno dele. O CARV, com a descoberta do ponto crítico, agiu rapidamente. Evoluindo de uma plataforma focada em jogos e credenciais de jogadores para uma camada de dados modular para jogos e IA, a CARV formou uma "infraestrutura + aplicativo", volante duplo "C-end + B-end".
Para devolver a soberania dos dados aos indivíduos e permitir que os usuários desfrutem dos benefícios correspondentes gerados pelo compartilhamento de valor em jogos e sistemas de IA, a CARV construiu seu próprio ecossistema, incluindo o Protocolo CARV e dois produtos principais, CARV Play e CARV AI Agent.
O Protocolo CARV é uma camada de dados modular projetada para facilitar a troca de dados e distribuição de valor nos domínios de jogos e IA. Ele emprega processos de fluxo de dados de ponta a ponta e design modular, incorporando cinco módulos, incluindo camada de identidade, camada de armazenamento, camada de computação e treinamento, camada de execução e camada de verificação. Esses módulos facilitam processos como validação de dados, autenticação de identidade, armazenamento, processamento, treinamento de modelos e distribuição de valor. Através do protocolo CARV, os direitos de propriedade, controle e validação de dados são devolvidos aos usuários, que podem tokenizar seus dados para gerar renda. O Protocolo CARV garante que esses direitos sejam detidos por indivíduos, alterando assim os métodos tradicionais de uso e compartilhamento de dados.
Além disso, para as empresas, o CARV fornece acesso a dados de usuário de alta qualidade, preservando a privacidade e em conformidade com as regulamentações, que podem ser utilizados de forma eficaz para aprimorar a eficiência operacional do projeto. Em termos de infraestrutura, o protocolo CARV suporta todo o ciclo de vida dos dados, garantindo a monetização dos dados e a distribuição de valor de forma descentralizada, integrada, focada em privacidade e em conformidade com as regulamentações.
Atualmente, o Protocolo CARV forneceu serviços de "dados como ativos" para mais de 780 empresas nos domínios de jogos Web2 e Web3 e IA (como Electronic Arts, Netmarble, AliCloud, etc.). Além disso, o CARV propôs um novo paradigma de agregação ID NFT baseado no ERC-7231, que foi aprovado pela Ethereum Foundation. Atualmente, 900K ID NFTs (ERC-7231) foram cunhados em opbnb.
CARV Play é o primeiro sistema de autenticação multiplataforma com base no protocolo CARV e atualmente é a maior plataforma de distribuição de jogos web3 e social. Os jogadores podem explorar uma grande variedade de jogos e atividades exclusivas com a comunidade através do CARV Play. Os desenvolvedores também podem entender as necessidades dos jogadores e mostrar eficientemente jogos e distribuir informações através das ferramentas fornecidas pelo CARV Play, construindo assim uma comunidade de jogos.
Até o momento, a CARV Play tem fornecido compartilhamento de dados, certificação de telefones celulares e substanciais recompensas de jogo para 2,5 milhões de jogadores registrados nas redes Web2 e Web3. No último trimestre, o número médio diário de usuários ativos únicos (UAW) da CARV Play ultrapassou 500.000, tornando-a um dos três ecossistemas mais ativos em cadeias de jogos como Linea, opBNB, zkSync e Ronin. Além disso, a receita recorrente mensal (MRR) da CARV Play ultrapassou US$ 1 milhão, integrando e apoiando mais de 780 jogos e ecossistemas Web2 & Web3, como Illuvium, Off the Grid, Aperion, Pixelmon, etc., para compreensão direcionada das preferências dos jogadores e otimização da retenção de usuários.
Cara é um assistente de IA generativa construído no Protocolo ARV, capaz de fornecer experiências de interação com IA personalizadas com base em dados do usuário, adaptadas para atender às necessidades individuais dos usuários. Em termos de infraestrutura, ARV estabeleceu parcerias estratégicas com Google Cloud e Aethir para fornecer potência de computação e infraestrutura sólidas para projetos de IA Web3 no futuro. Através de Cara, esta aplicação de IA, o Protocolo ARV conecta aplicações de camada superior com infraestrutura subjacente, com o objetivo de se tornar o middleware central para projetos de IA no mundo Web3.
Em novembro de 2022, a CARV completou uma rodada de financiamento de $4 milhões, com a Vertex Ventures, uma empresa de capital de risco sob a holding Temasek, liderando o investimento.
Em dezembro de 2023, a ARV passou para a partilha de dados e aplicações de jogos, garantindo financiamento estratégico da HashKey Capital e de uma empresa de tecnologia global com uma capitalização de mercado de centenas de bilhões de dólares. O valor específico não foi divulgado.
Em abril de 2024, a ARV concluiu uma rodada de financiamento da Série A de US$ 10 milhões, liderada pela Tribe Capital e IOSG. Consensys, OKX Ventures, Fenbushi Capital, No Limit Holdings, Draper Dragon, Arweave, LiquidX, MARBLEX e outros participaram da rodada. Esta rodada de financiamento será usada para construir uma camada de dados modular entre cadeias e impulsionar a inovação na economia de dados.
CARV é o token nativo do ecossistema CARV. É usado como meio de troca dentro da plataforma, dando aos jogadores a propriedade dos dados e permitindo que os detentores participem da gestão do desenvolvimento ecológico.
O fornecimento total de CARV é de 1 bilhão, que será desbloqueado dentro de quatro anos a partir do início do TGE. A alocação inicial é a seguinte:
Para permitir que os usuários globais obtenham mais benefícios através da rede CARV, a CARV decidiu permitir que os usuários executem nós leves abertosOs participantes podem obter o direito de operar nós de verificação por meio de vendas de nós, participar da operação de redes de dados distribuídas e obter tokens nativos CARV. A venda de nós da lista branca começará ao meio-dia (UTC) em 3 de junho, e a venda pública de nós será oficialmente lançada às 10:00 (UTC) em 5 de junho. Relata-se que 25% do fornecimento de tokens será gradualmente distribuído para validadores, dos quais 50% serão liberados no primeiro ano. Além disso, para a rede CARV, as operações de nó distribuídas verificarão independentemente os certificados gerados pelo Ambiente de Execução Confiável (TEE) para garantir a credibilidade do processamento de dados e aumentar ainda mais o grau de descentralização da rede. Os operadores precisam obter recompensas executando o programa todos os dias, ou podem optar por hospedar o nó para o agente do operador executar com um clique.
Além disso, após propostas e discussões da comunidade, ARV decidiu fornecer 100% do tesouro por 6 meses aos primeiros compradores da venda de nós.programa de recompra, ou seja, os validadores ativos elegíveis podem optar por solicitar recompra de tokens ETH de 80% ou 100% de CARV até a semana que termina no sexto mês. Para garantir um processo suave de recompra de ETH, a CARV implantará contratos inteligentes para gerenciamento de margem.
Além disso, após as propostas e discussões na comunidade, a ARV decidiu implementar um plano de recompra de 100% do cofre para os compradores iniciais do nó de venda, válido por um período de 6 meses. Isso significa que os validadores ativos elegíveis podem optar por solicitar 80% de ETH ou 100% de tokens CARVrecompradurante a semana seguinte ao final do sexto mês. Para garantir um processo suave de recompra de ETH, a ARV gerenciará o colateral por meio da implementação de contratos inteligentes.
Este artigo originalmente intitulado "CARV: A Common Modular Data Layer for Games and AI" é reproduzido de [ foresightnews )]. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [Coolman, Foresight News]. Se você tiver alguma objeção à reprodução, entre em contato com o Gate Learnequipe , a equipe lidará com isso o mais rápido possível.
Aviso legal: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem nenhum conselho de investimento.
As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. Salvo indicação em contrário, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.
Com o advento de uma nova rodada de revolução tecnológica e transformação industrial, “dados” se tornou o motor do crescimento. Hoje em dia, cada pessoa gera em média 146 GB de dados por meio de 30 aplicativos todos os dias, e nos últimos dois anos, quase 90% dos dados globais foram gerados por usuários individuais. Enquanto a IA da plataforma realiza análises de dados para fornecer experiências personalizadas aos indivíduos, a conveniência vem com o risco dos dados dos indivíduos serem mantidos nas mãos de algumas plataformas da internet por um longo período. As plataformas centralizadas lucram imensamente com grandes quantidades de dados, enquanto os verdadeiros criadores de dados não têm controle ou direitos de privacidade, muito menos o direito fundamental de lucrar com seus dados.
Apesar de grandes plataformas pretendendo reduzir o rastreamento de cookies em meio às dúvidas das pessoas, as iniciativas que realmente devolvem a soberania dos dados aos indivíduos são escassas. À medida que a febre da internet diminui gradualmente, a emergência da blockchain parece oferecer uma solução competitiva para questões de privacidade e soberania de dados. No entanto, desafios e esperanças sempre coexistem - a tecnologia blockchain ainda tem um longo caminho a percorrer antes da adoção generalizada, com sua complexa experiência do usuário e altos custos de gestão de ativos digitais sendo suficientes para desencorajar os recém-chegados.
Portanto, o problema urgente a ser resolvido é como construir DApps amigáveis com base na tecnologia blockchain, restaurar a soberania dos dados pessoais e, simultaneamente, estabelecer um modelo econômico completo e um ecossistema em torno dele. O CARV, com a descoberta do ponto crítico, agiu rapidamente. Evoluindo de uma plataforma focada em jogos e credenciais de jogadores para uma camada de dados modular para jogos e IA, a CARV formou uma "infraestrutura + aplicativo", volante duplo "C-end + B-end".
Para devolver a soberania dos dados aos indivíduos e permitir que os usuários desfrutem dos benefícios correspondentes gerados pelo compartilhamento de valor em jogos e sistemas de IA, a CARV construiu seu próprio ecossistema, incluindo o Protocolo CARV e dois produtos principais, CARV Play e CARV AI Agent.
O Protocolo CARV é uma camada de dados modular projetada para facilitar a troca de dados e distribuição de valor nos domínios de jogos e IA. Ele emprega processos de fluxo de dados de ponta a ponta e design modular, incorporando cinco módulos, incluindo camada de identidade, camada de armazenamento, camada de computação e treinamento, camada de execução e camada de verificação. Esses módulos facilitam processos como validação de dados, autenticação de identidade, armazenamento, processamento, treinamento de modelos e distribuição de valor. Através do protocolo CARV, os direitos de propriedade, controle e validação de dados são devolvidos aos usuários, que podem tokenizar seus dados para gerar renda. O Protocolo CARV garante que esses direitos sejam detidos por indivíduos, alterando assim os métodos tradicionais de uso e compartilhamento de dados.
Além disso, para as empresas, o CARV fornece acesso a dados de usuário de alta qualidade, preservando a privacidade e em conformidade com as regulamentações, que podem ser utilizados de forma eficaz para aprimorar a eficiência operacional do projeto. Em termos de infraestrutura, o protocolo CARV suporta todo o ciclo de vida dos dados, garantindo a monetização dos dados e a distribuição de valor de forma descentralizada, integrada, focada em privacidade e em conformidade com as regulamentações.
Atualmente, o Protocolo CARV forneceu serviços de "dados como ativos" para mais de 780 empresas nos domínios de jogos Web2 e Web3 e IA (como Electronic Arts, Netmarble, AliCloud, etc.). Além disso, o CARV propôs um novo paradigma de agregação ID NFT baseado no ERC-7231, que foi aprovado pela Ethereum Foundation. Atualmente, 900K ID NFTs (ERC-7231) foram cunhados em opbnb.
CARV Play é o primeiro sistema de autenticação multiplataforma com base no protocolo CARV e atualmente é a maior plataforma de distribuição de jogos web3 e social. Os jogadores podem explorar uma grande variedade de jogos e atividades exclusivas com a comunidade através do CARV Play. Os desenvolvedores também podem entender as necessidades dos jogadores e mostrar eficientemente jogos e distribuir informações através das ferramentas fornecidas pelo CARV Play, construindo assim uma comunidade de jogos.
Até o momento, a CARV Play tem fornecido compartilhamento de dados, certificação de telefones celulares e substanciais recompensas de jogo para 2,5 milhões de jogadores registrados nas redes Web2 e Web3. No último trimestre, o número médio diário de usuários ativos únicos (UAW) da CARV Play ultrapassou 500.000, tornando-a um dos três ecossistemas mais ativos em cadeias de jogos como Linea, opBNB, zkSync e Ronin. Além disso, a receita recorrente mensal (MRR) da CARV Play ultrapassou US$ 1 milhão, integrando e apoiando mais de 780 jogos e ecossistemas Web2 & Web3, como Illuvium, Off the Grid, Aperion, Pixelmon, etc., para compreensão direcionada das preferências dos jogadores e otimização da retenção de usuários.
Cara é um assistente de IA generativa construído no Protocolo ARV, capaz de fornecer experiências de interação com IA personalizadas com base em dados do usuário, adaptadas para atender às necessidades individuais dos usuários. Em termos de infraestrutura, ARV estabeleceu parcerias estratégicas com Google Cloud e Aethir para fornecer potência de computação e infraestrutura sólidas para projetos de IA Web3 no futuro. Através de Cara, esta aplicação de IA, o Protocolo ARV conecta aplicações de camada superior com infraestrutura subjacente, com o objetivo de se tornar o middleware central para projetos de IA no mundo Web3.
Em novembro de 2022, a CARV completou uma rodada de financiamento de $4 milhões, com a Vertex Ventures, uma empresa de capital de risco sob a holding Temasek, liderando o investimento.
Em dezembro de 2023, a ARV passou para a partilha de dados e aplicações de jogos, garantindo financiamento estratégico da HashKey Capital e de uma empresa de tecnologia global com uma capitalização de mercado de centenas de bilhões de dólares. O valor específico não foi divulgado.
Em abril de 2024, a ARV concluiu uma rodada de financiamento da Série A de US$ 10 milhões, liderada pela Tribe Capital e IOSG. Consensys, OKX Ventures, Fenbushi Capital, No Limit Holdings, Draper Dragon, Arweave, LiquidX, MARBLEX e outros participaram da rodada. Esta rodada de financiamento será usada para construir uma camada de dados modular entre cadeias e impulsionar a inovação na economia de dados.
CARV é o token nativo do ecossistema CARV. É usado como meio de troca dentro da plataforma, dando aos jogadores a propriedade dos dados e permitindo que os detentores participem da gestão do desenvolvimento ecológico.
O fornecimento total de CARV é de 1 bilhão, que será desbloqueado dentro de quatro anos a partir do início do TGE. A alocação inicial é a seguinte:
Para permitir que os usuários globais obtenham mais benefícios através da rede CARV, a CARV decidiu permitir que os usuários executem nós leves abertosOs participantes podem obter o direito de operar nós de verificação por meio de vendas de nós, participar da operação de redes de dados distribuídas e obter tokens nativos CARV. A venda de nós da lista branca começará ao meio-dia (UTC) em 3 de junho, e a venda pública de nós será oficialmente lançada às 10:00 (UTC) em 5 de junho. Relata-se que 25% do fornecimento de tokens será gradualmente distribuído para validadores, dos quais 50% serão liberados no primeiro ano. Além disso, para a rede CARV, as operações de nó distribuídas verificarão independentemente os certificados gerados pelo Ambiente de Execução Confiável (TEE) para garantir a credibilidade do processamento de dados e aumentar ainda mais o grau de descentralização da rede. Os operadores precisam obter recompensas executando o programa todos os dias, ou podem optar por hospedar o nó para o agente do operador executar com um clique.
Além disso, após propostas e discussões da comunidade, ARV decidiu fornecer 100% do tesouro por 6 meses aos primeiros compradores da venda de nós.programa de recompra, ou seja, os validadores ativos elegíveis podem optar por solicitar recompra de tokens ETH de 80% ou 100% de CARV até a semana que termina no sexto mês. Para garantir um processo suave de recompra de ETH, a CARV implantará contratos inteligentes para gerenciamento de margem.
Além disso, após as propostas e discussões na comunidade, a ARV decidiu implementar um plano de recompra de 100% do cofre para os compradores iniciais do nó de venda, válido por um período de 6 meses. Isso significa que os validadores ativos elegíveis podem optar por solicitar 80% de ETH ou 100% de tokens CARVrecompradurante a semana seguinte ao final do sexto mês. Para garantir um processo suave de recompra de ETH, a ARV gerenciará o colateral por meio da implementação de contratos inteligentes.
Este artigo originalmente intitulado "CARV: A Common Modular Data Layer for Games and AI" é reproduzido de [ foresightnews )]. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [Coolman, Foresight News]. Se você tiver alguma objeção à reprodução, entre em contato com o Gate Learnequipe , a equipe lidará com isso o mais rápido possível.
Aviso legal: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem nenhum conselho de investimento.
As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. Salvo indicação em contrário, copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos é proibido.